Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ribery visa Ronaldo: «Então afinal é preciso ganhar a Champions…»

O francês devia ter vencido em 2013? Ronaldo deve ter sido o único vencedor sem títulos.

Cristiano Ronaldo foi hoje questionado sobre quem devia vencer a Bola de Ouro e, apesar de confessar que já não acredita em prémios individuais, assumiu que o prémio deveria ser entregue a alguém que venceu a Liga dos Campeões. Ora, quem não gostou desta declaração foi Franck Ribery, que em 2013 perdeu o título para o português apesar de ter conquistado Bundesliga, Taça da Alemanha, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes e Supertaça europeia, ao contrário de CR7 que ficou em branco nesse ano.

49 Comentários

  • Vincent Vega
    Posted Junho 9, 2025 at 3:29 pm

    Só dois apontamentos:
    1 – Ribery não ficou em segundo, ficou em terceiro nesse ano atrás também de Messi. Parece que toda a gente se esquece disso. Se não ganhasse Ronaldo teria ganho Messi.
    2 – Essa história da bola de ouro sem títulos já cansa. Que títulos têm algum peso para a Bola de Ouro? Vou ordenar: Campeonato no Mundo, Campeonato da Europa, Liga dos Campeões, Liga Inglesa e Liga espanhola. Num segundo patamar temos a Copa América, a liga italiana, a liga alemã. Qualquer outro título é o mesmo que zero títulos no que toca a dar favoritismo oara a bola de ouro. Em 2012 Messi teve 0 títulos (títulos que importem) e venceu a bola de ouro porque nesse ano civil bateu o recorde de golos. Nessa altura a bola de ouro ainda era por ano civil caso contrário pela época 11/12, o vencedor justo teria sido Cristiano Ronaldo, que quanto a mim teve aí a melhor época da carreira. Venceu o campeonato tendo sido decisivo em Camp Nou e tendo saído desse jogo à frente pela bota de ouro. Depois desse jogo começou a ser poupado e o Barcelona começou a jogar para a bota de ouro de Messi, tendo Messi ganho a bota de ouro com uns incríveis 50 golos e Ronaldo em segundo com uns incríveis 46 golos. Ronaldo ganhou o campeonato. Ambos foram eliminados nas meias da Champions. Portugal chegou às meias do Campeonato da Europa tendo perdido apenas nos penalties para a Espanha. Até aqui a bola de ouro era para Cristiano sem dúvida nenhuma. Depois Messi começou a época 2012/13 em modo sobrenatural e acabou por ganhar naturalmente a bola de ouro. Tudo bem. Mas não pode haver dois pesos e duas medidas. Messi teve 0 títulos (repito, títulos que importem para a bola de ouro, não é taças e tacinhas) e venceu a bola de ouro porque teve um início de 2012/13 superlativo. Ronaldo não venceu títulos em 12/13 mas individualmente fez uma época fantástica e teve um início de 13/14 também superlativo. Quanto a mim, com maior ou menor certeza, quase todas as bolas de ouro foram justas. Quer a de 2010 a Messi, quer a de 2013 a Ronaldo. 8 bolas de ouro para Messi e 5 para Ronaldo fazem justiça a ambos. Messi foi o melhor deste século destacado e Ronaldo foi o segundo melhor destacado, tendo entre 2006 e 2014 um nível por vezes muito semelhante ou até superior ao argentino. Podia Ronaldo não ter vencido em 2013, Podia Messi ter perdido em 2010 para Iniesta, podia Ronaldo ter vencido a de 2018 que foi para Modric, podia Messi ter perdido para Van Dick ou para Halland ou para Lewandowski. Mas não me venham com tretas de que Messi deveria ter ganho todas as bolas de ouro. Tem praticamente o dobro das de Ronaldo, não sei que querem mais.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 28, 2025 at 9:01 pm

      É uma pena eu só responder agora porque isto já tem tempo.
      .
      O Messi vendeu a Bola d’Ouro porque era o melhor do mundo. Até podia ter ficado em último na liga espanhola. Era o melhor do mundo, fim da história. Como foi desde 2009 quase ininterruptamente até 2022. Se calhar devia ter varrido as 13 BO desse periodo.
      .
      Não há nenhum critério para a BO, são votos. Os critérios são pessoais. Houve alguém em Cabo Verde que achou que o Rui Patrício era o melhor do mundo em 2016, tem os critérios dele, ele lá sabe. Por isso, veicular a mensagem de que há critérios (e competições que interessem e outras não) é mentira. Se o treinador da Costa do Marfim quer dar 5 pontos ao vencedor da Taça da Liga dá.
      .
      Digo isto sem qualquer desprimor pelo Ronaldo (jogador que foi um fenómeno deste século, que vi nascer na nossa academia e já dele falava quando ele tinha 15 anos).
      .
      Era engraçado que parassem de discutir este assunto como argumentos dessa natureza. Não só não se aplicam como a BO dessa altura (e a de hoje) é por votos.

  • Knox_oTal
    Posted Junho 8, 2025 at 4:26 pm

    Por estas e por outras, muitas outras, é que nunca simpatizei com o Cristiano, apesar de ser um monstro do futebol e ter dado muito às Quinas.
    .
    O GRANDE problema, para mim, nunca foi a qualidade que tinha (era inequívoca e superlativa), as Bolas de Ouro que ganhou, o facto de jogar o seu prime no Real (clube que não aprecio de todo), nem sequer o claro egocentrismo e vários problemas de postura que foi tendo ao longo dos anos (sem dúvida um enorme profissional, muitas dúvidas que tenha sido um bom colega de profissão no geral)… o grande entrave é isto mesmo que tem acontecido nestes últimos dias: a selecção de Portugal a lutar por um troféu, ainda por cima com muita juventude, a precisar de foco e sossego para preparar o jogo decisivo, e o menino Cristiano decide dar uma entrevista na conferência de imprensa.
    .
    Tudo sobre ele e só ele, ou quase tudo, podem dar o argumento que os jornalistas é que tentam, insistem e perguntam a mesma coisa mil vezes ou coisas banais sobre a vida dele, mas ele enquanto CAPITÃO devia ter o discernimento para saber o que lá está a fazer e quem está a representar!!!
    .
    Outra coisa que me enerva solenemente, é esta ideia que se instalou nestas novas gerações que Portugal futebolístico só existe pós CR7, uma ideia que tem tanto de falsa como de pseudo- religiosa e digna de uma seita. Ora, mais uma vez, podem dizer que a culpa não é dele, é de quem fala à volta… certo! Mas nunca o vi desmentir essas ideias, bem pelo contrário… “surfou a onda” e bem e ainda mandatou muita gente do seu círculo estar sempre a criar novos “sets”!!!
    .
    E isto origina o quê?!? Origina que sempre que se devia falar da selecção, ou focar na selecção e nos seus objectivos, ou até elevar outros jogadores que também fizeram por merecer (como actualmente Vitinha)… Tudo é sempre e a toda a hora um rodapé nos episódios da telenovela que são as idas do Cristiano às Quinas! Ora, e isto não é de agora, o muito que trouxe e deu, muitas vezes, pelo menos para mim, é subtraído devido a este circo que ele promove igualmente… e não tenho dúvidas, já perdemos jogos e talvez até competições por causa disso, no balanço +/- é quase sempre a selecção que fica a perder ouais exporta! Para mim o pico ou vá o momento ideal dele na selecção foi em 2004, quando ainda havia bom senso e quem o pusesse em sentido naquele balneário.
    .
    Resumindo, é enorme, uma Lenda do futebol, deu muito às Quinas, mas é um péssimo capitão e extremamente egocêntrico; ganhámos muito devido a ele, mas também perdemos por causa da sua aura de diva e do circo que o segue… e diria até que já ganhámos apesar dele! Muito do tal ruído não é responsabilidade directa dele, muita é da Federação cuja ganância é vergonhosa e do culto nacional de personalidade que se instalou (o Homem que criou o futebol em Portugal, o Homem que é mais do que as Quinas), mas há que admitir… ele sempre acolheu, promoveu e incentivou tal fanatismo e “carte blanche”, mesmo sabendo, como agora, que tal pode(ria) trazer prejuízo ao grupo.
    .
    Por último, percebia ainda assim a inevitabilidade da sua presença devido ao rendimento e/ou golos, neste momento é só RIDÍCULO. Temos que aturar alguém extremamente imaturo para a sua idade, com devaneios de grandeza e que, por muito que doía a muita gente, já não tem condições mínimas nem qualidade para ser CONVOCADO (até dou de barato os golos de encostar e correndo o risco de engolir as palavras logo). Estamos a falar de uma das melhores selecções do Mundo, para quando darmos prioridade e liberdade a ESTA GERAÇÃO?!?
    .
    Bem sei que não tem muito haver com post em si (mas é o último de uma grande sequência sobre o grande líder dos últimos dias) e que ao fazer este testamento só vou dar mais atenção a um assunto que afirmo que estou fartinho de ver/ler e que não favorece a selecção no seu todo (é contraditório eu sei), mas ao ver pela enésima vez debate do “sexo dos anjos” sobre Bolas de Ouro de 2013, a rivalidade com Messi e mais não sei o quê… não resisti ao desabafo!
    .
    Desculpo-me desde já pelo longo texto e, como sempre, Saudações desportivas

    • NCM
      Posted Junho 9, 2025 at 10:38 am

      O circo é alimentado pela imprensa que tens e pelas redes sociais. É o tempo quw vivemos. Eu que não leio a maior parte dessa imprensa tabloide e que quase não uso redes sociais passo ao lado desses excessos. Para mim, continua a ter lugar noa convocados mas não pode jogar sempre e o twmpo todo. Não tem condições até fisicas para isso, mas par isso deveria existir um selecionador que fosse também líder para se impor e treinador para explicar-lhe isso. E não tens. É simples. Cumprimentos.

  • Quinhas
    Posted Junho 8, 2025 at 2:41 pm

    Ribéry ,cuidado que o pessoal aqui no Visão de Mercado tem alergia aos emojis 🤣🤣🤣
    A Bola D’Ouro tornou-se uma palhaçada devido a contribuição de muitos que aqui escrevem , que são fruto de uma MANIPULAÇÃO desde que o Tronco foi para Madrid,calma,eu explico,MESSI ganhou 4 Bolas D’Ouro seguidas ,no tempo em que as mesmas eram atribuídas pelos VERDADEIROS critérios, PERFORMANCES ao longo da época,e isso era inevitável e indiscutível a sua premiação,MAS,claro que o Egocêntrico,Narcisista não gostou nada desta situação,Jorge Mentes e Don Florentino,partiram para a batalha com todo tipo de armas , retóricas,editoriais,narrativas ,enfim ,o vale tudo,desde as CAMPANHAS em jornais,youtubers,redes sociais etc etc .O Prêmio começou a dançar consoante a “conveniência” desde confundir o prêmio com a Bota de Ouro,ganhador de Champions, até de repescagem valeu🤣🤣🤣Aqui muitos seguiram a onda , não importava que “teoria” fosse ,mas o vencedor teria que ser sim ou sim o tuga 🤣🇵🇹 mesmo que MESSI continuasse a fazer o que jamais algum humano era capaz .
    Obviamente que depois de tantos anos a trocarem de teorias,e outras coisas mais ,continuam perdidos 😵‍💫
    Por sorte ,temos novos talentos como Lamine Yamal,Pedri,Vitinha,Musiala,etc para recuperação de suas memórias e voltarem a apreciar a Arte em detrimento do Marketing e outras fantochadas !!!

  • Mantorras
    Posted Junho 8, 2025 at 10:54 am

    Da mesma forma que sempre defendi que o premio é uma parvoice, pelo menos de algum tempo a esta parte, desde que passou a ser para MVPs da champions, sou obrigado a discordar dos 2. Primeiro, Ronaldo nao tem razao, o premio nao devia nada ser para quem vence a champions, o premio é para o melhor jogador do mundo, e se querem outra coisa deviam ter outro premio, que ate ja existe, para o melhor jogador da champions. Segundo, Ribery tambem nao tem razao, porque se sempre disse que Messi devia ter ganho as bolas de ouro todos, porque era, de muito longe, o melhor jogador de futebol do mundo, que eu vi, e que provavelmente nunca veremos nada igual, e os mesmos olhos que me permitem ver isso, tambem me permitem ver que Ronaldo era e foi melhor que Ribery, incluindo nesse ano. Sorry Frank.

  • 6.Mik
    Posted Junho 7, 2025 at 9:09 pm

    Cada vez mais ex jogadores demonstram a sua frustração com Ronaldo e não é por acaso.
    Continua a viver numa bolha, a olhar para apenas para si e será um alívio para todos quando acabar a carreira.

  • Kacal
    Posted Junho 7, 2025 at 8:46 pm

    O Ribery nem melhor que o Robben era, já aceitava que não é melhor que CR7 e Messi. A Champions faz sentido num critério de desempate entre jogadores que são de níveis semelhantes e fizeram épocas semelhantes.

    • Fireball
      Posted Junho 8, 2025 at 1:24 pm

      Já disse e volto a dizer. Abstém-te de comentar sobre o Ronaldo. Gosto de ler os teus comentários, és portista mas pensas direito, criticas quando é para criticar, elogias os rivais quando é para elogiar. Mas quando o assunto é Ronaldo tornas-te um completo fanboy e não se aproveita nada do que escreves. Incrível que sejas mais fanático por um homem que nunca sequer jogou no teu clube do que pelo teu próprio clube.

      • Kacal
        Posted Junho 8, 2025 at 2:02 pm

        É a tua opinião, aceito e respeito mas não comento aqui para agradar a ninguém e sim para dar a minha opinião. Não é assim como falas porque diversas vezes já critiquei CR7 aqui inclusive tenho defendido varias vezes que não deve ser titular na Selecção, por exemplo. Agora falamos de um prime Ronaldo nesta conversa e aí Ribery não era do seu nível, não foi naquela época. E para mim Robben era melhor que Ribery. Mantenho a minha opinião. Já agora gostava de saber para ti Ribery devia ter vencido a Bola de Ouro naquela época?

        • L_Higuita
          Posted Junho 8, 2025 at 5:11 pm

          Acho que ainda não percebeste: foram os próprios fãs do Messi que aceitaram que essa Bola de Ouro de 2013 podia perfeitamente ter ido para o Ronaldo. Ninguém se agarrou aos títulos nem ao blá blá blá.

          Agora… os únicos que mudam de argumento conforme dá jeito são os fanáticos do Ronaldo, como tu.

          Em 2013, títulos não interessavam — o que valia era “o melhor jogador do mundo, ponto final”. Mas depois, quando o Messi ganha o Mundial e leva a Argentina às costas, de repente o que interessa são “as competições de clubes” e o Haaland que “marcou muito”.

          Vocês dizem que o Ribéry nunca poderia ganhar porque o Ronaldo era “melhor individualmente”. Mas há dois anos atrás, queriam dar o prémio a um Haaland que não consegue dar dois toques seguidos numa bola, só porque marcou 50 golos num City montado pelo Guardiola.

          E é sempre a mesma história:
          Quando o Ronaldo liderava nas Bolas de Ouro, eram o critério máximo.
          Quando o Messi passou à frente, já eram as Botas de Ouro. Eu não vos levo a mal. O fanatismo é cego. E vocês ficaram sem argumentos ao longo do tempo.

          • Kacal
            Posted Junho 8, 2025 at 8:54 pm

            Não é lata já, é latão. É preciso lata para acusar os outros de fanatismo quando tu és tão fanático como qualquer outro mas ao contrário, mas força nessa luta. Quero é o vosso bem. Abraço!

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Junho 8, 2025 at 3:22 pm

          Não me querendo meter, mas Robben ser melhor que Ribery é muito verdade. Para mim naquele ano podiam ter pensando no Neuer também mas só querem dar a quem marca

          • Kacal
            Posted Junho 8, 2025 at 4:26 pm

            Isto é público podes intrometer-te à vontade, caro JJayy “Non Believer”. Na boa por mim! De resto para mim mesmo que Robben não fosse superior a diferença não era significativa, mas pessoalmente gostava mais de Robben e achava superior. Mas Ribéry foi craque foram uma dupla fortíssimo no seu prime e é sem dúvida uma lenda do futebol francês. E ele fez um ótimo ano civil em 2013, apenas eu até achava Robben superior e no mínimo eram idênticos e não havia nenhum deles a destacar-se significativamente do outro. Aliás falam de números mas eu dei-me ao trabalho de ir ao site transfermarkt agora fazer uma pesquisa quando li o teu comentário a responder-me para verificar quais foram os números de golos e assistências de Ribery e Robben no ano civil de 2013 que foi aquele que contou para a Bola de Ouro de Janeiro de 2014 e curiosamente Robben marcou 26 golos e fez 19 assistências enquanto Ribery marcou 21 golos e fez 21 assistências, a não ser que eu esteja errado em algo aqui e quem quiser que me corrija caso esteja e admitirei o meu erro de percepção e pesquisa, mas os números de Robben até foram melhores nesse ano civil e para mim o Robben era melhor e jogou mais que o Ribery, não por muito mas por preferência minha. Não me dei ao trabalho de pesquisar os números de CR7 mas acredito que tenham sido muito superiores e só Messi igualava ou superiorizava o nível de Ronaldo.

    • L_Higuita
      Posted Junho 8, 2025 at 11:34 am

      Portanto a tua frustração pela última bola de ouro Do Messi é porque consideras que o Haaland é de um nível idêntico ao Messi.
      E este ano com certeza que o Dembele é de um nível semelhante ao Yamal.
      Está certo, obrigado Kafka, por mais esta pérola de fanatismo pelo Ronaldo.

      • Kacal
        Posted Junho 8, 2025 at 2:05 pm

        A minha frustração é porque Messi joga na MLS, só isso. E Haaland em rendimento foi muito bom a jogar no City, na Premier e na Champions. Tem comparação com CR7 prime na altura com o Ribery?

        E o Yamal atualmente é muito superior ao Dembele? Em números até é capaz de ter feito menos. Não digo que não seja mas não é nenhum Messi. Dembele é muito bom também.

        • NCM
          Posted Junho 8, 2025 at 5:55 pm

          Não ligues Kacal. Neste blog existem alguns anti-ronaldo primários que acham que qualquer opinião que não seja crítica do Ronaldo são ronaldetes. São agressivos com a opinião dos outros, mesmo de users correctos como tu. O ódio deles é tão cego que até te chamam Kafka🤣🤣.
          Para mim, concordo contigo. O Ribery nem o melhor jogador era do Bayern e não fez melhor época que o Ronaldo. Concordo que os títulos colectivos podem servir para desempatar uma escolha entre jogadores de nível semelhante e com épocas do mesmo nível. Só isso. Para mim, estava na altura de alterarem estw prémio e escolherem todos os anos o melhor defesa, o melhor médio e o melhor avançado da época e atribuíam uma bola de outo para cada categoria. E mantinham o prémio de melhor guarda-redes também para premiar o melhor numa posição muito específica no futebol. Cumprimentos.

          • Kacal
            Posted Junho 8, 2025 at 8:56 pm

            Eu não ligo NCM! Dou a minha opinião e penso o que o penso, mas é na boa. Dá me igual. É pena é que tenham que mentir ou distorcer ou ocultar fatos para levar a sua avante mas é o que temos na sociedade atual aqui não seria diferente. De resto concordo totalmente com tudo que disseste e nem consigo acrescentar nada, disseste tudo. Na mouche! Subscrevo cada letra! Sobretudo a parte de alterarem o prémio por categorias, o ideal. Abraço!

        • L_Higuita
          Posted Junho 8, 2025 at 5:01 pm

          Ahh ok, afinal a frustração não tem nada a ver com justiça ou critérios… é porque o Messi joga na MLS. Ou melhor, jogou a partir de agosto, ou seja, depois de já ter sido campeão do mundo, melhor jogador do Mundial, melhor marcador e assistente da Argentina, melhor jogador da Ligue 1, e líder em assistências na Europa até sair. Mas sim, claro, a MLS durante uns messes estragou tudo e já colocou o Haaland ao seu nível.

          E quanto ao Dembélé ser “muito bom também”… amigo, Dembélé já vai para os 27 anos e ainda estamos à espera que ele tenha uma época inteira sem lesões ou sem tropeçar na própria perna esquerda.

          O Yamal com 17 anos já é titular na seleção espanhola, já marcou golos em clássicos, já decidiu jogos grandes e já tem mais impacto na construção ofensiva do Barça do que o Dembélé teve em cinco épocas. E Tu tens dúvidas se o Yamal é assim tão melhor que o Dembele?

          E concluindo o teu raciocínio, voltamos ao motivo do post do Ribery, se estamos a dar Bolas de Ouro por “render bem numa boa equipa”, o Ribery então em 2013 está à espera até hoje.

          • Kacal
            Posted Junho 8, 2025 at 8:51 pm

            E o Mundial que foi em Dezembro do ano anterior contava sequer para essa atribuição da Bola de Ouro? E o desonesto sou eu? Tudo certo.

            Depois que tem a idade a ver com a qualidade e época? Por Yamal ser tão jovem e jogar tanto invalida que a época de Dembelé tenha sido igualmente boa e ele tenha muita qualidade? Volto a repetir não dá comparar Yamal – Dembelé com CR7 – Ribery mas é que nem perto. Já agora Dembelé esta época jogou menos 700 minutos mais coisa menos coisa e mesmo assim marcou mais 14 golos que Yamal (35 do Francês contra 21) fazendo apenas menos 7 assistências (14 do Francês contra 21) sendo que ambos jogaram muito bem esta época mas o Dembele conquistou a Champions. Acho válido que conquiste o Dembele a Bola de Ouro e aceitável. De qualquer forma nem percebo o teu argumento quando eu defendo que deve ser Yamal a ganhar a Bola de Ouro e não Dembele basta ver outro post aqui do blog para confirmar lol

            Por fim Ribery nem foi destacado o melhor da sua equipa é bem discutível que não tenham sido Neuer ou Robben, por exemplo. Quanto mais o melhor do Mundo. Mas enfim tudo que seja contra Ronaldo já sabemos que vão forçar…

  • Cossery
    Posted Junho 7, 2025 at 8:37 pm

    Não é diferente da Bola de Ouro de 2010…

    • Veridis Quo
      Posted Junho 8, 2025 at 3:28 pm

      Mas em que mundo é que o Ribery, o Sneijder ou quem quer que fosse, era melhor ou fez melhores épocas que o Messi e o Ronaldo no auge destes? A equipa deles ganhou mais títulos? Parabéns, tem uma medalha e levantaram as taças correspondentes a isso. Melhor jogadores que estes individualmente?
      Mas alguém com olhos viu os jogos do Ribery e depois do Messi e do Ronaldo e acha “hm, o Ribery é claramente o melhor jogador dos 3”?

      • L_Higuita
        Posted Junho 8, 2025 at 5:17 pm

        Ora… no mesmo mundo onde, há dois anos, vocês queriam dar a Bola de Ouro ao Haaland, um avançado que toca cinco vezes na bola por jogo e desaparece em todas as finais.

        A vossa lógica é espetacular: quando o Ronaldo não ganhou nada em 2013 mas marcou muitos golos, “não interessa quem ganhou mais, o que interessa é ser o melhor do mundo”. Mas quando o Messi ganha o Mundial, decide jogos, é MVP do torneio e ainda faz época sólida no PSG, aí já “o Haaland ganhou a Champions, deviam dar-lhe o prémio”.

        Quanto ao “ver os jogos”: sim, quem viu os jogos em 2013 viu o Ribéry a comandar o melhor Bayern da história, a carregar uma equipa com futebol de altíssimo nível durante uma época inteira, e a ser eleito Melhor Jogador da UEFA. Viu também o Ronaldo a fazer muitos golos… e a ver os títulos todos pela televisão.

        Mas pronto, se vamos usar a régua do “quem é melhor no geral” para anular épocas brilhantes de outros jogadores… então fecha-se a Bola de Ouro e entregava-se uma estátua vitalícia ao Messi e poupava-se trabalho.
        Já que o Ronaldo nunca foi melhor que o Messi, simplesmente fez melhor em épocas específicas. Tal como o Ribery nesse ano não era melhor que os outros, mas fez sim uma época superior a todos eles.

      • Kacal
        Posted Junho 8, 2025 at 4:27 pm

        Ora nem mais, Veridis Quo! Eu acho o mesmo apenas se uns usam certos argumentos nós podemos usar os mesmos ao contrário mas eu acho ambos ridículos porque concordo exatamente contigo!

  • BusInTown
    Posted Junho 7, 2025 at 8:22 pm

    Época 12/13 o Ronaldo tem 55 jogos, 55 golos e 13 assistências.
    Foi o melhor marcador da liga dos campeões em apreço com 12 golos e 1 assistência em 12 jogos, enquanto o Ribery marcou 1 golo e fez 5 assistências nos mesmos 12 jogos.

    Perde na semifinal com o Dortmund numa eliminatória que ficou 4-3 para o Dortmund e que o 4-4 daria para o Real Madrid devido à regra do golo fora (4-1 na Alemanha e 2-0 em Espanha).

    No ano de 2013 faz 69 golos em 59 jogos.

    Bola de ouro que só tem discussão porque o Cristiano é eliminado na meia final da Liga dos Campeões e acaba sem títulos coletivos, contudo, a performance individual foi a melhor por larga margem naquele ano. A performance individual de um jogador pode refletir no sucesso coletivo mas neste caso não se refletiu e isso não retira o mérito da vitória num prémio individual.

    Este ano para mim seria entre Pedri e Yamal. Não ganharam a Champions mas tiveram num nível superlativo individualmente (até na eliminatória que são eliminados e que para alguns os retira da corrida).
    O Dembelé e o Vitinha até podiam entrar na discussão mas só vi os jogos da Champions deles e, do meu ponto de vista, tanto Pedri como Yamal individualmente faziam e fazem mais diferença nas respetivas equipas.

  • Freud
    Posted Junho 7, 2025 at 8:12 pm

    Mas n ha colinho para o real e para o ronaldete…
    Depois atacam os outros…
    é o tal ensaio sobre a cegueira…

  • Oldasity
    Posted Junho 7, 2025 at 7:44 pm

    Para mim a Bola de Ouro tem de ir para o melhor jogador do mundo ou que fez melhor época/ano (antes era por ano, agora é por época). Mas também aceito e percebo o peso dos títulos, principalmente quando existem dois jogadores praticamente no mesmo patamar ou que tiveram igualmente uma boa época.
    Mas acho ridículo falarem dos títulos para enaltecer gajos que ninguém falou a época quase toda. Tal como não acho justo só se definir por títulos. O Inter não teve nenhum jogador que se pudesse ser considerado BO, mas se por acaso tivesse e se por acaso tivesse sido melhor que os outros jogadores todos do mundo seria justo não lhe dar uma BO só porque perdeu todos os títulos por um triz (a final da LC até foi uma malha, mas por pouco não ganhou o campeonato e a taça)? Isto também são coisas a se ter em conta.

    Portanto:
    1 – Ribery não deveria ter ganho a BO, porque sim, ganhou tudo e foi importante nos títulos, mas goste-se ou não, não foi melhor que Ronaldo, que apesar de não ter ganho nada e é o 1º jogador com este feito, como jogador foi melhor que o francês (com uma larga margem, diga-se).
    2 – Para mim, desde 2009 até 2023 Messi tinha ganho quase todas as Bolas de Ouro, com a exceção de 2013 e 2022. Portanto tinha 12 Bolas de Ouro (a de 2020 não foi entregue e deveria ter sido entregue a Lewa). Porque o argentino era de facto melhor jogador que todos os outros sem paralelo. Ronaldo aproximava-se pelos números (principalmente golos, porque no aglomerado de golos e assistências nem havia hipótese), mas como jogador estava a léguas.

    Esta conversa da Bola de Ouro vai conforme o vento. Os jogadores que querem que ganhem muda drasticamente em espaço de semanas.
    A época começou e até janeiro toda agente dizia que Salah já tinha a BO no bolso.
    Foram eliminados da LC já não voltaram a falar mais no Salah (onde nesta competição foi bastante fraco) mas só na EPL fez 28 golos e 19 assistências, o que é absurdo.
    Nesta altura o Barcelona começou a carburar, depois da ganhar e humilhar o Real Madrid na Super Taça. Aqui já começaram a falar do Raphinha como o favorito para a BO, sendo que foi assim até maio, onde o Inter mandou o Barcelona para casa e desde então que toda agente esqueceu o brasileiro e começou a falar em Dembelé. Sendo que o brasileiro até conquistou 3 títulos e foi o melhor marcador e assistente da LC, mas como não ganhou, já não conta para nada.
    Após a final, como Dembelé não fez um jogo por aí além, e o Vitinha fez o que quis neste jogo, já se começa a dizer que o português é o melhor médio do mundo e tem de ganhar a BO.
    Mas isto cabe na cabeça de alguém?
    Durante 80 ou 90% da época NINGUÉM falava de jogadores do PSG, ninguém se lembrava que Vitinha existia quase. No espaço de 2 ou 3 semanas, já dizem que é o melhor médio e jogador do mundo 🤣

    Adoro Vitinha e lembro-me de ver o meio campo com ele, Verratti e Messi à frente deles e era arte ver estes 3. E falava-se bastante no português nesta altura. E toda agente sabe que sempre foi bom, mas por meia dúzia de jogos, e um par de semanas já se lembraram que ele existe e de repente passa a ser melhor que os outros todos. E acho isto ridículo.
    Andou o Rice, Pedri, Barella, entre outros a fazer épocas incríveis, sempre num nível altíssimo, e de repente o Vitinha supera estes todos porque ganhou a LC, que ridículo. E atenção que não estou a querer dizer que Vitinha não fez uma boa época e que só jogou bem agora na ponta final, mas não este ao nível de outros.

    Agora se Yamal ganhar a Liga das Nações (torneio que não passa de 1 par de amigáveis e que devia contar bola) já passa a ser o principal favorito, novamente ridículo. Se for Portugal então, ninguém se vai calar com o Vitinha.

    E isto nos últimos anos tem sido assim, principalmente para atribuir a BO. Não fazem um recap (mental) da época inteira, só se lembram do final.

    Em 2018 ganha o Modric por ter 3 motivos, Ronaldo saiu do RM, ganhou a LC e chegou à final do mundial, e isto deu-lhe o prémio. Mas em que mundo isto faz sentido? Messi acabou essa BO em 5º, com 45 golos, 20 assistências em 54 jogos e também ganhou 2 títulos. Mas aqui ninguém ficou indignado, e acharam justíssimo. Modric em termos de futebol nem chegou aos pés de Messi e para nem falar de números.

    • Daervar
      Posted Junho 7, 2025 at 9:16 pm

      Concordo em absoluto

    • Fantantonio
      Posted Junho 7, 2025 at 8:34 pm

      Aplicando o primeiro argumento para que fosse o Ronaldo a ganhar e não o Ribery a ganhar a BO, tens coragem de dizer que o Ronaldo em 2013 jogou melhor do que o Messi? Porque isso, em termos futebolísticos, durante esses anos foi virtualmente impossível, a não ser estatisticamente e mesmo assim o Ronaldo perde em quase todos os parâmetros.

      • Oldasity
        Posted Junho 8, 2025 at 9:23 am

        Messi em 2013 teve lesionado e falhou bastantes jogos. Ronaldo acabou com mais 14 golos. Aceito que o CR ganhe muito por aqui, porque claro em futebol jogado nem há comparação.

  • Gil-Galad
    Posted Junho 7, 2025 at 7:34 pm

    É sempre um tema difícil. A qualidade individual está em primeiro lugar. Claramente alavancada por títulos (em caso de dúvida). O Ribery fez um golo nessa Champions (vi isto em qualquer lado) e nunca apresentou o nível de Ronaldo ou Messi (que basicamente atiravam a moeda ao ar todos os anos para ver quem ganhava). Ninguém para além destes 2 mereceu vencer o que estes ganharam por muito romântica possa ser a visão que o Ribery, o Sneijder e outros tantos possam ter vencido X títulos. O impacto não foi igual. Neste momento de maior equilíbrio (que não era o caso na altura com Ronaldo e Messi bem acima dos restantes) acho que colocar os títulos com maior peso, fará sentido para decidir porque não há um vencedor claro

    • Veridis Quo
      Posted Junho 8, 2025 at 3:30 pm

      A questão é mesmo essa. O caso de dúvida. E com Messi e Ronaldo, para os restantes (Sneijder, Jorginho, Van Dijk, Ribery, Iniesta, etc)… nunca houve dúvidas que os outros candidatos simplesmente não eram do nível deles. Mesmo que as suas equipas limpassem os títulos todos.

  • disturbed17
    Posted Junho 7, 2025 at 7:25 pm

    Numa época como esta onde não há ninguém claramente melhor que os outros faz sentido, numa época onde 2 jogadores eram claramente superiores aos outros, os prémios coletivos eram secundários.
    Aqui estou com o Cristiano.

  • Art Vandelay
    Posted Junho 7, 2025 at 7:06 pm

    Continua a ser um dos maiores escândalos da história da Bola de Ouro e foi só mais uma prova que o Ronaldo era o menino querido da FIFA, venceu a Bola Ouro com ZERO troféus, mas o menino tinha de ganhar para ele e o Real Madrid não fazerem birra

    • disturbed17
      Posted Junho 7, 2025 at 9:22 pm

      Ridículo, até o próprio presidente da FIFA gozava com o Ronaldo e era o menino querido?? Kkk..
      O único escândalo foi o prêmio do Modric, doa a quem doer desde 2008 houve 2 jogadores à parte do resto, qualquer que fosse o vencedor que não 1 dos 2, era completamente imerecido.. ponto.

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Junho 8, 2025 at 10:26 am

        Modric foi à final do mundial nesse ano e era o motor do meio campo no Real Madrid. Não foi assim tão descabido, ainda por cima quando Portugal foi eliminado pelo Uruguai. Os médios e os defesas também podem ganhar esse prémio sabias? Era estranha esta que vivemos

    • Kacal
      Posted Junho 7, 2025 at 8:47 pm

      Pois mas a do Sneijder em 2010 ou Lewandowski há uns anos atrás não te interessa falar. Só faz de ti hipócrita!

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 8, 2025 at 11:00 am

        O Sneijder nunca esteve sequer perto de ser o melhor do mundo.

        • LespistoleroS7
          Posted Junho 8, 2025 at 2:41 pm

          O que é ‘estar perto’? É que o Sneijder de 2010 era, sem qualquer dúvida, um dos 5 melhores jogadores do Mundo. E a bola de ouro não é atribuida ao melhor do Mundo, se não eram sempre dadas aos mesmos jogadores, durante muito tempo o Messi, e agora seria sempre entre o Mbappé e o Lamine. O Rodri também nunca foi melhor do Mundo, mas é um craque que foi essencial nas conquistas da sua equipa e seleção, conquistas bastante significativas, e por isso parece-me legítimo que lhe tenha sido dada a bola de ouro, já que foi, pelo menos, um dos melhores e ninguém se destacou claramente mais.

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Junho 8, 2025 at 11:53 am

          Se tivesses usado o critério como deve ser, não vejo porque é tão descabido. Motor do meio campo do inter, finalista do mundial, campeão europeu com influência nas duas equipas…. Não esteve perto então quem esteve? Coitado do Zidane, Ronaldinho e outros se jogassem hoje

      • Oldasity
        Posted Junho 8, 2025 at 9:27 am

        Sneijder não merecia a de 2010, tal como Ribery não merecia a de 2013. Em relação a Lewa, devia ter ganho em 2020, e infelizmente não atribuíram o prémio.

        • Kacal
          Posted Junho 8, 2025 at 2:08 pm

          Mas eu não digo que merecia. Acho que não seria mal entregue mas não me escandalizou ser Messi agora então não podem vir com o argumento que Ribery merecia, caso contrário Sneijder também merecia pelo mesmo critério. Ribery era sequer assim tão superior a Robben na mesma equipa na altura?

        • Mantorras
          Posted Junho 8, 2025 at 10:50 am

          Isto.

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Junho 8, 2025 at 10:24 am

          Quem merecia a de 2010? O Messi que marcou zero golos no mundial? Podiam ao menos ter dado ao Xavi para disfarçarem um pouco. Falar em menino da FIFA quando Lewa, Van Dijk já foram roubados e tivemos a situação de 2010…

Deixa um comentário