Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rúben Semedo, Podence, Éder, Jota e Paciência nos convocados de Portugal

Fernando Santos passa de não convocar pontas-de-lança para chamar logo 3 (dá a ideia que vai meter André Silva com CR7).  Curiosamente agora, considerando que Ronaldo é mais avançado, parece que temos é uma escassez de qualidade acima da média nas alas (só Bernardo, entre os convocados, é de um nível superior). Por outro lado, fica a confirmação que o SC Braga conta pouco para o engenheiro. 

Os regressos de Jota, Éder, Podence e Gonçalo Paciência são as principais novidades nos convocados de Portugal para os dois encontros finais de qualificação para Euro 2020 frente à Lituânia, a disputar, dia 14 de novembro, às 19h45 (hora portuguesa), no Estádio do Algarve, e Luxemburgo, na cidade do Luxemburgo, dia 17, às 14h00 (hora portuguesa). Também Rúben Semedo voltou a ser chamado. Já os lesionados Guedes, William ou Félix ficaram de fora.

Os 25 escolhidos de Fernando Santos:
Guarda-redes – Beto (Goztepe), José Sá (Olympiakos) e Rui Patrício (Wolverhampton);
Defesas – Ricardo Pereira (Leicester), Nélson Semedo (Barcelona), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Rúben Semedo (Olympiakos), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund) e Mário Rui (Nápoles);
Médios – Danilo Pereira (FC Porto),  Rúben Neves (Wolverhampton),  Bruno Fernandes (Sporting), Bernardo Silva (Manchester City), João Mário (Lokomotiv), João Moutinho (Wolverhampton), Pizzi (Benfica);
Avançados –  Bruma (PSV), Daniele Podence (Olympiakos), Diogo Jota (Wolverhampton), André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus), Gonçalo Paciência (Eintracht Frankfurt) e Éder (Lokomotiv).

59 Comentários

  • Analista Especialista
    Posted Novembro 8, 2019 at 12:49 am

    Percebo a convocatória, estamos muito desfalcados em termos de extremos.
    Bernardo, Gelson/Rony, Rafa e Guedes seriam o quarteto ideal, mas Gelson e Rony não têm jogado tanto quanto isso e Rafa e Guedes e estão lesionados. Assim levaremos com Pizzi, Diogo Jota, Bruma e Podence. Não temos melhor, só mesmo o Ricardo Horta no lugar do Pizzi. André Horta em vez do João Mário também era admissível, bem como Florentino em vez de Danilo que tem estado horrível nesta temporada.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 7, 2019 at 5:24 pm

    Rui silva e domingos duarte por aquilo que estão a render na La Liga deveriam ter sido chamados.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 7, 2019 at 4:13 pm

    Apesar de muita discórdia, no geral é uma convocatória dentro do expectável.

    Baliza: poderia ser Rui Silva em vez de Beto, mas não é por aí visto que à partida nenhum vai jogar.
    Defesa: em vez de Semedo ser Ferro, mas este acabou por se lesionar e Semedo tem feito bons jogos além de ser um central com saída de bola, ao contrário dos restantes.
    Meio Campo: no 4-4-2, o meio está fechado com Moutinho e Bruno, pelo que André Horta ou outro nunca iria jogar, logo podemos reforçar outras posições.
    Nas alas, temos Pizzi e Bernardo para a direita e Bruma e João Mário para a esquerda e Podence como Joker (vai para a bancada). Com Rafa e Guedes lesionado, poderia ser Ricardo Horta mas visto que não confia no jogador, Gelson deixou de contar, Rony não joga, não sobra muito mais, pelo que acaba por se aceitar.
    Avançados: ora não se convoca ora é em excesso pelo que não me incomoda. Poderia tirar Eder e colocar mais um médio ou extremo, mas acaba por ser gente a mais igual, pelo que não me faz diferença. Ponta de lança é André e Gonçalo, SA é Ronaldo e Diogo Jota.

  • Barinho
    Posted Novembro 7, 2019 at 3:40 pm

    O Bernardo Silva tinha que nascer 10 vezes mas o Ricardo Horta tinha que nascer prai umas 100 aparentemente. Inacreditável, de longe o extremo português em melhor forma. Mas enfim já nem vale a pena tentar compreender.

    • tiagoagm
      Posted Novembro 8, 2019 at 9:33 am

      Para quê convocar estes jogadores que no máximo são fracos? Onde é que Paciencia e Eder têm lugar na seleção? Até eu marco mais golos que eles. Já agora chamem o Nelson Oliveira tb. Jota e Podence? Tinham de ir para os Sub21 pq não tem capacidades para a seleção nacional. E o Ricardo horta é inacreditavel como não está la.

      • Fantantonio
        Posted Novembro 8, 2019 at 1:06 pm

        O Gonçalo Paciência tem mais golos do que todos os concorrentes diretos para a sua posição no Eintracht, André Silva incluído.

      • E o que temos
        Posted Novembro 8, 2019 at 12:00 pm

        O paciencia que é o 9 portugues em melhor forma atualmente é fraco. Liguem ao FS e chamem o craque tiagoagm que ele é que é bom

    • Kacal
      Posted Novembro 7, 2019 at 3:54 pm

      Por acaso esqueci-me de falar do Ricardo Horta no meu comentário, já merece a chamada realmente. E olhando à convocatória sendo CR7 e Bernardo indiscutíveis. Gonçalo tem feito por merecer a chamada. O Horta podia estar no lugar de qualquer outro, a meu ver. E é desnecessário levar 3 PL.

  • PauloDybala1O
    Posted Novembro 7, 2019 at 3:21 pm

    Podence dentro, Ricardo Horta fora ? é de rir ! Tinha esperança de ver o Florentino na convocatória, trocaria o Eder pelo Tino, apesar de o Tino estar este ano a render abaixo do que ele pode e consegue fazer.

  • Kacal
    Posted Novembro 7, 2019 at 2:20 pm

    Parece-me uma boa convocatória, podemos contestar um pouco uma ou outra escolha mas no geral é isto. Talvez pudesse chamar Ferro, mas este não tem estado fantástico e até se lesionou contra o Lyon. Destaque para a chamada de Gonçalo, FINALMENTE! Espero só que o João Mário seja suplente, até pode ser chamado e é um jogador que está a jogar com regularidade e não tem estado mal, é útil mas não merece a titularidade, a meu ver.

  • MM
    Posted Novembro 7, 2019 at 2:20 pm

    O engenheiro a contribuir para a eucaliptizacao de portugal.
    Deve ser engenheiro agro florestal..

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 7, 2019 at 2:19 pm

    GR: Patrício, José Sá e Rui Silva

    DF: Semedo, Ricardo, Pepe, Fonte, Rúben Dias, Rúben Semedo, Guerreiro e Mário Rui

    MD: Danilo, Rúben Neves, Moutinho, Bruno Fernandes, Pizzi e João Mário

    AT: Cancelo (como extremo), Diogo Jota, Podence, Bernardo Silva, Ronaldo e Paciência

  • Knox_oTal
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:50 pm

    No geral é uma boa convocatória e coerente com o que Fernando Santos tem vindo a fazer, goste-se mais ou menos!

    Já fui muito crítico dele, relativamente ao “mimo” e favorecimento exagerados e extremos que dá a Cristiano, a falta de qualidade de jogo, a falta de ambição nas estratégias (no discurso é o inverso, será talvez o seleccionador que fala mais naturalmente do favoritismo de Portugal) e por algumas opções fetiche! Só que reflectindo um pouco, de certeza que seja quem for o seleccionador haverá sempre uma sensação de injustiça nas convocatórias e todos teríamos os nosso jogadores “fetiche” se tivesse no lugar do Senhor Engenheiro, o que me não impede de achar estranho como Horta fica de fora em detrimento de Podence, Bruma ou João Mário (até o próprio Gelson não está a jogar menos que os três convocados referidos).

    Falando em Horta, e acrescentando à ideia do VM quanto aos jogadores do SC Braga não parecerem contar, tem tanto de injusto como de aparentemente verdadeiro! Não percebo, até porque os jogadores portugueses dos Guerreiros são os que tem apresentado melhor rendimento em contexto das provas europeias (menção igualmente para os do Vitória, mas são menos). Por outro lado, e um pouco para contrabalançar esta “acusação”, também é verdade que Fernando Santos já abriu a porta da selecção a muita gente nova… Lá está, não é uma questão linear!

    #tugapower

    Saudações Desportivas

  • Hirok "The Truth"
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:27 pm

    Eu nem ficava chateado por FS convocar o João Mário o problema é que ele vai po-lo a titular e ainda por cima com o 10 nas costas, enfim.. mas tambem são jogos para cumprir calendário contra equipas banais que até a da minha terra ganhava portanto o que quero é que nenhum jogador do Benfica se lesione, ira jogar só Ruben Dias portanto em principio esta tudo bem..

  • Fantantonio
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:21 pm

    Friendly reminder: O Daniel Carriço é capitão do atual 5º classificado da La Liga, tem 3 troféus de Liga Europa e só tem 1 internacionalização aos 31 anos.

    • Xyeh
      Posted Novembro 7, 2019 at 4:20 pm

      O Carriço é aquele caso estranho na Seleção, joga bem, não é um fora de série mas seria um elemento interessante com muita experiência mas por algum motivo ninguém o chama.

      • Fantantonio
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:58 pm

        Parte da razão é haver uma resistência na renovação de setores. Ricardo Costa ia à seleção numa altura em que já estava fora do prazo no início do milénio, Ricardo Carvalho e Bruno Alves jogaram quase até andarem de bengala porque verdade seja dita, não tínhamos muito melhor a surgir. Porém, eu aponto isto não por achar sequer que Carriço devesse ser titularíssimo nos últimos 5 ou 6 anos, mas sim porque mal esteve presente em convocatórias, o que é absolutamente irrisório, tendo em conta que só tínhamos um central a jogar numa equipa melhor que o Sevilla.

      • Joga_Bonito
        Posted Novembro 7, 2019 at 4:56 pm

        Gosto muito do Carriço. Acho que é desgostado porque é baixo. Para mim mil vezes chamava mais rápido o Carriço do que o Semedo, que só dá paragens cerebrais. Mas hoje, se for baixo e discreto não se é chamado.

    • Knox_oTal
      Posted Novembro 7, 2019 at 1:54 pm

      Também gosto do Carriço e merece ter mais reconhecimento do que aquele que tem (podia ter perfeitamente bem mais internacionalizações), mas penso que a sua condição física não inspira confiança a FS. E a bem da verdade já não joga há um mês no Sevilha! Apesar de tudo, bom apontamento!

      Saudações Desportivas

      • Fantantonio
        Posted Novembro 7, 2019 at 7:06 pm

        Pelo momento atual, também não o chamava porque está com alguns problemas, mas conseguiu ser ignorado em praticamente todas as convocatórias com 38 jogos na temporada passada e a começar a época a titular. Se há 2 épocas era justificável não fazer parte dos planos de forma alguma porque esteve muito tempo parado, já nas restantes não faz sentido só ter 1 jogo pela seleção A com as épocas que faz desde que está no Sevilha, até porque já há alguns anos que não temos muitos centrais a jogar num patamar competitivo mais alto.

  • B.Jardim
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:18 pm

    Cancelo de fora?
    Até a extremo é melhor que os outros todos (tirando Bernardo).
    Ridículo.

    • Kacal
      Posted Novembro 7, 2019 at 2:21 pm

      O Cancelo ainda não conseguiu agarrar o lugar no XI do City e não tem jogado tanto como esperado, acho normal e aceitável.

      • B.Jardim
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:00 pm

        Tudo bem mas estamos a falar duma equipa top-5 do mundo.
        Que outros jogadores da seleção jogariam a titulares ou estariam sequer no plantel? Para além de Bernardo e Ronaldo, talvez apenas o Nélson Semedo e o Guerreiro. Se calhar o Félix, mas tenho muitas dúvidas.
        Posto isto, e sabendo que tem tido minutos nos últimos jogos e que a sua qualidade intrinseca é superior a quase todos os outros jogadores, sendo que até pode jogar a extremo ou a lateral esquerdo, não compreendo a sua não convocação.
        Estou para ver o dia em que o Ricardo, Nélson e o Cancelo sejam convocados em simultâneo.
        São 3 dos melhores jogadores que temos. Sendo ou não da mesma posição a verdade é que são polivalentes e nenhum deles deveria ser preterido.

        Abraço!

        • Kacal
          Posted Novembro 8, 2019 at 11:25 pm

          Eu compreendo o teu ponto de vista e acho válido, a parte onde discordei foi do “ridículo” porque acho excessivo.

          Ricardo Pereira é titularíssimo no Leicester que joga na Premier e está em grande forma. O Nelson Semedo é titular no Barça, embora rode por vezes com Sergi Roberto, mas joga regularmente. Se fosse chamado o Cancelo em vez do Semedo não acharia mal, agora daí a achar ridículo vai uma distância.

          Mas numa coisa eu concordo, chamava facilmente os três visto que Ricardo Pereira e Cancelo podem jogar na esquerdo e ambos podem jogar mais à frente no terreno. Mário Rui acrescenta pouco.

          Abraço!

  • André Dias
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:17 pm

    Por esta convocatória parece que vamos jogar num 442 em losango. Só não concordo com as presenças de Beto, Rúben Semedo, João Mário e Podence.

    • Gil Rodrigues
      Posted Novembro 7, 2019 at 1:41 pm

      eu não concordo com a presença do FS e, por arrasto, os afilhados dele.

      • Joga_Bonito
        Posted Novembro 7, 2019 at 4:57 pm

        Tu e eu.
        Mas vamos ter de gramar com ele por n de tempo, enquanto nos apurarmos nada será feito quando à miséria que vemos.

  • Goncalo Silva
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:16 pm

    GR: Patrício, Sá, Rui Silva
    DF: Cancelo, Ricardo Pereira, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, José Fonte, Rúben Semedo, Guerreiro
    MD: Danilo, Rúben Neves, João Moutinho, Bruno Fernandes, Pizzi, Bernardo Silva
    AV: Podence, Bruma, Ronaldo, Paciência, Ricardo Horta, André Silva

    • De Carvalho
      Posted Novembro 7, 2019 at 2:54 pm

      Está tambem era a minha convocatória

    • Parib
      Posted Novembro 7, 2019 at 1:28 pm

      Sem tirar nem pôr!! E não há necessidade nenhuma de levar 25 jogadores para deixar 2 de fora!

      11 – Patricio; Semedo, Pepe, Dias, Guerreiro; R. Neves, Moutinho, B. Fernandes, B. Silva; Ronaldo, Paciência

  • MystogaN
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:00 pm

    Já se falou em a seleção do ronaldo e dos amigos. Agora é a seleção do jorge mendes. Como é que alguns jogadores continuam a ser convocados? Basta o jorge mendes ser o dirigente, que estão logo no topo da lista para ser convocados.

    • coach407
      Posted Novembro 7, 2019 at 1:14 pm

      Que estupidez.

      O Cancelo é o 4° jogador mais valioso do Jorge Mendes (atrás de Bernardo, CR7 e Ederson) e teve imenso tempo fora da seleção de forma ridícula. Nos sub-21 até era suplente do Esgaio. Na principal era não convocado para a seleção em que o Cédric era o titular e agora continua fora dos eleitos.

      André Gomes também vinha a ficar de fora, de forma estranha.

      O Jorge Mendes é português e é normal que agencie muitos jogadores de seleção portugueses.

      O Cancelo, Ricardo e Semedo são todos dele, por exemplo. É normal que sejam dele, mas mesmo assim há génios que conseguem pôr o Cédric a jogar e deixar os 3 do Mendes de fora quando são os 3 escandalosamente melhores.

      • Joga_Bonito
        Posted Novembro 7, 2019 at 5:00 pm

        É simples. Não são os que estão a jogar bem os que necessitam de chamadas do FS. São os que nos clubes pouco ou nada fazem, os que estão numa fase da carreira decisiva, onde ou explodem ou caem a pique, são esses que o Mendilhões tem de meter à força toda. Daí termos de levar com tantas decisões incompreensíveis.
        A selecção serve agora para relançar carreiras, valorizar jogadores que não têm mercado, não para convocar os melhores.
        Leiam a entrevista que o Carlitos, ex-Benfica deu há umas semanas (creio que ao expresso) onde ele admite que foi convocado por imposição do Veiga.

  • MARMO
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:54 pm

    Sou só eu que levaria Cancelo também em vez de Mário Rui? Faz várias posições, Semedo faz o lado esquerdo também… tomara todas as posições terem tanta oferta como DD!

  • junior_1984
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:45 pm

    João Mário?!?! Porque não dar uma oportunidade ao Ricardo Horta? Depois também não entendo o que faz lá o Éder… continua a ser tudo muito discutível…enfim… ganhou o Euro e muita gente acha que tem crédito…

  • Big Ben
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:45 pm

    Um dia ainda vamos saber que jogadas são feitas na fpf, que levaram a que o anthony lopes tenha preferido renunciar à seleção em vez de continuar a ser injustificadamente o terceiro ou quarto guarda redes na hierarquia da seleção. Com isto não quero dizer que deva ser ele o número 1, até porque esse estatuto foi ganho a pulso pelo patrício, mas é de muito longeo segundo melhor e para o engenheiro nunca contou para o totobola.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:45 pm

    Acho que não mudava nenhum. Convocatória esperada.

  • Chomate
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:43 pm

    Ao menos o G. Paciência foi convocado, é só isso que pedia.
    De resto, não convocar Rui Silva é ridiculo, ainda para mais, quando no lugar dele estão Beto e Sá. Mas prontos, se fosse convocado, também não iria jogar por isso não é tão grave.
    O meu próximo pedido é que se convocasse R. Horta. Mas esse, só quando sair de Braga, é que será chamado, infelizmente.

  • FVRicardo
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:43 pm

    Não há fome que não dê em fartura, já dizia a minha avó.
    Com Ronaldo a fazer 90 minutos nos dois jogos vamos convocar mais 3(!) pontas-de-lança? Acho que Silva e Paciência chegava e Ricardo Horta poderia ter aqui uma oportunidade.
    Ferro mais uma vez de fora, incrível…

    • E o que temos
      Posted Novembro 7, 2019 at 12:48 pm

      O ferro saiu de maca no ultimo jogo. Faz todo o sentido nao ser chamado à seleçao.

      • FVRicardo
        Posted Novembro 7, 2019 at 2:04 pm

        Apenas me surpreende esta preferência por Fonte…
        Regressou a Lisboa como se nada fosse. Não seria o primeiro jogador da seleção a jogar com máscara de proteção (se necessário).

        • E o que temos
          Posted Novembro 7, 2019 at 4:41 pm

          Não ha necessidade de arriscar um jogador que teve que sair imobilizado de maca quando nem ia jogar e o benfica agradece.

  • Nuno_Machado
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:42 pm

    E ele a dar lhe com o Moutinho. Será que mesmo depois de terminar a carreira o vai convocar?

    • MV
      Posted Novembro 7, 2019 at 1:19 pm

      É só o melhor médio que nós temos. Esse comentário é só ignorante

    • mp
      Posted Novembro 7, 2019 at 12:53 pm

      Realmente, que sentido faz convocar o melhor médio português…

      • Nuno_Machado
        Posted Novembro 7, 2019 at 1:08 pm

        Jogar para o lado e para trás também eu jogo

        • Joga_Bonito
          Posted Novembro 7, 2019 at 5:09 pm

          Em abono da verdade o Moutinho nas duas primeiras épocas do Sporting jogou muito bem e na verdade tinha boa técnica, bom passe para um 8. Podia jogar a 6, a 8 ou fazer uma perninha a 10, quando Rui Costa e Deco envelheceram e ninguém surgiu nessa posição.
          O problema foi que com os anos cristalizou, perdeu muita da técnica que tinha e tornou-se apenas um pêndulo defensivo. Hoje, pouco acresce no ataque, mas no início era muito talentoso, eu gostava muito dele.

        • mp
          Posted Novembro 7, 2019 at 3:37 pm

          Grande verdade, todos nós conhecemos o lendário médio Nuno Machado, o jogador com a mais elevada taxe de acerto de passes na história do futebol. Haja juízo

      • Amigos e bola
        Posted Novembro 7, 2019 at 12:58 pm

        Melhor médio português? É de rir?

        O Moutinho na seleção nem banal é.

  • Amigos e bola
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:39 pm

    Lá continua o fetiche do Engenheiro do Bombo pelo João Mário. Surreal.

Deixa um comentário