Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ricardo Soares deixa Gil Vicente, para rumar ao Al-Ahly, e é substituído por Ivo Vieira

Inevitável? Era óbvio que ia sair se aparecesse uma boa proposta. Sabe que, pelas saídas e contexto, dificilmente ia fazer melhor nos gilistas – conseguiu um feito único na história do clube e com um futebol de alto nível -, ainda por cima orientar a equipa com mais história em África é aliciante, apesar de não ser fácil suceder a Pitso Mosimane, que conquistou duas Champions. Por outro lado a escolha de Ivo também não surpreende. Dos treinadores livres é o que tem a proposta de jogo mais atrativa.

O Gil Vicente confirmou a saída de Ricardo Soares. O treinador, que levou os gilistas a um história de acesso às competições europeias, vai orientar o Al-Ahly, do Egipto, equipa que já venceu a Liga dos Campeões Africanas em 10 ocasiões (recorde). Para o seu lugar o Gil escolheu Ivo Vieira, que já passou pelo Marítimo, Moreirense, Vitória SC ou Famalicão.

34 Comentários

  • Pao com Presunto
    Posted Junho 28, 2022 at 12:25 pm

    Dá a ideia que poderia ambicionar mais e subir um degrau. Falou-se que seria para ficar, mas claro que os projetos em Portugal são poucos. Eu faria o mesmo, provavelmente vai receber o dobro ou o triplo do que recebia, e fica sempre na calha para regressar a um top-10

    • Pao com Presunto
      Posted Junho 28, 2022 at 12:28 pm

      E sobre o novo treinador, não quero dar uma de Clismo, mas sou fã de Ivo Vieira, da maneira como promove um futebol positivo e tem uma postura que aprecio em treinadores. Fico feliz que regresse, e acho que os gilistas não poderiam ter encontrado melhor opção

      • w0bbly
        Posted Junho 28, 2022 at 12:39 pm

        Estás a fazer confusão o fã do Ivo é o Pormenor Táctico (se bem que também já pensei várias vezes que podem ser a mesma pessoa)

        • Pao com Presunto
          Posted Junho 28, 2022 at 11:19 pm

          Tens razão, mas têm uma coisa em comum, por isso é que os arquivo na mesma gaveta mental :)

    • paulosousaw
      Posted Junho 28, 2022 at 12:37 pm

      Dobro ou triplo ? Li algures que iria receber 3M euros. Isso será para aí 10 vezes mais, fácil.

  • João Ribeiro
    Posted Junho 28, 2022 at 12:32 pm

    Sempre achei muito difícil o Ricardo Soares continuar mais uma época porque corria o risco de perder os créditos que ganhou esta temporada. Vai ter uma aventura que se prevê difícil, num dos clubes com mais adeptos no mundo, agora esperava, sinceramente, outro caminho para ele. Talvez uma ida para o Braga ou Brasileirão.

    A escolha pelo Ivo parece-me natural e é a continuidade da direção gilista em apostar em treinadores com uma proposta de jogo positiva, apesar de achar que é um ligeiro downgrade em relação ao Ricardo Soares porque não é tão completo. Ofensivamente até podemos ver, em alguns momentos da época, uma equipa mais vibrante mas é defensivamente e nas bolas paradas onde Ivo Vieira deixa muito a desejar e onde, normalmente, deixa muitos pontos.

  • Filipe Ferreira
    Posted Junho 28, 2022 at 1:32 pm

    É uma pena, mas compreendo perfeitamente. É uma proposta irrecusável e o projeto do Gil estava a ficar dificílimo com as saídas. Era praticamente impossível fazer melhor nesta época dadas as condições. Acredito que regressara a Portugal e terá entrada direta no top 4

  • pdomingues
    Posted Junho 28, 2022 at 1:44 pm

    Foi, Resolve a vidinha dele com os 3M que se falam, e mesmo que corra mal por lá, cá fica a imagem que deixou, ou seja portas abertas para projectos como Guimarães, Braga, Fama, Estoril, etc etc etc

  • Hugo
    Posted Junho 28, 2022 at 1:59 pm

    Ainda ontem, o Fábio Martins disse no Futebol Total que nos Emirados (está no Al Wahda) ganhava tanto em 1 mês como cá ganhava em 1 ano. Não me parece que seja muito diferente com os treinadores…

    • Hugo
      Posted Junho 28, 2022 at 3:14 pm

      Isto era em resposta ao “Pao com presunto” e ao “paulosousaw”.

      E eu sei que uma coisa são o Egipto não são os Emirados, mas é só para se ter uma ideia…

  • Manel Ferreira
    Posted Junho 28, 2022 at 2:01 pm

    Preparem-se para 20 parágrafos do Pormenor Tático sobre como o Ivo Vieira não teve culpa nenhuma dos insucessos (mas mérito exclusivo nos sucessos) e só por injustiça dos deuses é que não está a ser apresentado agora como novo treinador do PSG. Já estou a ver os copos de água a tremerem como no Jurassic Park.
    Mas sim, dos nomes disponíveis, o Ivo é dos melhores para o Gil. E portou-se bem na aventura europeia anterior, vamos ver como corre agora. Era excelente chegarem aos grupos da Conference, mas isso dependerá muito do sorteio.

    Para o Ricardo Soares, é só vantagens. Vai ganhar muitíssimo mais, vai poder juntar um ou dois títulos à carreira (sobretudo o continental, já que o Al-Ahly é o Real Madrid de África) e fica com a imagem cristalizada da excelente época que fez em PT, em vez de um certo desgaste por uma nova época (naturalmente) menos positiva. Mereceu.

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2022 at 2:36 pm

      Liga dos Campeões agora só na próxima temporada, que perderam a final em Maio.

    • Zpteixeira
      Posted Junho 28, 2022 at 2:41 pm

      Certíssimo. É um treinador bom, mas as equipas dele são péssimas ao nível da transição defensiva. Ao menos os jogos são bons de serem vistos

  • Tiago Silva
    Posted Junho 28, 2022 at 2:26 pm

    Penso que era inevitável, o Al-Ahly junta o facto de se receber bem e se ficar com a vida bem encaminhada com o projeto desportivo que têm, onde são dos clubes com mais adeptos do Mundo e que normalmente são vibrantes com a equipa. Deve ser uma aventura muito boa para ele, que tenha sorte por lá e possa engordar o seu currículo também.

    Quanto ao substituto, sempre gostei do Ivo Vieira e ao contrário do Famalicão e mesmo no Vitória onde são clubes instáveis, o Gil parece-me um clube diferente, mais estável e com menos egos no plantel. Boa escolha do Gil, querem manter o bom futebol e o projeto demonstrado até aqui e o Ivo encaixa bem nesse papel, para além de já ter comandado o Vitória na Liga Europa onde inclusivamente fez uma boa figura.

  • Fireball
    Posted Junho 28, 2022 at 3:10 pm

    Pena que estes clubes não consigam ter um projeto de longo prazo e capitalizar as boas épocas. Fizeram história, têm acesso à Europa, podiam usar isso como aliciante e tentar construir em cima do sucesso. Mas sai meia equipa, sai treinador, e vai acontecer como todos os outros que conseguiram o 5º lugar por milagre, Estoril, Arouca, até o Paços do Paulo Fonseca.

    Quanto ao Ricardo Soares em si, só se fosse louco não aceitava. Vai ganhar para aí 10x mais e treinar o maior clube de África. Fica com a vida feita e treina um clube grande que lhe pode dar alguns títulos. É win/win aqui.

    • João Ribeiro
      Posted Junho 28, 2022 at 3:24 pm

      Esse primeiro parágrafo é todo muito giro, mas quando aplicado a uma equipa que há 3 anos estava no CNS vês que não tem qualquer lógica.

    • Boneco21
      Posted Junho 28, 2022 at 4:00 pm

      Não é só os que conseguiram o 5º lugar por milagre, são basicamente todos os clubes que conseguem qualificação europeia, excepto o top4. O Vitória não consegue 2 qualificações seguidas para a Europa desde 98/99, por exemplo…

      Se não estou em erro, além do atual top4, apenas o Boavista conseguiu 2 qualificações europeias consecutivas neste século… O Leiria também foi a várias Intertoto seguidas, mas não era propriamente uma qualificação europeia, visto que eles iam mesmo ficando na segunda metade da tabela.

      Isto tem tendência a mudar agora que apuramos 6 equipas, mas não será uma mudança assim tão drástica, até porque estamos na iminência de voltar às 5 equipas.

    • Manel Ferreira
      Posted Junho 28, 2022 at 4:13 pm

      Mas não achas que há uma certa incoerência entre o teu primeiro parágrafo e o segundo?

      Dizes – e bem – que o Ricardo Soares só se fosse louco não aceitava, mas depois também criticas os clubes por falta de projeto a longo prazo. O que é que eles podem fazer? Obrigar jogadores e treinadores a ficar quando têm em mãos propostas incrivelmente superiores? Ainda se o Gil tivesse lugar garantido nos grupos de LE/CONF até compreendia, mas são pré-eliminatórias onde podem apanhar um clube bastante superior e depois lá se vai todo o projeto do ano.

      É que a alternativa é endividarem-se para manter os melhores jogadores ou treinador, e depois quando chega a factura, criticamos porque os clubes são caloteiros, vivem acima das suas possibilidades e etc…
      O melhor caminho é tentar suprir as baixas da melhor maneira possível e parece-me que o Gil está a trabalhar bem nesse aspeto.

  • solrac43
    Posted Junho 28, 2022 at 7:17 pm

    Esta equipa e esta época do Gil vai ser falada durante uns anos.
    A partir do momento em que não é possível manter o Ricardo Soares, as opções de qualidade disponíveis e com experiências não são muitas.
    Na minha opinião penso que preferia ir buscar o Vasco Seabra, a juntar a alguns reforços claramente necessários depois das diversas saídas.
    O Ivo Vieira, apesar de ser um treinador que aprecio, parece que está numa faze algo confusa da sua carreira, com alguns projetos a falhar (apesar de serem dos bancos mais cobiçados em Portugal, Vitória Guimarães e Famalicão). Contudo até pode ser benéfico e trazer mais motivação para realizar um bom trabalho em Barcelos. falta ver que equipa terá ao seu dispor.

    Ainda assim optaria pelo Vasco Seabra, até pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, e os bons desempenhos que tem tido, ia ser interessante.

    • Pormenor Tatico
      Posted Junho 28, 2022 at 8:07 pm

      Estás doido, o Ivo é muito superior ao Vasco, dizer que falhou no Vitória e Fama é muito relativo, as pessoas é que valorizam os plantéis acima daquilo que valiam, o madeirense é dos melhores treinadores portugueses, para mim é um upgrade ao Ricardo, o problema é as condições que vai ter e há Liga Conferência.

      O Ivo têm 15 anos de carreira ao mais alto nível, já treinou quase todos os clubes em Portugal, alguma coisa vêem nele e sempre bem sucedido, subiu o Aves à 1ª, foi o único que esteve perto de subir a Académica, mas saiu a meio para o Estoril, onde estavam já condenados e ele conseguiu criar incerteza, melhorando muito.

      Fez trabalhos estáveis no Nacional e Marítimo, fez a melhor época da história no Moreirense, com um plantel bem inferior a este do Gil, salvou o Fama da descida certa, metendo-a quase no top 5.

      O Ivo têm tido o azar de ir para clubes instáveis, que não têm projeto e entra quase sempre a meio, ou seja, trabalha com plantéis que não são os seus.

      O Gil é dos projetos mais interessantes a seguir aos grandes e Braga, pode ser o começo duma grande carreira para o Ivo.

      • solrac43
        Posted Junho 28, 2022 at 9:38 pm

        Obrigado pelo comentário.
        Concordo com o que estas a dizer em relação à extensa carreira do Ivo , no entanto também referes bem que apesar de ter estado no Guimarães e Famalicão, ainda não conseguiu superar a carreira para o próximo nível. Concordo contigo em que ele é bom treinador (muito bom para a maioria das equipas do nosso campeonato) e também aguardo com expectativa pelo resultado desta nova etapa.

        A opção pelo vasco Seabra, e conforme disse, é um gosto pessoal por um treinador a quem reconheço muito potencial. Principalmente após alguns altos e baixos na carreira, nomeadamente ir para os Sub-23 do Estoril fazer um trabalho fantástico, após estreia em Paços, e consequentemente um trabalho muito bom no Mafra.

        Ainda assim, aproveito para partilhar que acho que o que vai ter mais influência no Gil vai ser a capacidade de atacar o mercado. Após as últimas saídas confirmadas, e a saída de Navarro para Espanha por confirmar, Reforços com o perfil de Tiba fazem falta mas não são suficientes, vão ter de chegar 4 a 5 reforços com muita qualidade para não se tornar uma época muito complicada.

      • Manel Ferreira
        Posted Junho 28, 2022 at 10:00 pm

        No Verão passado andavas aqui a dizer que o Famalicão ia ficar à frente do Braga, agora já é um clube instável e o plantel era sobrevalorizado, ahah, és o maior.
        Do resto, o chorrilho de exageros do costume, mas agora versão Deluxe.

        Adorei o “deixou o Famalicão perto do top-5”. Er… sim, mais ou menos, deixou-o a 6 pontos do 5º lugar, com a mesma pontuação do B-SAD, por exemplo, e numa época em que houve apenas 7 pontos de distância entre o 6º lugar e o 15º, Ou seja o “feito” do Ivo no Famalicão foi o mesmo que metade dos treinadores dessa época (nem falemos do Petit com um plantel incrivelmente inferior). Aliás, o que o Ivo fez no ano passado, o Rui Pedro Silva fez exatamente o mesmo este ano.

        Quem subiu o Aves à Primeira foi o José Mota, não o Ivo. É que se vamos pelo teu raciocínio, então o Villas-Boas ganhou a Champions pelo Chelsea.

        E ele trocou a Académica pelo Estoril em… Novembro de 2017, mas sim, o Estoril estava totalmente condenado à 12ª jornada, claro, e a Académica estava com a subida garantida na mesma 12ª jornada (na verdade, nem estavam nos lugares de subida quando ele saiu, mas OK, pormenores).
        Ainda estou para perceber de onde vem esta mania de os clubes estarem condenados a meio do campeonato. Era o Clismo que dizia que o Sá Pinto chegou ao Moreirense condenado (à 18ª jornada, LOL), e agora é este.

        E isto não é para bater no Ivo, que, como todos os treinadores, tem os seus sucessos e fracassos. Mas, que raio, não pode ser tudo por culpa dos outros, alguma responsabilidade o homem tem que ter.

        Em relação ao Ricardo Soares desvalorizar-se ao ir para o Egipto, é fácil falar estando de fora. Mas acho que tu não estás mesmo a ver a diferença de ordenados de um clube para o outro. E isto para um treinador que não deve ter andado a ganhar balúrdios e já tem quase 50 anos, e isto numa altura em que os treinadores “querem-se” cada vez mais novos e um gajo chega aos 50 e já é considerado um velhadas.

        Lembras-te do Nuno Manta? Também ia ser “super-treinador”, “a caminho dos grandes” e blá blá blá. Começaram a suceder-se as más épocas e teve de ir para a Liga 3. Às vezes, o comboio não passa duas vezes.

        • Pormenor Tatico
          Posted Junho 28, 2022 at 10:32 pm

          Eu disse Estoril “condenado”, porque já estava muito atrás dos outros, ou seja, a missão era quase impossível e mesmo assim ele melhorou muito, sim, no Aves o Ivo fez o trabalho todo, estavam em 3º, o Mota apenas colheu todo esse trabalho final para subir.

          Eu não digo que o Ivo não comete erros, todos nós cometemos, ninguém é perfeito, nem interessa ser, mas eu dei dados factuais, o Ivo se fores ver todos os trabalhos dele, mostrou sempre muita competência e não teve um único negativo, se olharmos às condições que teve e não ao estatuto dos clubes.

          É o tipo de treinador que não dá o próximo passo, porque não têm essa oportunidade, tão simples como isso, num grande iria destacar-se mais com o seu futebol ofensivo, não tenho dúvidas, o Braga preferir o Artur Jorge…

          Por muito bem que trabalhe, o resto ele não pode controlar.

          • Manel Ferreira
            Posted Junho 28, 2022 at 11:05 pm

            Isto era a classificação do campeonato quando o Ivo chegou ao Estoril à 11ª jornada dessa época (eu disse “11ª jornada”! Não foi 30ª, nem nada disso):

            15 – Moreirense 10 pontos
            16 – Aves 9
            17 – Moreirense 7
            18 – Estoril 6

            Conclusão do amigo Detalhista: “já estava muito atrás dos outros, ou seja, a missão era quase impossível”.
            Três pontos abaixo da linha de água, com 23 (!) jornadas por jogar e só desciam duas equipas (nem sequer havia playoff). Missão quase impossível, claro! Qual Petit no Tondela, qual quê!

            E isso do “não ter um único negativo”, como é que a época passada não foi negativa? Independentemente da instabilidade do Famalicão (que concordo que existe), ele deixa o clube nos lugares de descida. O mesmo plantel que tu achavas que ia lutar com o Braga pelo 4º lugar (e que tinha ido buscar jogadores tipo Marcos Paulo, de quem se falava para os grandes), estava nos lugares de descida quando ele saiu. E isto não é “um único negativo”. OK…

            Portanto, ele tem todo o mérito em tudo de bom que acontece num clube (fique uma, dez ou vinte jornadas nesse clube) e nenhum demérito em nada de mau (mesmo que fique 3 quartos da época). Desculpa, mas isto não é análise. Isto é idolatria, pura e simples. E eu percebo isso num Guardiola, Klopp e tal, mas no… Ivo Vieira?

    • Miguel Lopes
      Posted Junho 28, 2022 at 8:20 pm

      O Vasco Seabra tem contrato com o Marítimo e não estou a ver o presidente do clube a facilitar na desvinculação.

      • solrac43
        Posted Junho 28, 2022 at 9:40 pm

        Concordo perfeitamente, e libertar o Vasco Seabra depois do milagre do ano passado, ainda para mais para um concorrente “direto” era um erro crasso.
        Espero que lhe deem os reforços que merece, para vermos um marítimo forte a lutar pelo top 6.

  • Pormenor Tatico
    Posted Junho 28, 2022 at 8:11 pm

    Custa-me a aceitar esta opção do Ricardo, preferir o cifrão à carreira, uma coisa era não ter escolha, aqui tinha, ficava no Gil, consolidava-se como treinador, mesmo que as coisas corressem mal, teria outras portas abertas, assim afasta-se da alta roda do futebol, só o desvaloriza e para quê!?

    Para ganhar uns milhões a trabalhar no Médio Oriente, com regras culturais muito fortes, com dirigentes e jogadores de fraca mentalidade, muitas vezes sem departamentos e instalações de qualidade e longe da família. não percebo, o dinheiro não compra felicidade, será sim uma consequência do teu trabalho.

    Isto é praticamente duvidar da sua qualidade como treinador, não sou capaz, o melhor é sair!!!

    Acredito que o Ivo consiga um top 8 ou 10, mesmo com um plantel inferior e Liga Conferência e depois pode dar um salto para um clube maior, não me admirava de o ver no Braga a meio.

    • MiguelCosta
      Posted Junho 28, 2022 at 10:33 pm

      A resposta à pergunta que tu fazes sobre o porquê desta opção do Ricardo, tu próprio respondes nas 4 primeiras palavras do 2º parágrafo.

      O resto do comentário é pura e simplesmente um devaneio da tua parte. E de alguém que acha que só há futebol na Europa.

      O Ah-Ahly é provavelmente o maior e melhor clube africano. Têm milhões de adeptos. Vão pagar muito mais do que ele recebia no Gil.

      Não percebo o porquê de seres tu a dizer se o dinheiro compra ou não felicidade e se ele devia ou não dar preferência ao dinheiro. Parece-me que é o próprio que sabe desse assunto.
      É sempre mais fácil ter esse discurso que tens quando estamos a falar dos outros e não nos apareceu alguém a dar o triplo ou o quadruplo do que recebemos.

      Também não percebo o porquê de assumires que é medo. Alcançou uma classificação histórica, o plantel vai sofrer uma debanda como sofrem todos os clubes que fazem épocas muito boas, e, aproveitando uma proposta milionária, sai e aproveita para não correr o risco de estragar a imagem.
      Não é medo. É óbvio que a época do Gil este ano é capaz de ser mais fraca. E não é pela qualidade dos treinadores.

      Já agora, tu sabes que o Ivo Vieira, o teu treinador fetiche, também já treinou na Arábia Saudita certo? Achas que foi pelo projeto desportivo ou pelo dinheiro?

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Junho 28, 2022 at 11:25 pm

        Eu acho que o triplo ou o quadruplo do que recebia no Gil é um grande eufemismo. Não duvido que tenha ido ganhar no mínimo 10x mais. Tem a vida feita e a carreira de treinador é volátil, a coisa podia correr mal e andar o resto da carreira a receber (muitas vezes atrasado possivelmente) os salários “mínimos” do tugão. É uma decisão óbvia.

        De resto, é a visão eurocêntrica habitual. O Al Ahly é um clube gigante.

        • MiguelCosta
          Posted Junho 29, 2022 at 12:45 am

          Eu quando escrevi ainda não tinha lido os comentários nem lido notícias sobre o salário, falei assim por alto xD
          Pelo que se diz aqui na caixa dos comentários o canal 11 diz que são cerca de 3M. É imenso dinheiro. E o clube também é não propriamente um clube qualquer. Não estamos a falar de ir treinar um clube de meio da tabela do Egito.
          De resto, concordo com todo o teu comentário.

      • Pormenor Tatico
        Posted Junho 28, 2022 at 11:47 pm

        O Soares está no direito de fazer o que quiser com a sua carreira, mas para mim esta vinda para o Egito é um retrocesso para a sua carreira, financeiramente é bom, ninguém diz o contrário, só acho que faria pouco sentido nesta altura, estava no ponto como treinador, quando as coisas estão bem, não se deve mudar.

        O Ivo foi para a Arábia, mas estava desempregado, é diferente, ai não posso criticar, o treinador têm de sobreviver de uma forma ou outra.

        Que esta época será difícil para o Ivo, ninguém dúvida, plantel inferior na teoria, Conference League, mas eu acredito que a estrutura do Gil lhe possa dar condições para fazer um bom trabalho.

        • MiguelCosta
          Posted Junho 29, 2022 at 12:47 am

          Certo mas se supostamente o Ricardo não teve convites de clubes de outro nível ou do nível que queria, sobravam-lhe duas opções:
          -continuar no Gil, com um plantel que ficou/vai ficar sem jogadores importantes, logo é provável que a época seja mais fraca
          -ou ir treinar o maior clube africano e receber 3M por ano.

          A escolha parece-me óbvia.

  • Artur Trindade
    Posted Junho 29, 2022 at 1:51 pm

    O Braga andou a dormir, ao considerar o Artur Jorge novamente, esquecendo Ricardo Soares, já não falando no Benfica, que precisava de tentar algo novo (estrangeiro).

Deixa um comentário