Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Ronaldo foi o maior fracasso do Mundial. O seu ego prejudicou a seleção e a ele próprio. Até sinto pela dele»

Concorda?

Lothar Matthäus foi muito crítico com a prestação de Cristiano Ronaldo no Mundial e elegeu mesmo o português como a maior deceção da prova. «Com o seu ego, Ronaldo prejudicou a equipa e a si mesmo. Não há dúvidas de que ele foi um grande jogador e um finalizador do máximo nível. Mas, agora, ele prejudicou o seu legado. É difícil, para mim, imaginá-lo em qualquer clube. Eu até que sinto pena dele», comentou o alemão num podcast do Bild. «É o maior fracasso do Mundial, o oposto de Messi», completou o campeão do Mundo em 1990, que venceu a Bola de Ouro nesse ano.

71 Comentários

  • Francisco Torgal
    Posted Dezembro 19, 2022 at 4:54 pm

    Kátia Aveiro:
    …a escrever

  • Pipi Romagnoli
    Posted Dezembro 19, 2022 at 4:57 pm

    Nunca primou pela inteligência e está rodeado de malta sem personalidade, que só lhe quer chupar dinheiro e dizer muito bem a tudo aquilo que faz, tinha tudo para dar errado neste final de carreira e assim está a acontecer, a última imagem é a que fica, e a dele está muito debilitada.

    Ainda assim, ficará para sempre como um dos melhores na história do desporto e o melhor português da história até ver, não foi nada mau.

  • Duarte Vader
    Posted Dezembro 19, 2022 at 5:10 pm

    Qualquer pessoa com 2 dedos de testa consegue ver que o seu ego já anda a prejudicar a Selecção há largos anos. Isto não é de agora, a diferença é que agora, como ele é um 0 futebolístico, é mais fácil dizê-lo.

    • Artur Trindade
      Posted Dezembro 19, 2022 at 5:36 pm

      Duarte, um bocadinho menos.
      Ainda vais acabar por dizer que Ronaldo, é responsável pela situação de Félix no Madrid pelas suas lesões, pela lesão do Jota, pela exasperante ausência competitiva de Leão, pelo lamber de feridas de Bernardo, e seu refúgio junto aos centrais, pelo crescimento competitivo de Diogo Costa?

      Nós esperamos todos pelo assumir competitivo desta gente toda, para que o Pepe e o Ronaldo possam ir em paz, como já foi o Nani.

      • Duarte Vader
        Posted Dezembro 19, 2022 at 6:31 pm

        Honestamente, faz-me um favor Artur, lê o que eu escrevo antes de o comentares. É que se não estás sempre a dar tiros ao lado que não lembram ao diabo. Estou um bocadinho mais tolerante das tuas frustradas tentativas desde ontem porque, com toda a sinceridade e sem qualquer tipo de ironia, percebo que estejas a passar por um momento difícil, e tenho alguma empatia pelo teu visível sofrimento enquanto ser humano. Mas apenas acho que estás a gastar o teu latim para não dizer absolutamente nada nestes casos.

        A ver: o que disse foi que o ego do Ronaldo (onde os problemas do Bernardo, do Leão e do Félix na Selecção se inserem, naturalmente) já anda a prejudicar a equipa há largos anos. Não disse que o Ronaldo era responsável por tudo o que se passa na Selecção. Consegues perceber a diferença? Posso tentar simplificar ainda mais, mas para dizer a verdade não sei de que forma posso escrever isto para ficar mais simples.

        • Artur Trindade
          Posted Dezembro 20, 2022 at 11:33 am

          Devolvo-te o ” lê o que escrevo”, pois não digo que disseste, mas “vais acabar por dizer”.
          No teu histórico de comentários, já lemos várias vezes que defendes que Ronaldo devia ter deixado de ser convocado à uns bons anitos, presumo que pelo tal ego que referes.

          Para que ele, e Pepe tivessem sido dispensáveis nos últimos tempos (pelo ego no caso de Ronaldo), convém que a maltinha comece a crescer desportivamente, senão estavas a dar tiros nos pés desportivamente, ou a castigar um jogador (por acaso o MAIOR da nossa história) apenas para tua satisfação.

          • Duarte Vader
            Posted Dezembro 20, 2022 at 3:06 pm

            Não, não ‘lemos’. A única altura que defendi aqui que Ronaldo não devia ter sido convocado foi para este Mundial, e o tempo encarregou-se de me dar 100% de razão. A outra altura antes disso não a comentei aqui publicamente, e foi para a primeira Liga das Nações, porque 1) achei uma falta de respeito tremenda o que fizeram com o resto da equipa, e 2) estávamos a jogar tão bem sem ele que não precisávamos dele para nada.

            Podes tentar dar a entender o que quiseres que, mais uma vez, falhas redondamente pelo menos comigo. Não tem só a ver com o ego como é óbvio. Se fosse esse o caso o Ronaldo já tinha de parar de ser convocado há mais de 1 década porque o ego dele já é absurdo desde então. Não o convocava para o Mundial porque não só tem um ego ridículo (e completamente desfasado do que é enquanto jogador) como também não joga absolutamente nada. Puto. É a COMBINAÇÃO entre ego patético e ausência total de qualidade futebolística para este nível que me levou a dizer que não devia ser convocado.

            Percebo o que estás a tentar fazer (aliás qualquer pessoa com um cérebro a funcionar percebe), mas não coloques Ronaldo e Pepe na mesma frase. O Ronaldo nem nos sonhos consegue, desde os 36 anos, atingir a qualidade, o nível de regularidade e o altruísmo que o Pepe mostra aos 39.

            • Artur Trindade
              Posted Dezembro 20, 2022 at 9:01 pm

              Na realidade, já o tinhas dito numa das longas trocas de comentários que tivemos, que Ronaldo devia ter deixado de ser convocado faz tempo.

              Se dizes que nas últimas 3 épocas (excluindo esta), Ronaldo não tem lugar nos 3 avançados habitualmente convocados, quando foi claramente o melhor marcador de golos, jogando na Juve e MU, como melhor jogador, e/ou marcador nas ligas italianas e inglesa (no seu clube), estás a revelar uma opinião MUITO parcial e desfasada do senso comum, do normal adepto que analisa apenas RENDIMENTO, sem preconceito pessoal.

              Portanto, para ver se percebo, ele exclui-se da fase inicial da fase de grupos, jogamos bem, para ti já não voltava.
              Voltou, foi até o melhor jogador e marcador na fase final, que vencemos, mas para ti novamente insistes, e não teria voltado a jogar a partir dessa conquista.
              Muito estranho, e revelador de pensamento inclinado.

              Não é o facto de eventualmente poderes ter razão na eventual convocatória para este mundial (analisado á posteriori), que invalida que tenhas feito parte dos adeptos contra Ronaldo, que confundem esse sentimento, com RENDIMENTO, que teve ainda na época passada.

              Não desligues os casos Pepe/Ronaldo, mais uma vez baseado no rescaldo do mundial, pois Pepe foi muito alvo de críticas no antes, pelas supostas falhas no FCP, das lesões, nem consideres que a época de Ronaldo (melhor marcador no MU), foi inferior a Pepe, criticado por muitos na liga portuguesa (para mim é o melhor central de sempre, e continua mais uns anos).

              Novamente, não tentes normalizar a tua (e de outros) opinião bastante enviesada ao longo dos anos, caracterizando Ronaldo como o vilão que nunca foi, tendo 90% dos seus casos ao longo de 20 anos de carreira, ocorrido nos últimos 4 meses.

              • Duarte Vader
                Posted Dezembro 20, 2022 at 10:41 pm

                Artur, começo mesmo a ter a sensação que o teu é um caso patológico. Antes dizia-o meio no gozo, agora já não tenho tanta certeza. Já te disse e volto a dizer, não MINTAS acerca do que digo. O amargo de boca deste 2022 é tão grande que ou andas-me a confundir com alguém, ou tens de facto uma dificuldade aguda de compreensão, ou mentes descaradamente. Nenhuma das possibilidades é encorajadora, porque todas impedem que sejas levado minimamente a sério.

                1º ponto: eu NÃO DISSE que o Ronaldo devia ter deixado de ser convocado DESDE a 1ª Liga das Nações. Disse que não devia ter sido convocado PARA AQUELE TORNEIO específico, já que nem se dignou a fazer a qualificação. O regresso à convocatória pós-Liga das Nações para mim seria sempre um dado adquirido. A titularidade nem sempre, já que a partir daí foi a cair a pique e obrigava toda a equipa a jogar para ele com os resultados objectivos que se conhecem – nenhuns.

                2º ponto – a minha opinião sobre a sua não-convocatória para o Mundial não teve como base nada analisado ‘à posteriori’. Por estas e por outras é que eu digo que cada vez mais fazes menos sentido. Foi precisamente pela análise que fiz À PRIORI que disse o que disse. Se o tempo me veio dar razão (‘eventualmente’ dizes tu. A sério, não reparas mesmo no que fazes, ou reparas e achas que ninguém nota? Estou genuinamente curioso), e de forma tão espetacular, não é por ser profeta, é por a minha análise ser notoriamente tão fácil e óbvia para qualquer ser pensante livre de palas, que ela tinha uma probabilidade muito maior de se provar correcta do que de se provar incorrecta. Tu, e mais 5 ou 6 como tu, são os únicos que por cá andam que não o viram, não porque não têm capacidade pensante, mas porque literalmente não o quiseram ver.

                3º ponto – o rendimento de Ronaldo na época passada foi péssimo. Mais uma vez a ver se me entendes – PÉSSIMO. Não são os golos que marcou que fizeram da época dele boa. Continua a ser impressionante o facto de que, para ti, o que conta no jogo é um único número (se bem que já vimos que é apenas quando te interessa), quando tudo o resto que o envolveu foi péssimo – cada vez pior no domínio, no controle, no passe, no envolvimento e no remate. Como se não bastasse, era literalmente menos um em todos os momentos que não os de finalização, e obrigava a equipa a jogar directamente para ele para conseguir os tais golos. Os resultados estão à vista – o United passou do 2º para o 6º lugar com 16pts a menos, menos 16 golos marcados e mais 13 sofridos. E tu achas que ele fez uma ‘boa época’. Seria um argumento de loucos, não estivesse já eu totalmente familiarizado com a tua cegueira e falta de coerência.

                4º ponto – outra narrativa algo ridícula que tentas fazer passar por aqui é o facto de o Ronaldo não ter começado a entrar em decadência já nos últimos tempos do Real, e de forma visível desde que foi para a Juve. A equipa piorou todos os anos de forma gradual desde que ele foi para Itália. Repito, para ver se me percebes bem: TODOS os anos, sem excepção, a equipa piorou. Já que és o fã #1 dele, ou no mínimo o mais ‘cego’ (acredito que sejas ainda pior do que o Márcio Ricardo, com toda a sinceridade), suponho que tenhas visto todos os jogos do teu ídolo. Se os viste, não te deve ter sido difícil concluir que não só a qualidade de jogo da Juve caiu a pique, como é preciso recuar QUATRO épocas para encontrar um ano onde a Juve apresentou pior rendimento na Serie A. A necessidade do Ronaldo ter uma equipa a jogar para ele nessa fase – a única forma que ele tinha para contribuir com aquele volume de golos, já que não só não criava como precisava de muitas oportunidades para marcar – encarregou-se aos poucos de ‘destruir’ o que de bom a Juve andava a fazer, tanto em casa como na Champions. Mesmo tendo em conta a tua reputação aqui no blog, até te fica mal tentares passar a ideia contrária. Há uma necessidade um tanto ou quanto desesperante da tua parte em tentar fazer passar a noção de que o Ronaldo teve 1 época má, que é esta, e isso é tão absurdo que nem merece comentário. Mais uma vez te pergunto: achas mesmo que as pessoas não percebem o que estás a tentar fazer?

                5º ponto – lá vens tu a atribuir-me juízos proferidos por outras pessoas. A ÚNICA razão pela qual eu eventualmente ponderaria a não titularidade do Pepe seria pelo tempo de lesão dele. Em termos de rendimento em campo, é que nem há comparação entre o que o Pepe, com 2 anos a mais, andava a oferecer à sua equipa em todos os jogos, com o que o Ronaldo, a arrastar-se em qualidade futebolística, andava a dar ao United. Mais uma vez, qualquer pessoa pensante e sem palas conseguia e consegue ver isto. Infelizmente, só consegues apresentar um dos requisitos para tal raciocínio lógico – o de pensamento. E a tragédia é que nem sequer esse usas.

                • Artur Trindade
                  Posted Dezembro 21, 2022 at 9:05 am

                  Duarte, não tem mal nenhum sentires desdém pela pessoa Ronaldo, e ele polariza muito as questões no sentido amor/ódio, não existe um meio termo, normalmente diz-se que no meio está a virtude, e a maioria vence, e se fizesses uma sondagem antes do mundial:
                  Ronaldo deve ser convocado?
                  Dir-te-ia que 80/90% diria que sim, e o principal factor não seria pelo estatuto que não é um factor despiciendo, e que aconteceu em todos os nomes grandes, mas pelo RENDIMENTO, e o valor não era mais alto pelos 3 meses piores, de longe, da carreira.

                  Agarras-te a análises subjetivas, pseudo confirmadas na tua cabeça, quando referes a pioria progressiva da Juve, não explicadas, e desbaratadas pela pioria acentuada após Ronaldo, mas achas mesmo que qualquer selecionador iria ter essa profundidade de análise subjetiva, não se regulando pelo mero acto de colocar as bolas dentro da baliza, PRINCIPAL função de qualquer avançado, e fazê-lo ao mais alto nível, tendo sido analisado por não fans acérrimos, que lhe deram o título de melhor jogador da liga italiana, e do MU? visto que os cento e tal golos não carecem de análise subjetiva.

                  Desmente lá que colocas o Zidane numa perspectiva histórica à frente de Ronaldo? Será confusão da minha parte? Estarei eu a mentir? Ou consegues admitir um BIAS acentuado em relação a Ronaldo, próprio de uma MINORIA que concordará contigo nesta e noutras análises?

                  • Duarte Vader
                    Posted Dezembro 21, 2022 at 3:03 pm

                    Sim Artur, não gosto de pessoas arrogantes, prepotentes e egoístas, independentemente da qualidade profissional. Para a forma como vejo o mundo, acho que mal era se gostasse. Já todos percebemos que tu és diferente, que não só gostas delas como as defendes com unhas e dentes. Por um lado admiro a tua honestidade em admitir tão abertamente tal perfil, mas aquilo que pareces favorecer numa pessoa do ponto de vista pessoal realmente é algo estranho para mim. Ou o Ronaldo é excepção e, se o é, porque o fazes com ele?

                    Não tenho dúvida do resultado da sondagem, mas também não duvido que tal serias quase 100% guiada por um nacionalismo bacoco, do qual tu e muitos outros padecem, e contra o qual já me insurgi aqui várias vezes. A minha análise foi ‘subjectiva’ da mesma forma como todas as análises referentes ao futebol o são. A questão é que algumas das análises são tão estapafúrdias e não suportadas que se torna impossível de as levar a sério. As tuas em relação ao Messi e Ronaldo são um bom exemplo de tal, e por isso é que quase todos os users do VM olham para ti da maneira que sabes (não te estou a destratar, penso que sabes que isso é um facto). Obviamente que NINGUÉM que tivesse visto o Ronaldo ao longo do último ano poderia falar com bom RENDIMENTO, a não ser que, como tu, estivessem pessoalmente investidos na sua carreira.

                    Quando à análise ‘pseudoconfirmada’ na minha cabeça, recomendo-te a passares a ter um dicionário à beira antes de decidires usar palavras mais incomuns no teu vocabulário. Estava a falar de forma objectiva. Não falando na miséria da qualidade de jogo, a Juve literalmente fez menos pontos na liga ANO APÓS ANO e foi eliminada da Champions por equipas com menos estatuto TODOS OS ANOS enquanto o Ronaldo esteve lá, ao contrário de anos anteriores, onde ainda recentemente tinha chegado à final. Favorece-te ter a memória curta para evitares entrar em conflito interno, mas relembro-te que ninguém tirando o United (que deverá ser o clube que mais se arrependeu de contratar um jogador em toda a história do futebol) o quis quando forçou a saída da Juve, ninguém o quis quando tentou forçar a saída do United no início da época, e ninguém o quer agora. A tua tentativa em dar a entender que tudo isto é por causa de umas atitudes e rendimento ao longo de MEIA (!) época é tão ridícula que não só nem merece grande comentário, é igualmente elucidativa do tipo de pessoa que és no que toca a defender o teu ídolo.

                    Não, não coloco o Zidane numa perspectiva histórica à frente do Ronaldo. O Ronaldo no auge foi fantástico e na sua carreira quebrou recordes de forma incrível. Achando que foram melhores jogadores, não coloco nem o Zidane nem o Fenómeno à sua frente do ponto de vista histórico. É muito simples para mim separar as coisas.

                    A minha análise, tanto em relação ao Messi como ao Ronaldo, foi suportada não só no que via mas em dados objectivos. Por isso é que foi comprovada a 100% no maior palco de futebol do planeta de todas as formas e feitios imagináveis. O que te aconteceu a ti foi exactamente o contrário, por isso percebo a tristeza profunda pelo que estás a passar agora. Pedia-te que tentasses ignorar a queda espectacular de uma pessoa que nem sabe que tu existes e vivesses a tua vida, mas sei que tal te deve ser impossível, visto o Ronaldo claramente te dizer algo muito forte pessoalmente: segundo tu viste-o a crescer, estiveste lá sempre a acompanhá-lo, por isso acredito que seja como se fosse da tua família (mesmo que ele nem sequer saiba quem tu és). Como tal, aceitar a realidade como ela tão nitidamente é seria para ti um momento tão doloroso que não duvido que entrasses em depressão profunda. Pode parecer algo condescendente isto que estou a dizer, mas acredito mesmo nisso. Precisamente por isso é que acho que estas conversas são absolutamente inúteis. Se continuas de forma tão inacreditável a negar o óbvio, mesmo depois desse óbvio te ter dado 50 ‘chapadas’ de luva branca, nunca deixarás de o negar. Mas pessoalmente, não tenho grande interesse em interagir com pessoas que – à semelhança dos seus ídolos – nunca têm a decência de admitir quando erram, especialmente quando o erro está literalmente à vista de todos.

                    Fica bem, Artur.

                    • Artur Trindade
                      Posted Dezembro 21, 2022 at 4:13 pm

                      Duarte, nunca foi minha intenção gostar da pessoa Ronaldo, identificar-me com os seus valores, sempre conheci as suas características, mas posso dizer-te que dentro do contexto FUTEBOL, tolero muito menos Neymar, alguém que chegue, falte a treinos, que seja não-profissional, como Ronaldo, e aí identifico-me, como tu também te identificarás.

                      Não podes querer mudar-me as opiniões, pois se tenho total convição nelas, como dizer-te que ser o melhor marcador na Juve, no MU, ser o melhor jogador da liga italiana, é por si só rendimento, analisado pelas autoridades locais, não por fans.
                      Desceu de rendimento, claro, estamos a falar de 35, 36, e 37 anos, e adaptação a realidades diferentes, ou apenas teria essa questão de adaptação se fosse para o PSG?

                      O teu grande “pecado” deste comentárioa: “guiado por um 100% nacionalismo bacoco”.
                      O que é que ser convocado para a seleção tem a ver com nacionalismo? Não é tão português como os outros? Foi ao lado, essa.

                      Na questão de Zidane, lembro-me de querer afirmar que Ronaldo é o MAIOR europeu de sempre, ao que retorquiste que existiam Cruyff e Zidane.
                      No caso do holandês, ainda percebi, apesar de Ronaldo lhe ganhar aos pontos, mas para Zidane, é preciso um forte BIAS, pois Zidane jogando na mesma posição de Messi, é tão inferior (não esteticamente), que não seria capaz de lhe ganhar 1 BO, pois jogando como 10, as comparações são demasiado fáceis, e Ronaldo ganhou 5 a Messi.
                      Claro que poderá vir sempre a questão do marketing, inventado por Ronaldo? ou a pessoa dele é vendável, apelativa, e isso não é marketing?

                    • Duarte Vader
                      Posted Dezembro 21, 2022 at 8:08 pm

                      Sim, nunca foi tua intenção mas acabaste por fazê-lo nitidamente, o que não deixa de ser curioso e elucidativo da forma como o Ronaldo ‘capturou’ a tua pessoa por alguma razão.

                      A questão do marketing a que te referes é relevante para a discussão, no sentido em que só isso faria uma equipa actual de nível contratá-lo, já que futebolisticamente estamos a falar de alguém nulo. E nisso aí tiro-lhe como sempre tirei o chapéu. Soube-se rodear de uma excelente máquina de promoção, soube cultivar e vender muito bem a sua imagem, o seu físico (claro que o trabalhou), é um ídolo das redes sociais, etc. Acredito que mesmo hoje, qualquer clube que o contrate irá fazer muito dinheiro com ele à custa disso, maioritariamente vindo de pessoas que se focam exclusivamente na figura e não seguem/percebem de futebol. É a razão por exemplo pela qual um clube saudita lhe está a oferecer uma quantidade tão grande de €. Nada a ver com a sua qualidade futebolística actual mas com o compreensível intuito de elevar o estatuto do clube e reabilitar a péssima reputação da região.

                      Não, não estamos Artur. TU estás a falar de 35, 36 e 37 anos, e pelos vistos estás a falar sozinho já que bloqueias tudo o que os outros dizem, quiçá para evitar a sempre corrosiva dissonância cognitiva. Eu estou a falar de 32, 33 e 34 anos. Foi notória uma quebra do Ronaldo já nos últimos anos do Real, em que precisava não só de ter uma equipa a jogar para ele (coisa que nunca precisou no passado) como de rematar muitíssimo mais que os outros para fazer os golos que fazia. A coisa era tão óbvia que se escreveram copiosos artigos acerca disso. Deixo-te aqui apenas um exemplo:

                      https://bleacherreport.com/articles/2612046-cristiano-ronaldo-takes-nearly-twice-as-many-shots-as-any-other-la-liga-player

                      Ora, se tens um jogador que não só tem uma equipa de elite a jogar para ele como ainda remata a qualquer oportunidade, muitas vezes em detrimento da própria equipa, isso vai naturalmente afectar o ‘raw output’ de um jogador, seja ele qual for. Isso não determina um jogador de eleição. O Jardel, que era um melhor finalizador que o Ronaldo e chegou a ser 3 vezes o melhor marcador da Europa, também precisava de uma equipa inteira a jogar para si. Isso não faz dele o melhor jogador da história do Porto, ainda que tenha sido o mais profícuo marcador de golos quando comparado com outros goleadoras do clube no mesmo espaço de tempo (4 épocas). Diria que o Ronaldo de hoje é capaz de ser 1/7 ou 1/8 do jogador que foi Jardel no seu auge, se contarmos com a sua veia goleadora. Um, na altura, não acrescentava nada ao jogo colectivo da equipa em qualquer momento que não o da finalização. O outro, hoje, não acrescenta em nenhum dos dois aspectos. Atenção, digo HOJE. Obviamente o melhor Jardel foi ‘apenas’ um excelente goleador e o melhor Ronaldo foi um dos melhores jogadores de sempre, precisamente porque oferecia muito mais ao jogo do que finalização através de ‘inúmeras’ tentativas.

                      Quanto ao Cruyff, o teu argumento não tem sentido absolutamente nenhum. O impacto do Ronaldo no mundo do futebol (não no do mediatismo das redes sociais, obviamente) não pode ser sequer comparado ao do Cruyff. Só alguém que pratique o culto à personalidade, seja muito novinho e/ou não perceba patavina da modalidade pode achar o contrário. Não brinquemos com coisas serias.

      • offtopicguy93
        Posted Dezembro 19, 2022 at 6:44 pm

        Misturas tudo para tentares desculpar o Ronaldo… ele falou no felix? Ou no leão?

        Chega de ginástica, chega disto! O Ronaldo está ao dia de hoje na cama que fez, ponto

  • Kafka
    Posted Dezembro 19, 2022 at 5:15 pm

    Só vejo verdades aqui

  • Nickles
    Posted Dezembro 19, 2022 at 5:17 pm

    Se fracasso for igual a desilusão, discordo por completo. O Aveiro andou meses a mostrar que já não sabe fazer o básico no futebol e no mundial apenas confirmou aquilo que se esperava dele.
    Agora concordo com a parte que prejudicou a selecção com o seu ego, como aliás tem vindo a prejudicar nos últimos anos.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Dezembro 19, 2022 at 5:18 pm

    Tem TODA a razão. Ele já mete dó.

    E quem o diz é uma verdadeira lenda da Alemanha e do futebol mundial, Lothar Matthaus. Este sabe do que fala, e normalmente não tem papas na lingua, nem paninhos quentes, os jogadores alemães sabem há anos que com ele o pão é pão, e o queijo é queijo.

    Lendas assim fazem falta ao futebol. E Cristiano Ronaldo deveria ouvir mais este tipo de pessoas do que as Elmas, as Kátias e as Georginas desta vida.

    • Xyeh
      Posted Dezembro 20, 2022 at 9:10 am

      O Rooney sempre me pareceu ter bons comentários, prefere o Messi mas jogou com o Cristiano e nunca o atacou, é alguém a quem o Cristiano poderia ter falado, o problema é o ego tremendo que o impede de ouvir alguém que não seja da sua bolha de confiança.

      • Stravinsky
        Posted Dezembro 20, 2022 at 1:40 pm

        É um grande exemplo, porque nota-se que o Rooney foi alguém que sempre falou sem qualquer tipo de maldade e com comentários bastante sóbrios, mas para o Cristiano Ronaldo e a sua entourage, se não dizes bem, és “invejoso”. Assim não é fácil.
        Na realidade também demonstra bem de onde vem a família Aveiro, que representa o “novo-riquismo” como ninguém….

  • Artur Trindade
    Posted Dezembro 19, 2022 at 5:28 pm

    Um dos meus ídolos de infância, ganhou aos pontos (por muitos) a Maradona, que fez 86, e Matthaus durou, reinventou-se de 10, para 8, para 6 e durou.
    Matthaus tem toda a razão aqui, inteligente como sempre.

    Quem manda ao NOSSO Ronaldo querer ( principalmente
    precisar) de brilhar num mundial aos 37 anos?
    Nunca nenhum grande do futebol tentou semelhante feito, muito menos um avançado.
    Ronaldo já tem o seu legado feito, ainda foi titular no MU do ano passado, para quê tanta fome de bola?

    • Artur Trindade
      Posted Dezembro 19, 2022 at 5:42 pm

      Faltou-me a posição de líbero, Matthaus, a jogar a líbero na seleção aos 39 anos, com 1,74, muito sub-valorizado.

      • Stromberg
        Posted Dezembro 19, 2022 at 6:49 pm

        Certo. No entanto, quando o Matthaus jogou a líbero, a Alemanha levou 3 de Portugal, com hat-trick de Sérgio Conceição.

        Ou seja, o alemão acaba por estar a falar por experiência própria.

    • Antonio Clismo
      Posted Dezembro 19, 2022 at 6:05 pm

      Também não se percebe o porquê do Cristiano Ronaldo ter feito ALL IN com as fichas todas que amealhou durante a sua carreira de 20 anos numa altura em que tinha um 3 de espadas e um valete de ouros na mão e os adversários todos com pares de ases

      • Xyeh
        Posted Dezembro 20, 2022 at 9:04 am

        Na teoria com um 3 de espadas e um valete de ouros contra 2 adversários com par de ases ainda tens hipótese de ganhar com 2 pares ^^

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Dezembro 19, 2022 at 6:52 pm

      Engraçado o que é a vida, a imagem que mais recordo de um jogador tão vencedor e tão importante como o grande Matthaus é a de uma derrota.

      Champions 98-99, para quem achou a final de ontem o melhor jogo de sempre, não sabe o que perderam. Bayern- Man United. Durante mais de uma hora os ingleses levaram um banho de bola com as letras todas, sem apelo nem agravo. Só conseguiram concretizar um golo, mas foram bolas nos ferros, e sobretudo foi impressionante a exibição do grande Lothar Matthaus, então já com 38 anos.

      Minuto 80. O treinador Ottmar Hitzfeld decide tirar o Matthaus para umas merecidas palmas, ele que tinha dito que terminaria a carreira se vencesse a Champions. O resto foi história. O United marca aos 91 e 93 e ganha a Champions.

      O foco na cara de Matthaus quando se dá o desastre é a imagem do jogo. A total impotência, a prova que um jogo nunca está ganho antes do apito final. E o erro do sinal dado, tirar o Matthaus para meter o Fink para ganhar altura na área deu o sinal errado à equipa, disse-lhes que o importante era defender o 1-0, e não jogar à bola.

      Meteram-se a jeito. O resto foi história, e dois cantos do Beckham foram fatais. Perderam exatamente do modo como pensavam que se estavam a defender quando meteram o Fink.

      No final do jogo o Matthaus decide jogar mais um ano, mas acaba por não ser campeão europeu senão simbolicamente, acabará, por breves momentos, por integrar o plantel que vence a Champions em 2001. O Deus do futebol repôs alguma justiça.

    • Kafka
      Posted Dezembro 19, 2022 at 6:59 pm

      E quantos conseguiram brilhar num Mundial com 35 anos ? Ou não admites q este foi o Mundial de Messi

      • JFN
        Posted Dezembro 19, 2022 at 9:02 pm

        ele já disse que foi o mundial do Mbappe

      • Xyeh
        Posted Dezembro 20, 2022 at 9:08 am

        Messi, Modric, Giroud, Pepe, Otamendi, todos fizeram grandes mundiais já em fim de carreira, o Messi e o Otamendi atingiram o prémio final, Modric e Pepe saíram do mundial irrepreensíveis (foram eliminados mas jogaram bem), só o Giroud é que acaba por ficar marcado por não ter feito nada na final.

    • Boneco21
      Posted Dezembro 19, 2022 at 11:23 pm

      “Nunca nenhum grande do futebol tentou semelhante feito”?
      Viste o mundial do Modric? Ou um ex-bola de ouro não conta como grande do futebol?

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 19, 2022 at 5:37 pm

    Mais um a juntar-se há dúzia de malucos que anda há anos a escrever isto aqui.

    • Khal Drogo
      Posted Dezembro 19, 2022 at 6:20 pm

      *à dúzia

    • R1906
      Posted Dezembro 19, 2022 at 6:31 pm

      O que Mathaus disse, está bem longe desses malucos que referes. Os malucos que referes de facto tem essa patologia mais que identificada(e deviam procurar tratamento). Matthaus não chegou nem aos calcanhares do que esses malucos escrevem.

      Malucos tem historial, e o historial demonstra que esses malucos tem problemas graves mentais. Matthaus deu uma opinião hoje, não a da todos os dias de forma repetida 10x.

  • Ss
    Posted Dezembro 19, 2022 at 5:38 pm

    Infelizmente, tudo o que escreveu é verdade. Será sempre um dos melhores, mas o que está a fazer ao legado dele neste momento é triste de vêr

  • Goncalo Silva
    Posted Dezembro 19, 2022 at 5:53 pm

    Para mim só não foi para mim o maior fracasso (aka desilusão) porque já esperava isto.

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 19, 2022 at 6:01 pm

    Objetivamente não está errado com estas declarações

    2022 é o ano em que o Cristiano Ronaldo bateu de frente com a realidade e não deve estar a ser nada fácil para ele estar a lidar com todo este ruído que ele próprio criou e alimentou.

    Uma carreira de topo desperdiçada por péssimas escolhas no seu final de carreira?

    Parece o Kanye West… deu cabo da sua carreira e legado com o facto de ter queimado o fúsivel neste último ano…

  • Filipe22
    Posted Dezembro 19, 2022 at 6:37 pm

    Não consigo sentir desilusões se não tive expectativas

  • Kafka
    Posted Dezembro 19, 2022 at 6:57 pm

    Há uma coisa bastante interessante desde ontem, alguns dos fanáticos madridistas ou ex-colegas do Cristiano dsd ontem q estão a mudar o discurso no debate Messi vs Ronaldo….. O Ferdinand ontem já veio dizer q estava errado, e Messi é afinal o melhor.. O Balboa tb já disse “o debate acabou”

    Quando até os lunáticos madridistas e os ex colegas de equipa o admitem, começa a só restar a mãe e as irmãs dele a achar q ele é melhor

    • Kafka
      Posted Dezembro 19, 2022 at 7:01 pm

      Ah e claro esqueci do Edu Aguirre e do Roncero, esses 2 ontem engoliram em seco, mas de forma ridícula e doente continuam a não admitir o óbvio…

    • bpstp
      Posted Dezembro 19, 2022 at 10:56 pm

      Messi vs Ronaldo quem acompanha futebol de “fora” sem ser Messiano ou Ronaldete sabe claramente que Messi está acima do Ronaldo e não é pelo Mundial…poderia até ter perdido ou ter sido eliminado na fase de grupos que sempre o seria.
      Não concordo com muitos antis Ronaldo (sua postura e atitudes também não ajudam) que dizem que Ronaldo não foi grande jogador ou que era só marketing mas por outro lado é claro como água que Messi não tem comparação apesar de ter sempre torcido pelo sucesso do Madeirense numa perspectiva de Português, até porque vitórias dele eleva o nome de Portugal.

      Engraçado é que Ronaldo fora de campo, dizem que é uma pessoa altruísta que ajuda os outros, não esquece os amigos, família, etc Mas no campo é egoísta e só pensa no seu ego mesmo após 40 anos não tem estofo mental para aguentar quando as coisas não correm como quer. Este ano então foi ridículo: quis jogar UCL e baldou a pré época achando que haveria alguém que o pegasse. Enganou-se. Deu aquela entrevista a roçar ao ridículo achando que iria fazer grande Mundial e em janeiro iria para Top novamente. Enganou-se. No Mundial quando as coisas começaram a correr mal teve atitudes que todos sabemos. Deixa família falar mal até do seu treinador só porque fez aquilo que ele nunca acreditou que fosse acontecer, ir para banco. Depois ajudou a despedir FS (sim, alguém acredita que Fernando Gomes não falou com Ronaldo antes de despedir FS? É normal..Até o presidente da Federação de Argentina fala com Messi tal como PSG pedi aval da sua principal estrela Mbappé) mas ele continua a achar que vai haver um top de Premier league ou de Série A que o queira ….
      Podia terminar em grande mas a sua obsessão pelo Record vai fazê-lo sair sem Glória.

      Já agora, se Messi fosse egoísta como Ronaldo no campo já teria na boa mais 150/200 golos na carreira.

      • Xyeh
        Posted Dezembro 20, 2022 at 8:58 am

        Concordando com praticamente tudo o que disseste também referir que se o Cristiano fosse menos egoísta teria mais golos porque em vez de marcar os livres estaria na área para marcar a 2ª bola e o aproveitamento do livre seria superior, até nisso o homem não soube aproveitar que era dos melhores a finalizar, curioso que continua a ter muitos jogadores a dizer super bem dele, não deve ser 100% tóxico como muitos querem fazer parecer mas está realmente na fase mais negativa da sua carreira e desta vez não me parece que vá conseguir dar a volta.

    • Pinto Freitas
      Posted Dezembro 20, 2022 at 1:41 am

      Isto sempre foi obvio para quem via futebol, que Messi era Melhor que Ronaldo. Mas no inicio havia o potencial, o facto de eles os dois serem jovens e continuarem constantemente a bater os records um do outro e os desempenhos um do outro. Ao ver isto as pessoas acreditavam que eventualmente Ronaldo ainda viesse a ser melhor, porque nao parava de se superar. Depois o outro factor que diz muito do Ronaldo e ainda lhe da mais valor, é que sim, o Messi é melhor jogador que Ronaldo. Mas ele mesmo assim conseguiu se bater durante mais de 10 anos (e bem), conseguiu fazer com que as pessoas duvidassem se Messi era realmente o melhor e conseguiu em pelo menos 3 ou 4 epocas ser melhor que o Messi em performance. Este para mim e o verdadeiro feito incrivel do Ronaldo e que diz muito sobre ele e quanto bom ele foi. Deveria ser valorizado e nao diminuido a uma simples discussao sobre quem foi / é o melhor. Ele foi la e bateu se, com um gajo que era simplesmente um genio, e conseguiu bate lo nao uma, mas varias vezes. Isto e o grande feito de Ronaldo.

  • HeberPrincipe
    Posted Dezembro 19, 2022 at 6:57 pm

    Não tenho pena porque quase tudo o que aconteceu foi culpa própria

  • Lusitano
    Posted Dezembro 19, 2022 at 7:07 pm

    Os anti-Ronaldos são uma cambada de abutres a rondar um ser em vias de expiação. Cheios de inveja e a azedume, ali andaram, anos e anos à espera do CR dar um passo errado para finalmente atacarem o homem. A felicidade que esta gente sente ao observar a queda de um fora sêrie é bem ilustrativo daquilo que são.

    • Kafka
      Posted Dezembro 19, 2022 at 8:39 pm

      Portanto o Mathaus é Anti-Ronaldo por ter dito a verdade? ?

      Portanto segundo tu, o Cristiano deve viver numa bolha de elogios, mesmo quando faz coisas mal feitas… Fantástico… Que falta de noção

    • Diogo Moura
      Posted Dezembro 19, 2022 at 8:54 pm

      A questão é, porquê? Porque atacam o Ronaldo? Ja vi grandes estrelas a retirar-se e nunca vi campanha igual, bem pelo contrário. Desde Ronaldo Nazario, Totti, Gerard, Ronaldinho, Xavi, Iniesta, Zidane, Henry… Sei lá! Um sem número! E praticamente todos eles saíram de forma respeitada e pela porta grande (até o Zidane que se despediu com uma cabeçada) e apesar de tudo continuam, aos dias de hoje, a serem respeitados.
      O Cristiano cavou a própria sepultura a partir do momento em que colocou o individual acima do colectivo. O futebol é um desporto de equipa! A vitória da equipa irá sempre prevalecer sobre os recordes individuais.
      As entrevistas dadas, as faltas à pré-época, o recusar a entrar em campo, a forma como sai dos clubes por onde passa (Man Utd, Real, Juve e novamente Utd) . O Ronaldo teve uma carreira enorme, das melhores da história do desporto. Porém, não soube dignificar o seu final como outros fizeram. Tudo tem um fim, e há que saber aceitar isso. O Ronaldo (falo mais até no contexto da seleção) fez questão de colocar todos os holofotes em cima de si criando polémica à sua volta. O Ronaldo armou tanta barracada, que durante o mundial, as objectivas das câmaras quando colavam nele nunca tinha um bom propósito. Estavam sempre à espera que ele fizesse mais uma “ronaldice”. E fez! Mandou o treinador passear, tentou tirar um golo a um colega de equipa, chegou atrasado a um treino quando soube que ia comer banco, foi o primeiro a sair para os balneários e nunca deu a cara após as derrotas. E atenção, estamos a falar de uma capitão de equipa com quase 40 anos. Não de nenhum garoto.
      Para se ser respeitado, também é preciso dar-se ao respeito e saber respeitar os outros. Coisa que o Ronaldo não fez. Se antes ele ainda respondia em campo e a coisa passava pelos pingos da chuva, tudo bem. Agora como joga? Credo! É que o homem nem uma recepção orientada ou um drible no 1×1 sabe fazer, e ainda assim, exige ser a maior estrela. Até o Figo no final de carreira partia uns rins aos defesas e conseguiu sair com um final digno. E atenção, falei do Figo propositadamente para servir de termo de comparação. O “Pesetero” teve um final bem mais ético e aos dias de hoje todos o respeitam. Até o Guardiola que é Catalão assumido
      Por isso, cada um que tire as suas próprias conclusões. O Cristiano ainda vai a tempo de dar a volta, mas para isso, tinha de ganhar humildade em campo e saber que posição ocupa actualmente no mundo do futebol.

      • Kafka
        Posted Dezembro 19, 2022 at 10:21 pm

        Excelente comentário Diogo

      • R1906
        Posted Dezembro 19, 2022 at 10:31 pm

        Ronaldo continua a ser bastante respeitado.
        Agora esqueces de uma coisa que esses todos que falas não tiveram, mas todos os futuros irão ter, um mundo de redes sociais onde tudo e toxico como se vê inclusive por aqui.
        Ontem o que não faltou também por ai(internet) era cascar no Mbappe a torto e a direito porque do outro lado estava Messi.
        Esses que falas nunca tiveram numa suposta disputa durante tantos anos que numa era de redes sociais levou a uma lixeira total. E Messi e Ronaldo sempre que falaram e pelo que já se viu backstage sempre se respeitaram e falam bem um do outro.

        Qualquer disputa que hoje apareça irá levar com o futebol preto ou branco, ou és o melhor, ou és lixo. Quanto mais tempo essa disputa de manter, mais toxico fica e mais preto ou branco irá ficar. E deixará de ficar por dentro das 4 linhas e passará para fora das quatro linhas com vidas pessoais e teorias da conspiração a virem ao de cima.

        No entanto concordo que Ronaldo tem que usar esta pausa para se “reinventar”.

      • Lusitano
        Posted Dezembro 20, 2022 at 5:48 pm

        Não discordo do que dizes no teu comentário, sou quero clarificar que, do meu ponto de vista pessoal, os ataques ao Cristiano já foram além de criticas, e passaram a ser destilição de ódio e desejo de maldade ao homem.

        E quanto ao comportamente dele neste mundial, acho eu, deve-se culpar também a federação e o treinador que o convocaram para jogar, sabendo bem que ele já não é o mesmo jogador. Especialmente este ano já era obvio que está em estado de declínio acentuado. Convocavam-no, mas já de ínicio dizam-lhe que ia na condição de jogador suplente, e sem garantia de entrar para jogar. Assim há partida ele já ia com espectativas reduzidas, e sem espaço para melodramas.

        Mas, tomara que ele encontre forma de se reinventar, e sair do mundo do futebol com a dignidade que merece.

    • Diogo Moura
      Posted Dezembro 19, 2022 at 8:59 pm

      Ah, e nunca me vou esquecer do Ronaldo porque foi o primeiro Capitão de uma seleção a atirar a braçadeira para o chão. Duas vezes. E numa delas ainda lhe deu um pontapé. Foi das maiores faltas de respeito que vi até hoje por parte de um atleta a representar o seu país (excluindo casos mais extremos que envolvem ditaduras, politiquices e outro tipo de lutas).

    • Number10
      Posted Dezembro 19, 2022 at 10:17 pm

      O maior anti-Ronaldo é o próprio. Ele é um dos melhores de sempre algumas atitudes dele dentro e fora de campo fizeram com que ele seja bastante criticado.

  • Arrasa
    Posted Dezembro 19, 2022 at 7:16 pm

    Há muito o hábito de bater em quem já está no chão. Não é bonito de se fazer nem de ver. O Ronaldo cometeu muitos erros, principalmente na fase final da sua carreira, está a sofrer com eles. Mesmo assim, não deixa de ser um campeão, um dos maiores de sempre no futebol e no desporto Mundial.

  • Mantorras
    Posted Dezembro 19, 2022 at 7:32 pm

    Lembram-se quando Ten Hag, apos ele se recusar a entrar contra os spurs, foi entrevistado no final do jogo? Ele responde com algo do genero “amanha penso nisso, hoje nao me apetece”. Na altura, a tremenda frieza na resposta foi exactamente a forma como ele precisava de ser tratado. Como um suplente. Respondeu como se responde a um suplente “sem grande relevancia”. Ele tinha estatuto de suplente e a maior parte da sua relevancia era fora de campo. E mandar passear assim o grupo? Que esperava ele?

    Olho para este mundial de forma parecida. Foi o que tinha de ser. Comecou como titular como esperado, saiu da equipa como “mais ou menos esperado”, e seria sempre um momento dificil para gerir, pelo grupo, pelo treinador e por ele. Pode-se dizer muita coisa, mas nao foi essa desilusao porque ninguem realmente esperava um grande mundial de Ronaldo. Ainda por cima no pior momento da sua carreira, sem clube, envolvido em polemicas, etc. Talvez ele acreditasse.

    O que fica, para mim, sao as lagrimas no final. Ja estive em baixo na vida, e Ronaldo so vi chorar duas vezes: ambas pela seleccao. Nao fez feirinha como fez no united, entrou, correu, lutou, e mostrou, no seu ultimo jogo em mundiais, que estava ali para somar. Deu o que tinha. Aparentou ter a vontade de sempre de fazer a diferenca. O Ronaldo nao tem so defeitos. Eu espero que dqui a uns anos, se juntarmos 5 ou 6, todos juntos consigam ter a mesma vontade do Ronaldo de brilhar.

    Aquela vontade de partir tudo, a coragem para assumir e levar com a responsabilidade. Fico com essa parte, deste mundial, porque o resto, infelizmente, nao foi muito surpreendente.

    • JFN
      Posted Dezembro 19, 2022 at 8:51 pm

      No teu ver, no que toca ao Cristiano, o que queres dizer com “levar com a responsabilidade”?

      • Mantorras
        Posted Dezembro 20, 2022 at 6:34 pm

        Os melhores tem de mostrar mais que os outros em campo. Ronaldo sempre disse, a boca cheia, que era “o melhor” e nao lhe importava para nada que o “cobrassem” por isso. Nunca teve medo disso.

        Sempre teve a “pica toda” para mostrar que tinha razao, e que por isso, se ele era o melhor, entao tinha que ir la pa dentro e fazer algo mais que os outros. E fazia.

    • maZe
      Posted Dezembro 19, 2022 at 9:15 pm

      Excelente comentário. Tocas em todos os pontos com uma visão imparcial.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Dezembro 19, 2022 at 11:21 pm

      Com esta foram 3 vezes. Chorou de alegria em 2016 e de tristeza em 2004.

    • tiagoagm
      Posted Dezembro 20, 2022 at 12:36 pm

      Este tipo de atitudes por parte do Ronaldo não eram novidades, a questão é que ele antes era dos melhores do mundo e fazia a diferença. Hoje em dia dá pena vê lo. Não interessa teres vontade quando o corpo não consegue. Nunca deveria ter sido capitão da seleção pois não tem perfil para isso. Foi um dos melhores mas a idade não dá treguas.

  • Xyeh
    Posted Dezembro 19, 2022 at 9:18 pm

    O Cristiano se mandasse toda a gente à sua volta dar uma volta e fosse acompanhado como devia ser ainda poderia ser importante num clube, tinha era que assumir que teria de ser suplente mas o seu ego e a máquina à sua volta não permitem isso infelizmente, vamos ver um 2023 ainda pior para ele até decidir retirar-se.

  • Dostoievski
    Posted Dezembro 19, 2022 at 10:29 pm

    Cada qual exprime o que lhe vai na alma e diz o que bem entender. Ainda mais em blogs, ainda mais nos ditos modernos tempos.

    No entanto, uma lenda germânica “rasgar” no Ronaldo quando a sua seleção não passou da fase de grupos, soa a “mais um no coro fácil de abutres que querem abater quem já morto está”.
    Antes elogiasse o vencedor Messi.
    Antes questionasse o seu Guarda-redes que partiu uma perna a fazer “ski” em vez de preparar o resto da época.

    Como esta lenda Germânica, como muitas “lendas” aqui do blog, talvez a visão e análise careça de mais frieza e um ângulo de visão mais abrangente.

    Boas festas!

    • Fireball
      Posted Dezembro 20, 2022 at 12:04 am

      Qual é a fase em que uma seleção tem que chegar para que os cidadãos desse país tenham direito a falar? Se ele fosse argentino concordavas com ele?

  • Joaquim O
    Posted Dezembro 19, 2022 at 11:42 pm

    Essa mentalidade que nos irrita no Cristiano é precisamente a mentalidade que lhe permitiu estar no topo aqueles anos todos em que jogou no Real Madrid. Quem sabe exatamente como pensa um campião ou qual é a psicologia de um monstro desportivo como ele?

    Agora tem é que ajustar as suas exigências às suas capacidades, ele sempre adaptou a sua forma de jogar e o seu papel em campo ao longo do tempo, e acredito que continuando a fazé-lo ainda tenha 1 ou 2 bons anitos pela frente.

    • OklMbits
      Posted Dezembro 20, 2022 at 12:40 am

      Cada vez mais acho que os fãs incondicionais do CR7 são pessoas que não conseguem prestar atenção à maior parte de um jogo de futebol. Só pode.

Deixa um comentário