A dúvida é perceber qual será esse avançado em 2020-21. Parece claro a todos que o português precisa de alguém como Benzema para ter impacto, mas na Juve não há um jogador na frente com esse perfil.
Sarri admitiu, depois da derrota frente ao Cagliari, que a Juventus precisa de se adaptar ao estilo de CR7. «Ronaldo é instintivo e não se encaixa plenamente em certas funções táticas. Isso também faz parte da sua força, mas significa que o outro avançado tem de adaptar-se aos seus movimentos. Fizemos isso bem algumas vezes, mas acabámos por não aproveitar isso», explicou. Já sobre a utilização do avançado português, quando esta fase podia ser aproveitada para descansar tendo em vista a Champions, disse: «Cristiano estava muito motivado, queria jogar a todo o custo porque se sentia bem e estava ansioso para jogar. Quando um jogador tem esse tipo de cabeça, acho que precisa de entrar em campo», justificou.


100 Comentários
Oldasity
Tenho quase a certeza que se Ronaldo não tivesse o nome e o estatuto que tem, não calçava com Sarri.
Higuaín pode fazer facilmente as funções que Benzema fazia. Mas não é o que Sarri lhe pede. Por outro lado, já deu para perceber que Ronaldo encaixa muito melhor com Dybala e Bernardeschi/Douglas Costa mas Sarri continua com outro tipo de ideias.
Valderrama
Até concordo com o grosso do comentário mas com uma ressalva importante.
Higuain não pode fazer facilmente as funções que o Benzema desempenhava porque não tem de todo essas características.
Benzema é quase um número 10 a jogar a ponta de lança, é um jogador associativo. Higuain é um avançado de aparecer no espaço e um jogador de último toque, tal como Cristiano.
Oldasity
Higuain no Real desempenhava muitas vezes esse tipo de ações, mesmo no Napoli fazia-o com relativa facilidade e qualidade.
Pode não ser tão bom quando o Benzema nesse aspeto, porque é extremamente difícil, mas também o faz com qualidade.
Popovich
Não calçava? Ok
Voytek
Sarri não está a conseguir gerir a Juventus e o seu plantel. Talvez as coisas mudem para o ano, mas prevejo mais um ano de futebol previsível e aborrecido por parte da Vechia Signora.
coach407
O Cristiano precisa simplesmente de jogar na sua posição e claro que isso implica que exista um ponta de lança e claro que se querem ganhar alguma coisa semelhante à Champions tem de ser com um ponta de lança de topo mundial e deixar que o Cristiano jogue na posição onde fez 99% da sua carreira. É assim tão difícil?
Chega a ser constrangedor ver jogos da Juventus em que percebes que até o Seferovic ou o Soares davam jeito ali.
O plantel da Juventus é fraco para o nível Champions. Querer comparar esta Juventus de Bentancur, Rabiot e Ramsey com a Juventus de Pirlo, Pogba e Vidal é para rir, só pode. De qualquer forma, o treinador não tem desculpas. Estamos em Julho e ele ainda não percebeu o que fazer. Completamente perdido.
É despedir e ir buscar o Ancelotti.
Oldasity
E que posição é essa em que jogou 99% da carreira ?
coach407
No desenho estático toda a gente sabe que ele parte da linha. Claro que tanto ele como Messi não têm propriamente uma posição fixa, mas a questão é que no caso do Cristiano tens sempre um ponta de lança mais fixo que lhe dá liberdade de movimentos sem a equipa perder referência na área. Agora claro que se jogas com Dybala e Douglas/Bernardeschi estás a obrigar o Cristiano a estar sempre na área, algo que não aconteceu na esmagadora maioria da sua carreira. Nunca resultou e nunca vai resultar. Vai ser aos 35 anos que vai aprender a jogar de outra forma e ainda por cima esperam que mude as suas funções e tenha o mesmo rendimento que nas suas funções naturais.
Oldasity
No Manchester jogava imensas vezes no centro do ataque como aconteceu na final da Champions contra o Barcelona, por exemplo, com Rooney a jogar pela esquerda.
E isto foi algo recorrente nos tempos de Manchester. Na altura fazia menos sentido que agora, mas acho que tinha potencial e qualidade para fazer a posição, pois vinha buscar jogo atrás e levava a equipa para a frente, não estava preso a tarefas defensivas e fazia golos com facilidade.
Hoje em dia também acho que deve-se ser o avançado centro por outros motivos, ou então era preciso lubrificar demasiado bem a equipa para compensar os movimentos do Ronaldo, algo que não está a acontecer.
Kacal
O Rabiot até tem qualidade e neste pós-paragem tenho gostado de o ver. Ainda contra a Udinese parecia que estava ali sozinho no meio-campo. Os outros sim parecem-me mais problema. Mas não tenho dúvidas que Seferovic e Soares pelo menos correriam até à exaustão e incomodariam os centrais contrários.
MarottaParatici
Despedir e ir buscar o Ancelotti não mudava o nível do plantel.
Só uma dúvida, porquê esse desprezo pelo Bentancur? Só vejo críticas aqui e em Itália é unanimemente considerado o único médio a manter da Juve
coach407
Claro que não, mas é um começo.
Tudo que seja dizer que o Bentancur não tem sido o melhor médio da Juventus de longe é esquisito, mas eu apenas disse que comparar qualquer trio de médios da Juventus ao Pirlo, Pogba e Vidal é para rir e é factual. Não significa que o Bentancur seja mau, mas é chocante para ti dizer que está longe do nível que Pirlo, Vidal e Pogba mostraram na Juventus?
MarottaParatici
Mas se não estou em erro todas as contratações da Juventus foram feitas antes de o Sarri estar no comando. Acho que ele merece pelo menos a oportunidade de tentar uma época com jogadores mais adequados ao seu jogo. Mas talvez um Ancelotti tivesse sido uma mudança de estilo de jogo menos brusca e que funcionasse melhor.
Sim, concordo que aquele meio campo era de longe superior (gostava de ver as estatisticas do Pirlo a servir atacantes de qualidade superior ao Matri e Vucinic)
O comentário do Bentancur não era tanto em resposta ao teu, mas porque nunca o vi ser apreciado por aqui. Acho que à frente da defesa é uma opção mais do que válida pelo pulmão que tem, passe curto, resistência à pressão e condução. Mas parece-me que é jogador “para passar para alguém mais qualificado”, no sentido em que não tem golo e não é particularmente criativo.
coach407
Eu já elogiei o Bentancur várias vezes, mas claro que é surpreendente alguém dizer que a Juventus é favorita à Champions quando o Bentancur é o melhor médio. É um jogador bastante útil, mas a Juve só tem jogadores úteis. Assim nem perto chega.
Em relação ao Sarri, De Ligt chegou depois dele, Danilo chegou depois dele, Demiral também, Ramsey também, Buffon também…
Mesmo o Rabiot assinou 2 semanas depois, apesar de que este acho que já estava alinhavado.
Não me parece que se possa usar como desculpa ter chegado tarde. O Sarri assinou bem cedo e construiu o plantel todo.
masterDC
A Juve tinha esse avançado (Mandzukic) mas preferiu abdicar dele e não contratou nenhum substituto.
Valderrama
Totalmente de acordo, Mandzukic encaixava muito melhor com Cristiano do que Higuain
Aurinegro
Nem mais!
coach407
O Mandzukic cuja melhor época de sempre em termos de golos foram uns fabulosos 26? Aquele que em 4 épocas na Juventus a jogar com regularidade nunca passou dos 13 golos?
Por amor de Deus. Se é por correr muito mete lá o Seferovic que também corre muito.
Artur Trindade
Ronaldo jogar com Higuain, seria o equivalente a Messi jogar com Higuain.
Claro que Ronaldo jogaria mais se tivesse um parceiro de ataque com algum nível. Com quem faz eles as trocas de posição e combinações? Com a lesma Higuain? É para rir esta Juve.
E o que temos
Messi com higuain chegou à final do mundial ;)
Artur Trindade
Isso foi em 2014, e nessa altura o Higuain era bem decente, até a jogar com Ronaldo em Madrid.
Digamos que como qualquer jogador com sérios distúrbios de peso, Higuain está naquela fase intragável que o Tarabat passou, e que no caso de Higuain, faz com que fosse preterido pelo Seferovic. O Sporar é, ainda assim mais fraco, mas o Soares seria altamente vantajoso.
André Dias
Também se pode dizer que as ideias de Sarri não encaixam no plantel que tem em mãos. Insiste no 4-3-3 sem ter médios criativos quando tem excelentes opções para jogar em 3-4-3, que permitiria utilizar Ronaldo e Dybala atrás do PL sem deixar a equipa desequilibrada defensivamente.
hortalica
O Sarri recua o melhor médio com cariz ofensivo (Pjanic) para jogar a médio defensivo e avança médios com cariz mais defensivo (Rabiot/Matuidi) para jogarem ofensivamente e nas alas. Quando bastava meter Matuidi/Rabiot a médio defensivo e Pjanic no último terço do campo a usar da sua qualidade de passe e remate.
Com toda a qualidade que tem no plantel, continuar a insistir num futebol tão pobre deveria ser crime. Este ano a Juventus em praticamente todos os jogos contra Inter, Atalanta, Lazio, Napoles, Roma e Ac Milan deu sempre a inicia de jogo ao adversário, procurando defender e marcar no contra ataque. Que crime. A Juventus para ser campeã neste momento basta existir.
MarottaParatici
Não tem centrais para isso de momento. Bonucci sem o Chiellini ao lado é curto. Chiellini está lesionado, Demiral recuperou agora de uma lesão grave.
isso deixa: Bonucci, Rugani (fraquíssimo para este nível) e um De Ligt lesionado (será que deslocou o ombro a carregar a defesa às costas?)
Francisco Torgal
O Ronaldo está em gradual e lento declínio, mas sublinhar que “precisa” de um parceiro tipo Benzema também não é linear. Não deixou de fazer 1 boa época e ainda falta a Champions. Qualquer jogador que tenha um jogador com propensão para assistências esse jogador beneficia, que era o caso de Benzema com CR7 como é entre outros jogadores.
Oldasity
Ronaldo precisa de alguém como Benzema mas não é apenas por causa das assistências. Benzema faz um trabalho absolutamente fantástico em todos os sentidos.
Aconselho a ver um jogo do Real e focar-se apenas nele. Movimentações muito inteligentes tanto a recuar como a procurar o espaço nas costas da defesa, joga de cabeça levantada e percebe o que a equipa necessita e agora tem mostrado mais golo.
Além disso Benzema fazia muitas vezes o trabalho defensivo do Ronaldo.
É um dos melhores avançados (não ponta de lança) da última década.
Francisco Torgal
Eu concordo em tudo, só quis sublinhar que não é necessariamente verdade que o Ronaldo necessite de alguém assim. Claro que ajuda mas sinceramente, o problema maior desta Juventus é a forma de jogar da equipa toda.
Kacal
Talvez o ideal seja o CR7 sair da Juve caso Sarri continue no comando técnico ou não contratem um avançado que “case” bem com ele. Um Ronaldo com 25-30 anos continuaria a desequilibrar e marcar ainda mais mesmo nesta Juve, mas nesta fase o declínio vai aparecendo, mesmo que esteja em ótimo forma física para a idade e com bom rendimento, já não dá para ir mais além e ao sair tanto da área acaba por desaparecer do momento da finalização e também não é muito bem servido. A Juve joga muito pouco. Obviamente ele também não dá tanto como antes mas é normal. Nesta fase é um finalizador e portanto tem que ser tratado como tal.
SenyorPuyol
Entendo o que Sarri quer dizer, e é bastante compreensível que, como com qualquer estrela da companhia, se procure canalizar a participação de Ronaldo às funções onde pode fazer mais diferença.
Não posso deixar de notar a preponderância da palavra “plenamente” nas declarações transcritas de Sarri. Entendo com ela que não significam que Ronaldo não possa desempenhar essas funções tácticas, simplesmente é mais benéfico para ele e para a equipa que desempenhe (como ninguém) outras, mais instintivas nele, que se acabam por incompatibilizar com as primeiras.
–
Exemplo “rápido”, a questão de se oferecer em terrenos mais recuados. Ronaldo pode fazê-lo perfeitamente, mas isto, em muitas situações, fá-lo-ia partir por trás da acção quando esta passa da fase de construção à de criação. Pessoalmente, penso que é mais benéfico tê-lo na frente a criar e/ou preparar os seus espaços enquanto a jogada é criada pelos companheiros do que fazê-lo explorar os mesmos apenas no momento da definição. É que abrir os seus espaços é algo em que Ronaldo pode influir directamente e é (sim, cada vez menos, com a idade) auto-suficiente, explorá-los implica que a equipa adversária cometa erros (o que não se pode assumir como “um plano”) ou que exista ainda mais um jogador da Juve alienado das fases de construção e criação para abri-los previamente. –
Dito isto, acredito que o reforço ideal para esta Juventus teria sido Werner, mas é algo que, evidentemente, já não é possível.
Agora, pode ser uma tremenda falha minha, mas não recordo assim de imediato nenhuma outra opção, acessível e condizente com o nível da Juve, para desempenhar uma função similar à que poderia ter o alemão ou outra de efeito equivalente.
Assim, optando por trazer um jogador para um papel menos preponderante a minha opção pessoal passaria por jogar com Dybala no meio. A partir deste ponto, se Sarri conseguir dar mais verticalidade ao meio campo, Dybala poderia surgir como falso 9, e aí seria “apenas” investir numa cura mágica e duradoura para Douglas Costa ou num reforço para complementar a frente de ataque à direita.
Se Dybala continuar a ser essencial para ligar o meio campo ao ataque, focaria o investimento num avançado mais móvel.
Kacal
Talvez o Jiménez do Wolves fizesse um bom trabalho.
hortalica
A Juventus nunca na vida desembolsa aquilo que o Wolves pretende pelo Jimenez. Perto desses valores só Ronaldo e Higuain. Higuain quando chegou tinha muita mais provas dadas que Jimenez e vinha de um rival directo (na altura). No máximo vejo a Juventus a oferecer 60M pelo Jimenez, o que para o Wolves é pouco, pois não necessitam de vender.
Kacal
Certo que o Jiménez foi caro e é fundamental no Wolves, certo que não precisam de vender também. No entanto, o mexicano não é nenhuma jovem promessa e a sua vontade também conta. Rumar a um crónico candidato ao titulo, um colosso para jogar ao lado de CR7 é uma oportunidade única. Diria que a sua vontade pesaria e o Wolves caso a Juve ofereça 60 milhões vejo o Wolves a aceitar. Apesar de não necessitarem de vender, um clube como o Wolves a receber 60 milhões acho que aceitava.
hortalica
Olha que o Wolves parece segurar muito bem os jogadores. O Ruben Neves podia “facilmente” ter ido para o Manchester City (agradou bastante o Guardiola e até falou disso) mas o Wolves mostrou-se intransigente enquanto ao valor. O Traoré (mesmo achando que não vale aquilo que fazem dele) podia ter saído. Acho que o Jimenez é o mesmo, pode sair mas o Wolves vai exigir aquilo que pretende. Talvez oferecam valores a rondar 60M e metam um jogador tipo Bernardeshi no negócio.
Kacal
Sim, mas Rúben Neves e mesmo Adama são mais novos e têm uma margem de progressão que Jiménez não tem. Acredito que por 60-80 milhões o Wolves venda e pelos vistos está mais perto de ser reforço da Juventus eheh, vamos a ver.
hortalica
Sim nesse aspecto tens razão, esqueço-me que o Jimenez já não é nenhum “miúdo” e seria um encaixe espectacular, mas uma dor de cabeça de substituir, mais facilmente se substitui o Traoré.
Kacal
Sim, nisso concordo hortalica. Vamos esperar e ver.
Mike-UK
Cuidado, que o rumor do dia é esse mesmo Jimenez por 80 milhões na Juve.
hortalica
De rumor a verdade ainda vai um bocado… e até pode acontecer mas não é um negócio típico da Juventus, que encontra semprebons negócios. Vejo mais a oferecer 45M (ou algo a rondar isso) e tentariam meter um jogador que não tenha um papel tão forte na equipa, tipo Bernardeshi.
SenyorPuyol
Por exemplo, é uma opção interessante, Kacal.
Kacal
A Juve que avance! Mas seria interessante.
Kacal
Pelos vistos SenyorPuyol há rumores que o Jiménez está cada vez mais perto da Juve ;)
Mike-UK
Meu caro, és capaz de ter dado aqui o palpite do ano pois o nome dele está neste momento na rota da Juve.
Parece-me uma opção muito interessante…
Kacal
Pois ahah, mal li este teu comentário fui pesquisar e vi que está cada vez mais perto de ser reforço, vamos ver :)
hortalica
O problema é que não é só Ronaldo. Ele muda muitas posições (adaptações) de jogadores e todos estão em sub rendimento. Ronaldo é o caso mais grave porque é o melhor jogador, mas se olharmos para outros casos é igual e isto deve-se a opções do treinador.
Um dos melhores médios da liga Italiana é o Pjanic que estava a jogar muito antes do Sarri chegar, com Sarri tem sido uma sombra daquilo que mostrou. Por exemplo, o Sarri tem vários médios defensivos de qualidade, mas prefere recuar (adaptar) o Pjanic da sua posição ideal e perder a sua qualidade de passe/remate no último terço do campo, para o meter mais defensivo e depois jogadores mais defensivos como Matuidi/Rabiot (por exemplo) são adaptados para jogar mais à frente (e nas alas) e não tem a qualidade de remate/passe de Pjanic. Ele está constantemente a adaptar jogadores em posições que tem gente com qualidade para as fazer, uma simples mudança como recuar Rabiot/Matuidi e avançar Pjanic faria uma diferença enorme, pois Rabiot/Matuidi defensivamente são melhores (e oferecem mais) e ofensivamente o Pjanic é dos melhores, com uma qualidade de passe muito acima da média e com um remate como poucos.
Sempre que joga Higuain em detrimento de Dybala (raramente jogaram CR7/Dybala/Higuain de inicio) a Juventus joga muito mal. Desde o regresso da liga Italiana a dupla Ronaldo/Dybala tem se entendido melhor mas pouco mais funciona na equipa.
O melhor para a Juventus seria o Sarri sair, esta é a pior Juventus dos últimos anos e antes dele chegar pensei que seria difícil piorarem, pois já estavam praticar um futebol pobre, mas a verdade é que estão ainda pior.
Se o Sarri continuar acho que o melhor para o CR7 seria a sua saída. O PSG seria o clube ideal, pois poderá ser muito poupado internamente e são títulos internos praticamente garantidos, podendo jogar a champions sempre na máxima força. O PSG poderia aproveitar e vender o Neymar (posso de problemas e cheio de lesões) e contratar Ronaldo. Mbapé a fazer o papel de Benzema e a evoluir ainda mais com a ajuda de Ronaldo seria interessante de ver.
hortalica
*poço
MarottaParatici
O Sarri não adaptou o Pjanic a jogar a frente da defesa e no início do ano até estava a tirar o melhor rendimento do Bósnio nos últimos anos.
Matuidi é um box to box puro, não consegue jogar à frente da defesa e é utilizado para equilibrar o trabalho defensivo inexistente na ala esquerda.
O Rabiot sempre foi criticado pela falta de esforço defensivo (apesar de nesta retoma ter estado excelente no roubo de bola)
Quem deve jogar à frente da defesa é o Bentancur. E gostava de ver o o Pjanic ao lado do Rabiot mais a frente, mas não parece provável.
Por fim, a melhor Juve deste ano foi com Ronaldo/Higuain e Dybala, concordo. Ainda por cima disfarçavam a péssima época do Bernardeschi e a lesão do Douglas Costa
hortalica
Sinceramente em rendimento este ano acho que ninguém esteve especialmente bem, a equipa esteve/está longe de produzir o que deve e se alguém se sobressaiu foi porque os restantes estavam abaixo do esperado. Já vi épocas melhores do Pjanic.
A Juventus precisa de criatividade nas alas, quando o Douglas consegue estar a 100% e inspirado nota-se logo diferença na equipa (produz algo diferente), jogar com Cuadrado, Matuidi (ou outro na ala) é muito pouco para a Juventus (Bernardeshi nem conta este ano).
SenyorPuyol
Antes de mais, obrigado pela opinião tão detalhada!
Eu confesso que não tenho grande interesse na Serie A e apenas passei a ver mais jogos da Juve precisamente pelo Ronaldo, não me considero muito capaz para comparar o rendimento dos outros jogadores do plantel antes e depois da chegada dele. O que procurava para ler/ver sobre a Juve estava sempre mais focado em Allegri do que nos jogadores/equipa em si.
Dito isto, todos concordaremos que Sarri e Allegri são diferentes, mudanças aconteceriam sempre.
Por exemplo, essa dos médios não me choca muito, do que fui interpretando serem as características de Matuidi e Rabiot, eu nem os classificaria como médios defensivos mas sim como médios de transição, têm capacidade de defender? Sim, mas eu também vejo sentido em usá-los como interiores. Usando um exemplo mais próximo do que eu conheço melhor, o Barça da era Gaspart, com Rexach sobretudo mas também algumas vezes com van Gaal, usava várias vezes um meio campo Xavi-Cocu-Enrique/Gabri, sendo Xavi o médio mais recuado.
Esse meio campo nem deu os melhores resultados, mas não é uma “invenção” muito descabida, no 3-4-3 de Cruyff, Guardiola também era o jogador mais recuado e os interiores eram jogadores cuja função principal era cobrir terreno (não abdicando da capacidade com bola, é certo).
Agora, voltando à Juve, estes interiores estão a ser bem utilizados? Eu diria que não, dou-lhe razão! Porque vejo neles características para um jogo de transição mas o jogo da equipa não propõe um ritmo alto para propiciar as mesmas. Mas não me parece que a disposição (adaptações) dos médios seja um problema por si só.
Se o objectivo era ter resultados imediatos com Sarri, entendo as críticas. Penso que se deviam apontar mais à direcção que ao treinador, mas entendo-as. “Jogar melhor” não me parece um objectivo realista para o curto prazo quando isto se pede a um treinador tão diferente do seu antecessor, e foi a direcção quem enveredou por essa aposta.
Portanto, eu penso que se querem apostar mesmo em tentar “jogar melhor”, têm de construir um plantel mais concordante com as ideias de Sarri. Se o curto prazo for realmente o mais importante para a Juve, estou completamente de acordo que o melhor seria que Sarri saísse.
A ideia do PSG é interessante, também estou de acordo consigo neste ponto!
hortalica
Por acaso quando acompanhei com mais afinco a Seria A foi com o Inter de Mourinho (que maravilha que era) e agora com a Juventus de Ronaldo (vejo/via praticamente todos os jogos e o do Inter/Juventus, e os da Juventus custam a ver muitas vezes, tal é a pobreza de jogo!).
O último ano do Allegri a equipa já estava a praticar um futebol pobre.
Acho que o que falta na Juventus é jogadores mais criativos nas alas para fazer algo diferente (Rabiot, Matuidi, Cuadrado, Bernardeshi não trazem essa criatividade), apenas quando Douglas Costa está a 100% (poucas vezes) e inspirado é que se nota algo diferente.
Resultados imediatos para a Juventus é ganhar a champions (mas isto é dificil), porque internamente não é preciso muito. O que eu exigia era futebol mínimo praticado, eu vejo quase todos os jogos e custam a ver, porque o jogo jogado é fraquinho, há qualidade para muito mais.
MarottaParatici
Concordo quase totalmente sobre o Ronaldo.
Quanto ao PL, não concordo com o Werner. Acho que esta Juve pede um Benzema ou um Higuain (não o desta temporada, devido aos problemas pessoais) que são extremamente fortes no jogo de associação.
Concordo com o Dybala no meio, gostava de o ver com o papel semelhante ao do Mertens no Napoles, mas isso implicava uma fraca presença na área adversaria (isto num 4-3-3). Preferia um PL que rodasse quando necessário.
As opções faladas são Zapata (carissimo) e Milik ( o mais provavel)
Quanto ao Douglas Costa, é uma penas essa cura não existir, mas o reforço está feito: Se mantiver o nível, Dejan Kulusevski é titular de caras.
SenyorPuyol
Ah bem visto!! Estava completamente esquecido do rapaz!
Tal como confessei ao hortalica, não acompanho a Serie A, por isso não posso falar muito sobre o Kulusevski (não me lembro sequer se vi algum jogo do Parma este ano), mas pelo que ouço falar e pelos vídeos de highlights (que valem o que valem, é verdade), está aí um potencial muito interessante, sem dúvida. É esperar para ver se entra bem na Juve e se for o caso, realmente o problema por aí fica resolvido.
Sobre o PL, eu acredito que Werner, mesmo não tendo um estilo muito parecido ao de Benzema, pode desempenhar funções similares/equivalentes. Tem capacidade para aparecer e contribuir em toda a amplitude do campo, facilidade de condução, temporiza bem e é inteligente a ler os espaços que deve atacar. São características que vejo bastante complementares ao jogo de Ronaldo.
A parte do jogo de associação vejo-a importantíssima em Benzema, claro. Mas entendo-a mais relevante por criar uma via para verticalizar a circulação e na Juve já existe Dybala com essa capacidade. É mais por aí que “procurei” um PL com outras características para além dessa.
Entendo a questão que coloca sobre Dybala no 4-3-3, seria algo a ponderar, sem dúvida!
MarottaParatici
Eu também só comecei a ver melhor quando vi a notícia que a Juventus o tinha comprado, mas, do pouco que vi, para além do portento físico e do remate, tem ali um toque de bola e uma capacidade para abrir defesas que nesta Juve eram uma lufada de ar fresco.
Quanto ao Werner, confesso que nunca vi um jogo completo dele, na minha cabeça é um jogador mais de contra-ataque e não tanto dado a colaborar com os colegas, daí a minha dúvida. Mas pelo que dizes dele, se calhar até tens toda a razão
Mantorras
Subscrevo e Werner seria, de facto, um reforco que poderia ser tudo isso que se pede. Tambem gostaria de ver Lacazette na Juve, para essas funcoes, acho que encaixava bem.
SenyorPuyol
Lacazette veio-me à mente, Mantorras!
Mas exclui-o logo à partida pela questão da idade, a Juve precisa de ir rejuvenescendo o plantel (tenho usado o mesmo pensamento quando penso em reforços para o Barça, por exemplo).
Mas também é certo que depois de concordar que Jimenez seria interessante, também o tenho de fazer com Lacazette. ;) E a verdade é que o é!
Ainda assim, ambos pediriam encaixes diferentes, e entre os dois, apesar de pessoalmente preferir o francês, para esta Juve apostaria em Jimenez.
Mike-UK
Falta ali qualquer coisa, para além de todas as coisas que já vão, naturalmente, faltando a Ronaldo.
Essa qualquer coisa é um jogador que esteja ao lado/nas costas de Ronaldo com quem se articule bem em zonas de finalização – (Firmino é um nome que me vem à cabeça).
O plantel é deficiente para algo maior do que a Série A, e mesmo para a Série A não me cheira de todo que dure o dominio por muito mais tempo.
Em 2015, o 11 da Juve na final da Champions tinha no meio campo Pirlo, Pogba, Vidal e Marchisio. É comparar o incomparável, 5 anos depois.
Já a titulo de curiosidade, o adversário da Juve nesse jogo, ao dia de hoje, só perdeu 4 jogadores do 11 titular dessa final o que garante uma manutenção da qualidade geral do plantel – a Juve viu sair 10 dos titulares dessa final (se contarmos que Bonucci saiu e voltou, até se pode dizer que a certa altura os tinha perdido todos).
Kafka
Mau, então mas segundo tu o Higuain era um tremendos jogador… Por tanto a ver se percebemos que, segundo tu a Juve falta algo mais porque Higuain não chega…. Mas a Argentina é já tinha obrigação de ser campeã com Higuain
Maravilhoso este contorcionismo… O Higuain afinal é uma estrela, mas só quando joga com o Messi, pq se joga com o Cristiano afinal já é fraco e e a Juve deve contratar um jogador melhor
Muito bom
Goncalo Silva
Kafka, não é que concorde com o Mike no caso do Higuain, mas estás a comparar o incomparável. O Higuain de agora nada tem a ver com o Higuain de há uns anos para cá. Nem devia ter de te dizer isso.
Por essa lógica então ainda quererás cá o David Luiz, Luisão, Javi Garcia, etc que ainda seriam titulares, o treinador até é o mesmo e tudo…
Mantorras
Sinceramente acho que falta treinador, mesmo com reforcos, duvido que Sarri resolva alguma coisa.
Iosonopaulo
O que falta ao Ronaldo é pensar o jogo … coisa que nunca fez. É um astro mas, sinceramente, se não marca golos é um jogador que não entusiasma enquanto joga. CR é um upgrade claro do Van Basten, num futebol moderno. CR é golo em barda … e é aí que se notabiliza. Nas outras vertentes de jogo a queda é super acentuada : golos de livre são uma raridade. Drible é coisa rara. Organizar jogo é um suplício e defender é de vez em quando.
DNowitzki
Andaram aqui vários indivíduos a ser criticados por afirmarem que o Benza era grande parte do sucesso do Ronaldo e agora clama-se pela sua falta.
Há muito que se escreve aqui: sem golo, Ronaldo é nulo.
ktc
O Ronaldo tem 35 anos, vocês querem que ele seja o maior do mundo até aos 60? há que ver o contexto.. o ROnaldo do Real era melhor que este nem há dúvidas.. agora dizer que um jogador que domina o futebol há tantos anos, a par de Messi, “sem golo é nulo” .. Vá lá que o objetivo do futebol é ver quem faz mais passes
Quinhas
Alguns dependem muito dos tais passes para poderem marcar…!!!Até há quem se queixe que ele agora não recebe passes em condições…E no futebol que eu conheço,geralmente ganha quem troca(passe)melhor a bola…!!!
Marcio Ricardo
Sim, basta ver o Messi com Xavi e Iniesta na Europa e sem…. Se não houver quem passe a bola..
Chico
O Xavi perdeu a titularidade em 2014 e saiu em 2015. Pouco de pois, foi Iniesta. Para não falar que começaram a decair muito apressadamente a partir de 2012 ou 2013.
Mesmo assim, Messi continua a ser o melhor, mesmo sem Xavi e Iniesta, que era desculpa de muitos para não o classificar como tal. Porquê? Porque ele passa, dribla, distribui, assiste, desmarca-se, marca e até pressiona. O Ronaldo é que decaiu muito de produção quando deixou de ter um cast a rodeá-lo que encaixasse tão bem. O plantel do Barcelona tem muito menos qualidade e é muito mais envelhecido no seu core que este da Juventus.
Marcio Ricardo
Isso do melhor é muito subjetivo. O Messi desde que Iniesta e Xavi saíram se tornou inofensivo na Europa, ou melhor, o Barça. O Messi só é melhor em Espanha. No entanto, o limitado Ronaldo como tantos dizem, foi dominador na Champions, eliminado tudo o que lhe aparecesse na frente.. E para quem gosta de dizer que o Ronaldo lucrava muito com Benzema é ver que o Messi sempre teve 9s melhores do que o francês. Qualquer uma deles superior.
Chico
O Barça entretanto ganhou uma Champions em 2015 sem Xavi e com um Iniesta já muito diminuído. Dizer que o Barcelona passou a ser inofensivo é ridículo e é ignorar tudo o que se passou antes desta época. Sem Messi, Xavi e Iniesta tinham ganho zero. Sem Ronaldo, o Real continua a ser uma equipa de topo do topo.
Sporting1906
Messi é o melhor jogador que eu vi jogar mas Xavi e Iniesta ganharam dois Euros e um Mundial sem Messi.
Quinhas
Xavi e Iniesta eram importantes na posse de bola,mas nunca ninguém no Barça desequilibrou mais que MESSI !!!
Simplesmente o Barça jamais encontrou substitutos a altura destes 2 monstros.
DNowitzki
O Messi, já que o chamaste à conversa, só falta ir responder aos próprios cruzamentos. De resto, faz tudo: passa, cruza, organiza, assiste, marca.
Marcio Ricardo
Só não ganha 4 Champions em cinco anos praticamente sozinho. A isso é que eu chamo desiquilibrar…. Ainda lhe chamam limitado.
E Jorge
Praticamente sozinho? Como assim se o Sérgio Ramos é que decidiu a primeira final contra o Atlético e o Ronaldo só apareceu para marcar penalti quando o jogo já estava 3-1 e à 1 minuto de acabar?
Na segunda final contra o Atlético quem mais uma vez marcou o primeiro golo do Real Madrid foi o Sérgio Ramos. O Ronaldo não fez nada o jogo todo.
Na final contra a Juventus, sim senhora. O Ronaldo foi o melhor.
Depois temos a final contra o Liverpool, onde o Ronaldo não fez nada e o Bale e o Benzema é que decidiram o jogo.
Então explica-me lá, como é que venceu praticamente sozinho? Só foi decisivo em uma final e venceu praticamente sozinho?
Mas mesmo na era dos vídeos e youtube ainda querem mentir? Sinceramente hahahaha
Marcio Ricardo
Eu te explico, é muito simples. É lógico que o Real é uma equipe e que houveram jogadores importantes como Ramos, Marcelo, Bale, Benzema ou Casemiro entre outros…
Agora, parece inegável que sem Cristiano nunca ganhariam as quatro Champions e é até duvidoso que tivessem ganho alguma. O CR7 sempre foi quem carregou a equipa às costas até à final, incluindo no ano em que o Modric ganhou a bola de ouro. Falas das finais, mas sem o CR7 nem sequer tinham lá chegado. Não é por acaso que CR7 é o rei da Champions..
E Jorge
Ou seja, o Real, clube com mais champions na história…”Tá certo” hahahaha
Sem o CR7 não teriam chegado lá? Então porquê que com o Ronaldo demoraram 5 temporadas para ganhar à uma final? Hahahaha Tu não és sério.
Marcio Ricardo
Eu não sou sério ? Antes do Cristiano chegar o Real nem passava dos oitavos… É só ver os números e se não chegar, assistir aos jogos. Quem não se lembra do Real levar dois na Alemanha de uma equipa que nem era o Borussia ou Bayern e depois em Madrid o Cristiano virar a eliminatória sozinho ? É só um exemplo, há muitos mais. Não sou eu que não sou sério, tu é que estás em negação.
E Jorge
Antes do Cristiano chegar o Real nem passava dos oitavos? Certo…E porquê que na primeira temporada com o Cristiano não passaram dos oitavos?
Porquê que levaram 5 temporadas com o Ronaldo para chegarem até a final da Champions?
Porquê que só foram para a final da champions no ano em que contrataram o Bale? Hahaha Mas ya, o Cristiano ganhou praticamente sozinho. Ou seja 5 temporadas depois…
Tu é que estás em negação. O Real Madrid era o maior clube do mundo antes do Cristiano e continua a ser depois do Cristiano. Lógico que nenhum clube tem a obrigação de ganhar sempre. O mesmo acontece com seleções(Brasil, Itália, Alemanha e etc).
Sabes qual é o facto mais engraçado? O Real continuaria a ser a equipa com mais champions na história mesmo se tivesse perdido as 4 champions…
Chico
Sozinho? Comentário mais absurdo que já li. Uma equipa que tinha um jogador top 5 (as vezes 2) em literalmente todas as posições.
Kacal
E há algum médio ofensivo ou extremo/avançado, algum jogador de cariz ofensivo que conquiste a Bola de Ouro sem golo?!
Quinhas
Kacal
Mas hoje em dia os “critérios” na atribuição da BoladOuro ,são mais que duvidosos e suspeitos …!!!???Hoje em dia Performances Pou o valor tem,outros valores se levantam.
Kacal
Antigamente alguém venceu a Bola de Ouro sem golo? Achas que o Messi sem golo seria tão valorizado por todos? Acredito que continuasse a ser para muitos, mas para a maioria nem notariam nele caso marcasse 5 golos por época.
Quinhas
Bastava marcar o mesmo que Zizou ,já era mais que suficiente ,MESSI não necessita golos ,o seu futebol e Mente ,são Magistrais!!!
Quinhas
Essa do nem notariam nele ,é que caso para dizer OMG .MESSI não é só o melhor na finalização ,mas também na Criação,desequilíbrios,Técnica Apurada e incomparável,Drible,a sua Inteligência e raciocínio rápido sei que é ignorada por muitos ou não chegam lá …!!!
Kacal
Zidane jogava noutra posição, é diferente. Messi jogou na ala direita e como “falso 9”, foi onde mais jogou na carreira esta duas posições, muito móvel claro e a ter bola sempre, mas no papel nessas posições. É um jogador de ataque. Se marcasse 5 golos por época seria tão valorizado como são outros craques que por aí andam. O que o distingue dos outros é também os números, não venham deitar areia para os olhos, os números contam muito. E os de CR7, no seu auge, eram estratosfericos. Depois podem dizer que é “só” golo, mas não acho. Mas o golo nunca pode ser retirado porque é importantíssimo.
Pronto tu podes acreditar naquilo que quiseres
DNowitzki
A questão é ser “só” com golo.
Kacal
Pois mas o CR7 não é apenas golo, lá porque x pessoas acham que sim não faz disso um facto ou verdade absoluta. Além disso foram mais de 30 golos esta época, é mais que “só” golo.
Chico
Zidane tem três.
coach407
Não se clama pela falta de Benzema. O francês é apenas um avançado de topo mundial como qualquer equipa que tenha o Cristiano tem de ter.
O Benzema é que tem de agradecer ao Cristiano. Nas 9 épocas do Cristiano apenas por 1 vez o Real Madrid marcou menos de 100 golos na La Liga (nessa época marcou 94). Antes disso pelo menos neste milénio nunca passaram dos 86. Depois do Cristiano marcaram 70 golos esta época e na época passada marcaram 63.
Qual é a diferença? Apenas uma. Cristiano Ronaldo.
Qual a diferença para Cristiano não marcar tanto agora? Não, não é Benzema. É Courtois, Navas, Carvajal, Varane, Sergio Ramos, Marcelo, Casemiro, Modric, Kroos, Bale, Isco e algures lá para o meio também o Benzema. Por fim, e tornando a diferença ainda mais abismal, a qualidade coletiva também é muito fraca, evidenciando ainda mais a parca qualidade individual.
Achas que algum jogador desta Juventus jogava naquele Real Madrid? Eventualmente o Dybala poderia jogar na direita. Talvez, mas questionável. Agora o resto dos jogadores? Nem pensar. Não entra um único. O único que teria hipótese seria o Chiellini e teve uma rotura de ligamentos aos 35 anos portanto até esse já está bem longe de Varane e Sergio Ramos.
E não é pelo Real Madrid ter uma equipa completamente fora de série. Simplesmente tinha uma equipa normal para uma equipa que pode ser considerada favorita a vencer a Champions. Basta ver que aquele Real Madrid era bom, mas o Barcelona era mais vezes campeão. Não era nenhum Real Madrid completamente dominador, longe disso. Uma equipa normal para este nível. Agora não se pode é dizer que a Juventus está minimamente perto desse nível e não seria por ter o Benzema que passava a estar nesse nível. Seria um super reforço como QUALQUER titular do Real Madrid seria nesta Juventus e ajudava o Cristiano simplesmente por este poder jogar na sua posição, mas não é o Benzema que faz o Cristiano. Aliás, nota-se a diferença na qualidade ofensiva do Real Madrid com e sem Cristiano como já descrevi mais em cima.
DNowitzki
Obrigado por me teres dado razão, indo ainda mais longe do que pretendia.
E o que temos
Claro que é só uma, o zidane nem saiu a meio e depois voltou, nem foram introduzidos inumeros jogadores novos no real nem nada. é mesmo só a saida do ronaldo. se não fosses intelectualmente hipócrita até tinha piada ler os teus comentários, assim é só triste
coach407
Foram introduzidos inumeros jogadores novos ??? de uma época para a outra a unica mudança relevante na equipa campeã europeia foi a saída do Cristiano. Quais jogadores relevantes entraram de novo. Entrou este ano o Hazard e Courtois foi entrando porque o Real considerou um upgrade ao Navas. Pronto é isso.
Além disso, o Cristiano teve 9 anos, mudou de treinador imensas vezes e mesmo assim apenas uma época marcaram menos de 100 golos (94) enquanto que na década inteira anterior ao Cristiano (para ser modesto e não ir a toda a história do Real Madrid) não passaram dos 86 golos. Cristiano saiu e não passaram dos 70. Qual é a diferença? Zidane?
Manuel Pellegrini, José Mourinho, Ancelotti, Benítez e Zidane. O que têm em comum? Treinaram Cristiano Ronaldo. O que têm mais em comum? Treinadores com as equipas mais goleadoras da história do Real Madrid.
Lopetegui, Solari e Zidane. O que têm em comum? Os treinadores que pegaram exatamente no mesmo plantel com alguns reforços. O que têm em comum? Ficaram a mais de 30 golos marcados só na La Liga de todas as épocas anteriores. Porquê? Porque não tinham… o Benzema….
Kacal
O Toni Kroos chegou ao Real na época 2014/2015, desde então vamos ver o XI mais utilizado do Real nas três Champions conquistadas nas 3 épocas seguintes consecutivas, escolho a Champions porque foi claramente o maior foco do Real enquanto na La Liga rodaram a equipa por vezes, é assim:
2015/2016: Navas; Carvajal (Danilo também jogou bastante), Pepe, Ramos e Marcelo; Casemiro, Kroos e Modric; Bale (Isco também jogou bastante), CR7 e Benzema.
2016/2017: Navas; Carvajal, Varane, Ramos e Marcelo; Casemiro, Kroos e Modric; Bale, CR7 e Benzema.
2017/2018: Navas; Carvajal, Varane, Ramos e Marcelo; Casemiro, Kroos, Modric e Isco; CR7 e Benzema.
Agora vamos ver 2018/2019 e 2019/2020 já sem CR7:
2018/2019; Courtois; Carvajal, Nacho, Ramos e Marcelo; Casemiro, Kroos e Modric; Lucas Vázquez, Bale e Benzema.
2019/2020: Courtois; Carvajal, Varane, Ramos e Mendy; Casemiro, Kroos e Valverde; Isco, Hazard e Benzema.
Como vemos em 2018/2019 Nacho jogou bastante porque Varane foi mais assolado por lesões, mas o francês continuava no plantel e não me parece que fosse por causa dele que marcassem menos golos. Valverde e Modric tiveram minutos parecidos, a diferença não foi muita.
Basicamente a diferença foram 2-3 jogadores e mesmo nesses os habituais titulares com CR7 continuam no plantel portanto isso dos inúmeros jogadores novos não se justifica no XI, no plantel ok mas a diferença no XI é uma: Cristiano Ronaldo!
Tiago Silva
Concordo com o Sarri, parece-me óbvio que o Ronaldo não encaixa em certos momentos do jogo, é normal. O Ronaldo é essencialmente um finalizador, gosta de se mover pelo campo, mas não é para ter a bola e criar, mas sim para arrastar os defesas e mover as peças da defesa adversária. Não quer dizer que não saiba fazer outras coisas, mas onde ele é melhor é nisso e sendo a estrela da equipa deve-se tentar pô-lo confortável em campo. É uma opção: ou o Ronaldo faz outras funções e não rende metade, ou o Ronaldo faz essa função, onde é o melhor do Mundo e pode fazer a diferença, no entanto os companheiros têm que fazer outras funções. Acho que o problema é mesmo esse desequilíbrio que existe na equipa, um avançado que consiga arrastar as defesas e ser dinâmico na frente complementa bem com o Ronaldo, e é por isso que ele teve tanto sucesso com Benzema. Sendo assim, a melhor opção parece-me ser Jimenez e a Juve deveria jogar as sua cartas para ele a meu ver.
coach407
Ele não estava a falar de momentos do jogo, estava a falar de não poder jogar a ponta de lança, algo que é uma descoberta notável. Realmente só o Sarri para chegar lá sozinho, génio.
Tiago Silva
Isso foi o que ele disse para fora, claro que ele sabe que é mais do que isso. Ele é inteligente, chegou onde chegou graças ao seu trabalho, ao que conquistou e ao seu conhecimento tático. Ele sabe que mais do que posições estáticas, existem dinâmicas, momentos de jogo, muitas mais coisas, e é isso que ele acredita e apenas falou da posição aos jornalistas.
coach407
Isso não faz sentido porque os momentos do jogo são os mesmos para qualquer posição.
Um contra-ataque não deixa de see um contra-ataque por ser guarda-redes ou ponta de lança.
A função tática de cada jogador nesse momento do jogo é que pode variar e é disso que o Sarri está a falar. O Cristiano é top da história do futebol no momento do jogo de organização ofensiva? Depende da função tática que ele tem nesse momento do jogo. Se o colocares a jogar de costas para a baliza não, não é. Se colocares um avançado a ser essa referência e lhe deres liberdade de movimentos para poder explorar os espaços à sua maneira sem ter de estar preso então sim, é de topo mundial na história do futebol.
Repito: não é uma questão de momento do jogo, é uma questão de função tática nesse momento do jogo. Não há nenhum momento do jogo ofensivo que o Cristiano não seja incrível… se estiver na função tática que melhor o potencia. Se lhe pedirem para em organização ofensiva fazer o papel tático do Busquets então é fraco, claro. Se lhe pedirem para fazer o papel do Lewandowski também não é o mesmo jogador. É evidente. Se pedires ao Lewandowski para ter a função tática do Cristiano também não rende o mesmo ou o Messi fazer o mesmo que o Cristiano ou vice-versa.
É perfeitamente normal e aplica-se a QUALQUER jogador.
É disto que o Sarri está a falar.
Quinhas
O facto de cr não saber jogar a 9 ,realmente condiciona e muito o Sarri que teria muito mais opções .No Real Madrid também ficou amuado com Ancelotti quando o colocou a 9 ,mas aí as opções do Team eram fabulosas ,criavam ocasiões de golo a cada momento e com uma qualidade excepcional,eram quase os melhores do mundo em cada posição ,e um banco fabuloso e que resolveu tantos jogos.
E como ele actua geralmente dentro sua “própria táctica”,a equipa é obrigada a adaptar-se ao seu jogo,na Juve é mais complicado devido não ter tanta qualidade como tinha o Real Madrid.
Faz-me confusão essa dependência de uma muleta ,para quem chamam de completo .
Nota:”Muleta” jogador importante que prenda os centrais,que tenha muita mobilidade ,agilidade técnica e mental,que segure o jogo ,perfeito a tabelar ,que arraste os centrais para a entrada do companheiro
*Muleta ,também conhecida como canadianas ou Benzema
Flavio Trindade
Da mesma forma como Messi nunca seria defesa central, ou Bernardo, defesa esquerdo…
Quando o talento está lá há que arranjar maneira de o potenciar.
Quem está a falhar é Sarri.
Aliás basta ver o processo criativo da Juventus…que é muito pobre.
Quem assistiu aos jogos este ano, via uma equipa que vai marcando devido aos desequilíbrios individuais e não devido ao seu processo colectivo.
Esta Juve é lenta, previsível, tem um jogo de posse pachorrento e engasgado, e ofensivamente cria pouco e mal.
Dybala faz a diferença mas, ao deixar essa tarefa ao argentino, a equipa deixa ou Ronaldo sozinho na zona de finalização ou não fica lá ninguém.
Douglas Costa é dos poucos que traz irreverência ao jogo ofensivo mas jogo pouco, e sobram depois cruzamentos dos laterais…
Numa equipa que criasse jogo ofensivo à largura, em profundidade e em jogo apoiado, Ronaldo já teria marcado 40 golos.
Assim é mais difícil para ele, para Dybala, para Higuain…
O meio campo da Juve tem bons jogadores para recuperar e dar equilíbrios como Betancur, Matuidi ou Rabiot, Pjanic joga muito longe, Khedira joga muito longe, Bernardeschi é hoje um jogador totalmente diferente do que era na Fiorentina e no meu entender para pior, Ramsey nunca encaixou.
A culpa não é de Ronaldo, Dybala ou Higuain, mas sim do sistema de Sarri.
Marcio Ricardo
Concordo plenamente !! Sarri faz muito pouco para os jogadores que tem, futebol demasiado pobre. Quantos jogadores melhoraram com ele ?…
AndreChaves9
O mais completo da história que é tão limitado.
Quinhas
Espantoso e até embaraçoso …!!!
Chico
Como muitos dizem, é a estrela da história do futebol, entre aqueles que ficaram no top 10 ou top 20 de sempre, o mais limitado e o mais dependente do rendimento da sua equipa.
De resto, não sendo possível Firmino nem Benzema, o ideal seria Jimenez. O Higuain não é dinâmico o suficiente.