Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Ronaldo é o melhor jogador da história e vai superar golos de Pelé»

As estatísticas é que definem o melhor de sempre? Parece óbvio que CR7 vai fazer perdurar a sua carreira até ser o n.º 1 em várias categorias, a dúvida é perceber qual será a resposta de Messi, que por exemplo ao nível de golos só tem menos 28 que o português, mas em compensação é dois anos mais novo.

Cristiano Ronaldo chegou à espectacular marca de 700 golos na carreira, mas o seu empresário, Jorge Mendes, acredita que o melhor ainda está para vir e que o avançado da Juventus vai ultrapassar os 767 golos de Pelé. “Ele é o melhor de sempre e, com a camisola da Juventus, o melhor ainda está para vir. Vão ver que ele vai bater a marca de golos de Pelé”, disse o representante do internacional português, em declarações ao jornal Tuttosport, prosseguindo: “Os números não mentem e mostram a forma superior como Cristiano Ronaldo bate todos os recordes, que o elevam à categoria de melhor jogador da história do futebol. E por larga margem, por tudo aquilo que conquistou ao serviço de diferentes clubes, em Inglaterra, Espanha, agora em Itália e ao serviço da Seleção Nacional. Com Ronaldo, Portugal jogou três finais e ganhou duas”, acrescentou Mendes.

69 Comentários

  • Marcio Ricardo
    Posted Outubro 16, 2019 at 6:50 pm

    É difícil dizer que é o melhor de sempre quando o melhor treinador português de todos os tempos diz que o melhor jogador que treinou é o Ronaldo brasileiro..

    É difícil dizer que é o melhor jogador de sempre quando no Brasil jogadores como Romário, Pelé e Túlio Maravilha são conotados com mais de 1000 golos na carreira e não 700..

    É difícil dizer que é o melhor de sempre quando Messi que é mais novo dois anos e continua em atividade está apenas a 30 golos de Ronaldo e pode até ser que supere Pele primeiro que o Português..

  • Kafka
    Posted Outubro 16, 2019 at 5:44 pm

    A campanha de marketing para a Bola de Ouro fica oficialmente aberta, de agora até Dezembro será a choradeira habitual, com posts practicamente diários e entrevistas semanais a chorar e a fazer trinta por uma linha, só para apelar ao voto tal e qual fez no Best

    Mas calma que em proibido se dizer que há esta campanha em curso, é tudo natural e todas estas entrevistas são mera coincidência e nada disto é planeado obviamente

    • bmcrl
      Posted Outubro 17, 2019 at 11:35 am

      Uns elevam-no ao patamar de Deus, outros a um jogador de distrital. Eu também acho que Messi é o melhor jogador desta geração, mas falas de Ronaldo como se fosse o Pizzi.

  • Quinhas
    Posted Outubro 16, 2019 at 3:25 pm

    Jorge Mentes adora lançar pérolas e nem tem o mínimo problema em cair no ridículo .A manta é que não dá para tudo …umas vezes a teoria de conveniência é em relação aos golos,depois já são os títulos,outras é Bota de Ouro,depois Bolas de Ouro…decidam-se.
    A primeira vez que disse isso,foi risada mundial ,mas ele é persistente,tem que olhar pela galinha dos ovos de ouro,como dizem alguns,está no seu direito.Porque hoje em dia já não há a questão dos “atributos individuais”agora é uma questão de gosto,dizem?
    Se formos a ver em questão de atributos individuais ,como eram reconhecidos muitos cracks e Génios ,que nunca ninguém falava em números ou títulos,porque senão Gerd Muller e Cruyff estariam em posições diferentes e até teríamos o Arbeloa nos Tops ….e o Dani Alves???uiui
    A minha batalha é precisamente esta,embora sejam importantes os títulos e números ,quando falamos no MELHOR ,este tem que reunir “atributos individuais”que se destaque dos demais…e eu pergunto ,o cr sem golos estaria no vosso Top 5,isso contando rapidamente e facilmente com Maradona,Pelé,MESSI,Fenômeno,Ronaldinho,Cruyff,Platini,Di Stefano,Zizou,Zico,Van Basten…Todos esses tinham um futebol Mágico ,jogadas memoráveis ,mesmo não marcando eram eles a fazer a diferença a deixarem adversários e espectadores boquiabertos com jogadas numa cabine telefónica rodeados por N adversários ,devido a sua noção elevada do tempo/espaço ,critério,visão de jogo , técnica e Inteligência superior,atributos esses que cr não tem…por mais que falem em superacão ,treinos,força mental e…
    Marca muitos golos e tem obsessão pelos números,mas por mais propaganda que façam,eu vejo jogos e tenho opinião própria…até porque conheço muitos que não vêem jogos e têm coragem de afirmar que ele é o maior…ou como ouvi num programa brasileiro ,que disseram que MESSI é Melhor mas o cr é Maior??

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 16, 2019 at 2:23 pm

    Parece tão fácil dizer ” Ronaldo vai continuar a jogar até conseguir bater todos os records”.
    Se é tão fácil porque não foi feito por outros antes, na era do futebol moderno?
    Houve quem chegasse até tarde, mas tenha começado tarde também e quem tenha começado cedo e cedo acabasse.
    Começar cedo e acabar tarde, só Messi e Ronaldo, veremos Mbappé (não pode continuar na liga francesa).
    Não parece que Ronaldo queira descer o nível onde joga para continuar a marcar golos.
    Poderia emigrar para os states e aí continuar a marcar golos, como fez Ibra, mas ele quer continuar a jogar ao mais alto nível, e aí marcar os seus golos.

    Essa capacidade de Ronaldo e Messi eleva-os a níveis nunca antes atingidos.
    É absurdo não os colocar em patamares superiores a todos os outros (futebol moderno), exactamente por essa capacidade de o fazerem por 17 anos, quando outros apenas o fizeram por 5 anos.
    O talento natural é outra coisa, se Ronaldo Nazário não tivesse as lesões e decorrente abaixamento…
    Qual a razão de Maradona ter tão poucos golos em relação a Messi, jogando na mesma posição e tendo no mínimo o mesmo talento?
    Pela vida que levava, a partir dos 22 deixou de conseguir esticar o jogo individualmente, mantendo-se grande, na medida do possível, até aos 28, mas já aí longe do que o seu potencial permitiria. A partir dos 28 anos, apenas um jogador normal.
    Vamos ser permissivos e colocá-los (Ronaldo Nazário e Maradona) no mesmo patamar que Ronaldo e Messi que juntaram ao potencial, a capacidade de trabalho, vida regrada e alguma sorte?
    Não é possível fazer isso, Messi e Ronaldo não têm par e dificilmente terão.
    Neymar já está muito longe e Mbappé veremos como corre.

    Cruyff não tendo chegado ao mesmo nível, no cúmulo de jogador e treinador foi a pessoa mais influente no futebol.
    Não concordo com esta postura de Jorge Mendes, que imita aqueles defensores de Messi que ignoram a presença de Ronaldo.
    O correto é dizer que são os maiores, de longe do futebol moderno, e deixar que o gosto pessoal decida por um deles.

    • Pésquerdo
      Posted Outubro 16, 2019 at 4:01 pm

      Excelente comentário.
      A nível de performance pura estão muito longe dos demais, penso que ninguém no seu perfeito juízo os pode comparar (nesse aspecto) com qualquer outro jogador do futebol moderno.

      A nível de gosto pessoal e estilo de jogo, é que penso ser justo haver variadíssimas opiniões diversas. Até hoje lembro-me de me arrepiar a ver jogar o Zidane, algo que nunca se repetiu com outro jogador de futebol… tinha alguns 10 posteres dele no quarto, era puto e jogava na mesma posição dele, tentava imita-lo nos treinos e jogos. Nunca apreciei tanto ver um jogador em campo. Ainda assim, reconheço que Messi e CR7 são completamente de outro nível.

      • SenyorPuyol
        Posted Outubro 16, 2019 at 4:35 pm

        Serei eu então demente? ;)

        • Pésquerdo
          Posted Outubro 16, 2019 at 5:32 pm

          De acordo com o que transparece, parece-me de todo improvável. ?

          Por curiosidade, e pela minha consideração pela sua opinião em geral, com quem se comparam, a nível de performance, Messi e CR7?
          Abraço

          • SenyorPuyol
            Posted Outubro 16, 2019 at 10:43 pm

            Agradeço! haha

            Falando do futebol moderno eu coloco por exemplo Ronaldinho, Fenómeno, Zidane, Xavi, Iniesta ou Henry, por exemplo, no patamar de Messi e Ronaldo. E apesar de ninguém o fazer (nem eu), aceitaria quem colocasse algum desses como o melhor que viu e até encontraria bastante interesse na opinião dessa pessoa. Eu simplesmente acho que a avaliação e comparação não deve ser tão “regulamentada”.
            Para exemplificar, há quem diga que não se podem comparar eras, eu discordo totalmente. Há quem diga que a quantidade de anos no topo são essenciais nesta avaliação, eu sinceramente não encontro tanta relevância nesse dado.

            São tópicos que com o passar do tempo acabam por limitar o nosso próprio pensamento por se fixarem como um lugar comum do debate, eu pessoalmente penso que não devemos procurar tão avidamente um paradigma, não porque isso seja mau, mas precisamente porque julgo que fecha um pouco a nossa visão.
            Ainda noutro comentário neste post refiro que Valdés ficou rotulado com as lacunas do seu início de carreira e com isso as avaliações que se lhe faziam iam ficando nesse “lugar comum” e nunca pôde ser valorizado pela sua evolução enquanto jogador.
            Com Ronaldo e Messi, vulgarizou-se o conceito dos “2 ETs” e acabou por se zelar em demasia esse status quo, isto obviamente na minha opinião.

            Porque digo isto? O que mais destaco destes dois é sem dúvida o equilíbrio que alcançaram entre a sua preparação física e mental, mas em termos de jogo acredito que se pode abrir mais o leque. Ambos fizeram épocas monstruosas, como as 2007/2008 e 16/17 de Ronaldo e as 10/11 e 14/15 de Messi, mas é que para mim, não foram sempre os dois melhores, assim de repente, a nível exibicional, para mim a 09/10 de Sneijder foi melhor que a de Ronaldo, a 13/14 de Suárez foi melhor que a de Messi e estou a falar de jogadores que nem fazem parte da lista que citei.
            Para concluir, só nos últimos 2/3 anos vi por exemplo Salah, Neymar, Hazard ou Suárez a fazer vários jogos ao nível dos de Ronaldo ou Messi, mas o comentário que nos fica na mente depois desse jogo é apenas “mas que jogaço de Salah/Neymar/Hazard/Suárez”, quando um jogo de Ronaldo ou Messi ao mesmo nível nos imprime na mente “é por isto que é o(um dos dois) melhor(es) do mundo”.
            Isto não é uma crítica, ainda me vai acontecendo o mesmo a mim, esta realização apenas me aparece em retrospectiva. Mas em boa hora comecei a pensar assim, acredite que aprecio muito mais Ronaldo e Messi desde que os comecei a ver como dois mortais que tiveram a sorte competitiva de se ter um ao outro.

            • Pésquerdo
              Posted Outubro 17, 2019 at 9:11 am

              É uma opinião mais que legítima e bem fundamentada. Aceito, e coloco todos esses jogadores que apontou num patamar altíssimo.
              Zidane, desse lote, foi para mim o mais impressionante, mas isso é consequência de um gosto pessoal pelo seu estilo de jogo em concreto.

              Eu penso que o que separa Messi e CR7 dos demais são mesmo os números, frutos de uma capacidade de se manterem ao mais alto nível por mais do que uma década. Isso deu origem a números estratosfericos e à criação desse status quo, muito devido a uma habituação a golos jogo sim – jogo sim por parte deles, algo que os adeptos de futebol não estão habituados.

              Penso que depois entrarão os gostos pessoais de cada um, que escolherão entre um e outro, mas não os consigo colocar ao mesmo patamar de outras lendas passadas, muito devido à insistência que eles apresentam em manterem-se no topo ano após ano e aos números que daí advêm.

              Estes dois tipos juntos têm até hoje 1372 golos e 493 assistências. Ou seja envolvimento directo em 1865 golos. Isto são mais golos que alguns clubes históricos marcaram nos seus últimos 30 anos. Números completamente paranormais e que os destacam dos demais.

              • SenyorPuyol
                Posted Outubro 17, 2019 at 12:16 pm

                Tudo correcto!
                Atenção que eu concordo que a carreira de Ronaldo e Messi é assinalável. Eu simplesmente não dou tanto valor a isso como factor de distinção comparativa face aos demais. Pessoalmente nunca os destaco por esse aspecto mas sim pela inteligência em campo. O tal equilíbrio que encontraram entre preparação física e mental, vale tanto para as suas gestões de carreira como para as prestações dentro de campo.

                É que a longevidade também depende de vários factores. Tal como o fiz em resposta ao Artur Trindade, uso Suárez novamente como exemplo. Tem uma produção média de golos+assistências próxima da do Ronaldo, no entanto tem menos 300 jogos. O que justifica tal diferença nesse número? O início de carreira do uruguaio foi bastante atribulado, combinando falta de apostas, explosão tardia e ainda a sua propensão a envolver-se em polémicas. No entanto, depois de atingir altos patamares no futebol, também mostrou uma regularidade comparável à de Ronaldo e Messi durante quase uma década. Em que medida a capacidade do uruguaio em se manter no topo ano após ano é diferente dos dois supracitados, o mesmo se aplica a Xavi por exemplo.
                Por isso na minha opinião, a questão dos 15 anos apenas é possível pelo contexto, ambos encontraram ambientes em que foram sendo potenciados como a next big thing. No Barcelona fomos moldando sistemas a Messi. E no caso de Ronaldo, ele foi uma aposta pessoal de uma autêntica instituição como é Sir Alex Ferguson, que o tomou sob a sua asa e o fez crescer até ao ponto em que se conseguiu assumir como uma referência suficientemente preparada para que um clube como o Real Madrid pudesse trabalhar em torno dele.

                Eu vejo os números que apresentam como fruto das circunstâncias, dispararam as estatísticas numa fase em que as gestões Laporta e Florentino conseguiram criar duas constelações em Espanha. Dois projectos bastante bem delineados que assentaram desportivamente em dois indivíduos com uma força mental incrível.
                É essa força e o talento de ambos que eu valorizo e uso como ferramenta comparativa. Por sua vez, os números e a longevidade, lá está, apesar de entender perfeitamente e valorizar a opinião de quem as tome como referência, a mim, por perspectiva pessoal, passam-me um pouco ao lado.

                • Pésquerdo
                  Posted Outubro 17, 2019 at 12:59 pm

                  É um excelente ponto de vista. O que realmente os diferencia dos demais, factual-mente, são os números.
                  Números esses que são originários de projectos com longevidade montados um pouco à volta deles, alguma sorte de circunstâncias, mas sobretudo um talento (Messi por cima) e força mental (CR7 por cima) de uma dimensão enorme.

            • Artur Trindade
              Posted Outubro 17, 2019 at 9:00 am

              A necessidade de catalogar é inerente ao ser humano, mas se for necessário realizar rankings, lá teremos que fazer uma avaliação, assente necessariamente em dados.
              E os factos são basicamente golos (em jogadores de características ofensivas), assistências e longevidade de rendimento. E considerando esses parâmetros Messi e Ronaldo estão disparados de todos os outros, considerando o futebol moderno.
              Eu poderia dizer que Mantorras e Cherbakov estariam ao nível de JVP, mas estaria a considerar apenas o talento inato, desvalorizando totalmente a longevidade. Talvez o talento inato concorra para uma classificação de “melhor”, mas não sirva para classificar “o maior”.

              • SenyorPuyol
                Posted Outubro 17, 2019 at 11:26 am

                Para mim a necessidade de catalogar é inerente à sociedade occidental moderna, não ao humano enquanto ser. Por outro lado a reacção a fenómenos e expressões incomuns parece-me uma característica mais inerente à nossa essência.

                Acredito que, posto isto, a valorização relativa dos jogadores em questão depende (mais que do gosto) da forma como vemos o futebol. Eu pessoalmente ligo-me ao futebol mais pela perspectiva lúdica (e mais tarde passional em relação ao meu clube). Como tal, atribuo mais valor ao talento e repentismo que à consistência e alcance de marcas.
                No seu caso – e digo-o sem qualquer juízo de valor – fico com a impressão que olha o futebol mais pela perspectiva desportiva/competitiva (o que também é válido, como é óbvio), daí dar tanta primazia aos dados como forma de medir o nível dos jogadores.

                Eu apenas penso que tanto de um lado, como de outro, se pode ser mais flexível, eu não posso dizer a ciência exacta que por talento e pelo que faz em campo o Messi é o melhor todas as semanas, porque não vejo toda a gente todas as semanas, tenho de ter uma base de sustentação prolongada no tempo e para isso, claramente, os dados são auxiliares importantíssimos.
                Mas por exemplo também acredito que não se pode ser tão irrevogável nos dados. Pegando no exemplo de Suárez novamente, tem uma média de produtividade golos+ assistências muito próxima ao Ronaldo (onde vi o dado, falavam de uma diferença de 0,03 (g+a)/jogo) e também leva 10 ou quase 10 anos no topo. Olhando puramente aos dados, a diferença de longevidade de ambos justifica tal disparidade na hora de avaliar e comparar os dois? Penso que não, e aí voltamos ao que eu digo, podemos (e na minha opinião devemos) ser mais flexíveis na hora de avaliar, pois estou convencido que os “regulamentos” postulados acabam por nos limitar demasiado.

                • Artur Trindade
                  Posted Outubro 17, 2019 at 1:07 pm

                  Acredito e aceito essa sua flexibilidade. Os números estão longe de traduzir tudo, e aqui faço a distinção pessoal, dos números de um ponta de lança, e jogadores como Messi e Ronaldo, que nunca o foram. Para mim, os números de Romário, Muller, ou o Suárez que citou, Lewandoski, Benzema, ou o nosso antigo Jardel, não têm um peso extraordinário.
                  A função e muitas vezes as características destes jogadores, são de jogarem na área e muitas das vezes encostar para golo.
                  Atribuo grande importância aos golos dos extremos/médios ofensivos/2º avançados, porque estamos a falar de jogadores que por natureza marcam menos golos e têm outra magia. Coloco Ronaldo e Messi neste grupo, onde também estão Maradona, Zidane, Ronaldinho, Neymar, Kaká ou Henry.
                  Acontece que por aguma razão Ronaldo
                  jogando na mesma posição que Henry e tendo as mesmas características físicas, conseguiu adicionar uma brutalidade de números (golos), pela força do seu movimento de ataque á área.
                  Messi sendo siamês em talento de Maradona, conseguiu ter golos em catadupa, sendo muito mais desiquilibrador individualmente. É aqui que os números desiquilibram, comparando jogadores do mesmo range.
                  Depois Messi e Ronaldo, lembraram-se de fazer isto, sempre durante 15 anos, e jogando sempre em clubes de topo. Não há comparação.
                  Claro que podemos ser flexíveis e adorar Gullit e Van Basten, R9. O prazer que eles não nos deram.

    • SenyorPuyol
      Posted Outubro 16, 2019 at 3:06 pm

      Mas porque é que essa última frase é o correcto? Isso é tão extremo como dizer que um ou outro é medíocre.
      Você tem uma opinião e argumentação bastante válida aqui, mas não me parece que possa postular o que é correcto ou não.
      Desde que se reconheça a enorme qualidade de ambos (porque é algo evidente) e se opine a partir do respeito, sou da opinião que não se têm que colocar ambos a par no topo do futebol moderno.

      Apenas queria deixar este reparo. De resto, comentário e postura assinaláveis.

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 16, 2019 at 8:37 pm

        Estão ambos a par por serem os primeiros, e porque a distância para todos os outros ser grande.
        Pode-se achar que Messi ou Cristiano levam vantagem como primeiro, mas será correto achar que o 2º, seja Lionel ou Cristiano está distanciado dos restantes.
        A distância para o terceiro é bem maior do que entre eles.
        É isso que falha nas análises simplistas, em geral dos “apoiantes de Messi”, não ser capaz de reconhecer Ronaldo como 2º destacado.
        Apenas consigo descortinar em Pelé e Di Stefano, magia, números e longevidade comparáveis a estes 2, sendo que Pelé terminou em 1977. Di Stefano foi um monstro do futebol mas terminou em 1966.

        • SenyorPuyol
          Posted Outubro 16, 2019 at 10:56 pm

          Reparou que você aponta um extremismo como falha defendendo ao mesmo tempo outro extremismo?

          Penso que posso ser confortavelmente enquadrado nos “apoiantes de Messi”. E para mim, Ronaldo não está num 2º lugar destacado, se isso faz de mim simplista, assim seja. Também não é minha intenção demovê-lo da sua visão, pois tal como disse mais em cima, apresenta uma argumentação bastante válida.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Outubro 16, 2019 at 8:34 pm

        Desde que se constate o óbvio, que é que Messi será o melhor no final, por mim podem falar à vontade.

        • SenyorPuyol
          Posted Outubro 16, 2019 at 10:46 pm

          Para mim Messi é melhor e para mim também ME é óbvio.
          Mas há argumentos para defender que é Ronaldo o melhor. E perfeitamente válidos. Pelo qual o seu comentário “é tão extremo como dizer que um ou outro é medíocre”.

      • Valderrama
        Posted Outubro 16, 2019 at 3:21 pm

        Subscrevo

  • Knox_oTal
    Posted Outubro 16, 2019 at 1:22 pm

    Quanto a mim é simples… é uma palermice pegada esta conversa do melhor de sempre!!!! É virtualmente impossível comparar jogadores em períodos tão diferentes, em que a pressão mediática é muito diferente, mas também as condições e acompanhamento a todos os níveis ao dispor dos futebolistas de topo nas diferentes Eras! O que se discute é pura e simples questão de gostos e afinidade!

    Por outro lado, é óbvio que Cristiano é um dos restritos Reis do Futebol no meio de muitos Príncipes e Duques! Tem vindo a construir uma carreira monstruosa, em termos de números, mas também com base numa atitude competitiva ímpar e uma capacidade de trabalho e evolução notável (basta comparar o CR7 de Manchester com o que se tornou, para o bem ou para o “mal”). Agora é injusto desvalorizar, por comparação ou ranking bacocos, o talento inato brutal de Maradona e as mudanças a que obrigou no panorama do futebol (os tecnicistas devem-lhe a ele a maior protecção que dispõem agora!), o impacto a todos os níveis (jogador, treinador, até filósofo do futebol) de Cruyff que simplesmente revolucionou o jogo, a elegância e técnica suprema aliada ao compromisso e liderança de Zidane, o talento + regularidade + competitividade extraterreste de Messi, o estrelato planetário inédito para a altura de Pelé que mudou o futebol e a até a sociedade no que toca por exemplo ao racismo, a potência tempestiva e imparável de Ronaldo Nazário, o Fenómeno, enfim entre mais alguns exemplos que, tal como Cristiano, merecem se sentar à mesa dos Reis, sendo injusto e impraticável na minha opinião dizer que um é melhor que os outros. Todos contribuíram para a evolução constante do futebol e todos foram extraterrestes à sua maneira!

    Mesmo em Portugal, não temos um só Rei nessa tal mesa… Eusébio pelo que fez pelo Benfica, pelo nosso futebol e até pela sociedade portuguesa numa altura de ditadura, ostracismo e parcos recursos merece claramente ser o KING, o Rei Pantera! Por isso, e pelas diferenças temporais e de condições, nunca direi que o Cristiano é melhor que Eusébio! Para mim são os dois igualmente lendários e uma honra em tê-los como compatriotas! E príncipes também temos alguns… como Chalana, Figo, Futre, Rui Costa, Coluna, entre mais alguns. E outros estão em vias de ganhar direito, pelo menos, ao principado como Bernardo Silva!

    Estas declarações de Jorge Mendes, valem o que valem (as pessoas têm a importância que nós lhes dá-mos)… é o seu empresário! Diria quase que é o mínimo que pode/deve fazer publicamente depois de ganhar tanto dinheiro em comissões…

    Saudações Desportivas

    • Mantorras
      Posted Outubro 16, 2019 at 6:58 pm

      Subscrevo. Excelente comentário.

    • Khal Drogo
      Posted Outubro 16, 2019 at 2:14 pm

      Excelente comentário!

    • psychomantis
      Posted Outubro 16, 2019 at 1:56 pm

      O melhor comentário daqui.
      É como dizes, é uma questão de gostos.
      Pessoalmente prefiro o Ronaldo, nunca o escondi, mas se alguém diz que prefere o Messi eu não consigo argumentar contra. São ambos fantásticos, são ambos Reis.
      Coloco Messi e Ronaldo um nível acima (Deus) de algumas lendas que referiste, como Pele Eusébio ou Maradona. Apenas faço essa distinção pelo tempo que Messi e Ronaldo estão a jogar ao mais alto nível.

      Mais uma vez grande comentário Knox.

  • Iosonopaulo
    Posted Outubro 16, 2019 at 1:21 pm

    Um tem máquina em constante propaganda … o outro vai ao Cirque du Soleil e relaxa com a familia, com o cão, bebe Chas de Erva Mate e é um genio dentro do campo.
    O Messi só ha pouco tempo começou a usar mesmo o Instagram … alturas houve em que fazia posts quase de mês a mês … o CR é de 3 em 3 dias e sempre com conteúdo super profissional e sempre a pedir likes e atenção.
    Plano desportivo … 1 tem uma equipa a fazer o trabalho para ele desde os tempos do Real.
    O outro é o motor da equipa, o piloto, a asa … é tudo e mais alguma coisa.
    So tem menos 28 golos mas tem um ratio jogos/golos superior … !!
    Ronaldo tem uma obsessão com história … quer criar um séquito a força toda … quer ser endeusado e procura que todos os endeusem … qual Testemunhas de Jeová.
    Messi, no seu jeito relaxado faz o mesmo ou mais … a diferença é que um é o que é… o outro criou um alter-ego para ser alguém.
    Dois monstros da.bola … 2 genios … mas CR começa criar-me indigestão.

  • Napoleon
    Posted Outubro 16, 2019 at 1:02 pm

    É sempre o mesmo depois de algum “feito”. Depois da conquista da Liga das Nações foi posts nas redes sociais e quase uma campanha eleitoral para meter Ronaldo na boca de todos para ver se o The Best ia para ele. Agora vai ser o mesmo, depois deste “feito” dos 700 golos (que não deixa de ser um enorme feito a nível desportivo), até se saber quem ganha o Ballon d’Or.

    O que eu acho incrível é durante dias se esquecer que estamos a lutar por uma qualificação para um Europeu, onde temos a obrigação de ir por sermos o actual detentor do troféu, e só vangloriar um jogador por estar perto de atingir a marca dos 700 golos. Foi capas de jornais com 699 bolas, Ronaldo a ocupar páginas inteiras e o que realmente interessava, o jogo contra a Ucrânia foi chutado para canto porque o que interessava era os golos de um jogador num leque de 23 jogadores e nada mais.

    Acho incrível como uma seleção joga tão mal quando tem em campo o melhor jogador da história. Fazemos uma fase de grupos da Liga das Nações fantástica sem Ronaldo em campo. Depois chega Ronaldo e parecemos as Ilhas Faroé ou Andorra. Exibições a roçar o mau ou o péssimo porque mudamos a maneira de jogar para fazer brilhar a donzela. Qual a dificuldade de implementar o jogo que fazemos quando não há Ronaldo para quando há Ronaldo? Com Ronaldo a bola passa do meio campo e é dar-lhe para ele fazer tudo. E o resto dos jogadores deixam de saber jogar. E temos jogadores como Bernardo Silva, Bruno Fernandes, entre outros, que jogam tão bem mas depois parecem ser amadores.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Outubro 16, 2019 at 9:03 pm

      Tínhamos perdido à mesma sem a histeria à volta do Ronaldo. Jogamos feio que dói.

      • Napoleon
        Posted Outubro 16, 2019 at 11:56 pm

        Nunca se sabe, mas como a seleção anda a joga, entramos em campo sempre para perder. Tudo o que não seja isso é uma conquista.

        Continuo a achar que o foco devia ser no jogo, com a aliciante de Ronaldo poder chegar aos 700 golos. Mas acabou por ser o contrário, foco total no Ronaldo e na única coisa que ele faz nos últimos anos, que é golos, e por acaso, se os espectadores quiserem, podiam ver também mais 13 português em campo a tentar estarem presentes nesse dia histórico da carreira de um jogador

  • Pésquerdo
    Posted Outubro 16, 2019 at 12:38 pm

    Assim como condeno as tentativas de branquear e reduzir o jogador que o Cristiano é, também condeno este tipo de comentários completamente desnecessários.
    O Cristiano está quase nos 35, já demonstra alguns sinais de inicio de queda desportiva, parece-me irreal que supere Pelé.

    Também acho ofensivo este tipo de afirmações “o melhor de sempre por larga escala”, quando na mesma geração existe outro jogador que para praticamente 50% dos adeptos de futebol (incluindo eu) é melhor.

  • Xyeh
    Posted Outubro 16, 2019 at 12:30 pm

    Parece-me claro que o Messi vai acabar sempre por ter mais golos que o Ronaldo quando ambos acabarem a carreira mas uma coisa interessante que o Ronaldo se calhar iria ter mais golos é a insistência em marcar livres, se ele estiver na grande área e for outro o marcador de livres acaba por ter mais hipótese de finalizar do que se for a constante luta de tomahawks contra a barreira.

  • Khal Drogo
    Posted Outubro 16, 2019 at 12:28 pm

    Não concordo com a primeira parte da frase do Jorge Mendes. Quanto aos golos do Pelé, é bem possível que os ultrapasse.
    De qualquer das formas, é normal que ele diga estas coisas; é o agente do rapaz.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Outubro 16, 2019 at 1:34 pm

      Nem todos os agentes são mentirosos, em qualquer área do showbizz. Mas normalmente são apanhados um dia e custa-lhes caro, à vezes até mudam de tipo de chão…

      • Khal Drogo
        Posted Outubro 16, 2019 at 2:09 pm

        Interessantíssimo, sem dúvida.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Outubro 16, 2019 at 2:34 pm

          Tanto como esse “é normal”, que nada diz porque é a palavra mais subjetiva do dicionário.

          • Khal Drogo
            Posted Outubro 16, 2019 at 2:44 pm

            Muito obrigado pelo seu parecer! Mas permita-me discordar, já que, na realidade, o termo “normal” é um termo estatístico e, portanto, não tão subjetivo quanto isso. De qualquer das formas, agradeço-lhe mais uma vez pela sua opinião.

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Outubro 16, 2019 at 3:09 pm

              Vir falar a um gestor de Estatística é cómico. Normal no sentido normal (já viu como a língua portuguesa é fixe?), não no sentido matemático. Não quero saber da minha opinião sobre a sua opinião.

              • Khal Drogo
                Posted Outubro 16, 2019 at 3:34 pm

                Se só pudéssemos falar sobre temas da nossa área profissional, a nossa vida era um aborrecimento, não concorda? De qualquer das formas, acalme-se. Eu é que sei o sentido que atribuí ao termo que utilizei, não é certamente o Pedro.

                Aproveito até para lhe dizer que me custa a perceber o porquê de gostar tão pouco do Ronaldo. Isto porque me parecem os dois tão parecidos… Ambos têm declarações (como se pode ver pelos seus constantes comentários acintosos) em que denotam uma certa convicção de superioridade – injustificada, claro. Provavelmente dar-se-iam maravilhosamente!

  • vascoosb
    Posted Outubro 16, 2019 at 12:25 pm

    O problema nao e o Jorge Mendes. Esta a fazer o que lhe compete. O problema e o impacto que isto tem na opiniao geral. Nao porque divida opiniao mas porque, mais uma vez, faz por predominar as individualidades. Juventus, a contar com o “melhor de sempre” segundo este senhor, nao foi alem dos quartos da champions. Portugal, que ganhou a final de 2016 sem ele, teve ate la Pepe e Nani como maiores destaques, mas principalmente uma equipa unida em torno de uma ideia de jogo clara. Isto, para dizer que, fosse eu dono de algum clube, preferia ter um treinador competente e um plantel coeso do que ter uma grande estrela a tentar bater recordes individuais. Fosse o Firmino assim e o Liverpool nao estaria onde esta. Mas isto sou eu que vejo 22 jogadores em campo…

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Outubro 16, 2019 at 1:33 pm

      Compete-lhe vender banha da cobra? Tudo bem que ele não é honesto, já se sabe, mas não sê-lo também quando abre a boca…

  • Gunnerz
    Posted Outubro 16, 2019 at 12:20 pm

    A partir do momento q ele diz por larga margem não quero ler mais nada.

  • David Gomes
    Posted Outubro 16, 2019 at 11:57 am

    Não me lembro de haver alguém que tivesse constantemente tanta propaganda à sua volta (e por parte do próprio também) para ser considerado o melhor. Isto não é uma crítica nem um elogio, é uma constatação de facto. Este marketing é 1% do que é preciso para ser considerado o melhor, os outros 99% são o que se faz dentro de campo. Não vi o futebol na era de Maradona, Cruyff, Muller ou outros e não me parece que tenham precisado de tanto marketing para serem considerados lendas. Eu adorava ver o Ronaldo de Manchester com todo aquele virtuosismo e irreverência, que tinha prazer em partir adversários ao meio. Desde de Madrid que o que vejo é um monstro competitivo (de novo não é uma crítica, é uma escolha só dele) que não tem alegria por estar em campo. O objetivo é o golo e parece que é a sua única maneira de tirar prazer do jogo e se não marcar.

    • David Gomes
      Posted Outubro 16, 2019 at 2:02 pm

      Faltou acabar “e se não marcar é o fim do mundo”. Isto de escrever no telemóvel…

    • André Dias
      Posted Outubro 16, 2019 at 12:50 pm

      Depois de ver Modric vencer em 2018 diria que o marketing é bem mais que 1%.

      • David Gomes
        Posted Outubro 16, 2019 at 2:00 pm

        Não me referia a ser considerado para ganhar prémios mas em termos de consenso para opinião pública. Se formos por aí então sim, concordo que é bem mais que 1%.

  • Nickles
    Posted Outubro 16, 2019 at 11:26 am

    Eu se vendesse Kiwis, também diria que os meus são os melhores do mundo. Gosto muito de Kiwis.
    Ser o melhor do mundo no futebol talvez seja das coisas mais subjectivas do mundo. O Futebol não é atletismo por exemplo, onde quem tem o maior número é obrigatoriamente o melhor. Claro que o Mendes tem toda a legitimidade para acreditar mesmo nisto, até porque sem dúvida nenhuma que o Ronaldo é um dos melhores da história. Mas por larga margem?!? Aqui já cai no ridículo e desrespeita por completo lendas do futebol.
    Depois da publicidade toda dos 700 golos, onde a CS portuguesa marimbou-se completamente para o jogo contra a Ucrânia, esta é só mais uma para juntar ao baú.

    Mas calma que já vêm para aqui acusar-me de ser hater e coiso e tal. Aliás outra coisa muito engraçada são os grandes defensores do Ronaldo, muitos deles por mera questão nacional, usarem a palavra hater. Adoro.

    • Factualista
      Posted Outubro 16, 2019 at 9:16 pm

      Falando da CS, gostei das capas que só falavam dos 700 golos e ignoraram a derrota, tal como os apóstolos da destruição aqui previam. Ah espera.. isso não aconteceu.

    • Tim Cahill
      Posted Outubro 16, 2019 at 12:17 pm

      Concordo a 100% com o teu comentário, no entanto o mesmo se aplica a Messi (tirando a parte do Marketing). É super subjectivo no futebol dizer quem é o melhor porque não são só as marcas ou recordes que interessam. O maior exemplo disso é o Valdes, antigo jogador do Barcelona, que chegou a ser o menos batido durante não sei quanto tempo e ninguém o poe nos melhores de sempre – a bola não chegava lá, ele não era batido. Pelo contrário, Maradona é considerado um dos melhores por ter ganho um mundial praticamente sozinho enquanto Messi nunca ganhou nada com a Argentina, logo na não é um dos melhores? É uma discussão que dá pano para mangas e é, neste momento, impossível de dizer objectivamente quem foi o melhor da história.

      • SenyorPuyol
        Posted Outubro 16, 2019 at 1:25 pm

        Que exemplo péssimo. Valdés nessa fase era monstruoso!! Encontram-se facilmente compilações de defesas dele a remates frontais a queima-roupa e 90% dessas serão da era Guardiola.

        O que se passa com Valdés é que denotou imensas lacunas no início de carreira (as vezes que desesperei por ver que começaríamos uma nova época com Valdés entre os postes) e depois, apesar da clara evolução, viveu sempre à sombra de outras figuras como Casillas na selecção e Xavi, Iniesta e Messi no Barça, nunca recebendo o boost mediático para lhe “limpar” a imagem.

        O mérito defensivo daquele Barcelona tinha também muito mérito de Valdés, mas ficará sempre a ideia que era porque “a bola nunca chegava lá”.

        Pessoalmente, se me dessem a escolher entre o melhor Valdés e o melhor Ter Stegen, ficaria sem qualquer dúvida com o primeiro apesar de adorar o segundo.

        • Le God
          Posted Outubro 16, 2019 at 4:39 pm

          Não é um exemplo assim tão descabido. Valdés não era nenhum cepo, mas tão pouco foi um guarda-redes de eleição.

          Era um redes que encaixava na filosofia de posse de bola, pois ele era muito bom com os pés e dentro dos postes era bom, coisa que é transversal a quase todos os guarda-redes. Denotava dificuldades nas saídas e na leitura de jogo defensivo.

          Foi um bom guarda-redes na medida em que esteve no sítio certo à hora certa, caso contrário tenho dúvidas de que fosse aposta para uma equipa da dimensão do Barcelona, principalmente na era de Guardiola.

          • SenyorPuyol
            Posted Outubro 16, 2019 at 5:32 pm

            Pronto são opiniões, nada contra. Tal como disse no meu último parágrafo, era de eleição, pelo menos da minha. Quando disse que o exemplo era péssimo, é porque o Tim Cahill o rotula como “maior exemplo”.

            O seu segundo parágrafo até vai de encontro ao que eu referi, apresentava essas lacunas que você enumerou e ainda falhas de concentração e pouca contundência no jogo aéreo. Com o decorrer da sua carreira evoluiu manifestamente em todos esses atributos à excepção do último, mas lá está, nunca teve o boost mediático para limpar a imagem. E para sempre ficou associado a essas lacunas.

    • Nickles
      Posted Outubro 16, 2019 at 11:35 am

      Ser o melhor de sempre*** (inicio do 2º parágrafo)

  • André Dias
    Posted Outubro 16, 2019 at 11:07 am

    Não é sequer o melhor da sua geração.

    Ronaldo, 34 anos. Marcou 700 golos e fez 248 assistências em 973 jogos.
    Messi, 32 anos. Marcou 672 golos e fez 288 assistências em 828 jogos.

    Os números não mentem.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Outubro 16, 2019 at 11:20 am

      A maioria dos portugueses nem conhece os números do Messi. Só lhe chamar anão.

      • namondor
        Posted Outubro 16, 2019 at 12:03 pm

        Isso não é verdade. Qualquer gajo que goste de futebol conhece razoavelmente bem os números de cada um, e qualquer gajo que goste de futebol não desdenha o Messi ou o Ronaldo. O problema é que existe muita tentativa de tornar um deles pior do que o outro, quando não é necessário. Basta aproveitar. Se todos tivessemos a mesma opinião, o mundo tombava para um lado !

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Outubro 16, 2019 at 1:33 pm

          Eu fui bastante razoável, disse a “maioria” que nem é um número definido, mas sei que devem ser “muitos” dos quase 11 milhões de portugueses (e eu falei no geral, qualquer português que esteja vivo). Agora, quando você diz “qualquer” é para refutar logo à partida, porque dizer “qualquer” ou “todos” é o mesmo, e é uma grande falácia.

  • MNX
    Posted Outubro 16, 2019 at 10:44 am

    Penso que o Ronaldo vai bater todos os records, nem que tenha de jogar ate aos 65 . Mas é como diz o VM, cuidado com o pequenino de Barcelona. Ronaldo é um monstro das estatisticas, mas acho que lhe falta a magia que já teve em tempos.

  • Tim Cahill
    Posted Outubro 16, 2019 at 10:28 am

    Eu sinceramente acho toda esta historia do GOAT ridícula. Temos dois jogadores incríveis nesta geração e andamos em guerra para escolher um. Eles próprios sentem-se pressionados para aumentar as estatísticas.

    Temos de ver que ha miúdos a nascer hoje ou amanha que nao vao ter o prazer de os ter visto jogar, como eu nao vi o Eusebio por exemplo ou “Benfica europeu”. Ha miúdos que nao viram Portugal ser Campeão Europeu (pelo menos pela primeira vez), que nao choraram com o Ronaldo nesse dia, que nao viram o Ronaldo marcar livres/cabeçadas/bicicletas históricas, que nao viram o Messi fintar meio mundo jogo sim jogo nao com as suas arrancadas, e que so vao saber destes quando alguém lhes contar ou mostrar no Youtube (ou o que houver daqui a uma/duas décadas).

  • Miss Piggy
    Posted Outubro 16, 2019 at 10:17 am

    Cada um puxa a braza à sua sardinha. Eu adoro o Ronaldo, mas esta propaganda por parte do Jorge Mendes enjoa. E não tem qualquer credibilidade, visto que é o agente dele a falar – estranho seria se dissesse que o Ronaldo é fraquinho.

  • PedroLareira
    Posted Outubro 16, 2019 at 10:08 am

    Nem as manas Aveiro diriam melhor e tão sem noção. Parabéns. Boa propaganda.

    • Joga_Bonito
      Posted Outubro 16, 2019 at 2:12 pm

      Jorge Mendes não se dá conta que isto só actua contra CR e isso é o mias patético de tudo.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Outubro 16, 2019 at 11:20 am

      Já se sabe que isto vai ser todos os dias até sair o vencedor do ballon d’Or. Alguém falou do 1º golo da Ucrânia em que o Líder Supremo foi batido nas alturas?

Deixa um comentário