Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ronaldo destaca 6 jogadores da selecção que garantem «a geração mais talentosa de sempre»

Concorda? A de Figo, Rui Costa ou João Vieira Pinto também era fortíssima. E muitos dessa fase, como Pedro Barbosa ou Capucho, que hoje tecnicamente seriam muito valorizados, pouca expressão tiveram na selecção, por estarem tapados.

Cristiano Ronaldo acredita que Portugal tem neste momento a geração mais talentosa de sempre. «Vejo luz ao fundo do túnel para esta nova geração da seleção. Vejo um grande potencial. Temos muito jogadores jovens muito bons que estão a aparecer o futuro na seleção é risonho», disse em entrevista à TVI. «Temos o Europeu, que vamos tentar ganhar, como ganhámos a Liga das Nações, que foi super-importante e deixou-nos muito contentes. Agora o Europeu é para ganhar também, porque temos uma excelente equipa», acrescentou, antes de juntar alguns nomes ao de João Félix  Bernardo Silva para vincar a sua ideia: «Há muito mais: o João Cancelo, o Bruno Fernandes – que ninguém percebe como é que ele não sai [do Sporting]. Tens muitos talentos na seleção. Muitos. Rúben Dias, o [Raphael] Guerreiro… Vejo esta nova geração, possivelmente, como a melhor ao nível do talento», afirmou o avançado da Juventus, deixando no entanto um alerta: «Mas o talento não chega. Esse é que é o grande problema. Eles têm de querer. E eles querem aprender».

40 Comentários

  • Braganca700
    Posted Agosto 23, 2019 at 5:58 pm

    Plantel plausível para o mundial (sem Cristiano)

    GR: Rui Patrício, José Sá e Diogo Costa
    DD: Cancelo, Nelson Semedo
    DE: Guerreiro, Tavares
    DC: Rúben Dias, Ferro, Tiago Djalo e Rúben Semedo
    MD: Ruben Neves e Florentino
    8: Bruno Fernandes, Renato e Gedson
    MO: João Felix
    ED: Bernardo Silva (capitão), Jota
    EE: Guedes, Rafa
    PL: Rafael Leão e Gonçalo Paciência

    Sendo que ainda desta geração ainda existem vários jogadores que têm uma palavra a dizer:
    GR: Tiago Silva, Max
    DD: Diogo Dalot e Ricardo Pereira
    DE: Vinagre
    DC: Diogo Leite e Diogo Queiroz
    MD: Daniel Bragança
    8: Romario Baro, Sérgio Oliveira, André Horta
    MO: Jota e Podence
    ED: Trincão, Felix Correia
    EE: Rafael Camacho e Ricardo Horta
    PL: André Silva e Fábio Silva

    Existe muita gente com qualidade nestas gerações, agora resta saber se há capacidade para gerir e potenciar estes miúdos.

    Não esquecendo que existem jogadores que hoje não consideramos e que podem aparecer e vice versa.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 22, 2019 at 10:36 am

    Em ano de Europeu Portugal tem que deslindar mais um Guarda Redes para substituir o Beto na convocatória. Cláudio Ramos, Tiago Sá, Rui Costa ou mesmo da nova fornada como o Virgínia, Costa ou Max se porventura tiverem tempo de jogo para isso. José Sá está a fazer um arranque de época de grande nível no Olympiakos e vai manter-se certamente. Anthony Lopes deverá ser carta fora do baralho.

    Na defesa temos grandes opções para lateral direito (Semedo, Cancelo, Pereira) e na esquerda pode haver novidades no que toca a Vinagre ou Nuno Tavares a fazerem companhia ao Guerreiro. Mário Rui vai ter de lutar muito para se manter na equipa. Quanto as centrais é necessário renovar, não acredito que Pepe ou José Fonte aguentem muito mais tempo mas é importante passar a sua experiência aos novos que aí vêm. É fundamental pelo menos incluir já o Ferro na equipa.

    No meio campo estamos bem servidos, sendo importante manter o João Moutinho para dar experiência aos novos que vão chegando.

    Na frente há muitas opções. Dyego Sousa está fora portanto abre-se uma vaga que poderá ser ocupada pelo Gonçalo Paciência se explodir esta época no Frankfurt.

    • Kacal
      Posted Agosto 22, 2019 at 2:24 pm

      Sem contar com Anthony Lopes, desses GR que referes só 2 estão a titulares nos respectivos clubes que são José Sá e Cláudio Ramos, os outros ou ainda não agarraram um lugar ou o perderam (caso do Tiago Sá), vamos a ver o que faz o Vírginia.

  • Tavares
    Posted Agosto 22, 2019 at 12:30 am

    Com as ideias de Mourinho na seleção conseguiríamos atingir um futebol de altíssimo nível

  • Mike The Kid
    Posted Agosto 22, 2019 at 12:30 am

    Rúben Dias?
    O ferro é melhor

  • CarlosFCP
    Posted Agosto 21, 2019 at 11:22 pm

    Ronaldo a dizer isto e o Jorge Jesus a brincar ao futebol no Brazil

  • J Silver
    Posted Agosto 21, 2019 at 10:57 pm

    O talento não chega, diz Ronaldo. Pois não, falta seleccionador.

  • DM
    Posted Agosto 21, 2019 at 10:55 pm

    A próxima geração tem potencial e até já alguns jogadores feitos, já falei com estrangeiros que apontaram Portugal e França como as seleções com mais potencial, vamos ver o desenvolvimento dos miúdos.
    O facto de tanta gente falar do futebol de 2004 e nem referir o futebol de 2006 para mim só pode ser pela nostalgia de jogarmos em casa. A seleção de 2006 jogava bem melhor e teve uma campanha bem mais conseguida, para mim a melhor campanha da seleção

  • Nuno Pereira
    Posted Agosto 21, 2019 at 10:51 pm

    Situacao engracada a pegar no Kafka: hoje um dominicano ca nos EUA ja andou atento a entrevista do Ronaldo.

  • Nedved_88
    Posted Agosto 21, 2019 at 10:09 pm

    Concordo com Ronaldo, que está seleção vai tem muita qualidade e muita juventude, como há muito tempo não se via. Sofremos é do mesmo mal de sempre, falta um ponta de lança.
    Eu gostei muito da seleção de 2000 e 2004, foram para mim as mais completas e as que melhor futebol jogaram, mas ficou o sabor amargo de não conquistarem um título.
    Espero que está me faça dizer que foi sem duvida a melhor que vi e corresponderam em títulos, mas vai ser preciso mentalidade competitiva

    • Deco10
      Posted Agosto 21, 2019 at 11:24 pm

      Esta geração ainda apanha os jovens que estão a aparecer agora e para explodir nos próximos anos, e nestes já há pontas de lança com Fábio Silva à cabeça, temos de ter esperança que não baixem imenso de rendimento no salto para seniores como costuma acontecer.

    • junior_1984
      Posted Agosto 21, 2019 at 10:27 pm

      Precisamos de um seleccionador com outra filosofia de jogo. Há muita qualidade mas é preciso quem a potencie de outra forma, com maio propensão ofensiva e maior risco.

  • masterDC
    Posted Agosto 21, 2019 at 10:06 pm

    Esta geração tem muito potencial, esse está lá todo agora falta o resto. O resto é terem uma mentalidade vencedora, aproveitarem e darem o máximo nas oportunidades que vão tendo e saberem lidar com tudo o que lhes rodeia.

    Como o Cristiano diz e bem o talento não chega. Veja-se o caso do Quaresma, com o grande talento que tinha faltou-lhe cabeça. Tivesse ele a mentalidade do Ronaldo e poderia ter sido ainda um melhor jogador, ter uma melhor carreira e quem sabe hoje seria um dos nomes mais falados no mundo do futebol.
    Nesta geração temos por exemplo o Renato que já foi Golden Boy mas atualmente não está numa boa situação, ainda é jovem e tem uma carreira pela frente para mudar e comprovar todo o seu potencial. Temos o Guerreiro que era dos melhores laterais jovens do mundo, tinha e tem uma grande potencial mas as constantes lesões que tem tido têm atrasado a sua evolução para ser dos melhores.

    Esta geração poderá ser das melhores se um conjunto de fatores assim o permitir, como digo, o talento está lá. Se a maior parte confirmar todo o seu talento chegará para ser das melhores. A melhor até agora na minha opinião foi a geração do Euro 2004.

  • Amigos e bola
    Posted Agosto 21, 2019 at 10:01 pm

    Esta geração atual é fortíssima, muito talento individual na maioria das posições mas na minha opinião nada bate aquela seleção do Euro 2004. Se bem que essa era bem mais experiente que a atual.

    Na minha opinião a mais fraca que já tivemos (pelo menos nos últimos 30 anos) foi dos tempos do Paulo Bento em que muitos jogadores sem qualidade para a seleção tiveram lugar como Sereno, Ruben Micael, Custódio, Licá, etc etc. Muito mau.

  • Joao Silvino
    Posted Agosto 21, 2019 at 10:01 pm

    É de facto uma estupenda selecção! Espero que o Ronaldo nunca deixe pelo menos o staff, não podemos arriscar ter uma equipa boa sem ganas e o CR7 pode muito bem transmitir o carisma!

  • DavidDop
    Posted Agosto 21, 2019 at 10:00 pm

    Talento não chega, é preciso um treinador que tire proveito da geração mais forte que Portugal já viu ( opinião própria).
    Patrício, cancelo, dias e ferro, guerreiro, (atenção ao miúdo do Benfica) , William, Fernandes, Bernardo, leão, Félix e Guedes.. se passar mais de 2 anos até se retirar o Ronaldo para vermos esta equipa depois tb sai William e entra Florentino.

  • Goncalo Silva
    Posted Agosto 21, 2019 at 9:48 pm

    Eu acrescentaria outros jogadores que serão sempre garantia de qualidade na seleção, como Rúben Neves, Florentino, Ferro ou Rafael Leão. Depois há também Fábio Silva, Gedson ou Renato que podem ainda melhorar muito mais.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 21, 2019 at 9:45 pm

    O talento é o momento. Quem diria que apenas 3 anos depois da equipa de Portugal se ter sagrado campeã europeia jogadore como cedric Soares, adrien, joão mário, renato sanches, etc sejam hoje preteridos por quase nem serem opcões nos seus clubes?

    Por culpa própria, ou por mâs opções de carreira, ou porque se acomodaram, ou porque tiveram lesões é estranho perder esses jogadores uma vez que ainda têm muito fututo pela frente.

    Faz lembrar a alemanha que também perdeu imensos jogadores depois de se sagrar campeã mundial.

    Portugal tem muito talento a aparecer, mas não nos podemos esquecer que a liga portuguesa é das ligas que menos apostam no jogadores da formação. Para um jogador da formação ser aposta em portugal é preciso que metade da equipa esteja lesionada ou então a atravessar dificuldades financeiras. É quase preciso um milagre.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 21, 2019 at 9:44 pm

    Concordo, pelo menos a melhor que eu já vi. Temos Félix, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Rúben Neves, Florentino, Bruno Fernandes, Rúben Dias, Ferro… dos que já vingaram!

  • RLuz
    Posted Agosto 21, 2019 at 9:41 pm

    Está geração tem um potencial incrível, mas as selecções de 2000 e principalmente a de 2004 foi um “crime” não terem ganho nada.

  • paulopinheiro
    Posted Agosto 21, 2019 at 9:40 pm

    Tenho algumas reservas, até porque tarda a emergir um central sólido, ao nível de alguns que tivemos na história recente (Pepe, Ricardo Carvalho), e um guarda-redes que faça a sombra necessária ao Rui Patrício.
    No Euro 2000 vi o melhor futebol apresentado por uma selecção portuguesa. Aquela selecção tinha jogadores de menor tarimba internacional, mas agregou dois dos melhores jogadores da nossa história (Figo e Rui Costa). A selecção que esteve presente no Euro 2004 poderia ter sido a melhor, no entanto a FPF boicotou essa possibilidade com a nomeação de Scolari para seleccionador.

    • Fantantonio
      Posted Agosto 22, 2019 at 3:21 am

      A questão do guarda-redes é algo que é relativo. Se Anthony Lopes não colocar entraves em regressar para assumir, estamos muito bem servidos. E a nível de valores emergentes na baliza, temos a melhor fornada em muito tempo com Diogo Costa, Max e Virgínia. De momento não são titulares, mas o futuro ninguém sabe, embora o potencial esteja lá.
      Quanto a opções a central, muito provavelmente Tiago Djaló vai continuar a titular ao lado de José Fonte no Lille e poderá ser o central de qualidade da sua geração com mais rotação a alto nível, mas Ferro e Ruben Dias são bastante sólidos e com margem de progressão, nem todas as fornadas podem ter um top 5 na sua posição. Isto ignorando o facto de Daniel Carriço ter feito uma carreira de invejar muitos centrais no Sevilha, mas nem para 4ª opção contou para FS.
      Fora isso, acho que para o resto das posições entre 2016 e agora 2020 temos tido excelentes convocatórias com muita matéria-prima, concordo com Ronaldo. Há qualidade, profundidade e valores emergentes consecutivamente como em poucos períodos da história do nosso futebol se viu.

  • André Dias
    Posted Agosto 21, 2019 at 9:32 pm

    A geração actual tem imensa qualidade, isso é inegável. Tenho enormes expectativas para o futuro. No entanto, para mim a melhor geração foi a que esteve no Euro 2004. A base de um FCP campeão europeu complementada por Fernando Couto, Rui Costa, Luís Figo, Tiago, Cristiano Ronaldo, Pauleta, Nuno Gomes e Simão Sabrosa. Um luxo de selecção e também o melhor futebol que vi Portugal praticar.

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 21, 2019 at 9:53 pm

      A selecção de 2004 jogava mal. Lembro-me que começaram o europeu sob pressão por terem tido maus resultados nos amigáveis. Perderam no primeiro jogo contra a grécia e ganharam na raça contra a espanha. Fizer. Alguns bons jogos, especialmente com muito coração mas não se pode dizer que praticaram um excelente futebol. Aliás a equipa que melhor jogava no euro 2004 era de longe a rep. Checa.

      Gostei do nível de jogo do mundial 2006 (uma geração fantastica e consolidada na despedida do figo) e o euro 2000 tambem foi inesquecível.

      Houve também outros momentos de excelente futebol como a fase inicial do paulo bento em 2011 (espetaram 4-0 à espanha num amigável) e houve tambem a qualificação para o mundial 2002 que foi soberba em termos de futebol praticado.

      • Sombras
        Posted Agosto 21, 2019 at 10:09 pm

        A melhor selecção que tivemos foi a do mundial de 2006 para mim.

      • Amigos e bola
        Posted Agosto 21, 2019 at 10:08 pm

        Jogava mal?
        Se a seleção de 2004 jogava mal então esta é um atentado ao futebol.

        Dávamos espetáculo na altura. Ainda me lembro daquele Portugal Espanha em que podíamos ter goleado ou mesmo aquele jogo contra a Inglaterra.

        • J Silver
          Posted Agosto 21, 2019 at 10:55 pm

          Não jogava propriamente “mal”, mas percebo o comentário. Havia uma desproporção entre coração e cabeça. A de 2006 estava mais consolidada.

  • Kacal
    Posted Agosto 21, 2019 at 9:25 pm

    Falou bem, temos muito talento em potência a nível individual mas é preciso ter mentalidade e atitude máxima também. Depois há o seleccionador que também conta e o engenheiro Fernando Santos não me parece ser a pessoa indicada para colocar esta malta toda a jogar bom futebol e render, é pena. Mas já temos um estatuto (sempre em crescendo desde 2000 e actualmente campeões europeus em título e tendo conquistado a Liga das Nações) a juntar ao CR7 e uma equipa cheia de talentos, para lutar pela vitória e portanto temos que ter pensamento em conquistar de novo o Europeu, esse é o objectivo, mas como sempre é jogo a joga. Não acredito em nova conquista, mas tenho esperança e irei torcer até ao fim. Espero que o Rafael Leão se estabeleça como avançado no Milan e jogue regularmente e “expluda” porque será uma excelente adição ao ataque.

    • Joao Silvino
      Posted Agosto 21, 2019 at 9:56 pm

      É uma grande pena realmente a selecção não ter um treinador à altura… Esta selecção nas mãos de um tipo capaz varria tudo. Mas para o FS sair teria que acontecer uma grande desgraça tipo falhar o apuramento para o Euro. Por isso espero que continue, mas só mais 1 ano.

      • Kacal
        Posted Agosto 21, 2019 at 10:44 pm

        Sem duvida, João Silvino. Caso falhe no Europeu penso que é o fim de ciclo, também já teve tempo suficiente, fez um trabalho muito positivo, mas todo este talento merece alguém que o faça funcionar e render.

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 21, 2019 at 9:48 pm

      Acredito que o gonçalo paciência vá explodir esta época no frankfurt e vai ganhar o lugar na selecção primeiro.

      Rafael leão continua a ter mais características de extremo do que ponta de lança e tem ainda muito que trabalhar na eficiência do seu jogo.

      • Kacal
        Posted Agosto 21, 2019 at 10:46 pm

        Talvez, António. Mas vejo outro potencial no Rafael Leão e não discordando que ele tenha potencial para extremo, penso que ele irá ser trabalhado a avançado no Milan e esperemos que evolua bem e “expluda”. O Gonçalo pode até “explodir”, mas por enquanto é menos provável, a meu ver.

    • TheHunter
      Posted Agosto 21, 2019 at 9:40 pm

      Kacal mas foi com ele que já ganhamos 2 títulos. Futebol bonito não chega nem serve de nada sem títulos. Numa selecção não existe tempo para taticas elaboradas(a não ser que tenhas uma base forte como o barça/espanha ou bayern/alemanha). O pessoal devia dar-lhe mais mérito pois quer queiram quer não a nossa maior alegria a nível de selecções foi com ele. Não quero saber do jogar bonito, no euro 2004 ganhamos zero e jogávamos que era um regalo. Entre o sentimento de ganhar um titulo com a selecção ou títulos morais de jogar bem a escolha fica fácil.

      • Kacal
        Posted Agosto 21, 2019 at 10:44 pm

        É possível conjugar um bom futebol com uma postura mais pragmática em alguns momentos, quem joga melhor está sempre mais perto de vencer ou achas que jogando bem és mais provável de perder? Mas concordo que o Fernando Santos teve o seu mérito e merece o seu reconhecimento, nem sou daqueles que mais o crítica, mas que podemos jogar melhor do que jogamos com o talento que temos, disso não tenho duvidas, tenho é duvidas que com FS o faremos, nada mais.

        • TheHunter
          Posted Agosto 22, 2019 at 12:30 am

          Kacal concordo totalmente contigo que é perfeitamente possível conjugar bom futebol e resultados. Porém quantos seleccionadores sem a tal base supra mencionada o conseguem fazer? A frança actual campeã do mundo joga mal e foram campeões, nós ganhamos o euro a jogar mal. Isto para dizer que falamos de saco cheio, ganhar com uma selecção não é fácil e não basta ter os melhores. Podemos melhorar? Sou o primeiro a dizer que sim, afinal existe sempre espaço para isso. Porém a evolução nestes casos não é fácil e o homem tem feito a principal função. Ganhar! Pior tem estado a itália, a holanda entre outros que possuem no mínimo tanta “matéria prima” como nós.

          • Kacal
            Posted Agosto 22, 2019 at 2:22 pm

            E quando deixar de ganhar? Porque eventualmente irá acontecer a jogar assim. Compreendo que tenha menos tempo de treino e seja difícil melhorar o futebol da equipa nesse curto espaço de tempo, mas um Guardiola não iria por o seu cunho numa selecção mesmo com pouco tempo de treino? Eu acredito que sim. Um treinador de topo não precisa de tanto tempo para meter as suas ideias, é o que o diferencia dos outros. Fernando Santos é bom treinador e tem feito um trabalho positivo, mas com o talento que temos ao dispor, acho que é possível fazer mais ao nível do futebol jogado e potencialização desse talento. Compreendo o que dizes e concordo em parte, mas acho que é preciso fazer mais e a continuar assim ou venceremos pelas individualidades ou iremos voltar a falhar como antes.

  • El Pipito
    Posted Agosto 21, 2019 at 9:21 pm

    Concordo, esta geração atual tem muito potencial!

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 21, 2019 at 9:46 pm

      Nenhuma seleção pode aspirar a ganhar alguma coisa com centrais cuja média de idades anda nos 35 anos.

      Há agora ruben dias e porventura Ferro mas faltam muitas mais opções nesse sector que é tão importante.

      • TheHunter
        Posted Agosto 22, 2019 at 12:33 am

        E porque não? A idade é um número e o que importa é a qualidade dentro de campo. Fora que ruben tem sido convocado e creio que o FS já o considera um dos indiscutíveis. Ferro tem tudo para ganhar o seu espaço e tanto pepe como fonte tem jogado bem(nem quero saber da idade pois acho parvo que um jogador seja logo considerado “mau” ou “pronto para a reserva” em função da idade e não do rendimento). Temos ainda djalo, ruben semedo e outros que jogando a titular quem sabe não atingem um nivel que a seleção precise.

      • El Pipito
        Posted Agosto 21, 2019 at 11:23 pm

        Porventura Ferro? Diria que o Ferro já é uma “certeza”

Deixa um comentário