Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rui Patrício, um guarda-redes que nunca teve estatuto

A titularidade de Diogo Costa no playoff de acesso ao Mundial’2022 foi uma das grandes novidades introduzidas por Fernando Santos no XI inicial. Existia uma grande expectativa para perceber quais seriam as mudanças provocadas pelo selecionador nacional, mas poucos esperariam que as alterações começassem na baliza. No entanto, eis que Rui Patrício, guarda-redes titular desde 2012, peça nuclear na conquista do Euro’2016 e com 102 internacionalizações, foi relegado para o banco de suplentes, sendo Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, o eleito para os duelos com Turquia e Macedónia do Norte.

O guardião de 22 anos conquistou o lugar no clube, em detrimento de Marchesín, acrescenta algo ao nível do jogo com os pés e controlo da profundidade, mas parece claro que, em condições normais, esta alteração não surgiria neste momento. Tendo em conta o histórico de Fernando Santos e a habitual resistência em abdicar de peças nucleares na última década, com experiência nestas andanças e muitas internacionalizações (Cristiano Ronaldo, por razões óbvias, mas também Pepe, João Moutinho e até Danilo ou José Fonte), bem como a posição específica de guarda-redes, podemos deduzir que o estatuto de Patrício dentro do grupo e na hierarquia de indiscutíveis nunca foi o mesmo dos companheiros referidos.

O ex-Sporting está com 34 anos, é titular na Roma, de José Mourinho, pelo que continua a competir a um nível alto, mas foi superado por um guarda-redes que não tem sequer uma época de titular no FC Porto. Pode-se dizer que o Marrazes estaria demasiado cómodo nas suas funções e que esta mudança pode ter servido de alerta ou incentivo para trabalhar melhor, mas seria estranho agora que Fernando Santos voltasse atrás. Nesse sentido, o ciclo de Patrício na Seleção parece ter-se encerrado e, se assim se confirmar, será um fim de ciclo estranho e pouco expectável, no mínimo.

Ainda assim, poderemos dizer também que Patrício tem cometido alguns erros em Itália, ou que ficou mal na fotografia na partida com a Sérvia, mas Fernando Santos acabou por abdicar dele à primeira oportunidade, algo que não aconteceu com outros quando atravessaram uma má fase, e por apostar em Diogo Costa, guarda-redes que está a ganhar pontos na crítica em Portugal e que os portugueses acompanham semanalmente. Certamente que essa maior concorrência tem o seu peso (Anthony Lopes, apesar de estar cotado em França, nunca pareceu ser uma verdadeira sombra e também ele foi agora ultrapassado), mas parece claro que, se Patrício tivesse um estatuto mais elevado, a presença de Diogo Costa não o incomodaria nesta altura tão precoce, muito menos antes de um Mundial.

Rodrigo Ferreira

56 Comentários

  • Vermelhudo
    Posted Março 31, 2022 at 1:03 pm

    É uma visão bem interessante mas eu vou discordar um pouco e vou teorizar que o Patrício perde a titularidade também porque já rendeu a maior transferência que poderia dar e o Diogo Costa é um valor emergente que tem talento e que se pegar de estaca vai ficar com um valor de mercado bem bom e o Porto agradece. E estas coisas jogam muito porque o futebol é assim e assim é o futebol como negócio por isso o Fernando Santos viu o miúdo a treinar e reconheceu qualidade suficiente para dar garantias e aproveitou para o meter no 11 e assim ajudar o seu empresário e o Porto. Eu lembro-me bem de ter lido uma masterclass muito top sobre estas coisas e acho que foi o Kafka ou o Coach ou o Motoqueiro ou o Abbas/Chico quem falou sobre a quase certa ida do José Sá para o Wolves mal o Patrício rendesse uma boa transferência porque o Sá estava numa idade em que era o agora ou nunca para render uns tostões valentes. Depois vai para o Wolves porque no Wolves gostam tanto do Jorge Mendes que ele pode dar-se ao luxo de comprar jogadores que flopem porque aquele clube subiu imenso com ele que os adeptos não se chateiam assim tanto. E foi o que aconteceu com o Inzaghi Silva que foi um balúrdio por alguém tão jovem e inexperiente. Portanto eu tenho uma visão mais comercial sobre o que se está passando com o Patrício.
    E claro que estou desertinho para ver se o Rafa vai ter com o Lage porque aí muita risada vou dar mas isso ficará para uma outra masterclass.

    • Vermelhudo
      Posted Março 31, 2022 at 1:05 pm

      Inzaghio Silva assim é que está certo.

    • AndreCruz
      Posted Março 31, 2022 at 2:16 pm

      Comentário na mouche – é que é isto mesmo, o FS há muito que já nem disfarça.

    • henry14
      Posted Março 31, 2022 at 2:35 pm

      Porque é que vai ser uma risada se Rafa for para o Wolves? Não entendi.

      • Vermelhudo
        Posted Março 31, 2022 at 3:18 pm

        Se isso realmente acontecer vai ficar para uma próxima masterclass.

      • Xyeh
        Posted Março 31, 2022 at 3:36 pm

        Porque dizem os benfiquistas que o Rafa é um dos responsáveis pela saída do Lage do SLB.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Março 31, 2022 at 9:04 pm

          Benfiquistas, vírgula; eu sou benfiquista e não digo isso, aliás chateia-me essas teorias do diz que diz sobre “fazer a cama” e já cá o disse, sobretudo porque devido ao fraco rendimento desportivo de AA, Rafa que é intermitente, ou Pizzi que perdeu brilho nos 2 últimos anos, a teoria é que têm vindo a fazer a cama a toda a gente… Eu nem digo que seja mentira ou verdade, mas o que me parece óbvio é que alguém o diz e todos os que não os gramam (pelo rendimento desportivo) embarcam na mesma cantilena… Vê lá que o Rafa agora até é visto como o responsável pelo apuramento de Portugal para o mundial…por não ter sido convocado para os jogos do playoff. Foi uma coincidência encontrada por um dos users cá do blog…

    • GabCel
      Posted Março 31, 2022 at 7:21 pm

      eu gosto mesmo é de ver o acessor de imprensa do JJ a falar em “dar master class” quando não acerta uma. Começando por todas as opiniões a defender a maior fraude do futebol português e a direcção mais incompetente de sempre.

      • Vermelhudo
        Posted Março 31, 2022 at 8:09 pm

        Lá está como perdeste todos os argumentos partes para o pessoal mas a malta já sabe o como é e até ri a bom rir. Eu não defendo o sábio eu limito-me a falar de tática e de planeamento coisa que tu não és capaz de fazer mas eu percebo bem isso e vou brindar aqui com um chá para ti.

        • GabCel
          Posted Março 31, 2022 at 8:43 pm

          Já todos sabemos que o seu patrão é o maior no futebol do quase… em vitórias morais e auto elogio ninguém lhe ganha.

          P.S.: em ambos os exemplos, o “seu patrão”, mereceu perder os dois…. levou bailes tácticos e só se safou num por pura sorte. não vejo onde isso pode ajudar as suas teorias… na práctica, essas ilusões, só o levam a onde esta agora: a defender uma fraude construida em cima de mentiras bem regadas no solar dos presuntos. Apesar de “bater no peito” a dizer que é o maior, só se safa nas arábias porque NINGUÉM LHE PEGA, onde sabem o que é o futebol!

          • Vermelhudo
            Posted Março 31, 2022 at 11:46 pm

            O Jesus merece perder sempre porque tu nas tuas próprias palavras sentes o clube. O que é um argumento fantástico e típico do solar dos presuntos e seus destilados fresquinhos. Cuidado com isso homem. Já sabemos que és um tipo romântico, estou a ouvir agora a música da Liliane Marise “sentir meus sentimentos” para ver se aprendo mais sobre bola. Benfica arrasou o Paok em todos os dados nesse jogo basta consultar a ficha mas o sentimento é uma coisa muito bela já sabemos e abre as portas do conhecimento e de Shangri-la também.
            Mas continua que é sempre giro ver-te a falar de bola. Futebol não percebes.

      • Vermelhudo
        Posted Março 31, 2022 at 8:15 pm

        Gabcel tu disseste que o Jesus teve sorte contra o PSV e foi massacrado pelo Paok e depois vamos ver as estatísticas dos jogos e não diferem muito. Sabes que nome tem isso? Cegueira. Perdeste. Tudo o que tu dizias falhou, o Benfica não melhorou com a saída do sábio, ganhar no Brasil não é fácil, o Benfica foi o clube português que mais tempo ficou na Champions. Como se dizia no street fighter “You lose”.

    • Sporting1906
      Posted Março 31, 2022 at 7:40 pm

      O Vermelhudo só quer duas coisas: masterclasses e defender o JJ.

      • Vermelhudo
        Posted Março 31, 2022 at 8:12 pm

        Já defendi o Veríssimo, já falei do excelente planeamento do Sporting e das contratações bem boas para o Amorim, já aqui falei aqui de muita coisa gira como as nuances táticas do 4-4-2 do Veríssimo seus pontos fortes e fracos e também analisei os fracos e fortes do sábio. Eu no fundo sou o terror de muito hater porque faço isto tudo com uma pitada de humor e muita malta até já concordou comigo. Há outros que dizem o básico e muitas vezes querem agradar a todos e mandar umas para o ar. Lamento muito mas gosto do enriquecer o blogue.

      • Vermelhudo
        Posted Março 31, 2022 at 8:27 pm

        Ah e obviamente nunca me vão ver fazer a figura ridícula de dizer mal da equipa a torto e a direito quando vão passando eliminatórias de Champions e vão ganhando uns joguinhos. Essa figurinha é para outros, aliás era já não é porque a grande obcessão dessa galera já foi embora e eles coitadinhos já estão bem aliviados. Eles no fundo fazem a figurinha de muito sportinguista nestes últimos 40 anos que é dizer que as arbitragens é que tiram títulos mas depois pedem sempre a cabeça dos treinadores o que faz todo o sentido especialmente quando comemos pão de centeio em sopas de cavalo cansado todos os dias ao almoço e ao jantar.

  • Amigos e bola
    Posted Março 31, 2022 at 1:10 pm

    Que o Patrício não tenha gostado, é óbvio.
    E o Anthony Lopes, idem, que está à espera da titularidade há muito tempo.

    Mas a verdade é que o Diogo Costa é muito superior ao Patrício em pelo menos um capítulo: o jogo de pés.
    Notou-se a diferença da noite para o dia, nestes dois jogos.
    Fica na retina, aliás, um passe em desmarcação do Diogo Costa contra a Turquia que deixa um dos avançados (não me lembro qual) em boa posição para marcar.

    As dificuldades do Patrício com os pés condicionavam a nossa saída de bola. Além disso, apesar do Euro 2016, já deu muitas casas na seleção e é preciso dar sangue novo.

  • Nickles
    Posted Março 31, 2022 at 1:14 pm

    Não acho que seja falta de estatuto. O Anthony Lopes é superior ao Patrício há uns bons anos, e come banco até hoje. Pior que o Patrício passar a 2ª opção, é o Anthony Lopes passar a 3ª opção ou até a não opção. Esta situação como é óbvio deve-se ao estatuto que o Patricio tem, e o Lopes não.
    Já a titularidade do D. Costa, são outros interesses que falam mais alto. Não é o melhor guarda-redes português, provavelmente nem sequer é o 2º melhor (esta até dou de barato), mas ganha a titularidade repentinamente, assim como o Otávio. E com isto não quero dizer que o Otávio não mereça (estou me completamente a cagar que seja um jogador nojento, no momento que adquire a nacionalidade tem o mesmo direito que qualquer cidadão português), mas a seleção do Santos nunca foi conhecida pela meritocracia, incluindo estes últimos 2 jogos onde tens jogadores a fazer uma época horrível e mesmo assim são convocados e até titulares. Portanto não faz qualquer sentido justificar a titularidade do D. Costa e do Otávio pelo mérito, conhecendo todo o contexto e histórico das seleções do FS.
    Agora quais são os interesses? Eu tenho uma ideia, mas cada um interpreta como achar melhor para a sua narrativa.

    • Nickles
      Posted Março 31, 2022 at 1:23 pm

      Acrescentando ainda que o Fonte, por exemplo, tem menos estatuto que o Patricio e mesmo assim foi titular, e um dos melhores centrais da Liga Portuguesa (como o D. Costa é um dos melhores guarda-redes) foi para a bancada.

    • Pipi Romagnoli
      Posted Março 31, 2022 at 1:26 pm

      €stá tudo aqui, o tio M€ndes dá s€mpr€ uma ajudinha. Sl

    • Vermelhudo
      Posted Março 31, 2022 at 1:34 pm

      Falar de meritocracia nas seleções é complicado porque um treinador não pode ficar preso ao que se faz nos clubes e pode ter uma visão diferente e isso é muito óbvio quando o melhor lateral esquerdo é muito ofensivo mas o treinador quer uma defesa de 4, aí ele até pode convocar e dar a titularidade a um jogador não tão bom mas que defenda melhor. Portanto há que ver as coisas e ver se faz sentido o que o treinador quer fazer. Isso foi muito óbvio quando ele contra a Hungria dá a titularidade ao William e ao Danilo e a verdade é que na primeira parte demos uma tareia e pouco espaço ao adversário mas como lá na frente não houve golitixo a galera desancou a estratégia. Mas depois vimos os outros jogos e a Hungria foi um adversário bem tramado para as outras equipas o que no fundo nos leva à conclusão que o Fernando até fez bem em apostar num meio coeso com o William e o Danilo.
      Isto para falar no Otávio que eu acho que faz todo o sentido porque ele é um jogador de muita luta e trabalho mas que mesmo assim tem capacidade técnica e com essas características há o Moutinho que já está numa idade avançada por isso faz sentido dar tempo ao Otávio porque ele dá coisas bem diferentes ao 11 e isso é muito óbvio para quem vê futebol como deve ser.
      Em relação ao redes já dei a minha opinião em baixo.

      • Cambiasso
        Posted Março 31, 2022 at 4:18 pm

        Ahahah Danilo e William no meio campo e Portugal deu uma tareia à Hungria (em termos posicionais). Danilo e William no meio campo e Portugal levou uma tareia da Alemanha :)

        • Vermelhudo
          Posted Março 31, 2022 at 4:41 pm

          E essa Alemanha não conseguiu ganhar à Hungria levando até dois golitxos. E então? Que nabo é que estás a querer sacar da púcara? Cada jogo é um jogo. Sporting foi sovado pelo Ajax mas este perdeu com o Benfica. Agora repete comigo assim “na europa, Veríssimo > Amorim”.

          • Cambiasso
            Posted Março 31, 2022 at 6:21 pm

            Só estou a dizer que não formam um meio-campo coeso, no caso do jogo com Alemanha foram facilmente ultrapassados. Nem um nem outro (nem o seleccionador nem restante equipa técnica) percebeu que muito provavelmente um deveria jogar mais recuado de forma à Alemanha não conseguir tantas situações de 5 para 4 junto da área portuguesa.

            • Vermelhudo
              Posted Março 31, 2022 at 8:07 pm

              Contra a Hungria a solução deu frutos e só não estávamos a ganhar ao intervalo por causa da falta de eficácia lá na frente. E eu dei este exemplo para mostrar que a meritocracia tem destas coisas porque o treinador pode ter ideias diferentes e não tem de ser carneiro dos treinadores dos clubes. Portanto não há mal nenhum neste tipo de opção se houver uma boa lógica a suportar isso. O Otávio entra nisto porque é um jogador muito diferenciado no panorama nacional porque tem mobilidade, garra, desarme e técnica. É um jogador total que dá imensas possibilidades aos treinadores.

              • Cambiasso
                Posted Março 31, 2022 at 9:14 pm

                Sim e nisso concordo contigo. É injusto os melhores não serem convocados ou não jogarem, mas se essa não é a ideia do treinador/equipa técnica… Sabemos que FS é conservador e procura sempre garantir uma grande solidez defensiva e por isso aposta em jogadores que tenham essas características e a raça que o Otávio traz na frente é importante. Por outro lado há casos de jogadores que não merecem e também já não dão a segurança, solidez e, principalmente, a solidariedade que se viu nos jogos a eliminar do Euro 2016 e que continuam com lugar cativo nas convocatórias e no XI. Um deles até digo que é o William, com muita pena minha porque gosto bastante dele.
                Essa estratégia resultou com a Hungria? Boa, preocupado ficaria eu se não tivesse resultado já que a qualidade da nossa selecção é superior. Quando no jogo seguinte apanhamos uma selecção de valia superior (ou do mesmo patamar) fomos goleados…
                Concluindo a ideia do treinador sobrepõe-se à meritocracia certo, mas algumas escolhas já não conseguem aplicar as ideias do treinador em campo logo deveria procurar outras soluções (nova estratégia, novos jogadores, etc.).

    • Diogo Moura
      Posted Março 31, 2022 at 1:41 pm

      Basicamente é isto. O Fernando Santos é um treinador sem pulso e mete a jogar quem… Os agentes influentes quiserem.
      Acho que o exemplo mais flagrante é mesmo o do André Silva (farta-se se jogar na Bundesliga há bastante tempo) e nunca calça. É raro vê-lo a ser chamado. A primeira alteração do Engenheiro de Obras Feitas é sempre a mesma. Bota mais um médio defensivo que isto é perigoso. Depois troca um médio por médio e um extremo por outro.

      • Tiago Silva
        Posted Março 31, 2022 at 3:59 pm

        As substituições são sempre as mesmas: é trocar todo o meio-campo e os extremos e deixar lá o Ronaldo. Não me lembro de um jogo que não tenha sido assim.

    • Xyeh
      Posted Março 31, 2022 at 1:52 pm

      Tenhas ideias ou não, eu também acredito que existam interesses, a verdade é que tanto Diogo Costa como Otávio estão por mérito, têm feito uma grande época, o problema é que não é normal chamarmos por mérito e por isso pensa-se logo noutras coisas, prefiro ter já um Diogo Costa a entrar desde novo com pressão e ganhar estaleca para fecharmos a baliza de Portugal por muitos anos do que andarmos a experimentar como chegamos a fazer no fim de carreira do Baía/Ricardo.

    • Syd Barrett
      Posted Março 31, 2022 at 1:56 pm

      Na minha ignorância, o Nando não pode ter apenas escolhido o Diogo Costa porque foi 4 meses (3 seguidos) o melhor guarda redes da liga portuguesa e o Patrício ter comprometido nos play off? E na minha opinião, como adepto do Porto e da Roma , o Diogo está a fazer melhor época. Jogar no dragão também ajuda. Para mim, e se for pelo momento de forma, seria entre Sá ou Diogo ( não acompanho a liga francesa). Quanto ao Otávio tem sido dos melhores da liga. Podia não justificar a titularidade imediata, mas estas duas exibições acabam por a garantir.

      • Neville Longbottom
        Posted Março 31, 2022 at 4:30 pm

        Foi o melhor GR em termos de prémio certo? Mandou um frango na Amoreira e ganhou em janeiro por exemplo.

        Não nutro especial simpatia pelo Patrício por isso para mim entre ele e o Diogo Costa é-me indiferente, apenas realçar esse ponto das votações para jogadores do mês. Nunca na vida o Diogo Costa foi o melhor GR da liga em 4 meses em termos reais.

        Quanto a jogar no dragão, se isso é critério então temos mesmo um banana a comandar a seleção.

  • Neville Longbottom
    Posted Março 31, 2022 at 1:45 pm

    Não acho o Diogo Costa nada de especial, mas acredito que sim é o melhor GR. O que não abona muito a favor da posição. Gostava do Anthony Lopes mas deixei de acompanhar o Lyon
    SL

  • Antonio Clismo
    Posted Março 31, 2022 at 1:59 pm

    Rui Patrício já não é o melhor GR de Portugal mas um pouco de competição não faz mal a ninguém.

    Também não é preciso ir buscar as rivalidades entre Toldo e Buffon, Casillas e Cañizares, Kahn e Lehmann ou mais recentemente Neuer e ter Stegen.

    A competição só faz os intervenientes ficarem melhores e mais despertos.

    Rui patrício só começou a ser titular de Portugal aos 24 ou 25 anos porque ainda embirraram bastante tempo com a aposta no Eduardo.

    Diogo Costa é o futuro da baliza portuguesa e tenho a certeza que GR como João Virgínia ou Luís Maximiniano vão dar luta na próxima década.

  • josediogo
    Posted Março 31, 2022 at 2:17 pm

    Acima de tudo o Diogo Costa é um GR muito mais completo do que o Patrício.
    Sou Sportinguista e e gosto do RP, contudo demorou imenso a ser aquele GR que transmite a segurança e estabilidade à equipa.
    É verdade que melhorou no jogo de pés, claramente a sua maior lacuna, e nas saídas. Porém, apesar da melhoria, não quer dizer que seja mesmo bom atualmente nessas vertendes.
    Para além de ser mais completo, o Diogo Costa é um jovem com bastante técnica, onde se verifica que tem margem para melhorar ainda muito mais. Não sendo incrível, é seguro e não tem um ponto fraco gritante como o RP.
    Tudo isto aliado à necessária renovação da seleção, concordo com a alteração, pese embora o timing ser algo surpreendente, esperando apenas que acontecesse após o mundial.

  • chuta dai
    Posted Março 31, 2022 at 2:18 pm

    Vou aqui fazer um comentário que nada tem haver com o assunto da noticia. Vou falar qual seria o melhor sorteio para a seleçao amanha! O melhor que podia acontecer amanha a Portugal era ser sorteado no grupo B e que a Alemanha esteja no nosso grupo. Assim Portugal não teria nenhuma seleção europeia do pote 3 nem 4 e mesmo tendo Alemanha no grupo teriamos obrigação de passar e só calhariamos com a Alemanha no maximo nas meias finais! Seria optimo sermos sorteados no grupo B porque assim enfrenteriamos nos 8º de final uma equipa do grupo A que tem o Catar como cabeça de grupo.

  • BrunoAlves16
    Posted Março 31, 2022 at 2:18 pm

    Não sei se é uma questão de falta de estatuto. O Patrício algum estatuto há-de ter, foi titular da selecção desde 2010 (durante 11 anos portanto), tendo sido talvez o guarda-redes mais importante da história da mesma, a par do Bento. Baixou de rendimento recentemente, o treinador entendeu trocar de GR, à partida isso não tem problema nenhum, são as regras do jogo. Onde surge a nuvem? Outros jogadores, nas mais diversas posições, já baixaram de nível, alguns até mais, e continuaram a merecer a confiança do treinador (Fonte e William à cabeça, CR tem estatuto à parte não conta nestes moldes), Santos tem vários pesos e medidas consoante a situação e o alvo em concreto. Neste caso juntou o útil ao agradável. Tem um jogador com grande potencial (veremos se o confirma no futuro), que já compete a um nível alto e dá um jeito aos seus superiores, pois sejamos honestos, o engenheiro é um lacaiozito.

  • Mantorras
    Posted Março 31, 2022 at 2:23 pm

    Comigo, Patricio jogaria ate ao proximo mundial, inclusive. Depois, sairia para nao voltar a ser convocado, com a sucessao pronta. Nao vejo diferenca de nivel suficiente entre o Patricio e os outros para o retirar agora. Acaba por ser tao experimental como trocar um central ou outra posicao qualquer, em jogos decisivos. Alem disso, o pareceu-me claramente “anti-natura” para o Fernando.

    Logo, tal como outros sugerem aqui (vermelhudo), tenho opiniao parecida relativamente a “preparar o proximo mercado de transferencias”.

    Tambem vejo merito (e muito) em Octavio jogar, e neste caso tambem o colocaria como titular, mas sabemos que tem um ordenado muito alto, e que o Porto vendeu o Diaz em Janeiro… Tambem Octavio esta a ser preparado para ser vendido no verao?

    Isto em PT nem pode ser visto como “conspiracao”, afinal temos mais que provas que isto acontece.

  • offtopicguy93
    Posted Março 31, 2022 at 3:05 pm

    Fim de ciclo pouco expectável? Mas que choradeira é esta? O rui no último europeu já não era melhor que o antony, e ao dia de hoje não é melhor que antony, Bruno e José Sá!

    Rui patrício o gr com maior hype da história do futebol! No seu prime teve 2/3 bons anos, com algumas defesas importantes que lhe valeram o estatuto de titular da seleção é que lhe permitiram jogar na melhor liga do mundo e agora dizem que “nunca teve estatuto”?

    Grande choro este texto!

    • miguel
      Posted Março 31, 2022 at 5:34 pm

      2/3 anos bons? Que exagero, nem isso teve… E secalhar, até o Bruno Varela é melhor que ele…

      Enfim, era bom ver futebol antes de comentar disparates.

      • offtopicguy93
        Posted Março 31, 2022 at 7:10 pm

        Sim 2/3 anos… o ano do euro e os dois seguintes onde se destacou na liga inglesa! No início de carreira mandava frangos semana sim semana não, e mesmo com o avançar dos anos nunca foi um gr muito seguro, tanto com os pés como nas saídas!
        Dizer que tem dois tijolos nos pés parece me um elogio, diria que o futebol de pés do rui patrício simplesmente não existe, a cada 5 pontapés mete a bola fora em 3, e nas outras 2 a bola chega em péssimas condições aos colegas de equipa!

        Eu vejo futebol meu caro, e vi inúmeras vezes gr como oblak ou ederson ao vivo… aqui cheira me a Clubismos… choro talvez por parte de quem vez o texto

        • Kacal
          Posted Março 31, 2022 at 10:20 pm

          O Euro foi no Verão de 2016, ele deixou o Wolves no Verão passado. Na minha matemática dá 5 anos e não 2/3… mas o ano de 2015 no Sporting já foi bastante bom!

        • miguel
          Posted Abril 1, 2022 at 10:01 am

          Então e o Patricio é um jogador em início de carreira? Incrível o nível de clubismo.
          É só ver o nível a partir de 2015 e as épocas que fez onde esteve sempre a um nível alto e muito consistente. Mas para validarmos isso era preciso ver futebol sem clubismos.

    • Kacal
      Posted Março 31, 2022 at 6:50 pm

      Tem graça e eu que pensava que o Patrício elevou o nível de 2015 em diante ainda no Sporting e que até esta época onde tem corrido menos bem na Roma esteve sempre a alto nível e consistente. No Wolves esteve muito bem. Ou seja dá uns 6 anos pelo menos de prime… além disso nem sempre uma mudança corre logo bem, é preciso tempo de adaptação. Pode ser que na próxima época volte forte, ele sempre demonstrou força mental e capacidade de se superar.

  • Lord Monkey
    Posted Março 31, 2022 at 3:46 pm

    Patricio é irregular e sempre foi desde o tempo do SCP.
    Tanto pode ser brutal como as vezes ( bastantes) dar umas fifias que n lembrqa a ninguem.
    Dentro da pequena area ele é muito bom e continua a ser, mas em cruzamentos, cantos e com os pés…. não é ser mau mas nota se que n está confortável.
    O jovem é um upgrade de muitas coisas e a unica que lhe falta será mesmo a experiencia a todos os niveis e sobre tudo a pressão de ser o sucessor para a baliza.
    Patricio ainda é o GK da seleção mas é obvio que com 34 anos não é Buffon ou Van der Sar e pelo menos na seleção n terá essa longevidade.
    Mas merece todo o respeito e fazer parte do TOP de keepers de Portugal

  • Tiago Silva
    Posted Março 31, 2022 at 3:53 pm

    Concordo e não concordo com este artigo. Se por um lado o Patrício foi sempre indiscutível quando por vezes enterrou e tinha guarda-redes em melhor forma do que ele (Lopes à cabeça), por outro lado é daqueles jogadores que se alguém o tira ninguém lhe cai em cima, falo de jogadores com o estatuto do Pepe (apesar de merecer o estatuto que tem), Moutinho, Jota e principalmente Ronaldo.

    O Patrício não tem feito uma boa época, continuo a dizer que foi um dos negócios mais ruinosos dos tempos recentes na Roma, mas ainda tem a sua qualidade e a sua experiência pode vir a ser importante para a nossa seleção. O Diogo Costa deverá assumir a baliza nos próximos anos, mas precisa da experiência de quem lá esteve no seu lugar antes, portanto penso que deveria continuar a ser seleccionável nem que seja como terceiro guarda-redes.

  • Miguel Lopes
    Posted Março 31, 2022 at 5:57 pm

    Não falando mérito da chamada do Diogo Costa à titularidade na vez do Patrício, que eu considero que merece, esta opção do FS foi apenas marketing para agradar a maior parte dos adeptos (diga-se a maior parte do Porto) que iam ver o jogo da seleção ao Dragão.
    E se consideram que estou errado, pensem só na chamada do Vitinha que foi convocado aí à 3/4 leva e para existir uma exaltação e aprovação dos adeptos, colocou o miúdo em campo para a ovação.
    Então um jogador que só é convocado à 3/4 leva entra em campo, como se não houvessem lá mais jogadores que o FS deu primazia na 1ª chamada?
    E não tirando o mérito ao Diogo Costa, para mim a jogada do FS, foi exatamente igual e correu muito bem para o lado dele.

    • offtopicguy93
      Posted Março 31, 2022 at 7:15 pm

      Apenas marketing? A malta aqui do blog tem mesmo memória curta, então o meu caro amigo não se lembra do Portugal vs Sérvia onde o São Patrício voltou a frangar? Ai ai

  • Kacal
    Posted Março 31, 2022 at 7:00 pm

    A chamada de Diogo Costa faz todo o sentido e é totalmente merecida já que sendo tão jovem na posição é titular num clube como o Porto e tem feito uma boa época, agora a titularidade nem acho propriamente. A época dele tem sido boa sim mas não tem sido brilhante e ainda tem um longo caminho pela frente. Acho que a aposta em Diogo Costa fará sentido mais para a frente mas não agora, o Rui Patrício apesar de não estar no seu melhor na Roma esta época também não tem estado horrível, está em adaptação a outro país e novo clube leva tempo, mas tem sido titular portanto estando com ritmo para mim mantinha a aposta na selecção. Tem sido o #1 desde Euro 2012 e teve anos excelentes não é uma fase menos boa recente que deve fazer sentá-lo logo até por ser um veterano da selecção que ainda tem qualidade a dar, acredito. Tem muito mais experiência de grandes competições em relação ao Diogo. Estando a jogar e bem fisicamente continuaria a ser o meu #1 na selecção.

    Agora o Diogo Costa é aquele que vejo mais preparado a assumir a titularidade a médio-longo prazo, sem duvida. É continuar a trabalhar e ter jogos nas pernas que a experiência trará o elevar de nível.

    O Rui é forte mentalmente e sempre deu a volta a momentos menos bons e calou críticos, está longe de estar acabado ainda há meses rendia bem no Wolves, acredito que na próxima época vai já elevar o nível na Roma a tempo de chegar ao Mundial em alta. Um GR que de 2015 a 2021 esteve em grande a meu ver e merecia mais crédito e reconhecimento nesse espaço de tempo.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Março 31, 2022 at 9:07 pm

    Benfiquistas, vírgula; eu sou benfiquista e não digo isso, aliás chateia-me essas teorias do diz que diz sobre “fazer a cama” e já cá o disse, sobretudo porque devido ao fraco rendimento desportivo de AA, Rafa que é intermitente, ou Pizzi que perdeu brilho nos 2 últimos anos, a teoria é que têm vindo a fazer a cama a toda a gente… Eu nem digo que seja mentira ou verdade, mas o que me parece óbvio é que alguém o diz e todos os que não os gramam (pelo rendimento desportivo) embarcam na mesma cantilena… Vê lá que o Rafa agora até é visto como o responsável pelo apuramento de Portugal para o mundial…por não ter sido convocado para os jogos do playoff. Foi uma coincidência encontrada por um dos users cá do blog…

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 1, 2022 at 12:15 pm

    Para mim continua a ser o melhor GR português actual, agora nunca foi de topo no sentido claro do mesmo. Sempre teve falhas demasiado claras para tal, conquanto tenha evoluído muito. Nos inícios do Sporting parecia que ia dar flop, era frango semana sim, semana não, depois ganhou consistência, mas continuou a cometer demasiados erros para ser um GR de topo mundial.
    O problema da sobrevalorização dele que nesta caixa de comentários se fala deve-se à falta de referências claras nessa posição em Portugal nos últimos anos, que sejam unânimes.
    Por exemplo, à pergunta “quem é o melhor GR português de sempre” muitos, presumo que muitos dos mais novos respondem “Patrício”, o que é um disparate total.
    Não tem a consistência para tal e cometeu demasiados erros para tal. Baía, pese embora os erros que cometeu na carreira, com destaque para a passagem pelo Barcelona, que foi um festival de frangos, foi superior a ele.
    Devido a essa sobrevalorização momentânea de Patrício, muito fruto da vitória no Euro, tem-se lhe retirado mérito por tudo o que fez, considerando que nos inícios do Sporting parecia que ia dar flop.

Deixa um comentário