Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rússia não vai participar na qualificação para o Euro’2024

Boa decisão?

A UEFA anunciou que o sorteio da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024 não irá contar com a Rússia. Os russos ficam assim fora do certame que terá lugar na Alemanha. Quanto ao restante sorteio, que se irá realizar a 9 de Outubro,  existirão ao todo 10 grupos: sete deles com cinco equipas e três com seis equipas cada. Os 10 vencedores e os 10 segundos classificados de cada grupo qualificam-se automaticamente, com três lugares a serem decididos via play-off. A Alemanha, como anfitriã, está apurada diretamente para a prova.

65 Comentários

  • Contra Informação
    Posted Setembro 21, 2022 at 1:47 pm

    Deviam participar mas num esquema semelhante aos JO com outro nome e sem bandeira do país.

  • FranLx81
    Posted Setembro 21, 2022 at 1:01 pm

    O importante é tramar a Russia. Pagar 700 euros / mês em eletricidade já é tranquilo.

    • Yazalde1906
      Posted Setembro 21, 2022 at 4:44 pm

      Ui o que vens aqui dizer, reportar factos é complicado hoje em dia.
      É que na verdade precisam destas coisas para tramar a Russia, já que eles até têm facturado mais na venda de combustíveis fosseis que antes.

  • Nicola
    Posted Setembro 20, 2022 at 11:57 pm

    Se fosse por aí, o que dizer então de Israel por exemplo , e que nem sequer da Europa é? Ou o COI vetar os EUA pela invasão do Iraque nas olimpíadas por ex. O desporto deveria servir como agregador. Até o Owens foi a Berlim em 1936 .

  • Mantorras
    Posted Setembro 20, 2022 at 11:56 pm

    Nao importa para nada, mas e um fait diver que muitos acham fofo.
    E claramente injusto, mas vao chamar-lhe “whataboutism” se compararem coisas. Sugiro abolirem as comparacoes. Afligem muita gente. Parece que diferencas de criteria so veem nos amarelos dados as suas equipas… enfim.

  • Niall joaQuinn
    Posted Setembro 20, 2022 at 10:22 pm

    Sinceramente, acho isto um não assunto.

    Por muita paixão que desperte, o futebol é um jogo. Apenas isso: um jogo.

    A Rússia está em guerra e sob sanções económicas, cujo impacto na vida dos cidadãos russos é mil vezes superior ao do simples impedimento da participação no Euro.

    Tirar a Rússia do Euro é a menor de todas as sanções e um ato meramente simbólico ao pé de tudo o resto.

    Com isto o ocidente marca uma posição, mais nada.

    Eu sou totalmente a favor.

  • Wey
    Posted Setembro 20, 2022 at 8:11 pm

    Coerencia zero por parte da UEFA.
    Porque nao tomaram estas medidas em 2014 ?

    • Martin Heidegger
      Posted Setembro 21, 2022 at 11:24 am

      Oh meu querido, o mundial vai se realizar no Qatar. A fifa nunca foi coerente ahah

      • Antonio Clismo
        Posted Setembro 21, 2022 at 12:38 pm

        A rússia organizou em 2018 e estou a responder ao user que perguntou porque não sancionaram a Rússia quando se apoderou da Crimeia em 2014

        • Tiago Abreu
          Posted Setembro 22, 2022 at 12:35 am

          A Rússia apoderou-se da Crimeia depois do povo da Crimeia ter escolhido o lado russo.
          Não dispararam um tiro.

        • Wey
          Posted Setembro 21, 2022 at 2:05 pm

          Das duas uma : Ou a populacao da Crimea nao vale o suficiente para as restricoes aplicadas e cancelamento a Russia ou $$$$$, muito $$$$.

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 21, 2022 at 12:01 am

      Pergunta ao Blatter que lhes vendeu a organização do Mundial 2018.

      Era muito difícil afastar o organizador do Mundial seguinte..

      Aliás, se não houvesse esse mundial na Rússia e os Jogos Olímpicos de inverno em Sochi (para tentar usar a propaganda russa no mundo) acredito que o Putin já teria invadido a Ucrânia mais cedo

  • É dia de jogo
    Posted Setembro 20, 2022 at 8:10 pm

    Gosto da clareza com que as pessoas falam deste tema, que não é fácil e não me parece ser tão simples de dar opinião. Eu percebo quem defende ambos os argumentos, obviamente a Uefa tem de agir e tentar prejudicar a Rússia tanto quanto puder, mas também se pensarmos no lado dos atletas custa a aceitar, como o Medvedev que foi impedido de competir para o que treinou a vida toda e no topo das suas capacidades apenas porque nasceu num determinado pedaço de terra que outros não nasceram, é que ele tem absolutamente zero responsabilidade de onde nasce, zero responsabilidade no que o líder da Rússia faz, e são extremamente prejudicado apenas e só por ter nascido num país. E é que se pensarmos bem, os atletas russos desde da invasão foram todos proibidos de competir na sua maioria e não foi isso que mudou ou sequer fez alguma diferença na guerra e na invasão. Portanto é uma decisão difícil e é uma faca de dois gumes honestamente.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 20, 2022 at 7:31 pm

    Se não os proibissem de participar a Rússia era bem capaz de entrar em campo com um equipamento com um ”Z” bem visível, uma vez que a seleção é usada como símbolo de propaganda (aliás todo o desporto na Rússia sempre foi usado como propaganda.. daí os escândalos de doping para eles não parecerem tão maus e ainda trazerem umas medalhas..)

    E o pior de tudo.. Estou a ver os adeptos russos nos estádios da Europa todos com t-shirts com ”Z” a regozijarem-se dos genocídios que as suas forças militares estão a fazer noutro país da Europa.

    E os atletas a competirem pela Rússia, impávidos, como se nada fosse, ainda a concordarem com todo esse circo..

    Aida não vi nenhum jogador russo a condenar o que quer que fosse.

    • GoldenFCP
      Posted Setembro 20, 2022 at 8:42 pm

      2022 e o Clismo ainda acha que os cidadãos das Russias,Coreias do Norte,Chinas,Venezuelas, Bielorussias da vida podem dizer o que lhes apetece. Tudo é controlado, alguns são presos sem provas nenhumas por puras intuições dos agentes secretos(o KGB não deixou de existir, simplesmente mudou de nome), na Sibéria ainda há campos de concentração aos montes…

      Tens noção que o primeiro jogador russo que vier falar as coisas como elas são muito provavelmente vai escorregar de uma janela nos dias seguintes certo? Pensa nisso, é que falar tendo todas as liberdades é muito fácil. Perguntem aos vossos pais como era no tempo do Estado Novo. E olhem que a ditadura russa é bem mais dura que a do Estado Novo

      • Stravinsky
        Posted Setembro 20, 2022 at 9:16 pm

        Aqui eu quero acreditar que o Clismo diz o que diz porque sabe que as pessoas ou são coagidas para tomar esta posição, ou tem uma lavagem cerebral tão bem feita (são 22 anos de lavagem de Putin) que acreditam mesmo naquilo.

        Se for por estes motivos, acho que o Clismo tem razão.

      • batalha34
        Posted Setembro 20, 2022 at 9:05 pm

        Que exagero, tanto video no youtube de figuras publicas da russia a condenar a guerra. Só de desportistas famosos tens exemplos do Smolov, Rubleb, Zadorov, Denisov, até o proprio Kasparov (lenda do xadrez) é extramemente critico do regime há anos.

        O Putin só manda pela janela quem realmente pode afetar alguma coisa na vida dele, ele esta-se bem a marimbar para o que um futebolista anda a dizer

        • GoldenFCP
          Posted Setembro 20, 2022 at 11:04 pm

          Meu amigo os jogadores de futebol são pessoas que são seguidas por milhares e ás vezes milhões de pessoas. Não tenhas duvida nenhuma que uma opinião que mude a ideia de muitos russos sobre a guerra seria rapidamente alvo de consequências. É que o Smolov só disse que a guerra não era soluçao. Ele que dissesse que estava farto de viver em ditadura, que queria liberdade e coisas do género e vias o que lhe acontecia. A ele e a qualquer figura publica que questione a autoridade do Putin.

          A Rússia hoje em dia toma medidas que no tempo da Uniao Sovietica não tomava. E os jogadores de futebol são uma delas, é que não é a mesma coisa o KGB ir prender um jogador que conspira com uns amigos contra o governo ou uma live/declaração de um jogador a ser vista por 300.000 pessoas. A era digital veio complicar muito a vida daquela Russia tao fechada do tempo soviético

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Setembro 20, 2022 at 7:03 pm

    A invasão da Ucrânia pela Rússia, como é óbvio, é condenavel, mas esta guerra está a fazer nascer um movimento de russofobia por essa Europa fora. Que culpa têm os futebolistas russos que um ditador russo tenha decidido arrasar com outro país?

    Isto qualquer dia começa-se a estender a outros sectores além do futebol. Qualquer dia proíbem de beber vodka, ler Asimov, Dostoiévski ou Tolstoi só porque são russos e porque convém manter este movimento de russofobia.

    SL ?

  • JJoker
    Posted Setembro 20, 2022 at 6:47 pm

    E Israel também fica de fora?
    Antes que venham as lamúrias de #whataboutism, aproveito para clarificar que o whataboutism não começa com a Russia não poder ir ao Euro – coisa a que, como é obvio, não me oponho (nem nenhum ser pensante se poderá opor). O whataboutism começa quando, ao longo dos ultimos 70 anos o mundo ocidental abençoou uma situação semelhante à que se passa neste momento na Ucrania (e digo semelhante porque, sem despudor o escrevo, aquilo por que passam os Palestinianos é IMENSAMENTE pior do que aquilo porque os Ucranianos têm vindo a passar), e, assobiando para o ar, resolve ganhar consciencia e pensar “what about Russia?”

    • lipe
      Posted Setembro 20, 2022 at 8:50 pm

      Pá, Joker, tiro ao lado.
      Não se deve comparar a situação dos palestinianos com a dos ucranianos, até porque são pouco ou nada comparáveis.
      São sofrimentos diferentes e isto não é uma competição.

      Mas atenção, no essencial concordo contigo, Israel é um estado ao qual são permitidas ações que a muitos outros seriam punidas severamente.

      • Claudio V.
        Posted Setembro 20, 2022 at 9:12 pm

        Sim, nao sao comparáveis. Os palestinos levam 70 anos disto e os ucranianos das zonas conquistadas pelos russos nao estao a ser expulsos de suas casas para irem lá viver russos.

        • Yazalde1906
          Posted Setembro 21, 2022 at 8:19 am

          É um bocado (grande) diferente. Tens de ir ler melhor a história da incepção do estado de Israel e origem da Palestina. Curiosamente até foram os povos árabes a iniciar uma guerra contra Israel após a formação do estado de Israel tal como definido pelas UN no pós WW II.

          • Tiago Abreu
            Posted Setembro 22, 2022 at 12:39 am

            Se agora um povo qualquer (por exemplo os Curdos) fosse-lhes dado um território em Portugal pelas Nações Unidas, não apoiarias guerra contra eles?

            • Yazalde1906
              Posted Setembro 22, 2022 at 9:01 am

              Respondendo à questão colocada nesses moldes: Sim.

              No entando os curdos não têm as suas origens no que é actualmente o território português, pelo que simplificaste em demasia uma questão e conflito que de simples tem zero.

          • Claudio V.
            Posted Setembro 21, 2022 at 4:35 pm

            Nao só leio a história recente do Médio Oriente, como a investigo profissionalmente. Se o fizesses, talvez nao justificasses um apartheid. A criaçao de Israel foi um esforço da Europa e EUA e está também ela dentro de anti-semitismo: nao queriam os judeus cá, mandaram-nos para uma colónia britânica sem se importarem com o que ia acontecer por lá.

            • Yazalde1906
              Posted Setembro 22, 2022 at 8:25 am

              Ui que agora passamos a usar a falácia da autoridade.
              Amigo, tens de começar a não espelhar nos demais as tuas próprias crenças ideológicas. Mostra-me onde justifiquei um apartheid ou onde mostrei ser a favor de um conflito armado.

              “Mandaram-nos para uma colónia britânica” – És muito forte no cherry-picking, é que da forma que falas até parece que o povo de Israel não é ancestralmente originário daquela zona, até parece que o judaísmo não é estupidamente anterior ao islão, tendo sido posteriormente expulsos daquela região.
              Mas talvez o problema seja mesmo o que referes “história recente do médio oriente”, a questão é que existe mais para além do recente.

          • Filipe__Santos
            Posted Setembro 21, 2022 at 9:19 am

            Credo,

            Ir além da ideologia e interpretar História factual na era do Twitter? Pedes pouco, por acaso…

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 20, 2022 at 6:24 pm

    Acho muito bem.

    A bielorrússia também deveria ser expulsa para fazer pressão aos regimes ditatoriais que os governam e que têm sido coniventes com esta guerra.

  • Af2711
    Posted Setembro 20, 2022 at 5:59 pm

    Aqui acho que não há justiça em razão de privarem os atletas de um sonho. Nos Jogos Olímpicos eles buscaram a saída a isso devido ao escândalo de doping, utilizando o nome de Comitê Olímpico Russo.

  • batalha34
    Posted Setembro 20, 2022 at 5:54 pm

    Como é evidente nunca poderia ser de outra forma e quem quem acha o contrário vive no mundo da lua

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 20, 2022 at 5:34 pm

    Claro que sim. Menos um país genocida nas competições.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 20, 2022 at 5:28 pm

    Então passam 2 equipas diretamente por grupo. Lá vamos ter uma qualificação sem piada nenhuma novamente.

    • Hugo
      Posted Setembro 20, 2022 at 7:01 pm

      na liga dos campeoes passam dois por grupo nao tem piada ??

    • MiguelCosta
      Posted Setembro 20, 2022 at 6:45 pm

      Porquê sem piada? Não vai ser a “competição” mais entusiasmante do mundo garantidamente, principalmente se uma pessoa estiver à espera que fique alguma seleção grande de fora.
      Mas há alguns pontos interessantes. A Noruega, do Haaland e Odegaard, não se qualificou para o Euro nem Mundial. Veremos agora.

    • Nunop
      Posted Setembro 20, 2022 at 6:37 pm

      É verdade Tiago, mas mesmo assim vamos arranjar forma de ser um daqueles 3 lugares decididos por play-off

  • Strasza
    Posted Setembro 20, 2022 at 5:02 pm

    Até parece que os jogadores russos têm culpa da guerra, ou seria impossivel haver jogos em campo neutro sempre que o jogo em “casa” fosse na Russia. Já dizia o ditado, paga o justo pelo pecador.

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 20, 2022 at 5:35 pm

      O justo?

      • Strasza
        Posted Setembro 20, 2022 at 6:41 pm

        Duvido seriamente que algum jogador russo que seja profissional de futebol prefira apoiar uma guerra ao invés de concretizar o sonho de jogar nas maiores competições europeias ou mundiais. Nem todos os russos andam a espalhar a letra Z, há gente boa e gente mà nos dois lados da barricada.

    • MR
      Posted Setembro 20, 2022 at 5:21 pm

      Têm tanta culpa como o povo que elegeu o Putin ou não?

      • Factualista
        Posted Setembro 20, 2022 at 7:01 pm

        Num regime democrático, é um argumento válido. Em ditaduras dissimuladas, nem por isso.

      • Yazalde1906
        Posted Setembro 20, 2022 at 6:55 pm

        “elegeu”

      • Strasza
        Posted Setembro 20, 2022 at 6:39 pm

        Se achas que o povo russo tem qualquer hipótese de ter palavra sobre quem é eleito ou não…. Meu caro, convido-te a ir pesquisar depoimentos, documentários e vídeos de cidadãos russos sobre o sistema eleitoral deles. A Rússia é completamente à parte, podes tirar de lá o Putin que a sucessão já está feita naquela linha.

  • GoldenFCP
    Posted Setembro 20, 2022 at 5:00 pm

    Ótimo! Fico á espera que Israel seja expulso também, assim como os EUA percam a organização do mundial de 2026(estamos a falar de invadir países certo?)

    A Rússia é um estado criminoso, não haja qualquer duvida disso. Nem eu aqui estou a dizer o contrario. Agora se é para fazer as coisas como deve ser vamos ser coerentes. Não se pode expulsar uns e fazer vistas largas a outros.

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 20, 2022 at 8:10 pm

      A UEFA não tem poder para retirar o mundial dos EUA.

    • Daniel Alves
      Posted Setembro 20, 2022 at 7:34 pm

      A Rússia está a invadir e a massacrar a Ucrânia.
      Israel está a invadir e a massacrar a Palestina.
      Até aqui tudo certo.

      Os EUA estão a invadir e a massacrar quem neste momento?

      • Tiago Abreu
        Posted Setembro 22, 2022 at 12:48 am

        Invadiram o Japão sendo o único país a utilizar armamento nuclear.
        Fazem guerra de contra informação pelo mundo fora sendo que os principais meios de comunicação são deles.
        E poderia continuar.

    • johnnyp96
      Posted Setembro 20, 2022 at 5:44 pm

      Sim tudo certo, mas aqui estamos a falar da UEFA. Visto que a própria, tem o poder de controlar o futebol europeu, acho muito bem que o façam. Agora a FIFA é outra conversa

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 20, 2022 at 5:36 pm

      Que clássico! Comparar a barbárie russa desta guerra as invasões americanas. É uma comparação tão balofa que nem merece contra argumento.

      • Master Wayne
        Posted Setembro 20, 2022 at 7:52 pm

        Toda a gente sabe que nas invasões americanas só se espalha paz e amor.

      • JoaoT
        Posted Setembro 20, 2022 at 7:49 pm

        A decisão é acertada mas os Wikileaks mostraram o assassinato de centenas de inocentes por parte dos EUA em vários países. Nem vamos falar sobre a pressão política para entregar o seu criador para o silenciar por ter dito a verdade.

        Também temos sangue nas nossas mãos, como dizes não é comparável a barbárie russa, mas se fosse o nosso irmão, filho ou pai…

        A guerra é horrível e espero que a Rússia continue de fora dos grandes acontecimentos desportivos até que percebam que este caminho não os leva a lado nenhum

      • Boneco21
        Posted Setembro 20, 2022 at 7:30 pm

        Exato, se há coisa que os americanos não são é bárbaros lol. Eles destroem países, mas com honra, não é?

      • Valentes Transmontanos
        Posted Setembro 20, 2022 at 6:52 pm

        Qual é então a diferença? Porque é que não se pode comparar? É uma pergunta genuína, por isso agradecia uma resposta decente e não passivo-agressiva.

        • Amigos e bola
          Posted Setembro 20, 2022 at 9:03 pm

          Os Estados Unidos alguma vez invadiu um país e espalhou barbárie só porque queria aderir a UE e NATO?

          • Tiago Abreu
            Posted Setembro 22, 2022 at 12:45 am

            Sim, a NATO bombardeou a antiga Jugoslávia sendo os EUA o principal. Com ordem de…Joe Biden, atualmente no poder máximo político dos EUA.
            Estados como o novo México ou o Texas é só ver a sua história…

            E a história Ucrânia x Rússia não é apenas por isso. Tem muita outra razão por trás (económicas por exemplo). Além disso eles já andavam em guerra sendo o povo pro-russo atacado por ucranianos. Seria o mesmo que os espanhóis atacarem os bascos e a França defender o povo basco.
            Com receio de que a entrada na Nato da Ucrânia fizesse com que os países da NATO atacassem a Rússia, Putin ordenou invasão àquele país.

            • Valentes Transmontanos
              Posted Setembro 22, 2022 at 1:57 pm

              Tudo certo até ao último parágrafo. A NATO nunca atacaria a Rússia, não ganhavam nada com isso nem havia razões para isso. Ao invadir a Ucrânia, o Putin deu uma “razão” à NATO para o atacarem, porque agora podem dizer que é para salvar a Ucrânia/o mundo do terrível ditador. Mas ele também deve ganhar alguma coisa com a guerra, não é burro nenhum e por isso há de ter as suas razões.

          • Mantorras
            Posted Setembro 20, 2022 at 11:54 pm

            Ouve Chomsky acerca das guerras dos states.
            Nao vale a pena ver telejornais nem discutir aqui.
            Ouve Chomsky. Um dos maiores intelectuais do nosso tempo. Cidadao americano.

          • Mantorras
            Posted Setembro 20, 2022 at 11:52 pm

            Fez muito. Mas mesmo muito. Pior. Multiplas vezes. Vamos para meio seculo disso.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Setembro 20, 2022 at 9:38 pm

            Os EUA não invadem países que querem aderir à UE mas invade países que querem regimes diferentes do seu. Vietname, por exemplo. Mas já foi há muito tempo, não interessa.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Setembro 20, 2022 at 9:36 pm

            Não, nem faria sentido porque a NATO são eles próprios.

            Então se for por outra razão já é legítimo? Mesmo inventando que um país tem armas de destruição maciça e que por isso era necessário salvar o mundo?

            Se for para ter acesso ao petróleo dos países invadidos já é legítimo?

Deixa um comentário