Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ronaldo dá Mundial ao Real Madrid; Português esteve péssimo nas acções de 1 contra 1 mas resolveu com um hattrick; Merengues precisaram de reviravolta e prolongamento para derrotar campeão japonês

Imagem: Daily Mail

Real Madrid 4-2 Kashima Antlers (Benzema 9′, Ronaldo 60′ g.p., 97′ e 104; Shibasaki 44′ e 52′)

O Real Madrid conquistou o Mundial de Clubes pela 2.ª vez nos últimos 3 anos ao derrotar na final o Kashima Antlers, por 4-2. Uma vitória conseguida apenas no prolongamento, depois do 2-2 nos 90 minutos, com Cristiano Ronaldo a assumir o papel de protagonista ao fazer um hattrick. O português nem esteve particularmente inspirado, falhou todas as acções de 1 contra 1, mas apareceu no momento certo. Também os merengues realizaram uma exibição aquém do esperado, tendo necessitado de ir atrás do marcador e correndo mesmo o risco de serem surpreendidos pelo campeão japonês, que perto do fim do tempo regulamentar teve oportunidades para fazer o 3-2.

Quanto ao encontro, começou praticamente com o golo do Real Madrid, já que logo aos 9’ Modric remata à entrada da área, o guardião nipónico defende para a frente e Benzema, na recarga, abre o marcador. Os merengues alinharam depois numa toada algo relaxada, com algum desprezo pelo adversário, e apesar de Benzema ter estado perto de bisar foi o Kashima a empatar em cima do intervalo, num lance em que Varane falha o corte e Shibasaki aproveita para bater Keylor Navas. No segundo tempo os japoneses conseguiram passar para a frente, e de novo por Shibasaki, que rematou de longe de pé esquerdo e colocou o esférico no fundo das redes merengues. Mas o Real conseguiu empatar pouco depois, com Cristiano Ronaldo, de grande penalidade, a fazer o 2-2. O conjunto de Zidane poderia depois ter feito o terceiro, mas Benzema e Ronaldo estiveram perdulários, mas na parte final foi o Kashima a estar claramente melhor, só não marcando porque Keylor se impôs a  Fabrício e Shibasaki. No prolongamento, aos 98’, Benzema recebe à entrada da área e isola Ronaldo, que bisa e faz o 3-2, tendo, na resposta, os nipónicos acertado na barra. E como quem não marca, sofre, Cristiano Ronaldo aproveitou um remate mal executado de Kroos para fazer o 4-2 final e dar o Mundial de Clubes ao Real Madrid.

Num jogo cheio de emoção, destaque para o jogo extraordinário do Kashima, uma equipa que praticou um bom futebol, que nunca foi cobarde, sem ter medo de adiantar as linhas perante o Real Madrid (o que levou a que os merengues tivessem muitas oportunidades na transição). O conjunto de Zidane entrou muito relaxado na final, esteve muito desorganizado e poderia ter perdido nos 90 minutos, mas no prolongamento fez valer a sua maior qualidade para levar o título para casa, o terceiro troféu internacional conquistado pelo técnico francês em menos de um ano no cargo. Ronaldo foi a figura do jogo, decidindo a partida com um hattrick, mas abusou das más acções no um contra um, ao passo que Benzema esteve em grande, com um golo, uma assistência e muita qualidade em todas as acções. Keylor foi algo mal batido no golo sofrido mas fez defesas decisivas, enquanto que no Kashima Shibasaki bisou e Endo e Ogasawara mostraram muita qualidade, numa formação japonesa que caiu de pé.

VM
Author: VM

109 Comentários

  • Consuela
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:04 pm

    Enorme surpresa estes japoneses, quem diria que iriam dar sequer luta ao Real, quanto mais ter oportunidades para vencer o jogo no tempo regulamentar. Desta forma, o resultado acaba por ser um pouco pesado, mas acaba por ser o natural entre duas equipas separadas por uma galáxia em termos de qualidade.
    Nota, uma vez mais, para o Sérgio Ramos, que só não foi expulso porque faltaram “cojones” ao árbitro no final da partida. Quem sabe se não estávamos aqui agora a felicitar os japoneses pela conquista deste Mundial.

    • Marcelo de Carvalho e Santos
      Posted Dezembro 18, 2016 at 7:45 pm

      Realmente, Consuela. O Real claramente subestimou o Kashima e quase pagou por esse erro. Agora quanto a não expulsão do Sérgio Ramos, aquilo foi uma das coisas mais escandalosas que eu já vi no futebol. O árbitro colocar a mão no bolso para pegar o cartão e depois voltar atrás quando foi informado que o jogador que fez a falta já tinha amarelo é no mínimo cômico e tendencioso. Aquela altura do jogo, o Kashima já jogava de igual pra igual com o Real e quase matou a partida no último lance do tempo regulamentar. Não quero afirmar com isso que o Kashima ganharia o jogo na prorrogação se o Real jogasse com um jogador a menos. Mas, certamente mudariam sua postura e forma de posicionamento, isso eu não tenho dúvidas. E depois, jogar mais 30 minutos que fosse, após longos e extenuantes 90 do tempo normal e com um jogador a menos, com certeza mexeria no psicológico do Real, mesmo eles sendo claro favorito ao título. E convenhamos, até aquele momento da não expulsão do Ramos, o Real não parecia tão favorito assim. Infelizmente, esse tipo de atitude (arbitragem) acaba por comprometer ainda mais o mundo do futebol tirando por completo sua credibilidade. E ainda não querem que pensemos em teorias da conspiração.

  • Ana silva
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:04 pm

    Aquele momento em que o “melhor central de mundo” nao é expulso acaba com o jogo, um jogador com estas inconsistencia nunca pode ser o melhor central do mundo.

  • João
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:04 pm

    Consider um jogador que dificilmente ganha um 1 para 1 o melhor do mundo é de loucos…

    • João Pedro
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:10 pm

      Ele é o melhor jogador do mundo no 1 contra 1. Que o digam os guarda redes que raramente levam a melhor contra ele. Uns preferem dar uma cueca e um cabrito ao adversário, já o Ronaldo prefere meter a bola dentro da baliza. É por isso que é o melhor jogador do mundo.

    • Filipe
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:11 pm

      E o outro lado? O lado do jogador que acabou de fazer um hat-trick na final do mundial de clubes? A isto chama-se ser decisivo. E foi.

    • Frankscp
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:14 pm

      Que o diga o Cannavaro

      • Bruno De Carvao
        Posted Dezembro 18, 2016 at 1:38 pm

        O Ronaldo até pode estragar imensas jogadas ofensivas, mas ainda não é defesa central.

    • Bino
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:23 pm

      E mesmo assim marca mais de 50 golos por época

    • Nickles
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:49 pm

      Ha pessoas que defendiam o Neuer para melhor do mundo á 3 anos atrás.

      O Neuer no 1 para 1 é dos melhores!

  • Jorge
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:04 pm

    Pelo que (não) fez até ao prolongamento, Morata merecia ter entrado por Ronaldo. Impressionante como é que está tão desastrado fora da área.

    • Lavish
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:27 pm

      Mas pelo que fez no prolongamento já percebeste porque não saiu? Pode não acrescentar nada ao jogo nesta altura mas é dos poucos capaz de resolver o mesmo.

      • Jorge
        Posted Dezembro 18, 2016 at 1:50 pm

        Sim porque os restantes têm a mesma tolerância e oportunidades que o Ronaldo…

        • Langas
          Posted Dezembro 18, 2016 at 2:15 pm

          Jorge, porque os “outros” não fazem o que ele faz! Ronaldo é o tipo de jogador que um treinador nunca pode substituir em jogos que ainda não estejam resolvidos. O homem de um momento para o outro aparece no sítio certo e fecha a partida.

  • Francisco A
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:05 pm

    É que CR7 nem passa por um. Contudo, mais um título importante na carreira.
    Uma vergonha a não expulsão de Sergio Ramos. Aquele árbitro encontrou-se com Florentino antes do jogo, só pode.

  • Bruno Martins
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:06 pm

    Momento do jogo: cobardia do arbitro ao não expulsar o Ramos. Surreal.

    • Silver
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:22 pm

      Pelo menos manteve a dualidade de critérios e não expulsou o Fabiano no final da primeira parte do prolongamento.

  • Sombras
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:06 pm

    Quando é que o Ronaldo vai assumir-se como ponta de lança definitivamente? É que ele já cria zero vindo da posição de extremo. Espero que ele tome consciência disso e comece a treinar movimentações de 9 e tudo mais, porque já começa a ser constrangedor a forma como perde todos os duelos.

    • Mauro
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:14 pm

      Treinar movimentações de 9? Isso já faz ele desde o 3º ano em Manchester.

    • H Soares
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:31 pm

      Para ser sincero o Ronaldo do Real sempre me lembrou mais um ponta de lança que um extremo…
      Será uma transição natural a passagem dele para o meio, até pelas sua características. No entanto ele na posição que actua sente-se mais á vontade….

    • Langas
      Posted Dezembro 18, 2016 at 2:13 pm

      Um jogador que há mais de 6 épocas faz 50 golos por época realmente não rende na posição em que joga…

  • Artur
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:06 pm

    É isto o Ronaldo um jogo a ve-la passar e acçoes a roçar o ridiculo e depois la faz 3 golos faceis e já se torna novamente o maior como se tivesse feito um jogao.

    • MichaelScott
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:29 pm

      Ele só marca golos fáceis…

    • Nickles
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:46 pm

      Ate porque o objectivo nem é marcar golo… Por amor de Deus!
      Outro jogador a fazer os mesmos 3 golos “fáceis”, e já não haveriam criticas. Passem pomada que ajuda…

      • Bradleypitt
        Posted Dezembro 18, 2016 at 2:58 pm

        O 3º golo foi muito fácil, voces não tem vergonha ? Demonstrou uma tecnica tremenda, frieza e capacidade de finalização. Esse espirito anti é qualquer coisa de surreal. A moderação nem devia aceitar esse tipo de ódio que por aqui anda.

    • Joseph
      Posted Dezembro 18, 2016 at 2:42 pm

      Engraçado, se formos ver o jogo de ontem o Ibra deu a vitória ao United. Porquê? Porque marcou dois golos. Jogo jogado? Só o vi fazer faltas e perder no 1 para 1 no entanto o critério para o CR7 parece que os golos não contam, Um jogador que há não sei quantos anos marca 50+ golos por época, deve ser fraquinho. Há jogadores que fazem grandes épocas e chegam aos 20, 30 golos no máximo nas melhores épocas… São golos fáceis? A maior parte é verdade, mas quase todas as outras equipas têm um avançado lá à espera para encostar (Mitroglou, Bas Dost…) Porque é que nem chegam aos 30 golos (20 já era bom) numa liga “fraca” como a portuguesa, e Ronaldo os marca numa das ligas em que se leva mais porrada, na champions ou seja, na elite?

      É porque deve ser fraquinho e os outros é que são bons.

  • Pedro Barata
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:07 pm

    Jogo lamentável, muito fraco. Que grande exibição do Kashima. Benzema é um espectáculo de jogador. A substituição do Lucas foi uma horrível decisão do Zidane, felizmente a diferença individual viu-se. E a série invencível prossegue, mas…

  • O Especialista
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:08 pm

    Feliz pelo Ronaldo, mas é inacreditável como Sérgio Ramos não é expulso, o árbitro até chega a tirar o cartão e inexplicavelmente volta a pô-lo no bolso. Talvez o resultado fosse outro.

    Parabéns também ao Kashima, supreenderam-me bastante e tem ali um grupo de jogadores muito bom, a seguir.

  • Mike-UK
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:10 pm

    Incrível Ronaldo.
    Incrível.
    Felizmente os que o admiram só precisam de se sentar e observar. E desfrutar.
    Quem o odeia, infelizmente tem cada vez mais trabalho para procurar as frases do ódio, os factos do faz de conta, as estatísticas do nada e as falhas do inexistente.
    És enorme Cristiano, mais uma vez o teu nome num troféu. ENORME.

  • Joseph
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:12 pm

    A análise do VM à prestação do Cristiano é totalmente acertada, no entanto ajuda ainda mais a destacar o nível que o Português atingiu, É dos poucos jogadores do mundo que depois de fazer um hattrick ainda lhe exigíamos mais da exibição. Por outro lado vale a pena assumir que é hoje um jogador diferente, que perdeu a sua maior virtude dos tempos de Alex Ferguson, que era o desequilíbrio no 1 para 1 e potencia nos arranques, agora é um Ponta de lança com um remate fulminante e jogo de cabeça como poucos, é certo que falha mas todos falham, o que o distingue como melhor do mundo é que falha menos, é ridiculo quem diga o contrário, a média do homem indica que marca quase 1 golo por jogo.

    Quanto à partida fiquei muito surpreendido com os Japoneses que não venceram por sorte do Real Madrid na ponta final, que ficou com a ilusão de ter o jogo ganho desde os 10 minutos. Destaque ainda para a boa exibição de Lucas Vazquez e Karim.

    Acaba por ser uma comédia a forma como o Árbitro perdoou a expulsão ao Ramos depois de já ter o cartão na mão.

    • Paulo G
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:48 pm

      Exigimos mais ao Ronaldo pq ele é o melhor do mundo… E se há um jogador q também consegue marcar hattricks com frequência e desiquilobrar no 1 para 1, no passe longo e curto, na velocidade e por aí fora, penso q devemos exigir mais ao melhor do mundo

      • Joseph
        Posted Dezembro 18, 2016 at 2:07 pm

        A questão é que o Ronaldo já perdeu essas características, ou seja já não as tem… Seria o mesmo que pedir ao Messi para marcar golos de cabeça a 3 metros de altura.

        Se a bola de ouro fosse atribuída a quem joga melhor actualmente o Ronaldo estaria fora da corrida e Iniesta e Modric estariam a disputar o prémio com Messi. Mas como sabemos premeia o jogador mais influente da equipa que tenha ganho as competições mais imporantes (Embora este factor só pareça desequilibrar no caso de estar um destes dois na disputa, caso seja Xavi, Forlan, Iniesta, Ribery como no passado, passam a borracha e dão a quem esteve menos mal dos outros dois)

        • Kafka
          Posted Dezembro 18, 2016 at 2:39 pm

          Em 2013 não foi assim, porque Cristiano ganhou zero títulos colectivos e ganhou a bola

          Afinal o que é conta?

          • Joseph
            Posted Dezembro 18, 2016 at 2:45 pm

            Correcto, mas e a de 2012 foi bem entregue?

            • Kafka
              Posted Dezembro 18, 2016 at 3:07 pm

              PAra mim foi, ambos ganharam titulos (o Real ganhou o Campeonato e o Barça a Taça), mas individualmente o MEssi fez a melhor época a nivel estatístico, já alguma vez feita na história do futebol por um jogador, pois foi o Ano dos 91 golos

  • Captain Morgan
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:13 pm

    Fazendo uma actualização desde que o Ronaldo ganhou a bola de ouro:
    -Títulos: Ronaldo 1 Messi 0
    – Golos: Ronaldo 4 Messi 0
    – Títulos com impacto directo nos jogos decisivos: Ronaldo 1 Messi 0

    • Carlos Silva
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:55 pm

      Relembrando o que os defensores do CR disseram o ano passado: mas o mundial de clubes conta alguma coisa?

    • Kafka
      Posted Dezembro 18, 2016 at 2:08 pm

      O Barça ainda não jogou jogo nenhum desde que a bola foi entregue, depois este título já estava agendado previamente

      Vires fazer essa comparação assim é pura desonestidade intelectual

      • Captain Morgan
        Posted Dezembro 18, 2016 at 2:21 pm

        Kafka, onde é que isso invalida o que eu escrevi? São factos, tal como é um facto que o Real Madrid foi o clube com mais pontos conquistados na liga espanhola em 2016…

      • bpstp
        Posted Dezembro 18, 2016 at 2:42 pm

        Acho Messi melhor mas prefiro que Ronaldo ganhe por ser português mas concordo 101% contigo. De facto é desonestidade intelectual afirmar isso. É o mesmo que dizer que este ano o Mourinho não tem feito nada de especial na liga dos campeões.

  • ilcalcioedichiloama
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:13 pm

    Este jogo resume perfeitamente a última época do Ronaldo.

  • Eder
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:16 pm

    Palavras para quê, melhor de sempre. Num jogo “mau” faz um hatrick na final do Campeonato do Mundo de Clubes, imaginem então num jogo bom. Primeiro hatrick de sempre na final de um mundial de clubes.

    • AirJordan
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:33 pm

      Com um clube banal que recebeu convite para estar no torneio e é o 12º classificado da J League.
      Um pouco de noção ao escrever as coisas.

    • Futebol não é excel
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:33 pm

      Desculpa la mas o “melhor de sempre” tem que conseguir fazer algo de jeito no 1v1 contra uma equipa japonesa.
      Ainda não chegamos ao ponto de transformar o futebol numa folha de excel.

      • MichaelScott
        Posted Dezembro 18, 2016 at 1:43 pm

        Estamos a falar de um jogador que marca mais de 50 golos por ano há 6 épocas seguidas. É suposto ignorar isso?

        • Futebol não é excel
          Posted Dezembro 18, 2016 at 1:59 pm

          Desculpa, mas eu ignorei alguma coisa por defender que para mim ele não é o melhor de sempre?
          O Messi também tem numeros fantasticos e joga muito mais futebol.
          O futebol não é excel.

        • Carlos
          Posted Dezembro 18, 2016 at 2:11 pm

          E é suposto ser o melhor de sempre por isso? Se esse é o critério, o Pelé é o melhor de sempre por larga vantagem.

      • Bradleypitt
        Posted Dezembro 18, 2016 at 2:56 pm

        Futebol é fintar? TEns que ir ver as regras.. Futebol é marcar golos. Prefiro que a minha equipa não faça uma finta e marque 10 golos por jogos. Comentários facciosos e populismo, sem qualquer tipo de substancia credivel. Se ele fintasse 10 gajos e não marcasse nenhum golos já era um brinca na areia inconsequente. O Jardel também fintava pouco e muitas vezes parecia ter tijolos em vez de pés e era apenas um portento como ponta de lança. Temos pena,

    • Tiago Silva
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:54 pm

      O Pelé também já fez um hat-trick nesta competição

    • Maradona
      Posted Dezembro 18, 2016 at 1:56 pm

      Maradona e Messi riram-se desse comentário Eder.

    • Messi & Maradona
      Posted Dezembro 18, 2016 at 2:10 pm

      Realmente depois de dizeres que Ronaldo “é o melhor de sempre”, palavras não são suficientes para repudiar tal classificação.

    • Kafka
      Posted Dezembro 18, 2016 at 2:25 pm

      Eder se para ti o critério para se chegar ao melhor de sempre é o nr de golos marcados como é que o CR é o melhor de sempre se está bem longe de ter média de 1 golo por jogo na carreira? Algo que o Puskas, Muller ou Pele (entre outros conseguiram)

      Eu não estou a dizer se estas ou não errado, só te estou a perguntar qual o teu verdadeiro critério, porque o de golos não pode ser pq há melhores carreiras na história do futebol

  • nuno
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:18 pm

    Desmarcação. Domínio. Remate.
    Tudo banalidades.
    Qualquer um faz.

  • JoaoMiguel96
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:36 pm

    Não é assim tão grande a surpresa a qualidade de jogo do Kashima ou do futebol japonês.

    Apesar de o dominio na Ásia ser da parte da Coreia do Sul o Japão continua a ter grandes jogadores, grandes formações a nível local e a proporcionar belas transferências para a Alemanha (por exemplo).

    Na formação eles utilizam um sistema parecido com o Americano, ou seja, a aposta no desporto escolar e no desporto nas faculdades. No entanto, muitos japoneses não seguem carreira porque lá os estudos são o mais importante de tudo. Outra das diferenças é o facto de quando são miúdos jogam sempre em campos pelados, fazendo assim com que tenham que ter mais técnica (é muito mais difícil dominar uma bola ou fazer uma finta em pelado, o campo é irregular) e isso nota-se na J-league, existe um futebol muito mais técnico e menos físico (por exemplo o soccer é completamente diferente).

  • Sakamoto
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:45 pm

    Quando o homem faz um hattrick e a análise que se faz é tendencialmente negativa, está tudo dito. Também é por isto que ele ganha a bola de ouro, chegou a um patamar que já não chega marcar 3 golos, tinha que ter marcado 6 e enfiar 12 coxas em alguém. Aí sim, podíamos dizer que a exibição tinha sido boa.

    Claro que estou a ser um bocado irónico mas acaba por ter o seu quê de verdade. O jogo foi péssimo mas Ronaldo emergiu no fim. Siga!

    • Goncalo R
      Posted Dezembro 18, 2016 at 2:06 pm

      Não estou a defender que lhe batam hoje ou coisa parecida, mas confesso que esta-me a fazer uma certa confusão todos estes comentarios do “ai o Ronaldo fez um hattrick”

      Amigos, fez um hattrick contra uma equipa que atualmente salvo erro anda pelo meio da tabela da liga japonesa…Se vocês o consideram um enorme jogador deviam-lhe por a fasquia mais alta e não ficar “excitados” com isto.

      • Sakamoto
        Posted Dezembro 18, 2016 at 2:17 pm

        Eu percebo o que dizes mas, ao que o meu comentário diz respeito, a ideia que queria passar era que não vale a pena menosprezar o feito. Qualquer jogador que faça um hattrick, seja contra quem for, fez um bom jogo. Porque seguindo o mesmo princípio, todos os atacantes teriam que ter feito o mesmo. Afinal é só uma equipa do meio da tabela do Japão…

        Tens razão que a fasquia para ele tem que estar alta, deve ser o habitat natural dele. Mas o valor tem que se dar, sempre.

        • Mauro
          Posted Dezembro 18, 2016 at 3:57 pm

          Não é uma equipa de meio da tabela não, são os actuais campeões japoneses. Tal como o Leicester é o actual campeão inglês, custe a quem custar.

      • Rodrigo A
        Posted Dezembro 18, 2016 at 2:26 pm

        O problema é que ele não faz hattricks apenas contra Khasimas, mas o discurso não muda.

      • Bradleypitt
        Posted Dezembro 18, 2016 at 2:54 pm

        Essa tua opinião é ridicula Gonçalo. Até podia ser contra uma equipa do distrital. 3 golos são 3 golos. É assim tão facil marcar 3 golos aos japoneses? Ora faz ai uma lista com os jogadores que lhes marcaram 3 golos só num jogo nos últimos 10 anos sf… Se é assim tão fácil porque é que só ganharam 4 2? Porque é que o Benzema não marcou 3? Ou o Modric ou outro qualquer? Fácil é facil e fazer esses comentários antidesportivistas, não entendem o que é praticar desporto e demonstram falta de respeito pelos jogadores de ambas as equipas. E isso não é relativo ao Ronaldo, é relativo a todos. Apregoam o desportivismo e a independencia\isenção e depois demonstram a clubite aguda e o rivalismo crónico em todos os comentários. 3 golos são 3 golos, seja contra quem for. Ou só valem contra o Barça, Bayern, Juventus e outros que tal? Haja pudor.

        • Futebol não é excel
          Posted Dezembro 18, 2016 at 3:04 pm

          Meu deus.
          Que extremismo, que agressividade!
          O rapaz apenas criticou o facto de estar tudo a “festejar” o hattrick do Ronaldo.

          Ridiculo ridiculo é comparar o Ronaldo com Benzema e Modric, mas afinal quem é o bola de ouro e na boca de muitos, o melhor de sempre?
          Isto para o Ronaldo é normal, não se percebe a excitação, apenas.
          Mas percebes a mentalidade do pais onde vives quando um comentario normal como o do Gonçalo recebe uma resposta destas a abarrotar de agressividade. Meu deus, tenham calma, quem ganha os milhões são os jogadores.

        • Goncalo R
          Posted Dezembro 18, 2016 at 3:07 pm

          Eu até te respondia; mas além de me sentir intimidado, fico a saber que não vês os jogos do Real Madrid quando me perguntas porque é que não foi o Benzema ou o Modric a marcar 3

  • Bruno silva
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:52 pm

    Quero realçar 4 pontos.

    1- Kroos anda a passo de caracol, não cria desiquilibro nem faz progressão com a bola.
    2- tira Lucas V. e mete isco, substituição sem grande lógica o que fez a partir desse momento o japoneses tenham massacrado o Real.
    3- A não expulsão do Ramos é do mais cómico que vi até hoje é o central mais protegido pela arbitragem mundial, impressionante!
    4- Ronaldo é o King jogando muito ou pouco, impressionante !!

  • Knox_oTal
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:59 pm

    É normal que se peça sempre mais ao Bola de Ouro, mas também é verdade que CR7 é criticado muitas vezes porque nos habituou mal, muito mal. O homem tem 571 golos na sua carreira profissional e tem apenas 31 anos!!!

    Para se ter uma ideia do seu impacto, e já agora o de Messi, e como está num patamar completamente à parte (sobretudo em termos de finalização), aqui vai uma lista dos melhores marcadores do séc. XXI (que exceptuando Romário, Cristiano supera de forma clara).

    Jogador Jogos Golos Ratio (golos/jogo)
    Romário 959 745 0,78
    Henrik Larsson 874 473 0,54
    Raúl González 1018 427 0,42
    Ronaldo 617 414 0,67
    Rivaldo 898 411 0,46
    Thierry Henry 918 410 0,45
    Alan Shearer 787 400 0,51
    Pierre van Hooijdonk 676 388 0,57
    Ruud van Nistelrooy 658 384 0,58
    Hakan Sükür 835 381 0,46
    Andriy Shevchenko 761 370 0,49
    Gabriel Batistuta 622 356 0,57
    Alessandro Del Piero 865 341 0,39
    Jared Borgetti 668 339 0,51
    Shota Arveladze 602 336 0,56
    Pauleta 636 333 0,52
    Pippo Inzaghi 691 325 0,47
    Ronaldinho Gaúcho 835 315 0,38
    Luca Toni 689 315 0,46
    Roy Makaay 677 313 0,46
    Antonio Di Natale 727 312 0,43
    Hernán Crespo 671 307 0,46
    David Trezeguet 631 307 0,49
    Dennis Bergkamp 822 307 0,37
    Miroslav Klose 755 302 0,4
    Stéphane Chapuisat 700 300 0,43

    Os critérios utilizados foram: jogadores já retirados, pelo menos em 2005; com pelo uma época completa num dos 4 principais campeonatos europeus; internacionais pelo seu país; com pelo menos 300 golos na sua carreira profissional.

    • AirJordan
      Posted Dezembro 18, 2016 at 2:19 pm

      Falta aí o baixinho argentino que supera esses todos.

      • Knox_oTal
        Posted Dezembro 18, 2016 at 2:42 pm

        Qual deles? O Maradona não jogou no séc. XXI e o Messi ainda está no activo, daí não o ter incluído. E já agora, o Leo tem 532 golos, logo menos que o Cristiano de momento e menos que o verdadeiro Baixinho, Romário de seu nome (e acho muito difícil alguém superar os seus números no futebol moderno)!!!

        • Kafka
          Posted Dezembro 18, 2016 at 3:02 pm

          O Messi tem menos golos, mas tem melhor ratio jogos/golos

        • AirJordan
          Posted Dezembro 18, 2016 at 3:02 pm

          Menos 39 golos. Certo. E quantos jogos a menos visto só ter 29 anos. Pois. Diria 150 jogos a menos, sem ver o excel :)

          • Knox_oTal
            Posted Dezembro 18, 2016 at 5:35 pm

            De qualquer das formas, o meu primeiro comentário não era para dizer que o Cristiano é melhor que o Messi, mas sim para ter alguma perspectiva do ele, e Messi claro, já conseguiram e com tantos anos ainda pela frente. Estão os dois num nível à parte, são ET’s!!! Depois a preferência entre um dos dois é uma questão de opinião pessoal…

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:59 pm

    Parabéns ao Kashima Antlers! Demonstraram a qualidade do futebol japonês e dividiram o encontro com o Real Madrid. Não demonstraram medo contra o todo poderoso Real Madrid, subiram as linhas e até poderiam ter vencido este jogo.

    Mas o Real fez uma exibição fraquinha. Aliás o Real tem toda a sorte do seu lado. Vence sempre no final, sem jogar nada e fruto de individualidades (hoje foi o Ronaldo). Não vão chegar muito longe este ano e acredito que vão ser eliminados na Liga dos Campeões com o Nápoles.

    Ronaldo revelou-se decisivo com um hat-trick mas tem sido uma nulidade nas restantes fases do jogo.

  • Duarte Costa
    Posted Dezembro 18, 2016 at 2:08 pm

    Apesar de ter Ronaldo marcado 3 golos e ter sido bastante decisivo, Modric foi para mim o melhor em campo! Sem querer entrar no debate pro Ronaldo vs anti Ronaldo, a verdade é que o trabalho que o croata tem feito nestes últimos anos não é devidamente reconhecido. Para mim, o jogador mais importante dos blancos nos últimos 3 anos.

    • Bradleypitt
      Posted Dezembro 18, 2016 at 2:50 pm

      Mais importante do que um jogador que marca prai 150 golos em 3 épocas?? Falta de noção… E o Modric teve algumas lesões, nem sequer acho que este ja nos 3\4 melhores jogadores do Real, mas são opiniões e gostos.

      • Duarte Costa
        Posted Dezembro 18, 2016 at 3:17 pm

        Falta de noção é dizer-se que Modric não está os 3/4 melhores jogadores do Real. Só deves ver futebol da grande adversária para a frente.

  • Gasgas
    Posted Dezembro 18, 2016 at 2:13 pm

    Bem feitas as contas…Titulos de Ronaldo em 2016: Supertaça europeia,Mundial de Clubes,Liga dos Campeoes e Europeu…Ate Parece facil…

  • Luis La liga
    Posted Dezembro 18, 2016 at 2:13 pm

    O real também precisou que não expulsassem o Sérgio ramos com 2-2 no fim. Eu sei que me vão chamar todos os nomes mas enquanto as arbitragens afetarem o rumo de jogo ca estarei eu

  • Kafka
    Posted Dezembro 18, 2016 at 2:15 pm

    Competição menor e apenas para cumprir calendário que o Real pelo desleixo habitual contra equipas pequenas deixou surpreendentemente levar para prolongamento

    Sergio Ramos mais um vermelho perdoado, salvo erro já vai em 8 perdoados no total de todas as competições esta época

    PS: Será que o treinador do medíocre Kashima também pode auto-elevar-se a Pseudo-Deus Supremo da táctica pelo que o Kashima fez hoje?

  • Kleber
    Posted Dezembro 18, 2016 at 2:27 pm

    O Ronaldo já não é novo, em fevereiro faz 32 anos. Com a idade vai perdendo a agilidade, velocidade, imprevisibilidade e a explosão. Essas caracteristicas são essenciais num extremo, e eram o ponto forte do CR7 de Manchester, Ora quantos mais velhos estamos, e muitos leitores do VM de certeza que o são, sabem que é complicado fazer aquilo que faziamos quando tinhamos 20 anos. Ora o Ronaldo foi super-intelgente, mudou a sua forma de jogar já não é um extremo puro desequilibrador é um homem-golo. Se continuasse a querer partir a louça toda com fintas extonteantes e arrancadas de deixar tudo para trás não iria conseguir porque simplesmente a idade já não lhe permite. Agora a função dele é mete-las lá dentro, e nisso meus caros ele é sem duvida alguma o melhor do mundo. Tal como foi o melhor extemo nas epocas em que jogava a extrem. O ronaldo mudou a sua funçao desde os tempos de Manchester, e desempenhou sempre essas funções com um nivel elevadissimo

    • E Jorge
      Posted Dezembro 18, 2016 at 3:48 pm

      O Ronaldo que tem o pior ratio de golos/por remate, é o melhor meter as bolas lá dentro? Mas que tipo de futebol vocês andam a ver? Mas está tudo louco?????

  • António
    Posted Dezembro 18, 2016 at 2:27 pm

    Ao ler estes comentários, em que se defende ou ataca o Ronaldo de forma inexcedível, fico com a ideia de que o facto de ele compartir a nacionalidade connosco, é motivo de opiniões inacreditáveis. Por um lado, diz-se que é um jogador fraco, provavelmente pela inveja (tão habitual neste país) de ver alguém atingir um patamar brutal. Por outro, e pelos likes dos comentários, tanta gente acreditar que ele é o melhor de sempre, parece-me bem forçado.

    • Kafka
      Posted Dezembro 18, 2016 at 2:44 pm

      Inveja? Então o facto de termos opinião e acharmos que o jogador X é melhor que o y é ter inveja?

      Eu acho que o Guerreiro é melhor que o Shaw, pela tua lógica tenho inveja do Shaw e dos Ingleses?

      Mas eu também acho que o Kane é melhor que o Eder… Pela tua lógica eu aqui já tenho é inveja do Eder e do povo português?

      Mas em cima não era o contrário? Agora estou confuso

  • bpstp
    Posted Dezembro 18, 2016 at 2:32 pm

    Impressionante como o Ramos não é expulso. De facto é um jogador que marca golos importantes mas enterra muitas vezes a equipa. Só não enterra mais porque os árbitros não deixam. Não tenho certeza mas apostava 100€ como era dos jogadores com mais expulsões na carreira.

  • Sagan
    Posted Dezembro 18, 2016 at 2:32 pm

    Vitória esperada do favorito, o Kashima teve uma prestação digna, não deu para mais devido a outros fatores. Como é possível não expulsar o sergio ramos, árbitro ia mostrar segundo amarelo, já com a mão no bolso, dizem lhe que o ramos já tinha um e não mostra, inacreditável, assim nem com o video arbitro. Ronaldo foi letal na finalização, não esteve muito envolvido no jogo, mas não perdoou na hora de marcar, será este o ronaldo do futuro, cínico e letal.

  • Vasco
    Posted Dezembro 18, 2016 at 3:02 pm

    Excelente jogo do Kashima Antlers. Se eles jogarem sempre assim são um caso sério. O Ronaldo esteve implacável na finalização, deu mais um título ao Real

  • Pedro o Polvo
    Posted Dezembro 18, 2016 at 3:29 pm

    Ronaldo ganha Champions, Europeu e Mundial de Clubes no mesmo ano. Incrível. A diferença de Ronaldo para Pepe por ex, nem sempre é a qualidade, porque já houve momentos em que Pepe esteve acima, o que é mesmo surpreendente é a consistência.
    Às vezes tem momentos bons, outras vezes tem momentos maus, mas está sempre lá, sempre a titular, quase sempre a marcar e muitas vezes a conquistar títulos.
    Quem lê os meus comentários sabe que eu abomino a discussão de “melhor do mundo”, mas há alturas em que temos de salienta o óbvio. Melhor, 2º melhor, 10º melhor ou lá o que seja, Ronaldo tem feito uma carreira muito boa.
    Como digo muitas vezes, não só sobre este assunto, o TEMPO é o crítico mais sábio – só como o passar do tempo é que conseguimos tirar algumas conclusões, avaliar alguns assuntos correctamente…é “fácil” ganhar uma vez ou outra, fazer uma ou outra boa época…mas ser bem sucedido consistentemente, “dia sim, dia sim”, é só para alguns…o futebol e a sociedade em geral, vivem muito do “momento”, do “novo êxito”, da “nova coqueluche”, muitas vezes efémeres….os GRANDES veêm-se com o passar do tempo, quando tudo já mudou à volta deles e eles continuam bem lá no topo, em dias mais chuvosos e dias mais solarengos, sempre a lutar :)

    • Bruno M
      Posted Dezembro 18, 2016 at 4:50 pm

      Não percebi a comparação com o Pepe, que é um jogador brutal e com uma carreira ao mais alto nível invejável!
      Nem sempre teve a melhor atitude desportiva dentro do campo, é certo, mas quando lá está normalmente dá tudo o que tem e não tem e faz grandes jogos quando são a doer e decisivos.
      Neste ano esteve espetacular na fase final da champions, e nunca me vou esquecer da sua atuação no final do Europeu!
      O Ronaldo já se sabe, mesmo quando joga mal consegue ser decisivo. Ele há coisas…

      • Pedro o Polvo
        Posted Dezembro 18, 2016 at 9:45 pm

        Bruno, primeiro eu aprecio MUITO Pepe! A questão foi só para “esclarecer” alguns comentários que diziam (e com razão) “ah e tal o Ronaldo ganhou aquilo mas o Pepe também e até jogou melhor às vezes”…A questão é que Pepe já teve momentos que aqueceu o banco, momentos de menor fulgor onde era falado para a lista de dispensas etc .. E trata-se de um dos melhores centrais dos últimos tempos. Ronaldo, mesmo em momentos maus, sempre foi titular e muitas vezes decisivo. Estava só a mostrar um ponto de vista, para levar algumas pessoas a pensar, não querendo com isto entrar em discussões de “melhor do mundo” e afins, que em nada dignificam o desporto.

  • Luis Santos
    Posted Dezembro 18, 2016 at 3:41 pm

    Ler que Ronaldo é o melhor de sempre, por amor de Deus. Se Ronaldo fosse estrangeiro, tenho a certeza que a opinião seria outra.
    É um dos melhores, mas não o melhor.

    • João Silva
      Posted Dezembro 18, 2016 at 4:04 pm

      Se o critério for simplesmente golos, então Pelé não deixa margem para dúvidas.
      Mas é normal que em Portugal as pessoas sejam levadas a manifestar-se emocionalmente.

      • Capitão Tsubaca
        Posted Dezembro 18, 2016 at 8:09 pm

        Não te esqueças que o Pele nunca jogou na Europa, sem desprimor para o campeonato brasileiro mas é manifestamente mais fácil marcar golos no campeonato brasileiro.

        • Pedro 102016
          Posted Dezembro 19, 2016 at 3:19 am

          Eram tempos diferentes… Naquela época não seria surpresa ver equipas sul-americanas a ganhar das europeias, já que quase não existia a transferência da américa do sul para europa e portanto os principais talentos ficavam lá.

  • Kacal
    Posted Dezembro 18, 2016 at 5:50 pm

    Mais um troféu conquistado, não é dos mais importantes mas tem o seu prestigio. Já era praticamente certo, quem tem os jogadores da qualidade que o Real tem está mais perto de ganhar mas boa replica dos japoneses. Ronaldo a ser mais uma vez decisivo e um hat-trick é sempre de destacar, sejam contra quem for. Missão cumprida. SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  • Hirok "The Truth"
    Posted Dezembro 18, 2016 at 6:16 pm

    Mais um momento para o video-arbitro mostrar que é inutil, expulsão perdoada a Ramos que em condições normais com o video-arbitro mostrava-se segundo amarelo mas parece que é uma treta como tenho vindo a defender, vitoria normal da melhor equipa do mundo que jogou em velocidade cruzeiro e no prolongamento acelerou um pouco para evitar os penalties.
    CR7 continua em grande, melhor ano de carreira sem duvida

Deixa um comentário