Jogo polémico, com 2 penáltis estranhos e um golaço anulado à Samp já nos descontos. Para Ronaldo também foi uma partida agridoce, por um lado assumiu novamente o protagonismo mas por outro falhou uma meta, e estes dados estatísticos, como se sabe, contam muito para o português, ainda por cima Messi conseguiu passar os 50 golos. A má fase de grupos da Champions (apenas 1 golo) acabou por fazer a diferença.
A Juventus fechou 2018 com uma vitória, em casa, frente à Sampdoria, por 2-1. O inevitável Ronaldo voltou a decidir, ao apontar os 2 golos da Vecchia Signora. No entanto, apesar do bis, o internacional português ficou-se pelos 49 golos em 2018, falhando assim a meta dos 50 num só ano pela primeira vez desde 2010 (na altura apontou 48). Quanto ao encontro, começou praticamente com o golo de Ronaldo, que logo aos 2 minutos bateu Audero (o guarda-redes da Samp ficou mal na fotografia). A Juventus teve 25-30 minutos iniciais muito fortes, mas não ampliou e a Sampdoria conseguiu empatar num penálti de Quagliarella. No 2.º tempo o campeão italiano foi à procura da vitória e Ronaldo, que antes já tinha disparado um tiraço que ainda acertou na barra, fez o 2-1 de penálti. Já nos descontos a Samp ainda empatou através de um golaço de Saponara mas o árbitro anulou o lance depois de consultar o VAR.
Golos de Ronaldo:
2004 — 13
2005 — 15
2006 — 25
2007 — 34
2008 — 35
2009 — 30
2010 — 48
2011 — 60
2012 — 63
2013 — 69
2014 — 61
2015 — 57
2016 — 55
2017 — 53
2018 — 49


97 Comentários
Kostadinov
Aproveitando a deixa do excelente comentário publicado pelo Vitor_Baia_Eterno, e numa perspectiva de ‘números’ e de os esmiuçar mais, deixo aqui uma colecção de dados que fiz pouco depois de terminar a fase de grupos da Champions esta época, e que engloba as competições mais importantes a nível de clubes e selecções e também o El Classico:
Champions – Total:
Messi – 106 golos em 129 jogos (rácio de 0.82), 28 assistências, participação directa em 134 golos (rácio de 1.04);
Ronaldo – 121 golos em 158 jogos (rácio de 0.77), 44 assistências, participação directa em 165 golos (rácio de 1.04)
Champions – Fase a eliminar:
Messi – 40 golos em 60 jogos (rácio de 0.67);
Ronaldo – 60 golos em 75 jogos (rácio de 0.80)
Champions – Finais:
Messi – 3 finais, 3 vitórias – 100% -, 2 golos (rácio de 0.67)
Ronaldo – 6 finais, 5 vitórias (2 nos 90’, 1 em prolongamento, 2 em penaltis) – 83% -, 4 golos, (2 em prolongamento) (rácio de 0.67)
El Classico:
Messi – 26 golos em 38 jogos (rácio de 0.68), 14 assistências, participação directa em 40 golos (rácio de 1.05), 68 oportunidades criadas, 17 vitórias, (rácio de 0.45);
Ronaldo – 18 golos em 30 jogos (rácio de 0.60), 1 assistência, participação directa em 19 golos (rácio de 0.63) 15 oportunidades criadas, 8 vitórias (rácio de 0.27)
Mundial:
Messi – 6 golos em 19 jogos (rácio de 0.32), 5 assistências, participação directa em 11 golos (rácio de 0.58), uma final, 0 títulos
Ronaldo – 7 golos em 17 jogos (rácio de 0.41), 2 assistências, participação directa em 9 golos (rácio de 0.53), 0 finais, 0 títulos
Copa América / Europeu:
Messi – 8 golos em 21 jogos (rácio de 0.38), 11 assistências, participação directa em 19 golos (rácio de 0.90), 3 finais, 0 títulos
Ronaldo – 9 golos em 21 jogos (rácio de 0.43), 8 assistências, participação directa em 17 golos (rácio de 0.81),1 final, 1 título
TOTAL DESTES DADOS:
Messi – 146 golos em 207 jogos (rácio de 0.71), 58 assistências, participação directa em 204 golos (rácio de 0.99)
Ronaldo – 155 golos em 226 jogos (rácio de 0.69), 55 assistências, participação directa em 210 golos (rácio de 0.93)
Como era de esperar, o Messi tem de facto as melhores médias no global, especialmente se considerarmos a combinação golos/assistências. Depois dá para perceber que o Ronaldo se tem mostrado mais decisivo nas fases a eliminar da Champions (não nas finais propriamente ditas), mas ao mesmo tempo, naquele que se diz o maior jogo do planeta (El Classico), o Messi acaba por dar uma ‘abada’ ao Ronaldo principalmente em termos de golos+assistências.
Um dado que não tinha ideia era que de facto o Ronaldo tem melhor média de assistências na Champions do que o Messi. Mas curiosamente, nesta altura, ambos têm exactamente a mesma média no que toca a participação directa em golos (1.04), o que não deixa de ser interessante.
Por aqui dá para perceber 2 coisas:
– Objectivamente, não dá para usar o argumento de que o Ronaldo marca mais nas competições ou jogos mais importantes para se dizer que é o melhor (a não ser que se fale unicamente da fase a eliminar da Champions);
– Independentemente de quem é melhor (e na minha opinião pessoal isto é uma questão que não se discute, nem tanto pela questão dos números mas por tudo o que os jogadores têm feito ao longo de mais de uma década), na presença de 2 absolutos monstros do futebol. Em termos estatísticos nunca se viu nada assim, de facto. E estão ambos muito próximos um do outro.
psychomantis
Já agora vou deixar aqui outro dado interessante, mas desta vez apenas sobre Ronaldo.
O Cristiano acabou 2018 como o melhor marcador do Real Madrid (último jogo em Maio) e como o segundo melhor marcador da Juventus (primeiro jogo em Agosto) a apenas 1 golo do Dybala.
GOAT
PedroAlmeidaSLB
Isso é de GOAT? É o mesmo que eu dizer que os 59 golos do Bounedjah em 2018 são absurdos, mesmo para um argelino perdido no clube do professor Jesualdo.
psychomantis
É exactamente o mesmo, sem tirar nem pôr.
PedroAlmeidaSLB
Errado, caiu na minha armadilha. O que diz nada justifica um GOAT, porque esses números não são nada de especial analisando o contexto.
Kafka
É o GOAT por isso? Fantástico
psychomantis
Sim, é o GOAT por isto. Apenas por isto, mais nada, nem percebo porque é que fizeste a pergunta, no meu comentário dá para perceber bem o que quero dizer. Tudo o resto que Ronaldo fez nada conta, ele é o GOAT apenas pelos dados que eu referi.
PedroAlmeidaSLB
Análise completamente parcial e sem fundamento.
Kostadinov
Já agora, e para completar, acrescentando em termos de títulos:
TOTAL TROFÉUS:
Messi: 9 Ligas, 6 Taças nacionais, 8 Supertaças nacionais, 4 Champions, 3 Supertaças Europeias, 3 Mundiais de Clubes, 1 Jogos Olímpicos, 1 Mundial Sub-20 (33 troféus/clube, 2 troféus/Selecção).
ÉPOCAS COMO SENIOR: 14
Ronaldo: 5 Ligas, 3 Taças nacionais, 4 Supertaças nacionais, 2 Taças da Liga, 5 Champions, 2 Supertaças Europeias, 4 Mundiais de Clubes, 1 Europeu (24 troféus/clube, 1 troféus/ Selecção).
ÉPOCAS COMO SENIOR: 16
TOTAL TROFÉUS MAIS IMPORTANTES (Ligas, Champions, Europeu/Copa América):
Messi: 9 Ligas, 4 Champions, (13 troféus/clube, 0 troféus/Selecção)
Ronaldo: 5 Ligas, 5 Champions, 1 Europeu (10 troféus/clube, 1 troféus/Selecção)
porra33
Muito interessante os dados que apresentas bem como os do Vitor_Baia_Eterno! Contribuem para uma discussão honesta e acima de tudo para demonstrar que estes dois estão com números que dificilmente alguém alcançará num futuro próximo e que devemos aproveitar para os ver em campo o máximo possível!
Khal Drogo
Dados soberbos, Kostadinov! Um pequeno reparo (que, no entanto, não altera nada): o Ronaldo esteve em duas finais de Europeus.
Kostadinov
Obrigado pelo reparo Kahl Drogo! De facto pensava que tinha incluído o Euro 2004 aí mas pelos vistos não o fiz. Assim sendo 2 finais europeias, 1 título. Mais uma vez obrigado pela correcção.
Vitor_Baia_Eterno
[decom_attached_image_1546098378572]
silva
Esses numeros só ajudam a comprovar uma coisa. Nem no capitulo da finalizacao, que dizem ser a principal valia de Ronaldo, este é o melhor.
Por estas e por outras é que nao gosto muito de comer gelados com a testa. Só existe um Melhor Do Mundo PONTO!
Artur Trindade
Por via da idade, Ronaldo vai mais de época e meia adiantado em relação a Messi, tornando essa comparação imprecisa.
Nunca no futebol moderno, qualquer outro jogador, á beira dos 34 anos se aproximou de Ronaldo, sendo certo que damos mais importância a jogadores de cariz atacante, e aos golos em concreto.
Messi poderá lá chegar, mas até ver Ronaldo é único, fazendo-o neste momento na liga reconhecida como a mais tática e complicada para avançados, e onde muitos vaticinavam o fim do Ronaldo como o conhecemos.
Falando de Ronaldo e esquecendo que Messi existe, é indiscutívelmente o melhor jogador europeu de sempre.
Kafka
Nunca no futebol um jogador à beira dos 34 anos se aproximou dos nrs de Ronaldo? Esse teu futebol tem 10 anos de existência? Vai lá ver o que andava o Puskas a fazer com 34 anos…Depois outra vez a história que a Serie A é mais difícil que a La Liga? Meu Deus tanta cegueira
Eagle
Ler faz bem e exercita a mente, ele falou em futebol moderno.
Khal Drogo
Agora o Puskas faz parte do futebol moderno? Está-me a parecer que a cegueira vem desses lados…
Azor
Vai lá ver o comentário do Artur Trindade outra vez e depois vai lá ver a tua referência ao Puskas.
Vitor_Baia_Eterno
Não considero a Serie A assim tão complicada. 3 golos por jogo, em média demonstram que as defesas são permeáveis. Ainda mais quando se joga numa equipa tão superior às restantes.
Os posts são apenas curiosidades estatisticas. Não pretendem ser argumento a favor/contra X ou Y. Pelo menos da minha parte.
Vitor_Baia_Eterno
[decom_attached_image_1546103139245]
MrMatox
Pena para alguns…mas Ronaldo a fazer mais uma grande época, tendo todos os factores em consideração. Messi nada de novo, melhor jogador do Mundo,
Teixas
Excelentes números.
Preferir um jogador é uma coisa. Negar que o outro é melhor é que fica mal.
Khal Drogo
Grandes dados! E que mostram que os “números”, se completos, são sim importantes no futebol.
Messi claramente com mais preponderância do que o Ronaldo, como já se sabia. Mas os dados do português também são soberbos, apesar de serem ofuscados pelos do argentino.
Kafka
Completamente esmagado… Só msm os portugueses cegos para acharem que o Cristiano é melhor só pq nasceu numa maternidade portuguesa, que é diga-se o melhor critério de sempre para definir a qualidade de alguém, é a maternidade onde se nasce
Sakamoto
Eu já não dou para o peditório de qual dois é melhor, dois monstros que temos o prazer de ver jogar.
Mas a questão de que quem prefere Ronaldo sofre de nacionalismo bacoco sempre me intrigou. Na bola de Ouro, que ainda é um dos barómetros na decisão daquele que se acha ser o melhor do mundo, qual a percentagem de votantes portugueses? Pequena, suponho. Logo, não são só os portugueses que o acham. Há diversas nacionalidades, com peso na votação, que acharam o mesmo.
Se concordamos ou não, são contas de outro Rosário. Mas colar o nacionalismo à preferência por Ronaldo, apenas e só, não tenho a opinião que faça sentido.
pjmatos
Dados estatísticos muito interessantes, com alguns parâmetros quase idênticos, outros em que o Messi tem valores a dobrar ou mais ainda. Haverá outros dados que definem a importância de cada jogador, mas certamente ninguém terá dúvidas que ambos foram e continuam a ser decisivos nas equipas onde jogam. Lamentavelmente, certos adeptos só sabem apreciar um dos jogadores, depreciando o outro e, para cúmulo anti-desportivo, constantemente a rebaixar as opiniões de terceiros. Respeitem todas as opiniões e sejam mais desportivos. Boas Festas!
Lopes da Silva
Curioso ver a progressão dos números ao longo dos anos. Sem altos e baixos, como grande parte dos jogadores. A carreira do Cristiano é das evoluções mais Gaussianas de todas. Tirando o outlier 2009, teve uma carreira sempre a subir até 2013, onde atingiu o seu pico de forma na carreira, começando depois a descer mais ou menos ao mesmo ritmo que subiu. Aliás, a descida até está a ser mais suave do que a subida que foi um pouco mais abrupta. Máquina!!!
Vitor_Baia_Eterno
Tenho de destacar as 9 jornadas consecutivas a marcar de Quagliarella. Com 35 anos. Respect.
É o 3º melhor marcador.
psychomantis
Incrível! já não há palavras para este monstro.
Aquela bicicleta contra a Juventus e os três golos contra a Espanha este ano são coisas que vão ficar para a história. Não atingiu a marca dos 50 golos mas não deixou de fazer uma época brilhante, imensos golos, assistências decisivas e exibições brilhantes marcaram o ano de 2018 de Ronaldo. Mais do mesmo portanto.
AndreChaves9
Aquelas 80% de assistência que de intenção tinham zero
Vitor_Baia_Eterno
Isso é falso. 3-4 foram acidentais. Nada mais. +Rigor e menos falácia.
Khal Drogo
80%? Proveo-o. Não venha cá debitar parvoíces.
Francisco Torgal
33 anos. Monstro.
Kostadinov
Não sou muito dado a pesquisar este tipo de números, alguém me sabe dizer se ele fez mais jogos em 2017 do que em 2018? Tenho curiosidade em perceber mas penso que foi ao contrário porque no início de 17/18 falhou uma data de jogos.
De qualquer forma é irrelevante. Um jogador com 33 anos que consegue manter estes registos é absolutamente incrível. Não sei se é caso único (O Ibra também marcou uma carrada deles nesta fase da carreira) mas se não é deve andar lá perto.
Pedro Leal
Concordo contigo mas penso que comprar os números do Ibra com os do Ronaldo não é fácil, pois mesmo que o Ibra tenha marcado muitos também jogou num campeonato mais fácil como o francês (isto em comparação com o italiano ou espanhol) apesar de ter marcado um bom número de golos num campeonato difícil como o inglês (29 golos em 53 partidas no United) nunca esteve assim muito próximo do Ronaldo.
Sinceramente é como vários users dizem o Ronaldo e o Messi estão num nível à parte.
Kostadinov
Sem dúvida, falo unicamente em ser caso único em termos do número de golos marcados num só ano com esta idade, não a comparar os 2 jogadores. E é totalmente verdade, mesmo que tal seja o caso é mais fácil marcar na liga francesa do que na espanhola ou italiana já que o nível táctico e defensivo é mais baixo.
Vitor_Baia_Eterno
Será? Em Itália a média de golos por jogo é 3 por jogo. Não me parece grande prova de sagacidade defensiva.
Kostadinov
Referia-me mais até em termos históricos, mas a média de golos pode não estar necessariamente associada a defesas mais ou menos fracas, e simplesmente ter a ver com superações tácticas entre filosofias.
O Avense
Esta Juve é cínica a jogar. Parece que tem o dom de marcar só os golos necessários para obter os 3 pontos. O que no final de contas é o que importa, apesar de ficar aquela sensação de que o espetáculo poderia ser outro, caso houvesse outro homem no leme.
coach407
O que fez a diferença foi não ter ido aos jogos da seleção. Marcar um golito não é complicado.
Ainda assim, aquele remate com estrondo à barra merecia o 50.
Mais uma arbitragem ridícula. Nem com VAR. Queixamo-nos muito mas raros são os jogos de campeonatos como a Premier League que não é de levar as mãos à cabeça com as decisões dos árbitros.
A Serie A até tinha das melhores arbitragens…. até colocarem o VAR. Eles não sabem usar a ferramente incrível que têm ao seu dispôr. Assinalar estes penalties sem VAR é aceitável. Com VAR é inacreditável.
Tiago Silva
A Juventus precisa de um médio urgentemente para juntar ao Pjanic e ao Matuidi, um médio todo-o-terreno que se consiga destacar a titular. Ndombele seria a minha opção.
Francisco Torgal
Diria Rúben Neves.
Paulopes
Qual é o recorde de golos numa época? São os 69 do CR7?
Goncalo Silva
Messi fez uma época com 81 golos creio eu.
Goncalo Silva
91, quero eu dizer.
Khal Drogo
Num ano civil são os 91 do Messi. Numa época futebolística sei que o recorde também é do argentino, mas não me lembro do número exato.
J Silver
Pensei que isto fosse um facto mais conhecido: o recorde de golos num ano civil pertence a Messi e é de 91 golos. Em relação a golos por época, é também de Messi com 73
Pedro Leal
Não penso que são os 91 golos de Messi no ano de 2012.
SENSEI
Numa simples pesquisa no google, verifiquei de várias fontes que o Messi marcou 91 golos em 2012. Impressionantes estes números.
BoaMike
Foi do Messi 91 golos num ano.
O anteriro recordista foi o Muller antiga gloria do Bayern.
Messi ofereceu a camisola ao Muller como homenagem por ter batido o record.
Muller após ter recebido a camisola do messi deu a camisola ao Bayern.
Sendo esta camisola o unico artigo no museu do Bayern sem q o clube/algum jogador do Bayern tenha ganho a estar no museu
BoaMike
PedroAlmeidaSLB
Isto é durante 365 dias, ano civil. O recorde é do Messi com 91 golos em 2012, mas durante uma época também é do Messi com 73 na época 2011/12.
Gunnerz
Messi 92 golos num só ano
JoaoPedro
Num ano civil, o recorde é de Messi, 91 golos penso eu
andreacteles
Acho que é do Messi
Dracarys
Os 69 a que se refere dizem respeito ao ano civil. O recorde de golos num ano civil é de Messi, que marcou 91 em 2012.
Kostadinov
91 num só ano. Esse número quase nem dá para perceber bem num contexto destes.
Khal Drogo
É um número absurdo. O próprio Messi nunca mais se aproximou dessa marca.
Dracarys
De facto, 91 golos num ano é quase insano. Até se poderia dizer que não surpreende (vindo de quem vem), mas até para ele foi algo de extraordinário.
castilho25
Alguém sabe as estatísticas de minutos jogados por ano? Seria bom comparar a média de minutos/golo ao longo dos anos. Este ano foi poupado em alguns jogos e assim sendo, acaba por ser normal ter menos jogos.
Michael Scofield
Pena que aquele tiraço não tenha entrado, fez-me lembrar aquele golo ao Porto. Não fez um jogo brilhante, perdeu algumas bolas e parece que já não o noto tão fluido e rápido quanto no início da época, pode ser desgaste. Mas ainda assim, se revermos todos os lances perigosos da Juve neste jogo, ou é o Ronaldo a rematar ou a assistir, continua a ser incrível a participação do português no jogo atacante da Juve esta temporada. Até pode falhar muito, mas aparece sempre
Fallen Angels
Dificilmente tem hipóteses de marcar 3 golos num jogo na Juventus de Allegri. Patético o jogo da Juventus, horrível. Marcam o primeiro e depois é a mesma história de sempre, não têm mais oportunidades. Allegri merecia ter sofrido o 2-2.
Emre Can foi o melhor jogador da Sampdoria. A Juventus precisa muito de um médio em Janeiro, até Ramsey era uma grande melhoria.
Oldasity
Mais médios? Já é difícil conciliar tantos jogadores, ao ponto de meterem Dybala a nº10 muitas vezes, se vierem mais médios, alguém tem de sair. Khedira, Can, Pjanic, Matuidi e Bentencour parecem-me suficientes.
DNowitzki
Desde 2013 tem vindo sempre a descer.
Seoni
É verdade que golos no ano civil tem sido a descer, mas no que conta, golos durante a época, não é verdade, marcou mais na última época, do que há 2 anos, por exemplo, em 2014/205 tb marcou mais do que em 2013/2014. Parece-me que o que realmente interessa são os golos numa época e não num ano civil.
Dca
Verdade. Mas ele antes era o ano todo a alto nível, nos últimos anos, os meses de Setembro, Outubro, Novembro, têm sido “fracos”. E também tem sido mais gerido.
Khal Drogo
Como é natural, acrescente-se.
Rui Miguel Ribeiro
The long and winding road…..downwards
Bio
Arbitragem muito turbulenta, para não dizer mais…
Alguém me esclarece se no lance do golo anulado deve ser assinalado fora-de-jogo ou se deve considerar que a bola veio do defesa?
Quanto ao Ronaldo, não chegou aos 50 golos no ano, mas não deixa de ser impressionante o que continua a fazer aos 33 anos. Que lenda!
PedroAlmeidaSLB
A bola veio do defesa e o golo foi mal anulado. A imagem mostrada pelo VAR influenciou negativamente o árbitro, tal como no penalty a favor da Juventus…
RicardoFaria
No lance do golo anulado à Sampdoria parece que a bola vem do atacante e por esse motivo foi assinalado fora de jogo.
Saudações DesPortistas!
riscas
Se o atacante tocou na bola é fora de jogo.
dybala
2 mãos(braços) 2 pênaltis , 1 golo aos 92 minutos bem invalidado ! tivessem os árbitros português metade da coragem deste árbitro e o futebol em Portugal estava bem!
Oldasity
Comentei isso com um amigo. Para mim esse lance não pode ser considerado fora de jogo pois o jogador da Sampdoria toca na bola e esta vai em direção à linha e por consequência o jogador da Juve toca e então vem para uma zona central.
Marik
Por essa lógica, sempre que um guarda redes defende um remate para a frente nunca haveria foras de jogo nas recargas dos avançados.
Jojo da Caparica
Tivesse ele jogado na liga das nações e estaria a apontar aos 75 golos
Vitor_Baia_Eterno
26 golos? ahah. 55, queres tu dizer.
Jojo da Caparica
Fui conservador na minha previsão. Mas não tenho qualquer dúvida que o Ronaldo fosse capaz de atingir esse número de golos na competição, acabando a época com 104 golos marcados
O justiceiro
Então mas ele não tinha ficado de fora das convocatórias para se adaptar melhor à nova equipa? Das duas uma, ou vai à selecção e marca, demorando mais tempo a adaptar-se à juve o que tenderia a marcar menos no clube, ou passa mais tempo no clube e não factura na selecção.
Jojo da Caparica
Exacto, o Ronaldo como bom jogador de equipa que é, preferiu focar-se no novo colectivo (Juve) por forma a adquirir um entrosamento apropriado com os novos colegas de equipa o que lhe permitirá no futuro conquistar os objectivos da equipa (Champions), em detrimento de marcas/objectivos pessoais (50 golos/ano).
silva
Pois, a selecao só dá jeito de vez em quando. O tal patriotismo da treta bem representado no capitao da nossa selecao.
Kafka
75 golos? portanto teria marcado 26 golos na Liga das nações?
Jojo da Caparica
Sim, claro
Teixas
Quem te garante que com Ronaldo na seleção jogavamos tao bem quanto jogamos?
Michael Scofield
É assim garantir garantir, nada o garante porque para se garantir alguma coisa só se ele tivesse mesmo jogado. Agora talvez seja da mesma maneira que muita muita gente garantia que o Real iria jogar muito melhor sem Ronaldo do que com ele. Só sei que o Ronaldo tem 70 e tal golos pela seleção, uma final dum europeu, uma meia final dum mundial e um europeu ganho por Portugal, quando, sejamos sinceros, talvez só Pepe fosse claramente top mundial da sua posição a para do madeirense. Já tivemos seleções muito mais recheadas de talento antes de Ronaldo e nada conseguimos. Agora quem é que me garante que Ronaldo teve assim tanta influência para estas prestações da Seleção? Não dá, só podemos fazer suposições, mas desde que o homem foi para Manchester, Real, Juventos e também a seleção e ver por exemplo como caiu o United depois da sua saída e como está a cair o Real este ano, já são muitas coincidências talvez, mas lá está, só podemos opinar, garantir garantir não
DICAS
Ora aqui esta um excelente comentário ! Os meus parabens
Kafka
O United caiu por causa do Cristiano? só podes estar a gozar certo? o United continuou a ganhar sem Cristiano…o United caiu porque saiu o Alex Fergusson….a vossa cegueira é surreal…quanto ao Real? esta a cair? oi?? esta a 5 pontos da liderança (menos do que estava à 1 ano atrás) e até acabou de se sagrar campeão do Mundo, que queda
Pedro Leal
Uma coisa que não entendo é que tu és uma das pessoas que defende que não se deve só olhar para os números e que o futebol não é uma folha de Excel sobretudo quando se fala em Ronaldo e Messi , mas o teu único argumento para dizeres que o Real está melhor do que na época passada é comparares os números a que estão do líder na liga.
Para além de ignorares o facto de que o Real por esta altura tinha mais pontos na época passada ( se ganhar esta jornada mais 2 pontos) e que o Barça também tinha mais pontos na época passada por esta altura (mais 8 pontos). Portanto na época passada o Real à 17 jornada tinha 34 pontos e este ano tem 32 pontos (caso ganhe esta jornada) e o Barça tinha 45 pontos na época passada à 17 jornada e nesta tem 37 pontos.
Michael Scofield
Não foi só por causa do Cristiano Kafka, nenhuma equipa cai tanto só por causa dum jogador, agora tens que admitir que teve muito peso nisso não? Até o Barça quando o Messi se reformar vai continuar a ganhar, ou tens dúvidas disso? Agora é óbvio que vai cair muito e provavelmente passará a disputar a la liga ombro a ombro com Real e Atlético (se o Simeone lá continuasse), não é cegueira pelo Cristiano, desculpa o exagero ok, o principal responsável foi a saída do Ferguson, mas acho que pouca gente dúvida que se Ronaldo tivesse ficado até hoje, o United não tinha caído tanto como caiu. Essa do Real, se chamas “cegueira” ao que alguns users dizem do Ronaldo, depois não podes ter estas afirmações.
DYI
Não se aproveita nada da segunda parte do teu comentário. Mas como a primeira me parece séria vou responder.
Na primeira, o que provocou a queda do United foi a nomeação do Ed Woodward após a saída do David Gill lá para 2012. A partir daí os plantéis do United foram cada vez piores e aquela última premier do Sir é um autêntico milagre. Contudo a saída de Ronaldo também coincide com o United deixar de ser a melhor equipa do mundo, ou por demérito do United ou por mérito do Barcelona.
Kafka
O Cristiano saiu do United em 2009 e tu dizes que a queda do United se deveu à saída do Cristiano mas no entanto só começou a cair em 2013… ????….essa ginástica é maravilhosa, a Simone Biles que se cuide, já tem adversário à altura para Tokyo 2020
DYI
Está visto que não leste o comentário, eu disse que a grande causa da queda estrondosa do United foi a saída do enorme chairman David Gill no início da década. A saída do Ronaldo coincidiu com o United perder o Estatuto de melhor clube do mundo, (que perdeu para o Barcelona). Mas não foi queda, a queda aconteceu uns anos mais tarde com um palhaço chamado Woodward.
Vitor_Baia_Eterno
Tens razão na 1a parte. Continuas a ser teimoso na 2a. Teimoso é um eufemismo.
OMotoqueiroGuti
Quem defendia que o Real jogaria melhor sem Ronaldo partia de, pelo menos, um pressuposto: que Zidane continuaria como timoneiro. Ou seja: que a única coisa que mudasse realmente fosse a não presença de Ronaldo.
Saindo Zidane e entrando um treinador com uma filosofia diferente, e não desejada pelos jogadores, como Lopetegui… a conversa muda. Claro.
psychomantis
Penso que estás enganado Guti.
A maioria das pessoas desvaloriza o trabalho de Zidane no Real, diziam que ele em termos tácticos era fraquinho e que apenas acrescentava valor em termos de motivação.
Dizer que o real jogaria melhor sem Ronaldo… não sei, nem sei que tipo de argumentos é que podem ser usados para defender isso.
OMotoqueiroGuti
Fraco tacticamente ou não, isso não é importante para a questão.
Quem defendeu que o Real jogaria melhor partia do princípio de que, não mudando nem o treinador nem os restantes jogadores, o Real poderia melhorar. Porquê? Porque assim não haveria aquela obsessão de jogar sempre para o mesmo de sempre (Ronaldo) e outros jogadores poderiam ter mais protagonismo (Asensio, Isco…) até mesmo na marcação das bolas paradas.
Como os pressupostos não se verificaram (forma de jogar mudou para pior devido a mudança drástica por vontade do novo treinador) acho que nunca chegaremos a uma conclusão.
Mas claro isso não significa que o Ronaldo não seja um jogador com muitas qualidades.
Jojo da Caparica
O próprio