Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ristovski suspenso por 2 jogos. Saiba o que disse ao árbitro

Tiago Silva e David Simão também já foram penalizados por algo semelhante, mas aqui o problema é o critério, ou falta dele, é que este tipo de bocas são frequentes, mas na maior parte dos jogos, principalmente quando envolvem determinadas equipas, que estão sempre a condicionar a acção dos árbitros, nem são merecedoras de amarelo.

Stefan Ristovski foi suspenso por duas partidas, falhando assim o encontro com o Benfica para o campeonato e a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, devido à expulsão frente ao Vit. Setúbal. Hélder Malheiro justificou assim o vermelho directo ao lateral do Sporting: «O jogador foi considerado expulso porque, com o jogo interrompido, dirigiu-se ao árbitro de forma agressiva esbracejando e a gritar: ‘Para o c….’. Após o vermelho, voltou a dirigir-se ao árbitro de forma agressiva, sendo agarrado por vários colegas. Quando chegou ao pé deste gritou: ‘filho da p…, filho da p…, filho da p…’», pode ler-se no relatório do árbitro.

65 Comentários

  • R1906
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 6:32 pm

    Para a próxima o Risto já sabe…é obedecer:
    Levanta-te que isso não é nada

    Já agora…jogo interrompido onde?Quando o sinal do arbitro é para se fazer o lançamento de linha lateral e o jogador deitado no chão com queixas com um galo e o arbitro a afastar-se e a dirigir-se para meio do campo.
    A única interrupção que houve foi os jogadores e o Petrovic que tinha a bola a pedir ao arbitro para parar o jogo para dar assistência ao Risto, coisa que este ignorou.

    • Cambiasso
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 7:09 pm

      Vi apenas a primeira parte seguida, a segunda parte foi aos poucos, mas do que vi e do que me lembro, o árbitro foi exímio na protecção da integridade física dos jogadores do Setúbal… Eu não gosto destes temas nem destes debates mas quando a dualidade é gritante fica difícil.

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 6:33 pm

    Foi bem expulso. O Coroado também era assim. Dizer este tipo de coisas na cara dos árbitros tem de ser penalizado.
    O que falha aqui, de facto, é o critério.

  • Chomate
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 6:42 pm

    Se fosse o Conceição…
    Pelas palavras que disse, é bem expulso e merece a suspensão. Mas se eu tivesse um galo daqueles na minha cabeça, com o árbitro a não marcar falta, também teria dito palavras daquele género.

    • DNowitzki
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 6:45 pm

      Sim, concordo.

      Se tivéssemos uma liga forte e independente, muitas destas tretas acabavam, mas o nosso país é só… compadrio.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 8:06 pm

      A questão é que nunca é o Conceição nem os jogadores do FC Porto…

  • Wonderkid
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 6:47 pm

    Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo.
    Vão ver as repetições: ninguém agarra o Ritosvki e o árbitro escreve que foi “agarrado por vários colegas”… logo por aí se vê bem do que ele se lembra ou deixa de lembrar…
    Os jogadores do Setúbal quando reclamaram com o árbitro devem-lhe ter chamado “meu querido” e coisas do género com certeza… enfim, árbitro do mais fraco que existe em Portugal.

    • Cambiasso
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 7:06 pm

      Ele nem se chega ao árbitro e há alguns comentadores aqui do blog a falarem também de uma suposta cuspidela, como não gostar?

      • R1906
        Posted Fevereiro 1, 2019 at 7:16 pm

        Ele ao arbitro foi ter com ele, depois de ser expulso. Agora o que o Wonderkid refere de ter sido agarrado é mentira, tal como a parte que refere que isto aconteceu com o jogo interrompido.

        Enfim, nestes casos pouco existe a fazer do que apenas conseguir negar este tipo de aspectos. Seria interessante os árbitros começarem a usar câmeras ao peito para usarem durante os jogos, desse modo teria-se uma visão completa sobre o que acontece e tanto para os próprios árbitros como para o que as vezes dizem aos jogadores, pois decerto que ele deve ter dito algo ao Risto para ter seguido o jogo.

      • Wonderkid
        Posted Fevereiro 1, 2019 at 7:20 pm

        Ele chegar depois até se chega, mas só mesmo alguém com uma imaginação muito fértil poderá sonhar com uma cuspidela ali.

      • Cambiasso
        Posted Fevereiro 1, 2019 at 7:35 pm

        Expressei-me mal, penso que eles diziam que a expulsão teria ocorrido por causa de uma cuspidela, mas quando ele se aproxima do árbitro já tinha visto o vermelho.

  • Sombras
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 6:51 pm

    Justíssimo. Agora façam o mesmo a todos.

    Incrível como as asneiras e os insultos os estrangeiros apanham rápido.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 8:04 pm

      Os estrangeiros de leste falam melhor português que algum portugueses.

    • Mysticman
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 8:17 pm

      Suponho que não seja Sportinguista, ou que não acompanhe os jogadores do Sporting, mas o Ristovski é um jogador que desde o primeiro momento que chegou a Portugal tentou aprender português e é capaz de o falar

  • f0ra de Jogo
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 7:17 pm

    Como é que se pode dizer que foi bem expulso sabendo o critério usado por estas bandas à priori?
    Nem vou falar do golpe de Muay Thai aplicado, porque acredito que não tenha sido intencional, mas quando se expulsa um jogador por um palavrão (em Portugal!) é porque há muito fumo por detrás.
    Menos mal que esta suspensão não apanha logo dois derbies…

    • ACT7
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 7:29 pm

      Se a ideia era infraquecer o Sporting o árbitro expulsava o B.Fernandes (até teve parece que não teve motivos para lhe dar o segundo amarelo) e não o marreta do Ristovski.

      • f0ra de Jogo
        Posted Fevereiro 1, 2019 at 9:00 pm

        O Bruno Fernandes era expulso todos os jogos, pelo que me contaram passa o jogo inteiro a insultar o árbitro e até os colegas…
        E para mim o SCP fica mais fraco sem Ristovski

  • ACT7
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 7:17 pm

    Na minha opinião o árbitro até “promoveu” esta situação e compreendo a frustração do Ristovski, mas o árbitro têm a lei do lado dele e expulsou-o justamente.
    Quanto ao castigo, 2 jogos é o natural neste tipo de casos, pena é que uns levam multa de 18€ e outros são expulsos e apanham 2 jogos.

  • BioSpot
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 7:36 pm

    Por algo muito pior já outros ficaram em campo e não se passou nada… enfim.
    Venha o primeiro jogo em que, pelo menos um jogador, passe o jogo sem dizer ao arbitro “Vai…”, Mas, pelo menos ficou-se a saber de uma coisa, antes potencialmente lesionar alguém que insultar, isso é que não pode acontecer.

    Agora espera-se pelo mesmo critério… oh wait, não haverá! Porque nunca existiu até aqui…

  • Francisco Torgal
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 7:38 pm

    Só peca por não ser aplicado a todos. São profissionais e figuras públicas, quando alguém se sente injustiçado (e Ristovski foi, porque sofreu uma falta) não se vira para o chefe ou para o supervisor e diz coisas destas. A adicionar a isso o público-alvo mais jovem e influenciável do futebol português alimentam-se maus hábitos e má-educação. Para quem diz que é normal num jogo, nao é suposto, é normal porque grande parte dos jogadores não sabe protestar de forma civilizada.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 8:03 pm

      Isso é tudo muito bonito, mas isto é uma competição profissional e estão pontos e classificações em jogo.

      • Francisco Torgal
        Posted Fevereiro 1, 2019 at 8:27 pm

        Por haver pontos em jogo é que o jogador, por mais injusta que seja a situação, deve evitar fazer algo que já sabe que irá prejudicá-lo. Eu sublinhei que estou “do lado” do Ristovski mas não faria o mesmo.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Fevereiro 1, 2019 at 11:57 pm

        Por serem profissionais têm mais responsabilidade. Se fosse um jogo de solteiros v casados se calhar nem tinha grande importância, embora a grosseria deva ser evitada.

    • Mysticman
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 8:16 pm

      Se você acha que não é normal num jogo de futebol haver situações destas, quando as emoções estão todas à flor da pele, é porque nunca jogou futebol. E a boa educação não evita situações destas, porque já vi as pessoas mais educadas do mundo a terem atitudes destas. Por isso sim, é normal. Reprovável, mas normal.

      • Francisco Torgal
        Posted Fevereiro 1, 2019 at 8:29 pm

        Eu jogo futebol por diversão com amigos, joguei pouco em clube quando era mais novo. Quando jogo com amigos sim, sem ninguém levar a mal existe troca de palavras para picar ou para “insultar” de modo a destabilizar, mas são jogos em que não há público, não há salários nem condutas comprometidas por visibilidade pública. Eu compreendo a naturalidade com que acontecem situações destas mas continuam a ser incorretas, serem recorrentes não as torna “aceitáveis”. Boa educação evita muita coisa, na minha opinião. No campo e na bancada (aí nem se fala).

        • campeaaodomundo
          Posted Fevereiro 1, 2019 at 9:06 pm

          Uma coisa é boa educação durante um jogo, outra coisa é boa educação depois de levar uma martelada na cabeça, ficar com um galo do tamanho de uma bola de golf na cabeça e nem falta ser marcada. Aliás, mais, o árbitro nem sequer interrompeu o jogo como é comum neste lances de ferimentos na cabeça mesmo após o Petrovic estar 10 segundos com a bola parada a pedir para tal. Pensou o quê, que um jogador do Sporting ia perder tempo ou tentar ganhar uma falta a meio campo a perder por 1-0?

          Percebo o que queres dizer e claro que a boa educação é bonita mas não se pode simplesmente analisar separadamente as duas situações, tem de funcionar o bom senso.

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 7:41 pm

    Faria o mesmo dado que ficava com uma “pequena marca” na cabeça e nem sequer era marcada falta.

    Se calhar o Risto nem tinha dito o que disse se as coisas tivessem sido bem feitas.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 8:01 pm

    Expulso por dizer isto? 2 jogos? Estamos a brincar? Varandas passou-lhes a mão no pêlo e estão a responder como sempre: com incompetência. Inacreditável. Vou ficar atento ao Sr Hélder Malheiro, que gostou de ser protagonista. Um corajoso da profissão.

    • Joao Duarte
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 10:14 pm

      Incrível é achar que um árbitro que expulsa um jogador por uma situações desta ser apelidado de “protagonista”. Isto deveria ser o normal.

      • Lendl
        Posted Fevereiro 1, 2019 at 11:21 pm

        Deveria ser o normal? Mas sabes ao menos a linguagem usada pelos árbitros? Basta ver a forma como o insuspeito Jorge Sousa tratou um GR junior do Sporting o ano passado.

        • Joao Duarte
          Posted Fevereiro 2, 2019 at 8:20 am

          E não foi criticado e suspenso por isso? Se na altura foi duramente criticado, e bem, neste caso também não pode haver desculpa alguma.
          Faz-me confusão como alguém pode achar que isto não deveria ser normal. Depois do que foi dito não havia outra hipótese.

  • Fábio Carvalho
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 8:04 pm

    Vê-se muita hipocrisia no futebol portugues, quando o clube do coração é o afectado. Como tal vou adiantar aqui alguns jogadores dos 3 grandes que já vimos varias vezes ter este comportamento (captado por camaras) FC Porto: Otávio, Soares, Alex Telles. SL Benfica: Pizzi, Samaris, Jonas. Sporting CP: Bruno Fernandes e Acuna..Sem clubismos, estes ultimos dois sao capazes de ser os mais efusivos, muitas vezes sem razoes. Extra clubes grandes: Fábio Coentrão.

    A proteção não é eterna, muito menos se o desabafo injurioso do jogador é na direçao do arbitro. Da proxima vez o Ristovski já sabe, vira as costas ao arbitro e aí sim liberta a fúria.

  • Tiago Martins
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 8:36 pm

    Expulsão justissima em qualquer lado, desporto ou escalão. A forma como alguns defendem o jogador mostra a selva que é o futebol português.

    A única crítica que pode partir daqui é outros casos que não foram devidamente admoestados (lembro me logo de um jogo onde Coentrao insultou… a triplicar) mas lá está, as críticas têm que vir aí

  • azul_e_branco
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 8:39 pm

    Tantos comentários aqui sobre clubites e afins… Que noutros clubes isto não aconteceria… Relembro que a situação mais escandalosa de insultos a um árbitro vista nos últimos anos, sem a atribuição de qualquer cartão, foi precisamente de um jogador do Sporting na época passada, o Coentrão… Se este insultou, foi bem expulso, ponto! Errado é quando não são expulsos, mas aí ninguém tem telhados de vidro, deixemo-nos de tretas…

  • Luke
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 9:01 pm

    Eh pá, eu não sei se ele disse efectivamente isto ou não, mas se disse não há desculpas tem de ser expulso!

    Vejo aqui tanta malta a desculpar o homem com “as emoções à flor da pele” ou “é normal no futebol”… se é normal no futebol tem de deixar de ser! Os árbitros que toleram este tipo de insultos sem expulsarem o jogador é que estão a errar! As regras são explícitas! Ponham os olhos no Rugby: também há emoções à flor da pele e bla bla bla, e no Rugby ainda há o acréscimo de ser um desporto com 10000x mais contacto físico e onde qualquer jogador se quisesse dava uma tareia ao árbitro porque pesam todos 100kg maaaaas… nem se dirigem a ele! Um jogador que se dirigisse ao árbitro nestes termos era suspenso durante 1 ano se fosse preciso, e nem estou a exagerar.

    Eles são adultos e têm de saber comportar-se. Recebem milhões e milhões e não conseguem fazer uma coisa tão simples como não insultar o árbitro, que é a entidade que representa a autoridade em campo?! Eu só recebo poucas centenas de euros (não são milhões) e nunca na minha vida me dirigiria assim a ninguém no meu local de trabalho, nem a um colega, muito menos a um chefe, e muuuuuito menos a uma entidade de autoridade (um juiz, um polícia, um professor, um presidente, etc).

  • Wise voice
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 9:01 pm

    É injustificável. Mas caso houvesse situação em se justificasse tanto insulto era aquela.
    Está dado o mote, que a partir de agora seja sempre assim.
    PS: Parabéns ao LFV, a pressão feita está a dar resultado.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 9:03 pm

    A suspensão é justa. Ponto final. Mas ponho-me: se eu levasse uma cotovelada em campo e ficasse com um galo daqueles (sujeito a rebentar) também ficaria frustrado por ver o meu agressor em campo e também chamaria todo o tipo de nomes ao árbitro, mas sem ele ver.

    Já agora sobre o Ristovski: o macedónio até é um jogador calmo, mas compreendo a frustração dele naquele momento.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Vou estar atento às próximas arbitragens do Sr.Helder Malheiro, visto que ele gosta de ser protagonista.

  • coach407
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 9:12 pm

    O Hélder Malheiro é daqueles árbitros que não se entende muito bem como foram parar à I Liga. Ele, o Godinho, o Capela… estes dois últimos até internacionais são. Ao contrário de árbitros como Fábio Veríssimo, Tiago Martins ou o João Pinheiro que apitou a final da Taça da Liga. Esses podem cometer erros, mas são árbitros para marcar o futebol português nos próximos 10 anos, a qualidade está lá. O Tiago Martins é o único que ainda deixa muito a desejar. O Veríssimo e o Pinheiro têm muita qualidade, independentemente de correrem o risco de ter exibições desastradas também – como qualquer jogador. O Malheiro é só péssimo. É um crime ter um árbitro destes na I Liga… faz lembrar o Piscarreta que mal subiu foi para internacional, desceu logo – obviamente! – e agora é comentador.

    Perdeu este jogo completamente do ponto de vista emocional, estava nervoso, como é hábito, e acabou por perder o controlo. O Bruno Fernandes só não lhe foi à boca porque não podia. É demasiado fraco a controlar as emoções dos jogadores – e as próprias. Quando tu não mantens a serenidade e até alguma altivez face aos jogadores eles vão abusar sempre. E aí surgem vermelhos como este.

    Ainda assim, a expulsão é justa. 1 jogo. Continua a insultar após o vermelho e a recusar sair do campo. 2 jogos. Simples. Se podia ser evitado? Podia, mas vou manter o critério em relação às arbitragens: não discuto milimetros, não discuto mais intensidade ou menos intensidade, da mesma forma que não discuto entre amarelo ou vermelho num insulto. As leis do jogo dizem que é vermelho portanto aceita-se. Siga.

    • Flavio Trindade
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 9:44 pm

      O Veríssimo é bom??
      O Tiago Martins?

      E depois dizes que o Godinho não se percebe…

      O Godinho e o Pinheiro são porventura os únicos árbitros jovens de primeira liga em Portugal com qualidade e que conseguem ter sempre um critério uniforme e errar pouco.

      Os outro já é a raposa Artur Soares Dias que cada vez apita menos mas tem um estatuto justificado.

      O Verissimo nem com o VAR é bom quanto mais no campo.

      Ou seja, num universo com 20 arbitros tens 3 de qualidade acima da média…
      Não falo naqueles que subiram este ano porque têm muito poucos jogos ainda.

      Mas o resto é tudo muito fraco (Verissimo, Mota, Capela, Xistra, Miguel, Martins, Malheiro…).

      São muitos mesmo

      • coach407
        Posted Fevereiro 1, 2019 at 10:19 pm

        O Veríssimo é muito melhor que o Godinho. Não é este o jogo que o torna mau. Muito menos quando concluis isso base num fora de jogo de milímetros que ele não pode ver qualquer linha e dá o benefício da dúvida. Pior esteve no critérios ao mandar rever o golo do Benfica – estupidamente – e não fazer o mesmo nos dois primeiros golos do Porto. Eu também sou benfiquista, mas o Veríssimo é bom. O Pinheiro para mim é o melhor da nova geração. Logo a seguir vem Veríssimo e Tiago Martins. Este último mais pelo potencial de que pela assertividade atual. Ainda não é muito certo mas está a crescer. Também gosto bastante do Nuno Almeida, chegou tarde à I Liga e só por isso é que não é internacional e não tem outra visibilidade. Não tem dificuldade nenhuma em ficar à frente do Godinho nas classificações (mau era).

        O Godinho ficou conhecido pelo “Mike Dean português” no Reino Unido depois daquele vermelho ao Danilo em que o As e o Mirror descreveram como o vermelho mais injusto de sempre e o cartão vermelho mais ridiculo, respetivamente. Aquele tweet viral foi épico “Na noite passada, o jogador do FC Porto Danilo foi expulso depois do árbitro correr contra ele… E pensávamos todos que o Mike Dean era mau.”

        Relembro que o Godinho chegou a internacional porque não havia mais ninguém para substituir o Piscarreta. Ele ficou atrás do Soares Dias, Capela – que tem sempre classificações incríveis, sabe-se lá porquê -, Tiago Martins, Pinheiro, Veríssimo, Hugo Miguel, Nuno Almeida, Jorge Ferreira, Manuel Mota, Manuel Oliveira e Rui Costa. No entanto ou eram internacionais ou tinham mais de 36 anos portanto ele mesmo ficando atrás destes todos conseguiu ir para internacional.

        O Luís Godinho também foi vergonhoso na Supertaça, jogos do Benfica, Sporting… basicamente sempre que apita. Ele e o Malheiro são mesmo maus. O Godinho até posso aceitar com muito custo, mas o Malheiro é horrível.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Fevereiro 1, 2019 at 11:53 pm

          Não há benefício da dúvida. Na dúvida, que não existe, não assinala offside e valida o golo.

          • coach407
            Posted Fevereiro 2, 2019 at 12:12 am

            Mas quem diz isso? Tu? Que eu saiba as indicações do VAR dizem que em caso de dúvida mantém-se a decisão do árbitro no terreno de jogo.

            Se tu achas que não existe dúvida num lance daqueles não dá para falar contigo de arbitragem. É por milímetros. Até com linhas e manipulações de imagem em 3D ficam dúvidas. Quanto mais sem nada disso em lance corrido em que não tens uma única imagem exatamente na linha do último defensor. É tecnicamente impossível alguém ter a certeza nessas condições. Quando assim é as regras são claras: a decisão do AA mantem-se.

            Nesse lance o Veríssimo não esteve bem. Esteve muito bem! Nada a dizer. Eu fui árbitro alguns anos, sou benfiquista, mas a decisão era óbvia.

            Mas é verdade que o Veríssimo foi infeliz em 3 lances nesse jogo. No penalty por assinalar sobre o Corona e nos dois golos do Porto que deveria ter mandado rever (além de ter sido estúpido mandar rever o do Benfica, mas não é por aí, isso é um erro leve). Houve ainda outro lance importante no jogo que era a expulsão do Seferovic. É um segundo amarelo mais do que óbvio, mas aí o VAR não pode intervir.

            Concluindo, deixemos de ser chorões sff. Não é essa atitude que quero nos adeptos portugueses no geral, mas sobretudo nos do Benfica.

            O Veríssimo é um bom árbitro, provavelmente não me sabes dizer mais nenhum jogo em que esteve mal. Um jogo infeliz. Quem nunca? Não há super-heróis. Está a ter o seu castigo por isso como acontece a todos nas nossas profissões. Espero que não seja queimado por causa disto. Não temos assim tanta qualidade para nos darmos ao luxo de abdicar dele.

            • Rui Miguel Ribeiro
              Posted Fevereiro 2, 2019 at 12:21 am

              Se assim é, então não falamos de arbitragem. Devo dizer-lhe que já ter sido árbitro não é grande cartão de visita para ninguém.

              • coach407
                Posted Fevereiro 2, 2019 at 12:25 am

                É por comentários desses que não saímos disto. Infelizmente, a maior parte dos portugueses são como o senhor.

                • Rui Miguel Ribeiro
                  Posted Fevereiro 2, 2019 at 12:59 pm

                  É muita coisa acumulada… Contudo, que fique claro que nada me move contra si e o que eu quero é que ambos estejamos contentes à hora de jantar amanhã :-)

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 11:51 pm

      O Veríssimo não é mau, é abominável, de tal modo que até me custa a crer que seja “apenas” incompetência.

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 1, 2019 at 9:45 pm

    Eu fico banzado com a nova cultura nacional: mandar para o alho um chefe, um superior hierárquico, um professor, um árbitro, um juiz, etc., é “normal” em situação de algum conflito.

    Eu acho bem! O aluno discorda da avaliação do professor e manda-o para o pénis. O réu discorda da sentença do juiz e bumba!

    Mal ou bem, o árbitro é a autoridade dentro do campo e ninguém se lhe pode dirigir daquela maneira. Ponto final! Tenha ou não mais ou menos razão para o fazer. Que porcaria de sociedade continuamos a construir! Irra!

    • Lendl
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 11:32 pm

      Primeiro, árbitro não é superior hierárquico, é um regulador. O que é suposto os árbitros fazerem é moderar o jogo, usando para isso leis predefinidas. Leis que nem por eles são cumpridas.

      Segundo, como é que vais fazer agora isso? Vamos dar 10 anos e esperar que uma geração toda cresça já com esta exigência? É que alguém que se habituou desde os 14 ou 15 anos a dizer isto parar de repente é impossível. Muitas vezes pode até nem ser dirigido a ninguém, mas no calor do momento sai muita coisa, pro c*** até me parece das mais moderadas.

      Terceiro, toda a gente tem de perceber que o futebol mexe com emoções, tanto mais quando o cansaço aumenta, o teu discernimento reduz proporcionalmente, vês isso em todos os países do mundo, não há um. Em Inglaterra então, que todos apontam como o pináculo do futebol, quando filmam um jogador a falar com o árbitro, 90% das vezes é “Fuck off”.

      Quarto, num lance em que ficas com um hematoma daqueles, dizer apenas “pro c***”, que foi efectivamente aquilo que foi dito uma vez que está no relatório do jogo, é de um sangue frio assinalável. Porcaria de sociedade é aquela em que uma opinião é afectada pela cor clubística de alguém ou pior, em que a opinião partilhada nem sequer é defendida pela pessoa, mas é dita porque se adequa aos interesses do próprio clube.

      Quinto, vai tentar ver a linguagem usada pelos árbitros a ver se é melhor, já sºao vários os relatos de jogadores acerca disso e inclusive há um vídeo do Sporting B em que o Jorge Sousa insulta um GR junior. Isso sim, é vergonhoso, principalmente tendo em conta a idade e processo de formação do mesmo. Queres que sejam os jogadores os mais cívicos e calmos quando são ensinados desta maneira desde tenra idade?

      • O Patrão
        Posted Fevereiro 2, 2019 at 1:56 am

        Primeiro, pode não ser superior hierárquico mas também não é apenas um regulador.

        O árbitro consegue transformar um jogo em que há pouca qualidade num bom jogo, alargando o critério com que decide, em certa medida, em certas situações. Também pode proteger um jogo que tem intervienientes de qualidade que são mais massacrados. Também pode fazer o contrário, percebendo o contexto e o rumo que está a tomar.

        Um árbitro pode ser educador ou disciplinadore alguns conseguem ser bem os dois. Outros não conseguem ser nenhum.

        Na minha opinião, não se deve massacrar o que aconteceu neste caso. Deve-se massacrar como é que só há três jogadores alvos de castigo ou melhor, como é que se vê este tipo de comportamento todas as semanas e isto só acontece de longe a longe.

        Ninguém quer que seja tudo expulso. É do género: fala mas não te estiques, como em Inglaterra, onde se “vulgarizou” o “Fuck off”.

        Mas se algum jogador estica a corda, os castigos acontecem.

        Resumindo, concordo com o facto de estar mal só acontecer às vezes.

        Ps: eu que sou um gajo que também se emociona muito era bem menino de ser como o Jorge Sousa no lance com o Stoijkovic LOL

      • Joao Duarte
        Posted Fevereiro 2, 2019 at 8:16 am

        O comportamento do Jorge Sousa foi inqualificável, o que não implica que este também não seja nem que seja sequer desculpável.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Fevereiro 2, 2019 at 8:57 am

        Balelas,é incrível é o calor do momento não surgir na Champions,não vejo jogadores de clubes portugueses lá a insultar árbitros com esta veemência,isto passa se cá porque é permitido.
        Se houvesse punições exemplares não havia cá no calor do momento ou habituações nenhumas.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 1, 2019 at 11:49 pm

      Tem toda a a razão, cada vez mais medra (não, não é palavrão) a grosseria, a má educação, a falta de respeito, comportamentos inadequados e a ignorância. Seria realmente bom fomentar melhores comportamentos.

  • Gui Loureiro
    Posted Fevereiro 2, 2019 at 10:24 am

    Suspensão não é justa pelo critério. Tal como certos penalties assinalados em cantos e livres. Ou são todos ou não é nenhum. Não pode haver critérios diferentes, pelo menos com este senhor. Abriu um precedente. A partir de agora terá de expulsar todo e qualquer jogador que o mandar para o trabalho se não tanto a sua competência bem como a sua isenção serão sempre postas em causa a partir daqui. Além do mais, nem falta se assinala, que é, nem manda parar o jogo nem nada… é só mau este senhor!
    Entenda-se, eu acho bem que as bocas sejam castigadas. Todos os intervenientes, bem como quem faz as regras e quem está lá para as fazer cumprir, têm que ter noção do ambiente onde estão e ninguém é eloquente a jogar futebol, nem os árbitros. O que o Risto fez, acontece em TODOS os jogos, todos!! 80% dos jogos não acabavam assim por não terem o mínimo de jogadores.
    Como disse o JJ uma vez em relação ao Slimani, eu digo agora, “oh Senhor árbitro, faxabor, eu acho que o senhor tomou uma decisão incorrecta”. Não pá, ninguém vai dizer isto muito menos ter discernimento para tal.

Deixa um comentário