Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rui Silva, Domingos Duarte, André Gomes, Sérgio Oliveira e Trincão nos convocados de Fernando Santos; Pizzi, Rafa, Paulinho e William ficaram de fora

Qual deve ser o XI? Surpreende a ausência de Paulinho na convocatória, e a chamada de vários jogadores que estiveram na Final 8 da Champions e Liga Europa, pelo pouco tempo de descanso que vão ter. Por outro lado fica a dúvida se Trincão teria sido chamado se ainda pertencesse ao SC Braga (Fernando Santos tem olhado pouco para os gverreiros).

As chamadas de Trincão, Rui Silva e Sérgio Oliveira são os principais destaques na lista de convocados de Portugal para os jogos diante da Croácia e da Suécia, a contar para a Liga das Nações. Também Domingos Duarte, Anthony Lopes e André Gomes estão na lista, já Paulinho, Ricardo Horta, Pizzi, Rafa, William Carvalho ou Gonçalo Paciência ficaram de fora.

Os 25 escolhidos de Fernando Santos:
Guarda-redes – Anthony Lopes (Olympique Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton) e Rui Silva (Granada FC);
Defesas – João Cancelo (Manchester City), Nélson Semedo (Barcelona), Domingos Duarte (Granada FC), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Mário Rui (Nápoles) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund);
Médios – Danilo Pereira (FC Porto), Rúben Neves (Wolverhampton), André Gomes (Everton FC), Bruno Fernandes (Manchester United FC), Renato Sanches (Lille), João Moutinho (Wolverhampton), Sérgio Oliveira (FC Porto);
Avançados – Diogo Jota (Wolverhampton), Bernardo Silva (Manchester City), André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus), Trincão (Barcelona), Gonçalo Guedes (Valência) e João Félix (Atlético Madrid)

125 Comentários

  • SCP99
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:33 pm

    Nojento! Ter um anti-Sporting na selecção dá nisto…
    Espero do fundo do coração que percam os jogos todos!

    • Eder26
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:36 pm

      Poderias por favor esclarecer o teu comentário? Qual o fundamento que sustenta o teu comentário?

      • SCP99
        Posted Agosto 24, 2020 at 12:46 pm

        Os critérios do FS são inexplicáveis, tão depressa escolhe os que alegadamente dão mais experiência como os que fizeram melhor época é consoante dá mais comissão. E antes que venham com coisas, o anti-Sporting não se refere ao facto de não ter convocado x ou y, embora os critérios sejam claramente diferentes…

    • RicardoFaria
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:37 pm

      Qual é o motivo para esse ódio todo?

      Saudações DesPortistas!

    • RomeuPaulo
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:38 pm

      Só por curiosidade, qual seria o jogador do Sporting que deveria ter sido convocado e não foi?

    • PedroMariaMonteiro
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:38 pm

      Mas quem do Sporting tinha lugar na seleção?

    • Bernardo Guerreiro
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:39 pm

      Este comentário é irónico, certo? Quem é que falta aqui? O Max? Eduardo Quaresma? Nuno Mendes? Rafael Camacho?

    • Filipe Ferreira
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:40 pm

      Anti Sporting? Quem é que era convocável do Sporting? Pior é não ter convocado Paulinho e/ou Ricardo Horta.

    • hferreira
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:41 pm

      Sou do Sporting, mas sinceramente… quem seria convocado mesmo?

    • Hamukau
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:42 pm

      Quem do Sporting ia a Seleção agora?

    • E o que temos
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:47 pm

      Ridiculo

    • react
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:51 pm

      Tornou-se anti-Sporting recentemente?

      É que em 2016 leva ao Euro Rui Patricio, William, João Mário e Adrien.

      Secalhar o Sporting neste momento não tem nenhum jogador que acrescente mais do que aqueles que foram chamados.

      • Richrad
        Posted Agosto 24, 2020 at 1:50 pm

        O Sporting não tem nenhum jogador apto para seleção A.
        É triste dizer isso sobre o clube que habitou a dar mais jogadores à seleção mas atualmente não existe ninguém que possa sequer reclamar tal oportunidade.
        A médio-prazo acredito que o paradigma mude como já se visualiza nos sub-21 com as presenças de Max, Quaresma, Mendes ou Bragança.
        Depois existem pelo menos três jogadores que terão na próxima época um momento decisivo para dar ou não o salto qualitativo que necessitam: Rodrigo Fernandes, Baldé e Brás.

        • Kacal
          Posted Agosto 24, 2020 at 3:18 pm

          Eduardo Quaresma e Nuno Mendes, caso continuem a jogar a titulares e evoluam conforme esperado e se afirmem dando até o salto depois, não tenho dúvidas que vão ser presença assídua na selecção A, quem sabe até presença indiscutível nas respectivas posições. Depende deles e o tempo dirá.

          Max é um possível nome para suceder a Rui Patrício e Anthony Lopes no futuro, também dependerá do rumo que a sua carreira levar.

          Já Daniel Bragança acho difícil que vá ter uma oportunidade tão cedo, mas a ver vamos.

        • react
          Posted Agosto 24, 2020 at 4:23 pm

          Concordo!

    • Wey
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:56 pm

      O unico do Sporting que poderia acrescentar algo na selecao so vejo mesmo o Amorim em vez do Sergio Oliveira :)

    • RomeuPaulo
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:00 pm

      Sinceramente gosto desta convocatória.

      Na baliza, é bom ver o regresso do Anthony Lopes, juntamente com o Rui Patrício são os 2 melhores guarda-redes portugueses da atualidade e ficamos bem servidos com qualquer um deles, sendo que o Rui Silva fez uma boa época no Granada e a sua chamada acaba por ser merecida.

      Na defesa, não havendo Ricardo Pereira, os 4 laterais convocados (Cancelo, Semedo, Guerreiro e Mário Rui) são praticamente indiscutíveis, sendo que para o centro gosto da chamada do Domingos Duarte para se juntar ao tridente do costume que alia a experiência (Pepe e Fonte) à juventude (Rúben Dias); assim de repente não me lembro de ninguém que pudesse ser convocado para o lugar destes defesas.

      No meio-campo é onde pode haver mais discussão, para mim só faz sentido levar dois 6, Neves é indiscutível sendo a outra vaga para Danilo ou para William, o primeiro tem jogado mais e oferece um maior contraste face àquilo que o Neves oferece ao jogo. Para a posição 8/10, concordo com a chamada de praticamente todos, sendo a opção mais discutível o Sérgio Oliveira, mas vejo-o como um jogador na linha do Moutinho o que pode ser bastante útil.

      Na frente, Paulinho também poderia ter sido convocado, mas a verdade é que André Silva fez um grande final de época e casa bem com o Cristiano, pelo que se percebe a opção, sendo Félix o outro escolhido para a posição 9; para extremos ficamos com o Cristiano, Guedes, Diogo Jota e Trincão, o que pessoalmente agrada-me.

      PS: Só contei 24 jogadores e o Bernardo Silva não está na convocatória, é suposto?

      • RomeuPaulo
        Posted Agosto 24, 2020 at 1:21 pm

        Este comentário não era uma resposta ao SCP99, mas sim uma análise minha à convocatória.

        PS: Já vi que o Bernardo Silva era o 25º jogador que não me aparecia na convocatória.

      • Rmlx
        Posted Agosto 24, 2020 at 1:24 pm

        Quaresma, Bragança? Mas quem são esses? ? anti sporting? Há com cada comentário que até dá aflição. Desejar que a seleção perca, há ali uma certa frustração mas não sei de quê.

        • RomeuPaulo
          Posted Agosto 24, 2020 at 2:49 pm

          Este comentário só pode ser ironia.

          O Quaresma, se tudo correr dentro do esperado, irá chegar à seleção A, mas achar que ele tem capacidade hoje para tal é uma completa falta de noção, neste momento é inferior a qualquer um dos 4 convocados, deixem o miúdo crescer, se souberem ser pacientes terão no Quaresma um excelente jogador.

          O Bragança é outro que tem potencial, mas ainda está longe de ter capacidade para entrar na seleção A, fez o último jogo em março e nem da sua geração (99) é um dos indiscutíveis.

          O Sporting e os sportinguistas têm “matado” muitos jovens atletas por não saberem gerir as expetativas, esperemos que tenham mais noção da realidade neste momento.

    • J Silver
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:20 pm

      Sou do Sporting e esse comentário é só ridículo. Já que afirmas isso com tanto afinco, quem é que punhas lá então? A única pessoa a faltar nesta convocatória é o Paulinho (o do Braga, para ser bastante claro). Esse anti-Sporting ganhou o Euro2016 com Patrício, Adrien, William e João Mário. E esperar que a selecção perca por causa de uma mesquinhice dessas então nem tem palavras.

    • Kacal
      Posted Agosto 24, 2020 at 2:10 pm

      Mais rapidamente seria anti-Braga… é que Ricardo Horta e Paulinho são jogadores já maduros, que têm dado provas na Liga e com alto rendimento merecendo a chamada e não foram convocados. Eduardo Quaresma e Nuno Mendes podem perfeitamente ir aos sub-21, ainda precisam de dar provas a jogar uma época inteira e têm tempo de ser chamados, calma. Sendo que mais nenhum é melhor do aqueles que foram chamados.

    • Diogo Moura
      Posted Agosto 24, 2020 at 2:26 pm

      Concordo a 100%! Claramente o Acuna e o Vietto tinham de estar nesta convocatória!

      Ahhh, espera, isto é a seleção Portuguesa, não a Argentina.

    • ESC
      Posted Agosto 24, 2020 at 3:15 pm

      O único jogador do Sporting que poderia cá estar era o Pedro Gonçalves, que nem lá fez a época (e fica de fora por inexperiência)

  • Farinheira
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:35 pm

    E continua a perseguição de Fernando Santos ao Braga.

  • Alwaysright
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:38 pm

    William fora da Seleção é das poucas boas novidades que 2020 trouxe.

    • MegaBadjeras
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:48 pm

      Concordo em absoluto. O próximo é o Danilo.

      Mas estou com mais receio é que o João Mário entre novamente no radar da seleção, se vier para o Benfica de Jesus, o que como benfiquista, espero que não aconteça.

    • Rambo13
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:07 pm

      E Joao Mario…

  • JoaoG
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:39 pm

    Parabéns ao Trincão pela chamada, 2020 de sonho até ao momento. Paulinho teve algum azar de a sua saída (caso ainda aconteça) não se ter concretizado mais cedo ficando assim elegível para representar a selecção.

  • MegaBadjeras
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:40 pm

    Apenas acho que é absurdo ver o Sérgio Oliveira ali em vez do Pedro Gonçalves. E claramente o André Gomes e Renato Sanches é uma questão de tempo até jogadores como o Daniel Bragança se afirmarem. O mesmo serve para Pepe ou José Fonte, no final da época espero ver o Eduardo Quaresma no lugar de um destes dois, ou outro central jovem que apareça entretanto.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:45 pm

      Incrível como alguém comenta que um jogador que nem sequer jogou na 1a liga está prestes a se “afirmar na seleção”.

    • E o que temos
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:47 pm

      Pensar que um jogador que nem sequer tem 1 minuto na primeira liga vai logo tirar o lugar ao sanches ou andre gomes, tão bom

    • KCL
      Posted Agosto 24, 2020 at 12:55 pm

      O Renato está muito forte no Lille, não entendo o comentário.

    • Vespas
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:01 pm

      Convém ver jogos do FC Porto. O Sérgio Oliveira foi dos melhores jogadores da equipa. Já Danilo é que não merecia a convocatória, anda a jogar muito mal

    • Meshuggah_SLB
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:04 pm

      Sem qualquer desprimor pelo Bragança, mas é um miúdo ainda sem qualquer experiência ao mais alto nível, quanto mais comparado com André Gomes e Renato Sanches, campeões nacionais em Portugal, que chegaram a jogar em colossos europeus e têm tido boas carreiras (agora, vá) em boas equipas das melhores ligas do mundo, como o Valência, o Everton ou o Lille. Ah e já para não falar de serem igualmente campeões europeus de seleções (Renato titular na final). Enfim… Mais calma quando se fazem afirmações destas, até para o próprio jogador ter margem para evoluir sem grandes pressões :)

      • MegaBadjeras
        Posted Agosto 24, 2020 at 1:36 pm

        André Gomes e Renato Sanches não são exemplo para ninguém. Não interessa se foram titulares onde foram aos 18 anos de idade. São dois jogadores que se sabe que não passarão daquilo que já demonstraram. E atenção que sou benfiquista!

    • Rambo13
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:09 pm

      Sabes que isto é a selecção nacional e nao o 4 classificado da Liga NOS certo?

      Esses ainda nem sequer são tão bons quanto as potências mundiais Slimani, Joao Mario, Adrien e Gelson e já deviam estar na selecção.

      Por isso é que o Sporting continua a ser motivo de chacota

    • ktc
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:24 pm

      Que que o Pedro fez a mais que o Sérgio Oliveira para merecer ir no seu lugar? O pessoal esquece que o Sérgio doi titular no campeão nacional.. Deixa o Pedro jogar, com certeza se fizer uma época boa no sporting terá as suas oportunidades

    • MegaBadjeras
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:34 pm

      Daqui a um ano, ou melhor, uns meses… cá estareu eu para me rir das vossas críticas à possibilidade de o Bragança estar na seleção A. Eu não digo que ele deve estar agora, mas sei que assim que ganhar a titularidade no Sporting, essa chamada vai acontecer. É um jogador muito inteligente e com características invulgares no futebol português.

    • Dca
      Posted Agosto 24, 2020 at 2:07 pm

      Ou seja, tudo o que é Português e do Sporting certo?

      • Miguel Lopes
        Posted Agosto 24, 2020 at 10:43 pm

        Calma, que o Mega é do Benfica!!! Não metas os sportinguistas ao barulho!!!
        Já basta o primeiro!!!

    • Kacal
      Posted Agosto 24, 2020 at 2:12 pm

      Eu não acompanho camadas jovens, nem a 2ª Liga portuguesa mas ouço muito falar do Daniel Bragança, mas a verdade é que no Sporting ainda nem calçou e que experiência de 1ª Liga é nula. Será mais uma eterna promessa falhada? Ainda é cedo e até pode confirmar esse potencial e afirmar-se, mas daí a ter afirmações dessas e falar em selecção, muita calma nessa hora!

  • Barinho
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:40 pm

    Ricardo Horta e Paulinho continuam sem uma única oportunidade…

    • RomeuPaulo
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:29 pm

      Também acho que poderiam merecer uma oportunidade, mas a questão é quem é que sairia.

      Paulinho compete diretamente com o André Silva pelo lugar, sendo que o André fez também um excelente final de época na Alemanha e já se sabe que combina bem com o Cristiano.

      Ricardo Horta tem ainda mais concorrência, dos 4 extremos chamados (Cristiano, Guedes, Diogo Jota e Trincão), o ex-bracarense poderia dar o lugar ao Horta, mas considero a sua chamada meritória, além de serem jogadores com estilos diferentes. Talvez o Guedes acabe por ser o jogador mais parecido com o Horta, mas considero-o superior e um dos melhores extremos portugueses da atualidade pelo que não coloco em causa a sua convocatória.

  • Judge_Dredd
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:40 pm

    A convocatória esperada excepto a inclusão do André Gomes e Gonçalo Guedes

  • Paulinho levezinho
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:46 pm

    O Paulinho e o Horta deviam ser chamados.

  • E o que temos
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:48 pm

    Folgo em nao ver as chamadas de pizzi e rafa, infelizmente já me chega levar com eles no meu clube. Pena pelo paulinho, podia bem estar ali em vez do guedes mas em geral até gostei

  • João Ribeiro
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:50 pm

    Se o Paulinho já se tivesse transferido já podia estar aqui. Ainda assim que não desespere porque na convocatória de outubro já deve constar na lista, isto se a transferência se concretizar.

    • chuta dai
      Posted Agosto 24, 2020 at 4:00 pm

      A sim? Vai tirar o lugar a quem?

      • João Ribeiro
        Posted Agosto 24, 2020 at 4:52 pm

        Gonçalo Guedes. Para além de ter tido uma época fraca (fez tantos jogos num ano quanto o Paulinho fez golo!), é usado como SA na nossa seleção, posição que até só assim por acaso é a melhor de Paulinho.

  • Estigarribia
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:51 pm

    Rui Silva, Domingos Duarte e Francisco Trincão já mereciam a chamada á Selecção Nacional. E esperam que deiam uma boa resposta.

    Por outro lado, Ricardo Horta e Paulinho continuam sem serem chamados á Selecção Nacional pelo Engenheiro Nando. São dois belíssimos jogadores que já mereciam a sua oportunidade na equipa das Quinas. Não consigo entender a sua ausência.

    Saudações Leoninas

  • Goncalo Silva
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:53 pm

    Muito bem Fernando Santos nesta convocatória. A única alteração que faria seria Ricardo Horta em vez de Gonçalo Guedes, e mesmo assim não sei.

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:58 pm

    Penso que foi das convocatórias mais consensuais que me lembro. Tirando um ou outro nome, não tenho grande coisa a apontar.

    Podia ir Ricardo Horta em vez de Guedes, algum médio com características diferentes de André Gomes ou Sérgio Oliveira e Paulinho em vez de André Silva mas os que foram convocados também dão garantias de resultados.

    Na baliza e na defesa então nem podia concordar mais.

    • MegaBadjeras
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:28 pm

      Esse médio é o Pedro Gonçalves, não vejo outro assim de repente.

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 24, 2020 at 3:41 pm

        Os médios de perfil diferente podem ser vários, desde Rafa a Pizzi passando por João Mário, dependendo do que ele pretende para as alas e a táctica a utilizar.

        Não vejo Pedro Gonçalves ainda com estaleca para a selecção, este ano vai ser decisivo para ele, num clube com maior pressão de resultados e competições europeias envolvidas. Podia contudo ter sido um prémio para ele pela época que fez, aí já posso concordar.

  • DiogoC
    Posted Agosto 24, 2020 at 12:58 pm

    Mais uma convocatória com o dedo do Jorge Mendes. Ha jogadores que precisam de ser transferidos…

    • E o que temos
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:04 pm

      Quem é que esta a precisar de ser transferido?

    • golias
      Posted Agosto 24, 2020 at 1:15 pm

      Esse tipo de comentários não acrescentam nada, mas há sempre alguém a acreditar em teorias da conspiração… Estamos a falar da seleção campeã da Europa em título, faz algum sentido essas especulações?

    • Diogo Moura
      Posted Agosto 24, 2020 at 2:21 pm

      Oi? A convocatória está boa e justa. Todos os presentes fizeram boas épocas nos respectivos clubes. Não sei qual é o espanto.

  • Bfas
    Posted Agosto 24, 2020 at 1:18 pm

    Onze mais forte ao meu ver desta convocatória
    Rui Patricio
    Raphael Guerreiro, Pepe, Ruben Dias, João Cancelo
    Ruben Neves, Bruno Fernandes, Renato Sanches
    Bernardo Silva , João Felix
    Cristiano Ronaldo

  • coach407
    Posted Agosto 24, 2020 at 1:21 pm

    Em relação à minha convocatória registam-se algumas notas:
    – Como tem 25 jogadores, acaba por levar um 4º central que eu não tinha (seria Danilo) que é o Domingos Duarte e mais um lateral (Mário Rui – eu tinha João Cancelo a fazer as duas posições).
    – Fora isso, existem apenas duas diferenças, eu tinha José Sá e Pizzi e o Fernando Santos convocou Rui Silva e Trincão. Trocas que se aceitam perfeitamente.

    Portanto é uma convocatória que vai muito ao encontro das minhas ideias com a vantagem que na defesa estava a remediar nos suplentes e o Fernando Santos levou 25 e resolveu o problema. Levando 25, os meus dois seriam Mário Rui e Domingos Duarte também (Rúben Semedo está fora por covid-19).

    Deixar Paulinho, Rafa, William ou outros de fora era demasiado evidente. Não é nenhuma perseguição, simplesmente não há espaço para todos.

  • Chico
    Posted Agosto 24, 2020 at 1:25 pm

    Nem gosto do Pizzi, mas que falatório seria se um jogador com estes números jogasse noutro clube e não fosse à seleção… Não faz sentido Paulinho não ser convocado. Ricardo Pereira é o melhor lateral direito português e também não vai. Enfim, várias decisões muito questionáveis, como é habitual.

    Melhor onze: Patrício, Semedo, Dias, Pepe, Guerreiro, Neves, Sanches, Bruno, Bernardo, Félix, Ronaldo em 4-4-2 losango com Bernardo a 10 e Félix a descair na direita com Ronaldo a partir da esquerda.

  • Knox_oTal
    Posted Agosto 24, 2020 at 1:25 pm

    Muito boa convocatória!!! A pool de jogadores seleccionáveis neste momento é muito interessante em praticamente todas as posições, tirando talvez os centrais onde os centrais e os GR’s, mas mesmo aí está melhor a projecção de futuro… Desde que vejo futebol penso que não tínhamos uma pool tão diversificada e profunda desde o final dos anos 90 e início dos anos 2000!!!

    De resto, goste-se ou não de Fernando Santos é inegável que o homem aos poucos tem feito uma renovação do grupo, gradual e sem revoluções mas, verdade seja dita, a mais eficaz e sensata. Sobretudo se pensarmos no facto de os próximos jogos já serem oficiais! Por vezes tenho mais dificuldades para perceber certas apostas, mas no geral as convocatórias são um misto de juventude, experiência, núcleo do grupo e momento da época.

    Sendo “picuinhas”, há três casos que continuam a me fazer alguma confusão não terem oportunidades, sobretudo tendo feito as épocas que fizeram (sendo certo que numa convocatória para uma selecção nem sempre este pode ou deve ser o único critério). Acho que pelo que fizeram no Braga, Ricardo Horta, Paulinho e Palhinha mereciam esta convocatória, nos lugares de jogadores que estiveram abaixo (por diversas razões) deles como Gonçalo Guedes, João Félix e Danilo. E atenção não estou a comparar qualidade e/ou potencial, aliás sou fã de Guedes e Félix, mas parece-me evidente que os jogadores do Braga fizeram mais na época (nomeadamente no último terço) para merecerem uma chamada! Porém, reforço é ser “picuinhas” e são detalhes, pois a convocatória é lógica, equilibrada e com muita qualidade… sendo que, e deixo uma provocação, “bastou” Trincão ser oficialmente jogador do Barça para ser chamado eheheh

    Quanto a regressos, Lopes, se estiver com a cabeça na selecção e com compromisso, é obviamente bem-vindo pois é um grande GR e um digno concorrente de Patrício. André Gomes e Renato Sanches também merecem este prémio pela retoma que tido na carreira, fico contente por eles! Já nas estreias chamada mais do que merecida de Rui Silva, tal como a nova chamada de Domingos Duarte (espero que se fixe no grupo).

    #tugapower

  • ktc
    Posted Agosto 24, 2020 at 1:26 pm

    Acho esyranho o Ricardo Pereira não ser convocado, mas no geral é uma convocatória que se aceita

  • Baia_99
    Posted Agosto 24, 2020 at 1:38 pm

    Convocatória ajustada ao propósito da Liga das nações, com várias estreias de jogadores que foram importantes nas suas equipes na temporada transacta e que individualmente justificavam já uma chamada.

    Para mim as ausências “mais graves” são as de Paulinho e Ricardo Horta que justificavam a chamada mais do que André Gomes (atendendo também ao número de opções para a posição) e Gonçalo Guedes (jogou pouco e mal depois da retoma).
    Mas atendendo à convocatória total e partidas contra equipes médias do panorama Europeu o mais provável era nem jogarem e daí prefiro que fiquem no clube focados na qualificação europeia.

    Outro ponto claro desta convocatória e’ estarmos em fim de ciclo em muitas posições, onde a renovação é’ essencial.
    Dois dos 4 defesas centrais tem acima de 35 anos, sendo que Domingos Duarte e Ruben estarão “no ponto” daqui a 2-3 anos, há um gap geracional e na minha opinião deveria ser colmatado pela integração de um jovem com >22 anos, para evitar que se repita no futuro.
    Domingos nao vai jogar e para não jogar inclui ou Quaresma ou Leite ou Queirois. Quando Pepe e/ou Fonte sairem ai sim incluiria mais jogador nos 25-26 anos como Domingos ou Semedo.

    O meio campo e’ de posse e pressão, mas falta criatividade e juventude. Penso que e João Moutinho e André Gomes deveriam ter dado lugar a um jogadores como Pote ou Podence, que oferecem outras coisas ao jogo ou então Bernardo Silva e Felix deveriam ser testados em terrenos interiores.

    Uma nota também para a atenção de Fernando Santos em não perturbar o foco dos clubes portugueses que vão participar nas pré-eliminatórias Europeias, ao convocar apenas aqueles que vão ser Titulares (Ruben Dias). Pois podia bem ter convocado alguns do Braga (RH e Paulinho) e do Benfica (Pizzi e Rafa) e mesmo do Sporting (Nuno Mendes, Quaresma ou Max)

    No compto geral acho uma boa convocatória e gostaria de ver pelo menos Trincão a ter minutos.

    • oMeuUserName
      Posted Agosto 24, 2020 at 9:10 pm

      O Braga não vai jogar pré-eliminatoria nenhuma, já está qualificado para a fase de grupos…

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 24, 2020 at 1:44 pm

    Talvez levasse o Paulinho em vez de um dos médios (talvez André Gomes), mas a convocatória foi muito boa, era praticamente os que levava também.

  • Richrad
    Posted Agosto 24, 2020 at 1:45 pm

    Compreendo em certa medida a convocatória apresentada. Devido a todas estas circunstâncias seria expectável que houvesse jogadores que pudessem ser convocados em prol do já conhecimento e relação tida com Fernando Santos.
    Mas se nomes como Sérgio Oliveira, Trincão e André Gomes aparecem na lista ( pelos vistos pelo seu rendimento na parte final da temporada), Pizzi e Paulinho não mereciam igual ou maior destaque?
    Como disse no início compreendo em parte as escolhas e supostos critérios de Fernando Santos. A escolha a recair em André Silva perante o avançado do SC Braga apenas tem nexo na experiência que um tem em detrimento do outro, porque mesmo apesar do recente rendimento de André Silva, não merecia o mesmo ser convocado.
    Acredito que na próxima convocatória, possa existir uma volta de 180º perante já todos os atletas estarem já a competir.

  • Pedro Carvalho
    Posted Agosto 24, 2020 at 1:46 pm

    Uma pessoa tenta mas não deixa de dessociar a influência do fcporto quer na direção da Federação (presidente e número 2 portistas ferrenhos) quer na equipa de Fernando Santos. Pepe? Epa ainda passa, mal, mas passa.
    Agora Sérgio Oliveira em vez Pizzi? Epa é escandaloso.
    O sp.Braga como é amigo do Benfica e tem andado de costas voltadas com o fcporto e sporting é visto com desprezo. André Horta não ser convocado é um crime, Paulinho merecia, já Trincão só é convocado porque está no Barcelona.
    Lembro me quando Nelson Semedo estava no Benfica nunca era convocado, Ferro o ano passado merecia a convocatória (agora claro que não) e nem uma teve….entre outras…..
    Digam o que disserem o tratamento não é igual. Há uma tentativa para valorizar os jogadores do fcporto e por outro lado desvalorizar os do Benfica e Braga.

    • ESC
      Posted Agosto 24, 2020 at 3:06 pm

      Pepe passa mal? Mas que centrais é que chegam sequer perto da qualidade do Pepe aliada à sua experiência? Acabou a época em grande forma.
      Sérgio Oliveira não tem nada a ver com o Pizzi, que fez a época toda a extremo, são jogadores para posições diferentes neste momento.

      Comentário totalmente toldado por clubite…

    • Sodogodo
      Posted Agosto 24, 2020 at 3:34 pm

      Ferro chegou a ser convocado, tens de ir ver melhor. André Horta? Talvez Ricardo Horta, mas é melhor que os que lá estão? Não acho. Paulinho sim, já merecia. E não há melhores centrais que o Pepe, quem é que levavas? Tirando o Ruben Dias, não existe melhor.

    • Portista12
      Posted Agosto 24, 2020 at 3:43 pm

      Queres explicar o escândalo ou é só a tua opinião? é que um faz parte da equipa que ganhou o campeonato e conquistou a taça com 10 contra a equipa do Pizzi com 11. Há quem diga que é meritória a sua chamada por isto. Agora fico à espera das explicações acerca do “escândalo”. Quanto à parte ”uma pessoa tenta mas não deixa de «dessociar» a influência do FCPorto…” só pode ser para rir.

      Boa semana,

  • MagicoBraga
    Posted Agosto 24, 2020 at 1:49 pm

    Que sorte para o trincão ter saído do Braga.

  • Markitox10
    Posted Agosto 24, 2020 at 1:55 pm

    Não convocar Paulinho,Horta e Pizzi é um erro.Claramente os três mereciam a chamada.
    esta competição devia servir também para trazer algum sangue novo a selecção pois alguns dos elementos mais importantes aproximam-se do final das suas carreiras.

  • Pedro Carvalho
    Posted Agosto 24, 2020 at 2:05 pm

    E acrescento, se rafa não foi convocado porque estava a jogar mal porque foi convocado Danilo?
    Fernando Santos tem uma equipa de observação anti Benfica e pro Fcporto demasiado evidente.

    As mudanças que fazia, sem ódios e sem clubite:
    Sai Danilo e Sérgio Oliveira entrava Pedro Goncalves é Pizzi. Se se quisesse um trinco puro para substituir Danilo, até palhinha foi melhor que Danilo.

    Sai Gonçalo Guedes entra Ricardo Horta.

    • T. Pinto13
      Posted Agosto 24, 2020 at 2:44 pm

      Nem mais é o FS e todos no mundo.
      E para o meu SCP nesta convocatória como não foi nenhum também é perseguição.

    • Sodogodo
      Posted Agosto 24, 2020 at 3:36 pm

      Sai o Gonçalo e entra o Ricardo? A sério? Ou Palhinha ser melhor que Danilo? Acho que estás a tentar ver coisas onde não existem.

      • Pedro Carvalho
        Posted Agosto 24, 2020 at 7:43 pm

        Não disse que o Danilo era pior que o Palhinha, disse que o palhinha fez uma melhor temporada.
        Quanto ao Ricardo pelo Gonçalo sem duvida, Gonçalo teve muito tempo lesionado e só apareceu a sério mais no final de época.
        O desprezo que o Ricardo leva é qualquer coisa. Olha se eu pudesse trocava o Ricardo pelo Pizzi para o Benfica.

  • coach407
    Posted Agosto 24, 2020 at 2:06 pm

    Comentando os vários comentários abaixo em relação às possíveis questões a esta convocatória…

    As principais questões são o Ricardo Horta e o Paulinho. Na linha do que vem sendo normal, de uma teoria da conspiração de que os clubes menores são perseguidos.

    – Antes víamos o escândalo Sequeira não ser convocado… como se o Sequeira fizesse cócegas ao Mário Rui num Nápoles. Mais: como se o Nápoles sequer ponderasse contratar o Sequeira quanto mais…

    – Ricardo Horta… pá nem sequer tenho coragem de o comparar ao Guedes, há limites para o nível de incoerência e se os comparasse estaria a ser incoerente comigo próprio. Para mim é como o Pogba fazer uma época mais discreta e vir um inteligente perguntar-se se deveria ser convocado o Pogba ou o Imbula que fez uma época espetacular no West Ham e fala-se que pode dar o salto para o Everton (exemplo hipotético). Não iria propriamente responder “olha acho que deveria ir o Pogba porque tecnicamente é muito mais forte, tem experiência em clubes de patamar superior, fisicamente é muito mais forte também, está integrado no coletivo…”. Não ia dizer nada disto, simplesmente ia-lhe perguntar como andam as gajas porque falar de futebol com alguém que faz este tipo de questões não faz muito sentido.

    Como não tenho coragem de comparar o Ricardo Horta ao Gonçalo Guedes, limito-me a perguntar se os benfiquistas achariam boa ideia o Benfica propôr ao Braga para trocar o Rafa pelo Ricardo Horta. É que ainda por cima o Rafa tem 27 anos e o Horta só tem 25 portanto se fossem de patamares sequer semelhantes a lógica seria preferir o mais novo.

    Acontece que o Rafa não foi convocado… quanto mais o Ricardo Horta.

    Eu acho que um Rafa discreto pode ser questionável por um Ricardo Horta fantástico, são patamares diferentes, mas são “vizinhos”. Agora quando a questão quer ser levada para um Gonçalo Guedes ou mesmo um Diogo Jota… pá tem de nascer mais 10x.

    – Outra questão é o Paulinho. É engraçado porque eu achei óbvio que ou iam 2 avançados e aí o Paulinho era uma forte opção ou era evidente que ia o André Silva. Nem percebo a questão. Faz lembrar aquela história que o Gonçalo Paciência é que era, o Fernando Santos andava a persegui-lo e tal… tem o azar de ficar no mesmo clube do André Silva e pronto, agora já ninguém fala do Paciência ser convocado no lugar do André Silva.

    O Paulinho está a precisar de um reality check também. Gostava de o ver na mesma equipa que o André Silva para ver quem é que jogava… Ia ser o Paulinho se calhar… está bem está.

    • ESC
      Posted Agosto 24, 2020 at 3:09 pm

      O melhor marcador e melhor assistente do terceiro classificado do campeonato português merecia claramente ser chamado para uma posição que é das mais débeis da seleção. Não vale a pena entrar em comparações quando nem era necessário ser um dos avançados a sair.

  • R10UELME
    Posted Agosto 24, 2020 at 2:06 pm

    Não percebo as queixas sobre Paulinho e Horta, até podem vir a ter uma oportunidade num amigável mas nenhum dos dois é superior aos que foram convocados e no caso de Paulinho, que talvez seja o que esteja mais perto de fazer parte de uma convocatória, nem se quer oferece melhores perspectivas para o futuro da selecção.

  • Kacal
    Posted Agosto 24, 2020 at 2:09 pm

    Na baliza e sector defensivo temos Rui Patrício, Pepe, José Fonte, Rúben Dias e Guerreiro como indiscutíveis nesta fase. Depois Anthony Lopes estando disponível para a convocar é indiscutível como #2 e o Mário Rui levando um DE suplente de raiz parece-me a melhor opção por enquanto, embora Nuno Mendes possa ser opção a breve prazo. Com a lesão de Ricardo Pereira e com Dalot sem jogar, embora Cédric seja competente, Nelson Semedo e Cancelo são indiscutíveis também. E depois o 4º central poderia ser Rúben Semedo, mas Domingos Duarte aceita-se porque tem jogado com regularidade na La Liga e tem apresentado bom rendimento, merece esta oportunidade e fez por estar na convocatória.

    Já no meio-campo a surpresa, não no sentido de não merecer mas sim no sentido de ser novidade é Sérgio Oliveira, que bem merece a chamada porque evoluiu bastante nos últimos anos e tem sido um jogador muito útil e importante no Porto, vem de uma época positiva e já merecia ser chamado. Os restantes nomes é normal.

    Por fim no ataque só surpreende o Trincão mas com o talento e potencial que tem, a maturidade de jogo que já apresenta e o facto de ter feito uma 2ª metade de época muito boa tornam compreensível esta chamada, embora eu ache que o Ricardo Horta merecia mais porque já anda a ter um rendimento alto há muito tempo e já merecia ter sido chamado antes, mas seja como for são jogadores de características diferentes e até pé forte diferente e portanto Fernando Santos escolheu com base no que achou melhor. Tendo chamado apenas um PL entende-se que vá André Silva porque acabou a época em grande forma e a marcar golos numa Liga de topo como a Bundesliga e tem outro estatuto, era previsto.

    Resumindo e concluindo, poderia o Fernando Santos “inventar” mais um pouco e testar com Eduardo Quaresma ou Nuno Mendes? Poderia. Poderia chamar outros nomes como Rúben Semedo, Ricardo Horta ou Paulinho? Poderia. Mas acho aceitável as escolhas que fez e não vejo nenhum escândalo nem nada descabido. Sendo que outros que ficaram de fora como William Carvalho, Rafa ou Gonçalo Paciência não estão em melhor forma que os que foram chamados e ficaram bem de fora, mas surpreende-me que o FS tenha prescindido do William eheh, muito bem.

    • Filipe Ferreira
      Posted Agosto 24, 2020 at 3:12 pm

      O Rúben Semedo está infetado com Covid, logo não poderia ser chamado

      • Kacal
        Posted Agosto 24, 2020 at 4:54 pm

        Não fazia ideia Filipe, bem sendo assim faz mais sentido para mim penso que iria constar nesta lista em vez do Domingos Duarte caso estivesse bem. Pronto muito Obrigado pela informação, a ti e já agora ao Coach que me esqueci de agradecer na resposta a ele!

    • coach407
      Posted Agosto 24, 2020 at 3:33 pm

      Rúben Semedo está infetado com covid-19.

      Concordo com o geral do teu comentário. Acho que realmente o Ricardo Horta até merecia mais que o Trincão, Rui Silva ou Domingos Duarte, mas se formos a ver pelas necessidades do plantel era mais complicado.

      Portugal tem Gonçalo Guedes, Diogo Jota ou Cristiano para jogar do lado esquerdo. Do lado direito só tem o Bernardo Silva e não fazia sentido convocar o Pizzi nesta fase em que está a ser extremamente trabalhado pelo Jesus e num processo completamente novo a preparar os jogos decisivos para entrada na Champions. As alternativas ao Pizzi não eram Ricardo Horta ou Bruma, poderiam ser João Mário, Gelson Martins, Nuno Santos ou… Trincão. A escolha do Trincão é natural.

      • Kacal
        Posted Agosto 24, 2020 at 4:53 pm

        A sério?! Não fazia ideia… que esteja bem e recupere rapidamente então. Bem me parecia estranho não ter sido convocado, sendo assim faz mais sentido.

        Certo, daí ter referido que têm características diferentes e pés fortes diferentes. Horta competiria com esses 3 e portanto acho aceitável não ir. O Trincão também beneficia do contexto do lado direito só ter Bernardo e estar em melhor forma que os outros. Concordo com o que dizes e faz sentido. Como disse, aceito perfeitamente esta convocatória.

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Agosto 24, 2020 at 5:06 pm

      Kacal
      Sérgio Oliveira ser novidade…é como quem diz, não é? Porque o médio já jogou pela seleção portuguesa (3 vezes, creio). Imagino que o Kacal saiba isso, mas mais vale prevenir…

      • Kacal
        Posted Agosto 24, 2020 at 8:50 pm

        Podia não saber porque não sei tudo, mas neste caso até sabia que o Sérgio Oliveira já foi chamado à selecção antes, mas referi-me a novidade em relação às últimas convocatórias porque ele já não era chamado desde Outubro de 2018, ou seja, há quase 2 anos. Foi nesse sentido que quis falar.

  • Dca
    Posted Agosto 24, 2020 at 2:11 pm

    Fernando Santos e a FIFA estão se a cagar para os campeonatos a começarem, para os clubes e tudo mais. Faz algum sentido jogos da Seleção, uma semana antes de alumas equipas começarem as competições oficiais? Qual é o objetivo? Não seria melhor deixarem os clubes estabilizarem e tudo mais e a partir daí começarem os jogos?
    Mas lá está, eles querem lá saber.

  • masterDC
    Posted Agosto 24, 2020 at 2:23 pm

    Acho que é uma excelente convocatória. Pode-se apontar o facto de não estar o Paulinho ou o Ricardo Horta mas é uma convocatória consensual. Talvez só tirasse o Guedes por um deles, visto que para a posição de avançado já está tudo preenchido e dificilmente o selecionador irá mudá-la no futuro, exceto haja alguma lesão ou um grande alteração de rendimento, já que sempre contou com André Silva mesmo não estando numa grande forma, Jota poderá também jogar numa posição mais central e Félix e Ronaldo à partida são sempre possíveis titulares.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 24, 2020 at 2:25 pm

    É tão claro quanto o seguinte…

    No momento em que Paulinho jogar no estrangeiro, ou num grande em Portugal é convocado na hora…

    E nem é um problema exclusivo de Fernando Santos. A maioria dos seleccionadores tem vários estigmas a convocar jogadores que não dos grandes em Portugal.

    Trincão por exemplo passou a ser bom agora…

    Enfim.

    Boas convocatórias de Rui Silva e de Domingos Duarte.

    • coach407
      Posted Agosto 24, 2020 at 3:27 pm

      O Trincão nem era titular no Braga na última convocatória…

      O Dyego Sousa esteve no Braga e foi convocado, até foi naturalizado para poder jogo. Depois esteve no tal grande, no Benfica e não foi convocado. Porquê? Porque não jogava. Como assim não jogava se era tão bom no Braga? Pois, aí tens a tua resposta. O Benfica não é o Braga.

    • chuta dai
      Posted Agosto 24, 2020 at 3:45 pm

      O Paulinho tira o lugar a quem? Dá para convocar mais 24 e mesmo assim Paulinho para mim ficaria de fora!

    • Ricard0
      Posted Agosto 24, 2020 at 3:45 pm

      O Trincão não passou a ser bom agora. O problema do Trincão foi os timings.
      A última convocatória foi em Novembro e o Trincão tinha, nessa altura, 243 minutos feitos, ou seja, nem 3 jogos completos. Não sei que sentido faria convocá-lo.
      A partir daí começou a entrar à séria na equipa, com golos e assistências (e muito futebol)… mas não houveram mais convocatórias/jogos da seleção.
      Parece-me mais que natural que o Trincão não tenha sido chamado à seleção enquanto jogador do Braga…

      Sobre o resto, concordo.

    • Antonio Teixeira
      Posted Agosto 24, 2020 at 4:05 pm

      Verdade seja dita que não costuma haver muitos jogadores que justifiquem a chamada nas equipas pequenas em Portugal.

      Na minha opinião apenas Ricardo horta justificou mais que o.guedes mas entre os 2 acho o guedes melhor jogador..

  • Rezet34
    Posted Agosto 24, 2020 at 2:33 pm

    Finalmente Domingos Duarte a ser chamado à seleção nacional…..ele e Rui Silva foram importantes na caminhada do Granada na LaLiga e já mereciam ser chamados

  • RMCL
    Posted Agosto 24, 2020 at 2:43 pm

    Nem faz sentido nenhum nesta fase em que o futebol vive em estado “critico” andar com jogos da Selecção Nacional, ver André Gomes Cancelo numa convocatória é ridículo, deixar Paulinho de fora é um atentado ao futebol, visto ter sido o melhor marcador português do campeonato

  • ESC
    Posted Agosto 24, 2020 at 3:01 pm

    Paulinho de fora é simplesmente ridículo.

  • coach407
    Posted Agosto 24, 2020 at 3:16 pm

    Parece-me que o Benfica ou os próprios jogadores tiveram dedo para Rafa e sobretudo Pizzi ficarem de fora. Não se justifica serem convocados para serem suplentes quando há uma pré-eliminatória da Champions para preparar.

    De qualquer forma, o Rafa já não seria convocado e a seleção não fica a perder com Trincão no lugar do Pizzi.

    O Rúben Dias é um mal menor, posição está muito bem definida, é evidente que vai ser titular. O Pizzi e o Rafa é que andam ali a serem testados em várias posições e nesta fase irem ver os jogos da seleção do banco é um luxo que não pode ser corrido.

  • JoaoC
    Posted Agosto 24, 2020 at 5:08 pm

    Convocatória muito melhor do que estava à espera, muito melhor que a dos sub-21.

    Tirava o Guedes que fez uma época fraquita e punha o Horta ou o Paulinho.

    O Pizzi apesar dos excelentes números também teve uma época mediocre, compreendo a sua não chamada.

  • heldersoares
    Posted Agosto 24, 2020 at 6:00 pm

    Ridiculo ridiculo é a continuação da ausência de nani na superforma em que está já para não falar de quaresma que ainda acrescenta mais que gudes, Félix, jota mas ok isto de já ter uma idade parece que já não se pode ir assim como Bruno Alves continua a ser um dos 4 melhores

  • MM
    Posted Agosto 24, 2020 at 6:08 pm

    Dificil nao achar estranho a nao convocatória do horta ou paulinho, ou do carmo nos sub21 (a pior de todas!), e convocar o trincao mal ele se muda para um clube maior

    • Ricard0
      Posted Agosto 24, 2020 at 7:03 pm

      “mal ele se muda para um clube maior”. Pelo que percebi és adepto do Braga e por isso faz ainda menos sentido ter de ser eu a dizer-te isto mas tu tens noção que a última convocatória foi em Novembro certo? E, como adepto do Braga, deves bem saber que nessa altura o Trincão não era sequer titular, inclusive nem tinha 3 jogos completos na altura (243 minutos).
      Quando finalmente estão de volta as seleções o Trincão já não está no Braga. Parece-me perfeitamente normal..

      • MM
        Posted Agosto 24, 2020 at 9:24 pm

        Nao discordo do que dizes, e nem gosto de teorias da conspiracao, mas nao deixa de ser uma infeliz coincidencia nao convocar os do braga e convocar o trincao agr que saiu

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 24, 2020 at 8:11 pm

    O Fernando Santos tem menos de um ano para resolver o problema da falta de opções no Centro da defesa da selecção.

    O maior problema é que os 18 clubes Portugueses da primeira liga pouco ou nada apostam no jovem jogador português e isso é o maior handicap no desenvolvimento dos jogadores Portugueses.

    A primeira liga serve de tampão autêntico para o aparecimento de jogadores. Aqueles poucos que vão aparecendo, a maior parte é por sorte ou por lesões dos outros..

    • Kacal
      Posted Agosto 25, 2020 at 2:25 pm

      Temos Rúben Dias que é um ótimo central e tem margem de progressão ainda, vai continuar a titularíssimo no Benfica e deverá dar o salto a médio prazo. E depois temos Rúben Semedo que tem potencial e subiu o nível novamente, dando o salto do Olympiakos para outro patamar e afirmando-se poderá formar dupla com Rúben Dias. Depois temos também Eduardo Quaresma que é muito promissor e já joga a titular no Sporting. Sinceramente vejo futuro nestes 3 centrais a correr bem.

  • GAS
    Posted Agosto 25, 2020 at 3:51 pm

    Até que enfim um meio de campo criativo para poder dar folga para o cr7 e poder disponibilizar para ele oq ele oportunidade de gol. Acho que dá para fazer um boa seleção para a copa de 2022. Só melhorar a defesa e dá para pensar em boa coisa para a frente.

  • Eagle1991
    Posted Agosto 27, 2020 at 12:11 pm

    Trincão é convocado porque agora pertence ao Barcelona. Se ainda fosse do Braga não ia. Paulinho não vai, bastante injusto. Ricardo Horta evoluiu bastante, foi uma das figuras de proa do Braga, é maduro e regular mas não é convocado. Pela época que fez Guedes bem podia ficar de fora e Ricardo Horta entrar. FS que poderia aproveitar esta liga das nações para pensar no futuro, parece que não o vai fazer. Convocar dois centrais em final de carreira parece estupidez. Pepe ou Fonte deveriam sair e dar lugar a Ruben Semedo. Urge preparar o futuro principalmente no que diz respeito a defesas centrais. Mais um bocadinho e ainda convoca Bruno Alves…

Deixa um comentário