Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rio Ave vende Clayton ao Olympiacos e contrata Tamble, Blesa, Buta, Mancha e van der Gouw

Vilacondenses estão a meter-se a jeito? Alguns reforços até são interessantes, mas o futebol já era muito pobre e agora ainda ficaram sem o principal goleador (o que numa Liga como a nossa faz a diferença) e o maior desequilibrador.

O Rio Ave transferiu Clayton Silva para o Olympiacos. O avançado somava 10 golos esta época e junta-se assim a André Luiz nos jogadores que saíram do emblema de Vila do Conde para o gigante de Atenas. Por outro lado, os rioavistas anunciaram as contratações de Tamble Monteiro (avançado que estava no Portimonense), Leonardo Buta (lateral que pertence à Udinese), Jalen Blesa (avançado do Cesena), Ennio van der Gouw (guarda-redes neerlandês, que representava o Zulte Waregem e é filho de um ex-Man Utd) e Gustavo Mancha (central que está nos quadros do Olympiacos).

19 Comentários

  • Nickles
    Posted Fevereiro 3, 2026 at 10:58 am

    O Marinakis compra portanto o André Luiz e o Clayton ao Marinakis, por 60% do valor que o Marinakis pediu pelo André Luiz ao Benfica

    • 6.Mik
      Posted Fevereiro 3, 2026 at 11:53 am

      Mais ridículo ainda é o Benfica ter estado interessado no André Luiz e pensar que poderia resolver alguns problemas do jogo encarnado.

    • Flavio Trindade
      Posted Fevereiro 3, 2026 at 11:54 am

      Bem, para a malta que vai tendo dúvidas que há um preço para dentro e outro para fora, este caso é comprovadamente real.
      E ao contrário do que muitos que defendem estas negociatas com unhas e dentes, o lesado não é o grande, mas sim o Rio Ave…

      • manel-ferreira
        Posted Fevereiro 3, 2026 at 1:15 pm

        Mas como já disseram acima, este caso é diferente porque é um dono de vários clubes a fazer manigâncias com eles. Não faz sentido achar que isto é representativo de alguma super-conspiração contra os grandes. É um tipo a transferir jogadores entre os seus clubes, pronto. Se calhar, o maior lesado até foi um Bétis ou algo assim.

        Eu até acredito que possa ter havido um ou outro clube pequeno/médio a armar-se em esperto e a tentar esticar muito o valor do jogador, depois o grande desiste e eles são obrigados a vender por menos.

        Agora, achar que isso acontece a toda a hora (ou que faz parte de algum plano concertado) é que é ridículo, ao ponto de qualquer venda para o estrangeiro ser logo acompanhada de comentários sobre como “para os grandes seria o triplo!” (ainda agora se viu isso com o Alex Amorim), isto sem qualquer prova de ter havido uma proposta ou interesse dos grandes, exceto um tweet do Tony das Transferências. Os grandes agora têm de.contratar TODOS os jogadores do Tugão? Não há assim tanto espaco nas inscrições.

        É que é uma conspiração que nem faz muito sentido. Basicamente todos os clubes querem lixar-se a si próprios… porque sim. Aliás, ainda recentemente o Estrela vendeu um jogador ao Benfica. Esses ainda não receberam o memorando de que, supostamente, é para lixar os grandes a qualquer custo.

        • Flavio Trindade
          Posted Fevereiro 3, 2026 at 3:14 pm

          Manel, o resultado final é exactamente o mesmo.

          O facto de existir co propriedade diz-me muito pouco.

          O único lesado é mesmo o Rio Ave que perde 2 jogadores pelo mesmo preço de 1.
          E estamos a falar de um clube cujo estádio tem uma bancada e um projeto parado na gaveta, estamos a falar de um clube que despediu funcionários para reduzir a estrutura, estamos a falar de um clube que que tem um português no plantel…

          O lesado não é certamente o Benfica. Nem o Olympiakos.
          O teu clube por exemplo, sofreu com isso com a co propriedade do Gerard… não adiantou de muito, nem ao Boavista nem ao Bordeus…

          E é exactamente este tipo de situações que deixam os clubes frágeis. Não há nem nunca houve, nem vai haver nenhuma legislação que impeça em Portugal este tipo de situações, a Liga não quer saber e até fomenta estas barrigas de aluguer.

          E são precisamente estas ” diferencas” que marcam um oceano de distância entre o nosso futebol e os outros….

          Discutimos isto várias vezes. Quem é melhor? O ranking, a centralização…

          E como é lógico o nosso futebol, jogadores, treinadores, formação, a qualidade de tudo isto é imensamente superior às Holandas e às Bélgica desta vida, mas a nível organizativo somos tão, mas tão maus que um campeonato pior mas com gente séria acaba por parecer igual ou melhor que o nosso.

          Por fim é só preciso estar atento ao que se ouve na bancada dos Arcos, o Rio Ave é nosso…

          • manel-ferreira
            Posted Fevereiro 3, 2026 at 4:39 pm

            Ok, mas o teu post inicial (no seguimento de posts que tu e outros têm feito aqui) não era sobre co-propriedade de clubes e as suas consequências, mas sim sobre um suposto complô de clubes pequenos que se recusam a vender para grandes porque preferem perder dinheiro a vender lá para fora.

            Eu só disse que este caso do Rio Ave não tem nada a ver com essa suposta conspiração, mas sim, precisamente, com essa questão da co-propriedade, na qual concordo contigo no geral. Basicamente, são ricaços a brincar aos clubes e devia haver regras mais apertadas para isto (Portugal está longe de ser o único afetado por isto, diga-se).

            Mas ressalvando que os casos de Boavista e Bordéus são um bocado diferentes, pois são clubes que já estavam numa situação caótica antes de aparecer Gérard Lopez (devido a má gestão portuguesa e francesa) e meteram-se com o luxemburguês já em desespero e, claro, o desespero não leva a que se tomem boas decisões. Mas a queda ia acabar por acontecer de qualquer forma, tanto num como noutro.

            Já agora, Famalicão e Estoril (e agora o Moreirense) também percebem a grupos de multi-clubes e não têm tido grandes problemas com isso e até são bastante elogiados por cá, ou seja, também depende sempre da seriedade de quem se mete nisto. Como em tudo, há quem faça bem e quem faça mal.

            E já não é a primeira vez que dizes que o nosso futebol é “imensamente superior” à Holanda, em tudo exceto organização, e eu não consigo mesmo concordar. Se há país que consegue ter fornadas de jogadores de qualidade e também sucesso em seleções jovens e em importação de jogadores é a Holanda.

            Não vejo essa diferença tão grande a favor de Portugal em termos de talento, know how e qualidade (e nem vamos a questões como população, distribuição de adeptos, mais bairrismo e apoio local, onde aí sim, eles estão à nossa frente, e essas coisas também influenciam o produto final).

            Aliás, como eu disse no outro tópico há uns dias, acho que são campeonatos “gémeos” em muitos aspetos. E ao contrário de ti, diria mesmo que a Holanda tinha a obrigação de ser superior, já que têm, no geral, melhores condições. Na prática, não são superiores, como o demonstra a tremenda humilhação europeia que acabaram de sofrer (nem uma notícia sobre isto, VM?), porque cá até se faz muito com pouco, e não só ao nível dos grandes.

            • Flavio Trindade
              Posted Fevereiro 3, 2026 at 8:07 pm

              Discordamos quanto à forma, não quanto ao conteúdo.

              A Holanda (e mesmo a Bélgica diga-se) têm imenso sucesso na exportação de jovem talento, mas não é por serem melhores que os nossos…
              É mais uma vez organização e oportunidades.

              Na Holanda apesar das equipas B (há uns anos os holandeses copiaram o modelo de sucesso das equipas B na Segunda Liga), importam muito menos, e os jovens têm oportunidades.

              Mais uma vez organização.
              Curiosamente, há dias, até o Roberto Martinez falou disso.
              O talento é muito mas a pool de jogadores é inversamente proporcional ao talento disponível.

              Não seria necessário uma revolução. Bastava todos os clubes cumprirem a regra Uefa 4 nacionais+4 formados no clube. É o mínimo higiénico.

              Na Holanda 17 em 18 clubes cumprem isso.

              Aqui se calhar nem um quarto.

              É uma medida simples, bem mais fácil de executar do que a centralização e que traria dividendos imediatos aos clubes.

              A outra vem na sequência do que estávamos a falar.
              Não acho nada que os investidores externos sejam o diabo, bem pelo contrário.
              E se houvessem regras, se calhar haviam mais investimentos sérios como o do Famalicão ou Moreirense como citaste e bem.
              Existiriam mais Abramovichs, e menos Marinakis, menos Peter Lims ou Gerards.

              Basta a criação de uma espécie de fair play financeiro português.
              Inscrições sérias sem dívidas falseadas, salários e orçamentos assegurados, receitas superiores aos custos.

              Nos casos dos clubes com investimento externo, parte desse investimento tem que ser estrutural.

              O que não faz sentido é teres um owner que diz que vai investir, e passado um ano o valor dos ativos é muito inferior ao valor encontrado, sem qualquer motivo aparente.

              Como diria a nomenclatura do Villas Boas, seria uma espécie de portal da transparência financeira.

              E existirem regras e controlo, acaba por dissuadir os aventureiros e premiar os bons donos e os bons projetos.

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 3, 2026 at 3:32 pm

          E mesmo que houvesse um cartel de pequenos que se juntam e concordam que vendas para os 3 grandes só se foram milionárias não vinha mal nenhum ao mundo. É um bocado marxista, mas pronto.

      • 6.Mik
        Posted Fevereiro 3, 2026 at 1:45 pm

        Há é um dado que faz toda a diferença, o Rio Ave tem o mesmo dono do Olympiacos.
        Por isso este caso não é um grande exemplo como descreves.

      • Chanandler Bong
        Posted Fevereiro 4, 2026 at 12:17 pm

        Sim aqui o mais beneficiado até é o Benfica que ía estoirar 15M em mais um cepo e assim “poupou”..
        Agora que isto é lavagem de dinheiro pura disso não tenho duvidas, mas a FIFA/UEFA permite portanto sigaa

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Fevereiro 3, 2026 at 11:06 am

    O futebol tornou-se mesmo em algo muito esquisito. Depois a culpa é do Clismo. Ele bem tem avisado sobre estas negociatas

  • Crux100
    Posted Fevereiro 3, 2026 at 11:59 am

    Estão nas mãos de um parolo grego que se acha o dono disto tudo. Burros, burros, burros…sejam bem-vindos à segunda e, quem sabe, venham a fazer companhia a outros históricos que também foram à viola assim.

    Não consigo entender como é que alguém pode ser “dono” de mais do que um clube. Desvirtua tudo. Ridículo FIFA.

  • O Comendador
    Posted Fevereiro 3, 2026 at 12:23 pm

    O pior é se, com isto conseguirem a manutenção! Isso sim seria trágico…

    • henry14
      Posted Fevereiro 3, 2026 at 1:47 pm

      Como assim? Difícilmente descem de divisão este ano. Tondela e Aves vão descer quase pela certa e depois h6 6equipas que podem cair no playoff. Difícilmente serão eles…

  • Jeco Baleiro
    Posted Fevereiro 3, 2026 at 1:04 pm

    No caso do Rio Ave o Clismo tem toda a razão. Estão a assassinar o clube aos poucos (a fazer lembrar, a uma escala diferente, o Valência do Peter Lim).

    O Rio Ave é a única parte que sai a perder nestes negócios todos. O André Luiz foi alvo de uma oferta do Benfica de 12M€ + 3M€, vai para o Olympiacos por pouco mais de metade. O Clayton foi alvo de uma proposta de 8M€ do Besiktas, vai para o Olympiacos por 5 ou 6. É vergonhoso e descarado.
    Depois contratam 5 gajos, aparentemente de forma meio aleatória, no último dia do mercado de inverno.

    Por um lado tenho pena pelo clube porque tinha uma certa marca distintiva e mistica própria no nosso campeonato. Por outro lado foram os próprios sócios, ao que julgo saber, a votar a venda do clube em AG. Portanto são em parte culpados disto.

    O Silva Campos tinha aquela postura de dirigente à antiga mas o clube estava bem melhor com ele do que com a senhora esposa do CEO da SAD do Famalicão…

  • Kacal
    Posted Fevereiro 3, 2026 at 1:50 pm

    Nem Clayton, nem André Luiz, nem Pablo e nem Chuchu Ramirez. O avançado que nem me importava nada de ter no meu Porto era o Begraoui! Acho que tem um perfil que poderia ser muito útil. E tem vindo a subir em números. Está um belo avançado e ainda é relativamente novo.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 3, 2026 at 2:36 pm

    Se a privatizacao arrancar, devia vir acompanhada de um conjunto de medidas, que previnam que negociatas entre clubes do mesmo dono possam ser feitas a fartazana. Alias, isto nem devia ser coisa do tugao, mas sim da FIFA, mas aqui ha que meter alguma ordem e nao permitir que continuem a brincar aos clubes.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 3, 2026 at 2:58 pm

    Queria dizer “a centralizacao dos direitos de tv”.

Deixa um comentário