Carlos Queiroz não poupou nas críticas à arbitragem depois do 1-1 frente a Portugal, afirmando que Cristiano Ronaldo devia ter sido expulso. “O VAR é um sistema meio obscuro e vim tentar ver à televisão, dentro do balneário, a ver o que tinha acontecido. Não vou ser simpático com o que aconteceu e isto vai ser mal interpretado por causa do jogador [Cristiano Ronaldo] que é: quando se pára um jogo por causa de um cotovelo, ou é um cotovelo ou não é um cotovelo. Não há meios cotovelos. Não quero saber se a minha filha está meio grávida ou não. Não há meio termo. Um cotovelo na cara é cartão vermelho e não foi“, disse o seleccionador do Irão, destacando o lance em que CR7 viu amarelo. “Já sei que vou ter o país [Portugal] contra mim, mas depois do que aconteceu em 2010 já estou habituado. Mas digo isto sobre o Ronaldo como podia dizer sobre o Messi, se é cotovelo é vermelho”, acrescentou, dando a entender que o avançado do Real só não foi expulso por ser uma estrela do futebol mundial.


51 Comentários
Xyeh
Mas o uso do VAR não obriga que o árbitro a marcar falta tenha que dar vermelho, foi verificar uma possível falta para vermelho, no seu entender achou que era falta mas apenas merecedora de amarelo, não sei porque é que são tanto preto ou branco quando as regras não dizem que em caso de uso do VAR numa falta em que exista dúvida de vermelho tenha que ser dado o vermelho. Para mim amarelo é bem dado, se fosse vermelho não era escândalo, aceita-se qualquer uma das duas porque o árbitro ou interpreta que foi uma agressão ou que foi uma disputa de bola em que acabam por se tocar. Relembrar que o Quaresma levou uma na cara depois de já ter sido marcada falta e ninguém diz nada…
andreacteles
Nem mais, há uma coisa que se chama o critério. Há as leias e depois consoante cada lance há o critério do arbitro. Se o arbitro entendeu que não foi agressão para vermelho, há que aceitar assim como teríamos que aceitar caso mostrasse o vermelho
Santos David
Tudo certo
RodolfoTrindade
Para mim o amarelo foi bem mostrado.
Kacal
Para mim não é agressão e não é lance para cartão vermelho. No entanto, uma coisa é verdade, tendo o arbitro dado o amarelo é porquê assumiu que foi falta e logo era vermelho, nunca amarelo.
Littbarski
Queiroz está a fazer o trabalho dele e até acho que resultou, em parte.
O choradinho que fez antes do jogo, sobre o Irão ser pequeno no futebol e por essa razão haver dualidade de critérios nas análises do VAR pressionaram o árbitro na marcação do penalti contra Portugal.
Mas no lance da cotovelada não tenho dúvidas que se fosse outro jogador tinha levado vermelho. O árbitro não aguentou a pressão do Irão e sentiu que tinha que tomar uma atitude, mas não podia expulsar o Cristiano e por isso deu-lhe amarelo. O que para mim não faz sentido, ou acha que houve agressão e o expulsa ou manda seguir o jogo sem o admoestar.
O homem fez o seu papel, se fossemos nós a perder e o treinador a dizer o mesmo estava-mos a defende-lo e a concordar que tinha-mos sido roubados. Para além de que este show-off no final também é ele a trabalhar para poder continuar como selecionador até ao próximo Mundial.
Agora a conversa de que à 8 anos que é perseguido por todos em Portugal por causa do Mundial de 2010 é que acho de mais. Tudo bem que não foi bonita a forma como foi empurrado para fora da selecção, mas já se passaram oito anos. Acho que não há necessidade de andar a remexer num assunto que deveria ter ficado no passado. Ainda para mais quando o Gilberto Madaíl já nem sequer está na federação vai para 7 anos.
Pedro Salgado
Chega a dar pena ver o Queiroz neste registo patético, de um incompreendido e totalmente ressabiado com o país, com os jogadores, com a federação e……..com ele próprio. Ainda é mais patético quando estamos a falar de alguém que tem motivos de sobra para estar orgulhoso da sua carreira.
SenyorPuyol
Apesar de estar muito feliz com a parcialidade que demonstrou o árbitro, tenho de reconhecer que Queiroz tem razão.
A aquela velocidade, eu também não vi motivo para vermelho, a bola já nem estava perto deles. E deixar seguir era naturalíssimo… MAS, se pára o jogo para ver o vídeo, só tem duas opções nesta situação, ou não faz nada, ou dá vermelho… Se vê motivo para admoestar o Ronaldo, o cartão devia ser de outra cor, e aí entra a parte do “não há meio cotovelo”.
Ainda assim, repito, estou feliz com a parcialidade que o árbitro demonstrou e agora é só pensar nos oitavos!!
KubaDias
Ao ver a repetição vê-se que o que Ronaldo tem um movimento claramente premeditado, tenta acertar uma vez e nao consegue e dps (sempre com o braço naquela posição) acerta realmente no adversário. Independentemente da subjetividade das observações quando o árbitro vê e considera falta/agressao, dar o amarelo fica muito mal, nestas situações ha sempre os intocáveis, cr7 e messi à cabeça, mas dizer que nao houve nada é de quem é claramente tendencioso e nao pensa no “e se fosse ao contrário?”
Tartaruga
Por mim as idas ao VAR são uma palhaçada não pode ser por tudo e por nada. Por mim cada equipa tinha 2 idas ao VAR por jogo como no tennis. Assim em vez de reclamar, pede que o árbitro vá ao VAR. Para facilitar faziam com que só o capitão ou o treinador possam pedir isto.
Santos David
O arbitro nao vai ver o VAR a pedido de jogadores ou de treinadores, ou os arbitros do VAR veem algo e chamam o arbitro ou o arbitro tem duvida e chama o VAR
Tambem acrescento que por vezes o arbitro e os arbitros do VAR comunicam e nos
nao sabemos
FilipeA
As idas ao VAR foram todas justificáveis: possiveis penaltis e expulsões. Se o jogo foi muito “acidentado” dentro da àrea, a culpa não é do VAR/arbitro.
Para terminar, o arbitro foi ao VAR a pedido do mesmo, não dos treinadores, portanto a comparação com o tenis não tem sentido.
Mantorras
Isto nao e agressao nenhuma. Tenham juizo.
Looper
Nao entendo de todo a decisao do arbitro. Eu nao acho agressao, mas, se admite que ha falta, entao é vermelho. Dar amarelo é que nao faz sentido.
TheHunter
Não ouve falta nenhuma mas claro que tinha que vir o choradinho já demonstrado ao longo da semana, nada de novo.
Aimar Costa
O Carlos Queiroz fez um grande trabalho com o Irao, como ja tinha feito no United. Pena nunca ter rendido mais no futebol europeu. Acho que ainda vai a tempo porque se valorizou. Agora, esta conversa da arbitragem nao é nada de inédito tendo em conta que as equipas mais pequenas costumam ser prejudicadas e este lance é bastante duvidoso.
Mike-UK
Eu se tivesse nascido em Moçambique e me orgulhasse em todo o santo sítio a que vou de ser Moçambicano e recusasse ser chamado de português também não teria problemas nenhuns que Portugal estivesse contra mim.
Aí, 100% de acordo com o Queiroz.
Portugal deve muito a este senhor, muito mesmo. Recordo que em 1993 ele proferiu as seguintes palavras, depois de ter falhado a qualificação para o mundial de 1994: “é preciso limpar a porcaria toda da federação”.
Assim se fez, despediu-se o Queiroz e desde então temos estado, a nível de selecções, na alta roda do futebol mundial como nunca antes na nossa história.. em boa hora ocorreu aquela vassourada e se limpou a porcaria que havia que limpar.
Luis La Liga
Realmente em 2002 estivemos em grande, em 2014 fomos imparaveis. Em 1998 nao me lembro sinceramente. Devemos ter ido a final com o Ronaldo lesionado.
Mike-UK
Vejamos:
O que eu disse: “despediu-se o Queiroz e desde então temos estado, a nível de selecções, na alta roda do futebol mundial como nunca antes na nossa história”.
Factos:
Fomos ao Euro 96 – Quartos de Final depois de 1º lugar no grupo.
Falhámos 98 – Obrigado Sr. Batta.
Fomos ao Euro 2000 – Meias Finais depois de 1º lugar no grupo.
Fomos ao Mundial 2002 – melhor do que não ir.
Fomos ao Euro 2004 – Final depois de 1º lugar no grupo.
Fomos ao Mundial 2006 – 4º lugar, melhor do que não ir.
Fomos ao Euro 2008 – Quartos de final depois de 1º lugar no grupo.
Fomos ao Mundial 2010 – melhor do que não ir.
Fomos ao Euro 2012- Meias finais.
Fomos ao Mundial 2014 – melhor do que não ir.
Fomos ao Euro 2016 – horrivel fase de grupos. Campeões da Europa.
Fomos ao Mundial 2018 – melhor do que não ir.
Horrivel esta vida portuguesa depois do Queiroz. Melhor mesmo era ter ficado sempre em casa como antes.
Marik
A juntar ao 2004 miserável, 2006 enfadonho, 2012 péssimo e 2016 a culminar a desgraça, podemos mesmo dizer que após o Queiroz os resultados têm sido péssimos.
BioSpot
Este Queiroz é de um nojo que não há palavras também.
Passa a semana toda a condicionar a arbitragem para este jogo, durante o jogo sempre a pedir VAR por tudo e a protestar, e no fim agarra-se a um lance que sinceramente, para mim, não existe absolutamente nada… O movimento que o Ronaldo faz é de tentar se libertar de alguém que lhe está a condicionar a tentativa de fazer pressão…
Que fique pelo Irão e não volte, que não faz falta cá também esse Queiroz.
TheRevolution
Para mim é mais surreal ver um treinador ter as declarações que tem no jogo com a Espanha, depois não se calar durante a semana inteira (sempre sem razão) sobre árbitros, chega ao jogo e pressiona o árbitro desde o 1º minuto. Existem ate atitudes dos jogadores do Irão para com o árbitro (após marcar penalty para nós) que deviam dar direito a expulsão. Existe ainda uma clara agressão sobre o Quaresma que não é sancionada e depois acaba assinalar o penalty mais surreal que eu já vi assinalado com VAR. Ele até vai falar ao ouvido dos jogadores portugueses durante o jogo, parecia que podia tudo…
Mas ainda há quem diga que tem razão e é um grande treinador. O mesmo treinador que jogava um futebol ainda mais defensivo que o próprio Fernando Santos (e falo quando treinou a selecção portuguesa) em que nunca tentou ganhar à Espanha nesse Mundial, apenas jogou para 0-0. Mas tem razão e é um grande treinador para muitos. Porque será?
O mais interessante é ver estrangeiros a falar da postura negativa do Queiroz e como o Irão tentou bater Espanha e Portugal na base da vitimização, perda de tempo e da pressão sobre o árbitro, mas para certos portugueses essa postura é natural e de um grande homem. Interessante que são os mesmos que se atiram a Ronaldo e gozam com “sorte” de FS.
E antes que venham, Ronaldo podia ter sido expulso (mas seria muito puxado), sim. E nós com FS não jogamos nada. Mas isso não esconde o facto desta postura de Queiroz dar-me vergonha que seja português.
Luis La Liga
Tens vergonha de ser portugues? Deu titulos mundiais sub-19 e sub-20 a portugal, impulsionando uma das melhores geracoes do futebol portugues.
Perdeu contra a melhor geração de espanha, e quiça a melhor selecao de sempre com 2 europeus e 1 mundial, numa altura em que era muito dificil ganhar a selecao espanhola.
O problema nao e Fernando Santos jogar a defensiva contra espanha, brasil, ou frança. E nao jogar contra iraos, Marrocos e outras que tais.
Quanto ao caso de ronaldo, qualquer pessoa que perceba minimamente de futebol percebe que aquilo e vermelho obvio (e nao nao seria muito puxado). Ta sem bola, e atinge jogador contrario com o vermelho
Barinho
O tuga é assim. Quando jogávamos bonito e perdíamos não lhes interessava vitórias morais. Quando ganha mas joga um futebol mais chato, so ganhou por sorte, demérito do adversário ou ajuda do árbitro. A galinha do vizinho é sempre melhor que a minha.
O mesmo se passa com o Ronaldo. Fosse ele brasileiro, argentino ou espanhol. Era um Deus. Mas depois dizem que não se pode falar mal dele quando o que mais há aqui é um fanatismo anti Ronaldo. Continuam a não saber aproveitar existir na mesma altura destes dois monstros porque pra mal dos seus pecados, um deles é português e o português tem que se resignar a ser fraco e ai dele que diga que quer ser o melhor.
Luis La Liga
Ganhamos hoje? Ganhamos contra espanha? nem exibicoes, nem vitorias.
Fernando neves _36
Ganhamos no Europeu. E com o Queiroz em termos seniores ganhamos quando ?
ThatMan
Para mim é lance para vermelho. Acerta com o cotovelo é vermelho, mas o VAR dar amarelo é pior que não dar nada. E não é por já ter errado noutro lance que deixa este de estar errado, caso contrário nunca se anda para a frente.
Não sei como há pessoas a dizerem que não vêm cotovelo nenhum, ou que não é falta para vermelho…
R1906
Queiroz só diz isto porque é o Ronaldo. Depois do que aconteceu no Mundial 2010 , onde houve n confusões , uma delas entre eles já esperava.
O show que fez antes, durante e depois do jogo, em comparação com o que foi fazendo antes é sempre bom ver.
André Dias
Para mim não há absolutamente nada, Ronaldo apenas tenta ganhar a posição e o jogador do Irão ao sentir o contacto deixa-se cair e tenta sacar a falta. Dito isto, concordo com o Queiroz, não devia haver meio termo. Se o árbitro acha que houve agressão tem que dar vermelho a Ronaldo, se não houve nada o jogo tem que seguir sem cartão nesse lance. Dar o amarelo foi uma tentativa de acalmar os protestos iranianos sem incitar protestos portugueses, foi uma meia medida que a meu ver prejudicou a credibilidade do árbitro para o resto do jogo.
Contudo, já chega de falar em arbitragens, senhor Queiroz. O país não tem nada contra si mas não há paciência para pessoas que tentam passar-se por coitadinhas, criticam arbitragens a semana inteira, referem episódios de há 8 anos atrás em busca de um argumento e ainda passam o jogo a protestar contra a arbitragem e a incitar adeptos que já estavam demasiado exaltados.
Nickles
Existem n interpretações. Para mim não é agressão.
Agora o Queiroz tem razão numa parte, se o árbitro mostra amarelo ao Ronaldo é porque assume que houve uma cotovelada. Consequentemente assume que houve agressão. Logo o único cartão nesta situação seria o vermelho.
Mas o árbitro conseguiu tomar a única opção ridícula possível neste caso.
Fefe Varanda
Surreal ler isto, e ainda ver pessoal a dizer que tem razão, pior arbitragem do mundial de longe, completamente descontrolado este jogo, decisões muito más para os dois lados, mas dizer que isto é vermelho por favor…
Daniel Santos
Concordo a 100%. Eu sou apoiante do VAR mas se se cometem erros na mesma depois da visualização do vídeo então nem se corrige o erro inicial e ainda se dá má imagem ao VAR/FIFA/árbitros. Não tenho nenhuma dúvida que só não houve expulsão porque era o Cris.
Mexicano
Então e o capitão do Irão que dá uma cabeçada no árbitro? Também não foi expulso por ser o CR? Ou os jogadores do Irão que empurraram o árbitro?
Tem piada, pois se bem me lembro o CR apanhou 5 jogos no início da época por ter empurrado um árbitro, mas pelo menos 3 jogadores do Irão empurram o árbitro (além dos protestos exagerados, tanto dos jogadores como do treinador) e não ouço ninguém a mandar vir.
Aliás, para mim o CR ganha posição clara, mas também não ouço ninguém a mandar vir com obstrução do jogador iraniano. Sim, porque proteger a bola de sair estás a jogar a bola, ali ele só está a obstruir. A arbitragem foi ridícula e não foi a favor de Portugal.
Mais, o penalty sobre o CR é claríssimo e o árbitro está a olhar para lá a 3 metros e ainda é preciso ir ao VAR.
O penalty contra Portugal é bem marcado (acho um penalty ridículo que nunca deveria ser marcado), pois a Dinamarca também levou com um destes penaltys ridículos contra a Austrália. Ao menos houve coerência.
Maria29
O jogador do irão que deu uma chapada ao Quaresma também não foi expulso por ser o Cris?
Daniel Santos
O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Esse lance nem foi analisado pelo VAR.
Joao X
Percebo o que quer dizer mas sinceramente acho que não é falta para vermelho.
E Queiroz não merece o tratamento que tem, é um bom treinador.
RuiF
O Queiroz merece o tratamento que tem, porque é um ser execrável. Queixa-se da arbitragem quando colocou uma enorme pressão sobre a arbitragem desde a antevisão ao jogo.
Quero eu e muitos, lá saber quão bom treinador ele é, quando tem uma personalidade de besta e é puramente maldoso. Fora da nossa vista.
dabide23
Puramente maldosa foram as manhas que a FPF, encabeçada pelo “grande” Gilberto Madaíl, arranjaram para correr com Carlos Queiroz de Seleccionador!
Como não foram homenzinhos para o despedir, lá se fizeram valer de esquemas para correr com ele…
Acho que o Carlos Queiroz já podia ter ultrapassado o que aconteceu, mas o que lhe fizeram foi nojento!
Kafka
Na mouche Queiróz, a dizer as verdades…claro que em Portugal é considerado crime dizer as verdades, quando as mesmas incidem sobre o Cristiano, que mais uma vez prova que só é forte mentalmente quando as coisas lhe correm bem, mas quando lhe correm mal é fraco, bastante fraco mentalmente e facilmente perde o discernimento e o auto-controle…..sempre foi assim, basta ver as vergonhosas atitudes que teve no Mundial 2010 e Mundial 2014, entre muitos outros casos que provam o quanto é fraco mentalmente quando as coisas lhe correm mal
RuiCosta10
O Queiroz é uma personagem ridicula e a unica coisa que fez a semana toda e inclusivé durante o jogo foi chorar porque a arbitragem tinha sido má contra a espanha. Se calhar ainda queria ser selecionador português para jogar com o Pepe a trinco e o Hugo Almeida a extremo direito. E para levar os jogadores aos seus restaurantes e cobrar dinheiro às pessoas que lá vão para se sentarem com os jogadores. Não vale nada como ser humano e é bem feito que ande pelo Irão e seleções do mesmo nivel.
BioSpot
A sério que dizes isso Kafka? Essa persona non grata passa a semana que antecedeu este jogo a pressionar a arbitragem e o VAR, continua a fazê-lo durante o jogo todo… e ainda vem acusar tudo e todos? Mas comemos gelados com a testa? Há limites…
Nodlehs
Ronaldo fraco mentalmente quando as coisas correm mal? Hahahahaha e então quando o Messi meteu 4 bolas de ouro seguidas? Se fosse fraco mentalmente nunca mais “apanhava ” o Messi…
Toda a gente por vezes “perde a cabeça” ( Zidane que o diga )
Joao X
Que atitudes foram essas?
Hugo Santos
Penso que se está a referir aos comentários que fez depois de sermos eliminados. Em 2010 teve aquela saída do “Perguntem ao Queiroz”. Em 2014 foi quando disse que Portugal era uma selecção limitada, que mesmo não sendo mentira, fica-lhe mal o comentário junto dos colegas que sempre o defendem/endeusam.
Barinho
Nem ele sabe. O ódio e cegueira são tão grandes que vale tudo. Depois do jogo de hoje, a odd de vi com estas tretas nem a 1 chegava.
Kafka
Nem eu sei? mas brinquemos? ou e só falta de memória da tua parte?
Em 2010 assim que é eliminado, vem publicamente dizer que a culpa é do treinador e para irem perguntar ao treinador porque Portugal perdeu
Em 2014 assim que é eliminado vem dizer PUBLICAMENTE “nós somos eliminados, porque apesar de eu ser muito bom, os meus colegas são todos fracos”
Mas isto é de lider? mas isto é de alguém forte mentalmente? é tão forte, que precisa de pôr as culpas dos seus fracassos nos outros…para além de como capitão ser vergonhoso tecer este tipo de declarações
Senão sabes o que aconteceu, talvez não fosses nascido nessa altura, é um problema teu, agora vires aqui insinuar que eu não sei do que estou a falar quando tu é que demonstras que não sabes? vamos lá ter um bocadinho de noção
Joao X
Não me recordava dessas duas situações e realmente Ronaldo esteve muito mal.
Barinho
Meu caro já estamos nessa de assumir idades? É que se fossemos pela tua maneira de comentar e coerência nem idade pra tar sozinho na net tinhas.
Já tenho 34 anos, já vejo bola há muito tempo. Do que acompanho dos teus comentários não tenho dúvidas que és de quem mais percebe de aporto neste blog mas ao mesmo és sem dúvida o mais cego. Quando o assunto é Ronaldo/Messi, Barça/Real, Mourinho/ Guardiola, etc mais vale nem tentar porque é como falar para uma parede. Uma pena.
E estivesse o Queiroz do nosso lado e tivesse estas declarações, andavas mesmo a chamá-lo de ressabiado e que isto eram desculpas esfarrapadas.
Mas já se sabe que estas mais nervoso com o jogo de manhã por isso hoje da-se um desconto.
User1990
Não consigo perceber como é que ele vê uma cotovelada, eu não vejo, a única coisa que vejo é o Ronaldo a por a mão no peito do jogador e a puxá-lo para tras. Ele ainda está com o que o Ronaldo lhe disse atravessado na garganta por isso é que ele veio com isto.
Nodlehs
Só vi o lance de 1 prespectiva que ainda não vi o resumo do jogo, mas também me parece que não lhe toca na cara sequer
Godvader
Concordo em parte com o Queiroz, ou é cotovelo ou não é. Devia era ter sido amarelo para o jogador do irão por simular, o toque foi bem ligeiro, ele aproveitou para se mandar para o chão.