Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Renato Sanches está nos pré-convocados para o Europeu»

Merece estar no Euro? O jovem, de apenas 18 anos, tem sido indiscutível no conjunto de Rui Vitória, e a sua entrada no 11 resultou na melhor fase das águias esta época. No meio campo da selecção tem a concorrência de William, João Mário, Moutinho, Adrien, André André, Danilo, Veloso, André Gomes e talvez Tiago, sendo que o seleccionador deve levar 6 médios a França.
Fernando Santos revelou, numa entrevista ao jornal O JOGO, que Renato Sanches, do Benfica, está no lote dos seus 40 pré-selecionados para o Campeonato da Europa. O seleccionador nacional disse ainda que espera que o jovem médio tenha uma carreira fantástica, mas deixou um conselho: “Se Renato Sanches perceber quem foi Eusébio, terá um futuro brilhante”.

0 Comentários

  • Sérgio
    Posted Fevereiro 22, 2016 at 4:02 pm

    Sem dúvida que os 6 do meio campo seriam, por posição: Danilo e William (médios defensivos), Moutinho e Adrien (box-to-box) e João Mário e André Gomes (nº 10). Claro que temos boas opções para o meio campo mas não podem ir todos. Alternativas a estes temos o Tiago (médio defensivo ou box-to-box mas com a lesão parece complicado ir), Ruben Neves (médio defensivo), Renato Sanches (box-to-box mas para a posição ainda fica atrás dos outros 2 que pus), Veloso (médio defensivo) ou André André (nº 10), entre outros que me possa esquecer para o meio campo. Quanto a muitas opções como eu já vi por aí escritas, de tirar o William e pôr o Renato, pensem nas posições. Vai o Adrien para alternativa ao Danilo se o homem está a fazer uma grande época a 8 e apenas desenrasca a 6? É uma questão de lógica…

  • Unknown
    Posted Fevereiro 22, 2016 at 12:24 pm

    Quem acompanha os jogos dos possíveis seleccionáveis? Sendo esses, para a posição de médio centro: João Moutinho, Tiago, André Gomes e João Mário, Danilo, William Carvalho, Adrien, Renato Sanches e André André sendo certo, para mim que, atendendo às características e ao que efectivamente mereceram, até avanço com a convocatória, para todas as posições, sendo que em algumas tenho, efectivamente, alguma falta de fundamentação que em outras não.

    GR: Rui Patrício, Anthony Lopes e Marafona
    Patrício é titular no SCP, que está a fazer uma boa época e Patrício também. Todos (os que não tiverem palas) vêm em Patrício um Gr capaz de dar pontos ou, neste caso, de dar vitórias mas também sabem as limitações do mesmo. Quanto a Anthony Lopes, apesar de também ele estar a fazer uma época razoável, não é fácil exibir-se melhor com os problemas que o Lyon tem tido esta época. A última vaga vai para Marafona, que até ao final da época vai rodar a um nível mais exigente no Sp. Braga e, se jogar, merece a chamada como 3º Gr, sendo que Eduardo e Beto não jogam e André Moreira tem tudo para se afirmar como um dos GR portugueses mas lesionou-se gravemente.

    Defesas: Cancelo, Cédric, Pepe, Carvalho, Fonte, Paulo Oliveira (ou B.Alves/Neto) Coentrão e Guerreiro (Eliseu a reserva pela lesão de Coentrão porque também não vejo alternativa) – Aceito certas mudanças de opinião… Do que tenho visto, não está mal escolhido.

    Médios: Danilo e Adrien, um must no Europeu. Grande força e raça, muita capacidade e presença dentro de campo, para além das qualidades técnicas reconhecidas. A seguir, nenhum pode ser indiscutível tendo em conta a época que estão a fazer sendo que, neste ponto, Renato não fica atrás de nenhum, tendo em conta que chegou à primeira equipa do Benfica e a equipa agradeceu. Dá velocidade, força e qualidade e quem nos dera ter um moutinho nesta forma. Se André Gomes está cada vez melhor em certos aspectos, é mais uma vítima da época que a sua equipa está fazer. Sendo assim e na ótica de 23 selecionáveis, os médios seriam:

    Danilo, Adrien, Moutinho, André Gomes, Renato Sanches, João Mário

    Avançados: Ronaldo, Pizzi, Bernardo, Rafa

    Deixei-vos duas vagas… Sendo que Nelson Oliveira, Nani, Heldér Costa, Bebé, Lucas João, Rui Fonte, André André, Éder, Lucas João, Cavaleiro, Danny e Tiago lutam por essas vagas, penso… Uma vez mais, pelo que jogam e pelo que precisamos, se eu disser que merece….

    Nani? Fraco, perdeu capacidades, é um daqueles que tem os bolsos cheios e não se quer chatear… Uma das maiores desilusões dos craques portugueses da forma como a sua carreira caiu. Desilusão com ele mas é efectivamente um jogador que pode fazer a diferença.

    William: Péssima época e penso que os Sportinguistas são os que mais têm que se queixar. Do grande nível, capacidade e potencial a uma época muito fraca, lento, desconcentrado e ao que tudo indica e, sendo assim, é mais aceitável, lesionado. Não merece ir ao Europeu.

    Pelas considerações da Federação estão todos nas posições/divisões correctas, portanto leiam tudo ;)

  • Edge
    Posted Fevereiro 22, 2016 at 12:48 am

    Normal é ele estar nos pre-convocados. Agora nos convocados final…Ele joga numa posição onde o q não falta são jogadores, se fosse ala ou PL ai talvez a sua convocatória seria certa. Mas eu tenho a sensação pelas convocatórias do Fernando Santos e pelo que ele diz ele será o substituto do Tiago caso este não recupere ou então será o 23º jogador

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:28 pm

    Histórias de Guedes já todos conhecemos, há jogadores que são para valorizar e têm que ser chamados dê lá por onde der. Renato Sanches não o acho bom nem mau, é um jogador normal que está a crescer, muito longe ainda de ter qualidade para a Selecção. Existem várias opções (muito) superiores a ele para o lugar, não jogam é no Benfica.

    SL,
    MarcVerdão

  • Chemahatma
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 6:55 pm

    Mal de nós (Portugal) estamos se o miúdo for ao Euro 2016. Tenho dúvidas que a gente passe a fase de grupos com um miúdo de 18 anos que leva 4 meses de competição ao mais alto nível.

    Mas uma coisa é certa, desde que o Licá e o Josué foram internacionais, tudo é possível.

  • Rodrigo Aleixo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 6:12 pm

    É normal o Renato estar nos pré-convocados, se são 40 é normal. Na minha opinião ir para o Euro não devia ir, estão alguns a frente dele, e depois era estranho ver um jogador estrear-se pela A logo num Euro…iria ser injusto para alguns colegas que estão a fazer épocas de alto nível também.

    Acho que seria mais benéfico para ele, para a selecção e indirectamente para o Benfica, ir aos Jogos Olimpicos. Aí seria uma das estrelas da equipa e da competição, seria um grande teste para ele, e poderia mostrar ao mundo as suas capacidades numa grande competição, sendo que o Benfica o iria ver valorizar muito mais ali.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 6:07 pm

    Ora vamos lá ver meus caros.
    Os 6 médios, em princípio, serão:
    Danilo, Tiago (William), Moutinho, Adrien, André Gomes, João Mário.
    Numa 2ª linha: André André, caiu muito de forma e terá de recuperar o ritmo de início da época para ganhar a vaga a Adrien e Renato Sanches, que pela potência que acrescenta poderá ser interessante de considerar no estilo de contra-ataque adoptado por FS.
    Numa 3ª linha Veloso, que só por milagre iria.

    Ass. Ricardo Bastos

  • José Factual
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 5:25 pm

    Seria curioso ver os comentários no inicio de 2004 sobre Scolari se devia levar o Cristiano com 18 anos ou não.
    Então um gajo que faz 5 golos em 20 e tal jogos é quem no futebol? Vai-se deixar nomes como Sergio Conceição, Capucho, Pedro Barbosa, Hugo Viana, João Pinto, Sá Pinto pra levar um miudo que ainda não mostrou nada?

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 22, 2016 at 9:27 pm

      José Factual,

      Eu sou portista e é normal fazer comentários pro Porto mas comentários anti-Benfica? mostra-me um que seja e depois podemos conversar… enfim.

      Lá está, não havia melhor que o Ronaldo em 2003 mas há melhor que o Renato em 2016, essa é a diferença, em 2018 e 2020 se calhar já não haverá melhor que ele.

    • José Factual
      Posted Fevereiro 22, 2016 at 1:49 pm

      Já acompanho os teus comentário pro Porto e anti-Benfica há muito tempo, não comecei a ler este blog ontem…
      Quem é que era melhor que o Ronaldo em 2003?
      Só Figo, por isso que Ronaldo ganhou o lugar ao Simão.

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 22, 2016 at 1:16 am

      José Factual,

      Ah? Eu odeio tudo que tenha a ver com o Benfica? Não sei de onde tiraste essa ideia mas pronto, deves estar a confundir-me com outra pessoa.

      A qualidade não tem idade, concordo, mas na minha opinião há vários jogadores à frente do Renato para serem chamados, a questão é mesmo essa é que eu acho que ele não é melhor que os outros actualmente mas tem potencial para isso, vamos esperar e ver o que acha o FS mas se for chamado vou aceitar e apoiar, claro.

      Por fim, para mim num extremo não há riscos porque basta ele ajudar minimamente a defender e o resto é usar a sua qualidade e o seu talento para desequilibrar, num médio há outra exigência em campo e para com a equipa e não sei se o Renato estará pronto, se calhar és tu que sobrevalorizas tudo que é do Benfica mas como não te conheço não vou afirmar isso, ainda assim acho que o Renato merece ir mas há outros à sua frente.

    • José Factual
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 9:38 pm

      É a tua opinião porque odeias tudo o que tenha a ver com o Benfica, o Ronaldo se o euro fosse um ano antes (2003) achas mesmo que não devia ir?
      A qualidade não tem idade…
      Isso de ser médio ou extremo não importa para nada, em 23 jogadores não temos qualidade suficiente pra deixar um jogador como o Renato de fora, nem que fosse guarda-redes, se é melhor que os outros convocáveis têm de ir.
      E indo vai ser titular pois ganhará o lugar nos treinos e primeiros jogos como vez no Benfica, se entrar já não sai.

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 8:31 pm

      José Factual,

      É verdade, o Renato jogou 22 jogos pelo Benfica (17 a titular) e marcou 2 golos somando algumas boas exibições, mas não se compara ao Ronaldo que já tinha 73 jogos (40 a titular) nas pernas com 11 golos marcados tendo já uma época num campeonato como a Premier League, além disso volto a repetir que ter/levar um jovem extremo para desequilibrar não é a mesma coisa que ter/levar um médio-centro, são exigências diferentes e riscos diferentes. O Renato tem um enorme talento e potencial, está a demonstrar isso mesmo no Benfica e até merece ir ao Euro mas é cedo e há outros jogadores à sua frente, é preferível que vá aos jogos olímpicos e depois em 2018 seja opção válida.

    • José Factual
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 7:51 pm

      Renato já tem mais de 16 jogos a titular e muitos mais terá no final da época…
      Maniche tanto tava castigado que foi ao Europeu….
      Todos esses tinham menos de 33 anos, eram convocáveis, não foram por opção, e muitos mais avançados ou extremos havia na altura, esses foram só os que me lembrei de repente.
      Havia ainda Quaresma e Boa Morte por exemplo.
      Se querem criticar por criticar ao menos informem-se primeiro

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 6:17 pm

      Não é a mesma situação, não dá para comparar porque primeiro o Renato Sanches joga no meio-campo que é uma posição onde há mais risco, enquanto o Ronaldo jogava nas alas.

      Depois o Renato nem meio ano de titular no Benfica tem, enquanto o Ronaldo já tinha feito 1 época na equipa principal do Sporting em 2002/2003 onde jogou 33 jogos (16 a titular) e marcou 5 golos mas também fez 1 época de Manchester United onde jogou 40 jogos (24 a titular) e marcou 6 golos.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 6:10 pm

      Lamento informar mas Capucho e Pedro Barbosa já tinham abdicado da selecção logo após o Mundial 2002.
      Sérgio Conceição incompatibilizou-se com Scolari no intervalo do Portugal-Espanha (amigável) em Guimarães e deixou de ser convocado, tal como Maniche e Meira (mais tarde repescados).
      Hugo Viana não era nenhum indiscutível em 2004, era suplente no Newcastle. João Pinto foi 'riscado' pela FPF após o escândalo da agressão na Coreia. Sá Pinto não faço ideia, mas não era habitualmente convocado para a posição de extremo, nesse tópico JVP também não.

      Rui Baptista

  • - Stalley -
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 3:15 pm

    Para mim o meio campo da selecção para o EURO16, era este.
    William, Danilo, Adrien, J.Mário, Moutinho e André Gomes.

  • Kacal I
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 3:07 pm

    Se merece ir ao Euro? SIM, mas há outros jogadores à sua frente? SIM, eu acho que ele merece ir e tem qualidade para ser útil mas há jogadores que devem ser chamados primeiro e estão mais preparados para ir neste Verão.

    Danilo, William e Moutinho vão; depois Adrien e João Mário estão a fazer épocas muito boas e o segundo é versátil devem ir; por fim há André Gomes e na posição #10 temos Bernardo Silva e até Rafa que pode jogar lá; acho que todos estes jogadores estão à frente do Renato mas claro que ele têm características que o diferenciam dos outros médios e pode ser chamado e será merecido.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 3:02 pm

    num momento de boa fartura no centro do terreno ainda ha quem queira deixar alguem de fora para incluir o william carvalho? minha nossa mas que jogador mais lento e previsivel. só por falta de concorrencia nao perde o lugar no sporting. alias estou curioso para perceber ate quando jesus terá paciencia com ele tal a forma ridicula como se dá ao jogo rapido que este sporting apresenta.

  • Primo88
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 2:43 pm

    Se mantiver as exibições acho que deve ser convocado.Renato tem condições físicas e técnicas que os outros médios não possuem,obviamente que tem lacunas que com o tempo evoluirá certamente…Renato será importante para dar esticões no jogo,algo que os outros médios mencionados não possuem como o Renato.Bom conselho por parte de Fernando Santos,uma pessoa minimamente inteligente ente a ideia que ele quis passar!

  • Pedro viana
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:46 pm

    Que falta de cabeça. é um bom jogador mas não deve ir ao Euro. Danilo, William, Moutinho, Adrien, João Mário e apesar de não concordar o Tiago também estará presente. Ele se for chamado aos JO é muito bom

  • dabasiu
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:34 pm

    O meu 11 base para o euro seria algo do género:
    Patrício vieirinha pepe fonte coentrao Danilo Renato André Gomes Bernardo silva Ronaldo e danny

    Isto claro que sou eu com os meus óculos vermelhos :p quem tem óculos verdes dirá que Adrien e João Mário são indiscutíveis..
    O que sinceramente não m faz diferença pois acho q o meio campo é mesmo o sector mais forte da selecção

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:32 pm

    Quando FS fala de ser criticado por deixar de fora um nome forte refere-se a William. Se estiver Tiago apto os médios recuados serão Tiago e Danilo.

    Ass: Ricardo Lopes

  • dabasiu
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:30 pm

    Se a convocatória fosse neste momento os meus 23 seriam :
    Patrício, Anthony e marafona
    Cancelo, vieirinha, fonte, pepe, Alves, carvalho,a coentrao
    William, Danilo, Gomes, Moutinho, Mário, Adrien, Renato
    Ronaldo, Rafa, Nani, Oliveira, Bernardo e Danny

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:11 pm

    Fernando Santos deve convocar 8 defesas, com 4 laterais e 4 centrais, 6 médios e 6 avançados. Para além dos 3 GR.
    A pre-convocatória de Renato Sanches é lógica, mas também lá devem estar jogadores como Miguel Veloso, Ruben Neves, André Almeida e isso não quer dizer que merecem estar nos 23.
    6 médios na minha opinião seriam Danilo Moutinho e João Mário (trio titular) com William, Adrien e André Gomes como alternativas. Renato só poderia entrar aqui para o lugar de André Gomes ou Adrien visto que nunca será uma alternativa a MDF e não tem neste momento qualidade para ser o titular. Assim, mesmo estando william a fazer uma época a um nível inferior, deve ir ele em vez do Renato.
    Notícia normal portanto. Surpreendente seria a sua convocatória para a fase final…

    Já agora, as grandes dúvidas na convocatória serão cedric/cancelo e Eder/Rafa, assumindo que vai o Nelson. Pessoalmente levava o cancelo e o rafa.
    José P.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:55 pm

    Vejo muitos comentários a falar do André André … mas a questão é… pondera-se sequer levar o André André ao Europeu? Pf não me façam rir. Fez 5-6 jogos bons pelo Porto, péssimo fisicamente (daí até ser suplente …até sergio oliveira joga agora) não iria acrescentar nada à seleção a meu ver. Não sou sportinguista, mas ja ando a dizer isto algum tempo…João Mário titular na seleção já! Aquele miúdo transpira talento, visão de jogo de outro mundo, pensa e pausa o jogo quando preciso…De longe um dos melhores médios em Portugal.
    Senhor Fernado Santos já é altura de mandar embora jogadores que jogam por dinheiro …Nanis e afins ocupar lugar de miúdos que comiam relva no lugar deles

    Paulo

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 2:18 pm

      O joao mario nao pode ser convocado se portugal jogar em 4-3-3, Porque??? Gostava bastante de saber. andre

    • João Gomes
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:22 pm

      Espera aí o André André faz um jogo a suplente e já não presta…Olha o Adrien e o Slimani foram suplentes contra o Leverkusen…
      É assim mesmo… mas eu não sabia era que o João Mário jogava no meio campo…
      A ser justo, no meio campo, se jogarmos em 4-3-3, o João Mário nem pode ser convocado… Em 4-4-2 sem extremos puros a coisa é outra.
      E o Renato que vá para os sub 21.
      Mas lá vai a minha lista:
      Rui Patrício, Antonhy Lopes, Marafona/Eduardo/Ventura ou outro que estiver em boas condições físicas.
      Coentrão, André Almeida( só por fazer as duas laterais), João Pereira, José Fonte, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Paulo Oliveira ou outro que esteja em boa forma na altura.
      Danilo Pereira, Rúben Neves ou William Carvalho, João Moutinho, André Gomes, André André e Adrien Silva.
      Rafa Silva, Ricardo Quaresma, Nani e Vieirinha,
      Cristiano Ronaldo, Nélson Oliveira e André Silva

  • m1950
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:48 pm

    O que Fernando Santos pede com a metáfora do Eusébio é humildade.

    Em 6 médios não me parece ter lugar , numa luta já de si renhida.

    Uma coisa também digo no Euro tendo em conta que é Junho/Julho não interessa muito o rendimento , porque o talento sobressai numa competição destas , não estou a dizer para levar ninguém de rastos , mas que não caia em campanhas como as que ando a ler ultimamente.

    • JSC
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:58 pm

      m1950,

      Levar alguém de rastos tipo o que aconteceu no mundial de 2014? Quem tem capacidade física nestas competições curtas tem sempre vantagem, portanto discordo da ideia base que dizes.

      Numa competição curta que não se pode mudar de convocatória levar alguém que tem sido fustigado por lesões (musculares principalmente) até um mês antes pelo menos e que esteja com falta de ritmo, Para mim é um risco desnecessário.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:31 pm

      Claro: humildade, querer, força, capacidade de sacrificio, respeito e amizade pelos outros e muito amor pelo benfica e por portugal.
      joao

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:41 pm

    Vejo muita gente a defender WC, mas esquecem-se que o "Melhor Jogador Europeu SUB-21" não conta, muito menos quando nem deveria ter sido ele a ganhar e sim Bernardo Silva. Para o selecionador é capaz de interessar estas políticas e guerras de agentes, mas se formos julgar pelo momento de forma atual, nem WC nem André André deveriam ser considerados. E não sou adepto dos 3 grandes. Se Ruben Neves tivesse sido mais aposta neste ano, não tenho dúvida que seria ele a ser convocado. Mas sendo que estes três, para mim, encontram-se riscados, e um lugar ou dois são cativos (pela qualidade, experiência e histórico na seleção) refiro-me a Moutinho e Tiago, os outros 4 encontram-se em disputa. João Mário está numa forma abismal, é claro que há jogos mais apagado, mas pela imagem que deixou até ao momento merece ser chamado. André Gomes pelas condições únicas que oferece ao jogo, pelas suas caraterísticas de condução de bola e olhos na baliza, sendo que não vejo ninguém melhor que ele neste momento nestes 2/3 critérios, seria solução para a construção de jogo avançado. E sendo que falta uma vaga, Meireles nem deve ser cogitado, Veloso muito menos, Manuel Fernandes "desapareceu", Rafa para mim é mais avançado que médio, tal como Bernardo Silva, logo esta vaga seria de Danilo Pereira. Renato poderá ser chamado se André Gomes ou Tiago não se encontrarem na melhor forma.
    Júnior

  • Diogo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:40 pm

    Com a imprensa que tem já esta convocado, quando ainda nao provou nada para que fosse chamado é mais um Guedes ou Semedo.

  • Rúben Gomes
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:35 pm

    Sim, perceber quem foi Eusébio.

    Quem foi Eusébio ? O melhor jogador Português, e do Mundo, na altura e que se notabilizou no Benfica. Não precisou de sair para outro clube como por exemplo o Real Madrid.

    Ou seja… O Renato que percebe quem foi Eusébio. Que se torne figura no Benfica, em Portugal. Obviamente não ira fazer carreira toda no Benfica, mas a ideia que o selecionador transmitiu era a de que não é necessário sair tao precocemente para um grande clube para se tornar figura a nível Mundial.

    Saber ler, não é limitar se a juntar palavras e construir frases com sentido.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 6:21 pm

      Desculpa lá Ruben mas saber ler tambem nao é pôr la coisas que nao foram ditas. Isso que escreves é somente da tua autoria. Nao podes inferir isso das palavras do FS. Se não, daqui a um bocado tambem tinha que ir nascer (talvez 10 vezes) a Moçambique, casar-se com a mesma mulher, ir ao mesmo restaurante, etc etc.
      Concordo mais com o Nuno R. Simplesmente quis lembrar ao Renato que caracteristicas tem um campeao: Humildade, ambiçao, força de vontade, respeito por todos, saber aprender com os que têm mais experiencia, capacidade de sacrificio, solidariedade, etc.
      joao

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 2:27 pm

      Esse último parágrafo não deixa de ser interessante… Embora ache que muitos se limitam a ler o que querem ler.
      Tenho uma leitura diferente, acho que é um aviso (com aspas) para que ele não se tente tornar à pressão a estrela da companhia, e aprender com os que lá estão ha mais tempo, como aconteceu com o Coluna.
      É evidente que o Renato pouco ganharia em sair já para um colosso, ainda mais com o peso de uma transferência milionária, mas em dois ou três anos, caso comprove o potencial, tem de sair para um campeonato com outro nível de exigência, sob pena de nunca alcançar o potencial máximo.

  • luis bcn
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:24 pm

    Acho que tem qualidade, mas para a convocatória final já vai ser difícil. Até pela posição dele no meio-campo. Ainda está muito verdinho.

    A frase sobre o Eusébio não tem pés nem cabeça. Eu sei que há uma geração que o vê como um deus mas a vida do Renato não tem nada (mesmo nada) que ver com a vida do pantera negra. Foi algo ridículo essa frase.

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:20 pm

    Preferia que fosse ao Rio, com o William (assim este não precisava de correr tanto)

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:18 pm

    Acho que entre andre andre e o renato ha lugar para apenas um, vai depender por isso das caraceristicas que FS queira para o sexto medio, dado na minha opiniao Moutinho,Adrien,Joao mario, Andre gomes e danilo estarem certos na convocatoria… Mas como portugues preferia ver o renato nos Jogos Olimpicos. Andre

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:15 pm

    Moutinho Andre gomes Joao Mario danilo e Adrien para mim seriam indiscutiveis no lote. Veloso e Andre Andre nem pensar. Portanto sobra um lugar para discutir entre Renato e William sendo que este tem estado mal. Agora tambem é possivel o Bernardo Silva ser considerado o 6 medio e entrar assim o rafa nos eleitos.

    Jonathan

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:14 pm

    Perceber quem foi Eusébio?

    Parece-me natural estar nos 40 pré-convocados, dado o seu rendimento, importância no Benfica e respectivas características. Caso mantenha o nível até Maio acredito que estará em França.

    • Fernando Antunes
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:47 pm

      Se o objectivo é dizer ao miúdo para ser humilde, a referência ao Eusébio pode estar ao mesmo tempo a reforçar-lhe o ego. Portanto é uma no cravo, outra na ferradura.

    • Pedro Ribeiro
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:26 pm

      Humildade

  • Bernardo Quintino
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:13 pm

    João Moutinho, Adrien Silva, André Gomes, Danilo Pereira, William Carvalho, João Mário, Tiago (caso recupere) e André André. Estes 8 médios estão na linha da frente para serem convocados… O Renato tem de esperar.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:48 pm

      Percebo esta lista e até apoio mas o André André tirando os primeiros meses pouco fez para entrar na lista. O Tiago vai tar uma época toda lesionado mas mesmo asism merece ir. William a um nível muito inferior ao de Renato mas mesmo assim consegue merecer ir. Não percebo.

      Luis Magno

  • JSC
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:08 pm

    Não sei, o melhor sub-20 deste campeonato esteve ontem em campo, mas vestia de amarelo. Ele também está pré-convocado?

    • JSC
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:38 pm

      Eu gostava de o ver a substituir o Suk :D.

    • João Rodrigues
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:19 pm

      Eu acho que tem toda a razao, e existem bons jogadores mas so sao olhados os 3 grandes maior parte das vezes. Acho que o Jota na selecao como avancado interior nos minutos finais iria ajudar imenso com as suas arrancadas e guardar a bola.
      Gostava de o ver no meu sporting SL

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:05 pm

    Comentário muito infeliz e clubitico de FS. Já acredito em tudo, até que o André Almeida vá a Franca.
    Miguel

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:54 am

    Sou do Sporting, mas admito que merece a pré-convocatória como prémio pela boa temporada e pela notoriedade que ganhou. Mas ir ao europeu já seria demais. Tem um talento fora do normal, mas é muito imaturo e tem de perceber melhor o jogo e as necessidades da equipa, e felizmente temos médios de qualidade pelo que não fará falta para já.
    Mas tem potencial para ser o melhor 8 do mundo, se vai ser outro Manuel Fernandes depende dele…
    QWERTY

  • Rafael Simões
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:52 am

    Apesar de ter características que o difere dos demais, penso que ainda é cedo, até porque temos muitas opções de qualidade no setor intermediário que provavelmente estão um nível acima do Renato. Ainda assim é positivo para ele que esteja a ser equacionado para o lote de convocáveis do Euro e é mais um reconhecimento do bom trabalho que tem vindo a fazer!
    Saudações benfiquistas

  • Zé Barros
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:51 am

    Apesar de achar que vai ser um grande jogador, não acho que seja o momento de o levar ao Euro…

    Um meio-campo com: Danilo, Adrien, João Mário, Moutinho, André Gomes e André André seria a minha escolha.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:21 pm

      Tirava o andre andre e punha o william. Nao pode ir apenas um medio defensivo… E o Adrien so desenrasca nessa posição.

      João Alves

  • stanpanan
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:51 am

    O critério devia ser: vai quem estiver em melhor forma na altura do euro! Simples, a meritocracia deveria ser irrelevante

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:50 am

    Com tanto medio de qualidade vai ser difícil entrar na convocatória final… Talvez do para o mundial vamos ver o Renato nos AA

    Tiago Almeida

  • Ogoid Rei
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:48 am

    Renato, danilo, André Gomes, Moutinho, adrien e João Mário

  • Júlio Antunes
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:47 am

    Se Portugal tivesse tantas opções para outras posições como tem para médios era clara candidata a ganhar qualquer competição.. Mas sem Guarda Redes, defesas de qualidade, extremos e ponta de lança não se vai a lado nenhum.

    Os clubes formadores continuam a assobiar para o lado.

  • Daniel
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:45 am

    Nem faria sentido que não estivesse lá.

    Patrício
    Cancelo/Vieirinha- Pepe – Carvalho – Eliseu
    Danilo – Adrien – Gomes
    Rafa – Nélson Oliveira – Ronaldo

    Mas jogadores como Moutinho e Nani serão sempre titulares para FS e Coentrão encontra-se lesionado

    • MILKA
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 3:15 pm

      Estou a tentar dizer que Zidane dá o lugar a Varane por ser francês também. Não quer tirar mérito a Varane. Todos sabemos a qualidade dele. Só não o acho o titular indicutivel com Pepe ao barulho.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 2:13 pm

      Zidane? Não será Varane e Ramos?

      Klanurth

    • MILKA
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:48 pm

      Pepe é só o melhor central. Não joga no Real porque está por lá uma dupla Varane (que é um enorme prodígio para a sua idade) e Zidane.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:27 pm

      Tanto absurdo dito. Pepe não tem lugar? Paulo Oliveira tem? Vezo ou Venâncio? Ok, aí entendi que era piada.

      Rui Barroso

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:36 pm

      Esse é o teu 11 ideal para Portugal? Assim nem da fase de grupos passamos. Jogadores como Nelson Oliveira, Eliseu , Vieirinha e Pepe não deviam de estar na nossa seleção. Espero sinceramente que o Fernando Santos tenha coragem de alterar a equipa começando principalmente pela defesa, convocando o Fonte e o Ricardo Carvalho para titulares e como substitutos Paulo Oliveira e o Vezo ou o Venâncio.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:45 am

    Não é de estranhar, levou o Semedo e o Guedes à seleção depois de fazerem 5 ou 6 jogos a bom nível no Benfica e quando se tratou de levar o Rúben Neves que fez 40 jogos ao mais alto nível na época passada, e essa época já ter envergando a braçadeira de capitão na "champions" só foi convocado porque o Moutinho se lesionou… Good Job Fernando Santos… ou melhor, Jorge Mendes…

    Jorge

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 22, 2016 at 10:50 am

      As posições são diferentes. O Semedo era o DD direito português em melhor forma, de longe. Se não o levasse era um escândalo. O Guedes foi para testar, foi num jogo amigável.

      JD

    • JSC
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 5:37 pm

      O ir do Guedes à Selecção foi o maior escândalo desde a ida do André Martins.

    • Hugo Gomes
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 5:00 pm

      Guedes no jogo que fez na seleção foi o melhor em campo, e nem assim os anti se calam.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 3:07 pm

      não, o Guedes foi porque tinha na altura o mesmo hype que o Renato tem. Foi por isso.

      Paulo Fernandes

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:25 pm

      Se percebesse alguma coisa disto entendia que Guedes foi para testar e Semedo para não jogar por Cabo Verde.

      Rui Bento

  • Rafael Almeida
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:45 am

    Parece-me bem que esteja, está a fazer uma bela época. Mas neste momento não tem lugar nos 6 médios.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:41 am

    Tem sido até ao momento um dos Top 3 do campeonato, logo faz todo o sentido.
    Acredito que seja titular no Euro.

    Pedro Martins

    • Ricardo Xavier
      Posted Fevereiro 22, 2016 at 12:33 am

      JSC, achas que com outro jogador do Benfica a jogar no lugar do Renato o Benfica tinha marcado esses 47 golos?

    • JSC
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 8:30 pm

      Fred, vê os jogos dos jogadores que falei desde o início da época e depois vem falar está bem? Já não estou para entreter esta conversa.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 7:20 pm

      E entretanto o Iuri vai massacrando a defesa portista. Mas continuem a olhar só para o Renato. Mais uma exibição com um grande mais um golo e uma assistencia. E que assistencia!

      Paulo Fernandes

    • Fred
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 7:06 pm

      JSC,

      Mas ele é ponta de lança? é avançado? médio ofensivo? Lol

      A influência de um jogador vê-se pelas assistências e golos que faz? O papel dele é esse? Isso é cair no ridículo.

      Podemos dizer então que nunca haverá um defesa influente em equipa nenhuma, pois os avançados marcarão sempre mais golos. E um dos únicos GR influentes que passou no futebol é o Regério Ceni… era dos únicos que marcava golos.

      Se visses esses jogos em que o Benfica marcou o total de 47 golos como dizes (que não viste, já se notou), percebias que a influência dele é mesmo a nível das acções de jogo e não de estatísticas que, na posição dele, é o que menos interessa.

      Fred

    • Daniel
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 6:51 pm

      Essas estatísticas são de rir. Ainda bem que o Busquets não é nada influente no Barcelona.

    • JSC
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 6:04 pm

      Desde que o Renato entrou na A, o Benfica marcou 47 golos, ele marcou 2 e fez uma assitência, um jogador super influente…..

    • Fred
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 5:51 pm

      JSC,

      Se dizes que não tinha influencia, então desculpa, mas nunca acompanhaste o seu progresso antes da equipa principal. Já vejo jogos em que Renato participava desde há 2 anos, sempre achei que chegasse à equipa principal, mas nunca pensei que se impusesse desta maneira.

      Agora, Benfica B? Basta ver que o Benfica à 14a jornada (último jogo do Renato pelo Benfica B) estava em 9º, neste momento está em 18º. Além de já ter influência na altura na B, ainda é mais louvável conseguir ter tanta ou mais na equipa principal.

      Se numa equipa com o "sector atacante extraordinário" como dizes, ele se destaca, como é possível tirares essa conclusão? então é o facto de Jonas Mitroglou e etc marcarem muitos golos que faz com que o Renato (que nem é seu "dever" no campo marcar golos) seja melhor jogador?

      Realmente só não vê quem não quer, e factos são indesmentíveis.

      Fred

    • JSC
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 5:17 pm

      Também faço uma pergunta, o Benfica B (10 jogos) jogou esta época com o Renato ele fazia a diferença como faz agora na A (16 jogos)? Não. O que ele está a fazer nos A deve-se em parte à qualidade dos seus companheiros, principalmente do sector atacante que é extraordinário.

      Renato faria a mesma coisa que faz no Benfica, no Paços ou no Moreirense? Eu acho que não, pela simples razão que estas equipas passam a maior parte do tempo no seu meio-campo defensivo (principalmente o Moreirense).

      Quanto a não ser titular, bem se tivesses o Messi o Suarez e o Neymar jogavas com o Jonas e o Mitroglou? Se o Imbula tivesse ido para o Benfica o Renato era titular? Eu não disse que o Iuri/Rafa/Jota eram melhores que o Gaitán ou o Pizzi, disse que até agora neste campeonato foram melhores que o Renato.

      Só não vê quem não quer ver, se for por suposições posso dizer o que quiser agora factos são indesmentíveis.

    • Fred
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 3:44 pm

      Ia completar o meu comentário dizendo que esse dado dos 3 jogos perdidos sem o Iuri não faz qualquer sentido, visto que perdeu muitos mais com ele em campo, mas o Ricardo Xavier já falou disso.

      Aliás, subscrevo totalmente o que o Ricardo Xavier disse.

      Fred

    • Fred
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 3:37 pm

      JSC,

      não concordamos, mas tudo bem, temos esse direito.

      Não é só por se marcar golos que se tem influência. Qualquer outra posição que nao seja médio ofensivo/avançado pode ter tanta ou mais influência numa equipa que esses. Então quando comparas jogadores de posições diferentes, como é o caso, não conta só o marcar golos, nao conta só o quantos assiste… É importante, sim, mas não é tudo.
      Simplificando, eu vejo o Renato Sanches ser titular do Benfica, sendo um dos grandes impulsionadores do seu jogo, com todo o mérito. Ainda que Diogo jota e Iuri sejam bons jogadores (que são), consegues imaginá-los a jogar num grande? Eu não. Não é por isso que os considero maus jogadores. Simplesmente não acho que sejam melhores só porque numa equipa mais pequena são os reis!

      Não defendo todos os jogadores do Benfica só porque sou benfiquista, mas relativamente ao Renato é claramente nítida a diferença para a maior parte dos outros jogadores jovens (Não tenho problemas em dizer que dúvido muito do potencial do Guedes, pelo menos a extremo. Acho mais descabido o alarido que se fez à volta dele na altura do que do Sanches)

      Fred

    • João F.
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 3:26 pm

      Comparar o Renato com o Iuri é de rir, no minimo.

    • Ricardo Xavier
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 3:16 pm

      JSC, se a forma de decidir se um jogador é bom é percentagem de participação em golos, o Renato está em desvantagem, tal como estaria qualquer jogador que não actue para a frente do meio campo.
      Além disso, onde será que é mais fácil um jogador destacar-se? Titular no Benfica ou Titular no Moreirense ou Paços? Acha que esses jogadores iam ter o impacto que o Renato tem no Benfica? Aliás, será que tinham se quer lugar no 11? Duvido imenso.

      Por fim, essa do Moreirense ter perdido 3 jogos que Iuri não jogou, quantos perdeu com ele a jogar? Porque uma equipa que perde mais do que ganha obviamente esse dado estatisco seria só surpreendente de fosse ao contrário, dessa forma é apenas o expectável…

      Eu concordo com o Fred, ainda o Rafa consigo concordar, agora o resto nem de perto.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 3:05 pm

      Fred,

      por acaso até acho que o Renato ainda não é um jogador de futebol (ainda é um projecto muito promissor), pelo simples motivo que o miudo ainda não entende o jogo. O Samaris baixou muito o seu rendimento porque jogar num meio campo a 2 com um jogador que não se sabe posicionar nem controlar as suas movimentações não é nada facil, e o Renato deixa constantemente o meio campo "aberto".
      o melhor jovem desta época em Portugal, é por larga margem o João Mário. Depois diria que está entre Rafa, Jota e Iuri. Têm sido os mais regulares e os melhores.

      Paulo Fernandes

    • Fred
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 2:56 pm

      Basil, então depois do jogo com o Fcp, em que foi dominado de princípio ao fim…
      É tanta a vontade de te sentires superior que te sai um disparate desses.
      O Benfica perdeu, sim. Mas dominado? Nem no último jogo com o Sporting foi, quanto mais com o Porto.

      Fred

    • JSC
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 2:50 pm

      Não concordo, o Iuri tem 6 golos e 5 assistências participou em 42% dos golos do Moreirense, isto não é ter influência numa equipa? Outro dado interessante sempre que o Iuri não jogou o Moreirense perdeu (3 jogos). Só com golos o Iuri já deu directamente 7 pontos ao Moreirense.

      O Diogo Jota 7 golos e 2 assistências, participação em 29% dos golos do Paços. Outro que também não tem influência na equipa.

      Meu caro, campeonato não é só Benfica/Sporting/Porto.

    • Fred
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 2:16 pm

      JSC,

      Com o Rafa ainda consigo concordar. Com os outros 2, nem por sombras. Se me lembrar do que jogava o meio campo do Benfica este ano pré e pós Renato Sanches e consequentemente o ataque, então até o Rafa se torna discutível. O que, para mim, mais demonstra o seu valor é o facto de, com 18 anos, ter o impacto que tem numa equipa como o Benfica. E nenhum dos outros que referiste tem esse impacto na respectiva equipa (minha opinião, novamente). COMO É ÓBVIO, e para que não me crucifiquem, não foi apenas a entrada do Renato que só por isso fez só por si o Benfica jogar melhor, mas a diferença de intensidade de uma fase da época para a outra é abismal, e nem vale a pena dizer que o Renato nada tem que ver com isso.

      Fred

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:37 pm

      Quando o Pedro Martins revela quem são para ele os 3 melhores do campeonato, nem é preciso falar mais.

      Jonathan

    • Basil
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:34 pm

      Que domínio Pedro Martins? Não tenho visto muitos jogos do Benfica, e dos que vi, só vi o Benfica ser dominado pelos outros grandes, portanto esse Top 3 é um pouco estranho.

    • JSC
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:26 pm

      Fred,

      O Rafa, o Iuri e o Jota (por esta ordem) tem feito de certeza o campeonato melhor até agora que o Renato.

    • JSC
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:24 pm

      Sim, o Jota tem sido o melhor sub-20 do campeonato.

    • Fred
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:20 pm

      Paulo Fernandes… Nem jogador é, já devem dizer outros.

      Não consigo entender tanta aversão ao Renato Sanches. Nem melhor jovem? Mas algum jovem no nosso campeonato que joga o que joga o Renato??
      Parem de lhe tentar tirar o mérito que tem e que merece. Aos 18 anos faz e joga aquilo que muitos desses nomes que referiste aos 22/23 nunca chegaram perto.

      Ninguem espera que promovido ha menos de 6 meses seja um indiscutível e consensual para toda a gente, ainda falha muito, mas com o que já ofereceu ao Benfica em termos de jogo…

      Fred

    • João Rodrigues
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:11 pm

      Renato irá ser sem duvida um fora de serie, mas vejamos um jogador que joga diferente da selecao jogar num meio campo a 3 e muito diferente, depois tem imensas perdas de bola, assim como tem bons passes a rasgar grandes arrancadas.
      Numa competicao como o euro a equipa tem de ser o mais estruturada possivel e ter poucas perdas de bola pk os nossos estremos ja se sabe como são e na hora de defender e fazer pressao alta estao sempre de ferias.
      Penso que se fosse para jogar em 4-4-2 tipo benfica era uma boa aposta agora como a selecao joga preferia jogar com Danilo – Adrien – João Mário/Moutinho/André Gomes

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:03 pm

      Jonas, Gaitan e Renato têm sido os melhores.

      Basta ver pelos jogos, pelos golos marcados e pelo domínio que o Benfica tem exercido sobre os outros clubes.

      Pedro Martins

    • coach407
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:01 pm

      Quem é o melhor sub 20 então? Jota?…

    • JSC
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:28 pm

      Nem o melhor sub-20.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:13 pm

      Top 3 do campeonato? Jonas, João Mário, Rafa, Adrien, Slimani, Pizzi, Bruno Moreira, Rafael Martins, Iuri Medeiros. Estes todos têm sido melhores. Renato nem o melhor jovem da época é.

      Paulo Fernandes

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 12:07 pm

      Nem uma coisa nem outra. Mas espero que seja um dos 6 medios.

      Jonathan

  • Ace-XXI
    Posted Fevereiro 21, 2016 at 11:40 am

    Merece estar no euro, ridícula a frase de FS sobre Eusébio.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 4:08 pm

      Renato é daqueles para não deixar sair por nada e disputar Champions com ele.

      Acho que só assim poderemos ver algum dia novamente as equipas portuguesas a lutar na Europa com os melhores…

      FM

    • Manuel
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 3:45 pm

      O que FS quer dizer é que Renato deve seguir o exemplo de Eusébio que apesar de ser uma estrela mundial nunca esqueceu as suas raízes, mantendo sempre uma grande humildade e humanidade assim como concentração no seu futebol e na sua profissão não se deixando distrair com devaneios alheios ao jogo.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 2:04 pm

      AJ eu começo a fartar-me de dar explicações gratuitas. Adoptar benfiquismo implica adoptar crença, Rúben Neves deve adoptar Portismo.

      Ass: Rui Vaz

    • AJ
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:49 pm

      Se ele diz para adoptar o benfiquismo é mau sinal. Para o cargo que ocupa.

    • Cláudio Rocha
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:21 pm

      Ridicula a frase sobre Eusébio porquê mesmo?

      Para bom entendedor meia palavra basta…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 21, 2016 at 1:11 pm

      Ridículo é não entender o sentido das coisas. O FS disse que Renato deve adoptar o estilo de trabalho de Eusébio, a crença, o benfiquismo.

      Ass: Rui Vaz

Deixa um comentário