Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rui Jorge rasga Quaresma: «Seleção não pode ser apenas para quando dá jeito»

Ficou ‘queimado’ na FPF?

Rui Jorge abordou a recusa de Eduardo Quaresma em ir ao Europeu sub-21, não poupando nas criticas ao central do Sporting. “Tivemos uma reunião onde iríamos escolher os 23 que iriam para o estágio. Ele estava num dos 26. E para uma fase final, porque eu sei que é preciso na fase final, é preciso que todos os jogadores estejam a 100%. E eu, quando fiz a pergunta aos jogadores, o Quaresma disse que não se sentia com energia para poder ajudar a equipa a 100%. Portanto, nem sentia a motivação para ajudar a equipa. Quando assim é, haverá outro que está com essa energia e com essa motivação a 100% que nos ajudará ou tentará ajudar”, começou por dizer no Canal 11, reforçando: “Mas isso para mim é uma questão inegociável em termos daquilo que é representar uma seleção. É paixão que se tem que ter. A seleção não pode ser apenas para quando dá jeito para assinar um contrato ou para aquilo que estávamos a falar – para relançar a carreira nos próprios clubes. Mais uma vez, muitas vezes o que se diz não é o que se demonstra. E eu gosto dos jogadores que demonstrem. Que demonstrem que efetivamente querem representar a seleção.”

63 Comentários

  • gyoking
    Posted Junho 6, 2025 at 10:52 am

    Portanto, o treinador pergunta quem é que não se sente a 100%. O Quaresma é honesto e responde que não se sente com energia para ajudar a seleção (seja porque motivo for) e esta abécula de treinador vem para a televisão reclamar e fazer peito cheio depois de anos e anos e anos de pura incompetência.
    Qual o sentido disto?

  • Petrol
    Posted Junho 6, 2025 at 10:58 am

    Aqui Rui Jorge acaba por ter razão, um jogador que está comprometido em representar o seu país tem de estar disponível quando for chamado. Devia era existir bom senso nestas convocatórias. Que sentido faz ter um jogador com a experiência e idade de Quaresma nos sub-21? Não é estimulante para ele e tapa o lugar a alguém mais jovem que pode aproveitar este espaço para crescer. A questão é que com a cultura futebolistica que temos em Portugal não me parece que seja possível existir um regra de bom senso porque vai ser criticada sempre que se entenda que se está a beneficiar um rival.

  • Niall joaQuinn
    Posted Junho 6, 2025 at 11:01 am

    Tem a sua razão, mas também que sentido faz convocar um jogador de 23 anos, com seis épocas no futebol senior, que jogou a Champions e acaba de ganhar dois títulos, para os sub-21?

    Qual a motivação?

    Ainda por cima, acabou a época em altas e foi, para mim, o melhor defesa do Sporting…

    • Antonio Clismo II
      Posted Junho 6, 2025 at 11:42 am

      As outras selecções levam jogadores de Champions ao Euro sub21, já Portugal tem que ir com jogadores de Liga3…

      • Niall joaQuinn
        Posted Junho 6, 2025 at 3:03 pm

        Aqui não há obrigações. Ninguém “tem que” nada.

        Até porque, tanto quanto sei, o Quaresma está de férias e tem tanto direito de as gozar como eu ou tu. Ir ou não ir à seleção é uma opção e uma decisão individual.

        Além disso, eu não disse que o Quaresma estava certo. Só falei da falta de motivação do jogador (o que, by the way, é só a única coisa de que todos aqui podemos ter a certeza) e de como essa falta de motivação era óbvia e seria, obviamente, antecipável por qualquer pessoa com dois dedos de testa.

        • Antonio Clismo II
          Posted Junho 6, 2025 at 3:21 pm

          Se for data FIFA é obrigado a ir. Se não for data FIFA tens razão, não existe essa obrigatoriedade é só vai se quiser.

          • Neville Longbottom
            Posted Junho 6, 2025 at 5:32 pm

            Se for data FIFA nenhum jogador é obrigado a ir. Ou vão apontar uma pistola à cabeça dos jogadores?
            .
            As datas FIFA impedem que os clubes interfiram, não os jogadores que ainda não donos do seu destino.

            • Antonio Clismo II
              Posted Junho 6, 2025 at 6:52 pm

              Errado, numa data FIFA se um jogador for convocado tem que ir porque pode incorrer em penalizações contratuais ou outras repercussões a nível de federação. Pode recusar ir apenas se tiver justificação válida (lesão, questões pessoais sérias, etc).

              • Neville Longbottom
                Posted Junho 7, 2025 at 12:28 pm

                Mentira. Nenhum jogador é o obrigado a jogar pela seleção. Em datas FIFA ou em datas não FIFA.

            • Antonio Clismo II
              Posted Junho 6, 2025 at 6:54 pm

              Em data FIFA, recusar ir à seleção quando convocado é igual a recusar – se a treinar ou ir a jogo pelo clube. A não ser que seja decisão unânime entre as partes

              • Niall joaQuinn
                Posted Junho 6, 2025 at 11:28 pm

                E o que são questões pessoais sérias?
                Não ter férias é uma questão séria?
                Querer estar com a família ou simplesmente descansar é uma questão pessoal séria?
                E se o selecionador da Guiné Bissau convocar o Quenda, por exemplo? Ele é obrigado a ir ou pode dizer que se sente português e quer esperar por Portugal?
                Se um independentista catalão não quiser jogar por Espanha e for convocado, é obrigado a ir?
                Uma coisa são os clubes com quem os jogadores assinaram os contratos, outra são as seleções de quem eles podem ou não gostar, podem ou não querer representar.
                Estes regulamentos feitos por entidades privadas como a FIFA ou a UEFA valem o que valem. Por isso é que não há castigos.
                Se o Rui Jorge acha que o Quaresma não está comprometido, é simples, não o convoca mais. Está no direito de o fazer.
                E o Quaresma está no direito de ir ou não, porque, apesar de tudo, isto ainda é um país com regras e uma constituição

    • NCM
      Posted Junho 6, 2025 at 12:06 pm

      Concordo totalmente

  • paulovive
    Posted Junho 6, 2025 at 11:09 am

    Mas agora brincamos com isto ou o que?
    Desde quando o Quaresma precisou da seleção, se quando ele lá foi maior parte das vezes até foi suplente. Agora não se pode ser honesto?
    Todo o mundo viu que ele teve um ano complicado com diversas lesões.

  • Neville Longbottom
    Posted Junho 6, 2025 at 11:16 am

    Que raio de declaração é esta? Perdeu a cabeça? Em primeiro lugar, só vai à seleção quem quer, ele não é ninguém para julgar o Quaresma por não querer ir, no limite é uma decisão pessoal. A seleção não é a tropa. Em segundo lugar, “para quando dá jeito”? Não foi o Rui Jorge que afirmou internamente que queria todos a 100%? O Quaresma está a ser criticado por ter sido honesto? Era preferivel ter mentido e ter ido ao Euro sem estar a 100% tirando espaço a outro jogador que estaria?
    .
    Se tiver ficado queimado tenho pena por ele, porque pode ter (não sei se tem, mas pode ter) o desejo de jogar por Portugal. Mas egoisticamente, ficaria agradado com essa hipótese!

    • NCM
      Posted Junho 6, 2025 at 12:05 pm

      Lembro-me de já ter comentado acerca deste assunto contigo e mantenho a minha opinião: os jogadores devem ser livres de optar ou não por representar a seleção. Compreendo a posição do jogador e até acho que faz sentido neste momento na sua carreira. Se as seleções jovens servem para formar jogadores para a seleção A e não com o objectivo de ganhar títulos (por muito positivo que isso seja) o percurso do Quaresma nas seleções jovens já terminou. O futuro dele será a seleção A e acho que nem deve ser prejudicado em futuras convocatórias. Se mostrar nível deverá ter a sua oportunidade de futuro na seleção A. Cumprimentos.

    • Mantorras
      Posted Junho 6, 2025 at 6:50 pm

      Concordo com tudo, apenas quero dizer que, no entanto, ele até é das poucas pessoas que pode, de alguma forma, julgar o Quaresma, ja que é literalmente o seleccionador. Realco o teu ponto quanto a honestidade, que é algo que faz muita falta ao futebol, onde ha muita declaracao estilo K7, muito mind game e muita vaidade, e invariavelmente, quem é honesto acaba atacado. Quantas vezes vemos um jogador falar mais abertamente e caem logo em cima, mas depois queixam-se que nao dizem nada de jeito. Aqui é igual, se ele “fizesse o jeito” de ir la cumprir calendario era um exemplo, mas foi honesto e deu a vez a outro que queria realmente ir, e é atacado.

  • Ricardo F.
    Posted Junho 6, 2025 at 11:17 am

    Isto nem merece comentários, mas, numa FPF onde imperam interesses de várias ordens, esta conversa é, no mínimo, absolutamente hipócrita.

  • Veridis Quo
    Posted Junho 6, 2025 at 11:29 am

    Não são os jogadores do Sporting que são convocados para a FPF, porque precisam de “carinho” e “ajuda” quando nem no seu clube jogam.

  • Antonio Clismo II
    Posted Junho 6, 2025 at 11:39 am

    Quando o Quaresma andava a passar as passas do Algarve em empréstimos falhados no Tondela ou na Alemanha, o Rui Jorge NUNCA o deixou cair, deu-lhe sempre chances nos sub21 mesmo quando errava constantemente nos jogos com imprecisões técnicas e más opções… Agora que conseguiu assumir-se no clube é conseguiu ter alguma continuidade com nível alto de exigência e quando o Rui Jorge precisava dele decide agir como um filho ingrato…
    .
    Pelo menos que seja uma lição para o futuro…
    .
    Faz bem O rui Jorge a tentar manter a bitola de exigência e comprometimento no máximo, mas a FPF não tem moralidade quando tem um gajo que mandou um murro no estômago de um árbitro porque foi expulso no Mundial 2002 como diretor da FPF e tem um gajo que desertou de um estágio da seleção só porque não queria ser suplente como treinador adjunto da equipa principal…

    • CABONG
      Posted Junho 6, 2025 at 12:05 pm

      Que graça…pena que não tenha feito o mesmo com o André Amaro que foi para o Qatar e foi logo posto de lado

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 6, 2025 at 12:06 pm

      O Rui Jorge precisa de um jogador de 23 anos com 5 épocas de sernior para que? Para ganhar essa estupenda competição que é o Euro sub 21? Ou precisa de formar jogadores para serem opção A nos seniores? O Quaresma tomou a melhor decisão para a carreira dele e mesmo que não o tivesse feito, decidiu descansar que bem merece e que tem direito.

      • Antonio Clismo II
        Posted Junho 6, 2025 at 3:24 pm

        O Rui Jorge precisa do Quaresma para quê?
        .
        Para não ter que entrar em campo com centrais da Liga 3, uma vez que não tem disponíveis Tomás Araújo, António Silva, Renato Veiga, etc

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 6, 2025 at 5:31 pm

          Se os centrais que tem disponíveis são os da Liga 3, então que entre com os da Liga 3. Mal não lhes faz.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Junho 6, 2025 at 12:46 pm

      O Sá Pinto também que depois de ter agredido o Artur Jorge voltou a ser chamado à seleção. Realmente Portugal não é exemplo

    • Citizen_Erased
      Posted Junho 6, 2025 at 2:11 pm

      O pessoal esquece-se deste factor. Queria ver se ele tivesse sido convocado para a Seleção A, se lhe faltariam as energias. Independentemente de quem estar lá ou não ser melhor, se quer mostrar, mostre em todos os escalões.

      Depois não se queixem se não forem.. independentemente das cores.

  • SilvadasAguas
    Posted Junho 6, 2025 at 11:40 am

    Another cabala

  • Francisco Ramos
    Posted Junho 6, 2025 at 11:42 am

    Quem devia ser rasgado era Rui Jorge mas os tachos na FPF continuam e são duradouros!

    • Antonio Clismo II
      Posted Junho 6, 2025 at 12:11 pm

      Eu acho que ele tem que ficar até ao próximo ciclo (final do Euro2027). Mas depois disso tem que haver remodelação.
      .
      Aliás essa remodelação já deve começar a curto prazo pelos escalões mais jovens (não faz sentido um JOÃO Santos com 70 anos a fazer triagem e lidar com os sub15 que é a porta de entrada… Pedro Espinha, Oceano, Filipe Ramos, Pedro Roma, Márcio Santos…. Chega de compadrios. A FPF não pode ser a casa do artista para dar a mão aos amigos sem trabalho..

      O Peixe e o Bino aceitam-se enquanto estiverem a ter resultados e quem sabe não poderão eles a assumir os sub21 no Verão de 2027.

    • GabCel
      Posted Junho 6, 2025 at 2:12 pm

      tudo dito… é inacreditável como este gajo desperdiça geração atrás de geração e passa sempre pelos pingos da chuva.

  • Antonio Clismo II
    Posted Junho 6, 2025 at 11:57 am

    O quenda não teve férias no ano passado porque teve o Europeu sub17 chegando à final e passados uns dias estava a fazer a pré época com a equipa principal do Sporting e praticamente não parou este ano..
    .
    Já o Eduardo Quaresma, que teve todas as férias e mais algumas, talvez ainda cheio de soberba e bêbado com o sucesso do seu clube decide prescindir de marcar presença no Euro sub21 do seu escalão para não perder um mês de férias completo…
    .
    Todos sabemos que muito dificilmente se afoga e que terá outras coisas a puxar pela sua atenção extra futebol. Mas podia ter sido resolvido de outra forma…

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 6, 2025 at 12:03 pm

    É óbvio que à partida todo o jogador se deve mostrar disponível para a selecção, mas deve imperar o bom senso.
    As selecções jovens têm apenas como foco potenciar talento, chamar os melhores dentro de um grupo que ainda não se afirmou para o nível da equipa A, não chamar os melhores dentro de um grupo etário que já atingiram um estatuto considerável no futebol profissional. A menos que o foco seja ganhar títulos a todo custo, aí sim mete-se a carne toda no assador, mas para mim isso desvirtua o foco das selecções jovens.
    Pela lógica do Rui Jorge o Lamal deveria jogar nos sub-18 ao invés de dar show na equipa A, se podia ser convocado para este escalão?
    O erro está aqui em confundir o propósito das equipas jovens. Nos últimos anos o resultadismo tomou conta da formação e perdeu-se o foco em desenvolver talento, focando-se apenas em ganhar títulos…
    A menos que se tenha passado algo entre ele o Quaresma e daí esta indirecta, estas declarações de Rui Jorge não têm lógica nenhuma.
    Que vai fazer Quaresma aos sub-21 quando já se afirmou no Sporting? Tapar lugar a quem possa jogar e se desenvolver? Arriscar uma lesão grave ou desgastar-se sem lógica alguma?

    • Pedro_Almeida
      Posted Junho 6, 2025 at 7:17 pm

      Isso é justo, mas também podes ter o oposto que é ter o Quaresma no seio dos mais novos e ajudá-los a subir de nível e afirmar-se como um lider com elementos que irão fazer parte da futura seleção A.
      Tu só melhoras quando estás com os melhores e não havendo espaço para ele na seleção A de momento era uma oportunidade para se mostrar.
      Quem perde é ele.
      Uma seleção é feita de um núcleo de jogadores base e para isso tem sido claro que tem de haver uma integração nos últimos anos e bem.
      Isto de rendimento esporádico todos têm.
      Ainda me lembro quando andavam a chorar-se pelo Beto e outros.

  • CABONG
    Posted Junho 6, 2025 at 12:04 pm

    Impressionante que volta e meia Rui Jorge venha para a praça pública tecer considerações sobre a disponibilidade de X ou Y jogador.
    Curiosamente estas observações parecem mais direcionadas ao Essugo que ao Quaresma mas já há casos anteriores em que prejudicou claramente a equipa apenas para uma questão de ego (de repente os casos Fábio Carvalho e Rafa Soares).
    Os Sub 21 é para preparar talento para a equipa A, não para o Rui Jorge se evidenciar.
    Alguém por favor lhe diga isso

  • cmche1111
    Posted Junho 6, 2025 at 12:48 pm

    Proponho um exercício aos seguidores do blog.

    No vosso trabalho, trabalham, dedicam-se e têm evolução ao longo dos últimos meses/anos, no entanto na hora de serem promovidos, não só não o são como olham para colegas vossos que não têm feito nada que o justifique a serem promovidos em detrimento da vossa promoção, pergunto, como se sentem?

    • Goncalo Silva
      Posted Junho 6, 2025 at 3:07 pm

      E se baterem com a porta e demitires, o patrão não ficará chateado com a tua atitude?

      • cmche1111
        Posted Junho 6, 2025 at 5:12 pm

        Geralmente este tipo de patrões está-se a marimbar para os funcionários, sai um entra outro.
        Quaresma pode efetivamente não se sentir apto a ajudar, assim sendo mais vale dar a vez a outro do que “sentir um toque” como muitos outros fizeram ao longo dos anos. Se for porque sente que já merecia melhor fez, bem, é que de facto tendo em conta o último ano e meio dele e olhando às opções para o lugar, tem toda a razão para se sentir injustiçado.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 6, 2025 at 5:30 pm

        Era só o que faltava ficar.

    • Pedro_Almeida
      Posted Junho 6, 2025 at 7:10 pm

      Pois mas o Quaresma não é melhor dos que foram à seleção A e representar o país não é representar um clube/empresa mas ser português para muita gente conta pouco nos dias que correm.

      • cmche1111
        Posted Junho 6, 2025 at 7:48 pm

        Não sei se é melhor ou não, mas sei que o último ano e meio dele foi melhor que o do António Silva, logo aqui merecia ir na vez dele.

  • okraitena
    Posted Junho 6, 2025 at 1:59 pm

    Quando ganhares alguma coisa nos sub-21 tens moral para falar, Ruizinho.
    Com as seleções que já te passaram pelas mãos, a quem dá jeito ter trabalho e bater no peito do alto da sua moralidade és tu.

  • GabCel
    Posted Junho 6, 2025 at 2:11 pm

    Diria mais: A selecção não pode ser uma reforma dourada quando mais ninguém te pega…

    Quando é que correm com esta sanguessuga, que continua com esta panca de se armar em Paulo Bento 2.0?

  • Jeco Baleiro
    Posted Junho 6, 2025 at 2:13 pm

    Declarações inacreditáveis e que exigem uma posição de força por parte do Sporting. Ainda por cima um gajo que passou maior parte da carreira no clube e foi um dos capitães.
    No limite nenhum jogador é obrigado a ir a selecção. Era o que faltava. O Quaresma não se auto-excluiu, foi sincero e honesto e disse que não se sentia a 100%. Podemos criticar (achar que não tem foco, é um fraco, etc, o que quiserem) agora ele foi completamente sincero e honesto e é este o tratamento que leva? Depois há jogadores que, pela sua natureza, não sentem motivação por ir à selecção, não lhes diz nada. Não há nenhuma obrigação moral (quanto mais legal) em relação a isto.
    *
    Mais uma vez uma atoarda lançada contra um elemento do Sporting no canal 11. Inacreditável o anti-sportinguismo primário constante neste canal, um autêntico pasquim televisivo. Até as mais altas esferas, neste caso o selecionador de sub-21 não têm qualquer inibição de se prestarem e este papel. O Sporting deve tomar uma posição e deixar de colaborar com este “canal”. Deixar de enviar jogadores, treinadores ou qualquer membro do staff para entrevistas e coisas do género.
    Não vejo o Porto Canal ou a Benfica TV, mas devem ter o Sporting em melhor conta que este pasquim. Que nojo.

    • Goncalo Silva
      Posted Junho 6, 2025 at 3:06 pm

      Não concordo nada com esta visão. A mim pareceu-me claramente que o que o Quaresma quis dizer foi que prefere ir de férias porque não ganha nada em ir a esta competição. Está no direito dele, mas não é normal que Rui Borges não goste desta atitude?
      O Quaresma não deve estar assim tão esgotado, fez menos de 1400 minutos na Liga. Podes argumentar que não faz sentido Quaresma estar neste patamar, e eu concordo, mas o Rui Borges obviamente que quer ter os melhores disponíveis. Não viste mais ninguém a fazer isto, nem nas outras seleções sub-21 com jogadores bem mais cotados e com mais minutos nas pernas durante a época.

      Se deveria ter repercussões em convocatórias seguintes na seleção A? Eu creio que não, mas não me espanta se tiver. Se calhar é por estas atitudes que ele não é chamado, e não por ser do Sporting. Até porque outros jogadores do Sporting foram convocados.

      O Rui Jorge se não me engano é sportinguista ferrenho, porque razão quereria tramar o Sporting?

      • Jeco Baleiro
        Posted Junho 6, 2025 at 4:50 pm

        Nunca saiu cá para fora que o Quaresma não queria ir ao Europeu mas sim que não se sentia a 100% para estar lá. São coisas diferentes. Podemos criticar mas ele foi sincero. O Rui Jorge e a FPF foram absolutamente rasteiros e pequenos com estas declarações. O veículo para as transmitir? O canal 11, onde toda a gente acha que tudo o que o Sporting faz, faz mal.
        E não tem nada a ver com o facto de ser jogador do Sporting. Em 2006 o Quaresma (o outro, o das trivelas) foi convocado para o Europeu sub 21 e foi alvo de críticas de toda a gente por não fazer sentido um jogador que já era internacional A, figura maior do Porto campeão e melhor jogador do campeonato…ir jogar o Europeu de sub 21 (na altura o Quaresma tinha 22 anos). No ano seguinte outro Europeu (foi quando passou para anos impares) colocou-se o mesmo cenário em relação ao Nani e, salvo erro, ele não foi. Já era internacional A, figura do Sporting, a jogar na Champions e a acabar de ser transferido para o Manchester United. Ia ao Euro sub21 fazer o quê?
        O Eduardo Quaresma tornou-se um alvo fácil para ser rasteirado.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 6, 2025 at 5:29 pm

        Sportinguista ferrenho? Iso provem de onde? Foi tetracampeão pelo Porto, clube que o formou e nasceu em Gaia (que é uma cidade que dista uns 500 metros do Porto). A relação que tem com o Sporting pode ser, ao que sei, meramente institucional.
        .
        Ninguém trama o Sporting por chamar ou deixar de chamar jogadores às seleções nacionais. Isso é um não assunto.

        • Goncalo Silva
          Posted Junho 6, 2025 at 8:54 pm

          Pronto, erro meu então. Não sabia da sua passagem pelo Porto, mas sabia da sua passagem pelo Sporting, daí ter dito o que disse.

          Ainda assim, não vejo estas novelas nas outras seleções, e têm jogadores de valia superior ao Quaresma, como Lukeba ou Tel por exemplo.

          • Neville Longbottom
            Posted Junho 6, 2025 at 10:23 pm

            Esta nivela do Quaresma ninguém vê também, vemos nós porque vivemos cá (ou estamos expostos à comunicação social). Ainda há pouco tempo o Bayern emitiu um comunicado a chantagear a Federação Alemã por causa do Neuer, o Courtois também fez figuras tristes há pouco tempo etc.

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Junho 8, 2025 at 3:13 am

      Por acaso, “no limite”, todos os jogadores são obrigados a ir à selecção. Por lei. A não ser que joguem no Inatel. Tudo bem que o Quaresma, comparado com alguns, pareça ter nível de Inatel, mas não jogando nesse patamar e sim num clube sob a alçada da Federação, então sim, “no limite”, é obrigado a ir à selecção. Por lei.

  • É dia de jogo
    Posted Junho 6, 2025 at 2:42 pm

    Tanta novela, o Quaresma sente que os Sub-21 já não são importantes para o seu desenvolvimento, já lá esteve muitos anos, teve uma época exigente e prefere descansar e lutar por outros objetivos (ser titular absoluto do Sportint e talvez chegar à seleção A), o Rui Jorge tem como missão preparar jogadores para a seleção A e para o futuro de futebol de alto nível, tem outros jogadores para o fazer, não sei porque é que o Quaresma é tanto tema, uma coisa normalissima, se acha que não pode ajudar e não se sente motivado leva outro miúdo que queira lá estar.

  • Artur Trindade
    Posted Junho 6, 2025 at 2:49 pm

    Rui Jorge a dar um tiro completamente ao lado.
    Quaresma nunca assinou o novo contrato que refere (deve estar a confundir o jogador e o escalão, que normalmente é a seleção principal) pois continua a receber pouco, e nunca a seleção sub-21 serviu para o manter na tona, pois quando foi campeão no 1º dos seus 3 títulos, estava acima dos restantes (jogou muitas vezes a titular no Sporting), e quando andou emprestado na Bundesliga e Tondela, e pouco e mal jogou, isso refletiu-se nas vezes que esteve no banco da seleção por essa altura.
    Chegados ao dia de hoje, Quaresma está novamente acima dos colegas de setor (se Araújo não tivesse o mundial de clubes, arranjar-se-ia outra desculpa para não estar, Silva e Veiga têm 21 anos, contra os 23 de Quaresma).
    Quaresma tem vivido um calvário de lesões e inconstância exibicional, e nestes últimos meses atingiu finalmente um nível/constância que o leva a ser considerado top-3 da liga, e quer manter esse nível de carreira, precisando de se apresentar no topo para a nova época perante a incerteza de sistema de Rui Borges.
    Se for para jogar a 3 centrais, é titular de caras, se passar a 2, terá que lutar e evoluir ainda mais.
    Jogando a seleção sub-21 a 2 centrais, Quaresma não traria muito mais valia em relação a Lamba.

    • Antonio Clismo II
      Posted Junho 6, 2025 at 3:28 pm

      Assinou contrato no ano passado para 800 mil euros limpos por ano até 2029… Nada mau para um jogador que praticamente não jogou durante um ano inteiro e nunca deixou de ser convocado pelo Rui Jorge para os sub21 que sempre acreditou nele e não ligou às críticas daqueles que diziam que havia jogadores que mereciam muito mais a convocatória do que o Quaresma que foi a Alemanha fazer Erasmus.

      • Artur Trindade
        Posted Junho 6, 2025 at 9:33 pm

        Nada desse novo contrato teve que ver com o contributo da seleção sub-21, como parece ser o sentido das palavras de Rui Jorge, mas antes com a resposta que deu após o regresso de Tondela, quando Amorim o lançou salvo erro contra o Porto, quando estava pronto a sair do Sporting.
        Foi um momento decisivo, que lhe mudou a carreira, como decisivo Quaresma entende ser o próximo início de época, em que pode consolidar (ou não) a melhor fase da carreira, existindo a incerteza do sistema tático de Rui Borges.
        Quaresma tem que descartar qualquer lesão, ou falha no arranque da pré-época, e disse a Rui Jorge que não estaria 100% motivado para esta competição, não disse que estaria indisponível, nunca o disse.
        Foi sincero, quando podia ter arranjado alguma tanga de mialgias de esforço com o Sporting, que lhe pudessem dar o livre passe para as férias, algo tão comum.
        A recompensa de ter sido verdadeiro e sincero é levar com os maus fígados do Rui Jorge?
        Imagina que Quaresma acha que o sistema de Rui Jorge não o favorece, e que o pouco que irá contribuir para o sucesso da equipa, não justifica os riscos pessoais para a sua carreira, aliás nunca teve boas exibições na equipa de Rui Jorge, e tu sabes que é verdade.
        Para o seu prestígio desportivo seria mais importante estar na fase final, do que nos jogos particulares e de qualificação como esteve, qual seria o motivo de não querer estar nesta fase final?
        Não foi por querer estar na seleção A onde nunca jogou, mas por ter 23 anos e estar no ponto decisivo da carreira.
        Não achas mais estranho o miúdo Mora de 18 anos ter ido receber os benefícios de treinar com os mais velhos como foi Quenda, mesmo que Mora receba alguns minutos. Será aceitável que algum dos 2 possa faltar no seu escalão? Quaresma é um adulto de 23 anos, com 3 títulos de campeão e mais de 100 jogos na 1ª liga.

  • Pablo2
    Posted Junho 6, 2025 at 3:11 pm

    Concordo com o Rui, desculpa sem sentido do jogador do SCP…

  • Antonio Clismo II
    Posted Junho 6, 2025 at 3:37 pm

    Para os que se lembram…
    .
    Este caso é idêntico ao do Nuno Santos nos Jogos Olímpicos de 2016 em que o Rui Jorge lançou a convocatória e depois teve que andar a refazê-la com segundas escolhas como o Pité porque jogadores como o Nuno Santos preferiram ficar de férias para fazerem uma boa pré época (na altura a tentar dar nas vistas no Benfica).
    .
    Acho injusto o Rui Jorge passar a qualificação toda a montar uma geração e equipa e a um ano do torneio comunicam-lhe que nem sequer vai ser data FIFA e nem pode levar metade da equipa que estava a preparar.. É normal que se agarre aos poucos jogadores que acha que lhe podem dar garantias (Edu incluído) daí se sentir um pouco traído, mas se não existe obrigatoriedade (fui verificar e não é mesmo data FIFA) então os jogadores só vão se quiserem…
    .
    Ainda assim, é um caso bastante diferente do Fábio Carvalho…

  • Stromp1906
    Posted Junho 6, 2025 at 5:16 pm

    Nem vou discutir quem tem razão, porque há argumentos válidos para ambos os lados, já o discurso de R Jorge tem que ser criticado por revelar uma incongruência absurda, se não vejamos “só quer jogadores ficados a 100%”, há um que assume que não está e é criticado? Isto faz algum sentido?

  • Jasomp
    Posted Junho 6, 2025 at 6:01 pm

    E aqui não há como negar.

    Péssima opção de carreira do Quaresma. Secalhar, perdeu a oportunidade de alguma vez se tornar internacional de seleção AA.

  • Mantorras
    Posted Junho 6, 2025 at 7:10 pm

    Se a reuniao foi para se abordar isto, que mais quer ele?
    Depois vem dizer que nao se pode dizer uma coisa num dia, e outra noutro, em jeito de boca? Quem é que lhe disse que nao é possivel, em momentos diferentes, ter o sonho de vestir a camisola da seleccao, genuinamente, e noutros estar cansado ou desmotivado para o fazer?
    No contexto de seleccoes jovens, o conceito de patamar existe, e o Quaresma, se tivesse sido convocado para a liga das nacoes, teria certamente motivacao para ir.
    Nada disto devia ter saido ca para fora, ou pelo menos, sem o sermao a insinuar que ele se aproveitou da seleccao para assinar contratos.
    O Quaresma ja passou o nivel sub21.

  • Mike-UK
    Posted Junho 6, 2025 at 7:46 pm

    Gosto muito do Rui Jorge, campeão duas vezes pelo Sporting.
    Gosto muito do Quaresma, campeão três vezes pelo Sporting.
    Ambos estiveram horrivelmente mal, entre o que disseram e o que fizeram.
    Absolutamente péssimo.

  • Hernandez
    Posted Junho 7, 2025 at 11:09 am

    Exatamente o que o jogador lhe disse. Nao esta fisicamente e emocionalmente disponivel.
    Nao é isso que o ruizinho pede? Honestidade?
    Se fosse ao contrario… nao estavesse disponivel para as qualificacoes, e depois querer jogar a fase final ate se entendia. porque seria um aproveitamento….

    Gostava de saber onde andava este mesmo ruizinho quando o Martim Fernandes pediu dispensa da selecao por uns meses, já com o decorrer desta epoca? Problemas pessoais diz-se
    Onde estiveram estas declarações tão imponentes?

Deixa um comentário