Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rúben Neves desafia o próprio plano portista para esta época

“Rendimento, desenvolvimento e recrutamento”. As forças motrizes do projecto ‘Visão 611’ ganhavam fôlego naquelas três palavras de ordem. Com início no ano seis do século XXI (2006), com término programado para 2011 (daí o 611), a ideia, que se antecipava inovadora e frutífera no registo nacional, não passou de isso mesmo. O FC Porto recrutava selectivamente. O FC porto desenvolvia com um rigor quase militar, imune ao erro, num projecto que emanava uma aura semelhante às histórias dos EUA e a ficcionada capacidade em produzir super-atletas durante a guerra-fria, como o Capitão América. Mas os jogadores formados no FC Porto nesse período não renderam. No momento de avaliar resultados, não fica para memória futura um singular exemplo sequer de um ‘super-atleta’ saído de uma máquina com nome capaz de orgulhar qualquer escritor de ficção científica.
No entanto, o FC Porto continuou a ganhar. Com menor ou maior dificuldade, vencia, mas os lamúrios sobre a falta de um ícone saído da formação aumentavam de tom. O saudosos recordavam a aposta num Baía ainda sem duas dezenas de aniversários cumpridos, recordavam a audácia no lançar às feras do miúdo que se tornaria ‘Bibota’ e, para aqueles com mémória bem conservada, a loucura que foi aquele final dos anos setenta em que, de uma assentada, chegaram à equipa principal nomes como Seninho ou o endiabrado António Oliveira. Sérgio Oliveira, em 2009 e então com 17 anos, prometia acalmar os ânimos e recuperar a mística perdida, mas tem penado num Paços de Ferreira onde só brilhou sob a orientação de um ex-FC Porto. Coincidência, ou talvez não.
Este ano, após o esforço (semi-bem sucedido) dos últimos cinco anos do SL Benfica em quebrar a hegemonia azul e branca, o FC Porto investiu sem paralelo. Seria o ano em que qualquer portista se resignaria que, e sem rodeios, os meninos da formação teriam que esperar. Azar que o talento não espera ou anda de BI no bolso, e até a lesão de Mikel Agu, ainda na pré-época, parece indiciar que coisas como o destino não são invencão exclusiva dos filmes. Eis que surge Rúben Neves, totalmente em contra-ciclo com a anunciada aposta em pesos-pesados, ainda para mais com a urgência que a saída de Fernando exigiria. Joga, mas acima de tudo faz jogar, em alguém que já percebeu antes do prazo o que a posição mais requer.
O entusiasmo à volta desta versão do FC Porto é enorme, apesar da contradição em que assenta. Foi contratado um técnico com histórico interessante no futebol de base e, quando se pensava que o FC Porto aproveitaria a chegada do espanhol para potenciar os seus jovens, chega um contentor de (bons) jogadores feitos. Que por sua vez, alguns, são suplantados por um trinco que ainda anda com a casca de ovo na cabeça. Talvez Lopetegui ainda não saiba onde está. Talvez não consiga fugir aos seus compreensíveis instintos de pai profissional. A decisão está nas suas mãos, mas será bom que não se esqueça que, como qualquer Peter Parker basco, com um grande poder vem acoplada uma enorme responsabilidade.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): A.Borges

0 Comentários

  • Hernandez
    Posted Julho 23, 2014 at 1:02 am

    Possivelmente se o Ruben fosse espanhol ou Tozé se chamasse Tozic já eram fantasticos e deviam ser aposta.
    Assim…não chega!!!

  • as7
    Posted Julho 22, 2014 at 11:53 pm

    So venho aqui relembrar que o Ruben Neves ainda é junior de 1 ano. Portanto para a prox epoca ainda terá idade junior. A epoca passada alinhou no campeonato de juvenis. E capitaneou a selecao de sub17 no europeu.
    Talento!

  • SuceVite
    Posted Julho 22, 2014 at 7:21 pm

    Acho ridiculo estarem a por tanta pressao em cima do miudo. So o vi contra o Genk e gostei, e pelo que se diz parece ter muito potencial. Mas é preciso ter calma. Queimar etapas só o vai prejudicar.
    Antes dele existem 2 jovens com mais qualidade (mais velhos) e que sao da mesma posiçao. Tomas e Mikel. Por isso, por agora ele deve andar entre juniores e a equipa B. Antes de chegar à equipa A ainda vai ter que trabalhar e aprende muito. O potencial esta la, agora vamos ver se tem a cabeça e sorte necessarias para chegar ao topo.
    O Porto é que parece bem servido para os proximos anos, nesta posiçao. Existe Mikel, Tomas e Ruben. Todos com muito potencial, e espero que o Julen, caso continue cá, aposte neles nos proximos anos.

    • Ricardo Ferreira
      Posted Julho 22, 2014 at 11:13 pm

      Já não posso com as teorias,"queimar etapas", falam muito mas percebem pouco ou nada do assunto… A idade não interessa, se os jovens mesmo com 17 anos já demonstrarem qualidade e maturidade para jogarem com seniores só têm é que jogar para evoluírem ainda mais… O Ronaldo com 17 anos ja era titular no Sporting ( com essas teorias nunca se teria afirmado tão cedo e provavelmente nunca atingiria o nível que hoje ele tem…), Quaresma jogava com 18 anos, Messi com 18 já marcava golos ao Real Madrid, Gotze com 18 anos era titularíssimo no dortmund, Figo com 18 ou 19 anos ja era titular , Hazard com 18 anos já era titular na Liga Francesa (estreou-se aos 16/17), Van persie com 18/19, Sneijder com 18, Ginter com 20 anos já é campeão do mundo, Sterling( lembrou-me do quão inferior ele era ao bruma e ao iuri qdo o liverpool levou 4 batatas do sporting na NextGen)… São inúmeros os casos!

      O problema da não aposta dos jovens da formação são os interesses financeiros que empresários, dirigentes e treinadores têm… Ganham mais dinheiro a ir buscar um jogador á Colômbia ou ao México do que se apostassem nos jovens com qualidade da casa… Isto resolvia-se facilmente se a Federação tivesse dirigentes inteligentes e com vontade de melhorar o nosso futebol , impondo regras, como por exemplo, 70% dos planteis ser composto por jogadores nacionais, 60% de cada equipa titular deveria ser composta por portugueses, etc… Já que os clubes têm mentalidades medíocres e anacrónicas, tem que ser a FPF a impor regras… Custa assim tanto meter os olhos na Alemanha , Holanda e Espanha???
      Portugal tem tanto talento, é incrível com tão poucos habitantes e praticantes existir este potencial … Só não temos uma selecção de top porque não queremos… Preferimos alimentar esta rivalidade entre nós (adeptos de x e de y..) do que sermos Bi, Tri campeões do mundo e sermos verdadeiramente respeitados por esse mundo fora (no que toca a futebol)… É triste a mentalidade portuguesa.

  • SuceVite
    Posted Julho 22, 2014 at 7:08 pm

    Exatamente! Antes de Ruben esta Tomas, que caso nao estivesse no Europeu, estaria quase de certeza com a equipa A, na pre-epoca. E antes de Tomas, ainda ha mikel! O ruben, nem titular deve ser na equipa B.

    • Ricardo Ferreira
      Posted Julho 22, 2014 at 10:41 pm

      Mas que Mikel ??? Alguem aposta no mikel em vez do Tomás ou do Rúben? Por amor de deus…

  • Anónimo
    Posted Julho 22, 2014 at 7:02 pm

    É bastante pesaroso e sinto até alguma pena em ver tantos jovens desaproveitados. No Benfica parece-me evidente que um meio campo a 3, com Bernardo Silva no vértice recuado ao estilo Pirlo seria uma excelente solução para rentabilizar o potencial do jovem. No sporting João Mário devia ser titular de caras e no FCP este rapaz apresenta qualidades. Enfim…

    Ass: Carlos Barbosa

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Julho 22, 2014 at 5:51 pm

    O Rúben Neves é bom jogador, mas não façam dele aquilo que ele não é. Só tendo como base a avaliação em alguns jogos é que se pode determinar se ele tem ou não qualidade para, efectivamente, integrar já o plantel principal.

    • Kacal l
      Posted Julho 22, 2014 at 8:29 pm

      van Basten,

      Sim, tens razão e concordo com o que dizes, mas pode rodar entre os júniores e a equipa B e ter algumas oportunidades na equipa principal com o decorrer da época, isso não é "queimar etapas".

    • van Basten
      Posted Julho 22, 2014 at 6:51 pm

      100% de acordo.

      O Rúben tem 17 anos. Jogou 45' contra o Valadares, 68' contra o Venlo e 45' contra o Genk.
      Não faz sentido absolutamente nenhum começar já com esta 'pressão mediática'. Muito, mas muito tem ainda que acontecer para se poderem tirar ilações.

      Se tem potencial? Claramente. Como o têm muitos jogadores nos júniores e na equipa B.
      A título de exemplo, o Tomás fez já muito mais que o Rúben para merecer um lugar no plantel principal.

      Não coloquem a carroça à frente dos bois.

    • Tiago Fouto
      Posted Julho 22, 2014 at 6:04 pm

      Mas não é nada de especial. Já fizeste a tua avaliação ou ainda tens de ver mais jogos?

  • Invictus
    Posted Julho 22, 2014 at 5:31 pm

    Quanto a mim parece.me antes de mais que se esqueceram do inicio do novo seculo, altura em que postiga com 18 anos foi melhor marcador do fcp e vencia a taça uefa juntamente com outros nomes lançados na altura como ricardo costa, h.almeida, ou entao mais recentemente vieirinha h.barbosa ,ou entao castro josue…
    Tudo jogadores made in FCP, ate podiamos estar a falar de um jogador recentemente formado no FCP, chama.se james e assinou pelo r.madrid.

    Quanto ao ruben neves, ja disse o que penava dele, é certo que jogara na equipa principal, assim como um dia vão jogar g.paciencia a.silva rafa tomas e ivo….

  • Hernani Amorim
    Posted Julho 22, 2014 at 4:44 pm

    O Ruben Neves benificia da sua posiçao no que diz respeito a se tornar uma imagem futura da mistica portista. O porto sempre teve grandes trincos, e muitos deles ( a maior parte) sairam da formaçao. Trata-se ainda pra mais de uma posição que dà pouco nas vistas e parece me que ele e o Mikel poderam futuramente ser os donos desta posiçao, apedar de acreditar muito em Mikel, acho que o Ruben tem capacidades para jogar noutras posiçoes no meio campo se preciso. Na minha opinião Mikel podera mais tarde ser facilmente vendido (tem caractiristicas fisicas muito interessantes e procuradas), mas Ruben sera talvez um daqueles jogadores, que apesar de nao serem excelentes, tera o carinho dos adpetos e do clube, e quem sabe nao sera o proximo novo capitão e representante da alma portista em campo, tal como foram outros trincos no passado. Por agora, vejo o porto com receio em contratar para essa posiçao, talvez o casemiro seja portanto uma optima escolha, na esperança em que por fim a aposta na formaçao dê frutos. Não é so o sporting a ter bons elementos de formação, o porto e o benfica tem grandes miudos, muito entusiamantes: ivo, andré silva, rafa, ruben neves, mikel, bernardo silva, joao teixeira entre muitos mais

  • Anónimo
    Posted Julho 22, 2014 at 4:06 pm

    O Carrillo aos 23 anos continua a ser imaturo. o Nani aos 27 continua a ser imaturo. Ter 17 anos não é sinónimo de falta de maturidade. se o miúdo tem qualidade, só tem é que jogar. o Ruben provou contra o Genk que está pronto para o futebol profissional, ponto final. Ronaldo aos 17 era titular do Sporting. Messi aos 18 marcava golos ao Real Madrid. se os tivessem deixado nas equipas B, eles seriam o que são hoje? fala-se muitas vezes em dar um passo maior do que a perna, mas aquilo que o Benfica e Porto estão a fazer com alguns dos seus jovens talentos é dar um passo muito menor do que a perna.

    Dragão 86

    • Tiago Martins
      Posted Julho 22, 2014 at 4:12 pm

      Corroboro totalmente com o que disse Dragão 86.

      Há pessoas que associam a maturidade à idade, o que nem sempre acontece.

  • Tiago Fouto
    Posted Julho 22, 2014 at 3:49 pm

    O Porto tem além de Ruben Neves, Podwastki que também tem muito talento. Mesmo. Podiam ambos alternar os 2 entre o banco da A é a titularidade na B.

     

    Além disso André Silva é sem dúvida, minha opinião, a maior promessa a nivel de avançado para Portugal nos últimos anos… Ivo muito bom também…

    Vejam hoje os sub-19, às 19h30, para verem o talento que o Porto tem nas camadas jovens…

    Lopotegui vem para o Jorge Mendes conseguir por imensos espanhois dele no Porto.

  • Guilherme Silva
    Posted Julho 22, 2014 at 3:48 pm

    É um bom artigo, gostei de ler, mas parece-me que falta abordar a questão a partir de outro ponto: a empatia dos adeptos com a equipa.

    Ninguém fala neste tema, mas é notório que nos últimos tempos a relação entre os adeptos/sócios e a equipa se tem vindo a distanciar um pouco. São os jogadores que mal acaba o jogo correm para o balneário sem agradecer aos adeptos (nesse ponto temos muito que aprender com os nossos dois maiores rivais), são jogadores a quem constantemente é apontada a falta de mística e de vontade de representar o símbolo e o escudo que carregam ao peito. São jogadores que desistem à mínima dificuldade, um contra-senso gritante com o que sempre foi a realidade azul e branca. Falta, claramente, uma grande figura da equipa, vinda da formação, um capitão que transmita a velha mística portista, e que ensina aos recém-chegados o que é ser e viver PORTO.

    É aí que pode entrar o Rúben Neves. Penso que as suas características físicas e a capacidade futebolística já nem se põe em causa: temos ali um diamante em bruto para lapidar. Mas o Rúben pode ser mais que isso, pode ser a figura por quem os portistas anseiam, um símbolo da mística e das características tão apreciadas pelos adeptos. Talvez não esteja preparado para um peso tão grande em cima dos ombros, mas temos que ser pacientes e não queimar etapas no seu desenvolvimento, para quando ele vier "a sério", seja para assumir e pegar de estaca na equipa, para num futuro ser o capitão e expoente máximo.

    O que penso que o prejudica é que no plantel sénior não contamos com nenhuma figura assim. No passado, a mística portista sempre foi passada por ciclos, e de uns jogadores para outros. Neste momento estamos orfãos duma figura assim no plantel, sendo que o único que se aproxima é Quaresma, e esse está bastante longe de ser um verdadeiro símbolo do clube, pelos comportamentos que tem e sempre teve. É assim que quero chegar ao próximo ponto, o FCP neste momento não tem um verdadeiro capitão do barco, daí surgirem dois nomes acessíveis para tal: Bruno Alves e Ricardo Costa.

    Bruno Alves é o meu preferido. Tem uma maior proximidade e um maior reconhecimento da parte dos adeptos, e mesmo dos jogadores, e penso que seria o capitão e líder necessário para esta equipa. Caso aceitasse não ser titular, acho que era uma aquisição necessária. Já Ricardo Costa, é um jogador livre, relativamente fácil de contratar, experiente, com um excelente currículo, e um reconhecido líder de balneário por todos os plantéis por onde passou. Era uma excelente opção para o clube, e gostava de ver pelo menos um destes dois jogadores a reforçarem o plantel.

    Num futuro a médio prazo, penso que esta questão da ligação emocional dos adeptos à equipa tem tudo para melhorar. Temos excelentes valores a sair da formação, e se apostarmos neles penso que abre boas perspectivas para voltarmos a ter o "nosso" Porto de volta, o Porto com o qual todos nos identificamos e que agora está apenas representado notoriamente pelas nossas modalidades. Daí a diferença do apoio entre o futebol e o andebol por exemplo. Vê-se muitas vezes o futebol a ganhar e a sair do Dragão sob vaias, e por outro lado vemos o andebol a perder na Liga dos Campeões, e a sair do Dragão com uma ovação tremenda. Isto porque os portistas identificam-se com os valores que a equipa de andebol representa, a raça, o querer, nunca desistir, por outras palavras, a mística portista.

    Espero ver claramente alguns valores na equipa de futebol num futuro próximo. Temos o já citado Rúben Neves, o Gonçalo Paciência, o André Silva, o Tomás Podstawski, o Rafa e o Ivo que têm qualidade para fazer parte do plantel a médio prazo. Só têm que apostar neles, e é isso que eu e outros portistas gostávamos de ver.

    • Bruno Fonseca
      Posted Julho 22, 2014 at 8:59 pm

      João Gonçalves a minha opinião é de que o Castro é melhor que o Defour, cada um tem a sua.

    • andre
      Posted Julho 22, 2014 at 8:20 pm

      Excelente comentario. a mistica do Porto desapareceu, não há 1 figura que aos olhos dos adeptos seja um líder e um capitão. Só por isso gostava de ver o regresso do Ricardo Costa, ainda para mais sendo um jogador livre. Quando se vê a epoca passada e fica a sensação que qualquer um carrega a braçadeira de capitao, esta tudo dito. Ate o Abdoulay ja foi capitão. Impensavel ha uns anos atrás

    • SuceVite
      Posted Julho 22, 2014 at 7:45 pm

      Irrita-me a sobrevalorizaçao do Castro por maior parte dos portistas. É verdade que era um verdadeiro portista e que sentia a camisola como nenhum, mas dai a considera-lo melhor que Defour?
      Eu nao sou propriamente um fa de Defour, mas admito que é um bom jogador e ate sera uma mais valia no PSV. O Castro por muito que eu quisesse que fosse, nao é um jogador por ai acima. Nao tem qualidade para ser uma mais-valia para o Porto, no maximo seria util.

    • Joao Goncalves
      Posted Julho 22, 2014 at 6:37 pm

      Humm…

      Defour esteve no Mundial é Internacional Belga Activoé pretendido pelo PSV e equipas da Premier League.

      Castro está no Kasimpasa, 6º classificado da Liga Turca e ninguém o quis recomprar…

      Se calhar arriscaria dizer que o Deffour é ligeiramente superior ao Castro não?

    • Bruno Fonseca
      Posted Julho 22, 2014 at 4:18 pm

      Excelente comentário do qual subscrevo inteiramente. A mística portista tem-se vindo a perder, é verdade.
      Um jogador que sentia muito o clube o Castro foi-se embora, não compreendi a sua saída, seria o Defour melhor do que ele?
      Como referes o Quaresma nunca pode ser um líder por algumas atitudes que teve e que por vezes ainda tem.
      Estes jogadores mais jovens que andam na equipa B são aqueles que podem devolver essa mística, como aqueles que referiste no teu último parágrafo.
      O Porto quase sempre teve símbolos, Jorge Costa, Baía, Lima Pereira, Fernando Gomes entre outros, é necessário que voltem a aparecer.

  • Rabensandratana I
    Posted Julho 22, 2014 at 3:47 pm

    Este Rúben Neves é muito maduro para os 17 anos de idade, é um jogador que de x em x anos aparece nas camadas jovens outro exemplo é o André Silva mais velho que o pivot defensivo.

    Se o Lopetegui tiver predisposto a ganhar uma solução para concorrer com o Casimiro tem aqui um bom diamante para lapidá-lo, já que o R.Neves tem as bases necessárias para ser um grande jogador no futuro e beneficiou da lesão grave do Mikel Agu.
    Eu acompanho este miúdo há sensivelmente 1 anos e meio, fiquei impressionado com a sua calma a jogar, faz do passe a sua principal característica, adora construir jogo e tem um posicionamento fora do normal além de ser forte no passe longo a 30/40 metros.

    Agora espero que não queime etapas na sua formação e que vá tendo minutos na pré-temporada, que principalmente faça muitos jogos para continuar a evoluir.

  • Tiago Martins
    Posted Julho 22, 2014 at 3:44 pm

    Visualizei poucos jogos do Rúben Neves, pelo que ainda não tenho uma opinião totalmente esclarecida sobre a sua qualidade/potencial; mas o que queria destacar é o facto de estar a ser aposta na equipa principal com 17 anos, algo raro no nosso país (independentemente da saída de Fernando e da lesão de Mikel).

    Em Portugal olha-se para idade como algo obrigatoriamente adjacente à maturidade, o que nem sempre acontece – enquanto continuarmos com esse paradigma, vários jogadores irão estagnar/perder anos da carreira. No Benfica (clube que acompanho mais afincadamente) existem dois casos gritantes: Renato Sanches e Bernardo Silva. O primeiro jogou o ano todo nos juvenis, quando no mínimo deveria estar nos juniores e o segundo desperdiçou um ano na segunda liga, mesmo tendo qualidade mais que suficiente para actuar na primeira divisão.

  • Bruno Fonseca
    Posted Julho 22, 2014 at 3:43 pm

    Demonstra uma maturidade acima da média para a idade que tem, tem muita qualidade e potencial.
    Outro jogador com muita qualidade é o Tomás Podstawski.
    No fim da época, se o Casemiro saír creio que não necessitamos de contratar médios defensivos.

  • Joao Goncalves
    Posted Julho 22, 2014 at 3:37 pm

    O Porto este ano com um novo treinador é perfeitamente natural não apostar na formação!

    Aliás, o grande tema formação, só faz sentido se um clube manter um treinador por vários anos (que não JJ que esse não gosta dos putos) e começar a conhecer a prata da casa, estar a par dos desenvolvimentos das suas capacidades, para quando projecta a época seguinte colocar logo esses talentos como reais apostas e não somente mais uns putos que andam para ali.

    Quando vem um novo treinador o que lhe pedem é para ganhar e para isso vai buscar quem lhe dá confiança para esse objectivo ser atingido… acredito que se Lopetegui ficar para o ano possamos aí sim, ter um plantel A com alguns B promovidos e quicá, possamos ver 1 ou outro B a jogar com alguma regularidade na A este ano.

    Em relação a Ruben Neves é um talento que realmente tem uma postura, uma calma, uma ocupação dos espaços para a posição fora do normal, bom passe e com critério neste e acompanhamento ao ataque com sentido posicional muito interessante… contudo ainda não o vi a fazer compensações ou roubos de bola, assim como a disputa de lances aéreos, pois com o Genk não foi forçado a isso e só quando for mais exposto a essa fase do jogo e com adultos é que se pode tirar mais ilações, mas para já e na vertente de contrução e de transporte de bola, está um médio defensivo feito e não uma promessa.

    • Lucas Ferreira
      Posted Julho 22, 2014 at 6:49 pm

      No Vitória SC aposta-se na formação (na esmagadora maioria com sucesso desportivamente) mas a verdade é que com Rui Vitória ao leme o lançamento dos jovens na equipa A aumentou e vai crescendo a cada ano que passa. Por isso acho que tens razão.

  • AlbertoRaspadinha
    Posted Julho 22, 2014 at 3:34 pm

    Calma! É pré-época.
    O miúdo tem talento, maturidade acima da média. Mas precisa acima de tudo de um plano bem pensado para a sua formação. Lançá-lo já para a selva num Porto com enorme pressão de ter de ganhar, seria demasiado arriscado e razoável.
    Deve sim, estar integrado na equipa principal, jogar pelos juniores, e, em jogos de taça e com menos pressão, eventualmente ser utilizado.

    • Mega Badjeras
      Posted Julho 22, 2014 at 5:20 pm

      É por causa de pessoas que pensam como demonstraste no teu comentário, que o futebol português está atrasado e fraco em relação aos outros

      É essa a mentalidade retrógada e errada, que vigora nos treinadores de clubes e seleccionadores portugueses atualmente e depois também temos uma federação que nada faz e assiste a isto como se nada se passasse, para termos as prestações vergonhosas nos mundiais e europeus como foi este último.

      Vou te só dar um exemplo, porque não me quero alongar muito…se acompanhares os plantéis das equipas que jogam na Bundesliga (que é juntamente com a premier league os campeonatos mais fortes da Europa), verificarás que há inúmeros jogadores que jogam com 16, 17, 18 anos nas equipas principais dos seus clubes e muitos deles, a titulares até e não no banco de suplentes, tudo isto com esta idades, isto em Portugal é impensável e não porque os portugueses não têm qualidade e os alemães é que têm…é sim porque lhes foram dadas oportunidades de se mostrarem em jogos oficiais e os clubes alemães têm criado uma espécie de protocolo com a federação alemã relativo a estes jovens jogadores deixarem os juvenis e juniores e passarem a jogar nos seniores, para que um dia o sleeccionador nacional do país possa ter um leque de opções muito mais vasto do que se as equipas alemãs só jogassem praticamente com estrangeiros.

      Isto revertiu-se na conquista do mundial 2014, só para exemplificar.
      Enquanto em Portugal não se pensar a sim, não vamos longe, e não venham com aquela velha desculpa de que, se jogarmos portugueses não ganhamos títulos quer nacionais, quer internacionais.

      Um abraço e não leves a mal a crítica.

  • Gulev
    Posted Julho 22, 2014 at 3:28 pm

    A tal "Visão 611" se calhar funcionou, porque o verdadeiro motivo não era o anunciado. Quem tinha a pasta do "projecto" era o CEO do FCP e quem geria os fundos para o tal projecto era o duo mais poderoso do clube.

    Os fundos foram se gastando até esvaziar completamente e o projecto foi silenciado. Hoje há outros projectos e nunca eles foram na direção de construir infraestruturas, criar formação ou de qualquer outra forma de enriquecer o clube mas sim de obter sucesso desportivo imediato. A "Visão 611" ainda será explicado um dia por outro qualquer agente desportivo não ligado ao clube e até aí esperemos.

    Ruben Neves é, segundo explica o cronista, um fenómeno supra-natural que vem atrasado 3/4 anos por gestação retardada, ou como refere, em contra ciclo. Não sabemos o que esperar, ainda é cedo, no Benfica outros jovens de 97 também aparecem a pedir espaço e no Sporting outros tantos. Mas depois de Ruben Neves o projecto "Visão 611" foi um sucesso, pelo menos para alguns…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 22, 2014 at 3:14 pm

    Sinceramente não conheço o suficiente para comentar este post. Apenas penso que aos 17 anos, não lhe deve ser colocada a pressão de ser um "ícone" da formação, ou de ter de se assumir já na equipa principal.. com a contratação de Casemiro e um médio que possa desempenhar as funções de 6/8 (Clasie seria perfeito) a posição ficaria preenchida, podendo assim o Ruben Neves, dividir a sua temporada entre equipa A e escalões secundários (seja nos júniores ou na equipa B), sem pressas.

    p.s.: Boa referência a Freitas Lobo no post (casca de ovo na cabeça).

    • Joao Goncalves
      Posted Julho 22, 2014 at 6:32 pm

      Discordo por completo NFM… o Leandro não tem qualidade para o Porto. Para uma equipa que lute para não descer na 1º ou para subir na 2ª pode ser que sim, que seja útil, agora num Porto nem pensar nisso.

      Leandro é um jogador com pouca velocidade, pouca intesidade (não tão pouca como o Sérgio Oliveira), sentido posicional QB, não é agressivo no jogo aéreo e tem pouco timing de entrada aos lances e emperra o jogo em demasia… sim tem um remate forte, um passe razoável e alguma técnica na recepção da bola.

      Aliás tem tão pouca qualidade que num meio campo composto por Mikel, Pedro Moreira (que é um jogador de 1º liga meio de tabela) e Tozé, jogou apenas 11 jogos a titular e em nenhum deles deslumbrou e já deve estar a caminho da equipa Belga que comprou o Tiago (pelas ultimas informações disponíveis).

      Lá por serem da formação não os tornam imediatamente jogadores com material para jogar no Porto.

      O Tomás é outro… o ano passado nos jogos que fez pela B, nunca fez nada de grande relevo… ao contrário do Ivo e Rafa por exemplo, contudo o Tomás mostrou lampejos de qualidade e espero que este ano se adapte de vez a jogar com os seniores, para poder então ser uma opção para o ano que vem.

    • NFM
      Posted Julho 22, 2014 at 4:17 pm

      O Leandro Silva tem qualidade….

      Alias fez vários jogos a titular na B e provou que tem muita qualidade e é dono de um remate de longe bastante assinalavel…

    • Kacal l
      Posted Julho 22, 2014 at 4:12 pm

      LuísRafaelSCP,

      Subscrevo, é dar tempo ao tempo e deixar o Rúben Neves jogar com regularidade e evoluir naturalmente, pode perfeitamente rodar entre os júniores e a equipa B, e depois ter algumas oportunidades na equipa principal no decorrer da época, concordo.

      PS: Com Casemiro e um médio que faça as posições 6/8 ficamos bem servidos, o Clasie seria mesmo perfeito.

    • Joao Goncalves
      Posted Julho 22, 2014 at 3:54 pm

      Nem mais Luís.

      Penso que estes jovens jogarem 10/15 jogos numa época na equipa A (por entre todas as competições) seria o ideal.

      Jogadores como Rafa, Gonçalo, Ivo, que já demonstraram a sua valia e capacidade na equipa B na época anterior deveriam estar obrigatoriamente nesse lote.

      Outros como Ruben, Podswtaski, André Silva é manter sobre olho a ver se conseguem dar o salto qualitativo para jogarem com os seniores visto que o ano passado fizeram exibições intermitentes nos B's (tirando o Ruben é claro).

      E ainda está lá o Pité, João Graça e Francisco Ramos que é analisar como é o 1º ano de B e ver se rendem ou não.

      E já agora despachar aqueles que claramente mostraram que não tem qualidade para um dia singrarem no Porto ou que estão com processos de desenvolvimento demasiado atrasados, ou seja Tiago Ferreira (que já foi), David Bruno, Leandro Silva e Frederic Maciel.

  • Anónimo
    Posted Julho 22, 2014 at 3:11 pm

    Excelente texto! A falta de aposta na formação do porto e Benfica em nada beneficiam o campeonato e a selecção. Em 2006 foi o porto a prometer um forte investimento na sua cantera e mais recentemente é o Benfica que agita essa bandeira mas a ver é que só o Sporting lança regularmente os seus jovens.
    Quanto ao Rúben neves parece me um miúdo com potencial mas o mais provável é o porto contratar um ou dois trincos
    Ramos

  • Kacal l
    Posted Julho 22, 2014 at 3:05 pm

    Excelente artigo, inteligente e bem escrito, com um tema interessante, gostei bastante e os meus Parabéns! A. Borges. :-)

    Concordo com tudo e não tenho muito mais a acrescentar.

    Quanto ao Rúben Neves, vi o jogo contra o Genk e gostei da sua exibição, é jovem, português e da formação e tem a mística, depois demonstra maturidade e tranquilidade, mas acima de tudo qualidade, talento e potencial, mas também é verdade que os jogos de pré-época não têm pressão e não passam de testes, há jogadores que brilham nas pré-épocas e depois quando chega a hora da verdade, falham e ficam aquém das expectativas, mas vejo potencialidades neste jovem e espero que seja um dos habituais titulares na equipa B e que continue a ter oportunidades na equipa principal no decorrer da época, temos que aproveitar os nossos jovens, eles são o futuro e um clube com referências é muito mais forte e histórico.

    • Anónimo
      Posted Julho 22, 2014 at 4:40 pm

      André Santos, isso é claramente discutivel.
      Na minha opinião, e apesar do Podstawski ser bom e ter muito potencial, prefiro o Ruben e acho-o melhor jogador no presente.

      Jorge Duarte

    • Kacal l
      Posted Julho 22, 2014 at 4:05 pm

      André Santos,

      Eu falei no que eu queria e gostava, mas também duvido que apostem nestes jovens, com Quaresma, Tello, Sami (deve ficar) e Brahimi (quase fechado), mais Jackson (deve sair) e Adrián (pode jogar nas alas) e quem sabe Raúl Jimenez, não estou a ver o Ricardo e o Gonçalo a terem muitas oportunidades, mas o Rúben Neves pode ter algumas.

    • André Santos
      Posted Julho 22, 2014 at 3:34 pm

      Podstawsi é muito melhor do que o Ruben Neves (Também é 2 anos mais velho). Vai ser uma luta interessante na equipa B este ano. Não acredito que apostem em ninguem da formação na equipa principal este ano. Até jogadores como o Ricardo Pereira e Gonçalo Paciencia devem ser obrigados a sair de forma a terem minutos e desafios competitivos, ainda por cima em ano de Europeu sub21.

      Quem fica claramente a ganhar são os jovens espanhóis emprestados.

  • I.C.E.
    Posted Julho 22, 2014 at 3:00 pm

    Olhando apenas e só para a posição de médio-defensivo, podemos ver que o F.C. Porto está bem servido de médios-defensivos para a próxima década com Mikel, Podstawski e o próprio Rúben Neves. No entanto, se for feita uma aposta consolidada, planeada e sem grandes pressas, quem ganha é o próprio clube. Que exemplos como o Nelson Oliveira não sejam copiados, porque, a paciência é uma virtude e queimar etapas pode dar em nada.

    • I.C.E.
      Posted Julho 22, 2014 at 5:11 pm

      Correto Stalley, o F.C. Porto está bem resguardado em quase todas as posições, mas convém apostar nos jogadores que vai formando e pode, como fez esta época, emprestar aqueles que dão o salto desde a equipa B para as equipas da 1ª Liga para ganharem a experiência e nível para depois voltarem ao F.C. Porto.

    • I.C.E.
      Posted Julho 22, 2014 at 4:33 pm

      Exato, eu até nem me tinha recordado de nomes como Sérgio Oliveira ou Diogo Viana ou Fábio Paim mas destaquei o caso do Nelson Oliveira, por ele ter sido o mais mediático caso de queimar etapas sem nenhum nexo. E sem mentalidade, nenhum deles vai fazer outra coisa senão passar ao lado de uma carreira que podia ser muito melhor, tipo Manuel da Costa.

    • Stalley
      Posted Julho 22, 2014 at 4:31 pm

      Atenção ao filho do Domingos, o Gonçalo

      Tenho grandes esperanças neste "puto", o Porto ainda tem o André Silva outro jovem valor, neste momento no Euro sub-19

      SL!

    • Gustavo Gomes
      Posted Julho 22, 2014 at 3:31 pm

      Sérgio Oliveira estreou-se pela equipa pincipal do Porto com 16 anos num jogo da Taça da Liga… A partir daí pensou que seria apenas uma questão de tempo até chegar á equipa principal sem ter de se esforçar. É um caso igualzinho ao do Nélson Oliveira.

      Como pertencem a uma geração pré-1993, não tiveram a sorte de ter o suporte das equipas B quando mais precisavam (transição para sénior) e agora são apenas ex-futuros-grandes-jogadores.
      São novos mas dificilmente vão ao sítio, porque a mente deles já foi poluída á imenso tempo por todos o tipo de agentes que gravitam no futebol. Sérgio Oliveira é um bom miúdo, educado, responsável e inteligente mas não tem o mínimo de agressividade (no bom sentido) e capacidade competitiva para singrar no futebol. Enquanto não descer dos céus e deixar de pensar que não é nenhum Pirlo e que tem mais deveres defensivos do que ofensivos, vai andar a pastar no futebol. O mesmo para o Nélson Oliveira e para inúmeros outros jogadores.

  • pedrinhu97
    Posted Julho 22, 2014 at 3:00 pm

    eu penso que o emprestimo de casemiro até é bom para Ruben Neves. Assim o porto fica com um jogador relativamente bom, e so fica a seu encargo apenas por um ano, assim Ruben vai aprendendo mais e ganhando minutos em certos jogos. para o ano assim, pode estar pronto para entrar para o plantel

    • pedrinhu97
      Posted Julho 22, 2014 at 10:53 pm

      eu percebo isso e ate concordo em parte contigo, mas como portista tenho que acreditar que o porto nao vai deixar fugir esta perola como outras que tem nas seleçoes jovens portuguesas.

    • André Santos
      Posted Julho 22, 2014 at 3:25 pm

      Vejam a qualidade dos defesas saídos da formação nos últimos tempos.. Tirando o Rafa, lateral esquerdo de 95 não há nenhum jogador com qualidade sequer para estar na equipa B.. O que o Porto faz em relação a isso?? Investe mais na formação para que não se repita no próximo ano? Muda a fórmula de desenvolvimento de jogadores que está errada desde a base (Parece que só os filhos de pais que tenham posses podem jogar no Dragon Force.. O talento é excluído à partida)..

      O que o Porto está a fazer é a comprar estrangeiros sem valor para colmatar essas falhas..

  • João Dias
    Posted Julho 22, 2014 at 2:59 pm

    O Ruben Neves tem um talento inato e de modo algum deve ser desperdiçado…

    Muitos portistas dizem: ele ainda só tem 17 anos e ainda está verde!

    Eu pergunto: se ele tem tanto talento como tem evidenciado porque não apostar nele??

    O VM e os portistas pensavam que o Lopetegui foi contratado para apostar na formação. Tal não se tem verificado. Nessd sentido, porque não apostar num talento da casa??

    Por mim ia já para os sub-21 de Portugal. Desde de que o William Carvalho foi para a equipa A que não há uma alternativa clara dado que o Luis Gustavo não me convence.

    • Tiago Peixoto
      Posted Julho 22, 2014 at 7:20 pm

      André Santos,

      bem pelo contrario, o Porto tem uma qualidade incrível na sua formaçao. o problema é falta dd aposta, nao a falta dd qualidade

    • João Dias
      Posted Julho 22, 2014 at 5:32 pm

      Dou a minha opinião sobre o Ruben e vêm-me com nazismo…

      Ok, chefe!

    • Daniel
      Posted Julho 22, 2014 at 5:02 pm

      Eu nao disse que ele entra em campo a pensar nisso. Eu disse que ele joga tranquilo porque são jogos de pré-época onde nao tem que provar nada e mesmo se tivesse a ter maus desempanhos ele não iria entrar em paranoia, sofrer os danos das pressões que exercem nos jogadores, porque sabe que o seu lugar é nos juniroes e na equipa B.

    • Stalley
      Posted Julho 22, 2014 at 4:28 pm

      Daniel, não posso concordar com o que escreve…
      Ruben Neves, se for um "puto" profissional e se quiser ser alguém na carreira, não pode pensar "ah porque posso jogar mal, tenho lugar na equipa B e Junior",assim não tem ambição nenhuma, ele tem é que pensar em chegar á "A" e aproveitar estes jogos de pré-época para se mostrar.

      SL!

    • Luís Suarez
      Posted Julho 22, 2014 at 4:21 pm

      João Dias,

      Ainda no outro dia lhe deixei este comentário, está sempre a focar imenso na formação, não compreendo a sua obsessão, existem alturas em que a formação não é solução, aliás vêm ai anos em que poucos jogadores portugueses vão vingar, podem falar do Rúben Neves, Ivo, Tózé… Não são jogadores que vão vingar. É preciso sempre ter alternativas estrangeiras, até para motivar os jogadores a quererem ser melhor que eles, o exmplo do Rúben Semedo, que se estragou porque achou que merecia um lugar no plantel principal, leva o mesmo tratamento do Tobias e do Alexandre Guedes… O João é muito critico com o 100% formação, sempre que comenta é para criticar que não apostamos na formação, parece um hitler que acha que tudo o que é portugues é ariano, mas não é. Veja um bocadinho a realidade–

    • Daniel
      Posted Julho 22, 2014 at 3:24 pm

      é preciso ter calma.

      Ele tem potencial, tem muito talento, mas ele agora esta a dar nas vistas porque esta a jogar sem pressao nenhuma, ele sabe que se jogar bem o seu nome sobe na escala, se jogar mal não existe problema nenhum porque tem o lugar garantido nos juniores e no plantel da B.
      Porque ele nestes amigaveis até podia fazer 30 asneiras que ninguem se importava, mas quando for a doer basta fazer um erro grave para lhe cairem todos em cima e darem cabo do rapaz.

      Há sempre os 2 lados da moeda, mas quantas apostas permaturas não falharam já nesse mundo, nem o Messi, que é um dos melhores do mundo, foi lançado á pressão.

    • André Santos
      Posted Julho 22, 2014 at 3:21 pm

      Não tenho nada contra apostarem em jogadores jovens quando estes evidenciam qualidade para se manterem a esse nível. Se o Ruben Neves tem qualidade para estar na equipa principal/equipa B, porque tem que estar a jogar nos júniores em ambiente amador e com a minima pressão e ecompetição?

      O Benfica fez isso este ano com o Renato Sanches, tinha talento mais do que suficiente para subir um escalão acima do seu e mantiveram-no nos juvenis, onde não evoluiu e ainda por cima regrediu as suas capacidades.

      Hoje em dia a formação do Porto está ao nível do Braga e Guimarães. Têm excelentes condições na base (Dragon Force), mas depois a falta de investimento e exigência no Olival nas outras categorias faz com que nenhum jogador tenha a qualidade necessária quando chega aos 18, 19 anos, porque nunca lhes foi exigido nada..

      A geração de 95 do Porto é muito boa, vamos a ver se não os estragam..

      Lopetegui é basco e não catalão como está descrito no artigo.

Deixa um comentário