Ainda vai conseguir acrescentar com 39 anos [é a idade que terá no Euro’2024]? Neste momento nem está a ser titular num Man Utd de 2.º nível, mas independentemente do seu rendimento, ou idade, na seleção, principalmente com Fernando Santos, terá sempre lugar cativo.
Cristiano Ronaldo, que completa 38 anos em Fevereiro, afirmou que o Mundial’2022 não será a sua última grande competição por Portugal, esclarecendo que ainda pretende estar no Euro’2024. “Para mim é um orgulho receber um prémio desta dimensão. Nunca pensei que um dia pudesse alcançar. Agradeço a todos os que foram importantes na minha carreira. Foi um caminho longo, mas aproveito para dizer que o meu caminho ainda não acabou. Ainda vão levar um bocadinho mais de carga do Cris. Agradeço à FPF, se virmos as condições, futsal, camadas jovens, do futebol feminino… Espero fazer parte mais uns anos na Federação. Sinto-me ainda motivado, a minha ambição está lá em cima. Estou numa seleção com jovens. Quero estar no Mundial e no Europeu, quero assumir já. Fico contente. Já tinha saudades de receber um prémio. É com orgulho que vejo caras com quem joguei, com quem vou jogar. O Diogo até brinca comigo ‘jogaste com todos, até ficas carcaça'”, vincou o avançado do Man Utd, depois de ter sido distinguido na gala ‘Quinas de Ouro’.


87 Comentários
Nazgul
Ou seja, convocatória para o mundial e europeu 2024 encerrada!
Tiago Silva
Por amor de Deus, o homem faz o que quer! Se ele quer jogar o Euro 2024, então irá jogar de certeza e sempre como indiscutível. Nem me importava se ele lutasse, não estivesse a reclamar com tudo e todos enquanto está em campo e aceitasse um papel secundário, mas para ser novamente o centro das atenções, já chega! Ele está a aproveitar-se desta geração talentosa para ver se tem alguns títulos internacionais no currículo, mas o mais certo é que com ele em campo isso não vá acontecer.
Ele que se faça homem é que siga o exemplo do Ricardinho no futsal: “dei um passo para o lado para os mais jovens darem um passo em frente”! Mas o Ronaldo é demasiado egoísta para isso, e todos na Federação Portuguesa fazem o que ele diz.
Na minha modesta opinião depois deste Mundial saiam o Fernando Santos e o Ronaldo da seleção. Aliás o Ronaldo já teria saído após aquelas atitudes lamentáveis que faz, como quando atirou a braçadeira para o chão ou quando se vai embora antes de dar a cara aos portugueses.
Kacal
Sou português com orgulho e adoro futebol portanto é 2 em 1 e vou sempre apoiar a selecção e estar do seu lado independentemente de treinadores e jogadores que a representem, para mim está acima disso. Não que aqueles que não apoiem a selecção sejam menos portugueses ou tenham menos orgulho em o ser atenção, isto no fundo é apenas futebol e há coisas mais importantes. Admito que não compreendo quem pensa dessa forma e por um treinador/jogador deixa de apoiar mas é a minha visão e há que aceitar e respeitar a dos outros.
Posto isto, a minha opinião sobre isto é que defendo que CR7 devia retirar-se da selecção após este Mundial e dar o lugar aos mais novos. Isto comprova que dificilmente o irá fazer e não acho a decisão mais acertada mas é a dele resta aceitar e respeitar. Espero que pelo menos tenha a consciência de deixar o ego de lado um pouco e aceitar que poderá ser mais vezes suplente e permitir que o seleccionador utilize os seus (ainda) pontos fortes em prol do colectivo e deixando os mais novos assumir protagonismo também.
Gostava de ver testado outros sistemas tácticos na selecção, outros jogadores e ser mais ambiciosos na forma de jogar.
Gostava de ver um 4-4-2 com Félix a SA na sua posição ideal e um PL como André Silva ou mesmo testar o Beto como seu parceiro. Isto com Leão a extremo mais declarado na esquerda e na direita um Otávio, por exemplo. Até o Bernardo podia jogar a #8 sendo mais ofensivos e a #6 ser Palhinha ou Florentino. Quem sabe Bernardo na direita e entrando Renato ou Matheus Nunes para #8. Isto é apenas um exemplo atenção, pode haver outros.
Sei lá testar novas coisas e novos jogadores dando mais espaço e protagonismo aos jovens! Espero que o CR7 pense nisso e aceite essa condição caso continue na selecção para lá do Mundial como parece ser o seu objectivo, duvido eheh mas defendo isso e torço por tal!
Analista Especialista
Esperemos que haja um seleccionador novo a partir de Janeiro/2023 e que seja preferencialmente estrangeiro. Creio que aí estariam reunidas mais condições para deixar de convocar CR7.
Obrigado, mas é tempo de mudar.
1-4-3-3
Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, António Silva, Nuno Mendes, Rúben Neves, Renato Sanches, Vitinha, Bernardo, João Félix e Jota (Celtic).
Kacal
Até concordo com a primeira parte do comentário sobre novo seleccionador e CR7, mas com o XI nem tanto!
Diogo Costa, Rúben Dias, Cancelo, Nuno Mendes e Bernardo parecem-me indiscutíveis nesta fase. Concordo também com Vitinha a ser titular no meio-campo.
Depois é que é mais discutível mas o Félix tem que ser mais consistente no clube antes de ser titular na selecção, além disso em 4-3-3 será que rende? Só em “falso 9” mas teríamos que ter um estilo de jogo apropriado a essa função e portanto dependerá do novo seleccionador.
António Silva ainda é cedo para ser um titular indiscutível, poderá ser chamado e ser um dos 4 centrais mas é preciso ir com calma. Danilo está à frente ainda e tem cumprido bem na selecção.
Renato Sanches concordo que seja um dos convocados mas titular? Vai acumulando lesões e primeiro tem que ganhar o seu espaço no PSG. Acho o Matheus Nunes uma opção melhor, a meu ver.
O Jota passa já a titular da selecção só porque está a jogar bem no Celtic? Primeiro o nível da Liga Escocesa não é tão elevado assim estando ele na melhor equipa de lá, não quero tirar mérito ao Jota que é um bom jogador e tem potencial, está a fazer o seu caminho e deverá chegar à selecção mas calma. Não passa já à frente de jogadores como Jota (Liverpool) e Leão que estão em patamares competitivos bem mais elevados.
Já o Rúben Neves é válido, mas dependerá dos outros médios. Até podia jogar Palhinha ou Florentino entrando um médio como Bruno Fernandes ou Otávio para o lugar do Matheus Nunes (Renato no teu XI) já que teriam as “costas mais seguras”.
Desse XI tirava António Silva, Renato, Jota e Félix metendo Danilo, Matheus Nunes, Leão e Diogo Jota (ou André Silva).
Analista Especialista
Obrigado pelo comentário construtivo.
Compreendo completamente as tuas ideias, mas eu teria de ter uma aposta e o meu XI seria aquele, para o bem e para o mal.
Kacal
Não tens de quê, estamos aqui para debater de forma saudável e construtiva de resto cada um tem a sua opinião!
Pronto e tens direito à tua opinião, aceito e respeito como é óbvio :)
tiagoagm
Obviamente que vai ser titular, mas a carga já só fogo visto. Marcar livres e penalties está garantido.
kubrick
Bem, foi mais rápido do que pensava ??
E até melhor visto que quer estar no Euro, logo a presença está garantida.
https://ibb.co/dD3279S
Fireball
Vou contra a corrente e acho bem que ele vá ao Euro. Porque é uma marca simbólica, começar em 2004 e acabar em 2024. Pode simplesmente ir fazer número, mesmo que não jogue quase nada, entra aos 75′ do último jogo dos grupos ou aos 90′ dum jogo que está ganho para marcar presença e ficar com o registo, como fez aquele GR da Colombia salvo erro para se tornar no mais velho de sempre. Sejamos sinceros, se a convocatória são 26 jogadores há mais que espaço para o levar.
O problema é se em 2024 continua a ser ele o centro de todo o jogo da seleção…
tiagoagm
Meus deus, se ele ja não consegue agora quando mais no Europeu. Ou acham que ele não joga no Man Utd por burrice do treinador. O cris já não dá para um palco grande, e nao aceita isso. Não venham com tretas de ter um corpo de 25 anos. A cabeça não deixa. Vamos levar com ele a arrastar se e a queixar se como uma criança. A fazer fintas a si proprio e marcar todos os livres para fora. E a ter 5 fora de jogos em cada jogo.
rmatos24
Até a forma como ele o disse, mostra aquilo que é o Ronaldo (e sempre foi) e aquilo que é a nossa seleção/federação atualmente. “Vão ter de levar com o Cris”, ou seja, é um dado adquirido porque ele assim o diz. Poderia ter dito, se o selecionador assim o entender e eu estiver em condições, tentarei ajudar a minha seleção até ao Euro 2024. Mas não, o homem em 2024 até pode ser suplente no clube a jogar 5m por jogo ou andar no States a fazer anúncios de cuecas, que irá ao Euro porque assim o quer.
Isto levanta outras questões e preocupações. Já estou a ver que o Nando ficará até ao final do contrato, independentemente do que acontecer no Mundial. Com ele ao leme, Ronaldo continuará a ser bajulado e fará o que quiser e como quiser. Mesmo que o Mundial seja um fracasso e o Engenheiro até possa sair, com esta vontade de Ronaldo continuar, provavelmente o substituto será alguém com o perfil à Nando, sem eles no sítio.
Não coloco em causa o valor do Ronaldo e o que ainda pode dar à seleção. Coloco em causa o facto dele ainda se considerar a última bolacha do pacote, quando poderia ser uma referência sim, mas aceitar que poderia ser mais um apoio que propriamente o dono disto tudo.
Antonio Clismo
Não consigo perceber como é que mais 2 anos de Fernando Santos vão potenciar a selecção e alavancá-la no espaço internacional.
A FPF já deveria ter um plano para os próximos 10 anos bem delineado, que tipo de treinador querem, que tipo de futebol querem e que tipo de jogadores querem para os poderem formar e desenvolver agora
rmatos24
Em relação à primeira frase a resposta é simples. Mais 2 anos de Fernando Santos não vai potenciar e alavancar a seleção no espaço internacional. Vai mantê-la neste registo, grande potencial e de facto todos lhe reconhecem como uma das melhores da europa/mundo, mas nunca a um nível superlativo e coincidente com os intérpretes, porque dentro de campo é a pobreza do costume em termos de jogo jogado (para não falar de algumas escolhas duvidosas para a convocatória).
Em relação ao segundo parágrafo, já tinha comentado o mesmo noutro post, que esperava que o sucessor (ou tipo de sucessor) já estivesse decidido para o pós mundial. Mas tenho sérias dúvidas que tal esteja decidido.
Paulo Roberto Falcao
Ah e outra coisa. Será que um dia destes algum maluco, daqueles varridos dispostos a perderem o seu emprego, pergunta a Fernando Santos se sua senhoria se pode justificar relativamente à forma como é pago pela Federação Portuguesa de Futebol???
É que também estou farto desse mito urbano que ele é muito sério, e que não tem que dar satisfações a ninguém, trabalha num organismo com utilidade pública, tem que explicar os seus esquemas mafiosos de fuga ao fisco, porque o fisco somos nós.
Enfim é isto o futebol português, entregue a uma estrela rock decadente, e a um lacaio sem princípios, sem moral, sem nada, mas acima de tudo um incompetente absoluto que ao cabo de quase uma década ainda não foi capaz de meter uma equipa a jogar futebol.
https://expresso.pt/economia/2022-05-12-Fisco-exige-45-milhoes-em-IRS-a-Fernando-Santos-b616a1fb
Paulo Roberto Falcao
Pior que ele não ter noção da sua decadência e derrocada em curso, é haver uma corte que o bajula e lhe esconde isso. Ah e haver um selecionador que basicamente o vai selecionar até ele querer, mesmo que seja suplente na sua equipa.
Não esperava nada de diferente, afinal de contas o selecionador é um lacaio de interesses que está lá para fazer o que lhe ditam. Bem fez o Rafa ao não estar para aturar isto, quer dizer quando ele foi suplente no Benfica deixou de ser chamado, e agora o critério mudou?
Kacal
Mas alguém acha mesmo que o CR7 seria suplente em qualquer clube português neste momento? Não comparem Ligas de topo com a nossa nem clubes com Antonys, Sanchos e Rashfords com os nossos, por favor.
Paulo Roberto Falcao
Ah e quanto à honestidade intelectual de algumas pessoas estamos conversados.
Tão sonsos e tão susceptíveis, e sobretudo tão pseudo sérios nalgumas merdas, e depois que se lixem os princípios?!
A mim não me surpreende nada, esta gente defende um gajo que manda para o chão não uma, mas duas vezes a nossa braçadeira. E ainda têm a distinta lata de se arvorem em defensores da portugalidade, e mais não sei quê…
Sabem lá o que é Portugal…
Paulo Roberto Falcao
Ah Ok…
365 dias por ano a dizerem que o United é uma merda, e que o pobre Cristiano é uma vítima da equipa horrível onde joga… Está certo…
A mim não me vendem fumo!
Kacal
Primeiro o Antony chegou no fim do mercado portanto nunca falei mal dele. Segundo eu pelo menos sempre falei do United enquanto colectivo e individualmente criticava a defesa e a falta de um trinco.
Mas e rebater o que disse? Preferes antes atacar as pessoas de forma pessoal quando não as conheces de lado nenhum, isso diz mais sobre o teu caracter do que das pessoas que referes, mas não precisas que eu o diga, tu “queimas-te” sozinho!
Quem é que sentava o CR7 nos clubes portugueses? Fica à espera dos nomes!
Por fim, o que tu dizes-me pouco me importa mas para esclarecer eu não defendi ninguém, até disse que ele devia retirar-se após este Mundial e faz mal em continuar devia dar a oportunidade e espaço aos mais novos. Mas vives na tua “bolha” de ódio que nem consegues ter discernimento para diferenciar as coisas e ver com clareza. Tudo bem!
Sporting1906
Eu não tenho interesse nenhum em defender o Ronaldo mas ser suplente no Benfica ou no United são coisas muito diferentes e parece-me óbvio que o Ronaldo ainda tem lugar na convocatória da selecção.
Paulo Roberto Falcao
Ele disse na época que não o convocava por ser suplente…
Critérios… Para os desgraçados são para cumprir, para o menino não…
Sporting1906
Eu repito porque não deve ter lido bem: ser suplente no Benfica é diferente de ser suplente no United. Por isso é normal que o critério de não convocar um jogador suplente dependa do clube onde esse jogador joga.
Lord Monkey
Aqui a questão não é fazer funeral a ninguém… Aqui é dar oportunidades a outros.
Tal como quando ele começou a crescer na seleção, outros têm e devem ter esse percurso e ha que dar a vaga.
ronaldo nunca aceitará bem ser supelente na seleção e gerir os tempos de jogo… É a mentalidade tuga de agarrar se ao cargo até ao fim mesmo que isso possa “perjudicar” ( entre aspas) o rendimento e produtividade da equipa como um coletivo.
Não deve “sair” mas deve dar a vaga e ajudar os jovens como quando ele foi ajudado.
Mas duvido que aconteça como foi na Juve e agora no Man Ud… Aqui ele controla as variaveis e impoe a sua lei e isso sim está errado.
Ele faz falta a seleção mas não os 90 min
Vegeta
Inacreditavel.
Já disse que vai e tem de ir.
Isto è mais uma prova que ele manda na seleção.
Se neste momento ja è menos um, nem quero imaginar no próximo Europeu.
Marcio Ricardo
O Cristiano Ronaldo tem 37 anos, mas muitos aqui já lhe fazem o funeral há uns bons cinco ou seis anos. Já no último europeu não queriam que ele fosse convocado e depois chegou lá e não só foi um dos melhores jogadores da competição como ainda foi o melhor marcador. É lidar.
Mas isto, não tem ponta de racionalidade por onde se pegue. Estas coisas são muito à base do emocional, e se o Cristiano Ronaldo tivesse saído do Seixal ou do Olival muitos dos que aqui o criticam estariam a defender o jogador com unhas e dentes.
Arrumam desculpas estapafúrdias para o criticar, que não se coadunam com a realidade. A era Cristiano Ronaldo foi a melhor de sempre portuguesa, onde a seleção não falhou uma grande competição. Alguns dizem que está mais fácil hoje em dia. Pode ser, mas também podem perguntar à Itália, tetra campeã mundial, que vai falhar esta competição pela segunda vez consecutiva.
Choram que Ronaldo domina a imprensa e todos em Portugal o glorificam, como se a Argentina não fizesse o mesmo ao Messi ou o Brasil a Neymar. Dizem que quando a equipe joga sem Ronaldo, melhora, quando na verdade foi com ele que ganhamos títulos pela primeira vez na nossa história. O Sporting, o MU, o Real e a Juve, todos pioraram assim que CR7 saiu, e desconfio, o mesmo acontecerá a Portugal.
E eu pergunto, quem substitui Cristiano Ronaldo se ele não for ao Mundial ou ficar no banco ? É o Félix que ainda não marcou um golo está época ? O Jota que foi dos piores no último europeu ? Talvez o André Silva, jogador super consistente não é ? Parece que a seleção tem Lewandovski, Benzema, Haaland e eu ando distraído…
Desde que Cristiano está na seleção, somos sempre candidatos a ganhar qualquer competição. Somos sempre, no mínimo, top dez mundial. Dado o histórico da nossa seleção, as pessoas deveriam desejar que Cristiano se mantivesse na seleção em grande nível o maior tempo possível. Mas todos sabemos que se calha um Portugal – Argentina na final, muitos daqueles que criticam o ego do português vão torcer pelo país das pampas.
Tiago Abreu
Onde é que o Sporting piorou depois do Ronaldo sair? Ou aliás, se piorou, que diferença fez a saída do Ronaldo?
E o United, não continuou a ser campeão inglês sendo que a saída que realmente piorou foi quando Ferguson se retirou?
E o Real, não voltou a ganhar a Liga dos Campeões?
A Juventus não voltou a ficar em 4º lugar? É que já estava a piorar com Ronaldo…
E depois, se Jota não foi dos melhores do Euro etc não sei, mas sei que a nível de rendimento é ver o que alguns portugueses fazem nos seus clubes, e outros não.
Artur Trindade
Shiu… Vamos ignorar o Fergunson, como o Kafka faz com Guardiola, vamos torturar os números e vamos dizer algo do género:
MU com Ronaldo 3X campeão, 1champions, 1bola ouro, e após Ronaldo até hoje 2X campeão, 0 Champions, 0 bolas de ouro.
Usar os números a nosso favor como faz o Kafka.
Kafka
Outra mentira é dizeres que as equipas pioram depois do Cristiano sair, eu até já provei isso, o Real por exemplo nos 9 anos com Cristiano ganhou 2 campeonato, com a saída do dele em 4 anos já ganhou os msms 2 Campeonatos, portanto nos próximos 5 anos só precisa de vencer 1 Campeonato para fazer melhor.. E na Champions as que ganhou com o Cristiano foram graças aos árbitros, há vídeos que provam isso, nos escândalos contra o Bayern, PSG, Atlético Madrid etc…
Para além disso há um claro padrão, o Cristiano torna as equipas para onde vai PIORES, pese essas equipas investirem imenso dinheiro quando ele para lá vai, e terem sempre grandes treinadores …
-United em 6 com Cristiano 3 Campeonatos e 1 Champions…vs 6 anos antes 4 campeonatos e 1 Champions… Portanto pioraram com Cristiano
– Real 9 anos com Cristiano 2 Campeonatos, tendo as 4 Champions como já referi sido graças aos maiores escândalos arbitrais da historia da Champions e nos 9 anos antes de Cristiano ganharam o DOBRO dos campeonatos, ou seja 4,e 2 Champions… Mais uma vez pioraram com Cristiano
– Na Juve nos 3 anos antes de Cristiano ganharam 3 Campeonatos e foram a 2 finais… Nos 3 anos de Cristiano ganharam 2 campeonatos e foram humilhados pelos Zé Ninguém do Ajax, Lyon e Porto… Mais uma vez pioraram
– No United no ano anterior tinham ficado em 2o lugar e ido à final da Liga Europa, no ano com Cristiano nem à Champions foram lol… Mais uma vez pioraram… Apesar do treinador ser o mesmo, e individualmente contrataram 1 dos melhores centrais do Mundo, um dos melhores sub21 do Mundo etc…. Mais uma vez pioraram com Cristiano
Isto é factual, o Cristiano torna as suas equipas piores, todas elas fizeram pior nos períodos com ele do que tinham feito nos mesmos períodos de tempo antes dele chegar
Artur Trindade
Gabo-te a capacidade e tempo de pesquisa, mas constróis uma narrativa onde só os factos que corroboram, no sentido que te interessa dar à história, são aproveitados.
Os outros factos são ignorados ou distorcidos, como sejam a hilariante “4 champions devido aos maiores escândalos arbitrais”. É um facto referido nos livros da história, ou apenas no teu?
Dizes que o Real ganhou menos com Ronaldo, que antes dele, ignorando que Ronaldo coincidiu com Guardiola, Xavi, Iniesta, Busquets e Messi, o melhor Barça da história.
Ignoraste na tua resenha (porque não interessava), o pós Ronaldo do MU, da Juve, e poderia pensar-se que era porque não falavas dos pós, mais eis que referes o pós Ronaldo no Real, ignorando aquele ano de recordes negativos, e a influência da quebra do Barça, que muitas vezes referiste que era um conjunto de velhos por essa altura, ainda com Messi.
E por fim a tua previsão, que ainda decorre de que o Barça depois de Messi seria o novo Milan, e afinal está muy bien, bem melhor que a Juve pós Ronaldo.
Como é lógico, e decorre do teu raciocínio, a seleção melhorará após a saída de Ronaldo. Deus te ouça, mas estaremos cá para ver.
Fiz a análise simplista que tu fazes. sem aprofundar demasiado, apenas utilizar os factos que me interessa.
Kafka
O Barça sem Messi só daqui a 16 anos pode remos tirar a conclusão se ficou melhor ou pior, mas para já está pior, o ano passado não ganharam nada e forma eliminados pelo Zé Ninguém do Frankfurt
Mas para
– 17 anos antes de Messi ganharam 6 campeonatos e 1 Champions
– 17 anos com Messi ganharam 10 campeonatos e 4 Champions
– 17 anos depois de Messi, para já no 1o ano estão com 0 campeonatos e 0 Champions e
Quanto ao PSG
– Ano antes sem Messi zero cmapeonatos e zero champion
– ano com Messi 1 Campeonato zero Champions
Portanto factualmente até ao momento tanto Barça como PSG melhoraram com Messi relativamente ao período homologo sem ele e o Barça para já está pior sem ele, veremos como irão ser os próximos dias 16 anos para comparar o período homologo
Kacal
Incrível como tu és o maior desonesto intelectual do blog que só fala dos factos da forma que favorece a tua narrativa, mas és capaz de andar sempre a chamar aos outros e armado em dono da razão, irra!
Paulo Roberto Falcao
Tanta propaganda da boa.
Essa de dizer que as equipas pioram quando ele sai, quando o que sucede é precisamente o contrário, ou seja, é ele que acaba com as equipas, é verdadeiramente o mundo ao contrário, é tal surrealista que acho que nem mesmo tu és capaz de acreditar nisso…
Quanto à seleção nacional e ao seu suposto papel de querido líder, à moda norte coreana, então vamos a factos:
Mundiais
2006. Com Figo a liderar chegámos às meias-finais e fomos quartos classificados. Ele fez um torneio bom, mas não era de modo nenhum a estrela.
2010. Com ele a liderar fizemos um mundial muito mau, não jogámos ponta de um corno e fomos eliminados nos oitavos. As suas prestações foram miseráveis, não marcou em nenhum dos jogos fundamentais contra a Costa do Marfim, o Brasil e a Espanha.
2014. Do mundial no Brasil e das suas prestações ridículas não vale a pena falar, ficámos pela fase de grupos eliminados pela poderosa seleção dos estados unidos, e a prestação dele foi medíocre.
2018. Por uma vez começou bem o mundial contra a pior Espanha dos últimos 30 anos, mas depois foi de mais a menos. Deveria ter sido expulso contra o Irão graças a uma palermice infantil, e não foi decisivo quando as castanhas precisaram ser tiradas do forno.
Europeus
2004. Com Figo a liderar chegámos à final, que perdemos contra a Grécia. Ele fez um bom torneio, quando não era ele a liderar.
2008. Fomos aos quartos. Calhámos num grupo ridículo, e à boa maneira portuguesa facilitámos no último jogo da fase de grupos e posto isto fomos à vida. Ele fez um torneio mediano, a roçar o ruim.
2012. O melhor torneio dele, eu diria que o único em que jogou bem. Foi decisivo contra a Holanda no último jogo da fase de grupos, e genericamente esteve bem em todos os jogos, exceto na meia-final contra a Espanha, confirmando a regra que nos jogos contra equipas mais fortes claudica.
2016. Faz um torneio miserável no qual só aparece nos jogos contra a Hungria e o Pais de Gales, esses colossos. Dizer que fomos campeões da europa sem ele não é exagerar de todo, é literalmente verdade, porque saiu na final.
2020. O último torneio. Novamente sem jogar grande coisa, salvou-se por ter sido o melhor marcador, devido a marcar três penaltis e dois golos de encostar. Portugal ficou pelos oitavos, mas isso para ele não é importante, importante é o individual.
Isto é um resumo da era de Cristiano Ronaldo. E tal como nas suas equipas apanhou a seleção num auge muito grande e não o melhorou, piorou o que havia. Mas para veres isso precisavas de ter olhos na cara
SilvadasAguas
Excelente resumo…mas a seguir vao dizer-te que fez 3 golos a Suecia e como tal, a seleccao nao seria nada sem ele
Paulo Roberto Falcao
Há uma coisa que nunca é dita, comparem o que fez Figo na seleção, que sob a sua liderança passou de nunca lá ir a estar consistentemente em meias finais( a Coreia foi uma exceção e um acidente). Um jogador que deixou um legado, que subiu muito o nível geral da seleção nacional portuguesa enquanto ele esteve.
Isto, que se chama dizer BEM de um jogador, é proibido, porque como dizia o Márcio dando voz à propaganda da gestifute um dia destes nunca se tinha ouvido falar de Portugal antes do Cristiano… São este o tipo de mentiras que devem ser desmontadas.
Valentes Transmontanos
Ah, e no que toca a legados no futebol… Estão bem um para o outro, sendo que o Ronaldo pode dizer que foi campeão europeu pela selecção.
Valentes Transmontanos
Se com a geração do Figo a selecção passou de nunca ir a ir sempre, o que é que o Ronaldo podia fazer em relação a isso? Esse argumento não faz sentido nenhum porque simplesmente calhou o Figo vir ao mundo mais cedo.
Além disso, essa informação está errada. Com Figo, a selecção falhou os mundiais de 1994 e 1998. Com Ronaldo, foi a todas as grandes competições. E isto são factos.
Eu não gosto do Ronaldo, mas não entendo esta necessidade de mentir/adulterar factos para sustentar argumentos dúbios.
Já para não falar de que não é jogador A ou B que eleve coisa nenhuma. A Federação profissionalizou-se (nos anos 60/70/80 Portugal tinha das melhores selecções do mundo e nunca se apurava, sem ser em 1966) e desde os anos 90 vão muito mais equipas às grandes competições, que aumenta a probabilidade de apuramento. E isto serve para o Figo, para o Ronaldo ou para o Eliseu.
Paulo Roberto Falcao
Compara o que é um capitão a sério com um cachopo que com 37 anos manda a braçadeira da seleção não uma mas duas vezes para o chão.
Ah espera nesta parte têm todos amnésia…
Joao Duarte
Seguindo esse raciocínio o Ronaldo pode jogar na seleção até aos 50, desde que queira. O que rendeu antes conta pouco para o presente. Isso não pode significar que tem de jogar. Da mesma forma que quando ele chegou à seleção alguém teve de sair porque não rendia tanto, agora é a vez de Ronaldo sair para alguém que renda mais. E não me venham com histórias de que não há quem renda mais, porque há pelo menos uma dezena de jogadores que neste momento rendem mais que ele. É incompreensível o Ronaldo ser titular com a quantidade de alternativas que existem atualmente. Se não fosse o Ronaldo e o peso que tem era certo que já não seria titular.
Já agora, dessas equipas que enumeraste apenas a Juventus ficou pior, e não foi apenas porque o Ronaldo saiu. United continuou a ir a finais de champions e a ser campeão e o Real continuou a ganhar champions.
Marcio Ricardo
O Ronaldo vem de uma época em que marcou 23 golos na Premier league e 5 na Champions ( acho que são estes os números ). Não fui verificar, mas deve ter marcado mais alguns em taças e seleção . Quem é que é melhor mesmo ? Meia dúzia ? Diz lá então os nomes e o por quê?
v de vendetta
Dizes que as equipas pioraram quando ele saiu, mas deixas de parte que a juventus piorou e muito quando ele chegou e o united também piorou quando ele chegou, já que tinham ficado em 2 lugar na premier no ano antes. O homem desde que saiu do Real tem sido um pessadelo para os treinadores, na Juventus foram 3 despedidos e no United ja vai para o 3 treinador.
A seleção Portuguesa deve ser a unica do mundo que à data da convocatória, convocou um ponta de lança com 0 golos, e que muito provavelmente vai ser titular nestes jogos.
Real Madrid entretanto já ganhou mais uma Champions e está muito mais regular no campeonato do que quando ele estava lá.
Kacal
Claro vendetta mas só faltou dizer aí que a Juve continua uma desgraça após ele ter sido, até é capaz de estar pior. Soubeste falar que o Real voltou a ganhar uma Champions e está mais consistente na Liga mas não falaste do estado atual da Juve que continua tão mau ou pior desde que ele saiu e já passou algum tempo…
E também faltou referir que no caso do Real os rivais Atlético e sobretudo o Barcelona pioraram bastante em relação ao que CR7 enfrentava!
Ah e na selecção não defendo que ele deva ser titular, mas se calhar vai ser e com jeitinho faz mais golos nestes jogos do que em toda a época até agora e muitos vão ter pesadelos por causa disso!
v de vendetta
Não referi os estado da Juventus, porque o Márcio já tinha falado disso, tinha era omitido que a Juventus antes de ele para lá ir era MUITO mais forte e consistente quer na liga italiana quer na liga dos campeões.
Quanto a ele ser convocado até não me importo, pode ser importante em alguns jogos no mundial. Agora o que importo é que sei que ele vai ser titular e isso não é justo e não vai beneficiar a Seleção em nada. Mais importante ainda ele devia sair a seguir ao Mundial jundo com o Nando, Pepe. É altura de dar o lugar aos mais novos,a novas ideias e não continuar a desperdiçar a melhor geração Portuguesa de sempre.
O que me dá pesadelos é saber que ele pode ter esta atitude de vão ter de levar comigo e vou continuar a jogar até me apetecer.
kubrick
A great mind once said:
“Factos ?”
SilvadasAguas
Nao digas isso, ja marcou um Sheriff ahahahaha
flip_89
Óptimo comentário Marcio, subscrevo muito do que foi dito.
Mas depois vejo respostas como “ele não estava em campo com a Vitória com a França”.. “o jogo só equilibrou quando ele saíu”.
O que se passa com essa gente? O Cristiano Ronaldo bateu-vos quando eram pequenos? Que HATE é esse? Agora com 37 dou de barato que haja opiniões que não deveria ser titular, mas no EURO que vencemos…
O Ronaldo então atrasou e prejudicou a Seleção nos último 20 anos, é isso? Sem ele já estaríamos em outro pataramar certamente… Enfim…
A verdade é que com 37 anos, neste momento, é a opção mais válida no centro do ataque.
Kafka
Incrível como mentes descaradamente… A imprensa brasileira e Argentina já rasgaram de alto a baixo o Messi e o Neymar,.. Em Portugal isso nunca aconteceu…NUNCA em Portugal ninguém seja do entorno futebol ou com voz na praça, ousou rasgar ou criticar o Cristiano… Inclusive fizeram até pior, não só nunca criticaram como até incubriram coisas feitas independentemente por ele
Depois voltas a mentir quando dizes q foi com o Cristiano q Portugal ganhou o seu 1o título, isso é falso, ele não estava em campo na vitória sobre a França, aliás enquanto ele esteve em campo a França não parou de criar oportunidades e os jogo só equilibrou assim que ele saiu
Será q algum dia vais conseguir fazer um comentário sem dizeres uma mentira? É absolutamente incrível
Sporting1906
Dizer que foi com Ronaldo que Portugal ganhou o Euro é verdade, o Ronaldo fazia parte da equipa e foi titular em todos os jogos, não é por ter sido lesionado no último jogo que deixa de ter sido uma peça fundamental da selecção campeã europeia.
Mysticman
Não estava em campo mas se não fosse o Ronaldo não tinhamos passado da fase de grupos e se calhar não tinhamos eliminado Pais de Gales na meia final, uma vez que o Ronaldo marcou e assistiu numa vitória por 2-0.
Depois do Ronaldo sair, o jogo equilibrou? Oi? Depois do Ronaldo sair eu só me lembro de bolas ao ferro e de defesas brutais do Patrício. O único momento em que o jogo esteve equilibrado foi de uns minutos antes do nosso golo até ao nosso golo.
Eu sei que odeias o Cristiano e que o teu sonho molhado é acordares e veres as capas de todos os jornais portugueses a rasgar o maior símbolo português DE SEMPRE, mas felizmente esse dia ainda não chegou.
Kacal
Não é apenas as capas Mysticman, se assim fosse até era mais saudável. É também os stories das irmãs dele!
Antonio Clismo
Fernando Gomes podia já suceder ao Ceferin na UEFA e deviam colocar já o Cristiano Ronaldo como presidente da FPF acumulando funções com jogador.
Entratanto, há-de ser 2030 e o José Couceiro sem fazer nenhum com o tacho que lhe deram na Federação.
É o João Gil do futebol português.
JoaoCosta86
Ninguém tem coragem para dizer que já atrapalha mais do que produz? Esbraceja o jogo todo, perde frequentemente a bola, finaliza a 20/30/40 metros.. bolas paradas aos anos que não mete uma… Difícil apoiar esta seleção de Ronaldo, Fanã, Pepe e Otávio.
Kafka
Então o Pepe falhou o treino de hoje, tendo havido controlo anti doping da Uefa e isso não é notícia em lado nenhum? A comunicação social toda calada sem esmiuçar o porquê? ??Então está bem
Winter
Pois na seleção temos muito mais episódios do que se pensa. Quem não se lembra do Nani em 2010 na Africa do Sul, ou mais recentemente, o Cancelo que ficou com covid vários dias antes do primeiro jogo da fase de grupos do euro e foi mandado embora. Ia mais que a tempo de jogar o terceiro jogo do grupo e o resto até onde passássemos (ainda mais escandaloso foi quando no primeiro jogo, o jogador suplente dele foi para a bancada e tivemos 2 GRs no banco).
Enfim, não sei se a UEFA aperta mais com as seleções no controlo anti doping, mas estes episódios parecem mais recorrentes aqui.
Antonio Clismo
Tenho dito há imenso tempo. Há demasiado doping no futebol em Portugal e há clubes que o fazem “à cara podre”!
A AdoP não funciona, aliás é apenas um órgão que serve de ferramenta para a FPF expulsar seleccionadores com contrato quando não lhes apetece pagar a rescisão.. aliás acho que foi a única coisa que fizeram nos últimos 15 anos.
Conselho de arbitragem e conselho de justiça são outros órgãos que são usados como ferramentas neste tabuleiro de xadrez que é o futebol português, onde o verdadeiro jogo se joga há décadas, fora dos relvados.
Borsalino
Não é só em Portugal, o futebol no geral tem muitos mais doping do que nos conhecemos. O controlo é totalmente diferente comparativamente com o Ciclismo ou Atletismo por exemplo.
Fabio Fernandess
Que lunático.
GoldenFCP
Então e o diogo costa foi? Ai que caraças
Mas é curioso fazeres este comentário pq já ouvi portistas a dizerem que o Rafa se retirou por esse mesmo motivo. Obviamente me ri da cara deles e os chamei a atenção que entrar em suposições ridículas é muito feio, mas a noção não chega a todos, é normal. Como eles há vários e de outras cores
SilvadasAguas
Nao me parece que um guarda redes, ainda pra mais tao jovem necessite de pozinhos magicos do Dragao, ja o quarentao “que ta ai pras curvas” ja tenho mais duvidas
Nickles
Porque um guarda-redes de 23 anos precisa de uma dosagem extra de químicos fortes para não se ressentir do desgaste dos KMs que faz por jogo. É um caso exatamente igual a um defesa de quase 40 anos que faz 30 e tal jogos por época numa boa, e maior parte das vezes os 90 minutos.
Borsalino
Coincidências…
GoldenFCP
Mais do que ele continuar na seleção mesmo sem ser mais valia é o facto do selecionador não ter mão firme para o meter no banco(como faz Ten Hag). Isso sim não se entende. Ele até diz que vai estar no Europeu e tudo, quem escolhia quem ia não era o senhor Fernando Santos?
Daniel Alves
A primeira competição dele foi o Euro2004 em Portugal. Com jeitinho, a última ainda é o Mundial Portugal/Espanha em 2030. Na altura estará a meio dos 40s e por isso ainda deve andar pelo banco do campeão da Somália. Era um fim simbólico para sua santidade.
Artur Trindade
Depois de uma péssima notícia que foi a renúncia de Rafa, que implica um menor universo de escolha, temos uma excelente notícia em sentido contrário.
Continuará a fazer parte da solução, não fazendo todos os minutos/jogos, mas terá a palavra o novo selecionador, ou será o Fernando Santos?
Antonio Clismo
20 anos depois do Euro 2004.. impressionante
Artur Trindade
Verdade António, faltou-te prever esta hoje á tarde.
GuGu
Se for para assumir um papel semelhante àquele que Guðjohnsen assumiu no Euro16 pela Islândia, creio que na altura também com os seus 39, então não vejo problema.
Bmaster
Sugiro também metermos a estátua do Eusébio no ataque. Isso ou o Ronaldo aos 40 vai dar ao mesmo.
Artur Trindade
O Ronaldo de 40, provavelmente será equivalente ao Eusébio de 30.
Vegeta
Atè porque tu viste o Eusebio
Artur Trindade
Porque é que alguém vai buscar o Eusébio num post sobre o Ronaldo?
Concordo com a tua questão, mas é dirigida ao user Bmaster, que sugere que a estátua do Eusébio fazia o mesmo trabalho que Ronaldo aos 40.
O Bmaster é que se pôs a jeito.
Borsalino
Pelo comentário dele, até parece que sim eheheheh
Miguel Lopes
Eu por acaso vi, no meu Beira-mar e não andava longe disso.
Af2711
Acho que Ronaldo querendo, não há elementos que tenham força para dizer não a esta imposição.
Gosto muito dele, mas desde a conturbada saída da Juventus tem tido posturas incompatíveis com o seu peso para a história do futebol.
Bmaster
O dono da nossa seleção. Pride ??
Borsalino
Se contornar as evidentes debilidades técnicas, aprender que o seu prime já passou e que pode ser útil em outras coisas (colocando o ego de parte), acredito que possa vir a ser um elemento importante para a seleção ainda.
MM
Ele pode querer, mas agora era haver coragem de nao o convocar se nao estiver a render…
Hirok "The Truth"
Bem já toda a gente sabia que o Ronaldo é que manda na seleção secalhar até mais que Fernando Gomes, portanto isto não choca.. mas não deixa de ser vergonhoso que ele diga isto e até dá a ideia que será com o Nandinho ao leme, uma vez que qualquer treinador com eles no sítio não o convocava.. eu tinha esperança que era em 2023 que a seleção ia mudar para melhor mas vamos manter a mediocridade..
Já deu para perceber melhor o Rafa? Só para aqueles que falaram em algo de anti patriotismo..
Vergonhoso o que se passa na seleção, o Ronaldo tem uma fixação tão nele próprio que não consegue perceber que já não dá.. já não é top20 do mundo neste momento, já foi o melhor alguns anos mas já lá vai..
Saitama
Nem esperava outra coisa do nosso ilustre comandante lusitano. Com sorte ainda dura até ao Mundial 2030
FranLx81
Para quando uma limpeza definitiva nesta seleção, de equipa técnica a jogadores, e Federação?
Isto é desgastante, aturar toda esta gente com lugar cativo durante quase 1 década ou mais.
Será que o Fernando Gomes não percebe que pelo menos 50% dos portugueses não está com a Seleção? Não será possivel pedir a cabeça de treinadores e dirigentes como se faz nos clubes ou estes cargos na Federação e Seleção são reinados a la Rainha Isabel II?
Hugo
em 2024 sera suplente como é obvio
SilvadasAguas
God dammm, ja chega, por favor, eu imploro senhor
Bruno Cunha
Que sina, la vamos ter que levar com mais anos disto…
Eagle
Eu espero que não porque era mau para a seleção, mas tenho a ideia que daqui uns anos a rapaziada ainda vai chorar pelo CR. Por muito talento que hoje em dia a nossa seleção tenha, nenhum sequer chegou perto do prime do CR nem nunca chegará, e essa é a verdade. Ele até pode estar com 40 anos, pasra meter bolas lá dentro como ele mete não temos lá ninguém.
Bruno Cunha
O problema não é a qualidade do Ronaldo, é tudo o que o rodeia.
Não há paciência para ver um jogo da seleção com comentadores sempre a berrar cada vez que ele recebe a bola. Ou darem a sensação que a nossa seleção sem ele é fraca o que é absurdo.
Isto fez me desligar por completo da seleção e sem ser provas de Verão como Euro ou Mundial, é muito raro me dar ao trabalho de sequer ver um jogo.
Factualista
Acho que essa vontade não surpreende ninguém.
Mas estamos à espera da entrevista sobre o que se passou na pré-época.
Diogo Pinto
O que todos já sabíamos… Basicamente vamos levar com o Reinaldo até ele querer…
Tenho pena pois acho que o jogador deveria sair em altas… Este mundial se corresse bem (4ºs de final pelo menos) seria uma boa altura…