Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ronaldo quer estar na Liga das Nações

Merece? Falhou a fase de grupos e curiosamente a selecção até passou adversários como a Itália e Polónia, que na teoria são mais fortes que a Sérvia e Ucrânia.

Cristiano Ronaldo assumiu, depois do empate frente à Sérvia, que pretende estar nos próximos jogos de Portugal, que são relativos à fase final da Liga das Nações. “Nos próximos jogos gostava de estar. Não estava cá há oito meses porque precisava de tempo para mim. Mudei de clube, a própria família, os meus filhos… Claro que custa sempre. Já são 16 anos na seleção. Foi a melhor decisão. Agora estou de corpo e alma na seleção. Tenho muita confiança nos nossos jogadores e treinador”, destacou o capitão da selecção.

151 Comentários

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 25, 2019 at 10:20 pm

    Já se sabia que Ronaldo iria estar na final four não há aqui novidade nenhuma..
    Tratou da sua adaptação em Itália e agora poderá ajudar a selecção a vencer a competição que se jogará em casa e ainda bem que é no Dragão e Guimarães..
    Sou do Benfica mas peço que tanto os Super Dragões como os adeptos vitorianos apoiem tal como fazem com os seus clubes, isto de ter moscas a fazer os cânticos não dá com nada..
    Não gosto das práticas dos SD, mas dentro do estádio a apoiar não há melhor em Portugal, apenas os vitorianos quando saltam todos ao mesmo tempo isso sim são adeptos..

    • Pelson Phils
      Posted Março 25, 2019 at 10:44 pm

      E o Cancelo ou o André Silva não tiveram de se adaptar? Gosto muito do Ronaldo, mas sinceramente a ausência na Liga das Nações não fez qualquer sentido.

      • Kacal
        Posted Março 25, 2019 at 11:00 pm

        Não tem nada a ver um jogador que ainda há pouco estava no Inter por empréstimo, ou seja, já conhece o campeonato e jogou lá há pouco tempo. E outro jogador que nos últimos anos já teve 3 clubes (Porto, Milan e Sevilla) com um jogador que esteve quase 10 anos num clube e numa liga e mudou agora. Já nem falo que vivia em Madrid há quase 10 anos e isso mudou o que é sempre uma mudança grande. Já André Silva e Cancelo têm andando de um lado para o outro.

        • SenyorPuyol
          Posted Março 25, 2019 at 11:36 pm

          Vá Kacal, também não se esforce tanto. Os 3 tiveram de se adaptar, no caso de André Silva por exemplo, até é o mais difícil dos 3 na minha opinião, porque ele estava efectivamente a lutar por um lugar, mesmo Cancelo tinha de justificar a aposta. Ronaldo é uma estrela mundial, maior transferência do clube que chegou para ser a referência, quem me dera a mim ter de me adaptar nessas condições nos sítios onde fui trabalhando. ;)

          Foi uma decisão dele, já está. Merece tantas vozes contrárias? Na minha opinião não, já o disse antes. Mas sujeitou-se a elas e a este tipo de argumentos, que no caso do que apontou o user Pelson Phils, até foi bastante assertivo e acertado.

          • Kacal
            Posted Março 26, 2019 at 12:56 pm

            Não me estou a esforçar, penso que o que eu disse foi válido que discordem aceito e estão no seu direito.

            Outro factor é a idade, o CR7 tem 34 anos e ele próprio disse que decidiu tirar um tempo para si mesmo e descansar. Acho aceitável. Outra coisa é que por mais que achemos mal, o Ronaldo tem um estatuto superior na selecção e porque o conquistou, enquanto Cancelo e André Silva têm ainda muito a provar na selecção e disputam o seu lugar com outros jogadores, é normal que sejam chamados e queiram fazer de tudo para jogar na selecção até por serem ainda jovens, acho situações diferentes.

            Se eu me esforço em defende-lo, há aqui muita gente que se esforça em deita-lo abaixo e fazer de tudo um problema grave. Não acho que seja o seu caso. Eu posso achar que o argumento do user Pelson Phils não é tão acertado assim, mas aceito que outras pessoas acham que sim. De qualquer forma, é a minha opinião e acho que há diferenças na mudança de Ronaldo e na dos outros, já as enunciei.

            • SenyorPuyol
              Posted Março 26, 2019 at 2:12 pm

              Não leve a mal o termo “esforçar”.

              Eu não coloquei em questão o estatuto do Ronaldo, também já referi noutras ocasiões que ele o tem e é precisamente por esse estatuto que ele tem legitimidade para pedir essa dispensa.

              De resto, penso que entendeu mal, eu não me referia à luta pelo lugar na selecção, referia-me nos seus respectivos clubes. Pela questão da adaptação aos mesmos, que entendi ser o assunto em debate. E sim, eu concordo que há diferenças, mas no meu caso penso que a adaptação de Ronaldo até era a menos difícil dos 3.

              Quanto a quem se esforça em deita-lo abaixo, não acho que este comentário em específico fosse o caso, por isso foi o único onde comentei.

              • Kacal
                Posted Março 26, 2019 at 2:40 pm

                Sim, não foi o seu caso daí ter referido “não acho que seja o seu caso”, falo noutros users.

                De resto, estou totalmente de acordo com tudo que disse neste último comentário, nada a acrescentar. Penso que a verdade andará no meio termo do que dissemos. Seja como for, eu não convocaria o Ronaldo para a Liga das Nações, mas irei aceitar a decisão do seleccionador e compreendo que seja chamado, é complicado deixa-lo de fora até porque caso a selecção falhe e não vença irão cair críticas sobre o seleccionador. Mas percebi o seu ponto de vista e acho válido. Seja como for, eu não o chamava apenas acho exagerado algumas críticas desta situação, mas não as suas, não é o seu caso.

        • Kafka
          Posted Março 25, 2019 at 11:55 pm

          As cambalhotas que dás para defenderes o indefensável… O Patricio não tirou férias da selecção

        • Turiacus
          Posted Março 26, 2019 at 10:48 am

          Desculpa Kacal mas desta vez não consigo concordar contigo, grande parte dos jogadores têm o processo de adaptação ao país do clube que os contratam e nenhum goza do estatuto que o Ronaldo gozou neste caso. O Rui Patrício viveu toda a sua vida em Portugal e agora foi para Inglaterra, pediu um tempo para ficar de fora? Claro que não… O William esteve um bom par de anos aqui em Portugal e teve uma mudança de país e o mesmo se pode dizer do Moutinho.
          Sinceramente não acho que o Ronaldo tenha agido bem nesta situação e sei bem que o defendes a todo o custo mas acho que o argumento do Pelson é bastante pertinente.

          • Kacal
            Posted Março 26, 2019 at 12:59 pm

            Mas o estatuto que o Ronaldo tem é algo anormal? Ele não o conquistou? Não é o único na selecção que rivalizou com Messi durante 10 anos e tem 5 Bolas de Ouro? Não é o melhor marcador da selecção? Não sejamos hipócritas e puritanos, em todo o lado há estatutos e hierarquias e o Ronaldo conquistou a sua com mérito, além disso tem 34 anos e os outros não. Patrício e William têm lugar assegurado no 11 da selecção? Ronaldo tem. É natural que aos 34 anos o Ronaldo peça um tempo e os outros não porque têm que disputar o seu lugar. Além disso ele não falhou propriamente a qualificação do europeu e voltou para a competição, isso sim seria uma péssima atitude. Se devia ter ido à Liga das Nações? Acho que sim, mas daí a fazer disto um problema grave, é exagero. E eu nem o convocava para a Liga das Nações, mas também não faço filmes disso.

            • Turiacus
              Posted Março 26, 2019 at 1:11 pm

              Não sei se me percebeste mal… Claro que o Ronaldo conquistou um estatuto por ser um dos melhores jogadores de sempre, por tudo que já fez no mundo do futebol, eu simplesmente não concordo com o argumento que usaste para o defender. Não tenho nada contra ele ir à final 4 da Liga das Nações, pelo contrário, ter o Ronaldo na nossa equipa é estar mais perto de vencer qualquer jogo.

              • Kacal
                Posted Março 26, 2019 at 1:37 pm

                Aceito que aches que o meu argumento não é válido e discordes dele, Turiacus. Mas eu também não o chamaria à Liga das Nações portanto estamos de acordo nesse sentido, apenas acho que algumas pessoas fazem filme de algo que não é tão grave assim, é apenas desnecessário, mas nem me refiro a ti. Estamos em sintonia nisso.

  • Amigos e bola
    Posted Março 25, 2019 at 10:23 pm

    Por mim não ia. Está visto que somos melhores sem ele.
    E já sei que vão dizer que contra a Espanha ele foi herói mas a verdade é que por cada Portugal-Espanha tem uns 10 Portugal-Irao.

    Ele tem uma obsessão em levar a seleção às costas quando não tem que o fazer e isso prejudica muito o nosso jogo.

  • E o que temos
    Posted Março 25, 2019 at 10:25 pm

    Que surpresa !

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Março 25, 2019 at 10:27 pm

    Não faz sentido um capitão dizer “precisava de tempo para mim”.

  • Miss Piggy
    Posted Março 25, 2019 at 10:36 pm

    Não merece porque não contribuiu para o alcançar do objetivo. Ponto. Isto é o mesmo que toda a minha família fazer um bolo, eu sentar-me no sofazinho a ver televisão, e depois ainda ir pedir uma fatia…

  • André Dias
    Posted Março 25, 2019 at 10:38 pm

    Falhou a fase de grupos por opção pessoal por isso não devia ser convocado para a fase final. Mas claro que vai ser convocado, Figo fez pior em 2006 e não deixou de ir ao Mundial.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Março 25, 2019 at 10:43 pm

      Figo fez pior? Nunca fez o que queria da seleção como este rapaz mimado, é que nem tem comparação… Há seleção do Ronaldo há muitos anos, nunca houve seleção do Figo.

      • Totti
        Posted Março 25, 2019 at 10:54 pm

        vez futebol desde 2008 só pode

      • André Dias
        Posted Março 25, 2019 at 10:56 pm

        Ronaldo falhou 4 jogos da Liga das Nações, o Figo falhou toda a fase de apuramento para o Mundial.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Março 25, 2019 at 11:06 pm

          E daí? É perfeitamente normal um jogador ir a uma fase final não tendo participado no apuramento para a mesma. Ronaldo simplesmente desvalorizou a Liga das Nações desde sempre, agora quer participar porque tem outros interesses e como se sabe que ele manda nisto tudo…

          • Khal Drogo
            Posted Março 26, 2019 at 12:01 am

            Eu até nem acho que o Ronaldo deva ir à Liga das Nações, mas essa do “é perfeitamente normal um jogador ir a uma fase final não tendo participado no apuramento” é só ridícula. É exatamente a mesma coisa, até pior.

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Março 26, 2019 at 11:29 am

              Nakajima, exemplo mais recente.

              • Khal Drogo
                Posted Março 26, 2019 at 12:16 pm

                É difícil argumentar contra disparates. O Nakajima falhou a fase de qualificação por opção própria? Ou porque não foi convocado por opção técnica? Situações incomparáveis, como é por demais evidente.

                • PedroAlmeidaSLB
                  Posted Março 26, 2019 at 1:09 pm

                  O fundamento é o mesmo, ser chamado a uma fase final sem participar na qualificação. Segundo algumas pessoas, não devia ser possível. É imerecido, imoral, atroz.

          • André Dias
            Posted Março 26, 2019 at 12:20 am

            Se é perfeitamente normal diz-me então jogadores tenham estado ausentes de uma fase de apuramento sem ser por lesão ou opção técnica e que tenham estado posteriormente na fase final. E se achas que é normal então porque criticas o Ronaldo?

            Já agora, como é que Ronaldo pode desvalorizar uma competição desde sempre quando é apenas a sua primeira edição? E onde é que viste essa mesma desvalorização?

            Com todo o respeito, esse teu comentário juntamente com o comentário anterior em que apelidas Ronaldo de rapaz mimado sem fundamentares parece-me apenas um ódio de estimação.

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Março 26, 2019 at 11:28 am

              Para bom ententedor, meia palavra basta. Alguém que vem justificar 8 meses depois, quando o próprio diz que só gosta de jogar fases finais e finais, e é logo com família e afins… Engraçado, todos têm família, adaptações a outros países e prioridades para gerir. É mais que os outros? Ele faz o que quer, manda na seleção, federação, Juventus, tudo.

              • André Dias
                Posted Março 26, 2019 at 11:45 am

                Continuo à espera de exemplos e das fontes onde viste que Ronaldo desvalorizava a Liga das Nações. Mas se vais continuar a destilar ódio sem sequer argumentar então a conversa fica por aqui. Tem um bom dia.

                • PedroAlmeidaSLB
                  Posted Março 26, 2019 at 12:09 pm

                  Não dou o peixe, ensino a pescar, também conhecido por “ide pesquisar”. Não destilo ódio, analiso seres humanos racionais. Tenha você um bom dia cultivado.

              • Khal Drogo
                Posted Março 26, 2019 at 12:17 pm

                Ele também manda na Juventus agora? Eh pá, então o homem tem de ser mesmo muito especial, para que tudo gire à volta dele onde quer que vá.

                • Kafka
                  Posted Março 26, 2019 at 1:35 pm

                  Não sei se manda na Juve, mas sei que a Juve agora alterou a pré época para ele não ser preso nos Estados Unidos…

                  Ainda bem que vocês dizem que é um exemplo a seguir, é tão exemplo que nem pode pôr os pés nos Estados Unidos, parece um fugitivo

                  • Khal Drogo
                    Posted Março 26, 2019 at 1:49 pm

                    Gostava de saber onde é que eu alguma vez disse que ele é um exemplo a seguir.

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Março 26, 2019 at 2:58 pm

                      Você não, mas certos users aqui dizem tão bem dele que parece que querem casar com ele. Ele está longe de ser um exemplo como cidadão e até homem.

                    • Kacal
                      Posted Março 26, 2019 at 4:37 pm

                      O Ronaldo deve ter te tirado um chupa quando eras pequenino daí teres tanto ódio contra o homem. Eu falei nele como exemplo PROFISSIONAL e DESPORTISTA, não como cidadão, mas fica a tentativa ;)

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Março 26, 2019 at 5:05 pm

                      Ódio? Nem é merecedor de tal sentimento… mas ao menos já admite que não é exemplo como cidadão. Vá lá, agora só falta deixar de me tratar por tu…

                    • Kacal
                      Posted Março 26, 2019 at 6:03 pm

                      Eu nunca disse que era exemplo como cidadão logo não posso admitir nada, apenas mantive o que disse. Mas será você um exemplo? Serei eu? Quem define isso? Quem nunca errou, atire a primeira pedra. Se prefere que o trate por você, não tenho problema. Peço desculpa!

                    • Khal Drogo
                      Posted Março 26, 2019 at 5:47 pm

                      Não digo que ele é um exemplo a seguir porque na realidade não o conheço. Logo, não posso dizer se é ou se não é. Até porque não vou opinar sobre a personalidade dele com base na sua figura pública, ou naquilo que o jornal A ou a revista B dizem que ele fez de bem ou de mal. Sei lá se é verdade. Não tenho dados suficientes para o julgar.

                      E volto a repetir o que disse acima. É tão ridícula a bajulação do homem, como é a constante “comichão” que parece fazer a muita gente. É possível estar numa posição central, acredite. Se calhar não é tão giro, mas é melhor.

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Março 26, 2019 at 7:11 pm

                      Finalmente! Exatamente. Amen.

                    • Estigarribia
                      Posted Março 26, 2019 at 7:44 pm

                      Khal Drogo,

                      Claro que é possível ter uma posição neutra (ou central) em relação ao Cristiano Ronaldo. Não sou fã de Cristiano Ronaldo, mas gosto de o ver jogar seja pela Juventus ou pela Selecção Nacional. E o meu ídolo é Leo Messi.

                • PedroAlmeidaSLB
                  Posted Março 26, 2019 at 2:58 pm

                  Não há nada, nada que o €€€ às pessoas certas não compre. Mas como a inteligência falta, às vezes tentam comprar as pessoas erradas.

        • Amigos e bola
          Posted Março 25, 2019 at 11:22 pm

          Porque tinha os dos melhores jogadores da Europa a defrontar as portentosas Luxemburgo, Liechtenstein, Letónia, Rússia e Eslováquia.

          Já o Ronaldo prescindiu de jogar contra Italia e Polónia e com mérito apuramo-nos. Ele contribui zero para isso.

          • André Dias
            Posted Março 26, 2019 at 10:45 am

            Portanto, só é reprovável se os adversários foram de dificuldade elevada? Para mim as atitudes são equiparáveis, ambos se ausentaram e voltaram para colher os frutos do trabalho dos colegas, mas Figo acabou por fazer pior já que abandonou a equipa durante mais jogos. É o meu ponto de vista, independentemente de termos jogado com a Selecção X ou Y.

      • Kacal
        Posted Março 25, 2019 at 11:01 pm

        É preciso ver que Figo tinha jogadores de peso na selecção além dele, o Ronaldo não. É claramente a maior estrela e isso não é culpa dele. Mas chamar “rapaz mimado” parece-me um pouco agressivo demais tendo em conta que não o deves conhecer na sua vida pessoal. Um rapaz mimado não é alguém que teve que lutar por tudo e aproveitou oportunidades ao máximo trabalhando e dando no duro dia sim, dia sim. Tudo que ele tem e é, foi conquistado.

        • Kafka
          Posted Março 25, 2019 at 11:53 pm

          Sim porque a atitude que teve e tem sempre que perde alguma coisa, de vir falar mal e desvalorizar o vencedor do prémio e organização que entrega o prémio, não é de um rapaz mimado, é de um miúdo muito educado sem dúvida

          • Estigarribia
            Posted Março 26, 2019 at 10:55 am

            Eu não sou grande fã do Cristiano Ronaldo, mas sei admitir que é um dos melhores jogadores que a nossa Selecção já teve (e que jamais terá a este nível e com esta qualidade estratosférica). Mas, caramba, já cansa estarem sempre a bater na mesma tecla do Cristiano vezes e vezes consecutivas.

            Tal como Leo Messi, tudo o que Cristiano Ronaldo conquistou foi por mérito dele próprio e com muito sacrifício. Achas que é fácil vir da Madeira para Lisboa, menor de idade, e conseguir singrar, a partir daí, no mundo do futebol? Em Manchester, Madrid e agora em Turim, Cristiano demonstra toda a sua força e qualidade e nunca o vi a ser mal educado com quem quer que fosse. Mas como agora é hábito falar mal, só porque sim, não se reconhece mérito nas suas conquistas.

            Como eu já disse muitas vezes, Leo Messi é um dos meus grandes ídolos, mas como Português tenho orgulho naquilo que o Cristiano faz para nos dar projecção internacional. Ainda vamos chorar muito por ele, quando terminar a carreira, já que não sabemos dar mérito a quem o tem, como é o caso dele.

            • Kacal
              Posted Março 26, 2019 at 1:03 pm

              Tudo dito, Estigarribia. Não diria melhor e subscrevo cada linha. Deviam olhar para o teu comentário e usa-lo como exemplo. Bravo!

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Março 26, 2019 at 2:59 pm

              Eu cá dispenso essa história de projeção internacional dada por um futebolista. Prefiro aqueles que realmente contribuem para Humanidade, cientistas, mentes brilhantes.

              • Estigarribia
                Posted Março 26, 2019 at 4:22 pm

                PedroAlmeidaSLB,

                Eu disse alguma mentira sobre a projecção internacional que o Cristiano Ronaldo dá a Portugal lá fora? Experimenta a ir um país qualquer, seja na Europa ou noutro continente, e que falares em futebol repara senão é o nome do internacional português que lhes vem logo à cabeça…

                Como eu também referi no meu comentário em cima, estou mesmo a ver que ainda vai haver muita gente a chorar quando o Cristiano Ronaldo se aposentar de vez do futebol e ainda vão dizer “CR7 afinal faz falta à Selecção” (ou expressões parecidas). Por acaso até acho que temos matéria-prima mais que suficiente para jogarmos bem sem CR7, mas quando eles está em plenas condições porque não aproveitar em quanto o temos no activo?

                P.S.: Eu também torço para que noutras áreas, além do futebol, mais portugueses deiam projecção internacional a Portugal (ou continuem a dar), como são os casos da Daniel Ruah, do Diogo Morgado, Joaquim de Almeida, Ricardinho, etc, etc. Infelizmente, o povo português não sabe tratar como deve de ser aqueles que dão projecção internacional a Portugal e depois, quando já não estão entre nós, é que lhes dão o seu devido valor. Não é apenas com CR7 que isto acontece; é também com outras personalidades.

                Saudações Leoninas

                • Kacal
                  Posted Março 26, 2019 at 4:48 pm

                  Mais uma vez, tudo dito Estigarribia. Subscrevo cada linha! Mas pelos vistos o user em questão não percebe que estamos num blog de desporto e não de cientistas, etc… ninguém comparou a importância do Ronaldo a essas personalidades, nem falou na sua importância para o Mundo, mas sim em comparação com outros jogadores e importância na selecção de… FUTEBOL! Para mim o Ronaldo é um exemplo como profissional e atleta, não como cidadão. Aí não o conheço pessoalmente para saber.

                  • PedroAlmeidaSLB
                    Posted Março 26, 2019 at 8:10 pm

                    Por acaso não, há aqui quem queira achar que Portugal só se desenvolve na maioria das áreas graças ao todo poderoso Ronaldo.

                • PedroAlmeidaSLB
                  Posted Março 26, 2019 at 4:58 pm

                  Mantenho o que disse, dispenso que um futebolista qualquer represente um país como o maior embaixador. Não contribui em nada para a Humanidade. É muito triste que assim seja. Essa verdade que refere é lamentável.

              • TheGolden
                Posted Março 26, 2019 at 5:09 pm

                Se dispensas, outros não.

                Trabalho no ramo do Turismo, e não é que o Ronaldo deu cá um jeitaço no meu setor? Nenhum cientista me garante trabalho.

                Quantos e quantos turistas não chegam cá e em jeito de puxar conversa chega-se sempre ao mesmo: CR7.

                Incrível não é?

                • Kacal
                  Posted Março 26, 2019 at 6:04 pm

                  Bem, até respondia mas alguém com maior conhecimento de causa e EXEMPLO na sua vida e profissão já o fez por mim, refiro-me ao TheGolden. Tente lá negar e contrariar o que ele disse. Força! Na mouche TheGolden

                • PedroAlmeidaSLB
                  Posted Março 26, 2019 at 6:06 pm

                  É a triste limitaçãodo ser humano. Eu publicito o meu país em termos de turismo com o que de bom cá temos em locais, gastronomia, etc.

                  • TheGolden
                    Posted Março 26, 2019 at 7:26 pm

                    Este comentário acrescenta o quê mesmo? Sinceramente não percebi.

                    E explica essa da limitação.

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Março 26, 2019 at 8:07 pm

                      O quão limitados são os portugueses que publicitam Portugal através do Ronaldo. É uma limitação óbvia.

                • E o que temos
                  Posted Março 26, 2019 at 7:07 pm

                  Usar o facto de ter limitações (todos temos na verdade) em capacidades interpessoais como dialogo e temas a abordar em conversa para justificar a importância do Ronaldo é um bocado cómico.

                  • TheGolden
                    Posted Março 26, 2019 at 7:16 pm

                    Não vejo piada de facto.

                    Utilizei esse argumento para ganhar um certa “força”. E a verdade é que se fala, de facto.

                    Estando dentro do ramo, e mesmo não estando, esta projeção do CR7 que dá a Portugal é incrível (de longe o desportista mais mediático atualmente). E não falo do caso concreto da Madeira.. Pode ser coincidência, provável até, mas o boom do setor em Portugal coincide com o boom de Ronaldo a nível mundial, na venda da sua imagem..

                    Neste caso acho que só não vê quem não quer.

                    • E o que temos
                      Posted Março 26, 2019 at 7:41 pm

                      Sim fala-se, o que só mostra o quão miserável a nossa sociedade é atualmente em que para se puxar conversa se fala de futebol ou de um jogador quando todos os países tem mil e uma coisas de valor a serem discutidas.
                      E sobre o segundo ponto ri-me bastante. Não sei se estás mesmo dentro do meio, porque se estás até é grave o que disseste. Portanto, o facto de todo o mundo ter saído de uma crise conjectural, o facto de Portugal ser barato e todas as vantagens ao nivel do clima, comida e afins não está por detrás do boom to turismo mas sim apenas e só o Ronaldo. Opá façam lá uma estatua ao homem que ele bem merece.

                    • TheGolden
                      Posted Março 26, 2019 at 8:49 pm

                      Por ser futebol ou uma personalidade deixa de ser menos importante e até miserável?

                      Isto de pôr palavras na boca de outros tem muito que se lhe diga. Estou dentro estou, e todo este boom surge no período pós expo 98, atenuado pelo caos económico que se gerou no país em 2008/2009. Poderia falar de PENT’s e mais algumas medidas tomadas na legislação para que o turismo seja o que é hoje, mas não é o local ideal para isso.

                      Eu não disse que foi Ronaldo o grande causador do boom do turismo. Muito longe disso. Disse sim que foi uma coincidência, querendo dizer e posso me ter expressado mal que ele ajudou a esta tal promoção, apenas isso. Ou vamos ignorar?

                      Agora ele não é Deus e não é graças a ele que estamos onde estamos, mas sim que é um embaixador é. Qual o mal de admitir? Ou tem que salvar milhões de vida ou descubrir a cura para o cancro ou vida noutro planeta?

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Março 26, 2019 at 9:57 pm

                      Não o reconheço como embaixador, por aquilo que um embaixador deve ser. Ele e outros na mesma posição. Outros mereciam-no ser e não o são. É o país que temos.

                      De resto, já falaram por mim e bem,,, Endeusamentos a quem não o merece, comigo não.

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Março 26, 2019 at 8:09 pm

                      Por acaso ele não é o desportista mais mediático MUNDIALMENTE. E Portugal teve boom no turismo graças à promoção que faz do bom que tem, e isso de certeza que não é alguém que até tem problemas com a justiça em mais do que um país…

                    • TheGolden
                      Posted Março 26, 2019 at 8:50 pm

                      Qual é o que tem mais impacto a nível mundial? Por curiosidade.

                      Ao restante, respondi em cima.

                • Estigarribia
                  Posted Março 26, 2019 at 7:17 pm

                  Na mouche, TheGolden.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Março 26, 2019 at 7:10 am

          Ah, então a culpa é dos outros porque não são suficientemente bons sem ele. Engraçado, a opinião é unânime que jogam melhor sem ele. Até os multimilionários podem ser rapazes mimados até morrerem, fica a nota.

          • Khal Drogo
            Posted Março 26, 2019 at 12:14 pm

            A opinião é unânime? Mais uma pérola.

          • Kacal
            Posted Março 26, 2019 at 1:03 pm

            É unânime? E eu que pensei que basta 1 pessoa discordar e já não é unânime… não façam da vossa opinião verdade absoluta, não há nada pior do que isso.

            Depois eu não disse que os outros não são suficientemente bons sem ele, mas que nenhum tem o estatuto e nível dele, não tem. E é normal que estando habituados a que ele decida há mais de uma década dependam dele. Mas jogamos melhor sem ele? Primeiro fizemos uns 2 jogos bons sem ele e nem foram tão excelentes assim, mas já jogamos melhor sem ele. Como disse, com ou sem ele jogamos mal e a culpa é do treinador.

            Por fim, os multimilionários podem ser rapazes mimados? Podem, concordo. Mas o Ronaldo não nasceu num “berço de ouro” e já multimilionário, fez-se e conquistou tudo com trabalho, suor e mérito! Fica a nota.

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Março 26, 2019 at 3:00 pm

              E muitas outras coisas além dessas, que essas sim demonstram o carácter mimado dele. Convém sair dessa visão de querer à força casar com ele, porque não vai conseguir. É uma paixão platónica.

              • Kacal
                Posted Março 26, 2019 at 4:35 pm

                A não ser que o conheças pessoalmente, não acho que seja muito correcto afirmar com todas as certezas que é de carácter mimado, mas pronto continua lá a insistir nisso.

                Sobre o resto, nem vou comentar porque teria que descer bem baixo para dar resposta. Afinal não é o Ronaldo que é mimado, que raio de argumento. Mas enfim, nada de novo. Eu caso-me, tu continuas a destilar ódio.

                • PedroAlmeidaSLB
                  Posted Março 26, 2019 at 8:09 pm

                  Não o conheço a si pessoalmente, e no entanto trata-me por tu… Ora, é curioso fazer o contrário do que diz.

                  • Kacal
                    Posted Março 26, 2019 at 9:06 pm

                    Ora essa, eu trato-o por você, não se zangue!

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Março 26, 2019 at 11:00 pm

                      Não entendi, deve ter respondido ao user errado

      • Stromp1906
        Posted Março 26, 2019 at 10:08 am

        Foi a seleção de Ronaldo que ganhou o único título Senior. Mas percebo, enquanto se coloca em causa o melhor jogador português de todos os tempos, provavelmente o próximo passo será defender a titularidade de algum produto da imprensa com 6 meses, contrastando com um profissional exemplar e de topo há quase 20.

        • Kafka
          Posted Março 26, 2019 at 12:28 pm

          Profissionalmente exemplar que vai de férias enquanto os outros trabalham no duro para qualificar a Seleção para a fase final da liga Nações, está certo, que bela noção a tua de se ser profissional, vou propor isso ao meu chefe na próxima reunião de equipa na sexta feira, ou seja, uns trabalharem e os outros ficarem com o vêm bom

          Depois “selecção de Ronaldo é que ganhou o Euro”, estas a brincar certo? Ele nem sequer jogou a final, para além que nem sequer foi um dos 3 melhores jogadores jogadores portugueses desse euro… Se Portugal venceu não foi de todo por ele

        • E o que temos
          Posted Março 26, 2019 at 12:46 pm

          Ui, aquela bicada ao Félix no comentário, adoro ??
          Já tinha saudades dos teus comentários Stromp, continua !

        • SilvadasAguas
          Posted Março 26, 2019 at 4:36 pm

          Pronto, la vem o odio bacoco pros miudos do outro lado da 2 circular, tao bom… Epa, Ronaldo faz falta? sim se deve ir a liga das naçoes? é claro que nao, por todos os motivos, mas sobretudo por respeito aos colegas, mas enfim na “selecçao de ronaldo” quem manda é ele, sao os famosos “estatutos”

  • E o que temos
    Posted Março 25, 2019 at 10:42 pm

    Já agora, ainda vou a tempo de dar refund no bilhete para o jogo contra a Suiça? É que para ver 10 jogadores a jogar para o Ronaldo e ele a chutar de todo o lado até uma delas entrar fico em casa a jogar FIFA que sempre faço melhores jogadas

    • Dracarys
      Posted Março 25, 2019 at 10:58 pm

      Se me quiser vender o bilhete, aceito ahahahah

    • Kacal
      Posted Março 25, 2019 at 11:02 pm

      Peço desculpa, mas se pedires refund por uma razão dessas, realmente é melhor ficares em casa porque Portugal não precisa de adeptos desses. Apoio é incondicional!

      • E o que temos
        Posted Março 25, 2019 at 11:48 pm

        Claro, agora tenho que ir apoiar a selecção do Ronaldo só para o menino tentar ganhar mais um titulo pela selecção porque lhe dá jeito para a bola de ouro não é ?

        • Kacal
          Posted Março 26, 2019 at 12:47 pm

          Não, mas a selecção não é do Ronaldo, é dos portugueses e deves ir porque precisamos de apoio e somos todos portugueses. Se compraste bilhete, por algum razão foi. Digo eu. Mas cada um sabe de si, claro.

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Março 26, 2019 at 2:56 pm

            A Seleção Masculina AA de Futebol representa o país e pode até representar os portugueses mas, tal como o Presidente da República, jamais pode representar todos. Isso é atentar contra a liberdade de cada um. Já era altura de se acabar com essa história de dizer “de Todos”, Somos Todos”…

            • Kacal
              Posted Março 26, 2019 at 4:45 pm

              Repara que o user em questão comprou bilhete, foi ele que o afirmou, não eu. Logo se comprou bilhete presumo que não tenha sido forçado a tal, digo eu. Se comprou por alguma razão foi, daí se pedisse refund pela razão que enunciou, acharia um pouco sem sentido, daí ter dito o que disse. Mas no fim cada um sabe de si e toma as suas decisões e faz as suas escolhas.

            • Khal Drogo
              Posted Março 26, 2019 at 5:51 pm

              A liberdade, como sabe, tem muito que se lhe diga. Você tema liberdade de torcer pela Nigéria, se quiser; no entanto, eu tenho a liberdade de achar isso ridículo.

              E a comparação com o PR não será a mais correta. O PR é eleito democraticamente; a Seleção não, até porque só há uma (no que ao futebol senior masculino diz respeito, obviamente). Logo, se é português e quer torcer por uma Seleção, a lógica dita que o faça pela Seleção Portuguesa. Pode ir contra a lógica?? Claro, é livre.

              • PedroAlmeidaSLB
                Posted Março 26, 2019 at 7:17 pm

                Pois tem, mas… Não tem nada que ver com isso. A lógica é uma batata, por isso é que não existe apenas o Bem, também existe o Mal. Pela lógica, o mundo seria cor de rosa, não é?

                • Khal Drogo
                  Posted Março 26, 2019 at 8:15 pm

                  Não, pela lógica o mundo seria exatamente como é. Num mundo romantizado, sem adesão é lógica, é que seria cor de rosa.

                  • PedroAlmeidaSLB
                    Posted Março 26, 2019 at 9:59 pm

                    Então não fez sentido nenhum no que disse anteriormente. E só me deu razão no que eu disse. Ainda bem que entendeu,

                    • Khal Drogo
                      Posted Março 26, 2019 at 10:08 pm

                      Claro que faz sentido. Não é por x ou y elementos serem ilógicos que o mundo, no seu cômputo geral, deixa de ser lógico.

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Março 26, 2019 at 10:58 pm

                      O mundo não tem nada de lógico, nada mesmo. Justamente porque a lógica não estava presente no momento em que o mundo se formou.

                    • Khal Drogo
                      Posted Março 26, 2019 at 11:43 pm

                      Obviamente, não estou a falar do mundo como planeta, ou do universo em si. Não faria sentido misturar lógica com geologia, astrofísica e outras ciências que tais.

                      Falo sim do “mundo” humano. E esse rege-se, no cômputo geral, pela lógica. 99% das decisões que toma no seu dia-a-dia são regidas pela lógica, mesmo que de forma inconsciente. A fuga a isso é a exceção – que numas vezes abrilhanta o mundo, e noutras só o apodrece.

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Março 27, 2019 at 12:14 am

                      Compreendi

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Março 26, 2019 at 2:57 pm

          Ora nem mais, excelente resumo do que é a Seleção nos últimos 10 anos.

        • TheGolden
          Posted Março 26, 2019 at 5:02 pm

          Então prefere-se seguir uma “birra” por causa de um suposto “menino” do que ver a seleção jogar numa competição onde poderá ser o primeiro vencedor?

          Está certo. Ao que o futebol chegou..

          • Kacal
            Posted Março 26, 2019 at 6:01 pm

            Isto, subscrevo!

          • E o que temos
            Posted Março 26, 2019 at 7:02 pm

            Mas que birra? Agora tenho que gostar do futebol miserável de jogar para o Ronaldo que apresentamos? Agora tenho que gostar de ver o menino a fazer birra para ser chamado numa competição que o próprio desvalorizou não se querendo chatear com os jogos de apuramento? É pedir muito que se jogue futebol na seleção e ela deixe de ser o Ronaldo e os amigos? Opá se for avisem

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Março 26, 2019 at 7:18 pm

              Ora nem mais. Apoiadíssimo!

            • TheGolden
              Posted Março 26, 2019 at 7:21 pm

              Acho estranho esse comportamento, apenas isso.

              Então compra o bilhete para ver a seleção (partindo do princípio que é apoiante dela e que queira ver a seleção ter sucesso) e após essa compra e algum tempo depois dessa compra decide voltar atrás e preferir jogar Fifa (!!!!) em casa porque tem um ódio a CR7. Das duas uma, ou é daqueles que suporta a equipa que ganha (porque quando estava bem, comprou os bilhetes) ou o ódio a Ronaldo é incrível e faz com que tenha esse comportamento (no qual respeito, mas não é comportamento que teria e que na minha visão não é o mais adequado).

              • E o que temos
                Posted Março 26, 2019 at 7:38 pm

                Mas que ódio? Mas quando é que vocês metem na cabeça que o Ronaldo me é indiferente e se fosse o félix ou o patrício ou o manel a ter as mesmas atitudes eu ia dizer o mesmo? Lá por vocês serem os maiores fãs dele não quer dizer que qualquer pessoa com 2 dedos de testa que tenha a opinião contrária seja automaticamente hater mas apenas, como disse tem 2 dedos de testa. Eu quero ir ver a seleção a jogar bom futebol e a ganhar obviamente, óbvio que ao saber que vamos jogar futebol miserável que se vai resumir a passes para o ronaldo para ele chutar 59 vezes e marcar 1 golo durante 1 jogo me tira a vontade de ver futebol. Não vale tudo para ganhar, muito menos quando temos uma boa equipa que pode jogar perfeitamente bem sem esta idolatria bacoca e patética por 1 jogador.

                • TheGolden
                  Posted Março 26, 2019 at 8:18 pm

                  Continuo na minha, essa não é de todo a minha posição no que toca a este assunto, apoiarei sempre a seleção enquanto puder.

                  E não, não seria igual se fosse outro jogador, mas vou acreditar nessas palavras. Hoje em dia é muito fácil estar sempre a malhar no mesmo. A sensação que dá é que caso não existisse Ronaldo, tudo no seleção seria melhor. O que é mentira.

                  E também não, não sou super fã e sim, tenho dois dedos de testa. Penso por mim, graças a Deus e enquanto for assim, terei a minha opinião.

                • PedroAlmeidaSLB
                  Posted Março 26, 2019 at 8:18 pm

                  Não vale a pena, eles só vêem Ronaldo, Ronaldo, Ronaldo. Já nem existe Portugal em campo, só Ronaldo & Amigos.

              • PedroAlmeidaSLB
                Posted Março 26, 2019 at 8:17 pm

                Essa visão de “não endeusar Ronaldo = ODIAR Ronaldo” é muito limitada… Mesmo muito limitada!

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Março 26, 2019 at 7:18 pm

            Birra? É o exercer do poder concedido pela FPF a um jogador.

            • TheGolden
              Posted Março 26, 2019 at 7:33 pm

              Como se fosse um jogador qualquer.

              É isso que não percebo! Para o bem e para o mal (e sinceramente não vejo a tragédia que muitos vêm) há estatutos em todo o lado, TODO! E CR7 tem o seu, que conseguiu após anos e anos de seleção onde muitas vezes nos “safou” de boa, sobretudo a partir de 2010 (a partir de Paulo Bento).

              Não vejo um escândalo nisto sinceramente. É já o querer embirrar por embirrar. É aqueles que quando chove querem sol e quando está solheiro querem chuva.

              Já não há paciência para estas discussões.

              • PedroAlmeidaSLB
                Posted Março 26, 2019 at 8:19 pm

                Estatutos? Só o de capitão e subcapitão! São 23 convocados, NENHUM é mais do QUE OUTRO. E acabou a conversa.

              • Kacal
                Posted Março 26, 2019 at 9:05 pm

                Já disseste tudo TheGolden, mas quem se recusa a ver a lógica e pensar sem ver só um lado, nunca irá dar o braço a torcer. Falamos numa coisa, vêm com outra. Mas subscrevo tudo que disseste!

                • PedroAlmeidaSLB
                  Posted Março 26, 2019 at 10:05 pm

                  Lógica? Não há lógica nenhuma em definir um comportamento mimado como lógico, a não ser que se trate de um nível muito atroz de eloquência amada…

  • Kacal
    Posted Março 25, 2019 at 10:57 pm

    A selecção é sempre mais forte com Ronaldo, não tenho duvidas disso. Fizemos 2 jogos de qualidade e já aproveitam para dizer que ficamos pior com ele e quase devia retirar-se, calma. Com ou sem ele não jogamos nada, a verdade é essa e a culpa é do treinador, claramente. Mas um jogador com o peso do seu nome, com a sua apetência para ser decisivo e um goleador nato, faz sempre falta e é sempre bem-vindo. Posto isto, caso vá à Liga das Nações irei aceitar e apoiar, fortalece-nos. Se for irei aceitar também. Era óbvio que sendo chamado de volta para a qualificação iria manter-se para a Liga das Nações, mas eu não o chamaria para essa competição como já disse anteriormente.

    • Miguel Carvalho
      Posted Março 26, 2019 at 9:41 am

      Concordo plenamente, Portugal parece neste momento à deriva, joga com uma fraca ucrânia e mete 3 gajos no meio campo idênticos, joga com a Sérvia já joga ao ataque mas mete danilo e william que são idênticos, tira o Rafa que estava a ser o melhor… não sei o que se passa com o Fernando Santos mas se jogamos como jogamos na liga das nações basta voltar a fazer o mesmo com o Ronaldo.

      • Kacal
        Posted Março 26, 2019 at 1:06 pm

        Exacto Miguel. Ora nem mais. Se jogamos bem na Liga das Nações, não é por ter Ronaldo que não podemos jogar também, não estamos a falar de nenhum “cepo” ou “tronco”. O modelo de jogo, as suas opções para o 11, as próprias substituições, o problema parece-me ser o treinador, sinceramente. E é muito conservador também. É preciso uma mudança!

    • Dca
      Posted Março 26, 2019 at 12:23 pm

      Fizemos 2 jogos de qualidade?
      A nossa ambição anda muito baixa.

      • Kacal
        Posted Março 26, 2019 at 1:04 pm

        2 jogos de qualidade antes do Ronaldo, não estes últimos com ele. Refiro na Liga das Nações e mesmo aí nem acho que tenham sido tão bons assim, mas enfim. Concordo.

  • DNowitzki
    Posted Março 25, 2019 at 11:31 pm

    A forma como alguns comentadores (aqui e nos «media») tratam o Ronaldo é incrível. O homem limita-se a dar uns pontapés na bola, a participar num circo que é o futebol em particular e o desporto em geral. Não faz mais nada do que isso, ou seja, contribuir para alimentar o ópio do povo, por mais importante que este – o ópio – seja e substitua, em parte, os conflitos armados, uma espécie de gladiadores dos tempos modernos.

    Passar daí para o colocar num trono qualquer vai uma distância maior do que aquela que Filípides, ainda por cima com os casos que carrega às costas. É um simples jogador de futebol, dos melhores, é certo, mas nenhum herói que contribui para o futuro da Humanidade.

    • 100Clubismo
      Posted Março 26, 2019 at 12:18 pm

      Seguramente não é este o tipo de comentário de esperava emcontrar num blog de desporto.
      A única coisa com a qual concordo nesse comentário é o endeusamento bacoco a jogadores de futebol, mas também que vem, sobretudo, ou de crianças ou pessoas com pobreza mental e/ou espiritual. Aliás, sou contra qualquer tipo de endeusamento ou idolatria.

    • Kafka
      Posted Março 26, 2019 at 1:30 pm

      Exclente comentário Nowitzki

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Março 26, 2019 at 8:16 pm

      Excelente, subscrevo totalmente!

  • Antonio Clismo
    Posted Março 25, 2019 at 11:34 pm

    Não merece estar, apesar de obviamente haver sempre espaço para ele na Selecção.

    Mesmo acaba por ser normal, em termos de marketing e lucros, a presença ou não de um jogador com o peso mediático do Ronaldo é completamente diferente numa competição curtíssima com formato de Final 4.

    Os patrocinadores dele (Nike, etc) agradecem a visibilidade com as cores da selecção. Desde 2009 que a equipa onde joga equipa sempre de Adidas, a presença do Ronaldo na selecção nacional é mais do que obrigatória para a empresa que lhe pagará 1000 milhões de euros no contrato vitalício assinado à uns anos.

    A não ser que se mude para um clube equipado pela Nike, o Cristiano Ronaldo nunca sairá da Selecção Nacional, mesmo que tenha 40 anos. O seus 158 milhões de followers são de extrema importância para quem quiser fazer dinheiro fácil à custa dele.

    • Antonio Clismo
      Posted Março 26, 2019 at 10:59 am

      Ronaldo está acima da selecção portuguesa, quer queiramos quer não. Uma espécie de Ibrahimovic na Suécia ou Gareth Bale no país de Gales. Eles basicamente podem fazer o que quiserem.

      Não me surpreenderia se fosse o próprio Ronaldo a escolher os jogadores que quer ao seu lado nas várias competições.

      • Amigos e bola
        Posted Março 26, 2019 at 12:26 pm

        A diferença é que o Ronaldo tem muito mais qualidade na sua equipa que o Ibra ou o Bale nas suas seleções.

  • Tiago Silva
    Posted Março 26, 2019 at 6:18 am

    Não deveria ir, porque se recusou a jogar a qualificação. Simples!

  • Manuel Teixeira
    Posted Março 26, 2019 at 9:31 am

    Entristece-me muito que a selecção portuguesa se tenha tornado na selecção do Ronaldo. É uma bajulação excessiva que em nada beneficia Portugal. É um enorme jogador, mas temos outros talentos que precisam de espaço para se afirmar.

    Dizer que precisava de tempo para ele é ridículo. Por mim, ficava de fora na Liga das Nações.

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 26, 2019 at 9:41 am

    Era a palhaçada total, mas obviamente que vai ser convocado…

  • Pésquerdo
    Posted Março 26, 2019 at 9:53 am

    Tem sempre de existir um bode expiatório em todo e qualquer assunto cá na Tuga. Agora querem que seja o Ronaldo neste. Nem achei que tenha jogado mal neste seu regresso.

    Nem me pareceu que o procurassem em excesso nos jogos que fizemos agora, parece-me é que não temos jogadores capazes de atirar à baliza. É um conjunto de jogadores sem ou com pouco golo, é normal que procurem mais o passe que o remate. Principalmente quando o mister insiste em meter um trinco distribuidor a 8, que depois passa quase a médio ala esquerdo se não marcamos.

    Na equipa lançada ontem quem é que ia facturar? O Rafa? O Bernardo? O William? É tudo jogadores com pouca acutilância para o golo.

    Espero que o Renato Sanches e o Adrien recuperem rapidamente as suas carreiras, precisamos de jogar com um box-to-box de raiz, não é com este meio campo a gasóleo que vamos lá.
    Para mim o meio campo na final four seria William, Renato / Adrien (se estiverem com mais ritmo na altura) e Bruno Fernandes. Depois o Bernardo a jogar com liberdade com o Rafa / João Félix + Ronaldo na frente.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Março 26, 2019 at 2:54 pm

      A parte do Rafa e Bernardo terem pouca acutilância para o golo de é de rir.

      • Pésquerdo
        Posted Março 28, 2019 at 9:59 am

        Ai é? Então mas se entre eles os 3 há 5 golos marcados pela Selecção principal?
        2 do William (em 55 jogos) e 3 do Bernardo (em 35 jogos).

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Março 28, 2019 at 11:28 am

          O Rafa pouco joga pela seleção, o William nunca teve apetência para marcar golos e o Bernardo Silva na seleção joga fora de posição. Basta ver o que o Rafa e o Bernardo fazem a jogar onde mais rendem… Golos em número razoável ou bom

  • MM
    Posted Março 26, 2019 at 10:00 am

    Por opção pessoal nao ajudou a chegar à fase final da liga das Nações. Agora quer ir, mas se eu fosse o engenheiro nao ia.

  • rmatos24
    Posted Março 26, 2019 at 10:26 am

    Neste momento a presença de Ronaldo na seleção faz lembrar a expressão popular: “Preso por ter cão e preso por não ter.” Isto porque temos o termo de comparação. Ronaldo tem sido o expoente máximo da equipa das quinas há mais de uma década. Habituou-se com naturalidade ao peso de “levar a equipa às costas” quando nem sempre existiu essa necessidade, mas Ronaldo é uma máquina que quer ser sempre o melhor, seja no clube, seja a defender o seu país. Nós, portugueses, habituamo-nos a isso. Há anos que não jogamos nada, mas tínhamos sempre a esperança que o nosso CR7 resolvesse os problemas, como muitas vezes o fez. Mesmo os colegas de equipa, acredito que de forma inconsciente, acabam por procurá-lo 90% das vezes porque sabem que ele pode resolver e porque nem sempre sabem o que fazer à bola. Aqui o dedo do treinador tem toda a influência e digo isto de uma forma negativa. Nenhum treinador conseguiu “meter mão nisto”. Talvez Scolari mas aí Ronaldo ainda era um miúdo e estava a aparecer. Certo é que há vários anos que nos habituamos a isto, jogar pouco, futebol pobre, assente na esperança de alguém resolver, habitualmente o nosso capitão.

    Eis quando, já com o avançar da idade e numa transferência mediática, Ronaldo segue para Turim e pede um tempo de descanso, altura em que disputamos a Liga das Nações. Aí, curiosamente, apresentamos um futebol bem mais agradável, onde todos parecem ter importância, servindo até para lançar novos talentos em emancipação do futebol português. Defrontamos Itália e Polónia e apesar de alguns jogos difíceis, passamos uma imagem de seleção coesa, forte, talentosa, não dependente do nosso CR7. Fernando Santos, tantas vezes criticado pelo seu futebol apático, pobre, conseguia aqui mostrar que também ele tem capacidade de meter uma seleção com qualidade a jogar de forma mais atrativa.

    Termina a fase de qualificação da Liga das Nações e regressa também o capitão. E eu penso. Epá, é o melhor do mundo, com ele estamos sempre mais perto de fazer golos, digo isto com toda a convicção, mas também parece evidente que, com CR7, jogamos de outra forma e o futebol é demasiado pobre. Culpo essencialmente Fernando Santos. Não tem tido a capacidade de gerir a equipa com CR7 da mesma maneira que o faz quando ele não está. Parece que não lida bem com esta “pressão”, não sei. Mas gostaria de ver a nossa seleção a jogar bem melhor que aquilo que fez nestes últimos dois jogos e para isso algo tem de mudar.

  • Nickles
    Posted Março 26, 2019 at 10:41 am

    Por mim vai. Porque não? Se é português que vá. Aproveitar-se da selecção? Eu quero lá saber. Desde que a selecção ganhe por mim está tudo bem.
    Até é melhor para mim. Sempre que a selecção ganha algo de relevo, há festa aqui no emprego. Cada um traz um aperitivo/comida/bebida de casa. Bolo, refrigerantes (light ATENÇÃO), chamussas (temos uma colega que faz umas ótimas) e outros salgados. Há de tudo.

    Desviei-me um pouco do assunto. Mas por mim pode ir à vontade.

  • M1950
    Posted Março 26, 2019 at 11:24 am

    Ele mesmo enquanto capitão é que deveria assumir a sua decisão e mostrar que é um líder não indo nem pressionar para ir à final da Liga das Nações.

    É claro que não deve ser convocado.

    Falta de respeito.

  • Khal Drogo
    Posted Março 26, 2019 at 12:40 pm

    Há alguém que consiga estar no meio termo em relação ao Ronaldo? É bajulação de um lado, é uma posição completamente anti-Ronaldo do outro… Enfim.

    • SenyorPuyol
      Posted Março 26, 2019 at 2:13 pm

      Toda a razão!

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Março 26, 2019 at 8:15 pm

      Ora nem mais…

      • Kacal
        Posted Março 27, 2019 at 12:41 pm

        O SenyorPuyol tem legitimidade para subscrever este comentário, já você dizer “ora nem mais” quando se encontra na 2ª situação é cómico! Eu pelo menos, embora não ache que me insira na 1ª porque já critiquei o Ronaldo antes e apenas defendo quando acho que as críticas são exageradas e “malhar por malhar”, tive a decência de não subscrever.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Março 27, 2019 at 12:52 pm

          Como sabe que eu me encontro na 2a situação? É tutor da minha posição? Eu tenho um desvio de 10% quanto à 2a situação, portanto não.me encontro nela. Logo posso dizer que é como esse user disse… Há pessoas totalmente extremistas, eu não sou uma delas.

  • Joaquim O
    Posted Março 26, 2019 at 12:44 pm

    Claro que merece. Fez muito pela seleção e é o melhor marcador. Parece-me mais indicado ele jogar num sistema de 4-4-2.

  • M1950
    Posted Março 26, 2019 at 1:16 pm

    Mais perigoso que isto , é que o Dyego Sousa que já se percebeu que é um jogador sem pedigree vai continuar a ser chamado para não se assumir que foi um erro.

  • oMeuUserName
    Posted Março 26, 2019 at 2:21 pm

    Para mim não devia ser convocado, pelos motivos que muitos apontaram: falta de compromisso, falha enquanto capitão (para mim a pior), recolha de frutos do trabalho dos outros, etc.
    Mas o que eu acho mais ridículo é a argumentação dele da adaptação a um novo clube e a um novo país. O que acharão o Patrício, o Fonte, o William, o Gelson e o André Silva? Tudo jogadores que mudaram de clube e de país no último Verão, tal como o capitão, mas que jogaram a liga das Nações na mesma. Além de que poucos (ou nenhum) jogadores do mundo terão a estrutura de apoio que Ronaldo tem por trás, o que, acrescentado ao facto de ele ter sido contratado para ser a figura maior duma equipa (não tem de provar nada a ninguém), enquanto grande parte dos outros chegaram ao seu destino com a necessidade de terem de lutar por um lugar.
    Se a argumentação fosse uma coisa do género “Ah e tal, é uma competição que não valorizamos muito, onde decidimos dar espaço aos mais novos para ganharem experiência de seleção e alcançarem um lugar no grupo”, aí aceitava de bom grado. Seria um pouco como a Alemanha fez na Taça das Confederações, em que levou uma “equipa B” para aquela competição. Mas neste caso, todas as principais figuras da seleção foram, excepto uma, que se desculpou com vontades pessoais, que, atenção, são válidas de se ter, mas que deveriam ter consequências. A primeira das quais, e mais óbvia, seria manter a coerência no que toca à importância da competição e abdicar dela, independentemente de estar um título em jogo. Isso sim, seria uma atitude coerente e de capitão. Agora um capitão (e quase dono da seleção) que deixa o trabalho “sujo” para os outros e aparece no fim para tentar a glória, não me parece uma atitude correta. Posto isto, acredito que a sua posição de capitão saia fragilizada após isto, e por isso pudesse ser repensada. Não dentro da estrutura da seleção, onde aí ele é rei e senhor, mas sim aos olhos dos companheiros e da opinião pública. Esta ideia atual de que o melhor jogador tem de ser o capitão nunca me entrou na cabeça… Ronaldo não é um bom capitão, Messi não é um bom capitão, Neymar não é um bom capitão, etc.
    Revolta-me ver que um só jogador (por muito bom que seja) tem todo este poder, tanto na estrutura como no balneário e em campo. Tudo seria tão melhor se jogássemos COM o Ronaldo e não PARA o Ronaldo…

  • Eagle1991
    Posted Março 26, 2019 at 7:54 pm

    Por uma questão de coerência Ronaldo não deveria ser convocado. Não esteve disponível para a qualificação portanto se a equipa conseguiu sem ele qualificar se merece jogar quem contribuiu para essa qualificação. Ronaldo e um grande jogador mas não pode colocar a pressão toda sobre ele. Portugal continua a ser uma grande seleção sem o madeirense mas claro que com ele melhora. Votos para que a equipa não esteja tão enibida de jogar para o Ronaldo quando ele está em campo.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 26, 2019 at 9:02 pm

    Se vai ser convocado? Vai.
    Se deve ser convocado? Não. Após nada ter feito para tal por opção própria.

  • Luis Capela
    Posted Março 26, 2019 at 10:43 pm

    O estatuto existe, e ainda bem, mas há certos limites. E este não é um desses limites para mim, portanto concordo que vá.

  • gigbola
    Posted Março 27, 2019 at 12:12 am

    1º Portugal jogou 60 sem Cristiano Ronaldo em campo.
    2º A sua ausência não se traduziu, que eu tenha visto, numa melhoria no jogo coletivo.
    3º Portugal não tem nehuma ideia de jogo da defesa para a frente……………

Deixa um comentário