Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rui Vitória já vai em 8 derrotas seguidas na Champions… mas Guardiola também não está muito melhor

As águias têm a obrigação de terminar com esta sequência negativa já frente ao AEK, que, sem Marko Livaja, até parece inferior ao PAOK; Já o campeão inglês vai ter de demonstrar esta época que tem estaleca europeia.

O Benfica somou a oitava derrota consecutiva na Liga dos Campeões ao perder, em casa, frente ao Bayern (0-2). Excluindo as pré-eliminatórias de acesso à fase de grupos, onde a equipa de Rui Vitória deixou Fenerbahçe e PAOK pelo caminho, o último resultado positivo remonta a 14 de fevereiro de 2017, quando as águias bateram em casa o Dortmund na 1.ª mão dos oitavos de final. Quem também está a bater recordes pela negativa é Pep Guardiola. Com o surpreendente desaire caseiro, por 1-2, na receção ao Lyon (1-2), o Manchester City somou a 4.ª derrota consecutiva na prova milionária. A este deslize, junta as duas derrotas com o Liverpool nos quartos-de-final da época passada e ainda o desaire na 2.ª mão dos oitavos-final, em casa, com o Basel. Ora, esta foi a primeira vez que uma equipa inglesa perdeu 4 jogos consecutivos para a Champions.

38 Comentários

  • Fernando neves _36
    Posted Setembro 20, 2018 at 4:48 pm

    Um treinador que sabe o que é a dimensão europeia do Benfica, dito pelo próprio presidente.

    • ThatMan
      Posted Setembro 20, 2018 at 7:06 pm

      “Vamos buscar estes pontos a outro lado”…

      • dabide23
        Posted Setembro 20, 2018 at 10:21 pm

        Desde que disse isso, somou 0… E, mais grave ainda, a Equipa não mais marcou golos!

        Em paralelo com este dado estatístico das 8 derrotas é a ideia que passa de que o Benfica é completamente inofensivo, quando entra em campo num jogo de Champions!!

        Espero estar enganado, mas vamos passar mal nesta fase de Grupos… E as Equipas não são especialmente fortes, à excepção do Bayern, claro.

        Veremos o que nos trazem as próximas jornadas!

  • Francisco Torgal
    Posted Setembro 20, 2018 at 4:52 pm

    Acredito que o Benfica fique em 2º ou 3º no grupo, esta derrota era muito provável (não garantida claro) e só atinge 8 derrotas seguidas porque o Bayern foi o primeiro adversário. Se calhar se o primeiro jogo fosse contra o AEK não se falaria em oitava derrota seguida (o que não limpa a época anterior). Tem de se começar a rodar mais este Benfica nas taças para chegarem bem à Champions e manterem o nível no campeonato. O RV tem de decidir um modelo de jogo bem trabalhado porque depois, apesar de bem intencionado, contra equipas de topo a inconsistência é óbvia.

  • PJVFF
    Posted Setembro 20, 2018 at 4:53 pm

    O problema aqui não é a derrota de ontem (que é previsível e aceitável), mas sim a prestação do ano passado com as derrotas duplas com o Manchester, CSKA e Basileia.
    Acredito que com o Ajax e AEK as coisas vão ser diferentes, especialmente na Luz.

  • Nickles
    Posted Setembro 20, 2018 at 4:56 pm

    Uma das poucas coisas que este acertou na vida foi ontem quando disse que ESTE Benfica não perdeu a sua identidade. Tem toda a razão quando diz isso, pois a actual identidade do Benfica é perder os jogos na Champions, independentemente do adversário. Portanto ontem a equipa realmente manteve a sua identidade.

  • MuchoG
    Posted Setembro 20, 2018 at 4:58 pm

    8 derrotas seguidas, 1 golo marcado nesses 8 jogos, metade destes jogos foram com equipas inferiores, pior humilhação na Europa desde Vigo.
    Não me importo de perder com o Bayern mas a resignação da equipa que entrou derrotada na segunda parte e dos adeptos só mostra a falta de exigência que se instalou com RV. O futebol é básico (não é por ganhar 3-0 ao Nacional que jogamos bem) e apenas formatado para jogos com equipas muito inferiores, daí a péssima percentagem de vitórias contra Porto, Sporting e na Europa desde que RV é o treinador.
    O facto de não ter havido um pedido de desculpas depois dos 0 pontos e ainda a lata de RV de ter achado o jogo equilibrado porque o número de remates foram iguais é triste, o Bayern jogou a andar a maior parte do jogo e podia ter goleado.
    O mínimo deste grupo é o segundo lugar, houve um grande investimento, esta equipa é superior ao Ajax (por muito que adeptos pouco exigentes queiram fazer parecer) mas como não é o Tondela casa vamos ter imensas dificuldades.
    Não sou daqueles que insulta RV e que diz que é professor de ginástica, reconheço algum mérito na sua carreira antes e no Benfica, mas é demasiado limitado e curto para este clube e plantel, está a conduzir um Ferrari como um Fiat, provavelmente dará para o título e deixará muita gente saitisfeita com o seu trabalho mas com ele uma equipa destas nunca atingirá o seu potencial.
    Falem do JJ o que quiserem, mas ainda me lembro de Everton, Leverkusen, Newcastle, Tottenham, Liverpool virem á Luz perder ou ser eliminados, de eliminar a Juventus que foi á final da UCL no ano a seguir, bater de igual para igual com Chelsea, Barcelona e United. Tenho muito mais carinho desses tempos do que tenho agora.

    • Ze Maria
      Posted Setembro 20, 2018 at 5:12 pm

      Na comparação JJ vs RV muita gente se esquece que o Jorge Jesus apanhou pela frente um super Porto, ao passo que o RV corre sozinho (o Porto piorou muito).

      E também se esquecem que o JJ apanhou o Benfica longe dos tempos áureos da Europa e em 3º lugar no campeonato, não um Benfica bicampeão e no pote 1 da Liga dos Campeões.

      SL

      • Joao X
        Posted Setembro 20, 2018 at 6:28 pm

        Boa observação.

      • Flavio Trindade
        Posted Setembro 20, 2018 at 7:07 pm

        Uma mentira contada muitas vezes não se torna verdade…

      • Bruno Cunha
        Posted Setembro 20, 2018 at 7:15 pm

        A diferença de qualidade dos jogadores também é muito mais acentuada. Witsel,Di Maria,Gaitan,Enzo,Ramires,Cardozo,Hulk,James,Moutinho,Guarin,Falcao não é o mesmo que jogar com Cervi,Pizzi,Sergio Oliveira,Brahimi,Seferovic,Aboubakar.

        Jesus e Villas Boas até podem ser superiores a RV e Conceição mas metam-nos com os jogadores de hoje em dia e vamos ver se jogam tanto á bola como há 7 anos.

        • Diabo Vivo
          Posted Setembro 20, 2018 at 9:35 pm

          Completamente de acordo, Bruno. A qualidade dos jogadores é claramente menor.
          Não morro de amores pelo Rui Vitória, mas o desinvestimento dos últimos anos – quer nas contratações, quer nas vendas dos jovens – está a passar fatura. Não há milagres.

  • Alwaysright
    Posted Setembro 20, 2018 at 5:09 pm

    Qual é o recorde de derrotas seguidas na competição, alguém sabe?

  • Khal Drogo
    Posted Setembro 20, 2018 at 5:14 pm

    Dou voltas e voltas à cabeça e não consigo perceber o porquê de o City não conseguir fazer na Champions o que faz na Premier. Alguém que perceba mais disto que eu tem teorias?

    • AngeloGJ
      Posted Setembro 20, 2018 at 6:31 pm

      Simples, o City e uma equipa formatada para a Premier League, para lidar com os adversários da premier league e com as adversidades da Premier League, quando encontra equipas com outro estilo de futebol tem MUITAS dificuldades, nota que na primeira época de Guardiola no City ele explicou quais eram os problemas do City dele (nao conseguir dominar os jogos em todos os momentos, ser fraco nas segundas bolas e não ser muito eficaz), ele conseguiu de forma exímia ultrapassar esses problemas mas formatou a equipa em demasia para a Premier League não preparando a equipa para outra realidade, a europeia, e outra coisa que se diz também e que estes jogadores do City não são jogadores de champions, teem pouca experiência na prova, não estão habituados a outra realidade que não seja campeonato e na sua grande maioria não são jogadores ganhadores(falo a nível de conquistar títulos) e se o City quiser fazer diferente diz-se também que teem que ter jogadores com outra experiência. E para terminar a equipa na primeira league que mais dificuldades causa ao City e o Liverpool, a meu ver isso acontece porque o estilo de jogo do Liverpool com Klopp apesar de ser um futebol compacto e total, não é um futebol típico de Premier League E por isso é difícil batê-los está época e o City de Guardiola não consegue se superiorizar ao Liverpool, e nota que o Liverpool e a equipa Inglesa que tem melhor performance na champions e a equipa inglesa mais capacitada para fazer melhor na prova, e para terminar, o ano passado o Liverpool teve menos dificuldades para eliminar o City do que para eliminar o FCP palavras do pessoal do Liverpool, isso porque o estilo do FCP causava mais dificuldades ao Liverpool do que o estilo do City isso mais uma vez mostra que o City e uma boa equipa sem dúvida mas está formatada para lidar com a premier league e nao com a champions por isso não pode ser considerada uma das favoritas a vitória na prova, num top top está nos 5 últimos e nunca nos 5 primeiros…

      • w0bbly
        Posted Setembro 20, 2018 at 7:07 pm

        Gosto do teu comentário mas está cheio de incongruências na minha opinião. O City não tem experiência europeia? Até posso entender (diferente de concordar). Mas por esse prisma o Liverpool também não a tem (foi a uma final de Champions o ano passado, tirando isso para o resto da equipa têm limitadissima experiência de Champions…).
        Depois a parte da formatação para a Premier… Muitas das equipas da Premier já não batem tanto e jogam para as segundas bolas como antigamente….
        Tens vários exemplos: Bournemouth, Crystal Palace, Arsenal, Liverpool, Tottenham, Wolves, West Ham… etc. São tudo equipas que tentam jogar (tal como tentou este Lyon). E a percentagem de vitórias mantém-se elevada mesmo contra elas.
        A minha explicação (e atenção eu respeito a tua opinião) é que o City ainda tem algumas debilidades a lidar com equipas que tenham avançados muito móveis (de todas as que disse em cima todas têm avançados rápidos) principalmente quando joga com Delph a lateral esquerdo (que foi praticamente a Champions toda do ano passado) mas também pelos processos da própria equipa em processo defensivo e daí sentirem dificuldades contra equipas com processos simples e que conseguem meter muita gente e de forma célere no meio campo defensivo do City (normalmente sempre em transição).
        Se vires contra autocarros o City dá-se sempre bem pois consegue com a largura que dá ao jogo desmontar os processos defensivos dessas equipas.
        Agora equipas que estejam um pouco mais subidas, que pressionem bem em bloco e que reduzam espaço entre linhas as equipas de Guardiola sentem praticamente sempre dificuldades.
        E o Lyon ontem (e tens de te lembrar que grande parte das equipas da Champs são equipas que jogam sempre para ganhar nos seus campeonatos) fez isso mesmo. Não se escondeu, não teve medo e jogou o seu jogo.
        Na Premier o City dos poucos jogos onde perdeu pontos foi precisamente contra este tipo de equipas (cingindo-me obviamente ao ultimo ano e meio). A percentagem mantem se alta porque os executantes das outras equipas não são tão bons como os deste Lyon.
        E para mim esta é a explicação para o insucesso europeu do City.

        Bem haja,

        João Pimentel

        • AngeloGJ
          Posted Setembro 23, 2018 at 11:10 am

          Concordo com o que disseste, principalmente na parte de o City se dar mal com equipas que conseguem meter mais jogadores do que o City no meio campo defensivo deles, e por exemplo o Liverpool e uma equipa exímia a fazer isso, e e por isso também que na época passada como portista preferia que o FCP tivesse enfrentado o City, já que o FCP da época passada ainda que numa escala inferior ao do Liverpool conseguia por vários jogadores no meio campo defensivo da equipa contrário e penso que se jogasse o jogo normal da equipa se a eliminatória o ano passado fosse City vs FCP tenho comigo que o FCP teria GRANDES chances de eliminar o City

    • Khal Drogo
      Posted Setembro 20, 2018 at 9:32 pm

      Muito obrigado a ambos pelas respostas. Ambos referem pontos que, de facto, fazem sentido. Muito obrigado mais uma vez. Cumprimentos!

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 20, 2018 at 6:22 pm

    Esta época não temos culpa, foi contra um Bayern forte e até nos batemos bem apesar de tudo. Os erros foram no passado, agora o real teste é vencer os jogos que vamos ter pela frente.

  • Chico Ferreira
    Posted Setembro 20, 2018 at 7:06 pm

    Tanto tempo no comando do Benfica e não se vê uma ideia de jogo. Aqui é que se nota a diferença e jogar aos esticões com extremos como Salvio e Cervi só funciona nesta liga fraca.
    Embora isto seja impossível com Vitória, continuo a dizer, com um treinador com ideias frescas e futebol apoiado a frente de ataque seria Rafa Silva à esquerda e a derivar para o meio com Grimaldo a subir nas costas, Zivkovic à direita a derivar para o meio e talvez Corchia tenha a qualidade para fazer a subida na lateral. E na frente Jonas/Ferreyra, pontas de lança capazes de recuar e transformar se num 10 de modo a abrir espaço às entradas dos 2 extremos e os 2 médios box to box.
    Deixar mo nos de futebol dos anos idos e jogar de forma apoiada porque temos jogadores para isso.

  • ThatMan
    Posted Setembro 20, 2018 at 7:07 pm

    Quando RV tem a lata de dizer que não é por perder este jogo que perde a identidade, está tudo dito. É vergonhoso, só há um caminho a seguir…

  • Kafka
    Posted Setembro 20, 2018 at 8:09 pm

    -8 derrotas consecutivas
    -6 jogos consecutivos sem marcar
    -1 golo marcado nesses 8 jogos

    Sempre a somar, siga que assim é que é bom

    PS: O que vale é que os mesmos que dizem que o RV é um grande treinador, são os mesmos que dizem que Pizzi é de classe Mundial e é batota jogar com ele… Fico mais descansado assim, pq assim identifia-se facilmente os indivíduos que não percebem nada de futebol

    • Fernando neves _36
      Posted Setembro 21, 2018 at 8:26 am

      Isto Kafka. Subscrevo tudo.
      Penso exatamente da mesma forma.

    • noizero
      Posted Setembro 21, 2018 at 11:06 am

      Concordo com o Kafka neste assunto. Sou benfiquista mas o RV não tem estaleca necessária para o Benfica. Não se pode negar tudo de bom que já fez e vocês sabem no entanto taticamente é zero… Até o Daniel Ramos tem mais cultura tática que o Rui Vitória. Com um plantel destes não se pode praticar um futebol deficiente. Jogadores como Pizzi, Cervi, Seferovic nunca calçariam na minha equipa. (Minha opinião)

      Dou um exemplo.. vejamos o caso de pizzi. RV quer transformá-lo em algo que não é. O jogo tem que passar todo por ele, no entanto vê-se que tem alguma diarreia mental em momentos de decisão. Exemplos disso: mudança de flanco muito denunciadas; ao entregar a bola, muitas vezes leva-a quase ao colega, acabando por condicionar a ação desse; para não falar dos passes a rasgar que vão ter à linha final ou lateral. Não defende, não recupera após perda. Se a bola não lhe chega, amua. Estamos a falar de um jogador que orquestra o jogo todo do Benfica que tem estes rasgos de “génio”. A realidade é que teve um bom começo de época é inegável mas será que consegue manter-se assim o resto da época?

      Opah quanto ao cervi e seferovic não há muito a dizer.. são muito maus.

      Um treinador que não consegue potenciar zivkovic, ferreyra, castillo, rafa é mau.
      Podem concordar ou discordar de mim, mas é a minha opinião. Adoro o meu clube claro mas o RV é do nível de um braga ou guimarães (sem querer faltar ao respeito).

      Teve muita sorte em aproveitar o trabalho deixado por JJ e agora que quer impor a sua tática, nota-se as dificuldades e limitações que tem no seu esquema.
      E podia dizer muitas mais coisas, no entanto, esperarei que o benfica ganhe tudo como sempre.

      • ThatMan
        Posted Setembro 21, 2018 at 6:33 pm

        Apenas altero uma coisa, não colocaria o Braga no mesmo patamar do Vitória, acho que o Braga é de longe a 4a melhor equipa em Portugal e RV não tem mais estaleca que o Abel para lá estar.

  • Francisco Rocha
    Posted Setembro 20, 2018 at 8:17 pm

    Desde há umas épocas que noto que há muitos benfiquistas com falta de orgulho e conformados com qualquer situação que se passe no Benfica. O post do jogo de ontem contra o Bayern é o espelho disso e essa imagem vai desde a direção à equipa técnica. Há muito um “deixa andar que isto passa”, tapa-se o sol com uma peneira e acabam a cantar kumbaya. É um discurso e atitude que não aprecio. Não se trata de perder com o Bayern mas como se perde e a atitude que se tem durante o jogo. Há jogadores que têm de abrir os olhos já que o treinador não abre a ponto de os tirar ou lhes fazer abrir os olhos. O Cervi e o Almeida são uma autêntica nulidade, o Pizzi compromete muito a nível defensivo e com o Gedson de rastos (obrigado RV pela não rotação) ainda se nota mais isso. O Seferovic não tem nível para o Benfica quanto mais para a Champions, Castillo terá de ser titular no próximo jogo e é urgente recuperar jogadores como o Corchia, Krovinovic, Jonas e Ferreyra.
    Para o próximo jogo gostava de ver o Gabriel no lugar do Gedson (tem de descansar), o Zivkovic no lugar do Pizzi, o Rafa no lugar do Cervi e o Castillo no lugar do Seferovic. Alguma coisa tem de mudar e que comece por certas atitudes em campo.

  • Deusebio
    Posted Setembro 20, 2018 at 11:47 pm

    Não sabia que o City estava com esse score negativo, mas por aí também se percebe o quão difícil é nesta altura a Champions league. Claro que temos o dobro de derrotas dos ingleses, mas se formos avaliar os orçamentos dos dois clubes, para não falar o quanto gastaram desde que Guardiola assumiu o clube, é mais fácil entender o que nos está a acontecer. E nem vale a pena dizer que é culpa do treinador, porque para a maioria dos users que aqui comentam classificam o espanhol como o actual melhor do mundo.
    De resto, o ano passado foi de facto mau demais, mas este ano não será igual, apesar deste mau início. Em 10 jogos com o Bayern, o Benfica ainda nunca logrou uma vitória, é histórico. Aliás, só há poucos anos ganhámos a primeira vez contra uma equipa alemã. Esperavam mesmo que lhes fossemos ganhar ontem? Para mim, um empate tinha sido um bom resultado, realisticamente.
    Também se critica que RV tenha dito que a equipa não tenha perdido a identidade, quando para mim esse foi o ponto positivo de ontem, termos mantido a nossa ideia de jogo (o chamado jogar olhos nos olhos) em vez de nos metermos cá atrás, com o autocarro estacionado, à espera de um eventual contra-ataque bem sucedido. Isso e o jogo do Renato ☺

    • Marco
      Posted Setembro 21, 2018 at 9:57 am

      A primeira vitoria contra uma equipa alema foi em 1962
      A segunda em 1963.

      E esse mito de que jogamos olhos nos olhos quando o Bayern levou o jogo como um treinito… RV é, de longe, o pior treinador de uma equipa que esteja na champions.

      • Deusebio
        Posted Setembro 21, 2018 at 11:21 pm

        Se calhar é uma vitória contra equipas alemãs em solo alemão, mas tenho idéia de ter ouvido dizer isso num dos últimos anos do JJ, quando jogámos com? (Kaiserslautern? Bayer Leverkusen?) Ainda assim não serão assim tantas as vitórias, o futebol tuga (tanto clubes como selecção) nunca se deu muito bem contra o futebol alemão…
        “Treinito” não me pareceu tanto assim, o Bayern teve 3, 4 ocasiões claras de golo, mais ou menos as mesmas do Benfica. Os alemães tiveram a sorte de marcar em momentos chave do jogo, no início do primeiro e do segundo tempo. Qualquer estratégia vinda do balneário, especialmente a nível mental, sofreu logo duro golpe…

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 21, 2018 at 9:28 am

    Já nem vale a pena bater mais no ceguinho…

    Pelo menos que este fantoche no domingo rode um pouco a equipa e meta o Cervi nos iniciados…

  • Miguel Carvalho
    Posted Setembro 21, 2018 at 11:09 am

    Muito se fala das 8 derrotas, esse post até poderia ter sido feito antes do jogo pois a derrota era quase uma certeza.
    O passado não interessa o que interessa é o presente, e o Benfica deu 4 onde o Chelsea ganhou 1.0 sim temos 1 derrota agra o que interessa é o resto da competição.
    Caso o Benfica faça outra miséria de Champions estou de acordo que tem que se apurar responsabilidades, agora acabou o primeiro jogo com o Bayern.. vamos com calma.
    E também Almeida e seferovic não dão para champions.. e pelo que vi no estádio gostei do Gabriel quando entrou vamos ver…

    • ThatMan
      Posted Setembro 21, 2018 at 6:29 pm

      Mas é preciso outro ano horrível para apurar responsabilidades? Realmente RV tem razão, não se perdeu a identidade na derrota com o Bayern.

Deixa um comentário