Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rúben Semedo, João Mário, André Silva, Bruma e Ricardo Pereira nos convocados de Fernando Santos; Ferro, Sanches, Cancelo, Podence, Leão, Jota e Paciência ficaram de fora

Muitos jogadores na convocatória que estão num mau momento, como Rúben Neves, Bruno Fernandes, Pizzi ou Guedes, mas dificilmente iam ficar de fora. Já as chamadas de João Mário e André Silva com Fernando Santos também são naturais (sempre que jogaram foram chamados). Neste capítulo parece claro que Paciência (apesar de ser o melhor marcador do Eintracht) só será convocado em último recurso. Também Rafael Leão foi ignorado. Pela positiva a chamada de Rúben Semedo, que tem um perfil técnico e físico acima da média, e agora está a ter alguma estabilidade.

A estreia de Rúben Semedo é o principal destaque na convocatória de Portugal  para os encontros de apuramento para o Euro’2020 frente ao Luxemburgo a disputar, dia 7 de Outubro, no Estádio José Alvalade, e Ucrânia, em Kiev, dia 14. Já João Mário, Bruma, André Silva e Ricardo Pereira estão de regresso. Enquanto elementos como Renato Sanches, Cancelo, Podence, Carriço e Jota ficaram de fora. Gonçalo Paciência e Ferro, por sua vez, voltaram a ficar de fora.

As escolhas de Fernando Santos:
Guarda-redes – Beto (Goztepe), José Sá (Olympiakos) e Rui Patrício (Wolverhampton);
Defesas – Ricardo Pereira (Leicester), Nélson Semedo (Barcelona), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Rúben Semedo (Olympiakos), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund) e Mário Rui (Nápoles);
Médios – Danilo Pereira (FC Porto),  Rúben Neves (Wolverhampton), William Carvalho (Bétis), Bruno Fernandes (Sporting), João Mário (Lokomotiv), João Moutinho (Wolverhampton), Pizzi (Benfica);
Avançados – Bernardo Silva (Manchester City), Bruma (PSV), Gonçalo Guedes (Valencia), Rafa Silva (SL Benfica), André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus), e João Félix (Atlético Madrid).

76 Comentários

  • Analista Especialista
    Posted Outubro 3, 2019 at 8:57 pm

    Na máxima força os meus 23 seriam:
    Patrício, Beto, José Sá (era muito bom repescar Anthony Lopes), Cancelo/Ricardo Pereira, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Rúben Semedo, Fonte/Ferro, Guerreiro, Mário Rui, Danilo, William, Rúben Neves, Renato Sanches/André Gomes, Bruno Fernandes, Bernardo, Gelson/Pizzi/Diogo Jota/Bruma, Guedes, Rafa, Félix, CR7, André Silva

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 3, 2019 at 5:11 pm

    Uma convocatória com um jogador que cumpriu pena de prisão efectiva há 2 anos…

    Excelentes exemplos..

    De notar a falta de opções que começa a evidenciar-se na baliza e na lateral esquerda.

  • MV
    Posted Outubro 3, 2019 at 3:34 pm

    Mais uma vez, como é possível dizerem que o Paciência é melhor que o André?! Porque começou bem UMA época? Isso não me entra na cabeça… Injusta a chamada do André?! Que tem 15 golos em 33 jogos pela seleção? Mas tamos a brincar?? O André tem feito os 90m no Frankfurt e tem marcado… Por amor de deus, alguém se lembrou de dizer isso e todos começaram a dizer… não faz sentido. O André é de LONGE melhor que o Gonçalo

    • Fantantonio
      Posted Outubro 3, 2019 at 4:25 pm

      O Gonçalo está melhor que o André que foi preterido anteriormente por não jogar, o primeiro raciocínio a fazer é esse. O segundo raciocínio a fazer é que Gonçalo Paciência é o 9 do Eintracht, André Silva joga como o avançado mais móvel e não temos ninguém com as caraterísticas de GP, mas como já foi comprovado na Liga das Nações, há mais do que alternativas para jogar sem André Silva que não é um ponta fixo. O terceiro raciocínio é: Gonçalo não teve metade das oportunidades a nível de clube, quer a nível de seleção que o André Silva teve, por isso, no momento presente em que finalmente parece estar bem encaminhado para se afirmar num patamar acima, não seria descabido chamá-lo, como se fez com Diego Souza. Além disso, não acho que esteja assim tão atrás do André Silva atual em termos de qualidade, é uma constestação legítima.

      • Fantantonio
        Posted Outubro 3, 2019 at 11:28 pm

        O argumento das oportunidades posso desmontar aqui sem problema algum, é só comparar contextos.

        Na temporada em que André Silva se estreia na época principal do Porto participa em 14 e faz 3 golos e vem de várias temporadas na equipa B, Gonçalo fez 4 jogos e marcou 1 na temporada de estreia na 2ª época realmente a jogar futebol sénior e vindo de uma lesão grave em 13/14. Em 14/15, na época em que Gonçalo se estreou no plantel principal do Porto, fez os mesmos 9 golos na B em 18 jogos que André Silva em 41, por isso, não percebo bem de onde veio a ideia que o Gonçalo nunca se destacou na equipa B do Porto.
        Na época seguinte às suas estreias o segundo fica no plantel em 15/16, é aposta e faz, e muito bem, 21 golos em 44 jogos, o outro é dispensado para a Académica que tinha uma equipa horrível e, pasme-se, desceu de divisão.
        Acho que não é difícil perceber quem é que aprendeu mais aqui e na época seguinte, tal como apontaste coach, um foi para o Milan e o outro foi saltando de empréstimo em empréstimo sucessivamente, como está a acontecer de uma forma ainda pior com Rui Pedro, porque em nenhum dos empréstimos saiu para uma equipa onde fosse titular assumido até chegar ao Vitória, fazer 11 golos em 25 jogos e o Porto chamá-lo para sentá-lo no banco, mais uma vez.
        É a isto que eu me refiro quando menciono oportunidades, o Gonçalo raramente foi aposta consistente de um clube, como acontece com grande parte das promessas dos grandes de empréstimo em empréstimo, mas quando tem sido, corresponde.

        Chamar para aqui a temporada passada do Gonçalo quando havia Haller e Jovic a fazer mossa na Bundesliga, até faz parecer que André Silva tirava o lugar a algum dos dois na forma em que estavam e até o facto de ele fazer os 90 minutos de todos os jogos neste momento e ter o Dost a rodar com o Gonçalo tem precisamente a ver com o facto que mencionei anteriormente: André Silva tem muita qualidade, mas não é um 9 neste momento, joga à volta da referência ofensiva.

        A verdade é que Gonçalo Paciência com os seus astronómicos 6 golos esta temporada marcou mais do que os outros 3 avançados do seu clube juntos, incluindo um dos seus colegas que foi chamado à seleção. O que mais terá que fazer para ser chamado? Para quem já convocou Lucas João por menos, FS não tem um 9 porque não quer. “Contra factos não há argumentos.”

      • coach407
        Posted Outubro 3, 2019 at 8:52 pm

        Um diz que não se pode comparar o que ambos fizeram na seleção porque o André Silva marcou a maior parte dos golos contra equipas fracas (o facto do Paciência nem ter ido foi omitido, mas suponho que tenha sido um ato de crueldade e injustiça do selecionador).

        Tu vens acrescentar que também não se pode comparar em clubes porque o Paciência não teve metade das oportunidades, como se o André Silva só tivesse oportunidades pelos seus bonitos olhos e o Paciência não teve oportunidades porque é um injustiçado.

        Assim fica complicado discutir. Nem a seleção é comparável nem os clubes porque o Paciência é um injustiçado. Estava a jogar tão bem e chegou o André Silva e colocou-o em segundo plano. Que injustiça.

        Eu sou grande fã do jogador Paciência (pena não ser apenas jogador e gostar muito de ser bailarino, entertainer, sacador de miúdas e tudo que não tem nada de mal, mas que o prejudica na sua profissão), mas os factos são muito simples. Os dois formados no mesmo clube. Um fez por ser aposta, um brilhou no Porto B e outro nem por isso, um brilhou na equipa principal e outro nem por isso, um foi para o AC Milan por 40M€ ser flop, marcando 10 golos, e o outro foi emprestado para a Académica para ser um flop e marcar 4 golos, um foi emprestado ao Sevilla onde marcou 11 golos, o outro foi emprestado ao Rio Ave onde foi, mais uma vez, um enorme flop e na segunda volta foi para o Olympiacos onde foi… adivinha? Um enorme flop. Total dessa época: 1 golo.

        O Paciência teve aqui uma boa meia época no V. Setúbal e outra meia no Porto onde foi… um flop. Total de 11 golos nessa época.

        Agora estão ambos no Frankfurt. Na época passada, o Paciência fez uns astronómicos 5 golos. Astronómicos porque dizer que é uma palhaçada convocar o André Silva quando tem o Paciência só podem estar a considerar que são números astronómicos já que certamente não é pelas suas incríveis passagens na Académica, Rio Ave, Olympiacos, FC Porto…

        O André Silva chega ao Frankfurt e entra direto no 11 e jogou os 90 minutos em todos os jogos enquanto Paciência foi rodando com o Bas Dost.

        Que é que se pode dizer? Contra factos não há argumentos. É perfeitamente aceitável ele preferir o André Silva.

      • MV
        Posted Outubro 3, 2019 at 4:40 pm

        Eu não estou a dizer que ele não merece, simplesmente não merece o André ficar de fora para ele ir, como muito estão a dizer… isso é descabido. E neste preciso momento tem jogado mais o Dost que o Gonçalo.
        Isso das oportunidades é relativo. Para teres oportunidades tens que merecer e o Gonçalo só agora “merece”. O André já anda aqui há alguns anos a calar bocas e a metê-las lá dentro.
        Uma coisa é valorizar o Gonçalo, outra é ser preciso desvalorizar um jogador como o André para evidenciar o Gonçalo… isso não

    • Napoleon
      Posted Outubro 3, 2019 at 4:18 pm

      Selecções que o André Silva marcou golo: Polónia, Itália, Tunísia, Andorra, Hungria, Nova Zelândia, Letónia, Chipre, Ilhas Faróe. Duas selecções top 20 e o resto do ranking 150 para baixo. Vais-me dizer que o Paciência a jogar contra estas selecções fracas também não ia marcar? Tens de parar de comparar o que fizeram pela selecção se um quase não é chamado. A comparação tem de ser feita pelo que fazem no clube. E de momento, o Paciência está melhor no Frankfurt e tem vindo a ser consistente. Comparando no último ano, que André Silva foi titular quase o ano todo pelo Sevilla e marcou 9 golos em 40 jogos e o Paciência que foi muitas vezes suplente utilizado fez 7 ou 8 golos em menos de metade dos jogos do André. E é por aí que tens de comparar e é por aí que tens de ver que o Paciência já começa a merecer uma chamada à selecção em detrimento do André Silva.

      • MV
        Posted Outubro 3, 2019 at 4:30 pm

        Neste momento o Gonçalo senta para jogar o Dost e o André… estão no mesmo clube e o melhor não joga? Nem o Dost senta? Deve ser maluco o treinador do Frankfurt…
        Mas o que é que o Gonçalo fez na carreira para merecer a chamada?! Pode vir a fazer mas até agora, o André é mais novo e já fez muito mais.
        Falares do nivel das selecões é ridiculo, vai ver todos os golos do Ronaldo e contra quem foram então… ou queres sempre jogar contra seleções de topo? Como se isso fosse possível… o que importar é eles baterem na rede, o resto é conversa

  • JoaoC
    Posted Outubro 3, 2019 at 3:12 pm

    Convocatória dentro do esperado.

    Os manos Horta deveriam ter uma oportunidade em vez do Pizzi que está em baixo de forma e talvez também do Bruma / Guedes.

    O Paciência também já merecia uma oportunidade.

    Merecidas as chamadas do Ricardo (grande início de época) e do Ruben Semedo.

  • Wonderkid
    Posted Outubro 3, 2019 at 3:02 pm

    Boa convocatória. Acho que só trocava o Mário Rui pelo Cancelo e o Bruma pelo Gonçalo Paciência.

  • Mighty10
    Posted Outubro 3, 2019 at 2:51 pm

    É preciso ver que não se pode simplesmente trocar metade da convocatória de um mês para o outro. Fernando Santos tem trazido constantemente novos jogadores à seleção, para que se vão ambientando e crescendo na seleção de modo a ganharem a confiança necessária para que joguem o que sabem. Há claramente um núcleo de jogadores que já está completamente integrado e, se estes estão com ritmo, são convocados. A existência de um núcleo é muito importante, não há tempo para criação de rotinas no pouco tempo em que treinam juntos antes de um jogo da seleção e, se os jogadores estiverem sempre a ser trocados, a nossa seleção passa a ser composta por “desconhecidos” que se juntaram 4 ou 5 dias antes.
    É preciso calma, os jogadores que agora são “ignorados” estão certamente em observação e, mantendo a forma, estou certo que mais tarde ou mais cedo serão chamados. Isto não é só por “merecimento”, é preciso pensar mais como um todo e não apenas pela soma das partes.

  • Archimedes
    Posted Outubro 3, 2019 at 2:42 pm

    Beto? O GR do Granada, 2º classificado da Liga Espanhola (sim essa Liga de 4º escalão mundial, nada comparavel à turca ou russa) não podia ser convocado?

    Paciência, Ricardo Horta o que precisam de fazer para ser convocados?
    João Mário sem comentários.
    João Moutinho até quando?

    Eu sei que ganhámos dois titulos com o FS mas foi sempre com um futebol miserável e com bastante sorte (sim é bom ganhar mas a sorte não dura para sempre).

    • MV
      Posted Outubro 3, 2019 at 3:54 pm

      Contestar o Moutinho? É para rir só pode… é só um dos melhores médios que temos e que joga em grande plano na PL

      • Archimedes
        Posted Outubro 3, 2019 at 5:54 pm

        Não posso concordar mas são opiniões. Penso que deva existir uma base de renovação na seleção e não só através de jogadores que vão aparecendo nos três grandes de vez em quando.

        Veja-se o exemplo do Horta, alguém duvida que se amanha fosse para o Benfica, era convocado assim que possivel? O jogador é mesmo, e muitas vezes o rendimento desses jogadores é maiores nesses clubes ditos mais pequenos que propriamente quando sobem um patamar.

        O que vai acontecer com o Moutinho? Ainda vai ser titular ou opção no Euro 2020? Duvido muito, então porque não fazer já essa renovação se até estamos a falar de um jogador que nem é titular agora?

        Porque é que só vemos jogadores a aparecer na seleção quando são mais “visíveis” num ou noutro clube? Porque é que muitos jogadores parecem que nem existem nem são considerados? Onde está o trabalho do FS durante todos os meses que não está em competição?

        O exemplo da Inglaterra, embora uma situação diferente, vemos muitos jogadores a estrearem se em muitas convocatórias.

    • bmcrl
      Posted Outubro 3, 2019 at 3:30 pm

      Exato, concordo que o Rui Silva deveria ser convocado. Passaria a mensagem de que quem está bem é convocado, e além de merecer a convocatória, seria um boost de confiança no jogador. Há coisas nesta convocatória que não se percebem.

  • Pésquerdo
    Posted Outubro 3, 2019 at 2:38 pm

    Como é normal a convocatória nunca poderá agradar a todos. Muitos ainda não vêm para lá das cores clubisticas e outros acham que o jogador X é melhor que o Y, como é normal.
    Eu por exemplo acho que o Paciência devia ser convocado em detrimento do André Silva, mas aceito com facilidade a preferência do FS, tendo em conta as mecânicas de jogo que tenta implementar na sua equipa.

    De resto concordo a nível geral. Contra o Luxemburgo gostava de ver desde o início uma frente de ataque Rafa – Félix – Ronaldo e o BS a apoiar o ataque a partir do meio numa posição de 10 ou falso avançado, já que não será um jogo difícil e o meio campo pode ser mais ofensivo. Mas já sei que vamos levar com os dois trincos e o Bernardo encostado à linha como o FS gosta.

    Cheguei a ver um jogo ou dois do João Mário na Rússia, por causa de apostas, e pareceu-me que está em clara fase ascendente. Tem apresentado um bom nível de jogo na Rússia (ritmo surpreendente até, tendo em conta o tempo de adaptação ao futebol russo e o tempo prolongado sem jogar) e, tendo em conta que o FS gosta do jogador, parece-me perfeitamente aceitável que seja convocado.

  • Khal Drogo
    Posted Outubro 3, 2019 at 2:17 pm

    O Gonçalo merecia mais do que o André.
    Não me vou pronunciar muito sobre o João Mário porque não sei como é que ele tem estado na Rússia, mas… Eh pá, não havia melhor?

  • panchuvilha
    Posted Outubro 3, 2019 at 2:15 pm

    Continuo sem perceber o porquê do FS não dar uma única oportunidade ao Gonçalo Paciência, até Dyego Sousa teve a sua oportunidade. Estar o Pizzi também absolutamente ridiculo, tendo em conta as suas exibições penosas (deve ser mais um que foi convocado para o motivar lol). Como adepto do Braga gostava de ver pelo menos um dos irmãos horta ou o Palhinha na seleção mas é um cenário pouco provavel.

  • Blika
    Posted Outubro 3, 2019 at 2:15 pm

    Beto?? Então e o Rui Silva do Granada? Foi considerado o melhor guarda redes da segunda liga do ano passado e subiu com a equipa, um Granada que está em segundo lugar da liga espanhola com uma das defesas menos batidas, a fazer grandes exibições seguras.

    João Mário, como ja foi aqui dito, era uma questão de tempo até começar a ganhar minutos, fetiche do engenheiro…

    Para que levar o Pizzi novamente? Deixe-o no SLB a descansar que tá a fazer exibições vergonhosas, o que é que ele vai trazer ao jogo da seleção? … Deixava ou Pizzi ou J.Mario e trazia o Paciência, que tem feito por merecer

  • Gil Rodrigues
    Posted Outubro 3, 2019 at 2:12 pm

    os afilhados todos de volta… o FS nunca passará disto.

  • Kacal
    Posted Outubro 3, 2019 at 2:03 pm

    Na baliza nada a dizer, embora o Rui Silva esteja a fazer por merecer a chamada. Na defesa aceita-se visto que o Cancelo ainda pouco jogou no City e o Ferro não atravessa um bom momento em contraste com Ricardo Pereira (por mim será o titular na lateral direita, inclusive) e Rúben Semedo.

    No meio-campo apenas discordo da presença de João Mário já que jogadores como André Gomes ou mesmo André Horta até mereciam mais, pena a lesão do Romário Baró porque tem características peculiares e podia ser uma ótima solução.

    Na frente só discordo da chamada do André Silva visto que o Gonçalo joga no mesmo clube e merecia bem mais, mas nem vale a pena falar nisso, enfim. Mais do mesmo.

    • Khal Drogo
      Posted Outubro 3, 2019 at 3:24 pm

      Concordo de início ao fim, Kacal. Tinha-me esquecido do Rui Silva, neste momento já merecia a chamada! O Gonçalo deve ter feito mal alguém…

      • Kacal
        Posted Outubro 3, 2019 at 5:30 pm

        Merecia sim, sem duvida Khal Drogo. Mas as lesões existem no futebol e a oportunidade chega para todos, eventualmente irá ser chamado caso continue a jogar assim.

        Sobre o Gonçalo, realmente só pode ser embirração com o rapaz, o engenheiro não deve gostar dele, só pode!

        • Nome sem Caracteres Ilegais
          Posted Outubro 3, 2019 at 11:23 pm

          Kacal
          Olhe que não é assim tão certo que F. Santos embirre com G. Paciência…sabe porquê? Porque caso não se lembre, Santos convocou – e estreou! – Paciência na seleção numa altura em que quase ninguém dava um tostão furado pelo avançado do Porto. Foi em 2017, para os jogos com Arábia Saudita e EUA. Isto numa altura em que Paciência saíra do Rio Ave após jogos tímidos em Vila do Conde e ainda nem tinha passado pela sua melhor fase no Vitória de Setúbal!

          Atenção que, para mim, nessa altura (2017) nem foi escandalosa essa chamada de Paciência, pois eu acompanhava os Sub-21 e para mim o que o avançado do Porto tinha mostrado nos Sub-21 era mais que suficiente para justificar uma chamada. Ainda para mais tendo em conta as poucas opções que Portugal tinha nesse momento.

          • Kacal
            Posted Outubro 4, 2019 at 3:12 pm

            Nem eu disse que é certo, foi uma sugestão mais na “desportiva”, mas o facto é que é pouco compreensível não o chamar e dar oportunidade, ele tem feito por merecer e começa a ser injusto já. Só isso.

            • Nome sem Caracteres Ilegais
              Posted Outubro 5, 2019 at 1:46 am

              Kacal
              Efetivamente, o Kacal não escreveu que era certo, mas está a ver, eu interpretei dessa maneira…é que como escreveu “só pode ser embirração”, isso para mim significou “a única explicação possível é embirração”. E foi mais por aí que eu duvidei de F. Santos embirrar com G. Paciência.

              De resto, gostaria de acrescentar que sou fã de Paciência aos anos e também estou na expetativa para ver se Santos volta a convocar o avançado.

  • Rev7
    Posted Outubro 3, 2019 at 1:57 pm

    Cada vez que o João Mário e o André Silva ficam de fora da convocatória o seleccionador deve chorar. Basta fazerem uns joguitos, voltam logo… Semedo concordo. Teve os seus problemas com a justiça, mas está a estabilizar e vai caminhar de realizar uma carreira estável. Será sempre assombrado pelo que fez em Espanha, mas isso é culpa dele. Agora não há alternativa senão seguir em frente e ser uma pessoa melhor.

  • Baia_99
    Posted Outubro 3, 2019 at 1:39 pm

    A convocatória esperada e que até é das melhores dos últimos tempos.
    Teria convocado Rui Silva (2nd melhor GR da La Liga atrás de Oblak) no lugar de Beto e André Horta no lugar de João Mário.
    Atendendo a que o primeiro jogo é com o Luxemburgo, teria convocado também Ricardo Horta no lugar de Pizzi (tem estado sofrível), Domingos Duarte no lugar de Fonte (para testar) e Gonçalo Paciência no lugar de Bruma.

  • Marega
    Posted Outubro 3, 2019 at 1:38 pm

    O paciencia tem que começar a ser chamado! É melhor que o andré silva e não é chamado mas eu não percebo de futebol este engenheiro percebe mais que eu

  • Ryovanni
    Posted Outubro 3, 2019 at 1:35 pm

    Convocatória aceitável. Talvez trocasse o André Silva pelo Paciência, mas o AS, estando em forma, é melhor e tem contribuído com golos pela seleção. Por isso aceito. Alguns jogadores estão num momento de forma menos bom, mas não faz sentido estar a mudar meia equipa. É necessário manter um núcleo duro e coeso.

  • André Dias
    Posted Outubro 3, 2019 at 1:35 pm

    Convocatória dentro do esperado. Fernando Santos não é de fazer alterações profundas. Contudo, gostava que Ferro, André Horta, Ricardo Horta, Rafael Leão e Gonçalo Paciência tivessem sido chamados no lugar de Rúben Semedo, Pizzi, João Mário, Rafa e André Silva. Ferro está em baixo de forma e até compreendo a sua ausência, embora fosse importante mantê-lo na selecção para dar continuidade à dupla que forma com Rúben Dias no Benfica. Pepe e Fonte não duram para sempre. Já Pizzi e Rafa não têm feito exibições que justifiquem uma chamada à selecção. Por fim, nem vale a pena falar em JM e AS, são os jogadores fetiche deste seleccionador.

    Só um aparte, alguém me explica porque se dá tanta importância aos bons momentos de forma ao serviço do Olympiakos (Semedo e Podence) e depois se ignoram os melhores jogadores do Braga (irmãos Horta)?

  • gigbola
    Posted Outubro 3, 2019 at 1:32 pm

    Era um crime se i Ricardo Pereira ficasse de fora. Vi alguns jogos do Leicester e o mesmo esta numa forma brutal.

  • Francisco Ramos
    Posted Outubro 3, 2019 at 1:24 pm

    Penso ser claro que Paciência está em melhor forma que André, mas bastaria a este ter minutos para ser chamado, visto que encaixa melhor nas ideias do treinador. Ter uma alternativa é que não fazia mal a ninguém.

    Sobre João Mário, era mais que visto que bastava começar a jogar, nem que fosse no Uzebequistão, para ser convocado, daí ter escolhido o Lokomotiv.

    Para Ricardo Pereira é um prémio mais que justo para a sua época e porque Cancelo neste momento não tem tantos minutos como os restantes.

    É uma pena que agora que Renato começa a ter minutos saia da convocatória, sendo um médio diferente do que temos.

    De uma forma geral, concordo com a convocatória. Poderia trocar Beto por Lopes (quando ele quiser voltar à selecção) e Pizzi e Bruma por Renato e Paciência. Mas aceito como está.

    • Rev7
      Posted Outubro 3, 2019 at 2:20 pm

      Começa a ter minutos como quem diz. Já foi para o banco e as suas exibições têm sido muito fracas, onde já foi criticado pela imprensa francesa. Não devia era ter sido chamado na última convocatória. Mas há jogadores basta fazerem qualquer coisinha (ou mesmo nada) são logo chamados. Entretanto o Rafael Leão continua a ficar de fora, André Gomes quando começa a estabilizar nem um oportunidade volta a merecer, o Ricardo Pereira precisou de jogar mais de um ano em boa forma no Leicester para voltar, Gonçalo não existe, etc. Renato, João Mário e André Silva basta uma transferência e estão lá…

      • Francisco Ramos
        Posted Outubro 3, 2019 at 3:51 pm

        O momento de forma nunca foi um dos critérios de Fernando Santos quando escolhe, apenas se tem jogado ou não, daí ter incluído o Renato na minha convocatória. Se for por críticas públicas, Pizzi, por exemplo, não estaria nos convocados sequer do Benfica B, contudo, ali está o nome dele. E caso volte à sua forma, pode acrescentar muito na posição que por norma Bernardo (e irá ser mas é preciso um suplente).

        Obviamente também gostaria de ver André Gomes jogar, mas penso que está lesionado. Para o duplo pivôt com que temos jogado actualmente, caso estivesse disponível, poderia ser a alternativa a William, que tem jogado à frente de Danilo.

        Sobre Ricardo já me ando a pronunciar ao tempo que merecia a chamada, mas sempre fui criticado por estar a comparar um jogador do Leicester com um do Barcelona ou Juventus (e agora City). Ainda se deve dar mais valor ao jogo de Ricardo porque tem apanhado os melhores e sair por cima, com mais intersecções, recuperações e acções chave.

        Sobre Leão, não penso que ainda tenho lugar nesta selecção. Jogando com uma dupla de avançados, temos Ronaldo, Félix e precisamos de alternativas para PL, não para SA. Não estou a tirar nenhum valor ao jogador, mas ainda não chegou a sua oportunidade a meu ver. De Gonçalo sim, e eu era a favor da sua convocatória, mesmo com André Silva nos convocados.

  • FiliGon
    Posted Outubro 3, 2019 at 1:07 pm

    Será que o FS tem visto os jogos do Benfica? Pizzi, a sério? Que tipo de contributo este sujeito dá na selecção? Até o Renato Sanches acrescenta mais que ele enfim… Acho que o Paciência devia ter sido chamado honestamente não nenhum melhor que ele com as características dele

  • Barinho
    Posted Outubro 3, 2019 at 1:03 pm

    Os manos Horta devem ter que nascer 10 vezes também pra merecerem uma chamada.

  • AngeloGJ
    Posted Outubro 3, 2019 at 12:56 pm

    Pelo que estao a jogar nos clubes e momento de forma, um bom numero de jogadores nao deveria ser convocado mas tambem nao da para mudar sempre o grupo:

    Se fosse pelo momento de forma os convocados deveriam ser:

    GR: Antony Lopes, Jose Sa e Beto. Patricio tem estado miseravelmente mal no Wolves.
    DD: Ricardo Pereira e Nelson Semedo
    DE: Rapahel e Mario Rui
    DC: Fonte, Pepe, Ruben Dias e Ruben Semedo
    Medios: William, Moutinho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva
    Avancados: Goncalo Paciencia, Ronaldo, Bruma e Joao Felix

    e para ocupar vagas, Danilo, Guedes e Andre Gomes

  • Alwaysright
    Posted Outubro 3, 2019 at 12:56 pm

    Continua o Engº a não ver as exibições banais do William pelo Bétis…. Incompreensível como é sempre chamado…
    Gostava que alguém me explica-se o que é que o Guedes fez mais que o Jota para merecer esta chamada, o Jota tem 4 golos e 5 assistências esta época, o Guedes tem zero e tem sido completamente achincalhado pelos adeptos.
    Já a época passada do Jota foi superior a do Guedes, enfim…

  • masterDC
    Posted Outubro 3, 2019 at 12:54 pm

    Foi uma boa convocatória. Finalmente o Ricardo Pereira a ser de novo chamado, está a fazer uma grande época e já merecia estar neste lote.
    Já se percebeu que o FS não conta com o Paciência e prefere o André. Eu teria convocado o Gonçalo em vez do seu companheiro de equipa.
    Pensava que o João Mário com a ida para a Rússia ia ser carta fora do baralho mas já se percebeu que basta ter alguns minutos para entrar nas contas.
    O XI habitual mantém-se e as primeiras opções para o jogo não irão mudar.

  • Roy_KK
    Posted Outubro 3, 2019 at 12:51 pm

    O João Mário ser chamado dá-me náuseas. Até o Rúben Ribeiro (que nem sei onde está) deveria estar à sua frente.
    André Silva e não Paciência porquê? Diogo Jota?

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 3, 2019 at 12:41 pm

    GR: Patrício, Beto e José Sá

    DF: Ricardo, Semedo, Pepe, Rúben Dias, Fonte, Rúben Semedo, Guerreiro e Cancelo

    MD: Danilo, Rúben Neves, William Carvalho, Moutinho, André Gomes e Bruno Fernandes

    AT: Bernardo Silva, João Félix, Guedes, Rafa, Ronaldo e Paciência.

  • Amigos e bola
    Posted Outubro 3, 2019 at 12:40 pm

    Lá tinha de voltar o fetiche pelo João Mário… Jogador banal e sem nível de seleção.

    Estamos mesmo mal na defesa para termos de chamar um ex recluso à Grécia.

    • Gil Rodrigues
      Posted Outubro 3, 2019 at 2:13 pm

      exacto

    • Joao X
      Posted Outubro 3, 2019 at 1:10 pm

      O recluso não é pior que o Ferro, por exemplo. Aliás até diria que é melhor.

      • Gil Rodrigues
        Posted Outubro 3, 2019 at 2:16 pm

        provou onde? na equipa da cadeia, no crónico 3º classificado ou num campeonato de 5 categoria da europa?

        Não percebo o fetiche com este gajo, basta fazer 3 jogos aceitáveis já é elevado à condição de estrela mundial… mesmo que o cérebro lhe pare 10x por jogo.

        Não digo que não deva ser convocado, mas tem que provar muito mais do que até agora.

        • Pablo
          Posted Outubro 3, 2019 at 4:20 pm

          Andas a confundir com o Renato de certeza, ah não nem 3 jogos aceitáveis fez…

          • Gil Rodrigues
            Posted Outubro 3, 2019 at 5:20 pm

            O que é que o Renato tem a ver com isto?

            Mas já agora pergunto-lhe: sera o Renato que já ganhou o Golden Boy, foi decisivo na vitória de um campeonato nacional, decisivo na vitória de um Campeonato Europeu? pode não ter feito muito, mas é mais que suficiente para deixar o arruaceiro a milhas…

            • Pablo
              Posted Outubro 3, 2019 at 6:16 pm

              Foi há 3 anos, agora pergunto-lhe quando o Renato fez 3 jogos seguidos aceitáveis? É fácil condenar pessoas, o Rubén Semedo mostrou na equipa do Sporting, na equipa de reclusos e agora mostra numa equipa que está em terceiro na liga grega que tem capacidades para estar a jogar na seleção. Teve problemas e superou-se. E o Renato que dei exemplo? Quando fez 3 jogos aceitáveis, para ser convocado?

              E o Ferro é melhor que o Rubén? Desde quando? O Ferro só jogou no Benfica e tem níveis de concentração e físicos (principalmente) abaixo de um central. Está numa equipa que está em terceiro do campeonato português e tem 0 pontos Champions. Tirando o jogo de pés (já ouvi que é melhor que o David Luiz e Garay) o que mais oferece que Rubén não oferece? Eis a questão…

              • Gil Rodrigues
                Posted Outubro 3, 2019 at 6:42 pm

                O curriculum diz o contrário…

                Um é só o campeão nacional… ou outro anda aos trambolhões entre equipas pouco melhores que o meio da tabela.

                Um joga regularmente, o outro joga quando não está preso. Para além que o cérebro do ferro ainda serve para alguma coisa, ao contrário do do Semedo que raramente tem uso especialmente dentro de campo.

                • Pablo
                  Posted Outubro 3, 2019 at 7:36 pm

                  O Douglas do Barcelona tem um curriculum invejável pensa na qualidade de jogo…

                  “Um joga regularmente, o outro joga quando não está preso” argumento de grande nível.

                  • Gil Rodrigues
                    Posted Outubro 3, 2019 at 8:46 pm

                    O Douglas deve ter algum mérito para ser jogador no Barça e o Ruben Semedo apenas conseguir jogar num outsider de uma liga da 3ª divisão europeia.

                    • Lobo
                      Posted Outubro 3, 2019 at 10:54 pm

                      Um “outsider” que ganhou 17 dos últimos 20 campeonatos, e vai em 1.º este ano?? Ao dizeres que o Olympiacos é um outsider do campeonato grego, bom… Até podes conhecer muito bem o cadastro criminal do Rúben, mas de futebol sabes poucochinho.

                    • Gil Rodrigues
                      Posted Outubro 4, 2019 at 2:11 am

                      Uma equipa que recebe o refugo dos 3 grandes de portugal, ou de equipas de meio da tabela em Espanha, por muitos campeonatos que ganhe na Grécia, nunca passará de um outsider, aliás outsider é um favor…

                      Mas pronto, o presidiário, conseguiu manter-se uns meses fora da prisão e já é, novamente, uma bandeira da formação do sporting, que tem que ser defendida a todo o custo.

                      Tem muito potencial, mas nunca passará disto… porque o cérebro, simplesmente, não está ao nível das capacidades físicas.

                    • Pablo
                      Posted Outubro 4, 2019 at 11:29 am

                      Qual refugos? O Podence e o Rúben? Os 2 teriam lugar no Benfica. Refugos do meio da tabela de Espanha? O RDT veio do Rayo, o Vinicius é refugo do Nápoles nem calçou. Corchia, Douglas, Eliseu, Mitroglou, Jonas eram refugos de equipas de meio da tabela e foram grandes no Benfica. Até já vi o Olympiacos a golear o Benfica.

                    • Gil Rodrigues
                      Posted Outubro 4, 2019 at 11:58 am

                      O Corchia e o Douglas foram grandes no Benfica? mas em que planeta vive????

                      So quem diz uma barbaridade dessas é que acha que esses dois jogadores medianos teriam qualquer hipótese no Benfica.

                      Ambos são jogadores básicos e muito fracos mentalmente não têm o mínimo perfil para campeão nacional.

                    • Pablo
                      Posted Outubro 4, 2019 at 12:44 pm

                      Pode estar à vontade, sou adepto do Benfica, o Podence e o Rúben Semedo teriam lugar no Benfica deste ano, até porque nenhum dos centrais que estão lá, estão a fazer boa época excepto o RD, acha mesmo que o Rúben Semedo não tiraria o lugar do Jardel (está lá porque é um dos capitães) e do sempre lesionado Conti?

                      O Douglas e o Corchia não foram grandes no Benfica, mas jogaram, e outros que mencionei? E os 3 jogos seguidos do RS que lhe perguntei? Há que separar a vida pessoal da profissional dos jogadores.

                    • Gil Rodrigues
                      Posted Outubro 4, 2019 at 7:11 pm

                      De Benfiquista não tem nada… até me custa a acreditar. Mas pronto deve ser daqueles que acha que está tudo mal… que nem comemorou os últimos 5 campeonatos em 6 possíveis.

                      Não Obrigado, o futuro do Benfica, felizmente passará por pessoas equilibradas como o Ferro e nunca por arruaceiros como o Semedo. ele que fique lá pela Grécia, e que se dê muito bem com o Padrinho na selecção.

                    • Pablo
                      Posted Outubro 4, 2019 at 9:14 pm

                      Sou sim, e também não acho que tá tudo mal, na europa sim só não tenho palas, porque como disse acima há que respeitar a sua vida pessoal (Rúben Semedo), quando falei do Renato Sanches é porque o vejo com dois pesos e duas medidas em relação a alguns jogadores (William Carvalho, André Silva, agora Rúben Semedo), em comparação com os do Benfica.

                    • Gil Rodrigues
                      Posted Outubro 5, 2019 at 12:47 pm

                      Muito pelo contrário, comparado com esses afilhados todos (aos quais adiciono o Pizzi) ele terá sempre que “nascer 10” vezes para ter as mesmas oportunidades…

                      Foi enxovalhado, atacado, e não tem nenhuma oportunidade decente desde 2016 (algumas vezes por culpa dele)… mas convenhamos que ultrapassar a concorrência de jogadores como Kimmich, Coutinho, Thiago, Tolisso, etc. é muito diferente de ser o Pino do Meio campo do Bétis, ser o Bidon d’or no inter, ou ser o menino d’ouro no Frankfurt.

                      O Renato sofreu uma campanha odiosa desde o início, e o Semedo lucra com uma campanha exactamente inversa. Um é arrasado a toda a hora, serve de exemplo como um flop, mau profissional, etc. O Outro foi preso, não mostrou arrependimento e, no entanto, está tudo desejoso que ele regresse à selecção.

                      é a maior injustiça do mundo…

                    • Gil Rodrigues
                      Posted Outubro 4, 2019 at 11:55 am

                      já agora, nem preciso de fazer um exercício de memória tão grande: eu vi Benfica golear a equipa onde Podence nem calçava há menos de 3 meses.

                    • Gil Rodrigues
                      Posted Outubro 4, 2019 at 11:53 am

                      E quer que o leve a sério? O Podence foi despachado de uma equipa que luta com o Guimarâes e o Braga, ou sequer para manter um treinador mais que 6 meses. Nem ao Jovane Cabral ou Pedro Mendes ganhou lugar e seria titular no campeão nacional? em que os reforços desta época, para o ataque, custaram 17M€ e 20M€? em que o jogador menos cotado é bicampeão europeu Sub17 e Sub19, e que já passou pelo Podence nas selecções?

                      O Ruben titular no Benfica? hahahah nem atrás do Conti tinha lugar.

                      Já agora todos esses reforços “fraquinhos” serviram para ganhar 5 campeonatos em 6 anos e a maioria deles nem calçou… mas seria claros titulares no Sporting.

                      é Por isso que o Sporting está no estado que está. Não fazem ideia do que é o futebol. mas insistem em comparar-se com os verdadeiros GRANDES em Portugal, quando estão mais próximos do 5º que do 2º.

    • Lobo
      Posted Outubro 3, 2019 at 12:59 pm

      O que interessa no futebol é se é bom jogador ou não, tudo o resto são preconceitos totalmente desnecessários à conversa. Lembro que Ruben está na Grécia, sim, mas é devido à cláusula anti-rival do Sporting, pois falou-se no interesse dos outros grandes. Estaríamos mesmo mal se dispensássemos o contibuto de um excelente jogador como Ruben Semedo na Selecção, só porque cometeu um erro no passado, pelo qual já foi punido. Onde está o regulamento que diz que não se pode convocar um ex-recluso?

  • Ricardo Teixeira
    Posted Outubro 3, 2019 at 12:40 pm

    Completamente óbvio que João Mário e André Silva, desde que jogassem nos seus clubes, regressariam a esta “elite”. Triste pela saída do Diogo Jota.
    Percebo perfeitamente a convocatória do Ricardo Pereira. É completamente justa e até à data (esta época), apresentou muito mais qualidade do que o Cancelo na Premier e uma maior regularidade. O lugar de quarto central é uma espécie de “batata quente” e irá rodar dependendo dos momentos de forma entre Carriço, Ferro e Ruben Semedo. Destes 25, creio que Pizzi, Bruma e Ruben Semedo são os principais candidatos a ser cortados, para os 23 finais das fichas de jogo.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Outubro 3, 2019 at 12:37 pm

    Acho que é a primeira convocatória que não mudava nada… Ainda assim, voltam a ser chamados 25, o que obrigará a ficarem 2 de fora. Fico muito contente pela chamada do Rúben Semedo, é merecido. Ricardo Pereira e João Mário também merecem voltar e Bruma tem mais uma oportunidade numa fase em que Rafa ou Guedes parecem em quebra de forma.

  • Xyeh
    Posted Outubro 3, 2019 at 12:37 pm

    Levar o André Silva e não levar o Gonçalo Paciência não se percebe muito bem, e voltou o afilhado à selecção, só teve que arranjar clube e voltar a jogar para ser chamado (João Mário). De resto deixou o Cancelo de fora e premiou o Ricardo Pereira pela época que está a fazer.

  • Napoleon
    Posted Outubro 3, 2019 at 12:35 pm

    André Silva? Marca dois golos em dois jogos e é logo chamado. Paciência que anda a merecer bem mais não é chamado. Ridículo este “seleccionador”. Pelo menos não leva o Ferro que fica a descansar

Deixa um comentário