Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SC Braga não conseguiu travar o Nápoles; Bruma marcou e Matheus evitou quase tudo, mas autogolo de Niakaté deitou tudo a perder; José Fonte sofreu com Osimhen; Horta perdoou duas vezes, Pizzi acertou no poste aos 95′

Jogo muito entretido, com oportunidades, emoção (Pizzi atirou ao poste aos 95′) e que podia ter sorrido ao SC Braga, no entanto ficou claro que a dupla de centrais dos Gverreiros pode comprometer bastante quando o nível sobe. Niakhaté fez um auto-golo e Fonte passou mal com Osimhen, que fez o que quis na 1.ª parte e assistiu Di Lorenzo. Melhor esteve Matheus, que somou várias intervenções impressionantes, enquanto Bruma marcou e criou problemas à defesa contrária (Ostigard, que substituiu muito cedo o lesionado Rrahmanni, e Juan Jesus estão longe de ser uma grande dupla), em conjunto com Álvaro Djaló e Horta que, ainda assim, ficará a lamentar dois lances em que podia ter finalizado melhor. Nos napolitanos Kvaratskhelia demonstrou que está longe da sua melhor forma, já Anguissa encheu o campo.

SC Braga 1-2 Nápoles (Di Lorenzo 45’+1, Niakhaté p.b 88′; Bruma 84′)

O Nápoles venceu em Braga por 2-1. Num jogo com muitas oportunidades para os dois lados, o campeão italiano carregou muito no 1.º tempo, mas só chegou ao golo em cima do intervalo, por intermédio de Di Lorenzo, aos 45’+1. No 2.º tempo, Horta desperdiçou o empate, Zielinski idem, mas Bruma empatou aos 84′. Contudo, num auto-golo, Niakhaté introduziu a bola na própria baliza e deu a vitória ao conjunto de Rudi Garcia, que se cola ao Real Madrid no topo do grupo, sendo que Pizzi atirou ao poste aos 95′.

XI SC Braga: Matheus; Víctor Gómez, José Fonte, Niakaté, Borja; Al Musrati, Vítor Carvalho; Álvaro Djaló, Ricardo Horta, Bruma; Abel Ruiz.

XI Nápoles: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Juan Jesus, Olivera; Lobotka, Anguissa, Zieliński; Politano, Kvaratskhelia, Osimhen.

37 Comentários

  • Veridis Quo
    Posted Setembro 20, 2023 at 9:30 pm

    Pode-se falar do Kvara o que se quiser, mas Osimhen é com muita distância (mas mesmo muito) o melhor jogador do Napoli. Avançado absolutamente surreal. Brutalidade de jogador. Autosuficiente, poderoso, rápido, remata de qualquer lado, jogo aéreo… é fenomenal.

  • sStriker
    Posted Setembro 20, 2023 at 9:30 pm

    Como passado tantos anos, Borja a jogar a Champions. P.S. – Não sendo um fora de série, também não é tão ruim como o pintam

  • Jeco Baleiro
    Posted Setembro 20, 2023 at 9:32 pm

    Péssimo jogo de Kvara, claramente distante do impacto da época passada. Muito preso, não conseguiu aquelas arrancadas de deixar tudo para trás.
    Quanto ao Braga, algum infortúnio nesta parte final mas não se pode falar em injustiça, o Nápoles teve naturalmente mais e melhores oportunidades mesmo sem carregar muito. Esta defesa está muito longe do nível exigido na Champions, Niakhaté é uma bomba relógio, Fonte até se sente bem em bloco baixo mas com avançados explosivos não tem hipótese e os laterais são fraquitos.

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 20, 2023 at 9:32 pm

    O Niakite é só fraco. Aquele gesto técnico…nem nos distritais.

  • Tiago Abreu
    Posted Setembro 20, 2023 at 9:33 pm

    Kvara eclipsou, o homem jogava tanto ano passado mas a partir de março, deixou de jogar assim tanto…
    Talvez seja por isso que não se falou dele para colossos.

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 20, 2023 at 9:39 pm

      Teve ali um período de grande fulgor mas já há alguns meses que não se anda a destacar. Espero que não tenha sido só fogo de vista.

  • lipe
    Posted Setembro 20, 2023 at 9:39 pm

    Claramente este Nápoles nada tem a ver com o do ano passado. Intensidade de jogo treino, mas chegou pra ganhar (não que seja muito difícil).

    Enjoado deste treinador, destas decisões, destas escolhas. Já chega.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Setembro 20, 2023 at 9:44 pm

    O autogolo do Niakate é cómico, mas o corte do Fonte nesse mesmo lance… Que coisa feia.

  • bingladas
    Posted Setembro 20, 2023 at 9:51 pm

    Jogo absolutamente ridículo do Fonte. Perdeu os duelos quase todos, e no autogolo do Niakite, a culpa na minha opinião é do Fonte que sem pressão cabeceia a bola para o jogador do Nápoles que está sozinho sem marcação. Não se entende. O Niakite apesar do autogolo fez um jogo bem melhor. Destaque no Braga para o grande jogo do Musrati que voltou ao nível que nós tem habituado. Abel Ruiz também esteve bem. Zalazar entrou bem pelo segundo jogo consecutivo e pode começar a ter um rendimento melhor que o que tem tido. Do lado do Nápoles, podiam ter resolvido o jogo na primeira parte com três boas oportunidades no início do jogo ( Osimhen sozinho chegou) no entanto o Braga deu uma boa réplica num jogo que se pensava que eram favas contadas e também teve muitos lances para marcar. Analisando a frio, este resultado, até pela maneira como foi o jogo acaba por ser fatal nas aspirações do Braga que está obrigado a ir buscar 3 pontos fora se quiser sonhar com a passagem, o que não vai ser nada fácil. Ainda assim deixou boa imagem neste jogo.

    • Veridis Quo
      Posted Setembro 20, 2023 at 10:02 pm

      Não que jogar contra o Osimhen não provocasse resultados similares, mas confesso que estranhei muito a aparente preferência pelo Fonte sobre o Coates aqui pelo blog, aquando da contratação do português. Ou que estava em melhor estado atualmente e ainda com mais capacidade. Os jogos do Fonte tem sido quase todos ridículos, o que não surpreende considerando a idade, o resto da defesa do Braga e a forma como tem metros nas costas regularmente. Mas acho mesmo muito estranho que sequer se tenha gerado debate entre os dois, considerando que ainda são uns 8 anos de diferença e diga-se, nota-se bem. Ao contrário do que se tentou passar por aqui. O Fonte está mais para Neto do que para Coates, nesta fase.

      • Jeco Baleiro
        Posted Setembro 20, 2023 at 10:21 pm

        Subscrevo inteiramente. O Fonte no seu auge foi um central jeitosito, não mais que isso. Hoje, já quarentão, é de um nível bem baixo e se sofre frente ao Bruno Duarte que fará frente ao Osihmen. Nunca percebi bem alguma “histeria” pela sua contratação. Ok traz experiência e voz de balneário mas desportivamente já dá muito poucas garantias.

        • João
          Posted Setembro 21, 2023 at 8:12 am

          Gosto muito daquele central de 20 anos do braga dos jogos que vi dele

          • Jeco Baleiro
            Posted Setembro 21, 2023 at 10:16 am

            O Serdar? Leio malta a falar muito bem dele mas só vi um jogo dele e não lhe correu nada bem. Mas pronto a amostra é pequena. Ontem foi muito focado na parte final do jogo pela realização, pior que o Fonte, o Niakhaté e o Paulo Oliveira não deve ser…

      • Valentes Transmontanos
        Posted Setembro 20, 2023 at 10:43 pm

        Acho que se comparou mais as carreiras de cada um. E aí o Fonte não dá hipóteses, insisto. Independentemente da forma actual. E mesmo assim, apesar de ainda não ter visto nenhum jogo do Sporting, pelo que leio o Coates também não anda grande coisa e está em decadência, e é ver onde andava o Fonte com a idade do Coates.

        • Artur Trindade
          Posted Setembro 20, 2023 at 10:56 pm

          Lembro-me de comparações entre o nível actual de Coates de 32, e Fonte de 39.
          Mas mesmo na questão da carreira é sempre falacioso, o Fonte tem melhor carreira que o Luisão, apenas porque este não saiu de Portugal? Quantos títulos conquistou em clubes, e em quantas ligas de campeões participou?

          • Valentes Transmontanos
            Posted Setembro 20, 2023 at 11:46 pm

            Titular na selecção campeã europeia de 2016. Acho que basta isso.

            Não sei se o Fonte tem melhor carreira do que o Luisão. O Luisão jogou Champions, atingiu duas finais europeias, ganhou vários títulos num grande clube. É ela por ela.

            O Coates está claramente abaixo dos dois em termos de carreira, mas não percebi a inclusão do Luisão nesta conversa. Porque não o Nesta ou o Nuno André Coelho?

            • Artur Trindade
              Posted Setembro 21, 2023 at 12:56 pm

              O Luisão, na perspectiva de ter feito carreira num grande português (apenas), tal como Coates, ambos como capitães, obviamente o Luisão mais duradouro, em contraponto com a carreira de Fonte na PL (em clubes médios), e num francês igualmente médio, apesar do título, mas para mim os títulos pouco valem nestas (minhas) avaliações.
              Se o Luisão tivesse menos títulos, teriam sido os mesmos anos, no mesmo grande clube, avaliava-o da mesma forma.
              Carreiras similares dos 3 nas seleções (de nível semelhante), o título europeu português, vejo-o mais uma vez, como acessório.
              Fonte terá sido o mais fraco em competições europeias (apenas 2 CL, e poucas LE), e Coates frequentemente esquece-se que aos 21/22 fez 2 épocas no Liverpool (não foi o de Montevideo), que corresponde no caso do Fonte, a Sporting B e Felgueiras, nessa idade respectiva.
              Penso que o Coates será bem mais curto em longevidade, aliás o melhor central do meio no Sporting já é o Diomandé (mas este será para vender), e não será de surpreender se partir brevemente para algum eldorado.
              O Coates teria sido melhor sem o problema físico, mas é vê-lo bater-se facilmente com adversários de grande valia, com a folha limpa.

        • Artur Trindade
          Posted Setembro 20, 2023 at 10:59 pm

          Como é óbvio, o Coates tem a questão da lesão crónica, que o limita, e o fará ter um fim mais precoce.

          • Veridis Quo
            Posted Setembro 20, 2023 at 11:15 pm

            E não sei até que ponto faz sentido o argumento do “onde estava um com a idade x e onde estava o outro”. O Garay aos 32 estava acabado para o futebol e o Luís Neto aos 34 anos fez 35 jogos no Sporting que chegou aos oitavos da Champions, fez 85 pontos e venceu uma supertaça e uma taça da liga. Não me parece que seja um argumento que adiante grande coisa.

            • Valentes Transmontanos
              Posted Setembro 21, 2023 at 11:55 am

              Isso é bem visto. O critério tem de ser mais o auge de cada um e não a idade, concordo.

        • Veridis Quo
          Posted Setembro 20, 2023 at 11:05 pm

          Recordo-me de ter lido que o Coates estava “mais cansado”.

          O Coates, tirando contra o Casa Pia, tem estado bastante bem em todos os jogos. Tem sido um dos melhores arranques de época dele (normalmente demora a engrenar). Mas lá está, convém ver os jogos. Com o Moreirense limpou tudo (apesar do menor acerto no passe), com o Braga esteve impecável, o mesmo contra o Famalicão onde até assiste. Com o Vizela tem o erro na saída de bola do 2-2, mas estava a fazer um grande jogo até então e ainda ajuda no 3-2 do Paulinho. Tem estado muito, mas mesmo muito acima do nível do Fonte neste início. E isto de quem viu todos os jogos de Braga e Sporting até agora.

          Quanto às carreiras, eu não acho honestamente que seja um diferença assim tão grande. Admito que o Fonte tenha uma preponderância diferente numa liga superior (como foi na Premier), mas não acho que seja assim tão distinto. Campeão e melhor da época no Sporting, chegar ao Liverpool, vencer a Copa América e ser melhor jovem, 50 jogos pelo Uruguai (os mesmos que Fonte por Portugal), sendo que também houve Gimenez, Godin, Caceres ou Lugano em boa parte da carreira. Não me escandaliza que se ache a carreira do Fonte superior pelos anos de Premier e o campeonato da Europa, mas não acho que seja uma diferença assim tão grande.
          Com a idade do Coates, o Fonte estava… a jogar no meio da tabela na Premier, tendo trocado o Southampton (8º) pelo West Ham (11º). E mais meio ano e ia para a China. Okay, percebo é a Premier e ainda foi a tempo de ser importante num título do Lille (ainda que me parece, menos preponderante do que o Seba foi no do Sporting e não é só pelos golos). Não me parece que seja uma diferença dramática, apesar de perceber os argumentos.

          Mas lá está, convém ver os jogos porque “pelo que se lê”… há muita coisa que se escreve errada.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Setembro 20, 2023 at 11:44 pm

            Certo, daí ter feito a ressalva! Mas o que leio vem de amigos sportinguistas que costumam perceber disto. Seja como for, acredito que ao dia de hoje o Coates seja superior ao Fonte (mal seria), mas em termos de carreira mantenho a minha opinião.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Setembro 20, 2023 at 11:49 pm

            Atenção que isso da preponderância nos títulos tem muito que se lhe diga. Referes-te aos golos do Coates? Certo, marcou mais golos, mas o Fonte também foi o líder da equipa que ganhou um campeonato ao PSG. Teríamos de ter visto todos os jogos do Lille e do Sporting nessas épocas para saber.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Setembro 20, 2023 at 11:50 pm

            Esquece o “referes-te aos golos” porque claramente escreves que não foi só pelos golos, só li agora.

        • Neville Longbottom
          Posted Setembro 21, 2023 at 7:13 am

          Convém então ver os jogos em vez de te baseares em opiniões alheias.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Setembro 21, 2023 at 11:53 am

            É, coisa que tu nunca fizeste.

            Seja como for, vi alguns jogos no ano passado e o Coates pareceu-me estar em má forma. Se este melhorou, bom para ele e para vocês.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Setembro 21, 2023 at 11:54 am

            este ano*

          • Neville Longbottom
            Posted Setembro 21, 2023 at 4:11 pm

            Ha uma coisa que se calhar causa confusão. É que o teu “não dá hipóteses” para mim é muito mal aplicado, se calhar é só uma maneira de escrever. Mas para mim, o Neymar “não dá hipóteses” ao Seferovic. Este é o termo de comparação.

            O Fonte não dar hipóteses ao Coates em termos de carteira soa-me a puxado.

            Acompanhei muito o Fonte no início da carreira (formação incluída) , depois perdi-lhe o rasto. Quando reapareceu mostrou ser o mesmo jogador de sempre mas muito mais experiente. Concordo que a carreira dele é melhor, é um líder nato e capitaneou excelentes equipas do Southampton e do Lille. Mas não é um atleta de topo, nunca foi. Vale por muito mais do que a componente técnica do jogo.

      • lipe
        Posted Setembro 20, 2023 at 11:25 pm

        Fui eu.

        Retiro o que disse, o Fonte tem que sentar urgentemente.

    • AM
      Posted Setembro 20, 2023 at 10:13 pm

      Para o Fonte ter feito esse corte, o pizzi é que falhou um passe e a posse de bola voltou ao Nápoles.. Nesse lance o maior erro individual foi do pizzi

  • MM
    Posted Setembro 20, 2023 at 11:30 pm

    Jogo em que podíamos ter levado pelo menos 1 ponto, algum azar e displicência nas nossas oportunidades, sendo que o Nápoles teve ainda assim mais lances de golo (demérito da defesa, mérito do Matheus) pelo que o resultado se aceita

    Péssimo jogo do Fonte (não era suposto trazer tranquilidade á defesa??), Victor Gomes e Bruma, para mim comiam banco nos próximos jogos. Abel Ruiz a demonstrar porque não pode jogar como PLC. Aquele lance em que se isola apps passe do Musrati mas depois com receção deficiente permite corte (quase autogolo) do defesa diz tudo. E o lance em que está sozinho e não consegue cabecear tb.

    Musrati ainda em baixo de forma, a falhar muitos passes fáceis. Horta estranhamente com pé frio.

    Ainda assim tivemos alguns minutos por cima, contra equipa de grande valia. Se conseguimos ter momentos a jogar bem mas são apenas pontuais, vejo isso como responsabilidade do treinador. Com este plantel devíamos jogar mt mais (sobretudo no campeonato).

    Venha agora o Boavista. Por acaso acho que ganhamos fácil. Se me enganar, não sei se lugar do AJ não começa a ficar em perigo…

  • setentaeumporcento
    Posted Setembro 21, 2023 at 11:55 am

    Grande Braga. Pena a infelicidade do auto golo.
    Apoio as equipas portuguesas lá fora, mas ontem dei por mim a vibrar com o golo do Bruma.

  • Mantorras
    Posted Setembro 21, 2023 at 12:40 pm

    Perder com aquele autogolo depois de ter conseguido o empate, ainda ter chances para empatar…
    Nao vi o jogo em directo, vi so o resumo alargado, mas pareceu-me inglorio nao terem segurado o empate.

  • Vegeta
    Posted Setembro 21, 2023 at 1:10 pm

    Ainda bem que o Artur Jorge não estava preocupado com o Fonte a marcar o Osimhen. Correu muito bem.

Deixa um comentário