Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Rúben Neves. Mas alguém duvida de que chegará longe?»; «Bernardo Silva deixou de fazer parte dos sub-21»; «4-4-2 com dois jogadores móveis será a minha opção»; «Se com a Grécia eu sonhava ser campeão da Europa, então não sonharei com Portugal?»

Fernando Santos deu uma longa entrevista ao jornal A Bola, onde reforçou a ideia que ambiciona conquistar o Euro’2016. Sobre a convocatória final deixou tudo em aberto, apesar de indicar que vão estar pelo menos 6 avançados na lista.

Objectivo – «Eles [jogadores] dizem: somos uma equipa, somos fortes, queremos ganhar. Podemos sonhar que vamos ganhar o Euro? Claro que sim. Se com a Grécia eu sonhava ser campeão da Europa, então não sonharei com Portugal? As probabilidades são muito maiores. Acredito que, se Portugal for forte e pragmático a defender e souber tornar o seu jogo fluído e eficaz quando necessário, pode ganhar a qualquer equipa. Mas se formos para França convencidos de que nós é que somos bons, nós é que somos os melhores do mundo, não vamos a lado nenhum», avisou.
Convocatória final – «Três guarda-redes seguramente, porque é obrigatório. Andará entre sete defesas, sete médios e seis avançados ou oito defesas, seis médios e seis avançados. E dou um exemplo: Vieirinha. Hoje em dia é lateral, o que abre outras possibilidades. Se tiveres um médio que possa jogar bem como central, podes retirar um central para colocar um avançado. É este tipo de coisas que é preciso organizar muito bem. E que vai levar muita discussão em Portugal, isso é seguro. Não nos esqueçamos de que, numa fase final, não podemos mudar o nome dos 23. São aqueles e ponto final», lembrou.
Médios defensivos – «Não levarei quatro ou cinco jogadores que atuem na posição 6. Possivelmente, passará pelo William [Carvalho], pelo Danilo [Pereira], pelo Rúben [Neves]. Tenho de pensar: quero um 6 mais fixo ou um que saia a jogar? De um que proteja mais os centrais?», salientou.
Novidades – «Quando vi os jogos dele [Nélson Semedo] com o FC Porto e o Atlético de Madrid não tive qualquer receio em o lançar na Sérvia. Outro exemplo: Rúben Neves. Mas alguém duvida de que chegará longe?», realçou.
Laterais – «Portugal tem três ou quatro laterais-esquerdos, não tem mais. Para o lado direito, sem contar para já com o Bosingwa, que está a recuperar de grave lesão, temos Cédric, Vieirinha, agora o Nélson [Semedo] e ainda o Cancelo. Mas se eu, daqui a uns meses, entender que há um que está melhor do que estes, mas que não veio ainda à seleção, ele vem mesmo», reforçou.
Bernardo Silva – «Não retirarei nenhum jogador aos sub-21 se considerar que a probabilidade de ele jogar é inferior a 50 por cento. Chamar um jogador que está a crescer nos sub-21, sabendo que terá 20, 30 por cento de possibilidades de jogar na equipa principal, não acontecerá. Quem estiver acima dessa margem de 50 por cento, vem para os AA. Era o caso do William Carvalho. Agora do Bernardo [Silva]. Deixou de fazer parte do lote dos sub-21. É jogador da seleção principal», destacou.
Táctica – «Aponto para que Portugal não jogue em 4-3-3 clássico. Não temos pontas de lança que joguem bem de costas para a baliza e que segurem a bola, que temporizem o jogo e deixem a equipa subir. Talvez o Postiga tenha sido o último, tal como o Nuno Gomes. Com tempo para trabalhar, não tenho dúvidas sobre qual será a minha opção…4-4-2 com dois jogadores na frente mais móveis. Dá-nos uma possibilidade muito mais forte de potenciarmos o nosso melhor jogador: Ronaldo», rematou.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Outubro 19, 2015 at 6:51 pm

    Respondendo ao João Dias

    Portugal pode ganhar o Euro 2016?
    Pode..
    Mas..a Grécia ganhou 1 vezm nunca tinha ganho nenhum e não voltará a ganhar.
    O Boavista ganhou um Campeonato em Portugal, em mais de 40 (ou 50) participações, ganhou um e nunca mais voltará a ganhar.
    Respondido? ;-)

    Carlos Costa

  • António Vilares
    Posted Outubro 19, 2015 at 6:39 pm

    Fernando Santos tem uma forma de comunicar muito amigável e honesta. É óptimo vermos um seleccionador com este tipo de comportamento. Não se mete em exageros tácticos e diz aquilo que pensa de forma a que qualquer adepto de futebol entenda o que é o jogo da nossa selecção.
    Quanto às declarações, nada de novo… O que o seleccionador disse corresponde ao que tem acontecido nos jogos da selecção, tanto a nível de convocatória como a nível da forma de jogar. É bom vermos alguém com ambição de querer ganhar uma grande competição internacional mas, honestamente, não acredito, e minimamente infelizmente, que tenhamos futebol para vencer o Euro. Óbvio que existe alguma probabilidade mas temos de ter em conta que existem selecções muito mais poderosas, tanto a nível individual como colectivo, que nós. Bem como, os momentos de sorte que nos têm safado nos descontos do jogo não vão cair do céu durante toda a competição e que será necessário mais dinâmica e criatividade no jogo português para podermos aumentar as probabilidades de vencer o Euro 2016.

  • Anónimo
    Posted Outubro 19, 2015 at 4:01 pm

    O Andre Andre é nestr momento o medio mais completo a atuar em Portugal. Sei que o clubismo nao o permite vislumbrar a realidade. Leonardo

  • Diogo André Neves
    Posted Outubro 19, 2015 at 3:43 pm

    Pelo menos o FS parece quase descartar (a não ser que alguma lesão atrapalhe as contas) o Miguel Veloso para a posição de médio defensivo.

  • Bráulio Pereira
    Posted Outubro 19, 2015 at 3:24 pm

    Rui Patrício
    Beto
    ALopes

    Coentrão
    RGuerreiro

    Pepe
    BAlves
    José Fonte
    RCosta/POliveira/Neto

    NSemedo
    Vieirinha

    WCarvalho
    RNeves
    DPereira
    TIago
    Moutinho
    JMário
    AGomes

    CR7
    Nani
    B.Silva
    Quaresma/Gélson/Mané/Bruma
    Danny

    Acredito que será algo deste género (neste momento). Agora não peçam Ederzitos (cepo), Andrés Andrés (só mesmo pra quem gosta de pit-bulls e estatísticas) ou algo do género. Mais valia ir o Carlos Martins que tbm é raçudo e faz uns golos, aparece nos highlights :v

    • Bráulio Pereira
      Posted Outubro 20, 2015 at 2:29 pm

      Onde estava RCosta deveria estar RCarvalho (erro meu). Creio que ainda chegará ao Euro capaz de dar uma perninha, nem que seja para fazer número. Já o AA é reflexo de treinadores medíocres de bancada, que conseguem ver talento num jogador medíocre. AA é um jogador como ASilva mas que marca mais golos de bola corrida (AS apenas marca de bola parada). São jogadores limitados. AA está na mó de cima mas quando parar de marcar, ver-se-à o quão banal esse jogador é.

    • El Shourito
      Posted Outubro 19, 2015 at 5:09 pm

      Nao sei o que e pior dizer que o Andres André e um jogador exclusivamente de estatísticas ou meter o Ricardo Costa em fim de carreira do colossal PAOK e já agora bota chamar o Orlando Sá esse craque que joga na segunda liga inglesa….

  • Daniel Martins
    Posted Outubro 19, 2015 at 3:15 pm

    Com isto de Fernando Santos falar que se tiver um medio que jogue a central escusa de levar um central , estava claramente a falar de Danilo Pereira !!!

    Assim sendo 4 defesas – Pepe , Alves , Fonte e Danilo Pereira…. Levando Willian , Neves para jogar a 6 … permitindo a inclusão de Moutinho , Gomes , Mario , Bernardo , Tiago e Andre ?!

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Outubro 19, 2015 at 1:58 pm

    Gostei bastante desta entrevista. Em primeiro lugar é raro um treinador/seleccionador falar com esta abertura e clareza sobre as questões, sendo notório que sabe aquilo que está a dizer e aquilo que pretende para a sua equipa. Partilho totalmente de várias questões, nomeadamente em relação à posição 9, ao Vieirinha ou ao que refere sobre os nossos 6.
    Quanto à convocatória, ainda é cedo para dar os 23, mas parece evidente que está tudo em aberto para (quase) todos os jogadores. Tudo dependerá do que fizerem durante a época, uma vez que a política tem sido premiar o rendimento de cada um e não uma política de grupo fechado como existia antigamente. Gosto da ambição com que vamos e sinceramente acredito que Portugal fará uma boa prova.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Outubro 19, 2015 at 1:14 pm

    Vai depender muito do sorteio, será preciso sorte como é óbvio.

    As nossas possibilidades são pequenas, mas desde Scolari que não tinha assim um feeling pela selecção.

    Esta maneira de jogar horrível poderá vir a ter resultados.

  • Anónimo
    Posted Outubro 19, 2015 at 12:17 pm

    Vocês tem um tecnico que pelo menos na teoria, sabe muito bem o que está fazendo (contrario do Dunga!).
    Penso que Portugal tem chances. Basta não enfrentar Espanha e Alemanha. Tirando esses dois, não vejo muitas seleções melhores que Portugal.
    Meu 11 seria:
    Patricio, Cancelo, Pepe, R.Carvalho (C), F.Coentrão; William, Andre Gomes, Nani e Moutinho; Bernado (deixava ele de atacante vagabundo) e Ronaldo.

    Natan Fox

  • Pedritxo
    Posted Outubro 19, 2015 at 11:58 am

    Eu acredito que Portugal possa ser campeao, mas e preciso melhorar imenso no ataque,mas para isso tambem e preciso mudar alguns jogadores, como entrar com 8,9 jogadores a partida nao da com nada.
    Nani,Danny e Quaresma ja passaram a historia, estragam qualquer dinamica de uma equipa, entao Nani consegue parar jogadas de uma forma incrivel, deve-lhe dar prazer.
    Depois, temos um GR que nao joga ao mesmo nivel que faz no clube, nao oferece segurança nenhuma.

    Imaginemos que levamos Nani,Eder,Quaresma,Danny,Ronaldo e qualquer outro, mas isto e alguma frente de ataque? e que so mesmo ronaldo.

    Acho que ja estao confirmados para o euro:
    Patricio
    Lopes
    Beto
    Coentrao
    Eliseu
    Alves
    Fonte
    Pepe
    Carvalho
    Vieirinha
    William
    Moutinho
    Tiago
    B.Silva
    Ronaldo
    Nani
    Danny
    Quaresma

    Estes 18 so nao vao, se tiverem lesoes, o resto deve depender muito.

    O outro LD deve ser Cedric/Cancelo/Semedo

    O outro MD deve ser Danilo/Neves

    MC deve ser Gomes/Mario

    Especie de Ponta de Lança deve ser Eder/Almeida

  • Anónimo
    Posted Outubro 19, 2015 at 11:57 am

    Muito cedo para fazer futurologia, o Euro é só a meio de 2016 mas ainda vamos em Outubro de 2015 e ja se sabe que o Andre Andre pegou de estaca e que o João Mario não consegue apanhar o comboio. E ao mesmo tempo vejo que já se pode convocar um jogador lesionado neste momento. Coerências.

    Claro que jogadores como Ronaldo, Moutinho e Pepe tem lugar garantido. Depois temos jogadores como William, Andre Gomes, Tiago, Patricio , Bernardo Silva e Danilo bem lançados.

    Depois existem as duvidas, principalmente nas laterais e nos médios como a luta João Mario vs AA, na frente a qualidade não é assim tão grande e é esperar pelo final da época para ver se jogadores como Guedes, Bruma, Andre Silva(este ultimo é pouco provavel comparado com os outros porque esta na equipa B e só terá menos tempo ao mais alto nivel para evoluir) para poderem ser surpresas tirando lugar a Nani/Danny/Quaresma, mas aposto que se um deles se destacar é Quaresma que sai fora, não sabe jogar em equipa.

    Rodrigo

  • Jose Nuno Alves
    Posted Outubro 19, 2015 at 11:21 am

    Para mim desde que estejam em forma (a jogar nos clubes):
    Patricio, Lopes, Beto (ou outro qq)
    Cancelo/Semedo, Vieirinha/Cedric
    Coentrão, Eliseu
    Pepe, Fonte, Carvalho, B. Alves (ou Ilori, se tiver a jogar)
    William, Danilo (Ruben Neves é demasiado semelhante a William, muito bom a sair a jogar, menos segurança defensiva)
    Tiago, Moutinho, André Gomes, Bernardo, João Mário
    Ronaldo, Ivan, Nani, Bruma, Guedes, André Silva/Eder/Paciencia

    O 11 base seria:
    Patricio, Cancelo, Pepe, Carvalho, Coentrao, William, Moutinho, Bernardo, Gomes, Ronaldo e Ivan

    Infelizmente tenho a certeza que Quaresma e Danny vão tirar 2 lugares lá à frente e Nani não vai sentar no banco, como devia.

    • José
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:32 pm

      O problema é que o Danilo que supostamente tem como mais valia o defender, defende… mal.Ruben Neves é lhe bastante superior. Uma coisa era os 3 serem identicos a nivel de qualidade, e aí sim, concordava em levar William/Neves e depois o Danilo, agora quando existe esta diferença enorme de qualidades, Danilo tem que ficar de fora(embora não acredito que tal aconteça), e ir William e Neves.

  • Bento Pessoa
    Posted Outubro 19, 2015 at 11:16 am

    Ou seja, Vieirinha e mais 22…ahahah

  • Jose Vilela
    Posted Outubro 19, 2015 at 11:14 am

    A convocatoria so vai ser fora do normal se existir algum jogador num momento de forma fora do normal. Porque se isso nao acontecer a convocatoria deve ser.

    GR- Rui Patricio,Beto, Lopes
    Defesas- Cedric,Vieirinha,Carvalho,Pepe,B.Alves,J.Fonte, Eliseu, Coentrao( o FS coloca-o a medio)
    Medios- Danilo, Wiliam, Andre Gomes, Moutinho, Tiago, Andre Andre
    Avançados- Ronaldo,Nani,Danny, Eder, Quaresma, Bernardo Silva

  • Sombras
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:52 am

    Para a baliza acho que é óbvio que serão os 3 estarolas do costume, a não ser que um deles se lesione. E é mais que justo pois Patrício, Beto e Anthony Lopes são os melhores GR portugueses.

    Na lateral direita e face ao 4-4-2, é fundamental um lateral que apoie o ataque. Assim, a manter a forma, penso que João Cancelo é a opção mais viável (a não ser que o Nelson Semedo volte numa super-forma da lesão e o ultrapasse) e para opção de cobertura, levaria o Cédric que defensivamente é o melhor dos seleccionáveis, o que pode dar jeito.

    Na lateral esquerda acho que Coentrão e Eliseu têm o lugar garantido – e o João Cancelo desenrasca ali caso necessário.

    No eixo da defesa, convocaria Pepe, Ricardo Carvalho e José Fonte. Danilo Pereira pode fazer a posição, tal como William Carvalho e o 4º central raramente é utilizado nas fases finais das competições, portanto acho que poderia abrir espaço para outros mais importantes.

    Passando para o meio campo, Tiago, Moutinho, William e André Gomes têm que estar nos convocados, sendo que as minhas restantes opções seriam Danilo Pereira – porque precisamos de um destruidor de jogo quando tal é necessário – Rúben Neves, André André e João Mário.

    Para a frente, Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Nani e Quaresma devem lá estar, sendo que os meus restantes seriam Bruma (se jogar na Real Sociedad pode vir a ser muito útil)

    1 – Beto
    2 – João Cancelo
    3 – Pepe
    4 – José Fonte
    5 – Fábio Coentrão
    6 – Ricardo Carvalho
    7 – Cristiano Ronaldo
    8 – João Moutinho
    9 – Bruma
    10 – Bernardo Silva
    11 – André André
    12 – Rui Patrício
    13 – Danilo Pereira
    14 – William Carvalho
    15 – André Gomes
    16 – Rúben Neves
    17 – Nani
    18 – Eliseu
    19 – Tiago
    20 – Quaresma
    21 – Cédric
    22 – Anthony Lopes
    23 – João Mário

    • PedroL
      Posted Outubro 19, 2015 at 6:00 pm

      O Vieirinha está mais que confirmado na convocatória, a não ser que fique lesionado na altura.

      Não me parece que Santos irá levar João Mário. E com Danilo, William e Tiago, enfim tanto médio de qualidade, pela lógica dele não iria levar o Ruben Neves para ele não jogar, logo ficaria pelos sub 21.

      Falta-te o Danny, que tem lugar cativo. Há que respeitar o tacho habitual. Éder também espreita e poderá mesmo entrar.

      Atenção que com estas escolhas não digo que são as melhores, mas as mais prováveis.

    • João
      Posted Outubro 19, 2015 at 1:17 pm

      Completamente de acordo, Sombras. Principalmente com a solução dos 3 centrais. Mas já sabe que Danny vai estar lá certinho.

    • Zé Maria
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:34 pm

      Os números dos jogadores não indicam absolutamente nada certo?

  • de Carvalho
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:50 am

    Sem duvida que o meio campo vai dar muito trabalho a escolher com a qualidade de jogadores que portugal tem neste momento a disposição para estas posições.

    Na minha opinião num meio campo com 4 homens existem várias alternativas possiveis algumas delas apresento aseguir

    William, Moutinho, Andre Gomes , Bernardo Silva, ( para mim o meio campo mais forte para uma escolha em losangulo)

    William/Danilo, Moutinho e Tiago ( num 4-3-3 precisamos de outro tipo de jogadores e estes podem ser a melhor escolha)

    Danilo, Moutinho, Andre Andre( num jogo em que seja preciso um meio cmapo de combate e força sem duvida pode ser uma solução)

    João Mário tem muita qualidade mas a não ser que se apresente em grande forma dificil entrar no lote de 7 jogadores

    6: William Carvalho, Danilo Pereira
    6/8: Tiago, André André
    8:Moutinho, André Gomes
    10: Bernardo Silva

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 3:22 pm

      Concordo com o de carvalho, o Danilo é mais rápido e agressivo na recuperação da bola, por isso não vejo o espanto… mas pronto.

      B.Guimaraes

    • Miguel'zinho
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:56 am

      Um meio campo de combate e não metes o William Carvalho??? Surreal…

  • Luis La Liga
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:42 am

    Como é obvio pode sonhar. Mas quanto maior a subida, maior a descida. Portugal não joga rigorosamente nada e tem conseguido ganhar os seus jogos com manifesta muita sorte. Não perceber isso, nao perceber que a mecanica dos jogadores portugueses assenta em ter mais bola, mais criatividade (foi a jogarmos bem que fomos a final do euro 2004 e a final dos sub 21) e nao perceber como deve atuar. Ha anos que tou farto de treinadores pragmatico e ja o disse e reitero, a medio longo prazo, estes treinadores sao destrutivos para uma equipa.

    • Luis La Liga
      Posted Outubro 19, 2015 at 2:52 pm

      Sim, foram campeoes em 2004. E depois? Foram a surpresa e passados 11 anos continuama ganhar os mesmos.

      O problema do adepto e que tem uma falta de critica quando as coisas acontecem bem (leia-se politica, clubes, vidas). Nao jogam nada e nao ganharam nada. Apenas apuraram se em primeiro num grupo fraco. Se gostas que portugal jogue assim, eu nao gosto.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 19, 2015 at 1:46 pm

      Anh?! A Grécia tinha melhor equipa em 2004 do que Portugal actualmente? Foram campeões Europeus ou não foram? O que tem haver a actualidade com o que se passou há 10 anos? Portugal tem jogadores com muita qualidade para os próximos 10/15 anos!

      O Português nunca está bem…Se jogam bem e não ganham nada é porque é sempre a mesma coisa,se jogam mal e vão ganhando jogos é porque não jogam nada…enfim.

    • Luis La Liga
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:44 am

      Por nao jogar nada é que fizemos aquela figurinha no mundial. Queres comparar a grecia de 2004 com Portugal. A Grecia nao tinha alternativa e passados estes anos esta tao bem, que perdeu com as ilhas faroe. Fernado Santos queria por a grecia a ganhar o mundial mas conseguiu perder com o colosso Costa rica.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:09 am

      Há quantos anos Portugal não joga rigorosamente nada?
      A Grécia de 2004 jogava melhor?

  • Ruben
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:42 am

    Um meio-campo com William-André Gomes-João Moutinho-Bernardo Silva era surreal. Cavaleiro e Ronaldo à frente, porque são dois jogadores rápidos e o Ivan é muito trabalhador o que poupa o Ronaldo, seria também muito bom. Na defesa, escolheria dois laterais ofensivos para compensar a "falta" de extremos. Coentrão e talvez Cédric. Não gosto nada do Cédric nem do Cancelo e não vi muitos jogos do Vieirinha a lateral. A época ainda é longa e o Nélson Semedo também se poderá afirmar. Os centrais seriam Pepe e mais um e na baliza Patrício ou Anthony. Este seria o meu 11 (ou 14 ou 15 porque há posições com dúvidas ahaha)

    • João
      Posted Outubro 20, 2015 at 10:19 am

      "Trabalhador"? Volta Postiga.

    • Ruben
      Posted Outubro 19, 2015 at 9:04 pm

      Pedro realmente nem me lembrei do Guedes ! Seria melhor ainda.
      João, sugeri e justifiquei. E tu ?
      RREB, teríamos melhor futebol, sem dúvida ahah mas acho que o pragmatismo é mesmo o melhor para os A

    • RREB
      Posted Outubro 19, 2015 at 6:28 pm

      Ruben, melhor para essa tactica era só mudar o Santos pelo Rui Jorge :D

    • João
      Posted Outubro 19, 2015 at 1:15 pm

      Okay, alguém sugeriu o Cavaleiro para titular da Selecção, podem fechar.

    • PedroL
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:45 pm

      Concordo Ruben mas penso que Guedes seria mais inteligente na forma de pressionar e servir Ronaldo

    • Ruben
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:36 am

      Eu acho que na dinâmica que o Fernando Santos quer dar ao ataque o Ivan é o que encaixa melhor. Ele cai na ala, ele parte para cima dos defesas, ele pressiona … acho que tem o perfil indicado para jogar como parceiro do Ronaldo na frente. O Guedes é outro jogador com um perfil que acho que encaixava. O Bruma é um bocado "preguiçoso" também

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:22 am

      Mais depressa levava um Bruma ou um Guedes para jogar ao lado do Ronaldo que o Ivan. Ainda contra o Lyon fez mais uma exibição inconsequente, trabalhador a nivel defensivo, mas na frente é completamente banal. Prometeu na pré-epoca mas foi só isso. É mesmo Ivan de sempre, com as suas limitações técnicas, finta e dribble.

      Diogo André

  • Anónimo
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:36 am

    Este seleccionador é um Senhor!
    Que clareza e frontalidade a falar da selecção. Assim vale a pena, sem as ditaduras do Paulo Bento ou do Queirós.
    Os laterais esquerdos de que fala são Coentrão, Eliseu e Raphael Guerreiro, ou seja, Antunes não conta para o totobola.
    Apostaria em 8 defesas, 6 médios e 6 avançados.
    Patrício, Anthony Lopes, Beto, Vieirinha, Cédric/N.Semedo, Pepe, Ricardo Carvalho, José Fonte, Bruno Alves, Coentrão, Eliseu, William, Danilo, Tiago, André André, Moutinho, André Gomes, Nani, Quaresma, Danny, Bruma, CR7 e Éder/Hugo Almeida

    Notas: João Mário perde o comboio para este super André Gomes e na posição 6 Danilo garante mais estabilidade defensiva, que contra equipas de topo poderá ser importante. Ponderaria Rúben Neves na posição do André André mediante o momento de forma de ambos. Bruma é o que tem maior potencial, mas Gonçalo Guedes apresenta características para entrar nos 23 finais (com mais facilidade do que Rafa ou Gelson). De resto, Hugo Almeida sendo fraco talvez desse mais do que Éder.

    Ass: Ricardo Dias

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:06 pm

      O facto de ser um senhor a falar não significa que seja bom treinador. Veja-se o Quique Flores, senhor frontal, rei das conferências, um gentleman na forma como falava, mas assim que a a bola começava a rolar meu Deus!!! Até me ardia os olhos de ver o Benfica jogar.

      JD

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:57 am

      Está evidente que 3 ou 4 são 3 mais 1 que ele não quer assim muito. Espero ter elucidado o senhor Júlio. Também é Lopetegui?

      Ass: Ricardo Dias

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:56 am

      De facto bem me parecia que o Bernardo tinha ido ao WC. Conta, mas acho que se lesiona até lá. Há sempre uma lesão importante e vai calhar nele desta vez.

      Ass: Ricardo Dias

    • Carlos Grenha
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:21 am

      O Bernardo Silva não conta para si? Deve ser muito bom o Bruma, o Éder e o Hugo Almeida… Clubismos.

      P.s. Escreve-se Queiroz

    • Júlio
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:20 am

      Ele disse três ou QUATRO laterais esquerdos de qualidade…logo o Antunes ainda conta para o Totobola.

    • João Dias
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:48 am

      É um senhor mas o futebol praticado é que é muito pobre para o que se exige a uma seleção como a nossa.

  • Anónimo
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:31 am

    Muito boa entrevista. Fernando Santos não tem medo em responder diretamente, dizendo mesmo nomes.
    Muitas pessoas criticaram o seu estilo de jogo, mas a mim pareceu-me o ideal para vencer em competições de curta duração e com equipas que se reúnem em pouco tempo. Um jogo pragmático e decisivo.

    Pedro

  • Nuno R
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:31 am

    O Fernando Santos percebeu o óbvio: falta de um ponta de lança + um extremo que não se pode desgastar em tarefas defensivas e só funciona perto da baliza adversária = 4x4x2.

    No Euro espero uma equipa consciente das suas limitações, e competitiva. A experiência de jogadores como o Ricardo Carvalho é indispensável, enquanto que jovens como o Bernardo ou o Ruben Neves (embora este, duvido que seja convocado, tal a actual concorrência) trazem irreverência.
    Por 1-0 ou mal e porcamente, o facto é que não há memória de um apuramento tão descansadinho

    • RREB
      Posted Outubro 19, 2015 at 6:26 pm

      Mega Badjeras, és agente do André? :D
      Concordo com o que dizes que tem talento de sobra mas isso só nõ chega e preciso experiência e orientação para explorar melhor o seu imenso talento.
      Neste momento tanto pode dar um Ronaldo como um Nelson Oliveira.

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 3:17 pm

      Ainda vamos bater palmas ao eder no europeu… pode ser que brilhe no europeu e marque uns golitos determinantes… as vezes as coisas não são tão lineares e existe momento que pode virar tudo ao contrário!!
      Já estou a imaginar o eder apontar o golo da vitória de Portugal na final com a França (já que ele marcou o golo contra a Itália e matou um borrego)!!! Estou contigo eder!

      J.cesar

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 1:56 pm

      Por favor pessoal, estais a falar de um miúdo que joga na liga de honra, que provou ele? Pode ser craque mas aparece-lhe um Boateng à frente e o homem até foge. Tendes de ser imparciais nas escolhas, imaginai que sois o FS.

      FM

    • Mega Badjeras
      Posted Outubro 19, 2015 at 1:48 pm

      Portanto para se ter andamento é preciso jogar-se na primeira liga segundo vocês. Tudo bem não vejo o futebol apenas dessa forma.

      Para mim não é pelo facto de o André Silva andar a jogar contra defesas do Chaves, Covilhã, Portimonense e isso, que não vao conseguir ter um bom rendimento se enfrentar defesas de seleções que estão no Europeu.

      O André Silva arrisco-me sem receio nenhum a dizer que é o jogador mais talentoso que o futebol português conheceu a seguir ao Ronaldo, Figo e Eusébio se quiserem ainda, mas o Eusébio não é do meu tempo. Arrisco-me também a dizer que nunca mais aparecerá um André Silva no futebol português, não lhe está a ser dado o devido valor pelo FC Porto injustamente e por muitos adeptos.

      Eu para mim, importa-me o facto de ele estar na B do FC Porto, contudo mesmo na B prefiro 1 bilião de vezes levar o André Silva ao Euro do que ter que levar o Éder. E estou plenamente convicto de que faríamos melhor figura desta forma, mas infelizmente sei que ele continuar na B o Fernando Santos não o chamará, pois é o critério dele, ele não consegue abrir uma excepção única num jogador que é um caso especial e do mais raro que há no nosso futebol.

      Não leves isto como um ataque pessoal, mas as vezes há certas de formas de ver futebol que me aborrecem e quando não concordo não tenho problemas em escrever a dizê lo, mesmo que num tom que possa parecer mais agressivo, sempre tendo em conta o respeito pelo outro.

      Cumprimentos.

    • The Monster
      Posted Outubro 19, 2015 at 1:12 pm

      Kafka totalmente de acordo contigo, quem esteve atento aos jogos da pre temporada do Porto com o shalke, borussia, Valencia viu que o Andre Silva ainda nao tem andamento para este nivel, ele tem muito mais qualidade que Eder ou Paciencia, mas falta-lhe isso mesmo, ritmo ao mais alto nivel.
      Nesses jogos da pre epoca ele ate mostrou alguns bons pormenores no entanto faltava-lhe andamento.

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 1:07 pm

      Calma Mega Badjeras, acho que cada um ainda tem direito à sua opinião… Sinceramente não acho queno Paciência esteja assim tão longe, em termos de qualidade, do André Silva, e mais rapidamente é ele titular no porto do que o André (vai um passonou dois à frente na sua evolução). O André é um bom jogador mas ainda joga numa segunda liga, não faz sentido nenhum sequer equaciona lo para o Euro… Divertido é tu achares que isso faz sentido.

      Humberto Cruz

    • Nuno R
      Posted Outubro 19, 2015 at 1:02 pm

      Ainda bem que te divirto, mega, afinal isto do futebol serve para o pessoal se distrair.

      Por um lado achas tolo que diga que o Andre não tem andamento. Por outro dizes que está a ser queimado.
      Justo ou não, ele não tem ritmo de primeira Liga, e para mim, esse é um requisito mínimo para se ir a uma fase final de uma competição.
      Eu não falo no que pode ou não pode deixar de fazer, que em conversas de potencial não me meto. Se isso fosse linear, a esta altura o Nelson Oliveira andava a destruir defesas. As coisas são o que são, o Andre é melhor que o Aboubakar mas não joga ou jogará este ano (a não ser que seja emprestado em Janeiro, aí a coisa muda), o Gonçalo é um perneta mas tem hipóteses de ir jogando na Liga.
      Tudo o resto são as tuas opiniões pessoais acerca de dois jogadores, nada mais.

    • Mega Badjeras
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:37 pm

      Nuno R, o André Silva ainda não tem andamento?? Foi a afirmação mais engraçada que vi neste post.

      O André Silva até se estivesse a jogar no Oriental e o Éder no Manchester United eu levava o André.

      E depois a tua esperança é o Gonçalo Paciência, esta também foi muito divertida. Comparares sequer o que o Gonçalo Paciência pode e consegue fazer com o que o André Silva pode e faz, enfim… é só preciso começar a ver mais futebol. O Gonçalo Paciência nunca chegará aos calcanhares do André Silva, o André esta neste momento a ser o jogador mais "queimado" do futebol português e por culpa do FC Porto, porque o rapaz há de ter 20 anos e ainda não ter feito um jogo oficial pelo FC Porto. O André até é melhor que o Aboubakar quanto mais o Éder é o Paciência, só uma pessoa que não entende futebol afirma o contrario.

    • Kafka I
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:47 am

      Francisco

      Em certa medida concordo contigo que estar lá o Eder, ou estar lá um pino o resultado é o mesmo,

      Agora o André Silva tem um contra, não tem ritmo de jogo de futebol de primeiro divisão, o que parece que não mas é um grande diferença de ritmo e intensidade da 2ª divisão de Portugal para o imposto num Europeu, é um choque tremendo para qualquer jogador, logo o André Silva não pode ir ao Europeu a não ser que passe a ser o titular do Porto ou pelo menos passe a jogar bastantes minutos na 1ª divisão para ganhar ritmo de futebol de alta competição.

      O André Silva se chegasse ao Europeu apenas com o ritmo que tem actualmente de 2ª divisão era "comido vivo" por qualquer defesa com ritmo e intensidade de jogo muito superiores

    • Nuno R
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:56 am

      O Andre Silva não tem andamento, ainda.
      Esperemos que o Paciencia Jr. tenha minutos e se afirme na Liga, embora seja daqueles que deve orientado para o Rio.
      Infelizmente, e mais uma vez, não há previsão de aparecer por aí um PL que possa ser opção indiscutível na selecção.

    • Francisco A.
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:44 am

      Com os 6 avançados que vai levar. Eu convocaria o Ronaldo, Nani, Bruma, André Silva, Quaresma e Danny. Para quê levar o Éder se todos sabemos que o rapaz não joga nada.

      Éder, 20 Jogos 1 Golo. O André Silva não faz pior.

  • João Dias
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:29 am

    Tenho que concordar com o Fernando Santos.

    Quando o pessoal diz que Portugal não tem hipóteses de ser campeão da Europa não está a ver bem a coisa.

    Se a Grécia já o conseguiu num Euro 2004 com apenas 16 equipas e bem mais niveladas por cima e com uma seleção com limitações evidentes, porque é que Portugal não haverá de conseguir?

    Relembro que a Grécia suplantou a Espanha de Casillas, Raúl, Xavi e Fernando Torres, Portugal de Figo, Cristiano Ronaldo, Deco e Rui Costa, a França de Zidane, Henry, Makelele e Patrick Vieira e a República Checa de Milan Baros, Petr Cech e Nedved…

    Continuam a achar que Portugal não tem hipóteses?

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:48 pm

      Poder pode,
      so que nao vai vencer….
      nunca !!
      à nivel de seleçao séniores,somos uns falhados alem de nao sermos os melhores.
      e sohnar com um titulo,é isso mesmo,um sonho….

      Julio D

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 2:06 pm

      Não nos podemos esquecer que a sorte e os dias bons também se constroem, e para isso é necessário ter matéria-prima. Ora se Portugal não tem a qualidade, variedade e o equilíbrio entre jogadores que outras selecções têm, aumenta automaticamente a probabilidade de ser mau sucedido, independentemente dos jogos serem bem planeados e a equipa bem montada.
      A diferença qualitativa entre as várias selecções (e clubes) faz-se pela qualidade geral do 11 titular e do banco de suplentes à disposição, e não por ter 1, 2 ou 3 craques no plantel (que é o nosso caso). Por isso selecções como a Suécia e Gales, por exemplo, têm dificuldades em se apurar para uma fase final.

      Bruno M.

    • PedroL
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:43 pm

      Nao concordo com essas premissas Kafka.

      Portugal num dia bom pode e vence as outras selecões exceptuando a Alemanha. O problema é que o conceito de dia bom, não é fruto do azar, é fruto da constitução da equipa e da mentalidade do selecionador.

      Posso afirmar com toda a certeza que este Portugal nao tem tantas possibilidades de conseguir um dia bom muito por mérito do treinador ultradefensivo e por escassas opçoes na frente de ataque.

      Para nao falar dos que lá têm lugar cativo como Nani e Danny que estão claramente em subrendimento há já algum tempo.

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:21 pm

      Kafka I,

      Não sejas tão pessimista a esse ponto…

      Este EURO é uma tamanha palhaçada em tudo o que o rodeia, que o mais provável é que tenhamos umas surpresas pelo caminho. E quem sabe, um campeão europeu surpreendente, muito mais surpreendente que a Grécia em 2004 ou até a Dinamarca em 1992…

    • Rodolfo Marques
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:16 pm

      Não concordo. A nossa seleção com um dia bom de Ronaldo pode ganhar a qualquer equipa. É esse o factor que nos torna mais favoritos que uma Bélgica e nos equilibra contra as melhores seleções. O que falta é perceberem que têm que jogar para o Ronaldo, mas não de qualquer maneira, tem que jogar para o Ronaldo da maneira que o sirva melhor, e infelizmente a tatica do nosso selecionador é chuta para frente que o homem apanha a bola.

    • João Dias
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:09 pm

      Pois mas o teu raciocínio pressupõe que Portugal, França, República Checa, etc tiveram em dias maus sempre que jogaram contra a Grécia…

      Admites que estas 3 seleções eram superiores a eles, não admites?

      Pois, então, qual é o mal de pensar que Portugal pode ganhar o Europeu?
      Acho que esta nossa seleção é melhor que a Grécia de 2004…

      E lá está, naquela ano não haviam Albânias, Irlandas do Norte e outras das que tais…era uma competição muito nivelada por cima.

    • Nuno R
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:51 am

      Nunca desiludes, Joao…

      Claro que Portugal tem boas e legítimas hipóteses de vencer. Se a Grécia venceu o Euro com uma sequência de 1-0 assente numa estrutura defensiva forte, porque é que Portugal não pode fazer o mesmo?
      Portugal tem, ainda por cima, 3 ou 4 jogadores que podem decidir um jogo individualmente (mais o Moutinho, que agora anda com a corda toda), pelo que tudo pode acontecer num jogo a eliminar.

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:46 am

      Favorito não é, mas sinceramente parece-me enquadrar-se claramente numa 2ª linha de candidatos. neste momento com toda a sinceridade vejo no máximo 3 seleções melhores que a nossa. Alemanha, França e Espanha (sendo que a Espanha para mim está claramente a cair em termos qualitativos e não me meta o medo que já meteu, sendo que ainda é melhor). Todas as outras estão ao nosso nível ou abaixo.
      Sinceramente não acho assim tão descabido ganharmos o europeu.

      JD

    • Kafka I
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:21 am

      João Dias

      Acho que estas a confundir a estrada da Beira com a beira da Estrada, vamos por partes

      Portugal pode vencer o campeonato da Europa? Poder pode, até porque não se trata de uma competição de regularidade com 34/38 jornadas onde no fim a melhor equipa acaba por vencer, logo decidindo-se tudo num jogo apenas abre mais hipóteses para outras Selecções como Portugal

      Agora Portugal esta no mesmo patamar qualitativo tanto individualmente como colectivamente que Selecções como a Alemanha, Espanha e França (esta ainda por cima tem o factor casa do seu lado)? NÃO esta

      Posto isto vejamos

      – Num dia bom de Portugal e um dia mau da Espanha/Alemanha/França, podemos vencer? Sim
      – Num dia normal de Portugal e num dia normal de Espanha/Alemanha/França, podemos vencer? epah não, só com uma dose enorme de sorte
      – Num dia bom de Portugal e num dia bom da Espanha/Alemanha/França, podemos vencer? NÃO
      – Num dia mau de Portugal e num dia bom de Espanha/Alemanha/França, podemos vencer? NÃO

      Perante este cenário qual é a premissa que muda aqui? ora nós não só precisamos de um grande dia do nosso lado como de um mau dia do outro lado, e é por isto que não somos os favoritos máximos e estamos num patamar inferior às 3 Selecções em questão

      Por fim usares a Grécia como exemplo, interpreto mais como uma tentativa irracional de te convenceres a ti próprio que é possível, porque lá esta a Grécia teve "todos os dias bons" (excepto no jogo contra a Rússia) e todos os seus adversários tiveram "os dias maus" (muito mérito da Grécia diga-se, nada contra a Grécia foi a mais que justa vencedora até por ter tido o trajecto mais difícil de todas as Selecções)

      Agora se isto é possível voltar a acontecer? possível é, agora desafia as probabilidades, e por desafiar as probabilidades é que por norma as surpresas só existem de tempos a tempos, porque a tendência é normalidade ("dias normais" para ambas as equipas")

      Sendo assim Portugal não e favorito e seria uma surpresa se vencesse.

    • Jose Vilela
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:03 am

      Se esta la tem hipoteses de ganhar, como tem a Albania ou Alemanha.

  • Anónimo
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:28 am

    O que eu adoro ver treinadores falar de FUTEBOL e dos JOGADORES. A mania irritante e absurda de dizer "nao quero individualizar" ou "nao vou fazer projecções para o futuro sobre as convocatórias" ou "nao discuto opções tecnicas com a comunicação social" ou "todos os jogadores têm valor, nós valemos como equipa" já cansa.
    É um prazer ver um treinador falar dos seus jogadores. Falar de um, falar de outro, comparar um com o outro, falar das características, falar do que quer de cada um em campo. Falar de coisas CONCRETAS! Dizer abertamente que táctica pretende adoptar e explicar o motivo (quer nós concordemos, quer nao).

    Assim sim!
    Fossem todos assim e o triângulo Treinadores/Jogadores – Comunicação Social – Público era muito mais rico do que é actualmente. (Esta crítica serve também para as perguntas completamente vazias que os jornalistas insistem em fazer. Estes não perguntam coisas sobre FUTEBOL JOGADO e nas raras vezes em que acontece, treinadores e jogadores fogem das perguntas e não valam connosco, o público, sobre futebol a sério). É sempre a mesma conversa da treta.
    Bravo, Fernando!

    Diogo Oliveira

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 1:03 pm

      Acredito que sim mas nao sei se fará sentido levar 3 trincos. Acho que um joao mario em forma dá solucoes que o ruben nao da (é importante considerar que a comparacao tem de ser feita entre suplentes, dado que ruben ira sempre como suplente). Como suplente acho que o joao mario pode ser mais importante do que o ruben, sobretudo considerando que danilo ainda está a frente do ruben na hierarquia dos trincos. Ou seja, duvido que fernando santos roube ruben aos sub 21 para poder te lo como terceira opcao para trinco (ou quarta considerando tiago)

      Ricardo Garcia

    • PedroL
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:34 pm

      Ricardo

      A duvida nunca será entre Ruben e André André mas sim entre Joao Mario e Andre Andre

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:12 am

      Sem duvida! Subscrevo a 100%! já há mt tempo ando a pensar isso dos treinadores e dos jornalistas.

      Quanto a equipa, deixo o meu plantel e onze:
      Patrício, Vieirinha, Pepe, Carvalho e Coentrão. William, Moutinho, André Gomes e Bernardo. Nani e Ronaldo.
      Se depois da lesão Semedo der continuidade ao que tem feito, pode muito bem ganhar o lugar. Precisamos de criatividade nas alas. Cedric parece-me mais fraco do que Vieirinha e Cancelo deve esperar pela próxima competição. Na frente precisamos de um jogador trabalhador e que saiba cair nas alas e dar profundidade. O Guedes da formação poderia encaixar que nem uma luva mas neste momento é extremo. Mas uma boa época do Guedes poderia pô-lo à frente de Ivan, Danny e Nani na luta pelo lugar da frente.
      É evidente que um Nani em forma pode ser um dos vertices laterais do losango ou jogar na frente mas este Nani nao tem condições para ganhar qualquer dos lugares.

      De resto escolheria: Anthony e Beto. Semedo, Fonte, Alves (gostava que Ilori se destacasse esta época) e Eliseu. Danilo, Rubén (André se fizer uma época melhor), João Mário, Danny, Guedes (Bruma, Gelson e Quaresma à espreita) e Hugo Almeida (continua a ser melhor do que Éder. Um André Silva em forma pode ser uma opção gira)

      Ricardo Garcia

  • Paulo_Leixonense
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:23 am

    Não li a entrevista toda do Fernando Santos, mas gosto da frontalidade com que fala sobre temas. Não foge às perguntas, nem inventa frases para ficar bem na fotografia.

    Como disse aqui à uns dias ao Kafka, Portugal a jogar em 4-4-2, levaria o Bruma, que acho que poderia oferecer coisas muito boas ao ataque da Selecção!

    • JSC
      Posted Outubro 19, 2015 at 4:11 pm

      Nestes jogos mais recentes dos sub-21 quem me tem impressionado mais tem sido o Bruno Fernandes, parece-me o próximo Moutinho, mas melhor em termos ofensivos. um verdadeiro box-to-box.

    • coach407
      Posted Outubro 19, 2015 at 4:01 pm

      Eu não acho que o Coentrão e o Cancelo sejam muito piores que o Cédric/Vieirinha/Eliseu a defender (aliás no 1×1 até são superiores visto que são mais rapidos e ageis, têm melhores reflexos. No entanto ambos têm falhas de concentração ou arriscam demasiado defensivamente). Não são e quando não se tem nenhum extremo que vá jogar verticalmente é importante ter laterais como eles.

      Se calhar o Danilo até seria a melhor opção, pensando melhor, no entanto o Ruben Neves fez um jogo muito bom contra a Grécia, por exemplo, ao nível da cobertura lateral, leitura de jogo impressionante. Ele posiciona-se muito bem quando o lateral sobe e acaba logo com a jogada. O Danilo também é muito inteligente. O Danilo dá mais segurança e capacidade física, além de já ter mais rotinas com a seleção. Ruben Neves além de cumprir bem no resto, permite que seja logo ele o primeiro construtor de jogo, com Danilo era menos um a participar na circulação. Dou o braço a torcer, se calhar o Danilo era melhor opção neste momento.

      O William não tem capacidade física (agilidade, velocidade) para fazer isso e é verdade que no Sporting isso acontece mas eu não estou a falar de dobrar os laterais na zona da nossa área (aqueles lances que o extremo passa no 1×1 pelo lateral), eu estou a falar logo na zona do meio campo, não quero que o central vá lá senão bola em profundidade e golo, nem pensar. Aqueles lances que o lateral tá a atacar cruza ou perde a bola e surge logo um contra ataque com o extremo direito com muito espaço, o Ruben Neves tem mais capacidade que o William para bloquear esses lances, mas sim, o Danilo é superior nesses aspetos

    • JSC
      Posted Outubro 19, 2015 at 3:03 pm

      Parece-me uma boa estratégia, só não concordo com uma coisa se jogas com o Coentrão e Cancelo é necessário alguém que feche as laterais e por mim o melhor 6 para isso é o Danilo.

      O William no Sporting recua para central e o Central é que vai cobrir o lateral.

      O Rúben Neves nunca o vi a fazer essa cobertura do lateral.

    • coach407
      Posted Outubro 19, 2015 at 2:13 pm

      A jogar com dois avançados é importante que o que jogue com Ronaldo seja um jogador forte fisicamente (a jogar numa posição ocupada pelos centrais e medio defensivo contrários é importante), mas ágil e rapido (movel) e muito forte na pressão (nos sub 21 quem pressionava os laterais eram os avançados de forma a que os médios não precisassem de sair do meio-campo o que permitia ter maior facilidade em recuperar a bola e dominar o jogo. Aquilo que o Mourinho explicou parajustificar o facto do Hazard ter ficado no banco. É uma delicia tática isto dos dois avançados moveis porque permitem isto. O problema é que se for Ronaldo e Nani já não funciona. Nenhum dava o necessário na pressão). Além disto é importante que tenha bom remate (é preciso golos), alguma técnica (não têm que ser nenhuns Brahimi's ou Gaitan's mas que saibam jogar com os apoios) e, de preferencia, que joguem bem de cabeça.

      Nestas condições vejo duas possibilidades: Ivan Cavaleiro e Gonçalo Guedes. São os que se enquadram melhor nesta tática. Se é justo serem já titulares? Se calhar não mas são os que permitiam melhor rendimento. Atençao que nao disse que eram os dois titulares. Era um deles ao lado do Ronaldo.

      No meio campo jogava com o Bernardo Silva solto, André Gomes, Moutinho e William. Isto porquê? Bernardo também é muito bom na pressão e seria ele a fechar do lado esquerdo (do lado seria Cavaleiro/Guedes mas não se pode pedir o mesmo ao Ronaldo). André Gomes está um jogador fantástico no contra ataque pois tem um poder de arrancar com bola notável e visto que Bernardo estaria do lado esquerdo seria ele a orientar o contra ataque. Além disso acrescenta dimensão física que é importante no jogo aéreo e na forma como ele pauta o jogo, enfim. O verdadeiro 10 da equipa seria ele. O Bernardo seria um pouco um vagabundo que acrescenta ultimo passe e desequilíbrio. Moutinho é essencial na pressão e com uma tática tão pressionante logo a partir do ataque não acho necessário ter um Danilo ou um Tiago a 6. William Carvalho daria qualidade na saída de bola, musculo e jogo aéreo mas aceitava a troca com o Ruben Neves que tem um raio de ação muito maior e que é muito forte a dobrar os colegas. A jogar com Cancelo e Coentrão (as minhas opções) seria importante ter o Rúben. Danilo não sai tão bem a jogar e isso é importante para mim. Não quero um jogador que só sirva para defender e que obrigue o Moutinho ou o Andre Gomes a vir buscar jogo pois perdia-se ligação defesa-ataque como avontece tantas vezes na seleção AA.

      Os centrais seriam Pepe e Ricardo Carvalho. Rui Patrício na baliza.

  • João Magalhães
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:21 am

    Nessa proposta de jogo em losango o melhor meio campo passará sempre por Rúben Neves, William, Moutinho, Tiago, André Gomes, João Mário e Bernardo. A partir daí tem que montar algo que concilie Moutinho e Gomes, os dois melhores médios Portugueses, por larga margem, da actualidade (o Tiago já funciona mais como médio de cobertura).

    Mais atrás acho que também há poucas dúvidas, os 4 centrais são intocáveis, na ala esquerda é Coentrão e Eliseu, e na direita há algumas dúvidas. Pessoalmente, numa selecção tão pouco criativa, o Cancelo é a melhor opção possível, seja para lateral ou para posições mais adiantadas. Não temos assim tantos jogadores que consigam limpar dois ou três adversários com facilidade.

    Na frente não deve mexer em Cristiano, Danny, Nani, Quaresma e Éder como opção de recurso. Depois a 6º vaga deve estar em dúvida e pode cair para muitos jogadores (Guedes, Gelson, Ivan ou outro jogador que tenha rendimento).

    Acredito numa boa campanha se os jogadores chegarem num bom momento à fase final.

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 5:49 pm

      O Tiago fez duas epocas muito boas e começa a terceira como uma das unidades mais importantes do Atletico. è o mais experiente de todos tendo ja jogado em 5 campeonatos do Big 6 (portugal incluido). Não penso que seja de momento mais um medio de cobertura mas tambem o pode ser, o que até ajudaria, na minha opinião, ao esquema de selecção. No Atletico ja o vi muitas vezes ser ele a garantir a progressao com segurança e bastante rapidez e inclusive aparecer na area para marcar. No ultimo classico foi ele a ganhar o penalti.
      Seria o meu escolhido para começar jogando atrás do lord Ronaldo, em tese, ja que nao vou aos treinos. Ajuda o coentrao, compensa-o e liberta o william para as saídas limpas e para a cobertura do espaço central. O Andre Gomes e o Nani garantem o transporte com o lord Ronaldo e o Andre Silva à espreita.
      O moutinho poderá fazer essa posiçao com tantas garantias como o Tiago, imagino, e podiam ate intercalar entre eles e sempre que fosse necessario ter vozes de comando em vampo, jogar com os dois ao mesmo tempo. O FS ganharia uma boa opção no banco para poder equilibrar a equipa a meio do jogo.
      joao

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 1:46 pm

      Se é para jogar ao lado do Tiago alguém no meio campo, não terá de jogar ninguém tão fixo, apesar de eu achar que este tal losangulo só serve para ajudar o Ronaldo, porque tendo em conta os médios que a seleção tem, em nada beneficia. Sinceramente, não acho que química da seleção com o William seja boa, porque é um jogar muito estático, para jogar ao lado do Tiago eu preferia ver André Gomes, talvez assim não tivesse aquela liberdade imensa mas ele é dos homens que mais corre na liga espanhola, povoa o campo todo, apesar de não ser aquele muro a defender, mas acho que com o Moutinho a ajudar o Tiago e André Gomes teríamos um meio campo estável, dinâmico, dinâmico e lutador, não tanto posicional se tivéssemos um trinco, mas estes 3 homens correm por 2 cada um.

      Sem esquecer o Bernardo que ajuda sempre o DD e trabalha bem sem bola pelo lado direito. Este na minha opinião será um dos jogadores mais importantes do europeu português, aquele pé esquerdo tem de fazer delícias. Ele e o André Gomes podem fazer uma dupla avassaladora, com o BS a criar e o AG a desequilibrar, sem esquecer que vamos ter na frente o maior goleador do Mundo sempre a "chatear" 1/2 da defesa contrária (e um emplastro de nome Nani que a qualquer momento pode sacar um coelho da cartola)

      O maior se não deste losangulo sonhado por mim é a condicionante dos laterais. Os melhores laterais portugueses são o Coentrão e o Cancelo que gostam muito de aventuras mas isto é um europeu e deve-se jogar pelo seguro, principalmente sem o Danilo em campo, porque Tiago e AG não dão a mesma cobertura defensiva.

      Mas provavelmente com o decorrer da época muita coisa vai mudar.

      FM

    • Johnny W.
      Posted Outubro 19, 2015 at 1:18 pm

      Rodolfo o Neves não é indiscutível no porto primeiro porque o danilo chegou com a promessa de jogar, depois porque o treinador não quer. O hazard também deve ser fraco tem ficado no banco. Depois, diz me onde era indiscutivel o william com 18 anos. Diz me um titular indiscutivel num grande europeu com 18 anos. Não ha assim tantos… depois essa da tecnica é genial. O william tem qualidade porque fez uma grande assistencia contra uma equipa da distrital, o ruben fez uma assistencia e uma roleta na champions frente ao campeão ingles. Eu não tou a dizer que um é melhor que o outro, mas quando me vem com "só mentes facciosas" e diz isso…

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:57 pm

      Rodolfo Marques, dizer que pelo menos o William é titular e o o Rúben anda a rodar com o Danilo não faz sentido nenhum. O sporting não tem mais nenhum jogador de qualidade para a posição e o William já tem 23 anos, ao contrário do Rúben que tem concorrência séria, no sector mais forte do porto, e ainda tem 18 anos.
      Sinceramente acho os dois grandes jogadores e não percebo a constante picardia. Sempre que se fala num, vem se buscar o outro. Parece me só infantilidade. Para mim o meio campo seria w carvalho a 6, mais à frente moutinho ao lado do André Gomes (esperar que comece a jogar na selecção como joga no Valência – está um jogador…) e o Bernardo a 10. Meio campo de uma qualidade incrível e todos sub23, tirando o Moutinho. O próprio Rúben pode muito bem fazer a posição do Moutinho com imensa qualidade.

      Humberto Cruz

    • H Soares
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:39 pm

      Este pessoal é que é interessante, não faço futurologia, no entanto parece-me que o André André já chegou onde devia chegar.
      #logic

    • PedroL
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:30 pm

      Chop

      O Antunes aquele craque que foi metido num bolso pelos imbativeis extremos de Cabo Verde?

      O Eliseu manda abraços

    • Rodolfo Marques
      Posted Outubro 19, 2015 at 12:12 pm

      o William foi suplente do Andre Almeida no mundial. Isto chega para falar do nivel do selecionador da altura. Esse mito de que o Ruben Neves sai melhor a jogar que o William é impressionante, a qualidade de passe, de transporte, visão de jogo, tecnica e compostura do William é muito mas muito superior (este fim de semana foi mais uma assistencia com um passe impressionante de 40m).
      Francisco pelo menos o William é indiscutivel no seu clube, já o Ruben roda com o Danilo… Só mentes facciosas conseguem ver um trinco português melhor que o William, seja contra equipas que jogam fechadas ou não. Sempre se evidenciou nos jogos grandes (se calhar é isso que custa mais ao Francisco A, porque sempre que jogou contra o seu Porto massacrou…).

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:37 am

      O Cancelo para limpar dois ou três, perde duas ou três bolas antes, eu particularmente gosto de um jogador mais consistente e tendo o Coentrão do outro lado, faz todo o sentido ter o lado direito mais seguro.

      Mário

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:28 am

      Até ao Europeu muito vai acontecer. Que sejam convocados quem está bem fisicamente e em forma, é isso que espero. E concordo que esse "onze" deve ser construido para beneficiar o Cristiano na frente e potencializar o André Gomes no meio-campo.

      Diogo André

    • João
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:24 am

      André Gomes tem feito exibições pouco mais que miseráveis pela Selecção, por muito que isso custe a certas pessoas que não conseguem ser imparciais. Indiscutíveis são Pepe, Moutinho e Ronaldo.

    • Chop
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:04 am

      E continuam a dar no Eliseu…porque não o Antunes??? Não comprometerá de certeza tanto a nossa defesa ;)

    • Sérgio
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:02 am

      Claro Francisco, nem se esperaria outra coisa de um Portista. Vamos é ver se tanto André André e Ruben Neves se aguentam sequer no onze do Porto. Até era bom para o Ruben, já que o ano passado por esta altura começou a eclipsar-se, e nem sequer competia com o William. Claro que se o Rúben equipasse de verde era hype e só jogava para o lado, e o André André era mediocre. Se o William jogasse de azul, passava de Sir a Deus, e o João Mário era o 2 melhor jogador Português.

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:53 am

      O André André é um jogador absolutamente normal que pegou na equipa, apenas e só. Uma cópia rasca do Moutinho, até quando vão demorar a perceber isso?

      Imbula sim é um super jogador, tal como o Neves

      Fernando

    • Sérgio
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:51 am

      Francisco, quem diria que é Portista. Já que andamos em futurologia, parece-me é que o André André já chegou onde poderia chegar. Só poderá vir para baixo. E o João Mário ainda vai dar muito mais cartas.

    • Francisco A.
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:50 am

      João Magalhães, sobre-rendimento? Vias o Guimarães na época passada ? Só espanta o rendimento do AA quem só o começou a ver com atenção no Porto. O João Mário é um bom jogador, mas, além da sua técnica não é superior em nada ao AA.

    • ACT7
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:49 am

      Rodolfo
      Tiago se mantiver este nível, esse sim é indiscutível…

      Francisco A
      Concoro o João Mário não está a frente de Tiago, William, Moutinho, Bernardo, André André, André G. e Rubén Neves.

    • Francisco A.
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:47 am

      Quaresma/Danny*

    • Laudrup
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:45 am

      O André Gomes tem que ir e ser titular… O João Mário também é craque mas não está no mesmo nível na minha opinião. Também sou a favor que de o André André neste nível tem que ser convocado em detrimento do João Mário.

    • Francisco A.
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:41 am

      2 indiscutíveis? Mas o William que eu saiba só é indiscutível no Sporting. Na seleção só foi titular em 3 jogos oficiais e já o consideram indiscutível? Por favor,…

      Os únicos indiscutíveis na seleção são Pepe. Coentrão, Moutinho, Tiago, Ronaldo e por casmurrice do seleccionador o Nani, Patrício, Quaresma/Nani .

      O Rúben Neves se continuar a jogar assim o "Sir" por mais que custe aos sportinguistas vai aquecer o banco.

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:38 am

      Sai melhor a jogar o ruben neves do que o wiiliam carvalho.
      Gabriel Costa

    • Sombras
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:35 am

      Discordo em absoluto Rodolfo Marques.

      Contra equipas mais fechadas, o William é imediatamente o primeiro a sair. O único indiscutível no meio campo de Portugal é o João Moutinho.

    • João Magalhães
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:35 am

      O André André não tem o futebol do João Mário. E parece-me estar numa fase de sobre-rendimento. Tenho dúvidas que mantenha sequer o lugar no 11 até final da época.

    • Rodolfo Marques
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:31 am

      O nosso meio campo só tem 2 indiscutíveis que pela sua qualidade individual têm que ser titulares, o William e o Moutinho. O resto é ver conforme os jogos. Mas com a segurança que estes 2 dão ao processo defensivo e a qualidade com que os 2 conseguem sair a jogar poderá mesmo ser uma boa altura para lançar o A. Gomes e o Bernardo.

    • Francisco A.
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:27 am

      O João Mário não vai. O André André tem o lugar garantido se mantiver esta forma.

Deixa um comentário