Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rio Ave empurra o Sporting para o 8.º lugar; Brahimi entre os nomeados para melhor jogador africano de 2014 da BBC

Quem merece vencer? Seria surpreendente se Yaya não repetisse o prémio de 2013, mas a nomeação do mágico dos dragões valoriza ainda mais o seu nome no contexto internacional. 
O argelino Yacine Brahimi, do FC Porto, integra a lista de cinco candidatos ao prémio de futebolista africano de 2014 da BBC. Brahimi integra uma lista que inclui o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund, Ale), o nigeriano Vincent Enyeama (Lille, Fra), os costa-marfinenses Gervinho (AS Roma, Ita) e Yaya Touré (Manchester City, Ing), detentor do troféu, que é nomeado pelo sexto ano consecutivo. O prémio de futebolista africano do ano da BBC é atribuído desde 2000 e tem ganhado prestígio ano após ano, tendo já sido distinguidos jogadores como George Weah, Jay Jay Okocha e Didier Drogba.

O Sporting vai estar nas próximas 3 semanas no 8.º lugar da I Liga – Triunfo do Rio Ave em casa por 3-0 diante da Académica permite a subida dos vilacondenses ao 7.º lugar, em igualdade com o Sporting mas com melhor diferença de golos. Por outro lado, com o 5.º jogo sem vencer, a pressão sobre o futuro de Paulo Sérgio acentua-se. Quanto ao jogo, o Rio Ave esteve sempre mais confortável no jogo, mais perigoso e com o goleador Hassan em evidência. O ponta-de-lança egípcio bisou na partida ainda na 1.ª parte, sendo que o 3-0 final foi assinado por Ukra, aos 65′.

0 Comentários

  • Gonçalo
    Posted Novembro 10, 2014 at 9:59 pm

    Se fosse no tempo do Godinho era tudo a pedir eleições, assim toca a bater palmas ao querido líder. No 1.º ano do Bruno de Carvalho acabamos a época no 7.º lugar, agora estamos em 8.º, mas está tudo bem. Como ganhamos ao Porto e o nosso clube é controlado pelo Virgilio, Bruno de Carvalho, Inácio e Quintela, mesmo que fiquemos em 9.º o importante é bater palmas.

    • Rodrigo
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:02 pm

      O Sporting de 2012/13 ficou em 7º ao fim de 30 jornadas. Ainda vamos na 10ª jornada. Apesar de ser pessima a classificaçao da equipa, o trabalho esta a ser desenvolvido pelo Marco Silva e existem argumentos para dar a volta ao texto.

    • Vila Verde
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:05 pm

      Sim, o BdC é mesmo um desgraçado. Na 1ªépoca, conseguiu ficar em 7ºlugar, quando pegou na equipa estava em 1ºlugar com 20 pontos de avanço.

    • Stalley
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:12 pm

      1º ano de Bruno Carvalho foi o ano passado, ficamos em 2º.
      Quando o Bruno de Carvalho veio, já estava "arrumada" a época com Jesualdo Ferreira.

      SL!

    • MT
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:14 pm

      Como já disse aqui no blog. Se fores socio do Sporting é so arranjares um determinado numero de assinaturas( vai ver aos estatutos do Sporting), levas a proposta para uma assembleia geral e lá faz-se uma votaçao para haver novas eleiçoes. E depois é só esperares que a maioria vote que sim.

      Depois o Godinho concorre outra vez, se ganhar tu ficas com o teu tacho e um ano depois o clube acaba. Ficas tu feliz, fica o Godinho, fica o Soares Franco, fica o Duque, ficam os benfiquistas, ficam os portistas,… Fica muita gente feliz, só 2M de verdadeiros sportinguistas é que nao.

    • CarlosPla5
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:22 pm

      Fico estupefacto com as barbaridades que se dizem aqui. Com Godinho Lopes, à 10ª jornada o Sporting estava em 10ª lugar com 12 pontos e andava a ser humilhado na Taça de Portugal (eliminado por Moreirense) e a fazer a pior campanha na Europa que alguma vez fez (derrotas com Videoton e afins). Quando Bruno de Carvalho foi eleito na equipa ela estava em 10º lugar !!!!!!!!!
      Fazer qualquer comparação com essa época é ser idiota só porque sim.

    • Awesome_Mark
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:29 pm

      Excelente comentário MT,mas é óbvio que ele vai-te ignorar,pk ou nem é do Sporting e está aqui só para incendiar ou é daqueles que acham-se os melhores e dps não têm atitude nehuma.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:34 pm

      Gosto de ler que para seres um verdadeiro sportinguista tens de apoiar o Bruno de Carvalho, porque é que não fazem um clube novo o Bruno de Carvalho futebol clube? é que todos os dias mostram que ele é mais importante que o Sporting, pois ouvir que sem ele o Sporting tinha acabado diz muito de voces como adeptos e diz muito do Sporting como grande.

      Jozef

    • Stalley
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:52 pm

      josef, eu gosto de ler também os seus comentários em todas as noticias sobre o BC.
      Mas acho que o seu lugar era mais num "zerozero", não sei porque veio para o VM fazer comentários desses.

    • Pedro Chambel
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:55 pm

      Jozef não basta apoiar para ser verdadeiro sportinguista mas ter dois dedos de testa para ver o trabalho que o Godinho fez no Sporting.
      Não sei como ainda a pessoas que acham qe o Godinho fez um mau trabalho no Sporting e que levou quase o clube a falência ou a insolvencia, secalhar era isso que muita gente queria.
      Eu primeiro sou sportinguista depois sou apoiante do presidente, para mim a frente dos interesses pessoais esta os interesses do clube

    • MT
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:06 pm

      Josez

      Nao tem nada a ver se clube é grande ou nao. Até o maior clube do mundo acabava se tivesse 50M de prejuizo todos os anos como o Sporting tinha com o Godinho. Se nao fosse o BdC acabava porque se por acaso o BdC perde nas eleiçoes ganhava o Couceiro. E com o Couceiro a presidente, o Sporting neste momento já nao existia ou se existisse acontecia que os jogadores saiam todos por salarios em atraso e era mandado para o CNS por dividas. Vai ver o dinheiro que o Couceiro roubou ao Sporting na venda do Ronaldo para o ManUtd, e na altura nao tinha nada a ver com a direçao, entao imagina o que roubava a presidente.

      Tu( e muitos sportiguinstas) nao deves ter noçao do que o BdC já fez pelo Sporting( mas para o adepto portugues só os titulos no futebol é que contam):

      -Pos as finanças do clube estaveis, coisa que parecia impossivel fazer em apenas um ano
      -Construi a SportingTV
      -Voltou com o hoquei, modalidade onde o Sporting tem muitos titulos europeus
      -Tem um projecto muito avançado onde só faltam 500 mil euros para a construçao de um pavilhao
      -Fez obras no campo da academia e vai por mais uma bancada
      -Trouxe o Sportinguismo de volta aos sportiguinstas( rapido aumento de numero de socios e vao muitos mais sportiguinstas ao estadio).

      Sao coisas que como nao dao titulos ninguem valoriza mas para mim e para muitos sportiguinstas sao bem mais importantes que qualquer titulo.

      Claro que faz erros, ninguem é perfeito. Mas neste momento maior parte das criticas sao muito injustas pois ele entrou com o Sporting falido, no 10 lugar, com salarios em atraso e em apenas um ano tem a finanças estaveis e estamos a jogar na champions, acho que melhor era impossivel.

      Daqui para a frente veremos se é o presidente certo para o Sporting voltar aos titulos, mas ele vai ficar para sempre recordado como a pessoa que salvou o Sporting de acabar e que trouxe o Sportinguismo de volta aos sportiguinstas.

    • VettelF1
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:37 pm

      Mas porque é que benfiquistas e portistas haveriam de ficar felizes com o fim do Sporting? Se não existir estas rivalidades (sem as exageradas) o futebol não tem piada nenhuma.

      Vejam o exemplo da Escócia: qual a piada de uma SPL sem os míticos Celtic vs Rangers e vice-versa?

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:43 pm

      BDC não salvou o Sporting, mas está a contribuir para o destruir como destruiu a formação do clube. Já estamos em oitavo e se aquele senhor não vai desterrado para a bancada ainda ficamos pior.
      António

    • Pedro Chambel
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:57 pm

      MT totalmente de acordo, subscrevo a 100%

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2014 at 12:20 am

      Eu não critico quem critica o Godinho acho que tem toda a razão, agora o que me custa ver é esta religião a volta de um presidente, e que achem que o Sporting depende de uma só pessoa para existir.

      Quando digo isto sinto realmente que estou a defender mais o clube do que vocês que são adeptos, porque quem conhece a história do Sporting e a sua importância no futebol português sabe que é impossível o clube acabar.

      Se não tivesse aparecido o Bruno de Carvalho o Sporting já não existia? Obvio que não. O Godinho foi para a rua, não queriam o Couceiro a presidente, obviamente que iria aparecer outro qualquer, e quem sabe fazer um trabalho melhor que o do BDC.

      Neste momento o Bruno de Carvalho fez, muitos o teriam feito, porque políticas de contenção de custos são facílimas de fazer.

      E também convém dizer o que ele já fez de mal que pelo que me parece no futuro ainda vai prejudicar muito o Sporting e passo a explicar:

      Já rejeitou dar oportunidades a jogadores que tinham mais que qualidade para serem titulares no Sporting: Elias e Labyad (podem dizer que não mostraram serviço na primeira época mas nessa época ninguém mostrou serviço).

      Tem destruído a boa formação do Sporting, Eric Dier disse em entrevista que foi mal tratado pelo presidente e que este nunca mostrou vontade em mante-lo, pois quis que o jogador aumenta-se a clausula de forma a prende-lo mas nunca lhe quis dar um ordenado ao nível da mesma.

      Iabyad foi encostado por não querer baixar o ordenado que o fez vir a assinar pelo Sporting, ficando o Sporting a jogar no mesmo ano com o André Martins na posição.

      Guerra aberta com o mundo todo… Acho que não há aqui alguém que ache que o Bruno de Carvalho consegue ficar por cima contra os presidentes do Porto e do Benfica, para quem adora as teorias da conspiração já tem a certeza que já começou a perder a guerra pela suposta nomeação do Duque.

      Guerra com os fundos: O Sporting só ficou a perder com esta guerra, pois graças aos fundos é que Porto e Benfica tem vencido títulos atras de títulos todos os anos, e para um clube que não tem dinheiro e que perdeu as principais promessas do seu clube (Bruma, Dier, Ilori) e ainda vai perder Matheus Pereira, e como já se viu a equipa B e a equipa de juniores nem para as ligas onde estão tem qualidade, já se viu que os fundos poderiam ser um grande aliado.

      (ATENÇÃO) Quando se diz que os fundos vão acabar em Portugal, é concretamente a proibição de os fundos terem percentagens de passes dos jogadores, pois os fundos vão continuar a existir e a emprestarem dinheiro ao Porto e ao Benfica para estes comprarem os passes dos jogadores).

      Gastou todo o dinheiro em jogadores que não servem para a equipa principal: De todos os jogadores contratados o único que tem sido aposta é o Jonhatan, de resto nenhum tem sido aposta. Principalmente o jogador mais caro que anda perdido na B.

      Guerra com a Doyen: É preciso ser-se muito fanático para se achar que o Sporting não vai sair a perder da situação que o presidente causou, para os que comparam este processo de tribunal com o de Bruma é simplesmente porque simplesmente só vêm BDC à frente. Por isso quando se diz que faltam 500.000 euros para o pavilão é uma falácia, porque o dinheiro do pavilhão não pertence ao Sporting, e tem muita sorte se tiver de devolver apenas só o dinheiro que tentou roubar.

      Quanto à Sportingtv já se percebeu que não tem nível nenhum e deveria envergonhar o clube, serve apenas para o Presidente ter um meio onde pode ditar os comunicados que os sportinguistas ouve como se de uma missa se trata-se.

      Poderia dizer ainda muito mais coisas, e falar da falta de elegância, da arrogância desmedida sem motivos, do baixo nível e da vergonha alheia que o presidente emana, mas isso está à vista de todos.

      Jozef

    • MT
      Posted Novembro 11, 2014 at 1:17 am

      Jozef

      Politicas de conteçao sao facilissimas de fazer??? E fazer politicas de conteçao e ficar em 2, coisa que o Sporting já nao ficava à alguns anos, tambem é facilissimo??? Entao porque os clubes nao fazem isso todos os anos, poupem dinheiro e vao sempre à champions??

      Rejeitou dar oportunidade a Elias e Labyad: Tem noçao que eles os dois recebiam 2M euros anuais?? O Sporting o ano passado estava falido, nao podia estar a pagar a jogadores com ordenados destes. O orçamento do Sporting era de 25M, só 2 jogadores recebiam 20% do orçamento. Já para nao falar que ambos eram maus profissionais.

      A historia do Eric Dier é simples, ele para renovar o Sporting tinha que lhe pagar o que o Tottenham lhe pagava, logo está acima do teto salarial imposto na restruturaçao financeiro, logo era impossivel ele ficar. E já agora o que a clausula tem a ver com o salario?? Assim nenhum jogador em Portugal tinha a clausula maior que 10M.

      Guerra aberta com o mundo todo- Sinceramente nao vejo nenhum problema com isso. Nem tem beneficios, nem prejuizos. Eu nao quero o Sporting amigo do Porto nem Benfica. O caso Duque por acaso mostra o bom trabalho que o BdC tem feito.

      Os fundos nao sao aliados de ninguem. Os fundos sao emprestimos que só fazem mal aos clubes. Por exemplo o Sporting tem que pagar todos os anos ao fundo que detem parte do passe do Carrillo para o poder manter no plantel. Se um clube nao vender um jogador do fundo dentro de um prazo vai ter que idemnizar o fundo em mais do que o fundo pagou por ele. Os fundos só dao prejuizo a um clube pois os fundos tem % do passe mas nao pagam salarios. Por exemplo o Porto vende o Aboubakar por 20M, só recebe 6M, tem de lucro de 3M, esses 3M secalhar nem deram para os salarios dele. Se o comprasse por 10M( que sem fundos nao era 10M mas sim 7M que era o que o Lorient pedia) e vendesse por 20 já lucra 10M. Ou o Porto nao consegue vender o Aboubakar nos 5 anos de contrato vai ter que indemnizar o fundo num valor que nunca é inferior ao que o fundo investiu neste caso 7M.

      O Nani nao conta??? A melhor contrataçao da liga nao conta??? O Paulo Oliveira tambem joga a titular. Já sao 3. Rossel e Tanaka já mostraram ser bons suplentes( uma equipa nao é só feita de 11 jogadores). Gauld é um talento e só tem 18 anos, tenho a certeza que vai ser vendido por uns bons milhoes, quem já o viu jogar sabe disso.

      Doyen- Nao sei se sou fanatico, mas o unico que sei é que já passaram alguns meses e a Doyen ainda nem sequer foi para tribunal. O dinheiro do pavilhao nao é obrigatorio ser o dinheiro do Rojo. Perdendo o caso( se a Doyen for para tribunal) ou nao o pavilhao vai ser construido.

      SportingTV nao tem nivel porque nao és do Sporting. Com a SportingTV vejo os jogos da equipa B, os jogos dos escaloes de formaçao, o hoquei, o andebol, o futsal e sim tambem ouvimos o presidente a falar, principalmente, a responder a preguntas feitas pelos socios.

      Ve-se que tens pouco conhecimento sobre o Sporting e quase tudo o que disseste sao falacias e falsos argumentos, muitos usas para dizer mal do BdC mas se pensares corretamente até sao elogios.

      Nao há nenhuma religiao ao BdC, existe é uma religiao anti-BdC pois maior parte das criticas nao tem logica nenhuma. Isto tudo começou com uma pessoa a culpar o BdC de ficar em 7 quando quando ele chegou ao cube o Sporting estava em 10. O BdC já cometeu alguns erros( algumas contrataçoes em excesso, a equipa B deste ano foi mal planeada,…) mas o que já fez de bom é muito superior aos erros.

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 11, 2014 at 1:28 pm

      Incrível como é tudo mau no Sporting.

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2014 at 2:55 pm

      MT

      Sim políticas de contenção são facílimas de fazer, e são uma boa desculpa para quando as coisas correm ma, não foi o caso no ano passado, porque o segundo lugar do Sporting foi totalmente demérito do Porto, e não convém esquecer que no jogo em Alvalade, quando o Sporting ganhou e se isolou em segundo lugar, o vosso golo da vitória é irregular.

      Sim rejeitou dar oportunidades aos dois jogadores, se os ordenados eram elevados é porque tinha qualidade, mais valia pagarem esses 4 milhões por esses jogadores ao ano do que gastar esses 4 milhões todos os anos em jogadores sem qualidade como tem acontecido. Eram maus profissionais? Se calhar convém não encostar um jogador que sabe que é melhor que meia equipa doo Sporting a equipa B (LABYAD) e se calhar convém pagar os ordenados em atraso (ELIAS), mesmo assim só diz que são maus profissionais por causa do seu presidente porque você não estava lá todos os dias a assistir aos treinos.

      A história do Dier foi falada pelo mesmo numa entrevista convêm assistir ou ler antes de falar, antes de aparecer a proposta do Totenham Bruno de Carvalho tentou subir a clausula do Dier só que não lhe quis dar um ordenado a condizer com a mesma, se era um ordenado elevado o Dier não diz, mas de certeza que mais vale pagar ao Dier do que pagar ao Sar e ao Mauricio e ainda ao Rabia.

      Se acha que o Duque estas na liga significa que o Bruno de Carvalho está a trabalhar bem, significa que ao contrário da maioria dos sportinguistas acha que o facto do presidente da liga ser sportinguista vai beneficiar o Sporting, pois a maioria acha que o Sporting saiu prejudicado com esta escolha, e quando o clube sai prejudicado pelas guerras do seu presidente, significa que o mesmo anda a trabalhar mal.

      Continua. Jozef

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2014 at 2:56 pm

      ocê acredita tão cegamente no seu Deus líder BDC que se estiver a olhar para ouro e ele lhe disser que é terra você deixa o ouro ficar no chão, só assim é que pode ter essa opinião em relação aos fundos, basta olhar para equipas como o Porto e como o Benfica para ver que os fundos apenas lhe trazem sucessos e dinheiro, o Aboubakar nunca irá sair do Porto enquanto o Porto não comprar mais percentagem de passe, foi assim com Hulk, foi assim com James, tem sido assim com quase todos os jogadores, até quando o Porto só tem metade dos passes consegue fazer muito dinheiro basta ver o caso de Mangala, depois se reparar o Porto consegue sempre vender os jogadores e não precisa de reembolsar fundos, isto porque os próprios fundos ajudam o clube a colocar o jogador como é o caso do Defour, mesmo o clube não ganhando milhões consegue sempre ter o retorno do investimento, e os jogadores não servem só para gerar lucras, mas também para gerar sucesso desportivo, o Porto e o Benfica usam fundos e tem sucesso desportivo e muitos milhões na conta, o Sporting anda em guerra com os fundos e não tem uma coisa nem outra.

      O Nani não é jogador do Sporting, para o ano não está ca, e não está a ser sequer a melhor contratação da liga até ao momento. o Paulo Oliveira tem jogado porque o Sar que também foi contratado este ano mete água por todos os lados,o Tanaka mostrou ser tão bom suplente que nem 10 min tem pelo Sporting, e já nem convocado é, o Rossel, é tão bom que ainda nem teve uma oportunidade no 11 quando o William só esta a meter agua este ano.
      O Gauld ter 18 anos não significa nada, com que idade é que se estrearam Moutinho, Quaresma, Ronaldo, o Porto não joga com o Oliver e com o Ruben Neves, quando o jogador é bom é para jogar, nem que seja para lançar no final dos jogos, e há muitos Sportinguistas que tem visto o Gauld e dizem que não merece sequer estar a tapar o Iuri medeiros na B.

      A doyen já esta em tribunal com o Sporting, agora é esperar que a justiça seja feita.

      O Sporting tv não tem nível pelas coisa que lá são ditas e comentadas, os comentadores da equipa B metem dó, o Sporting ter o canal só tem servido para serem alvos de chacota, os jogos da B e dos Juniores já antes passavam no site do Sporting, e o Bruno de Carvalho nunca ficou calado antes de ter um canal.

      Os meus argumentos são apenas a realidades que os seguidores cegos pelo BDC não querem ver, por isso é que tão em décimo, e só com um milagre passam aos oitavos da champions, e mesmo assim assobiam para o lado.
      Ainda agora saiu uma noticia do Bruno de Carvalho querer punir o Nani e o Patricio, veremos se é verdade, vindo dele não me admirava nada.

      Jozef

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 11, 2014 at 3:31 pm

      Em décimo? Hein?

      Tanto existem os seguidores cegos, como os odiadores cegos, como é o caso do caríssimo Jozef. Tudo o que está, é, ou diz respeito ao Sporting, é mau.

    • MT
      Posted Novembro 11, 2014 at 3:44 pm

      O que achavas que um Mané, por exemplo ia achar de o Labyad da idade dele receber mais de 150 mil euros por mes e ele apenas 5 mil por mes??? Ia criar um problema e queria muito subir o ordenado, ficava muito mais dificil o Sporting fazer contrato com os jovens. Veja-se o exemplo do Cedric, que há problemas na renovaçao do Cedric pois o Cedric quer receber tanto como o seu suplente( Miguel Lopes) recebe e o Sporting com o teto salarial nao lhe pode pagar isso. Se o ML nao tivesse no Sporting tenho a certeza que o Cedric já tinha renovado. É só um exemplo de um problema que os ordenados demasiado elevados iam provocar no Sporting coisa que tu nao queres ver porque estás cego a dizer mal do BdC. Eles eram maus profissionais antes do BdC chegar e o Labyad continua a provar no Vitesse que é mau profissional.

      Eu vi a entrevista. Tenho a certeza que o ordenado que o Sporting dava ao Dier era bem superior ao desses 3. Era o teto salarial para jovens( senao me engano 400 mileuros por ano), as unicas contrataçoes que estao a receber isso sao Jonathan Silva e o Montero( o Slimani se lhe aumentaram o ordenado esta epoca).

      Disse isso no sentido de estar a trabalhar bem que até os rivais se juntam para "tramar" o Sporting. Claro que o Sporting vai sair prejudicado de o Duque ser o presidente.

      A doyen ainda nao foi para tribunal, vai ver os comunicados da Doyen.

      Se nao queres ver o problema dos fundos nao vejas, o Benfica este ano nao tem jogadores de fundos e está em 1.

      Esse comentador já saiu à uns 2 meses mas pronto. Sermos alvos de chacota dos rivais pouco me importa, até fico contente, pois o Arouca, por exemplo, nao é alvo chacota de voces.

      O Gauld nem joga na mesma posiçao do Iuri, e quem diz isso nao percebe nada de futebol. Iuri e o Gauld tem os dois muita qualidade, qualidade nunca é demais. Aposto o que quiseres que o Gauld vai ser vendido por varios milhoes.

      Essa noticia é mentira. Se fosse verdade eles nao tinham jogado no ultimo jogo.

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2014 at 4:45 pm

      Só no Sporting é que pelos vistos se dão ordenado pela idade e não pela qualidade, pobre Hazard que no Chelsea ia ter de receber o mesmo que o Ramirez mesmo este sendo pior que o Belga tem de receber um ordenado maior porque é mais velho… Onde é que isto faz sentido? O Cedric se forem inteligentes nem renovam com ele, o Miguel Lopes é bastante superior e para suplente deste tem o Esgaio que dá para desenrascar, obviamente que o Miguel Lopes recebe mais, porque é melhor. As vezes convêm saber os dois lados da moeda para se saber se os jogadores são realmente maus profissionais, o Elias só foi considerado isso no Sporting, logo num clube em que não recebia os ordenados a horas, e o Labyad no Vitesse gostava de saber onde leu isso.

      Se viu a entrevista, deveria perceber o lado do jogador, e ver que o Bruno de Carvalho é que tentou ser sacana com o Dier, mas como não consegue estar contra o Lider faz de suposições certezas, mesmo sem visto o ordenado escrito no contrato, acho que o Dier se realmente não tivesse razão seguia a vida dele em Inglaterra num clube com mais visibilidade no Pais onde nasceu, e não vinha dar entrevistas a dar explicações…

      Logo vi que você gostava das teorias da conspiração, só assim se acredita que o Porto e o Benfica se iriam juntar para derrotar o Sporting, como se o Sporting incomoda-se qualquer um destes clubes. E como disse, já que acredita nisso, pelos visto o BDC fez um mau trabalho, visto que o clube saiu prejudicado ( no seu ponto de vista)

      Você deveria ir ao google antes de falar, pesquise Doyen, Sporting e TAJ na barra de pesquisa e leia as noticias.

      Com que então o Benfica não tem jogadores em fundos, deveria investigar melhor, investigue a percentagem dos passes que o Benfica tem dos seus jogadores e vai ver como está enganado, o Benfica nesta época contratou jogadores sem ajuda de fundos, como o Samaris que nunca na vida irá rentabilizar os 10 milhões investidos. O Problema dos fundos para o Sporting é que estes trazem qualidade ás equipas rivais apenas isso.

      O que é que o Arouca tem a ver com a Sporting Tv ou com o Sporting explique lá?

      Os adeptos sportinguistas que disseram isso aqui no blog tinham uma certa razão, visto que o iuri joga na ala, e o Gauld foi encostado a ala em alguns jogos da B, acho que se tivessem assim tanta qualidade como pinta, ambos estavam na equipa A, já que esta não está recheada de qualidade, porque se o Iuri não for melhor que o Capel, e se o Gauld não é melhor que o André Martins, isso só quer dizer que tem um futuro negro em termos de qualidade.
      Podemos apostar a vontade, tal como muitos apostaram que o Rinaudo ia sair por muitos milhões, que o Montero também, que o William valia 40 milhões, que o Patricio ia sair por 20, podemos apostar a vontade.

      Se é verdade ou não veremos.

      Jozef

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2014 at 4:58 pm

      Rúben Cardozo, a única mentira que eu disse aqui foi o Sporting estar em 10º porque me enganei, se dizer toda a verdade me ser um odiador cego de Bruno de Carvalho então que seja.

      Jozef

    • MT
      Posted Novembro 11, 2014 at 6:57 pm

      O Elias e o Labyad no tempo do Godinho foram pessimos profissionais( pode ter sido por ter havido salarios em atraso, nao sei, mas por exemplo o Patricio nunca foi mau profissional), eles nao se esforçavam nada em campo. Eu acho que o Labyad tem muita qualidade mas nao justificava receber 10% do orçamento e acho que ia trazer muitos problemas ao balneario.( o unico jogador que merece receber isso é o Patricio, e o Nani se fosse mesmo do Sporting). Dei o exemplo do Cedric com o ML quando podia dar com o Carrillo com o Capel.

      Nao percebo o lado do Dier. O sonho dele sempre foi jogar em Inglaterra e saiu por causa disso, nao era preciso andar a dar entrevistas ao Record. Sei que o Sporting deu isso porque fez o mesmo com o Mane, e com varios jogadores, o 2 contrato que fazem com o Sporting com BdC é sempre na ordem desses valores.

      Ja explicaram aqui querem tramar o Sporting, é só por causa das receitas. O Sporting é o unico que tem adeptos suficientes para poder "roubar" receitas ao Porto e Benfica( dividir por 3 é diferente de dividir por 2). É positivo porque por exemplo com Godinho o Sporting contava nisso quase como um Braga ou Guimaraes, neste momento ja estamos perto do Porto e Benfica( nao é preciso ganhar titulos para isto, o numero de socios está a crescer rapidamente, o estadio tem media de mais de 35 mil pessoas, estamos na champions,…).

      Continuo a dizer que a Doyen ainda nao foi para tribunal.

      Tem o Ola John,mas esse nunca joga. Gaitan, Enzo, Salvio, Talisca,… nenhum é de fundos.

      Só estava a dizer que voces nunca gozam com clubes como o Arouca, só gozam com clubes que vos metem um bocado de medo. No ano em que ficamos em 7 voces quase que nao gozavam com o Sporting, só se gozava com o Benfica nao ter ganho titulos. O ano passado quando o Sporting ia em 1 começaram a gozar com o 7 lugar. É tipo os adeptos do Messi só gozam com o Ronaldo, com os outros jogadores como sabem que nunca vao ameaçar o Messi dizem que sao bons jogadores, e o mesmo ao contrario.

      Para mim o Gauld e o Iuri sao melhores que Capel e A. Martins e já estavam na equipa A. O Gauld nunca jogou na ala, joga quase sempre a 10, e fez alguns jogos a 8. O Iuri ser suplente nao tem nada a ver com o Gauld. Nem compares o Gauld com o Rinaudo. Entao apostamos quando o Gauld daqui uns 3/4 anos sair por uns bons milhoes venho aqui.

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2014 at 7:15 pm

      Jackson, Danilo, AlexSandro, também não são jogadores de fundos, por alguma razão se diz que o Porto tem um plantel com mais qualidade que o Benfica, são os próprios benfiquistas que o dizem, essa razão é a ajuda dos fundos.
      Os adeptos do Arouca não são gozados porque não se acham os maiores mesmo não ganhando nada, ao contrário dos sportinguistas, que ano para ano não ganham nada, mas vêm sempre dizer que tem os melhores jogadores, chegaram a dizer que o Rinuado era melhor que o Fernando, que o Carrilho era melhor que o Hulk, que o Wolwinkel era melhor que o Falcão, que o Patricio era melhor que o Helton, que o Montero já era melhor que o Jackson ainda este ano dizem que o Cedric é melhor que o Danilo, etc etc… Nos não vemos os adeptos do Arouca a compararem no ao Benfica e ao Porto, por isso é que são gozados…

      Jozef

  • Sem Números
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:00 pm

    Melhor ataque: Benfica (23 golos)

    Melhor defesa: Porto (5 golos)

    Pior ataque: Arouca e Penafiel (6 golos)

    Pior defesa: Gil Vicente (21 golos)

    Melhores marcadores:
    Talisca – 8 golos; Maazou, Jackson e Deyverson – 7 golos; Hassan e Bruno Moreira – 6 golos.

    Melhores assistentes:
    Ukra e Gaitán – 5 assistências; Rúben Ferreira – 4 assistências; 9 jogadores – 3 assistências.

    O Porto é a única equipa que ainda não sofreu qualquer derrota. O Braga é a única equipa que soma por vitórias todos os jogos disputados em sua casa (5). Académica e Gil Vicente continuam sem vencer em casa (a Académica soma por empates todos os jogos disputados no Municipal de Coimbra). O Nacional é a única equipa que ainda não conquistou qualquer ponto fora de portas.

    Melhor momento de forma (últimos 5 jogos):
    Paços de Ferreira – 13 pontos
    Benfica e Vitória – 12 pontos
    Porto – 11 pontos

    Gil Vicente – 2 pontos
    Penafiel e Arouca – 1 ponto

    Contribuição (participação nos golos):
    Deyverson – 60% (7 golos e 2 assistências)
    Maazou – 53% (7 golos e 1 assistência)
    Miguel Rosa – 47% (4 golos e 3 assistências)

    • Rodrigo
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:04 pm

      Incrivel o desempenho do Paços de Ferreira apos as derrotas com Benfica e FC Porto. Estranho tambem o facto do Nacional ainda nao ter ganho fora, uma vez que era um habito nesta equipa.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:05 pm

      Bom comentário! Gostei destas estatisticas!

    • Awesome_Mark
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:32 pm

      Excelentes estatísticas,talvez tivesse ficado a faltar os nomes dos totalistas,mas neste fase ainda devem ser muitos.

      É curioso o Sporting nao aparecer em nehuma das listas.

    • Sem Números
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:43 pm

      Nesta altura, são vários os totalistas – quase 30 – portanto não achei interessante falar neles.

      Entre os jogadores com 4 ou mais golos, Hassan é o que precisa de menos tempo para marcar, apenas 53 minutos. O egípcio, que hoje reiterou o desejo de terminar o campeonato com 15 golos, é seguido por Maazou (80 minutos) e Talisca (102 minutos). Bruno Moreira, que interrompeu com o Sporting, uma série de 5 jogos consecutivos a marcar, precisa em média de 106 minutos.

  • André Vieira
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:00 pm

    Top:
    1º Brahimi
    2º Yaya
    3ºGervinho
    4º Aubameyang
    5º Eneyama
    Será uma luta entre dois jogadores de topo como Brahimi e Yaya, é muito mais provável que seja o costa marfinense a ganhar, mas de qualquer das formas gostava que fosse o mago argelino a ganhar.

    • Tiago Peixoto
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:10 pm

      Sou portista, mas nao vejo o Brahimi a vencer este premio, para mim o Toure é o justo vencedor

    • Alexand
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:12 pm

      Gosto bastante do Brahimi mas po-lo para ja a frente do Yaya é exagerado. Como dissestes é muito provável que seja o costa marfinense a ganhar e é um prémio entregue justamente.

    • scp_fan
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:37 pm

      O prémio é relativo ao ano!

      Até Slimani fez mais do que Brahimi em 2014!

      Até no Mundial, Slimani tem 2 golos e 1 assistência, contra um golo e uma assistência do Brahimi.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:42 pm

      scp_fan, explique lá porque é que o Brahimi está no 5 nomeados e o Slimani não? É tudo uma cabala contra o Sporting de certeza.
      Basta pensar que o Brahimi foi considerado o melhor jogador africano a jogar na liga espanhola no ano passado, para perceber que o Brahimi teve muito melhor que o Slimani.
      Jozef

    • Bruno Monteiro
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:54 pm

      Tendo em conta que se refere ao ano 2014 acho que o Yaya Toure parte em vantagem, sendo que Brahimi, Gervinho, Aubameyang partem em pé de igualdade. Mas a excelente prestação da Argelia no mundial pode impulsionar Brahimi para ganhar o prémio, apesar de achar muito complicado, até tens algumas hipóteses.

    • JM
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:10 pm

      O Slimani bem tentou ganhar o prémio de melhor jogador africano da liga espanhola, mas não estava fácil. As fronteiras que separam os nossos países tem largos anos de história e nem o Slimani conseguiu quebra-las.

      Isto às vezes lê-se cada argumento por aqui…

    • Mauro Machado
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:55 pm

      Slimani à frente do Brahimi?? Nossa Senhora, o que se lê aqui…tal é a necessidade de afirmação dos sportinguistas!
      Cumps

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2014 at 12:27 am

      O argumento é válido ou acha que não é mais prestigiaste ser o melhor jogador africano da liga espanhola do que, o melhor jogador africano do Sporting? Para além de Brahimi ser o favorito a ganhar a bola de ouro argelina tendo como principal rival Feghouli e em ultimo lugar Silimani, isto numa sondagem dum jornal argelino.

      Jozef

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 11, 2014 at 1:26 pm

      O mesmo Slimani que ganhou a Bola de Ouro Argelina no ano de 2013, por exemplo.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:01 pm

    Parece-me que o mais natural sera atribuirem o premio ao Yaya Toure. Dos 5 foi o unico que foi campeao, titulo esse onde foi determinante, sendo que, apesar deste inicio de epoca menos fulgurante e do Mundial pouco conseguido, parece-me que continua a estar bastante acima de todos os restantes jogadores africanos. O Gervinho (e o Benatia) realizaram uma bela temporada na Roma, sendo que o extremo voltou a começar esta a todo o gas, pelo que lhe atribuiria o 2º lugar. Em 3º pode ficar qualquer um dos 3, mas talvez optasse pelo Brahimi, ja que se exibiu com qualidade em Espanha, fez um bom Mundial e esta a arrancar muito bem no FC Porto (melhor marcador da Champions ate ao momento).

    Em relaçao a jornada, vitoria normal do Rio Ave perante uma Academica que continua sem convencer minimamente. Volto a contestar as opçoes do Paulo Sergio, sobretudo porque manteve o 11 que na jornada passada pouco fez frente ao Braga. O Rui Pedro tem de ser titular nesta equipa, sendo que nao era jogo para o Schumacher tambem. Magique tem feito menos que Salli e a ausencia de um medio com outra capacidade para construir e evidente. O facto dos proximos 2 jogos serem, ainda que em casa, frente a Benfica e FC Porto, podera precipitar a saida do Paulo Sergio do comando tecnico da equipa.
    Quanto aos vilacondenses, confirmaram o favoritismo e colaram-se ao 7º lugar. Hassan decidiu o jogo com 2 golos de boa qualidade praticamente seguidos, o Ukra marcou e fez uma assistencia primorosa no 1º golo e, em geral, toda a equipa se exibiu com qualidade.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:06 pm

    Penso que o prémio irá para o Yaya!

  • 123
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:06 pm

    Sendo Yaya Touré o único jogador africano entre os 23 nomeados para a Bola de Ouro, é óbvio que tem de ser ele o vencedor do prémio de melhor jogador africano.

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:10 pm

    Vitoria justa do Rio Ave que mereceu pela vitoria. Em relaçao ao 7 lugar do Scp ainda vamos na 10 jornada por isso acredito que recuperem ( apesar de achar que o titulo ja esta perdido)

    Para concluir , Yaya deverá ganhar novamente o premio visto que e distribuido pela BBC logo tera em maior cotação os jogadores da Premier League

    Henrique

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:17 pm

    Academica joga ZERO. Miseraveis.

    Nuno

  • Nuno R
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:36 pm

    A Academica joga peva.
    Anos e anos de treinadores medíocres, e entradas e saídas de jogadores em quantidades industriais.
    Pobre Briosa
    Sem fio de jogo, sem qualidade, sem jogadores de referência-
    Obrigado JES

    • Awesome_Mark
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:34 pm

      Olha que se o Villas Boas ouve-te a falar até se ofende.
      Eu por acaso até gostava da Académica do Pedro Emanuel.

    • Nuno R
      Posted Novembro 11, 2014 at 11:02 am

      A Académica do Pedro Emanuel quase que descia.
      Não me lembro de ver a Académica jogar futebol há muito tempo.
      Mas parte, ou muita, da culpa é da Direcção, que está sempre a contratar/dispensar carradas de jogadores. Alguns mal aquecem o lugar, outros nem para jogar no Tourizense, quanto mais.

    • Diogo Magalhães
      Posted Novembro 11, 2014 at 12:52 pm

      A Académica teve equipa em 11/12, quando ganhou a final da taça ao actual 8º classificado do campeonado

      DM

    • Awesome_Mark
      Posted Novembro 11, 2014 at 1:33 pm

      Nuno R

      O percurso na taça+manutenção+chegada à Europa não é nada mau para uma equipa de média dimensão em Portugal.Além do mais,apesar de se fecharem muito em certas ocasiões,praticavam um futebol razoável e tinha bons jogadores(bem melhores dos que hoje lá calçam).

      DM

      Se o Sporting estivesse no 2ºlugar e no ano passado tivesse ficado em 8º provavelmente já faria referência ao "8ºclassificado da transata temporada".
      Nunca ficam bem essas picardias,eu pelo menos não penso assim.

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:42 pm

    Bem, após 10 jornadas não esperava tão fracas exibições isto num ano em que o presidente veio logo em público afirmar que o Sporting é declaradamente um candidato ao título. Onde estará o problema? Pode ser na insistência de Marco Silva em apostar nos mesmos mas parece-me que há uma certa irregularidade, ora fazemos uma exibição como no Dragão, em casa frente ao Chelsea ou na Alemanha, ora fazemos exibições deploráveis como a de ontem ou a de Guimarães e isto pode dever-se não ao desgaste físico mas sim mental, é preciso não esquecer que á exceção de Nani praticamente a maioria não tinha qualquer tipo de experiência ao mais alto nível e claro é uma equipa ainda muito jovem, agora obviamente que 8ºlugar é paupérrimo e apesar de gostar imenso do Marco é preciso demonstrar muito mais e não ter medo de apostar na equipa B, jogadores como Podence, Iuri ou Wallyson mereciam uma espreitadela e Tanaka ou Rosell que me despertaram interesse na pré-época até agora só rodam entre o banco e a bancada, há que dar tempo de jogo a eles… Aquilo que me parece é que o Sporting desta época parece uma cópia do Liverpool, equipas que a época passada terminaram em grande sem competições europeias mas que com Champions têm dificuldades pois ainda é um plantel muito jovem e "verdinho" tal como ambos os treinadores…

    Peter Griffin

  • Awesome_Mark
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:44 pm

    O Yaya está para África assim como está um Neymar para o Brasil,e o próprio facto de ser o único africano no top 23 do Mundo pd precipitar a entrega,e bem,do título ao costa-marfinense.

    Qto ao Rio Ave,e msm sendo sportinguista,o meu lado de adepto de clube faz-me estar insatisfeito pela distância já comprida para o 1ºlugar,mas o meu lado de adepto do futebol português faz-me estar contente pela competitividade no topo da Liga.Arrisco-me a dizer que há muito tempo não se chegava à 10ª jornada nestas circunstâncias.

    Uma palavra para Guimarães,Belenences,Paços e Rio Ave que estão a fazer épocas brilhanates até ao momento(este último com LE pelo meio),sendo que adivanha-se a recuperação de outras como Nacional e Estoril.

    • rui oliveira
      Posted Novembro 11, 2014 at 1:12 am

      Posso assumir então que o braga se destaca das demais equipas que referiste e que poderá ser a seguir aos 3 grandes, aquela que joga quase como um grande, ou seja, que para já corresponde ás tuas expectativas de campeonato , sem ser considerado equipa sensação como paços,belenenses, guimarães e rio aves certo?

    • Awesome_Mark
      Posted Novembro 11, 2014 at 1:36 pm

      Exato Rui Oliveira,ou pensas que é incorreto atribuir esse estatuto aos bracarenses?

  • João Lains
    Posted Novembro 10, 2014 at 11:05 pm

    Yaya Touré, Gervinho, Brahimi, Aubameyang, Enyeama.

    Notas: Yaya Touré é o único jogador africano nomeado para a Bola de Ouro e marcou 20 golos na Premier League, um registo impressionante para um médio.

    Gervinho foi, depois de Benatia e Strootman, o jogador mais preponderante na campanha da Roma, na última temporada. Se melhorasse a sua compostura diante da baliza, marcava 15 golos todos os anos.

    A campanha da Argélia teve muito peso nesta lista, só assim se explica a inclusão do Mbolhi. Quanto ao Brahimi, a exibição com o Real Madrid catapultou-o para a ribalta e a prestação no Mundial foi o clímax – um jogador fantástico.

    Curioso que o Watzke – presidente do Dortmund – tinha dito publicamente, que o Dortmund poderia apostar no Aubameyang – um jogador mais móvel na frente de ataque – para lidar com a saída de Lewandowski e, creio que como eu, ninguém tenha levado isso em consideração. É agora o melhor marcador do Dortmund, de forma destacada, e tem feito uma grande campanha na Liga dos Campeões.

    O Lille foi durante muito tempo a melhor defesa dos principais campeonatos europeus e o Enyeama foi um dos guarda-redes com mais "clean-sheets" na última temporada, nos principais campeonatos.

    Só estranho a ausência do Benatia, mas a ausência das competições europeias foi determinante. Porque foi uma vez mais o melhor central da Serie A, e foi disputado no mercado de verão pelos maiores clubes do futebol europeu.

    • Winervic
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:39 pm

      Curti. Fiquei a saber mais de alguns nomes que ainda nao tive a ocasiao de ver jogar (ou pelo menos nao o suficiente). Obrigado!

    • Awesome_Mark
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:41 pm

      Excelente análise.

      Acredito que a questão de ser o único africano nomeado à Bola de Ouro é decisiva para entrega do prémio ao Yaya.

      O Benatia além da ausência nas competições europeias tmb esteve fora do Mundial e por isso,como dissete e bem,pode ter pesado.

      Gostaria de saber a tua opinião sobre o Feghouli do Valencia que a meu ver não fica a dever nada ao compatriota do Porto que vai ficando com tds os holofotes.

    • João Lains
      Posted Novembro 11, 2014 at 1:52 am

      Tens razão! Esqueci-me de referir o peso que a ausência do Mundial também teve na nomeação do Benatia, ao contrário do que acontece com o seu antigo companheiro de equipa, Gervinho.

      Adoro o Feghouli, não está nesta lista final, mas estava nomeado para a primeira lista com 25 jogadores. Na última temporada foi um dos melhores jogadores do Valência (Parejo, Mathieu e Bernat) e teve uma contribuição directa para os golos da equipa bem superior à do Brahimi no Granada. Este ano, não tem sido titular, com excepção feita aos últimos jogos, em que o Parejo esteve afastado por lesão, mas a sua contribuição para os golos da equipa não tem sido de forma alguma "beliscada" – 1 golo e 5 assistências. É sem dúvida o jogador com mais "skills" da equipa. Para rematar, deixa-me apenas dizer que era o jogador argelino sobre o qual eu depositava maiores expectativas para o Mundial.

    • Gonçalo Miguel.
      Posted Novembro 11, 2014 at 3:08 am

      Concordo com o awesome _ Mark
      o feghouli é um bom jogador, na minha opinião com menos técnica q o brahimi mas com mais experiência e punha os no mesmo patamar…
      Qual a razão de estar atrás de Aubameyang por exemplo? (O ano passado este não foi um jogador tão preponderante como este ano está a ser)

  • Alexandre Costa
    Posted Novembro 11, 2014 at 12:50 am

    Antes de mais nós não empurramos ninguém para lado nenhum, apenas fizemos o nosso trabalho e muito bem diga-se, com uma boa exibição, bons momentos de futebol, golos e seriedade.
    Parabéns ao Hassan que fez o seu 6º golo na Liga e é neste momento o jogador que menos minutos precisa para marcar um golo, espero que continue assim e chegue e ultrapasse a meta de 15 golos que definiu para si mesmo esta temporada.
    Dizer ainda que até ao momento somos o melhor ataque da liga em casa com 13 golos e que o ano passado em toda a época marcamos 10 golos em casa. O ano passado em toda a época ganhamos apenas 2 jogos para a Liga em casa e este ano já vamos em 4 vitórias. Temos já 19 golos marcados e na época passada apenas marcamos 21 em todo o campeonato.
    Todos os rioavistas estão muito agradecidos ao NES por tudo aquilo que fez por nós mas o Pedro Martins veio trazer-nos um futebol mais atacante, com golos, afastou o fantasma do jogos em casa e está a fazer um grande trabalho. Tudo isto com a Liga Europa pelo meio, penso que estamos a fazer uma excelente época até ao momento, dentro do objectivo traçado dos 8 primeiros e perto dos lugares europeus mais concretamente da Liga Europa, a 1 ponto do 5º lugar e a 3 pontos do 4º lugar. Força Rio Ave!!!

  • Pedritxo
    Posted Novembro 11, 2014 at 1:06 pm

    Isto e fantastico para o nosso campeonato, para o clube e pra o jogador, mas ele nao e favorito , alguns dizem que sim ,mas aposto que nem conheciam o brahimi antes de vir para o porto, eu proprio so tinha visto 3,4 jogos dele.
    Yaya Toure sera o vencedor, pois e o melhor e depois punha gervinho na 2ºposiçao(grande temporada) e talvez eneyama com o 3º, seguido do gabones do dortmund e brahimi em 5º.

  • TiagoSong
    Posted Novembro 11, 2014 at 1:13 pm

    Doumbia? Emenike? Etoo? Yaya parece-me o favorito e deverá ganhar com alguma facilidade.

Deixa um comentário