Suficiente para vencer a Bola de Ouro 2013?
Nos últimos 3 anos Ronaldo marcou 173 golos, uma marca absurda e que promete não ficar por aqui. O avançado do Real Madrid este ano já apontou 50 golos (44 no Real Madrid e seis por Portugal), e com mais 19 jogos até final de 2013, não deve ter problemas em bater a sua melhor marca de 63 golos num ano civil. Registo (tem média impressionante de 1,11 golos por jogo) que faz do português o melhor goleador da Europa neste Ano e até por larga margem. Contabilizando apenas as 5 principais equipas europeias, Lionel Messi (média de 1,10 golos por jogo) aparece em segundo com 42 golos, seguido de Lewandowski com 32.
Carreira de CR7:
2013 Real Madrid 50
2012 Real Madrid 63
2011 Real Madrid 60
2010 Real Madrid 48
2009 Manchester United/Real Madrid 30
2008 Manchester United 35
2007 Manchester United 34
2006 Manchester United 25
2005 Manchester United 14
2004 Manchester United 15
2003 Sporting/Manchester United 3
2002 Sporting 6



110 Comentários
Carlos Moreira
Qual é o record de golos numa época?
Tiago
Messi, 73 golos numa época.
Se for num ano civil é o… Messi, 79 golos!
Com 19 jogos pela frente, o Ronaldo pode bem fazer 20 golos!
Anónimo
meu caro, o recorde de messi sao de 91 golos
Wilson Xavier
Paulo Almeida
era fantástico se Ronaldo conseguisse os vinte golos.
Mateus
Especialmente agora pela selecção, uns 5 ou 6 é que era :p!
Mateus
Anónimo
Tiago, infelizmente (falo por mim) o Messi marcou 91 golos em 2012 e ninguem vai conseguir bater essa merca este ano… nem Ronaldo
Pepe
Hortalica
Mas atenção que mesmo que CR7 bata esse record, e mesmo quando messi o bateu, há que ter atenção que Muller precisou de menos jogos, isto não tira mérito, mas é para observar-mos como Muller foi uma máquina também.
Hortalica
e por favor atenção à matemática, 20 golos não chegam, pois fica com 70 golos. precisa de 29 para igualar e 30 para ultrapassar. Com 30 golos em falta, faltando 19 jogos era importante pelo menos bisar nos dois jogos da selecção caso isso aconteça acredito que tudo irá fazer para quebrar o record.
Anónimo
meus amigos, para Ronaldo bater o recorde de Messi, precisa de marcar mais 42 golos.
Heisenberg
Bibiano Baldé Cá Jr.
Realmente não sei que contas é que vão para aqui.
Record do Messi, 91 golos em 2012
De 50 para 91 vão 41. É esse o número de golos que Ronaldo tem que marcar para ultrapassar o registo de Messi. Terá que ter uma média de 2,15 golos até ao final do ano civil para o atingir. Duvido muito que o consiga até pelo futebol que o Madrid está a praticar.
Hugo Sanches
anda tudo doido com as contas, deve ser o efeito Gaspar.
Hugo
São contas dos tugas que reprovam a matemática :)
JDC7
Meus amigos, bata ou não bata o record do Messi, o que interessa é que o Ronaldo acabe o ano civil com mais golos, para discutir a Bola de Ouro. Sinceramente, como de ano para ano o critério muda, ora é o jogador que conquista o campeonato (como no ano em que o ronaldo foi melhor marcador da liga espanhola) ora é o jogador que marca mais golos (como no ano passado quando ronaldo era detentor da liga espanhola), cheira-me que por mais que ele se empenhe em acabar o ano com mais golos que o seu rival… o critério mudará mais uma vez! "É o sistema!", como diria o outro!
Nuno Vaz
eu acho que é a inveja eterna, mas o sistema também serve :)
Kadaf
Wilson xavier, não são 91 mas sim 88 (está no livro do Guiness) golos num ano civil (2012) e 73 golos numa época (2011/2012). estes são os recordes do Messi. O Ronaldo tem 60 golos numa época (2011/2012 também) e tem 63 golos num ano civil salvo erro (2012). Este ano bate o seu próprio recorde se continuar assim. Que máquina!!!!
Bibiano Baldé Cá Jr.
Duvido muito que chegue para vencer a bola de ouro. Na minha opinião o prémio deveria ir para o Frank "Scarface" Ribery. As vitórias na Liga dos campeões, campeonato, taça, supertaça europeia e, expectavelmente, Mundial de Clubes, sustentam esta minha escolha.
Quanto ao Cristiano Ronaldo, duvido muito que volte a vencer a bola de ouro a menos que o Real Madrid Confusão Futebolística mude da noite para o dia ou então que Portugal vença, ou chegue à final, de alguma competição.
Hortalica
O Sneijder também a merecia vencer, entretanto venceu-a o Messi. O Ronaldo no ano que ganha o Kaka também a merecia ganhar entretanto ganhou o Kaka. Há um ano que o Ronaldo tem menos golos (muitos deles decisivos) e mais títulos que Messi ganha o Messi, no ano a seguir acontece exactamente o contrário ganha o Messi novamente. No ano que o Iniesta merecia ganhar pelo que fez e pelo golo decisivo na selecção na final ganha o Messi.
Conclusão: Ribery ganha tudo o que há para ganhar (tirando a supertaça alemã perdida já com Guardiola) e marca golos decisivos, Messi só ganha o campeonato e supertaça espanhola (esta este ano) vai ser o melhor do mundo.
Está escrito nas regras da FIFA que quem ganha não é o melhor marcador, ou o mais titulado, ou o mais decisivo, ou os três juntos. Simplesmente quem ganha é o Messi é a única regra. Se formos a analisar das bolas de ouro do Messi realmente quantas é que são justas?
PS: Não estou a dizer que ele é mau, simplesmente não há justiça na eleição.
troza
Só uma incorrecção: Ronaldo mereceu ganhar quando o Kaka ganhou? O Kaka dominou a liga dos campeões esse ano, incluindo o duelo com Ronaldo (ele decidiu a eliminatória contra o Man Utd do Ronaldo… com um jogão no old trafford, se não me engano).
Quanto à do Sneijder concordo.
Se a fifa parece ter o critério de que ganha o Messi, há que dizer a verdade: para muitos dos portugueses ganhava o Ronaldo no matter what.
E sim, também acho que este ano o Ribery merece. Foi o melhor jogador numa equipa que banalizou quase todos os adversários no ano que passou (tirando o Dortmund…)
No entanto, se o Ronaldo continuar a marcar e superar o recorde de golos num ano civil, aí acho que ele tem de entrar na discussão.
Hortalica
troza infelizmente Ronaldo ganhar não é bom para Blatter, Plaitini e companhias. Acho muito dificil o Ronaldo voltar a ganhar, a única hipóteses é ganhar o Mundial ou Europeu, o que acho bastante dificil, mesmo não tendo uma selecção como outras, conseguimos sempre jogar de igual par igual (basta ver no último mundial o nosso grupo, e fomos a equipa que a Espanha teve mais dificuldades). Mas a verdade é que nos momentos chaves falhamos.
Em relação ao Kaka, não se esqueça que nesse ano o ronaldo na liga inglesa foi uma besta, e nessa altura a liga inglesa as equipas como arsenal e liverpool e mais algumas não estavam tão fracas e o ronaldo marcava sempre golos espectaculares a essas equipas.
Bibiano Baldé Cá Jr.
Hortalica
Essa conversa eu nunca percebi… Então o Blatter, o Platini e afins não querem o Ronaldo a ganhar a bola de ouro porquê? Porque ele é português? Até parece que o Ronaldo é um Deco (melhor jogador do mundo no ano de 2004) e que a sua marca não está avaliada num montante semelhante, ou superior, à do próprio Messi.
Se o Ronaldo não ganhou mais bolas de ouro foi porque somente venceu uma liga dos campeões e porque anda sempre a reboque dos records do Messi. Se o Ronaldo tivesse marcado 91 golos num ano civil garanto-lhe que seria vencedor da Bola do Ouro do ano respectivo. O problema é que isso nunca aconteceu.
Anónimo
Para mim é Ronaldo no matter what a partir do momento que os critérios foram adulterados.
Kaka ganhou muito bem, Sneijder deveria ter ganho, Ronaldo deveria ter ganho e Ribery mereceria este ano (mas seguindo o crítério recente claramente CR7).
Marco M
Hortalica
Todos os anos o critério muda a favor do Messi. No ano que Ronaldo marca mais golos e bate records (record da liga espanhola em golos, só um exemplo) o que interessa é títulos. Ano a seguir o Ronaldo ganha títulos e é decisivo o que importa é records e golos. Então explique me isto. O que Messi fez para ganhar Bolas de Ouro o Ronaldo no ano a seguir fazia parecido e perdia sempre, ou seja, o critério muda sempre.
Anónimo e o Iniesta também deveria ter ganho uma, não se esqueça, em que Iniesta é super decisivo na selecção.
Anónimo
Esse ano do Iniesta para mim é para Ronaldo claramente que carregou uma selecção inferior às meias, ganhou o campeonato dos recordes, meias das champions com um fartote de golos.
7 jogos num europeu para mim não chegam para ganhar este prémio até porque as épocas dele em Barcelona apesar de momentos de brilhantismo são sempre marcadas por lesões e apagamentos.
Marco M
troza
Hortalica… o Ronaldo marcou mais golos que o Messi na liga espanhola… o Messi ainda foi o melhor marcador da champions… As pessoas insistem em dizer que trocaram de posições o que é mentira:
– o Ronaldo é o melhor marcador em Espanha com o Messi a ser na liga dos campeões, no campeonato de clubes do mundo, etc etc… o Ronaldo ganha uma competição (copa do rei), o Messi ganha tudo o resto (Liga, Liga dos campeões, Campeonato de Clubes do Mundo, Supertaça europeia, supertaça espanhola)
– No ano a seguir o Messi mete mais golos em todas as competições de relevo (campeonato espanhol e liga dos campeões) e o Ronaldo apenas ganha a liga espanhola e a supertaça…
Por mais que eu goste do Ronaldo, é olhar para isto e deixar de ser cego. Tanta vez se repetiu uma mentira que passou a verdade. As duas épocas estão tão longe de poderem ser classificadas como "os dois jogadores trocaram de posição e ainda ganhou o Messi". É mentira mas toda a gente acredita…
E digo mais… o Ronaldo se tivesse ficado em Manchester, hoje em dia tinha muitos mais prémios…
Hugo Melo
Titulos sim, prémios destes não.
slb1994
Sinceramente, penso que mesmo que Messi nao jogasse ate ao fim do ano, era eleito o melhor do mundo.
Independentemente de achar um ou outro o melhor do mundo, a verdade e que ja houve epocas em que Messi esteve pior que Ronaldo e foi eleito o melhor.
Por isso, espero que nao seja uma obseçao de Ronaldo ganhar a bola de Ouro, pois a gala e mais o "circo da FIFA".
PS: Nao me admirava que Casillas entrasse na equipa ideal , mesmo quase sem chegar. Devem ser novamente 11 da liga espanhola(ainda me rio de ver Sergio Ramos no onze ideal)
rui pedro
houve épocas em que esteve pior como ? em futebol jogado acredito, em numeros nunca na vida
Hugo
em futebol jogado? Aí é que CR nunca é superior a messi. E em números só se for este ano. Mas o ano não acabou.
Miguel Antunes
slb1994,
Diz lá a época em que o Ronaldo teve melhor que o Messi, é que eu não encontro essa época, mas tu pelos vistos sabes qual foi
2009/2010 – Messi 53J/47G Ronaldo 35J/33G
2010/2011 – Messi 55J/53G Ronaldo 54J/53G
2011/2012 – Messi 60J/73G Ronaldo 55J/60G
2012/2013 – Messi 50J/60G Ronaldo 55J/55G
2013/2014 – Messi 9J/11G Ronaldo 10J/12G
Se tu aqui consegues descortinar uma época do Ronaldo melhor, és um grande artista digo-te já
Carlos
nao, é apenas desonesto intelectualmente. Nada de mais :)
Kadaf
Miguel Antunes, Não são só os golos que contam. O Jardel marcava que se fartava. significa que foi o melhor do mundo? obviamente que não. sem tirar o mérito até porque o Messi é um jogador Top. dos melhores de sempre, tem uma equipa a jogar para ele, basta ver que na Argentina não é tão preponderante. o CR7 por outro lado leva a equipa às costas. é ele que constrói a jogada. tanto no RM como na selecção. por isso, por marcar com os dois pés, de cabeça, de livres, de penalti, em velocidade com ou sem drible, em força, em jeito (marca golos de todos os feitios e maneiras) Messi é o espaço curto e ai ninguém o bate. Mas vistos todos os pontos CR7 é melhor. Como português podes preferir o Messi, mas ser cego……..
Mendes
Ronaldo é o melhor jogador português de todos os tempos e uma máquina de golos. Mas vocês são os mesmos que defendem que os títulos conquistados são mais importantes na atribuição da bola de ouro e Ronaldo este ano não ganhou nada.
Hortalica
E o Messi já foi melhor do mundo com uma Taça do Rei. E o Ronaldo nesse ano marcou o golo que dá o campeonato ao Real Madrid em Camp Nou.
troza
Epah, aí está a comparação parva.
O Messi nesse ano superou o recorde de golos num ano civil e foi o melhor marcador da champions, recorde de golos num jogo da champions, melhor marcador da liga espanhola e tudo… o Ronaldo só ganhou a liga espanhola também… Estranho foi como ninguém do Chelsea ou da selecção espanhola ganhou o prémio, embora ache que o Messi esse ano tivesse de estar na discussão, achei mal não se considerar nada dos outros…
Hortalica
A única coisa parva que eu vejo, é que o critério muda sempre e é a favor do Messi.
Quando o Messi tem títulos o que importa é títulos. Ronaldo teve títulos e nada.
Quando o Messi tem records o que importa é records. Ronaldo bate quase todos os jogos um record na melhor equipa do mundo, bateu o record de mais golos liga espanhola, record que depois dá melhor do mundo ao messi.
Quando Messi tem mais golos, o que importa é mais golos. Ronaldo já teve mais golos e nada.
Isto não deixa de ser estranho, já que ambos tiveram sempre mais em alguma coisa, e o factor que favorece é sempre escolhido a favor do Messi.
O 11 ideal do ano foi a coisa mais ridícula de sempre, 11 jogadores do campeonato espanhol que não teve luta nenhuma e não sei a quantas jornadas do fim já havia campeão. Nenhuma equipa espanhola foi a final da champions e mesmo assim teve lá 11 jogadores. E jogadores como Piqué, casillas e ramos que fizeram épocas medíocres. Jogadores como Neuer, Mata, Drogba, Ivanovic, Lham, RVP, Chech (que exibições como na final da champions), Mata entre outros não tiravam lugar a pelo menos a um dos melhores 11 da liga espanhola? Uma liga que o segundo fica a quase 10 pontos e o 3º e 4º a milhas?
Carlos
Quando é que ronaldo teve mais golos? seja rigoroso por favor.
Miguel Antunes
Hortaliça,
Tens a minha admiração por uma coisa, tens uma capacidade única de ver coisas que não existem, coisas impossíveis, dizes tu que houve épocas que o Ronaldo marcou mais golos que o Messi, ora aí está o teu Mundo encantando a acontecer, e isso é admirável em ti, a tua capacidade de imaginação, estas de parabéns por essa capacidade de ver coisas que não existem,
PS: tu e uns quantos diga-se, que dizem que o Ronaldo já marcou mais golos que o Messi…
Nuno Vaz
é um mundo encantado :)
troza
Hortalica… novamente… o Messi teve títulos (e melhor marcador da champions) e que títulos foram esses? Liga espanhola, campeonato de clubes do mundo, supertaça de espanha e europeia), liga dos campeões… o Ronaldo foi apenas o melhor marcador da liga espanhola e ganhou a copa do Rei.
No ano a seguir o Messi meteu mais golos na liga espanhola e na liga dos campeões e ganhou a copa do rei mas o Ronaldo só ganhou a liga espanhola… Há aqui uma diferença que muita gente insiste em não ver, mas pronto…
O Messi merecia não ganhar algumas… mas curiosamente, nenhuma foi para o Ronaldo. Curiosamente… alguns pódios do Ronaldo nesses anos também não foram 100% merecidos…
Ricardo Ricard
Para mim é simplesmente o melhor do mundo,seja por estatísticas,seja pelo que faz em campo. Os golos que marca,o drible,a técnica,a velocidade,a raça,é simplesmente fantástico.
É diferente de Messi e admito perfeitamente que alguém diga que o Messi seja melhor,mas é impossível dizer que um é muito superior ao outro,porque é uma mentira enorme,é apenas uma questão de gosto,porque são dois jogadores com uma qualidade muito parecida.
Não estamos perante dois dos melhores jogadores do mundo da actualidade,estamos perante dois dos melhores de sempre,e tenho grandes duvidas se não forem mesmo os dois melhores de sempre da historia do futebol.
Meter Ribery no meio de Ronaldo e Messi é simplesmente ridículo,não só por estar a anos luz dos outros dois,quando nem é o melhor jogador do Bayern. Quase tão ridículo é continuarem a insistir que um prémio individual tem alguma coisa a ver com o ganhar títulos ou que tem de ser para o jogador que faz parte da equipa que ganhou mais competições,é um prémio individual e não custa assim muito perceber o que significa a palavra "individual".
jose
eu concordo que devia de haver mais premios assim acabavam as desconfianças. por exemplo o premio para melhor equipa e ganhava claramente o bayern, ou o premio para melhor preformance individual e aqui este ano ganhava o messi.
porque como está é injusto não premiar o ribery devido ao que ele jogou e ganhou, mas por outro lado não foi ele que teve melhores indices individuais se calhar neste parametro nem nos 5 primeiros aparece.
por isso é que eu não percebo muito bem os factores de decisão, se for titulos mais performance o titulo deveria ir para o ribery ou robben, se for performance individual desde 1.1.13 até 31.12.13 o titulo teria que ir para o messi ou se continuar assim até para o ronaldo.
David Gomes
Ricardo, pode ir buscar muita coisa para dizer que o Ronaldo é o melhor do mundo mas agora estatísticas? nem em golos, nem em média de golos nem do que quer que seja.
e o Ribery não é o melhor do Bayern? boa, devo ser eu que estou com falta de visão. o problema de algumas pessoas com o Ribery é que ele não marca tantos golos. ele joga mais atrás no terreno do que o Ronaldo e ajuda também na fase de construção. O Ronaldo praticamente só ataca e se apanha a bola nos últimos 30 m, 80 ou 90 % das vezes já só vê baliza daí que quase seja "obrigado" a marcar tantos golos
Nuno Vaz
Na champions ribery esteve muito abaixo. Muller, martinez, robben, schweinsteiger estiveram melhor. No campeonato ribery foi o melhor de todos.
Pedro Melo
David, e só os golos é que interesam? Se calhar convém dizer-lhe que o Messi é avançado, o Ronaldo é extremo…
Miguel Antunes
O Ronaldo é extremo no teu Planeta imaginário certo?? Tanto o Ronaldo como o Messi jogam como falsos 9, a diferença é que o Messi vem do meio para a área, e o Ronaldo vem da ponta para a área, mas são ambos falsos 9…
Já agora jogando ambos como falsos 9, para além do Messi marcar mais golos que o ROnaldo, o Messi consegue ainda esmagar por completo o Ronaldo em assistências para golo, mas pronto, o vosso mundo encantando não vos permite ver mais nada
Nuno Vaz
Pedro Melo, esqueça os golos.
Messi : de 2008 ao dia de hoje: 154 assistências. A diferença para CR é abismal neste campo.
Anónimo
importa dizer que tem 8 golos a mais que o Messi, mas que o Lionel esteve um mes parado por lesão, e nao jogou os jogos todos ao contrario de CR7, em media de golos por jogo Messi e superior…
Joao Ferreira
Anónimo
Não vi ninguém dizer nada quando o Ronaldo esteve parado 2 meses…
Enfim, ele que nos continue a maravilhar e que faça 25 golos nesses 19 jogos. A bola de ouro não interessa a ninguém.
Segundo os parâmetros que sempre foram usados pré-Messi ganharia Ribery de olhos fechados.
Segundo os parâmetros do verdadeiro melhor do mundo 2013 ganharia Ronaldo.
Mas no fim já se sabe quem vai ganhar…
Marco M
Bruno
A média do ano 2013 está no post:
Ronaldo (média de 1,11 golos)
Messi (média de 1,10 golos)
Jose rigido
E nisto se ve como algum pessoal q aqui comenta noticias ou anda a dormir ou so le os cabeçalhos…para isso nao comente as noticias…
Ta claro q o messi jogou menos 1 mes…tudo bem…teria mais golos? certamente!!…é o messi ia sempre marcar golos….mas e a media? andaria provavelmente mto identica…
"em media de golos por jogo messi é superior"…
ridiculo…. dizer algo assim …volto a repetir…deu-se ao trabalho de ler a noticia?
"Tem media impressionante de 1,11 golos por jogo" VM a falar de ronaldo…1 frase abaixo
"Messi aparece em segundo com 42 golos 1,10 golos por jogo" VM a falar de messi…continua a dar tiros nos pés q fica-te bem…deves ver as estatisticas como a FIFA ve…
Anónimo
Só esqueceram de colocar a quantidade de jogos, para ver quem tem a melhor media. :)
De qualquer forma, a bola de ouro deve ir para o Ribery, com o Messi em segundo e o Cristiano em terceiro.
Natan Fox
Bruno
A média do ano 2013 está no post:
Ronaldo (média de 1,11 golos)
Messi (média de 1,10 golos)
Ricardo Ricard
E para o ano é o Neymar,certo?
João Meireles
Discordo…sejam prémios da UEFA, FIFA ou do Circo Chen..se é para definir quem é o melhor e se um destes dois (Messi/Ronaldo) entra na disputa ninguém tem capacidade de vencer seja porque critério for.
Pode ser o Ribery, o Iniesta, o Ozil, Kaka, Maradona. Figo, Zidane, Ibrahimovic, Eusébio, Zico, Puskas, Di Stefano…nunca houve ninguém assim! Isto é claro a minha opinião, claro.
Para mim, é simplesmente estúpido andar com os prémios de carreira, porque para isso era todos os anos prémios de carreira, e então, nunca se premiava o melhor, mas sim alguém que já foi muito bom. O Iniesta/Ribery/ou outro qualquer ganhar um prémio INDIVIDUAL (e atenção a este pormenor, são prémios individuais pois são para destacar a capacidade INDIVIDUAL de um jogador) e atribui-lo consoante as prestações da equipa não me cabe na cabeça.
Estes dois monstros podiam jogar no Vianense (sem hipotese de ganhar titulos Internacionais) e não deixariam de ser os dois melhores jogadores de sempre!
Jose rigido
se eles ja fizeram a media de cada um dos jogadores
Ronaldo 1,11 golos/jogo
Messi 1,10 Golos/jogo
Pq haviam de por o numero de jogos…? realmente nao da para entender alguns comentarios
de qq forma é so usar matematica…se é q o sabem fazer…
Ronaldo- 50 golos média de 1,11 entao- 50/1,11= 45,45 jogos
Messi- 42 golos média de 1,10 entao- 42/1,10= 38,1 Jogos
obviamente q em ambos os casos tera existido alguns arredondamentos…mas é bastante seguro dizer q um tera feito 45 ou 46 jogos(provavelmente 45) e q o outro tera feito 38 jogos
ja q acham isso tao importante…
Roberto
E tu só te equeceste foi de ler a notícia antes de dizeres disparates.
Kacal
Sou "suspeito" para falar de Ronaldo, para mim, é o jogador mais completo e o melhor do Mundo, pelo menos, é o que mais gosto de ver jogar, quanto a este número é normal para ele, está sempre a bater os seus próprios recordes e estabelecer novos e a procurar novos "desafios", marcar mais 30 golos e bater o recorde total de golos num ano civil, que pertence a Messi é quase impossível, mas, bater o seu recorde de 63 golos não tenho duvidas nenhumas que vai bater, quanto á bola de ouro, para mim, é o melhor e merece vencer, mas, como não ganhou nada duvido que ganhe, para mim, ganhava o Ribéry, acho que merece, mas, o Ronaldo é o melhor, Força CR7 e Força Portugal!!!. :)
Tiago
Aos 19 jogos que terá até ao fim do ano, há que contar com mais 2, referentes ao playoff que a Selecção Portuguesa, muito provavelmente, terá de disputar.
Estamos a falar de 30 golos em 21 jogos. É difícil, mas só vejo 2 jogadores capazes de o fazer, e o Ronaldo é um deles!
Jose rigido
teria q marcar 1 ou 2 golos por jogo…ou seja 1,6 golos por jogo…
dificil? sim…Impossivel? talvez nao…veremos…
Carlos
Terá que marcar 42 golos para bater o record de Messi que é de 91.
LuisRafaelSCP
Insuficiente, este ano o critério não vão ser os golos (Ronaldo), nem os títulos (Ribery), vai ser a nacionalidade, o penteado, qualquer coisa do género que possa dar a vitória a Messi (foi o próprio Platini a dizer que ele partia em vantagem).
Carlos
Continua amuado?
LuisRafaelSCP
Eu? Nada mesmo.. apenas desiludido com o sistema que se está a instalar em vários sectores do futebol.
Além disso, tenho a certeza que Ronaldo cada vez dá menos importância a esse troféu, cada vez mais um troféu com menos crédito no futebol internacional.
Carlos
Só mesmo um leão para falar em sistema :) Nunca este troféu foi tão falado, discutido até causar náuseas. E CR só despreza o que não ganha. Como tem ganho pouco…Mas gosto de saber que sabe o que vai na cabeça dele :)
Miguel Antunes
LuisRafaelSCP,
o que tu inventas para fazeres do ROnaldo o melhor, ora infelizmente este ano o critério não é os golos dizes tu, fazendo alusão ao Ronaldo, pois tens que te informar melhor, é que na época 2012/2013 o Messi fez 50J/60G e o Ronaldo 55J/55G, não consigo ver aqui onde é que o Ronaldo marcou mais golos, mas pelos vistos tu consegues…mesmo somandos os golos desta época (Messi está com 9J/11G e Ronaldo com 10J/12G), daria Messi com 59J/71G e Ronaldo com 65J/67G, mais uma vez tu consegues ver coisas impossiveis como o Ronaldo com mais golos que o Messi, parabéns desde já
Santos
Os fãs de plástico do Barça…
Nuno Vaz
Os fãs camonianos do tristiano.
Miguel Antunes
Santos,
Cresce e aparece, antes de vires falar de futebol
Santos
Fala o Sr do Futebol…
Eu só me rio com a quantidade de argumentos (sempre os mesmos) que vêm logo usar os fãs de plástico do Barça e de Messi assim que se fala de Ronaldo, até se podia falar da selecção e dos golos dele lá que viriam sempre falar dos golos de Messi na Argentina… ridículo.
Quando o Bayern humilhou o Barça não vi assim tantos comentários, nem comentários sobre o cobarde de Messi que preferiu ficar no banco para não ser humilhado… era lesão agora…
Miguel Antunes
o artista explica-me lá tu o que é isso dos fãs de plástico do Barça?? tu e uns quantos é que são adeptos do Real à 4 anos, vocês sim são de plástico, ainda me lembro quando o Figo estava no Barça eram todos do Barça, agora passados 10 anos acordaram para a vida e passaram a ser do Real…eu sou do Barça desde o tempo do Romário, depois o Fenómeno (o 2º melhor jogador que já vi jogar futebol a seguir ao Messi) vens-me dizer que sou adepto de plástico…cresce a aparece, nem deves sequer saber quem é o Romário tu, devias usar fraldas nessa altura, e vens-me para aqui dizer adeptos de plástico…tu sim és adepto de plástico, deves ter acordado para a vida a 4 anos e subitamente passas-te a gostar o Real..
Rabensandratana
Mais um magnífico número estatístico dos dois melhores do mundo, eu pessoalmente gosto mais do Messi, mas o Ronaldo é tão bom como o argentino (logo para mim ganhariam os dois, o prémio), eu sei que não é possível mas deveria.
Mais uma vez parabéns pelos números estratosféricos.
O Ronaldo agora pode aumentar ainda mais o seu registo, aproveitando a recente lesão do pequeno génio Messi.
Carlos
Aos 91 ninguém chega. CR aproximou-se de Messi este ano. Existe uma certa falácia no número de jogos de messi. Em 6-7 desses jogos jogou meia horita,se tanto. Mas não interessa. Estão os 2 de parabéns.
Mas CR nunca teve melhor média que messi desde 2008. A ver se é este ano.
Bibiano Baldé Cá Jr.
Carlos:
Essa é a verdade das coisas. O Messi desde o ano de 2005 venceu três ligas dos campeões. Desde 2008/2009 só não foi o melhor marcador da liga espanhola numa ocasião. Desde 2008/2009 só não foi o melhor marcador da liga dos campeões numa ocasião.
Face a estes dados as pessoas ainda questionam o porquê do Messi ter mais bolas de ouros do que o Cristiano Ronaldo. A decisão de se ir enfiar no mesmo campeonato do Messi e numa equipa disfuncional foi dele e do respectivo agente agora não se admire que ande constantemente a ver as bolas de ouro parar a Barcelona e ao "cabinet" do Lionel.
Carlos
e já nem falo das assistências onde o suposto extremo estaria em vantagem :)
NoSense
Carlos, já que liga tanto aos numeros e ao tempo, meia-hora em 6 jogos dá 180 minutos, equivalente a 2 jogos. Ora, como o Ronaldo não jogou nas últimas 2 jornadas da temporada passada podemos dizer que messi tem 6 jogos (desses que só jogou meia-hora) a mais que Ronaldo…
O que diz em termos de golos e podemos tambem dizer em trofeus, é verdade, messi tem muito mais, mas média é média, não existe falácia nenhuma ao avaliar o nr de jogos (ronaldo antes do castigo tambem nao jogou com atlético e contra o espanyol entrou aos 57, para além dos 2 ultimos 2 jogos)
Nuno Vaz
Nem falemos dos troféus pois não quero envergonhar o cristiano.
O seu raciocínio temporal não faz sentido. Menos jogos, menos minutos 3020 vs 3640. 7 jogos a menos. Médias de 1.1. Iguais: ok. Bota de + pichichi+liga e supertaça. Dsempate feito. E ainda 18 assistências.
Miguel Antunes
Nuno Vaz,
E esqueces-te de um recorde Mundial do Messi, 19 jogos consecutivos a marcar no campeonato…coisa pouca diga-se…afinal o Futebol só tem mais de 100 anos, disputam-se campeonatos de futebol a mais de 100 anos, e o MEssi conseguiu algo que nunca NINGUÉM no Mundo Inteiro conseguiu em mais de 100 anos, ou seja, marcar em 19 jogos consecutivos num campeonato….mas é mau, quem é bom é o outro
JGonçalves
Não compreendo o ódio cego que alguns portugueses têm ao Ronaldo, é irracional. Podemos não gostar do jogador mas daí a insultar e dizer isto e aquilo sem o conhecerem…. típico comportamento de quem é pequenino…
Messi e Ronaldo são dois jogadores fabulosos, muito diferentes mas igualmente determinantes e eficazes.
A bola de ouro é e continuará a ser uma farsa devido à falta de métricas objectivas que permitam de facto comparar jogadores e atribuir o prémio justamente. Estas discussões baseadas no gosto de cada um levam sempre ao mesmo resultado… nenhum.
Disfrutem de ambos porque podem não ver igual até ao fim da vossa vida… Por favor acabem com a mentalidade do deita abaixo os outros para justificar que se é bom….
Muito mal anda este país…….
Espero que Ronaldo faça a diferença na próxima semana!
Abraço
Anónimo
São os 2 melhores de sempre, só não vê quem não quer… Ronaldo leva vantagem porque em qualquer sítio, quaisquer que sejam os companheiros e ambiente continua a ser decisivo e a marcar.
Quando vir o Messi a fazer o que faz fora do conforto do lar e num campeonato onde não seja protegidíssimo num United ou Chelsea e a lidar os tractores que existem na inglesa e com a competividade lá existente, pôlo-ei ao mesmo nível.
Pessoalmente não acredito que tivesse sequer metade do sucesso. Como já vi escrito algures: " I wonder if Messi could handle a rainy day at Stoke CIty". Duvido.
Marco M
David Gomes
então já que assim é, acho que é justo dizer que também não se percebe o ódio cego que alguns têm ao Messi, não?
Nuno Vaz
Essa do stoke city é das coisas mais risíveis que já li.
Nuno Vaz
Alguns? Um grande eufemismo.
JGonçalves
Caro Marco,
Eu também gostava de ver Messi fora da sua zona de conforto mas isso não deve servir para desvalorizar a sua qualidade.
Poderia não ser tão determinante mas seguramente faria a diferença, mas aceito a sua opinião.
Caro David,
Claro. Concordo. Quando referi que não entendo porque se desvaloriza um em detrimento do outro, o mesmo se aplicava em sitio inverso.
Ambos estão um, dois ou três níveis acima dos restantes na minha opinião. Há que os apreciar enquanto jogam.
Abraço
Nuno Vaz
Marco M, não existe prova mais dificil que a champions e o melhor jogador, globalmente falando, desde 2008 desta competição é o messi. O stoke city é assim tão terrível? Pior que a champions? O cristiano demorou 12 jogos a marcar ao chelsea. Coisas engraçadas :)
Anónimo
Acha que as pessoas se estão a esquecer de uma coisa: O único critério de escolha é o voto dos treinadores, seleccionadores, capitães de selecções, etc.
Como tal, se estes preferiam ter na sua equipa um jogador como o Messi (sem dúvida um fora-de-série e um génio claramente apontado a melhor jogador de todos os tempos), em vez de um Ronaldo (na minha opinião o jogador mais completo de sempre e o jogador do futuro, trabalhado para a perfeição) não há nada que se possa fazer.
O que é certo é que quem trabalha com o Ronaldo não tem dúvidas em apontá-lo como o jogador mais completo e mais profissional de sempre, ou seja, tudo o que o Ronaldo conseguiu é por mérito próprio, por trabalhar a 200% todos os dias.
Enquanto que o Messi (ao que parece), teve a sorte de nascer com um dom inato, e de aparecer na melhor equipa da história do futebol até ao momento (continuo a duvidar da influência dele noutra equipa sem tanta valia, e gostava de o ver num campeonato inglês, para confirmar que efectivamente faz a diferença – metade das faltas que sofre não seriam assinaladas em Inglaterra).
O que é certo é que a pressão que os jogadores do Barcelona exercem sobre os árbitros condicionam qualquer jogador a tocar no "menino-de-ouro", e como tal, vejo-o passar por jogadores de forma que o Ronaldo não conseguiria pois seria travado em falta certamente.
O Messi é bastante protegido pelos árbitros, tal como toda a equipa do Barcelona, não retirando o mérito de praticarem o melhor futebol nos últimos anos claro. Mas continuo a preferir o que é Nacional, se o Ronaldo tivesse nascido no Brasil ou na Argentina, ou até mesmo em França ou Inglaterra, sem dúvida que teria ganho a Bola de Ouro no ano dos Records, em que o Mourinho conseguiu interrompere a hegemonia do Barça em Espanha e só claudicou na Europa frente a um grande Bayern.
Eu votaria sem dúvida Ronaldo, pois representa os valores com que cresceu, Esforço, Devoção, Dedicação e Glória.
João Oliveira
David Gomes
pelo teor do seu comentário é fácil deduzir que você tem palas nos olhos e nem me deveria dar ao trabalho de responder devido à quantidade de falácias escritas, mas pronto.
eu cá vejo Messi a levar porradinha em alguns jogos, tantos quanto o Ronaldo. mas devo ser só eu.
ora Messi nasceu com um dom para o futebol. que chato. se tem um dom não deveria contar para os prémios porque ele passa o dia sentado no sofá a jogar playstation, ao contrário do Ronaldo que treina nos limites (e muito bem!), e quando tem jogos então lá levanta o rabinho do sofá e vai dar um "show", não é?
Caramba, que pena é Messi não ir jogar para Inglaterra. ele nem está bem em Barcelona e nem é lá que ele se sente em casa. O que dizer de jogadores como Giggs, Scholes, Gerrard, Del Piero, Totti, Puyol, Maldini, Lahm, Nesta, Eusébio, Peyroteu, Chalana, entre tantos outros que enquanto jogaram ao mais alto nível jogaram num só clube? medianos, talvez, não?
Mourinho interrompeu a hegemonia mas Messi nesse ano continua a ter melhores números que Ronaldo. engraçado…
Santos
Treinadores e seleccionadores ? Zimbabwe, Coreias, Indias etc etc etc… que só votam no primeiro lugar ? O mais provável é nem nunca terem votado realmente…
Durval Nunes
Joao Oliveira, que post mais parcial..Nem vale a pena a resposta.
Anónimo
Além de querer ver o Messi na Liga Inglesa também apostaria tudo o que quisessem que se o Ronaldo estivesse em Barcelona marcaria uns 100 golos.Se no circo de Madrid faz o que faz imaginem na "melhor equipa de sempre"… Só não vê quem não quer.
Marco M
Durval Nunes
Esses argumentos sem nexo são de evitar.
diogoribeiro
Há muitas pessoas aqui que parecem esquecer-se que Messi não joga na mesma posição de Ronaldo. Um é extremo, outro é ponta de lança. Normal que um tenha mais golos que outro.
Durval Nunes
Ponta de lança? Que jogos do barcelona vê o senhor? Ronaldo extremo? Passa mais tempo na área que o messi.
Pedro Melo
Durval, não seja falacioso… O Messi não é Ponta de lança mas é avançado… E o Ronaldo é claramente um extremo, quer o senhor queira quer não.
Durval Nunes
Se o CR é extremo então o Messi é medio e avançado. A quantidade de vezes que arranca em drible a partir do meio campo é enorme. Dpois é fazer tabela e marcar ou assistir. Só para quem sabe.
Santos
Podem arranjar todos os exemplos que quiserem porque Ronaldo neste esquema nunca mais vai ganhar a bola de ouro. Se quando Sneijder foi o melhor do mundo, foi Iniesta para o lugar dele (no top3) e teve metade da época parado, Messi estando agora de fora, por lesão ou por não querer entrar na ficha de jogo contra o Bayern e apanhar 3 ou 4, irá sempre ganhar! Basta para ele marcar um golo de encher o olho que é ponto final.
Marca 90 golos não ganha nada, falha penalty decisivo nas meias finais da Champions e ganha…
Outros levam equipas às costas, marcam os golos decisivos mas não ganham nada e perdem…
Messi é incontestavelmente o melhor e mais perigoso jogador de futebol destes últimos anos, mas se isso é critério vou ali e já venho… ele ganha mesmo que fique sentado a época toda.
Alfredo Farinha
A quantidade de posts extremamente parciais nesta temática é assustadora. É pior que discutir Porto e Benfica. Não contem comigo.
jose
outros não marcam 90 golos, nao ganham titulos e ainda falham um penalti decisivo na meia final da champions e queria que ele ainda ganhasse a bola de ouro ? era isso e ele ser um extremo puro.
Nuno Vaz
https://kahkonen.arkku.net/messi/?matches/index/EveryOfficialo
Aqui ficam as estatísticas de messi. Quem encontrar algo semelhante sobre CR agradeço. Cumprimentos.
Nuno Vaz
VM, se querem 200 comentários num post diário basta actualizar este post de 2a a Domingo :)
Rodrigo
Grandes numeros, sem duvida, mas nao chegam para convencer a FIFA a dar-lhe a Bola de Ouro. Creio que Ribery podera ser o vencedor, sendo que numa fase em que Messi nao tem estado tao exuberante pode ser que o Ronaldo tenha alguma hipotese se aumentar mais esta quantia de golos ja fabulosa.
Gonçalo_slb
O melhor do mundo actualmente chama-se Frank ribery, impressionante a forma como o ribery esta a jogar… de qualquer das formas podemos dar voltas e voltas, que um e mais completo que o outro e assim que o outro e assado, quem ve futebol percebe facilmente quem é o melhor jogador e chama se messi, e simplesmente um genio, e pena o ronaldo so ter ganho 1 bola de ouro, mas isso pouco intressa nos dias de hoje, o que e bom e ver grandes jogadores.. cada um tem as suas preferências… actualmente eu votaria em ribery e não só porque ganhou tudo… é um jogador espectacular que em relaçao ao ronaldo por exemplo só perde no numero de golos de resto na minha opinião é superior…
AFC
Esta discussão nunca vai chegar a um consenso. Ambos são jogadores incríveis, que na minha opinião pelo que produzem devem constar pelo menos no top 10 de melhores futebolistas de sempre. Sou pro-Ronaldo, acho Messi um jogador fantástico, mas irritam-me certas coisas que não posso deixar de apontar (vou entrar aqui com algumas suposições sobre o que poderia ter acontecido, podem criticar mas considero muito relevantes para o desfecho que se verificou ao longo destes últimos anos):
2009: Bola de Ouro justa qb. Barcelona ganhou campeonato e Champions. Lembrança; meia final desse ano é um dos maiores escândalos que se passou recentemente. Chelsea-Barcelona em que ficam por marcar 4 penalties claríssimos que levariam o Chelsea à final (o Sr Hovrebo ainda hoje recebe ameaças de morte). Iniesta marca um golão aos 93 e Barça vai à final e acaba por conquistar a champions. Sem ir à final….
2010: querem à força fazer dele o melhor de sempre não é Sr Platini??? muitas coisas neste ano que não dá mesmo para perceber… primeiro como é que o Inter ganha tudo e o Milito nem sequer vai aos 23 finais quando está lá por ex o Abidal?; Messi, passa ao lado do mundial, não marcando um golo sequer; sjneider ganha tudo com o inter, mas calma que este ano o critério já não é títulos; xavi e iniesta da mesma equipa que o messi ganham o campeonato e o mundial; messi é bota de ouro; (este ano o critério é ser melhor marcador e ganhar o campeonato, em ano de MUNDIAL, quando em 2006 canavarro ganha a um tal de Ronaldinho porque a Itália ganhou o título); bola de ouro rídicula para messi, ronaldo esse fica fora do pódio. Parece que ser pichichi vale mais que tudo o resto… para mim este ano sjneider. tambem nao ficava mal a xavi ou iniesta
2011: Real campeão, bota de ouro CR7, Barça ganha a Champions. Lembrança: meia final Real-Barça em que aos 60 min da segunda mão o Real estava em vantagem na eliminatória por golos marcados fora. Messi nem tocava na bola pois Pepe a jogar no meio.campo tirava-lhe tudo. Sucede que neste min, com o jogo completamente controlado, Dani Alves faz teatro, Pepe rua sem lhe tocar e Real acaba por perder o jogo. Mesmo ganhando a champions, reparemos na mudança de critério, o pichichi deixa de interessar e voltam os títulos que ficaram esquecidos no ano passado a ser o mais importante. Não obstante, CR7 ganhou o campeonato com a melhor pontuação de sempre frente à melhor equipa de sempre. Bola de ouro para Messi, para mim Ronaldo era o claro vencedor.
2012-Messi ganha o campeonato contra um real fraco; messi bota de ouro; chelsea ganha a champions; ano de europeu, ronaldo perde em penalties nas meias finais contra a campeã europeia e mundial (se calhar exigia-se uma vitória portuguesa na competição para ele aspirar a algo). espanha ganha o europeu. seguindo o critério do ano passado, para mim ou um jogador do chelsea ou espanhol tem que ganhar. Não havendo um jogador do chelsea que se tenha destacado tanto, dava claramente a um espanhol, nem que seja pelo esquecimento de 2010.
Miguel Antunes
AFC,
és mentiroso compulsivo, só assim se explica as tuas mentiras no sentido de defenderes o indefensável…em 2011 a eliminatória entre Real-Barça, o Barça esteve SEMPRE na frente da eliminatória e foi na 1ª mão e não na 2ª que o Dani Alves foi expulso, tendo o Barça ganho esse jogo da 1ª mão no Bernabéu por 2-0 com 2 golos do Messi, e na 2ª mão o Barça limitou-se a gerir a eliminatória, tendo havido um empate a 1…já agora dizes que o Messi não estava a jogar nada nesse jogo (que mentes ao dizer que foi o 2º, quando na realidade foi o 1º), parecendo até que o Ronaldo estava a jogar grande coisa…e dp fantasias por completo, como é que o Ronaldo podia ganhar essa bola de ouro, se o Messi levou o Barça a ganhar TUDO (Campeonato e Champions), vives noutro planeta…
Depois voltas a fantasiar quando dizes que em 2012 o Barça ganhou a um Real fraco, que engraçado, é que a equipa do Real era exactamente A MESMA do ano anterior que tinha batido os recordes todos, e ainda se reforçaram com Modric, portanto de fracos não tinham nada, não tiveram foi capacidade para aguentar o ritmo do Barça dos 100 pontos
Deixo-te um conselho, apesar de defenderes algo indefensável, não inventes, defende com factos reais
Nuno Vaz
que rol de mentiras AFC. Mas pensas que não existe Internet ou memória?
Cipriano Ferreira
Que me lembre em 2011, o Barça foi o campeão, não o Real…
Cipriano Ferreira
Que me lembre em 2011 o Barça é que foi o campeão, não o Barcelona…
AFC
Resumindo, 2009-Messi; 2010-Sjneider; 2011-Ronaldo; 2012- Iniesta ou Xavi
Este prémio se se desse ao melhor jogador do mundo, alternava entre Ronaldo e Messi. No entanto, é um prémio para dar ao melhor jogador do ano, que deve ser dado em função dos títulos mais importantes ( e se calhar injustamente desvalorizando um bocado a quantidade bárbara de golos que marcam messi e ronaldo).
Como tal, em 2013, o prémio deve ir para Ribery ( só seria dado a Ronaldo ou a outro jogador como forma de recompensa por injustiças passadas). Agora perguntem-se, um ribery que marca 11 golos, apesar de tudo o que joga pode ser comparado a ronaldo e messi como melhor jogador? Para mim não! Foi o melhor do ano? Para mim estando na equipa que ganhou tudo e sendo o jogador dessa equipa que mais se destacou, não pode haver dúvidas.
Não há dúvidas que messi e ronaldo estão acima de todos os outros. Para mim este prémio perdeu a credibilidade toda, no entanto irrita-me que neste momento o messi tenha 4 e o ronaldo 1, irrita-me que daqui a uns anos, para quem não os viu jogar, o que está constantemente no topo é o nome do messi e é disso que as pessoas se lembram, irrita-me pensar no ridículo que é Ronaldo com tudo o que atingiu (volto a repetir não tenho dúvidas que tem que figurar no top 10 de sempre) esteja no mesmo patamar no que a este título diz respeito a jogadores como Canavarro, é revoltante!
Nuno Vaz
em 2013
Muller – 23 golos e 13 assistências
robben – 18 g e 13 a
ribery – 15 g 12a
E diz o convencido do ribery que é muito melhor que o messi e ronaldo. :)
Ruben Duarte
leva mais 8 que messi, quantos jogos fez Ronaldo e quantos jogos fez Messi , depois tirem as vossas conclusões.Há e quantos remates faz, assistências ,etc..marcar golos não e tudo.
Altino Bravo Figueira
O que o Messi faz fora do Barcelona(na Argentina por exemplo)? R: Nada……. E o que o Ronaldo faz ou fez em todas equipas que passou? Pensem depois digam quem é melhor individualmente….