Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rui Vitória vai orientar o Al-Nassr até 2020

Para voltar a ficar à frente de Jorge Jesus? Só está a 3 pontos e o plantel, com Giuliano, Ahmed Musa ou Nordin Amrabat, dá garantias. Também a opção de rumar à Arábia Saudita não surpreende. Por um lado vai auferir como nunca, por outro não tinha cotação suficiente para abraçar um projecto do nível do Benfica.

Rui Vitória tem tudo certo para assumir o comando técnico do Al-Nassr, da Arábia Saudita. O antigo treinador do Benfica, demitido na passada quinta-feira, já se comprometeu com a equipa Saudita para o próximo ano e meio, só faltando acertar alguns detalhes para que o acordo seja oficializado. Vitória no 2.º classificado do campeonato da Arábia Saudita vai auferir um salário anual na ordem dos 6 milhões de euros limpos.

70 Comentários

  • R1906
    Posted Janeiro 8, 2019 at 9:13 pm

    Que surpresa….se JJ nao saisse como deve sair, e para o ano a liga da arábia saudita dava numa por ca nas televisões.

  • coach407
    Posted Janeiro 8, 2019 at 8:44 pm

    Sinceramente, nunca achei o Rui Vitória um fenómeno, acho apenas um bom treinador que tem uma carreira sólida. No entanto a forma como o ridicularizaram constantemente obrigou-me a ter de “relembrar” que este treinador não chegou ao Benfica por acaso. E que também fez coisas ótimas no Benfica.

    De qualquer forma, relembro que fez coisas notáveis:

    – Decidiu abandonar o futebol como jogador no dia seguinte aos pais falecerem tragicamente num acidente de carro (apenas curiosidade) e assumiu o Vilafranquense, na altura com 32 anos. Teve duas épocas lá. Nas duas épocas teve 4/5 meses de salários em atraso… em cada uma. Ele e o plantel. Havia jogadores que não tinham dinheiro para o gasóleo. Tinha a sorte de ser professor para não ter essas dificuldades financeiras. A tal cena que gostam de gozar sabe-se lá porquê já que não faltam treinadores incríveis com esse background. Agora não é digno ser professor. Tenham vergonha na cara.
    Como podem imaginar, apanhou um clube de rastos, com uma redução orçamental drástica e mesmo assim fez um trabalho sólido com o que havia e até atingindo os oitavos de final da Taça de Portugal onde foi eliminado pelo FC Porto que viria a ser campeão europeu.

    – No Fátima pegou na equipa na II B e deixou-a na II Liga. Lembram-se daquele Fátima sensação que eliminou o FC Porto na Taça da Liga e depois foi eliminado pelo Sporting apenas nos golos fora? O treinador que fez isso era Rui Vitória.

    – No Paços pegou numa equipa que vinha de ser 10º, 10º e 15º (não desceu graças ao Boavista) nas 3 épocas anteriores. Foi 7º classificado a 1 ponto da Liga Europa.
    Um Paços sensação que ganhou as duas vezes ao Sporting para o campeonato (em Alvalade num jogo épico que ficou 3-2 com Pizzi a marcar o golo decisivo).
    Villas-Boas também estava prestes a bater o recorde de pontos da história do campeonato quando na penúltima jornada recebe o Paços no Dragão… O FC Porto jogou contra 10 durante 30 minutos mas um super-Pizzi impediu Villas Boas de fazer um feito com um hat-trick que ditou o 3-3.
    Como se não fosse suficiente ainda levou o Paços à final da Taça da Liga que perdeu por 2-1 num jogo em que falharam uma grande penalidade (“sacada” por Pizzi, mais uma vez).

    – No Vitória de Guimarães os adeptos invadiram o primeiro treino que fez e agrediram jogadores. Era este o estado do Vitória quando chegou lá o Rui Vitória. Houve um colapso financeiro e salários em atraso.
    E foi assim, com o seu plantel com 6 meses de salários em atraso e com 8 jogadores titulares a virem da equipa B ou do CNS, que ganharam a Taça de Portugal ao Benfica. Do outro lado estavam Garay, Matic, Enzo, Gaitan, Salvio, Lima, Cardozo, Rodrigo…
    Segurou sempre o Vitória de Guimarães pelos colarinhos nas épocas complicadas, a vitória na Taça de Portugal e respetiva entrada na Liga Europa, com um orçamento ridiculamente baixo e apenas pegando em jogadores jovens da equipa B ou escalões inferiores, permitiu endireitar as contas e acaba o seu percurso de 4 épocas entregando o V. Guimarães no 5º lugar, agora mais estável e saudável financeiramente depois de Rui Vitória ter feito um trabalho sensacional por este clube, na minha opinião.

    – No Benfica começa por bater o recorde de pontos do campeonato, chegar aos quartos-de-final da Champions e ganhar a Taça da Liga. No segundo ano volta a ser campeão, torna-se o primeiro treinador do Benfica em MUITOS anos a passar duas vezes seguidas a fase de grupos da Champions e ainda ganha a Supertaça e a Taça de Portugal. Em duas épocas já tinha ganho todas as taças que haviam para ganhar.

    Se me disserem “ah, entregou o Fátima na II Liga mas desceu”. Verdade. Foi campeão, desceu o Fátima e voltou a ser campeão no ano seguinte de forma absolutamente demolidora e na sua 4ª época fez uma época seguríssima na II Liga antes de dar o salto para o Paços. Sim, também teve momentos menos bons. Sim, também fez 0 pontos na Champions.

    Mas alguém que não percebe nada de futebol consegue fazer tudo aquilo que ele fez? É que não estamos a falar de uma vez que teve sorte… Elimina o FC Porto com o Fátima e o Sporting só os elimina nos golos fora? Vilaverdense nos oitavos? Vitória de Guimarães ganha a Taça de Portugal com o plantel sem receber há meio ano? Com 8 jogadores que vinham da equipa B ou do CNS a serem titulares contra o Super Benfica? Vai à final da Taça da Liga com o Paços? Ganha os dois jogos ao Sporting para o campeonato com o Paços? Bate o recorde de pontos do campeonato? Em duas épocas ganha todos os troféus internos pelo Benfica? Primeiro treinador em imensos anos que passa duas vezes seguidas a fase de grupos da Champions com o Benfica?

    Pá, eu não acho que Rui Vitória é um génio, mas não percebe um bocadito desta coisa do futebol? Das duas uma, ou percebe alguma coisa ou é o treinador mais borrado do Mundo, ultrapassando mesmo o Fernando Santos.

    • Fabio Silva 10
      Posted Janeiro 9, 2019 at 9:55 am

      Todos os feitos que aqui descreves são verdade e muitos são valor dele e da sua equipa técnica e reconheço que teve coisas boas ao longo da carreira mas não vamos esquecer que conseguiu ser o treinador com mais derrotas nas competições europeias ao serviço do Benfica. Não vamos esquecer que duas das três maiores derrotas europeias foi com Rui Vitória no comando, 5-0 com o Basileia, 5-1 com o bayern. Não vamos esquecer que fez 0 pontos na champions, NUNCA uma equipa portuguesa fez 0 pontos numa competição europeia! Não vamos esquecer que cada vez temos vindo a jogar pior futebol, sem ideias, para mim continua a ser um treinador que não sabe ver o que o jogo precisa. Em jogos que é preciso que seja o treinador a “marcar golos” ele nunca apareceu. Em 16 jogos com Sporting e Porto ao serviço do benfica ganhou apenas 3! Foi só azar? É incrível como é possível tanta falta de ideia para uma bola parada, não há nada trabalhado, parece que é tudo em cima do joelho. Ridículo também nesse treinador que referes é as suas conferências de imprensa, sempre o mesmo discurso, sempre com desculpas para tudo e e isto é o Benfica, uma equipa que voltou a ganhar e a orgulhar os benfiquistas com a chegada de JJ. Mas obrigado Rui Vitória mas agora que vá bater recordes para a Arábia, Deu-nos alegrias mas também nos fez passar muitas vergonhas

      • coach407
        Posted Janeiro 9, 2019 at 4:33 pm

        Mas eu não disse que houve momentos negativos? Isso responde zero à pergunta no meu comentário.

        Mas foi aproveitar a deixa off-topic que deste:
        “Uma equipa que voltou a ganhar e a orgulhar os benfiquistas com a chegada de JJ.”

        Ora bem, o 11 titular do Benfica que voltou a “orgulhar os benfiquistas” era Quim, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Coentrão, Javi Garcia, Ramires, Di Maria, Aimar, Saviola e Cardozo. Até eu era campeão.

        Portanto uma equipa com 2 jogadores que tiveram no Real Madrid no passado e outros 2 jogadores que depois foram transferidos para o Real Madrid e foram titulares nesta equipa em muitos jogos. Um dos que tinha Real Madrid no CV foi para o Manchester City a seguir. Além disso, David Luiz e Ramires foram titularíssimos no Chelsea.

        Eu pergunto como é que é possível ter 6 jogadores no 11 titular base que tinham qualidade para nas suas carreiras (antes ou depois) jogarem em clubes de topo mundial e pelo menos metade foram titulares indiscutíveis durante um longo período nesses clubes! E os “outros” 5 jogadores são Luisão, uma das maiores lendas do clube, no seu pico de carreira, Maxi Pereira, Aimar que o Maradona pagava para ver jogar e Cardozo que se tornou o melhor marcador estrangeiro da história do clube. Só o Quim era “banal”.

        Eu acho inacreditável termos um 11 com tanta qualidade em Portugal quanto mais ser questionável essa equipa não ser campeã. Aliás, até acho vergonhoso só sermos campeões na última jornada quando o Porto e o Sporting foram péssimos (a luta era com o Braga…..).

        Para termos noção do pouco que JJ fez nessa época com tamanha qualidade basta olharmos para a época seguinte.

        Villas-Boas pega numa equipa que vinha de uma época francamente má e DESTRÓI o Benfica no campeonato deixando-o a mais de 20 pontos, dá-lhes 5-0, ganha a Supertaça, ganha a Taça de Portugal e ainda ganha a Liga Europa!

        Agora vocês “ah mas tinha uma equipa fenomenal…”

        Equipa fenomenal? O 11 era Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, Guarín/Belluschi, Moutinho, Hulk, James/Varela e Falcão. James era imensas vezes suplente do Varela, tinha acabado de chegar do Banfield, plenos 19 aninhos. Um pouco como Di Maria. Quem apanhou o ponto rebuçado do James foi o Vítor Pereira. A sorte grande saiu ao JJ no caso do Di Maria. É uma grande equipa mas quantos destes jogaram em alguma equipa de topo mundial? Otamendi, Fernando, James e Falcão. Podemos adicionar o Hulk por opções de carreira, podia ter ido perfeitamente. São muitos!

        … Mas o Benfica tinha mais e não fez 10% do que fez o FC Porto de Villas-Boas.

        A JJ bastou sair o Ramires e Di Maria para fazer uma época absolutamente vergonhosa com uma equipa de imensa qualidade na mesma. É que saíram eles mas entraram Salvio e Gaitan. Claro que Salvio e Gaitan não eram de topo mundial, como podemos ver pelas suas carreiras e quando comparamos com Ramires e Di Maria, mas quê? Era preciso ter só jogadores de topo mundial para ser campeão ou dar alguma luta?

        Claro que agora é fácil de ver que JJ teve mais sorte que juízo, deu para se dar ao luxo de jogar com uma tática suicida e mesmo assim ser campeão devido a uma qualidade absolutamente anormal reunida na mesma equipa (não foi rendimento pelo contexto coletivo, era qualidade porque continuaram a fazê-lo lá fora).

        E não me interessa virem com argumentos como “ah mas se fosse o Toni [exemplo aleatório] não era campeão”. Qualquer treinador tinha obrigação de ser campeão. Se alguém não o fez com argumentos comparáveis é porque não foi competente o suficiente. E JJ na época seguinte foi desastroso com a equipa que tinha. Na minha opinião, na primeira época também fez menos do que aquilo que podia.

        É mesmo engraçado ver as equipas com que Rui Vitória foi campeão. Bateu o recorde de pontos do campeonato com um número de golos marcados igualmente histórico, foi aos quartos da Champions e ganhou a Taça da Liga com Júlio César/Ederson, André Almeida, Jardel, Lindelof, Eliseu, Samaris (Fejsa não jogou esta época praticamente), Renato Sanches, Pizzi, Gaitan, Jonas e Mitroglou. E jogou mesmo assim na Alemanha, em 4x4x2 contra o Bayern. Como se tivessemos uma equipa com David Luiz, Coentrão, Javi Garcia, Ramires, Di Maria, Aimar, Saviola ou Cardozo. Não tínhamos mas com Rui Vitória chegou mesmo o Eliseu a marcar o Douglas Costa, o André Almeida com o Ribery e só precisamos de Samaris e Sanches para dar luta na Alemanha contra Xabi Alonso, Thiago e Vidal. Era uma má equipa? Não. A qualidade individual era comparável à de JJ? Não. A qualidade coletiva era comparável à de JJ? Não, era muito melhor.

        Essa época que parece que o JJ fez um milagre a ganhar com essa equipa foi MINIMAMENTE comparável com a primeira época de Rui Vitória? Lamento mas não foi e os argumentos do RV eram muito inferiores.

        • ThatMan
          Posted Janeiro 9, 2019 at 6:29 pm

          Tanto disparate, o Fejsa que fez 28 jogos nessa época mal jogou, mas o Ederson com bem menos está ao lado do Júlio César. Até o Lisandro fez mais jogos que o Ederson na equipa principal e não o mencionaste. Já agora, o Fejsa fez os DOIS jogos com o Bayern.

          Tu falas como se o Di Maria ou o David Luiz fossem os craques que já foram quando o JJ chegou. O Aimar era craque, mas não vamos comparar o Aimar do Benfica com o Aimar de Valencia. O mesmo se aplica ao Saviola, não é só atirar o currículo deles para o ar.

          E sim, por muito que te custe o JJ mudou o paradigma do Benfica. Com a chegada do JJ o Benfica voltou a ganhar e a dar confiança que podíamos ganhar a qualquer equipa que viesse à luz.
          O Villas-Boas ganhou, foi superior e o Benfica nesse ano esteve mal. Mas a equipa do Porto era assim tão mal? O Helton não foi um excelente guarda redes? O Rolando não teve os melhores dias no Porto do Villas-Boas?
          O Moutinho e o Guarín eram toscos?

          Depois, comparar a qualidade coletiva de JJ com a do Rui do Bombo é de rir. Só pode ser uma piada de mau gosto. A qualidade individual pode ter sido superior com JJ mas a diferença não é assim tão abismal quanto queres fazer. Ou também vais dizer que o Lima ou o Rodrigo eram melhores que o Mitroglou? Ou o Emerson é superior ao Grimaldo/Eliseu? O Markovic também era o JJ que só potência craques, e ele saiu do Benfica e rendeu ZERO por onde passou.

          • coach407
            Posted Janeiro 10, 2019 at 11:14 am

            O Fejsa fez 28? Que piada. O Jimenez fez 45. Se calhar é melhor colocar ao lado do Mitroglou…

            Mas podes colocar lá o Fejsa. O Samaris fez 41 jogos, mas pronto se te faz mais feliz podes incluí-lo.

            Eu estou a falar da matéria-prima que JJ teve para trabalhar. Tu podes ser muito bom treinador mas se a tua matéria-prima não tem potencial de nível mundial então não podes fazer muito. Da mesma forma que JJ não fez do André Almeida, Emerson ou Melgarejo jogadores de topo mundial. Parece-me algo óbvio. David Luiz e Di Maria já estavam no Benfica a algum tempo e a mostrarem um potencial inacreditável. Destaco o David Luiz que era o mais discutível se jogaria ou não com a contratação do Sidnei que também tinha imenso potencial e foi muito caro. O Di Maria já era um caso óbvio.

            Eu disse que a equipa do Villas-Boas era má? Disse que o JJ teve matéria de qualidade PELO MENOS parecida com o Villas-Boas e teve dificuldades para ser campeão com o Porto e Sporting a estarem muito fracos.

            Respondendo às tuas perguntas:

            – Sim, o Rodrigo é muito melhor que o Mitroglou. Daí um ser convocado para a seleção espanhola e apontado ao Real Madrid e o outro…

            Mas mesmo que tivessem a mesma qualidade… o que é que JJ ganhou com Lima e Rodrigo que o Rui Vitória não tenha ganho com o Mitroglou? É que, não sei, assim de repente acho que o RV com o Mitroglou ganhou tudo internamente e na Champions passou nas duas épocas, algo que JJ fez em 6 épocas. Fica complicado perceber a tua pergunta e referência ao “ah mas o RV teve Mitroglou” quando o RV com Mitroglou fez o que JJ nunca na vida fez.

            – Emerson? Que raio… mas o JJ ganhou alguma coisa com o Emerson? Porque raio vens referir o Emerson quando o JJ foi vergonhoso quando o teve na equipa?

            O Markovic não mostrou um potencial fora de série no Benfica. Foi mais hype que outra coisa e era fácil de ver. Se me perguntas “em Portugal é um jogador que faz a diferença?” aí eu digo que sim mas quando eu falei de David Luiz, Coentrão, Ramires, Javi Garcia, Di Maria, Aimar, Saviola… estou a falar de jogadores que mostraram qualidade para jogar no topo mundial. Não estou a falar do nível Markovic, Salvio, Gaitan, Cardozo, Lima ou Mitroglou. Isso é o nível que se exige a uma equipa do Benfica. Essa é a nossa dimensão. Os nossos melhores jogadores andam neste patamar e depois vamos tendo casos excecionais de jogadores que vão parar ao topo mundial. Lindelof, Nélson Semedo, Ederson… são casos que vão aparecendo. No máximo 1/2 por época. Na que está a decorrer podemos falar no Rúben Dias ou no Grimaldo. Não sei bem, todos têm uns “ses” e só o futuro deles dirá. Não estamos a falar de nenhum jogador como Ederson, Oblak ou Matic que era mais do que óbvio que iam diretos para o top mundial na sua posição.

            Em relação a jogadores que vieram desses patamares não temos nenhum… Grimaldo no Barça B é o que mais se aproxima.

            Não podemos é comparar a uma equipa com, simultaneamente, tantos jogadores de top mundial.

            Se a qualidade individual era claramente superior à da primeira época de Rui Vitória e:
            – JJ campeão à rasquinha contra o Braga (campeão na última jornada)
            – RV bate o recorde de pontos do campeonato
            – Benfica de RV marca muitos mais golos
            – Benfica de RV sofre menos golos
            – Ambos ganham a Taça da Liga
            – JJ vai aos quartos da Liga Europa. Foi contra o Liverpool. Na Luz começamos a perder, aos 30 minutos Babel leva vermelho direto e na segunda volta viramos com dois golos de grande penalidade (2-1). Em Anfield levamos 4-1 e o jogo ficou arrumado bem cedinho.

            – Rui Vitória vai aos quartos… da Champions onde é eliminado pelo Bayern com um 2-2 na Luz e uma derrota por 1-0 na Alemanha.

            – Na Taça de Portugal ambos foram eliminados precocemente. JJ foi para casa com o V. Guimarães (derrota por 1-0 na Luz).

            Rui Vitória foi eliminado pelo Sporting após prolongamento (golo aos 112 e Samaris expulso acabou com o jogo).

            Se ambos não somos cegos para perceber que a qualidade individual do JJ era MUITO melhor e os resultados do Rui Vitória foram MUITO melhores então qual a dificuldade em admitir que o Benfica de RV tinha mais qualidade coletiva? Achas que é por dizeres “Rui do Bombo” que passa a ser verdade que não tem qualidade coletiva?

            • ThatMan
              Posted Janeiro 10, 2019 at 5:01 pm

              Mas o Aimar e o Saviola do Benfica eram os que iam jogar no topo mundial? O Javi Garcia, que ca fez a diferenca, desde que saiu deu o que mesmo? Mas tem Real Madrid no curriculo e ja era um craque. O Coentrao, rendeu com o JJ, teve duas epocas que jogou (com o Mourinho) e vem a descer, mas claro que era um craque, porque AINDA IA TER o nome Real Madrid no curriculo.
              O David Luiz rendeu com o JJ e deu o salto, ate la nunca tinha sido metade do que foi com JJ, mas claro que AINDA IA ter Chelsea no curriculo (meter o Sidnei ao barulho nisto era desnecessario). O Di Maria andava “perdido”, fazia um jogo bom e uns 5 ou 6 fracos (quase como o Cervi) mas claro que AINDA IA ter Real Madrid no curriculo.

              So craques. O Markovic foi o unico momento onde rendeu, mas claro, e’ muito melhor do que o Zivkovic, AINDA TEVE Liverpool no curriculo.

              E esqueceste-te do Keirrison, que TEVE BARCELONA no curriculo. Claro que assim e’ facil.

              Para nao falar no banco que tinha o Benfica, com o Ruben Amorim, o Carlos Martins, o Kardec, o Nuno Gomes que TINHA FIORENTINA no curriculo. So craques, tens razao.

      • Fernando neves _36
        Posted Janeiro 9, 2019 at 2:35 pm

        ISTO Fabio Silva 10!

    • Fernando neves _36
      Posted Janeiro 9, 2019 at 8:47 am

      E os aspetos negativos não contam?
      1- responsável pela MAIOR humilhação europeia da história do Benfica.
      2- responsável pela PIOR classificação de sempre nas provas europeias no Benfica.
      3- Aceitar começar a época mais importante da história com o Varela (que tu dizias que tínhamos de ir buscar) como guarda-redes TITULAR.
      4- Perder o penta em casa contra o Porto porque teve MEDO e jogou para defender.
      5- Responsável pela maior derrota de sempre do Benfica em casa contra o Sporting para o campeonato.
      6- Não saber quando era altura certa para sair e ainda ter discursos horríveis e cheios de frases feitas.

      • coach407
        Posted Janeiro 9, 2019 at 3:40 pm

        A maior parte desses pontos não fazem sentido nenhum e estão longe de ser factos quando eu apenas mencionei factos. “Medo”? “Discursos horríveis e frases feitas”?

        Desculpa, pensei que estávamos a falar de futebol, do que acontece nas 4 linhas. Isso do reality show e avaliar treinadores dessa forma não é para mim.

        De qualquer forma, eu referi que teve aspetos negativos e perguntei como é que era possível ter feito aquilo tudo se não percebesse nada de futebol. Não respondeste. Foi sorte?

        • Fernando neves _36
          Posted Janeiro 9, 2019 at 8:54 pm

          E estamos a falar de futebol, foram coisas que aconteceram e só tu para não acreditares nisso.
          Quanto a 1 facto é que o rui sem apelido NUNCA falava de futebol.

        • Fabio Silva 10
          Posted Janeiro 9, 2019 at 4:27 pm

          Acho que é um fato quando se diz que as maiores vergonhas na Europa foram com o Rui das Arábias no comando

          • coach407
            Posted Janeiro 10, 2019 at 10:30 am

            Sim, mas eu referi isso no meu comentário.

            “Rui das Arábias”, que falta de capacidade para argumentar.

    • John Rambo
      Posted Janeiro 9, 2019 at 1:58 am

      Excelente comentário, dos melhores que já li no VM.
      Basicamente resume o que qualquer treinador de bancada aqui da internet precisava de viver e passar, até por os pés no balneário do Benfica.

    • ThatMan
      Posted Janeiro 9, 2019 at 12:40 am

      Não sei se o comentário foi para defender o Rui Vitória ou elevar o Pizzi.

      Só uma coisa, há uns dias vieste dizer que o Porto era fraco na Taça da Liga, que com grupos acessíveis não conseguia passar como o Rui. Agora o Rui é elevado por ter ganho nos penaltis ao Porto “fraco” na Taça da Liga?

      • coach407
        Posted Janeiro 9, 2019 at 3:37 pm

        ahahahahah só tu.

        Quando os teus argumentos para responder ao meu comentário são:
        – “Ah, escusavas de referir o Pizzi aí no meio…”

        – “O Rui Vitória eliminou o FC Porto e quase fez o mesmo com o Sporting com uma equipa como o Fátima mas foi para a Taça da Liga…”. E quê, amigo? Achas que eu acredito que o Fátima eliminava o FC Porto se fosse na Liga dos Campeões? É óbvio que não eliminava. Levavam 4/5 batatas se calhar.

        De qualquer forma, diz-me quando é que o FC Porto foi eliminado, em qualquer competição, por uma equipa de um escalão inferior?

        Eu facilito-te o trabalho. Além de Rui Vitória com o Fátima ter eliminado o FC Porto, isso aconteceu mais 13 vezes… NA SOMA DOS 3 GRANDES…. EM TODA A SUA HISTÓRIA. Ao FC Porto aconteceu 6 vezes na Taça de Portugal e 1 vez na Taça da Liga… EM TODA A HISTÓRIA DO FC PORTO. Estou a somar a Taça de Portugal com a Taça da Liga. A probabilidade de terem perdido uma Supertaça ou assim é minúscula porque era preciso que uma equipa do escalão inferior não só ganhasse ao FC Porto num jogo a eliminar como ainda tivesse ganho a Taça de Portugal na época anterior. Mas, eventualmente, pode ter acontecido. Nestas coisas da história não se brinca. E foi aí que Rui Vitória entrou, assim como o seu Fátima.

        É óbvio que o FC Porto teve 6 novidades no 11 que é mais de meia equipa, mas 2 delas até saíram ao intervalo depois do Fátima ter sido, claramente, mais forte na primeira parte. E outro saiu na segunda parte quando o Porto estava desesperado a colocar a carne toda no assador.

        O Fátima foi francamente elogiado pela sua exibição de peito aberto em que o próprio Jesualdo, que estava a fazer o melhor arranque de campeonato da década, admitiu que a equipa de Rui Vitória não só teve uma atitude melhor como também foi mais inteligente tática e estrategicamente, elogiando muito o jovem treinador do Fátima que acabaria por dar o salto para o Paços.

        Logo a seguir o Fátima apanha o Sporting, perde 1-0 na 1ª mão em Alvalade e em casa foi CLARAMENTE melhor que o Sporting chegando ao intervalo a ganhar 1-0 com uma exibição monstruosa em que o Fátima dominou completamente o meio-campo e criando imensas oportunidades de golo. Mesmo depois do golo (aos 15′), o Fátima continuou a atacar como se tivesse a perder. Foi um dos jogos mais impressionantes que vi de uma equipa da II Liga contra um grande. Uma coisa é ter um bom resultado com sorte ou perder por poucos por defender bem. Outra coisa é chegar ali e parecer que o Fátima é o grande e o Sporting é a equipa da II Liga (era mesmo isto que parecia, sem nenhum exagero!).

        O Paulo Bento ao intervalo esgotou as substituições colocando as estrelas Miguel Veloso, Moutinho e Romagnoli e aí o Fátima teve de piar mais fininho, sendo encostado às cordas nos primeiros 15 minutos da segunda parte (Liedson, que tinha sido titular, empatou logo aos 53′). O Fátima mesmo assim ganhou o jogo com o 2-1 a surgir nos últimos 15 minutos do jogo, mas aí posso admitir que não estava a dominar, estava a jogar bem e a discutir o jogo mas muito longe do rolo compressor da 1ª parte. O Sporting estava a fazer a típica fraca exibição de um grande contra um pequeno: claramente percebes qual é a melhor equipa mas não consegues controlar o jogo. Mas desses jogos já vi alguns. Ver a 1ª parte do Fátima a cilindar o Sporting é que não me lembro de ver num jogo de um grande contra uma equipa do segundo escalão.

      • Kafka
        Posted Janeiro 9, 2019 at 11:29 am

        Na mouche thatman, mais uma vez o Coach apanhado em contradição

    • Pipinho
      Posted Janeiro 8, 2019 at 11:29 pm

      Desconhecia todos os factos antes de ser treinador do Vitória e realmente no futebol a nossa memória é muito curta, realmente desejei que ele se fosse embora no Verão e prefiro que o Benfica já não tenha como treinador mas sim, acho que foi demasiado enxovalhado por todo o seu passado apesar de também ter ajudado com muitas das conferencias que deu em que ou nada acrescentava ou desdizia o que tinha afirmado anteriormente. Mesmo assim obrigado ao Rui e obrigado por este resumo de uma excelente carreira!

    • Xefe
      Posted Janeiro 8, 2019 at 9:58 pm

      Provavelmente o melhor comentário sobre o RV neste blog até agora. Teve trabalhos excelentes nos clubes por onde passou antes de chegar ao Benfica.

      No Benfica teve mais dificuldades mas mesmo assim foi o que mais fez entre os 3 treinadores (Quique Flores, JJ e RV) que cá estiveram aquando do inicio dum maior investimento no plantel.

    • coach407
      Posted Janeiro 8, 2019 at 9:28 pm

      Onde disse “Vilaverdense” deveria ler-se “Vilafranquense”. Lapso meu.

      Resta-me desejar boa sorte ao Rui Vitória e é sempre bom ver o seu duelo com JJ. A ver se é desta que o Jorge Jesus fala menos e faz mais que o RV.

    • OlhodeFalcao
      Posted Janeiro 8, 2019 at 9:19 pm

      Óbvio que percebe de futebol e quem diz que não percebe é que não entende nada disto. Para mim continua a ser um dos melhores treinadores que passou no Benfica.

      • tiagoagm
        Posted Janeiro 9, 2019 at 12:05 pm

        Não teve tomates para pedir reforços quando deveria. Foi por isso que nao ganhamos o penta. Dou lhe valor por manter a coerencia do inicio ao fim. Sempre trabalhou com o que lhe davam.

        • coach407
          Posted Janeiro 9, 2019 at 3:05 pm

          Nisso concordo. Isso é uma qualidade do JJ. Exige um plantel brutal e depois pode dizer que foi ele que fez do Benfica incrível quando ser campeão com aquela equipa apenas na última jornada quando o único rival era o Braga é vergonhoso.

          Se há qualidade que o JJ tem é a exigir e construir um plantel. Rui Vitória não tem isso, foi sempre comendo o que lhe deram em todo o lado. Teve cortes orçamentais em todo o lado por onde passou, no Vilafranquense e V. Guimarães teve salários em atraso mas tanto o Fátima como o Benfica reduziram os gastos no plantel quando ele chegou.

          Concordo que nisso deveria bater mais o pé. Os adeptos, e eu também, querem é títulos. Querem lá saber se foi preciso ter uma equipa que vemos que 4 jogadores do 11 titular ao longo da sua carreira tiveram no Real Madrid (Coentrão, Javi Garcia, Di Maria e Saviola) e mais dois foram titulares indiscutíveis em clubes como o Chelsea (Ramires e David Luiz). Tudo na mesma equipa. Difícil era não ser campeão.

  • Mike The Kid
    Posted Janeiro 8, 2019 at 8:32 pm

    Não me arranjam um milhão também?

  • El Pibe
    Posted Janeiro 8, 2019 at 8:31 pm

    Toda a sorte do mundo!
    E ainda vai a tempo de dar mais uma liçãozinha no mestre eheh.

  • OlhodeFalcao
    Posted Janeiro 8, 2019 at 8:26 pm

    “Incompetente”, “Rui do Bombo”, “Adeus e não voltes mais”…
    Fico absolutamente estupefacto com a falta de consideração e agradecimento para Rui Vitória, um dos treinadores que em termos de títulos, foi dos mais bem sucedidos na história do Sport Lisboa e Benfica.
    Ainda bem que a maioria dos que aqui comentam não refletem a verdadeira nação benfiquista com esse tipo de pensamento.
    Vai ganhar muito dinheiro e vem logo o “típico português” com comentários que refletem inveja do dinheiro dos outros…
    Boa sorte RV, obrigado por tudo!

  • Pedro Leal
    Posted Janeiro 8, 2019 at 8:21 pm

    Acaba por ser uma decisão espectável do Rui Vitórias, visto que pelo menos para já não ia conseguir arranjar nenhum clube que do ponto de vista desportivo estivesse perto do nível do Benfica, portanto vai ganhar 6 vezes mais do que ganhava no Benfica e mesmo que seja num campeonato periférico vai poder continuar a lutar por títulos. Talvez ele consiga melhorar as limitações e daquia uns anos chegue a um clube de novo do mesmo nível que o Benfica, mas será bastante difícil de acontecer.

  • Joao X
    Posted Janeiro 8, 2019 at 8:14 pm

    Vês Gil Rodrigues? Previsível.

  • Daniel Alves
    Posted Janeiro 8, 2019 at 7:43 pm

    A Arábia Saudita assim já tem um motivo para justificar a proibição das mulheres de irem ao futebol. E não tarda, os homens também.

  • Mg
    Posted Janeiro 8, 2019 at 7:34 pm

    Paz à alma do Al-coiso..

    Bom para o pai de família que vai ganhar um balúrdio sem saber como. Saiu-lhe o euromilhões, é o que é.

    Bom e mau para o Benfica: bom, porque se vê livre do homem e mau porque, afinal, o interesse era real e a esbanjar dinheiro por esbanjar era sacar-lhes algum de indemnização antes de assinarem o acordo de rescisão.

    Os Sauditas são muçulmanos, certo? Ansioso por vê-los a dançar o kumbayá no final dos treinos.

    Será que os tipos não precisam de um lateral ou um médio? Era de aproveitar..!

  • Limpinho, Limpinho
    Posted Janeiro 8, 2019 at 7:32 pm

    6 milhões por ano.
    Bom trabalho dos benfiquistas que contribuíram todos com 1 euro para despacharem o Vitória.

  • Nickles
    Posted Janeiro 8, 2019 at 7:19 pm

    Tudo o que não acabar numa investigação feita ao Al Nassr pelas autoridades competentes do próprio país, será um escândalo. Sendo o Al Nassr um clube de futebol, tem que ter alguém que entenda os mínimos dos mínimos de bola, e qualquer um que entenda os mínimos dos mínimos de bola sabe que nunca na vida o Rui Vitória vale 6 milhões por ano, é que nem de perto.
    Posto isto a hipótese que resta é a trafulhice habitual que é a lavagem de dinheiro.

    • Guga21
      Posted Janeiro 9, 2019 at 3:27 pm

      Eia, investigações?
      lá todos ganham balúrdios, o Rui Vitória é asssim tão inferior ao Jorge Jesus?

  • Diogo Moura
    Posted Janeiro 8, 2019 at 7:10 pm

    O que me espanta não é o RV ir para a Arábia Saudita – também não daria para muito mais. O que me espanta é ir auferir 6 milhões. Como é que é possível?
    Não fosse a sua birra ao não aceitar que já não tinha condições para o cargo na altura certa , e neste momento poderia estar relativamente bem visto pela massa associativa Benfiquista. Como se deixou a andar feito sonso e a querer ganhar o dele ao fim do mês, toda a gente o quer ver pelas costas.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Janeiro 8, 2019 at 7:47 pm

      A mim espanta me muito mais o Benfica ter pago 4 e Sporting 6 ao mestre da táctica,do que um clube saudita a nadar em dinheiro dar 6 pelo Vitória.

  • Xefe
    Posted Janeiro 8, 2019 at 7:10 pm

    Vamos ver se pela 4ª vez consecutiva fica à frente do 7º melhor treinador do mundo. Desta vez, para dar luta, entra a meio da época e dá 4 pontos de avanço.

    • coach407
      Posted Janeiro 8, 2019 at 8:54 pm

      Sem esquecer que já antes lhe tinha ganho a Taça de Portugal com um plantel com 6 meses de salários em atraso e com o 11 titular a ter 8 jogadores que vinham da equipa B ou do CNS.

      Apesar de tudo temos que dar mérito ao JJ quando se defrontaram na final da Taça da Liga. O Benfica de JJ venceu o Paços de Rui Vitória por 2-1. Palmas para o Mestre da Tática.

  • ThatMan
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:45 pm

    Nunca esquecerei o que ele fez por nós enquanto Benfiquistas, obrigado Hélder por teres arranjado maneira de levar para aí o Rui do Bombo.

    Eles que se preparem, o Bombo está a chegar…

  • LukaDoncic_77
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:39 pm

    Adeus e não voltes mais

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:33 pm

    Como é que a Sport TV, a Eleven Sports ou a A Bola TV não se lembraram de comprar os direitos televisivos do campeonato saudita?

    • Flavio Trindade
      Posted Janeiro 8, 2019 at 9:12 pm

      Estigarribia,

      Da maneira como está não deve tardar…

      Até porque para além de JJ e RV nos dois grandes, há ainda Pedro Emanuel e Paulo Alves.

      E tendo em conta a perda de conteúdos recente não seria de espantar que a Sporttv o fizesse. Em termos de impacto mediático sempre seria mais interessante do que liga australiana…

      • Estigarribia
        Posted Janeiro 8, 2019 at 10:01 pm

        Flavio,

        Eu, por acaso, fiz o meu comentário mais na galhofa do que a falar a sério, mas caso dê certo posso dizer que descobri “pólvora nova”.

        Saudações Leoninas

        P.S.: Não percebo porque é que a Sport TV perde tempo a transmitir a Liga Australiana (pelo menos penso que são só resumos). Que eu saiba, acho que não há portugueses nesse campeonato periférico (o único português que me lembro de lá passar foi o Fábio Ferreira).

        • urtigas
          Posted Janeiro 9, 2019 at 1:41 pm

          Estigarribia,

          A Sporttv passou vários jogos em direto ainda este Sábado que vai entrar tem um jogo em direto, mas como a Austrália tem uma diferença horária significativa o jogo começa as 8h50.

          Acho que o valor deve ser o principal valor destas trasmições. O campeonato australiano esta atrás de muitos outros campeonatos (mesmo asiáticos) e mesmo para promoção externa do campeonato os valores envolvidos devem ser apetecíveis

    • PauloDybala1O
      Posted Janeiro 8, 2019 at 7:00 pm

      Concordo ! Seria de facto, interessante

    • Joga_Bonito
      Posted Janeiro 8, 2019 at 6:48 pm

      Decerto com JJ lá, que é como todos sabemos o inventor dos bloqueios no futebol, não tarda essas empresas irão comprar esses direitos. Assim, JJ terá mais uma bela marca no seu currículo, o de ter inventado o futebol moderno na Arábia Saudita. Isto depois de ter feito o Benfica e Sporting serem grandes clubes, porque da forma que fala, antes de lá chegar, o mítico derby da segunda circular, era entre o Sacavenense Clube de Portugal, e o Sport Nelas e Benfica. Até que chegou o Sol e os dois emblemas da III Divisão passaram a ser alguma coisa no futebol.

  • rmatos24
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:25 pm

    Espero que os centrais tenham bons pés, pois vão-se fartar de bater na frente.

    • coach407
      Posted Janeiro 8, 2019 at 6:49 pm

      Como o Lindelof batia.

      • ThatMan
        Posted Janeiro 8, 2019 at 8:38 pm

        A exceção não faz a regra.

        • coach407
          Posted Janeiro 8, 2019 at 11:15 pm

          Qual exceção? 100% dos centrais de RV com os “bons pés” que refere o comentário ao qual eu respondi saíam a jogar com qualidade. Não é exceção, é a regra.

          O Jardel também sai sempre a jogar. É raro ver o brasileiro a fazer passes longos, é estranho alguém dizer que o Jardel com a bola controlada costuma mandar chutão para a frente.

          Rúben Dias é o único que tem dois tijolos mas acha-se o Pirlo arriscando imenso em passes longos que não tem qualidade para fazer.

          Ainda assim, essa também não é a regra. Mal seria.

          Essa do bombo é apenas mais uma posta. A equipa com mais posse de bola do campeonato joga à bombo… é só mesmo insultar por insultar sem interessar o que acontece na realidade.

          • ThatMan
            Posted Janeiro 9, 2019 at 12:32 am

            A saída de bola do Luisão era incrível, a do Lisandro era fantástica. Bombo? Realmente devemos ver jogos diferentes

  • Chico
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:21 pm

    Sendo benfiquista, obviamente que não sou o maior fã deste incompetente, mas dava-me um grande gosto vê-lo a ganhar o campeonato ao mestre da tática. Espero que seja campeão

  • ACT7
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:13 pm

    Lá vai o JJ dizer que perdeu o campeonato porque estava calor.

  • Pulga
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:11 pm

    É como sempre disse, RV depois do Benfica é sempre a descer.

    Isto confirma que se não houvesse esta proposta o RV ainda era treinador do Benfica, porque nunca na vida RV aceitaria a rescisão e o LFV não tinha dinheiro para o demitir.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:07 pm

    Se o Rui Vitória ganhar o campeonato vou-me rir tanto do “Mestre”, que mal posso esperar para ouvir a desculpa que irá inventar caso isso aconteça.
    Era a verdadeira definição de “Karma’s a bitch”.

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:06 pm

    Tudo de bom para ele pessoalmente. Apenas censuro que não tenha saído por si, tendo-se agarrado demais.
    Já agora e não consigo evitar dizer que teria muito gosto em que ficasse à frente do mestre da tática outra vez. Seria mais um golpe no ego insuportável de JJ, que passa a vida em entrevistas a vender-se à descarada, sem respeito nenhum pelos seus colegas de profissão.
    Espero que Vieira nunca tenha a ideia (apesar de saber que é provável que JJ volte) de o trazer de volta para o Benfica, pode provocar uma guerra entre os adeptos, que não vale a pena. Há por aí bons técnicos, jovens e ambiciosos, que merecem uma chance.

  • ZeColmeia
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:01 pm

    Faz bem. Vai encher os bolsos e limpar a imagem à distância, pois estes últimos meses desgastaram bastante a imagem do RV como treinador! Boa sorte ao RV, ainda que lhe reconheça muitas lacunas como técnico!

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:01 pm

    Lamento pelos homens da Arábia Saudita, mas MUITOOOOOOOOO OBRIGADO!!!!!!!!!

    Sou o vosso fã número 1, obrigado por tudo!!!!!!!

  • Fabio Mendes
    Posted Janeiro 8, 2019 at 6:01 pm

    Constar do livro dos recordes do Guiness por ser o professor de ginástica mais bem remunerado do mundo: CHECK!

  • golias
    Posted Janeiro 8, 2019 at 5:59 pm

    Toda a sorte do mundo para RV!

  • T. Pinto13
    Posted Janeiro 8, 2019 at 5:58 pm

    Tanto dinheiro mandado fora. Coitados.

  • M1950
    Posted Janeiro 8, 2019 at 5:56 pm

    O diretor é o Hélder Cristóvão que saiu do Benfica B e foi para o Al Nassr e o seu primeiro alvo era o treinador do Benfica A…

    Tarda nada seremos seguidores do campeonato saudita…

    E sim , aumentaram as probabilidades do Jesus perder o campeonato.

  • pdomingues
    Posted Janeiro 8, 2019 at 5:56 pm

    É mau, professor de Educação Física, não serve para coisa nenhuma…
    Mas vai ali ao lado reformar-se de uma forma que muitos de nós só podemos sonhar (ganhando o Euro Milhões)

  • paulosousaw
    Posted Janeiro 8, 2019 at 5:54 pm

    RV não me parece ser treinador com perfil para treinar num campeonato periférico como o da Arábia Saudita.
    Parece sim treinador para equipas do meio da tabela, é destemido no que toca a lançar jovens mas penso que a sua limitação em mudar a sua filosofia de jogo, o leva a ser limitado .

    • Joga_Bonito
      Posted Janeiro 8, 2019 at 6:14 pm

      Se ganhasses 6 milhões limpos por época, também não te importavas de estar na periferia. RV está a fazer o seu pé de meia, a pensar na sua família e depois relança a sua carreira “a sério”.
      Não o posso culpar, não me parece ter qualidade para mais do que equipas pequenas, onde ganharia 5 ou 6 mil euros mês no máximo. Assim, está a aproveitar e bem a sua passagem pelo Benfica, para ganhar bons contratos e pensar no sustento familiar. E esperará por um bom projecto, depois de bem pago.

Deixa um comentário