Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ruben Amorim e o dérbi: «Obviamente que estou a torcer pelo Sporting»

Terá a sua quota de responsabilidade? Se os leões não foram bicampeões vão ficar sempre a lamentar o timing da sua saída.

Ruben Amorim falou sobre o dérbi entre Benfica e Sporting, tendo admitido que está a torcer pela sua ex-equipa. “Eu não serei campeão. Campeão será o Rui Borges se o Sporting ganhar. Desde que assumi o papel de treinador de Manchester United, não interessa o contexto, sou responsável pelos resultados do United. Obviamente que estou a torcer pelo Sporting, ninguém me pode levar a mal. Tenho muitos amigos lá e espero que corra tudo bem e que o Sporting vença. Não tenho falado com ninguém, dos jogadores. Tenho falado com algum staff. Sei que estão muito nervosos, mas tudo vai correr bem”, disse o treinador português, depois da passagem do Man Utd à final da Liga Europa.

71 Comentários

  • Rated R
    Posted Maio 8, 2025 at 9:48 pm

    Ui… Depois do Futre ter dito o que disse… ja faltava o RA mandar esta…

    • Honestly
      Posted Maio 8, 2025 at 10:48 pm

      O que foi exatamente que o Futre disse?
      Não estou mesmo a par..

      • 6.Mik
        Posted Maio 9, 2025 at 1:17 pm

        Pesquisa um bocado e vê as palavras do Futre, não sendo ilegal é bastante grave e não percebo a necessidade dele se sujar com isto sem ter algum conhecimento de causa.

        • Petrol
          Posted Maio 9, 2025 at 6:12 pm

          Nem sei o que disse mas o argumento do “sujar com isto sem ter algum conhecimento de causa”… Estamos a falar de Futre… Só for sujar-se, só o fará ainda mais do que já está sujo.

        • Honestly
          Posted Maio 9, 2025 at 9:57 pm

          Lá está, as palavras que eu encontrei já têm algum tempo… Por isso não estou a perceber o alarido

      • Rated R
        Posted Maio 9, 2025 at 1:51 pm

        Disse ” houve malas, há malas e continuará a haver malas” mais “Os atletas do Gil tinham premio se expulsassem o GYO”.
        Estou a citar apenas…

        • Petrol
          Posted Maio 9, 2025 at 6:14 pm

          Nesta semana sei de fonte segura que a mala vai para Gyokeres. Disseram-lhe para rematar sempre de pé esquerdo. Inácio também terá a sua parte para falhar passes na saída de bola.

    • Jeco Baleiro
      Posted Maio 9, 2025 at 8:49 am

      Eu não faço ideia o que disse o Futre, até porque de cada vez que está a ladrar na tv é uma boa altura para mudar de canal. Agora toda a gente sabe que é uma p***, que quer estar de bem com todos, desde os amigos Luis e Ruizinho, aos pais desportivos que tem em todo o lado, etc. Personagem asqueroso que de cada vez que ladra sobre o Sporting só tem é que ser ignorado como absoluto insignificante que é.

  • Petrol
    Posted Maio 8, 2025 at 9:54 pm

    Acaba por ser normal. Uma vitória do Sporting fará com que fique mais próxima a possibilidade de voltar ao clube do coração.

  • Antonio Clismo II
    Posted Maio 8, 2025 at 11:26 pm

    Se não tivesse saído do Sporting já teria sido campeão nacional em Março.

  • Stravinsky
    Posted Maio 8, 2025 at 11:26 pm

    Normalissimo. Tem lá os seus jogadores, com quem trabalhou durante anos.

  • DNowitzki
    Posted Maio 8, 2025 at 11:31 pm

    1.º) É sabido: não gosto do Amorim e não é por ter treinado o Sporting. O desamor vem dos tempos em que era treinado por Jesus.
    *
    2.º) Amorim é livre de ter as suas preferências e as manifestar publicamente. Não faltava mais nada que não o pudesse fazer.
    *
    3.º) A preferência do homem é justificada, tendo em conta o passado recente.
    *
    4.º) A mim, não me incomoda, tendo em conta o ponto 1 e o facto de o querer ver looooonnnnge do Benfica, um «perigo» que o clube não corre, dado que só regressará a Portugal quando eu já estiver morto, e ainda espero viver uns anitos.
    *
    5.º) Dito tudo isto, não gostaria de o voltar a ver associado ao Benfica, do mesmo modo que me deu vómitos saber que Michel Preud’Homme foi homenageado na Luz, embora os motivos sejam bem diferentes.
    *
    6.º) A minha ótica é simples: Amorim foi jogador do Benfica, adepto e sócio, faz parte da sua História, mas esse capítulo está encerrado. O Amorim é amorinista, sempre o foi, e só acessoriamente benfiquista.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Maio 9, 2025 at 6:05 am

    Se fosses para o c…

    Sinceramente não compreendo aqueles sportinguistas com síndrome de Estocolmo em relação ao Ruben Amorim, se perdermos este campeonato será por culpa do Dr. Frederico Varandas, que não soube gerir a saída do treinador e do diretor desportivo, mas também do RA, que se portou como um cachopo e deixou o clube com as calças na mão, fazendo aquilo que jurou que não iria fazer.

    Quer dizer vejo jogadores como o William e o Patrício ostracizados por adeptos cheios de puridos morais, e depois vejo muitos desses mesmos andam com este sujeito ao colo como se fosse um santo, como se a sua saída não tivesse sido horrível e trágica para a equipa, problema que aliás ainda não está resolvido. Acho graça, eu não lhe vou perdoar a saída, quem saí como ele saiu não pode esperar ser bem vindo a Alvalade.

    • Raskolnikov
      Posted Maio 9, 2025 at 8:47 am

      Engraçado como eu dou por mim volta e meia a fazer de advogado do diabo do Amorim, mas acho que a situação dele não é comparável à do William, Patrício etc, por muito que tenha deixado o Sporting à rasca. O Amorim não só não rescindiu, rendendo algum dinheiro ao Sporting, como é alguém que chegou ao clube sem ligações ao mesmo, pelo contrário, ao passo que os outros são da casa.

      • Mantorras
        Posted Maio 9, 2025 at 9:05 am

        Nao rescindiu, saiu com uma clausula prevista em contrato assinada pelo Sporting, porque o contrato esta assinado pelas duas partes. Saiu rendendo dinheiro. Ficou o tempo que o clube lhe pediu para “passar testemunho”. Alem de nao ter ligacoes ao clube antes de chegar, foi o melhor treinador que por la passou, que eu tenha visto, o que teve mais sucesso tambem, e a ligacao criada com todos ali foi merito seu. Sai da mesma forma como tinha chegado ao Sporting. E por fim, nao foi para o Betis, nem para o Wolves, nem para o Lille…

      • Pao com Presunto
        Posted Maio 9, 2025 at 10:07 am

        Sem falar na importância e quantidade de títulos, que também pesa. O Boloni é “o” Boloni porque foi campeão, senão era um Vercauteren.

        • Neville Longbottom
          Posted Maio 9, 2025 at 11:14 am

          De facto ser campeão ou deixar o Sporting em 12.º lugar é quase igual. O Mourinho também é o Mourinho porque ganhou, caso contrário era um Otávio Machado.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Maio 9, 2025 at 11:34 am

        Síndroma de Estocolmo…

        Deves gostar de apanhar, só pode ser isso.

        • Raskolnikov
          Posted Maio 9, 2025 at 12:03 pm

          Isso é para mim? Devo ser o benfiquista a quem mais dá asco a ideia de ver o Amorim no Benfica. Mas havendo bons motivos para detestar o homem não percebo que se escolha motivos que não fazem sentido.

    • Mantorras
      Posted Maio 9, 2025 at 9:02 am

      O Ruben comportou-se como um cachopo? Porque aceitou ir para a melhor liga do mundo e para um dos maiores clubes do mundo, nao porque fugiu ou rescindiu com justa causa, ou andou a chorar para sair, mas porque estavam dispostos a pagar o valor descriminado no seu contrato para o desvincular. Podes achar mal que saia a meio do ano, mas e uma situacao prevista em contrato, e gostando menos ou mais, nao vejo o que isso tem “de cachopo”.

    • AdeptoImparcial
      Posted Maio 9, 2025 at 9:03 am

      Que comparação descontextualizada. Portanto, o Amorim sair porque recebeu uma proposta de um grande europeu que pagou a sua cláusula é igual a jogadores rescindirem e fugirem do clube após um atentado à Academia? Que parvoíce infantil.

      E o Varandas nada podia fazer, também. Nem ele, nem ninguém. Um clube apareceu, pagou a cláusula. A única pessoa capaz de impedir a saída era o próprio Amorim, mas era o que mais faltava agora o homem ver-se obrigado a ficar quando surge uma oportunidade que era um sonho. Aliás, o Varandas até pode é ter salvo a época, pois não são todos os Presidentes que são capazes de olhar para uma solução que vinha a ser preparada e defendida com tempo e concluir que não estava a resultar e era preciso nova mudança. O Varandas ter ido buscar o Borges pode ter sido, tal como a contratação do Amorim, uma decisão altamente impactante.

      Resumindo, isso é uma opinião que parece muito, mas muito fechada e completamente fora de contexto daquilo que é a realidade. Parece-me um comentário de adepto magoado com a saída de um treinador que deu tudo ao clube e que acha que o Sporting é o maior clube do mundo. “Quem sai como ele saiu não pode esperar ser bem vindo a Alvalade” – realmente, um treinador que deixa a equipa invicta no topo da liga e em excelente posição na Champions sair porque um clube lhe pagou a cláusula após épocas de sucesso como nunca antes visto este século no Sporting devia ter vergonha na cara… enfim.

    • Foge Quim
      Posted Maio 9, 2025 at 9:26 am

      Este campeonato perdeu-se com a saída do Amorim e de uma gestão altamente amadora e incompetente do Presidente Federico Varandas, por razões que todos conhecemos. Obviamente que a culpa menor é do Amorim, mas não está isento de culpas. Alguém a ser campeão, será o Sporting de Rui Borges e não de Amorim

    • Conquistador
      Posted Maio 9, 2025 at 10:54 am

      Engraçado, também tenho o mesmo sentimento relativamente ao Rui Borges.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Maio 9, 2025 at 11:31 am

      https://www.publico.pt/2018/06/11/desporto/noticia/sporting-ve-escapar-100-milhoes-com-rescisoes-de-cinco-jogadores-1834046

      Há aqui pessoal a precisar urgentemente de memofante, ou então é possível que o brunismo nunca tenha desaparecido deles, e delirem ao pensar que a culpa do que se passou foi dos jogadores, e não de Bruno de Carvalho, um lunático ditador que quis falir o Sporting.

      Todos os jogadores, com excepção de Rafael Leão, fizeram o mesmo, rescindiram primeiro, depois do ataque a Alcochete, e depois negociaram. Uns voltaram, outros negociaram a saída, mas o Sporting ganhou dinheiro com as suas saídas. Ou seja Bruno Fernandes e William fizeram exatamente o mesmo, simplesmente William, Patrício e outros tinham uma matilha de tontinhos atrás deles, e assim sendo negociaram a saída, ou já se esqueceram disso? Foi pouco dinheiro? Queixem-se do verdadeiro culpado disso, o bruninho claro. É preciso recordar o processo todo- dos posts no Faceboook, às ameaças à equipa, a acabar no ataque a Alcochete?!

      Acho piada aos brunistas reciclados, pensam que a malta se esqueceu do que se passou, disso e do resto, dos sportingados que éramos, de ter feito tábua rasa da história do clube, de ser um escroque falido que meteu o clube da lama. Tentam disfarçar que nada disto se passou denegrindo os jogadores, que sim foram vítimas do que se passou. E isto tem que ser dito com as letras todas, sem tibiezas, nem partes gagas.

    • oMeuUserName
      Posted Maio 9, 2025 at 12:01 pm

      Compreendo exatamente como te sentes. Mas acho engraçado que quando o Amorim fez exatamente o mesmo ao Braga, não vi os sportinguistas a tecerem críticas ao seu caráter. E nesse caso diria até que foi pior, visto que saiu para o, à data, adversário direto na tabela classificativa…

  • Dca
    Posted Maio 9, 2025 at 8:18 am

    “Eu não serei campeão” é sonso, bastante sonso. Quando ele bem sabe que é uma das razões, ou mesmo a principal razão, pela qual são campeões.

  • Raskolnikov
    Posted Maio 9, 2025 at 8:43 am

    Não quero o Amorim no Benfica nem pintado de ouro por motivos que já aqui referi algumas vezes, mas acho que neste caso ele não podia fugir muito a estas declarações. Este era há alguns meses atrás o grupo dele, e possivelmente ele terá até algum sentimento de culpa por tê-los “abandonado”, seria estranho vir agora torcer contra eles – o facto de dizer “ninguém me poderá levar a mal” dá a este desejo um tom de “pá, o que é que queriam que eu dissesse”? Acredito que a tendência se inverta com o passar do tempo e à medida que os “seus” jogadores saiam do Sporting.

  • Red Onion
    Posted Maio 9, 2025 at 8:51 am

    Obviamente que está. Sem ironias. Até para salvar o próprio pescoço (moral).

  • Mantorras
    Posted Maio 9, 2025 at 9:08 am

    Obvio. Eram os seus jogadores ha uns meses, nao podia ser de outra forma.
    Acredito que, com o tempo, com a saida “dos seus”, que acontecera inevitavelmente, passe a torcer pelo clube do coracao.

  • Nickles
    Posted Maio 9, 2025 at 9:59 am

    Treinador mediocre que fundamentou a carreira graças ao COVID e ao Gyokeres

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 9, 2025 at 11:12 am

      Um bocado chato a ver o Benfica sucumbir mais do que uma vez perante treinadores medíocres.

      • Mantorras
        Posted Maio 9, 2025 at 12:07 pm

        Isso ainda e o menos. O pior e ter melhor 11, ser favorito, melhor plantel, melhor treinador, melhor equipamento, melhores cachecois, mandar no arbitros e no var, escolher as imagens que podem mostrar ao var e na transmissao, escolher se vai estar chuva ou sol, comprar os adversarios, e mesmo assim, nao ganhar ao Leicester.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Maio 9, 2025 at 1:52 pm

        Não perceber a piada que ele fez é o cúmulo dos cúmulos. Desculpa, mas isso é choro. E dos grandes.

    • BP
      Posted Maio 9, 2025 at 1:22 pm

      ? isto!

      • Artur Trindade
        Posted Maio 9, 2025 at 2:58 pm

        Na ironia do Nickles encontraste finalmente quem se identificasse contigo. Eu ficava preocupado.

        • BP
          Posted Maio 9, 2025 at 11:17 pm

          Ele exagera porque está a fazer o humor, mas concordo com o subtexto da piada dele. Não acho que o Rúben Amorim seja um treinador “medíocre”, mas não é o ‘novo Guardiola’ que muitos vaticinavam, nem pouco mais ou menos. E sim, continuo a achar que recolheu louros que na verdade eram muito mais do Gyokeres do que dele. O campeonato português ganha-se sobretudo não perdendo pontos com os pequenos e médios e o Gyokeres, sendo de topo mundial numa liga tão pobre como a nossa, praticamente garante isso ao Sporting.

          Quanto ao campeonato da pandemia, sim, também continuo a achar que foi ultra atípico e nem devia ter existido…diria o mesmo se tivesse sido o Benfica a ganhá-lo. Eu nem acompanhei os jogos do campeonato nesse ano, queria era que os meus pais não morressem com SARS-CoV2… Havia confinamento, metade dos plantéis estava na enfermaria, os jogos eram à porta fechada, os jogadores estavam mais preocupados com a família do que com os jogos – se o senhor padre acha que isto é um campeonato típico, eu humilde pecador ficava preocupado com o senhor padre ?

          • Neville Longbottom
            Posted Maio 10, 2025 at 8:21 am

            Concordo. Não te esqueças que no primeiro campeonato houve outro suprassumo, o grande Tiago Tomás. O Amorim só ganhou por causa do Gyokeres no segundo ano e por causa do TT no primeiro.
            .
            Também concordo quanto ao Covid. Só o Sporting é que teve Covid, os outros não, por isso como é óbvio esse campeonato não devia contar.

            • BP
              Posted Maio 10, 2025 at 11:57 am

              Quando um dia perceberes o meu comentário, avisa.

              • Artur Trindade
                Posted Maio 11, 2025 at 8:10 pm

                Não dá para perceber BP. Amorim está longe de ser perfeito, e não foi apresentado em Inglaterra como o melhor treinador europeu, mas o mais promissor, em técnico construção, que mesmo falhando em Inglaterra em nada belisca a sua história por cá.
                Em Portugal deu para ser de longe o melhor, como se viu nas 11 jornadas desta liga, em que jogou um futebol incomparável em Portugal desde o 1º ano de JJ, o seu mentor.
                Podes falar de Gyokeres (e Hjulmand), que estiveram disponíveis para João Pereira e Rui Borges e as coisas descambaram naturalmente.
                Quando queres ter uma narrativa absoluta, uma profissão de fé, escorregas, não só na questão absurda de achares que o Sporting foi a única equipa mundial sem afetação da COVID, como na falta de explicação sobre a maximização de TT, Matheus Nunes entre tantos jogadores potenciados, como também te falha aqueles 11 jogos (com títulos no Braga), em época não COVID.

          • Mantorras
            Posted Maio 10, 2025 at 10:53 am

            Sinceramente, pergunto, quem disse que Amorim era o novo Guardiola (mesmo no sentido figurado)? Porque eu nunca vi tal coisa escrita ou dita, nem tao pouco alguma corrente de opiniao nesse sentido. Ele sempre foi visto com realismo, IMO, e um gajo muito acima da media na comunicacao, que desarma facilmente narrativas e cria as narrativas como quer, e deve ser um gajo facil de trabalhar, desde que cumpras com os minimos, minimos esses que impoe sem excepcoes, e assim, ganha o respeito do grupo. Depois, taticamente, nunca foi nenhum Deus, ate porque e jovem e esta a evoluir, como tem que ser.
            —-
            Por exemplo, sobre o United, os resultados sao horriveis ate ver, mas toda a gente se esquece qual era a principal coisa que o United tinha que mudar, ao nivel de clube(!), nao apenas do treinador, e que sem isso, nunca terao os resultados de outrora. Qual era? Acabar com o Player FC. Nem Mourinho, nem Ralf, nem Ole ou Ten Hag conseguiram, e Ten Hag foi o que teve mais perto, mas la teve que desculpar o Rashford aqui e ali e engolir uns sapos. Com o RA o que acontece? Da-se a extincao do Player FC, e isso eu garanto-te, com ele la, nao volta. Alias, todos nos ja percebemos isso, os jogadores ja perceberam que acabou a palhacada, os adeptos tambem, e quem para la for, ja sabe para o que vai.

        • BP
          Posted Maio 9, 2025 at 11:22 pm

          PS. Antes do Gyokeres ficou em quarto lugar; depois do Gyokeres levou o Manchester United a uma das piores (a pior?) classificações de sempre na liga inglesa…eu, se fosse ao senhor padre, também ficava preocupado era com estes sacanas destes factos, sempre a atrapalhar as profissões de fé do senhor padre…

          • Honestly
            Posted Maio 10, 2025 at 1:04 pm

            Com o Tiago Tomás, esse ponta de lança de renome mundial, ficou em 1o. Ah como me esqueci, o mundo todo teve COVID menos o Sporting…

  • Art Vandelay
    Posted Maio 9, 2025 at 11:05 am

    Se o Sporting for campeão, isso contará para o Palmarés do Amorim e será portanto o seu 3º campeonato no palmarés, obviamente que ele quer que ganhe o Sporting

    • Vincent Vega
      Posted Maio 9, 2025 at 12:00 pm

      Conta mesmo para o palmarés oficialmente? Quando o Villas Boas saiu do Chelsea e o Di Matteo venceu a champions, o Villas também ficou com esse troféu no palmarés? Tenho ideia que isso só funciona para os jogadores mas posso estar enganado.

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 9, 2025 at 3:09 pm

        As competições são geridas por organismos diferentes e, por isso, têm diferentes regras. Se o Sporting for campeão, o Amorim será oficialmente campeão assim como o Rui Borges e o João Pereira.

  • Vincent Vega
    Posted Maio 9, 2025 at 12:05 pm

    Normalíssimo. Treinou a equipa nos últimos anos, deixou a equipa a meio da época, e ainda por cima, vai ficar sempre ligado negativamente se o Sporting não for campeão.

  • Rated R
    Posted Maio 9, 2025 at 1:55 pm

    Brincadeiras a parte, alem de ele querer que o projeto que iniciou acabe bem para pdoer fechar o capitulo, ele tem amigos lá e sabe que é querido lá.
    Outro ponto será o facto de poder ser uma “pancada” no RC e no Lage e não “gostar” do que se passa no clube e desta forma como o Bernardo fez no passado, fazer uma critica e censura a atual estrutura do clube. Voltar ao benfas… será distante e sinceramente com esta direçao impossivel (se ganhar).
    Sobre o Futre… apenas disse a ponta do Iceberg do que sabe. Ele deve saber tanto podre de tanta gente e tanta coisa… Deve ser o que mais por dentro dos assuntos esta, o confessor de muita gente.
    Ha malas e malas… mas destas o ex deputado do chega não lhes chega :D

Deixa um comentário