Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SC Braga vende Iuri Medeiros ao Al-Nasr por 3 ME

Corresponde ao valor do ex-Sporting? Parece ser curto, tendo em conta a sua idade, os grandes números que têm (26 golos e 24 assistências em 3 épocas) e o que é o mercado atual. Por outro lado, também surpreende que a equipa de Artur Jorge abdique já do seu concurso. É certo que o esquerdino peca contra equipas de maior gabarito, mas garante muitos pontos frente a conjuntos inferiores.

O SC Braga transferiu Iuri Medeiros para o Al-Nasr, do Dubai a troco de 3 milhões de euros. O extremo, de 28 anos, estava no Minho desde 2020, primeiro por empréstimo do Nuremberga, e depois em definitivo, sendo que na época que agora terminou somou 10 golos e 6 assistências.

67 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Junho 22, 2023 at 3:54 pm

    A não ser que o Iuri quisesse muito sair, não percebo esta venda. Não é um super craque mas era um titular do Braga e tem caracteristicas que mais ninguém tem no plantel, estando já bem intrusado no clube. 3M não é uma mais valia para o Braga.

    Quanto ao seu sucessor, eu voltaria a pescar no Gil Vicente e iria buscar o Fujimoto. Mas como disse não há muitos jogadores em Portugal com estas caracteristicas. Talvez o Kunimoto do Casa Pia também fosse uma boa opção apesar de não ser uma opção tão forte.

  • Goncalo Silva
    Posted Junho 22, 2023 at 4:01 pm

    Decisão muito estranha, não só do Braga como do próprio Al-Nassr. Pelo menos a época passada existia limite de estrangeiros para inscrever, a regra continuará este ano? Se sim, desperdiçar uma vaga com Iuri Medeiros é um bocado parvo.

    • kubrick
      Posted Junho 22, 2023 at 4:13 pm

      É outro Al nasr salvo erro ahah

    • Veridis Quo
      Posted Junho 22, 2023 at 4:17 pm

      O clube é o Al Nasr, dos EAU.

    • GuGu
      Posted Junho 22, 2023 at 4:34 pm

      Ele vai para o Al-Nasr, não para o Al-Nassr.

    • Goncalo Silva
      Posted Junho 22, 2023 at 4:43 pm

      Ok esqueçam, é o Al-Nasr do Dubai XD

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 23, 2023 at 12:34 am

      Mas porque? O Iuri não é infinitamente melhor do que os que la estão? Desperdiçar?

      • Kacal
        Posted Junho 23, 2023 at 9:24 pm

        Que os Sauditas sim, mas que os estrangeiros não. Todos têm o mesmo número de limitação para estrangeiros. Se uns tiverem estrangeiros melhores que outros partem na frente, simples. O Al-Nasr a contratar estrangeiros terá que ser jogadores superiores a Iuri. Têm Ronaldo e Talisca, também “Pity” Martínez não vão andar atrás do Iuri, com todo o respeito pelo jogador.

  • Nunop
    Posted Junho 22, 2023 at 4:05 pm

    Pode pecar contra outras equipas de maior gabarito, mas como adepto do Benfica tenho pesadelos com este rapaz

  • RicardoIdeias
    Posted Junho 22, 2023 at 4:36 pm

    António Salvador a ser ele próprio, se o Benfica quisesse contratar o jogador exigia 20 milhões, mas como não é, quase oferece o jogador

    • lipe
      Posted Junho 22, 2023 at 6:53 pm

      O Sporting e o Porto que o digam.

      Nem tudo gira à volta do Benfica.

      • RicardoIdeias
        Posted Junho 22, 2023 at 7:41 pm

        Nunca os negócios são tão difíceis para Sporting e Porto, ainda vêm dizer que Braga é o Benfica B. Que comédia

        • lipe
          Posted Junho 22, 2023 at 11:21 pm

          Sporting e Porto não tentaram levar o melhor jogador do Braga. Levaram os que quiseram e pagaram bem por eles.

          • Mantorras
            Posted Junho 23, 2023 at 2:54 pm

            Andam sempre a dizer aqui que o melhor do Braga era Musrati.
            Ou bem que e o melhor de sempre, ou nem sequer e o melhor da actualidade…

            • lipe
              Posted Junho 23, 2023 at 3:50 pm

              E é. O Benfica tentou levar o Horta o ano passado.

              O Musrati já andava a jogar a bom nível mas esta época foi incrível.

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 23, 2023 at 12:34 am

          Sim sim, coitados de vocês, têm o mundo inteiro a conspirar contra o SLB.

        • BusInTown
          Posted Junho 23, 2023 at 12:54 am

          20M pelo David Carmo e 7.5M pelo Loum é de quem é amigo!

        • Velho do Restelo
          Posted Junho 23, 2023 at 9:02 am

          Pá, não me lixes, o Sporting pagou 15M pelo Paulinho. Nunca o Braga enfiou um barrete melhor a ninguém.

  • Velho do Restelo
    Posted Junho 22, 2023 at 4:46 pm

    Má decisão do Braga.
    Para o Iuri provavelmente vai ser lucrativa.

  • Baryonyx
    Posted Junho 22, 2023 at 4:56 pm

    Não se percebe a venda por estes valores. Está assim consumado o primeiro titular que o Braga perde este ano.
    Reitero que não percebo, era um jogador importante e duvido que por este valor consigam substitui-lo à altura.

    • MM
      Posted Junho 22, 2023 at 5:42 pm

      Também já foi o Sequeira.
      E ainda vão sair Tormena e Musrati pelo menos…

      • Baryonyx
        Posted Junho 22, 2023 at 5:55 pm

        Sequeira eu não sabia que já havia sido oficializado, já assinou com o emblema turco?
        Depois há o Racic que saiu mas eu não considerava um titular dos arsenalistas

  • DICAS
    Posted Junho 22, 2023 at 5:04 pm

    Wrong

  • Slayer666
    Posted Junho 22, 2023 at 5:25 pm

    vai criar uma enorme dupla com o Adel Taarabt (se este ainda por lá andar, claro) ?

  • Kacal
    Posted Junho 22, 2023 at 5:31 pm

    Até me assustei quando vi Al-Nasr mas depois percebi que não é o da Arábia Saudita, eheh. Não é que Iuri Medeiros seja mau, não é, mas tendo em conta a limitação de vagas a estrangeiros, isto caso continue igual não sei se a regra será a mesma para esta época, seria um desperdício por parte do Al-Nassr, a meu ver.

    O Braga aproveitou o encaixe, talvez mais tarde não existisse uma proposta assim e o jogador convenhamos que não vai passar deste nível atual e está na hora certa de fazer um grande contrato porque se até um Ronaldo vai para a Arábia não é o Iuri que vai rejeitar e o comboio pode só passar uma vez. Agora do ponto de vista desportivo o Braga perde um ativo com importância e por um valor que não é assim tão fantastico, talvez pudessem ficar com ele mais 1 época pelo menos.

    • chuta dai
      Posted Junho 22, 2023 at 5:49 pm

      Também me assustei. Já não ia dormir bem se o Al Camelos completa se os estrangeiros…

      • Kacal
        Posted Junho 22, 2023 at 6:57 pm

        Chiça vocês são insuportáveis! Fiz o comentário porque sim sou fã do Ronaldo desde sempre é natural que apoie e queira o seu sucesso esteja onde esteja e no Al-Nassr não é diferente. O “assustar” é uma forma de dizer como é óbvio. Mas aqui não se pode comentar nada que envolve algo com Ronaldo mesmo que indiretamente que vem logo uma “matilha” chatear. Não pensam igual, não gostam do Ronaldo, não te interessa o Al Camelos ignora o meu comentário e segue, simples. A mim importa-me, mas não me tira o sono, mas se querem levar tudo à letra e chatear, força!

        • chuta dai
          Posted Junho 22, 2023 at 9:22 pm

          kakal calma, se não gostas do meu comentário, ignora-o. Escusas de me estar a chamar de “cão”. A malta é muita sensivel. Sobre se ser fã, há um critico de musica brasileiro chamado de Regis Tadeu que define na perfeição os “fãs”.

          • Kacal
            Posted Junho 22, 2023 at 10:18 pm

            Primeiro eu fiz um comentário geral e quem me respondeu foste tu portanto quem sentiu necessidade de vir provocar e chatear foste tu, sim porque não vieste debater nada comigo e sim ser chato. É mais fácil se ignorares porque acho que ainda podemos ser fãs do Ronaldo penso não ser proibido, se te incomoda ignoras, mas se queres que te ignore, tudo bem.

            Sobre o “cão”, matilha foi obviamente uma forma de dizer que vêm todos juntos chatear e não de chamar cão a ninguém por isso dizes que a malta é muito sensível mas acabaste por ser ainda mais.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Junho 22, 2023 at 8:52 pm

      Nasr quer dizer vitória em árabe, os dois ss do Vitória de Riade são só ruído de transliteração porque a palavra oficial é a mesma que aparece no nome de outros 100 clubes da região.

      • Kacal
        Posted Junho 22, 2023 at 10:19 pm

        Então o Al-Nassr da Arábia Saudita do Ronaldo é Al-Nasr também? Não sabia. Obrigado pela explicação, sempre bom aprender!

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Junho 23, 2023 at 1:57 pm

          Então aproveito para partilhar mais um facto de utilidade marginal: “al”, que é o artigo, e cujo uso é obrigatório em mais situações do que em português, normalmente assimila à consoante seguinte, pelo que a pronúncia é an-nasr. Sharm-el-sheik é Sharm-esh-sheik, etc (no norte de África o al pronuncia-se el). (já agora, este el não tem nada a ver com o dos espanhóis, que por sua vez também é diferente do dos catalães)

  • MM
    Posted Junho 22, 2023 at 5:40 pm

    Não percebo está venda, vai fazer muita falta e por 3M não arranjamos ninguém melhor!

    Tinha quase 1 participação em golo a cada 2 jogos…será mt difícil substituir e ele combinava mt bem com o futebol rendilhado dos Hortas e Ruiz.

    Em que é que estariam a pensar? Faltava um ED para lutar pelo lugar com o Iuri, agora vão ter de ir buscar 2?!

  • Diogo Cunha Ribeiro
    Posted Junho 22, 2023 at 5:56 pm

    O Iury Medeiros é um jogador com um pé esquerdo fantástico, sempre pensei que seria indiscutivel no Sporting, mas depois acaba por se esconder muito do jogo e isso acaba por afetar a sua regularidade. Acho que o SC Braga fez um mau movimento e que só se explica por algum favor que o Super Agente vai fazer no minho, a minha aposta é Al-Musrati

    • Boneco21
      Posted Junho 23, 2023 at 9:00 am

      Então o Iuri Medeiros, agenciado pelo Miguel Pinho, sai para uma equipa dos Emirados porque o Jorge Mendes vai fazer um favor ao Braga? Excelente lógica, não haja dúvida… E andas desatualizado, o Super Agente já não anda por cá há uns tempos valentes, desde a venda do Trincão e do Samu, a partir daí nunca mais apareceu.

  • tfintas1
    Posted Junho 22, 2023 at 5:56 pm

    O Braga quer elevar o nível do plantel, o Iuri ia perder muito espaço esta época, melhor vender por 3 milhões do que emprestar por 0 a meio da época. A malta ainda não percebeu que com a chegada do investidor árabe, o nível das contratações vai aumentar. Só espero que o treinador também acompanhe, e teremos um Braga a lutar verdadeiramente pelo título no próximo ano

    • Lima
      Posted Junho 22, 2023 at 6:53 pm

      A mim ainda custa acreditar que alguém vem a Portugal por dinheiro em clubes onde eles não têm qualquer poder de decisão.
      O que eu acredito é que o Braga vai ser um clube de rodagem de jogadores.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 22, 2023 at 6:38 pm

    Com um pouco de sorte o Braga ainda saca o Tiago Gouveia por 50% do passe.

  • lipe
    Posted Junho 22, 2023 at 6:53 pm

    É oferecido, ainda pra mais sendo vendido a quem foi.

    Só consigo entender esta venda por dois motivos: vem alguém melhor; o Iuri forçou a saída (nada contra, nunca lhe conseguiríamos pagar o que vai receber e um gajo tem fazer pela vida).

  • batalha34
    Posted Junho 22, 2023 at 8:03 pm

    negocio catastrofico

  • Knox_oTal
    Posted Junho 22, 2023 at 8:36 pm

    Ora bem esta notícia abre o mote para um outro assunto… para mim, ou seja vale o que vale (pouco), António Salvador é há alguns anos esta parte parte do problema/obstáculo na aproximação aos três do costume.

    Não sou adepto do clube, logo haverá certamente quem analisará melhor o assunto, mas sempre me interessei pelo clube (tal como pelo Vitória) por ser do Minho. E deu me sempre a impressão que o Salvador, apesar de ter ajudado imenso a crescer o clube nos primeiros mandatos, a partir de certo momento quase que se autorestringe (logo o clube também) para não ferir muito o status quo, sobretudo no que se refere a FCP e Benfica.

    Dá a entender que o objectivo máximo é ser o “vizinho ruidoso do Minho” andado a cozinhar uma rivalidade com o Sporting ao mesmo tempo… dando a entender, pelo menos a mim, que o seu grande objectivo é ser o número 3 e apanhando os restos que lhe deixam sem ferir muito o tal “sistema” de que tanto ouvimos falar. Sempre achei isso redutor para o próprio clube e quase um desrespeito pelo enorme esforço (do qual ele tem óbvio mérito) para subir de patamar anteriormente.

    Esta venda vem no seguimento de inúmeras outras em que o Braga faz vendas ao desbarato de jogadores com valia (não acho Medeiros um craquezão, mas faz clara diferença no nosso campeonato), está sempre em negociatas e trocas de favores com os sansessugas do futebol (o maior deles todos acho que toda a gente sabe quem é), muda de forma algo aleatória o projecto (a formação não era uma prioridade… para o clube?!? Ou fez-se o investimento para alimentar vícios de quem parasita à volta?!? Se calhar um Samuel Costa melhor salvaguardado estaria agora pronto a substituir Musrati, dar contributo desportivo e um financeiro exponencial maior do o que deu… mas os dirigentes portugueses têm visão curta e o que interessa é enriquecer (nem tanto o clube ou o futebol… enriquecer simples… “a quick buck”). Moura não tem potencial para explorar?!? Ou o Marín vem com outro propósito?!? E como estas questões existiram mais ao longo das últimas épocas…

    Dá-me a entender que quando o clube começa a ter uma base bastante competitiva e começa a incomodar realmente, o Salvador sente necessidade de fazer um reset, nas vendas, no paradigma… óbvio que não depaupera em demasia a equipa mas o suficiente para recomeçar uma nova etapa de aproximação… mais fácil é quando sabe que quem vem a trás, infelizmente, não irá ferir ou sequer se aproximar do seu estatuto actual (o resultado da política de terra queimada no futebol português em que todos querem o tal “quick buck”).

    Talvez seja injusto demais, ou até esteja a pôr o Braga num patamar de potencial que não tem… mas acredito que com um pouco mais de ambição na hora H e com maior independência do “sistema” e dos parasitas do costume, o tal sonho dos adeptos de serem campeões já se teria concretizado se calhar… ou pelo menos andavam efectivamente nessa luta.

    Obviamente haverá quem leia, só o primeiro parágrafo aliás, e pense “olha outro alienado da realidade”, “mais teorias da conspiração”, “o Salvador é um herói e merece uma estátua”, “o máximo em Portugal para alguém fora dos Big-3 é isto e mais nada”… mas pronto sou um romântico incurável do futebol que acha que com planeamento, seriedade e competência se vai sempre mais longe e de forma mais sustentável e duradoura. E não sou fã de ditadores, cultos de personalidade e dinastias… parece que para se ser um grande clube em Portugal têm que se esquecer a democracia, dar as chaves do clube a alguém e desligar o espírito crítico!

    Para mim é evidente, os ciclos são para se respeitar… E tanto Salvador como os seus modelos (ídolos de qualquer dirigente em Portugal, vá da maioria) LFV e PdC estão (estiveram?!?) tempo a mais. Os heróis com o tempo tornam-se eles próprios os vilões, basta ver na História, sobretudo sem exigência, responsabilização e espírito crítico. E estes indivíduos começam a pensar que o clube lhes pertence e que não devem satisfações a ninguém… e os adeptos aplaudem!!!

    Mas pronto, até ver uma perda importante (o jogador também claramente a encerrar a carreira a nível desportivo, é pena mas legítimo), mas pode ser que até venham aí reforços de gabarito. O defeso só agora começou… vamos ver, para seguir!

    Saudações desportivas e minhotas

    • Niall joaQuinn
      Posted Junho 22, 2023 at 9:06 pm

      Respeito a opinião, mas não concordo.

      Mesmo tendo alguns negócios estranhos (como este), o Salvador costuma fazer excelentes mercados.

      E, se a ideia fosse ser subserviente ao sistema, como dizes, não tinha segurado o ricardo horta, rejeitando tantos milhões, nem lutado pelo título quase até ao fim esta época, com um quinto dos recursos do Benfica.

      • Knox_oTal
        Posted Junho 22, 2023 at 10:15 pm

        Sim claro, nem tudo é linear (se bem que desse negócio do Horta, talvez o próprio daqui a bons anos conte o que aconteceu com mais detalhe)! E nesse aspecto o Braga tem sido muito bom a relançar jogadores internacionais que depois se tornam figuras do clube… tal como Viana, Custódio, o próprio Horta, agora Bruma, entre outros. Obviamente nem tudo é mau, e Salvador tem evidentes méritos.

        Mas lá está parece-me que chegando a um certo patamar há um bloqueio dentro do próprio clube, nomeadamente falta de ambição do Presidente. E mesmo a luta pelo título esta época que acabou, quer dizer, efectivamente o Braga teve uma oportunidade para entrar nessa luta, de se afirmar como candidato mas apresentou-se amorfo a todos os níveis (além de uma venda do Vitinha com um timing palerma na minha opinião… sobretudo se o objectivo era lutar pelo título). E o exemplo vem sempre de cima, e o que é certo é que já vi o Salvador mais indignado em empates ou vitórias com o Sporting…

        Mas talvez esteja a exagerar nalguns aspectos admito…

        Saudações desportivas

        • MM
          Posted Junho 23, 2023 at 11:32 am

          A mim parece me é que o Salvador, bem ou mal, não consegue dizer que não a milhões de €€€ (excepto nas estrelas)

          Jogadores fracos ou médios ou com pouco hype e que estão no máximo da valorização, Salvador não quer cometer erros do passado e despacha tudo, apesar de desportivamente neste caso vamos ficar a perder

    • Diogo Cunha Ribeiro
      Posted Junho 22, 2023 at 10:14 pm

      Grande comentário, tocou em pontos no qual me identifico. O ponto crítico aqui é que Salvador é uma marioneta neste lobby que é o futebol, e é naturalmente muito difícil, senão impossível combater o sistema. O Sporting tem tentado lutar contra o sistema ou fazer parte dele como na altura com Bruno de Carvalho, mas deu-se mal.
      O crescimento do SC Braga como clube tem um denominador comum Jorge Mendes.

    • lipe
      Posted Junho 22, 2023 at 11:26 pm

      Concordo com muito pouco do que está aqui escrito mas é bom ler outra perspetiva (externa) e é especialmente bom ler opiniões expostas com respeito e bom senso. Parabéns.

      • Knox_oTal
        Posted Junho 23, 2023 at 9:52 am

        Percebo porque não concordas (e lá está terás muita mais informação e enquadramento que eu) e agradeço o feedback… E trata-se disso mesmo, dar uma perspectiva externa a este fenómeno que tem sido o crescimento do Braga neste século, focando especificamente o seu presidente.

        Saudações desportivas

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 22, 2023 at 11:55 pm

      Li tudo, nao acho descabido de todo mas não concordo.

      O Salvador é um tipo execrável mas excelente no que faz. E o Braga simplesmente não chega para superar os grandes mesmo sendo a equipa que sistematicamente melhor joga ou que faz mais com a capacidade que tem.

      Percebo que sejas romântico mas eu vejo com imensa dificuldade um Braga campeão nos próximos tempos. Aliás se o Braga da a ilusão de lutar é precisamente por ele. Os resets não são endógenos. O Braga simplesmente faz uma boa época e obviamente os seus jogadores são aliciados assim como os treinadores.

      E a jogada de ele estar sempre com o Sporting na cabeça e ser um coelho fofinho para o FCP e SLB é porque vê o Sporting como o alvo mais frágil dos 3 para abater (e acho que é óbvio isto). E mesmo o Sporting tem capacidade para, em crise, bater a cláusula pelo treinador e comprar o PL e o DD titulares (sendo estes quase unanimemente considerados insuficientes para as aspirações do clube).

      Esta venda do Iuri é muito estranha mas provavelmente houve pressão do jogador. Uma oportunidade destas aos 28 anos, ele já teve uma lesão gravíssima na carreira, provavelmente pensou “é agora ou nunca” e o Braga não lhe cortou as pernas…

      Negócios esquisitos todos têm na verdade…

      Para mim o Salvador é sempre o bastião máximo do Braga, mesmo que pairem essas suspeitas de que ele não age sempre a pensar nos interesses do clube.

      SL

      • Knox_oTal
        Posted Junho 23, 2023 at 9:49 am

        O meu ponto principal nem é tanto o Braga ser campeão, é o facto de haver este mito em Portugal que só com estes “bastiões” é possível fazer o que é feito. Isso é extremamente perigoso, é dar “carta branca” aos dirigentes… e os sportinguistas até o sabem muito ben por experiência própria!

        O futebol, tal como a vida, é feita de ciclos e momentos… só assim há evolução e progressão. E também evita a formação destes “bastiões”… que até podem fazer muito de positivo mas que para mim não cobrem o que trazem de negativo a longo prazo ao futebol no geral e aos clubes em específico (mais cedo ou mais tarde).

        Se isso faz de mim um romântico, acreditar em democracia e trabalho competente, até que assim seja, assumo-o uma e outra vez. Mas essa barra de exigência tão baixa aos nossos dirigentes, faz do nosso futebol o quê então?

        Saudações desportivas

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 23, 2023 at 10:58 am

          Mas nisso também estou de acordo. Claro que há um interesse meu que é tirar o Salvador do panorama futebolístico (como já disse detesto a personagem). Mas mesmo de um ponto de vista imparcial, acho que é um sinal fraco de democracia quando tens um presidente 20 anos no poder. O Porto, o Benfica e o braga tem/tiveram direcoes demasiado tempo, tempo suficiente para moldar a instituicao e a estrutura aos intereses pessoas de determinadas pessoas, sendo que o sucesso desportivo é uma máscara de tudo isso.

          No outro dia um amigo meu (que provavelmente vai ler este comentário) disse: “Nao sou adepto do FC Pinto da Costa”. É precisa mais gente desta.

      • Knox_oTal
        Posted Junho 23, 2023 at 9:57 am

        E também acho óbvia a hostilidade contra o Sporting e o seu porquê, simplesmente acho redutor e desnecessária muitas das vezes (se bem que há que dizer que há muita falta de respeito igualmente pelo Braga e os seus adeptos, não só por parte do Sporting e nem só da parte dos seus adeptos obviamente).

    • Boneco21
      Posted Junho 23, 2023 at 8:56 am

      Ponto prévio: sou sócio do Braga há quase 25 anos, e por mim o Salvador já vai com 2 mandatos a mais do que devia. Mas não por causa de maus negócios ou mercados de transferência, mas sobretudo pela falta de respeito aos sócios que esta direção demonstra continuamente.

      Feito o “disclaimer”, dizer que não concordo nada com o que é aqui dito! Falar de dar o passo para ser candidato como se fosse uma coisa fácil, é lírico e utópico. E a razão é muito simples: o Braga para ser campeão precisa de se transcender e esperar que 3 equipas com muitos mais recursos tenham uma má época. Não 1 nem 2, mas 3 equipas em simultâneo. Isto é obviamente dificílimo de acontecer, e é por isso que ainda não aconteceu e dificilmente acontecerá no futuro próximo.

      As vendas e os negócios do Salvador não hipotecam sucesso desportivo, garantem sustentabilidade financeira… Dizer que a venda do Vitinha foi num mau timing é estar desfasado da realidade, porque é óbvio que o Braga nunca na vida pode recusar 32M€ por um jogador, seja ele qual for… Uma venda deste calibre aproxima muito mais o Braga dum hipotético título nacional no futuro do que a manutenção do jogador. Falar do potencial do Moura é também fruto de pouca atenção… O Moura esteve a época passada toda no Braga e mostrou pouco mais que zero. Obviamente que terá crescido em Famalicão, mas se calhar a resposta que os responsáveis do Braga encontram para a tua pergunta é mesmo um “não”, o Moura não tem assim tanto potencial para explorar, e o Marín custou menos do que se fala que o Moura vai custar ao Famalicão (1M€ por 50% do passe).

      Para concluir: estamos de acordo que o ciclo de Salvador já acabou, mas não é por ele que o Braga não dá o passo seguinte. Não está no mesmo patamar dos outros 3 (nem sequer parecido) a nível de patrocínios, de bilhética, de valores de vendas, de prémios de desempenho (entradas na Champions, por exemplo), etc., e por isso não consegue comprar ao mesmo nível, não consegue pagar salários competitivos, e isso tem de se notar obviamente na qualidade da equipa. E isto assumindo que as condições de competição são iguais para todos, porque nem sequer vou entrar por aí que não vale a pena (arbitragens, castigos, perdões de dívida, e por aí fora).

      • lipe
        Posted Junho 23, 2023 at 10:13 am

        E também há algo a dizer em relação à “sociedade civil” à volta do SC Braga: não há alternativa ao Salvador, pelo menos ao dia de hoje. E verdade seja dita, suceder ao melhor presidente da história do clube, um dos melhores de sempre do futebol português, é certamente uma perspectiva assustadora.

        • Knox_oTal
          Posted Junho 23, 2023 at 10:54 am

          Tens toda a razão! Mas na minha opinião, e não só no futebol, esse é um dos grandes problemas de mentalidade da nossa sociedade geral: Para quê mudar, mesmo quando há possíveis motivos para tal e margem para melhorar, ainda se estraga alguma coisa ou acontece uma tragédia… é melhor deixar assim!

          A mentalidade “Velhos do Restelo”… que os totalitários, corruptos e sedentos pelo poder adoram!!!

      • Knox_oTal
        Posted Junho 23, 2023 at 10:46 am

        Ponto prévio: agradeço o feedback e reforço que este comentário mais do que sobre o Braga visa a actuação do Salvador enquanto seu presidente (sobretudo nos últimos 6/8 anos).

        Por isso, para mim já é positivo constar que há pelo menos alguém, adepto do Braga, que concorda que o ciclo do Salvador acabou.

        E claro que sei, sobretudo com a nossa cultura desportiva (ou falta dela), o Braga nunca conseguirá estar ao nível financeiro e de marketing dos outros. E mesmo o “sonho” de um investidor externo para mim é pôr em causa a sustentabilidade a longo prazo.

        E se reparares, não forço no assunto do Braga ser candidato, para mim nem esta época transacta o foi efectivamente. A questão é que numa época onde claramente havia essa ilusão (percebo que não queiras admitir) e uma pequena brecha na “muralha” dos 3… o que se faz?!? Vende-se o melhor marcador e o avançado que mais feria as defesas contrárias, sobretudo nos jogos grandes, a meio do campeonato (o Braga precisava de vender o Vitinha, para ir buscar o Bruma? Quer dizer o clube talvez não, mas quem decide e paira à volta se calhar achou que sim… daí falar em auto-restrição). E o Braga até podia não vender pelos mesmos valores, mas o Vitinha seria sempre um jogador interessante no mercado e, quem sabe, se tivesse feito uma segunda volta no mesmo registro ou melhor, com talvez melhores resultados colectivos até saia por mais… Mas lá está o paradigma do “quick buck” ganha sempre! E se realmente era preciso dinheiro para equilibrar as contas, não era mais lógico vender o Abel Ruiz primeiro?!?

        E falas do Moura… ok, percebo o argumento! E o Samuel Costa? É normal sair do clube sem sequer se tentar rentabilizar ao máximo desportiva e financeiramente?!? Tal como aliás aconteceu com Pedro Neto, outro que no mercado dificilmente perderia interesse (lesões podem acontecer sempre óbvio, mas se formos por aí não se fazia nada a pensar nisso), foi vendido logo que possível sem dar contributo desportivo e sem rentabilizar ainda mais (a margem era grande) e para dar dinheiro a alguém. A história do Zé Carlos contarás melhor do que eu certamente, mas foi no mínimo esquisita. Entre outras situações mais antigas!

        Claro que estas negociatas foram directamente responsáveis, em parte, pelo crescimento do clube… nunca disse o contrário! E há imenso mérito, evidentemente! A minha questão é que parece por vezes que com essas mesmas negociatas o Presidente se autoimpõe, vá o futebol português força-lhe a mão mas ele não me parece muito incomodado, um limite. Do gênero, ok vamos crescer 1 patamar, mas não podemos crescer 2 mesmo que haja possibilidade para tal.

        E por último, acho que ele deveria já ter saído pois parece-me acima de tudo, que ele se quer perpetuar no poder e ter o seu lugar à mesa (que todos criticam mas a que todos querem pertencer) assegurado. Nem que para isso talvez nem sempre aja nos melhores interesses do clube, se alinhe com gente dúbia em questões da Liga e que contribue para o tal “lodo” do nosso futebol (que toda gente critica mas ninguém resiste à tentação de participar… ainda ficam com a fama de mansos ou assim).

        Em resumo, para mim neste momento Salvador é sim um travão para o Braga! Não no que toca a se assumir como um candidato (será sempre um underdog no nosso contexto), mas a se assumir com um clube que está na luta efectivamente (e num ano com as condições certas nunca se sabe, como este ano parecia ser, mas Salvador nunca pareceu querer forçar). E também não ser tão dependente de favores (aqui será difícil pois nem o Benfica o é… logo sim será lírico nesta parte), tentar vender os seus melhores jogadores com prioridade para o estrangeiro e potenciar melhor a formação desportiva e financeiramente (e no Minho não falta talento). Falta subir um patamar, mas Salvador não parece com vontade para o fazer, talvez por autopreservação… talvez arranjem alguém com essa ambição e com a seriedade para tal (sim eu sei, mais lirismo, mas gosto de acreditar que ainda há gente competente e séria neste país).

        Ficou longo, peço desculpa, e parabéns pelo crescimento do vosso clube… pelo qual tenho muito apreço!

        Saudações desportivas

        • Boneco21
          Posted Junho 23, 2023 at 1:42 pm

          Eu estou a perceber o ponto, mas não consigo concordar. Claro que há negociatas dúbias e com pouco sentido, mas até acho que escolheste maus exemplos para isso.

          Não havia uma brecha na muralha dos 3, havia uma brecha em Alvalade, e essa foi aproveitada. O Benfica em Janeiro era falado como candidato à final da Champions, era imparável. E o Porto do Conceição… é o Porto do Conceição, a jogar melhor ou pior, com mais ou menos dificuldade, está sempre na luta até final. Na minha opinião, em Janeiro não havia assim tantas indicações de que o título estaria ao alcance, pelo contrário, parecia era que dificilmente o Braga não faria pior do que fez até ali.

          Indo aos nomes concretos que falas:

          • Vitinha: É óbvio que o Braga não precisava de o vender em Janeiro, mas era uma oferta completamente irrecusável! Dizes que ele podia valer mais no fim da época. Ok, sendo certo que isso podia eventualmente acontecer, havia zero garantias. No entanto, ainda que acontecesse, o Braga dificilmente poderia fazer melhor negócio, porque o Braga vendeu o Vitinha por 32M€, quando a cláusula era de 30M€… Ou seja, o Marselha dispôs-se a pagar acima da cláusula (obviamente que isto só acontece para que o pagamento possa ser parcelado, visto que uma cláusula de rescisão implica pagamento a pronto), há muito pouco a fazer. Fazendo o paralelismo, é um pouco o mesmo que aconteceu ao Benfica com o Enzo, sendo que nesse caso havia o amuo do jogador a ajudar também. Ainda assim, convém lembrar que o Vitinha não era um jogador muito regular, tanto que nem era titular indiscutível. Mesmo esse apontamento que fazes em relação aos jogos grandes, não é bem assim. Aliás, o Abel Ruiz tem bem melhores números em jogos grandes, por exemplo. Perguntas se não seria preferível vender o Abel, mas como bem saberás, não basta querer, e se o interesse apareceu pelo Vitinha, saiu o Vitinha, não me parece que houvesse uma escolha entre quem vender. Mas reforço: era uma proposta irrecusável.
          • Samuel Costa: o Samu foi vendido acima dos 5M€ após ter feito apenas 45min pela equipa principal, sendo que nem era um indiscutível da equipa B. Podia ter ficado com ele e ter tentado tirar mais proveito? Podia! Mas receber mais de 5M€ sem ter de correr o risco de ele não render a esse nível (como aconteceu com o Moura ou com o Xadas, por exemplo), não é nada mau negócio, eu diria.
          • Pedro Neto: mesmo raciocínio que para o Samu… Saiu por 18M€ ou lá o que foi, sem ter de provar que tinha nível para jogar na primeira equipa. Olha, um bom exemplo contrário é o Bruno Jordão, que também saiu junto com o Neto. Se tivesse ficado em Braga, provavelmente o Braga tinha perdido uma boa oportunidade de negócio, visto que ele nem no Famalicão nem no Santa Clara se conseguiu impôr.
          • Zé Carlos: a história aqui é muito simples. O que se diz é que teve uma discussão feia com o Salvador e por isso foi riscado para sempre, não há muito mais para se dizer.

          Não concordo que haja essa auto-sabotagem nem que o Salvador não queira subir o patamar (seria uma autêntica lenda se o fizesse…). Tu vês a saída do Vitinha como “auto-restrição”, eu vejo como um negócio bom demais para recusar, e vejo o resto do mercado de Janeiro como uma aposta forte em reforçar a equipa para tentar algo mais… O Braga em Janeiro dispensou o Fabiano, o Bruno Rodrigues, o Hernâni e o Lainez, e substituiu-os no plantel por Joe Mendes, Serdar (passou da B para a A), Bruma e Pizzi. Isto é para mim um claro upgrade e uma aposta no reforço para a segunda metade da época, não vejo nenhuma “auto-restrição” aqui, honestamente.

          Por último, assinalar que partilho da tua ambição de alguém a presidir que seja mais sério, que se envolva em menos negócios dúbios e que, acima de tudo, ponha os sócios em primeiro lugar. Com subida de patamar ou não, para mim um clube vale mais pelos seus valores do que pela performance desportiva, porque essa terá sempre oscilações.

          Um abraço!

          • Knox_oTal
            Posted Junho 23, 2023 at 3:16 pm

            Para mim esta época que findou, se o Braga realmente mete “a carne toda no assador”, podia sonhar com mais (mas já foi uma muito boa época atenção!!!). O Benfica se não ganha o jogo contra vocês na Luz ia ser muito complicado animicamente (estava claramente em quebra), o FCP jogou muito pouco e tinha défice de qualidade e o Sporting teve uma péssima época interna. Concordo com a premissa de valores e identidade acima de tudo, mas não sei havendo oportunidade há que lutar pelas coisas ora não?!? E a verdade é que o Braga não lutou com tudo e o seu Presidente nunca, nem na hora H, deu esse alento e ambição extra.

            É a minha perspectiva, percebo a tua que aliás é bem mais legítima visto conheceres muito melhor o clube obviamente.

            Mas é uma diferença de perspectiva e de prioridades, eu preferia se calhar até vender o Vitinha por menos, ou arriscar em rentabilizar desportivamente (deveria ser a função número 1 da academia, certo?) um Samuel Costa ou um Neto para conseguir um hipotético campeonato (também são estes jogadores que elevam o patamar) ou pelo menos intrometer-me efectivamente na luta pelos títulos que vender à primeira dita oferta irrecusável. Até porque ainda assim o que mais valoriza (cada vez menos é verdade, já há muitos fait-divers) um jogador é uma boa performance enquadrada num contexto colectivo de sucesso… mas pronto são perspectivas diferentes!

            Até porque o upgrade de que falas consequente da venda ao Marselha, não o vejo assim tanto. Perdeste o melhor avançado e golos, aquele que mais feria as defesas em jogos importantes… receberam o Bruma mas este não compensou a perda de golos na minha opinião e quanto muito ficou ela por ela. O Joe Mendes e o Serdar não foram factores diferenciadores na segunda volta e Pizzi trouxe a espaços alguma qualidade e números vindos do banco (o que acabou por tirar se calhar minutos ao Djaló que já o vinha a fazer). Por isso não vejo o upgrade sinceramente, e notou-se sobretudo no entrosamento/fluidez da equipa onde Vitinha era peça chave!

            Mais não seja, mesmo havendo pouca concordância, o debate vale sempre a pena, acima de tudo quando foca outros clubes meritórios que não os do costume! Já valeu a pena portanto…

            Saudações desportivas

      • Borsalino
        Posted Junho 23, 2023 at 1:15 pm

        Aproveitando a deixa, gostaria de saber qual a opinião dos sócios/adeptos relativamente à questão do estádio onde o Braga deve jogar. É que, segundo o que percebi, o Presidente pretende fazer obras no 1º de Maio para modernizar o estádio de forma a que o Braga passe a jogar ali, sendo que as obras custariam mais do que uma eventual compra do Municipal de Braga, que a câmara estaria disposta a vender.
        As más bocas dizem que o Salvador quer as obras no 1º de Maio, visto que entraria uma empresa de construção no qual ele é sócio.

        • Boneco21
          Posted Junho 23, 2023 at 3:05 pm

          Diria que 70-80% dos sócios e adeptos preferiria jogar num 1º de Maio requalificado e moderno. No entanto, faz pouco sentido abandonar o municipal, tendo acabado de construir uma academia ao seu lado, e estando prestes a finalizar um pavilhão no mesmo sítio… Nenhuma solução é perfeita, isso é certo. Mas que a grande maioria dos adeptos do Braga não gosta do estádio que tem, isso é certo.

  • Boneco21
    Posted Junho 23, 2023 at 8:38 am

    Para mim esta venda só pode significar uma coisa: o nível vai subir. É essa a única explicação para um valor de transferência tão baixo. É certo que o Iuri certamente pediu para sair, e que se o objetivo é subir o nível da equipa, é precisamente por jogadores como o Iuri que se começa. A questão é que ele podia ser um excelente suplente, assim não há ninguém para o lado direito do ataque neste momento.

    • MM
      Posted Junho 23, 2023 at 11:00 am

      Concordo que devia vir alguém p ED, mas o Iuri devia continuar no plantel e ambos deviam lutar pelo lugar.

      Ele contribuiu para 1 golo a cada 113 minutos, quem é que vai fazer melhor??

      • Boneco21
        Posted Junho 23, 2023 at 1:04 pm

        O meu ponto é: se é para subir a qualidade da equipa, alguns titulares têm de passar a suplentes ou sair. E o Iuri sempre teve um problema grave, que é o momento sem bola. E numa equipa de Champions (que será esse o objetivo) eu acho que o Iuri não pode ser um titular absoluto. Agora, se a ideia é subir o nível na posição, e aliado a isso o jogador faz força para sair, não me parece descabido deixá-lo ir, mesmo por um valor simpático (haverá alguém disposto a dar mais por ele?). No entanto, a consequência disso tem então de passar por um reforço evidente da posição com alguém melhor, e não pode passar por apostar em incógnitas.

        Quanto à última pergunta, só o tempo responderá. Que eu não tenho dúvidas que há jogadores capazes de fazer melhor, isso é certo. Se o Braga vai apostar num desses jogadores e vai retirar dele rendimento, isso é outra história. Se vier um jogador que contribua para 1 golo a cada 200min, mas impeça a equipa de sofrer vários que o Iuri não impedia, já pode ser considerado melhor. O Braga para subir de nível não precisa de marcar mais golos, precisa é de sofrer menos.

  • henry14
    Posted Junho 23, 2023 at 1:03 pm

    Tanto alarido por causa de um jogador básico como Iuri Medeiros que é dos mais fraquitos do 11. Ok, até tem números jeitosos para o jogador que é e concordo que podia ter sido vendido por um bocadinho mais, mas não muito mais. Isto se não fosse um dos 3 grandes a comprar porque aí o Salvador não vendia por menos de 10M.

  • Mantorras
    Posted Junho 23, 2023 at 2:56 pm

    Pah, eu nem por 3M o queria. Acho fraco, mas sempre achei… nao entendo muito bem como era titular o ano passado. Muito bem vendido.

Deixa um comentário