Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Rui Costa, Pedro Braz e Soares de Oliveira, quando saiu o Barcelona e Bayern, ficou tudo a tremer, mas eu disse que íamos ser apurados»

O clube da Luz estava com receio do pior Barça dos últimos 18 anos? Ainda por cima os catalães nesta Champions praticamente não contaram com, Dembélé, Fati e Pedri, os 3 melhores jogadores.

Jorge Jesus diz que previu logo no sorteio que o Benfica ia passar o grupo com o Bayern. «Agora é fácil dizer que o Benfica passou, mas minha estrutura sabe isto: quando estava a dar o sorteio, eu estava com Rui Costa, Rui Pedro Braz e Domingos Soares de Oliveira, saíram Barcelona e Bayern e ninguém gostou. Ficou tudo a tremer, mas eu disse que íamos ser apurados e que iam passar Benfica e Bayern. Disse isto na altura porque acreditava exatamente naquilo que aconteceu», afirmou o técnico dos encarnados.

41 Comentários

  • Number10
    Posted Dezembro 10, 2021 at 12:43 pm

    No inicio todos tremem menos o JJ, mas no fim quem se ajoelha é o JJ.

    Eu só compreendia estas declarações se o apuramento tivesse sido mais folgado e o Benfica tivesse feito boas exibições. Ainda para mais quando dos clubes que se apuraram só UM é que fez menos pontos que o Benfica.

  • Rosa Mota
    Posted Dezembro 9, 2021 at 4:13 pm

    Acho que o JJ está a sofrer um pouco na pele a história do Pedro e do Lobo. Tantas vezes vangloriou em demasia feitos seus que agora o pessoal já não tolera este discurso de fanfarrão.
    Mas se formos aos factos, a verdade é que o Benfica tem mesmo um conjunto de jogadores com qualidade inferior ao Barcelona. “Ai e tal é o pior Barcelona deste século” E então? É o melhor Benfica da história?
    Quantos jogadores do Benfica calçavam no onze do Barcelona? Otamendi? E mais?
    As pessoas têm uma memória muito seletiva e esquecem-se de olhar para dentro de sua casa. Porto que só ganha a rasca a um Milan desfalcadissimo. Sporting que ganha a um Dortmund também desfalcado. Verdade seja dita que também jogou assim nas primeiras duas jornadas (Coates, Pote e Inácio).
    No entanto, temos que valorizar o Benfica pela passagem. Tem o seu mérito. E ainda bem para Portugal.
    Atenção, sou sportinguista dos 4 costados.

    • henry14
      Posted Dezembro 9, 2021 at 5:53 pm

      Sem dúvida. Quem lê aqui os comentários vai pensar que o Benfica tem um plantel estratosférico e que tem a obrigação de arrasar o Barcelona nos dois jogos e ir às meias.

  • El Pibe
    Posted Dezembro 9, 2021 at 3:11 pm

    Bom, só espero que a pouca sensibilidade destas declarações sejam reflexo de Rui Costa, DSO e o Braz estarem no mesmo barco e a preparar a saída do mestre da tática já no Natal… Não é normal um treinador referir-se desta forma a seus superiores hierárquicos no clube. Mesmo que seja verdade (o que é normal e aposto que JJ também tremeu) isto são coisas que não se trazem para domínio publico.
    JJ é um problema para o Benfica desde que chegou, nunca conseguiu implementar um modelo de jogo decente na equipa, um flop total.

  • camane
    Posted Dezembro 9, 2021 at 3:08 pm

    Se tremeram com o atual 7ºclassificado de La liga se apanham um Rayo Vallecano era um terramoto autêntico.

  • cards
    Posted Dezembro 9, 2021 at 2:14 pm

    Também poderia escrever que este Milan ainda está a léguas do Milan de 2005 a 2007, também poderia escrever que Este ATL Madrid com a defesa toda remendada é o pior ATL da última década, que este Dortmund é o pior dos últimos anos e que o Besiktas é uma equipa patética.
    É óbvio que o Barcelona está muitos furos abaixofo grande Barcelona, e que culpa tem o Benfica disso?
    O Porto jogou contra o ATL Madrid que ainda consegue ser pior do que o Barcelona e PERDEU.

    • Brunoflip
      Posted Dezembro 10, 2021 at 12:17 am

      Sim, o campeão espanhol que este ano está novamente à frente do Barcelona e já vai para os oitavos da LC enquanto os outros ficaram de fora, consegue ser pior…

      Eu até fiquei “contente” pelo Sporting e Benfica (cá que percam sempre, mas na Europa que ganhem o máximo de pontos que conseguirem), mas há que pensar antes de escrever.

  • pogagnolo
    Posted Dezembro 9, 2021 at 2:06 pm

    Para quem anda a falar em “narrativas”, deixo os seguintes factos:
    – O Barça é o 7o classificado da LaLiga, atrás de Rayo, Sociedad, Atl. Madrid, Bétis e Sevilha;
    – O Barça este ano já perdeu com o Rayo e Bétis e empatou com equipas como o Alavés. Ou seja, vencer o Barça num jogo e empatar noutro não é sinónimo de ser uma equipa forte;
    – O Barça acabou a fase de grupos com -4 golos face ao seu xG nos 6 jogos, sendo que no jogo do Benfica na Catalunha, apesar do falhanço do Sefe, terminou a partida com maior xG que o Benfica. Da mesma forma, na Luz também falham 2 golos cantados. Ontem o Kiev falhou também uma oportuinidade flagrande.

    O Benfica foi bafejado pela sorte para conseguir este apuramento nos jogos que contaram (i.e. todos exceto os do Bayern, que está noutro patamar). Sim, há mérito, porque cumpriram, bem ou mal, mas convém não esquecer que a passagem foi decidida em 4 jogos, nos quais o Benfica foi convincente em apenas 1 (Barcelona em casa).

    Sobre JJ, não se trata do apuramento para mim. Só o tempo dirá, mas comparando com o nível atual do Porto e Sporting, o Benfica encaminha-se para acabar outra época sem títulos. JJ recebeu 130M em reforços, boa parte mal escolhidos é certo (ex: Meite, Gil Dias, etc.) outros que apesar da qualidade, não parecem encaixar no sistema do treinador, como Roman, Waldschmidt, Everton(?), e outros que não têm capacidade de ser um acréscimo face às opções pré-existentes, como Gilberto, Radonjic, etc. Não sei até que ponto estas contratações são da responsabilidade do JJ – muitos dos problemas estão na direção, certamente. O que é certo, é que o Benfica está longe de jogar o triplo (o nível de jogo é 90% do tempo miserável, há obviamente ausência de processos ofensivos que não passem por ações individuais, a pressão alta é péssima, e pode ser desmantelada com 2 passes para o lado, como se viu ontem e no jogo contra o Sporting) e JJ não desenvolve os jogadores com potencial quando tem oportunidade para tal (ex. Taarabt joga mais que Paulo Bernardo, Svilar não joga nas taças, Gedson e Ferro sem minutos, para se jogar com AA e Meite…). Portanto quer a aposta a curto prazo, como a longo prazo, são infrutíferas, sob a alçada do mestre da tática. Cada minuto do mesmo no Benfica é tempo desperdiçado.

  • BrunoAfonso 12
    Posted Dezembro 9, 2021 at 12:53 pm

    Sei que é o pior Barcelona dos últimos anos, mas este é o melhor Benfica dos últimos anos? É que esse argumento vai por água à baixo porque o Benfica também não está lá muito bem. Neste momento, tudo serve para cascar no JJ, mas temos que saber dar mérito às coisas.

    Da mesma forma que o Sporting teve mérito ao ganhar ao Dortmund sem Halaand, Hummels e mais alguns jogadores indisponíveis, o Benfica também tem mérito ao ter ganho 3-0 ao Barça, e ter empatado em Camp Nou (e até esteve perto de vencer).

    Mesmo com todas as condicionantes que o Barça tem tido, não continua a ter jogadores de qualidade superior ao Benfica? Sem ser os centrais (Jan e o Nico, já que o Lucas está fora de jogo), não estou a ver quem é que do plantel do Benfica seria titular neste Barcelona.

    • GabCel
      Posted Dezembro 9, 2021 at 4:00 pm

      Essa desculpa, não funciona porque a crise do Barça é essencialmente económica que condiciona tudo o resto. Com o Benfica é exactamente o oposto, tem o maior investimento de sempre, o plantel mais caro de sempre e apenas não rende por causa do incompetente que está a sentado no banco.

      • BrunoAfonso 12
        Posted Dezembro 9, 2021 at 4:44 pm

        Não me digas que o Barcelona não está numa crise desportiva há anos, que só era disfarçada devido ao Messi.

        Ia jurar que o Benfica também está numa crise desportiva já há algum tempo, e o campeonato ganho pelo Lage só disfarçou isso por uns meses.

        Se calhar o problema no Benfica é mais estrutural do que outra coisa, visto que nós não temos projeto desportivo. É que já é o 3º treinador que não consegue por a equipa a jogar como deve ser.

        Mas lá está, é fácil bater no JJ neste momento (e sejamos sérios, com razão), mas também é fácil desvalorizar a crise do Benfica, valorizar a dos outros, de forma a não dar o devido mérito a equipa do Benfica pelo que fez na fase de grupos este ano. E o teu comentário é o exemplo disso mesmo.

  • El Bandido
    Posted Dezembro 9, 2021 at 12:31 pm

    Os 3 melhores jogadores do Barcelona são os 3 do meio campo, Fati e Dembele não entram nessas contas na minha opinião.

  • ricardojrdg
    Posted Dezembro 9, 2021 at 11:32 am

    Esta não pode ser a mentalidade.
    Não consigo deixar de pensar que o Benfica é um clube aburguesado e cheio de encostados que estão lá para picar o ponto e não se querem chatear a dar o litro.
    Se sai o Barcelona e o Bayern vais tremer, ou vais arranjar motivos para envolver a equipa, cerrar os dentes e dar tudo nos jogos?
    Deixem de ser ca*oes pah.

  • JFN
    Posted Dezembro 9, 2021 at 11:26 am

    Que história é esta de o Dembelé ser um dos 3 melhores jogadores do Barcelona? De Jong e Alba claramente melhores, depois uma catrefada de jogadores que é discutível serem melhores que ele…

  • Nickles
    Posted Dezembro 9, 2021 at 11:12 am

    É verdade que este é o pior Barça dos últimos 18 anos, mas quem do Benfica actual seria titular no Barça actual? Otamendi e mais quem?

    O engraçado é que andam a tentar meter à força toda o Benfica e o Barça ao mesmo nível, quando a diferença entre a qualidade individual das equipas ainda é estrondosa.

    • JFN
      Posted Dezembro 9, 2021 at 11:31 am

      Verissimo, Rafa. Se o Busquets não tivesse estatuto, nesta fase o Weigl também era capaz de calçar

      • El Bandido
        Posted Dezembro 9, 2021 at 12:32 pm

        Comparar sequer o Busquets com o Weigl devia dar pena de prisão.

        • JFN
          Posted Dezembro 9, 2021 at 12:51 pm

          Quero deixar bem claro que o Busquets foi o meu jogador preferido do Barça durante muitos anos. Inclusive, quando fui a Barcelona ver um Barça Atletico, comprei uma camisola dele. Mas de há 2 anos para cá tem estado numa decadência muito acentuada, não creio que seja assim tão descabido

          • AndreChaves9
            Posted Dezembro 9, 2021 at 2:04 pm

            Mito. O Busquets tem estado como sempre. Excelente quase sempre. O problema não está nele nem de perto nem de.longe.

            • JFN
              Posted Dezembro 9, 2021 at 4:51 pm

              O Busquets teve vários problemas nos ultimos anos a nivel de recuperação no terreno, velocidade sem bola. Mesmo a nível de velocidade de execução.
              Se se pode argumentar que os problemas de velocidade são exacerbados pela incapacidade da equipa em pressionar alto face à que já teve no passado? Pode. Mas ele também dava mais nessa componente defensiva antes.
              A nível de passe e de tomada de decisão, continua ímpar, sim.

      • Filipe Ferreira
        Posted Dezembro 9, 2021 at 11:56 am

        O Rafa, tendo em conta o contexto atual, com as lesões, certo?

        • JFN
          Posted Dezembro 9, 2021 at 12:51 pm

          Considerando o Depay como ponta. Preferia ter o Rafa ao Dembelé. Acho o Fati melhor que o Rafa, apenas

      • Nickles
        Posted Dezembro 9, 2021 at 11:54 am

        Se estamos a falar de qualidade individual, ignorando tudo o resto, o Rafa não tirava o lugar nem ao Depay, nem ao Fati, nem ao Dembelé, nem ao Pedri (mesmo jogando mais a frente é superior).
        Se estamos a contar com outros fatores como por exemplo lesões, o Verissimo não pode estar aí. Mas concordo q

        Quanto ao Busquets e ao Weigl… Acho que o melhor Weigl (neste caso o actual) ainda não chega ao pior Busquets (neste caso o actual).

        Portanto no máximo dos máximos, o Benfica mete 2 jogadores em um VS direto com o Barça.

        • JFN
          Posted Dezembro 9, 2021 at 12:52 pm

          Nao considerando nem Depay nem Pedri como extremos, punha o Rafa a titular no Barça atual. Fati à direita, Rafa à esquerda, Dembelé fora do clube.
          Em relaçao ao Busquets, ja comentei mais abaixo

        • Nickles
          Posted Dezembro 9, 2021 at 11:55 am

          Mas concordo que o Veríssimo seja superior a qualquer central do Barça. ***

  • batalha34
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:52 am

    Acho que esta a começar a haver algum exagero em relacão a este grupo e ás criticas das declaracões do JJ.. Sim era o pior Barça dos ultímos anos mas o Benfica também não é propriamente um grande clube europeu com jogadores de grande calibre. É um feito mítico? Não, mas não deixa de haver mérito por terem passado num grupo com Bayern e Barcelona.

    E quanto a estas declaracões em específico é normalíssimo calhando barça e bayern que a liga europa fosse o mais natural.

  • João Lains
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:47 am

    O Dortmund também veio a Alvalade sem Haaland, Guerreiro, Hummels, Hazard e o Dahoud também só regressou à competição nessa partida. Já para não falar no que aconteceu com o Ajax no jogo da Alemanha.

    O Porto que também “merecia mais” desta Liga dos Campeões só venceu um jogo contra o Milan que chegou cá sem Maignan, Theo, Diaz, Rebic ou Kessie.

    É muito fácil manipular os factos para contar a narrativa que quisermos.

    • Filipe Ferreira
      Posted Dezembro 9, 2021 at 11:55 am

      O Sporting também não teve o Pote ou o Inácio contra o Dortmund. Ou mesmo o Pote, Inácio, Coates (e Sarabia que apesar de ter entrado na 2ª parte, tinha pouco mais de meia duzia de dias de Sporting) contra o Ajax no 1º jogo

      Se o Dortmund estava desfalcado no 2º jogo, o Sporting também o estava no 1º. É certo que o Haaland faltou nos 2 jogos e que é uma ausência de peso, mas isso não explica tudo

    • Goncalo Silva
      Posted Dezembro 9, 2021 at 11:38 am

      Exatamente o que penso João Lains, nem 8 nem 80.
      Eliminar o Barcelona não é um feito mítico, mas não deixa de haver mérito ao facto do Benfica ter ficado 4 jogos sem sofrer golos. Como referiste e bem o Dortmund e o Milan até jogaram com mais ausências que o Barcelona apesar de tudo. Embora o Barcelona tenha tido ausências durante toda a fase de grupos, não podemos ver por aí porque tirando os jogos com o Benfica o Barcelona fez o esperado (ganhar ao Kiev as duas vezes e perder com o Bayern as duas vezes), pelo que o confronto direto é que fez a diferença. Tal como aconteceu ao Sporting, já que todos bateram no Besiktas e todos levaram do Ajax (e atenção que este Besiktas é bastante inferior ao Kiev e este Ajax apesar de tudo é inferior ao Bayern).

      Por isso pergunto: porquê é que o Sporting tem tanto mérito e o Benfica não? Eu creio que são feitos semelhantes, já que no confronto direto Barcelona e Dortmund estavam igualmente desfalcados.

  • Francisco Torgal
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:42 am

    Eu acho que o Rui Costa, o DSO e o Braz estavam a tremer porque em rodapé devia estar a dizer alguma coisa das buscas da PJ na altura do sorteio.

  • coach407
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:36 am

    Como é que haverias de não ter medo? Na altura do sorteio a única coisa que sabias é que ias jogar contra um Barcelona que já não tinha o Messi e o Griezmann e que tinha o Depay e Aguero nos seus lugares. Ok, é um Barcelona mais fraco, mas continuava a ser um Barcelona com capacidade para apresentar uma equipa com Busquets – De Jong – Pedri – Ansu Fati – Depay – Aguero tendo ainda nas alternativas jogadores como Coutinho ou Dembélé e, sendo o Barça, nunca se sabe quando aparecem jogadores como Nico Gonzalez ou Gavi que levam a profundidade do plantel para outro patamar.

    Mal seria se o Benfica não tivesse medo deste cenário porque tem o Vlachodimos, André Almeida, Veríssimo, Otamendi, Vertonghen, Gilberto, Grimaldo, Weigl, João Mário, Rafa, Pizzi, Everton, Yaremchuk, Darwin, Seferovic… Qual é a comparação com o plantel do Barcelona?

    Claro que este Barça tem tido baixas muito relevantes no ataque (Pedri, Dembélé, Ansu Fati, Aguero e Braithwaite) que desce muito o poderia ofensivo da equipa, mas se ao Bayern tirares o Lewandovski, Choupo-Moting, Muller, Sané e Coman também não tens assim tanto medo deles… Não significa que na altura do sorteio não tremas.

  • Filipe Ferreira
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:30 am

    Entendo o receio à partida, a quente… mas depois olhando bem as coisas não se percebe. Ainda para mais quando Koeman esteve à frente da equipa a maior parte da fase de grupos. Como se não bastasse a saída de Messi, o plantel fraco e um treinador ainda mais fraco, somaram-se lesões em jogadores chave (até o Aguero teve que ser afastado devido a problemas de coração).
    É óbvio que é sempre um feito considerável arrumar o Barcelona, mas calma, era apenas uma amostra do Barcelona. Como já disseram aqui no blog, para se ver o nível deste Barcelona, o Paulinho acabou a fase de grupos com mais golos marcados do que os catalães

  • MikeM
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:01 am

    Também há que haver calma e dar mérito a quem o tem. E o Benfica, no que respeita a esta Liga dos Campeões, teve mérito.
    Apanhou a melhor equipa do Mundo da atualidade, que é um autêntico rolo compressor nesta fase, já há vários anos, apanhou o campeão ucraniano, com um dos treinadores mais experientes e titulados do mundo e com vários jogadores interessantes, com a base da seleção que ainda há pouco tempo fez um excelente Europeu, e apanhou o Barcelona.
    E aqui foco-me mais no Barcelona, que atualmente é um clube em crise e longe do que já foi, mas continua a ser o Barcelona.
    Tudo bem, saiu o Messi, e por si só isso tem enorme significado, tudo bem que pouco contaram com Dembelé, Fati e Pedri, que agora e de repente são os 3 melhores jogadores da equipa!?, mas estamos a falar de uma equipa que apenas tem um dos melhores guarda-redes do Mundo, que tem Piqué, Busquets ou Alba, jogadores com uma qualidade tremenda nos últimos largos anos e com uma experiência brutal, que tem Lenglet e Eric Garcia, ainda há pouco tempo dos centrais mais cobiçados do futebol europeu, que tem Dest, um dos laterais mais promissores, que tem Depay e De Jong, dois dos melhores jogadores holandeses da atualidade, que tem Gavi, já internacional espanhol, que inclusivamente tem Coutinho no banco.
    Há falta de qualidade no Barcelona? O plantel do Benfica é melhor que este? Quantos jogadores do Benfica seriam titulares no Barcelona?

    Não é o super Barcelona de outros tempos mas quererem fazer desta equipa algo banal e retirar mérito ao que foi feito, não me parece fazer sentido, até porque no início pouca gente diria que o Benfica iria passar o grupo e os espanhóis iriam ficar pelo caminho.

    Quanto às declarações do JJ, é mais do mesmo, quando perde sai de fininho, quando ganha é um visionário. Já sabia que iria passar, os outros é que tremeram… Enfim, uma personagem que acabou de ser metido no bolso por um treinador com 1/4 da sua experiência e 1/20 da sua bazófia, mas muito mais competente.
    Bem que podia sair agora, ia em grande e no Flamengo iria ser idolatrado, pode levar o Pizzi, o Taraabt e o Almeida. Mas esta passagem tem também mérito seu, como é óbvio, e isso ninguém lhe pode tirar (nem ele iria deixar).

    Só de pensar que o Rúben Amorim custou ao Sporting pouco mais que um Meité, ou que um Everton daria para comprar dois “Amorins”…

    • E Jorge
      Posted Dezembro 9, 2021 at 11:35 am

      A equipa actual do Barcelona é sim banal. Estamos a falar de uma equipa que marcou 2 golos em 6 jogos na liga dos campeões e que está em 7o lugar no campeonato. O Barcelona está mais perto da zona da relegação do que do primeiro lugar.

    • El Pipito
      Posted Dezembro 9, 2021 at 10:55 am

      Até porque quando o grupo saiu, o que não faltou foi malta a dizer que era um grupo muito difícil.
      Mas também já é hábito o pessoal mudar de opinião em pouco tempo e ter memória curta.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Dezembro 9, 2021 at 2:10 pm

        Nem é preciso falar de quando o grupo saiu. Ontem à tarde íamos perder com o DK, porque somos o Benfica e o Benfica é a pior equipa do mundo, além de não ter treinador. Veja-se que o facto de termos jogos contra o Porto em Dezembro tem sido constantemente afirmado como uma falta por parte do Benfica.

    • Mantorras
      Posted Dezembro 9, 2021 at 10:31 am

      Bom resumo.

  • Nelson Santos
    Posted Dezembro 9, 2021 at 9:56 am

    Para se vangloriar chega ao ponto de apelidar 3 dos principais líderes do clube, presidente incluído, de medricas. A cada declaração consegue chegar mais fundo na sua egomania. Fiquei contente pelo Benfica passar aos oitavos, ficaria ainda mais feliz se fosse possível o Benfica passar e o Jesus ser humilhado…

  • Borsalino
    Posted Dezembro 9, 2021 at 9:55 am

    Tendo em conta o nosso histórico na Champions nos últimos 20 anos, a mentalidade (ou falta dela) que existe no clube, jogadores e treinadores, eu diria que foi um feito ter ficado à frente do Barcelona.

Deixa um comentário