Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rui Costa revela o momento que decidiu vender Enzo: «Meto em cima da mesa a proposta de o Chelsea comprar já e levá-lo apenas no verão. Mesmo assim ele mostrou-se negativo a ficar»

Abriu-se um precedente? O problema deste tipo de casos é que no futuro outro jogador sabe que se adotar a postura do argentino vai conseguir sair. 

Rui Costa deixou várias críticas a Enzo ao abordar a saída do argentino para o Chelsea: “Tudo foi feito para que essa venda não se efetuasse. Estou triste por ele ter saído mas de consciência tranquila e que fiz o melhor para o Benfica. Procurámos não vendê-lo a meio do ano. Mas ele mostrou vontade em não ficar. O valor da cláusula é a verba que está na cláusula mas que significa o acordo entre clube e jogador que permite ao jogador decidir se quer continuar ou não. Desde o principio que tememos esse valor, que algum clube, neste caso o Chelsea, trouxesse o valor da clausula. Voltou a dois dias e meio do final do mercado. Desde o princípio tememos que alguém trouxesse o valor da cláusula. Sempre que o Chelsea se aproximou, ele demonstrou que não queria ficar. O aumento salarial foi falado, a proposta foi feita. Metade da proposta do Chelsea era inviável para nós. Tentámos explicar junto dele, é um jogador extraordinário. Se iria perder valor no Benfica até final da temporada? De todo. Iriam aparecer muitos Chelseas. Não tenho a menor dívida. Mas também compreendo que jogador queira resolver de imediato, com medo de perder uma proposta que consideraria enorme. Nunca conseguimos chegar a ele para convencê-lo. Sempre que o Chelsea se aproximava do valor da cláusula, praticamente não houve chance de altura a cabeça dele. Foi muito incisivo a querer sair do Benfica. Foi instransigente. Respeito a decisão dele, ainda assim. Mostrámos-lhe todas as possibilidades mas ele nunca mostrou abertura para continuar. Criámos a solução de ele ficar até ao final sem perder um tostão. À hora do almoço de dia 31, meto em cima da mesa a proposta de o Chelsea comprar já e levá-lo apenas no verão. Mesmo assim ele mostrou-se negativo a ficar. Aqui a coisa muda. Respeito o receio de perder um grande contrato, outra é ele não perder um euro e não querer ficar. E é aqui que eu mudo. Não mostrou compromisso com o Benfica. Aqui pensei que ele não poderia jogar mais no Benfica. Eu como adepto não queria mais este jogador, como gestão também não era solução e não poderia entrar mais no balneário. Não é bater no peito quando interessa. Foi ali que tomei a decisão de vender. Perdemos um grande jogador mas não vou chorar por um jogador que não quer representar o Benfica. Não chorem por jogadores que não querem estar cá. Fui criado neste clube a indicarem-me a honrar a camisola, caso contrário onde fica a frase “só queremos jogadores que honrem a camisola?”, disse o presidente do Benfica, em entrevista à BTV.

73 Comentários

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:07 pm

    Não sou benfiquista, mas aqui Rui Costa esteve bem. No futebol de hoje em dia, eu desconfio sempre dos jogadores que batem no emblema e dão beijinhos no mesmo.

    Saudações Leoninas

  • Baryonyx
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:13 pm

    Estão a chover críticas ao rapaz , foi ganhar MUITO MAIS, assegurando a sua eterna riqueza e dos seus descendentes por duas ou três gerações…

    E para os que dizem que em Maio ele conseguia o mesmo contrato, pensem melhor…

    Será que conseguiria??? O rapaz podia lesionar-se gravemente ou simplesmente não voltar ao nível q mostrou no Mundial, a competição mais difícil, exigente e importante do futebol

    O hype dele deriva do Mundial e essa chama pode apagar rapidamente

    Quantas promessas da idade dele não foram faladas para grandes ligas e grandes ordenados, e depois, por falharem o Timing de saída, não chegam a dar o salto para um contrato destes??

    O futebol é o momento, o nível de um jogador pode baixar brutalmente e como consequência disso o contrato que consegue também

    A única coisa a apontar ao rapaz é ter ido à Argentina no réveillon sem falar com o clube, mas eu não posição dele se calhar também forçava a saída perante o meu chefe

    Vai para um clube que é candidato a Champions, e que apesar de estar mal, é um colosso que basta acertar no treinador e fica com um projeto mt interessante

    • lass357
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:17 pm

      O que é que não entendeste por comprar já e ir só em Julho? O valor que receberia seria precisamente o mesmo.

    • Bruno Cunha
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:18 pm

      Se leste o negrito nao podes ter escrito este comentário.

      Havia zero receio de perder o contrato. Foi lhe apresentada uma proposta para começar a exercer o contrato no imediato, ou seja, ele podia partir as 2 pernas em Maio que o contrato de 8 anos com o Chelsea estava assinado na mesma.

      • Baryonyx
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:31 pm

        Iria perder o comboio para se adaptar à equipa e à Liga, num ano em que o Chelsea até esta sem grande pressão visto que a primeira metade foi lixo…

        E não iria jogar pela primeira vez na Champions por um candidato

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 10:10 pm

        E todos sabemos que o Futebol e os contratos se regem pelo que vem no ‘negrito’.
        Promessas leva-as o vento e contratos desses têm sempre letras pequeninas.

    • Aurinegro
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:58 pm

      Se calhar não conseguiste ler que o contrato estava lá, seja agora, seja no verão. Para um user com nome de escritor, está difícil.

    • Rosso
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:13 pm

      “A única coisa”? Bater com a mão na camisola, não cumprir minimamente o contrato através de amuos e “indisposições”, querer ir logo como se o clube nem tivesse mais a perder por receber menos…Até por esta última se via que o Benfica estava disposto a perde dinheiro só para lhe assegurar o contrato com o Chelsea desde que ele ficasse até ao fim da época. E depois, claro, a ida no Ano Novo. Estás e elogiar o péssimo profissionalismo e a dissimulação hipócrita? O dinheiro pode muito, mas há limites.

  • MuchoG
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:14 pm

    Tenho problemas em acreditar no que esta direção diz, mas foi a mesma história que toda a comunicação social contou, onde há fumo costuma haver fogo.

    Se o Rui Costa aceitou vender o Enzo por menos, ficando já a receber o salário do Chelsea, para poder ficar mais uns meses, e mesmo assim o jogador recusou, o Benfica fica numa situação muito complicada. Roger Schmidt também o criticou, é uma falta enorme de respeito pelo clube que lhe abriu muitas portas e que lhe fez todas as vontades, nunca vi um jogador do Benfica fazer algo assim. Não lhe desejo sucesso nenhum.

    Entrevista no geral positiva, e espero que se torne tradição. Mas vai sempre depender do que cada adepto quiser acreditar, porque esta direção ainda tem muitos restos de Vieira.

  • Borsalino
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:16 pm

    Gostei da transparência relativamente aos valores das transferências.
    Quanto à situação do Enzo, já o tinha apelidado de energúmeno, e depois do que RC disse, da forma como disse e do post ridículo do Argentino, penso que até o elogiei.
    O que ele fez não foi apenas forçar a saída, foi simplesmente marimbar-se para o clube com que tinha contrato por mais 4,5 anos e assinada faz 5-6 meses… foi forçar a saída várias vezes e posteriormente, numa situação em que tinha pouca vulnerabilidade porque no verão certamente apareciam clubes de verdade e maiores que o Chelsea. É mesmo um reles.

  • Borsalino
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:19 pm

    Respondendo diretamente à pergrunta do VM, diria que se fosse ontem eu respondia que sim, mas após esta entrevista penso que foi o melhor a se fazer. Tal como não acreditava que o Chelsea tinha pago o jogador a pronto, também não me importava que o prazo fosse de 10 anos desde que estivesse de fora do meu clube.

  • Pedro Almeida
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:20 pm

    Já vimos estes casos acontecer em outros clubes e final passado uns anos foram sempre casos esporádicos. Dembelé é o primeiro caso que me vem à cabeça.
    Acho que o Enzo vai ser top 5 Mundial na posição mas desportivamente tomou uma decisão péssima tal como Félix ao ir para o Atlético.
    O Chelsea gastar 600 milhões numa janela de transferências é de uma loucura abismal e demonstra um total desnorte de como gerir um clube. Alguém acredita sériamente que vão ser campeões para o ano? Nem se sabe se o Potter lá vai estar para o ano.
    Este ano já deram como perdido como é óbvio mas compraram jogadores atrás de jogadores, de qualidade é verdade mas fica a questão de como vão gerir o balneário e que saidas vão existir no Verão.
    Como é que a Fifa vai gerir o caso também vai ser interessante.

  • donnogas
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:20 pm

    Rui Costa não é inteligente na comunicação.
    O LFV por mais defeitos que tinha ( e eram muitos), era limitado na comunicação mas não fazia isto.

    • Borsalino
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:44 pm

      Concordo que a comunicação não seja o seu forte, mas foi das melhores entrevistas que já vi de um Presidente do Benfica.

    • Aurinegro
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:56 pm

      O que tem esta comunicação? O que é que o LFV não fazia?

    • offtopicguy93
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:05 pm

      Isto o quê? Dar uma lição de honra ao clube?

    • Diogo Moura
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:08 pm

      A decisão que o Rui Costa tomou foi extremamente sábia. Quero lá saber da comunicação, o que importa são as decisões. De fala baratos já estou eu cheio.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:16 pm

      Pois o Vieira dava voltas para dar gelados aos tolos e estes comerem com a testa.. o Rui pelo menos fala o que pensa e o que vai no coração.. assim é que eu quero um presidente do meu clube e não um a desviar as atenções para rivais e etc..

    • Cossery
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:38 pm

      Estás a ser irónico, certo?

    • guilhermessi
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:54 pm

      O LFV nesta situação enfiava-se na toca. Ninguém o via até final da época, altura em que ele vinha vangloriar-se em caso de êxito, ou dizer que estava muito desiludido em caso de fracasso.
      Isso sim, seria ser um génio da comunicação.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 10:08 pm

      Esta entrevista do Rui Costa e superior a qualquer entrevista do Vieira.

  • GFCR_666
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:21 pm

    Não, não se abriu precedente nenhum. Este caso é muito sui generis principalmente porque se trata de 120 milhões de euros. Raramente aparecem talentos destes nos clubes portugueses e que ainda por cima ganhou o campeonato do mundo. Sentiu que Portugal já era pequeninos para ele. O Benfica ao não o vender perderia milhões. Aliás, mesmo. que ele não tivesse aceitado ficar emprestado até Janeiro o SLB perderia 20 milhões de euros. Se a transferência fosse por valores consideravelmente mais baixos, seria muito mais fácil o Benfica recusar a venda. O jogador, a ficar no clube, não daria o melhor rendimento no futuro imediato e isso seria duplamente pior. Onde crítico a gestão deste processo foi o timing. A venda deveria ter acontecido semanas antes para acautelar a sua saída.

    • GFCR_666
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:43 pm

      *Aliás, mesmo que ele tivesse aceitado ficar emprestado até Junho, o Benfica perderia milhões.

    • Aurinegro
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:55 pm

      O que eu acho é que podiam ter acautelado a contratação de alguém para o lugar dele. Tem-se falado de ter aceitado a transferência há semanas, mas será que foi realmente oferecido este valor? Se calhar, no início do mercado seria impossível de aceitar por não ter sido feita por este valor.

      • Cossery
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:37 pm

        Há semanas não foi esta a proposta que o Chelsea fez e até conseguiram recuperar o Enzo para a equipa depois das parvoíces dele. No entanto, creio que a única coisa que se pode apontar é não terem acautelado um substituto. Claro que podem ter alguém em vista que seria impossível ou demasiado dispendioso trazer agora ou então ainda esperam resolver as coisas com o Neto ou o Ndour e esperam que um deste e o Neves sejam capazes de assumir o banco desta posição. De qualquer forma, a mim parece-me que em geral o Benfica fez bem, a questão do substituto pode sair furada se amanhã o Aursnes ou o Tino se lesionam, mas pode haver razões válidas para não terem avançado já.

  • Pedro Almeida
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:37 pm

    Quanto ao Rui Costa, foi uma Master Class em termos de comunicação.
    Não tinha qualquer opinião formada quando ele tomou as redéas do clube porque toda a gente merece o beneficio da dúvida mas esta época está a provar que se calhar temos finalmente um Presidente a sério e não um empresário manhoso.
    Rui Costa irá falhar certamente no futuro mas espero que o saldo no final do Mandato seja indiscutivelmente positivo e que se apague a imagem negativa em torno dele por se ter associado a Vieira.
    Quanto à época desportiva, o plantel tem qualidade suficiente para ganhar e chegar pelo menos aos 4ºs da Champions.
    Sai o Enzo mas à Aursnes para titular que apesar de diferente também tem uma qualidade absurda e espero que o Klopp ande a ver os jogos dele porque tenho poucas dúvidas que não o iria querer. Encaixa na perfeição no modelo do Liverpool.
    O plantel está mais curto, coeso, com melhor ataque sendo a única lacuna mais óbvia uma 4º opção para o Meio Campo porque ao dia de hoje temos Florentino, Aursnes e Chiquinho. João Mário pode jogar a 8 mas não é um jogador de trabalho como os jogadores que têm feito dupla.
    A ver se não aparece um miudo da formação e nos surpreenda.
    No Verão contrata-se alguem para ser opção.
    Não tirando mérito ao Porto que estão a fazer uma boa época com um plantel inferior ao do Benfica mas os encarnados por toda a gestão até agora merecem mais ganhar o titulo. Veremos como se desenrola a segunda parte da época.

    • Pormenor Tatico
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:34 pm

      O Benfica devia ter comprado 1 médio, há mais de 1 semana que se sabia que o Chelsea ia atacar em força e os ingleses nunca iriam ficar a ver navios, não é da personalidade deles.

      O Benfica foi anjinho ao pensar que o Enzo iria ficar e pior, não ter contratado um substituto com tempo e não a 1 dia do final, em que os clubes não querem vender os principais ativos.

      O meu Sporting ainda fez pior, vendeu Matheus e Palhinha, foi comprar o Sotiris por comprar, não houve um mínimo esforço para melhorar a equipa.

      • Romulo
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 10:06 pm

        Se o Benfica fizesse o mesmo tinha acabado igual… ia contratar por contratar. Que soluções estavam disponíveis agora em janeiro, dentro do perfil de contratações do Benfica (muito jovem com potencial)?

        • jogadordereserva
          Posted Fevereiro 2, 2023 at 10:46 pm

          Aouar séria uma solução, está em final de contrato com o Lyon, é relativamente novo 23/24 anos ( ainda pode dar retorno financeiro) e não iria ser caro.

  • Fernandes35
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:51 pm

    A confirmar-se que isto é a verdade, não havia volta a dar.

    Nenhum, e destaco o nenhum, jogador é maior que o clube. Se foi apresentada uma alternativa em que o jogador em nada saia prejudicado e mesmo assim quis forçar a saída, então boa viagem.

    Prefiro que tenha sido vendido, em especial pelo valor que foi, sabendo que fizeram o possível para o manter do que terem batido o pé, ficarem com um mercenário que ia andar a arrastar-se. Até nem podia ser o caso nos restantes 6 meses mas, mais do que abrir um possível precedente, passa a mensagem que quem vem, vem para representar o Benfica e dignificar o símbolo que carrega ao peito.

    Fiquei feliz por vê-lo, tinha-lo em muito boa conta mas, depois desta novela, não lhe desejo mal nenhuma mas espero que não chegue sequer perto ao nível que acreditaria que chegasse.

  • Aurinegro
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:53 pm

    Não concordo com o negrito. Isto já foi acontecendo esporadicamente em diferentes clubes mas não se tornou regra. E ainda se assim for, mas se saírem pela cláusula, o impacto será sempre relativo.

    Quanto ao Enzo, ninguém o pode recriminar por ir à procura do que acha melhor para a carreira dele. Desnecessário foi aquele bater no peito e fazer o sinal de que ficava, e principalmente o faltar a treinos.

    De resto que vá à vida dele. É passado. Agora é focar no que realmente interessa que são as 3 competições que ainda temos.

  • MansoFrancisco
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:58 pm

    Há duas questões aqui:

    1° a partir do momento em que a argentina se tornou campeã do mundo e o Enzo foi considerado o melhor jogador do mundial era impossível mante lo, se não fosse agora era no verão. O problema é que nesse momento o Benfica tinha de garantir o seu substituto sabendo que não ia ter o Enzo e havia muitas opções a um bom preço no mercado (mesmo que fosse para vir só no verão) e aí ninguém criticava esta direção

    2° os jogadores hoje em dia são todos mercenários como somos nós que queremos trabalhar para ganhar mais e melhor e querer o melhor para os nossos. Percebo o romantismo, mas o Enzo quando chegou disse logo ao que vinha, nada de novo

  • Jonas SCP
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 8:58 pm

    O rapaz ainda disse que a imprensa não ia conseguir estragar a relação que ele tinha com o Benfica hehe
    Pessoas como estas valem 0. Tem todo o direito de ir receber 30x mais agora não pode e faltar ao respeito a um clube n vezes e depois meter a mão no peito e ainda assim mudar de ideias

  • MOzil10
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:02 pm

    Rui Costa teve bem. São 120M e se ele fizesse o mais acertado, que era mandar o puto para a B e recusar a proposta de pagamento em parcelas que andou semanas e semanas a recusar, fechava-se essa janela duma possível grande venda porque o jogador não iria voltar a cheirar a equipa A.
    Quando ele recusa o empréstimo é a machadada final, já o disse ontem e digo outra vez, há de haver um objetivo qualquer ainda esta época a alcançar que terá um belo bónus.

  • batalha34
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:07 pm

    conversa da treta, se ele tivesse algum modo de forçar o Enzo a ficar era o que tinha feito independentemente da vontade do jogador, mas o poder está todo do lado do jogador, a alternativa seria o jogador ficar, recusar-se a treinar, andar envolvido em processos com o clube e desvalorizar cada vez mais sem nenhum retorno financeiro, como já aconteceu com muitos outros.

    Pelos valores foi obrigado a vender e fim da historia.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 10:05 pm

      Gosto de comecares com “conversa da treta” para logo depois dares razao a decisao. Top.

      • batalha34
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 11:05 pm

        Não havia decisão nenhuma por isso é que é conversa da treta.

        A partir do momento que o Chelsea oferece este valor o jogador está fora do clube, estar a dizer “é aqui que eu mudo” é conversa da treta.

        A posição pessoal do Rui Costa é completamente irrelevante para o negócio, se ele não aceitasse esta proposta para o jogador ficar a treinar a parte era gestão danosa. Este discurso é pura demagogia “so queremos os que ca querem ficar”, como se ele tivesse tido outra opção.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 3, 2023 at 10:33 am

          E claro que o jogador so saiu porque armou demasiado “o cao” para sair e a certa altura isso ficou claro. Logo, qualquer tipo de esforco para ele ficar era estupido quando te dao 120M.

          O Benfica fez tudo para ele continuar ate final da epoca sim. A posicao do RC nao e a titulo pessoal, e enquanto presidente. Gestao danosa como se o jogador estava vendido para o verao e ficava ca so a acabar a epoca?

    • Slayer666
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 10:12 pm

      Essa história é daquelas dos porquinhos, ou seja, imaginária!
      Existia contrato com cláusula, portanto o Benfica só não podia fazer nada se o Chelsea “chegasse” com os € e pagasse a pronto (legalmente é o jogador), porque tirando isso o Enzo sai porque o Benfica aceitou o negócio.
      Depois tens a durabilidade que o contrato tinha, pelo que escreves acreditas que o Enzo ia estar +3 anos a fazer birra, a faltar aos treinos e a deixar de correr. Realmente ai desvalorizava, inclusive ele próprio porque a fazer isso iria ficar +3 anos sem jogar…pois…faz sentindo o jogador querer estar +3anos “parado”, deixar de ter o seu lugar na seleção campeã do mundo, desvalorizar-se totalmente porque queria sair agora…e sim, depois de +3 anos “parado”, garantidamente iria ter um super contrato à espera…bem, ao menos não se lesionaria a treinar/jogar….

      Não faz muito sentido…

      outra coisa é que, INFELIZMENTE, continuamos a ter que vender jogadores para pagar contas, logo

      • batalha34
        Posted Fevereiro 2, 2023 at 11:07 pm

        queres quantos exemplos de jogadores que ficaram 3 anos a fazer birra num clube portugues?

        É que fazer birra significa estar a receber uns milhões a apanhar sol em lisboa

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 3, 2023 at 3:40 pm

          Quero 3 exemplos pf.

          E mete ai qual foi a birra e quais foram as propostas que foram recusadas para fazermos um paralelo.

  • Shupaky
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:10 pm

    Ponto 1: Enzo é passado. Fica para a “historia” que fez uns belos 6 meses num clube que fez uma otima meia temporada. Tambem fica na lembrança o dinheirinho que entrou para os cofres e isso neste momento é o mais importante.
    Se ele chega se agora, como seria expectavel, nao seria o fim do mundo, como ele ter chegado mais cedo e ja ter partido, nao o vai fazer ser tambem.
    Quem nao quer cá estar, nos muito menos que eles cá estejam. portanto, rua daqui para fora.
    O “nosso” enzo vai continuar a ser o perez e assim se fecha um rapido capitulo.

    Ponto 2: apreciei esta entrevista. Eu sei que Vieira ja fez parecido, mas parece que nao ha comparaçao. Enquanto no primeiro apenas era capaz de ver alguem a ir la espetar umas postas para se gabar e ganhar uns votos, aqui vejo alguem que me pareceu ser sincero e que acima de tudo desejava informar os Benfiquistas, de maneira a que o Ponto 3 se mantenha.
    Se Rui Costa nao foi totalmente honesto, pareceu, e nao so neste tema, gostei muito de ouvir as explicações que deu.

    Ponto 3: É essencial manter o foco, nao haver desunião porque isso acaba por ser o que mais interessa aos adversários e neste momento o Benfica deve manter o foco, ate porque vai entrar na fase mais importante da época e sabemos o que é perder tudo estando à frente. Por esse motivo, é manter a cabeça no apoio a “quem quer ca estar” para chegar ao fim e conseguirmos ser felizes.

    Ponto 4: Que o Benfica possa ganhar ao brugge e algures nas proximas fases que possa apanhar o Chel$ea. Que bom seria conseguir mandar esta equipa para casa.

  • Pormenor Tatico
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:13 pm

    Sim, o Chelsea que deu 121 M ia mesmo deixar o jogador cá, para depois o vir buscar em Junho, ainda pagava os ordenados sem o usufruir, contem outra.

    Eu até acredito que o Rui quisesse isto, agora o Chelsea nunca na vida aceitaria isto, o jogador recusou porque sabe que era um cenário impossível, ninguém o pode criticar, por querer ir para Inglaterra, que é a melhor liga do Mundo e ganhará 3,4 x mais.

    Teve 1 ou outra atitude menos profissional, mas é um jovem, que não estava habituado a ter alguma coisa, isto mexe com a cabeça do jogador, não gosto de julgar os outros, porque erros todos cometemos e vamos continuar a cometer.

    • Pormenor Tatico
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:19 pm

      Jogar em Inglaterra é o máximo, eu se fosse jogador até para o Championship ia, a atmosfera é incrível, os adeptos nunca assobiam a equipa, um respeito que raramente se vê noutros lados, estádios sempre cheios, é uma cultura inigualável.

    • Cossery
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:27 pm

      Pelo que eu entendi o Benfica assumia o aumento de salário até ao final da época. O Chelsea garantia o jogador e pagava menos 20M, não me parece algo inverosímil.

      • Pormenor Tatico
        Posted Fevereiro 3, 2023 at 9:09 am

        Eu falei dos 121, mas fosse 100 era igual, nenhum clube paga estas quantias, ainda por cima sobre um jogador como Enzo e o deixa 6 meses noutro lado, pagando ordenados( para ele receber o mesmo, o Chelsea tinha de pagar a maior parte), com o risco de se lesionar.

        Há o caso Nkunku, mas foram 60 M e não tem 1/3 da sua importância, é um negócio que já está feito há 1 ano.

        O Chelsea está em 10º, claro que precisa de jogadores como Enzo no imediato, o Rui Costa colocou a hipótese, mas nunca disse que o Chelsea a iria aceitar, se o fizesse, óbvio que Enzo ficaria, mas era um cenário fictício.

        O Benfica fez um grande negócio, não podia fazer mais, falhou foi em não encontrar um substituto, já se sabia há 1 semana que o Chelsea o ia buscar, com 20, 25 M de certeza que havia opções…

        • Cossery
          Posted Fevereiro 3, 2023 at 10:58 am

          O Rui Costa disse que isso já estava falado com o Chelsea e que eles tinham aceite antes de propor essa solução ao Enzo. Podes achar que o Rui Costa está a mentir, eu acho que não. Admito que essa situação era um risco para o Chelsea, mas há muitos clubes que o aceitam, basta ver o Benfica com o próprio Enzo.

    • DNowitzki
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:36 pm

      Aquilo em que acreditas ou não é um problema teu. O que aconteceu está fora desses teus limites.

    • guilhermessi
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:49 pm

      O Rui Costa falou em “redução substancial do valor da transferência” no caso de o Enzo ficar até ao final da época. Obviamente o Chelsea não ia aceitar ficar sem o jogador durante 6 meses e pagar na mesma os 120M€.

    • Nazgul
      Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:53 pm

      Não gostas de julgar, no entanto julgas-te o Rui Costa loool

      Já aconteceu noutras transferências os clubes deixarem os jogadores emprestados e pagarem o salário na mesma, qual é o problema?

      Assim como existem empréstimos em que só pagas 50% do salário, que se calhar era o caso do Benfica que continuava a pagar uma parte e o Chelsea o restante …

    • NN_SLB
      Posted Fevereiro 3, 2023 at 12:12 am

      O Chelsea pouco lhe importava se vinha em Janeiro ou Julho, o que o Chelsea está a fazer é comprar jogadores para os próximos 3 anos. Porque quando vierem as sanções da FIFA, vão estar anos sem poder inscrever jogadores.

      E o melhor é se fizerem o que prometeram e o máximo que o Chelsea vai jogar é a liga Europa.

      • Fireball
        Posted Fevereiro 3, 2023 at 8:47 am

        Não sejas anjinho, o FFP não conta para estes clubes. Quantos já foram sancionados a sério? Zeroooo. Quantos já quebraram as regras? Pelo menos PSG, Man City e agora Chelsea. Não vai acontecer nada, vão arranjar uma falcatrua qualquer para lavar o dinheiro. A UEFA criou o FFP para inglês ver, não tem coragem nem interesse de punir estes clubes. Esquece o romantismo, “o fair play é uma treta”.

  • Rosso
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:14 pm

    Em suma pouco mais havia a fazer. Quando não dá, não dá.

    É esperar que o meio-campo aguente e apostar o dinheiro em bons investimentos. Nada a dizer da direcção.

  • Nunop
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:15 pm

    Tal como disse no post da venda, deixar ficar o jogador era mostrar que se pode faltar aos treinos e viajar sem o clube autorizar, desde que se tenha qualidade.

    Isso não pode ser, mesmo assim tentou-se desculpar nomeadamente atirando a culpa para cima do Chelsea, mas mais uma vez €nzo mostrou falta de carácter.

    Antes do Benfica não tinha jogado pela seleção sequer…ter sido campeão do mundo e melhor jogador jovem subiu-lhe a cabeça. É um craque mas como profissional mostrou valer 0.
    Venha um Benfica x Chelsea na Champions, podemos perder (o que é normal dado o super plantel q eles construiram) mas ao menos dava para ver o António Silva a virar este pesetero que desrespeitou o clube.

  • Sobe Alges
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:41 pm

    Este mundial do Qatar prejudicou e muito o Benfica. Para além de ter quebrado o excelente momento de forma da equipa, tendo resultado na eliminação da taça da liga e da derrota contra o Braga, fez-nos ainda perder o nosso melhor jogador a meio da época. Jamais algum clube pagaria 120 milhões pelo Enzo em Janeiro se não tivesse sido o mundial.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 9:57 pm

    E o Chelsea ia mesmo comprá-lo agora e levá-lo no verão mesmo que se lesionasse? Não é o João Victor…
    Mas os que criticam a saída são os mesmos que criticam o Benfica ter deixado o JV jogar mais aquele jogo. Aliás, são os mesmos que criticam o Benfica por ter deixado o Enzo jogar a Libertadores. Porque o Benfica é mais que os outros. Eu entendo, para mim também é, mas as coisas não funcionam assim.
    O Benfica procedeu bem e o jogador procedeu bem. Ambos olharam pelos seus próprios interesses sem nenhum prejudicar o outro.

    • ustachi
      Posted Fevereiro 3, 2023 at 9:33 am

      Até porque neste mercado o Chelsea não comprou um jogador ao Lyon e pasme-se… ele continua em Lyon e só irá para londres no verão…

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 10:04 pm

    Coitado do homem. Ainda bem que o venderam e agora ja ganha pa ir fazer uma refeicao em condicoes. Andar meses esganado de fome ninguem merece.

    Sinceramente, acredito no que o RC disse, o que e bem raro, e acho uma boa decisao. Mil vezes 120M do que este cheio de fome.

  • Theo
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 11:45 pm

    Não sou Benfiquista, mas devo elogiar a atitude aberta e descomplexada do RC e do SLB no seu todo, ao tentar abrir o jogo e procurar prestar esclarecimentos aos benfiquistas. Sem falar no detalhe que foi apresentado o negócio. Se juntarmos a isso o perfil do Ruben Amorin e do Roger S., ao falarem abertamente dessas situaçoes, poderemos dizer que estamos perante bons exemplos a seguir rumo a um futebol português melhor.
    Agora, da leitura que faço da forma com esse processo foi conduzido pel RC até a última e da magua que ficou nos benfiquistas, e principalmente do explicitado pelo Roger S. E e do Rui C., para mim soa-me a uma admissão ainda que inconsciente por parte destes, que o SLB pode ter assistido ao escapar das suas aspirações ao titulo e a um brilharete na champions. Porquê a forma como tentaram agarrar ao Enzo parecia que estavam a agarrar ao titulo de campeão. Se formos ver, estamos a falar de cerca de 82 M€ liquídos para o benfica. Se agissem atempadamente poderiam ter agarrado um outro médio tão ou mais bom que o Enzo ( sim, porquê ele ainda não é uma certeza absoluta, pode perfeitamente vir a flopar).
    É um facto que o SLB esta no 1° lugar com uma vantagem interessante, mas, os jogos contra o Braga e o Sporting, e mesmo contra o FCP o Guimarães e o Casa Pia, mostraram que esse Benfica se não estiver na máxima força até o 4° lugar ainda é uma realidade. Eu me atreveria a dizer que tudo vai depender não do Benfica mas sim do qanto o Braga vai ainda aguentar, e de quantas “paragens cerebrais” o FCP vai ter. Não querendo descartar o Sporting, mas acredito que os leões já só vão a tempo de baralhar as contas dos 3 primeiros.

  • Dca
    Posted Fevereiro 2, 2023 at 11:59 pm

    Não, não abriu precedente nenhum. Há é um precedente em todos os clubes hoje em dia. Veja-se o Porro. Faltou ao treino e conseguiu que o Sporting voltasse a negociar com o Tottenham. A não ser que a FIFA tenha mão nisto, os casos vão aumentar (Trossard foi igual). A FIFA tem de ter uma lei / regra em que qualquer jogador que falte ao treino sem permissão do clube, não pode sair nessa janela de transferência nem na janela seguinte. Até lá vai ser um festival. Depois, obviamente, vai depender da personalidade do jogador. Nem todos fazem isto. Moisés Caicedo até foi bem respeitador com o Brighton por exemplo.

    • LLight
      Posted Fevereiro 3, 2023 at 8:30 am

      O porro foi autorizado a ausentar-se. A direção confirmou-o.

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 3, 2023 at 9:13 am

      O Sporting comunicou que o Porro teve permissão para faltar ao treino.
      Mesmo que seja mentira, é a posição oficial do clube.

  • Jonas_king
    Posted Fevereiro 3, 2023 at 9:06 am

    Bom dia a todos ,

    O Rui Costa esteve bem. ele (tal como nós) é adepto do clube . Quer o melhor para o clube , ficar com um jogador contrariado e , com atitudes menos , rejeitar 121 milhões era boa gestão ? Penso que não. Fez bem , agora espero apanhar o chelsea na champions e ganhar…..rir na cara destes mercenários

  • TiagoMac
    Posted Fevereiro 3, 2023 at 11:12 am

    O RC tem estado muito bem, fizemos um mercado de Inverno como eu nunca vi.

    O Enzo é bom jogador mas não é a ultima bolacha do pacote, no Dragão foi uma nódoa por ex, acho que vai ter dificuldade em adptar-se a velocidade do futebol inglés, é um jogador muito inteligente boa visão de jogo mas lento e pesado.
    Os 2 jogos que me lebro em que o Enzo não Jogou ganhamos e jogamos bem (ultimo jogo com o Arouca e em Israel onde fizemos um jogo memorável)

    Fez 29 jogos pelo Benfica em quantos é que foi o homem do Jogo!?!? não me lembro sequer se foi em algum.

    N a minha opinião está demasiado sobrevalorizado pelo Mundial, 120 M por este Jogador é irecusável.

  • SilvadasAguas
    Posted Fevereiro 3, 2023 at 11:52 am

    O que importa é haver jogo na Luz no sabado, que estejam perto de 60 mil, apoiar a equipa, que ninguem saia do estadio aos 80 min e no fim levar os 3 pontos como tem sido habitual este epoca

  • Alforreca
    Posted Fevereiro 3, 2023 at 2:45 pm

    Os clubes portugueses vão estar sempre sujeitos às birras dos jogadores, por uma razão simples, se eles valem dinheiro, não podem em momento algum desvalorizar o ativo, porque vão precisar de o vender.

    Pelo que soube a primeira ronda do Chelsea foi aos 80/90 M. Agora foram 121M (fruto da necessidade do Benfica autorizar o factoring). Não é tudo lucro para o Benfica, mas esta operação é melhor que a anterior.

    O resto é tudo verdade – outros lhe poderão seguir os passos- e os clubes têm que saber gerir estas situações, acho que o Benfica até o fez bem. Enzo parado 6 meses seria terrível em termos financeiros, aqui apenas a FIFA pode por mão nesta chantagem que os grandes clubes europeus conseguem fazer com outros clubes. A própria UEFA deveria olhar com outros olhos para isto. Depois de tudo o que se passou, o que sobra de verdade desportivo num possível Benfica – Chelsea na Champions?
    Dado que o aliciamento / incitamento feito pelo clube inglês a jogador do plantel do Benfica?

Deixa um comentário