Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Renovação da Seleção: Possíveis Cenários

Portugal passou de um cenário em que era urgentemente uma renovação para um patamar em que o que importa é convocar os melhores. Mas não seria esta uma boa oportunidade para fazer um equilíbrio entre o presente e o futuro?
Findo o período de Paulo Bento, muitas foram as esperanças depositadas em Fernando Santos, para que este pudesse ser o rosto da dita renovação. Mas com a primeira convocatória para os jogos com a França e para o quase decisivo encontro com a Dinamarca, e conhecidos que são os resultados, salta à vista que efectivamente um número bastante razoável de atletas que não figuravam nas escolhas de Paulo Bento, foram chamados, mas estreantes absolutos eram apenas três, José Fonte, Ivo Pinto e João Mário. Os restantes “novos”, são já conhecidos de outras batalhas. O que nos leva para a análise de como será feita a tão propalada renovação.
Tendo em conta os grupos de jovens talentosos que povoam as nossas Seleções mais jovens (dos Sub-21 aos Sub-17 há talento de sobra), teríamos motivos mais que suficientes para não estarmos preocupados. Contudo desses grupos, poucos são aqueles que já encontraram o seu espaço competitivo quer ao mais alto nível, quer até mesmo no espaço das equipas B, e se o momento de forma dos atletas (como disse e bem Fernando Santos) é critério decisivo, podemos estar mais uma vez a desperdiçar várias gerações para o futuro próximo. Logo, é de imaginar que a renovação não se dará no grupo de atletas à disposição, mas sim no plano táctico e motivacional. Em ambos os casos, operaram-se mudanças.
No plano táctico, a Selecção evoluiu do já enferrujado e batido 4-3-3 para um 4-4-2 hibrido, para potenciar a capacidade de finalização de Cristiano Ronaldo em terrenos interiores (como se viu com a Dinamarca) e para mascarar a ausência de um ponta de lança matador. Em teoria uma boa aposta de futuro, porque neste esquema além do “pormaior” citado acima, permite também à equipa reforçar o meio-campo com mais uma unidade. As fragilidades prendem-se acima de tudo com o apoio dos interiores aos laterais, situação corrigida na Dinamarca (com a entrada de William) mas por demais evidente com a França. No plano motivacional, já vários jogadores vieram a terreiro manifestar o seu agrado com o actual momento e a “nova Selecção” de Fernando Santos. Resta saber se é uma situação para manter, ou apenas o fruto imediato da chicotada psicológica, ficando expostas as vulnerabilidades ao primeiro mau resultado.
Quanto à renovação nos nomes e na injeção de talento…ficará para outras batalhas certamente! Está mais que visto, que mesmo neste alargado lote das 24 primeiras escolhas, há jogadores que não têm qualidade para representar a Selecção, bem como alguns outros que num cenário ideal e na curva descendente das suas carreiras já não deveriam figurar no 11 titular, embora pudessem ser escolhas para opção pela sua experiência.
Depois do trajecto imaculado e fantástico dos Sub-21, bem como dos excelentes resultados dos Sub-19 e Sub-17 num passado recente, parece-me evidente que numa primeira fase nomes como Ilori, Raphael Guerreiro, Rúben Neves, Bernardo Silva e Rony Lopes deveriam juntar-se de imediato a nomes como André Gomes, João Mário, William e Bruma, até porque nem têm menos talento (muito pelo contrário), nem somam menos minutos que muitos dos nomes que foram agora convocados.
A renovação tem que ser feita já sob pena de se continuarem a perder os jovens talentos lusos, bem como porque o momento não poderia ser melhor. A qualificação é alargada, o grupo é acessível e apenas de 5 Selecções (e depois dos lamentáveis acidentes no Sérvia- Albânia, dada a mão pesada da UEFA, não sei se já não estarão definidas as equipas qualificadas…) e o momento não poderia ser mais perfeito. A Fernando Santos exige-se ambição e coragem para dar a pedrada no charco do futebol português, e não uma continuação da novela dos lobbies e dos grupos de amigos.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Flávio Trindade

0 Comentários

  • Michael Santos
    Posted Outubro 17, 2014 at 12:55 pm

    Penso que isso irá acontecer naturalmente depois do Europeu 2015, mas não faz sentido desfalcar os sub 21 se os que estão na A servem perfeitamente por agr! Roma não se fez num dia!

  • Carlos
    Posted Outubro 17, 2014 at 11:59 am

    O Seleccionador apostar em algum ou alguns desses miúdos nem que joguem apenas na Equipa B poderá servir também de pressão positiva para serem tb aposta no seu clube A e mudar a forma de pensar de muita gente…

    Alguém tem que dar o primeiro passo na revolução….se não não os clubes, que seja a selecção!!

  • Anónimo
    Posted Outubro 17, 2014 at 10:03 am

    Se um dos criterios para ir a selecão é jogar regularmente no clube então muitos desses jovens não teem ainda espaco na selecão, eles tem que ter um processo de aposta e evolutivo que os torne opcões a curto prazo. Na mesma onda fazer renovacões so por fazer eu não concordo. Acho que a aposta certa é nos melhores, que jogam regularmente nos clubes, independemente da idade (vejam o caso do Ricardo Carvalho, o nosso melhor central) e a aposta segura, uma renovacão não se faz de um dia para o outro, precisa de tempo e de jovens que sejam apostas nos clubes, e para isso em Portugal muito tem que se trabalhar na mentalidade dos clubes (ganhar a todo o custo, plano para agora mas não para o futuro), e tambem dos adeptos, para quem não ganhar um ano e uma tragedia.

    Paulo F

  • Anónimo
    Posted Outubro 17, 2014 at 1:44 am

    Próxima convocatória:

    GR: Rui Patrício; Anthony Lopes; Beto
    DC: Pepe; Ricardo Carvalho; José Fonte ; Ilori
    DD: João Pereira; Cédric
    DE: Fábio Coentrão; Raphael Guerreiro
    MDC: William Carvalho; Rúben Neves
    MCE: Tiago; João Moutinho
    MCD: João Mário; André Gomes
    MO: Danny; Bernardo Silva/Rony Lopes
    AVD: Nani; Quaresma/Rony Lopes/Bruma
    AVE: Cristiano Ronaldo; Éder

    King

  • VaideMota
    Posted Outubro 17, 2014 at 12:45 am

    Se olharmos à lista da primeira convocatória de Fernando Santos (24 jogadores) e pensando numa hipotética convocatória para o europeu em si, quantas vagas há de facto para outros jogadores? Atenção, num mundial são 23 os jogadores.

    Na baliza, são aqueles 3.. o bom, o vilão e o puto.
    Na defesa, João Pereira tira o lugar ao Cédric ou ao Ivo Pinto. Só haveriam 2 laterais esquerdos (e não Coentrão, Antunes e Eliseu, logo temos os 23 certos). Bruno Alves ou José Fonte cedem uma vaga (factor idade/experiência).
    No meio, Adrien cede a vaga.
    Na frente, Vieirinha e especialmente Éder estão abaixo do desejável mas é importante ter, nem que seja no banco, um 9. Duas vagas supondo que se arranja um 9 mais útil.

    Sugestão: Ilori/ Paulo Oliveira para a vaga na defesa, Bernardo para a vaga do meio e Bruma pela vaga do Vieirinha. Pelo Éder…… Nélson!? Se for para abdicar do ponta.. vaga para o Rony

  • Dag
    Posted Outubro 17, 2014 at 12:42 am

    Só de referir que dos 14 jogadores que entraram em campo contra a Dinamarca 11 são agenciados pela Gestifute. Só um pormenor.

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:46 pm

    Parabéns pelo texto. Partilho da mesma opinião.
    Acredito que deveriam ser já convocados jogadores dos sub21 no lugar de alguns que estão na seleção A só para fazer número.
    Vierinha, jogador mediano, até hoje nada acrescentou – substituído;
    Éder…nem é preciso com o novo modelo tático implantado, apesar de ser o único ponta de lança – substituído;
    3 Guarda-redes na última convocatória…penso ser escusado numa convocatória para apenas um jogo, embora possa acontecer uma lesão – substituído;
    Desta forma, já poderiam ser inseridos 3 jogadores jovens (B.Silva, Bruma, Rony, R.Guerreiro, etc), o que poderia motivá-los ainda mais. É necessário juventude para contrapor com a experiência dos restantes convocados e só assim será possível uma renovação da seleção de forma gradual e consistente!

    Khris

  • Germano
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:29 pm

    Isto da seleção convocar jovens é muito bonita, mas o objectivo da seleção não é convocar os melhores independentemente da idade?

  • João Lains
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:23 pm

    Na minha opinião, o desaproveitamento das gerações é feito nos clubes. Não é nas selecções que os jogadores ganham ritmo de jogo e se fazem jogadores. O critério deve passar unicamente por isto: momento de forma e nesse sentido Fernando Santos não falhou, se bem que uma derrota Dinamarca mudaria todo este discurso.

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:11 pm

    Eu compreendo porque é que o Fernando Santos levou jogadores como R. Carvalho, Tiago ou Danny pois seja a idade que for eu defendo a convocatória (desde que esteja a demonstrar toda a sua qualidade no clube), não se pode desperdiçar os nossos melhores jogadores e eles estão a jogar ao mais alto nível e demonstraram o seu valor neste regresso, não tenho dúvidas que vão ser muito importantes, além disso não esquecer que esta foi apenas a primeira convocatória de F.S e coincidia com o play-off dos sub-21, mas é óbvio que este é o momento perfeito para fazer a tal renovação até porque graças à patética ideia do Platini de alargar para 24 o número de seleções, temos muita margem para convocar estes jovens mas há que ter em conta que infelizmente a maioria dos nossos sub-21 não tem tido regularidade nos seus clubes mas ao contrário do que se vinha falando Portugal, para um país de 10 milhões, tem uma boa base de recrutamento e existem jovens que necessitam de ser apostas, eu só peço é que aproveitem o que é nosso pois temos meninos com imensa qualidade e não desperdiçam o talento só porque um brasileiro ou um espanhol chegou por milhões, se não vai acontecer como no Mundial sub-20 em 2011 onde chegámos à final e desses jogadores praticamente ninguém sabe por onde andam…

    Peter Griffin

  • Tomé Brito
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:10 pm

    E-X-C-E-L-E-N-T-E POST!! Subscrevo totalmente.

    Também acho que se devia ir já apostamdo nos jovems para irem ganhando matruidade e experiência na seleção A, para que possam jogar no Euro, e para no Mundial 2018 termos uma equipa jovem e com bastante experiência a nível internacional.

  • Tiago Fouto
    Posted Outubro 16, 2014 at 9:57 pm

    Raphael Guerreiro, Bruma, Llori, Bernardo Silva, Rony. Estes deviam ser apostas sérias para os A's…

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2014 at 9:46 pm

    Raphael Guerreiro é o 2º melhor lateral esquerdo sendo superior a Eliseu e Antunes, e como Fábio Coentrão está muitas vezes lesionado ou em má forma física, seria um bom suplente. Esta época será o ano de afirmação de Ilori com certeza logo também poderá dar o salto. Ruben Neves daria um bom suplente para a seleção pois oferece outras características que William. Rony lopes, Bernardo Silva e João Mário poderiam lutar pelo "10" no meio campo pois parecem me superiores ao Danny (pelo menos ao da "seleção"), sendo que João Mário também poderia tirar o lugar a um dos interiores Tiago ou João Moutinho e no caso de substituir Tiago, João Moutinho poderia jogar mais recuado, que pelos jogos que tem feito na seleção parece mais ser recuperador de bolas do que construtor de jogo.
    Pinho

    • Anónimo
      Posted Outubro 17, 2014 at 3:12 pm

      O Antunes não é melhor que o Guerreiro? João Lains, bem apontado o nome do Bruno Fernandes! A qualidade que teremos no futuro, se a soubermos gerir e se os jogadores jogarem nos clubes…

      MT

    • Anónimo
      Posted Outubro 17, 2014 at 11:23 am

      Concordando com praticamente tudo referido aqui sobre o Eliseu e o Antunes.. É importante não esquecer que já foi preterido por 2 treinadores (Pelo primeiro nem era convocado e pelo segundo foi sentado por um "quadrado"

      Bernardo A

    • Anónimo
      Posted Outubro 17, 2014 at 9:28 am

      Rodrigo,
      o eliseu o ano passado era suplente do antunes no malaga. nao é preciso dizer mais nada. além disso o antunes no play off com a suecia teve de ser chamado para o lugar do coentrao e fez um jogaco. a partir dai desapareceu das convocatorias e agora até perde o lugar para um jogador que era seu suplente. a razao disto acontecer? o benfica tem de ter representantes na selecao.
      saudacoes,
      Armando Oliveira

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:31 pm

      Pois o Eliseu não tem qualidade por jogar no Benfica é incrivel como um jogador tão fraco serve para o Benfica e não serve para a seleção então. O grande Antunes que passou por clbes como a Roma e Paok onde praticamnete não jogou é que é excelente. Flavio Trindade por favor menos clubite como o Peter Griffin. Insultar o Elsei chamando de gordo é demais. E é muto baixo. Se quisesse tinha muitas alcunhas para os grandes jogadores do Sporting dum clube que não ganha um campeonato há 12 anos mas todos os seus jogadores na seleção são sempre incontestáveis. Não é por acaso que foi feita a perseguição que foi feita ao André Almeida e ao Ruben Amorim por terem sido convocados! 2 campeões nacionais não servem para a seleção mas os do Sporting claro….os do Sporting se tivessem no Benfica não jogavam não pelo Jesus não gostar de portugueses mas por serem mais fracos…
      E o Guerreiro não é de certeza o jogador que o fazem ser.
      Rodrigo

    • João Lains
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:30 pm

      Não te preocupes que já estou habituado a semear ódios.

      Peter, subscrevo tudo aquilo que disseste.

    • Flávio Trindade
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:33 pm

      João,
      Partilho da opinião do Pinho. Para mim o Guerreiro é actualmente a 2ª melhor opção para lateral esquerdo, depois do Coentrão.
      Por vários motivos, primeiro pela sua qualidade e margem de progressão, mas principalmente por ser dos poucos jovens S21 portugueses com alto ritmo competitivo.
      E isso não é de agora. Foi titular absoluto no Caen, e já vai na segunda época como titular na Ligue 1. Cresceu imenso na última época com Gourcuff, e está no mínimo a par de Antunes, mas como diria (opinião que partilho) Ronald Koeman, entre dois jogadores iguais, joga o mais novo.
      Quanto ao Bruno Fernandes, é um jogador que aprecio particularmente, mas não o referi acima porque acredito que ainda tenha que fazer o seu tirocínio nos S21 (onde será peça chave no próximo ano acredito).

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:22 pm

      Infelizmente é assim em Portugal vai-se muito por hypes como por exemplo quando o Cavaleiro entrou na equipa principal era a loucura, capas de jornais o novo wonder kid e curiosamente agora já acham-no um grande flop, isto só para dar um exemplo. Seja como for já tive a oportunidade de vê-lo em ação esta época e é sem dúvida um excelente lateral com muito pulmão e principalmente projeta-se muito no ataque, é claramente superior ao Eliseu (ele também não é lateral de raiz) mas o Antunes é muito bom, faz-me confusão o que têm contra o homem, apostar no "gordo" em vez dele é um ultraje.

      Peter Griffin

    • ManuelSantosCAS
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:19 pm

      Grande Joao Lains, fica la tu com o trofeu de maior visionario do blogue

    • João Lains
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:55 pm

      Aposto que nem meia dúzia de jogos viste do Raphäel Guerreiro e já pedem a sua convocatória para a equipa principal. É nesta maré de hypes que balançam muitas opiniões. E nem se atrevam dizer que eu estou a pôr a sua qualidade em causa, porque fui o único neste blogue a sugerir a sua convocação, bem como a do Bruno Fernandes, para o Mundial de Sub-20 em 2013.

  • Gonçalo
    Posted Outubro 16, 2014 at 9:36 pm

    Espero ver o Guerreiro, Ilori, Rony e Bruma no próximo 11 num jogo oficial para serem eternamente portugueses.

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2014 at 9:34 pm

    So uma coisa, ha alguma possibilidade de a Albania e a Servia serem excluidos do Europeu ? acho que isso devia ser ponderado.

    André Filipe.

    • luis bcn
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:16 pm

      10

      A Russia e a ucrania nao se podem enfrentar, tal como Espanha e Gibraltar e creio que a Armenia e o Cazaquistao. Isso ja existe. Mas nos balcâs a situaçao é muito pior que entre Gibraltar e a Espanha por exemplo e a Uefa olha para o lado.

      Por isso a unica soluçao é mesmo essa. Impedir que joguem uns contra os outros.

      A Eslovenia e a croacia por exemplo sao muito mais tranquilas que o resto desses paises. A servia é quase o denominador comum de odio nos balcãs.

    • 10
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:26 pm

      Para isso tinham que criar excepções para montenegro e sérvia, irlanda e irlanda do Norte, Russia e Ucrânia.
      Tudo que envolva equipas dos balcâs, como a croácia,montenegro,servia,albânia e por aí fora, são jogos de elevado risco.

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:45 pm

      Subscrevo Kafka

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:38 pm

      Quem devia ser excluida, não era do Europeu, mas sim do Futebol era a UEFA, por ter tido a triste ideia de permitir que Albânia e Sérvia ficassem no mesmo grupo…mais culpados que os Sérvios e os Albaneses é a própria UEFA..

  • Luís bcn
    Posted Outubro 16, 2014 at 9:22 pm

    Pois na realidade não será descabido pensar que Portugal pelo menos já assegurou o Play-off.

    O Sérvia – Albânia foi um erro crasso da UEFA. Ainda antes dos incidentes o estádio (segundo jornais ingleses) estava a cantar em coro "Morte aos Albaneses",o que por si era mais que motivo para derrota na secretaria e para impedir os Sérvios de terem publico durante alguns jogos, ainda por cima são reincidentes.

    E o pior é que ainda falta um Albânia – Sérvia (e depois deste jogo o clima vai ser ainda pior). Quero ver como vão resolver isto.

    • Filipe Leite
      Posted Outubro 17, 2014 at 9:02 am

      Simples… Se provarem que foi o vice primeiro ministro albanes autor da ideia do drone… Federação albanesa será culpada e terá o proximo jogo á porta fecha com a albania… tal como este jogo que foi suspenso… acho que era uma decisão mais pacifica e com segurança.. Depende das policias fazer com as equipas entrem em campo tranquilas

  • Diogo
    Posted Outubro 16, 2014 at 9:14 pm

    Tendo em consideração a tática que Fernando Santos implementou acho que se torna urgente a presença de um 10 puro, como Bernardo Silva e Rony Lopes. Precisamos da criatividade e da magia destes dois "wonder kids". Imaginem estes jogadores com Tiago, Moutinho e William nas costas e a poderem servir com liberdade Ronaldo e Nani … Outros jogadores poderão ser considerados … Raphael Guerreiro é inegavelmente o 2º melhor lateral esquerdo português e Ruben Neves um jogador com um potencial fora do comum.

    • João Dias
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:29 pm

      O Raphael Guerreiro tem potencial para ser o lateral esquerdo titular da seleção e um dos melhores do mundo.
      Mas, por enquanto, o Antunes não é superior ao luso francês?

  • João Dias
    Posted Outubro 16, 2014 at 9:11 pm

    Adorei o post.
    Subscrevo as palavras do Flávio Trindade.
    Há que começar a integrar os jovens acima referidos o quanto antes ( acrescento Rony Lopes, Bruma e Bruno Fernandes à lista ).

    Temos talento de sobra nos sub-21 para rejuvenescer a seleção.

    Elementos como Bruno Alves, João Pereira, Miguel Veloso, Raul Meireles, Hugo Almeida e Helder Postiga já nem sequer deviam ser equacionados. Já não têm nível para a seleção…

    Acredito que seremos muito fortes daqui para a frente.

    • 10
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:22 pm

      Por outro lado todos os jogadores que jogaram contra a dinamarca e que têm 30 anos ou mais, estiveram bem…
      É tudo muito subjectivo, claro que se deve apostar em jovens, mas na minha opinião deve-se apostar é nos melhores.

  • Kacal I
    Posted Outubro 16, 2014 at 9:02 pm

    Só vou dizer o seguinte: há tempo para a renovação e tem que ser feita aos poucos e não tenho duvidas de que vai acontecer, mas o Ricardo Carvalho provou no último jogo que "velhos são os trapos" e calou algumas das críticas, o que o Fernando Santos está a fazer é "escolher os melhores" e é o caminho a seguir, depois os jovens vão entrando aos poucos e com naturalidade, eu apoio a decisão do nosso seleccionador.

    • Anónimo
      Posted Outubro 17, 2014 at 10:13 pm

      ManoloTiger, eu penso que ser um grupo mais pequeno apenas fomenta a renovação, pois no lugar dos jogos oficiais teremos amigáveis, que dará para testar mais jogadores e outros esquemas de jogo.

      Roberto

    • ManoloTiger
      Posted Outubro 17, 2014 at 3:05 pm

      Kacal, concordo contigo a 100%. Não se pode facilitar assim tanto e meter os miúdos à força, o apuramento é mais fácil, mas o nosso grupo tem menos equipas, qq falha vale mais do que nos outros grupos. Também acho que se se escolherem os melhores a cada momento, a altura dos mais novos vai chegar. Não tenho dúvidas que Ilori, Bernardo S ou Rony esta época ainda jogarão pela equipa A nacional

  • Kafka I
    Posted Outubro 16, 2014 at 8:59 pm

    Flávio Trindade, simplesmente na mouche, subscrevo

    • Anónimo
      Posted Outubro 17, 2014 at 3:08 pm

      Não se esqueçam que o nosso grupo tem menos equipas que os outros, o que dá menos margem de manobra à renovação mais forçada. Como escrevo abaixo, acho que se se convocarem os melhores, a hora dos mais novos também chegará. Ilori, Bernardo ou Rony ainda vão jogar pela selecção A esta época, com certeza

      ManoloTiger

    • Flávio Trindade
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:02 pm

      Kafka,
      Essa é precisamente o objetivo deste texto.
      Fomentar a discussão sobre a renovação (uma renovação a sério e não pontual) e fazer sentir que a altura certa é agora, sob pena de estragarmos os talentos que temos vindo a formar, e para injectar sangue novo e novas motivações num grupo que parece ter perdido a ambição. A base actual com Ronaldo, Nani, Coentrao, Pepe e Moutinho ainda na plenitude das suas capacidades, a juntar aos novos talentos que todos conhecemos, irá fortalecer a qualidade do grupo e passaríamos a ter uma equipa de nível não só em França como em 2018 na Rússia. Plenamente de acordo!

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:53 pm

      Kafka acho que se devem lançar já os miúdos mas por exemplo um elemento como Ricardo Carvalho deve ser chamado a meu ver, apesar dos seus 36 anos foi o melhor em campo no último jogo com a Dinamarca, chega ao Europeu com 38 anos, o Yepes tinha 38 no Mundial e esteve bem.

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:32 pm

      Flávio

      E só acrescento que até pela "palhaçada" do Platini em por um Europeu com 24 equipas (é só quase metade do Continente Europeu) este era o momento perfeito para se fazer a remodelação lançando já os miudos, porque o apuramento com 24 equipas em momento algum estava em causa, logo seriam já lançados aqui, para chegarem ao Euro 2016 com estaleca suficiente e experiência de Selecção (se bem que também é preciso começarem a ser titulares nos respectivos clubes), e acredito que no Mundial 2018 chegaríamos com uma Selecção muito jovem mas já com muita experiência e extremamente forte…

Deixa um comentário