Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ronaldo também bate recordes negativos. Em 14 penáltis por Portugal já falhou 6

Momento para alterar a prioridade nas bolas paradas? O penalti desperdiçado podia ter custado o apuramento, e a taxa de aproveitamento nos livres ainda é pior – apenas um em 8 fases finais é muito curto -, e neste Mundial já teve 3 “acessíveis”, tendo disparado os três contra a barreira.

Cristiano Ronaldo foi protagonista nas duas primeiras jornadas do Mundial, principalmente pelos golos que marcou, mas o jogo contra o Irão não vai ser de boa memória. O português, que até saiu da partida algo amuado, apesar da Equipa das Quinas ter passado aos oitavos, falhou a sua sexta grande penalidade em jogos pela seleção, em 14 tentativas, e é líder isolado neste registo histórico negativo. No total, conseguiu meter a bola na baliza em 57% dos penáltis. Figo, com quatro desperdiçados, e Rui Jordão, com três, completam o Top 3 dos internacionais portugueses que mais penáltis desperdiçaram pela selecção.

88 Comentários

  • Galazzi
    Posted Junho 27, 2018 at 1:02 am

    Chega a ser revoltante a quantidade de comentários negativos, absurdos e sem nexo que se podem ler neste post acerca do Ronaldo.
    Sinceramente revolta-me muitos deles, pois não tem o mínimo de cabimento e de analise critica, é pura simplesmente, criticar por criticar. Eu chego a pensar que essas pessoas só conseguiram gritar golo de Portugal no nosso 3º jogo contra o Irão, visto que nos dois jogos anteriores tinha sido o Ronaldo a marcar por quatro vezes. Em Portugal, para algumas pessoas a memória é realmente muito curta. Alguns users aqui fazem-me lembrar aquelas pessoas que não acreditam em Deus, não acreditam nos Santos, não acreditam na igreja, falam mal da religião, mas ao Domingo de manha, não falham uma missa.
    Quanto ao post em si, é certo que as estatísticas não abonam a favor do Ronaldo, mas em suma, penso que deve continuar a ser ele a bater os penaltis. As estatisticas referentes até a época 2017/2018, mostram que no Real Madrid Ronaldo converteu 85% dos penaltis que marcou, ora, arredondando esta marca para baixo, em 10 penaltis, Ronaldo marcou 8. O ideal seria marcar os 10, mas nem sempre isso é possível e sua frente também está um Homem que pretende fazer o seu trabalho, que é defender.
    Na selecção neste aspecto as coisas podem até não estar a correr tão bem, mas nem sempre as coisas podem correr bem.
    Quantos aos livres a história já é outra, a quantidade de vezes em que a bola bate na barreira ou passa sobre a barra tem vindo a aumentar drasticamente. Neste aspecto penso que sobre o lado esquerdo e principalmente a entrada da grande área deveria ser o Guerreiro a bater, pois tem muita qualidade. Sobre o lado direito talvez optasse pelo João Moutinho. Mas para quem tem de decidir é sempre complicado pois nunca se sabe o que esperar de um jogador como Ronaldo , que em dia sim, pode fazer o que fez contra a Espanha quando bateu o livre. Apesar de não concordar com a escolha de Fernando Santos em que seja o Ronaldo a bater os livres, dou sempre o beneficio da dúvida, pois não sei o que se passa nos treinos, mas acho que não seja muito diferente do que aquilo que se verifica quando bate os livres nos jogos.

  • Guedes
    Posted Junho 26, 2018 at 9:44 pm

    Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores de sempre! Isso é um facto inegável agora o mito de é exímio a marcar livres é de rir. Quem acompanha os jogos do capitão português verifica que a bola vai quase sempre contra a barreira. Preferia que se desse a oportunidade a Bernardo Silva ou Quaresma. No que concerne aos pênaltis, CR7 não costuma falhar muitos mas isso é algo que tem acontecido na seleção. Mas sinceramente o que me transtorna mais é quando vejo Ronaldo a 35m da baliza ou às vezes até mais e tenta o remate. Acho ridículo. Contudo, força Portugal e que Ronaldo afine a sua pontaria visto que não vai deixar de ser ele o batedor dos livres e pênaltis da seleção.

  • Zamorano
    Posted Junho 26, 2018 at 5:21 pm

    Cristiano tem imensas qualidades mas neste capítulo funciona como um eucalipto: seca tudo à volta e não deixará oportunidade para outros tentarem a sua sorte, sobretudo nos livres… Então agora que marcou um (excelente) livre contra a Espanha, tem carta verde para marcar os próximos 50, independentemente da eficácia, que é de facto baixa. Nada a fazer…

  • RicardoFaria
    Posted Junho 26, 2018 at 5:00 pm

    Nos penaltys tem de continuar o Ronaldo a marcar porque é o melhor.
    Agora nós livres, acho que o CR7 deveria dar lugar a outro jogador porque poucos passam a barreira.

    Saudações DesPortistas!

  • 100Clubismo
    Posted Junho 26, 2018 at 4:47 pm

    O Cristiano, em 20 livres, acerta dois. Só os bate por estatuto. Metam outra pessoa qualquer a batê-los, porque chega a ser bisonho. Nisso o Messi é muitíssimo melhor do que o Ronaldo, não tem comparação.

    • Miguel Caçote
      Posted Junho 26, 2018 at 5:20 pm

      Já estás a ser generoso.

      É que na seleção desde 2004 acertou apenas 1… Deve ter batido + de 50

  • Pedro Leal
    Posted Junho 26, 2018 at 4:16 pm

    O problema é que apesar da seleção ter melhores cobradores de livres que Ronaldo nenhum deles tem a capacidade de se chegar a frente devido a Ronaldo ser a estrela desta seleção e também uma lenda do futebol mundial.
    Penaltis não se devia mudar mas livres à entrada da área devia ser o Guerreiro pelo menos do lado direito.
    O principal problema do Ronaldo é que tenta bater os livres quase sempre da mesma forma que é em força onde a bola vai reta e com força. Este estilo de bater livres é bom se foram livres de longa distância, mas a curta distância deve-se tentar “mandar em arco”, ou seja, com efeito para que a bola passe rente a barreira e vá colocada. Sendo que até o Ronaldo já fez isso contra a Espanha e resultou em golo.

  • Il Codino Divino
    Posted Junho 26, 2018 at 3:37 pm

    Mais do que os penaltis, preocupa-me os livres. Ou melhor, preocupa-me como é que o Ronaldo deixou de os saber bater.
    É verdade que nunca foi um super especialista, mas também é verdade que tinha um estilo perigosíssimo e imitado. Os “tomahawk’s” eram uma das suas armas. A maneira como a bola subia e descia muito rapidamente junto à baliza. Desde há 3/4 anos para cá, diria que uns 70% não passam da barreira.

    • GMC
      Posted Junho 26, 2018 at 3:57 pm

      Vale o que vale, mas já ouvi dizer que a evolução das bolas de futebol condicionou essa técnica, sendo com estas bolas mais recentes mais difícil de conseguir fazer a bola fazer essa trajectória.
      Não sei se se deva acreditar muito nisto, mas é certo que o Ronaldo baixou muito muito a taxa de acerto

      • Il Codino Divino
        Posted Junho 26, 2018 at 5:00 pm

        A última bola que me lembro de ser fortemente criticada foi a jabulani, do Mundial 2010. Mas talvez… No entanto, se for esse o factor, tem que dar a volta a isso. Não pode continuar a bater como fazia antes. Que comece a bater mais em jeito, por exemplo.

  • Xyeh
    Posted Junho 26, 2018 at 3:20 pm

    Como é que ninguém falou no Quaresma para os livres? Guerreiro, Quaresma, Moutinho, Manuel Fernandes, Bernardo Silva são neste momento melhores batedores que o Ronaldo.

  • RonaldoFenomeno
    Posted Junho 26, 2018 at 3:13 pm

    Há uma coisa que as pessoas (ainda) estão a interpretar mal:
    – Ronaldo não quer o bem da Seleção; ele quer o bem dele, mas percebe que só atingindo metas na seleção poderá chegar ao pessoal; Portanto o ideal será que a equipa chegue longe, mas sempre em torno do seu nome para ser idolatrado. Ou seja, potenciais situações de golo ele jamais abdicará delas: Livres e penaltis é tudo dele; mesmo sabendo de antemão que os livres terão uma probabilidade, diria, de mais de 80% de bater na barreira ou seguir para Marte;
    – num particular que fizemos sem Ronaldo, dois livres à entrada da área, dois livres de Moutinho, dois golos;
    – neste jogo de Marrocos há um livre a pedir pé esquerdo (Guerreiro, por exemplo) e quem o marca? Ronaldo. Destino: Barreira.
    – mantenho o que disse no jogo de Marrocos: Ronaldo atrofia o jogo de Portugal no último terço; Há um insistente esforço para passar ao CR7, mesmo que estejam colegas bem colocados;
    – Ronaldo não esteve mal só nas bolas paradas: esteve mal na recepção de bola, esteve péssimo no passe, abusou no individualismo e insistentemente quis fazer tudo sozinho, perdendo a bola ou rematando de forma disparatada;
    – Se contra a Espanha marcou de penalti, fez um passe que De Gea meteu lá dentro e gastou o tiro de livre que tem em 100 tentativas; Depois disso valeu 3min contra Marrocos e está há 177min a querer protagonismo e querer resolver tudo sozinho, “obrigando” a que a bola no último momento de construção ofensiva seja SEMPRE sua e atrofiando o jogo quer dos colegas, quer da equipa;
    – ontem devia ter sido expulso (por muito que não gostemos, Queirós – com quem até jogávamos futebol a sério e fomos eliminados contra a melhor Espanha de sempre com um golo ilegal – teve razão);
    – por momentos acreditei que ia simular uma lesão para hoje virarem os focos para ele e esquecerem-se do penalti falhado. É notório que não gosta de protagonismo nos colegas, mas este comportamento agrada à FPF (Olá Nike!!!);
    – onde andas Payet?

    • antonioSLB
      Posted Junho 26, 2018 at 7:25 pm

      Isso tudo amigo. Ronaldo ė igual a Donald Trump, e tudo o que faz ė em funçåo das suas unicas preocupações na vida:
      – o seu dinheiro
      – a sua imagem.
      Tudo o que faz ė em função da sua vaidade e dos seus objetivos apenas e sö pessoais. A seleção ė apenas um meio para atingir os seus fins que são a sua fama, seu prestigio e a sua gloria pessoal. So preciso da seleçáo para isso, de resto estä-se borrifando para ela. Antses do jogo com a Espanha disse á imprensa espanhola que de certeza iria ganhar numa atitude arrogante. No final do jogo nåo ganhou, nåo cumpriu o que prometeu. Estava triste pela equipa? Nada disso, até festejou! Mas ganhou o jogo? Náo, mas foi ELE que marcou os golos! Ontem no final o objetivo de apuramento da Equipa foi alcançado. Festejou ou estava contente? Nada disso. Porquē? Porque nåo foi ELE que marcou o golo, nem sequer brilhou. E a seleção joga e sempre jogou um futebo mais Coletivo sem ele do que com ele. Nåo há a obrigatoriedade obcessiva dos companheiros lhe passarem a bola quando passam o meio campo. Este ultimo facto tambem esta a acontecer neste mundial com os jogadores da Argentina em relação a Messi.

      • Barinho
        Posted Junho 26, 2018 at 7:43 pm

        Ele não disse à imprensa espanhola de forma arrogance, brincou com um jornalista espanhol quando o foi cumprimentar a entrada do hotel…

        Realmente ê incrível o que por aqui se lê. O homem está lixado faça o que fizer. Se joga bem o mérito é dos outros ou há demérito do adversário. Se joga mal não presta. Se festeja depois dum empate conseguido contra a Espanha no fim depois dum jogo em que carregou a equipa é arrogante e só pensa nele. Se não festeja é arrogante.

        Já nem vale a pena comentar. É ódio a mais.

    • andreacteles
      Posted Junho 26, 2018 at 4:37 pm

      Até tem razão mas o subentendido ódio ao Cristiano que sente, faz com que exagera algo nos pontos que referiu notando claramente um ódio pelo Cristiano, logo é um comentário algo parcial. Em relação aos livres concordo. Ronaldo, sempre quis ser o melhor e que mal tem? Ele saber perfeitamente que o seu sucesso passa pelo sucesso coletivo da equipa das quinas. Ele quer sempre o protagonista? “Querer resolver tudo sozinho” , “..atrofiando o jogo quer dos colegeas quer da equipa”. É preciso recordar o quão mentira isto é? Basta ver o jogo da Espanha, onde foi o elemento mais importante da equipa, dando um golo de bandeja ao Gonçalo Guedes. Marrocos, outro grande passa para Gonçalo Guedes. Só fui buscar os últimos e já se percebeu que não é bem assim e exageras. Se a equipa joga em demasia para Ronaldo? Concordo, mas não diria que a maior culpa disso será dele mas passando talvez primeiro pelo treinador.
      Vamos ser mais sensatos, somos os primeiros a odiar os nossos quando fazem algo mal. Esteve abaixo das expetativas no jogo contra o Irão. E depois? Messi também, e não deixa de ser um grande jogador. Ronaldo atrofia o jogo de Portugal? Então o Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, João Mário, William são o que? A seleção não está na sua melhor forma ha aspetos a melhorar mas vamos ter alguma sensatez e separar as coisas. Portugal com Ronaldo só fica a ganhar, nunca fica a perder.
      Concluindo, concordo em algumas coisas referidas mas em outras é só o ódio pelo Ronaldo a falar mais alto.

    • Kacal
      Posted Junho 26, 2018 at 3:23 pm

      Uma pessoa que resume o golo de livre do Ronaldo contra a Espanha a: “…e gastou o tiro de livre que tem em 100 tentativas” não pode ser levado a sério mesmo que tenha uma certa razão em muita coisa que disse, peço desculpa.

      • Fernando neves _36
        Posted Junho 26, 2018 at 4:59 pm

        Tens toda a razão Kacal, chega a ser doloroso o que se lê aqui.

      • Consuela
        Posted Junho 26, 2018 at 3:58 pm

        É a verdade. Ele só tem razão e deve ser levado a sério. Quem disser que o livre não é uma sorte descomunal é que não merece ser levado a sério.

        • Kacal
          Posted Junho 26, 2018 at 4:38 pm

          O livre é sorte? Acho que é melhor ver a repetição mais umas quantas vezes. O problema das pessoas é criticar quando devem criticar, mas criticar quando devem elogiar, ou seja, criticar sempre, isso é que me tira do sério, confesso. Não há mérito em nada… o livre é muito bem batido e é intencional, logo sorte nada teve a ver com isso. Basta a ver a movimentação do corpo, o olhar e a forma como remata, até a lentidão em partir para a bola, ele quis bater assim. Obviamente correu bem, mas isso é como em tudo, agora dizer que foi sorte no teu caso e resumir o livre ao que o outro user resumiu, é algo tendencioso.

          • Miguel Caçote
            Posted Junho 26, 2018 at 5:24 pm

            Não só teve sorte como a barreira estava mal colocada como tudo.

          • Consuela
            Posted Junho 26, 2018 at 5:08 pm

            Teve sorte de ela ter entrado, como comprovam todas as outras tentativas prévias falhadas. Se eu jogar no euromilhões e ganhar também foi intencional, não quer dizer que não tenha tido sorte.

            • Kacal
              Posted Junho 26, 2018 at 7:19 pm

              Não dá, desisto. Comparar o euromilhões com o livre do Ronaldo tem tudo a ver. Pronto, levem a bicicleta

  • GMC
    Posted Junho 26, 2018 at 2:43 pm

    Nos livres até concordo, temos excelentes batedores como Guerreiro, por exemplo. Agora nos penaltis não concordo de todo.
    O Ronaldo é especialista. Lá por ter falhado um penalty ontem não devemos colocar em causa a sua eficácia.
    De acordo com o transfermarkt em 124 penaltis batidos tem 104 que deram golo e apenas 20 falhados. Falamos de uma taxa de conversão de +/- 84%
    Continuo a achar que na marcação de penaltis o Ronaldo é o mais indicado.
    Agora nos livres é outra história…

    • Xyeh
      Posted Junho 26, 2018 at 3:22 pm

      O Ronaldo joga bem é o melhor de sempre, joga mal é o lixo que estraga a selecção, vai ser sempre assim, adorado por uns e odiado por outros.

  • SenyorPuyol
    Posted Junho 26, 2018 at 2:39 pm

    Não me parece que seja preocupante, falhar um penalty acontece a qualquer um, o homem tem um aproveitamento incrível, não se pode pôr em questão a sua capacidade.

    Mesmo em livres, vamos lá ver, criticamos porque os bate sempre mas o aproveitamento nem é tão mau, o estilo dele é que faz a bola bater muitas vezes na barreira, mas se passa é dificílimo de parar. Ronaldo tem mais golos de livre na carreira que Juninho Pernambucano, alguém põe em questão a qualidade do Juninho nessa componente do jogo?
    Penso que foi em Janeiro, a FourFourTwo publicou um artigo sobre a taxa de aproveitamento de livres desde 2013/14, Ronaldo tinha melhor aproveitamento que Zlatan e quase o mesmo que Messi (mas o artigo até saiu antes dos três jogos seguidos a marcar de livre do Argentino, só para puxar a brasa à minha sardinha, desculpem ;) )… E nenhum dos três estavam entre os 15 melhores aproveitamentos… Nem Neymar, nem Willian, nem Alexis, nem De Bruyne, nem Çalhanoglu!!! (lembro-me destes porque fiquei surpreendido na altura) Todos estes são especialistas, uns mais que outros, mas na maioria dos casos ninguém põe em questão que marquem os livres nas suas equipas, porque temos nós de mudar a hierarquia nos livres? Tudo bem que Guerreiro os bata quando o livre é em perfil favorável, mas nada mais, que alternem, não que os deixe de bater.
    Se encontrar o artigo, até ponho aqui o top 15 (penso que era até ao 15º que contavam) só pela curiosidade.

    • Luis 1 2 3
      Posted Junho 26, 2018 at 7:39 pm

      O ronaldo tem mais golos de livre que o juninho!!! A serio?? O ronaldo é o pior marcdor de livres ou seja o jogador que precisa de mais tentativas para marcar 1 golo

    • Kafka
      Posted Junho 26, 2018 at 4:13 pm

      Puyol

      Mas esse estudo contempla apenas golos?

      Para mim se contempla apenas golos é um estudo mal efectuado, pois imaginemos, tu marcas 10 livres, 9 batem na barreira e 1 é golo… Eu marco os mesmos 10 livres, 5 são defesas apertadas do guarda redes ou vão aos postes, e 3 ou 4 vão para fora e 1 é golo

      Ora neste cenário quem marca melhor livres? Eu ou tu? É que ambos marcamos 1 golo, mas eu criei muito mais perigo que tu, agora do outro lado tb está um gr que defendeu as bolas…

      Do que percebi desse estudo, apenas quantificou o nr de golos, não analisando os remates que não deram golos…

      Diga_se ainda que é normal o Cristiano ter o msm nr de golos do Messi de livre, apesar do Messi ser muito superior ao Cristiano a marcar livres, é que o Messi só começou a marcar livres a uns 3/4 anos… O Cristiano bate os livres todos a uns 10 anos

      • SenyorPuyol
        Posted Junho 26, 2018 at 5:06 pm

        Nisso tem toda a razão, o estudo, de facto, apenas contabiliza os golos. Também não dizem se contam os livres em que o jogador cruza em vez de rematar (por exemplo, contam 165 livres de Messi nessas 4 épocas e meia, não sei se ele rematou todas, também contam 76 do Pjanic, 42 do Alaba, duvido que eles tenham rematado todos esses livres).

        E no exemplo que deu, dou-lhe mais uma vez a razão.
        E sim, também concordo que Messi bate melhor os livres, para além dos que marca, a quantidade de vezes que a tentativa acaba na barra é assustadora!!
        Ah e não têm a mesma quantidade, apenas o mesmo aproveitamento (em percentagem).

        Quanto ao último parágrafo, baseando-me em dados do Transfermarkt (apesar de que não me apresenta os golos de livre pelas seleções), de facto, no final da época que Messi marcou o seu primeiro (e no final da época, único) golo de livre na carreira (2008/09), Ronaldo já tinha marcado mais de 25% dos golos de livre que já leva (à data, 12, hoje tem 44). Desde que Ronaldo chegou a Madrid, o parcial é de 33-32 para Messi. Contabilizando apenas as últimas 3 épocas, fica também 18-7 para Messi.

        Eu apenas queria dizer, que apesar de não ser melhor, o Ronaldo também não os marca mal, há outros jogadores com aproveitamentos similares que não são postos em questão nas suas equipas, e eu prefiro manter uma hierarquia (bem ou mal feita) do que criar problemas no seio da selecção.

        A lista foi só mesmo por curiosidade ;)

    • SenyorPuyol
      Posted Junho 26, 2018 at 3:29 pm

      Afinal eram 20, e consideraram apenas jogadores com mais de 20 livres batidos nesse período (desde a época 2013/14).

      18. Suso
      18. Gael Kakuta
      18. Ben Yedder (Empatados)
      17. Rooney
      16. Lukaku
      15. Touré
      14. Junuzovic (Werder Bremen)
      13. Alaba
      12. Pjanic (o único que passa dos 10 golos nesta lista)
      11. Suttner (Brighton)
      8. Maurício Lemos (agora no Sassuolo)
      8. Saivet (Newcastle)
      8. Salihovic (Hamburgo)
      7. Plattenhardt
      6. Viviani (Verona)
      5. James
      4. Marcos Alonso
      3. Coutinho
      2. Dybala
      1. Mata

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 26, 2018 at 2:23 pm

    That’s not going to happen. O Ronaldo é um grande jogador, mas nunca na vida ele vai abdicar de marcar os livres e penalties, mesmo que não seja o mais habilitado. Só não marca os cantos porque não tem tempo para acorrer ao cabeceamento. Os marcadores de livres deviam ser escolhidos em função das suas capacidades, rendimento e do local da falta. Tal não significaria retirar oslivres todos ao Ronaldo, apenas alocá-los em função das circunstâncias. Nos penalties não pensei que o ratio fosse esse: 57% de aproveitamento é muito fraco. Devia ser substituído, ponto.
    Mas nenhuma das duas coisas vai acontecer.

  • RodolfoTrindade
    Posted Junho 26, 2018 at 2:06 pm

    Continuar a bater os livres é a maior palhaçada de que há memória!!!!!

    Sim, marcou um neste mundial, mas um acidente qualquer um tem…

  • O Fernandes
    Posted Junho 26, 2018 at 2:03 pm

    Acho este assunto dos penalties uma “não questão”. Estamos a falar de um período de tempo de 14 anos, em que muita coisa afecta, não se pode avaliar como um todo ou como uma temporada.

    Acho descabido questionar-se a marcação dos penalties por causa desta estatística, mas avaliando de igual para igual como um todo, está aí um user que identifica os 84% de conversão no Real Madrid (continuo a dizer que o facto de ser um período de tempo tão grande faz com que a avaliação de marcação seja enviesada neste caso, e somente neste caso).

    Em relação aos livres, nem há discussão, passa a bola a outro que chega a ser confrangedor por vezes…

    Agora, também não façam do Guerreiro um Deus dos livres, porque não é. Acho que tem de haver um leque de opções e os jogadores serem livres de se chegarem à frente caso estejam com confiança, até porque ser sempre o mesmo dá trunfos ao adversário para saber como será a marcação.

    Mas se temos Ronaldo para o bom, também o temos para o mau, e neste momento os livres são um ponto fraco. Penalties para mim é Ronaldo e pronto. Espero que sábado “se vingue” caso tenha algum.

    Um abraço

  • Paulopes
    Posted Junho 26, 2018 at 1:49 pm

    No Euro 2016 tb falhou um penalti contra a Áustria na fase de grupos…temos que seguir o ritual…a profecia está em curso. Contra o Uruguai passamos nos penaltis (tal como foi com a Polónia)…:)

  • MiguelF
    Posted Junho 26, 2018 at 1:45 pm

    Todos falham, até mesmo os extraterrestres como Messi ou Ronaldo.

    Quando Messi falhou contra a Islândia foi tudo a deitar abaixo o astro argentino (aqui no VM não se vê tanto como em outros sites, nomeadamente de jornais desportivos).

    Eu sinceramente não consigo entender a guerra Ronaldo-Messi, que é feita única e exclusivamente pelos adeptos. Parece que não se pode apreciar os dois jogadores e que temos de escolher apenas um deles, como se o futebol fosse jogado apenas por duas pessoas.

    Cada um tem a sua preferência e à que saber respeitar a de cada um.

    Quanto à seleção portuguesa o que me enerva mais não é Ronaldo bater os penáltis mas sim os livres diretos.

    Contra a Espanha marcou um grande golo, sem dúvida, agora a verdade é que este Ronaldo a marcar livres não tem nada a ver com o do Man United, e marca 1 a cada 40.

    Para mim há jogadores melhores para marcar os livres, mas é a minha opinião.

  • André Dias
    Posted Junho 26, 2018 at 1:19 pm

    Ronaldo é um dos melhores do mundo, é o único intocável de Fernando Santos, é capitão e tem uma ambição enorme em marcar sempre mais. Com este conjunto de factores, é óbvio que enquanto Ronaldo estiver na Selecção será sempre o marcador de livres e penaltis. Se nas grandes penalidades até acho que é a nossa melhor opção, acho Guerreiro mais adequado para bater os livres directos.

    Em relação às estatísticas de conversão, é normal que na Selecção sejam piores que no Real Madrid. O caudal ofensivo de Portugal é bem inferior ao do Real e a quantidade de jogos por ano também é reduzida. Além disso é o ídolo de um país inteiro e o jogador mais mediático do planeta. É perfeitamente natural que haja muito mais pressão na hora de converter a grande penalidade ao serviço da Selecção do que no clube. Ronaldo pode ser um jogador de outro planeta mas ainda é humano. A menos que sejam pessimamente batidos, não faz sentido criticar Ronaldo (tal como não fez sentido criticar Messi) por falhar penaltis.

    • Littbarski
      Posted Junho 26, 2018 at 2:37 pm

      O que é que as estísticas de conversão de penaltis têm a ver com o caudal ofensivo do Real Madrid?
      Acho que a percentagem está um pouco enviasada porque estamos a fazer as contas a um período muito longo e o Cristiano no início da carreira batia muito mal penaltis.
      Agora essa tua justificação, do caudal ofensivo ser maior no Real, não faz grande sentido.

      • André Dias
        Posted Junho 26, 2018 at 3:08 pm

        Falei no caudal ofensivo por causa da diferença no número de oportunidades de golo entre Real Madrid e Portugal. O Real Madrid ataca um jogo inteiro, se Ronaldo falhar um penalti não há grande problema porque está numa equipa que tem uma facilidade imensa em marcar, goleando frequentemente. Já Portugal dispõe de poucas oportunidades por jogo e qualquer lance de perigo tem que ser aproveitado, logo há mais pressão sobre Ronaldo na marcação da grande penalidade. É apenas o meu ponto de vista, espero ter-me feito entender.

  • JoaoMiguel96
    Posted Junho 26, 2018 at 1:05 pm

    Também não tenho muita paciência para ver o Ronaldo bater livres. Acerta um muito de vez em quando e os restantes são sempre ou na barreira ou por cima da baliza. Raramente criam perigo.

    Raphael Guerreiro, Bruno Fernandes e Manuel Fernandes deveriam ser os batedores de serviço.

    Quanto aos penalties, Adrien seria a minha escolha. Raramente falha um penalty.

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Junho 26, 2018 at 6:42 pm

      E André Silva como alternativa a Adrien, que acha? Pergunto por mera curiosidade.

      • JoaoMiguel96
        Posted Junho 26, 2018 at 8:16 pm

        Nem nunca vi o André a marcar. E talvez não fosse boa ideia dado o momento de forma do avançado, por causa da falta de golos.

  • Kacal
    Posted Junho 26, 2018 at 1:03 pm

    Todos falham, incluindo os melhores. O humano vai sempre errar algumas vezes, é inevitável. Embora pareça, ele não é um robot. Acho que nos livres deviam rodar entre ele e o Guerreiro conforme a posição do livre, sem duvida. Agora nos penaltis eu não alterava, ninguém os bate como ele na selecção, talvez o Adrien, mas não é um indiscutível no 11 no momento e além disso ninguém tem a capacidade de aguentar a pressão de um penalti como o Ronaldo, se este falha os outros também poderiam falhar ainda mais. Bater um penalti não é só saber bate-lo e além disso, enquanto um falha e se calhar fica abatido e terá sempre pressão a bate-los, o Ronaldo falha e volta ao zero para bater o próximo com confiança e quem muito tenta também deve ser valorizado.

    • DNowitzki
      Posted Junho 26, 2018 at 10:27 pm

      Na seleção nem chega a 60% de aproveitamento e deve continuar a ser ele? Porquê com tão baixo índice de aproveitamento?

      Não faz sentido nenhum, mas como a seleção é o CR FC siga.

      • Kacal
        Posted Junho 26, 2018 at 11:52 pm

        E outros faziam melhor? Sobretudo sobre a pressão que é jogar na selecção? Uns nem sequer rendem ao nível do seu talento por cederem. Bernardo Silva à cabeça. Quanto mais. É essa a verdadeira questão. Alguém faria melhor? Duvido.

        E a selecção é PORTUGAL, mas naturalmente o melhor jogador do Mundo é muito solicitado e importante na equipa.

    • Fernando neves _36
      Posted Junho 26, 2018 at 5:02 pm

      Isto Kacal.

    • Bruso
      Posted Junho 26, 2018 at 1:29 pm

      Vê lá se te lembras a última vez que respondi a um comentário teu e depois diz’me alguma coisa. Tudo serve…

      Concordo que o Ronaldo devia passar a pasta dos livres diretos para outro colega pois temos exímios batedores de livres na nossa seleção – espera o Simão ainda pode ser convocado? É porque não me lembro de mais nenhum.

      Em relação aos penaltis, há pouco a dizer. A quantidade de golos que o Ronaldo faz por época é tantas vezes desvalorizada porque faz marca sempre um número elevado de golos de penalti (prova de qualidade nos penaltis) e agora devia deixar de bater penaltis porque falhou 6 em 14 anos.

      • Mantorras
        Posted Junho 26, 2018 at 2:48 pm

        Os livres o Rafael e o B. Fernandes nao batem melhor que ele?

        Os penalties nem e conversa, e ele e acabou. Ninguem ali tem que bater e mesmo tendo um aproveitamento baixo ninguem bate melhor.

        Ronaldo ja ta cheio de defeitos mas se tivessemos dois como ele e que era.

      • Kacal
        Posted Junho 26, 2018 at 2:08 pm

        Penso que foi no meu comentário no post do Fàbregas. E realmente tudo serve, fica provado o que disseste.

        Sobre o resto, acho que o Ronaldo deve continuar a bater os livres e os penaltis. Nos livres acho bem deixar o Guerreiro bate-los quando a posição da bola lhe for mais favorável. É a única mudança que faria, o resto mantinha igual.

        E subscrevo o teu último paragrafo, concordo totalmente. É excessivo, mas vale tudo realmente.

  • Estigarribia
    Posted Junho 26, 2018 at 1:02 pm

    Há uma coisa engraçada: quando a Argentina empatou com a Islândia e o Lionel Messi falhou o penalti que daria a vitória à seleção das pampas, toda a gente caiu de cima do astro argentino e acusaram-no de não aguentar com a pressão (o que é uma completa mentira). Ontem o Cristiano Ronaldo, na sua teimosia habitual, quis marcar a grande penalidade e agora ninguém pode tocar no menino, senão o menino amua e depois ainda se recusa a jogar pela Seleção Nacional. Ele tem de perceber, de uma vez por todas, que tem de saber aceitar as críticas negativas, como aceita os elogios. Ao menos, espero que afine a pontaria para marcar muitos golos ao Uruguai e que nos ajude a passar aos quartos-de-final.

    • Mantorras
      Posted Junho 26, 2018 at 2:44 pm

      “Na sua teimosia habitual” – entao nao e ele que bate sempre? Quem e que ia marcar senao fosse ele?

      • Estigarribia
        Posted Junho 26, 2018 at 3:09 pm

        Mantorras, o meu comentário não tem nada a ver com a hierarquia. Simplesmente, ele meteu na cabeça que quer bater recorde de golos de Ali Daei. E às tantas se calhar nem consegue lá chegar ( espero estar enganado e admitirei caso esteja errado).

        • Mantorras
          Posted Junho 27, 2018 at 12:33 pm

          Mas haver uma hierarquia faz com que com ou sem records na cabeca (e claro que ele os tem) seja ele a bater. E no caso dos penalties deve continuar a ser.

        • Miguel Caçote
          Posted Junho 26, 2018 at 5:39 pm

          Não te preocupes que fazemos uns joguinhos contra o Liechtenstein e o Ronaldo marca 3 ou 4 golos. Depois podemos fazer uns contra Andorra ou contra o Luxemburgo…

    • AndreADG
      Posted Junho 26, 2018 at 2:17 pm

      Entao mas espere lá, foi o Ronaldo que renunciou à seleção depois de falhar um penalti? Que eu saiba, não foi. E outra, falhou ontem mas marcou 4 golos antes. Portanto se estamos lá ainda, é por culpa dele ;)

    • Groot
      Posted Junho 26, 2018 at 2:12 pm

      Então quando o Messi renunciou à seleção por ter perdido a final da Copa América, quando falhou um penalti (engraçado este facto) isso foi o quê? Uma situação natural? Ou seja esse ponto de se recusar a jogar pela seleção acho que devia ser atirado ao lado oposto. Acho também que ele deve receber “bem” as criticas negativas uma vez que há uns tempos devia ser o jogador mais odiado do mundo pelo sua “arrogância” e vontade de vencer.
      PS: gosto muitos dos dois.

      • Estigarribia
        Posted Junho 26, 2018 at 2:33 pm

        Groot, vamos lá a ver se a gente se entende: eu quando disse «(…) e agora ninguém pode tocar no menino, senão ele amua e depois ainda se recusa a jogar pela Seleção Nacional» não foi sentido de afirmar que ele vai deixar de jogar pela Seleção Nacional. Não façam leituras obtusas sobre essa parte do meu comentário. Aliás, eu sou fã do Messi, mas não tenho problema nenhum em reconhecer que o Cristiano Ronaldo está entre os Melhores do Mundo, tal como o astro argentino (cada um dos dois com as suas caraterísticas).

        • Groot
          Posted Junho 26, 2018 at 4:20 pm

          Só não percebi essa de se recusar a jogar pela seleção porque não me lembro de nenhuma vez que o tenha feito.

    • Francisco Torgal
      Posted Junho 26, 2018 at 1:45 pm

      Salvo decisão no momento, o Ronaldo, se não me engano, é o batedor de serviço de penalties. Todas as equipas têm um principal marcador. Normalmente acho que até existe uma ordem pré-definida dentro da equipa.
      Falhou já alguns mas para mim é o que os executa da melhor forma. Ontem não foi exemplo.

    • Daniel Goncalves
      Posted Junho 26, 2018 at 1:16 pm

      Enquanto a seleção for ronaldo e os seus apóstolos, ele “marca” tudo

  • Joao D
    Posted Junho 26, 2018 at 1:01 pm

    Na seleção por cada Portugal-Espanha, o Ronaldo tem uns 10 Portugal-Irão.

    • AndreADG
      Posted Junho 26, 2018 at 2:32 pm

      É por isso que tem o 2° melhor rácio jogo/golo. Curiosamente o único jogo da qualificação que perdemos foi sem ele. Ou então pela parte de ter estado ligado diretamente a 66% dos golos que marcámos no euro 2016, único competição que ganhámos até hoje. Enfim, secalhar se tivéssemos mais 10 jogadores com o tal “nível Ronaldo da seleção”, tínhamos mais chances de ganhar.
      Ja com o Messi é igual, joga quase sozinho e ainda o culpam. Jogassem todos como ele na Argentina e o mundial de 2014 tinha ido para Buenos Aires.
      Enfim, é o costume.

      • Joao D
        Posted Junho 26, 2018 at 3:32 pm

        Jogos ao mais alto nível. Não é contra Andorras e Faroés.

        O nível que o Ronaldo tem apresenta nas fases finais, a não ser 1 ou 2 jogos por competição, é baixíssimo.

        E o Messi igual.

        • AndreADG
          Posted Junho 26, 2018 at 8:16 pm

          Então mas e que jogador é que carrega sempre a seleção contra os colossos (sem estar num próprio colosso)? Ninguém. Repito, no Euro esteve diretamente ligado a 66% dos golos da seleção. Deve ser porque não aparece. Sem ele não íamos nem perto de onde temos ido. Mas isto de odiar o Ronaldo é moda. Eu gostava é que ele renunciasse à seleção para ver o que a seleção fazia e depois vir aqui ver os comentários para uma sessão de comédia. E o Messi é igual.

    • ThatMan
      Posted Junho 26, 2018 at 2:04 pm

      Não diria melhor. Subscrevo.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Junho 26, 2018 at 12:59 pm

    Sou fã de Guerreiro (apesar da sua recente má forma), mas o facto de ainda ninguém ter sugerido Bruno Fernandes magoa-me um bocadinho…:P

    • Hugorr
      Posted Junho 26, 2018 at 2:06 pm

      Para ser marcador de penalties convem jogar… e não me parece que vá acontecer de forma regular com Fernando Santos :P

      • Mantorras
        Posted Junho 26, 2018 at 2:42 pm

        Acho que ele deve estar a falar de livres.

        • Nome sem Caracteres Ilegais
          Posted Junho 26, 2018 at 6:34 pm

          Eu por acaso estava a falar de livres e de penáltis…XD. Já vi B. Fernandes a mostrar talento para os dois. Agora, se joga com o Sr. Engenheiro ou não, não sei…a verdade é que este já deu 1 ou 2 oportunidades ao médio e este tarda a corresponder. :(

  • dabide23
    Posted Junho 26, 2018 at 12:56 pm

    Eu sei que o Cristiano, é uma máquina… O melhor Jogador Português de sempre e um dos melhores do Mundo!

    Mas, nestas coisas, podia chegar-se à frente e assumir que nem sempre é a melhor opção… Claro que o Seleccionador tem que ter autoridade para tomar essa decisão mas o Cristiano, até para dar o exemplo como Capitão, podia muito bem ter essa atitude.

    Mas não me parece que o faça, infelizmente!

  • Joaquim O
    Posted Junho 26, 2018 at 12:54 pm

    Ja fez muito para a seleção, todos falham penaltis.

  • MuchoGuerra
    Posted Junho 26, 2018 at 12:50 pm

    Livres já é assim há anos e anos, só a sua teimosia e capacidade de olhar para si mesmo é que o impedem de mudar a sua forma (estranho que o livre contra a Espanha ele tenha rematado de maneira diferente e foi o que entrou) ou simplesmente parar de marcar livres.
    Penaltis é um caso mais estranho, no Real Madrid a taxa de conversão é muito mais alta que na seleção. Também não me parece uma questão de falhar na pressão porque tanto já marcou e falhou penaltis em situações tensas e em jogos amigáveis.
    Penaltis todos falham, muito poucos jogadores têm uma taxa de 100% de penaltis e os que têm (Lambert e Raúl penso eu) não marcaram tantos como Ronaldo.

  • Mister Cimba
    Posted Junho 26, 2018 at 12:50 pm

    Interessante esta dos penalties… Não tinha mesmo noção, sempre considerei o Ronaldo como um eximio marcador de penalties.
    Nos livres sem dúvida que deveria dar oportunidade a outro se bem que agora nunca irá faze-lo, ainda por cima marcou um que apaga a memória de todos os outros que falhou.
    Mas nos penalties não sei se o faria, no clube marca quase sempre. Aí nao sei se punha outro a marcar.

  • Vespas
    Posted Junho 26, 2018 at 12:48 pm

    O Raphael guerreiro devia bater os livres, acho que tem mais golos de livre na seleção que o Ronaldo e só marcou 4 ou 5.

    O golo que o Ronaldo marcou a espanha de livre devia ter sido o Raphael a marcar…porque era a coisa certa.

  • TheHunter
    Posted Junho 26, 2018 at 12:44 pm

    Os penaltis concordo mas o que me chateia mesmo são os livres. Sim ele marcou um golaço a Espanha mas Raphael(por exemplo) deveria ter bem mais oportunidades.

  • Wonderkid
    Posted Junho 26, 2018 at 12:42 pm

    Que não falhe quando for a doer ;)

  • Luis 1 2 3
    Posted Junho 26, 2018 at 12:35 pm

    ele nunca vai abdicar das bolas paradas para puder engordar os seus números, mesmo que assim prejudique a seleção!!!

    • Tomas
      Posted Junho 26, 2018 at 12:51 pm

      e infelizmente ninguém tem coragem para lhe dizer que não. Já nem pego nos penalties, mas tantos livres que fazia muito mais sentido ser o Moutinho ou o Guerreiro a bater e ele agarra sempre na bola.

    • Mike The Kid
      Posted Junho 26, 2018 at 12:43 pm

      Exato, nos livres acho o guerreiro muito melhor, nos penaltis apesar do Ronaldo ser forte, temos o Adrien que é especialista.
      Mas eles não se chamam Ronaldo

      • castigador.da.parvoice
        Posted Junho 26, 2018 at 3:53 pm

        Pensar em tirar o Ronaldo da marcação de penaltis e colocar lá o Adrian é simplesmente estúpido. Até pode ter um registo mediano na selecção, mas o Ronaldo é um dos melhores.marcadores de penalties do mundo.

      • GMC
        Posted Junho 26, 2018 at 12:58 pm

        Nos livres até concordo, mas o Ronaldo é especialista em penaltis.
        Na selecção o seu registo não é tão bom, mas no geral da Carreira, tem 104 penaltis convertidos e 20 falhados o que dá uma taxa de conversão de +/- 84% (dados do Transfermarkt)

        • SENSEI
          Posted Junho 26, 2018 at 3:09 pm

          Adrien também é especialista… Segundo o mesmo website, Adrien Silva marcou 25 dos 29 penalties que já efectuou, perfazendo uma eficácia de 86%. A diferença entre os dois é quase nula, no entanto.

    • R.Lopes
      Posted Junho 26, 2018 at 12:43 pm

      Tiraste-me as palavras da boca

Deixa um comentário