Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rummenigge admite a criação de um campeonato europeu de clubes dos ‘top-5’ (equipas portuguesas ficavam de fora)

Que clube seria favorito?

Um sonho antigo de muitos adeptos do futebol, desejosos de ver o que os grandes clubes Europeus fariam em confronto numa prova de regularidade, algo que é bastante distinto a uma competição a eliminar, como são as actuais Champions e Liga Europa (veja-se o caso do Bayern o ano passado, que chegou à eliminatória frente ao Barça com grande parte dos titulares lesionados). Mas a verdade é que há muito tempo que se fala neste projecto, mas a sua concretização parece muito difícil (o formato, clubes participantes e mesmo a coexistência com as outras provas Europeias – se é que não teriam de se extinguir – são uma grande incógnita). 

O presidente Associação Europeia de Clubes admitiu a possibilidade de ser criado um campeonato continental composto pelos maiores clubes das cinco principais Ligas – nas quais não incluiu Portugal -, noticia hoje a comunicação social italiana. “Não podemos excluir que, no futuro, seja criado um campeonato europeu, que integre os maiores clubes de Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha e França, sob a égide da UEFA ou de uma organização privada”, disse o alemão Karl-Heinz Rummenigge, durante um seminário sobre fair-play financeiro, em Milão, na terça-feira. Segundo o patrão do Bayern Munique, tratar-se-á de uma competição composta por cerca de 20 equipas, que poderão disputar alguns jogos na América e na Ásia, tendo o presidente da Juventus, Andrea Agnelli, evocado a questão financeira para justificar a criação da prova, em alternativa à Liga dos Campeões. “A Liga dos Campeões vale 1,5 mil milhões de euros em direitos televisivos, contra quase sete mil milhões na NFL [campeonato de futebol norte-americano]. Ora, os estudos mostram que dos dois mil milhões de adeptos no mundo, 1,6 mil milhões são de futebol e apenas 150 milhões de futebol norte-americano”, observou Agnelli. Fonte: Agência Lusa

(function(i,s,o,g,r,a,m){i[‘GoogleAnalyticsObject’]=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,’script’,’//www.google-analytics.com/analytics.js’,’ga’);

ga(‘create’, ‘UA-71200351-1’, ‘auto’);
ga(‘send’, ‘pageview’);

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Janeiro 13, 2016 at 10:28 pm

    Superliga Europeia? Não, obrigado!
    Os 50s países que fazem parte da UEFA juntarem-se em 10/15 ligas? Sim!

    Vitorino

  • MikeTP
    Posted Janeiro 13, 2016 at 8:58 pm

    Nestes clubes todos existem 3 ou 4 que não fariam sentido nenhum: para começar o Lyon, que agora é apenas um clube da metade superior da tabela neste momento e apenas tem no seu historial uma taça intertoto, apesar de vários campeonatos mais ou menos recentes. O Bayer Leverkusen é outro, primeiro porque apenas tem uma taça uefa e nunca ganhou um campeonato. O Schalke não ganha um campeonato desde 58, e tem uma taça uefa e duas intertoto. Podia continuar por Tottenham e coisas assim, mas acho que não vale a pena. Benfica e Porto merecem obviamente entrar nestas considerações e até o Sporting tem mais mérito para entrar do que alguns que aí estão (18 campeonatos e uma taça das taças, embora já tenham sido há muito tempo, acredito que este número vá aumentar nos próximos tempos).
    Pela vertente financeira acho que esta superliga até ficava a ganhar. Não era por sair uma equipa destas que falei que os alemães, franceses, ou ingleses deixariam de a ver. No entanto, entrando as melhores equipas de Portugal garantidamente trariam os patrocionadores de Portugal, os adeptos, e também interesse dos PALOP's, principalmente.

    No entanto acho que isto não irá acontecer. Não sei até que ponto os clubes vão aceitar, e era algo que destruiria por completo os campeonatos nacionais, uma vez que sairiam todos os candidatos aos títulos. Perderia interesse, dinheiro e competitividade.

  • Unknown
    Posted Janeiro 13, 2016 at 7:33 pm

    Esta liga nunca ira para frente meus caros. Isto porque:
    – Os responsáveis da liga inglesa nunca iram aceitar perder as suas 4 melhores equipas para esta super liga Europeia e "estragar" o formato atual da sua liga. Muito menos agora com o super contrato desportivo que assinou pelos direitos desportivos que permitira as equipas inglesas voltarem a ser o poderio financeiro da Europa bem como os melhores jogadores. Isto para não falar da sua historia;

    -A Liga Espanhola nao é so Real, Barça, Atletico e Sevilha… Nao nos podemos esquecer do Atletico de Bilbao e Valencia! sao clubes históricos e que esta a tentar voltar surgir das cinzas. E como na liga Inglesa, os seus responsáveis não iriam aceitar a exclusão destes. Se ja uma Liga iberica foi o que foi o filme que foi, quanto mais isto;

    -Itália? o mesmo que a Espanha! Demasiada historia em demasiados clubes para se poder dar ao luxo de excluir algum clube que seja. Simplesmente tem menos dinheiro actualmente, nao implica que daqui a 20anos nao voltem a ser a melhor liga da europa como foram ha tempos.

    -O que sobra.. França e Alemanha. A Primeira é de rir! Um pais dividido entre o futebol e o Ragby, onde só agora é que tem uma super equipa (numa super cidade – Paris=Portugal inteiros), mas uma super equipa desajustada ao campeonato que joga e que certamente veria com bons olhos esta super liga europeia para rentabilizar o seu investimento. Assim como na Alemanha o Bayern. Alias quem propõe esta liga é o seu presidente interino! Que como é obvio tem todo o interesse de a sua equipa lucrar com isto, mas pouco se marimbando para os outros clubes europeus.

    -E por fim a agravante de o futebol morrer no resto da Europa! Portugal, Holanda, Turquia; Russia; Ucrânia jamais aceitaram ser relegados para 2 plano. Isto iria ser a morte dos seu clubes grandes bem como o agravamento financeiro deles com a perda dos milhoes da champions.

    O que posto isto, so mesmo o senhor Rummenigge para achar boa ideia queriar uma liga so com equipas do top 5 Europa. Porque tirando o Alemanha e França nao estou a ver outra liga a ganhar com isso.

    Tiago Sá

  • Fernando Alvega
    Posted Janeiro 13, 2016 at 6:30 pm

    Têm-se visto por aqui muitas opiniões que as equipas que venceram a prova máxima do futebol europeu deviam de ser as escolhidas.

    Na minha opinião isso é estar a viver da história e, se vamos reportar-mos a essa história, então teríamos que ir ao princípio desta história e, olharmos para todos aqueles clubes, que pelo motivo de nos seus anos de ouro não existir a dita competição, foram eventualmente prejudicados.

    A eventual prova a realizar, têm que viver do momento atual e não do passado.

    Na minha opinião está Liga devia de ser constituída além dos 5 países falados, acrescentar Portugal e Holanda.

    Estes 7 países apresentavam 3 clubes cada e, a organização, escolheria mais 3 à sua escolha, que não pertencessem a nenhuma das 7 Ligas, o que totalizaria uma competição de 24 clubes.

    Dificuldades nas datas?

    Também essas eram ultrepassaveis, bastava que cada país participante reduzisse o número de equipas nas suas Ligas.

  • cards
    Posted Janeiro 13, 2016 at 6:30 pm

    A ideia é boa mas sejamos sinceros equipas portuguesas seriam excluídas desta liga somente devido a fatores económicos.

  • Estive Lá
    Posted Janeiro 13, 2016 at 6:29 pm

    É só nestas questões que o pessoal se junta e fala de Portugal. Passam o ano a espezinhar as equipas pequenas em Portugal e depois é o que dá. Quando houver centralização dos direitos de televisão entre outras coisas, aí poderemos ser uma liga de topo. Por enquanto vamos-nos entretendo com os 6-0, 5-0, etc. Assim nunca vamos evoluir.

  • Damiao Neymar
    Posted Janeiro 13, 2016 at 6:19 pm

    quando esta liga der certo(o que nunca vai dar) nao ha dinheiro para pagar as viagens!

  • Fernando Alvega
    Posted Janeiro 13, 2016 at 6:05 pm

    Mais uma vez está-se assistir à crónica arrogância Alemã.

  • Nuno R
    Posted Janeiro 13, 2016 at 5:56 pm

    Só vejo aqui indignação com o facto das equipas portuguesas serem esquecidas em detrimento de uns francius e umas equipas de meio da tabela de Inglaterra.
    A pergunta é: na Ásia, nos EUA, quem é que eles querem ver jogar? O Benfica ou Schalke?
    Quem coloca mais gente no seu estádio semanalmente, o Benfica ou o Schalke?

    Esta prova seria uma prova baseada exclusivamente em critérios económicos, à imagem do que acontece nos EUA. E para o Rummenigge, 2 pigs chegam bem.

    • Nuno R
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:33 pm

      Cheguei? Sempre lá estive…

      (engraçade era os tres entrarem numa liga destas, até fazerem boa figura, mas receberem peaners de direitos televisivos em relação a equipas com o Bayer, Liverpool ou Marselha, apenas porque sim)

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:24 pm

      Nuno R

      Chegaste la…o que aqui interessa é o quem pode dar mais dinheiro a ganhar…

  • Rui Soares
    Posted Janeiro 13, 2016 at 5:52 pm

    Mais uma razão para fundir a Liga Portuguesa e a Liga Espanhola.

    A Espanha resolvia o problema das indendências e das autonomias e especificamente o problema Barcelona, no caso da independência da Catalunha.

    Portugal oferecia outra dimensão a Benfica, Porto, Sporting, Braga e Vitória. Não sei se poderíamos incluir mais algum clube. Presumo que não. E, no caso duma Liga Europeia, não havia o risco de exclusão.

    • afonso silva
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:13 pm

      Sporting, Benfica e Porto nunca mais celebravam um título… Era resumir Portugal a província, porque ninguém ia considerar como uma união mas como uma aglutinação de Espanha a Portugal.

    • Nuno R
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:11 pm

      Penso que qualquer Liga teria de ser reconhecida pela UEFA, e esta reconhece ligas organizadas por federações, e não por fusões.
      Depois a Austria juntava-se à Alemanha, era a Liga escandinava, a Mitropa, o BalcãLiga, cada um fazia o seu arranjinho.

      O Saramago, fosse vivo, apoiaria essa fusão, o D. Afonso Henriques corria tudo à espadeirada

    • RHPM
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:07 pm

      A Catalunha nunca será independente só será independente quando deixar de haver Espanha, porque a seguir o País Basco, Galiza e outras regiões também vão querer independência…

      E esse assunto vai bem além da complexidade do futebol, é melhor nem sequer entrar por aí porque nós somos um país com quase 1000 anos de história, não podemos ser confundidos com Estados Espanhóis, temos cultura e historia a defender!

      Além de que não vejo beneficio nenhum para os clubes Portugueses entrar numa liga ibérica, iria criar um fosso entre os principais clubes e os outros, seria como criar dois mundos e a principal prejudicada seria a selecção Portuguesa, depois a que se seguia a isso? uma selecção Ibérica?

      Como Português recuso-me a isso, a nossa historia fez-se de anos a combater pela independência, a tentar distanciar a nossa cultura dos outros, temos isso, somos um país estável e consolidado, outros em Espanha lutam por ter o mesmo que nós, e nós vamos nos juntar aos outros?

      Não faz sentido, Portugal é Portugal!

  • Pedritxo
    Posted Janeiro 13, 2016 at 5:42 pm

    A ideia e engraçada,principalmente para nos, consumidores, mas o calendario nao e assim tao largo, e seria preciso muito estudo para ser viavel esta liga.
    E claro que nao poderia ser so as equipas das big 5 a nivel financeiro, porque isso e injusto, ate porque Portugal tem feito com os 3 grandes+ braga boas campanhas, alem do que ha historicos que nao podem ser deixados para o lado, porque se estao em baixo agora, no futuro nao se sabe, logo um PSV,Ajax,Steua ou Feyernood.

  • Tiago Capela
    Posted Janeiro 13, 2016 at 5:39 pm

    Na minha opinião, 20 equipas, 1 portuguesas, 3 francesas e italianas, 4 alemãs e espanholas e 5 inglesas. Assim conseguiríamos ter uma liga competitiva, considerando o número de adeptos nacionais e estrangeiros das equipas. Em Portugal pelo menos teríamos 2 grandes a lutar pelo título inferior (que daria acesso à liga europeia propriamente dita), e um grande entre os grandes europeus. Verdade que o lyon e o tottenham podem não ter a história dos nossos grandes mas são um produto mais apetecível nomeadamente para a Ásia. A grande questão era como reorganizar as ligas "inferiores". Se várias ligas nacionais ou uma segunda e terceira ligas europeias. Provavelmente as equipas a lutar nestas ligas nacionais estariam envolvidas num espetáculo menos apetecível e menos rentável, o que poderia cavar ainda mais o fosso entre clubes…mas no geral parece-me viável essa competição.

  • Telmo Almeida
    Posted Janeiro 13, 2016 at 5:34 pm

    Antes de andarem com estas invenções, deviam era preocupar-se em voltar aos anos de Ouro da Champions League, 32 equipas mas em vez dos oitavos de final havia a segunda fase de grupos. Eram 4 jogos a mais num formato já testado anteriormente e competição era muito mais forte

  • Bernardo Clara
    Posted Janeiro 13, 2016 at 5:31 pm

    Isto tudo é impossível, ponto.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 13, 2016 at 5:27 pm

    Interessante, mas gostva tambem de lançar uma outra ideia. Porque nao fazer uma especie de mini torneio de best of de cada liga, podia ser realizado na pre temporada e era uma especie de prenda para os adeptos, que teriam oportunidade de cer os melhores de cada liga juntos numa so equipa, isto para nao falar na possibilidade de ver Messi com Ronaldo.. Fica a ideia…

    HVP

  • Alexis
    Posted Janeiro 13, 2016 at 5:12 pm

    Considero uma boa ideia mas a escolha dos clubes nem por isso. Era mais justo se reajustassem os Rankings, por exemplo a partir da proxima epoca durante 3 ou 4 anos, com os pontos da Liga dos Campeões a valer mais que os da Liga Europa (coisa que não acontece) e ao 5o ano, criava-se a tal liga com os 20 primeiros. E a partir daí haveria lugar a 3 "descidas de divisão" com 3 clubes a subir consoante o Ranking…
    Tenho a certeza que, por exemplo, Lyon e Mónaco não têm mais adeptos / potencial comercial que Porto ou Benfica e tem ainda menos historia que estes..

  • Hugo
    Posted Janeiro 13, 2016 at 5:10 pm

    Se avançarem para um liga deste tipo vão matar muito do que é o futebol, nomeadamente os campeonatos nacionais e as equipas grandes que ficam de fora da liga europeia. Da forma como é apresentado é uma competição fechada, ao estilo da NBA ou NFL, os clubes que ficarem de fora deixam de contar.

  • Muska
    Posted Janeiro 13, 2016 at 5:00 pm

    É uma ideia entusiasmante, como seria a Liga Ibérica, mas duvido que se realize.

    Deixo só uma ideia das 20 melhores equipas do mundo, que poderiam participar neste campeonato (sem restrições às equipas das ligas do TOP5)

    Barcelona
    Real Madrid
    Atlético Madrid
    Bayern
    Borussia Dortmund
    Juventus
    Napoli
    Inter
    PSG
    Monaco
    Chelsea
    Man Utd
    Man City
    Arsenal
    Benfica
    Sporting
    Porto
    Zenit
    Cska Moscovo
    Ajax

    Consideraria também Olympiakos, Tottenham, Liverpool, Sevilla, Wolfsburgo, Bayer, Schalke.
    Creio que nenhuma equipa do campeonato turco ou de fora da Europa teria lugar entre as 20 melhores equipas.

    Posso parecer um pouco "biased" pelo facto de o campeonato português dar tantas equipas como por exemplo a Liga Espanhola e até mais que a Bundesliga, mas não vejo equipas claramente mais fortes que as nacionais fora deste lote

    • Sombras
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:24 pm

      Eu trocaria o CSKA pelo Olympicos, pois estes têm feito mais pelo futebol. Já agora, o Celtic pelo peso histórico tem que figurar aí algures. Apenas estão como estão porque não têm competição interna.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:58 pm

    Porra alguém se esqueceu "só" do Milan?! É apenas o segundo clube com mais títulos europeus…

    SL

    PPS

  • Anónimo
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:56 pm

    Gosto da ideia. E acho normal não se incluir Portugal, para mim está abaixo das outras 5, pese embora as recentes boas campanhas na Europa. A verdade é que em Portugal andou a dar muito Porto, depois o Sporting com Paulo Bento ainda tentou dar luta mas sem sucesso, e depois com Jesus voltou a aparecer o Benfica em grande. Basicamente tirando este ano já lá vão muitos anos em que é só uma ou duas equipas fortes em Portugal. Não acho que Portugal esteja a ser injustiçado, e no mesmo bolo meto a Russia e por vezes a Turquia que vai contribuindo com boas equipas, mas mais ao longe.

    Decidir tudo por rankings também não faz sentido, até porque todos vemos os comentários negativos que por cá aparecem devido aos rankings que vão saindo.

    Depois claro a nível económico somos muito inferiores aos 5 mencionados.

    Seria engraçado uma escolha feita pelos adeptos :D

    Renato

  • Diospiro
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:50 pm

    O que a França está a fazer la no meio?

  • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:46 pm

    Essa liga só poderia funcionar com subidas e descidas de divisão (como nas ligas actuais), porque iria substituir a LC e retiraria os maiores clubes das ligas nacionais. É impossível pensar que equipas possam fazer a liga nacional ao fim de semana e a "hipotética liga europeia" durante a semana.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:41 pm

    Não exactamente desta forma, mas eu apoio muito isto. Acho que dava maior interesse e competitividade. Acho que excluir os outros clubes logo à partida não, mas apoio. Definitivamente a ideia. Por exemplo, numa liga com 18 clubes, Portugal só tem 10M de habitantes, claro que não há muita competitividade. A NBA por exemplo são 30 equipas para USA e Canadá que ao todo são quase 400M. Eu acho que devia funcionar praticamente como um campeonato nacional existe hoje. Por exemplo, vou dizer 30 equipas porque tiraria champions. Escolhiam as primeiras 30 equipas do ranking da UEFA. Depois tal como existe uma segunda divisão em Portugal, haveria uma segunda divisão com mais 30 equipas. E depois por exemplo regionais, que neste caso seriam nacionais. Daria competitividade, visibilidade e muito mais interesse. Por exemplo, com todo o respeito pelo moreirense, mas se todos os habitantes de Moreira de cónegos fossem ao estádio, não o enchiam. E estamos a falar de um clube de primeira divisão. Nos Estados Unidos, nas divisões inferiores há os campeonatos estaduais que muitos deles, senão todos, são maiores de Portugal e funciona. Porque não funcionarem aqui os países como estado lá. Aberto a sugestões, está minha ideia pode estar longe de ser perfeita, mas acredito mesmo que o caminho seja este.

    Carlos Almeida

    • Nuno Mourão
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:57 pm

      Para mim, perfeito era o modelo universitário das equipas de basket americanas!!! Vão lá dar uma vista de olhos e digam qq coisa ?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:23 pm

      Sem dúvida, era o modelo perfeito para o futebol europeu. Basta olhar para o Top-30 do rank e até salivo com a ideia de uma liga com todos aqueles clubes. Mas por outro lado, tinha que se equilibrar as coisas, impôr limites aos jogadores contratados como na NBA, fairplay financeiro mais apertado e distribuir os direitos televisivos de forma equilibrada. Em 5 anos tinhas o Benfica ou o Porto ao nível do Real Madrid, não só devido a esse equilibro financeiro mas porque todos os jogadores do mundo iriam querer jogar numa das 30 equipas!
      A segunda liga iria também ser super competitiva, geraria também imensa receita e a luta para subir à primeira liga europeia seria de uma ferocidade espectacular!

      PF

  • André Dias
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:30 pm

    Um campeonato viável seria de 20 equipas, talvez 4 de cada país dos Big 5. Ficariam sempre grandes de fora e não sei como seria feita a "qualificação", mas seria algo assim:

    Espanha – Barcelona, Real Madrid, Sevilla e Atlético de Madrid.
    Inglaterra – Arsenal, Chelsea Manchester United e Manchester City.
    Alemanha – Bayern, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen e Schalke 04.
    Itália – Juventus, Inter, Napoli e Roma.
    França – PSG, Marselha, Lyon e Monaco.

    Acho a ideia interessante de um ponte de vista hipotético, percebo que o tamanho do mercado e o volume de receitas fosse muito maior, mas não estou a ver os clubes a desistir dos campeonatos dos respectivos países para jogar esta competição.
    Já para não falar que deslocações constantes por toda a Europa e ainda América ia ser bastante negativa para os adeptos locais de cada clube e muito mais desgastante para os jogadores.

  • Unknown
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:29 pm

    Na minha opinião se for por títulos e prestígio Europeu, não sei o que o AC Milan não está a ser mencionado

    Daniel

  • Kafka I
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:29 pm

    Já o disse aqui há uns tempos, a "Liga dos Campeões" actualmente quase que se podia chamar "Liga dos Campeões Ingalterra, Itália, Espanha, Alemanha + PSG" pois basicamente esta restringida a estes 4 Países+PSG na actualidade

    Tanto que há 10 épocas que NENHUM clube fora deste grupo pôe os pés nas finais…desde 2004 em 11 finais (portanto 22 finalistas) tivémos:

    – Inglaterra 8 finalistas
    – Espanha 6 finalistas
    – Itália 4 finalistas
    – Alemanha 4 finalistas

    Aumentando agora o leque para as ultimas 11 semi finais (44 semi-finalistas) temos:
    – Espanha 16 Semi-finalistas
    – Inglaterra 15 Semi Finalistas
    – Alemanha 6 Semi finalistas
    – Itália 5 Semi finalistas
    – França 1 Semi finalista (o Lyon em 2010)
    – Holanda 1 Semi Finalista (o PSV em 2005)

    Ou seja, actualmente a Liga dos Campeões não é mais do que uma competição a eliminar entre as 4 grandes Ligas Mundiais (Itália, Alemanha, Inglaterra e Espanha) e o resto são fantoches para fazerem tempo e a competição durar, mas quando chega a Março/Abril passa a ser "a Liga dos Campeões Itália, Inglaterra, Alemanha e Espanha"…eu punha aqui o PSG não que tenha sequer ido as meias finais, mas porque é a unica equipa fora das 4 Ligas que ao dia de hoje lhes pode fazer frente…

    • Maxi
      Posted Janeiro 13, 2016 at 7:11 pm

      Nem mais. O que se passa no futebol actual é culpa de Platinis, Blatters e os seus amigos espanhóis (Ángel María Villar) que metem o dedo em tudo o que possa beneficiar o futebol espanhol em detrimento dos outros (arbitragens incluídas), especialmente dos mais pequenos como Portugal.
      E é engraçado que quem começou a inflacionar as transferências no futebol foi o Real Madrid.

    • Miguel
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:11 pm

      Vinha aqui dizer isto. Os playoffs da champions sao praticamente esta liga que querem criar. A unica excepcao e dar hipotese a clubes outsiders deste top 5. A unica diferenca seria menos equipas de outras ligas (como a Ucraniana, Portuguesa, Holandesa, etc.)

      Vamos continuar a dar ainda mais aos ricos…?

  • bpstp
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:28 pm

    Por mais que nos custe, portugueses, ele tem razão em grande parte, mas se calhar em vez de ser só as 5 maiores ligas europeias, colocaria os melhores/maiores clubes europeus e neste caso o Porto, Benfica e Sporting teria hipótese de participarem. Por exemplo se ganharem o campeonato e subirem no ranking da UEFA subiriam de escalão e ai poderiam ser um "Moreirense" ou "Academica" da EUROPA e com dinheiro que ganhassem poderiam sempre sonhar subir cada vez mais.

    Por outro lado, iria aumentar o fosso em relação a outras equipas. Por exemplo em espanha o Real e Barça já levam distancia competitiva em relação aos restantes e com essa liga onde supostamente iriam ganhar muito mais como será o campeonato Espanhol?

  • Anónimo
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:26 pm

    Seria interessante para todo o adepto (falo por mim).
    Penso que implicaria quase obrigatoriamente o desaparecimento ou da liga dos campeões ou da liga europa (sendo que a que ficasse passaria a ser a Liga de Honra das competições europeias). Agora, se não quiserem "matar" o futebol no resto da Europa, não se podem limitar a essas cinco ligas para a prova. Havia três caminhos a seguir para evitar isso (na minha opinião):

    1) Coeficientes dos países, isto é, os 5 países melhor colocados colocavam todos os anos 4 equipas nessa liga (conforme acontece actualmente para definir o número de equipas na champions e liga europa por exemplo), sendo que todos os anos seria actualizado conforme actualmente. Se assim fosse Portugal ainda poderia aspirar a participar alguns anos;

    2) Coeficientes dos clubes. Poderia não ser tão justo, até porque às vezes até eu fico burro como é que determinado está tão bem ou mal colocado. Era necessário criar uma fórmula de cálculo aprovada por todos os países e a partir daí todos os clubes que no início da época estivessem nos 20 primeiros lugares participavam.

    3) Hipótese mista. Mais difícil de aplicar, mas passaria por exemplo por colocar as 5 principais ligas do ranking, mas em vez de cada uma colocar 4, colocaria apenas 2. As restantes 10 vagas seriam preenchidas pela ordem do ranking de clubes (obviamente que os clubes já seleccionados via liga seriam desconsiderados). Seria também uma forma de se poder incluir PSG's, Porto's, Benfica's, Zenit's e Shaktar's quando estas ligas não ficassem no top5.

    De qualquer das formas não acho que vá para frente. Especialmente com a história dos jogos na Ásia e por aí fora, apenas por questões monetárias mas que criam desgastes gritantes.

    Cumps,
    Rui Sousa

  • Filipe Viseu
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:25 pm

    poderiam copiar um modelo semelhante ao da NBA de 30 equipas, seriam as integrantes + Zenit, benfica, porto, valencia, monaco, olympiakos, fiorentina, sporting, Ajax, PSV ?
    Com uma liga B com o proximo 30

    • José Silva
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:44 pm

      Não precisavam de ser tantos jogos com na NBA. Teriam era de ter o mesmo cuidado na organização dos calendarios. Por exemplo uma equipa holandesa que venha jogar a portugal, a seguir pode fazer 2 jogos em espanha, um em frança e depois faz 4 jogos em casa. Outra grande diferença entre a NBA e o futebol penso que seja ao nível de treino. Não sou especialista mas na nba a ideia que tenho é que os jogadores fazem muitos treinos individuais na offseason para melhorarem o seu jogo ao passo que no futebol existem muitos treinos durante a época e são quase sempre colectivos, exceptuando os guarda-redes.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:14 pm

      Sem dúvida que os americanos sempre foram especialistas em transformar qualquer desporto numa competição altamente competitiva desportivamente e financeiramente. Um modelo como a NBA de 82 jogos/equipa numa época regular + Playoff + Viagens pela Europa, seria um autêntico desafio para o mundo do futebol.
      Iria exigir não só que os clubes se adaptassem de uma forma super exigente, mas também que a UEFA finalmente pusesse mão como deve ser no fairplay financeiro. Tinha que haver muitos limites e regulamentação, como na NBA, para evitar os super desequilíbrios financeiros de hoje em dia. Mas sem dúvida, seria a maior competição desportiva do planeta!

      PF

  • Gonçalo
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:23 pm

    Não considerar o Porto e o Benfica é ridículo. França não tem 4 equipas de jeito para considerar.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:20 pm

    Lá vamos nós… Há inúmeros clubes que ficam de fora: Benfica e Porto têm feito muito mais na Europa que:

    Roma,
    Marselha,
    Lyon,
    Leverkussen,
    Tottenham,

    Aliás, existem clubes que apenas estão aí pelo seu peso histórico, como o Liverpool.

    Se querem fazer esta Liga que a façam, mas não por país. Por ranking. A questão é que isso já quase que existe, e dá pelo nome de Liga dos Campeões.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:02 pm

      Caro Pedro Garcia

      Mas eu concordo contigo, eu sou contra este capitalismo selvagem que se instalou no futebol…e sou contra alguns Países levarem 3 e 4 clubes à Champions…concordo inteiramente contigo nisso…para mim a Champions também só iam os 2 primeiros

      Agora estava a ver é na perspectiva de quem vai criar isto, e esses querem é dinheiro e mais dinheiro e portanto vão tentar maximizar ao máximo as receitas…foi essa perspectiva que tentei transmitir, porque eu concordo contigo…

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:48 pm

      Oh Kafka, mas eu não digo para não se inserir clubes Franceses. Agora se for por esse ponto de vista a Rússia tem obrigatoriamente de estar presente, não?

      Agora, tu chamas à atenção para o mais importante de tudo: Questão financeira. Querem mudar isto mas não sabem como. Que sejam homens e façam a Liga dos Campeões só com o primeiro e segundo classificado de: Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Holanda e Rússia. Depois criem outra Liga Europa com os terceiros, quartos e quintos classificados de cada país, onde também podiam incluir Escócia, e todos os outros países mais pequenos. E está feito. Agora parem de fazer tudo por ganhar dinheiro. O futebol devia servir para entreter, não para dar lucro (ou pelo menos devia servir).

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:37 pm

      Pedro Miguel Garcia

      Uma liga destas tem de ter sempre o factor financeiro como ponderação, e Portugal só tem 10 milhões de consumidores contra 65 da França…criar uma Liga Top 5 e incluir Portugal em detrimento da França seria estar a perder dinheiro…

  • sadf
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:20 pm

    Era giro com as melhores equipas europeias pois benfica e porto sao superiores a metade das que ai estao referenciadas

    • sadf
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:36 pm

      Adolfo, sim era por ai. Mas querem embirrar pronto.

      Cesar acho que me estas a dar razão pois ir a 2 finais europeias em anos seguidos nao é facil nem para todos sem falar no outros anos em que ir aos quartos da champions e meias da UEFA me parece positivo.

      Até porque me parece que há ali equipas que nao ganham titulos imporatantes ha algum tempo não?

    • César Torres
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:09 pm

      O Benfica que há 55 anos não ganha um título europeu é melhor do que o Sevilha que nos últimos 10 anos ganhou 4 ligas da Europa e uma supertaça europeia? Por favor…

      PS: E antes que tentem ignorar a liga europa, gostaria de lembrar que o Benfica perdeu esta competição por 2 vezes. Se fosse muito fácil de certeza que teriam ganho.

    • Adolfo Dias
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:20 pm

      Sevilha, Roma, Marselha, Lyon, Tottenham, Leverkusen, Shalke, não é metade mas anda lá perto…
      SL

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:44 pm

      Metade? Já de agora gostaria de saber.

      Mário

  • Zé Barros
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:18 pm

    Seria uma competição interessante.
    Na minha opinião, poderia ocorrer nos anos entre o Europeu e o Mundial (ou nos dois anos ou apenas num), mas que teria de ser revista: nº de equipas a participar, limites de equipas por país, como iriam ser escolhidas as equipas (por exemplo: Benfica, Porto e Sporting estão num patamar comparável (se não mesmo superior) ao Marselha, Tottenham e Sevilha, por exemplo (referindo apenas equipas do mapa).
    Mas seria uma ideia interessante, sem dúvida.

  • Destt destt
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:18 pm

    E como é capaz de figurar clubes com o Schalke ou Sevilha e os 3 grandes ficam simplesmente de fora?

    • César Torres
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:05 pm

      Vamos lá ser sinceros, o que o Benfica ou Sporting fez melhor em competições europeias do que o Sevilha? A última competição europeia ganha pelo Benfica foi há 55 anos, taça que o Sevilha ainda não conseguiu ganhar. Mas se formos por este caminho então merece figurar o Nottigham Forrest antes de se pensar em Benfica ou Sporting, porque tem 2 champions leagues bem mais recentes que as do Benfica e ainda tem uma supertaça europeia. Ou seja 3-2 contra o Benfica e 3-0 contra o Sporting.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:58 pm

      Para não falar que o AC Milan nem esta presente na lista xD

  • João S
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:17 pm

    A minha opinião certamente está enviesada, mas sou eu o único a achar que a liga portuguesa não deve muito ou nada à Francesa? Acho que os nossos grandes bateriam qualquer equipa da Ligue 1, à excepção do PSG

    • Helder Cruz
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:26 pm

      E se se cria se uma super liga dos campeões? Uma liga so com os campeões. De 8 a 10 países Portugal Espanha França Itália Inglaterra Alemanha Rússia uns playoffs para paises menos mediáticos como Turquia Ucrânia Polónia Bélgica Suíça e servia por exemplo e depois a liga dos campeões mudaria de nome ja nao era dos campeões claro e abulia se a liga Europa e claro que a champions acolhia quem nao passa se nos tais playoffs e também teria de ter mais grupos… Isso faria com que tivesse grandes equipas a mesma e mantivesse os milhões (so um por pais deixava sempre real ou barca de fora e muitos ingleses dortmund 2 dos 3 grandesde Portugal etc)… O que acham????

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:23 pm

      Fernando Alvega

      Liga Francesa?? Tu não percebeste nada do Post então…

      As equipas Francesas iriam sim deixar a Liga Francesa e participar na SuperLiga Europeia, logo levavam atrás de si todo o poder económico da França…

    • Fernando Alvega
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:02 pm

      Mas qual população ou poder económico.

      Uma liga dessa dimensão só pode avançar com grandes patrocínios e, não, estou a ver, os patrocinadores a quererem apostar numa Liga Francesa onde o nível competitivo é tão fraco como se comprova na diferença pontual entre o PSG e os outros.

      Neste momento um Sporting, Benfica e Porto, têm um valor muito superior a um Monaco, Lyon ou Marselha, sendo mais apetecível aos patrocinadores.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:54 pm

      O Futebol na Turquia, Polónia, Roménia etc não tem o grau de evolução que tem a França…acho que a componente "grau de evolução" é evidente dai não a ter frisado, porque senão fazia-se uma Liga entre a China e a India e ficava o assunto resolvido…

      Depois não se trata só do clube x ou y ter mais adeptos, mas do que o País em si pode dar…a França tem marcas muito mais fortes que poderiam patrocinar a competição…as operadoras TV Francesas iriam pagar muitoooooooo mais para terem os direitos que as Tugas…etc etc…

      Sendo o objectivo facturar muito dinheiro nunca se pode excluir a França para ficar com Portugal

    • H Soares
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:47 pm

      Kafka,
      Eu falei da Russia, como podia falar da Turquia. No entanto caso fosse somente esse o critério, Portugal aparecia depois da Polónia da Ucrania, da Roménia.

      Mas eu compreendo aquilo que queres dizer. Embora ache que seria preferível ter um Benfica numa liga dessas, a um Sevilla por exemplo. Embora Portugal seja um país com 10 M de habitantes, vemos os adeptos concentrados nos 3 grandes. Continuando com o Benfica, seria preferível ter uma equipa com 6 milhões de adeptos do que um com 500 ou 600 mil.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:39 pm

      ACT7

      A vida é assim mesmo…seja no futebol ou em tudo na vida

      Se tiveres 400 milhões Eur para investires e precisares de um sócio para entrar com investimento, vais ter com um sem-abrigo (Portugal) ou vais ter com o Bill Gates (França) que sabes que te pode acompanhar nesse investimento?

    • João S
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:36 pm

      ACT7 acho que a França ganhou LC uma vez (Marselha).

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:29 pm

      H Soares

      A Rússia esta no inicio de uma "guerra fria" com a Europa, para além de não haver a livre circulação que existe no resto da Europa…não é a mesma coisa (a nivel burocráctico) uma equipa Alemã/Italiana/Inglesa terem de se deslocar de 2 em 2 semanas a Alemanha/Itália ou à Rússia, são coisas completamente diferentes…

      Depois apesar dos quase 150 Milhões habitantes a Russia não tem um grau de evolução tão grande como a França a nivel futebolistico…acho que não faz sentido porem aqui a Rússia ao barulho pelo peculiar País que é…

    • João S
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:28 pm

      Algum critério objectivo teria que ser usado para definir os participantes, e o mais provável é que fose o ranking da UEFA, o que calaria Rummenigge. O que ele disse foi uma parvoíce que não me espanta, dada a usual atitude dos alemães em relação a nós…

    • H Soares
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:22 pm

      Kafka,
      Deixa que te diga que isso pode não ser assim tão linear. Caso contrário tinha-se incluído a Rússia por exemplo.

    • ACT7
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:22 pm

      Basicamente os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres. Quer dizer os Franceses por serem muitos e vistos como ricos tem direito de ir a essa competição (claro que a competição iria ter prémios bem abonados ou o Real e Barça jogavam com as equipas B's) e nós por sermos um país pequeno e pobre já não podemos ir lá. Se Portugal passar no Ranking a França tem mais que o direito de estar lá.
      Portugal aquele cantinho pequenino em relação ao aos papões e poderosos dos franceses.
      LC 4 para PT-0 para FR, LE:2-0. Finalistas de LC: 5-5 e LE: 5-3.

    • Che
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:09 pm

      Bastava por cobertura nas bancadas e relvados em condições e c os novos contratos penso que ficamos c uma liga tão apelativa como a francesa.

    • Mike-UK
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:05 pm

      A análise puramente financeira coloca a França na linha da frente.
      Desportivamente não há qualquer tipo de discussão pois a liga francesa é muitíssimo inferior à portuguesa quer em termos de competição interna (este ano a coisa estava resolvida à oitava jornada) quer externa (não me recordo da última vez que uma equipa francesa chegou a uma meia final europeia mas nos últimos 15 anos Portugal meteu 10 equipas em meias finais europeias, 7 em finais, venceu 3 vezes).

    • Pedro Melo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:02 pm

      não te esqueças que portugal tem bastantes adeptos fora, como os brasileiros, etc. por isso sao mais que 10 milhoes

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:59 pm

      João S

      Sim sim percebi, agora acho que para inicio, o grande objectivo era potenciar ao máximo a competição em termos financeiros, portanto a França nunca poderia ser excluida em detrimento de uma País pobre como Portugal, sendo a França uma das maiores economias da Europa e também um dos maiores mercados…

    • João S
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:47 pm

      Claro Kafka, a minha análise foi meramente desportiva. Ninguém no mundo (excepto 10M de pessoas) preferiria ver Sporting, Benfica ou Porto em vez de Ibra e Cia. :)

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:35 pm

      Criar uma Liga desta dimensão, não tem apenas a ver com a qualidade do clube X ou Y, mas sim com o potencial de receitas que se pode alcançar e nesse sentido Portugal tem apenas 10 milhões de consumidores, contra os 65 milhões de consumidores que têm a França

      Fazer uma Liga Top5 com Inglaterra (55 milhões) , Itália (60 milhões) , Alemanha (82 milhões), Espanha (50 Milhões) e Portugal (10 Milhões) representam 257 Milhões de Consumidores "internos"

      Fazer uma Liga Top5 com Espanha, Ingalterra, França, Alemanha, Espanha Italia são 312 Milhões de potenciais consumidores de base, para além de que a França tem muito mais poder ecnómico (força a nivel de patrocinios)

      Logo numa liga destas a serem apenas 5 e estar a incluir Portugal em detrimento da França seria perder dinheiro

    • Filipe Viseu
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:28 pm

      uma equipa de metade de cima da tabela em frança, foi normalizada tanto pelo o Porto como pelo o Braga como se de um união da madeira se trata-se

  • Anónimo
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:17 pm

    Quem são o Schalke e o Marselha comparado com o Benfica e com o Porto em termos de títulos e méritos por esta Europa fora?

    Elem

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 8:01 pm

      Mais jogadores formados do que porto e benfica bora então fazer um 11 de jogadores que não saoo da formação Maas são formados emm Benfica e porto porque quando CA chegaram não eram nada

      Oblak
      Danilo
      Pepê
      Garay
      Alex Sandro
      Matic
      Ramires
      Deco
      Hulk
      Falcão
      Di Maria

      E ainda tem muitos mais!! Marselha? Tottenham onde amigo? Podem dizer o que quiserem mas se há campeonato que potência e mostra ao mundo grandes jogadores e Portugal.e só falei de porto e benfica porque do Sporting t ainda tens Simão ;Ronaldo;nani;quaresma que saíram para Barcelona e man utd
      Francisco neves

    • César Torres
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:56 pm

      Desculpa-me lá Madrugadas mas tu só estás a escrever aquilo que ajuda a tua agenda.

      Como comparar a Juventus,actual vice-campeã da europa e foi vice-campeã em 2003, com o Benfica que não pisa em uma final da champions há 26 anos? Ou vais dizer-me que as 2 finais perdidas pelo Benfica em 2013 e 2014, têm mais prestígio do que a final perdida pela Juventus há 6 ou 7 meses?

      E na história recente(últimos 8 anos) o Chelsea tem 3 semi-finais da champions,2 finais da Champions, 1 champions league e 1 liga europa.

      Se estás a falar de história recente nas competições europeias, o Sevilha e o Atlético de Madrid não fizeram mais do que o Porto, mas fizeram sim bem mais do que o Benfica. E negar isto é cegueira. O Sevilha nos últimos 10 anos ganhou 4 Ligas da Europa e 1 Supertaça Europeia. O Atlético Madrid ganhou 2 ligas da Europa, 2 Supertaças da Europa e ainda foi para 1 final da maior competição de clubes do mundo. Mentira ou verdade?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:25 pm

      Sim, tem uma liga dos campeões "suja"…

      Quem são Bayer Leverkusen, Sevilha, Marselha, Lyon, Schalke 04, Roma, Atl Madrid, até mesmo Inter, Tottenham, Roma, Juventus e Chelsea comparados com Benfica e Porto?!?!

      E não estou a falar só de titulos (excluía a Juve e Chelsea) estou a falar de equipa e história recente nas competições europeias, bem como ranking atual, Benfica 6º e Porto 13º.

      Não faz sentido, faria sentido, uma ligado campeões dessa forma mesmo, ou seja, com o campeão de TODOS os campeonatos Europeus, isso sim!!

      A atual liga dos campeões ficaria como está, mas sem o 1º classificado de cada campeonato, e a Liga Europa também.

      Madrugadas

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:03 pm

      A questão é – Como escolher as equipas a integrar numa liga assim? Até ha pouco tempo o q eram o Chelsea ou Man City mm dentro do campeonato inglês? Pq incluir um Man City ao invés dum Aston Villa ou Everton? Ou pq razão se deve incluir estes clubes ao inves dum Steaua, dum Estrelha Vermelha, dum Partizan ou dum Sparta Praha (p n falar dos três grandes holandeses)?
      Se agora o dinheiro esta do lado das equipas da EPL, c a criação duma liga europeia, o mm tipo de investimento poderia recair nos clubes acima citados, os quais têm historia e, mais importante, uma importante base de apoio local.

      NunoMS

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:49 pm

      O Rodrigo tem alguma razão, mas não toda. O Van Basten disse, se não estou em erro, que na altura dele as melhores equipas eram o Marselha e o Benfica. No entanto, o clube francês perdeu ainda mais fulgor que o Benfica. Benfica e Porto são, quanto a mim, superiores a essas equipas.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:35 pm

      O Marselha tem uma liga dos Campeões muito mais recente que a do Benfica e tem jogadores formados que superam tanto a do Benfica como a do Porto.

      Rodrigo

    • DS
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:31 pm

      E o Tottenham?

  • JSC
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:16 pm

    Tinha de se criar uma liga nova com novos clubes, caso contrário não faz sentido. Com donos ricos, com contractos de trabalho colectivos e que seguissem as mesmas regras.

    London Poshes vs Paris Franks
    Portugal Warriors vs Copenhagen Vikings :D

  • Che
    Posted Janeiro 13, 2016 at 4:16 pm

    Já tenho a mesma opinião há dois anos. Mas não criar uma liga assim pois a paixão e raiz do futebol está nos campeonatos nacionais.
    Para mim seria:
    Superliga Europeia (8 equipas em formato de campeonato a duas voltas)
    Liga do Campeões (formato actual)
    Liga Europa (formato da Champions com 32 equipas)

    • Che
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:53 pm

      A ideia era essa mesmo Filipe Azevedo e Kafka, quem participasse na Superliga não participava na Champions. E não seria assim um rombo tão grande na Champions. Os tais oito seriam os do costume como Real, Barça, Atleti, City, PSG, Juve, Bayern e Arsenal por exemplo. Depois todos os anos desciam dois e subiam os finalistas da Champions.

      Kev, ter uma opinião é diferente de ter uma ideia. E eu fiquei c a ideia q não entendes te a minha opinião.

    • José Silva
      Posted Janeiro 13, 2016 at 6:24 pm

      Só haveria tempo se acabassem os jogos das taças, taças da liga

    • Kev
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:48 pm

      Che, já tenho a ideia da Superliga Europeia há quase 30 anos.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:43 pm

      PF

      O Barça este ano pode fazer

      38 Campeonato
      9 Taça Espanha
      2 Supertaça Espanha
      13 Champions
      2 Campeonato Mundo Clubes

      64 jogos

      Podes-me dizer onde o Barça arranja espaço para fazer mais 14 jogos?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:34 pm

      Uma alternativa para aliviar o número de jogos poderia ser diminuir o número de equipes nas competições nacionais, como 16 na Premier League e La Liga. Só aí já se diminuíam 8 jogos para cada equipe.
      Cássio Robson

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:28 pm

      Sobrelotados onde? A liga alemã esteve (e ainda está) parada há quase um mês, metade das semanas da época só se joga ao fim de semana, e 99% das equipas se perdem as eliminatórias das competições nunca mais jogam. Por exemplo, as épocas em que o meu clube falha as competições a eliminar todas é uma grandessíssima seca, apenas com os jogos da liga (que às vezes até para imenso tempo).

      Mas também não concordo com este modelo, ou se muda a Liga dos Campeões para uma liga a tempo inteiro (extinguir as ligas internas e fazer muitas divisões europeias), ou então é deixar como está.

      PF

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:14 pm

      Che

      Exactamente

      38 Jogos Campeonato
      6/7 Taças Nacionais
      13 Champions
      14 Superliga Europeia

      Istão representaria mais 14 jogos do actualmente e os calendários já estão sobrelotados, onde é que o Barça, Real Chelsea, Bayern conseguiam arranjar mais 14 datas ao seu calendário?

    • Filipe Azevedo
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:10 pm

      Che, mas então quem fizesse parte da Superliga não participava na Champions? Isso seria um rombo imenso na competição.

    • Che
      Posted Janeiro 13, 2016 at 5:07 pm

      Kafka, uma equipa q vá à final da champions tem 15 jogos para fazer.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 13, 2016 at 4:38 pm

      Superliga Europeia seriam mais 14 jogos, não espaço para tanto jogo…para se partir para uma Superliga Europeia, que for para essa Superliga Europeia tem de abandonar os campeonatos nacionais

Deixa um comentário