Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ricardo Quaresma: análise ISO 31000

Depois de Fernando, é a hora de Quaresma estar na berlinda, no que ao Mundial do Brasil diz respeito. Deixemos de lado as tricas, as conspirações sulistas, elitistas e liberais, as acusações ou insinuações de racismo, xenofobia, patriotismo ou bairrismo por um minuto. A dúvida de Paulo Bento em relação a Ricardo Quaresma prende-se apenas e só com um ponto: análise de risco. O extremo do Porto tem talento suficiente não só para fazer parte dos 23, como para ser titular. Ponto assente. É daqueles que decide um jogo, com um remate, um passe, num dia de inspiração parte os rins a qualquer adversário e deixa defesas inteiras com dores de costas. Mas o Mustang tem um grau de risco associado, que não pode ser descurado. A sua inspiração e dedicação são proporcionais ao seu grau de felicidade, e convenhamos, palavras do próprio, não é fácil de o fazer feliz. Em primeiro lugar, Quaresma gosta de ser “the man”. E na Selecção, esse lugar tem dono. Depois, e se a Terra continuar a girar em redor do Sol, Paulo Bento vai usar Nani e CR7 nas alas. Ficará Quaresma resignado a ver boa parte das partidas ao lado dos restantes suplentes? Depois, há o comportamento dentro de campo… Quaresma, embora sendo um avançado, soma amarelos com uma facilidade incrível. Sabendo que o critério disciplinar costuma ser mais apertado nestas competições, e o portista não tem estatuto suficiente para provocar alterações de comportamento nos senhores do apito, o risco aumenta. E falando do aspecto técnico, já deu para ver que, quando marcado de modo implacável, Quaresma é quase que um a menos… é verdade que ajuda mais nas tarefas defensivas, justiça lhe seja feita, mas com bola, não solta, não vê linhas de passe abertas, preferindo manter a redonda em seu poder e rodipiar sobre quem lhe apareça pela frente, mesmo que isso signifique estagnar o jogo. Depois, é atreito a fazer malabarismos em zonas proibidas, o que nem sempre corre bem, redundando em erros que equipas mais traquejadas não costumam desperdiçar. Finalmente, o seu temperamento… sim, é verdade que Pepe tem os seus momentos, João Pereira tem um historial recheado, Bruno Alves é Bruno Alves, e até Ronaldo tem a sua quota parte de explosões. Mas a verdade é que estes elementos têm muita experiência em ambientes adversos e em competições exigentes do ponto de vista emocional, e quer queiramos quer não, têm neles depositada uma confiança que Quaresma, mesmo em cima dos 30, ainda não conquistou. Tudo somado, a questão é simples: os potenciais benefícios de levar Ricardo Quaresma ao Mundial superam os possíveis danos; sim ou não?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Tiago Alves
    Posted Abril 2, 2014 at 11:01 pm

    Quaresma sendo marcado de modo implacável até é bom…para Ronaldo. Acho que até é isso que queremos, um jogador que jogue do outro lado, capaz de desresponsabilizar Ronaldo. E Ivan, Vieirinha, Varela etc não são esses jogadores.

    • Nuno R
      Posted Abril 2, 2014 at 11:18 pm

      Revê bem o jogo da Taça. A bola chegava-lhe e não saía, mesmo com "meia" equipa em cima dele e colegas soltos.

  • Bruno
    Posted Abril 2, 2014 at 11:02 pm

    Concordo totalmente com o que foi aqui escrito, pelo que no meu ponto de vista a resposta é dada da seguinte forma:
    Nani tem condições para ser titular? Se sim, Quaresma não deverá ser convocado, por a suplente (como foi dito) mais vale não estar. E Varela tem feito bem esse papel. Por outro lado, e se Nani não estiver em condições de ser titular? Nesse caso o lugar só pode pertencer a Quaresma.

    Resumindo, convocar Quaresma só se for titular.

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2014 at 10:08 am

      Não concordo com a opinião de que o Quaresma só a titular. na minha opinião deverá entrar em alturas que o jogo está difícil de desbloquear, entrar só depois dos 65min, altura em que é necessário arriscar. O Quaresma tem de ser marcado por mais que um defesa,isto pode ser o suficiente para abrir o espaço necessário para criar desequilíbrios.

      PS 25 minutos não devem chegar para acumular muitos amarelos.

      Joao Fernandes

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2014 at 5:03 pm

      Estamos a falar do Quaresma não do Varela.
      Ele sempre admitiu que não gosta de estar no banco, perde a motivação, ele não ntem feitio para esperar daí ele ser como é quando está em campo, agarrado à bola e tentar resolver o jogo ele.
      Estou muito de acordo com o que o Bruno disse, Quaresma na seleção só se for para ser titular porque para aquecer o banco levem o Licá ou algo do género.
      E toda esta perseguição que estão a fazer ao Quaresma não tem justificacao nenhuma, se for a juntar o rol de jogadores que foram citados na noticia são todos iguais, Pepe, Bruno Alves, Joao Pereira, Ronaldo, Fabio Coentrão todos eles volta e meia não passam de arruaceiros.

      /Artur

  • Portodesangue
    Posted Abril 2, 2014 at 11:02 pm

    Para mim sim, não temos melhor aqui em Portugal. Quaresma desiquilibra, coisa que pouca gente é capaz … só Ronaldo! ( apenas falando de portugal) era definitivamente uma mais valia.

  • francisco
    Posted Abril 2, 2014 at 11:03 pm

    Para mim é um SIM ENORME. Sou Sportinguista de coração, mas o Quaresma é um jogador a nível técnico extraordinário. é daqueles que do nada decide um jogo e é fortissimo no um para um e no cruzamento, duas coisas que o actual Ronaldo tem as suas dificuldades (no que toca ao cruzamento apesar de ter qualidade não o usa com muita frequência, preferindo fletir para o centro e rematar. ).

    Voltando ao Quaresma, acho que uma seleção com a pouca qualidade que a nossa tem e ainda para mais sem um Nani ao seu nível não pode nunca prescindir deste génio.

  • Mobster
    Posted Abril 2, 2014 at 11:04 pm

    Ainda não consegui perceber o problema das pessoas com o Quaresma. Convocado e titular indiscutível neste momento.

    Como se costumava dizer… "Deixem jogar o Quaresma!!"

    • Miguel :)
      Posted Abril 3, 2014 at 9:32 am

      Não Consegues perceber? Não leste o texto?

    • Anónimo
      Posted Abril 3, 2014 at 10:14 am

      Ha um problema muito grave com o Quaresma, joga no FCP e neste momento esta em grande forma. O verdadeiro objectivo da campanha "castiguem o Quaresma" era para nao jogar na Luz.
      MPires

  • Carlos Franco
    Posted Abril 2, 2014 at 11:06 pm

    Parabéns pelo artigo, muito bem analisado e escrito.

    Quanto à resposta, penso que ainda há outro factor a considerar: Nani apesar da sua enorme capacidade técnica, vai chegar ao Mundial sem a menor rotina de jogo por estar praticamente encostado no United, e infelizmente penso que não serão as 3 ou 4 semanas de preparação pré-Mundial que farão a diferença, e Paulo Bento pensará o mesmo.

    Quanto à resposta, penso que também dependerá da forma dos outros extremos no que resta da época, mas se calhar vale mais a pena ter um Varela ou um Vieirinha (Pizzi, Rafa, Danny?) que cumprem sem inventar, do que um Quaresma a passar a bola ao Lahm em 4 de 5 lances.

  • Ricardo Silva
    Posted Abril 2, 2014 at 11:09 pm

    Se o Paulo Bento tiver uma séria conversa com ele, pondo os pontos nos i's e clarificando o papel dele, penso que pode ser um forte reforço para a nossa Selecção. É como o VM disse, "é daqueles que decide um jogo, com um remate, um passe (…)". Basta que tenha cabeça e se concentre nos objectivos do grupo.

    • Vasco Barros
      Posted Abril 3, 2014 at 12:10 am

      A questão é o basta, algo que ele tem tentado fazer durante os 30 anos de idade e nao tem conseguido grande coisa, muito ego infelizmente

  • Marco Dias
    Posted Abril 2, 2014 at 11:10 pm

    Para mim, e sou Sportinguista, vejo Fernando como o ponto alto da selecção Portuguesa para este Mundial. Precisamos do Fernando mais do que precisamos de William é claro como a água daqui a uns anos acredito que já não).
    Contudo o Fernando + William + Moutinho seria o meio campo de luxo. Fernando joga atrás sozinho, um monstro a defender por todos os terrenos, e depois iriamos ficar com uma qualidade de posse de bola fantastica…

    Quaresma é mais um obrigatorio, está em boa forma, e mesmo em má forma nao temos nem 1 melhor que ele. Quem querem colocar na direita? Vieirinha (lesionado)? Nani (não joga futebol ha 1 ano)? Ivan?
    A verdade é que Quaresma com um meio campo coeso, tem liberdade para voar como ele gosta, e pode fazer coisas muito muito bonitas num mundial (sei que tambem pode fazer feias).

    E para finalizar acho que Portugal seria um caso sério se fossem convocados os jogadores que merecem, sejam para suplentes ou não – Adrien, Cedric, José Fonte, Danny, etc… E claro, se Lima tmbém fosse à selecçao.
    Vejo aqui muitos Portugueses so porque nasceram num hospital cá situado, pois torcem pela Espanha, Mas depois vêm criticar a selecção do proprio País, quando a sua amada Espanha tem algumas 10 soluções de top mundial para cada posiçao especialmente para o ataque, e anda a naturalizar jogadores (ex: Diego Costa). Agora quero saber qual o motivo para nao ir Lima à selecção, quando é a posição mais fraca (miserável mesmo) de Portugal? Sendo que Lima = Pepe = Fernando = William… situações iguais mas parece que ha dificuldades neste País em distinguir quem é Português e quem não é.

    Para mim, sonhando alto, com os jogadores que merecem ser convocados, mais o Fernando e o Lima, Portugal fica com uma qualidade acima da media no 11 e com um banco com boas soluçoes.
    Se a convocatória seguir os parâmetros normais e fracos de Paulo Bento, então acho que podemos ficar logo pelos grupos.

    • ebranco
      Posted Abril 3, 2014 at 8:03 am

      Faço minhas as suas palavras, concordo consigo em todos os pontos.

      Abraço

    • Miguel Condeço
      Posted Abril 3, 2014 at 12:46 pm

      Façam isto chegar ao sr. Paulo Bento para ver se ele deixa a casmurrice de lado e faz os portugueses voltarem a sonhar naquilo que é uma grande competição!
      Precisamos de quem joga com amor à pátria.
      Esta é sempre uma altura muito especial, todos os portugueses unidos: sofremos todos juntos e todos juntos partilhamos momentos de pura alegria!
      A seleção é muito mais do que uma "equipa de futebol", é, para muitos portugueses, o escape desta realidade suja que vivemos; uma das poucas coisas de que nos podemos orgulhar!

  • Flávio Afonso
    Posted Abril 2, 2014 at 11:13 pm

    Não acredito que Paulo Bento convoque o R.Quaresma e digo-o porque este ultimo jogo de preparação chamou um jogador de uma equipa B (Benfica B), refiro me a Ivan Cavaleiro e deixou o R. Quaresma de fora da convocatoria quando ele esta em boa forma e o Ivan joga numa liga inferior e vai visitando a equipa principal pontualmente. No meu entender isto é um sinal que deverá ser considerado. Parece me que o Quaresma tem muita qualidade tecnica mas falta lhe profissionalismo, claramente so isso explica o falhanco nas suas experiencias alem fronteiras. O Porto tem um controle e um cuidado especial sobre a vida pessoal do Ricardo, isso explica os exitos no Porto e os falhancos em outras equipas. Na selecao nacional nunca se conseguiu impor e não acredito que o venha a conseguir, e o Mrs. Bento sabe que o Quaresma é um elemento destabilizador e todos nos já sabemos como Bento gosta da união de grupo e privilegia a continuidade das mesmas peças de xadres (jogadores). Na minha opiniao o selecionador virara as suas atencoes para outros elementos como Rafa, Vieirinha, Nani, Varela e depois temos a incognita do Danny e ainda se o Bruma ira recuperar a tempo do mundial.

  • Luis 25
    Posted Abril 2, 2014 at 11:15 pm

    Eu nem sequer consigo perceber como é que Nani ainda entra nas contas, por mim nem convocado era.
    Quaresma tem de ser chamado e ponto final.
    Neste momento prefiro que o seleccionador chame o Mané em vez do Nani.

  • Nuno Mendes
    Posted Abril 2, 2014 at 11:16 pm

    Em competições com este curto espaço temporal entre jogos, as equipas que ganham são normalmente as que têm os melhores médios, mais calmos, inteligentes e que saibam fazer a gestão do jogo, pois o desgaste físico é muito depois das temporadas agressivas (física e psicologicamente) a que são sujeitos muitos dos nossos jogadores da seleção nacional. Por isso, facilmente abdicaria de um extremo com o calibre do quaresma (muito instável psicologicamente) por um médio centro mais tacticista como ruben amorim / hugo viana / adrien que já tenham alguma experiência internacional. Se querem dados, olhem para os vencedores deste género de competições ao longo da história do futebol e os seus jogadores mais preponderantes e retirem as vossas conclusões.

  • Anónimo
    Posted Abril 2, 2014 at 11:17 pm

    Definitivamente um não. As jogadas geniais que Quaresma faz e que decidem um jogo de quatro em quatro jogos não compensam as jogadas que estraga por excesso de individualismo, por querer arriscar e falhar, por não ver os colegas em melhor posição, por querer fazer o passe de letra ou trivela quando o momento não é o mais adequado e que são às dezenas por jogo. Juntando a isso a falta de cabeça que nos pode deixar a jogar com menos um a qualquer momento pois Quaresma não tem num Mundial o mesmo tipo de protecção que tem em Portugal.

    Francisco

    • luis bcn
      Posted Abril 2, 2014 at 11:42 pm

      Ponha "nao ajuda na defesa e refila com os seus companheiros" e estaria a descrever o Ronaldo….

    • Anónimo
      Posted Abril 2, 2014 at 11:51 pm

      Luis bcn a única comparação que consigo fazer entre o Ronaldo e o Quaresma é que eram parecidos aos 17 anos, de resto tenha lá paciência…

      Francisco

    • Luis Rosa
      Posted Abril 3, 2014 at 12:12 am

      Aparte algum individualismo, são a noite e o dia…

    • Edu
      Posted Abril 3, 2014 at 10:35 am

      O individualismo faz parte do extremo. Quem não arrisca não petisca.
      Extremos perfeitos em que cada lance é bem decidido não existe. Nem o C.Ronaldo acerta sempre, nem sequer acerta muita vezes. Simplesmente acerta mais que os outros.

      Ainda me recordo do Hulk ser o jogador que mais bolas perdia no campeonato e/ou na Liga dos Campeões. Mas a verdade é que era um grande jogador e fartava-se de decidir jogos.

  • Flávio Afonso
    Posted Abril 2, 2014 at 11:21 pm

    a minha selacao:
    GR: Rui Patricio; Beto; Anthony Lopes
    DD: Cedric; Joao Pereira
    DE: Coentrão; Silvio
    DC: Pepe; Bruno Alves; Neto; Jose Fonte (a par do pepe é o defesa portugues em melhor forma)
    MC: Fernando; William; Moutinho; Amorim; Manuel Fernandes(um dos grandes jogadores do campeonato turco, muito melhor que o meireles); Danny
    Extremos: Ronaldo; Nani; Varela; Bebe (este miudo tem muita qualidade)
    PL: Edinho; Nelson Oliveira

    • Miguel Veríssimo
      Posted Abril 3, 2014 at 8:42 am

      Só trocava o Edinho pelo Lima e o Nani pelo Quaresma. Parabéns

    • ACSilva
      Posted Abril 3, 2014 at 9:44 am

      Desta seleção, trocava o Fernando pelo Adrien (Não quero mais brasileiros na seleção portuguesa), Bebe pelo Quaresma, Edinho pelo Postiga e o Nelson Oliveira por outro qualquer jogador que jogue na frente de ataque… Sou benfiquista, mas Nelson Oliveira nem pintado de ouro é jogador!

    • Rui Silva
      Posted Abril 3, 2014 at 9:53 am

      Ó Flávio Afonso, o seleccionador chama-se Paulo Bento.

  • Adão Loureiro
    Posted Abril 2, 2014 at 11:23 pm

    Vão Ronaldo e Nani.

    Na minha opinião, Ivan Cavaleiro/Carlos Mané nem se equaciona a possível ida.

    Depois há Pizzi, Vieirinha, Varela e Quaresma, seguidos por Wilson Eduardo, Candeias e Licá.

    Destes para mim, escolheria o Pizzi e Quaresma.

    • AC
      Posted Abril 3, 2014 at 9:57 am

      A meu ver deveria ser: Ronaldo, Quaresma, Pizzi e Varela. Nani tem de puxar pelo cabedal para jogar, Nani neste momento vive daquilo que já foi… "um jogador de grande potencial"…

  • João Lains
    Posted Abril 2, 2014 at 11:25 pm

    Alguém que pergunte, Nani tem condições para ser titular? Já lá vão quatro meses afastado dos relvados e tem apenas 600 minutos jogados ao longo desta temporada. Em condições normais, nem entrava nas contas.

    • mpcp
      Posted Abril 3, 2014 at 9:24 am

      Nani ja provou o que vale na seleção… ja quaresma nunca provou nada, onde quer que fosse! Quaresma prova onde até um licá ou um josué parecem craques!

    • Super Dragão
      Posted Abril 3, 2014 at 11:28 am

      Lá vem o discurso anti-Porto. mpcp arranja outro

    • José Nogueira
      Posted Abril 3, 2014 at 8:33 pm

      Não percebo qual é a implicação com Nani por não jogar, quando todos antes de Janeiro diziam o mesmo de Quaresma. O rapaz não jogava há mais de um ano e chegou a Portugal e foi o que se vê.

    • José Nogueira
      Posted Abril 3, 2014 at 8:47 pm

      Não percebo qual é a implicação com Nani por não jogar, quando todos antes de Janeiro diziam o mesmo de Quaresma. O rapaz não jogava há mais de um ano e chegou a Portugal e foi o que se vê.

  • Fábio Teixeira
    Posted Abril 2, 2014 at 11:30 pm

    Eu levava-o ao Mundial.

  • luis bcn
    Posted Abril 2, 2014 at 11:41 pm

    Os extremos vao ser:

    Ronaldo
    Nani (se entretanto nao acabar a carreira)
    Varela (este vai se certeza)
    Danny (é um craque e o Paulo Bento disse que nao tinha problemas com ele)

    A duvida é se o Paulo Bento leva o Danny como extremo ou como medio, se levar como medio (10) curiosamente será outro medio a ser convocado (Rafa) se acabar bem a epoca. O pizzi e o vieirinha tambem tem hipoteses…de resto nao vejo ninguem melhor colocado (o ivan cavaleiro foi uma piada do selecionador)

    Quaresma nao vai ser convocado porque agrediu um jogador á pouco tempo…espera, enganei-me esse foi o Ronaldo contra o Bilbau…ou entao o ano passado quando deu um pontape na cabeça de um jogador do Atletico de Madrid (final da taça do Rei), mas claro, o capitao e os centrais podem fazer o que quiserem, o director de nao sei quê (JVP) pode dar murros aos arbitros, mas Quaresma? Esse podem ter a certeza que nem vê-lo.

    • Diogo Pinto
      Posted Abril 3, 2014 at 10:05 am

      Luis bcn,

      tem imensa piada você… já num post acima tinha comparado o Ronaldo e o Quaresma, com o argumento de que o Ronaldo e passo a citar "não ajudar na defesa e refilar com os companheiros", você tem noção do que está a dizer ou a "comparar" ?

      Quaresma, há uns anos atrás, tinha tudo para ser um "Ronaldo" ou até ainda melhor, não teve foi cabeça ou o aconselhamente necessário e teve a carreira que teve . Continua a ter qualidade ? Sem dúvida, está à vista de todos… Agora, "justificar" que o Quaresma deve ser convocado porque o Ronaldo "agrediu" um jogador, quando o termo "agressão" até dói neste contexto, por favor….

      O Ronaldo não "agrediu" nenhum jogador, apenas ripostou a uma provocação de que foi alvo e o teatro encenado pelo jogador do Bilbao, Gurpegi, ajudou no resto. Sugiro que veja novamente as imagens do incidente e tire as suas próprias ilações (mas seja imparcial). Para além de que o que o Quaresma fez (ou queria fazer) no final do jogo com o Nacional, tenha sido ão ou mais grave que essa "suposta" agressão.

      Agressões ou "tentativas de" à parte, parece-me obvio que o Quaresma deve ser convocado, se de entre os 4 jogadores seleccionáveis (Quaresma, Vieirinha, Pizzi e Danny) para a única vaga que sobra, a admitindo que Paulo Bento levará os outros 3 "mais seleccionáveis", falo de Ronaldo, Nani e Varela, não vejo o porque da sua não chamada.. Se até Balotelli joga na seleção italiana e tem um temperamento e atitudes piores, a meu ver, que o Quaresma, porque não deve este ser convocado ?

  • Kacal l
    Posted Abril 2, 2014 at 11:41 pm

    SIM!
    Com as lesões do Vieirinha e do Bruma (mesmo que regressem a tempo, não estarão em condições), o Bebé não conta, o Danny é “carta fora do baralho”, o Rafa não me parece que vá ao Mundial, sobra o CR7 e o Varela que vão ser convocados e depois o Pizzi, Ivan Cavaleiro e pouco mais, não há muito por onde escolher, portanto, apesar de tudo, eu convocava o Quaresma pela sua qualidade e pelo seu talento.

  • Marco Dias
    Posted Abril 2, 2014 at 11:46 pm

    A selecção de quem realmente percebe de bola, vamos antes definir assim:

    GR: Rui Patricio + Beto + Ricardo
    DD: Joao Pereira + Cedric
    DE: Coentrão + Antunes
    DC: Pepe + Bruno Alves + Rolando + Jose Fonte
    Medios: Fernando + William + Moutinho + Meireles + Adrien + Danny
    Avançados/Extremos: Ronaldo + Quaresma + Varela + (Bebe ou Rafa.. o que acham?)
    PL: Hugo Almeida + Vaz Tê

    Justificações/Outsiders:

    Éder -> Lesão…
    Manuel Fernandes lesionou-se e já não joga esta época -> informem-se antes de fazer convocatorias lol
    Pizzi, Vieirinha, Wilson Eduardo, Licá, Josué -> Está tudo doido?
    Nani -> Não joga durante o ano não é opção, realidade do futebol nua e crua
    Mané e Ivan > Futuros talentos mas muito cedo para irem a um Mundial – falta provarem muito.

    • Luis Rosa
      Posted Abril 3, 2014 at 12:07 am

      Concordo que essa está muito próxima de ser a melhor selecção que se consegue na actualidade (e é se não acertou mesmo na mouche). Embora se seque a garganta quando olho para o nome Hugo Almeida.

      Já agora, só falta acrescentar aí às justificações o Postiga e o Miguel Veloso para estarem todos os convocáveis abordados.

      Uma questão: qual é a extensão da lesão do Rafa? É coisa ligeira?

    • Kacal l
      Posted Abril 3, 2014 at 12:19 am

      Marco Silva,

      Não entendi, estás a dizer que só tu percebes realmente de bola ou que só quem concordar com essa convocatória é que percebe de bola??? para mim já nem me interessa o teu comentário, peço desculpa, mas não gosto de arrogâncias.

    • Kacal l
      Posted Abril 3, 2014 at 12:24 am

      Luis Rosa,

      O Rafa lesionou-se, ao que parece foi uma rotura muscular na coxa esquerda, isto foi depois do jogo de Portugal contra os Camarões, há cerca de 1 mês, o tempo de paragem estimado foi de cerca de 6 semanas, portanto só deve estar apto daqui a duas ou três semanas, mas o Mundial não está em risco, pode ser convocado.

    • Luis Rosa
      Posted Abril 3, 2014 at 12:28 am

      Fui ver as estatísticas do Vaz Tê nesta época: 7 jogos a titular, 4 como suplente, 2 golos. Postiga: 9 a titular, 6 a suplente e 3 golos no Valencia mais 2 jogos na Lazio.
      Nani, 8 como titular, 3 como suplente.

      Usando o mesmo critério, Vaz Tê também não tem lugar. Entra Postiga. (Quando é que nasce o nosso próprio Ibra? Quando?!)

    • Luis Rosa
      Posted Abril 3, 2014 at 12:30 am

      Obrigado, Kacal I!

      O Rafa pode muito bem ser o benjamim desta selecção.

    • João Lains
      Posted Abril 3, 2014 at 12:38 am

      Então e diz me lá o que o Vaz Tê fez esta temporada?

    • Kacal l
      Posted Abril 3, 2014 at 12:54 am

      De nada, sim, o Rafa é um jovem muito talentosos e promissor e pode ser uma mais-valia na Selecção, não sei é se será já neste Mundial.

    • Paulo
      Posted Abril 3, 2014 at 9:22 am

      Cedric?Jose fonte?Danny?Adrien?Vaz te?ainda bem que o teu nome não e Paulo Bento…e ve-se logo a tua cor pela convocatoria que farias…HAHAH!

    • Marco Dias
      Posted Abril 3, 2014 at 1:23 pm

      Não quis dizer que quem percebe de bola tem de concordar com esta convocatoria, estou a dizer que esta é a convocatoria ideal.
      Respondendo aos comentarios que me fizeram rir:

      – Postiga é horrivel, e seguindo a sua ordem de analise Luis Rosa, deu-me razão… Vaz Tê em menos jogos tá com media de mais golos… Para não falar que o Postiga sem se lesionar é horrivel, quanto mais lesionado como está – restam duvidas que não pode ir ao Mundial? Informem-se antes de levarem jogadores lesionados sem ritmo, e que podem la chegar fazer 1 jogo e ir logo para o estaleiro para podermos aí sim ficar sem soluções nenhumas.

      – Eu não queria o Vaz Tê mas digam-me, temos PL melhor? É claro que como no meu comentáiro lçá em cima, eu queria o Lima a ponta de lança. Seria entao Hugo Almeida + Lima

      – hugo Almeida tambem "me seca a garganta", mas não há melhor;

      – Éder esta lesionado btw, nao venham comentar sem se informarem das situaçoes da actual epoca de cada jogador.

      – Cedric -> Temos lateral direito melhor/em melhor forma/mais competente para valer J Pereira? não
      – Danny -> Melhor jogador do Zenit? Melhor época dele no Zenit? Um talento indiscutivel? Melhor forma de semrpe do Danny? …Rings a bell?
      – Adrien -> Quer levar quem? R. Amorim? Eu gosto dele, e se houvesse lugar pa ele bem podia e devia de ir, mas são só 23 e o Adrien esta em melhor forma ainda que o Amorim, e com muito mais ritmo de jogo e não ha outro melhor. E é uma 2ª / 3ª solução de muito bom nivel

      Respondendo ao Luis Rosa novamente que analisou e muito bem – Miguel Veloso neste momento é inferior a Fernando e a William. Só podemos levar 23 e não vamos com 3 medios defensivos so porque o Miguel Veloso quer ir la passear o penteado. está a fazer uma epoca sem bilhantismo, é lento como sempre foi, e se é para bater livres do lado direito ele até que podia ir se isto fosse futsal.
      Seguindo a analise futebolistica real e a que tem de ser aplicada, os melhores de cada posição vão à selecçao, e Miguel Veloso simplesmente já nao é o melhor.
      Seguindo a analise do Sr que nos vai meter fora de uma meia final ou final, (P. Bento), Miguel Veloso vai à selecção e é bem capaz de ser titular. Só por aqui se ve as diferenças entre uma selecção que pode lutar por algo bonito, com uma que vai lá com o unico objectivo de passar a fase de grupos e que pode bem acabar logo por lá, sendo apenas +1 entre tantas outras.

    • Kacal l
      Posted Abril 3, 2014 at 2:25 pm

      Marco Silva,

      Tudo bem, mas não deixa de ser a tua opinião, concordem ou não com ela, é a tua e a dos outros pode ser diferente, mas respeito a tua convocatória, não sei se seria a minha, mas aceito.

  • GG
    Posted Abril 2, 2014 at 11:47 pm

    Não. Quaresma iria estar para a selecção como o Capel para o Sporting. O público ou os adeptos, por algum motivo, gostam deles, mas numa perspectiva táctica e de jogo de equipa traz mais problemas que soluções. E não me parece que Paulo Bento esteja disposto a isso.

  • Luis Rosa
    Posted Abril 2, 2014 at 11:54 pm

    Finalmente, alguém que chuta para canto as clubites, e levanta as questões que interessam debater neste caso.
    Pessoalmente, o meu maior receio com a convocatória de Quaresma é que haja uma explosão durante um jogo. Imaginemos um jogo com uma das selecções tradicionalmente mais protegidas e que usem cirurgicamente 2 ou 3 pancadinhas no osso, uma reacção a quente, um vermelho e xau-xau mundial.
    Mas é um receio pessoal, e mesmo que os decisores o partilhem, ninguém pode levar a vida e as tomadas de decisão com base em receios, se não ninguém se levantava da cama de manhã.
    Ou seja, acredito que a decisão da convocação do Quaresma não pode ter em linha de conta estes receios mas apenas e só se este é o jogador mais em forma e o que mais merece o lugar. E esta é uma questão completamente diferente.

    Temos por estes dias, 2 facções (assim divididas por motivos, sobretudo, passionais) no que toca ao Quaresma. O actual Quaresma estará, provavelmente, a meio caminho dos que o consideram um enorme desequilibrador e daqueles que o consideram um enorme desequilibrado.
    Na minha opinião este Quaresma está muito longe do melhor Quaresma, aquele que brilhou outrora no Dragão. Abranda o jogo, perdeu objectividade, perde bolas. Mas continua um talento nato, um desequilibrador por natureza.
    Noutras selecções, noutras competições, este Quaresma talvez não tivesse lugar. Mas para este Mundial as alternativas escasseiam, quer por lesões quer por não utilizações no clubes (porque não se levanta o receio de o Nani se lesionar logo no primeiro jogo, depois de tanto tempo de paragem, com a mesma veemência que se aventa o receio da indisciplina do Quaresma?).

    Se se quer discutir se Quaresma deve ou não ser convocado, comece-se por discutir quem são as alternativas, se dão mais garantias desportivas, se estão em melhor forma. Tudo o resto são fait-divers.

  • Vasco Barros
    Posted Abril 3, 2014 at 12:12 am

    A questão é o "basta", como se fosse facil, algo que ele tem tentado a fazer durante os 30 anos de idade e tem tido uma dificuldade enorme, muito ego infelizmente

  • Anónimo
    Posted Abril 3, 2014 at 12:40 am

    Não percebo a cena com as tais reacções a 'quente' que existem com o Quaresma. É o único jogador do mundo que as tem? Quantas vezes foi expulso o Quaresma por causa disso? Não terá sido mais vezes expulso o Ronaldo na sua carreira por essas tais reacções a quente que o Quaresma?

    Perde muitas bolas? Pois perde, mas também as perde o Ronaldo. Claro que um é o melhor do mundo, outro é só um jogador com um enorme talento mas com um feito difícil. Penso que o maior obstáculo à chamada do Quaresma seria mesmo o facto de ele gostar de ser o the man, como diz a VM. Mas mesmo assim penso que a questão pode ser contornada…

    Neste momento apostava nos seguintes 23:

    GR: Patricio, Beto e Anthony Lopes.
    DD: J.Pereira e Cedric/Silvio.
    DC: Pepe, Bruno Alves, Neto e Rolando.
    DE: Coentrão e Antunes.
    Médios: Fernando, William, Moutinho, Meireles, Veloso/Amorim e Rafa/Danny
    Extremos: Ronaldo, Quaresma, Nani e Varela
    PL: Postiga e Almeida.

    R.Nogueira

    • Diogo Pinto
      Posted Abril 3, 2014 at 10:21 am

      R. Nogueira,

      na minha opinião, a convocadora não deveria fugir muito da que apresentou, levaria o Silvio em vez do Cedric e não levaria o Antunes, o Danny em vez do Rafa e levaria o Veloso e o Amorim.

      No entanto e tendo em conta as "ideias" do Selecionador até agora, penso que só levará 7 defesas: João Pereira, Silvio, Coentrão, B. Alves, Pepe, Neto e Ricardo Costa (pode jogar a Central e Lateral Direito), 6 médios: Fernando, William, Moutinho, Meireles, Amorim e Veloso e 7 avançados: Ronaldo, Quaresma, Varela, Nani, Postiga, Hugo Almeida e Edinho/N. Oliveira..

      Não deve fugir muito disto (na minha opinião)

  • Anónimo
    Posted Abril 3, 2014 at 1:02 am

    Falar de Quaresma implica falar de possiveis alternativas para a mesma posição. Nani nem convocado devia ser, enquanto continuar fora dos relvados (e já devia ter feito por seguir carreira fora de Manchester à 2 anos pelo menos), Ivan Cavaleiro e Carlos Mané ainda estão longe de ser alternativas, Bébé está numa forma estrondosa, RafaPizzi são interessantes… Quaresma tem estado em destaque, pelo bom e pelo mal. Mas que não seja por uma atitude menos correcta num jogo que se o coloque de fora dos convocados, que muita falta nos faz. Pior já fez Pepe, Bruno Alves, Coentrão, Ronaldo e tantos outros que continuam a ser preponderantes.

    Agora, é sabido que o Paulo Bento não gosta dele, mas que faz falta neste momento, faz. Eu levaria Ronaldo, Danny, Quaresma e Varela para as alas. Bébé caso Quaresma não vá.

    Cumprimentos,
    HR

  • TiagoTeixeira
    Posted Abril 3, 2014 at 1:05 am

    Devido à lesão de Postiga, Nani, Quaresma e Ronaldo não caberiam na mesma selecção?

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 3, 2014 at 1:34 am

    Enorme talento,cérebro pequeno,enorme risco. Bastante simples…

  • Abel Alves
    Posted Abril 3, 2014 at 2:01 am

    Atencao ao Mane. Cresce de jogo para jogo eja e titular no 11 do Sporting aos 20 anos.

  • NFM
    Posted Abril 3, 2014 at 2:13 am

    Dizer que devia ir Nani e Quaresma devia dar prisão…

    O tema Quaresma já enjoa um bocado, a gente sabe que não o querem na selecção mas dizer que um jogador que não joga a mais de 5 meses (Nani) e nem sabemos se estará em condições sequer, devia ser titular e Quaresma nem convocado devia ser, só pode ser piada…

    Não convoquem o Quaresma, o Mundo não acaba com isso, mas esta campanha é um bocado triste… Se fosse pelo comportamento J.Pereira, Coentrão, Pepe, B. Alves e outros que tais nunca iam à Selecção…

    O mais certo é irem I. Cavaleiro, Mané, Nani (nem que seja de muletas) e com jeito ainda vai o H. Costa e Yuri Medeiros…

    Quem segue mais atentamente o futebol à muitos anos sabe o porquê da imprensa insistir sempre neste tema mas descansem que ele não ao Mundial… A última convocatória foi bem elucidativa de quem manda na Selecção..

  • Rui Martins
    Posted Abril 3, 2014 at 7:27 am

    Essa do Nani ir a seleccao faz sentido, apos a excelente campeonato que ele anda a fazer… Enfim, so mesmo em Portugal!! RIDICULO Sabem quantos jogos ele fez esta epoca pela equipa A do Man Utd???

    • José Nogueira
      Posted Abril 3, 2014 at 8:42 pm

      Não percebo essa implicação com o Nani, por não jogar à 5 meses, quando Quaresma ficou quase um ano sem jogar, vadiando e levando boa vida, todos diziam antes de Janeiro que iria ser um flop e no entanto tem se visto a forma em que está. Nani está numa equipa competente, com treinos à inglesa, por isso já chega dessa desculpa de falta de ritmo.

    • Joaquim Forte
      Posted Abril 4, 2014 at 6:40 pm

      José Nogueira por favor explique a todos os que leem a Visão de Mercado.. O que é um treino à inglesa? Presumo que haja aí muita experiência de FM, apenas isso…

  • Rui Lopes
    Posted Abril 3, 2014 at 7:53 am

    Para ter uma jogada de magia perde 10, não sabe a definição de equipa, jogo perde intensidade nos pés dele, tem sempre que fintar pelo menos um jogador, não sabe fazer um passe simples. Os melhores, ou seja no patamar que ele se mete, sabem jogar simples e fazem no a maior parte das vezes. Eu, se fosse treinador, não queria o Quaresma na equipa simplesmente porque para uma jogada mágica perde me 10, a não ser que entretanto mudem as regras e nota artística comece a dar pontos. Seria curioso em termos estáticos ver se a produção do Porto em temos pontuais realmente ganhou com a vinda dele… Já marcou golos mas já perdeu muitas bolas com equipa balançada para a frente e que deram golo ou situações muito perigosas para a baliza do Porto

  • Filipe Gouveia
    Posted Abril 3, 2014 at 8:05 am

    Clubites à parte, acho que Quaresma não devia ir à selecção. É um jogador demasiado individualista, que quer ser o centro das atenções, não joga para a equipa, quer sempre marcar golo ou fazer a assistência. O passe para a assistência, ou o inicio da jogada não é para ele. Sim, tem muita técnica, mas decide 99% das vezes mal, se tem 2 ou 3 adversários de volta dele e um jogador solto a apoiar, prefere partir para a finta do que passar ao apoio. Muitas das vezes resulta na perda da bola, poucas vezes resulta numa boa finta, e é esta última que fica na imagem dos adeptos. O Porto com Quaresma apresenta piores estatisticas do que sem Quaresma, tanto a nível de vitórias como de golos marcados. Os laterais já desistiram de o apoiar, os avançados incompatibilizaram-se com eles, os médios deixam-no a jogar sozinho. Ter um jogador que resolve sozinho na selecção é óptimo, mas para isso já temos Ronaldo, se o Real não o queimar entretanto.

  • João Alexandre
    Posted Abril 3, 2014 at 8:39 am

    Depois da excelente descrição do jogador feita no post, a resposta é um claro não! As desvantagens sobrepõem-se nitidamente às vantagens.

  • Paulo
    Posted Abril 3, 2014 at 9:03 am

    ja agora aproveito para deixar a ideia, acho que o na equipa so podemos ter 1 jogador nas alas que não tenha resposabilidades defensivas… e nas alas temos o Ronaldo, por isso o Quaresma, que não e jogador para defender, não teria lugar sob o risco de descompensar a equipa. Ja numa perspectiva de termos o Ronaldo a jogar a ponta de lanca na selecão, penso que fazia sentido termos o Quaresma numa das alas e penso ate que a selecão era capaz de render mais, ja que o nosso maior problema e não termos um PL de classe, para as alas temos jogadores suficientes de qualidade. Questão seria se o Ronaldo estaria disposto a jogar nessa posicão….

    • Super Dragão
      Posted Abril 3, 2014 at 9:24 am

      Mas acha que uma mentira dita muitas vezes se torna verdade? Mas tem visto os jogos do Porto? Se há algo que o Quaresma aprendeu foi a defender, sendo ele muitas vezes quem vem atrás fazer cortes.. Não vêem jogos do Quaresma e tiram estas conclusões para dizer que ele não tem lugar. Que ridiculo

    • Paulo
      Posted Abril 3, 2014 at 12:20 pm

      para quem so "be" azul então sim… Quaresma um jogador que ajuda na defesa?bem…talvez para os niveis da liga Portuguesa…e eu não estou a dizer ue ele não deve ir, estou a falar da posicão dele no campo e se deve jogar a titular, ai a minha opinião e clara, depende da posicão do Ronaldo em campo.

      Agora se ele deve ou não ser convocado, isso e uma historia ainda maior, ele tem uma personalidade dificil, nunca foi muito estavel, não teve sucesso em clubes de topo, nunca se deu bem com o jogo tactico e o jogo de equipa, agarra-se muito a bola, e egoista, gosta de ser a vedeta…e e e …

      tambem não ponho em causa que tenha muito talento, mas sera que isso chega para contra-balancar os pontos negativos?

    • mpcp
      Posted Abril 3, 2014 at 1:17 pm

      é capaz de dar muito mais a seleção varela do que quaresma!
      Varela tem entrado bem na seleção e feito bons jogos! Alguem se lembra de algo de significante de quaresma na seleção?
      Seleção quando esta no banco sabe estar! Quaresma não!
      Varela acrescenta à seleção quando entra, e não se importa de ser substituido! Quaresma não
      etc etc etc

    • Super Dragão
      Posted Abril 3, 2014 at 1:18 pm

      Para os niveis da liga portuguesa? Mas viu o jogo com o Nápoles? EM Nápoles?! Quando se fala, convém saber do que se fala. Ponto

    • Paulo
      Posted Abril 3, 2014 at 3:16 pm

      um jogo não são jogos, e o Quaresma não e regular e não defende bem, se e quando defende, e isso e um facto.e o resto podes repetir quantas vezes quiseres….

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 3, 2014 at 3:44 pm

      Também pudera, o Porto passou a maior parte desse jogo em processo defensivo.

  • Rui Soares
    Posted Abril 3, 2014 at 9:10 am

    O Quaresma é uma pessoa que aparenta ter uma inteligência emocional insuficiente para ser o grande jogador que ele imagina ser. Penso o mesmo do Carlos Martins. Isso não invalida o talento e outras capacidades, qualidades e virtudes que todas estas pessoas possuem.

    Mas, também não sei como é que o Quaresma se comporta dentro dum grupo. Se é ou não uma pessoa complicada fora das quatro linhas. Por vezes, apenas em determinadas circunstâncias, por exemplo pressionados pelo stress competitivo, é que erram em determinadas ocasiões com prejuízo claro do interesse colectivo. Exemplo: a expulsão do Carlos Martins no jogo com o Estoril.

    A gestão emocional de cada indivíduo dum grupo é da responsabilidade do respectivo líder. E, por vezes, temos que aceitar o todo e também a ideia que as pessoas mais criativas nem sempre são as pessoas mais normais, mais bem comportadas, mais integradas.

    Parece-me razoável pensar nas alternativas. Mas, o Quaresma é um jogador excepcional. Pode decidir um jogo contra a Alemanha, Espanha, etc.

    Por vezes, a pergunta que fazemos não é a pergunta certa… Não me parece que a pergunta relevante seja se o Quaresma tem lugar no grupo que vai ao Brasil. A pergunta relevante é se o Paulo Bento tem capacidade para gerir o todo que é o Quaresma, sem prejuízo de considerar o Paulo Bento um treinador muito competente.

  • Gabriel Esteves
    Posted Abril 3, 2014 at 9:18 am

    Se tivessemos os nossos extremos habituais em forma, não precisaríamos de correr o risco de levar quaresma. Mas como temos Nani sem ritmo competitivo, vierinha lesionado, e rafa ainda é muito novo para se estrear neste tipo de competições, penso que quaresma será sempre uma mais valia.

  • enfim ...
    Posted Abril 3, 2014 at 9:20 am

    Quanto a pseudo desculpa da maturidade e pouca inteligencia emocional dizem alguns basta ver o exemplo do Zidane e sua cabeçada, o que ele tinha mais era experiencia e fez o que fez e o futebol tá cheio de casos do genero.
    Se fosse por risco então fica de fora meia selecção, J.Pereira, B.Alves, Pepe entre outros.

    Mas sim continuem a campanha para o FCP até é melhor o jogador vai de ferias mais cedo.
    Agora para a selecção realisticamente só via vantagens em levar um jogador que pode mesmo contribuir em campo e ajudar portugal do que levar um miudo para ir de Ferias passear ao Brasil que não vai acrescentar nada e só fazer numero.

  • André Raio
    Posted Abril 3, 2014 at 9:23 am

    O Quaresma neste momento está em melhor forma que o Nani… E será o seu último Mundial, como tal vai dar o máximo. Eu digo SIM.

  • mpcp
    Posted Abril 3, 2014 at 9:32 am

    A seleção precisa de ter um 11 titular, 6 substitutos, e reservas!
    Quaresma so pode estar na seleção nos 11, e mesmo assim começando a correr mal é o circo que toda a gente conhece!
    Muita gente fala de competições diferentes, mas alguem se lembra do europeu de sub-21 aqui em portugal? as figuras que este individuo fez na nossa seleção?
    Trata-se de 1 rufia, 1 balotelli mais velho, e basta ver a imagem que tem passado la para fora jornada a jornada! Faz birra em todo o lado!
    Paulo Bento se o tira do 11 vai ser o deus me livre!
    Mas temos de ser realistas!
    Portugal para extremos tem CR7 e Nani… que não joga mas a par de CR7 é o jgoador que pode mais desiquilibrar no ataque. Agora tem de se optar por 2 jogadores para o banco e outro para reserva! Para reserva apostaria num cavaleiro ou mané! Para o banco podemos ter pizzi, quaresma, bébé, candeias porque danny, simão ja renunciaram à seleção!
    Temos 1 seleção fraquinha em termos de atacantes e os melhores tem de ir, mas tem ser 1 grupo e não meninos mimados!
    O nosso meio campo com elementos como meireles e veloso também é mediocre!
    Avançados ja nem falo!
    Portugal tem 4/5 jogadores acima da media… CR7, Nani, Coentrão, Moutinho e Pepe tudo o resto é banal!

  • fptmota
    Posted Abril 3, 2014 at 10:15 am

    Como já se referiu neste espaço, ou é para ser titular ou então não vale a pena ir, por causa do ego do rapaz. É por este tipo de “coisas” que eu acho o Quaresma um jogador simplesmente mediano! Tem mais rasgos para o mal do que para o bem, por isso não concordo com a sua chamada à seleção nacional! Também por este tipo de situações nunca teve hipótese em grandes clubes Europeus!

  • FabioM
    Posted Abril 3, 2014 at 10:17 am

    Em 10 jogadas RQ perde 9, até pode ter uma marcação implacavél de 3 jogadores e ter algum colega livre que ele nunca irá soltar a bola, irá sempre tentar mais uma finta, mais uma trivela, mais uma jogada de letra etc, por isso nao tem lugar em nenhuma equipa de topo, só tem lugar neste Porto porque a concorrência chama-se Licá e Kelvin. Para mim é muito simples, Quaresma no Brasil SIM, mas só de férias e a ver o mundial na tv como eu.

  • Bráulio
    Posted Abril 3, 2014 at 10:20 am

    Por muito que seja fã de quaresma este assunto já me enoja. Só tenho algumas questões:

    Esta época quantos golos directos é que o FCPorto sofreu por perdas de bola do RQ7? Sinceramente não me recordo de nenhum. Golos por culpa dos centrais e até Danilo já são alguns.

    A equipa fica comprometida por Quaresma não defender? Não me parece, todos os jogos vejo o Quaresma encostado à linha perto da área do FCPorto a cobrir o central.

    Tem alguém melhor que ele para ir ao mundial (CR7 não conta). Digam o que disserem em termos de rendimento desportivo NÃO!

    E não discuto se deve figurar nos 23, simplesmente tem obrigatoriamente de ser um elemento do 11 e até alguém demonstrar mais capacidade (o que é difícil) deverá ou deveria ser dono do lugar.

  • ACSilva
    Posted Abril 3, 2014 at 11:08 am

    Gostei da expressão "the man"… Aliás é o problema da seleção portuguesa… "The Man"… Ronaldo, Ronaldo e mais Ronaldo… E Portugal para quando?
    Pessoalmente quero uma seleção que tenha Ronaldo (indiscutivelmente o melhor jogador português), mas que também valorize o Patrício, que faz grandes defesas, o Pepe, patrão da defesa, o Moutinho, visão de jogo…

    Eu apostava numa seleção que refletisse o melhor que temos por cá…
    Patrício, Lopes, Beto, João Pereira, Cedric, Pepe, Bruno Alves, José Fonte, Neto, Coentrão, Silvio, William Carvalho, Ruben Amorim, Moutinho, Adrien, Meireles, Danny, Ronaldo, Quaresma, Varela, Rafa, Hugo Almeida e Postiga…

    4x3x3 – Patricio, Pereira, Pepe, Alves, Coentrão, Meireles, William, Moutinho, Quaresma, Ronaldo, Varela…

    • Leonardo Santos
      Posted Abril 3, 2014 at 12:53 pm

      ACSiIlva,

      Essa expressão (pelo menos do meu ponto de vista) apenas quererá dizer que é a "estrela" da seleção. Da mesma forma que o "the man" no Brasil será Neymar, o "the man" na Argentina será Messi, em Inglaterra será Rooney, na Suécia será Ibra.
      Apenas isso, ninguem desvaloriza o resto dos jogadores em campo, ate porque nenhum destes jogadores joga sozinho.

      Relativamente à sua seleçao, apenas acrescentaria Fernando (R.Meireles ja nao aguenta sequer 60min em campo), Nani (é uma incognita, mas vale a pena o risco) e Nelson (melhor que Postiga saberá certamente fazer) e retirava Rafa (é muito bom jogador, mas ainda tem que crescer), Postiga e Meireles/Danny.

    • mpcp
      Posted Abril 3, 2014 at 1:12 pm

      o melhor que temos por ca com meireles, danny, hugo almeida e postiga…haja coerencia! Ronaldo não é o melhor jogador portugues, é pelo 6º ano um dos 3 melhores jogadores do mundo, mais respeito!

    • ACSilva
      Posted Abril 4, 2014 at 9:36 am

      Sem duvida que em todas as seleções há um "the man", mas creio que é necessário mais um "the team"…

      Quando ao Fernando, sou contra Às naturalizações… Nani não me leva a correr riscos, prefiro ir na certeza… Nélson até pode ser melhor que Postiga, mas continua a não me encher as medidas…

      mpcp não sei onde é que as minhas palavras para com o Ronaldo foram desrespeitosas, mas pronto… Apenas referi que é o melhor português… Ser o melhor do mundo não leva Portugal a ganhar nenhum Mundial ;) Apenas sendo o melhor português e com uma grande equipa se consegue algo ;)

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 3, 2014 at 11:29 am

    Na selecção devem estar os melhores, além de Ronaldo, não temos neste momento ninguém melhor que Quaresma, portanto, é óbvio que o lugar de Quaresma é na selecção.
    É conflituoso? Sim, mas como está referido no post, temos outros jogadores que também o são, e certamente que Quaresma num ambiente como o da selecção terá outro comportamento (não é a "estrela" do grupo, não tem o mesmo "poder" que tem no Porto)

  • Obscure
    Posted Abril 3, 2014 at 12:31 pm

    O Quaresma é irregular em campo, pede aos colegas que lhe dêem a bola para fazer tudo e falha mais do que acerta. A trivela, o passe, o remate em jeito que dá golo é tudo muito bonito, ninguém pode dizer ao contrário, é futebol espectáculo, mas esse espectáculo não compensa as falhas, os lances perdidos, os passes não concretizados, as acções incorrectas sem bola e com bola são demasiado superiores às correctas. O Porto desde a entrada do Quaresma baixou a média de golos e aumentou o número de pontos perdidos. Ser bom ou ser melhor não é a produzir futebol espectáculo no futebol de hoje. O que a selecção precisa é de jogadores regulares, trabalhadores, que tenham uma número elevado de acções regulares com e sem bola. Acho que a sua personalidade, feitio e ego causam enorme instabilidade nos balneários, a nossa estrela é Ronaldo, não Quaresma. Com o Nani parado, o Quaresma é o seu substituto natural. Se for convocado, espero que perca a atitude e seja humilde acima de tudo e que nos faça feliz.

  • Diogo T.
    Posted Abril 3, 2014 at 1:13 pm

    O Quaresma é um jogador que sofre muitos amarelos, verdade, mas não é menos verdade que é um jogador que arranca muitos amarelos aos adversários.

    O Quaresma arrisca em lugares maus, quantos golos lembram-se serem provocados por malabarismos em lugares errados? Agora lembro me não a pouco tempo um toque de calcanhar a saída da área do Porto que dá um contra-ataque e golo contra o Gil Vicente.

    O Quaresma prefere ficar com a bola invés de passar, logo no primeiro jogo gordo e sem ritmo faz uma assistência fenomenal contra o Benfica ao Jackson que só o arbitro sabe porque parou o jogo. No jogo a seguir faz passes do outro mundo contra o Estoril desaproveitados pelo Licá.

    Sim o Quaresma tem defeitos, sim o Quaresma por vezes irrita até um santo, mas o Quaresma tem a mesma cara de pau seja frente ao Gana ou a Alemanha, tem a mesma confiança seja frente a quem for, e é capaz de marcar golões e fazer coisas que mais nenhum jogador (tirando o Nani em forma, não este) consegue fazer. E o Quaresma gosta de provar que todos tão errados, gosta de surpreender como mostrou nesta volta ao FCP, de gordo e acabado passou a principal desequilibrador.

  • Anónimo
    Posted Abril 3, 2014 at 3:18 pm

    Acho que nem vale a pena discutir algo cuja discussão não vai reflectir nenhuma situação real. Por outras palavras, Paulo Bento não faz convocatórias, pede ao Jorge Mendes a convocatória e isso é cada vez mais notório. Quaresma pode ser tudo o que quiser e fazer tudo o que conseguir mas se não estiver no lote de escolhas de Jorge Mendes não será convocado. Como já está nos trintas e já não deve ter um mercado muito amplo (relembre-se que já passou pela Turquia e EAU e não deve querer lá voltar) não é uma escolha do Jorge. Neste sentido acredito que tem poucas probabilidades de ir ao Mundial. Dizer ainda que se fosse uma opção para Bento/Mendes teria sido convocado no último jogo em que já estava em boa forma e foi preterido tendo sido convocado Ivan Cavaleiro. Não posso deixar de dizer também que as mais recentes situações em que Quaresma esteve envolvido justificam também a não convocação. Calma, não digo que acho que não deve ir porque tem sangue na guelra, o que digo é que quem anda à chuva molha-se e ele molhou-se pois deu argumentos ao Bento para justificar uma ausência nos escolhidos para irem ao Brasil. Ainda assim sou da opinião que o que ele fez não justifica a ausência no mundial pois o João Pinto fez o que fez ao serviço da selecção e vejam onde ele está agora. Para mim Nani está acabadíssimo, apesar de ser bom jogador, Varela não é nada de especial, Quaresma é mágico mas apaga-se sempre que vai à selecção pois lá não é o centro das atenções. Apesar de tudo para mim Quaresma SIM!

    JP

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 3, 2014 at 5:16 pm

    Em função do que foi escrito e com o que estou genericamente de acordo, a resposta nem é muito difícil: Não.

  • Jaime Silva
    Posted Abril 4, 2014 at 5:00 am

    Mesmo não concordando com alguns pontos, foi um bom texto de Visão de Leitor…
    Pontos a discutir:
    1 – É assim tão obvio que Nani vá ser titular? Afinal, e como a maioria aqui já comentou, é um jogador que não joga no seu clube (mesmo sendo o Man. U.) e em condições normais, quem não joga não é convocado sequer (o que não significa que eu não ache que deva ser convocado, porque acho que sim, o seu talento, para mim, vale mais que uma época aceitável de outros jogadores);
    2-Quando é marcado de forma implacável é como que um a menos? O que é forma implacável e o que é ser um a menos? Porque em qualquer jogo grande desde que está em forma no Porto (Nápoles, Benfica, Sporting, Sevilla) fez boas exibições, ou pelo menos teve melhor em relação à maioria dos jogadores do Porto…Este aspecto não faz qualquer sentido peço desculpa, porque mesmo sendo verdade (que não é), na selecção a estrela é outra (como no próprio artigo é dito), e quem será marcado de forma "implacável" será sim CR7;
    Desde que voltou ao Porto nunca foi um a menos, pelo contrário…
    3-Quaresma não pode estar no banco? Então porque? Que não goste, ninguem gosta como é natural, mas encará-lo como titular ou como não-convocado é um absurdo. Selecção é diferente, e na altura quando jogava no Porto (na 1ª vez) era suplente na selecção e não foi por isso que chegou a fazer boas exibições;
    4-Perda de bolas – aceito que seja um problema do jogador, contudo não é de todo um critério para não ser convocado. Pela mesma razão Portugal não teria um unico PL convocado já que qualquer um é bastante fraco na finalização;
    5-Temperamento – depois dos bons exemplos que foram dados, este critério nem sequer entra em discussão, mas sim, não é um jogador calmo. Agora, entre ter um calmo Varela,Licá,Carlos Mané, Ivan Cavaleiro, etc etc, ou ter Quaresma, há assim tanta discussão?

    É preciso ter cuidado a analisar jogadores e não cair no erro de criar Contras onde eles não existem. Quaresma não é um jogador consensual, é do Porto (digam o que disserem, é mais uma característica para muitos não o quererem lá), fez más decisões na carreira, mas por amor de Deus, deixem jogar o rapaz… não entendo a pressão absurda nos Media.. Quem é o extremo portugues, sem contar com Ronaldo, em melhor forma que Quaresma? É só essa a pergunta que deverá ser feita, e a resposta, essa sim é fácil de dar…ninguem.

Deixa um comentário