Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Ronaldo, Bernardo, João Félix e Bruno Fernandes? Qualquer um pode jogar»

Qual deve ser o XI de Portugal?

Na antevisão ao duelo com a Sérvia, Fernando Santos não quis abrir o jogo sobre as opções iniciais da partida de Belgrado, afirmando que qualquer um dos convocados poderá ter uma oportunidade: “Estrategicamente é possível jogar qualquer um dos 25 jogadores convocados. Até este momento é possível um dos 25 estar em campo e responder bem. Não tenho dúvidas”. Por outro lado, o seleccionador nacional reiterou que o objectivo passa por garantir o apuramento em 1.º lugar, apesar de Portugal já ter o play-off garantido: “Qualquer uma destas equipas tem o play-off garantido. Qualquer uma destas três equipas tem essa possibilidade, mas o que queremos fazer é chegar ao Campeonato da Europa através do apuramento para a fase de grupos e em primeiro lugar. Claro que vai ser um jogo difícil, contra uma equipa que tem grandes jogadores, jogadores fortemente cobiçados, que jogam em grandes clubes europeus. O que eu acho é que vão entrar em confronto duas equipas com jogadores de grande qualidade, mas com as suas características. Defrontei o meu colega em 2001, há muitos anos. Na altura jogava com três centrais, mas não penso que será isso. É tentar impor o nosso jogo”.

37 Comentários

  • Fallen Angels
    Posted Setembro 7, 2019 at 1:57 am

    Patricio

    Semedo
    Dias
    Fonte
    Guerreiro

    William
    Danilo
    Bruno

    Bernardo
    Cristiano
    Félix

    Danilo e William juntos dão equilibrio à equipa para os 4 da frente poderem jogar juntos

  • El Pipito
    Posted Setembro 7, 2019 at 1:40 am

    Patrício
    Cancelo
    Ferro
    Rambo Dias
    Guerreiro
    Danilo
    Ruben Neves
    Bernardo
    Rafa
    Félix
    CR7

  • Analista Especialista
    Posted Setembro 6, 2019 at 10:29 pm

    Por acaso não acho que caibam os 4. Bruno Fernandes é hoje um médio ofensivo, em tempos jogou como 8 em Itália. Os nossos melhores 23:
    Patrício, Anthony Lopes (devíamos pedir para voltar), Beto, Cancelo, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Rúben Semedo, Ferro, Guerreiro, Mário Rui/Ricardo Pereira, Danilo, William, Rúben Neves, Renato Sanches, Bruno Fernandes, Bernardo, Diogo Jota, Guedes, Rafa, Félix, CR7, Paciência/André Silva

    De fora opções como:
    José Sá, Ricardo Pereira, Carriço, Neto, Vinagre, Xeka, André Horta, Pizzi, Gelson, Bruma, Adrien, André Gomes, João Mário, André Silva, Dyego Souza

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 6, 2019 at 9:17 pm

    Em 4-3-3

    RP, Cancelo, RD, Ferro, RG
    Danilo, Ruben Neves, Bernardo
    Pizzi, CR, Rafa

    Em 4-4-2
    RP, Cancelo, Rd, Ferro, RG
    Danilo, Bernardo
    Pizzi, Rafa, CR e João Félix

    • El Pipito
      Posted Setembro 7, 2019 at 1:41 am

      O 11 de 4-4-2 era um show se apanhássemos uma equipa competente. Meio campo muito fraco defensivamente.

  • Artur Trindade
    Posted Setembro 6, 2019 at 8:12 pm

    Patrício
    Cancelo Fonte Rúben Dias Guerreiro
    Rúben Neves William
    Bernardo B. Fernandes Ronaldo
    Guedes

  • psychomantis
    Posted Setembro 6, 2019 at 7:48 pm

    Rui
    Cancelo
    Ruben Dias
    Ferro
    Guerreiro
    Danilo
    Ruben Neves
    Pizzi
    Bernardo Silva
    Félix
    Ronaldo

  • Pedro Leal
    Posted Setembro 6, 2019 at 7:39 pm

    O meu onze seria num 4-4-2:
    Rui Patrício
    Cancelo
    Rúben Dias
    Ferro
    Guerreiro
    Danilo
    Rúben Neves
    Bernardo Silva
    Rafa
    Félix
    Ronaldo

    Uma coisa que não entendi nesta convocatória foi o porquê de o Renato ter sido convocado quando mal jogou esta época e o André Gomes que está a fazer um bom começo de época fica de fora.
    Para além disso tinha convocado o Gonçalo Paciência em vez do Diogo Jota ou do Podence, pois não temos nenhum ponta de lança como ele e tem estado muito bem na Bundesliga.

  • Khal Drogo
    Posted Setembro 6, 2019 at 7:24 pm

    Patrício
    Cancelo
    Dias
    Fonte
    Guerreiro
    Neves
    Danilo
    Bernardo
    Rafa
    Félix
    Ronaldo

    Apesar de me custar deixar de fora Semedo, Ferro, Moutinho e B. Fernandes.

  • Nickles
    Posted Setembro 6, 2019 at 6:45 pm

    Acho muito engraçado aos que metem o Bruno Fernandes no onze, e excluem por completo aquele que está a ser o melhor jogador em Portugal. Falo do Rafa claro
    Mais engraçado ainda é que os mesmos que trocam o Bruno Fernandes pelo Rafa, metem o BF a jogar na esquerda, posição essa que não é a sua mas sim (pasmem-se) do Rafa.
    Mas pronto, o já MVP em 3 jogos nesta época (onde não foi o melhor em nenhum) tem que entrar à força toda no 11 da selecção.

    Adoro.

    • Xefe
      Posted Setembro 6, 2019 at 7:30 pm

      Mais engraçado são aqueles que acham que o Rafa está a ser o melhor jogador em Portugal. Passou ao lado do jogo contra o Paços e Braga e foi totalmente anulado pelo Porto. Fez 2 bons jogos em 5 (por exemplo, em comparação, o Pizzi fez 4 bons jogos em 5), já o BF tem apresentado mais regularidade, mas pronto como não é do Benfica então não presta.

      E se é para jogar alguém na esquerda que jogue o Guedes pois também é rápido mas não é burro que nem um calhau como o Rafa. Não quero ver um Cédric 2.0 na selecção…

      • Mantorras
        Posted Setembro 7, 2019 at 12:57 pm

        Tenha piedade de nos, por favor. Ninguem merece.

      • Vegeta
        Posted Setembro 7, 2019 at 10:22 am

        os teus comentarios , xefe são dos piores que eu já vi.
        O Rafa contra o Porto foi o unico jogador que ainda tentou, já o teu Pizzi desapareceu por completo quando o nivel sobe.
        O Rafa é um CRAQUE e tens de saber lidar com isto e aguentar.
        Comparar o Rafa ao Cedric devia dar prisão.
        já te disse isto uma vez e repito, espero sinceramente que não sejas sócio do Benfica e que muito menos tenhas red pass, os teus comentários sobre o Rafa são uma vergonha e mostram bem o que percebes disto.

      • Joga_Bonito
        Posted Setembro 6, 2019 at 9:13 pm

        O Rafa é burro como um calhau? Isto é a goza só pode…

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 6, 2019 at 8:09 pm

        Voltou o Xefe e o seu ódio ao Rafa. Parece que matou alguém da família dele. Eu até concordo que o Pizzi e o Bruno Fernandes sejam melhores do que o Rafa, mas agora ser “burro que nem um calhau” e “Cedric 2.0” para um jogador que tem tido o rendimento que tem é só mesmo implicar.

  • Pedro pintarolas
    Posted Setembro 6, 2019 at 6:35 pm

    Todos de topo sim. Mas não esquecer rafa. Jogava com Neves Moutinho/Danilo, Bernardo na direita, rafa na esquerda, Félix e Ronaldo. Não acho que bruno entre de caras na equipa. E rafa resolve muito sozinho

  • golias
    Posted Setembro 6, 2019 at 6:31 pm

    Vamos mister, 4-0-6: patricio, semedo, dias, ferro, guerreiro, rafa, bruno fernandes, pizzi, bernardo, joão félix e ronaldo, não tem nada que enganar!

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 6, 2019 at 6:27 pm

    Eu gostava de ver um 442 com
    Patrício
    Cancelo ou Semedo
    RD e Ferro ou Fonte
    Danilo – BF
    Bernardo na direita
    Rafa na esquerda
    Felix e Ronaldo
    Acho que assim estava bem!
    Mas será que o BF corresponde a 8? Na selecção não pode ser SA porque há melhores.
    Só espero que não invente e coloque o BF novamente na ala …
    O mais provável é ser um 433 similar ao que enfrentou a Holanda na final da Taça das Nações.

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Setembro 6, 2019 at 6:25 pm

    Num 433:
    Rui Patricio
    Cancelo Dias Ferro Guerreiro
    William Neves
    Bruno Fernandes
    Bernardo Ronaldo Felix

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 6, 2019 at 6:23 pm

    Patrício, Semedo, Fonte, Rúben Dias, Guerreiro, Danilo, Moutinho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix e Ronaldo

  • Joaquim O
    Posted Setembro 6, 2019 at 6:07 pm

    Para mim este Europeu é uma prova decisiva para Fernando santos. Ou mostra que ainda faz alguma diferença ou xauzinho. A taça das confederações e o Mundial foram demasiado mediocres, e apesar da vitória de 2016 ter sido uma alegria, cada vez mais confirma ter sido um milagre. Até acho FS bom seleccionador, mas como treinador bastante banal.

    Agora no jogo contra a Sérvia alinhava:
    Patricio
    Cancelo, Dias, Fonte, Guerreiro
    William Moutinho Fernandes
    Bernardo Ronaldo Felix

  • Bujard
    Posted Setembro 6, 2019 at 5:44 pm

    O que eu poria, em 433:

    Patricio
    Semedo; R Dias; Ferro; Guerreiro
    B Fernandes; Danilo; Bernardo
    Felix; Ronaldo; Rafa

    Mas nao é nada disto que vai acontecer…

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 6, 2019 at 5:56 pm

      Apesar de ser um XI cheio de nomes incríveis, essa equipa não defende muito bem, é praticamente o Danilo sozinho. O Bruno Fernandes é melhor a 10 ou SA que a 8. E o Bernardo também não vejo a ajudar na defesa.
      Poderíamos, por outro lado, meter o Bernardo na direita, o Rafa na esquerda, com o Félix e o Ronaldo na frente e o Danilo e o Rúben Neves mais atrás.

      • Bujard
        Posted Setembro 6, 2019 at 7:38 pm

        tanto o Bernardo como o B Fernandes têm um enorme compromisso defensivo, entao o Bernardo é mesmo fora do normal…

  • AndreChaves9
    Posted Setembro 6, 2019 at 5:44 pm

    Sem grandes dúvidas no 11 para mim
    Patrício
    Cancelo
    Ruben
    Ferro
    Guerreiro
    Neves
    William
    Rafa
    Bernardo
    Félix
    Ronaldo

    A minha dúvida seria entre Neves e Danilo

    • Cossery
      Posted Setembro 6, 2019 at 6:12 pm

      Em 442 a minha equipa seria essa com a mesma dúvida. Tambem entre Cancelo e Semedo (que já jogou mais este ano) pode haver alguma dúvida.
      Em 433 seria a mesma defesa, depois Neves e Danilo (ou William) com o Bruno Fernandes à frente (daí a dúvida em colocar o Danilo, para dar mais liberdade ao BF). Bernardo, Ronaldo e Félix no ataque, soltos, com liberdade de movimentos.

  • The Mask
    Posted Setembro 6, 2019 at 5:27 pm

    E que tal os 4 juntos?

  • Pulga
    Posted Setembro 6, 2019 at 5:25 pm

    Um bom começo seria não lançar bolas longas para o Bernardo e para o Félix.

    Depois, a ideia principal tem de passar pelos laterais em largura máxima e o Bernardo a criar.
    Com isto é uma questão de construir à sua volta.

    O meu maior problema a desenhar um 11 é encontrar lugar para o Bruno Fernandes, sou sincero, não sou o seu maior fã mas vejo-lhe qualidades, porém em todas as posições no meio campo ofensivo encontro jogadores mais capazes em determinada função.

    Ora vejamos, a construir: o Bernardo é superior, em profundidade: o Rafa é superior, a definir: o Félix é superior. Isto leva a que a única posição em que possa ser utilizado seria no duplo pivot, e se eu o punha lá, tenho sérias dúvidas que o engenheiro abdique da sua dupla grande e grossa.

    A base da Seleção passará pelo sistema de Lage, com laterais na largura, duplo pivot em cobertura, Bernardo a fazer de Pizzi, Rafa a fazer de Rafa (provavelmente mais por fora, ao contrário de Lage) e Félix com Ronaldo na frente.

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 6, 2019 at 5:04 pm

    E Porque não todos?
    Num 4-4-2 cabem B. Fernandes e Bernardo nas alas e Félix com Ronaldo no centro.

  • MuchoG
    Posted Setembro 6, 2019 at 5:03 pm

    Portugal tem tanto talento no presente e para o futuro que a vontade de todos nós seria aproveitar ao máximo esse talento e apresentar muito melhor futebol do que é apresentado com Fernando Santos, aproximando-nos de seleções como a França e Espanha.
    O estilo de jogo pragmático e racional mais preocupado primeiro em não sofrer (jogar no contra ataque contra o Chile nas taça das confederações é o maior exemplo) nunca nos vai proporcionar o futebol e qualidade que esta seleção é capaz.
    Claro que FS ganhou a lotaria com a vitória no Euro e tem crédito que se calhar nem merece (bastava ter sido outro Euro e Portugal teria sido eliminado no grupo porque ficou em terceiro e FS teria sido despedido). Não vejo FS sair por conta própria, recebe muito bem, dispõe de imenso crédito e qualificar para o Euro e Mundial é cada vez mais fácil, nem um desaire grande (ser eliminado no grupo) o levaria a sair do comando da selecção sem ser por sua vontade.
    Posto isto se não vamos jogar bem mais vale tentar meter o maior talento em campo possível, Bernardo, Félix, Ronaldo, Neves, Bruno Fernandes devem ter lugar no 11, gostava de ver algo assim:

    Patrício Cancelo Ferro Rúben Raphael Neves William Bruno Bernardo Ronaldo Félix
    Um banco com Rafa, Guedes, Jota, Danilo, Semedo e Guedes é de grande qualidade. Ah, e continuo a achar que Jorge Jesus seria perfeito para seleccionador nacional, teria é de ter a vontade para tal.

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 6, 2019 at 5:35 pm

      E não te espantes se não jogarmos um caracol na Sérvia.
      Com o FS tem sido muito isso. Concordo.

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 6, 2019 at 4:56 pm

    Rui Patrício
    Nélson Semedo
    José Fonte
    Rúben Dias
    Guerreiro
    William
    Danilo
    Bruno Fernandes
    Bernardo Silva
    João Felix
    Ronaldo

    Deverá ser este o 11 para amanhã.

    Mas não sei se sou só eu mas sinto-me estranhamente pessimista. Cheira-me que vamos perder.

    2 pontos em 3 jogos era mau demais para uma equipa como Portugal.

  • Aimar10
    Posted Setembro 6, 2019 at 4:54 pm

    Rui
    Cancelo
    Ferro
    Dias
    Guerreiro
    Wiliam
    Ruben
    Bernardo,
    Bruno
    Felix
    CR7

Deixa um comentário