Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ronaldo coloca Portugal no Mundial 2014; Um monumental (disse presente na altura certa) e recordista CR7 (igualou Pauleta como melhor marcador da selecção e chegou aos 66 golos em 2013) eliminou a Suécia com um hattrick; Lusos controlaram o jogo na 1ª parte, sofreram sem necessidade no 2º tempo (Ibra aproveitou duas falhas da defesa de Portugal e bisou em 5 minutos), mas vão marcar presença no Brasil (8ª fase final consecutiva); Moutinho (duas assistências) e João Pereira tiveram nota muito positiva; William Carvalho estreou-se

Suécia 2-3 Portugal (Ibrahimovic 68´e 72´; Cristiano Ronaldo 50´, 77´e 79´)
Espectacular! Portugal está no Mundial 2014, depois de uma segunda parte intensa na Suécia e decidida pelo jogador do costume… Cristiano Ronaldo esteve imparável nos segundos 45 minutos e, com um hat-trick, colocou Portugal na rota do Brasil. O craque português disse presente na altura certa (Portugal quase quebrou depois do 2º golo sueco) e igualou Pauleta no topo da lista dos melhores marcadores de sempre de Portugal (47 golos). O ano de 2013 está a ser o mais profícuo da carreira do número 7, com 66 golos marcados (e mais alguns jogos pela frente). Portugal realizou uma boa primeira parte (faltou o golo), deixou os suecos longe da baliza e criou perigo para Isaksson. No segundo tempo, o golo a abrir de Ronaldo não fez tremer Ibra, que num espaço de 5 minutos bisou e voltou a colocar a Suécia dentro da eliminatória. Depois, voltou a aparecer Cristiano Ronaldo. O avançado português, bem servido por Hugo Almeida e Moutinho, chegou ao hat-trick e colocou Portugal na sua 6ª fase final de um Campeonato do Mundo, a 8ª fase final consecutiva (4 Mundiais e 4 Euros). Para além de Ronaldo, João Moutinho (com duas assistências) e João Pereira (exibição exemplar) estiveram em grande nível, enquanto William Carvalho fez a estreia na selecção principal.
Portugal veio com a lição bem estudada para a partida na Suécia. Durante a primeira parte, foram raros os sustos para a defensiva portuguesa (apenas um remate perigoso de Kallstrom), enquanto o meio campo português e o ataque faziam tremer Isaksson. Bruno Alves quase marcou aos 15 minutos, depois de um cabeceamento que o guarda-redes sueco defendeu para canto. Nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, Ronaldo, com dois remates que podiam ter levado outra direcção, e Hugo Almeida, com um cabeceamento para fora (podia ter feito muito melhor), quase deram vantagem a Portugal. No início da 2ª parte, Rui Patrício brilhou ao negar o 1-0 à Suécia (Larsson rematou na pequena área), algo que se revelou decisivo (se a Suécia marcasse primeiro, a história poderia ter sido diferente) e na resposta, Cristiano Ronaldo marcou! João Moutinho desmarcou o craque português, que rematou forte, com o pé esquerdo e sem hipóteses para Isaksson. O Mundial estava mais perto para Portugal, mas Ibrahimovic não concordou! O avançado sueco respondeu de pontapé de canto (cabeceamento na cara de Bruno Alves) e de livre directo (fuzilou Patrício). A Suécia estava a apenas 1 golo do Brasil, mas depois Ronaldo entrou novamente em jogo. Hugo Almeida viu CR7 a correr em direcção ao meio campo sueco, serviu-o e este, mais uma vez de pé esquerdo (direito ou esquerdo, tanto faz, CR7 domina com os dois pés) bateu Isaksson. Pouco tempo depois, João Moutinho volta a servir Ronaldo, o avançado madeirense dribla Isaksson e remata para a baliza deserta! Ronaldo ainda ficou perto do poker, depois de um domínio de bola do outro mundo (rematou ao lado) e o final da partida chegou pouco tempo depois. Portugal garantiu, mais uma vez, presença num Campeonato do Mundo.

Destaques:


Cristiano Ronaldo – Sem palavras e que excelente altura para igualar aos 47 golos de Pauleta ao serviço de Portugal. Os grandes jogadores aparecem nos momentos decisivos, e CR7 não se escondeu, e se esta selecção carimbou o visto para o Brasil, a ele o deve quase por inteiro. Ronaldo está muito, muito acima dos restantes jogadores da selecção (muitas vezes se irritou com a falta de movimentação dos companheiro), e é constantemente obrigado a trabalhos redobrados, pois não só tem de construir, mas também finalizar. Desta vez, fez três golos fruto de três desmarcações imparáveis, pondo a nu a lentidão da defesa sueca, concretizadas todas elas com remates indefensáveis e de execução imaculada (e nada fácil). Para além disso, deu golos a marcar (Hugo Almeida falhou um de baliza aberta), apareceu em zona de finalização (na primeira parte não teve a sorte do seu lado), veio atrás ajudar, tabelou, enfim, fez de tudo um pouco, e de uma vez por todas deve ter calado aqueles que o denigrem quando o vêem a jogar com as quinas ao peito (só neste ano civil já leva 66 golos e ainda não fica por aqui).

Portugal – A selecção nacional garantiu presença no Mundial 2014, depois de uma fase de apuramento complicada e sofrível, com exibições fracas, mas com um playoff 100% vitorioso (era escusado, devido à pouca qualidade dos nossos adversários na fase de grupos). Portugal vai marcar presença pela 6ª vez num Mundial e, desde 1998 que não falha nenhuma grande competição (apenas Itália, Espanha, Alemanha e França têm um registo igual em toda a Europa). A verdade é que Portugal vai chegar ao Mundial 2014 tal como chegou ao Euro 2012: como um outsider, o que favorece o nosso futebol, mais à base de transições e dar iniciativa ao adversário.

João Pereira – Exibição exemplar do lateral a defender, nunca sendo ultrapassado nos duelos individuais, e indo auxiliar o centro da defesa, mostrando invulgar segurança no jogo aéreo. Mostrou disponibilidade física para auxiliar o ataque, conseguindo até alguns bons cruzamentos, ao contrário do que fizera em Lisboa.

Pepe / Bruno Alves – O madrileno esteve intratável, vencendo todos os duelos que disputou, dentro e fora da área. Já Bruno Alves, embora estando bem na globalidade, falhou no 1-1 (perdeu o duelo dos empurrões com Ibrahimovic). Ainda assim, a dupla manteve-se serena, mesmo após o segundo golo sueco, nunca vacilando perante o assalto dos vikings.

Rui Patrício – Mostrou-se com o jogo ainda a zero (mancha notável a remate à queima), e pareceu mal batido no segundo (embora o remate seja forte, e a barreira tenha aberto, acabou por entrar na sua zona de acção). De resto, acabou até por ter um jogo tranquilo, realçando-se a ausência de trabalho em termos de jogo pelo ar.

Fábio Coentrão / Antunes – O titular este interventivo no ataque, e segurou o seu flanco defensivamente. Já Antunes, acabou por sentir dificuldades (entrou num período em que a Suécia carregou), e foi notória a exploração dos suecos pelo seu flanco.

Raul Meireles / Miguel Veloso – Enquanto tiveram pernas, dominaram o meio-campo, com recuperações e trocas de bola. O problema é quando as circunstâncias pedem algo mais, e a dupla vacilou perante a avalanche sueca no segundo tempo. Miguel Veloso teve algumas falhas graves (perdeu uma bola na linha de fundo, e cometeu uma falta estúpida que originou o segundo), que podiam ter custado caro. Meireles há muito que só dura apenas 60 minutos.

William Carvalho – Estreia absoluta de um jogador que pode ser importante no Brasil. Pareceu um pouco “envergonhado”, facto acentuado por ter entrado logo a seguir à reviravolta sueca. Colocou-se no caminho da bola, e tentou colocá-la nos companheiros, mas (ainda) esteve longe do que mostrou na Liga portuguesa.

Hugo Almeida / Nani – Os elementos “menos”. O extremo foi útil nas tarefas defensivas (ajudou bastante João Pereira perante a forte ala esquerda sueca), mas foi ineficaz no ataque. Sem explosão, sem conseguir bater os adversários directos, limitou-se a um ou dois passes bem medidos (está muito longe do que apresentou no passado, pode ser que a falta de jogos até tenha um efeito positivo no Brasil, pelo menos não irá acusar o cansaço). Já Hugo Almeida, foi surpreendentemente titular, teve o momento alto no passe para o segundo de Ronaldo. O resto do seu tempo em jogo limitou-se a estar fora-de-jogo, falhar um golo escandaloso, passar bolas aos suecos, e ajudar nas bolas aéreas defensivas.

João Moutinho – Estava em desvantagem pelo ar, mas com a bola no chão dominou completamente as operações. Recuperou um sem número de bolas, muitas vezes na dividida perante adversários mais possantes, e colocando-as sempre com critério. Se Portugal dominou boa parte da partida, a ele o deve, pois fez a bola rodar, e pôs os suecos a correr atrás dela. A sua grande exibição foi coroada com dois passes a rasgar para golo (o futebol nem é assim tão difícil quando se sabe o que fazer… um corre para o espaço vazio, outro põe lá a bola redondinha).

Ibrahimovic – É quase um crime que este notável jogador tenha de ver o Mundial no sofá. Mais uma vez, mostrou estar num patamar bem acima dos restantes companheiros de equipa, e tal como Ronaldo, é obrigado a fazer de tudo um pouco. Vem atrás buscar jogo, foge para as laterais, abre linhas de passe e aparece a finalizar. A questão é que o talentoso avançado é apenas um, e se por vezes os seus movimentos parecem desafiar as leis da física, o facto é que ainda não possui o dom da ubiquidade. Marcou o jogo, e deu esperança aos suecos, assinando dois tentos: um cabeceamento indefensável e um “tiro” na sequência de um livre directo.

Suécia – É verdade que nunca devemos menosprezar os adversários, e que a formação nórdica devia ser levada a sério, mas o empolamento da qualidade deste conjunto não faz muito sentido. Para lá de Ibra, que sem dúvida é dos melhores do Mundo, não possuem individualidades capazes de decidir, ou sequer de pegar num jogo. O colectivo é forte e o conjunto coeso, mas as debilidades individuais são demasiado acentuadas para serem eliminadas apenas e só pela organização. A defesa é lenta (já o mostrara em Lisboa), e quando foi obrigada a subir, foi completamente dinamitada pela velocidade de Ronaldo, que explorou os espaços vazios deixados. A dupla de médios não tem o mínimo de criatividade (e Kallstrom já não aguenta grandes correrias), sendo engolida pela dupla Meireles-Moutinho. O ataque vive de Ibrahimovic, sendo que hoje nem Kacaniklic conseguiu desequilibrar. No geral, uma equipa banal, que para lá da sua estrela maior, pouco mais iria mostrar no Mundial.

161 Comentários

  • Kacal
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:41 pm

    Bom jogo, um jogo de sacrifício, esta Suécia só joga pelo ar, no chão não faz nada, remates eram para a nuvens, foi sofrer até ao fim (quase), mas, ganhamos e vamos ao Mundial.
    Destaques para o Moutinho (duas assistências e esteve bem defensivamente e com grande raça como sempre), William Carvalho (jogou pouco tempo, mas, tenho que dizer umas palavras, não tremeu e no primeiro golo fez um passe de peito para o Moutinho, que podia ser uma argolada, se fosse outro puto qualquer, muito bem), Meireles (mais pela assistência) e para o Enorme, fantástico, o melhor do Mundo CR7 (que jogaço, sempre a movimentar-se, sempre a pedir a bola, a tabelar bem, bons passes, fez três golos e todos com grandes desmarcações e uma velocidade supersónica, sem falar na excelente finalização, é o maior, o nosso CAPITÃO, ele está connosco, como ele diz, e ainda bem).
    GANHAMOS e vamos ao BRASIL. :) :) :)

  • jose martins
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:41 pm

    Dúvidas ? Não e nunca ouve ! CR7 EL COMANDANTE!

  • Fábio Teixeira
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:42 pm

    Portugal a jogar à sueca dá cartas! Penso que não resta nada agora ao IKEA que não seja retirar as lojas que tem em Portugal, tal foi a coça que o seu país levou da nossa pátria.

    Agregado dos dois jogos:

    Luís Figo's Team 4-2 Helen Swedin's Team

    • Mendes
      Posted Novembro 19, 2013 at 9:46 pm

      Ronaldo 4 – 2 Suécia

    • Mendes
      Posted Novembro 19, 2013 at 9:50 pm

      disse mal mas corrigo:

      Ronaldo 4 – 2 Ibrahimovic

    • Diogo
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:09 pm

      Ronaldo 4 – Ibra 2

    • Fábio Teixeira
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:31 pm

      Agora mais a sério. Ficou provada a diferença de qualidades entres estas duas seleções. Duas vitórias inequívocas que mostram ao mundo que a nossa seleção está bem de saúde.

      A Suécia apesar de ter um bom elenco e um treinador competente tem na dupla de centrais o ponto mais débil da equipa. E passo já a explicar. É certo que são bons nos jogo aéreo e criam ímpeto pelo físico, mas a falta de inteligência no posicionamento, aliada a uma velocidade de carro citadino faz com que espaços entre linhas a partir do meio campo se transformem em soberanas oportunidades. Mesmo no monument ofensivo, nunca são os centrais a criar o primeiro estado de organização e transição, pois esse parte sempre ou dos laterais, ou de lançamentos em profundidade. Ora isto faz com que os médios mais interiores (Elm e Kalstrom) tenham de baixar consideravelmente para serem eles a criar jogo organizado e isso leva uma má racionalização do território de jogo, pois vemos metade da equipa balanceada para frente e outra metade estática cá trás. Por consequência, cria-se uma boa e pacata zona de conforto para os médios portugueses poderem lançar Ronaldo em profundidade. O resultado está à vista.

    • Fábio Teixeira
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:36 pm

      *momento

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:43 pm

    Entreguem já o prémio de melhor do mundo ao homem, o resto são tretas e bagatelas…

    Vamos ao Brasil!

  • FÁBIO COSTA
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:43 pm

    Só vi o final do jogo, fui a tempo de uma grande oportunidade de golo do Ronaldo. Mas ver que Ronaldo em 2 jogos decisivos na seleção faz 4 golos (com 1 hat-trick), levando-a ao Mundial e depois do que está a fazer este ano no Real, acho que a Bola de Ouro só pode ser para o Cristiano Ronaldo este ano. Se for Ribéry e principalmente Messi a ganhar nem vale a pena ver futebol.

    • Luis Martins
      Posted Novembro 19, 2013 at 9:57 pm

      Concordo plenamente contigo, seria extremamente injusto, Cristiano Ronaldo não receber a bola d'Ouro.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:09 pm

      caro fabio lamento informar que a votaçao foi feita antes deste jogo, por essa razao estes 3 golos , em termos de pontos, nao significam nada

    • João Correia
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:31 pm

      MosqueteiroSLB não sei se na altura do seu comentário a noticia já estava a ser mais divulgada, mas a FIFA decidiu ampliar o prazo de votação para a Bola de Ouro, por isso esses 3 + 1 golo(s) podem significar algo nas contas dos votos :).

    • David Gomes
      Posted Novembro 20, 2013 at 12:56 am

      tudo bem que marcou 4 golos no play-off, mas o que é que é mais meritório, ir ao play-off ou ser apurado directamente? não quero com isto defender ninguém mas há-que ter um mínimo de bom-senso e 2 dedos de testa

    • Luis
      Posted Novembro 20, 2013 at 1:36 am

      David, 2 dedos de testa parece ser o que lhe falta… Quer comparar a nossa selecção à da Argentina? Pois. Estamos apurados ou não? E graças a quem? Lembre-se do jogo frente à Irlanda, e lembre-se que não estamos na mesma zona que a ARG. Cumps

    • David Gomes
      Posted Novembro 20, 2013 at 11:30 am

      Luis exactamente por isso!! você não deve saber qual é o grupo de qualificação da américa do sul, de certeza. se estivessemos naquele grupo a jogar como jogamos no nosso o mais certo era vermos o mundial em casa

  • AF
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:44 pm

    Melhor jogador português da história. Melhor do Mundo . O protótipo de atleta perfeito. e é nosso, é português!

    Siga o Brasil!

    SL.

  • Captain Tsubasa
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:44 pm

    Grande vitória de Portugal, numa grande exibição do Cristiano…para mim o momento do jogo foi entre o minuto 49 e 50, quando um jogador Sueco falha um golo isolado frente ao Patricio e na resposta Portugal faz o 1-0…,se tivesse acontecido o contrário o jogo teria ganho outros contornos, mas ainda bem que assim não foi, e Portugal consegue o apuramento, estão de Parabéns

    • Mateus
      Posted Novembro 19, 2013 at 9:49 pm

      Falha…., O Rui defende queres tu dizer?

      Mateus

    • Ronaldo melhor do Mundo
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:55 pm

      Já não vale a pena responder a este senhor que comenta aqui no VM, já desisti há muito, é incrivel como se gosta de desvalorizar o que é nosso, ou por outro lado o que não é já que há pessoas que só vêem os seus clubes à frente, este é o caso, já não bastava ter falado mal de Ronaldo em inumeros posts aqui no VM e agora desvaloriza o também formado em Alcochete Patricio. Parecem pequenas coisas e o mais provavel é agora este senhor vir atacar-me, mas a verdade é que já sao demasiados sinais para ser só engano inocente.
      Eu sinceramente não me importaria de ter 11 jogadores do Benfica ou do Porto na seleção se fossem os melhores e os que representassem melhor o país.
      A Sérvia não vai ao Mundial…

    • Kev
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:57 pm

      Uma defesa gigante do Rui Patricio.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:35 pm

      Ronaldo desculpa? estás bem? bebes-te muito ao jantar foi isso? onde é que falei mal do Ronaldo? dizer que o Ronaldo é um dos 10 melhores jogadores de sempre é falar mal dele? dizer que o jogador da Suécia falhou um golo isolado é falar mal do Patricio?

      Va diz lá o que andas a tomar, é droga? é alcool?

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:45 pm

    Queria mandar um abraço do Ronaldo ao Blatter e outro ao Thiago Silva,aguardo ansiosamente por um Real Madrid vs PSG…Um Portugal vs Brasil era capaz de não ser muito boa ideia.
    Apesar da assistência…O Hugo Almeida é uma vergonha como jogador,enfim.
    De salientar que um dos momentos chave do jogo é uma bela defesa do Patrício por instinto.

    • Luís Borges
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:02 pm

      Só foste um bocado injusto com o H. Almeida. Não o aprecio especialmente, mas tem feito uma boa época no seu clube, daí ser chamado à seleção. E hoje não teve propriamente mal! Muito esforçado, segurou bem a bola e conseguiu soltar bem nos flancos, cumpriu a tarefa de desgastar os defesas suecos, que era precisamente aquilo para o qual foi titular hoje. Não é um prodígio, nem sequer na finalização, mas se for cumpridor e se ajudar a equipa, então não vejo problemas!

    • Santos
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:20 pm

      Concordo com o Luís, foi dos poucos jogos que dou razão a PB pela escolha. Foi um "Pivot" para o jogo de Portugal. Segurou muito bem a bola, algumas até bastante difíceis, pressionou os defesas e ganhou vários lançamentos por causa dessa mesma pressão, sem falar que é sempre mais um nas bolas paradas defensivas a ajudar…

    • Pedro Domingues
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:23 pm

      Para não falar que no momento da verdade isolou o Ronaldo para o golo que nos tirou o sofoco do Coração :p

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:24 pm

      Joga num campeonato fraco mas sinceramente nem sei como marca golos lá.
      Não acho que tenha segurado bem a bola hoje,pelo contrario,perdeu várias bolas. Não me consigo lembrar de nenhum remate dele em 90 minutos,o que é no mínimo estranho para um avançado.Postiga é mau mas o Hugo Almeida é 30 vezes pior,o Postiga sempre marca uns golos.

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:43 pm

      Eu só via a 2ª parte, e pelo que vi, estava a gostar muito do Hugo Almeida…

      Afonso Luis

    • João
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:57 pm

      Teve um remate.. Um cabeceamento muito mal executado ao lado.. Honestamente esteve muito bem na assistência mas é um jogador mediocre.,

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:44 pm

      O Hugo é cepo até Almeida,,,,,,,! Nas primeiras 6 intervenções fez outras tantas ASNEIRAS!
      Sartana

  • Pedritxo
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:46 pm

    A coisa podia ter ficado ma, mas nao ficou,apos o 2-1, mas ronaldo brilhou e calou muita gente, todos os hatters.

    Ronaldo pode nao jogar sempre bem pela selecçao, e verdade, e facto, mas ele e extramamente necessario, porque arrasta sempre pelo menos 1 adversario ou ate 2, porque e o melhor do mundo, o mais completo, e isso e um facto.

    enaltecer os grandes comentarios da rtp, bastante melhores, a dobrar da tiv ou sic, assim da gosto

    • viana
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:04 pm

      os da rtp tem uma panca, para não dizer um desejo oculto pelo ronaldo.
      eles comentam assim com um ar triste moutinho passa a veloso que passa (de repente o som aumenta histericamente) rooonaaaaldddoooo, e vai roooonaldo, e corre rooooonaldo, e centra rooonaldo.
      parece que a seleçao é só o ronaldo.
      e depois o arbitro marca fora de jogo, e eles sempre falta mal assinalada.

    • Fábio Teixeira
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:34 pm

      Dá-me muito mais gozo ver futebol na RTP do que na SIC ou na TVI.

    • João Correia
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:36 pm

      Fábio Teixeira os comentadores da TVI este ano não são os mesmos "retardados" do ano passado, e diga-se de passagem que os que lá estão agora são bem melhores :)
      Mas o comentador da RTP de hoje é sempre assim em jogos de selecção, é muito emotivo a comentar, e parece que tem uma grande panca xD

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:47 pm

    Ronaldo enorme, mas Moutinho foi soberbo. as duas assistências são de alguém que não é normal. corre os 90 minutos e mesmo assim consegue manter o discernimento e ver o que muito poucos conseguem ver.

    Dragão 86

  • Luís Maduro
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:47 pm

    Sei que pode parecer homossexual, mas eu não quero a Irina. Eu quero ser a Irina!
    Adoro-te, Ronaldo!

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:00 pm

      loooooool…Espero que ninguém te conheça pelo nome daqui… :)

    • rodrigo silva
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:09 pm

      parece sim…

      rodrigo

    • jose
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:21 pm

      mas porque quer senti-lo. e não parece é.

    • Fábio Teixeira
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:34 pm

      Pareceu.

    • André Fernandes
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:46 pm

      Muito bom ahahah, bocado gay, mas merecido :P

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:07 pm

      Quero pedir desculpa ao Luís Maduro. Sou o autor material do comentário inicial, e vejo-me obrigado a esclarecer que tudo não passou de uma brincadeira, de mau gosto, certo, mas que teve o seu propósito de ser no calor do momento, nesta noite histórica.
      Como não consigo remover o comentário referido, peço à Visão de Mercado que o faça, se possível.
      Fico também perplexo como alguns pensaram que aquele comentário pudesse ser verdadeiramente real.

      Resta-me dar os parabéns ao Ronaldo. Pelo jogo. E por ter à espera a Irina de 4, depois de ter marcado 3 golos.

      Ricardo

  • Fernando Ramos
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:47 pm

    Grande Ronaldo. Um enorme sofrimento mas estamos lá.

    Hoje é dia de luto para quem tanto critica o melhor jogador do mundo. O resto são tretas…

  • Gordon
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:49 pm

    Cristiano Ronaldo não merece esta selecção (com algumas excepções), nem este seleccionador.

    PS: O "outro" (LM) ,, marcava algum daqueles 3 golos?.. Não me parece..

    • fabio
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:01 pm

      1º golo isolado remata cruzado
      2º isolado marca
      3º isolado finta o guarda redes e marca
      sim foram 3 golos nunca antes visto, de uma dificuldade elevadissima.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:01 pm

      o complexo de inferioridade perante o Messi é tão evidente que até no jogo de hoje têm que chamar o Messi à conversa…se achas que o Messi não marcava nenhum golo daqueles, então deves ter aterrado no Planeta Terra hoje mesmo, e não viste nenhum dos 364 golos que o "outro" já tem na carreira

    • FÁBIO COSTA
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:02 pm

      Mas o "outro" é um bom menino!

    • Pedro Domingues
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:26 pm

      São os Mesmos a quem foi negada a presença no final do Europeu numa tecnicalidade de uma bola no ferro que não entrou, e outra que bateu no ferro e entrou ;)

    • Gordon
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:36 pm

      Complexo? Fique lá com seu (farsa)me…. e se calhar já vejo Futebol ainda você não era nascido.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:31 pm

      Pois não sei a tua idade, mas para teres tido aquela afirmação quando o Messi não é para aqui chamado para nada, só demonstra que essa necessidade constante de comparação advém do complexo de inferioridade existente perante o Messi…e quanto a veres futebol e eu ainda não era nascido, acredito que vejas, não sei a tua idade, mas sei que só podes ter mudado de canal nas 364 vezes que ía dar um golo do Messi, senão não dizias o que tinhas dito

    • Luis
      Posted Novembro 20, 2013 at 1:42 am

      Nem sei pq chamam o Messi quando estamos a falar de um jogador que está noutro patamar. Força Ronaldo, força Selecção. A jogar como hoje vamos longe. A arg que se lixe. SL

    • Luís
      Posted Novembro 20, 2013 at 11:39 pm

      Ficamos a saber que o Fábio é um indivíduo que consegue fazer facilmente arrancadas de 40, 70 e 60 metros a uma velocidade superior de 30 km/h e ainda ter discernimento para colocar a bola onde quer….só assim se explica o porquê de ter rebaixado os golos de Cristiano.

      Que tal ver como ele ficou isolado? Se no 1º golo muito do mérito vai para o excelente passe de Moutinho, nos outros 2 golos Cristiano voa pela defesa da Suécia com um sprint inacreditável!

  • benficasempre
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:49 pm

    Que privilegio ver este jogador em campo. Só espero que esteja no seu melhor no mundial e quem sabe, podemos ser a grande surpresa do Brasil. Com um jogador destes, nunca se sabe.

  • MM
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:52 pm

    Ronaldo enorme mas não esqueçam o Moutinho, que continua a ser pouco valorizado, faz duas assistências magníficas e enche o meio-campo, pena não ter outro acompanhamento naquele espaço de terreno. Não foi uma vitória apenas de Ronaldo, foi de uma equipa (que continua a ter várias limitações, não podemos esquecer isso com a euforia do momento), que tem em Ronaldo o seu grande jogador… Pena por Ibra não marcar presença no Mundial, mas um dos melhores teria mesmo de falhar essa competição e sendo assim, ainda bem que foi o sueco.

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:52 pm

    Por amor de deus temos criar uma petição para ter um comentador dos jogos da selecção que não tenha problemas como este de hoje para conseguir assistir aos jogos no mundial.

    Bruno

    • Enak
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:01 pm

      Excelente comentador para mim. Muito melhor que o Conduto!

    • Kev
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:01 pm

      Quais foram esses "problemas como este de hoje" ????
      Gostei bastante, por acaso.

    • Filipe Azevedo
      Posted Novembro 20, 2013 at 3:18 am

      Tenho de concordar com o Bruno, nao gostei muito do comentador de hoje. Colocou a paixao pela seleccao a frente do seu trabalho, o que nao e necessariamente mau, mas penso que exagerou. Particularmente na 1a parte, cada vez que o arbitro marcava uma falta contra a nossa seleccao vinha logo dizer que nao era e criticar o Howard Webb. A pior foi uma entrada quase a pes juntos do Coentrao e o comentador diz que nao e nada e que so tocou na bola. Se calhar fui so eu que embirrei com o homem…

  • Fernandes
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:53 pm

    Em 1º lugar, dedicar as vitórias e a passagem a todos os tugas que duvidaram e fizeram o enterro à selecção antes do play-off e que agora devem andar por ai a festejar e a dizer que acreditavam desde pequeninos!!! Hipocrisia!!

    Em 2º, Ronaldo … Se mais uma vez não mereçe o tal já muito falado prémio, então quem mereçe!!! Não digo mais nada ….

    Em 3º, parabéns Portugal, parabéns equipa, parabéns Paulo Bento … critique-se ou não são estes que temos e com eles contamos para serem todos os melhores do mundo …

    Pouco tenho para dizer do jogo, foi 99% emoção, 1% do que seja o que for!!! Tudo controlado até ao momento em que Coentão saiu, os acertos com Antunes demoraram e ali o jogo partiu um bocado na esquerda e a Suécia aproveitou … E novamente o grito de revolta de Ronaldo, contra tudo e contra todos … Tenho pena pelo Ibra, mas sou 1000% portugues e claro, Portugal acima de tudo ….

    E a França lá passa também, senhor Platini deve estar muito contente, se não passase também havia de mudar alguma coisa para meter no Brasil os gauleses …

    Já agora, Parabéns RTP, dão um banho a todos os canais publicos e privados nos comentários serios e inteligentes!

    Orgulho em ser Português … Orgulho no nosso comandante, melhor marcador de sempre com o grande Pauleta … Cristiano Ronaldo

  • Associação Futebol De Viseu
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:55 pm

    Parabéns por num grupo mais que fácil terem estado em risco de nem irem ao playoff e depois contra uma equipa contra esta sofrerem o que sofreram. Na minha opinião, vergonhoso.
    Ps – Grande Ronaldo ( formado numa academia de excelência ) e parabéns pela estreia mais que merecida de William com a camisola das quinas . Adrien merece jogar no lugar de Meireles que para mim é um jogador banal.

    • Ricardo Veiga
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:01 pm

      Formado no Manchester. ;)

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:06 pm

      a sua desvalorização da suecia é de alguem que não percebe de futebol.Pode nao ser das melhores seleções mas tem a sua qualidade RUI ANTUNES

    • yyzx
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:16 pm

      não, ricardo veiga. n… não sejas infantil. formado no sporting clube de portugal

    • Associação Futebol De Viseu
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:26 pm

      Ricardo Veiga , deixe-me adivinhar : o senhor nutre um ódio pelo Sporting , sendo adepto do Benfica, e não consegue admitir que o melhor jogador do mundo foi formado no Sporting . Pois , mas foi e o senhor não pode fazer nada quanto a isso , temos pena . Quanto ao RUI ANTUNES , em primeiro lugar a sua escrita de língua portuguesa deixa muito a desejar. A seleção sueca não tem nenhum jogador na ribalta sem contar com o inevitável Ibrahimovic . O resto do plantel deixa muito a desejar . Mas uma coisa é certa , não é por eu ter uma opinião contraditória á sua que não percebo nada de futebol , o RUI nem sequer argumentou a sua opinião , limitou-se apenas a criticar a minha e a ridicularizar a língua portuguesa

    • Tiago Quintas
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:40 pm

      Sim o Ronaldo foi formado no Sporting, mas se lá tivesse ficado em vez de ir para o Manchester não se teria tornado no "monstro" que é hoje.

      Fergunson foi dos melhores de sempre a trabalhar jogadores (só falhou em raras excepções como no caso do Anderson), e o nosso Ronaldo é mais um exemplo.

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:43 pm

      Claro Ricardo viega formado no manchester…. a azia das pessoas em perceberem que o Ronaldo foi formado no scp . tirem as palas e dêem mérito a quem o tem, a quem o descobriu, a quem o formou, a quem o mostrou ao mundo, a quem lhe deu as condições todas. já agora grande jogatana do Moutinho mais outro formado numa grande academia… e mais não digo ;)
      André Filipe

    • Manuel
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:57 pm

      O Ronaldo foi formado no Sporting até aos 17 anos, o que não é grande coisa, mas o seu grande desenvolvimento deu-se em Inglaterra, no MU e acima de tudo no RM. Ele continua a desenvolver-se e a melhorar ano após ano. E penso que ainda não acabou o seu desenvolvimento como futebolista, pois não atingiu ainda o auge.

      Eu percebo os sportinguistas, mas o desenvolvimento do Ronaldo, assim como de outros jogadores, tem sido feito mais dentro da sua cabeça do que em outro lado qualquer. Os genes é que foram e são fundamentais.
      O resto é conversa de pessoas com necessidade de afirmação.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:01 pm

      Ele vai fazer 29 anos daqui a 3 meses, não se evolui mais com esta idade, irá estar mais 2 ou 3 anos neste nível e depois é sempre a descer…é a lei da vida e nenhum ser humano pode fazer nada quanto a isso, nem o Ronaldo

    • Luís
      Posted Novembro 20, 2013 at 11:57 pm

      Errado Tsubasa,

      "Vai fazer 29 anos…não se evolui mais com esta idade"

      Quer que contrarie como? Quer a fundamentação pela capacidade física ou pela capacidade psicológica e de aprendizagem do ser humano?

      Começo por lhe indicar que a testosterona, que é responsável pela manutenção das características masculinas, só começa a decair a partir dos 40 anos. Contudo, existe uma redução do ritmo cardíaco todos os anos. Logo com a idade, pode-se perder alguma potência muscular caso não se tenha cuidado e não se adeque o treino aos objectivos pretendidos.

      Outro facto, se a potência muscular pode-se perder drasticamente caso não se tenha os devidos cuidados, a capacidade aeróbica pode-se trabalhar até ter níveis muito bons, indico-lhe que não é anormal eu ver sujeitos de 60s e tais a fazer 10 km à volta de 35 min.

      Mais um facto, o preparador físico do Man Utd, Walter di Salvo, que certamente saberá mais da condição física de Cristiano do que qualquer outra pessoa no Mundo referiu que o português tem a capacidade física e mental para jogar a este nível até aos 38 anos.

      Isso de "lei da vida" e cair só se aplica cá em Portugal, onde ter 20 anos é ser uma criança e ter 30 é ser velho, o nosso corpo fica a um nível físico elevado em média até aos 40 anos, agora depende sempre do treino, da disciplina e da força mental e do profissionalismo com que abordamos o que gostamos de fazer.

      Ah é verdade, Ibrahimovic com 32 anos está a jogar como nunca jogou na sua carreira e continua a evoluir o seu jogo….um conselho Tsubasa, não se prenda a conceitos ultrapassados ou a leis impostas por sociedades retrógradas ;)

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:55 pm

    Como disse um iluminado jornalista espanhol Ronaldo é SO isto, golos… Qd se tem o melhor do mundo a jogar assim so ha um destino, o Brasil…

    Abraço
    Jsime

  • Rui Bastos
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:56 pm

    Grande jogo. Portugal esteve razoavelmente bem, frente a uma selecção fraca que vive de Ibrahimovic. Na primeira parte fomos pouco objectivos no contra-ataque e se tivesse sido bem implementado com os jogadores que a selecção tem na frente de ataque podíamos ter feito mossa. Também se falhou um bocado na finalização, várias oportunidades para Ronaldo e Hugo Almeida, a deste último escandalosa. Na segunda parte e no seguimento de uma boa defesa de Patricio, uma grande abertura e desmarcação de Ronaldo seguido de uma finalização bastante boa deu o golo a Portugal. Baixámos demasiado as linhas e a Suécia foi para cima e através da sua maior arma chegou ao empate. Depois, numa falta infantil de Miguel Veloso à entrada de área a Suécia ficou na frente do marcador, mas eu nunca estive realmente preocupado. Ronaldo apareceu e fez o 2º e 3º na conta pessoal e na contagem da selecção e apurou-nos. Eu tinha razão quando disse que ele não tinha capacidade para andar a construir jogo, tem sim para fazer as diagonais que hoje fez e finalizar. Temos uma selecção muito fraca para as actuais potências mundiais. Suécia é Ibrahimovic. Portugal é Ronaldo. Ronaldo é superior a Ibrahimovic. Portugal superior à Suécia. Preto no branco. Parabéns capitão, grande jogo.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:16 pm

      Rui Bastos, 100% de acordo

    • Rui Sá
      Posted Novembro 20, 2013 at 12:36 am

      Depois de ler este comentário (principalmente o final), apenas tenho uma pergunta a fazer: Rui Bastos e Captain Tsubasa, querem uma bandeirinha e um cachecol de que seleção? Porque de Portugal não é de certeza!

      Dizer que Portugal é Ronaldo é uma hipocrisia enorme. Temos um guarda-redes bom (apesar de não estar na sua melhor fase), temos um defesa-direito competente, um defesa-esquerdo que seria titular em 99% dos clubes do Mundo (só não o é no Real Madrid porque o rival é o melhor do Mundo na posição), temos uma dupla de centrais de qualidade inegável (apesar de Bruno Alves já estar em fase descendente, Pepe é claramente um dos centrais mais difíceis de bater a nível mundial), Miguel Veloso não é de top mundial, mas é bastante competente, Raul Meireles já não está no topo das suas qualidades, e por isso, será naturalmente substituído no meio-campo, ou por Adrien, ou por Josué ou até pelo William Carvalho, o que faria com que Miguel Veloso ocupasse a posição de Meireles, com o William mais atrás. Moutinho é sem dúvida um excelente médio, com uma qualidade de passe como poucos, Ronaldo é a referência da seleção (tal como Ribéry na França, Messi na Argentina, Neymar no Brasil, etc.), Nani, devido à falta de ritmo, está em muita baixa de forma, por isso Bruma ou Varela poderão tomar a sua posição no Mundial, caso Nani continue a ser pouco utilizado em Inglaterra. O ponto fraco está no centro do ataque, mas pelo que vi hoje, Hugo Almeida parece ser o que melhor complementa o futebol de Ronaldo, pois consegue puxar consigo, devido a presença física, os defesas adversários e assim dar espaço a Ronaldo.

      Não somos a melhor seleção, mas somos claramente uma das 12 melhores seleções que vão estar no Mundial!

    • Rui Bastos
      Posted Novembro 20, 2013 at 10:23 am

      Até posso concordar, mas na 12º posição. Patricio é razoável, apesar de gostar bastante do Coentrão consigo enumerar 4 ou 5 DE melhores que ele, Bruno Alves e Pepe até são durinhos, mas no golo que sofremos o Bruno Alves não salta com o Ibrahimovic, fica a olhar para ele, João Pereira é razoável e até me surpreendeu pela positiva neste playoff, visto que vem de lesão. Veloso a trinco até faz impressão, Meireles está em decadência mas a sua capacidade de passe mantém-se. Precisamos de mais intensidade no meio campo, com um Adrien talvez. Moutinho foi magistral, mas já não tem o discernimento de outros tempos, apesar das duas assistências que fez. Nani está miserável, mas ontem fez um jogo melhor que o da 1ªmão. A longo prazo, William Carvalho para trinco, Adrien para o vértice esquerdo do triângulo, Nélson Oliveira para a frente de ataque e Bruma para a direita/esquerda. Acha ainda que temos selecção para competir com uma Alemanha que tem um plantel de topo (mesmo com Khedira lesionado, médio mais que subvalorizado), Espanha (Mata, Cazorla, Negredo etc) são jogadores que nem calçam nessa selecção, Brasil que podia fazer 3 selecções diferentes e agora com o Scolari na frente tem bastante confiança. Ramires em grande forma e Sandro podem encostar Paulinho e fazer um meio campo bastante sólido. França, que tem um meio campo poderosíssimo, depende da evolução de Pogba este ano que até agora tem sido positiva e do acerto de Benzema para os golos, mas no geral tem um plantel fantástico. Argentina nem tanto, porque a nível de meio campo e defesa é bastante fraca, mas do meio campo para a frente conta com 4/5 elementos de nível bastante alto (Messi, Lavezzi, Di Maria, Aguero, Lamela, Higuain..). A Inglaterra com a evolução de Barkley, Wilshere, Townsend e boa forma de Rooney, tem melhores jogadores que Portugal, apenas não tem um Cristiano Ronaldo e nas fases finais não se costuma dar muito bem. No computo geral, não percebo também toda esta euforia pelo apuramento no Playoff quando já deveríamos ter sido apurados antes. Analise bem as selecções e vai acabar por perceber que se não despoletarem jogadores novos, vai ser muito difícil ficar bem classificado no Campeonato do Mundo.

    • Czarli
      Posted Novembro 20, 2013 at 5:24 pm

      Oh Rui Bastos tu realmente percebes muito pouco disto… No 1º jogo foi o Ronaldo que não fez nada, tirando o golo da vitória, como neste 2º jogo fez-te engolir em seco já atiras para outro lado.

      Diz-me lá 5 defesas melhores que o Coentrão?

      Desde quando o Moutinho não tem o discernimento de outros tempos? Queres ver que o homem tem 45 anos e só tu consegues ver isso?

      Veloso até faz impressão?? Viste o ultimo Euro? Viste os dois jogos do playoff?

      O Meireles está decadente? Viste os 2 jogos do playoff? (sabes por acaso que também veio de lesão?)

      Deves ter assistido poucas competições de selecções porque se bem me lembro no ultimo Euro fomos às meias, no ultimo Mundial ficamos pelos 8ºs eliminados pelos vencedores, penúltimo Euro nos 4ªs eliminados pelos vencidos na final, penultimo Mundial ficamos em 4º… e antes disso até fomos derrotados na final…

      Existe facciosismo para o nosso lado como existe-lo também para o lado contrário… tu sofres deste segundo tipo de facciosismo. Desde quando a Inglaterra é melhor que nós? Em quê que te baseias em tal afirmação? Últimas competições internacionais não pode ser certamente…

    • Rui Bastos
      Posted Novembro 20, 2013 at 6:46 pm

      Marcelo, Alaba, Alba, Baines e Ashley Cole / Schmelzer. Veloso não faz impressão? Um trinco deliberado (jogando em 4-3-3) que não ganha bolas de cabeça, não pressiona, não tem inteligência a fazer faltas e que apenas tem a capacidade de passe de jeito, não é um trinco bom. Para isso punhas o Hugo Viana lá, fazia o mesmo a nível defensivo e a sua capacidade de passe era superior. Vi os 2 jogos do Meireles, e apesar de no 1º jogo ter sido dos melhores, falta-lhe capacidade de pressão no momento defensivo, pelo menos a nível do Moutinho que faça com que o meio campo seja o sector mais trabalhador e não a defesa. O Moutinho nestes dois jogos para além das suas assistências, errou e muito no capitulo do passe o que não é natural para ele. Talvez também não veja jogos do Monaco, mas sim, tem estado a um nível inferior do que aquele que apresentava no Porto. Assisti a todas as competições. Basicamente, o que disse, e para quem tenha dois dedos de testa, foi que a Inglaterra tem MELHOR PLANTEL que Portugal a nível geral, jogadores que jogam a um nível mais alto e que apresentam melhor rendimento. Jovens com grande margem de progressão que são titulares em equipas da Premier League. Nós também os temos, não são é tantas vezes aposta nos clubes Portugueses. Eu provavelmente não percebo nada disto, é certo, mas o "Sr." não será o ideal para se vangloriar do seu conhecimento. Não vêem futebol, vem aqui falar do histórico e baseiam-se em factos. Portugal também é mais fraco que a Grécia se for a seguir a sua lógica, visto que perdemos com eles numa final de um Europeu, em casa, Deixe-se lá de estatísticas. Não falei da Holanda (que normalmente perde com Portugal também) e também a Bélgica que tem um "plantel" fantástico. No campo, tudo é diferente e por vezes os que são considerados mais fortes, perdem, mas do ponto de vista teórico não temos uma grande equipa.

    • Luís
      Posted Novembro 21, 2013 at 12:15 am

      Felizmente Cristiano Ronaldo não se deixou ficar colado ao flanco esquerdo como foi sugerido por alguém no último jogo, mas também esteve envolvido na construção de jogo…lamento…mas hoje esteve menos envolvido por uma boa questão, demos deliberadamente a iniciativa à Suécia e jogámos em contra ataque do início ao fim…o que era a estratégia a assumir num jogo em que se tinha de ter cautelas e o importante era ganhar.

      Concordo com o que diz do trio de meio campo, mas o timing para o dizer é terrível, ontem nada a apontar, fizeram tudo o que tinham a fazer num jogo destas características.

      Dizer que Baines, Cole e Schmelzer são melhores que Coentrão é um crime. Com os outros 3 até consigo concordar. Dizer que Inglaterra neste momento tem melhor plantel que Portugal é outro crime…e não falo apenas por terem levado na pá do Chile e da Alemanha "C", simplesmente a Inglaterra sofre muito pelo facto da Premier League ser a melhor liga do Mundo, consegue atrair os melhores jogadores estrangeiros de todo o Mundo, o que rouba lugar a muitos jovens ingleses na Premier League.

      Mas devido à dimensão do País e à sua grande cultura desportiva em torno do futebol, é apenas uma questão de tempo para voltarmos a ver em grande a selecção Inglesa, mas nesta altura será travessia no deserto, a Inglaterra que faça como a Alemanha a partir de 2000 e invista em força nas camadas jovens.

      Do ponto de vista teórico temos uma boa equipa sim…

      A nível de GR não estamos tão bem como já estivemos, concordo com isso. Laterais direitos: João Pereira, André Almeida e Cedric que não sendo jogadores de top, são jogadores que cumprem num mercado que hoje em dia está escasso em laterais. Coentrão e Antunes jogam na 2a melhor liga do Mundo. Para médio centro, opções não faltam felizmente, e ainda temos algumas que aparecerão mais cedo ou mais tarde se lhes derem oportunidades como João Mário, Bernardo Silva, André Gomes, Sérgio Oliveira, etc, etc. Para extremos temos Cristiano, Nani, Varela, Bruma, Mané, Cavaleiro, Esgaio (ou para lateral, é só escolher), a ponta de lança, está o nosso problema crónico resolvido pontualmente por Nuno Gomes, Pauleta e agora por Cristiano que nem é ponta de lança…

      Temos muito potencial, agora há que apostar….

    • Rui Bastos
      Posted Novembro 21, 2013 at 10:30 am

      Esteve envolvido na construção de jogo? Apenas nas tabelas com Coentrão na saída para o ataque, junto à linha do lado ESQUERDO. O primeiro golo é do lado direito apenas porque tinha havido um canto e a equipa estava desposicionada. Nos outros dois golos são diagonais a partir do lado esquerdo do ataque muito bem finalizadas. Alguma assistência foi do Ronaldo? Obviamente que não, porque ele tem que estar lá para os marcar, e como é o único jogador com capacidade para fazer aquelas diagonais que fez e que deveria ter feito na 1ª mão, não pode vir buscar e distribuir jogo, até porque não tem capacidade de um médio para fazer isso. Precisamos que o Nani ganhe confiança, ou que o Bruma dê já o salto este ano, e precisamos de um reforço de zona central. Bernardo Silva não entra nessas contas para o meio campo, porque é basicamente um nº10 que joga muito perto de zonas de finalização e nós precisamos de "força" na zona central. Pressão alta, capacidade de passe e inteligência de posicionamento, e alguns dos nossos médios só preenchem uma ou duas destas 3 características essenciais. Temos potencial nos sub-21, gostei bastante de os ver jogar e confesso que o trinco deste último jogo é uma espécie de Veloso, mas com capacidade de passe superior e mais inteligência posicional, mas tem "1.50". André Gomes precisa de ganhar intensidade, Esgaio tem que fixar posição ou nunca vai ser jogador de eleição, Mané tem pinta de jogador e Varela parece que não conta para Paulo Bento, apesar de apenas "engatar" nos jogos a doer. João Mário precisa de experiência e Sérgio Oliveira é, a par do médio do Benfica B, André Gomes, os que estão mais perto do nível pretendido para os A's. Eu gosto bastante do Coentrão e até posso concordar que em final de carreira, o Cole seja pior que o Português, mas de certeza que nunca viu o Baines a jogar. Ser DE não é só correr que nem um desenfreado, é, essencialmente quando se corre, chegar lá e cruzar bem e com critério, para além da capacidade defensiva, inteligência posicional e capacidade para bater livres. O defesa esquerdo do Everton, é a par do Alaba (que é uma locomotiva, e também bate livres muito bem) os dois melhores do momento, mas isto é a minha opinião, obviamente. Cada pessoa pode formular as suas opiniões e quem sou eu para as colocar em causa.

  • Luís Borges
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:57 pm

    Não há palavras. Indescritível… Mais do que um mero orgulho, este nosso comandante é um símbolo da nação. Que força, que pujança. O MAIOR E O MELHOR DO MUNDO! Só tenho que dar graças a Deus por ter nascido a tempo ideal de presenciar este homem.

    Muito bem João Pereira, Moutinho, Patrício, Veloso e boa entrada no menino forte e alto que entrou num momento a doer (grande frieza, temos jogador, este não engana).

  • Ricardo Veiga
    Posted Novembro 19, 2013 at 9:59 pm

    Muito Ronaldo, a pôr os pontos nos "i"s.

    Pena minha ter tão pouca qualidade atrás dele além de Pepe e Moutinho. A ver vamos se o Bento tem coragem de rodar alguma da fornada nova do nosso futebol antes do Mundial, talvez mude de ideias.

  • Suarez
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:01 pm

    Incrivelmente a FIFA fecha as votações para melhor do mundo em 2013 antes deste play off. Como é óbvio eles não adivinhavam esta super exibição do Ronaldo, mas sendo uma votação referente a 2013, e sendo este play off de tal importância, a votação devia acabar apenas a meio dezembro, ou no mínimo no fim deste mês. Mas isto é uma humilde opinião, que já e era antes deste play off.

    • Euclides!
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:10 pm

      Foi anunciado hoje que o prazo foi alargado até 29 de Novembro, não sei porque razão é apenas anunciado hoje, uma vez que supostamente já deveria ter acabado na sexta-feira passada, o que significa que já praticamente todos deverão ter votado… creio que isto é uma forma de tentar dizer que deram hipótese as pessoas de pensar melhor… enfim

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:12 pm

      suarez, mas tem que compreender que golos no playof seriam injustos para os jogadores, por exemplo alemaes e espanhois, pois eles nao tiveram este jogo extra. preferia que ronaldo nao tivesse marco 4 golos e nos tivessemos apurado logo

    • nuno
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:17 pm

      fecharam este ano as votaçoes como fecharam nos outros anos anteriores. sempre foi naquele dia, não para estarem contra o ronaldo que fecharam naquela data, não simplesmente é assim que se tem feito desde de sempre. não tem logica nenhuma, mas é assim que tem feito.

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:17 pm

      Acaba dia 29, saiu a notícia hoje, em espanha, que a fifa alargou o prazo, porque havia gente que ainda não tinha votado e além disso, podem alterar a intenção de voto
      Saudações
      Crow

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:36 pm

      Suarez, entendo a tua indignação relativamente á votação ter fechado a meio de Novembro, mas como acredito que és um rapaz coerente, penso que ficas-te igualmente indignado desde que existe este prémio certo? é que as votações fecharam sempre a meio de Novembro….como acredito que és coerente, ficas-te todos os anos indignado não foi?

    • Suarez
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:00 pm

      Como disse, já tinha a opinião formulada antes do play off, e até em anos anteriores já tinha esta opinião, mas não me cabe a mim fazer ninguém acreditar ou não nisso, caro Captain Tsubasa. Aliás, acho que este prémio devia ser relativo à época e não ao ano.

      Relativamente ao argumento do MosqueteiroSLB, tem toda a razão, seria injusto para os restantes jogadores, e também concordo que era bom nos termos apurado logo na fase de qualificação por grupos.
      Quanto ao alargamento do prazo, é manobra do Blatter pra inglês ver. Essa da abstanção e não sei que pra mim é treta. O que o Blatter quer é fazer parecer que está a compensar o Ronaldo. Mas mais uma vez, é a minha humilde opinião.

    • Suarez
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:11 pm

      *abstenção

    • João Melo
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:22 pm

      As votações a fecharem depois do playoff seria injusto para os alemães e espanhóis, mas mais injusto era fecharem antes e sem se saber se três dos quatro favoritos (Ronaldo, Ribery e Ibra) iam sequer ao Mundial

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:26 pm

      Suazer, plenamente de acordo contigo na questão de o prémio devia ser relativo à época e não ao ano

    • Suarez
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:35 pm

      É um caso um pouco discutível este do fecho das votações. Mas como diz o VM, quem já votou não se dá ao trabalho de alterar agora.

    • Luís
      Posted Novembro 21, 2013 at 12:18 am

      Tanta preocupação com um prémio que só vale para fins comerciais de terceiros…

      Toda a gente sabe que Cristiano foi o melhor jogador de 2013, tal como foi o melhor de 2011, tal como Ronaldo foi o melhor em 1998, Figo o melhor em 2000, Ronaldinho em 2006, Sneijder em 2010 e por aí adiante…exemplos de injustiças é o que não falta.

  • Enak
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:02 pm

    Que crime vai ser entregarem a bola de ouro ao Messi sinceramente… Até me dói como amante do futebol uma coisa destas acontecer.

  • Ricardo Gouveia
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:03 pm

    Grande jogo de futebol. Muita emoção, grandes golos mas a parte melhor: A qualificação de Portugal!
    Incrivel jogo de Ronaldo, para mim o melhor do mundo actualmente e a mostrar algo que muita gente acha que lhe falta, que é a atitude ao representar Portugal. Que jogador, perdi as minhas palavras ao ver a sua segunda parte. Tem que ser considerado o melhor jogador português de todos os tempos, simplesmente formidável.
    Quanto ao jogo, uma primeira parte com algum equilibrio mas com controlo de Portugal. Os suecos pouco assustaram e podiamos mesmo estar na frente mais cedo. Nota para Moutinho, encheu o meio campo nessa primeira parte e a boa prestação da defesa portuguesa. Depois na segunda parte, entra Ronaldo e a emoção no jogo. Quando fizemos o 1-0 parecia que a eliminatória estava ganha e estaria assegurado a nossa ida ao Mundial. E aí entra Ibrahimovic, a mostrar porque é um dos 5 melhores jogadores do mundo (apesar de não ter estado ao seu nivel , ainda assim). A Suécia faz o 2-1 e aí parecia que ia começar um pesadelo para os tugas. Nada mais errado. A entrada de William equilibrou o meio campo e o resto é história. Grande Cristiano Ronaldo, sem palavras. Grande espirito de equipa também. Hugo Almeida, apesar de achar que fizeste um mau jogo, estás perdoado com o teu passe para o último golo!
    Agora que venha o Mundial! Não temos uma selecção por aí além mas temos uma equipa que raramente falha em momentos decisivos, o que me dá alento para o que aí vem. Temos um dos melhores médios do mundo (J.Moutinho), uma boa defesa, o melhor jogador do mundo (na minha opinião). Falta-nos um ponta-de-lança e um trinco (apesar de considerar que William Carvalho pode e deve agarrar essa posição porque tem potencial para isso). Concluindo, gostaria de me armar em treinador de bancada e mostrar o meu onze e substitutos para o Mundial:
    GR: Rui Patrício ; (Beto)
    DD: João Pereira; (André Almeida)
    DE: Fábio Coentrão (Antunes)
    DC: Pepe; (Luis Neto)
    DC: Bruno Alves; (Paulo Oliveira)
    MD: William Carvalho; (Miguel Veloso)
    MC: João Moutinho; (Adrien)
    MC: Raul Meireles; (Ruben Amorim)
    EE: Cristiano Ronaldo; (Varela)
    ED: Nani; (Bruma)
    PL: N.Oliveira (Éder)

    Nota final: Nota-se melhoras em Nani mas bolas, que diferença para o Nani de à uns anos… Era bom que ele percebesse que tanto o United como a selecção portuguesa precisa e MUITO dele. Penso que uma boa campanha no Mundial irá passar pela sua forma na altura. E quanto ao PL, se Nélson Oliveira continuar a marcar em França como tem marcado, penso que tem que lhe ser atribuida a titularidade. Tem grande potencial e , na minha opinião, é superior tanto a Hélder Postiga como a Hugo Almeida. E Éder é mais uma opção a ter em conta.
    Cumprimentos.

    • stephanoscp
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:45 pm

      E o Danny nao vai?

    • Ricardo Gouveia
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:06 pm

      Na minha opinião, Danny não integra bem as ideias de Paulo Bento. Parece-me ser mais um número 10 e no sistema que Portugal usa (Paulo Bento nunca muda), não me parece que fosse uma mais valia. Apesar de lhe reconhecer boas qualidades.
      Cumprimentos.

  • Ricardo F.
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:05 pm

    Aggregate: Cristiano 'MELHORDOMUNDO2013' Ronaldo 4-2 Ibrahimovic
    Que jogaço do senhor papa recordes. Parabéns comandante. Parabéns capitão. Parabéns PORTUGAL!
    Não me é possível fazer um comentário decente, peço desculpa. Um beijinho ao Blatter, outro ao Platini, outro para os suecos que assobiaram o nosso hino e o maior de todos para a grande pepsi (nunca mais hei-de tocar nessa imitação de coca-cola).
    CR7 2013 = 66 golos…absurdo.
    SL

  • Diogo
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:08 pm

    ENORME jogo do melhor jogador do mundo! Obrigado Ronaldo! Brasil, aqui vamos nós!

  • Santos
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:13 pm

    Ainda há uma semana atrás num post sobre a bola de ouro estava a comentar com alguém aqui que média de 2 golos por jogo de Ronaldo até ao final do ano seria difícil de manter por causa deste Playoff… agora até me deu vontade de rir a pensar nisso.

    Ronaldo, Ronaldo, Ronaldo… Podiam ter sido quatro, podiam ter sido cinco…
    Por mim até podia ter passado 80 minutos sem aparecer, se em 10 minutos arrumar com a questão será sempre quem fica para a história, e daqui a alguns anos o que se vão lembrar é disso, quem arrumou a questão.

    Ele é o Melhor do Mundo, mais completo jogador do Mundo, Melhor jogador de sempre por Portugal (Eusébio, este não foi contra a "Frankenstein"…).
    Blatter, Pepsi, UEFA, FIFA, Platini, vão 'pó CARA### !!!

    João Pereira "lesionado" foi dos melhores, Moutinho a seguir a Ronaldo o melhor. Pena Coentrão, mas gostei muito de Antunes (não estamos mal servidos). Patrício esteve presente, e bem presente quando foi preciso (no livre podem considerar mal batido, eu não acho)

  • Enak
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:14 pm

    Afinal parece que a FIFA ainda abriu mais uns dias a votação, diz um jornal espanhol. Mas de pouco valerá, porque temos casmurros a votar na maioria dos países :s

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:48 pm

      É engraçado como já ninguém critica a FIFA por este alargar do prazo…por aqui se vê a pouca coerência dos Ronaldo Fanboys

    • Erik Santos
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:02 pm

      isso é só amor pelo messi oh tsubasa

    • Enak
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:07 pm

      Até posso concordar, mas que diferença fará?
      Já não votaram praticamente todos?

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:11 pm

      Eu não tenho amor pelo Messi nem pelo Ronaldo, sou adepto de futebol e adoro ver os 2 jogarem, pois são 2 dos 10 melhores jogadores da história, agora é engraçado ver pessoas com falta de coerência, e ver que aquilo que criticam acabam por se calar quando as coisas são ao contrário…é um pouco como aquele exemplo dos clubes que se queixam das arbitragens, quando são prejudicados falam, quando são benefeciados calam-se, vocês são iguais …eu para mim como este prémio nao tem credibilidade nenhuma, é-me indiferente, até podia ganhar um chinês…mas divirto-me imenso com a vossa falta de coerência, admito

    • Kev
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:46 pm

      Olha eu critico por alargarem o prazo. Queres saber porque?
      Porque alargaram o mesmo só para poderem dizer "ah e tal mas o prazo afinal foi igual ao dos outros anos", mas a verdade é que já toda a gente votou, no prazo anteriormente estabelecido.
      Mas nem vale a pena, "Messi fanboy".

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 20, 2013 at 12:02 am

      pois estás errado, pois nos anos anteriores o prazo terminou sempre por esta altura, ou seja, a meio de Novembro…tens de te informar melhor

    • Kev
      Posted Novembro 20, 2013 at 12:46 am

      Já me fui informar, e as votações o ano passado foram até dia 29 de Novembro, que é até quando foram alargados os prazos este ano…
      Nop, não estou errado.

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:21 pm

    Que grande este Ronaldo apresenta uma forma estonteante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    De realçar o JOGÃO de moutinho. Hugo Almeida muito mau, não consigo perceber como e que o Nelson Oliveira não é convocado mas prontos.

    Também de realçar o anúncio da pepsi: parece que afinal quem foi atropelado foram os suecos e adivinhe-se lá por quem!!!! Agora e só aproveitarem a pepsi no sofá enquanto veem PORTUGAL a brilhar no brasil…

    Cumprimentos

    Diogo Valadas

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2013 at 10:34 pm

      Eu só vi a segunda parte, mas pelo que vi nesse tempo o Hugo Almeida estava a fazer uma grande jogo…Pelo menos é a minha opinião…

      Afonso Luis

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:25 pm

    Moutinho e Ronaldo estiveram em grande plano. São os dois grandes pilares desta selecção.

    Parabéns Portugal!

  • MosqueteiroSLB
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:29 pm

    bem, se nao gostei de ronaldo na 1º mao, tenho que dizer que neste jogo adorei. de inicio algo perdulario, mas quando sentiu o sabor , nao quis outra coisa. fenomenal, aproveitar algumas das suas melhores caracteristicas, velocidade , finalizaçao e um movimento de desmarcaçao incrivel.
    hoje tinha feito uma analise de ronaldo, e vi que nao me enganei, um jogador incrivel, mas que nao e de todo um extremo comum. muito bem a calar os suecos

    analisando agora alguns aspectos e intervenientes no jogo.
    portugal nao se pode por na posiçao que se colocou hoje, e bonito para o espectaculo mas e ridiculo. portugal tem o jogo controlado e ve-se a perder, e com uma grande oportunidade para a suecia se meter na frente antes do nosso golo.
    rui patricio- 1 grande intervençao, ligado ao golo de portugal, e 1 erro, a bola e a figura tem que fazer melhor. no mundial e a seria, estes erros nao podem acontecer.

    na defesa, critico a postura de bruno alves no 1º golo. nao salta, alias ninguem salta, e praticamente oferece o golo. espera-se que a lesao de coentrao seja curta

    no meio campo- o meu destaque vai so para um jogador…moutinho, impressionante, aquelas duas assistencias sao excelentes, principalmente a 2º. a seguir a ronaldo e ibra, o melhor em campo.

    nani- mais ou menos, continua sem aparecer com perigo, e de vez em quando pegava-se demasiado a bola.

    ronaldo- ja falei, mas esta exibiçao merece outra vez, simplesmente incrivel. o comandante, o nosso capitao. e para os suecos perceberem que: 1º nunca acordem o ronaldo; 2º nunca gritem por messi. incrivel como estes adeptos nao percebem que sempre que ronaldo e gozado joga bem. nao percebo e porque e que nos portugueses ficamos insultados com isso. no mundial do brasil espero umas declaraçoes do pele a dizer que neymar e melhor que ronaldo; umas declaraçoes de del bosque a dizer que pedro e melhor que ronaldo; umas declaraçoes de blatter (aparentemente e o que resulta melhor); e sobretudo um estadio quase interio, sem ser os portugueses, a gritarem por messi.

    hugo almeida la fez uma assistencia. falhou uma oportunidade incrivel, mas bem no trabalho defensivo para que ronaldo pudesse ser poupado para os seus contra-ataques mortiferos. entre ele e postiga… nao sei nao.

    parabens ao william carvalho pela estreia. nao deu para ver muito, mas no futuro se vera mais.

    quanto ao paulo bento, a ganhar 3-2 a 10 min do fim tiras o hugo para pores o ricardo costa? a suecia precisava de 3 golos e pomos mais um defesa? podias era ter estreado o bruma para o prenderes ja. podia ser que se portasse melhor que o nani.

    ps- o pepe tambem cometeu um erro ao meter-se com o ibra, meteu logo 2 golos. e na celebraçao do 1º ainda foi ao pepe. por momentos temi pela saude do nosso pepe, que nao e um jogador propriamente fraquinho

    ps2- pessoal, estamos a falar da seleçao e de ronaldo. nao e preciso vir para aqui falar de messis, de formaçoes e de blatters.

    ps3- gostei da entrevista do ronaldo. boas respostas

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:04 pm

      gostava tambem de salientar a equipa da suecia. com um grande jogador, e uma seleçao mediana debateram-se. demonstraram uma grande atitude. aos 92 minutos ainda corriam, pois acreditavam no empate. nao queriam sair derrotados. mas a qualidade nao deu para mais. melhor sorte para o euro

    • Xerife
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:19 pm

      Onde é que o Patricio tem culpa no 2º golo? Aquilo é um balázio do Ibrahimovic, que passa entre jogadores da barreira, quando o Patricio vê a bola, esta já está em cima dele a e uma velocidade que não dá tempo de reação. Tens é de agradecer ao Patricio o facto de não termos levado logo o 1-o!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:32 pm

      xerife no meu comentario eu digo que ele faz uma grande intervençao.
      a bola nao passa entre jogadores da barreira, passa entre a barreira e um jogador portugues fora desta. balazio ou nao, o remate sai a figura, rasteiro. para mim foi um erro. nao estou a criticar patricio pois e claramente o melhor que temos. disse apenas que no mundial erros destes pagam-se caro.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:36 pm

      e assim eu vi o video varias vezes e nao consigo perceber se e pelo meio da barreira ou ao lado, mas mantenho a opiniao

    • Ace-XXI
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:48 pm

      É verdade que a bola entra pelo lado do gr mas o rapaz anda com a azar porque a bola passa por entre A barreira e já é o 2 golo em pouco tempo que ele sofre assim é na minha opinião ele é o menos culpado.

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:31 pm

    'Según Mundo Deportivo, la FIFA ha decidido ampliar el plazo de votación para el Balón de Oro hasta el 29 de noviembre.'

    percebem?

    Romeu

  • gonzab
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:35 pm

    Euforias à parte (Ronaldo é "O Pai"), foi um jogo interessante da equipa que já nos habitua a um nível um pouco superior em jogos deste género. Infelizmente sofreram dois golos seguidos de bola parada e com erros defensivos e complicaram desnecessariamente mas é algo que também faz parte deste desporto. As arrancadas de Ronaldo são qualquer coisa mas os passes que as antecederam também não podem ser ignorados. No terceiro é uma junção perfeita de alguém que acredita na velocidade sobre humana do Ronaldo e que faz um passe do outro mundo. Genial.

    Parece que infelizmente vamos ter de papar com o Paulo Bento mais uns tempos. Em jogos amigáveis não faz experiências e promove estreias em jogos destes… Até me faz tremer. Hugo Almeida com bola foi simplesmente zero. Percebo que está a fazer uma época razoável no Besiktas, mas Postiga, N. Oliveira e Éder são muito superiores. Até se percebe a intenção, mas na selecção continua a fazer exibições fracas umas atrás de outras.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:36 pm

    Ronaldo extraordinario, um monstro autentico! Diria que esta vitoria e praticamente toda devido a grande forma que apresenta neste momento e ao crer que demonstrou em campo e que sempre demonstra porque e um profissional tremendo. Outros elementos como o Joao Moutinho estiveram bem, mas o rendimento do Ronaldo nesta partida esteve muito acima da concorrencia. Jogo digno do melhor do mundo neste momento claramente.

    Chega a ser bizarro como e que podiamos ter ficado fora do Mundial se nao temos feito o 2-2 naquela altura. Valeu-nos realmente o Ronaldo porque caso contrario a historia poderia ter sido bem diferente. O Paulo Bento nao conseguiu controlar a Suecia, sendo que dois erros defensivos permitiram que o Ibrahimovic causasse um certo panico em todos os portugueses com 20 min para o fim da partida. No entanto, estava la ele para resolver e oferecer o bilhete para o Brasil!

    Gostava de dizer ainda que o Hugo Almeida e muito mau e que aquela entrada do Ricardo Costa com 2-3 me meteu impressao.

    Por fim, apesar de todas as dificuldades que poderiam ter sido evitadas, estamos no Brasil e agora e apoiar a Selecçao no Mundial! E mais uma vez parabens ao Ronaldo!

  • Nuno R
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:41 pm

    F##A-SE!!!!
    Uma jogatana destas, e só conseguem vir falar do Blatter, e da FIFA, e do raio do Messi que nem jogou?? Oh pa, curem-se!!!

    Valeu o Ronaldo, que está bem, bem, beeeem acima de todos os outros. Ainda assim, a noite de hoje não apaga a vergonha que foi a fase de apuramento, nem as reais debilidades da equipa.
    Espero que daqui até Junho, haja espaço para William, Adrien, Bruma e Eder (já nem falo no Danny, que deve estar queimado), jogadores que podem dar algo de diferente.

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2013 at 10:53 pm

    Estou feliz ninguem me tira isso estoy feliz Portugal merece estes jogadores merecem e ROnaldo que dizer de este grande jogador para mim o melhor joagdor do Mundo neste momento ola brasil ai vamos nos isabel

  • Sombras
    Posted Novembro 19, 2013 at 11:04 pm

    Na minha opinião a prestação dos jogadores foi:

    Rui Patrício – Disse presente quando teve que dizer, teve seguro. Na minha opinião, nada podia fazer no livre de Ibra tamanha era a violência do remate;

    João Pereira – Soberbo, defendeu como ninguém, atacou, deu profundidade ao flanco, cruzou bem, simplesmente impecável;

    Pepe – Não se deixou levar pelas picardias de Zlatan (que bem tentou…) e esteve bem, na minha opinião sofrendo falta no lance que dá o canto do primeiro golo da Suécia;

    Bruno Alves – Teve um erro o jogo todo, em que foi batido no lance referido a cima, tirando isso, ganhou todos os duelos no ar;

    Miguel Veloso – Não estando a jogar bem, ou mal, nível intermédio, mas borrou toda a pintura ao cometer uma falta ridícula que causaria uns jogos no banco se jogasse nos juniores;

    Raul Meireles – Tem a entrega, tem a sua qualidade, mas infelizmente para nós, não aguenta mais de 60 minutos, este lugar TEM que ser de Adrien Silva;

    João Moutinho – Depois de Ronaldo é o grande destaque deste jogo, define o ritmo, controla o jogo e é coroado com duas geniais assistências, foi Moutinho…à Moutinho;

    Nani – Se ofensivamente teve um jogo pobre, foi fundamental no apoio a João Pereira e a controlar o seu flanco e Kacaniclic que é, no meu entender, o segundo melhor da selecção Sueca. É tacticamente muito evoluído e se voltar àquilo que já nos ofereceu, Portugal tem uma das melhor dupla de extremos do mundo;

    Hugo Almeida – Falhou na finalização (como já vem sendo habitual…) e tem a sua exibição marcada por tal facto, mas foi o pivot ofensivo que portugal precisava, foi combativo, ganhou cantos, lançamentos, arrastou os centrais, possibilitou as diagonais de CR7 e hoje, para mim, cumpriu o seu dever;

    William Carvalho – Que sr. médio defensivo que temos ali em formação. Numa circunstância em que 90% dos jogadores iriam claudicar, teve uma grande afirmação de personalidade e disse presente quando devia estar. Se eu fosse seleccionador, a manter esta forma, começava JÁ a prepará-lo para ser o titular no mundial;

    Antunes – Entrou bem, teve algumas subidas à Fábio Coentrão, uma das quais deu um lance de muito perigo, é um bom jogador, consistente, não será pela sua presença em detrimento de Coentrão que a selecção fica a perder;

    Ricardo Costa – Aqueceu, tranquilizou a equipa, pouco mais a acrescentar;

    Cristiano Ronaldo – É o melhor do mundo, provou-o, decidiu, trouxe a equipa para a frente, foi genial, temos que agradecer a todos os deuses do futebol por ser Português, e é um orgulho poder dizer que vi este jogador defender a minha selecção;

    por fim, Paulo Bento – Fez a aposta correcta em Hugo Almeida, fez a leitura correcta daquilo que se iria antecipar na selecção sueca, apenas como nota negativa, demorou demasiado a retirar Meireles do jogo, que estava há vários minutos em sub-rendimento. Em ambos os jogos concordo com o 11, pois simplesmente não faria sentido modificar uma equipa para 2 jogos absolutamente cruciais. No entanto, o caso Danny tem que ser resolvido, e William Carvalho e Adrien titulares nesta selecção, bem como Nelson Oliveira convocado!

    Ultima nota apenas para selecção sueca, e pela sua enorme entrega, em que mesmo estando atrás da eliminatória por 3 golos nunca deixou de acreditar e fair-play no final do jogo dizendo que portugal foi melhor (contrariando os seus adeptos, que demonstraram uma enorme falta de respeito) tem um super-jogador, Zlatan, e alguns interessantes como Kalstrom (remate fortíssimo), Kacaniclic que é um grande jogador apesar de ter passado ao lado deste play off, dois bons centrais, um guarda-redes acima da média como Isaksson e um jogador que aprecio bastante, Martin Olsson, que é um jogador extremamente raçudo, que não abandona nenhum lance!

    • Enak
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:14 pm

      Concordo inteiramente em relaçao ao Martin Olsson. Não conhecia e fiquei fã

    • Rodrigo
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:35 pm

      O Olsson esta ligado ao golo da 1ª mao e ao primeiro de hoje, mas sim nao e mau jogador.

    • Fura
      Posted Novembro 20, 2013 at 9:11 am

      O adrien pode muito bem ser suplente, por enquanto. Mas os 60 minutos de raul meireles sao indispensaveis…Em termos de experiencia internacional nao se podem comparar. O mesmo digo em relacao ao William, acho que e o jogador de seleccao, mas nao e um monstro. Vamos dar tempo ao tempo. E o facto de jogarem no Sporting, e uma faca de dois "legumes"…Ganham minutos e certo, mas a jogar com Arouca e Olhanense (peco desculpa se ofendo algum adepto).

  • Suarez
    Posted Novembro 19, 2013 at 11:04 pm

    Ronaldo realmente é o comandante, nisso o Blatter tem razão… É o comandante da aramada portuguesa rumo ao Brasil. É o Pedro Alvares Cabral do século XXI.

  • Francisco Machado
    Posted Novembro 19, 2013 at 11:08 pm

    Mais que merecido, Portugal é melhor equipa que a Suécia. Ficam é à vista as lacunas da equipa de Portugal, mas enquanto Ronaldo jogar disfarça as lacunas, CR7 não é a selecção mas é quase, por último a lentidão dos defesas suecos, no futebol de hoje ou se joga pelo menos com um central rápido ou então o resultado está à vista.

  • Bernard öZilva
    Posted Novembro 19, 2013 at 11:25 pm

    Capitão,Comandante,Craque…

    CR47

  • Fear2
    Posted Novembro 19, 2013 at 11:28 pm

    Eu recuso-me a ver mais jogos de Portugal enquanto aquele senhor estiver à baliza.

    O que é que vêem no homem?

    Não nos apuramos directamente pois este senhor lembrou-se de fazer um passe rasteiro não sei bem para quem. Hoje, não defende uma bola, facilmente defensável que poderia ter custado o acesso ao Mundial.

    Um bom guarda-redes tem de ser decisivo, não pode falhar nos momentos em que a equipa precisa dele.

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:34 pm

      Facilmente defensável? Isto já chega ao ridiculo! E tudo bem, errou nesse passe, e o golo que negou hoje? Ah! Espere… Não se lembra.

      J.Fernandes

    • Rodrigo
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:37 pm

      No 2º golo pode ter alguma culpa, mas nao e nenhum "frango". Alem disso, nao foi apenas pelo erro contra Israel que Portugal nao se apurou, ja que deviam ter ganho outros jogos como a Irlanda em casa por exemplo.
      Por outro lado, o Rui tem sido importante em alguns jogos e nao tem ninguem a sua altura neste momento para ocupar a baliza da Selecçao.

    • Nuno R
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:44 pm

      Tens razão, amigo Fear. Só os tolos não percebem que substituindo o Patricio pelo Beto (o Artur pode jogar?) ficamos com uma selecção de top mundial.

    • Kev
      Posted Novembro 19, 2013 at 11:50 pm

      Estás a falar a sério ??

    • Fear2
      Posted Novembro 20, 2013 at 1:33 am

      Estou a falar muito a sério.

      Com o Rui Patricio na Baliza não verei mais nenhum jogo de Portugal.

      Eu se for ao estrangeiro e me perguntarem quem é o Guarda-Redes da minha selecção. Eu tenho vergonha de responder.

      Eu acho um atentado depois de tantas falhas, tantos erros cometidos, tantos golos dados ao adversário, o Rui Patricio, o amigo do Paulo Bento, continuar a vestir a camisola das quinas.

    • Wonderkid
      Posted Novembro 20, 2013 at 10:11 am

      Naturalizem o Oblak já!!! xD
      Ainda bem que não vê mais nenhum jogo Fear2, adeptos como você não fazem falta a Selecção nenhuma.

    • Wonderkid
      Posted Novembro 20, 2013 at 10:12 am

      Mais uma coisa: eu se for ao estrangeiro e me perguntarem se tenho pessoas como você no meu País, eu tenho vergonha de responder.

    • OndeIstoChegou
      Posted Novembro 21, 2013 at 2:07 am

      Secalhar ficaria mais contente de responder que era o Eduardo ou o Beto… Ou o Quim, nunca se sabe… Fear2, o Patrício é o melhor GR Português, bom para alguns ou mau para outros mas é o melhor.

  • Kev
    Posted Novembro 19, 2013 at 11:57 pm

    Não gostei nada da atitude do Ibra para com os jogadores portugueses, principalmente com o Pepe. Nem da equipa toda da Suécia, no geral.

    Gigante o CR7, absolutamente fenomenal.
    Gostei de ver o Hugo Almeida, mas isso devo ter sido só eu.
    Deviam ter estreado o Bruma em vez de ter posto o Ricardo Costa.
    William Carvalho foi muito seguro, se não me engano só falhou um passe, numa altura em que parecia que estava a brincar com o Miguel Veloso.

    No geral, gostei do jogo, a equipa adormeceu depois de marcar o primeiro, e se não fosse uma intervenção fantástica do gigante Rui Patricio antes do primeiro golo nosso, e não sei que caminho o jogo tinha seguido.

  • Miguel
    Posted Novembro 20, 2013 at 12:04 am
  • Alberto Bastos
    Posted Novembro 20, 2013 at 12:31 am

    Concordo com tudo sobre Moutinho, mas…
    Moutinho é culpado no 2º golo sueco, pois salta e "abre" o local por onde passa a bola. Faltou-lhe coragem para oferecer o corpo à bola, esquecendo que a linha de baliza estava ali, logo atrás, a uns 8 metros…

  • Luis Lucas
    Posted Novembro 20, 2013 at 12:37 am

    O coentrao no penultimo jogo foi dispensado por umas horas para tratar de alguns assuntos, e hoje o pbento disse "um abraço ao fabio, ele sabe porquê". Alguem sabe o que se passa? seja o que for, espero que esteja tudo bem com este jogador lutador.

    cumprimentos

  • Francisco Machado
    Posted Novembro 20, 2013 at 1:00 am

    Antes de se criticar o Rui Patricio, o livre que dá origem ao golo é um lance amador do Miguel Veloso que faz falta. E vir para aqui criticar o único português titular que joga em Portugal deve ser azia.

  • Bruno
    Posted Novembro 20, 2013 at 1:26 am

    Esta nossa selecção coitada, sem Ronaldo estavamos tão tramados.
    Não tenho os números comigo, mas a dependência de CR é evidente. CR disse presente, mais uma vez, a calar os críticos. Que máquina!

    Com um seleccionador com um bocado mais de visão e CR era o nosso avançado. 3 golos de uma execução incrível. Parece fácil.
    Tenho pena, muita pena pelo Ibra, que é um senhor jogador. Um Deus do futebol que não estará no Brasil, mas algum deles tinha de ficar de fora, melhor assim.

    SL!

    • Anónimo
      Posted Novembro 21, 2013 at 3:16 pm

      Já pensou em tirar de lá o Moutinho e o Meireles a ver o que é que o Ronaldo fazia????????
      Para mim todos contam……
      Marco

  • porquinhodaindia
    Posted Novembro 20, 2013 at 3:08 am

    Pode parecer redutor mas ainda assim:

    82 anos de Seleção sem Ronaldo: 3 (presenças) Campeonatos da Europa e 3 (presenças) Mundiais

    10 anos de Seleção com Ronaldo: 3 (presenças) Campeonatos da Europa e 3 (presenças) Mundiais

    • Nuno R
      Posted Novembro 20, 2013 at 12:12 pm

      Ouvi essa extrapolação ontem, e mostra bem a estupidez de alguns jornalistas (não sei se a questão veio da cabeça do dito, ou se ele foi instruído a fazê-la).

      Também posso dizer que Portugal com Patrício na baliza não falhou um único apuramento (o mesmo não aconteceu com o Baía).

      Para começar, o "caminho" do Ronaldo ficou facilitado pela geração de Lisboa, que conseguiu colocar Portugal no topo do ranking, o que facilita o trabalho de obter o apuramento. Depois, o apuramento fica facilitado à medida que o número de equipas presentes nas competições aumenta.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 20, 2013 at 12:26 pm

      Essa comparação é tão ridicula, até porque antigamente os Europeus e Mundiais tinham muito menos equipas nas fases finais, para além da Europa ter quase metade dos Países que tem hoje…e bem vistas as coisas, nos moldes antigos (em que só passava o 1º de cada grupo e nem sequer havia playoff, uma vez que as fases finais de mundiais e europeus tinham menos equipas), esta mesma selecção portuguesa quase nunca ía as fases finais, visto ficar sempre em 2º lugar nos grupos…antigamente (década de 60/70 e 80) também ficavamos quase sempre em 2º lugar no grupo, nao havia era playoff…para além de que a Europa antes tinha pouco mais de 30 Países e agora tem quase 50, ora isto gerou um decréscimo de qualidade e competitividade,porque esses cerca de 17 a 18 paises que se formaram no pos-muro de berlim, são todos mais fracos do que eram a URSS, Jugoslávia e Checoslováquia, logo hoje em dia é muito mais fácil apurar-se para um Mundial/europeu do que era na década de 60/70 e 80, e mesmo assim Portugal só lá vai através dos playoffs e raramente consegue apuramento directo

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 20, 2013 at 12:45 pm

      Aliás até foi mais que 18, a URSS deu origem a 15 novos Países senão estou em erro, a Jugoslávia a 6 e a Checolováquia a 2, portanto, estamos a falar de 23 novos Países, todos eles hoje em dia mais fracos que a Selecção Portuguesa, quando os 3 eram muitos mais fortes que Portugal, inclusivé hoje em dias se os 3 existissem seriam mais fortes que a actual selecção portuguesa, em especial a Jugoslávia e a URSS…

    • Zé da Costa
      Posted Novembro 20, 2013 at 2:07 pm

      O que é a Geração de Lisboa?

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 20, 2013 at 2:31 pm

      Zé da Costa, tens que idade? "geração de Lisboa" são os campeões do Mundo de 91 na Luz

    • cruz
      Posted Novembro 20, 2013 at 7:47 pm

      URSS, Jugoslávia e Checoslováquia eram mais fortes que Portugal dos anos 70-80. Mas não sei seriam mais fortes que Portugal dos anos 90 em diante.

    • Luís
      Posted Novembro 21, 2013 at 12:29 am

      Não é assim tão ridículo.

      O facto é que a Geração de Ouro tinha uma selecção MUITO MAIS FORTE que a actual.

      Baía era melhor que Patrício.
      Abel Xavier, Fernando Couto, Jorge Costa e Rui Jorge (Dimas) não é assim tão inferior a J.Pereira, Pepe, Alves e Coentrao.

      Ter Moutinho, Veloso e Meireles não é a mesma coisa que ter um Paulo Sousa, até podia ter ao lado um Oceano ou um Paulo Bento…

      Depois, Temos Cristiano, Nani e Postiga….a selecção de Ouro (até 2000) tinha Figo, Rui Costa, João Pinto, Sá Pinto, Pedro Barbosa, Sérgio Conceição, Nuno Gomes, Pauleta, do meio campo para a frente existia MUITA qualidade.

      Retirem Cristiano a esta equipa e ficamos uma selecção mediana…essa é que é a realidade…

  • Anónimo
    Posted Novembro 20, 2013 at 8:27 am

    Falar de CR7 não adianta! A FIFA devia simplesmente entregar-lhe o troféu!
    De referir a GRANDE exibição de Moutinho! Fenomenal passe para o terceiro golo!
    Pepe amedrontou literalmente os Suecos, foi imperial!
    Já e altura de convocar Fernando para essa seleção! M. Veloso a trinco? Muito macio mesmo! W. Carvalho e lento(tal e qual Veloso, embora se posicione melhor) e verde para ser titular no mundial.
    B.Alves apesar de ter falhado na marcação a Ibra no primeiro golo, esteve imperial no jogo aéreo.

    SSeco07

    • Nuno R
      Posted Novembro 20, 2013 at 12:07 pm

      O William não é verde, é verde e branco. E só fica maduro… jogando.

      O mr. bento tem mais de meio ano para testar outros jogadores. Mas aposto que no próximo particular vai convocar os mesmos de sempre…

  • Vicente.panzo Vi
    Posted Novembro 20, 2013 at 9:56 am

    Parabéns a Porrugal porque foi mas equipe no compto geral fizeram um jogo de inteligencia e muita determinação ,souberam aproveitar sempre o factor fraqueza do adversario mas no final de tudo surge a questão que a principio parece ser banal mas que tem um impacto muito grande:

    O QUE SERIA DE PORTUGAL SEM O RONALDO?
    Está mas que visivel que a séleção Portuguesa depende muito de dele ,qual seria o outro jogador que na ausência de Ronaldo faria a diferença??????????????

    Caso França até quando os Franceses estarão ciente de que todo mundo vê o que eles fazem ,éu particularmente não vi o jogo mas as imagens dizem claramente que o Benzema estava nitidamente em fora de jogo são estas situações que não se compreendem mas em torno disto tudo surge a questão:

    ATÈ QUANDO O SENHOR PLATINNI DEIXARA DE ENFUÊNCIAR OS RESULTADOS A FAVOR DA FRANÇA???????????

    Um halla pra uces VM trabalhem no duro e não deixem que o nosso game vai ao fundo poço estou convosco…

  • Anónimo
    Posted Novembro 21, 2013 at 3:11 pm

    O CR7 está nos melhores do mundo, e sobre isso não restam duvidas.
    Mas acho uma falta de respeito, não se elogiar os jogadores que fizeram os magníficos passes para que o Cristiano marcasse……
    Para já não falar em toda a equipa, futebol é um desporto de equipa, ou então que jogue o Cristiano sozinho a ver se ganha……..
    Ha, e mais, se é assim tão bom porque será que tivemos que disputar este play-off……..

    Marco Costa

Deixa um comentário