Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rui Faria debaixo de olho caso Jesus deixe o Al-Hilal

O ex-adjunto de Mourinho já foi apontado a muitas equipas mas, ao contrário do que se prognosticava, continua sem clube.

De acordo com o portal Sport 360, o Al Hilal já contactou Rui Faria para perceber se o ex-adjunto de Mourinho está disponível para substituir Jorge Jesus no caso do treinador regressar ao Benfica. A publicação acrescenta que o Al Hilal já no ano passado terá tentado Faria, mas na altura o português estava ainda sob contrato com o Manchester United.

33 Comentários

  • Eagle1991
    Posted Janeiro 7, 2019 at 4:35 pm

    Estranhei a saída do Rui faria da equipa de JM mas estranhei mais não ter ido logo treinar. Não me parece que uma equipa de topo vá apostar num treinador sem experiência (muita como adjunto mas nenhuma enquanto principal). Portanto Rui Faria tem 2 opções: opta por treinar um clube médio e mostra trabalho de modo a conseguir ascender ao que pretende ou prefere o dinheiro e vai para os Emirados. Admira-me estar tanto tempo parado mas até poderá ser propositado aguardando pelo melhor desafio.

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 7, 2019 at 1:48 pm

    Competência profissional ele tem, a questão é que é difícil nesta altura perceber o impacto que teria como técnico principal. Já a questão do ter ou não ter já treinado para mim é mais secundária. Veja-se o caso do próprio Mourinho por exemplo. Se tiver capacidade, o facto de nunca ter sido treinador principal não tem grande relevância.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 7, 2019 at 11:57 am

    Não vou discutir as qualidades que o Rui Faria tem ou não, porque francamente as desconheço. Confesso que a imagem que dele retenho foram umas arruaças em se envolvia amiúde. Not good.

  • AnalistaVerde
    Posted Janeiro 7, 2019 at 10:11 am

    Era o treinador certo para o Benfica, mas não me parece que queira treinar um clube esta época, a continuidade de Bruno Lage é uma ótima notícia para os rivais, vi algumas nuances táticas diferentes, mas a dinâmica de jogo foi ao nível de Rui Vitória, uma transição defensiva rídicula, talvez ainda pior e pouca capacidade de jogar apoiado, os golos foram todos à base de transições.

    O Rio Ave jogou estendido no terreno, o que ajudou à marcação de 4 golos, com o Santa Clara já voltam à realidade, uma equipa bem mais organizada defensivamente, vai explorar as lacunas de transição defensiva do Benfica, Sporting e Porto ganharam lá 2-1, ficaria supreendido se ganhassem, mas vamos ver.

    Não tenho dúvidas que ficam em 4º, até o Braga tem mais solidez de jogo que o Benfica.

    • Eagle1991
      Posted Janeiro 7, 2019 at 4:29 pm

      Realmente o Laje em 2 treinos iria mudar muita coisa… Haja noção do ridículo…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 7, 2019 at 11:50 am

      Tolices, leva-as o vento.

    • miguelcg
      Posted Janeiro 7, 2019 at 11:01 am

      Então num só jogo (com 1 ou 2 treinos, depois de uma troca de treinador a meio da época) fazes uma leitura tão completa das capacidades do Lage como fazes das capacidades do Faria, que tem zero (0, bola) jogos como treinador principal? Makes sense.

    • stanpanan
      Posted Janeiro 7, 2019 at 10:25 am

      Treinador ideal para o Benfica? Isto baseado nos excelentes trabalhos que tem feito como treinador principal nos ultimos 3\4 clubes por onde passou?
      Como é que em 2 treinos não conseguiu mudar meses de trabalho ninguém entende… Tens noção do que escreves ou só queres polémica?

  • NunoLFC
    Posted Janeiro 7, 2019 at 10:04 am

    É estranho não ter clube? Acho perfeitamente normal que não tenha. É um treinador com zero de experiência como treinador principal, duvido que tenha tido convites das equipas todas a que foi apontado. Além disso, dada a escola que tem, cheira-me a que ele não vai para qualquer projecto e que espera por um projecto sólido para começar a carreira, o que ajuda a explicar que ainda não tenha ido para um clube qualquer.

    Daí a apontá-lo a Arsenal, Benfica, etc, vai uma enorme distância. Se ser adjunto do Mourinho só por si dá qualificações para treinar o Benfica então escolhi a carreira errada.

    • coach407
      Posted Janeiro 7, 2019 at 11:57 am

      O Mourinho começou a sua carreira como treinador principal no Benfica.

      Além disso, o Rui Faria não é o Karanka, o Villas Boas ou o José Morais.

      O Villas Boas teve 7 anos a trabalhar com o Mourinho e fez só trabalho de gabinete porque só era considerado bom na componente informática. O chefe dos observadores não o achava um dos melhores observadores, não era bom tecnicamente. 7 anos depois o Villas Boas exigiu ao Mourinho ser treinador adjunto… acabou despedido e foi treinar a Académica.

      Agora queres dizer que o Rui Faria que há 10 anos atrás (tempo do Inter) já recusava propostas de clubes como o FC Porto vai assinar por quem? Pelo Rio Ave? Estás a falar do Rui Faria. Um génio do futebol. Não estás a falar de um adjuntozito que teve a ver os outros a trabalhar e roubar a informação teórica toda mas nunca pisou um relvado para ajudar no treino sequer (Villas Boas).

      Adjuntos o Mourinho teve muitos. Já referi alguns e poderia referir muitos mais.

      • Kostadinov
        Posted Janeiro 7, 2019 at 1:45 pm

        “porque só era considerado bom na componente informática”

        Que o diga o Robson, que admitiu que um AVB com 16 lhe deixou na caixa de correio dos melhores, mais informativos e mais detalhados relatórios de observação que ele já tinha visto até à data. Mas compreende-se, era o Robson, pouca experiência tinha o homem.

  • coach407
    Posted Janeiro 6, 2019 at 5:15 pm

    O Rui Faria, futebolisticamente falando, é um autêntico génio.

    No que ao plano físico-técnico-tático diz respeito, não tenho nenhuma dúvida que é um dos melhores treinadores portugueses da atualidade. E destaco a componente física, cada vez mais importante no Mundo do futebol mas parece que um treinador é bom se controlar apenas o plano técnico e tático. Mentira. Cada vez mais é essencial um treinador compreender todas as variáveis que têm influência na forma fisica de um jogador, inclusivamente já se vê treinadores com uma preocupação extrema pelos conhecimentos de nutrição aplicados ao desporto. Rui Faria domina o plano físico como poucos. Ao ponto do Mourinho há poucos anos ter dito que as lesões nunca eram um problema para ele porque eram raras nas suas equipas. Rui Faria é o rosto dessa caraterística que foi marcando a carreira de Mourinho.

    No entanto o que torna Rui Faria um homem extremamente admirado no mundo do futebol não é apenas a sua qualidade na preparação física. É referenciado há muitos anos como “the next big thing” dos treinadores portugueses pela sua qualidade técnico-tática. Rui Faria ganhou mediatismo quando Mourinho disse que ele era o melhor treinador português, em 2013. Rui Faria integrou a sua equipa técnica apenas no Leiria (não estava quando Mou esteve no Benfica), dando ambos o salto imediato para o FC Porto onde fizeram o impensável. E Mourinho já reconheceu a preponderância do “miúdo” Rui Faria que, segundo ele, conseguia ser ainda mais obcecado pelos pormenores que o próprio Mourinho. Rui Faria no plano futebolístico e Mourinho na gestão dos agentes que envolviam o clube, desde os jogadores, funcionários, comunicação social, os típicos mind games a retirar pressão dos jogadores… claro que Mourinho teve muita influência e ser treinador passa por liderar uma equipa técnica e pôr os seus génios a trabalhar.

    Obviamente Mourinho sabe que Rui Faria era o melhor de todos e em todos os clubes exigiu que o Rui Faria tivesse um salário bastante mais elevado que o resto da sua equipa técnica. Foi criando incentivos para mantê-lo o máximo tempo possível. E aí mérito máximo para o Mourinho que geriu o Rui Faria de uma forma espetacular.

    Apesar de tudo isto existem duas dúvidas cruciais:

    1 – Ser treinador exige um pouco menos do plano físico-técnico-tático (tem uma equipa para trabalhar nisso por ele em grande parte das matérias) e mais de liderança, mais de capacidades interpessoais. Se Rui Faria é um valor seguro na componente mais técnica, a realidade é que não tem provas dadas enquanto líder de equipa técnica.

    2 – Apesar do Rui Faria ser benfiquista, não será assim tão fácil aceitar o convite do Benfica. A meio da época então parece-me mesmo muito complicado.

    Rui Faria rejeitou o Aston Villa e várias outras ofertas. Claro que se ele quisesse desesperadamente um emprego já o tinha. O Karanka não tinha metade do currículo e não teve dificuldade. Simplesmente, o Rui Faria não tem aceite os desafios que lhe foram propondo.

    Para ele, mesmo o Benfica é curto. De entre os clubes aos quais foi fortemente associado, o Arsenal era o que fazia mais sentido.

    E isto não é uma questão de falta de humildade. Simplesmente, acha que a probabilidade de ele ter sucesso num Benfica é menor do que num clube maior porque as suas metodologias de trabalho estão adaptadas a clubes com ferramentas de trabalho e infraestruturas brutais. Já lá vai muitos anos que Rui Faria não trabalha com o “básico”, não se considera um dos melhores a trabalhar com ferramentas de menos qualidade, existe esse receio de não dominar o meio como ele quer. Para um treinador com a sua preocupação em controlar todos os pormenores relevantes para o sucesso é normal que isso tenha peso na sua decisão.

    Pegando num exemplo extremo para se perceber melhor o raciocínio: conseguiria Guardiola fazer melhor que o Vítor Oliveira na II Liga portuguesa? Provavelmente não. Guardiola não está habituado a essa realidade, a mentalidade dos jogadores da II Liga portuguesa é muito diferente. Eles não chegam ao treino de Ferrari, chegam de carros com 10 anos muitas vezes e já é bem bom. Ele não tem jacuzzis em todo o lado. Os jogadores não têm a qualidade técnica e formação tática que ele precisa nas suas equipas. Ele lá sabe que o que os jogadores gostam mesmo é de um churrasco no fim de um jogo e um copinho de vinho. Esta é a “tasca” do Vítor Oliveira, o Guardiola é um menino nestas andanças, mesmo sendo um dos melhores treinadores da história do futebol.

    Obviamente extremei o raciocínio e a diferença das metodologias do Rui Faria para um Benfica não são comparáveis com as diferenças de um Guardiola para o Paços de Ferreira.

    Ainda assim, penso que passei a ideia: o Benfica está mais fora da sua área de conforto e domínio de conhecimento que um clube maior. Normalmente é o inverso, o Benfica vai buscar treinadores que estão habituados a metodologias inferiores. Querer trabalhar com melhor é fácil. Trabalhar com pior é que já é mais complicado.

    Ainda assim, acredito que se o LFV apresentar um bom projeto ao Rui Faria para 2019/20 este aceita. Mas, lá está, tem de ser um projeto que lhe permita ser sensação nas competições internacionais e dominar internamente.

    Jorge Mendes é o seu agente. O Gary Neville, Henry ou NES foram parar a boas equipas sem saberem bem como. Não é o Rui Faria que tem de se preocupar muito, certamente.

    • Berto
      Posted Janeiro 6, 2019 at 6:02 pm

      Concordo com o que falaste acerca das componentes fisico-tecnico-taticas que são um aspeto importante mas depois há o mais importante que sao as questoes da liderança, saber gerir recursos humanos. Dou o exemplo do Zidane, que acho que ser consensual nao ser um expert na 1ª parte mas em termos de liderança, gestão de egos, recursos humanos, deve ser a sua mais valia e isso é algo que não é fácil de ter.
      Agora quanto ao que falaste sobre o Benfica já não concordo, penso que estas a menosprezar, pois é sabido que o Benfica tem condiçoes de trabalho de top mudial, há o Benfica Lab, eles monitorizam o sono de todos os atletas, sabem em que estado fisico estao os atletas, se fadiga, se em perigo de se lesionarem ou nao, os mais aptos para o proximo jogo, se é preciso reduzir as cargas de treino ou não, tem a caixa eletronica 360s, onde fazem varias tarefas melhorando o passe, receçao, destrezas mentais etc.
      Portanto o Benfica está muito bem equipado e modernizado, sendo uma potência mundial e dando todas as condições de trabalho a qualquer treinador.

      • coach407
        Posted Janeiro 6, 2019 at 6:35 pm

        Monitorização de sono nesta altura é básico. O Benfica foi pioneiro em Portugal mas já foi há uns anos.

        Até eu faço a minha própria monitorização de sono com um SmartWatch e estou longe de ser um desportista profissional. Isso das pulseiras que controlam o sono já tem muitos anos e qualquer clube no Championship usa isso.

        O Benfica Lab é ótimo mas a tua análise foi um pouco desadequada do ponto de vista técnico, se me permites o reparo. Isto porque trabalhei muito próximo dessa realidade e da implementação de várias novidades no Benfica Lab. É óbvio que estamos longe de dominar os conceitos de “fadiga” e “risco de lesão”.

        Se assim fosse o Benfica não tinha tantas lesões como tem tido.

        O Benfica Lab é um projeto de longo prazo. Investe-se muito em inovação científica, o que é incrível para a realidade portuguesa.

        É obvio que o Benfica Lab tem uma opinião decisiva nos jogadores que vão jogar. O Corchia não joga por decisão do Benfica Lab. Num dos relatórios até foi dito que não aconselham que jogue nenhum jogo contra equipas profissionais. Ou seja, nem contra equipas da II Liga tem nível físico suficiente. Isto já foi há uns meses, agora não sei como está esse caso.

        Ainda assim, o meu reparo às condições do Benfica abrange muito mais do que disseste. Sabes qual é o orçamento do Arsenal para o futebol? Já comparaste com o do Benfica? E podes excluir os gastos com o plantel, já nem vou por aí.

        Achas que se o Arsenal quiser um olheiro do Benfica não o vai buscar de olhos fechados? Tudo isto tem influência na qualidade dos processos das diferentes dimensões que envolvem o futebol.

        Se me disseres “tendo em conta o orçamento que tem, o Benfica tem das melhores condições do Mundo” eu digo-te “sem dúvida”.

        E se eu te disser que o Aston Villa tem investimentos incríveis em infraestruturas e processos que o Benfica não tem porque são demasiado caros? O Aston Villa. Nem falo do Arsenal ou de clubes de topo mundial.

  • André Dias
    Posted Janeiro 6, 2019 at 3:43 pm

    Rui Faria faz-me lembrar Carlos Queiroz. Um era adjunto de Sir Alex Ferguson, era apelidado pela imprensa como o melhor adjunto do mundo e tornou-se treinador do Real Madrid. O outro era adjunto de Mourinho, um dos melhores treinadores dos últimos 15 anos, e é constantemente associado a cargos aliciantes.

    A experiência de Queiroz em Madrid correu bastante mal e era uma pessoa com bastante experiência a diferentes níveis. Se Rui Faria quer vingar como treinador deve começar num projecto mais modesto onde pode errar e aprender e só depois deve aspirar a clubes de maior dimensão. Pode seguir o exemplo de AVB que começou na Académica e se tornou mais tarde treinador do FCP.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 6, 2019 at 2:55 pm

    Deveria começar por um patamar mais baixo. O Rio Ave seria o clube ideal para ele começar.

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 6, 2019 at 4:29 pm

      Exato, Tiago. O Rio Ave, como eu já disse num outro post sobre o emblema vilacondense, seria o clube certo para o Rui Faria começar a sua carreira porque é um dos melhores projetos desportivos, do momento, no futebol português e tem matéria-prima para chegar a lugares europeus e jogar futebol atrativo.

      Saudações Leoninas

  • Khal Drogo
    Posted Janeiro 6, 2019 at 2:53 pm

    Mas alguém já perguntou ao Rui Faria se almeja ser treinador principal?

    • André Dias
      Posted Janeiro 6, 2019 at 3:44 pm

      Ele saiu da equipa técnica de Mourinho precisamente pelo objectivo de se tornar treinador principal.

      • Khal Drogo
        Posted Janeiro 6, 2019 at 4:12 pm

        Muito obrigado, André Dias. A minha dúvida era genuína, apesar do tom jocoso do meu comentário.

        • André Dias
          Posted Janeiro 6, 2019 at 4:18 pm

          É uma pergunta natural. Eu próprio tive as minhas dúvidas já que se fala em Rui Faria frequentemente mas ainda não o ouvi falar publicamente sobre a possibilidade de treinar um clube. Aliás, só sei que ele se quer tornar treinador principal porque foi essa a explicação dada quando saiu do Man Utd.

  • Daniel Goncalves
    Posted Janeiro 6, 2019 at 2:47 pm

    alguem me explique o que e este senhor fez para ser apontado a tanta equipa

    • André Dias
      Posted Janeiro 6, 2019 at 4:23 pm

      É preciso começar por algum lado e geralmente os bons adjuntos tornam-se bons treinadores. Rui Faria tem uma carreira incrível como membro da equipa técnica de Mou, é natural que suscite interesse. O próprio Mourinho, em entrevistas, elogiou-o imenso e disse que um dia Rui Faria se tornaria melhor treinador do que ele próprio.

      • Kacal
        Posted Janeiro 6, 2019 at 11:57 pm

        O Fábio Paim também tinha potencial notório e o Ronaldo disse o mesmo, mas não foi bem assim. Obviamente são contextos diferentes, mas também não percebo bem interessar-se tanto por alguém que ainda não teve uma experiência como técnico principal. Ter conhecimento do jogo, ser inteligente e ter anos de experiência ao lado de um grande treinador é muito bom, mas na prática pode não dar nada.

        • André Dias
          Posted Janeiro 7, 2019 at 12:51 am

          Todos os treinadores foram aposta de alguém sem terem qualquer experiência como treinador principal, todos tiveram que começar nalgum lado. Mourinho era um tradutor, Sarri era banqueiro/treinador amador e Zidane era jogador, por exemplo. Já Rui Faria era adjunto de um dos melhores treinadores deste século. Tem qualidade, ganhou títulos, acumulou experiência. Acho perfeitamente natural que haja bastantes interessados em contratá-lo.

          • Kacal
            Posted Janeiro 7, 2019 at 1:20 pm

            Obviamente todos começam por algum lado e concordo com tudo que disseste, mas se calhar expliquei-me mal, mas rectifico. Não percebo um treinador nesta situação ter tantos interessados de grandes clubes ou colossos! Assim sim, falei direito. Compreendo um clube médio de uma liga top, mas mais do que disse não. Mesmo Mourinho começou no Leiria e foi subindo. Sarri também começou em clubes modestos e depois passou pelo Empoli antes de subir de patamar.

            Zidane e Guardiola são casos diferentes, já que foram grandes jogadores nos respectivos clubes e já exerciam outras funções nos clubes, depois acabaram por subir a treinador principal. Não é o caso da situação de Rui Faria, nem dele nos clubes interessados.

            • André Dias
              Posted Janeiro 7, 2019 at 2:12 pm

              Compreendo o teu ponto de vista. Rui Faria ser ligado ao Benfica, por exemplo, é normal. Ser falado para assumir o Man Utd já é exagero.

              • Kacal
                Posted Janeiro 7, 2019 at 2:27 pm

                Posso perceber ser ligado ao Benfica também, ok. Ainda assim, o próprio AVB começou na Académica antes de rumar ao Porto. Já Rui Faria iria directamente para o Benfica, mas pronto, posso perceber. Agora sr associado ao United e clubes do género também acho exagero e não percebo. Mas cada um sabe de si, claro.

    • Jose Martins
      Posted Janeiro 6, 2019 at 4:14 pm

      FC Porto, Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester… Alguém sem valor nenhum certamente

      • stanpanan
        Posted Janeiro 7, 2019 at 10:26 am

        Há um fisioterapeuta do Porto que para além do Porto também já passou pelo Shaktar, será que já está em condições de treinar um clube da primeira liga só por ter passado por esses clubes?

      • Daniel Goncalves
        Posted Janeiro 6, 2019 at 8:40 pm

        Nao disse que nao tinha valor, so acho estranho um adjunto ser apontado a tantas e boas equipas

Deixa um comentário