Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Salário de Varandas? Administradores dos nossos rivais ganham mais do que nós… e esta direção prometeu manter os vencimentos da anterior e recebeu menos»

Qual é que era o salário adequado? Bruno de Carvalho em 2015-16 recebeu 238 mil euros. Já Domingos Soares auferiu 417 mil euros em 2016-17, enquanto Pinto da Costa encaixou 609 mil euros em 2017-18.

Salgado Zenha, vice-presidente e administrador do Sporting, em entrevista à Agência Lusa, falou sobra a proposta de aumento da remuneração para os administradores da SAD, para 182 mil euros por ano para o presidente e 131 mil euros para os restantes elementos, que podem ser acrescidos de um montante variável, mediante a concretização de objetivos desportivos e financeiros. “Não somos nós que decidimos, mas não sou hipócrita (…), faz sentido porque temos um estudo de benchmarking que mostra que o agora sugerido é muito abaixo da mediana do mercado e, se formos ver, os administradores dos nossos rivais ganham mais do que nós, e não estou a falar de variáveis”, explicou o dirigente, acrescentando que esta medida visa “atrair talento” para a administração. Zenha destacou ainda que esta administração abdicou dos prémios na época passada. “Em primeiro, quem decide a política de remunerações é uma comissão acionista e, em segundo, esta direção prometeu manter os vencimentos da anterior e recebeu menos, porque abdicaram do ‘bolo’ dos prémios coletivos indexados aos resultados desportivos”, reiterou.

30 Comentários

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 11, 2019 at 5:21 pm

    Eu nem acho bem nem mal!
    Afinal é um emprego como outro qualquer. Se calhar deviam assumir isso!

  • jp
    Posted Setembro 10, 2019 at 7:13 pm

    Não sei qual é o valor justo para Varandas.

    Sei que Luís Filipe Vieira, que supostamente não tem vencimento, leva para casa todos os meses 60mil €.

    E isto quando a única coisa que este faz é dar a cara e dar o último Sim/Não nas diversas questões/decisões. Exactamente porque tem uma equipa altamente especializada a trabalhar para e por ele. E sem contar com comissões (não faço ideia de valores neste campo).

    Se Varandas trabalha mais? De certeza que sim. Mas tem o mesmo mérito em resultados? Claramente que não.

    • opiniaodeadepto
      Posted Setembro 11, 2019 at 5:14 pm

      Só por curiosidade! Como sabes isso?

      • jp
        Posted Setembro 11, 2019 at 5:59 pm

        Não vou dizer nomes mas uma pessoa amiga, por acaso Sportinguista, trabalhava na área de eventos do Benfica, e tinha acesso às contas.

        O dinheiro que sai e especialmente, o que entra, é inimaginável ao comum dos mortais.

    • DCosta
      Posted Setembro 11, 2019 at 10:01 am

      É fácil reduzir o trabalho do LFV por um simples “sim/não”.

      Esqueces-te que o peso da decisão do “sim/não” pode mudar por completo o rumo do clube. Ser rodeado dos melhores facilita em parte as tomadas de decisão mas, a responsabilidade de as tomar continua extremamente díficil.

      Se o FV trabalho mais que o LFV? No momento actual, acredito que sim. Mas no inicio do mandato do LFV, acredito que não pois convém não esquecer o estado do Benfica quando LFV tomou posse (trabalho iniciado por Manuel Vilarinho) e o que o Benfica se tornou agora (Estádio da Luz, Caixa Futebol Campus, BTV etc.).

      Por último, defendo que o LFV seja remunerado de accordo com o cargo/responsabilidades que o occupa até para evitar certos rumores que têm vindo ao de cima nos últimos anos.

      • jp
        Posted Setembro 11, 2019 at 6:01 pm

        Eu não me esqueci de coisa nenhuma. Limitei-me a ser factual, não fiz qualquer juízo de valor. Até porque concordo com o que dizes.

  • Kafka
    Posted Setembro 10, 2019 at 7:01 pm

    Até pq vamos fazer um exercício simples, ninguém a ganhar 40 ou 50 mil por mês, por muito amor ao clube que tenha vai aceitar vir ganhar só 3 ou 4 mil para o clube do coração

  • Kafka
    Posted Setembro 10, 2019 at 6:34 pm

    Concordo em absoluto que os administradores ganhem de acordo com o que se paga no mercado, senão os clubes nunca terão os melhores… Como é que o Benfica/Porto/Sporting podem ir buscar um administrador para a área financeira ao Santander ou ao Paribas pagando-lhes menos? Nunca na vida vão aceitar e como em qualquer profissão quem paga mais tem sempre mais probabilidade de ter os melhores

    Se o Benfica quiser ter o melhor gestor de marketing de Portugal tem de lhe pagar mais que qualquer outra empresa em Portugal senão ele não vem, simples

  • Xyeh
    Posted Setembro 10, 2019 at 5:59 pm

    E comparar o sucesso desportivo dos administradores do Benfica e do Porto com os do Sporting é no mínimo duvidoso (falando de futebol).

  • 0v3r
    Posted Setembro 10, 2019 at 5:57 pm

    Que argumento mais rídiculo, esqueceram-se foi de comparar os bilhetes de época com os rivais que têm champions e são mais baratos.

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 10, 2019 at 5:51 pm

    Aqui deve imperar o bom senso. Nem devem estar sem ganhar nada nem devem ganhar milhões.
    Acho que um salário de 30 mil euros mês é mais do que suficiente.
    Um presidente e os gestores não são profissionais, têm de lá estar pelo amor ao clube, caso contrário trabalhariam nos rivais se ganhassem mais?
    Contudo, acho que a ideia de que nada deviam ganhar é demagógica e até contraproducente.
    Na Atenas clássica, debateu-se e muito se os deputados deviam ganhar salário por exercer a profissão. Percebeu-se que sem salário, os mais pobres nunca se poderiam dedicar ao exercício dessas profissões, porque tinham família para sustentar e não podiam passar todo o dia na ágora a debater sem nada receberem.
    O mesmo se percebeu com o amadorismo nos jogadores. Por muito belo que seja, nenhum miúdo pobre pode dedicar 7 dias por semana ao futebol, sem receber, pois se não trabalhar e não tiver salários ou rendas, vive do quê?
    Assim sendo, vejo a instituição de um bom salário como um princípio democrático que permita a todos os sócios serem um dia presidentes do seu clube. E também acho que um bom salário pode dissuadir, em alguns casos a corrupção.
    A partir daí, deixa de haver qualquer desculpa.
    Mas não se deve passar do 8 para o 80. Não se deve tornar os cargos dos clube um negócio. Um clube como o meu Benfica tem milhões de adeptos, pode bem achar um deles que tenha muito talento e que sendo bem pago faça um bom trabalho. Ninguém tem de ganhar milhões anuais para ser bom gestor.
    Numa altura em que tanto se debatem cortes no futebol, é perigosa esta ideia de escalar os salários na direcção. Se a isto somarmos as loucas transferências no futebol, isto pode ser perigoso.
    Defendo um bom salário mas nada de loucuras.

  • AngeloGJ
    Posted Setembro 10, 2019 at 5:26 pm

    Um clube de futebol não é uma instituição pública portanto o Sporting pode dar o salário que quiser aos seus dirigentes, agora só acho curioso o senhor em questão dizer que o aumento dos salários tem como objectivo atrair talento para a administração, lol, a não ser que o Sporting abra anualmente vagas candidatáveis para a administração do clube e haja um verdadeiro interesse em contratar quadros (duvido porque não se entra na administração de clubes só porque sim), usar o “pretexto” de que “é para atrair maior qualidade para a administração” cheira me a geringonça “política” a lá portuguesa, podiam simplesmente dizer que querem aumentar os salários porque o atual é baixo…

    • Niall joaQuinn
      Posted Setembro 10, 2019 at 5:35 pm

      Os administradores vieram do mercado e, goste-se ou não, eram pessoas de algum sucesso.

      Se os salários não fossem minimante competitivos, não teriam vindo.

      É assim em todo o lado.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 10, 2019 at 5:33 pm

      Atrair talento talvez deva ser lido como “reter talento”, ou seja: tenho de ganhar mais, pois há mais vida para além do Sporting… e a motivação para aqui estar depende disso…

      A comparação com os rivais é que não faz sentido até porque estamos a falar de administrações com alguns anos e vários títulos. Esta do Sporting (ainda) não tem.

  • Andre_Simon
    Posted Setembro 10, 2019 at 5:18 pm

    9357€ a 14 meses para os administradores e 13000€ a 14 meses para se estar a dirigir um clube/SAD quando 90% dos adeptos assumiram estes lugares quase de borla.

    Agora a sério, não vale a pena comparar-se sempre com os outros, o que interessa é atingir a estabilidade e só com estes meios se conseguem atingir os fins…

    • Louco de Lisboa
      Posted Setembro 10, 2019 at 8:25 pm

      de borla? isto é full time, meu caro.

      só um milionário teria tanto trabalho de borla, na minha opinião.

    • Factualista
      Posted Setembro 10, 2019 at 7:44 pm

      E esses 90% não fariam o mesmo trabalho.

      “Se és bom em alguma coisa, não o faças de graça”

      • Andre_Simon
        Posted Setembro 10, 2019 at 11:28 pm

        Aposto que muitos se entregavam mais e faziam mais… Não condeno que recebam por objectivos e que se paguem despesas de representação, agora um salário destes…

  • Nuno Pereira
    Posted Setembro 10, 2019 at 5:17 pm

    Administradores dos nossos rivais ganham mais. O que tem os rivais a ver com o Sporting? Porque é que sempre o Sporting se compara aos outros?

    • R1906
      Posted Setembro 10, 2019 at 6:27 pm

      Porque tu na tua vida em Portugal(por exemplo) sempre que vais negociar o teu contrato de trabalho vais comparar o que se recebe em Inglaterra, nos EUA, Alemanha e etc e não o que se recebe em empresas rivais do teu sector para fazeres valer o teu ponto de vista.
      Fazia de facto muito mais sentido aqui referir que os administradores de um clube top 3 em Portugal iriam receber menos que um administradores TOP 3 na área do desporto na Premier League, La Liga , Serie A, etc.

      • Dca
        Posted Setembro 10, 2019 at 9:24 pm

        Isso não responde ao que ele disse, que é a questão de se comparar aos rivais. Ele não pediu comparações, fez exactamente o oposto.

      • Factualista
        Posted Setembro 10, 2019 at 7:23 pm

        Isso não faz sentido nenhum… nem é isso que acontece. Se aqui recebes 600€, salário mínimo como caixa por exemplo, e vais pedir ao patrão 2000€ só porque um caixa em Luxemburgo recebe isso, sabes qual é o dedo que o teu patrão te vai mostrar? Pois… Pela tua lógica é esse o argumento que os funcionários em Portugal tem. Ninguem faz isso, não tem sentido, as comparações são feitas com as empresas rivais do mesmo sector no mesmo país.

      • Nuno Pereira
        Posted Setembro 10, 2019 at 7:21 pm

        Neste momento o Sporting não consegue pagar o mesmo que os rivais.

        • R1906
          Posted Setembro 10, 2019 at 8:32 pm

          Conseguiu até pode conseguir, faz é pouco sentido. O Zenha só refere que , decerto alguns comentários que recebem muito, ou estão a pedir muito, referiram que são so que menos vão receber, porque no passado já houve alguma escandaleira sobre certos vencimentos como malucos e depois eram os mais baixos comparados com o mesmo nivel.

  • mcthespecialone
    Posted Setembro 10, 2019 at 5:16 pm

    No dia em que ganharem um campeonato, talvez recebam um valor semelhante aos administradores de Benfica e Porto. Até lá, esta comparação não faz grande sentido.

  • Leonidas
    Posted Setembro 10, 2019 at 5:09 pm

    O problema é andar a insistir no discurso que o Sporting tem de cortar gastos em todo o lado, e ao mesmo tempo pedir aumentos de salário para a direção. Claro que não fica bem.

Deixa um comentário