Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Nem foi preciso um super-Liverpool para ultrapassar o Bayern; Mané (6 golos nos últimos 3 jogos) e Van Dijk resolveram; Neuer esteve mal, ataque dos bávaros pouco incomodou; É a pior prestação do gigante de Munique desde 2011

Imagem: Twitter Liverpool

Triunfo categórico dos Reds, que marcaram primeiro e aproveitaram esse momento para criar instabilidade no adversário e vencer a eliminatória, formando assim um quarteto de equipas inglesas na fase seguinte da prova. O conjunto de Klopp esteve quase sempre por cima do encontro, praticamente não consentiu oportunidades ao Bayern (Alisson não fez uma defesa) e criou inúmeros problemas em ataque rápido, com Salah e, sobretudo, Mané (espectacular finalização no 1-0), que bisou, em destaque. Também os laterais foram importantes na dinâmica, apesar de Robertson ter manchado a sua prestação ao ver um amarelo aos 92′ que o tira da 1.ª mão dos quartos-de-final. Quanto aos Bávaros, faltou a acutilância e clarividência normal no último terço, sobretudo na 2.ª parte, onde a equipa não conseguiu aproveitar o embalo do golo do empate. Elementos como James, Thiago, Alaba e Ribery estiveram muito aquém do exigível, ao passo que Rafinha e os centrais sentiram muitos problemas defensivos. Já Lewandowski (facilmente anulado por Van Dijk) não conseguiu novamente fazer a diferença num jogo chave (o polaco tem muita qualidade, mas nos últimos anos tem pecado neste aspecto).

O Liverpool qualificou-se para os quartos-de-final da Liga dos Campeões ao bater, fora, o Bayern, por 3-1. A eliminatória até vinha de um nulo na 1.ª mão mas os Reds não acusaram o ambiente e superiorizaram-se sem grandes dificuldades, com os dois elementos em melhor forma, Mané (6 golos nos últimos 3 jogos) e Van Dijk, a fazerem a diferença. Já o campeão da Bundesliga, que pouco ou nada incomodou Alisson, cai nesta fase pela 1.ª vez desde 2011 (nos últimos 7 anos foi a duas finais e 4 meias-finais). Em relação ao jogo, os primeiros minutos foram marcados pelo equilíbrio, até que Sadio Mané, lançado por Van Dijk, ludibriou Rafinha e Neuer, abrindo o activo aos 26 minutos. O Bayern não conseguia reagir e Neuer negou o 2-0 a Robertson pouco depois. No entanto, após uma quezília a meio-campo, a defensiva do Liverpool desconcentrou-se e Hummels colocou uma bola nas costas, com Gnabry a servir de bandeja Lewandowski, que só não marcou porque Matip fez auto-golo primeiro. No 2.º tempo, o Bayern tinha de procurar o golo, mas Lewandowski chegou atrasado a um cruzamento de Gnabry. Do outro lado, o Liverpool fez o 2.º golo, com Van Dijk a chegar mais alto que toda a gente a bater Neuer de cabeça. De seguida, Neuer negou o 3-1 a Salah, mas nada pôde fazer quando, aos 84′, o egípcio serviu Mané de bandeja, que finalizou com sucesso para o 1-3 final.

XI do Bayern – Neuer; Rafinha, Süle, Hummels, Alaba; Javi Martínez, Thiago; Gnabry, James, Ribéry; Lewandowski.

XI do Liverpool – Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk, Robertson; Wijnaldum, Milner, Henderson; Salah, Firmino, Sadio Mané

40 Comentários

  • Consuela
    Posted Março 13, 2019 at 9:56 pm

    O Bayern precisa de uma revolução no plantel, têm já vários jogadores acabados e os jovens não estão a corresponder ao mais alto nível. Vitória da melhor equipa, mais pareceu um passeio, tal foi o controlo do jogo, principalmente na 2ª parte. Destacar só as eliminações das 3 equipas alemãs às custas de 3 equipas inglesas.

  • DNowitzki
    Posted Março 13, 2019 at 9:57 pm

    Neuer, o enterra!

  • Tiago Silva
    Posted Março 13, 2019 at 9:59 pm

    Não achei o Bayern assim tão mau, houve momentos de grande qualidade pelo Bayern. O Liverpool pressionou por todo o campo e isso condicionou a construção do Bayern, que esteve muito mal nas bolas paradas. Venceu a melhor equipa no conjunto das 2 eliminatórias.

  • MiguelF
    Posted Março 13, 2019 at 9:59 pm

    Não tive oportunidade de ver o jogo, tirando os últimos minutos, mas ainda fui a tempo de ver o golo do Mané num excelente cruzamento do Salah. É o famoso passe que “é meio golo”!

  • paulopinheiro
    Posted Março 13, 2019 at 10:02 pm

    O Mané está sadio ;) A Inglaterra regista uma presença numerosa nos quartos de final (4/8), o que não sucedia desde 2008/09. Teremos novamente uma equipa inglesa a atingir a final?

  • Kostadinov
    Posted Março 13, 2019 at 10:02 pm

    Como tinha dito aqui na altura do post dos candidatos, o Bayern seria o único dos grandes que me chocaria se ganhasse a Champions. O ter recuperado a vantagem para o Dortmund recentemente (mais por incompetência destes que por outra coisa) mascarou o impacto dos problemas desta equipa. Plantel sem profundidade e treinador sobre o qual sinceramente tinha (e tenho) dúvidas estar a este nível. Ainda assim grande exibição do Liverpool, muito competente a merecer claramente a passagem.

    Curiosamente, já foram embora 4 dos possíveis candidatos e só agora chegamos aos Quartos.

    • paulopinheiro
      Posted Março 13, 2019 at 10:09 pm

      Concordo. Aguarda-se uma reforma profunda no plantel bávaro, porque todos os sectores necessitam de ser reformados. E talvez essa reforma se deva estender à equipa técnica.
      O Liverpool tem-se mostrado forte fora de casa.

  • Chico
    Posted Março 13, 2019 at 10:05 pm

    O futebol alemão está a atravessar uma mini-crise, quer ao nível de seleções, quer ao nível de clubes. A seleção teve campanhas medíocres no Mundial e na Taça das Nações. E a nível de clubes Bayern e Dortmund já não assustam os grandes da Europa (também não investem o mesmo que eles em jogadores) e os clubes de dimensão média-alta (Leverkusen, Schalke, M’gladbach e agora Leipzig) são demasiado inconstantes e também estão a ficar para trás no panorama europeu. Algo tem que ser repensado.

  • Nunop
    Posted Março 13, 2019 at 10:07 pm

    A primeira parte foi fraquíssima para o nível das equipas, com passes falhados a torto e a direito e uma procura pela profundidade ridícula, era chutão para a frente em todas as jogadas à procura do Salah/Mané e do Gnabry/Ribery. Mas como há recepções como a do Mané…resultou num excelente golo. A segunda parte foi melhor e o Liverpool mereceu passar (Van Dijk e Robertson são neste momento, top 5 mundial nas suas posições).

    Quanto ao Bayern, um desaire esperado, tal a falta de capacidade de Kovac em meter a equipa a render e pela cultura do clube proteger os jogadores que, se não gostarem do treinador, facilmente não jogam o que sabem e fazem-lhe a cama até voltar o Jupp Heynckes. Hoje viu-se uma equipa muito desorganizada e sem qualquer criatividade.

    P.S. Para quando as críticas ao Lewandowski? Dizem que é dos melhores, se não o melhor avançado do mundo, mas tem desaparecido sempre na fase a eliminar da Champions desde que se juntou ao Bayern e tem contribuido para o insucesso da equipa na competição nos últimos anos.

  • Joca Joqueiro
    Posted Março 13, 2019 at 10:14 pm

    Primeiro golo de Sané é de uma qualidade notável! Antecipa primeiro o movimento do defesa, depois do guarda-redes e por fim ainda coloca a bola onde quer. Cada vez mais determinante nesta equipa do Liverpool!

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Março 13, 2019 at 10:18 pm

    Grande triunfo do Liverpool, fantástico! Os Reds foram melhores durante todo o encontro, anularam quase por completo o ataque do Bayern e aproveitaram muito bem o espaço nas costas da defensiva contrária. Mané fez uma grande partida, Salah cresceu muito na 2.ª parte e o quarteto defensivo esteve implacável. Van Dijk tem provado que vale o dinheiro que custou (apreciei aquele momento do Alexandre Afonso dizer que parecia o Bruno Alves… ) e Robertson irá fazer muita falta na 2.ª mão.

    Quanto ao Bayern, a análise tem de ser mais profunda. Os Bávaros estão em claro fim de ciclo e irão precisar de abrir os cordões à bolsa se querem voltar ao topo. Basicamente são precisos uns 5 reforços para o 11 e elementos como Neuer, Kimmich (que falta faz) e Lewandowski não têm alternativa. Há anos que a equipa tem problemas no controlo da profundidade e hoje isso foi exponenciado pelo Liverpool, como antes era pelo Real Madrid. Elementos como Hummels, Thiago, James ou Alaba estão irreconhecíveis, Robben está sempre lesionado e vai sair, Ribéry e Rafinha estão também em fim de ciclo e Javi Martínez é muito bom, mas não tem resistência para 50 jogos a top. É preciso uma mini-revolução no plantel para voltar ao topo.
    Por outro lado, é preciso um treinador também. Não sei como Thiago faz 90′ e como James esteve tanto tempo em campo. O Bayern tem muito pouca dinâmica e atitude competitiva para o que era habitual.

    • Kacal
      Posted Março 13, 2019 at 10:45 pm

      Nem acho tão descabido comparar o Van Dijk ao Bruno Alves, sinceramente. Pelo menos no aspecto físico, comparando ao Bruno Alves no seu auge, até tem uma postura e constituição física semelhante. E a maneira como se movem e impõem o físico também. Além de que o Bruno Alves sempre foi fortíssimo em lances de bola parada pelo ar, assim como na impulsão. Obviamente o Van Dijk está noutro patamar e tem mais coisas de qualidade, mas consigo perceber a comparação. O Bruno Alves mesmo a sair a jogar, sobretudo no passe longo, não era nada mau, até porque ele joga fute-volei e isso dá-lhe alguma habilidade e agilidade.

      De resto, totalmente de acordo. Embora eu ache que o Bayern a partir do 1-1 esteve por cima no jogo até ao intervalo e até podia ter feito o 2-1.

      • Rodrigo Ferreira
        Posted Março 14, 2019 at 1:28 am

        Sim, a comparação é interessante, mas não deixa de ter alguma graça.

      • Pésquerdo
        Posted Março 14, 2019 at 9:45 am

        Com todo o respeito Kacal, mas o Van Dijk está a anos luz do que o Bruno alguma vez foi. Não que o Bruno fosse mau no seu auge. Eu até era um dos poucos apreciadores das suas qualidades no meu circulo de amigos, mas este Virgil Van Dijk é para mim o melhor central do mundo neste momento.
        Tem tudo o que mais aprecio num central: é fortíssimo, alto, tem uma presença em ambas as áreas temível, é super concentrado na marcação e ocupação de espaços, comanda a linha da defesa na perfeição, nunca (mas nunca mesmo) falha um desarme ou corte importante e sai a jogar como se de um trinco de luxo se tratasse.
        É o meu género de central favorito porque dá uma segurança ímpar à equipa. Contam-se pelos dedos de uma mão os erros que acumula esta época.

        • Targinator
          Posted Março 14, 2019 at 12:00 pm

          Creio que a intenção do comentador da Eleven Sports nunca foi fazer uma comparação real entre os dois mas sim, tal como mencionou o Kacal, uma comparação em termos físicos e, no golo em específico que marcou (porque foi aí que o comentador falou), a impulsão no salto (que sempre foi um dos pontos fortes do Bruno Alves). Tens depois a questão do porte dos jogadores e tal. Claro que não é justo comparar os dois centrais. O Bruno é um bom central e penso que se lhe deve dar muito crédito mas, de facto, o Van Dijk é fabuloso naquela posição e está a mostrar que o investimento (que muita gente, tal como eu, pensou ser exagerado) se justificou.

        • Kacal
          Posted Março 14, 2019 at 1:36 pm

          Como o user Targinator referiu, a intenção não foi fazer uma comparação real nem comparar a qualidade dos jogadores, mas sim algumas características, nada mais. Não discordo do teu comentário, claro. Mas não foi nesse sentido a comparação.

  • Kacal
    Posted Março 13, 2019 at 10:24 pm

    Metade das equipas nos quartos da Champions são inglesas! E em 3 delas os treinadores são estrangeiros… tem muita influência. Sei que o Solskjaer não é inglês, mas jogou lá imensos anos e aprendeu com o Sir Alex Ferguson, é da casa. Mas podemos contar com ele se preferirmos. Denota uma evolução nas equipas inglesas.

    E esta eliminação do Bayern é uma péssima noticia para o Dortmund que vai enfrentar um rival totalmente focado e determinado em conquistar o campeonato e isso poderá contribuir para não atingir o ambicionado titulo.

    O Bayern tem que encerrar este ciclo e fazer uma renovação no plantel. E penso que podem começar pelo treinador, o Kovac é um bom treinador mas precisam de um nome com mais “peso”. Um clube destes tem que ter um treinador de elite. O Blanc não seria mal pensado! E depois sim é vender uns jogadores, deixar sair outros e investir.

    • Daniel Alves
      Posted Março 13, 2019 at 11:03 pm

      Nos 2000s, a Inglaterra tinha sempre um quarteto forte na Champions (United, Chelsea, Liverpool e Arsenal) e todos tiveram treinadores estrangeiros (nao ingleses). Curioso mesmo.

      • Kacal
        Posted Março 13, 2019 at 11:39 pm

        Lá está Daniel, é curioso e diz muito da influência dos treinadores estrangeiros no futebol inglês. Wenger, por exemplo, foi um dos rostos de mudança no futebol inglês, na altura. E agora está acontecer o mesmo com Guardiola, Klopp e Pochettino. Mourinho também na altura que saiu do Porto.

        • Daniel Alves
          Posted Março 14, 2019 at 3:21 pm

          Mourinho foi um dos responsáveis por este quarteto, juntamente com Benitez, Ferguson e Wenger. O Chelsea dele nunca chegou à final, mas era mais forte do que quando eles chegaram.

  • Khal Drogo
    Posted Março 13, 2019 at 10:42 pm

    4 equipas inglesas em 8 possíveis! Premier League ao rubro!

  • Bruno Cunha
    Posted Março 13, 2019 at 11:56 pm

    Continuam a achar o Neuer top-5 mundial? Eu já não acho e parece-me que vai ter um percurso semelhante ao Muller, que caiu a pique nos ultimos anos.

    Guardiola trabalhou-o para ser quase um trinco nos jogos mas acho que isso o prejudicou. No 1º golo aquela saída à bola não tem pés na cabeça.

  • FrancisMelo
    Posted Março 14, 2019 at 12:23 am

    Só eu é que gostava de ver Thiago no City?

  • Crazyfox82
    Posted Março 14, 2019 at 1:04 am

    Jogo muito fraco. Duas equipas a um nível muito baixo (cansaço para o LFC, falta de ideia de jogo para o Bayern). 11 do Liverpool parece que estourou fisicamente (não admira, com o calendário que tiveram e a falta de soluções no banco para o meio-campo e trio de ataque), a abusar do passe longo constantemente, com uma quantidade de passes falhados no meio-campo absolutamente ridícula. Bayern a evidenciar as enormes fragilidades que já se viam na primeira metade da época (Kovac já devia ter saído) e uma moral de equipa muito baixa.

    Não estou a ver este Liverpool a ir muito mais longe, infelizmente. Mesmo para a PL, tendo em consideração a forma dos jogadores e a falta de soluções, vai ser muito difícil manter a frente contra um City numa forma avassaladora.

  • Flavio Trindade
    Posted Março 14, 2019 at 8:23 am

    Vitória justa do Liverpool que na segunda parte dominou os acontecimentos por completo.

    Na primeira nem por isso e o resultado até seria injusto porque o 0-0 e o empate na eliminatória ajustava-se.

    O Bayern num estilo mais apoiado e de mais toque e o Liverpool no seu estilo 100% vertical. Estava a ser um belo confronto de estilos mas a vantagem na eliminatória ao intervalo pesou psicologicamente nos bávaros e o Liverpool só não marcou mais porque Salah teve um jogo marcado por más decisões.

    Já Mane e Robertson dominaram por completo.
    Incrivel a pujança do lateral escocês que Marco Silva lançou no Hull e que Klopp transformou num dos melhores na sua posição.

    Esta eliminatória marca também a supremacia inglesa agora manifestada também na Europa depois de anos de domínio espanhol.
    4 em 4 na Champions e como o Chelsea já está com pé e meio nos quartos, se o Arsenal virar pode fazer 6 equipas em 16 nos quartos de final das duas grandes provas europeias. Notável!

    Em paralelo um ano horrível para a Alemanha que já se tinha visto ultrapassada pela Itália no ranking e que este ano confirma o mau momento.
    Se o Eintracht não ultrapassar o Inter, os alemães não terão qualquer equipa nos quartos de final das duas provas europeias, o que se não é inédito, não andará longe.

  • Pésquerdo
    Posted Março 14, 2019 at 9:35 am

    O Bayern tem mesmo de se reinventar. Ontem tive pena de não ver este jogo só para ver o astro argentino no outro jogo mas são opções.
    Ainda assim vi os últimos 10/15 minutos… é descabido pensar que o Renato Sanches já tinha lugar nesta equipa em detrimento do James? Entrou bem, dentro dos possíveis a remar contra a maré, sendo que estava num momento de jogo favorável (Liverpool retirou totalmente a pressão e desceu as linhas, deu muito espaço aos médios bávaros). Do que fui vendo do jogo anteriormente, o James esteve péssimo, displicente até, como se estivesse ali a fazer um favor, assim como o Thiago.
    Continua a sina do Levandowski, que nunca marca nos momentos determinantes, como se de um fantasma se tratasse nessas alturas.

    O Bayern devia olhar para o seu balneário com muita atenção. Muller, Levandowski, Ribery, Javi Martinez, Hummels, Thiago, James Rodriguez… será que estão ali para ajudar a equipa mesmo? Fala tudo de uma revolução no Real mas eu acho que este Bayern não deveria ficar atrás.

  • Princesa
    Posted Março 14, 2019 at 11:10 am

    Meio off-topic mas é impressão minha ou os comentadores da Eleven são muito mais descontraídos que os dos outros canais?

    • diogoalves
      Posted Março 14, 2019 at 11:52 am

      Sim. E que bom é. Um futebol simples, mas ao mesmo tempo bem explicado, com detalhes interessantes. Não é preciso poetas como o Freitas Lobo a disparatar

    • Targinator
      Posted Março 14, 2019 at 11:54 am

      Verdade, acho o mesmo. Talvez esteja também relacionado com o formato. Só o facto de terem aquilo do #ChampionsEleven em que vão ler os tweets do pessoal, abre muito a porta a situações cómicas.
      Para além da descontração, imparcialidade não é muito para eles (basta ver a forma como falavam do CR7 no jogo da Juventus, mesmo que de forma justa).
      Honestamente, não me incomoda e até acho uma certa graça à forma como eles relatam/comentam mas sim, concordo totalmente contigo.

      • E o que temos
        Posted Março 14, 2019 at 12:02 pm

        Certo, essa parte do Ronaldo fez-me mudar a stream e ir ver o jogo para um canal inglês. Estive a contar e estiveram 15 min!!!! seguidos sem se calar com Ronaldo para aqui e para ali

      • Princesa
        Posted Março 14, 2019 at 12:05 pm

        Eu também prefiro assim mas não estava à espera

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 14, 2019 at 11:17 am

    Apesar do Bayern ainda ir conquistar a liga este esta eliminação deve mesmo ditar o afastamento do Kovac.

  • Eagle1991
    Posted Março 14, 2019 at 2:48 pm

    Sadio Mane a dizimar os Bavaros. A execução do 1º golo é dificilima mas fá-la tão bem que até parece fácil.

Deixa um comentário