Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Ronaldo, Félix, Jota e Bernardo juntos? Não, só podem jogar três»

Qual deve ser o trio frente à França?

Fernando Santos foi questionado, depois da goleada frente a Andorra, sobre a hipótese de Cristiano Ronaldo, João Félix, Diogo Jota e Bernardo Silva alinharem de início, e foi taxativo: “Só jogam três dos quatro. Já tinha dito isso. E não vou responder quem vai jogar”, concluiu o seleccionador nacional.

48 Comentários

  • golias
    Posted Novembro 11, 2020 at 9:57 pm

    Considerando que quem jogou mais tempo hoje jogará menos tempo com a França, os três serão Jota, Ronaldo e Félix

  • Nunop
    Posted Novembro 11, 2020 at 9:59 pm

    O Bernardo Silva baixou muito mas muito o nível nesta época e na anterior (face à super-época que fez em 18/19).

    Como tal, e pelo momento do Félix, do Jota e porque é CR7 e mais 10, Bernardo irá para o banco. Só não acho que Jota e Félix rendam tanto pela direita.

  • Amigos e bola
    Posted Novembro 11, 2020 at 10:00 pm

    Alinhava com Jota, Ronaldo e Félix. Bernardo neste momento parece partir atrás mas tem estatuto e talento para ser um indiscutível na seleção, ao contrário do Jota.

  • Tiago Peixoto
    Posted Novembro 11, 2020 at 10:08 pm

    No momento de forma em que estão o Félix e o Jota, não faria qualquer sentido o Bernardo ser titular, ainda para mais quando não tem jogado nada de especial ultimamente.

  • LevonAronian
    Posted Novembro 11, 2020 at 10:15 pm

    Diria que entre os 4 + Bruno Fernandes jogam 4, já que Bernardo pode jogar no meio. Neste momento deixava Bernardo de fora

  • Corisco mal amanhado
    Posted Novembro 11, 2020 at 10:23 pm

    Faz sentido. Pelo momento de forma, a escolha seria fácil: Bernardo no banco.

    No entanto, na minha opinão, Jota deveria começar o jogo no banco. Isto porque Bernardo traz algo diferente ao jogo que os outros 3, pensando o jogo mais como um médio, sendo importante na temporização do ataque. Jota, sendo um jogador mais na linha de Ronaldo em termos de estilo de jogo, também poderá ter um impacto enorme vindo do banco, aproveitando um maior cansaço da defesa contrária com a sua velocidade, potência, capacidade de finalização e de exploração de espaço.

    De qualquer forma, jogue quem jogar, Portugal tem um ataque muito forte, de meter medo a qualquer seleção! É um jogo importantíssimo para a nossa seleção assegurar o primeiro lugar, vamos com força!

    Saudações desportivas

  • B.Jardim
    Posted Novembro 11, 2020 at 10:28 pm

    Eu deixava o William de fora e colocava o Bernardo a 8 que é onde ele tem jogado so City, ou o Bernardo a 10 e o B. Fernandes a 8. No entanto, Fernando Santos é demasiado conservador, ou por outras palavras, tem pouca visão.

    • Oldasity
      Posted Novembro 12, 2020 at 10:42 am

      FS até pode ser conservador, mas não é suicida. Jogar contra a França com esse meio campo era pedir para ser massacrado.

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 12, 2020 at 11:24 am

      Poderia resultar contra equipas mais fracas, mas o meio-campo da França tem muito músculo, iriamos ser engolidos no meio-campo. Mas para equipas mais fracas concordo, mas mesmo assim preferia ver o Renato no XI no lugar de um deles.

      • B.Jardim
        Posted Novembro 12, 2020 at 2:00 pm

        Sim Tiago, esqueci-me o Renato pode ser opção, mas não o coloco à frente do William, para já.
        Quanto a ser um meio campo fraco fisicamente, penso que trocar o William pelo Bernardo, que até pressiona mais e é mais intenso, não nos ia tornar mais fracos defensivamente. Só se for nas bolas paradas e mesmo assim não me lembro de alguma vez ver o William a saltar.

        • Tiago Silva
          Posted Novembro 12, 2020 at 3:25 pm

          Sim penso que se o Bernardo se esforçar a defender até pode contribuir mais defensivamente do que o William, apesar do William ser bastante mais forte fisicamente e acrescentar músculo à equipa. O problema é se tivermos um Bernardo comprometido defensivamente não conseguiria fazer a diferença ofensivamente e perderíamos a sua magia, por isso preferia o Renato que consegue acrescentar tanto ofensivamente como defensivamente e seria um elemento diferente no nosso meio-campo.

  • Kacal
    Posted Novembro 11, 2020 at 11:43 pm

    Porque não jogar em 4-2-3-1 no papel com Bernardo na ala direita, CR7 na esquerda, Félix a #10 e Jota a avançado móvel? Depois como são jogadores dotados e móveis podem ir alternando entre si e ser dinâmicos. Eu acho que é possível conjugá-los, mas neste momento deixaria o Bernardo no banco para meter um PL. CR7 jogará, Félix e Jota estão num excelente momento de forma e entrará um PL e gostaria de testar o Paulinho num jogo mais exigente como contra a França.

    • Schwifty
      Posted Novembro 12, 2020 at 1:42 am

      Essa frente da ataque mete medo a qualquer seleção! Claro que têm de jogar os 4, resta saber quem são os restantes. Que jogadores escolherias para o meio-campo? Eu talvez escolhesse Renato Sanches e William ou Danilo.

      • Kacal
        Posted Novembro 12, 2020 at 7:25 pm

        Sem dúvida, Schwifty! É uma ótima fase e momento ser português no futebol porque temos imenso talento e potencial à disposição! Acredito que seremos favoritos a conquistar titulos a médio prazo.

        Tenho muito pena de deixar Bruno Fernandes de fora, mas sim esse meio-campo seria o ideal. Danilo/William e Renato dão físico, no caso do Renato dá também progressão com bola e chegada à área. O William até dá saída de bola e capacidade no passe. Acho que seria o ideal, mas um meio-campo com Danilo (mais imponente e capaz defensivamente) e Bruno Fernandes (tem atitude competitiva e “energia” para complementar Danilo) seria interessante também. Seja como for temos que rodar pelos momentos de forma porque há imensa qualidade. Contra a França deve ficar Félix ou Jota de fora e o meio-campo ser mais reforçado, mas espero que FS teste isto que falamos noutros jogos.

    • coach407
      Posted Novembro 12, 2020 at 2:16 am

      E o Bruno Fernandes? Banco ou 8?

      Mesmo assim preferia Bernardo a 10, Jota na direita e Félix e Cristiano a ir rodando com liberdade.

      • Kacal
        Posted Novembro 12, 2020 at 7:22 pm

        O Bruno tem atitude competitiva e “energia” para jogar a #8, acredito. Sendo que o Bernardo também é um jogador solidário.

        A tua sugestão também é boa e outra hipótese a ter em conta, mas só complementa o que disse, acho que é possível conjugar os três e gostava que FS testasse isso noutros jogos, contra a França pode ser mais cauteloso mas noutros jogos espero ver.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 12, 2020 at 12:14 am

    Tal como no Brasil de 2006 o quadrado mágico com kaka, ronaldinho, Ronaldo e Adriano também não funcionava na prática.. tinha sempre que entrar o robinho para decidir tudo. Na teoria seria a conjugação perfeita entre alguns dos melhores jogadores brasileiros de sempre, mas na prática os resultados eram sofríveis.

    • Marcio Ricardo
      Posted Novembro 12, 2020 at 5:12 pm

      E ainda chegaram a jogar com o Rivaldo. 4 bolas de ouro na mesma seleção além de Roberto Carlos, Cafú e outros..

  • Marcio Ricardo
    Posted Novembro 12, 2020 at 1:17 am

    Portugal contra equipes fortes ( e a França é provavelmente a equipe mais poderosa do mundo ) tem que jogar com Danilo e William no meio campo. Se Renato Sanches estivesse na sua melhor forma também poderia ser opção. Portugal nestes jogos precisa de músculo. Foi o seu maior erro não ter feito isso no último mundial.

    • AndreChaves9
      Posted Novembro 12, 2020 at 8:27 am

      Se o Renato estivesse na sua melhor forma…..

      • J Silver
        Posted Novembro 12, 2020 at 10:44 am

        Também não percebi o comentário…

      • Marcio Ricardo
        Posted Novembro 12, 2020 at 5:11 pm

        Tá bom, foi um erro meu. Renato está na sua melhor forma, mas não acho que este seja o jogo para entrar a titular. Como disse, a França é a melhor seleção do mundo atualmente e a dupla Danilo/William já está oleada. Durante o jogo pode entrar, ou em outro jogo. Neste é arriscar demais. De nada adianta Portugal jogar para a frente se não se garantir defensivamente. Não contra a França.

    • Pipo
      Posted Novembro 12, 2020 at 10:39 am

      Se há altura para pôr o Renato a jogar, é agora.

    • FiliGon
      Posted Novembro 12, 2020 at 10:56 am

      Melhor jogador no arranque da ligue 1 mesmo em comparação com mbape e companhia …

    • Carlos A Serpente
      Posted Novembro 12, 2020 at 11:06 am

      Imaginem se o Renato Sanches estivesse na sua melhor forma..
      Primeiro tinha de começar a ser titular no Lille…

  • Renato Freitas
    Posted Novembro 12, 2020 at 1:55 am

    Contra a França acho que seria suicídio se jogássemos com esses 4 avançados mas contra outras equipas de menor nomeada isso pode ser testado, ate podem criar boas dinâmicas e jogarem outros jogos contra melhores equipas, é uma questão de pelo menos tentar

  • Sam Tuga
    Posted Novembro 12, 2020 at 10:47 am

    Na minha opinião um 4 4 2 em losango seria um bom esquema neste momento.

    Patrício
    Cancelo Pepe Dias Guerreiro
    Danilo
    B.Fernandes William/Renato
    Bernardo/Jota
    Ronaldo Félix

    O trio da frente com liberdade, seria uma grande dor de cabeça para a França assim como nos tambem teremos a nossa. Acima de tudo nao podemos entrar com medo da França, eles sao bons mas nos tambem e quer queiram dar valor ou não nos ainda somos os campeões da Europa, numa final ganha contra a França.

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 12, 2020 at 11:22 am

      Subscrevo, acho que neste momento é o melhor sistema para nós, um trio móvel com o Félix mais vezes no meio e a receber entre-linhas e o Ronaldo e o Jota mais móveis na frente, libertando bastante os laterais para o ataque.

      A França acabou de perder 2-0 com a Finlândia, não há que ter medo nenhum.

    • FFC
      Posted Novembro 12, 2020 at 12:05 pm

      digam-me uma equipa de top mundial em que o losango tenha resultado.
      Como diz o outro, “diga-me 1”

      • Tiago Silva
        Posted Novembro 12, 2020 at 2:43 pm

        O Liverpool joga nessa espécie de losango se quisermos ser rigorosos, já que o Firmino joga como falso 9, quase um 10, e diria que tem tido bastante sucesso. O Tottenham de Pochettino que chegou à final da Champions apresentou esse esquema bastantes vezes e também teve sucesso. É uma questão de se ter os jogadores certos.

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Novembro 12, 2020 at 2:50 pm

        AC Milan, durante vários anos.

      • Jose Sanches
        Posted Novembro 12, 2020 at 4:04 pm

        O Chelsea do Ancelotti jogava em losango. O Benfica de Jrge Jesus. Termino com o Sporting de Paulo Bento.

      • Sam Tuga
        Posted Novembro 12, 2020 at 4:24 pm

        FFC Estou a falar deste jogo em particular, de um meio campo capaz de aguentar a França, de um ataque capaz de baralhar a França. Mas assim de repente lembro me do Chile de Sampaoli ter jogado assim. Tambem ja vi o Brasil ser campeão do Mundo num 3 5 2 um esquema que muitos dizem ser de equipa pequena.

      • Inzaghi09
        Posted Novembro 12, 2020 at 4:25 pm

        Real Madrid 2017/2018, jogava num losango
        Navas
        Carvajal
        Varane
        Ramos
        Marcelo
        Casemiro
        Modric
        Kroos
        Isco
        Benzema
        Ronaldo

    • bong0
      Posted Novembro 12, 2020 at 3:52 pm

      Mas desta vez não temos o Éder ?

  • Mantorras
    Posted Novembro 12, 2020 at 11:35 am

    Depende do jogo, mas contra a Franca parece-me que seria um mau momento para experimentar. Felix pode ser 10 e Bernardo pode ser 8, por isso podem perfeitamente encaixar, mas nao sera neste momento ainda.

  • Joaquim O
    Posted Novembro 12, 2020 at 12:06 pm

    Jota, Ronaldo, Felix no ataque
    Fernandes, William / Renato, Danilo no meio

  • Nazgul
    Posted Novembro 12, 2020 at 1:05 pm

    Se fosse atrevido e tivesse uns grandes ovos:

    Patricio
    Cancelo dias pepe semedo
    Renato Bruno
    Jota Felix Bernardo
    Ronaldo

    Aquele medo e jogar para o empate e no erro do adversário como se fôssemos uma equipa pequena!

    • TheWatcher
      Posted Novembro 12, 2020 at 2:38 pm

      É preciso ter uns ovos enormes para apresentar esse meio-campo. Pogba e Kanté agradeciam.

      • bong0
        Posted Novembro 12, 2020 at 3:49 pm

        Mesmo…

      • Nazgul
        Posted Novembro 12, 2020 at 4:08 pm

        A defesa começa no ataque, até parece que o pogba actualmente è melhor que o Bruno ou Renato então fisicamente!

        Do 11 que eu disse so o Ronaldo e o Felix não sabem defender nem pressionar, tanto o Bernardo como jota, Bruno e Renato são 4 grandes jogadores que dão tudo em campo, claro que è um 11 ousado, mas vamos voltar a jogar 90 minutos a defender e confiar na sorte? Ou a espera de um lance de bola parada?

        È aproveitar o melhor momento de todos os nossos grandes jogadores até porque actualmente só talvez kante e mbappe estejam melhor que os nossos miúdos!

      • Kacal
        Posted Novembro 12, 2020 at 7:27 pm

        Kanté concordo, o Pogba actual não mete medo a andar a passo e sem estar para se chatear…

    • JJoker
      Posted Novembro 12, 2020 at 3:10 pm

      Eram precisos os ovos de um T-rex meu caro.
      Ou isso, ou os ovos tamanho normal, mas com o cerebro do tamado do de uma codorniz.

      • Nazgul
        Posted Novembro 12, 2020 at 8:25 pm

        Cérebro do tamanho de uma coderniz? Então não acompanhas as grandes equipas o guardiola, Klopp, Joaquim low etc riem-se de quem ainda pensa assim e como os mourinhos, Fernandos santos etc

        Ainda no outro dia o Liverpool jogou com Mane salah jota Firmino e o city com Fernan Sterling aguero e Gabriel Jesus, mas é isso os grandes treinadores tem menos cérebro e + ovos e ainda bem porque se os jogos fossem todos como as táticas do Fernando santos meu Deus já nem via metade dos jogos!

  • D.B.Cooper
    Posted Novembro 12, 2020 at 1:21 pm

    Tendo em conta o momento apostaria em Ronaldo, Jota e Félix na frente. O Bernardo Silva é um jogador que aprecio bastante mas este ano tem apresentado um rendimento aquém do que seria expectável.

  • Andre A
    Posted Novembro 12, 2020 at 4:38 pm

    Eu acho que o Fernando Santos não vai arriscar a tirar o Bernardo pelo Jota num jogo com a França. O Bernardo oferece muito defensivamente e Ronaldo simplesmente não oferece, portanto um dos 3 no meio campo vai fechar mais a ala de Ronaldo e o Bernardo deve ficar com mais responsabilidades defensivas.
    Outra coisa que se esquecem é que não tens de meter toda a carne no assador no 11 inicial. O Jota pode muito bem ser um substituto de luxo para uma fase diferente do jogo, mais aberta com jogadores mais cansados. Não tem que ser forçado a entrar no 11 inicial e arriscar uma mudança num jogo deste nível.
    Eu ia por um 11 mais rodado, até porque o Bernardo mesmo em baixo de forma continua a ser excelente, e guardava Jota depois de ver como estava o correr o jogo.

Deixa um comentário