Concorda? O português percebe muito melhor o jogo do que se pensa, é ver a visão que ele tinha sobre Piqué quando o Man Utd o deixou sair (CR7 acreditava que os Red Devils estavam a deixar fugir o futuro melhor central do Mundo) e a sua opinião nas entrevistas, principalmente depois das partidas. Mas não é um líder nato e muito menos aparenta ter perfil para treinar (e depois de uma carreira que o vai colocar entre os 10 melhores de sempre, dificilmente quererá ser “apenas mais um” numa outra função).
A escritora espanhola Leonor Gallardo, autora do livro “Código Mourinho”, disse hoje que Cristiano Ronaldo será, futuramente, treinador, provavelmente da seleção portuguesa de futebol, devido ao seu perfil de líder, característica que o “rival” Messi “não tem”.
Doutorada em Ciências da Atividade Física e Deporto, Leonor Gallardo é conhecida pelos livros escritos sobre talento e liderança tendo vendido mais de 100 mil exemplares em Espanha devido ao “Código Mourinho”. A escritora participou hoje numa conferência, promovida pela Escola de Desporto de Rio Maior, sobre “Liderança e Talento: as chaves do êxito”, no qual falou das características que determinaram o sucesso de José Mourinho, Pepe Guardiola, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
Apesar de rivais, uns como treinadores e outros como jogadores, Leonor Gallardo vê em Guardiola e Mourinho características semelhantes, mas o mesmo não acontece com Ronaldo e Messi.
À agência Lusa, Leonor Gallardo disse mesmo que o número 7 português será “treinador, no futuro”, mas que Messi não.
“São os dois melhores jogadores do mundo, mas muito diferentes. Ronaldo vai ser treinador, certamente, talvez da seleção portuguesa. Ele é um líder, o Messi não”, afirmou a especialista, sublinhando que o argentino “vive numa bolha, focado apenas em jogar à bola”.
Por sua vez, entre Mourinho e Guardiola, o perfil de líder é partilhado, embora considere que o treinador português “é único”.
“Diz o que pensa, não tem medo. Sabe os riscos que corre, mas protege sempre a sua equipa e leva tudo isso às costas”, apontou.
A chave do êxito, considerou, está em “estar rodeado dos melhores” e trabalhar arduamente.
“Ninguém nasce com talento. O talento trabalha-se, mas há que ter predisposição para isso”, disse a escritora, recusando que o fator sorte ocupe apenas 5% do sucesso.
Leonor Gallardo disse ainda que contactar com estes nomes do futebol e escrever sobre eles foi “bastante simples”.
“São pessoas normais, muito disponíveis, que falaram deles à vontade. Foi muito fácil”, sustentou.
O próximo livro da escritora será, precisamente, sobre o êxito, talento e liderança, para explicar o que leva uns a ter sucesso e outros não. Fonte: Agência Lusa



0 Comentários
João Dias
Isto é a gozar, certo?
Alguma vez ele tem perfil para ser selecionador/ treinador? Nunca na vida!
Depois se perdessemos ele dizia que treinava uma seleção de jogadores limitados.
19wjsa
Nunca se sabe o futuro, o Maradona foi selecionador.
Quem diria que o guarda redes do porto chamado de Nuno Espirito Santo hoje estava a treinar e a ter bons resultados, entre muitos outros exemplos
A verdade e que se for para selecionador ou treinador muito dificilmente vai melhorar a sua imagem
Guilherme Silva
O Nuno sempre mostrou ser um líder de balneário no Porto. Um capitão sem braçadeira. Como guarda-redes não era dos melhores (nem de perto), mas como influência sempre foi excelente.. Nunca achei estranho a sua passagem a treinador e sempre estive à espera que isso acontecesse.
André Santos
Um jogador ultra-competitivo como ele, que está constantemente nos maiores palcos e nas maiores competições, que vai quebrar todos os recordes imagináveis de eficácia, que já foi treinado por alguns dos melhores treinadores do Mundo como Alex Ferguson, Mourinho ou Ancelotti, que já partilhou balneário com alguns dos melhores jogadores do Mundo e já defrontou outros tantos…
..mal seria se não percebesse muito de futebol.
Em termos técnico-tácticos estaria muito à frente do Scolari, por exemplo, e ele foi campeão mundial. Agora faltar-lhe-ia o resto..
Anónimo
Igual ao Nuno em termos de balneário vejo o Paulo Lopes do Benfica, quem sabe não poderá vir a ser um bom treinador também.
Marcelo Féria
Kafka I
19wjsa
O Maradona foi seleccionador porque é um Deus para os Argentinos que agem mais com o coração do que com a cabeça, e assim queimaram literalmente um Mundial com essa opção, pois não é por ter sido treinador que fez dele bom, pois simplesmente é um treinador mediocre e bastava ver aquela Argentina de 2010 jogar para se ver o quanto medíocre era o Maradona a treinar…
Era uma Selecção sem princípios tácticos nenhuns, onde cada um jogava por si, era simplesmente a táctica do "vão para dentro de campo e divirtam-se", ora isso mais cedo ou mais tarde ia correr mal, e quando apanharam a Alemanha foram esmagados com o 4-1 que até podia ter sido maior..
Guilherme Silva
Não me parece que ele tenha o perfil adequado para ser treinador sinceramente.
Coríntio
Um desportista como ele não vai conseguir ficar muito tempo sem a adrenalina a que estava habituado. O mais natural é estar uns anos afastado a aproveitar a vida, mas depois voltar ao desporto, seja para que funções forem. Pode até mesmo virar-se para o golfe, ou outros desportos, como tantos fazem.
Mas acredito que ainda tenha uns 10 anos de futebol pela frente, se assim o desejar e se as lesões se mantiverem longe dele.
Ricardo
CR7 irá, isso sim, ser um novo Pelé. Alguém que, com o fim da carreira, muito através do seu carisma, irá conseguir transportar a sua celebridade e imagem de marca muito próprios para oportunidades de negócio lucrativas. Um franchise em si mesmo, portanto.
nico admin
Ou seja vai ser um Beckam, é isso que está a querer dizer? E vai ser o melhor de sempre a vender cuecas? xD
JOAO.p
Ri-me tanto, nico admin xD realmente hoje em dia o maior exemplo é o Beckham, que nem foi dos melhores de sempre (extraordinário, sim; dos melhores de sempre, não) mas transportou a sua fama e carisma para além da sua carreira.
Ricardo
Se assim for, que seja. Para dizer a verdade, nem me lembrei de David Beckham, precisamente porque procurei um exemplo que também englobasse qualidade quase superhumanas enquanto jogador – coisa que David Beckham nunca teve. Pelé, como se sabe, também conseguiu (diria mesmo que foi o primeiro jogador de futebol a fazê-lo) transportar todo o seu carisma e apoio populares em dinheiro a sério.
nico admin
Um upgrade ao Beckam, vá lá.
Fábio Coutada
Eu acho que o Ronaldo vai é acabar a carreira na MLS e depois viver a vida á grandes nos States com a Irina. E o melhor que pode fazer, a carreira de treinador só traz chatices e dinheiro suponho que não lhe faz falta.
Guilherme Silva
Concordo. Quando acabar a carreira vai viver à grande e disfrutar de todo o dinheiro que ganhou bem, não o estou a ver como treinador.
Chirola
Um pessoa que vive do futebol e para o futebol, até poderá não ser treinador, mas o futuro dele depois da retirada é de certeza no mundo do futebol.
nico admin
Primeiro de tudo, Ronaldo teria que ser um lider nato, coisa que está bem comprovado que não é, portanto não sei como é que essa senhora concluiu tal coisa. Basta ver as atitudes no mundial, e com os seus colegas de equipa… e a isso não se chama ser lider, mas sim o egocentrico.
Segundo, teria que ser inteligente, que quer queiram quer não, não é um dos seus principais atributos.
E terceiro, teria que entender que o futebol é realmente um jogo colectivo, coisa que actualmente entende muito pouco, portanto não entendo o porquê de dizer que o Ronaldo percebe muito mais do jogo do que se pensa.
Luís Resende
Concordo com a parte do lider, coisa que o CR não é. Ronaldo com bola pode ser um Quaresma bastante evoluido e daí dizer-se quue não joga para o colectivo. Mas o portugues a procurar espaços é o melhor jogador de todos os tempos a maneira como aparece em zonas de finalização, a maneira como arrasta as defesas com ele é determinante para o sucesso colectivo do Real Madrid e nunca vi ninguem a fazer o que ele faz. Nos outros aspectos do jogo haverá 20 ou mais melhores do que ele.
Rúben Cardoso
Ainda bem que é você o especialista, e não a autora. Como é que é possível dizer que o Ronaldo entende muito pouco o jogo colectivo? Ainda no fim-de-semana deu boa prova de que entende o jogo como poucos, não tem é um nível de execução como o Messi/Silva/Özil, ao nível do último passe, porque nunca foi trabalhado para isso.
Kafka I
Inteiramente de acordo…
Kafka I
Rúben
E o facto de intitularem a autora de especialista, faz com que todas as opiniões dela sejam correctas é isso? os especialistas nunca se enganam? o Mourinho é um especialista na área dele e nunca errou?
Outra coisa, que eu saiba, ela é doutorada em ciências do desporto, ora onde é que isso faz dela uma especialista quanto a jogo jogado? Ela alguma vez jogou futebol por exemplo? Ela apenas sabe a parte teórica do que deve ser um líder numa empresa qualquer, esquecesse é que isto é futebol e que diverge e muito da teoria, e a prova que ele NUNCA jogou futebol e portanto não sabe o que está a dizer, é ter a opinião que tem, pois se tivesse jogado futebol a sério, sabia perfeitamente o que deve ser um líder dentro do campo e fora dele, numa equipa de futebol…
Rúben Cardoso
Pronto, a senhora não percebe nada, vocês é que percebem, porque jogam/jogaram futebol, conhecem os meandros, o balneário, e percebem a parte teórica. I rest my case.
Pedro Fakir
Para mim isto até pode vir a ser verdade, nota-se que com o passar dos anos o Ronaldo vai jogando de forma mais inteligente e não como dizem aqui de egocentrismo e tudo mais. O Ronaldo deixou de ser assim pouco depois de sair do Man Utd, já é raro ver o Ronaldo a fazer arrancadas com a bola a fintar toda a gente e tudo mais, preocupa-se em gerir, e bem, o esforço, aparece sempre nos espaços certos e já deu golos a muita gente.
Por cada ano que passa vê-se que ele vai aprendendo mais, ele não é "burro" a falar com a imprensa e, sendo capitão à tanto tempo não vejo o porquê de acharam a hipótese proposta pela senhora tão ridícula…
E já agora se há coisa que ele pode fazer depois de acabar de jogar é realmente ou continuar no futebol ou dedicar-se totalmente à publicidade portanto juntar as duas não é impossível, eu gostava que ele se mantivesse no futebol mas isto sou apenas eu…..
nico admin
Ruben, seria o mesmo que dizer que o Messi é um bom cabeceador…
Pedro Fakir, quando me referia ao egocentrismo, refiro-me à necessidade de ser sempre a "estrela" do jogo(como nq final da champions que nem celebrou o golo do ramos), de querer sempre a bola para ele quando os outros a têm, quando ele faz praticamente o mesmo.
Rúben Cardoso
E o que é que o egocentrismo tem que ver com a inteligência ou sentido de jogo dele? Como se o egocentrismo fosse uma coisa forçosamente má…
nico admin
Ai não tem? Se o futebol não fosse um jogo coletivo realmente não tinha nada a ver…
Realmente, não é uma coisa má. Basta ver o ultimo jogo contra o Barça, e os demais jogos da seleção.
Rúben Cardoso
Já te disse: gostas de exemplos, olha para o jogo com o Granada, em que ele se fartou de jogar para a equipa. Tu só pegas no negativo, é um constante ataque ao Ronaldo.
nico admin
E conforme já te disse, um exemplo não faz a regra. São muito poucos os jogos em que o Ronaldo se interessa mais com o colectivo do que com a sua marca pessoal.
Rúben Cardoso
E um jogador não trabalha em prol do colectivo, quando marca um poker? Não ajuda o colectivo a atingir o objectivo?
Ricardo Ricard
Mais depressa o vejo como actor em Hollywood e ainda ganha um ou dois óscars!
Stalley
Sinceramente não estou a ver Cristiano Ronaldo a ser seleccionar, pelo menos logo quando acabar a carreira, vai ser um Beckham nº2 mas até diria em "maior" escala, eu no lugar do Ronaldo faria isso, aproveitaria ao máximo a minha "imagem", algo até que Ronaldo tem feito desde 2004 para cima, com publicidades etc.
nonameslb
Nao sei se vai ser treinador mas selecionador ja e,ate escolhe quem sao os adjuntos.
gonçalo
Uma doutorada em ciências da actividade física conclui que Cristiano será um grande treinador porque é um líder nato. Alguém das sociais que fale com esta mulher que a informática para explicar estas questões torna-se imperceptível para leigos.
RR
Não vejo no Cristiano Ronaldo perfil para ser treinador, também não me recordo de o ver a dizer que gostaria de o ser…
Faz-me um pouco impressão esta recente onda de artigos relacionados com este assunto, quer em Portugal, quer em Espanha, parece que estão a querer passar-lhe uma mensagem e a desmotivar o Ronaldo, dizendo "estas a ficar velho… o melhor é pensares em ser treinador"
E isto numa altura em que já leva 12 jogos a marcar…
Ronaldo não está velho, Ronaldo tem 29 anos nesta altura, tem a mesma idade que Zidane tinha quando assinou contrato pelo Real Madrid, e está no seu melhor, acho absurdo e absolutamente nojento aquilo que algumas pessoas são capazes de vender apenas para tentar quebrar o momento de alguém…
Messi está knock out, já toda gente percebeu não voltará a ter o mesmo nível que tinha com 23/24 anos, e a sua equipa já não rende como no passado, antes os anti-Ronaldo usavam Messi como anestesiante da sua dor e inveja…. já não resulta, pois tal como Kaká… Messi passou o seu tempo, Ronaldo, está cada vez melhor, desde 2006/2007 a disputar a bola de ouro, estamos as portas de 2015, e ai está ele, com 29 anos o melhor jogador do mundo de forma incontestável, com números impressionantes, a qualidade de jogo da equipa do Real também ajuda, tal como ajudou a Messi o Barcelona de Guardiola a 2008 a 2011…
Mas voltando ao tema, se Ronaldo não tiver problemas de lesões, poderá vir a jogar mais anos do que o jogador "normal" ao mais alto nível, numa grande equipa, quem olha para a mentalidade que ele tem, não o vê acabar a carreira na MLS, de forma nenhuma, mais depressa acabaria a carreira no Sporting por uma questão de querer fazer um tributo, do que numa liga que não conta para o totobola, ainda assim, creio que ele vai terminar a sua carreira no Real Madrid daqui por alguns 5/6 anos, depois de ter vencido a bola de ouro mais algum par de vezes e batido os recordes todos a nível Espanhol e Internacional…
Ronaldo será como muitos o apelidaram, o novo Di Stéfano, o jogador que irá marcar o seculo XXI.
Kafka I
Messi está KO? Messi é o jogador com mais golos e assistências no ano de 2014 e tu dizes que está KO? enfim, uma pessoa ouve com cada uma..
Que o Messi nunca mais chegará ao nivel do melhor Messi de sempre? claro que não vai chegar, mas o melhor Messi e inalcançável tanto para o próprio Messi como para o Cristiano…
Que o Cristiano esta por cima neste momento? é um facto indesmentivel, agora dizerem que o Messi está KO, quando no ano de 2014 é o jogador no Mundo com mais golos/assistências é no minimo não ter noção…a não ser que o futebol INTEIRO esteja KO, tirando o Cristiano…mas ok não adianta de facto…
Bruno Fonseca
Kafka não vale a pena…
Bruno Fonseca
O Messi tem que começar a marcar hat – tricks e pokers para deixar de estar KO segundo alguns.
Pedritxo
dizer que messi esta KO e mesmo nao perceber nada , concordo com o kafka, o homem pode nao ser o mesmo, mas basta ver as assistencias e golos que tem que ainda esta acima dos outros, tirando cristiano ronaldo.
Ricardo Ricard
Messi é o jogador com mais golos em 2014?!
Kafka I
Ricardo Ricard
Em golos é o 2º do ano…no somatório de golos e assistências é o jogador que tem mais no Planeta..
nico admin
Ronaldo desde 2006/2007 a disputar o quê?
2008- ganhou com menos de 10% de vantagem sobre o Messi.
2009-messi ganhou com mais de 45% de vantagem sobre o Ronaldo
2010-messi ganhou com mais de 20% de vantagem sobre o Ronaldo que ficou em 6º
2011-messi ganhou com 25% de vantagem sobre o ROnaldo
2012-messi ganhou com mais de 40% de vantagem sobre o Ronaldo.
2013-Ronaldo ganhou com 4% de vantagem sobre o Messi.
Vê-se bem a maneira que disputou a bola de Ouro nos 4 anos impossíveis do Argentino.
nico admin
Ricardo Ricard, na soma dos golos e assistencias. Penso que seja isso que o Kafka ser queria referir
Rúben Cardoso
Com uma diferença de 3 (global), e Ronaldo tem menos 7 jogos.
Rúben Cardoso
Isso só prova que ele efectivamente andou a disputar a Bola de Ouro.
nico admin
Ruben, não considero disputa pela Bola de Ouro, quando perde por 30/40%… Considero disputa pelo segundo e terceiro lugar…
Rúben Cardoso
Percentagens, para mim, contam pouco ou nada. Ganhou, ponto. Se mais ninguém estivesse na disputa, tinha que ganhar com 100%.
Kafka I
Não concordo de todo com a opinião do VM, muito menos com o argumento apresentado, visto que como já frisei várias vezes, há um certo corporativismo entre todos os jogadores e portanto NUNCA os jogadores são sinceros e falam mal uns dos outros, limitando-se a serem politicamente correctos, ora sendo o Cristiano e Piqué da mesma faixa etária e sendo estrangeiros que falavam línguas parecidas era perfeitamente normal que fossem amigos nos tempos do United e como tal, quando questionaram o Cristiano o que ele achava sobre a saída do Piqué, ele limitou-se a ser politicamente correcto quanto ao amigo e disse bem do amigo simples…
NUNCA vi um jogador quando lhe perguntaram sobre a saida da equipa de outro dizer "ainda bem que ele saiu pois é mediocre e só atrapalhava, e portanto estamos bem melhores agora com a saida dele da equipa"…isto NUNCA aconteceu nem nunca irá acontecer, salvo uma situação excepcional em que 2 jogadores estejam publicamente em guerra aberta…
Quanto às declarações dessa Senhora Leonor Gallardo, demonstra que pouco ou nada percebe de futebol e pouco ou nada vê de futebol, pois se visse, via perfeitamente que o Cristiano não é de todo um lider (muito pelo contrário), nem tem perfil para isso…e nem é inteligente o suficiente para vir a ser um treinador de futebol…
Rúben Cardoso
Como disse ao Nico, ao menos tu é que és o especialista em Ciências da Actividade Física e Desporto, e não a senhora Leonor. Aposto que já vendeste mais do que 100.000 exemplares das tuas "verdades irrefutáveis".
Kafka I
Rúben
Já te respondi em cima…
Mas já agora não vendi exemplares nenhuns, mas tenho a certeza absoluta que já joguei mais futebol federado (dos iniciados aos Juniores) que essa Senhora, que duvido que alguma vez na vida tenha sequer dado um pontapé numa bola, e tenho alguma vez vivido na prática o que é uma equipa de futebol e o que deve ser um grupo de futebol e um capitão, pois lá está, apenas se resumiu a ler livros e nunca jogou futebol a sério e dai não saber o que é um verdadeiro líder…
Mas lá esta, tu és livre de pensares o que quiseres da mesma forma que eu, portanto tu acreditas no que tu quiseres e como tal és livre de achar a opinião dessa senhora válida, como eu sou livre de achar que ela não percebe nada de futebol e a mim não me dá lições nenhumas de futebol, e quando um dia ela der um pontapé na bola a sério, pode então vir-me dar lições de futebol…isto é a democracia a funcionar…
Rúben Cardoso
Acho é que tu estás a fazer um juízo de valor fraquíssimo. Então se eu nunca tiver dado um pontapé numa bola, não posso perceber de liderança no futebol? Ou seja, uma pessoa para perceber do jogo, dos seus meandros, da sua carga psicológica, do balneário, tem que o ter jogado? Isso é uma coisa tão redundante que nem consigo qualificar.
Mateus
https://en.wikipedia.org/wiki/Leadership_style
Bem todo o "expert" começa por aqui :)
Mateus
Pedritxo
Ruben,
La pela senhora ser doutorada e ter vendido 100.000 exemplares, nao quer dizer nada, as vezes e preciso estar no centro do acontecimento para saber como funciona as coisas.
E os 100.000 exemplares foram vendidos muito por ter Mourinho no nome, quase de certeza.
E ja agora ha muitos dos ditos treinadores de bancada melhores que os treinadores profissionais.
Deckard
Kafka, subscrevo totalmente.
Ruben, não te conheço e como tal não sei se és muito jovem ou que conhecimentos tens, mas acredita quando te digo que isso do Doutorada significa muito pouco na realidade. Pensei que a sociedade já estivesse a perder estas ilusões, mas parece que ainda continua o poder hipnotico da gravata e do doutor. Estas duas coisas não são garantia de nada de mais. Tenho Licenciatura e Mestrado, mais alguns cursos complementares nacionais e internacionais, e muitos livros lidos sobre a minha área. Olho para trás e vejo o nivel/qualidade que muitos Doutorados encontrei pelo caminho, e que tão pouco sabiam, e alguns até a ensinar em instituições. E para mais, o Doutoramento em Ciências do Desporto não significa conhecimento superior em Talento e Liderança. Estes 2 temas têm uma relação tão intima com o Desporto como com qualquer outra área. Aliás, tanto um como outro, juntamente com o Sucesso, são regularmente temas centrais em palestras e programas de Life Coaching, muito habituais no EUA por exemplo, organizados muitas vezes por quem tenha só um bocadinho mais de lábia, e frequentemente vistos como acções questionáveis que servem (e só resultam) em certo tipo de pessoas "mais sugestionáveis". Não estou a dizer que é caso desta Senhora, muito longe disso, mas é para sublinhar a universidade e facilidade com que se fala desses temas.
Kafka I
Rúben
O meu juízo de valor é o mesmo que o teu, ou seja, para ti, só porque alguém vendeu 100 mil exemplares já é um grande "sabichão", para mim isso resume-se a nada, pois eu não analiso vendas, analiso opiniões e para a mim a argumentação dela é de alguém que não percebe grande coisa de futebol e se resume a debitar o que leu em livros…
Agora o futebol é das actividades onde a teoria e a práctica mais se distanciam principalmente no campo da liderança e do que deve ser um lider dentro do campo e no balneário…claro que não é preciso ter-se jogado futebol a sério para se saber o que deve ser um líder num balneário, agora no caso dela (na minha opinião claro) tinha ajudado, pois pelos vistos o que ela sabe na teoria é pouco ou nada no que concerne ao que deve ser um líder dentro do campo..
Rúben Cardoso
Eu não acho que ela seja uma sabichona. Mas reduzir por completo a opinião dela porque, em português calão, "nunca tocou na xixa", é um bocado redundante, só isso.
A questão aqui não tem nada a ver com ser jovem ou não. Eu acho que a opinião dela tem uma percentagem de validade, mas não concordo totalmente com o que diz. Daí a correlar logo que, como nunca jogou futebol, não pode perceber de liderança, vai uma grande distância…
Mas só poderemos saber isto daqui a uns 10 anos, quando o Cristiano se retirar, e veremos afinal quem é que tinha razão. Eu acho que ele não é burro nenhum, e um jogador que formou em ser o protótipo de futebolista, tem que perceber alguma coisa do jogo, e ele percebe. Ele tem aquilo que muitos treinadores nos dias de hoje nunca tiveram (aqueles que nunca foram futebolistas de top): tem experiência incrível a nível internacional (clubes e selecção), é um jogador consagrado, e que, como disse, percebe do jogo. Point being: ele só não será treinador/seleccionador se não quiser, porque acho que tem capacidades para tal.
Anónimo
Kafka você pode nem fazer de propósito, acredito que até possa ser o contrário, mas em assuntos que tocam ao Ronaldo eu vejo-o sempre a desvaloriza-lo, mas como disse pode ser só impressão minha, mas continuando, acho que há uma enorme diferença entre na saída do Pique do Man Utd, o Ronaldo dizer que iam sentir falta e que era um bom jogador (o tal corporativismo de que fala) e dizer que era um erro o Pique sair porque se iria tornar num dos melhores do Mundo, depois tenho de discordar quando diz que Ronaldo é um líder porque quem acompanha os jogos do Real vê-o imensas vezes a ter atitudes de líder, a puxar pela equipa, a refilar com a equipa, mesmo nos jogos em que fica no banco já o vimos a dar instruções, mandar berros para os jogadores acordarem etc, o próprio Anceloti já veio a público dizer que Ronaldo é um líder dentro e fora do campo, e aqui acho que não há corporativismo nenhum, pois para isso dizia de outro jogador da equipa, ou mesmo que se escolhe-se o Ronaldo por alguma razão, isto poderia cair ma no ceio da equipa se tal não fosse verdade. Diz-se no populismo que Ronaldo não é um líder por causa dos jogos da Selecção, principalmente por ter dito que a mesma no mundial era mediana ou algo do género, mas quando Mourinho diz o mesmo dos seus jogadores ninguém mete em causa que o mesmo seja um líder, e já vários jogadores da Selecção vieram dizer que Ronaldo era um grande líder, corporativismo? Depois acho que é errado fazer juizo de valores da senhora, pois é facil concordar com tudo o que ela disse, vê-se que Messi não tem estatuto de líder, e que Mourinho e Guardiola são grandes líders cada um à sua maneira, e que Mourinho é único, nada aqui se pode por em causa, e segundo fica a ideia a senhor não se dedicou a assistir os jogos desde o cadeirão de sua casa tal como nós para fazer esse estudo, pelos vistos ela esteve a falar com varias pessoas que rodeiam os jogadores e treinadores e com os mesmo para chegar a estas conclusões, para terminar acho engraçado dizer que esta senhora não lhe pode dar lições porque nunca jogou e viveu o jogo como você, mas depois consegue dizer que não vê inteligência em Ronaldo para treinador, quando este tem as vivências e o corrículo que tem, e para terminar, dizer que se a inteligência fosse desculpa para não se ser treinador o seu clube não teria Jesus como treinador.
Cumprimentos
Sayion
Anónimo
*quando diz que Ronaldo não é um líder
Sayien
Kafka I
Sayion
Desvalorizei o Cristiano por achar que ele nunca vai ser um grande treinador? da mesma forma que desvalorizei 1 jogador que adoro (Maradona) mas que é um treinador mediocre? é isso? lá se vai a tua teoria…vocês e essa mania que ou se venera TUDO ou não se gosta da pessoa, enfim…
Quanto à questão do Piqué, a resposta dele não vale nada como não vale opinião de nenhum jogador sobre outro ainda para mais quando são amigos que era o caso, porque independentemente de até poderem estar a ser sinceros, como existe o tal corporativismo nunca saberemos se estão de facto a ser sinceros ou apenas a ser politicamente correctos, porque volto a frisar, até hoje NUNCA um jogador veio dizer de outro "ainda bem que ele saia, é medíocre e só prejudicava a equipa"…
Quanto ao Cristiano ser um líder, é a tua opinião como é a opinião da tal Senhora, no entanto não é a minha, de tudo o que já vi do Cristiano na Selecção como no Real Madrid ele é tudo menos um líder, tu pelos vistos tens uma opinião diferente, não posso fazer nada quanto a isso..e como já o disse mais do que uma vez, confunde-se muita vez melhor jogador com capitão quando são coisas distintas e o melhor exemplo de todos é a equipa dos anos 60 do Benfica e Portugal, onde o Eusébio era claramente o melhor jogador, mas o capitão era indiscutivelmente o Coluna…actualmente confude-se muito esses conceitos e o exemplo máximo disso são Portugal e Argentina, onde claramente Cristiano e Messi não são lideres de coisa alguma e no entanto puseram-nos a capitães só porque são os melhores jogadores das respectivas Selecções..
Mas lá esta é a tua opinião e a da tal Senhora, eu tenho outra simples…
nico admin
E o Neymar actualmente pelo Brasil…
Essas pessoas que acham o Ronaldo bom lider, devem-se ter esquecido das culpas que atribuiu aos restantes jogadores da seleção. Ou de ter atirado a braçadeira de capitão ao chão. Ou de não defender, quando vi-a que a lateral dele estava à rasca. Ou de birra que faz quando não lhe passam a bola.
Rúben Cardoso
Faz tudo mal, esse gajo. Até me admira como é que tem lá duas Bolas de Ouro em casa, e caminha para a 3ª. Mas não, é um birrento, um chorão, não defende, ataca mal, não tem personalidade, atira braçadeiras, e nunca tem culpa de nada.
Bruno Fonseca
Concordo nico.
Rúben é incrível como tu mudas as palavras dos outros, o nico por acaso questionou a qualidade do Crl?
Rúben Cardoso
O Nico ainda não fez outra coisa. Desde dizer que ele não é inteligente, a dizer que está sempre a pedir a bola, mesmo quando não é o melhor para a receber.
Diogo Palma
Muitos pensam que o Ronaldo "só" sabe correr e rematar mas ele tem-se vindo a tornar num jogador completo em todos os sentidos e se estiverem atentos vêem que ele quando está no banco é o que troca mais ideias com o treinador dando a sua opinião e orienta os seus companheiros dentro de campo.
Não tenho dúvidas que tem um carácter forte, é determinado, esforçado e interessado em aprender tudo o que poder sobre o futebol dentro e fora das quatro linhas.
É um jogador muito inteligente, a forma como tem vindo a gerir a sua carreira e enriquecendo-se intelectualmente só demonstra que se está a tornar num grande homem que não se deixa influenciar e pensa pela própria cabeça.
A forma como se tem protegido da imprensa, a gestão feito sobre sobre a origem do seu filho, a ajuda prestada aos seus familiares, os donativos a pessoas necessitadas, os contratos de publicidade e criação de vários negócios ligados à sua marca são a prova de que ele se tem rodeado de pessoas competentes que o estão a ajudar a controlar toda a sua fama e riqueza da melhor maneira.
Ele começou da nada numa das regiões mais pobres do nosso país e agora está no topo do mundo e isto só foi possível em primeiro lugar pelo seu talento e vontade de triunfar (não é fácil para um miúdo deixar a família e vir sozinho para o continente e passados alguns anos ir para Inglaterra).
Sou fã dele enquanto futebolista mas também o admiro igualmente pela sua história de vida que deve ser respeitada e lembrada.
Se será um dia treinador ou seleccionador? Não sei, penso que tem capacidade para o ser mas isso só acontecerá se ele sentir a falta dos relvados daqui a uns bons anos (penso que será bem possível) porque já conta com uma fortuna imensa e por isso o factor financeiro não será um aliciante para o vermos no banco de suplentes.
Penso que o Ronaldo irá crer jogar até poder, quando isso deixar de ser possível irá mudar-se para os USA onde passará alguns anos continuando a dar a melhor educação possível ao seu filho e abrindo os seus horizontes mas não tenho grandes dúvidas que ainda o vou ver como treinador e a triunfar batendo recordes atrás de recordes porque ele crer ser sempre o melhor e não conseguirá ficar longe os relvados eternamente.
Pedritxo
o que cristiano ronaldo vai fazer apos acabar a carreira e uma coisa que me deixa a pensar, ninguem pode dizer nem a 50% de certeza o que ele vai fazer, primeiro porque ele nunca falou disso e porque ainda deve falar muito tempo para acabar a carreira.
Ronaldo devera jogar ate for possivel ao mais alto nivel e depois tenho curiosidade se acaba a carreira nos states ou no Sporting, gostaria que acabasse no Sporting, pois foi o clube que o formou e acaba no seu pais.
Longe dos relvados , duvido que continue nem que fique presidente honorario do sporting ou do real, qualquer cena assim, no minimo esta posiçao ele devera ficar.
O que ele escolher nao sera pelo dinheiro, ate porque deve ter bastante e da perfeitamente para viver com imenso luxo ate ao fim da vida dele, a questao sera se ele quer sentir a adrenalina dos relvados ou nao.
Pyros
Não sei, mas a memória que me veio à cabeça foi do Ronaldo a dizer para o Carlos Queiroz "Assim não ganhamos", em pleno Portugal-Espanha (o momento em que Queiroz mandou sair Hugo Almeida, para fazer entrar Danny).
Acho que o rapaz até percebe da bola…
joao souto
Podem dizer o que quiserem acerca da qualidade/características do Ronaldo, agora dizerem que não é inteligente..por amor de Deus, isto é roçar o ridículo e é de alguém que nunca fez desporto a sério na vida, a malta não tem noção dos sacrifícios que é preciso fazer das tentações que é preciso resistir e da força de vontade que é necessária para continuar sempre a dar no duro.
Atrás dos computadores a mandar postas sobre os outros e que é de gajos inteligentes, percebo que não se goste da personalidade do Ronaldo eu também não sou fã, mas daí a criticar a inteligência de um jogador que mais tempo se manteve no topo ( e por topo quero dizer top3) é de uma pessoa que tem um QI de uma porta.
nico admin
A nivel de jogo jogado não é. Simples quanto isso.
E posso-lhe enumerar vários exemplos que o comprovam. Desde o pedir a bola quando tem quatro ou 5 jogadores sobre ele, desde o se por com aquelas fintinhas que de nada servem, desde o decidir várias vezes e mal(ainda se viu no ultimo jogo contra o real que perdeu a chance de fazer um resultado histórico e humilhante ao perder 4 ou 5 bolas decisivas), desde o ser incapaz de pegar no jogo e ser o próprio a criar jogo.
Rúben Cardoso
Estás a confundir as coisas. Ele simplesmente não tem a capacidade ao nível do passe, por exemplo, do Messi, e que o leva a errar mais vezes na execução. Mas já que gostas de exemplos, a assistência dele para o Benzema revela uma inteligência e percepção do espaço brutais.
Reitchie
O Figo foi um líder nato e, por agora, ainda não deu em treinador…
Rock
Depois de ler estes comentários todos fico com uma certeza. Que gozo me dá o CR7 aos 30 anos estar no topo do seu jogo, estar a bater recordes atrás de recordes. Que gozo me dá ver notícias como estas: https://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=4219293&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
Que gozo me dá ser Português e ter um icone destes que como eu também ele é Português!
Messi, das 4 bolas que ganhou uma deveria ter sido entregue ao W. Sneijder e a outra deveria ter sido para o Português Cristi. Digam o que disserem esta é a verdade. Ponto.
Cristi, aos 30 anos contra tudo e contra todos (até contra os invejosos dos seus conterrâneos) lá vai para a 3a. Aquele que a FIFA e UEFA tentam ano após ano mandar ao chão, eleva se e eleva o seu jogo ano após ano.
Se vai ser Seleccionador? Não faço ideia. Mas seguramente tem qualidade e conhecimento para isso. Como pode haver alguém que diga que ele não é um líder?! Algum de vocês acha, que um jogador que é topo Mundial, que é mais profissional que a maioria (segundo todos os treinadores que trabalham e trabalharam com ele), que luta como ele luta e que tem a sede de vitórias que ele tem não é lider?! Mas há alguma dúvida que quando ele fala os outros calam se a ouvi lo?!
Ele é um lider, mais que isso, ele é dos melhores do Mundo de sempre e adiciona a isso um Marketing que poucos alguma vez conseguiram. Popularidade, negócios, marca, poucos no mundo têm como ele tem. Ele não é inteligente, são vocês todos que vêm aqui destilar ódio… que perdem o vosso tempo a falar dele.
Amigos, uma coisa vos garanto, ele não perde tempo a falar de vocês.
Enorme Cristi, que este ano pulverizes as marcas do Messi, e que o Real tudo ganhe. E que depois venham aqui opinar que o Messi isto ou o Messi aquilo…
Os dois são enormes, os dois são épicos. Graças a Deus eu já tive oportunidade de desde MAradona ver muitos jogadores absolutamente épicos. Todos eles os melhores de sempre cada um à sua maneira!
Que venham muitos mais!
SL
Andre
é a verdade para pessoas que nao tem coerencia nenhuma, entao o Messi marca 91 golos, ganha tituos e nao merece a bola de ouro, mas o Ronaldo que nao ganhou nada, já merece só porque marcou mais golos que o Ribery.
Tem aqui a sua resposta, é pena que mudem de opiniao de ano para ano.
Deckard
A prova que para além do fanatismo anti-Ronaldo há o fanatismo pró-Ronaldo. Para os dois lados falta bom senso, especialmente quando a questão é sobre algum assunto mais específico.
Rock
https://www.marca.com/2014/11/04/futbol/equipos/real_madrid/1415105702.html
"Bastaron dos meses para que se diera cuenta por dónde se movía el grupo y poco a poco se fue acercando a Sergio Ramos y Cristiano Ronaldo, líderes del equipo tanto dentro como fuera del terreno de juego."
Os espanhóis falam dele como líder… Só alguns portugueses acham que ele não é…
Ribery foi mais uma tentativa desesperada da FIFA e UEFA para tentar mandar abaixo CR7. Era francês e tinha ganho a Champions, dava um jeitaço a Platini que ele ganhasse assim como ao Bayern ter um jogador melhor do Mundo. Mas Ribery nem sequer foi o melhor jogador do Bayern nesse ano.
Ribery fez 43 jogos, 11 golos. 10 no campeonato, 1 na champions. Muller por exemplo, marcou 8 golos na champions.onde foi decisivo. Ribery nem decisivo foi. Ribery nem sequer é jogador para o TOP 10 Mundial.
Já Sneijder, além de decisivo no 11 de Mourinho que tudo ganhou, juntou um porMAIOR importante e que muitas vezes é esquecido, ficou em 2o lugar no Mundial onde por acaso foi reconhecido como sendo o melhor jogador da competição, prémio totalmente merecido na altura, ao contrário do prémio patético deste ano.
Só não vê quem não quer, que Messi sempre foi beneficiado por esses dois organismos corruptos até às orelhas. E quando digo beneficiado, não digo que ele não mereça, pois estou a falar dum dos melhores jogadores de todos os tempos. Ele merece obviamente muitos dos prémios, agora, principalmente nesse ano onde Sneijder foi de facto melhor ele não o merecia. E quem tem olhos de ver sabe bem disso.
Mas ainda há muito jogo e muitos anos, e no fim faz se as contas. E veremos quem de facto conseguiu ser superior no fim