Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Rúben Amorim será uma boa ajuda para nós»

Vai ganhar o seu espaço nos Leões? Apareceu a espaços com Silas, mas é provável que vá tendo uma maior continuidade na equipa.

Rafael Camacho falou à Sporting TV sobre o regresso aos treinos e mostrou-se satisfeito por voltar ao trabalho de forma normal, ainda que tenha procurado manter a forma em casa: “Tem sido muito bom voltar a pisar relvados, a Academia, poder sair de casa depois de alguns meses em que todos estivemos em casa. Todos pensámos que ia ser muito mais curto, que ainda jogávamos contra o Vitoria de Guimarães e só depois e que seria feito alguma coisa. Para mim o confinamento foi tranquilo. Tenho um espaço em casa, consegui ter alguns treinos, fazer exercícios com e sem bola. Tenho também um pequeno ginásio em casa, deu para manter a forma. Aproveitei para estar mais tempo com a família. Em casa estás a tocar na bola e a fazer exercício, mas aqui é muito diferente. Estamos todos junto, é bom saber que estamos a voltar a treinar, que já temos uma data mais ou menos confirmada para o regresso a competir”. Por outro lado, o extremo deixou elogios a Rúben Amorim: “Desde que o mister chegou que os treinos têm sido mais intensos e bons para nós. Como é obvio, agora como parámos um bom tempo é bom voltarmos com treinos intensos. Quando chegarmos mais perto dos jogos irão diminuir. É um bom treinador, tem mostrado isso. Está a passar as suas ideias, o grupo está a melhorar a cada dia, na forma que ele quer que joguemos. Será uma boa ajuda para nós, foi bom ouvir o mister a querer ajudar-nos. Está sempre a pedir-nos o nosso melhor e transmite isso”.

30 Comentários

  • Muska
    Posted Maio 9, 2020 at 9:37 am

    Acho que encaixa bem no sistema do Amorim na posição de extremo que joga entre linhas e por dentro, até tem mais características para isso que o Plata. Tem capacidade para receber de costas, desiqulibrar em condução ou em tabelas, facilidade de remate e bom drible curto. Ao contrário do que se vai dizendo, não o vejo como ala, que no 3-4-3 do Amorim jogam constantemente abertos no corredor e são muito solicitados para construir jogo através dos centrais.

  • Nazgul
    Posted Maio 8, 2020 at 11:56 pm

    Infelizmente não tem cabeça, nunca quis tentar jogar a lateral direito num Liverpool treinado por Klopp, realmente Deus da nozes a quem não tem dentes … devias ter aprendido com o origi!
    Tenho dúvidas que seja algo de extraordinário, nem defender quer!

    • T. Pinto13
      Posted Maio 9, 2020 at 3:43 pm

      Podia ter mais humildade nesse aspeto sim mas achas que ele tirava o lugar ao Trent?
      E mesmo o Clyne era muito bom, pena agora a lesão…

      • Kacal
        Posted Maio 9, 2020 at 6:23 pm

        O Camacho fez 2 jogos na equipa principal do Liverpool em 2018/2019, foi a única época que jogou com a equipa principal. Nessa o Clyne esteve emprestado ao Bournemouth na 2ª metade da época. Não tirava o lugar ao TAA, mas quem sabe podia ter feito alguns jogos a lateral direito nas Taças e afins caso tivesse a humildade e mentalidade certa, mesmo que não ficasse poderia aí vir para o Sporting mas já mais adaptado a essa posição pronto a “explodir”.

        • T. Pinto13
          Posted Maio 12, 2020 at 3:41 am

          Não tinha visto que tinhas comentado isto e peço desculpa Kacal.
          Quanto ao tópico eu penso que o Camacho por um lado não fez a opção errada já que ele ambiciona mais do que ser suplente e neste caso pela idade do Trent ele seria sempre esse jogador de taças.
          Apesar de também achar que ele devia de deixar os treinadores o guiarem e ouvir a sua opinião.

  • Mabk
    Posted Maio 8, 2020 at 10:34 pm

    Talvez o jogador do Sporting que eu menos gosto. Tem talento, mas uma atitude de vedetasinha insuportável. Só me lembro do jogo com o Braga, em que o único sprint que fez foi para tentar bater no Galeno. Depois, sempre que toca na bola, parece que tenta ficar com ela o máximo de tempo possível sem a perder (o que infelizmente não é muito). A menos que leve um valente abanão, não o vejo a evoluir muito. Fazia-lhe bem um JJ.

  • FVRicardo
    Posted Maio 8, 2020 at 8:21 pm

    Terá lugar de certeza se aceitar que a posição onde se pode potenciar para o alto nível é a de defesa/ala direito.

  • Kacal
    Posted Maio 8, 2020 at 8:16 pm

    Bosingwa era médio e foi adaptado a lateral direito. Estava relutante em aceitar como o próprio admitiu há poucos dias, mas lá aceitou e deu tudo quando teve a oportunidade. Trabalhou, jogou e evoluiu tornando-se um ótimo lateral, rumou ao Chelsea por um valor alto na altura por um lateral. Atingiu a selecção e um patamar alto, teve uma ótima carreira. Isto também é preciso ter humildade e inteligência para perceber que podia estar errado no que pensava e aceitar a opinião seguindo novo caminho contra o que o próprio pensava. Outros exemplos destes já aconteceram.

    Isto tudo para dizer que o Camacho vinha a ser adaptado a lateral direito com Klopp e todos sabemos as declarações que teve por causa disso. Acho que a extremo não vai dar em nada e enquanto não mudar também a mentalidade, muito menos. Posto isto, acho que este novo sistema implementado por Rúben Amorim é a oportunidade certa de ser humilde e inteligente aceitando jogar a ala direito, trabalhar, jogar e evoluir para aí sim quem sabe ser acima da média na posição e afirmar-se dando novo salto e tendo uma carreira de alto nível. Ganhará ele e o Sporting. Para mim é a posição onde pode render mais e ser uma grande mais-valia no sistema de jogo actual e devia aceitar isso.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 9, 2020 at 9:53 am

      Nem mais Kacal, tem aqui a situação ideal para aceitar ser lateral, ganhar humildade e aceitar que a extremo nunca chegará ao topo. De qualquer das formas se ele não quiser está no seu direito, mas depois não se pode queixar que não atinge o topo.

      Atualmente como extremo até prefiro o Jovane ao Camacho, e daria mais depressa oportunidades ao Joelson ou ao Bruno Tavares. Mas como lateral pode resultar, vejo-lhe algumas semelhanças com o Ricardo Pereira quando apareceu.

      • Kacal
        Posted Maio 9, 2020 at 1:50 pm

        Ora nem mais, Tiago. Claro que ele pode não aceitar, mas depois não se queixe como referes, tal e qual.

        E sim, há alguns exemplos de extremos que viraram laterais com sucesso, mas talvez o seu vedetismo e ego lhe toldem o raciocinio e impeçam que seja adaptado, a ver vamos. Deste ótimos exemplos.

    • Nazgul
      Posted Maio 9, 2020 at 12:01 am

      Concordo que talvez a melhor posição para ele fosse a de lateral, vindo de trás para tem espaço para progredir no terreno devido a sua velocidade, porque técnica no 1vs1 não tem muita é mais bola na frente!
      Acho que tanto a extremo como lateral terá sempre limitações notórias agora era tentar descobrir onde poderia render mais e disfarçar essas limitações!

      • Kacal
        Posted Maio 9, 2020 at 1:49 pm

        Sim, mas as tais limitações poderão ser disfarçadas a lateral e com trabalho, a extremo será mais complicado. Acho que o deviam testar nessa posição e depois logo se vê, mas tem de partir dele a humildade de aceitar e dar o litro.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Maio 8, 2020 at 9:22 pm

      Bosingwa era médio… mas acho que jogava numa posição mais central. Acho que até a trinco jogou.
      Creio que são jogadores com características diferentes.

      A comparar com alguém … lembro-me logo do Miguel (Benfica). Mas ele tinha muita garra.

      Talvez o Camacho surpreenda nessa posição. Mas acho que ainda não vai ser na próxima época.

      • Kacal
        Posted Maio 8, 2020 at 9:53 pm

        Não comparei Bosingwa a Camacho, mas sim as situações em si. Ou seja, Camacho devia seguir o mesmo exemplo mas não quis comparar os jogadores. De resto, totalmente de acordo!

    • Filipe Ferreira
      Posted Maio 8, 2020 at 9:08 pm

      Só por curiosidade, porque é que o Camacho haveria de render a lateral? Vejo muita gente a sugerir isso, mas não vejo características nenhumas de lateral nele

      • Kacal
        Posted Maio 8, 2020 at 9:55 pm

        Para mim porque tem velocidade e boa capacidade no 1×1 em explosão, mas não lhe vejo uma qualidade técnica e virtuosismo para ser top como extremo. Já a lateral poderá sê-lo e claro que há aspectos tácticos e defensivos a trabalhar, mas aí entra a sua vontade e a capacidade do treinador em ajuda-lo.

      • SCP99
        Posted Maio 8, 2020 at 9:30 pm

        O Klopp viu e acho que a opinião/visão dele enquanto um dos melhores treinadores do mundo vale um bocadinho mais que a nossa.

        • Kacal
          Posted Maio 8, 2020 at 9:55 pm

          Isto. Os treinadores não dão donos da verdade absoluta e falham como toda a gente, mas são sempre mais capacitados que nós e considero o Klopp um treinador astuto e confio no seu julgamento.

        • Filipe Ferreira
          Posted Maio 8, 2020 at 9:49 pm

          O JJ também viu um Bernardo Silva a lateral esquerdo, segundo se diz, e gostando-se ou não da personagem, é um dos melhores treinadores do mundo também

          • SCP99
            Posted Maio 8, 2020 at 10:47 pm

            Discordo que seja um dos melhores treinadores do mundo, português sem dúvida ainda assim. Mas não comparemos o Bernardo com o Camacho, o Bernardo tem toque de bola controlo e visão de jogo mas tem zero intensidade (e em especial defensiva) não propriamente rápido e é fraquinho fisicamente. O Camacho é rápido, bastante até, e tem pulmão o que lhe facilita os vai-vens, normalmente decide mal mas na ala isso não se nota tanto é basicamente subir e cruzar. O único problema podia ser a defender mas sendo veloz e entregando-se ao jogo chega para disfarçar, é ver o Semedo, o Cancelo e até o Corona, nenhum defende muito bem mas são rápidos e se forem ultrapassados não desistem e recuperam posição.

        • E o que temos
          Posted Maio 8, 2020 at 9:47 pm

          O klopp tambem falha como toda a gente

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 8, 2020 at 9:18 pm

        Porque é rápido e forte no um para um. Basicamente é por isto.
        Há uns bons anos tínhamos um lateral cheio de técnica e velocidade. Defender é que… “nhé”.
        Seu nome: Paíto.

        • Kacal
          Posted Maio 8, 2020 at 9:57 pm

          Mas defender e aspectos tácticos aprendem-se e trabalham-se, certo? Agora virtuosismo e técnica acho mais complicado, pode melhorar também nisso mas acho bem mais difícil porque o talento puro já nasce connosco também. E vejo mais potencial no Camacho para lateral do que extremo.

          • Giuseppe F
            Posted Maio 9, 2020 at 1:41 am

            Mais ou menos. Porque caso contrário todos os extremos podiam ser laterais.

            O virtuosismo e a técnica são inatos, mas não servem de quase nada principalmente neste caso.

            O Camacho é mau jogador no geral. A extremo ou a lateral. É um Grimi português.

            • Kacal
              Posted Maio 9, 2020 at 1:47 pm

              Errado, nem todos os extremos podiam ser laterais porque há extremos com muita técnica e virtuosismo que atingem o topo na posição, não haveria necessidade de os adaptar. Quantos extremos bons viraram laterais muito bons? Há vários exemplos. No fundo é preciso o treinador e o contexto certo assim como a mentalidade certa do jogador e a humildade e trabalho, coisa que tenho dúvidas que Camacho aceite ser e fazer, nisso concordo. Mas o tempo dirá.

        • Filipe Ferreira
          Posted Maio 8, 2020 at 9:50 pm

          Eu nem o acho propriamente forte no um para um, acho que é rápido, tem técnica qb com os dois pés, mas daí a ver um lateral nele. Pode ser que me engane

Deixa um comentário