Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O 11 combinado de Barcelona e Real Madrid

Sábado, no Santiago Bernabéu, Real Madrid e Barcelona voltam a defrontar-se, num encontro com décadas de história e que, nos últimos anos, tornou-se numa espécie de Clássico Mundial, com todo o mundo a parar para ver-lo. Como sempre, estão reunidos ingredientes de sobra para apimentar o já naturalmente quente desafio. Desde logo, os Madridistas entram em campo pressionados pela desvantagem pontual, a qual, em caso de derrota, atingirá os 6 pontos, cifra preocupante para o técnico Rafa Benítez (que se estreia no “’El Clásico’), sobretudo se tivermos em conta que os Culés estão com um plantel “emagrecido”, em virtude da proibição de inscrever jogadores, e que não contam com Messi há várias jornadas. Sobre a “Pulga” recai outro motivo de interesse, já que  permanecerá até à hora da partida a dúvida sobre a sua utilização, seja de início seja saltando do banco. Por outro lado, será o primeiro ‘El Clásico’ sem Casillas nem Xavi em 17 anos, dois ícones da história dos respectivos clubes que disseram adeus no final da passada temporada, fechando assim um ciclo marcante para o futebol Espanhol. Não indiferente a todos estes motivos de interesse, o Visão de Mercado projecta o encontro apontando aquele que é, para nós, o 11 combinado de Merengues e Blaugranas.
Navas (Real Madrid) – Tem sido o melhor guarda-redes na Europa esta época. Bravo também já demonstrou que é de Top – foi provavelmente o n.º 1 da La Liga na época passada – mas o internacional pela Costa Rica está num nível incrível.
Dani Alves (Barcelona) – Os anos passam mas o brasileiro continua a ser um dos 5 melhores do Mundo na sua posição. Esteve em grande na temporada anterior e apesar de na actual, também fruto de uma lesão, ainda não ter entrado no ritmo, a verdade é que Danilo também ainda não convenceu no Real.
Marcelo (Real Madrid) – É um dos principais agitadores/desequilibradores nos merengues e começou 2015-16 em grande. Alba também é regular, um elemento que faz uso da sua velocidade para se impor, mas não tem o talento do brasileiro, sendo que os 2 apresentam limitações no processo defensivo.
Piqué (Barcelona) – Com Luís Enrique voltou ao nível que lhe permitiu estar no 11 ideal da FIFA. Varane também é um fora-de-série, mas o espanhol nesta fase ainda dá mais garantias.
Sergio Ramos (Real Madrid) – Em Portugal é uma espécie de mal-amado mas fora desta espécie rectângulo é considerado por quase todos o melhor central do Mundo. Um líder, forte, rápido, excelente na antecipação, mas que peca por ir dos 80 ao 8, particularmente nas partidas com o Barça.
Busquets (Barcelona) – É indiscutivelmente o melhor defensivo da actualidade.
Modric (Real Madrid) – Na posse, no passe, pela visão de jogo e técnica que tem está claramente uns furos acima de Rakitic.
Iniesta (Barcelona) – O jogador com mais talento puro na história do futebol espanhol. O seu nome raramente aparece no marcador, mas a magia que apresenta coloca-o num patamar superior à concorrência.
Messi (Barcelona) – É o melhor do Mundo e isso basta. E Bale, à semelhança do argentino, esta época também sido fustigado por lesões.
Suárez (Barcelona) – A diferença, apesar de serem 2 avançados muito diferentes, entre o uruguaio e Benzema é praticamente nula. O francês é um craque, estava a ser o melhor jogador do Real até à lesão, e tecnicamente até oferece mais coisas ao jogo que o ex-Liverpool, mas não se pode ignorar que Suárez esta época já leva 13 golos e 7 assistências.
Neymar (Barcelona) – Uma questão de momento. O brasileiro, na ausência de Messi, carregou o Barça “às costas”, tem feito a diferença, e até estatisticamente bate Ronaldo esta época: 13 golos (11 deles na La Liga) e 7 assistências contra 13 golos e duas assistências do ainda Bola de Ouro. O português tem no ‘El Clásico’ o jogo ideal para dar um pontapé na crise, e voltar não só às boas exibições mas igualmente “à ribalta”, mas até agora a sua época tem sido insuficiente.

0 Comentários

  • Marcelo
    Posted Novembro 19, 2015 at 7:52 pm

    Tirando o facto de Alba dar 10 a 0 ao Marcelo, concordo. Se bem que Benzema no seu melhor, para mim é ligeiramente melhor que Suarez, mas não se pode ignorar os números e exibições de Suarez até agora a juntar às lesões de Benzama.

    • David
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:01 pm

      O Alba dar 10 a 0 ao Marcelo? Essa é tão boa como a do Benzema no Sporting.

    • João Pedro
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:19 pm

      Marcelo, acho que o Marcelo é que dá 10 ao Alba.

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:22 pm

      O Alba para mim nem era titular na selecção.

      Bruno

    • Mega Badjeras
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:59 pm

      A do Alba e do Marcelo ainda aceito, agora a do Suarez e Benzema, por amor de Deus… eu sei que cada um tem a sua opinião mas tenta ser realista… o Suarez é o melhor avançado da atualidade junto com o Aguero e Lewandowski.

      O Suarez é em tudo melhor que o Benzema. Em nenhum momento da carreira dos dois achei o Benzema superior ao Suarez.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Novembro 19, 2015 at 9:17 pm

      O Marcelo é claramente superior e muito mais decisivo para a equipa.

    • Marcelo
      Posted Novembro 19, 2015 at 9:51 pm

      É a vossa opinião, só tenho que a respeitar, mas não é por isso que vou mudar a minha, na minha opinião vocês acham o Marcelo melhor porque corre muito e dá mais nas vistas, mas além de defender pior que Alba(que não é bom a defender também) com bola o Alba tem muito mais critério, o Marcelo apesar das coisas lhe saírem bem às vezes. Por exemplo cá em Portugal o Jefferson diz-se que ataca bem e para mim ele atacar não é nada de especial, tem 0 jogo interior, corre é muito e faz alguns bons cruzamentos e a defender é muito mau(atenção, não estou a comparar o jefferson com Marcelo e Alba ahah). São opiniões, cada um com as suas. Vou sempre preferir um Alba a um Marcelo, um Iniesta a um Kroos etc.

      Mega Badjeras

      Que o Benzema é muito desvalorizado, já eu sei, sempre o foi, mas sempre pensei que em pleno 2015 as pessoas já lhe davam o valor que ele tem. O Benzema a 100% não deve nada a nenhum avançado do mundo, agora quem é o melhor, é subjetivo, para ins é Suarez, outros Aguero, outros Lewa etc, agora afirmar quem um é bastante superior ao outro… Mas pronto, é a sua opinião.

    • David
      Posted Novembro 19, 2015 at 11:47 pm

      Respeito a tua opinião Marcelo. Porém, discordo também quando dizes que o Alba tem mais critério com bola do que o Marcelo. O Marcelo é quem dá criatividade ao corredor esquerdo do Real, e com bola nos pés é dos melhores em níveis de decisão (até mesmo quando inventa lá das dele). Quanto ao correr mais, penso que nesse critério o Alba é superior uma vez que acho o espanhol extremamente veloz e ágil

      Quanto ao Benzema, percebo totalmente o que queres dizer. Mas mesmo nas melhores condições acho o Suárez o melhor avançado da actualidade, mas o francês de facto não está muito longe quando está em excelente forma (e isso viu-se neste inicio de época, até se ter lesionado).

    • Anónimo
      Posted Novembro 20, 2015 at 12:41 am

      Por este 11 combinado o Barça vai dar 4 ou 5-0 ao Real…
      (Como se James não fosse indiscutivel num 11 combinado.). Ai..ai..e..
      ah.. e Pepe dá 10-0 ao Piqué..

      Marquers

  • AndreC
    Posted Novembro 19, 2015 at 7:58 pm

    Muito bom onze(seria sempre)
    Eu trocava o Marcelo pelo Alba, o Pique pelo Varane/Pepe e o Iniesta pelo James

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2015 at 7:59 pm

    Prefiro Alba a Marcelo. Dá-me mais segurança. Mas reconheço que Marcelo é mais virtuoso.
    Prefiro também o Benzema ao Suarez.
    Em tudo o resto concordo.
    Fernando Castro

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:01 pm

    Concordo com o 11. Benzema e Suarez para mim era cara ou coroa… sao, a par do Lewandoski, os meus avançados favoritos do momento!

    Não considero o Modric muito superior ao Rakitic, como aqui no VM parecem querer fazer. São jogadores diferentes, mas sim, Modric é claramente mais importante no Real que o Rakitic no Barça.

    Não acho também que seja assim tao unanime a visao de que o Sergio Ramos é, fora de Portugal, o melhor central do Mundo. Acho que a unica coisa que é unanime é que ele, quer tecnica quer fisicamente, é sobredotado para a posição de central. Agora aquela cabecinha.. É raro o jogo (principalmente quando os jogos são desta natureza) em que ele nao vacile.

    Em relação ao Ronaldo/Neymar também concordo. Aliás, penso que já desde a época passada o Neymar é (muito) mais preponderante que o Ronaldo.

    Obelix

    • Ricardo Campos
      Posted Novembro 19, 2015 at 11:35 pm

      O teu post porventura até é interessante mas parei de ler o de escreves que rakitic não é inferior a modric. Este último é absolutamente genial com a bola nos pés, um portento a sair da zona de pressão.

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:03 pm

    Tirando o facto de o 3x bola de ouro, 4x bota de ouro, lenda do futebol mundial, Real Madrid, Manchester United e seleção nacional e que, também merece ser recordado, já marcou 15 golos no El Classico, não estar escolhido, concordo. Entre Benzema e Suarez, que venha o diabo e escolha…Dois tremendos jogadores. Messi é óbvio, sem competição.
    José Manso

    • max alves
      Posted Novembro 19, 2015 at 9:44 pm

      Jose é um combinado atual e nao de feitos e passados,cristiano é bom mas nao da nem a metade do neymar pro time

    • Tiago Simões
      Posted Novembro 19, 2015 at 10:15 pm

      Feitos passados? Sendo assim, o Messi esteve lesionado umas semanas, o que faz com que também deva estar na lista..

    • Rui Caeiro
      Posted Novembro 19, 2015 at 10:24 pm

      Obviamente, trocava o Messi pelo Ronaldo porque o 1º nem se quer vai estar a 100%

    • max alves
      Posted Novembro 19, 2015 at 11:30 pm

      eu so tenho uma coisa a dizer,pelo posicionamento messi deveria lutar por posicao com bale outro que vem de lesao,entao nao invalida o que disse e outro argumento é que messi antes da lesao dava um banho no gales do comparar o que um fez desde o comeco da temporada e o outro,tudo bem que nao gostem da opiniao sobre o ronaldo mas me faz confusao…
      Tiago simoes quando disse passado nao quis dizer que esta acabado so quis dizer o que fez no madrid e o que faz hoje,muitos vao dizer da idade outros que é uma fase e outros que sempre foi egoista no apoio aos companheiros mas é que ve-lo a andar enquanto os outros correm quando sem bola é incrivel…e nao me parece mais um jogador pela berada do campo e sim um 9,fazia gols e assistencias e hoje fica a espreita de um ataque,e num passado nao distante decidia e hoje nao o mais,vejo mais o messi a 50% decidir o classico do que ronaldo a 100% nao por gostar mais de um ou outro mas sim porque um quer uma bola sem ligar se outro companheiro esta melhor colocado e outro joga e faz jogar…simples assim minha opniao.

    • César Torres
      Posted Novembro 20, 2015 at 1:44 am

      Mas vocês são cegos ou gostam de brincar de cegos? O Messi e o Ronaldo na actualidade jogam na mesma posição? Por favor. Mostrem-me os números do Bale e os números do Messi e depois olhem para os números do Neymar e os números do Ronaldo na actualidade, mas sem COMPLEXOS. O Messi lesionado tem melhores que o Bale de longeeeeeeeee. E o Neymar na actualidade tem jogado muito mais do que o Ronaldo, lembrando que o Neymar não fica só parado na área, é neste momento um dos jogadores que mais assiste, mais cria e mais marca, e é EXTREMO ABSOLUTO.

  • ACT7
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:05 pm

    Concordo em tudo com o VM, também seria o meu 11 trocando secalhar Varane por Pique, mas aceito.
    Confesso que é estranho ver o Ronaldo de fora, os anos começam a pesar nas pernas no Português.

    • Tiago Sousa
      Posted Novembro 19, 2015 at 9:09 pm

      Os anos não começam a pesar nem la perto… Desde o primeiro dia da escolha de treinador se viu o que ia acontecer, mas talvez quem sabe não seja esse o motivo para ter um treinador deste calibre a frente do Real, Só assim o Presidente tem moral/desculpa para vender o Cristiano Ronaldo!!????

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:05 pm

    Obrigado VM por porem os pontos nos i's,como se diz.Isto é em relacao a Ronaldo(nao estando no melhor 11,mas toda a gente percebe) agora em relacao a Sergio Ramos!!
    Sergio Ramos é o melhor central do mundo!!!
    Tenho tido varias discussoes sobre isto e o unico argumento que os meus "opositores" é de que ele e burro,que ele usa muita da sua agressividade.
    Sergio Ramos alem de ter uma grande saida de bola,e rapido,joga bem na antecipaçao,é duro(um central tem que ser duro,tambem para meter respeito aos adversarios),jogo aereo, um central de classe!!
    O que leva a que pessoas nao o considerem o melhor ou dos melhores sao as suas saidas intespetivas,mas isso deve-se ao calor humano, e evidentemente a alguma burrice.Calor humano porque ele é madrilista de coração,vive o REAL MADRID como nunca,que faz com que,tentando proteger o seu clube, faça asneiras estúpidas.
    Quem dera muitos clubes que tenham jogadores que sintam o clube como Sergio Ramos sente pelo Real!
    Eu se fosse jogador do Benfica,daria tudo por ele,jogava com e sem forças para ver o meu clube triunfar,fazia tudo dentro do campo para ajudar o Benfica a ganhar!!
    E agora juntem o amor a camisola e agressividade natural do Sergio Ramos e dá infelizmente naquilo que vemos em alguns jogos!!

    Falando no jogo propriamente dito,visto que nao tenho nenhum clube em espanha,quero que o Real ganhe para que o Ronaldo possa ter confianca e lutar para a 4 bola de oura(este ano é de Messi,de longe)!!!

    Daniel Vieira

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:32 pm

      Por favor, melhor central do mundo? Até o Piqué é melhor do que o Sergio Ramos. Sergio Ramos é bom tecnicamente, muito bom fisicamente e até marca uns golos por época…mas agora daí ser o melhor do mundo, só pelas razões que nomeei e por sentir a camisola..É a sua opinião contra a minha, mas basta ir ao youtube, ver os El Classico anteriores e daí, talvez, mude a sua opinião em relação ao Sergio Ramos ser o melhor do Mundo (Mats Hummels, Thiago Silva ou Kompany, trocava-os sem pensar pelo Sergio Ramos).
      José Manso

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:37 pm

      Ok,eu gostava de ter um jogador como Sergio Ramos na minha equipa.Para mim é o melhor,mas nao disse o contrário,logo suponho que seja um dos melhores!!!
      Classificar jogadores através do youtube é algo que é muito usual mas muito errado,só mostram os melhores lances!!
      Daniel Vieira

    • RREB
      Posted Novembro 19, 2015 at 11:48 pm

      Por muito que ele acrescente ao ataque e dinamizar as saidas de bola as falhas defensivas que por vezes apresenta são gritantes, eu prefiro um central que não marque um unico golo mas que seja certo do que um que marque golos mas por vezes de umas abebias ;)

  • The Monster
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:08 pm

    Fazia duas trocas, tirava o Modric e metia o James, e tirava qualquer um dos dois centrais e punha o Pepe.

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:17 pm

      Tirar o Modric, que é o jogador mais importante do Real, nunca. Acho este que 11 combinado é o que melhor espelha a realidade dos dois clubes.

      Duarte

    • César Silva
      Posted Novembro 19, 2015 at 10:14 pm

      Pela lógica, eu ainda tirava o Dani Alves e metia o Danilo, e tirava o Busquets e metia o Casemiro. Brincando..

  • Romeu Paulo
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:09 pm

    Peço desculpa se estiver a ofender alguém, mas para mim é incompreensível que o Ronaldo não faça parte deste 11.

    Que eu saiba, ele neste momento ainda é o melhor do mundo, pode estar a atravessar uma fase menos boa, mas continua a ser um belíssimo jogador, que já muitas vezes foi dado como acabado, mas que sempre conseguiu dar a volta; acredito que ainda não será desta vez que será diferente.

    Se o principal critério foi o momento de forma, pode fazer sentido não incluí-lo, mas, não que duvide que Messi deva estar neste 11 (porque deve), nunca se pode incluir um jogador que está lesionado e nem tem jogado.

    Do resto do 11, nada a apontar, há outros jogadores que ficam de fora que podiam entrar, mas aceita-se as escolhas.

    Cumprimentos,
    Romeu Paulo

    • Lucas Ferreira
      Posted Novembro 19, 2015 at 10:01 pm

      A Bola de Ouro não premeia o melhor do mundo. Premeia o jogador que esteve em melhor forma durante o ano civil anterior. Logo Ronaldo FOI o melhor do mundo em 2014.

    • Romeu Paulo
      Posted Novembro 19, 2015 at 10:43 pm

      Até ser designado um novo melhor jogador do mundo, penso que o objectivo da Bola de Ouro é premiar esse feito embora às vezes pareça um prémio de popularidade, o detentor desse título é o Ronaldo, logo o Ronaldo é o melhor do mundo.

      Da mesma maneira que dizemos que o actual campeão nacional é o Benfica que venceu a época passada, não está a vencer esta. O Barcelona é o actual campeão da Europa, visto que venceu a Champions. A actual campeã do mundo é a Alemanha e o Mundial já foi o ano passado.

      Logo, até ser alcançado um novo campeão ou denominado um novo melhor jogador, o detentor da Bola de Ouro, que premeia o melhor jogador do mundo, é o Ronaldo.

    • Cláudio Rocha
      Posted Novembro 19, 2015 at 11:17 pm

      Lucas, acho essa forma de pensar incorrecta.
      O Benfica também é campeão nacional referente à época 2014/2015. No entanto, durante esta época é o detentor do título até haver um novo campeão. Com a bola de ouro é igual.

    • João Pinho
      Posted Novembro 20, 2015 at 1:40 am

      Semânticas. O melhor jogador do planeta Terra desde 2007 é Messi. Ponto final.

    • fernando barão
      Posted Novembro 20, 2015 at 12:44 pm

      Romeu Paulo concordo completamente contigo é absolutamente incompreensível como o ronaldo não está neste onze e até a próxima eleição do melhor do mundo doa a quem doer o melhor do mundo chama se CRISTIANO RONALDO

  • Julio
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:09 pm

    parece-me um 11 algo "desactualizado", na medida em que Dani Alves está muito abaixo do que já foi (Carvajal já garante mais rendimento) e Iniesta, sendo ainda um craque, também já não dá tantas garantias (sobretudo por condições físicas) como antes e é ultrapassado por um magistral James, que é a par de Benzema o melhor jogador do Madrid.

    Benzema/Suarez: prefiro Benzema, mas é equilibrado.

    Na dupla da defesa, tirava um dos 2 (nos últimos anos tanto Ramos como Piqué alternaram entre o excelente e o mau; o andaluz oscila mais dentro dos jogos enquanto que o catalão oscila mais entre fases que duram semanas/meses) e metia Varane, que tem que melhorar alguns aspectos, mas no 1×1 é praticamente impossível de bater.

    PS: que ganas de ver el partido!

    • Rui Bastos
      Posted Novembro 19, 2015 at 11:13 pm

      Bem .. "Iniesta é ultrapassado por um magistral James". O que foi isto, alguém me explica? Fechem os dois 24h numa cabine telefónica e o James estaria o tempo todo à procura da bola.

    • Júlio
      Posted Novembro 19, 2015 at 11:47 pm

      que eu saiba um jogo de futebol são 11 vs 11 em cerca de 105 x 68 m.
      Mas ok……

    • Rui Bastos
      Posted Novembro 22, 2015 at 1:37 pm

      Alguma coisa a dizer?

  • João Dias
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:14 pm

    Como sabem não sou o maior "Ronaldo fan" que há aqui na comunidade. Mas daí a excluí-lo do 11…parece-me injusto!

    Apesar de tudo, o português continua a ser superior ao Neymar…E estou à vontade para o dizer até porque já o critiquei bastante, como vocês sabem.

    • dante-ramos1
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:28 pm

      Eu sou fã do Barcelona, não sou o maior fã de Ronaldo, mas sou ainda menos fã de Neymar (não consigo apreciá-lo em nenhum aspeto). Mas admito que Neymar está em grande forma e neste momento está muito, mas muito melhor que Ronaldo.

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:47 pm

      Neymar sem dúvida tá em melhor forma que Ronaldo nesta época
      Mas nunca se esquece do talento do CR7 mas daí ignorar neymar é não perceber de futebol

      André C.

  • Francisco A.
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:16 pm

    O meu 11 :

    Navas

    Danilo
    Pepe
    Mascherano
    Alba

    Kroos
    Modric
    Iniesta

    Messi
    Neymar
    Benzema

    É muito equilibrado entre Benzema e Suarez e Kroos- Busquets, mas, por preferências pessoais prefiro os dois do Real Madrid.

    • Lucas Ferreira
      Posted Novembro 19, 2015 at 10:05 pm

      Creio quo o Kroos está uns fuuuuuuuuuros abaixo do Busquets. Este último é quase perfeito na sua posição.
      Entre Suarez e Benzema, prefiria o Suarez. Marca muito sem ser egoista (esta longe disso) enquanto frances nao marca tanto. Mas a diferenca e desprezivel.

  • Muska
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:20 pm

    Costumo concordar sempre com o VM, mas este onze tem incoerências.
    O Navas e o Neymar são colocados à frente do Bravo e do Ronaldo pelo momento de forma, mas o Messi entra nas contas mesmo estando lesionado à varias semanas.

    De qualquer forma, o meu onze seria o mesmo, com a excepção a ser a entrada do James pelo Iniesta, pois considero-o bastante mais influente no jogo do Real em relação ao Iniesta no Barça.

    • Visão de Mercado
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:23 pm

      Qual é a incoerência?

      O opositor do Messi era o Bale, que também falhou vários jogos devido a lesão e no último, frente ao Sevilha, pouco acrescentou.

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:29 pm

      O Messi é inquestionável, os momentos de forma não são tidos em conta no seu caso. Lesionado ou nao, no Sábado é titular ou entra a meio do jogo e isso é suficiente.
      Neymar é actualmente um jogador claramente superior a Ronaldo. Ronaldo não pode estar no 11 por decreto. Há meses que não demonstra qualidade superior.
      Entre Navas e Bravo o nível é semelhante, logo o momento de forma é relevante.
      Fernando Castro

    • Joao Figueiredo
      Posted Novembro 19, 2015 at 9:46 pm

      Fernado, o mesmo não se aplica ao Ronaldo porque? Tanta coerência…

    • Adolfo Trindade
      Posted Novembro 20, 2015 at 1:38 am

      Ronaldo não está lesionado? Eu não o tenho visto em campo faz tempo.

  • Nuno
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:26 pm

    O Meu 11

    Navas

    Dani Alves Pique Varane Alba

    Busquets

    Modric Iniesta

    Messi Suarez Neymar

  • Kafka I
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:35 pm

    É difícil estar a escolher um 11 ideal, porque muitos dos jogadores dos 2 lados, estão no mesmo patamar qualitativo, e depois a diferença faz-se mais por meros momento de forma, um exemplo maior para mim o futuro reforço do Sporting vs Luis Suarez, são 2 dos 4 (Lewa e Aguero) melhores pontas de lança do Mundo, e ponho os 4 no mesmo patamar, e depois tudo deriva muito do momento de forma de qualquer um deles…

    E basicamente em todas as posições é quase isso que se passa, por exemplo Pique, Varane, Pepe, Mascherano e o meu ódio de estimação (Sergio Ramos) também não há uma diferença significativa entre todos eles, e muitas das vezes é o momento de forma a definir quem esta melhor entre eles..

    Outro caso muito concreto, é o James vs Iniesta, neste momento são 2 jogadores ao mesmo nivel, aliás eu até diria que o James neste momento talvez já tenha subido um patamar em relação ao Iniesta, mas dando de barato que ainda estão no mesmo patamar, a diferença ainda assim não é substancial, na minha opinião…

    A única excepção para mim é mesmo o Messi, que esta num patamar diferente de todos os restantes jogadores no Mundo, e em condições normais faz diferenças que mais ninguém faz, porque não só é o melhor como o mais completo jogador do Planeta..

    Quanto ao jogo, sendo no Bernabéu o Real parte com favoritismo porque o factor casa pesa sempre nestes jogos, no entanto como é obvio tenho a esperança de darmos um valente golpe no Real Madrid e vencermos ficando com 6 de avanço, o que seria um enorme abalo psicológico no Real Madrid, agora sei que será muito difícil vencermos, e sair do Bernabéu com um empate e 3 pontos de avanço já era muito bom…no entanto se perdemos também "não há problema", pois continuaremos na liderança com os mesmo pontos do Real..

    O meu maior receio para este jogo é que o Messi jogo, desejo mesmo que ele não jogue, porque esta recuperação assim tão "apressada" não me cheira, e temo que se ele jogar se vá lesionar de novo, porque uma lesão mal curada é do pior que pode haver (o Aguero que o diga, que joga 3 jogos e para 6…joga mais 3 e para mais 6), e ainda para mais este jogo é jogado em intensidade máxima e com arruaceiros como o Sergio Ramos, portanto temo mesmo que se o Messi jogar se lesione de novo, portanto desejo que não jogue, que fique bem longe em Barcelona a recuperar como deve ser, mesmo que com isto o Barça perca, mas prefiro a derrota e ter Messi a 100% durante o resto da época do que tê-lo constantemente lesionado ou sem estar a 100% jogando limitado o resto da época..

    • gonçalo Duarte
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:45 pm

      Quem goza com o Benzema não se lembra do Rijkaard :p

    • Nuno
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:47 pm

      Perdi uns segundos a ler o teu comentário. Quando li " o futuro reforço do sporting vs Suarez" ja valeu a pena todos os segundos ehehehe muito bom!!

    • Nuno
      Posted Novembro 19, 2015 at 9:12 pm

      E já agora acrescentar que se fosse BdC emitia um comunicado onde refere que estão a usar o bom nome do meu clube para valorizar um activo! Exijo compensação financeira!

    • Pedritxo
      Posted Novembro 19, 2015 at 9:54 pm

      Sou do Real, mas espero que Messi nao jogue, e isto nao e pelo o qeu pode fazer no jogo,mas sim pelo o que nao pode fazer no restos dos jogos, como disseste e bem, uma lesao mal curada e muito mau.

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:38 pm

    Só trocava o iniesta pelo james e o piqué pelo varane.

    André C.

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:43 pm

    Sinceramente não consigo perceber como é que o atual (só até janeiro) melhor jogador do mundo é excluído… Não creio que se possa usar o critério de forma atual, porque no caso destes dois et's ( messi e cr) isso não conta, são jogadores que tem as suas respectivas equipas construídas em sua função, logo se é o melhor onze combinado dos dois melhores jogadores e mais preponderantes ( no real pode não ser tão consensual porque a maioria dos comentadores só dá importância aos movimentos com bola esquecendo-se de que as movimentações são igualmente importantes) só um é que entra….
    De resto nada a acrescentar.
    Diogo Assunção

  • Tomas
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:49 pm

    De certa forma não percebo a falta de Ronaldo neste onze. De momento ele é o melhor jogador do mundo e se essa é a razão que basta para o Messi que mesmo ofuscado por lesões é compreensível é necessária a sua presença. Tiraria suarez mesmo que estivesse na sua melhor época da carreira, o que não acontece, em situação alguma estaria à frente de Ronaldo que para os que têm memória curta, mesmo curta, porque não estamos a falar de 2 ou a 3 anos.
    Também não consigo compreender a presença de Busquets que para mim tem o seu valor mas nunca o conseguirei apreciar é gostar de vê lo a jogar.
    Cumprimentos Gonçalo Santos

  • Rodolfo Trindade
    Posted Novembro 19, 2015 at 9:08 pm

    Só trocaria o Marcelo pelo Alba e talvez o Iniesta pelo James.

  • Kacal I
    Posted Novembro 19, 2015 at 9:12 pm

    Se é o 11 por forma, aí concordo com a exclusão do Ronaldo mas num 11 geral acho que ele é intocável asim como o Messi, claro.

    De resto, o James para mim tem lugar neste 11 mas tem estado lesionado, nota-se a diferença do Real com e sem ele, claramente mais fraco sem ele.

    Num 11 geral tirava Modric (Busquets e Iniesta têm que estar) e Neymar para por James e Ronaldo, indeciso entre Ramos/Varane/Pepe e Suárez/Neymar mas ia por preferência minha e escolhia Pepe e Suárez, num 11 por forma até concordo com este.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Novembro 19, 2015 at 9:15 pm

    Por princípio custa-me deixar Kroos de fora de qualquer 11. Iniesta neste momento já faz menos sentido também, sendo que o alemão não está propriamente em boa forma. Deste modo, é possível elencar um 11 por rendimento e por valor intrínseco dos jogadores. Se tiver em conta este valor diria:

    GR: Bravo
    DD: Daniel Alves
    DC: Pique
    DC: Ramos
    DE: Marcelo
    MDF: Busquets
    MC: Kroos
    MC: Modric
    EXT: Messi
    EXT: Neymar
    AV: Ronaldo

  • Rúben Gomes
    Posted Novembro 19, 2015 at 9:31 pm

    O Alba é mais jogador que o Marcelo. Se é verdade que ambos têm graves lacunas defensivas, no caso do espanhol a sua super velocidade disfarça essas deficiencias 90% das vezes. Ofensivamente tem menos jogo interior que Marcelo, mas em Barcelona nenhum outro lateral do planeta seria tão influente como Alba. Aseguir a Messi, Neymar ( nesta epoca ) e Busquets é o jogador mais importante do Barcelona.

  • Paulo Ravasqueira
    Posted Novembro 19, 2015 at 9:43 pm

    Ronaldo de fora não faz sentido. Espero que ele responda em campo! Nem

  • Pedritxo
    Posted Novembro 19, 2015 at 9:58 pm

    Melhor 11 para mim em forma:
    Bravo
    Dani Alves Pepe Pique Marcelo
    Kroos Busquets
    Messi Modric Ronaldo
    Suarez

    Em relaçao ao momento de forma:
    Navas
    Dani Alves Pique Varane Marcelo
    Busquets Modric
    Bale Iniesta Neymar
    Suarez

    Escolhe-se Bale , porque Messi esta lesionado.

    Em relaçao ao jogo , se calhar o melhor 11 deve sair disto:
    Navas
    Dani Alves Pique Varane Marcelo
    Busquets Modric
    Messi Neymar Ronaldo
    Suarez

  • José Soares
    Posted Novembro 19, 2015 at 10:01 pm

    Colocava James em detrimento de Iniesta. De resto tudo certo. Neymar é melhor jogador que Cristiano. Não é só nos últimos tempos. É no ano de 2015 que já vai longo.

  • Octávio Alvarez
    Posted Novembro 19, 2015 at 10:10 pm

    As opiniões são isto mesmo, cada um tem a sua e todas serão igualmente válidas, ainda assim, se a escolha de Neymar é pelo momento que passa, então porquê Messi? Não joga há uma série de jogos, certo? Messi e Ronaldo são titulares em qualquer 11 combinado… Mas tal como comecei, esta é só a minha opinião.

  • Anónimo
    Posted Novembro 19, 2015 at 10:16 pm

    O Ronaldo só poderia estar no lugar do neymar ou no do Suárez portanto faz sentido estar de fora. Messi faz sentido porque mesmo lesionado tem feito mais capas de jornais que bale. De resto só tenho pena do varane não estar.

    Jonathan

  • karabatic13
    Posted Novembro 19, 2015 at 10:26 pm

    Real é grande favorito devido às ausências de messi e rakitic mas um empate fora já era bem bom. O Real com o seu 11 ideal tem boas hipóteses.

  • Fábio Teixeira
    Posted Novembro 19, 2015 at 11:51 pm

    Neymar já é bem melhor que Ronaldo. Trocava os dois na hora para a nossa seleção.

  • Stalley VM
    Posted Novembro 20, 2015 at 12:01 am

    Cristiano Ronaldo tem que estar neste onze, bota de ouro, melhor do mundo em titulo e isso basta, a frente de ataque era Messi, Ronaldo e Neymar.
    De resto nada a apontar espero um excelente jogo, com a vitória do Real Madrid, se possível com golos de Ronaldo, algo habitual em jogos contra o Barcelona.
    Veremos se joga Messi, penso que um empate para o Barcelona é um bom resultado.

    SL!

    • karabatic13
      Posted Novembro 20, 2015 at 1:36 am

      O que bastava era jogar de forma decente e isso é raro hoje em dia. O reality check chegou.

  • Fábio Guerreiro
    Posted Novembro 20, 2015 at 1:44 am

    O Ronaldo "supostamente" está abaixo de forma e tem esta época 13 golos em 15 partidas ao serviço do Real Madrid. Talvez faça sentido alterar os padrões de exigência!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 20, 2015 at 8:16 am

    Ronaldo e Messi têm de estar sempre num 11 combinado entre as duas equipas. É indiscutível, por muito que Neymar e Suárez (o sacrificado para mim) também sejam top mundial.
    De resto, não há muito por onde mudar, mas quando jogadores como Varane, Pepe, James, Kroos, Rakitic, Suárez (para mim), etc, ficam de fora de um 11 combinado entre duas equipas, é fácil perceber onde se encontra o monopólio dos jogadores top mundial.

  • Rui Sousa
    Posted Novembro 20, 2015 at 9:39 am

    Ponto prévio: Considero o Messi o melhor jogador do Mundo.

    Justificar a inclusão do Neymar por "uma questão de momento" significa estar a incluir o mesmo pelo facto do Neymar no último mês e meio / dois meses ter carregado o Barça às costas o que até acho correcto, partindo do pressuposto que é o 11 do momento. Se assim for, não se compreende a inclusão do Messi (que não obstante ser o melhor do mundo) não joga há há praticamente 2 meses.
    Caso o critério seja a qualidade/o que podem dar à equipa, então não compreendo como é que o Ronaldo fica de fora. Ok, o Messi e o Neymar são virtuosos e dão mais à equipa que o Ronaldo, mas o Ronaldo marca o dobro dos golos que o Suarez (que considero um craque atenção) todas as épocas, e este embora contribua com mais do que golos para a equipa (estou a excluir a questão estatística), acho impensável dizer que ( e imaginando que os 4 jogadores estão na plenitude da forma) que é preferível ter a MSN a ter Messi, Neymar e Ronaldo. Mas isto é apenas a minha opinião, com todo o respeito que tenho pelos quatro.

    Cumps,

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 20, 2015 at 11:13 am

      Subscrevo inteiramente. Nao faz sentido deixar Ronaldo de fora e aqui nem há uma questão de critério, tal como tu explicaste.

    • Fábio Teixeira
      Posted Novembro 20, 2015 at 1:46 pm

      É difícil entender que Neymar é melhor que Ronaldo?

    • Rui Sousa
      Posted Novembro 20, 2015 at 2:46 pm

      Não percebi a tua questão Fábio.
      Não sei se leste o texto até ao fim, porque eu em momento algum comparo o Neymar e Ronaldo, aliás, até digo que o Neymar acrescenta mais ao jogo que o Ronaldo, por isso não percebi o teor da questão.

      Cumps,

    • Fábio Teixeira
      Posted Novembro 21, 2015 at 12:56 am

      Falando para o Luís Rafael

  • Joao Rolo
    Posted Novembro 20, 2015 at 10:12 am

    Varane por Piqué e Ronaldo pelo Suarez, se pesa as pernas ao Ronaldo então ao Saurez também jogadores fantásticos mas Ronaldo é o Ronaldo.

  • Ricardo Martins
    Posted Novembro 20, 2015 at 2:44 pm

    Bravo

    Dani Alves
    Piqué
    Pepe
    Marcelo

    Kroos
    Iniesta
    Modric

    Messi
    Neymar
    C. Ronaldo

Deixa um comentário