Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Ronaldo percebeu que é inferior a Messi, por isso mudou tanto de clube»

Concorda? A comparação entre Messi e Maldini é muito pertinente.

Jamie Carragher considerou, numa entrevista ao CaughtOffside, que a opção de Ronaldo em passar por vários países deveu-se a uma táctica para o valorizarem mais na ‘eterna luta’ com Messi, que nunca saiu do Barcelona. “Penso que foi por isso que ele passou por Espanha e agora Itália. Penso que ele sabe que é inferior a Messi, por isso fez uma jogada inteligente”, afirmou o antigo defesa. “Ele assim pode dizer que foi campeão nesses países, o melhor marcador, etc, ou seja, demonstra que é diferente de Messi”, acrescentou, antes de demonstrar a sua indignação sobre quem critica Leo por ter feito a carreira apenas num clube: «Não oiço dizerem que o Baresi e o Maldini foram maus defesas porque fizeram a carreira no Milan, portanto o que muda com o Messi? Dou crédito ao Ronaldo por tudo o que conquistou nos outros países, mas acho que ele percebeu que está atrás do Messi, por isso mudou tanto de clube”.

41 Comentários

  • salo
    Posted Março 28, 2020 at 6:53 pm

    Muitos usam o argumento de o Ronaldo ter jogado em várias ligas para alegarem que é melhor que Messi. Argumento mais estúpido que já vi.
    Estúpido também a acusação de Caragher ao Ronaldo, de que muda de campeonato para se achar melhor. Mas são incontáveis as vezes em que o Ronaldo e o seu agente usaram tal argumento.

  • Aurinegro
    Posted Março 28, 2020 at 9:51 am

    Estará carragher a dizer que foi melhor que Ferdinand e Vidic?

    • SCP1906
      Posted Março 28, 2020 at 7:17 pm

      A brincar se calhar a ideia de Carragher é desse tipo: sobrevalorizar jogadores que fizeram a carreira toda num clube.

  • masterDC
    Posted Março 28, 2020 at 1:01 am

    Tenho de discordar completamente da afirmação do Carragher, a gestão que o Ronaldo tem feito na sua carreira tem sido inteligente e bem pensada mas em nada se deveu ao facto de querer ser melhor que Messi.

    Em Inglaterra conquistou tudo o que tinha para conquistar quer a nível individual quer a nível colectivo, fez história em Manchester, é considerado uma lenda do clube mas esse ciclo teve um fim.

    Saiu para Espanha, para um dos melhores clubes da história, que lhe iria permitir ter um impacto ainda maior e alcançar um estatuto ao nível dos melhores de sempre. Poderia conquistar muito mais a nível colectivo e individual com a atenuante desses resultados terem um maior impacto ao serviço do Real Madrid.

    Ao estar no Real Madrid conseguiu conquistar 4 Champions (3 delas seguidas), ganhar 4 Bolas de Ouro, troféus colectivos e individuais, bater records e transformar-se numa lenda do clube e do desporto. A luta com Messi não existia à chegada dele a Madrid, a comparação entre os dois foi-se intensificando ao longo dos seus anos em Espanha.

    Mudou-se para Itália devido ao facto dos últimos tempos em Espanha terem sido complicados (exigências salariais, fuga ao fisco e o não apoio do seu clube nessa situação polémica da sua vida). Um novo desafio na sua carreira, um país diferente, uma realidade diferente, mas sendo inteligente, escolheu o clube que lhe poderia garantir destaque, títulos e lutar pela Champions, tentando assim conquistá-la ao serviço de 3 clubes diferentes.

    A gestão da carreira do Ronaldo em nada se deve ao facto de tentar provar que é melhor que o Messi, mas como pessoa que gosta de se colocar no topo, de se afirmar como o melhor, é natural que tente usar o facto de ter jogado e singrado em vários países como vantagem nesta rivalidade. Se juntar uma Champions no seu currículo pela Juventus ainda mais destaque terá.

    Depois entra os argumentos dos fãs, em que cada lado puxa por aquilo que lhe convém, muitos para realçar um denigrem o outro. Há que saber respeitar e valorizar a carreira tanto de um jogador que faça carreira num só clube (Messi, Maldini, Baresi, Scholes, etc.) como aqueles que conquistam e deixam a sua marca em vários clubes ou diferentes países.

  • Daniel Alves
    Posted Março 27, 2020 at 9:57 pm

    Basicamente disse o que eu penso em relação a este argumento em específico. Não entro nas comparações entre os 2, acho o Messi melhor, como já achei o Ronaldo. Quem achar o contrário de mim, porreiro, não faz diferença nenhuma.
    Sobre este argumento que muitos usam, de que o Ronaldo provou em vários campeonatos que consegue impor-se e mostrar o seu valor enquanto Messi tem medo de sair de Barcelona, eu acho que não tem cabimento. Maldini, Baresi ou Costacurta são exemplos de jogadores que não precisaram de sair do único clube onde estiveram para serem considerados dos melhores do Mundo na sua posição. Ninguém duvida do valor de Giggs ou Scholes, que nunca saíram de onde começaram.
    Adorava ver Messi jogar noutra Liga, mas não preciso que o faça para decidir se o acho o melhor ou não.

    • pcyrne89
      Posted Março 28, 2020 at 2:57 pm

      Subscrevo.
      As declarações do Carragher não fazem mesmo qualquer sentido.. nem que seja porque é cada vez mais raro um jogador apenas jogar num só clube durante a sua carreira e isso não determina a sua qualidade.

      • Daniel Alves
        Posted Março 29, 2020 at 3:56 am

        Não fazem sentido, a não ser que ele ache que o Ronaldo faz decisões na carreira a pensar no Messi e em provar que é melhor; ou pelo menos tentar que os outros pensem isso. Se é assim que o Carragher pensa, então o que ele diz faz sentido.
        Eu peguei mais pelo argumento que muita gente tem que o Ronaldo é melhor porque jogou em vários clubes e não teve medo de sair do ninho.
        O próprio Carragher, que nunca saiu de Liverpool, é um bom exemplo de que um bom jogador não precisa de sair das raízes.

  • Raul - o velho
    Posted Março 27, 2020 at 9:25 pm

    Lógica da batata, na verdade. Aqueles que são apontados como os melhores de sempre deste desporto, entre Pelé, Maradona, Di Stéfano, Messi, Ronaldo, R10, R9, etc.. apenas Messi e Pelé podem entrar no real lote de melhores, porque nunca mudaram de clube. R10 deve ter sido igualmente um produto da imprensa e dos agentes, contando os clubes por onde passou. Ah, Pelé ainda foi dar uma perninha aos E.U.A, talvez também não conte. Espero igualmente que Messi não vá, como já tem “chorado” nos últimos 2 anos (expressão utilizada para criticar Ronaldo quando pretende um aumento do ordenado), para a Argentina acabar a carreira. Habilitamo-nos a ter apenas 2º’s e 3º’s melhores do mundo.

  • J Silver
    Posted Março 27, 2020 at 9:09 pm

    “Mudou tanto de clube” = 4 clubes. Uau, realmente, que viajante.

  • Flavio Trindade
    Posted Março 27, 2020 at 9:05 pm

    Mais uma opinião parva.

    Messi não precisa de sair do Barcelona para ser o melhor de sempre, da mesma forma como Ronaldo ter mostrado em vários campeonatos, e mesma na Selecção que é um vencedor e que a sua carreira fala por si.

    Gostem ou não os haters de parte a parte, serão sempre dois dos melhores de sempre e a melhor “rivalidade” individual de sempre.

    No caso de Carragher…
    Será que diria o mesmo se Ronaldo tivesse jogado no Liverpool?

    Não me parece…

    Ressabiamento gratuito.

  • DQuinta
    Posted Março 27, 2020 at 8:05 pm

    Até pode ter alguma razão. Mas não deixa de ser verdade que é difícil manter o nível que CR7 manteve em contextos tão diferentes. E nunca saberemos se o mesmo aconteceria com o Messi (veja-se o exemplo da seleção) . Agora, a questão é que esta comparação já com barbas brancas é uma daquelas que é para os adeptos se entreterem… Ronaldo em alguns aspectos é superior a Pulga. E o Messi noutros aspectos é superior ao Ronaldo. No global é ela por ela… Na minha opinião.

    • BoaMike
      Posted Março 27, 2020 at 11:12 pm

      O exemplo do Messi na seleção? O melhor marcador e o melhor assistente… Uma seleção que contou com Maradona Batitusta…
      Nao percebo realmentr porque dizem que o Messi nao rende na seleção.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Março 28, 2020 at 11:34 am

        Se tem prácticamente o dobro dos jogos do Batistuta é natural não??

        • salo
          Posted Março 28, 2020 at 6:48 pm

          Da mesma forma que Ronaldo tem mais golos que Messi simplesmente porque tem muito mais jogos, jogou épocas e é mais velho.

  • Manchester Is Red
    Posted Março 27, 2020 at 7:41 pm

    Engraçado que, normalmente, os comentários a “diminuírem” (porque acabam sempre por o fazer, apesar de quererem disfarçar) o Ronaldo, vêm sempre de jogadores francamente inferiores ao português.

    Os melhores dos melhores não precisam de fazer estas figurinhas recorrentes em que para falarem bem de um, têm de cascar no outro.

  • Kacal
    Posted Março 27, 2020 at 7:41 pm

    Sinceramente penso que nada tem a ver com Messi e isto serve apenas para alimentar mais este tema polémico que sempre existirá. O CR7 começou no Sporting, deu nas vistas e deu o salto para um colosso. Nesse colosso ganhou o seu espaço, evoluiu imenso e afirmou-se tornando-se melhor do Mundo lá. Qual o passo seguinte? O máximo que podemos almejar a nível de clubes é jogar no maior clube do Mundo e portanto saiu para esse clube depois de uma época onde conquistou tudo a nível colectivo e individual, não poderia fazer mais nada no United. No Real tornou-se o “Mr. Champions” e no melhor marcador da história do clube, mas apenas decidiu sair numa altura em que sabia que ia começar a decair no seu nível e passaria de herói a vilão porque é o que acontece naquele clube e os adeptos não perdoam nem têm gratidão. Mudou para uma Liga que estava a reerguer-se e onde jogadores mais velhos costumam continuar a bom nível e numa Juve onde conquistar títulos é quase dado adquirido. E de certeza com o grande objectivo de conquistar a Champions que o clube tanto procura e assim tornar-se lendário lá também. Isto somado ao facto de ter 3 das principais ligas conquistadas. Parece-me uma gestão de carreira que eu teria, só trocava SCP por FCP e era o meu sonho. Não tem que ter Messi metido ao barulho.

    • Miguel SADSC
      Posted Março 27, 2020 at 8:08 pm

      A questão passa por se usar isso como argumento para dizer que Ronaldo é melhor que Messi. Para mim não é, mas esse argumento é absurdo. E o próprio Ronaldo já o usou.
      Ricardo Carvalho é superior ao Maldini por ter ido para o Chelsea e depois para o Real?

      • Kacal
        Posted Março 27, 2020 at 8:39 pm

        Não é uma prova 100% de que CR7 seja superior a Messi, concordo que não prova nada. Mas pode ser um argumento válido, não acho absurdo longe disso. Mudar de clube e país e campeonato envolve vários factores de exigência e mudanças drásticas o que complica o desafio, mas daí a achar que um jogador é melhor, concordo que não o comprova.

        • Miguel SADSC
          Posted Março 27, 2020 at 9:07 pm

          Da mesma forma que manter a motivação e foco sempre no mesmo cenário envolver vários fatores de exigência.
          Para comparação ou dizer que se é superior, é um argumento que vale zero.

          • Kacal
            Posted Março 27, 2020 at 10:27 pm

            São opiniões, aceito e respeito a tua mas não concordo totalmente. Acho que é mais fácil manter os níveis motivação e foco sempre no mesmo cenário que o contrário. No mesmo cenário temos que dar o litro dia-a-dia mas sabemos que com um talento como Messi seremos indiscutíveis, estatuto que ele adquiriu. No caso de Ronaldo ele teve que “começar do zero” e dar o seu melhor dia-a-dia poderia não chegar porque envolve contextos completamente diferentes. Pelo menos eu vejo isto do meu ponto de vista e eu teria muito mais dificuldade no cenário de Ronaldo que de Messi.

            Dou o exemplo das escolas. Estar numa turma 5 anos seguidos com os mesmos professores é mais fácil ou mais dificil de mudar de turma de x em x anos e ter professores diferentes? Eu acho mais dificil a segunda, o que não significa que a acomodação não possa acontecer na 1ª, mas ninguém tira mérito ao Messi de ter trabalhado sempre no seu melhor, apenas acho mais dificil o cenário do Ronaldo. Mas repito, para mim não faz dele melhor que o argentino.

          • El Pipito
            Posted Março 27, 2020 at 9:34 pm

            Ambos são argumentos válidos e nenhum invalida ou inferioriza o outro.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 27, 2020 at 7:28 pm

    Isto só mostra que se podem criar pseudo-argumentos de cada lado, cada um pior que outro. Argumentar que CR mudou por questões de marketing é como aquela posta do Messi nunca poderá ser o melhor porque ficou sempre em Barcelona. A uma estupidez, responde-se com outra, copo meio cheio, copo meio vazio. Isso são tudo pseudo-argumentos, o melhor argumento a julgar os jogadores é avaliar a sua capacidade individual dentro dos vários parâmetros e sobre isso não há duvidas que Messi é o melhor dos dois.
    Olhando para a carreira do CR ele saiu sempre em busca de algo novo ou por descontentamento. Saiu do Nacional para o Sporting, é claro que sim, qualquer um o faria. Ida para o Manchester idem. Sai de Manchester não só porque queria ganhar mais mas porque o Real é o maior clube do mundo e exerce um fascínio psicológico nos jogadores por conta disso, que o diga Hazard que saiu donde era rei só para ter no CV que jogou no Real.
    Saiu de Madrid por estar furioso com o não cumprimento das promessas de equipará-lo salarialmente a Messi e só por isso.
    Quanto a Messi ficou no Barça sempre porque lá tinha tudo o que um jogador pode querer: jogar a titular, ser ídolo, jogar com a liberdade que quer, ganha o máximo salário e conhece bem a casa onde mora desde pré-adolescente. Porque sairia?
    Se as coisas fossem ao contrário Messi poderia ter sido como CR e era na mesma um craque aonde jogasse. E se CR jogasse ainda agora no Manchester isso diminuía em quê o que ele era?
    É um pouco como a treta dos argumentos de quantos mundiais um jogador ganhou para decidir o melhor de sempre, na velha questão Maradona vs Pelé, isso depende imenso da conjuntura da época e de acasos de nascimento. Se o Pelé tem nascido na Papua Nova Guiné algum dia ganhava um Mundial que fosse? Nem lá ia era o mais certo e isso não impede que tenha sido tudo o que sabemos que foi.
    Messi teve condições excepcionais para ter uma carreira quase perfeita: jogou num grande clube desde sempre, no estilo que quis, rodeado de grandes companheiros. Mas isso também se voltou contra ele, porque haverá sempre quem sinta mais nostalgia por Maradona cuja carreira foi mais acidentada mas com momentos tão ou mais lembrados quanto foram difíceis de ganhar, como os títulos pelo Napoli e pela albi-celeste. Messi ganhou tanto e banalizou tantos recordes que ficamos quase sem sensibilidade cada vez que marca um grande golo.
    Daí o romantismo por Maradona, cuja carreira teve bem menos títulos mas por isso mesmo bem mais lembrados. E nem esse agradou a todos, há sempre quem prefira focar os aspectos polémicos da sua carreira e vida privada do que a sua magia e carismas incríveis.Eu por mim falo. Sem nunca ter chegado ao delírio de ingressar na Igreja Maradoniana que há na Argentina, é o jogador que irei sempre mais admirar, até por questões de gosto pessoal. Gosto de génios loucos, que brincam, que se divertem. Por isso admiro Maradona, R10, R9 e noutros patamares mais baixos, craques como Mágico Gonzalez, Recoba que ficaram bem aquém do que poderiam ter dado mas que me tenho divertido à brava a ver jogos seus no youtube. Aí é uma questão de gosto pessoal, o pior é quando se entra no partidarismo, em querer ganhar a todo o custo o título de melhor para o seu favorito, valendo-se de todo o tipo de argumentos. É por isso que já não apreciamos futebol e andamos sim em polémicas infindáveis.
    Esta posta do Carragher mostrou que se podem criar argumentos com as mesmas situações para ambos os lados. Digam-me a diferença desta posta e da ridícula do “Messi só é bom porque está numa equipa toda montada para ele, só quando sair de Barcelona lhe darei valor”?
    Eu por mim julgo os jogadores pela qualidade individual e não me foco em aspectos conjunturais (títulos, recordes) que são incontroláveis para muitos jogadores.
    Eu acho é que devemos voltar a julgar futebol pelo que se joga e não em pseudo-argumentos.

  • André Dias
    Posted Março 27, 2020 at 6:58 pm

    Totalmente de acordo quando diz que Messi não é menos jogador por fazer carreira ao serviço de um só clube. Não concordo quando diz que Ronaldo mudou de clube como táctica.

    Messi foi formado no Barcelona e Ronaldo foi formado no SCP. Enquanto um começou a carreira num dos maiores clubes do mundo e teve que trabalhar para ganhar e manter o seu lugar, o outro teve que trabalhar para dar nas vistas, indo subindo de patamar e ser contratado por um clube da mesma dimensão.

    Há que valorizar os dois tipos, tanto o futebolista que faz carreira num só clube como o jogador que consegue ganhar por vários clubes. Não devemos utilizar o trajecto de um para diminuir o mérito de outro. Ronaldo teve que se adaptar ao estilo de várias equipas e à realidade de diferentes campeonatos. Messi teve que manter os índices de motivação e concentração em alta depois de já ter ganho tudo.

    Até acho que há um factor que pesa a favor de Messi, que é o final de ciclo de vários colegas. Ronaldo nunca teve que lidar com isso, teve a sorte (e a inteligência) de se mudar sempre para equipas de topo. E o que é certo é que tanto o United como o Real Madrid quebraram a partir da sua saída, o que demonstra que as suas transferências ocorreram no timing ideal e que a sua qualidade individual deixou saudades.

    • troza
      Posted Março 28, 2020 at 12:49 pm

      Só corrigir que o Man Utd não quebrou com a sua saída mas com a saída de Sir Alex.

      Ganharam campeonatos e ainda foram longe na champions todos os anos.

      • André Dias
        Posted Março 28, 2020 at 2:10 pm

        United com Ronaldo no seu pico:
        06/07: Campeão com 89 pontos; Meias finais da CL
        07/08: Campeão com 87 pontos; Vencedor da CL
        08/09: Campeão com 90 pontos; Final da CL

        United sem Ronaldo:
        09/10: 2º lugar com 85 pontos; Quartos de final da CL
        10/11: Campeão com 80 pontos; Final da CL
        11/12: 2º lugar com 89 pontos; Fase de Grupos da CL; Oitavos de final da LE
        12/13: Campeão com 89 pontos; Final da CL

        Claro que o Man Utd continuou a ser forte até Fergie se retirar, o clube sempre foi maior que qualquer jogador, mas é notório que houve uma quebra no período pós-Ronaldo, mesmo que essa quebra seja mais ligeira que aquela que ocorreu no período pós-Fergie.

        • SCP1906
          Posted Março 28, 2020 at 4:23 pm

          Dois anos depois de Ronaldo sair o United foi campeão e foi à final da Champions que perdeu contra possivelmente a melhor equipa da história. A seguir a isso foram dois anos seguidos a fazer 89 pontos no campeonato, um deles a ser campeão o outro a perder o título por causa de um momento épico que ficou para a história do futebol (Agueroooooooo). Diria que o United quebrou um pouco na 1ª época sem Ronaldo (e mesmo aí fez 85 pontos na liga que perdeu para um Chelsea fantástico e foi eliminado na Champions nos detalhes (eliminado por golos fora graças a um golaço de Robben) contra um Bayern também ele fortíssimo) mas nas três épocas seguintes esteve voltou a um nível próximo do nível quando Ronaldo lá estava e depois só quebrou com a saída de Ferguson.

          • André Dias
            Posted Março 28, 2020 at 5:33 pm

            Passar de 3 PL e 1 CL em 3 épocas para 2 PL em 4 épocas não deixa de ser uma quebra, mesmo que ligeira. O United continuou forte mas naturalmente não tão forte como era com Ronaldo.

            • SCP1906
              Posted Março 28, 2020 at 7:16 pm

              É uma quebra mas como o André Dias é ligeira. Sem tirar mérito ao Ronaldo pelo que fez no United, acho que o que se passou depois de 2013 fez a quebra entre 2009 e 2013 parecer irrelevante por comparação. Além disso, entre 2009 e 2013 o plantel do United piorou mais do que simplesmente a saída de Ronaldo.

              • André Dias
                Posted Março 28, 2020 at 8:05 pm

                Sim, a saída de Ronaldo é quase insignificante quando comparada com a saída e Fergie, disso não há dúvida.

                Apenas constatei que existe uma diferença com e sem Ronaldo como forma de elogiar a sua qualidade e influência no United.

        • André Dias
          Posted Março 28, 2020 at 2:38 pm

          Só uma correcção, em 12/13 o United não foi à final da CL, ficou pelos oitavos de final.

  • BruceIshizaki
    Posted Março 27, 2020 at 6:31 pm

    Percebo onde Carragher quer chegar, apesar de me parecer exagerado.
    Por norma, quando se esgrimem argumentos sobre quem é o melhor, os defensores de CR7 apontam as mudanças de clube como um dos fatores diferenciadores para o lado do português – ele próprio já veio a terreiro dizê-lo -, negligenciando argumentos futebolísticos (aquilo que os jogadores realmente dão ao jogo).

  • P. Pereira
    Posted Março 27, 2020 at 6:27 pm

    Concordo quando refere o exemplo de Maldini e Baresi para demonstrar que Messi não é inferior por ter jogado apenas no Barça
    Quando diz que o Ronaldo trocou de clubes e países “apenas para dizer que foi campeão e que foi o melhor marcador” (como se todos os jogadores que trocam de países e clubes conseguissem ganhar títulos e ser os melhores marcadores) acho que não faz muito sentido pois se fosse para isso não ia para Espanha, e aí ainda era mais fácil dizer isso uma vez que não teriamos comparação do rendimento de cada um no mesmo país.

  • Ricard0
    Posted Março 27, 2020 at 6:23 pm

    Totalmente de acordo.
    O Gerrard, Totti, Maldini, Giggs, Scholes e etc são tudo senhores do futebol e grandes jogadores e elogia-se bastante por terem feito carreira num só clube.
    No caso do Messi, é porque tem de provar que é realmente bom também nos outros campeonatos e só fica no Barcelona porque está acomodado e, como já li pela Internet fora, não muda porque o próprio sabe que ia falhar noutro campeonato qualquer, por supostamente ser um jogador de sistema.

  • Joao S
    Posted Março 27, 2020 at 6:23 pm

    Muda tanto? Desde que é dos melhores do mundo só esteve em 3 clubes diferentes, sendo que saiu do United com tudo ganho e com o campeonato completamente dominado pelo United. O ciclo estava fechado. Foi para Espanha onde ganhou 2 campeonatos, várias taças e 4 Champions, sendo que vinha de um inédito tri na Champions. Se calhar pensava que dificilmente podia melhorar o registo e foi para um campeonato que é conhecido por ter jogadores “velhos” a alto nível e que lhe dava oportunidade de ganhar outra Champions. Pareceu me um percurso bastante inteligente, e não Messi-dependente. Mas penso que só ele saberá e discutir isto é só alimentar polémicas.
    A comparação entre Messi e Maldini é um no brainer. São ambos dos melhores jogadores da história, não digo que Messi é melhor que o Maldini porque os considero perfeitos na componente do jogo em que deviam ser competentes. Por isso não consigo dizer que um determinado jogador foi/é o melhor, tenho antes um conjunto de jogadores que acho extraordinários e acima de todos os outros.

  • DNowitzki
    Posted Março 27, 2020 at 6:22 pm

    Já disse aqui outras vezes: a gestão da carreira do Ronaldo é das mais inteligentes que já vi. É tudo muito profissional e certeiro. E, nisso, não há nada de errado, bem pelo contrário, com exceção da questão dos impostos, que mostra que estes tipos, no fim de contas, são piores do que o senhor Américo, que ganha 600 euros como varredor na câmara municipal local.

    E é essa gestão de carreira que lhe trouxe 5 bolas de ouro (e não, não estou a dizer que não tem também talento futebolístico ou mérito nessas conquistas), nomeadamente a transferência para Madrid.

    Tivéssemos nós políticos com a inteligência, organização e planeamento da equipa que rodeia o Ronaldo e viveríamos muito melhor. De comum, só as tais fugas aos impostos.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Março 27, 2020 at 7:23 pm

      Mas nós temos políticos com visão e planeamento… O problema não está na falta de qualidade mas sim na não persecução do bem comum.

      Ronaldo, ou a sua equipa, fugiram aos impostos por questões egoístas. Os políticos, na maioria das vezes, também o fazem no desempenho das suas funções.

      A diferença, no fundo, não é assim tão grande.

      Cabe ao eleitorado, que se pretende elucidado, estar atento…

    • E o que temos
      Posted Março 27, 2020 at 6:45 pm

      Grande comentário.

Deixa um comentário