Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rolo Compressor

Todos (ou quase todos, apesar de agora muitos ignorarem isso) nos rimos quando Luís Filipe Vieira anunciou a renovação de contrato de Jorge Jesus e declarou que pretendia imitar o percurso do Bayern de Munique e de Jupp Heynckes: morrer na praia na primeira época para na segunda chegar em grande ao mar. É improvável. Não no que toca a Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga, mas sim tendo em conta a Liga Europa. Porém, os encarnados ainda estão em todas as competições; logo, e se — repito, se — o Benfica conseguir mesmo ganhar tudo, como o seu Presidente vaticinou no início da época?
Na Liga, o Benfica só não chegou mais cedo à liderança por sua própria incompetência. Dada a falta de qualidade de leões e (esta época) dragões, as águias já deviam levar um avanço considerável. Contudo, o início de temporada foi penoso e só agora os encarnados afastam os fantasmas de um fim de época passada e início desta deploráveis. Nos últimos anos, o Porto tem varrido o campeonato (o ano de AVB foi mesmo humilhante). No entanto, o conjunto de Jesus só não chega desta feita ao título se não quiser: com um avanço considerável, qualidade de jogo superior à dos rivais (vergou o Sporting por completo), plantel rico, cheio de elementos acima da média e moral elevada, o Benfica tem tudo para ser campeão.
Quanto às Taças, enfrenta o seu maior rival nas meias-finais de ambas: o Porto. Os jogos com os azuis-e-brancos nunca são fáceis: sobre a turma benfiquista parece abater-se frequentemente um qualquer fantasma que a impede de se exibir a nível suficiente para derrotar o rival, que normalmente verga as águias (e tem feito da Luz o seu salão de festas). Todavia, no último jogo entre ambos, vimos um cenário completamente diferente: o de um Benfica dominador e sem as quimeras do passado — assim, fruto dessa mudança de rumo e atitude e face à pobreza do futebol pelo conjunto de Paulo Fonseca apresentado, os encarnados têm aqui a melhor oportunidade dos últimos anos para superarem o seu rival em mais do que um jogo numa época.
Já na Liga Europa, o panorama é inevitavelmente diferente. Aqui, os favoritos são os anfitriões da final de Turim, a Juventus, surgindo num segundo nível Tottenham, Nápoles (que também jogariam a final em “casa”), Shakhtar Donetsk e os próprios Benfica e Porto. Os dois têm duelos perfeitamente acessíveis nos 16 avos-de-final; a espinhosa está em ultrapassar Tottenham e Nápoles, os (teóricos) rivais seguintes. Os dragões, recorde-se, já bateram os italianos este ano e têm qualidade para disputar a eliminatória de igual para igual — porém, se mantiverem o nível dos últimos jogos, pouco de bom se lhes augura. Quanto às águias, se há conjunto que dá luta a todos é o de JJ, pelo que, apesar de na teoria ser inferior, o Benfica tem tudo para passar. A partir daí, é a lotaria (dependerá muito dos sorteios) e estará tudo em aberto para Benfica e Porto.
Poderá, então, o Benfica fazer o tão falado brilharete e vencer Liga, Taças e Liga Europa? Foi vergonhosamente eliminado da Champions, mas a verdade é que se mantém no mesmo número de competições do início da época. Se conseguir tal feito, Jorge Jesus será aclamado, embora provavelmente saia para procurar glória externa. E o Porto: reagirá tão avassaladoramente como nos anos anteriores em que perdeu o campeonato na época transacta (Mourinho e Villas-Boas são fortes casos dessa tendência para a reacção)?

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • Tiago
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:03 pm

    Sou do Sporting e concordo que o Benfica tem a melhor equipa em Portugal, mas digo mais acho que nem faz sentido perguntar se vai ganhar tudo, o Benfica com o plantel que tem e considerando a mediocridade de Porto e Sporting tem mesmo a obrigação de ganhar tudo, Mesmo na liga Europa só se apanhar a Juventus é que tem desculpa.

    • Ricardo Fernandes
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:13 pm

      Na Europa Tottenham e pelo menos o Nápoles não têm um plantel equiparado ao do Benfica? Até diria que têm um plantel melhor, e já nem estou a falar do orçamento que no jogo de ontem tanto foi falado.

    • NSC
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 9:57 am

      As equipas italianas são, à partida, superiores ao Benfica. O Tottenham nem por isso. A jogar de peito feito contra o Benfica podem muito bem passar mas também se arriscam a perder os dois jogos.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:06 pm

    Eu não me ri quando o Vieira renovou com o JJ, porque sempre digo e continuo a dizer que é um treinador excelente.. eu vou-me rir sim, quando o Jesus sair, pois tenho a certeza que o Benfica se vai ressentir (e podem rir de mim agora, depois falamos).

    Quanto ao "rolo compressor" para dizer a verdade, ainda não o vejo actualmente, embora se note uma maior confiança e qualidade em relação ao início da época.. o Benfica é sem dúvida o principal candidato ao título, e tenho poucas dúvidas que o será!

    Em relação ao ganhar "tudo", Vieira referia-se à Liga dos Campeões inclusive, e não à Liga Europa, esquecendo esse ponto, sim é possível o Benfica consegui-lo, embora seja extremamente improvável, principalmente devido à Liga Europa (antecipa-se já uma eliminatória complicadíssima nos oitavos frente ao Tottenham, e acredito que desta vez Jesus, não vai apostar todas as fichas na Europa de forma a não perder novamente o campeonato).
    Em relação às competições internas, já disse que o Benfica é o principal candidato a vencer a Liga, no que diz respeito às Taças, é mais imprevisível, tem agora uma eliminatória a duas mãos com o Porto para a Taça de Portugal (o Benfica parte como favorito, pelo que se viu do jogo do campeonato e por jogar a 2ª mão em casa) e também na Taça da Liga, onde terá provavelmente de se deslocar ao Dragão, e aí, a 1 jogo, tudo pode acontecer.

    Só sei que se a época terminasse com o Benfica a ganhar 4 troféus, os adeptos que tanto "bateram" em Vieira e Jesus, iam festejar (normal) e eles seriam heróis (odeio essa atitude, não há coerência)

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:33 pm

      Festejar logicamente festejo,mas nenhum dos dois passará a ser herói para mim,muito menos o Jesus.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:03 pm

      Concordo consigo Ricardo, se o Benfica for campeão este ano só servirá para estes incompetentes se manterem no clube por mais tempo.

      Aliás se com este plantel (que é muito superior ao do SCP e do Porto) o Jesus não for campeão é sinal que é muito mau (eu acho que é mediano, Jardim é muito melhor, Fonseca é bem pior).

      Mas não era de admirar, já perdeu 2 campeonatos para o Vitor Pereira em que tinha melhores planteis.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:12 am

      Ricardo Ricard e Jeremy,

      Então se ele for campeão continuará a ser mau e devia ser despedido?

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:28 am

      Luis,é uma resposta difícil…O Jesus já deveria ter saído do Benfica há muito tempo,portanto se for campeão não tem grande lógica ser despedido,ainda por cima com contracto…

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:29 am

      Se ele for campeão não faz mais que a sua obrigação.

      A diferença entre o plantel do Benfica e dos rivais é tanta que qualquer treinador tem obrigação de ganhar (algo que ainda não aconteceu como parece pelo post e comentários).

      Não apaga é as 2 épocas em que perdeu campeonatos encaminhados e com melhores planteis.

      Luis, bom treinador é o do seu clube, esse sim está a fazer uma época melhor que a qualidade dos jogadores deixaria antever. Errou ontem? É verdade, mas foi uma vez, a Jesus já lhe perdi a conta.

    • NSC
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 9:58 am

      Os que tanto criticam o treinador serão os primeiros a queixar-se da sua saída.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:31 pm

      NSC…Da minha parte nunca vais "ouvir" queixas sobre isso…

      Estive no Jamor e estava mesmo ao lado da escada por onde os jogadores e treinadores subiram…Bem sei que muitos que insultavam e tentavam agredir o Jesus no final do jogo,vão ser os mesmos que se o Benfica for campeão o vão achar um Deus.

    • Rafael Santos
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 12:12 pm

      Toda a gente fala do grande plantel do Benfica e da obrigação de terem que ganhar tudo com uma equipa destas. Mas quem é que construiu este plantel? 90% dos jogadores são jogadores contratados e trabalhados na altura do JJ, já para não falar dos grandes jogadores que já saíram. Ou preferiam estar na situação do Sporting com um plantel fraco mas com um dito grande treinador, e sem ganhar nada?

      Quanto a ganhar tudo, acho que é única obrigação para já é ganhar o campeonato. Nas taças ainda faltam os jogos contra o Porto e as finais, o que não será nada fácil. Na Liga Europa, ainda faltam muitas eliminatórias e como foi dito, a concorrência é muito forte.

    • David Silva
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 1:07 pm

      Jesus quando chegou ao Benfica disse que ia por o clube a jogar o dobro e pôs-nos a jogar 10 vezes mais !!! no primeiro ano é campeão, no segundo e terceiro deu luta e sempre a jogar muito á bola (tirando contra o porto), e o ano passado vi o benfica jogar o melhor futebol que me lembro. Perdeu um jogo e não ganhou o campeonato, perdeu a liga europa onde deu uma tareia no chelsea o jogo inteiro, não será que o ano passado tivemos mesmo Azar ???
      O JJ fez omeletes sem ovos no benfica…se temos a equipa que temos hoje foi graças a ele e aos jogadores que ele fez e que hoje estão nos gigantes da europa.
      Só para fechar o Jesus noutro clube grande da europa ganhava tudo o que havia para ganhar, quem tiver duvidas disso não percebe nada de futebol…
      E ele não tem uma boa relação com os jogadores e é bruto etc….ou os jogadores é que são umas meninas as vezes e têm a mania que são estrelas?
      Se o JJ não tivesse vindo o benfica não era campeão a 10 anos…

  • Rui Santos
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:09 pm

    O SLB com o plantel que tem, além do fraco plantel das equipas adversárias, é a principal favorita a ganhar tudo em Portugal. No entanto, ganhar as 3 competições é difícil, mas o campeonato é obrigatório! Quanto à liga europa, tirando a Juventus, o glorioso tem equipa para ganhar a qualquer uma das restantes. No entanto, principalmente, Nápoles e Tottenham, são equipas muito difíceis.

    Ganhando, ou não, tudo, espero que seja o fim-da-linha para JJ. É bom treinador, mas não merece o que recebe. É muito bom a treinar jogadores e exponenciar atletas, mas durante os jogos é fraco… Outro treinador por aquele preço, e tínhamos ganho, pelo menos, o campeonato na época passada.

  • hlv
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:09 pm

    lfv já errou porque, ao contrário do que este texto sugere, o slb já foi eliminado da liga dos campeões, sem qualquer brilho, num grupo bastante acessível, provavelmente o mais acessível da prova. e, como tal, já não vai a tempo de ganhar tudo este ano, como fez o bayern no ano passado.

    por isso, sim, continuo a rir-me dessa afirmação absurda do luís filipe. mais uma para a colecção.

    • Tiago Santos
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:20 pm

      O grupo do Porto era bem mais acessivel…e não nos podemos esquecer que o Benfica fez 10 pontos, uma pontuação que, em situações normais, chegaria para passar!

    • Tiago Santos
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:25 pm

      seguindo pelas classificações nos campeonatos:
      Atletico de Madrid 3º em Espanha
      Zenit 2º na Russia
      Porto 2º Portugal
      Austria Viena 5º na Austria

      PSG 1º em França
      Olympiakos 1º na Grécia
      Benfica 1º em Portugal
      Copenhaga 3º na Dinamarca

      O grupo do Porto era, de muito longe, bem mais acessivel!

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:33 pm

      Pode rir-se à vontade, mas o post fala de Liga Europa e não da Champions.

    • lizardking
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:41 pm

      Copenhaga?? Anderlecht

    • Tiago Santos
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:47 pm

      lizardking, erro meu! Anderlecht 3º na Bélgica

    • Pedro
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:21 pm

      se considerar o Zenit inferior ao Olympiakos compreendo que ache o referido grupo do Porto mais acessível

    • tiago
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:46 pm

      que engraçado só se esqueceu de referir que o atletico esta em 3º com os mesmos pontos que o 1º, e o zenit tambem está em 2º com os mesmos pontos que o 1º, mas quando se quer puxar a brasa oculta-se factos.

      e olympiakos está em 1º ? uau ninguem diria, jogam praticamente sozinhos no campeonato. só falta dizer que olympiakos era mais forte que o zenit.

    • tiago
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:58 pm

      que engraçado só se esqueceu de referir que o atletico esta em 3º com os mesmos pontos que o 1º, e o zenit tambem está em 2º com os mesmos pontos que o 1º, mas quando se quer puxar a brasa oculta-se factos.

      e olympiakos está em 1º ? uau ninguem diria, jogam praticamente sozinhos no campeonato. só falta dizer que olympiakos era mais forte que o zenit.

    • João
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:59 pm

      Como é que o grupo do Porto era "de longe", " de muito longe" ou sequer de perto mais acessível? Dos grupos passam dois, a menos que me queira fazer rir a comparar o Atlético/Zenit com o Olympiakos, tudo o resto é irrelevante.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 10:02 pm

      Contrariamente ao que diz o post, vergonhosa foi apenas a carreira de um clube português na Champions, a do Porto. Fez apenas um ponto em casa em 3 jogos, conquistou 5 pontos no total sendo desses 3 pontos contra o clube mais fraco do grupo jogo esse que devia ter perdido pois o Austria foi muito superior.
      O Benfica fez 10 pontos que, ao contrário do que muitos dizem, em condições normais chegava e sobrava para passar.
      Mas como fiz o provérbio, "há males que vêm por bem" e no fim do ano falamos.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 10:07 pm

      Contrariamente ao que diz o post, vergonhosa foi apenas a carreira de um clube português na Champions, a do Porto. Que fez apenas 5 pontos dos quais apenas 1 em casa e que 3 deles foram feitos contra a equipa mais fraca do grupo que merecia ter ganho o jogo.

      O Benfica fez 10 pontos o que em condições normais chegava e sobrava para passar. Por outro lado, "há males que vêm por bem".
      No fim do ano falamos.

    • miguel
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:39 pm

      manuel tem tanta certeza disso ? é que ja tinha igual certeza que no ano passado era o triplete, que o benfica passava de grupo, que o benfica não vendia ninguém me Janeiro.
      Tantas certezas que saíram ao lado xd

      Mas também lhe digo se o jesus não ganhar este campeonato, bem pode assinar a rescisão de contrato é que não tem desculpa nenhuma para não ganhar.
      Mas quem já deu 2 campeonatos ao porto, pode sempre dar um terceiro.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:45 pm

      Quem é que deu 2 campeonatos ao Porto? Se não sabe não fale daquilo que não sabe.
      Eu sei quem foi e como eu a grande maioria dos benfiquistas também sabe.

    • miguel
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:58 pm

      Claro foram os árbitros, é sempre a desculpa do costume.
      Na época passada foram os árbitros que empataram na luz, foram os árbitros que foram ao dragão cheios de medo, foram os árbitros que meteram o rodrick.
      Foram os árbitros os culpados de se perder uma vantagem de 5 pontos, acabando depois 7 atrás. E foram mais uma vez os árbitros os culpados de se perder 4 pontos de vantagem quando faltavam apenas 3 jornadas.
      No fim de tudo bate-se palmas ao Jesus, nunca o responsabilizando (nem nos casos do melga) e condena-se os árbitros não é?
      Só tenho pena que não haja mais benfiquistas como o senhor com os olhos fechados, infelizmente a maioria já abriu os olhos.
      Mas já que o senhor sabe tudo diga lá quem foram os culpados.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:21 am

      Claro que não foram os árbitros que não marcaram 2 penaltis, em dois jogos, por mão clara do Alex Sandro e respectivos cartões quando estava 0-0.
      Assim como não foi o árbitro que marcou um penalty por falta fora da área no último jogo do Porto campeonato.
      Como não foi o árbitro que sancionou o golo do Estoril em fora de jogo no antepenúltimo jogo que lhes deu o empate.
      Os exemplos são muitos, a lista é longa.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 3:15 am

      Manuel, apesar da sua boa educação e uma forma correcta de escrever, só diz barbaridades. Como Benfiquista odeio a sua visão das coisas, antes de qualquer erro de arbitragem, o JJ colocou-se a jeito para se ajoelhar no Dragão, demorou 3 anos a ver que não pode ter medo e ainda estou para ver os jogos que vai fazer no Dragão este ano, se vai ser mariquinhas ou se lanças as feras.
      Agora, deixe de se desculpar com tudo e mais alguma coisa. Também foi o árbitro que fez o 2-1 no Jamor? Também foi o árbitro que fez com que o Ivanovic marcasse aos 92' (era o Chelsea e o JJ não jogou com tanto medo como quando foi contra o Porto).
      Já toda a gente entendeu que defende o JJ, daí a culpar as arbitragens… esquece-se que em contraste a alguns jogos que fomos prejudicados, também houve jogos em que saímos beneficiados.
      Fala do apito dourado, acredita mesmo que o Benfica teve, nesta última década, plantel para ganhar mais que 4/5 campeonatos? Esquece-se daquele GRANDE Porto do Mourinho?
      Há que haver mais cabecinha antes de falar.

    • miguel
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 9:04 am

      Todos são ajudados e todos são prejudicados.
      O porto foi ajudado, mas também foi prejudicado, mas se quiser também lhe posso dar uma lista dos benefícios do benfica, quer?

      Lembra-se:
      do capela ?
      na 1ª jornada da expulsão do douglao com duplo amarelo quando foi custodio a fazer a falta ?
      na 4ª jornada do penalti perdoado ao maxi frente ao paços quando estava 1-1 ?
      Podia continuar a lista é longa.

    • Johnny W.
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 1:21 pm

      Que doente Tiago Santos. O benfica tinha um jogo dificil com o PSG, aos outros tinha obrigação de ganhar. Ou vais dizer que o Olímpyacos tem um plantel superior ao benfica? Lol O grupo do Porto tinha uma equipa que esta a disputar a a liga espanhola com Real e Barça, e a outra equipa era só o Zenit, clube que olha para Portugal como Mini Preço, onde vem e compra os melhores jogadores que os dois grandes não conseguem segurar.

    • Tiago Santos
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 4:40 pm

      O problema desta gente é a mania de só olhar para nomes! O zenit tem bons jogadores mas não joga nadinha, mesmo zero! O Olympiakos este ano está bem melhor que eles.

  • LuisSilvaTV
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:10 pm

    "vergonhosamente eliminado da champions" parece-me extremamente exagerado, o benfica fez 10 pontos os mesmos que o olimpíacos, ganhou 2/3 jogos em casa e empatou aquele jogo no batatal. Portanto é evidente que podia ter feito melhor, mas não me parece que tenha sido uma prestação vergonhosa, longe disso.

    • Ricardo Fernandes
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:19 pm

      Concordo. Se não me engano houve equipas a passar com 7, 8 e 9 pontos. Com 10 pontos em 80% das vezes da passagem aos oitavos de final. Também acho que não foi vergonhoso. Que podemos dizer do Porto então…

  • Emanuel
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:13 pm

    O Benfica tem no meu entender a equipa mais fraca dos 5 anos de Jesus! Mas, a sua principal vantagem está na flagrante descida de qualidade do Porto, que apresenta provavelmente o seu pior plantel dos últimos 15 anos acompanhado por um treinador de baixo nível! Concordo que o Benfica é o principal candidato a vencer o titulo e tem tudo para o conseguir, mas atenção que a qualidade dos adversários não é a mesma… por exemplo se o porto tivesse a realizar o mesmo campeonato do ano passado estava 5pts á frente do Benfica! A Liga Europa vem aí e vamos ver aonde chega este Benfica, porque da Champions já foi eliminado… O titulo do vosso artigo dá que pensar, até quando se ouvem títulos de "rolo compressor" e depois…

    • slb1994
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:28 pm

      Pode ser a equipa que joga pior, mas não é a que tem pior plantel.
      Esse até é superior ao do ano passado.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:08 pm

      Este é o melhor plantel, pelo menos era com Matic.

      Só o do ano em que fomos campeões era comparável, melhor 11 mas menos banco. O problema é ser a que joga pior futebol, vai valendo os rivais serem muito fracos.

    • Tó Jó
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 11:59 pm

      Falando de Novembro para cá:
      A equipa que menos joga?? Mas está tudo doido?? Esta é das melhores equipas do Benfica nos últimos anos, e das que melhor sabe jogar. É assim tão escândalo dizer isto? Não, não é. Esta é a equipa que melhor sabe controlar o jogo, que entra sem medo em qualquer jogo, a equipa mais completa… O Benfica de antigamente sofria até aos 90 jogo sim jogo não. Isso não acontece agora. Esta é a equipa mais madura do Benfica dos últimos 15 anos. Não se ganham campeonatos a golear até Março e depois a perder quando é preciso. Ganha quem mais pontos faz. Esta é a equipa mais estruturada para ser "campeã".

  • Mah Med
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:14 pm

    portugal e mesmo pais do 8 e 80 a 2 dias atrás o Sporting e que tinha de vir a praça publica dizer que candidato ao titulo perdeu agora tem de ter cuidado para ver se não acaba fora da champions , Benfica e principal candidato ao titulo, e sejamos honestos se o Benfica não for campeão este ano quando e que o vai ser? jesus tem leque de opções que dificilmente um clube português voltara ter, então vejamos dando um exemplo pratico; vejamos o caos que seria para Sporting e porto perderam os seu goleadores?, se jardim quer por um extremo tem de recorrer a Wilson Eduardo, e paulo fonseca a lica e jesus a sulejmani, na questoes dos medios benfica e porto e ela por ela agora jardiim teve que por gerson magrao que tem a tecnica de um saco de batatas .

  • Filipe M
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:29 pm

    Eu não me ri, de certeza. Aliás, rio-me é quando vejo benfiquistas a dizer barbaridades de Jesus. Parte do universo benfiquista ainda não percebeu o treinador que tem. Fui, sou e serei sempre um acérrimo defensor de JJ. É um privilégio grande contar com um treinador destes no meu clube. Quanto a Vieira, já o disse e volto a dizer: é uma bênção presidir o Benfica. Quem tem memória percebe bem o que estou a dizer.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:41 pm

      Eu percebo e concordo, embora à vezes ele (Jesus) me tire do sério.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:59 pm

      O Jesus dá-te algum por mês?Tem vergonha na cara! Ou és de outro clube qualquer e estás claramente a gozar ou tens problemas graves! 4 milhões por ano,levar 5-0 no Dragão,entregar 2 títulos de mão beijada ao Porto,deixar o Porto ser campeão em plena Luz,perder uma taça de Portugal para o Guimarães,entre muitas outras,é um privilégio,uma bênção,sem dúvida nenhuma,principalmente com um plantel milionário e com um Sporting medíocre nos últimos anos,e um Porto claramente abaixo do que já foi. Só Deus sabe como às vezes tenho vergonha de ser benfiquista e partilhar o Benfica com adeptos como tu.

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:17 pm

      Caro Ricardo Ricard,

      escreveu um comentário de uma lucidez cada vez mais rara e por isso da salientar.

    • J.Campagnolo
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:51 pm

      Ricardo Riacard, concordo quando dizes que o Jesus tem um salário exorbitante para quem, em 5 anos, ganha 1 só campeonato e 3 taças da liga. É verdade que fomos humilhados pelo Porto, lhes demos 2 campeonatos, etc. mas não podes negar que a qualidade do futebol praticado pelo Benfica aumentou consideravelmente, principalmente no (final) último ano – 6º lugar no ranking da UEFA não é para todos. Passámos momentos terríveis, da mesma forma que passámos momentos fantásticos: dominámos o Chelsea na final da LE, as duas vitórias sobre o Leverkusen foram impecáveis, os 2 empates com o Man. United, entre outros – restaurámos grande parte do estatuto europeu perdido.
      O Jesus tem os seus defeitos, sendo que o maior é a casmurrice, falta de confiança na formação (poderá mudar no futuro face à qualidade inegável de elementos mais recentes) mas pergunto: quem fará melhor? Sinceramente, vejo poucos candidatos que possam dar as garantias que Jesus dá. Já tinha posto a questão das opções, sendo que uma das respostas que me cativou foi a de Rui Faria (adjunto de Mourinho) – para ser adjunto do Mourinho, tem de obrigatoriamente ser top – isto se este aceitar deixar de ser adjunto de Mourinho. Porém, o salário acabaria por ser igual, ou superior, ao do Jesus.
      Assim sendo, mais uma vez, quem achas que deveria ocupar o lugar do Jesus?

    • slb1994
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:30 pm

      Com o plantel não acho que esteja a fazer nada de extraordinário.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 10:14 pm

      Concordo totalmente com tudo o que o Filipe M diz e o tempo dar-lhe-á razão, a ele e a mim. Há muito desmiolado entre os adeptos do Benfica. Aliás de entre o 3 grandes é com certeza o clube com a maior percentagem.
      Coitados, há muito adepto com a auto estima num nível muito baixo e por isso lê-se e ouvem-se verdadeiras barbaridades. Perde-se a lucidez, perde-se a perspectiva e perde-se a inteligência.
      Mas com o tempo irão ao sítio. Depois de uma indigestão de sapos.

      PS. Um adepto do Benfica nunca em circunstância alguma pode ter vergonha de ser benfiquista. Quem diz isso não é adepto do clube.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 10:40 pm

      O Jesus não é mau treinador, mas não ganhou mais até hoje no Benfica apenas por mariquisses. Teve medo de jogar de igual para igual com o Porto, não soube ler os jogos. De resto não tenho muito por onde criticar, mas tira-me do sério essas entregas de título apenas porque tem medo.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:38 pm

      O Jesus já devia ter 3 campeonatos e uma taça de Portugal e 2 finais da UEFA.

      Era exigível ser campeão nos 2 anos de Vitor Pereira (melhores planteis), como era ter ganho ao Guimarães para a taça e ao Braga nas meias da UEFA.

      Não lhe peço o campeonato de 2011 pois o Porto tinha um melhor plantel.

      Mas se acham que estes 4 anos e meio do Jesus foram bons é porque não sabem o que é o Benfica ….

      E sim eu sei que melhoramos em relação aos anos anteriores a Jesus, mas em grande parte porque os plantéis que ele teve são melhores que todos os planteis do Benfica desde 94.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:49 pm

      Não é o Jesus que devia ter campeonatos, é o Benfica! E não foram 3 mas foram muitos mais. As razões já estão mais que explicadas, mais que esmiuçadas, para quem quiser informar-se.
      Os outros continuam a dizer disparates!

      Há muita coisa que não entendem, mas também não vale a pena perder tempo a explicar.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:25 am

      Manuel, nos 2 anos de Vitor Pereira o Jesus tinha melhores planteis e tinha os campeonatos bem encaminhados,perdemos os 2 títulos também (e não unicamente) por decisões erradas do Jesus…

      Posso-lhe dar 2 ou 3 exemplos.

      Em 2012 em Guimarães quando tínhamos 5 pontos de avanço, mudou a tática tirando WItsel e metendo outro avançado, mudando de um 4-2-3-1 que estava a dar resultado para um 4-4-2 com só Javi a defender no meio campo. Resultado, predemos o jogo.

      Nesse ano contra o Porto, a ganhar 2-1, Aimar lesiona-se e Jesus opta por Rodrigo quando poderia por Matic e colocar Witsel a 10, mantendo a tática e solidificando o meio campo o que é normal numa equipa a ganhar pela margem mínima a um rival, clocou um avançado e a partir daí o Porto ganhou o meio campo e o jogo (com a ajuda do Bandeirinha).

      O ano passado contra o Estoril em casa opta por não rodar a equipa com o vinha sendo hábito a seguir aos jogos europeus (a 2ª mão da meia final tinha sido há 4 dias), a equipa apresentou-se sem pernas e naturalmente perdeu controlo sobre o jogo.

      Na jornada seguinte no Dragão depois de termos estado todo o jogo com o 'autocarro' e a defender exemplarmente a equipa sobe inexplicavelmente num lançamento a seu favor com o jogo a acabar e campeonato praticamente ganho, resultado sofremos um golo em contra ataque.

      Pode argumentar que não é culpa do treinador mas para mim é, o jogo deveria estar planeado para aquilo não acontecer. Acha possível algo do género ter acontecido em Camp Nou com Mourinho?

      Quais são as suas razões? Dizer que elas existem não é argumento.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:36 am

      Campagnolo,a qualidade do futebol aumentou porque a qualidade dos jogadores também aumentou…Até o Toni tinha ganho mais troféus,no mínimo ganhava o mesmo que o Jesus ganhou,e tudo por 40 ou 50 mil euros por mês e vinho à descrição no Barbas.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:47 am

      Quando o Jesus for a uma final da Champions com o Benfica, ganhar 2 campeonatos e uma taça poderei colocá-lo ao nível de Toni como treinador. Até aí não.

    • NSC
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 10:01 am

      Eu também acho que o JJ é um grande treinador. Eu e quem tem olhos.

  • Rui Sousa
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:32 pm

    Adoro quando dizem que o Porto varreu os ultimos campeonatos e o do AVB "humilhante"…Enfim isto só quem usa óculos azuis e brancos pode dizer uma parvoice destas. O Benfica nas 4 ultimas épocas que fez, mostrou uma equipa superior à do Porto durante a maior parte do campeonato, chegando sempre ao final e vacilando, ou por tácticas falhadas ou por falta de rotação, enfim falta de um treinador competente que leve a equipa do inicio ao fim. O ano do AVB não foi diferente, só que a equipa portista por mais que custe a admitir foi claramente superior na segunda metade do campeonato que até então estava equilibrado. Mas mais uma vez Jesus vacila nos momentos finais e nem chegar à final da Liga Europa conseguiu. Nas ultimas três epocas, Vitor Pereira não sabia o que havia de fazer mais de metade do tempo, e ganhou os três campeonatos por estupidez do Jesus. Digam o que disserem as estatisticas mostram isso mesmo. O Benfica nos ultimos 5 anos foi sempre lider na primeira parte do campeonato depois descendo de lugares, ou a meio da segunda metade da epoca ou já no final, como foi o vergonhoso ano passado onde destruiu três conquistas que à partida deveriam ter sido fáceis. Portanto deste desenlace o unico a que dou o verdadeiro mérito é ao AVB, porque realmente fez um grande ano no Porto.

    Agora contem-me mais histórias de como o Porto é que é…Que falha e que tamanho facciosismo nesta Visão de Leitor.

    • Zé da Costa
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:51 pm

      Por falar em facciosismo…

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:58 pm

      Estás equivocado. No ano do AVB o Porto abriu um fosso logo nas primeiras jornadas, e depois geriu à vontade.

    • Pedro
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:19 pm

      se alguns benfiquistas não se sentiram humilhados pelo FC Porto na época 2010/11 é porque já estão habituados

    • Rui Sousa
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 1:03 am

      Não se sentiram humilhados? Pedro, os benfiquistas só se preocupam com um clube e é com o benfica, ser anti faz mais parte dos velhos amigos no Norte e na capital!

      Nuno não estou equivocado não, vai lá ver como é que foram as coisas, só porque acabaste em primeiro e sem derrotas, não quer dizer que a primeira parte do campeonato tenha sido vossa, porque não foi.

      Zé da Costa, se o meu comentário é faccioso, então não sei o que pode ser chamada a esta Visão do Leitor.

    • Hugo
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 10:40 am

      Só se o Rui Sousa entender por equilíbrio uma distância de 10 pontos após 10 jornadas decorridas na época 2010/2011. Ainda bem que a primeira parte do campeonato não foi do Porto. Imaginem se fosse…

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 11:25 am

      Só o facto de assumires que sou do Porto diz tudo do modo como estar a ler a situação.
      O Benfica nesse ano perdeu pontos logo nas primeiras 4 jornadas, vencendo um e perdendo três (perdeu em casa com a AAC na abertura). O Porto nunca teve menos de 7 pontos de diferença… mas pronto, posso estar a interpretar mal os números

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:38 pm

    O post é prematuro. O último mês foi bom com o Benfica a bater os dois rivais na Luz por 2-0, mas pelo meio escorregou em Barcelos.
    Discordo em absoluto da qualificação que faz da eliminação da Champions. O Benfica devia ter-se qualificado, mas a sua prestação esteve longe de ser vergonhosa.
    Quanto ao resto, ainda estamos em meados de Fevereiro e as provas estão longe de estar decididas. O Campeonato ainda tem 12 jogos e a vantagem pontual é de 4/5 pontos. Nas Taças as meias-finais serão muito difíceis e na UEFA, mesmo que o Benfica se qualifique, a provável eliminatória seguinte também será um berbicacho. Portanto é preciso ir com calma. A prudência é boa conselheira.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:40 pm

      Bom comentário.

      São estes posts que fazem as pessoas depois dizer que o Benfica já tinha festejado antes de ter ganho (o que foi verdade o ano passado).

      Temos obrigação de ganhar tudo em Portugal, mas falta jogar muito e o Porto só pode melhorar.

    • Bombas
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:41 pm

      Tudo dito.

    • mpcp
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 11:04 am

      Internamente o benfica devia apostar na melhor equipa no campeonato (fora), e nas meias finais que se avizinham da taça de portugal e taça da liga! porto é sempre porto, e mesmo jogando mal, jogam sempre mais do que os 11 de que estão no campo.
      Nos jogos em casa JJ podera descansar ate 3 jogadores por jogo, assim como podera haver lesões e castigos para cumprir, mas se houver jogadores em risco que não joguem em casa preferencialmente.
      Na liga europa rodar a equipa fora e arriscar com uma melhor equipa em casa!
      Não esquecer que o benfica tem o 11 base: Oblak, Maxi, Luisão, Garay, Siqueira, Enzo, Fejsa, Gaitan, Markovic, Lima e Rodrigo…. e 11 alternatico: Artur, A.Almeida, Jardel, S.Vitoria, Silvio, A.Gomes, Ruben Amorim, Salvio (ta quase), Cavaleiro, Cardozo e Sulejmani, agora pensem!

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 6:10 pm

      É bem visto, embora isso não possa ser matemático.

  • Tiago O.
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:44 pm

    Mesmo ontem se viu a falta de qualidade de Jesus. Ganhou bem, mas até o Benfica ter sofrido o 1º golo podia bem ter sofrido o empate. Estou-me por exemplo a lembrar de uma arrancado do Heldon que deixa o Maxi completamente batido.

    Jesus é fraco a ler o jogo e a mexer na equipa. Não ser percebe como é que só mete o Amorim aos 70 e muitos minutos e depois mete o Cardozo para o lugar do Enzo quando já estava a ganhar.Para além disso, tem o hábito de meter sempre alguém nos descontos, mesmo quando está a ganhar. Isso só serve para desmoralizar e demonstra que não tem confiança nos suplentes.

    Ontem se tivesse metido o Cavaleiro por volta dos 70 minutos tinha dado mais 1 ou 2 ao Sporting.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 10:17 pm

      Olhe que isto aqui não é um concurso de quem diz mais disparates, embora o seu comentário nos leve a pensar isso.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:46 pm

      Claro que é fraco a mexer a partir do banco, essa do Gaitan é um bom exemplo e já tinha acontecido naquele jogo do fora de jogo do Maicon, Emerson foi expulso e o Jesus deixou o Gaitan a marcar o Hul quando tinha defesas no banco.

      Nesse jogo á outro exemplo que prova a sua falta de visão. A ganhar 2-1 o Aimar lesionou-se e o Jesus substituiu-o pelo Rodrigo quando tinha o Matic no banco que poderia entrar e reforçar o meio campo com Witsel e Javi, depois sofremos o segundo golo em contra ataque.

      Poderia também falar da entrada do Cardozo no Gil que ia acontecer quando ainda estávamos em vantagem, quando o que se pedia era reforçar a defesa com um lateral.

      Só quem não vê os jogos ou percebe pouco de bola é que acha que o Jesus mexe bem na equipa. Tem qualidades óbvias (elevar o nível de jogadores como fez com Matic, Coentrão ou Perez) mas essa não é uma delas.

    • diogo
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:04 am

      e não é só isso, muitas das vezes perde por teimosia.
      um exemplo esta época é no caso do oblak, que só ganhou a titularidade porque o artur se lesionou e depois foi pressionado a dar-lhe a continuidade, e a melhoria na baliza foi da noite para o dia.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:17 am

      Isto aqui é só treinadores que sabem mais do que gente que já é profissional há dezenas de anos.
      Ou não treinam ninguém e por isso são treinadores frustrados ou então, mais grave, estão a armar-se aos treinadores a falar daquilo que ignoram. Provavelmente as duas coisas.

    • diogo
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:32 am

      só lhe dou mais 1 exemplo da teimosia do jesus, que custaram humilhaçoes.
      com o coentrao no plantel e a ser titular já algum tempo, inventou que o david luiz é que dava um bon defesa esquerdo e vai assim a liverpool defender a eliminatoria, consequencia pedeu por 4-1.
      teimoso e não querendo dar o braço a torcer vai ao dragao e inventa novamente o david luiz a defesa esquerdo, consequencia derrota por 5-0.

      depois sempre que joga com o porto, joga com medo, tirando este ano, mas este porto não mete medo a ninguem, e por jogar a medo levou-nos a perder n jogos frente ao porto e até campeonatos.

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:45 pm

    Hoje foi um dia complicado… os benfiquistas passaram o dia a dizer-me que o Sporting não tem estaleca para ser campeão, que o máximo que faz é o 3º (e cuidado com o Nacional)… isto depois de passarem meses a dizerem que o Sporting era candidato, que se tinha de assumir, que tinha equipa para isso e mais não sei quê.
    Já o Benfica, não jogava peva, eram todos maus, o Jesus era um nabo… hoje já faziam contas a quantos pontos de distância vão deixar Porto e Sporting (sim, porque em Paços é para golear e o FCP não passa em Barcelos).
    Se, se, se… o ano passado também era o triplete, e foi o que se viu. Honestamente, não vejo no jesus a capacidade de gerir várias frentes. É verdade que o pico de forma atrasou este ano, mas a partir de agora o calendário aperta, e o JJ tem por hábito espremer tudo. No melhor dos cenários, Porto e Sporting atrasam-se e dão uma almofada confortável, mas ainda é cedo para fazer este tipo de previsões.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:50 pm

      Para si também não deve ter sido fácil, depois da sua equipa ter decidido jogar um jogo e não tentá-lo ganhar na secretaria (como vem sendo hábito) ficou provado que têm muito piores jogadores que o Benfica, mesmo no único aspecto onde eram superiores (treinador) saíram por baixo.

      Também já deve estar habituado, 2002 já foi há 12 anos.

  • CRF
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:48 pm

    concordo com a generalidade do seu texto excepto:

    ''Rolo Compressor'' – o jogo de ontem foi o melhor da época do SLB a par do jogo em Atenas no entanto rolo compressor neste momento existe um e chama-se Bayern Munique, o SLB nem no nosso campeonato tem revelado supremacia em termos de resultados tão dilatada para ser apelidado de rolo compressor.

    Não esqueça que o objetivo era a final da champions, que é bem diferente da final da Liga Europa (sem desprestigio para o troféu).

    Para concluir, o minimo que um plantel tão rico como este pode fazer é vencer o campeonato, face à manifesta impotência de qualquer equipa para se aproximar em qualidade individual e coletiva ao SLB.

  • Alex
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:02 pm

    Os adeptos Benfiquistas têm receio dos sucessores de
    Vieira e de Jorge Jesus. Isto porque acham que é possível
    fazer melhor (tanto no cargo de Presidente como no de treinador),
    mas têm medo que os que venham a seguir sejam piores do que
    os que lá estão.

    Só que este ano é o tudo ou nada, para sorte do Benfica, o Porto
    está muito fraco este ano e o Sporting apesar de ter melhorado
    ainda tem muitas lacunas no plantel.

    Com o plantel que o Benfica teve nos últimos 4 anos, não poderia
    ter tido mais títulos com outro treinador?

  • Pedro
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:17 pm

    E se o Benfica nada vencer?

    Os encarnados só agora estão no primeiro lugar não por incompetência própria mas por incompetência do FC Porto que chegou a ter 5 pontos de avanço ainda com poucas jornadas decorridas mas acabou por ceder a vantagem.
    Um benfica como o do recente jogo frente ao gil vicente não dá grandes garantias. E na memória ainda está bem fresco o golo de Kelvin.
    Nas taças tudo pode acontecer, até chegar à final e ser eliminado por uma equipa como o Vitória, por exemplo.
    Na champions league a prestação foi de facto muito boa. de tal maneira que serviu de desculpa para vender o melhor jogador pela módica quantia de 25M de euros a meio da época.
    Relegado para a Liga Europa vamos ver o que acontece mas depois das exibições da LC as expectativas não podem ser colocadas muito alto…

    • JN
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:32 pm

      E incompetência do Sporting não é uma das razões? Se o Sporting tivesse ganho aqueles 3 jogos acessiveis que empatou era o Sporting que estava em 1º com 5 pontos de vantagem e sem surpresa nenhuma.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:42 pm

      Se JN, se… Se o Benfica não perdesse com o Marítimo, não empatasse em Alvalade nem empatasse com Arouca, Belenenses, Gil, também estaria a mais distância. Os "se's" aplicam-se a todos. O Sporting não tem sido incompetente, no meu ver, porque quem os viu e quem os vê, não pode chamar incompetência, de todo, ao que estão a fazer esta época.

    • JN
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:55 pm

      A diferença é que o benfica perdeu e empatou porque jogou um futebol mediocre.

      O Sporting empatou os 3 jogos que mencionei depois dos rivais vacilarem no dia anterior e ter tudo para ganhar os pontos e ganhar vantagem na liga. Fez tudo o que devia ter feito mas empatou.

      E ainda bem me lembras desse jogo com o Benfica na 1ª volta que se alguém tivesse que ganhar seria o Sporting também. Mais um jogo que o Sporting não ganhou apenas porque não foi competente.

    • Pedro
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:26 pm

      o Sporting nunca quis sequer assumir-se como candidato ao título.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:56 pm

      JN as tuas afirmações não tem sentido nenhum. Pela tua teoria o Benfica também deveria estar na Liga dos Campeões, mas olha, SE tivesse ganho no jogo em que massacrou o Olympiakos… continuo a dizer, os se's aplicam-se a todos.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:52 pm

      JN não digas asneiras, o Sporting poderia ter ganho esses jogos, como o Benfica alguns que não ganhou, mas não jogou futebol que justificá-se a vitória.

      Aliás o vosso próprio treinador (sempre honesto e realista ao contrário de ti) assumiu isso no final dos jogos.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:24 pm

    Nao concordo quando o autor deste post diz que o sporting tem falta de qualidade, pode nao ter tanta como o benfica e porto mas parece me exagerado dizer que nao tem qualidade, e esta na luta pelo titulo apesar de estar a 5(6) pontos, para alem de que, o benfica e porto vao ter muitos jogos e vao sentir o cansaço ao contrario do sporting
    Pedro Silva

  • JN
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:30 pm

    Um rolo compressor que não conseguiu ganhar os 3 pontos aos 2 ultimos classificados do campeonato português.

    Sim, é isso tudo meus amigos, não há duvida já ganharam tudo!

    • nuno
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:41 pm

      é como a melhor equipa do campeonato em 5 jogos frente aos rivais ainda não conseguiu ganhar um

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:45 pm

      Ora bem JN, Benfica 3 – 1 Paços de Ferreira, Olhanense 2 – 3 Benfica. Parecem-me 6 pontos perante os dois últimos classificados.
      Ganhámos também os 7 pontos em 3 jogos contra os "principais rivais", é uma vantagem perante esses mesmos, nada está ganho obviamente e nem me parece que é o que está dito no post. Apenas está dito, que mais do que nunca, o Benfica tem tudo para ganhar o campeonato (pelo menos), o que não significa que o vá ganhar.
      Muito gosta de tentar atacar os Benfiquistas e nem sabe quem são os últimos classificados do campeonato.

    • JN
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:49 pm

      1. Ninguém comparou o Sporting a um rolo compressor.
      2. "frente aos rivais" = equipas boas / 2 ultimos classificados = equipas fracas.

    • JN
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:51 pm

      Esqueci-me do ponto 3.

      Não ganhou um mas a história desses jogos tem mais que isso. Com uma equipa feita este ano DOMINOU nos 2 jogos que empatou contra esses rivais.

      Rivais que foram dominados esses que usam equipas que estão feitas há 4 anos.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:03 pm

      Teorias da escola primária…

    • slb1994
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:32 pm

      JN, por favor não te assumas como Sportinguista.
      Tu não és adepto do Sporting, tu és adepto do Anti-Benfica.

    • kafka
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:55 pm

      Muito bom Ricardo Ricard, não pude deixar de me rir com essa, muito bom mesmo…resume na perfeição as teorias do JN

    • Manuel F. Almeida
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 1:00 am

      JN, ás vezes confesso que quando não há nada de novo no EXCELENTE Visãodemercado, apenas cá venho para ver e rir com os teus comentários.
      Por favor, moderação, continuem a deixá-los passar todos que este homem encontrou a sua vocação! (não digo é qual é, porque senão o meu é que não passa ! :p )

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:54 pm

    Nao fui um dos que me ri quando o Vieira renovou com o JJ, uma vez que o considero um excelente treinador, alguem que modificou por completo o futebol do Benfica e que tem conseguido rentabilizar ao maximo varios activos do clube. E verdade que lhe falta o mais importante, titulos, mas apos duas epocas em que o Benfica perdeu o campeonato por facilitar, por distracçoes ou por mera incompetencia na parte final da epoca, parece-me que este ano sera diferente e que no final levarao o trofeu para casa, ate porque o plantel e incomparavelmente superior ao dos rivais.

    Em relaçao ao rolo compressor, parece-me que ainda e cedo para o dizer, mas e um facto que os encarnados estao na melhor fase da epoca e se encarassem todos os jogos como encararam o derby frente ao Sporting poderiam bater-se contra qualquer equipa, ja que foi fantastica a qualidade, raça, capacidade de pressao e ate nota artistica que colocaram em campo.

    Ainda assim, acredito que poderao acrescentar ao titulo nacional a Taça de Portugal (a 2 maos julgo que ultrapassarao o FC Porto) e quem sabe a Liga Europa (o Tottenham neste momento e inferior), dependendo tudo dos sorteios e da gestao que for feita do plantel. A Taça da Liga podera ser mais complicado porque a meia-final e no Dragao, mas o Benfica certamente que tambem tera argumentos para chegar ao campo do rival e eliminar o FC Porto, isto ja para nao falar na importancia que o Benfica sempre deu a prova.

    Por fim, a falha ate ao momento foi claramente a Liga dos Campeoes, prova onde o Benfica tinha obrigaçao de passar aos oitavos com o grupo que tinha, mas a verdade e que nessa altura os encarnados nao apresentavam este nivel e isso foi notorio em diversos jogos da prova milionaria.

    • mpcp
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 11:08 am

      a meia final da taça da liga será em alvalade…e justamente o sporting ira conquistar 1 trofeu este ano!
      Quanto à obrigação do benfica passar a fase de grupos na champions, não o conseguiu ficando com os mesmos pontos do 2º classificado! Ja a outra equipa portuguesa conseguiu esse sim 1 prestação vergonhosa num grupo muito mais facil, visto os jogos contra o austria serem 6 pontos oferecidos e nem isso o porto aproveitou!

  • kafka
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:17 pm

    Acho prematuro para se estar já a falar em rolo compressor, é certo que as coisas neste momento estão a correr bem sem dúvida, mas há que não embandeirar em arco, até porque o Benfica esta época já demonstrou ser muito inconstante, e qual é o verdadeiro Benfica 2013/2014? o Benfica que jogou contra o Gil Vicente? ou o Benfica que jogou contra o SPorting? …a somar a isso há ainda o tremendo desgaste que a Taça Uefa pode proporcionar caso o Benfica vá avançando na prova…como tal, apesar do grande jogo de ontem, continuo a atrbuir hipóteses aos 3 grandes de serem campeões…

    Resumidamente apesar da actual posição favorável do Benfica…o Porto é sempre o Porto e como tal NUNCA se pode subestimar (como se viu nos últimos anos), e o Sporting é a equipa que terá menos desgaste dos 3, logo tem que ser tido em conta na luta, pese o mau jogo de ontem..

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:54 pm

      Concordo. O Benfica tem melhor equipa mas o seu futebol anda muito longe do que era em 2009/2010 que foi onde surgiu o termo (pelo menos em relação ao Benfica).

      Temos obrigação de ganhar tudo em Portugal (mesmo com a venda do melhor jogador o nosso plantel é muito melhor) mas falta muito ainda e a equipa está longe de mostrar ser imbatível.

  • slb1994
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:26 pm

    Desde o início da época que digo que este é o melhor plantel do Benfica desde que acompanho futebol (também ainda sou muito novo, diga se de passagem) e que o Porto iria estar pior (ao contrário do que muita gente pensava) pois perdeu o motor do meio campo (João Moutinho) e o elemento que mais desequilibrava ofensivamente (James Rodriguez), não colmatando essas saídas da melhor maneira.
    Agora, ainda ontem disse que a vitória contundente frente ao Sporting e a vantagem pontual em relação aos principais rivais não devem ser embandeiradas em arco. Não passamos do oito para o oitenta e ainda não ganhamos nada! Repito, absolutamente Nada. Claro que temos equipa e plantel para isso, mas temos que pensar jogo a jogo. No fim, e se a vitória nos sorrir, aí sim devemos festejar. Até lá, contensão!
    Jorge Jesus têm um plantel fantástico em mãos e tem obrigação de ganhar pelo menos o campeonato. Há bastantes soluções e JJ pode (e deve!) gerir a utilização dos principais jogadores principalmente nas taças e na Liga Europa.

    • slb1994
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 10:06 pm

      O onze "base" da Liga Europa poderia ser:

      Oblak
      André Almeida
      Sílvio
      Garay
      Steven Vitória
      Fejsa
      Ruben Amorim
      Bernardo Silva
      Sulejmani
      Ivan Cavaleiro
      Lima

      PS: É claro que Jorge Jesus nunca colocará esta equioa

    • kafka
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 10:14 pm

      Olha que acredito que não andará muito longe disso…acho que este ano ele vai apostar TUDO no campeonato, portanto não deves andar muito longe do que será o onze tipo na Taça Uefa

    • slb1994
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 10:38 pm

      E mesmo assim é um onze com qualidade. Depois há que também dar minutos ao Salvio, Jardel e André Gomes.
      O próprio Artur podia ser titular na Liga Europa.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:59 pm

      O mais provável é só termos mais 4 jogos europeus (o Tottenham tem um plantel ligeiramente melhor ao nosso).

      Agora não acho que devemos ter uma equipa para o campeonato e outra na Europa, há que rodar mas sempre consoante o momento dos jogadores e a sua condição física.

      Para mim Lima nem no campeonato nem na liga Europa, eu sei que é o melhor marcador (graças em boa parte aos penaltys), mas tem jogado pouco e eu jogava sempre só com um avançado com Markovic, Bernardo ou Djuricic nas costas, por esta ordem de importância. Claro que nunca vai acontecer pois o Jesus é casmurro.

    • slb1994
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:46 am

      A eliminatória com os Spurs é quase 50/50

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:47 am

      mas sera que ninguem percebe o trabalho de sapa que o lima faz na frente?Luta,pressiona,abre espacos,baralha marcacoes..E verdade que tem faltado o golo,mas a mim interessa-me o colectivo e as vitorias.O lima nao marca,mas faz sobressair o rodrigo,o markovic e o gaitan pelos espacos que os ajuda a conseguir.. hugo silva

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 1:02 am

      A questão é que lutar, pressionar, abrir espaços e baralhar marcações eram coisas que o Karadas, Postiga, Kléber ou Kardec eram exímios. O pior é com a bola nos pés…

      Não critico Lima pela falta de golos, critico porque não joga nada.

      Não apaga o bom ano que teve na época passada, este ano é que tem sido fraco.

  • Manuel
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 10:32 pm

    Há muita gente a fazer comentários olhando para as árvores mas não conseguem ver a floresta. Limitam a discussão aos resultados e aos golos, jogares e treinadores, mas não se conseguem elevar de helicóptero e tentar ter uma visão de conjunto do que realmente se tem passado.

    A razão pela qual o Sporting, primeiro, e agora o Porto estão mais fracos, ou têm vindo a ficar sucessivamente mais fracos ao longo dos últimos anos, não aconteceu por acaso, não é uma mera questão conjuntural mas sim uma questão fundamental.

    Obedece a uma estratégia de crescimento sustentado que o Benfica tem tido ao longo dos últimos 10 anos e que tem obrigado os seus mais directos adversários a querer competir nesta corrida com armas que já não têm.

    Obrigaram os seus adversários a tomar decisões que foram desastrosas (não vou aqui apontar nenhuma, embora hajam dezenas, muitas delas conhecidas), algumas de natureza financeira, outras de gestão, outras de natureza de escolha de plantel e outras ainda de organização.

    O último prego no caixão do sistema está neste momento a ser dado pela BTV que está a mostrar que afinal a organização e o castelo foram construídos no areal e que não tem alicerces que lhes garantam crescimento futuro. Pelo contrário irão definhar aos poucos. O Sporting já fez um downsizing, mas que ainda não chega, e o Porto vai caminho. Acelerado!

    • Trust3r
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 10:56 pm

      O Benfica em crescimento sustentado (desportivo sim) e o Porto tem de fazer um downsizing. Não sei em que mundo você vive, mas não é o da realidade.
      O Porto que se apresenta já é após fazer um downsizing (saíram os melhores jogadores titulares, a maioria por valores elevados). Esta é aquela época em que o Porto perde um campeonato de 3 em 3 ou de 4 em 4 anos, em que acontece uma revolução no plantel. E dizer que o Benfica em termos financeiros tem apresentado um crescimento sustentado, acho que não tem ideia de como está o Benfica e o Porto. Embora o Benfica tenha melhorado nas suas vendas. E comparar o Porto com a situação do Sporting…
      Mas fora isso, sim o Benfica está superior esta época em relação aos seus adversários, mas não apresenta melhor plantel, nem o que melhor futebol pratica na sua história recente. O Benfica já teve melhor, só que o Porto nessa altura tinha melhor ainda, lá está fez o downsizing …

    • Manuel
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:09 pm

      Mas quem está a falar em vendas? Isso é apenas um pormenor, uma árvore!
      Mas é que eu tenho não uma mas várias ideias de como estão o Benfica e o Porto.
      O Porto fez downsizing? Não deve ter lido os R&C com certeza… Mas terá de o fazer.
      O Sporting já começou mas ainda não acabou o trabalho.

      Espere pelos resultados do primeiro semestre e depois falamos!

    • Joao
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:48 pm

      Incrível, sempre as mesmas tretas semana após semana, ano após ano, sem nunca as conseguir confirmar, sempre a especular.

      O benfica vem num crescimento sustentado sim em 2 coisas:
      1º No passivo que aumento de ano para ano
      2º Na falta de titulos

    • Gil
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:49 pm

      diga mas é ao benfica para arranjar dinheiro para fazer a manutençao do estadio

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:04 am

      O Porto tem vindo a ficar mais fraco? Eu gostava de viver na sua realidade… Como Benfiquista era fantástico.

      Deixe-se de tretas eles ganharam 8 campeonatos nos últimos 10 anos e nós 2. Contra factos não há argumentos, e também lhe digo que com apito dourado ou não ganharam sempre com mérito (o ano passado e á 2 anos podia ter sido para qualquer um).

      É por causa de adeptos como você que estamos onde estamos, contentam-se com a mediocridade.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:14 am

      Mediocridade são os adeptos que ajudam a branquear situações ilegais que os nossos adversários utilizam há 30 anos para ganhar com batota. Isso é que é mediocridade.
      Também há quem lhe chame cumplicidade no crime.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:32 am

      Eu não disse que não existiu corrupção, mas o que é verdade é que as escutas são de 2004 e nesse ano com árbitros comprados ou não o Porto ganharia sempre porque era melhor.

      Para trás disso talvez tivesse acontecido algo, mas as nossas equipas desde 94 têm sido tão fracas que nem com árbitros isentos lá íamos. Eu lembro-me bem dos tempos do Rojas, Pandurov, Bossio, etc.

    • Trust3r
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:42 am

      O Benfica está em claro crescimento, os adversários não tem armas para acompanhar, e o Porto tudo o que ganhou até agora em três décadas foi com batota.
      Se fosse benfiquista era o adepto mais feliz do mundo.
      Até acho que LFV fez coisas boas, Jesus até é bom treinador (o melhor treinador do campeonato mora em Alvalade, apenas tem bem menos carisma devido a ser "mudo") e apresenta um futebol atacante e quase sempre bonito o que é bom para vender bilhetes.
      E a Benfica TV trouxe coisas boas (jogos a meio da tarde, i.e. a horas decentes; fez com que a Sportv se mexe-se a apresentar pacotes mais baratos), mas atenção que embora já acredite que foi uma aposta ganha,não deverá dar tanto lucro como isso e depende se na próxima época voltará a ter dinheiro para os direitos da liga inglesa, pois a Sporttv deverá tentar reavê-los.

      Depois, o Manuel como não teve mais argumentos voltou à desculpa da batota e "tudo o que se perde é porque a culpa nunca é minha". Aliás li quase todos os comentários e deve ter sido o unico utilizador que me apercebi que falou em arbitragens e campeonatos comprados. A estragar uma discussão que nada tem a ver com o artigo em si.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:54 am

      O senhor só diz falsidades. Em 14 linhas de texto conseguiu escrever 10 disparates. Os meus parabéns! Ganhou o concurso!

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 1:08 am

      Manuel, argumentos é que há poucos não é?

      Á e tal nós somos os melhores e estamos em crescimento e os outros em declínio (8 campeonatos contra 2)…. Pois mas isso é por causa dos árbitros esses gatunos… Falar de futebol está difícil…

    • luis bcn
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 2:28 am

      "crescimento sustentavel" é….aumentar a divida do slb para um numero mais do que assustador, ganhar 2 campeonatos em 10 anos, ver o Porto a ser campeo europeu e a ganhar a liga europa. Ver cada menos pessoas no estadio porque resolveram por os jogos num canal que pertence ao benfica…e aos investidores (sim porque se pensam que o benfica fica com tudo sao anjinhos, basta ver quem "deu" a liga inglesa ao slb para perceber)

      Parabens, eu gosto muito do veira…eu e todos os portistas. O benfica é tao pequeno que teve medo de despedir o JJ…se o tivessem mandado para a rua se calhar podiam hoje ser bi-campeões…

    • bruno
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 3:31 am

      Bem respondido senhor jeremy.
      O senhor manel é sempre a mesma história vem sempre cheio de força, depois não consegue justificar-se, e como não tem argumentos para mais começa a desconversar, “é só falsidades”, mas não consegue dizer as verdades, tenta só levar a conversa para outro lado, mas não teve hipóteses.
      Já com o senhor Paulo perdeu o pio quase uma semana.

    • Hugo
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 3:53 am

      Ainda bem que existem adeptos como o Manuel. É por causa deles que começam logo a embandeirar em arco e correm o risco de perder o campeonato na última jornada, mesmo com o Paulo Fonseca no leme

  • Jeremy
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:32 pm

    Como Benfiquista não gosto nada deste sentimento generalizado de que vamos ser campeões dê por onde der.

    Temos obrigação disso, bem como de ganhar as duas taças nacionais, pois o nosso plantel é bem superior ao dos rivais, mas falta muito campeonato e Jesus é 'perito' em perder campeonatos encaminhados.

    Aliás a vantagem que temos neste momento é curta para a diferença de qualidade dos jogadores, se Jesus não fosse estúpido e tivesse mandado Lima marcar o penalty (a única coisa de jeito que ele faz) era quase certo que teríamos 6 e 7 pontos de vantagem para Porto e Sporting respectivamente.

  • Manuel
    Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:11 am

    Foram os árbitros que não apitaram dois penalties e respectivos cartões por mão ao Alex Sandro em 2 jogos quando ainda estava 0-0.
    Foram os árbitros que apitaram um penalty fora da área para o Porto no último jogo . Quer continue? Olhe que a lista é comprida.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:35 am

      Não diga a ninguém mas nós também somos beneficiados em alguns jogos… Arouca é um bom exemplo.

      Nos últimos dois anos o Porto ganhou porque foi mais competente em campo (por pouco mas foi). Se admitisse isso teria que culpar alguém e aí ia ver onde estão as razões para os nossos fracassos: Jesus e Vieira.

    • Joao
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:49 am

      Mas o manuel não pode culpar o Jesus nem o Vieira, corre o risco de ser despedido

    • Gil
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:50 am

      finalmente alguem que vê as coisas como elas são, obrigado Jeremy

  • Rúben Cardoso
    Posted Fevereiro 13, 2014 at 9:15 am

    O Benfica só não é campeão este ano se os jogadores e o treinador não quiserem, porque se há ano em que a conjuntura interna e externa permite chegar ao título, este é o ano.

    Um Sporting que está ainda em fase de maturação e crescimento, um Porto muito abaixo do que se esperava, tem um plantel vasto para gerir nas várias competições, está tudo encaminhado para lá chegarem. Só acredito num "milagre" se o Benfica escorrega-se já em Paços de Ferreira, o que poderia deitar um pouco abaixo o "castelo" de confiança criado após as vitórias contra Sporting e Porto.

  • MM
    Posted Fevereiro 13, 2014 at 9:24 am

    o Benfica ganhar tudo (pelo menos internamente) e o jesus sair para outro campeonato era "ouro sobre azul". ganhavam-se os títulos que à dois anos fogem por clara incompetência e saía o maior responsável por essa incompetência, sem que o Benfica lhe tenha de pagar uma choruda indeminização pelo ano de contrato que ainda lhe resta. se a equipa para onde ele fosse ainda pagasse algo para o levar era ainda mais espetacular mas eu nem peço tanto…

  • Nuno F.
    Posted Fevereiro 13, 2014 at 9:56 am

    Na verdade não acredito muito que o Benfica ganhe tudo, não me parece possivel. Para começar quanto o Benfica vai ao Dragão parece que sofre de um trauma e não consegue ultrapassa-lo, mesmo quando ganhou lá 2-0 na epoca do villas boas, eles vieram, á LUZ corrigir o resultado e humilhar-nos. E para grande azar nosso as duas meias finais que se aproximam são com o Porto, mas tambem diga-se que talvez este ano seja uma das nossas melhores oportunidades de eliminar o Porto, porque estamos a jogar a um nivel superior ao deles.Depois há um problema que tenho reparado nos jogos do Benfica, o Jesus so começa as substituições apartir do minuto 75 e muitas vezes aos 80 e tal minutos..no ultimo derby por exemplo até deixou uma substituição por fazer, depois la mais para a frente vem queixar se que os jogadores estao cansados, ele só os tira quando estão completamente fatigados.. com um um plantel deste devia gerir melhor os jogadores, mas pronto ele é que é o treinador. Só espero estar enganado e que o Benfica consiga mesmo vencer tudo!

  • Gonçalo Teixeira
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 12:10 pm

    Existe uma coisa que os adeptos de futebol tendem a esquecer, devido à adoração pelo desporto, que é a seguinte: o futebol já não é o que era, o futebol já não é jogado por clubes, o futebol é jogado por empresas, e simplesmente com esta observação poder-se-á argumentar o porquê das conquistas competições ou falhanços das mesmas não importarem por aí além ao Benfica (e a qualquer outro grande português).

    Neste momento existem dois (três se contarmos com os clubes dos continentes africano, americanos e asiáticos) tipos de empresas (clubes):
    – Os turbarões que entram em todas as épocas para ganhar a UCL e, como é óbvio, a liga em que estão inseridos,
    – E os clubes, como os três (quatro) grandes portugueses que se reduzem à sua existência de escolinha de futebol.

    E porquê esta tal escolinha de futebol? Portanto, além das jovens promessas que vêm de facto das escolinhas dos grandes, também, e agora cada vez mais, são adquiridos jogadores oriundos do terceiro tipo de empresas que falei, incluindo cada vez mais a Europa de leste. A tática resume-se simplesmente ao tão conhecido método de lucro empresarial: comprar por menos, vender por mais. Desde a época de JJ, e isto e difícil de contra-argumentar, é difícil de nomear qualquer outro treinador que faça este papel de empresário/treinador de escolinhas melhor que o próprio: desde a sua primeira época que assistimos a vendas de pelo menos 20M por jogador para os clubes tubarões. Nada deixa por certo o Orelhas mais contente do que saber que arranjou um treinador que transforma em poucos anos jogadores médios em promessas mundiais (tirando uma ou outra excepção como Nolito, que acaba por ser um grande desperdício, mas como se diz na gíria popular "ninguém é perfeito"), através dos quais enriquece o baú do Benfica. Sempre que qualquer um dos grandes atinge um auge com um plantel de extrema qualidade, que já chegou a acontecer a todos eles, estas peças fundamentais acabam por ser vendidas para aquelas empresas que realmente jogam para ganhar, em vez de para vender.

    Concluindo, a conquista de troféus não passa de um simples miminho para os adeptos, visto que nunca mais veremos uma equipa portuguesa ganhar a UCL (de onde vem o dinheiro dos tubarões que não precisam de ter as tais escolinhas), e mesmo que alguma ganhe a LE, nada de mais trará esta conquista aos cofres do vencedor. Até os troféus caseiros não passam de uma conquista de prestígio, e corrijam-me se estiver completamente enganado, mas num futuro bem próximo, os adeptos de futebol e por consequente também este Blog, vão deixar de ter as discussões típicas de quem ganha mais títulos, passando à discussão de quem tem maior saldo positivo no final da época (o que já venho a verificar nos últimos anos). É triste, mas é verídico e é esta a época em que vivemos.

Deixa um comentário