Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SC Braga 2020-21: Fazer igual ou melhor com a base habitual

Dá para o…?

O SC Braga inicia esta época com o objectivo de voltar a fazer pelo menos 3.º, como na época anterior, já que dá acesso à Champions, e de conquistar novamente um título. Para isso António Salvador manteve praticamente a equipa toda (só saíram Trincão e Palhinha), sendo que Matheus, Bruno Viana, Esgaio, Raúl Silva, Sequeira, Fransérgio, R. Horta e Paulinho já são habituais titulares há vários anos, o que permite a Carvalhal, a grande novidade para 2020-21, ter uma base sólida. Os gverreiros ainda juntaram a este grupo elementos que já deram cartas no futebol português como Castro, Iuri Medeiros e Nico Gaitán, o que deixa boas perspectivas para esta temporada. O ‘problema’ dos minhotos é que os rivais também estão bem apetrechados, o que deve obrigar a uma pontuação superior a 72 pontos, algo que só conseguiram uma vez, para ficarem no pódio.

19 Comentários

  • Giuseppe F
    Posted Outubro 13, 2020 at 2:02 pm

    A minha aposta é que acabem a 15/20 pontos do primeiro lugar, isto porque podem ir longe na Europa e o Carvalhal gosta de inventar em alguns momentos. Adicionalmente não confio muito naquela defesa (não que a nossa seja muito melhor).

    Prevejo uma boa luta pelo 3.º lugar, acho que tem capacidade para o conseguir.

    SL

  • Artista_Diario
    Posted Outubro 13, 2020 at 2:20 pm

    Acho que o Braga começou bem o mercado, conseguiu recrutar jogadores com qualidade e que acrescentam experiência, mas pecou por não conseguir reforçar a defesa, claramente o seu setor mais frágil. Aquele centro da defesa então… inspira 0 confiança

  • Estigarribia
    Posted Outubro 13, 2020 at 2:30 pm

    Prevejo uma luta bem renhida com o Sporting pelo terceiro lugar até ao final do campeonato. Contudo, aquela defesa necessita de bons jogadores que acrescentem qualidade e que não cometam erros estúpidos, como acontece com Raul Silva e Bruno Viana, por exemplo.

    Ainda assim espero que em Janeiro consigamos contratar o Paulinho para o Sporting e assim enfraquecemos logo o nosso adversário directo ?

    Saudações Leoninas

  • Francisco Ramos
    Posted Outubro 13, 2020 at 2:31 pm

    Olhando para os nomes, dá-me a ideia que o plantel foi construído para a táctica de Ruben e não a de Carvalhal. Primeiro existe um excesso de centrais. Segundo, tirando Al Musrati, não nenhum médio tem características vincadamente defensivas (Castro é box-to-box e todos os outros são ofensivos). Terceiro, os extremos (tirando Galeno) gostam muito mais do jogo interior. E por fim, os avançados têm um perfil de associação e não de ponta de lança fixos.

    Dito isto, vejo um bom plantel mas não acredito que consigam lutar para mais que o 3º lugar, excepto se algo de anormal acontecer. Esgaio é um bom lateral direito, não é um bom defesa direito. As opções de banco parecem curtas nos extremos e no ponta de lança. E a defesa tarda em ter um líder que se assuma, onde neste momento nenhum central inspira confiança (Bruno Viana parece acomodado, Raúl Silva velho, Carmo inexperiente, Rolando na reforma e Tormena numa incógnita para actuar em dupla).

    • oMeuUserName
      Posted Outubro 13, 2020 at 3:47 pm

      A táctica do Carvalhal não é muito diferente da do Rúben… Desde metade da época passada no Rio Ave que o Carvalhal tem privilegiado um sistema híbrido, atacando em 3-4-3 e defendendo em 4-4-2. Foi assim que jogou nas primeiras 3 jornadas, por isso discordo do que dizes. O Sequeira tem feito o papel de terceiro defesa na construção, tal como fazia o Matheus Reis no Rio Ave, com o Moura/Galeno no lugar que era do Nuno Santos.
      Quanto às características dos médios, não acho que seja necessário ter mais do que um trinco, porque o Braga joga com uma dupla de médios já há alguns anos, desde os tempos do Abel. Chegamos a ter apenas Vukcevic, Danilo e A. Horta para 2 posições, sendo que nenhum deles é trinco. Na época passada, apesar do Claudemir ter feito parte do plantel até Janeiro, podemos dizer que só tivemos Palhinha na época quase toda como médio mais defensivo, e algumas vezes nem jogou. O Carvalhal na época passada também teve apenas o Musrati a partir de Janeiro como médio defensivo, visto que nem o Filipe Augusto, nem o Tarantini, nem o Jambor são médios defensivos. Além disso, o Castro, apesar de ser mais um 8, defende muito bem e o próprio Fransérgio, se lhe apetecer, consegue ser bastante intenso a defender. Por isso, não acho que as equipas precisem sempre de jogadores iguais, mas sim de alternativas diferentes. Se o Musrati não puder jogar, não acho que a equipa se vá ressentir, como se viu em Tondela. Tal como o Sporting não se ressentia a jogar com Wendel e Matheus Nunes, o Benfica com Gabriel e Pizzi, ou o Porto com Uribe e Sérgio Oliveira. Nenhuma destas duplas tinha nenhum trinco e não deixaram de funcionar por isso.

      • Francisco Ramos
        Posted Outubro 13, 2020 at 5:26 pm

        Esse híbrido faz com que tenha 2 derrotas e 1 vitória nas primeiras 3 jornadas, sendo que o 3º lugar é algo bastante importante de atingir esta época por dar acesso ás eliminatórias da Liga dos Campeões.

        E para uma defesa hibrida que defende com 2 centrais, penso que lhe faltam centrais de eleição, tanto é que existem 5 no plantel e ainda foi falado mais um nos últimos dias de mercado. Além de que a dupla do meio campo não tem convencido o treinador, tanto é que ainda não a repetiu nos 3 jogos que fez.

        Olhando para a época passada, o problema não foi Palhinha algumas vezes não ter jogado. Foi terem tido os melhores resultados com Palhinha em campo. Tal como a evolução do Rio Ave se dá após a entrada de Al Musrati na equipa, o que significa que faltava um ponto de equilíbrio.

        Se quiseres comparar com outras equipas, todas elas se ressentiram das duplas que referes, por alguma razão Palhinha é convidado a renovar no Sporting, Gabriel e Pizzi foram bastante contestados e Uribe com Sérgio não traz nenhuma criatividade ao meio campo portista (e isso posso-te confirmar que estes jogos eu vejo).

        Saudações desPortistas.

        • Giuseppe F
          Posted Outubro 13, 2020 at 6:15 pm

          Sendo que uma derrota é no Dragão e a outra foi muito azarada certo?

        • oMeuUserName
          Posted Outubro 13, 2020 at 9:58 pm

          É exatamente o mesmo sistema híbrido que o Abel utilizava (com diferentes dinâmicas, mas o sistema é igual) e que valeu a melhor pontuação de sempre e o recorde de golos, por isso não vejo nenhuma razão para criticar… Uma das derrotas foi no Dragão, num jogo mais bem conseguido do que na época passada onde ganhamos a jogar menos, e a outra foi num jogo onde o adversário fez 1 remate à baliza no jogo todo e ganhou 1-0, com o Braga a ter 5/6 ocasiões claríssimas de golo, sendo que na terceira jornada foi golear tranquilamente a Tondela. Se isto for o problema, acho que estamos bem com este híbrido, sinceramente.

          Concordo que falte um central de outro nível, mas isso não tem nada a ver com o plantel ser construído para o Rúben ou para o Carvalhal.
          Quanto à dupla de meio-campo, o facto de não ter sido repetida, tem mais a ver com as características dos adversários e evolução da equipa, do que propriamente por convencer ou não… Começou com Castro e Musrati no Dragão porque era um jogo de maior exigência defensiva, depois entrou o A. Horta para o lugar do Castro no jogo com o Santa Clara em casa, saindo o Musrati ao intervalo porque estava a ter pouco trabalho e a equipa estava pouco ofensiva. Aos 60min, saiu o A. Horta para entrar o Castro, ficando a dupla Castro-Fransérgio ,que rendeu tão bem nessa meia hora que acabou por ser a dupla titular no jogo seguinte. Completamente normal, na minha opinião.
          Sim, é óbvio que o “ponto de equilíbrio” dá jeito, mas não é essencial em muitos jogos, como se viu no último jogo, em que o Musrati nem saiu do banco. Da mesma maneira que o Braga, por exemplo, ganhou 2 vezes ao Sporting no início de 2020 sem o Palhinha…

          Quanto às duplas, o Sporting não se ressentiu, tanto que queria vender o Palhinha, tendo ele estado até a treinar à parte, mas não terá havido proposta suficientemente boa e então ele foi reintegrado e quem saiu foi o Wendel. O Gabriel e o Pizzi já foram titulares 2 vezes seguidas e o JJ parece confiar na dupla. Quanto à dupla do Porto, não percebi o teu argumento… Quer dizer, eu digo que não é preciso um trinco para se ter uma dupla de médios eficaz e tu vens falar de criatividade? Até concordo que essa dupla não tem criatividade, mas não era seguramente o Danilo que dava essa criatividade… Ou seja, o meu ponto era se era essencial ter ou não um trinco a jogar, e está visto que não, só isso. Podes não gostar tanto e é legítimo, mas eu acho que não é necessário ter 2 trincos no plantel, porque são opções de último recurso quase, como se pode ver pelos minutos do Florentino, do Samaria, do Doumbia após a chegada do Amorim, do Loum, etc.

          • Francisco Ramos
            Posted Outubro 18, 2020 at 11:06 am

            Username,

            Reparou na importância de Palhinha ontem? Era aqui que queria chegar com a vantagem de jogar com um médio de características mais defensivas. Não só permite libertar jogadores para o processo defensivo (o Sporting acabou com Tiago Tomás, Plata, João Mário, Pote, Vietto e Sporar), como acrescenta pressão à perda de bola – pode verificar no 2-2 – e permite ou defender mais alto ou mais compacto conforme o momento do jogo (veja quantas vezes Marega teve a profundidade?).

    • Goncalo Silva
      Posted Outubro 13, 2020 at 4:07 pm

      A tática de Carvalhal é um 4-2-3-1 que roda facilmente para um 3-4-2-1. A ideia será que em fase ofensiva Sequeira se junte aos 2 centrais (para mim seria David Carmo e Tormena), Esgaio subia no corredor direito e Galeno recuava para ala esquerdo, com Ricardo Horta e Gaitan a explorar terrenos interiores e Castro e Fransérgio a equilibrar a equipa. Era esta também a ideia de Carvalhal no Rio Ave, Matheus Reis também jogava a central, Nuno Santos recuava para ala esquerdo e Piazon e Diego Lopes exploravam terrenos interiores.
      No entanto, esta tática é complexa em termos posicionais, e naturalmente vai durar algum tempo (também o Rio Ave não começou bem de todo na época passada).
      É preciso dar tempo, porque penso que o plantel está mesmo construído à medida de Carvalhal (só faltou Borevkovic). É preciso é que Salvador dê tempo, porque o Braga bem precisa de consistência no cargo de treinador.

      • Francisco Ramos
        Posted Outubro 13, 2020 at 5:20 pm

        Gonçalo,

        Penso que abordaste na mouche o problema. A complexidade da táctica faz com que necessitem de algum tempo para se adaptar a essa metamorfose entre o 4-2-3-1 a defender e o 3-4-2-1 a atacar e tempo é algo que o Braga não tem esta época pela importância do terceiro lugar nas finanças dos clubes por garantir a pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

        Agora se conseguir estabilizar a equipa tem bons jogadores e pode fazer coisas bonitas, mas continuo a dizer que lhe falta um pouco de banco. Por exemplo, Tormena seria um jogador ideal para uma jogar como central à direita numa defesa a 3 mas numa defesa a 2 já me parece ter várias lacunas.

  • Estivela
    Posted Outubro 13, 2020 at 2:40 pm

    Poucos reforços e cirúrgicos. Até diria que melhores reforços foram a permanência de Paulinho, Horta entre outros.
    Sim, a defesa se calhar é o sector mais frágil. Andávamos à procura de um central que entrasse de caras no onze. Esses andam caros, para vir mais um, mais vale ficar com os que têm que já apresentaram trabalho.

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 13, 2020 at 3:03 pm

    É uma equipa com um bom plantel, mas acabaram por desiludir um pouco no mercado. Começaram bem com as vindas de Gaitan, Castro, Al Musrati e Iuri Medeiros, mas o plantel parece um pouco curto para ano de centenário. Falta um verdadeiro substituto de Trincão (Tabata teria sido o ideal) e mais um central (acho que seria bom vender entre Bruno Viana e Raúl, um deles). Mesmo assim o plantel é forte o suficiente para dar luta ao Sporting e fazer uma gracinha na Liga Europa.

  • JoaoG
    Posted Outubro 13, 2020 at 3:04 pm

    Plantel bastante interessante sendo que continuamos a ter muitas opções para todas as posições.

    Analisando as lacunas:

    – temos muitos centrais mas todos eles têm tremido apesar de já terem mostrado qualidade. Se mantiverem a forma do ano passado poderá ser um problema mas há que ter a esperança que consigam estabilizar;
    – na direita admito que não gosto de Esgaio e gostava de ter visto esta posição a ser reforçada. Desconheço por completo o miúdo que veio do Leixões.
    – Temos bons extremos mas os dois melhores rendem muito mais pela esquerda. Espero que o Iuri surpreenda ou então ficamos com uma ala direita muito mansa.

    No ataque espero que o Schettine renda que o Abel Ruiz para já parece muito fraco. No entanto sendo que ambos são opções secundárias não digo que seja propriamente uma lacuna.

    De resto gosto bastante do plantel e estou naturalmente ansioso para ver o que o Gaitan ainda será capaz de contribuir.

    Começamos mal o campeonato mas tanto na segunda parte contra o Santa Clara, como no jogo com o Tondela vi alguns processos ofensivos bem trabalhados, com bola pelo chão e cabeça levantada (a primeira parte contra o Santa Clara parecia o regresso do Sá Pinto com 1000 cruzamentos por jogo).

    Quanto ao terceiro lugar, assumindo que SLB e FCP serão inalcançáveis, penso que será complicado ficar à frente do SCP. Sem competições europeias e com um treinador competente até nem ficaria muito surpreendido que conseguissem ficar à frente do FCP. Concordo com o VM que teremos de ter pontuações acima dos 70 para isso ser possível.
    Mas obviamente que vamos conseguir ainda melhor e conquistar o título no centenário :D

    Força Braga!

  • FVRicardo
    Posted Outubro 13, 2020 at 3:08 pm

    Na minha opinião em algumas posições têm qualidade superior aos outros 3 grandes (GR, DD, PL), mas em posições fulcrais como 8 ou centrais deixam muito a desejar.
    No entanto prevejo uma boa luta entre os 4 primeiros (acho que todos vão perder muitos pontos).

  • BrunoAlves16
    Posted Outubro 13, 2020 at 4:07 pm

    Dá para lutar pelo terceiro lugar, tal como na corrida ao título, neste caso também há dois galos para um poleiro (SCP e Braga). A diferença é que no caso de campeão e vice vão os dois directos à Champions, no caso da luta do 3º só um vai… aos play-offs e o outro fica de fora, o impacto é maior.
    Creio que o discurso para fora é a de que ambicionam o terceiro, mas a manutenção das principais pedras do plantel demonstra que Salvador e a estrutura ambicionam algo mais, Top 2 e entrada directa na CL, embora acho que, tal como no caso do Sporting, não há neste momento argumentos e capacidade para tal.
    Relativamente ao plantel acho que falta qualidade distinta na defesa (Esgaio é o titular à direita e há muitas incógnitas no eixo central, nenhum dos 5 homens se destaca particularmente). No ataque Paulinho é indiscutível mas peca por alguma irregularidade, Schettine parece-me curto e Abel Ruiz ainda não justificou o investimento. Para mim os irmãos Horta e Fransérgio acabam por ser as pedras de toque deste plantel (não sei como está Gaitán).
    Relativamente ao treinador confesso, não sou grande fã de Carvalhal. Fala muito, é engraçado por vezes, mas julga-se melhor treinador do que é na realidade. Gosta de dar uma de visionário e isso pode custar pontos em muitas ocasiões, Aliás, como referi no post de análise ao plantel do Sporting, prevejo um Braga irregular ao nível do campeonato esta época, muitos altos e baixos, que o Sporting pode aproveitar se conseguir ser, lá está, regular e consistente. Veremos se assim será.

  • Chico
    Posted Outubro 13, 2020 at 5:02 pm

    Gaitán suplente de Fransérgio? A morte do futebol.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 13, 2020 at 8:15 pm

    Por este andar o David Carmo chega primeiro à selecção principal do que aos sub21.

  • MM
    Posted Outubro 13, 2020 at 8:33 pm

    Da para dar luta pelo 3o, mas provavelmente acabar em 4o porque o sporting tem melhor treinador e outro poder de compra.
    O carvalhal se deixar de inventar (como nas 2 primeiras jornadas) tem equipa para ganhar a grande maioria dos jogos, mas nao chega para lutar pelo 2o, e mesmo o 3o nao vai ser facil.
    No plantel, falta central patrao e alternativas melhores aos laterais e ao paulinho. Tambem o novais deveria sair e vir um box to box com outra capacidade, como o filipe soares do moreirense

Deixa um comentário