Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rui Costa: «Gyokeres? Nem é uma questão. Tínhamos o Gonçalo Ramos»

Não dava para ter os dois? As águias acabaram na mesma por investir mais 40 milhões de euros em Cabral e Marcos Leonardo, sendo que já tinham Musa e Tengstedt. Ainda por cima há um ano que se via que a ideia era vender Ramos.

Rui Costa diz que o Benfica não falhou a contratação de Viktor Gyökeres, já que devido à presença de Gonçalo Ramos nem equacionou o atual avançado do Sporting. “Sinalizados pelo scouting do Benfica estão centenas de jogadores. Resta saber se naquele momento precisamos ou não de alguém para aquela posição. Falou-se tanto desse caso, que o tínhamos sinalizado e perdemos. Nós nunca atacámos porque na altura não precisávamos pois tínhamos o Gonçalo Ramos, que sai muito depois de o Sporting o ter contratado. Nem sequer é uma questão. Se calhar se for ali aos armários do scouting tem lá o Messi referenciado há uns anos quando estava na equipa B do Barcelona. Muitas vezes fala-se das coisas como se fosse um erro brutal, nem sequer se colocou isso em questão porque naquela altura não precisávamos de um avançado porque tínhamos o Gonçalo Ramos, ponto final parágrafo. Há muitos jogadores referenciados que não chegam ao Benfica e depois chegam a clubes grandes, como acontece com todos os outros clubes. Isso é algo normal pois não se pode comprar toda a gente”, explicou o líder das águias.

52 Comentários

  • Art Vandelay
    Posted Maio 23, 2024 at 7:25 pm

    ??????

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 23, 2024 at 7:42 pm

    Gostava era que ele respondesse o porquê do desinvestimento na formação do Benfica…
    Sem os talentos do Seixal vendidos na última década, o Benfica não teria sido a galinha dos ovos de ouro para tantas famílias como o foi e continua a ser… até serve para pagar casamentos das filhas… mete-se a fatura para lá porque alguém há-de pagar… isso só foi o caos que foi porque foi descoberto… quantas milhares de situações idênticas não devem ter acontecido??

    • Jasomp
      Posted Maio 23, 2024 at 7:48 pm

      Porque o Rui Costa prefere ter uma visão resultadista e de curto prazo. Por isso é que pôs formação para um canto. O que é um erro, claro.

    • DNowitzki
      Posted Maio 23, 2024 at 8:00 pm

      Jun. A: o Benfica é segundo, atrás do Braga.
      Jun. B: o Benfica leva uma vantagem de 8 pontos sobre o Porto.
      Sub 15: o Benfica é primeiro, com uma vantagem de 7 pontos sobre o Porto.
      *
      Agora, imaginemos que o Benfica não tinha desinvestido…

      • Jasomp
        Posted Maio 23, 2024 at 8:20 pm

        Estão a faltar mais jogadores a subir da equipa B para a principal.

        • Kenya24
          Posted Maio 23, 2024 at 9:18 pm

          Talvez por desinvestimento da era LFV, ou pq simplesmente os jogadores não evoluíram o que se espectivava, nem todos os anos aparecem Antonios silva ( quando a maioria pedia Tomás Araújo ), João neves ( que não tinha nom nenhum ).

        • DNowitzki
          Posted Maio 23, 2024 at 9:21 pm

          Se subir um ou dois por época já é um sucesso. E há muito talento nas equipas jovens do Benfica (como nas do Sporting, Porto, Braga…); falta saber se se continuam a desenvolver e a provar o valor que se lhes reconhece atualmente, ou se acabam por estagnar e tornar-se em Araújos, Zés Gomes, Paulos Bernardos e por aí fora.

        • JohnWick
          Posted Maio 23, 2024 at 9:36 pm

          Em comparação com os muitos que têm subido do Sporting ou Porto? É que nos últimos 2 anos no Benfica subiram 2 que são titulares. No Porto que me lembre subiu o Gonçalo Borges que mal é opção e agora nos últimos jogos o Martim. No Sporting com exceção do primeiro ano do Amorim tivemos o Matheus Nunes, o Bragança que só agora rendeu e tudo o resto foi apostas ao lado ou que não foram verdadeira opção (Afonso Moreira, Rodrigo Ribeiro, Nel,…)

        • Petrol
          Posted Maio 23, 2024 at 9:54 pm

          João Neves, António Silva, Samuel Soares, Tomás Araújo, Tiago Gouveia não é suficiente?

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 23, 2024 at 11:08 pm

        OK, as equipas ganham campeonatos de formação e os craques onde estão? Que miséria foi esta na Liga Revelação este ano com o Paulo Lopes ao leme? Que miséria de performance foi aquela na Youth League?
        .
        Normalmente olha-se para a base do Benfica e encontram-se facilmente 4 ou 5 estrelas de topo prontos para serem chamados à equipa principal… Hoje em dia quem é que tens? Alguém evoluiu alguma coisa nas mãos do Nélson Veríssimo e do Paulo Lopes este ano?? O que é que eles estão lá a fazer durante a semana?? Onde anda o Pedro Mil Homens? Esteve alguma vez no Seixal sequer nos ultimos meses??

  • MuchoG
    Posted Maio 23, 2024 at 7:47 pm

    Contratou o Tengstedt no mesmo defeso em que podia ter comprado o Gyokeres, mais uma resposta facilmente desmontada.

  • Artur Trindade
    Posted Maio 23, 2024 at 7:52 pm

    Não tem mal nenhum assumir que as nossas ideias estavam erradas, e os responsáveis pelo scouting podem falhar.
    No último defeso, sabia-se que o Ramos iria sair, e nessa perspectiva o Viktor estava em 3º da lista do Benfica, sendo Castellanos e Arthur Cabral os 2 primeiros, isto segundo Nuno Farinha o jornalista benfiquista que o disse várias vezes num qualquer programa enche-chouriços de transferências.
    Fazia sentido, por serem jogadores mais posicionais, como Gonçalo Ramos.
    Isto depois de ter falhado Giménez, que era a grande prioridade.
    Mesmo no Sporting, vi muitos a duvidar que era a melhor solução para estourar o dinheiro, preferindo o promissor (nesse defeso) Marcos Leonardo, mas posicional e técnico, como muitos valorizam no futebol.
    Houve um visionário no scouting do Sporting que lutou contra moinhos de vento, quiçá até contra o próprio Amorim, como ele já admitiu no caso do Morten.

    • Capely
      Posted Maio 23, 2024 at 8:37 pm

      Obviamente que não tenho inside information mas o que sempre pensei e ouvi sobre as prioridades de ataque eram Jimenez (Feyenord), Gyo e Castellanos (por esta ordem).
      O Cabral só aparece quase caído do céu mais à frente – posso estar enganado mas foi a leitura que fiz…

      • Kenya24
        Posted Maio 23, 2024 at 9:16 pm

        Junta aí unal que se lesionou no Getafe nos últimos jogos.
        E ainda dizem que o Benfica estava interessado também no boniface do leverkusen

      • DNowitzki
        Posted Maio 23, 2024 at 9:19 pm

        Não estás enganado. O Cabral foi um recurso de última linha.
        Quem não conhecer o papel de Nuno Farinha que investigue.

      • Artur Trindade
        Posted Maio 24, 2024 at 7:59 am

        Também não tenho essa informação, mas lendo o teu texto corrijo o que disse, andaram na novela do Jiménez, parecida com a do Sporting em relação ao Viktor, e parece-me que foram simultâneas, logo depois de falhar o jogador do Feyenord, o Benfica não podia simplesmente voltar-se para Viktor, a não ser que fizesse uma operação tipo Falcao, em que o FCP roubou o pão da boca ao Benfica.
        O que o tal Nuno Farinha, que funciona como porta-voz da estrutura do Benfica, substituto do Bráz na mesma tarefa e no mesmo programa, disse várias vezes, é que o Viktor chegou a ser observado pelo Benfica, mas estava atrás do Castellanos na lista, quase que a justificar que era essa a razão do Sporting até conseguir contratar o sueco.
        O Cabral veio depois, concordo, inflacionado para o seu rendimento recente, já numa perpectiva de ter de vir alguém para colmatar a saída de Ramos nos últimos dias.
        Mas dizer que a desconfiança para com o Viktor, alguém que nunca tinha jogado numa divisão principal, e que baseava o seu jogo na corrida, era geral, daí ser normal o scouting do Benfica não se ter iludido perante o sueco, e o seu pereço elevado.

  • DNowitzki
    Posted Maio 23, 2024 at 7:53 pm

    Ando há meses a dizer isto e, finalmente, é o próprio Rui Costa quem o vem confirmar:
    1.º) O «scouting» referenciou o jogador ao presidente e ao treinador;
    2.º) Ambos disseram que não.
    *
    Agora, vamos à segunda parte:
    1.º) Sabia-se que Ramos ia ser vendido;
    2.º) O presidente diz que o sueco não interessava, porque havia Ramos (que ele sabia que ia embora no verão seguinte);
    3.º) Não obstante, contrata Tengestedt. Gyo não interessava, porque havia Ramos, mas contrata-se Teng.
    *
    Por último, uma pergunta: Rui Costa tem noção do que diz? Alguém prepara com ele estas entrevistas?
    *
    PS. Rui Costa mete o bedelho nas contratações. Também o disse e também se confirma. Isto é o Benfica atual.

  • Nickles
    Posted Maio 23, 2024 at 7:58 pm

    “O Ramos sai muito depois do Sporting contratar o Gyokeres” mais uma vez bem o Costa a admitir que não sabe o que anda ali a fazer e o total amadorismo de toda a estrutura. Lembrando que o Ramos foi emprestado (e não vendido) a dois dias de começar a oficialmente a época, com a Supertaça contra o Porto o que fez com que o Benfica nesse jogo jogasse sem um avançado. Ora o Costa basicamente aqui o que diz é “nós já sabíamos há muito tempo que íamos EMPRESTAR o nosso avançado titular e assim o fizemos um pouco antes de começar a época. Mas só queríamos contratar o avançado substituto quando o empréstimo do Ramos fosse confirmado mesmo que isso implicasse uma derrota na Supertaça contra o maior rival. Depois de muita análise essa escolha como é óbvio recaiu sobre o suplente acima do peso da Fiorentina, onde pagámos muito acima do real valor do jogador, mas pagámos contentes.”

    • iniesta27
      Posted Maio 23, 2024 at 9:15 pm

      Esse comentário faria todo o sentido se o benfica tivesse perdido a supertaça. Mas e não é que a ganhou? Há cenas do catano.

      • Nickles
        Posted Maio 24, 2024 at 8:13 am

        Quando venderam o avançado titular dois dias antes da Supertaça, já sabia que a ganhavam? Portanto para ti só se apontam erros amadores quando há de facto consequências. Tão bom ??
        Tu também podes ir nadar para um rio cheio de crocodilos e teres a sorte de não te acontecer nada, mas não deixa de ser estúpido

    • Petrol
      Posted Maio 23, 2024 at 9:51 pm

      Insistir que Gonçalo Ramos foi emprestado não faz sentido, está claro para todos os moldes do negócio. Quanto ao substituir o jogador antes de o vender. Por um lado faz sentido mas por outro faria com que o Benfica perdesse poder negocial. Acho que se pode julgar muita coisa nesta época inclusive a escolha de Arthur Cabral mas julgar a não contratação de Gyokeres não faz sentido

      • Nickles
        Posted Maio 24, 2024 at 8:22 am

        Consegues analisar que o Ramos não foi emprestado, o que factualmente é mentira porque o foi independentemente do que aconteceu depois, mas não consegues ver que o Costa já sabia que o ia vender em Maio, até porque era o jogador com mais mercado, e mesmo assim não precaveu a sua saida?

        • Petrol
          Posted Maio 24, 2024 at 8:54 am

          Ramos foi um empréstimo que na prática foi uma venda porque os objetivos para a compra se efetivar eram muito fáceis de atingir e foi por isso que a compra em definitivo se concretizou. Não foi pela qualidade mostrada por Ramos até esse momento no PSG porque tinha mostado muito pouco.

          Ser o jogador com mais mercado significa pouco. O que no futebol é verdade hoje, amanhã é mentira. Quando Schmidt chegou, supostamente Ramos ia sair e acabou por ficar. Até os negócios se efetivarem nada é certo no futebol. Caso fosse contratado um avançado por uma quantia elevada e Ramos ficasse hoje estariamos a discutir a necessidade da contratação desse avançado por essa quantia quando havia Ramos

    • Andre Filipe
      Posted Maio 24, 2024 at 8:27 am

      Por esse prisma o Benfica contratou o Enzo por apenas 8 milhões, ou la quanto foi.

  • Art Vandelay
    Posted Maio 23, 2024 at 8:10 pm

    Isto é a estratégia exactamente igual ao Vieira para dar comida aos benfiquistas….e o pior é que há quem come ??

    Ainda hoje os adeptos do Benfica culpam o Jesus pela saída do Bernardo por apenas 15 milhões e sem ter jogado na equipa principal quando foi o próprio Vieira que admitiu que no ano antes do EMPRÉSTIMO do Bernardo o Vieira já sabia que não queria renovar com o Jesus… logo o que tinha de ser feito na altura era ter emprestado o Bernardo SEM “o há para lá umas cláusulas” e depois no ano seguinte ao empréstimo o treinador que viesse substituir o Jesus decidiria se queria ficar com o Bernardo ou era para vender….mas os benfiquistas param isto tão bem que culpam o Jesus em vez do Vieira ???…

    Aqui a estratégia é exactamente a mesma, ele já sabia que o Ramos ia sair, mas agora vem dizer que tinham o Ramos ???

    Os benfiquistas têm mesmo o clube que merecem, a forma como papam tudo sem questionarem e sem pensarem é mesmo merecido terem o clube á deriva como está

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Maio 23, 2024 at 8:33 pm

    Em 1996 o Benfica também teve o Jardel( “O” Jardel, e não o outro que depois veio a ter…) basicamente contratado, o Pinto da Costa conseguiu roubá-lo para o Porto, e ainda me lembro da figurinha do Damásio a explicar que o Valdir e o Pringle eram melhores… Um clássico…

  • Mike-UK
    Posted Maio 23, 2024 at 8:50 pm

    Fico feliz pelo Gyokeres, pois se tivesse ido parar ao Benfica não teria sido campeão este ano.

    • Art Vandelay
      Posted Maio 23, 2024 at 9:06 pm

      Por acaso até tinha… apesar do Benfica não jogar um caracol, foi ganhando os seus jogos e chegou a Alvalade na luta pelo título a apenas 4 pontos do Sporting….o campeonato resolveu-se aí e mesmo com Gyokeres no Sporting o Benfica até teve oportunidades para ganhar esse jogo..

      Ora o Gyokeres foi a peça chave do Sporting tendo valido facilmente mais 10 pontos no mínimo ao Sporting, tivesse o Gyokeres no Benfica e o Sporting não chegaria a esse jogo com mais 4 pontos de avanço os 7/8 pontos a mais que ele valeu ao Sporting não teriam ido para o Sporting e teriam ido para o Benfica

      • miguel
        Posted Maio 24, 2024 at 9:59 am

        Ora e o Sporting caso não tivesse o Gyokeres ia jogar com 10 nesses jogos? É que assim percebo essas afirmações de que o Sporting não chegava a esse jogo com mais 4 pontos.

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 24, 2024 at 11:38 am

        Na verdade um exercício sobre um cenário hipotético tem sempre essa limitação.
        .
        Dizer que o Sporting sem Gyokeres não era campeão tem a mesma validade que dizer que era campeão com o Caicedo ou com o Jankauskas. E a mesma base empírica: nenhuma.
        .
        No entanto percebo o alcance do teu argumento. Foi um jogador decisivo mas o seu impacto tem um efeito marginal decrescente, na segunda metade da época o Sporting voava e foi muito mais a equipa a servi-lo do que o oposto.

    • Petrol
      Posted Maio 23, 2024 at 9:49 pm

      Com a época que fez arriso-me a dizer que teria sido campeão em qualquer um dos três grandes

    • Veridis Quo
      Posted Maio 23, 2024 at 9:58 pm

      Parece-me um jogador transformativo, provavelmente ia inclinar o campeonato independentemente da equipa onde estivesse. E não é como se o Benfica fosse um conjunto de inaptos. Nem o Sporting que acabou em quarto era, quanto mais este Benfica.

    • VaideMota
      Posted Maio 24, 2024 at 7:57 am

      Tendo em conta que a diferença pontual esteve tão próxima e o impacto do Viktor foi tão grande que é bem possível que se tivesse ido para o Benfica, tivesse sido campeão na mesma. Isto, claro, considerando que o Roger conseguia extrair o melhor do Viktor como fez o Ruben. E claro, teríamos de pensar como é que o Sporting iria jogar e dominar sem ele…

  • Petrol
    Posted Maio 23, 2024 at 10:13 pm

    Com Gonçalo Ramos no plantel não faria sentido o investimento necessário para adquirir um jogador como Gyokeres. Seja porque Ramos dava garantias. Seja porque mesmo que o objetivo fosse vender Ramos contratar antes de vender tiraria poder negocial ao Benfica. E aí trabalhou-se bem porque o substituto foi anunciado pouco depois da oficialização da saída de Ramos. Para além disso, um clube da dimensão do Benfica tem centenas de jogadores referenciados e não faz sentido serem julgadas não contratações de determinados jogadores nestes moldes. Ainda para mais tendo em conta que por muito bom que um jogador pareça não faltam casos de contratações que pareciam ter tudo para dar certo e não resultam.

    O que há para ser julgado na minha opinião foi a falta de uma segunda opção para a lateral direita, a confusão que foi a composição da lateral esquerda e a escolha de determinados reforços como Jurasek, Kokçu ou Arthur Cabral. Reconheço qualidade nos dois últimos mas não eram nem de perto os jogadores que o Benfica necessitava para suprir as suas carências. Para além disso, o treinador mostrou-se incapaz de lidar com o plantel que lhe foi oferecido. Plantel esse com muita qualidade mas extremamente desequilibrado. Entendo Rui Costa em dar nova oportunidade ao treinador afinal foi o seu escolhido há pouco mais de um ano. Espero que desta vez lhe seja oferecido um plantel equilibrado e sem jogadores que não participam nos processos coletivos da equipa. Desta forma vamos poder confirmar se a primeira época Schmidt se tratou de um equívoco ou se o equívoco foi nesta segunda época patrocinado pela má construção de plantel

  • Art Vandelay
    Posted Maio 23, 2024 at 10:51 pm

    Já agora, a entrevista programada para hoje, logo no dia a seguir à final da Liga Europa como é óbvio foi de propósito pq pensavam que o Leverkusen ia ganhar e assim usavam a entrada directa na Champions como trunfo….mas as invenções do Xavi Alonso estragaram o arranjinho ??‍♂️…. clube completamente à deriva

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Maio 24, 2024 at 12:45 am

    Nao concordo com o que está escrito em introdução, pois esses 40 milhoes acabaram por ser investidos apos a saida do Ramos, numa altura em que Gyokeres já era jogador do Sporting.
    Para além disso, aonque parece Gyokeres foi convencido pelo projeto Sporting em si. Pelo Amorim, pelo Viana que fizeram pressing para o ter.
    Com isto, penso que o Benfica acabou por cometer um erro quasi-semelhante ao do Sporting na epoca anterior com a saida do Matheus Nunes no fecho do Mercado, nao tendo planeado antecipadamente um substituo à altura. Mas com os erros se aprende e penso que o Benfica “trabalhará” melhor este ano para que Schmidt possa iniciar a epoca com um projeto de jogo mais consolidado e com um leque de jogadores capazes de corresponder às suas ideias. Se assim não for, perspetivo um 2024/2025 muito penoso para o Benfica.

    • Petrol
      Posted Maio 24, 2024 at 8:20 am

      Na verdade o Benfica contratou um substituto e de forma célere. O problema é que Arthur Cabral não encaixa no que se pede ao avançando neste sistema de jogo

  • Andre Filipe
    Posted Maio 24, 2024 at 5:08 am

    Não percebo o porquê de tanta implicância com este assunto. Alguém perguntou ao Varandas porque não descobriu e contratou o Darwin ou o Enzo? Os clubes não contratam todos os bons jogadores. E quem é que na realidade esperava que o Gyokeres viesse a fazer tamanha diferença? O totobola depois dos jogos é fácil de ganhar

  • OTioVermelhudo
    Posted Maio 24, 2024 at 7:57 am

    Pois bem vistas as coisas um jogador como este herói de legenda nórdico encaixaria bastante bem no futebol que o Rogério apresentou na sua primeira época, futebol que aparentemente ele gosta de replicar sempre que tem esse tipo de atletas à disposição.
    Veio o Gordinho, bastante diferente, e a coisa não rolou bem.
    ——–
    Mas o Tio até acha que o Gordinho tem valias técnicas e físicas que fazem dele um jogador de área interessante, com potencial para marcar muito golinho bom por cá.
    Imaginando aqueles times clássicos, se tirarmos o Mitroglou e metermos lá o brasileiro este teria condições para também facturar com alguma frequência.
    ——
    Portanto eu percebo a chatice pela qual passou o Rogério, mas tenho de lhe apontar alguma incoerência tática no uso, por vezes anárquico, que fez dos avançados à sua disposição.
    Jogos onde um Gasparzinho até faria mais sentido, pelo trabalho e movimentação, e o técnico aposta em coisas diferentes sem que possamos ver qual o sentido da opção.
    ——
    Portanto, a estrutura falhou no que diz respeito ao jogador indicado para o Rogério, mas o Rogério falhou no que diz respeito à gestão do que tinha.
    E os próprios jogadores, também, nem sempre estiveram inspirados.
    Dos adeptos nem vou falar, porque a galera bugou completamente, estando neste momento a ressacar da poção de amor com que se andou a injetar.
    Era piada não era? O maluquinho é o “alívio cómico” aqui do blogue… … Aliviem-se vocês, peçam para rezar e saiam.
    AhAh!
    ¡aHaH
    Ca bom.
    ——-
    Enfim, já passou e agora “tá na hora, está na hora, está na hora de brincar” ao futebol com mais uma temporada que se espera ser mais tranquila e com a interiorização e correção dos erros cometidos.
    Rogério… … … Oh, Rogério… … Não deixes o Tio ficar mal… … Estou a tentar defender-te… …

  • Miguel Lopes
    Posted Maio 24, 2024 at 8:26 am

    Ainda bem que o Gyo foi para o Sporting.
    No entanto, gosto de ver estes caros companheiros a desculpar o Rui Costa por não ter precavido a aquisição de uma avançado fosse ele quem fosse, antes da venda do Raminhos.
    Por exemplo, o Sporting ainda não vendeu ninguém este ano e já comprou um central… e não me digam que é para substituir o Neto. E comprou, porque tem a clara intenção de vender um central.
    O Benfica, também tinha essa intenção de vender o Raminhos, por isso é que não houve a dita renovação que estava para acontecer há um tempo.

  • Mantorras
    Posted Maio 24, 2024 at 9:42 am

    Desculpa patetica. Nao sabiam que o Ramos ia sair?
    No Benfica ninguem erra, simplesmente tem azar.

  • henry14
    Posted Maio 24, 2024 at 1:55 pm

    Esta constante associação de Gyokeres ao Benfica é mesmo patética.
    Nós agora já estamos num nível acima. Nós já não criticamos pura e simplesmente os nossos flops, também criticamos as “não compras”.
    Tudo serve para deitarmos abaixo.

Deixa um comentário