Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Se falhar o apuramento para o Mundial’2022 deixo a seleção nacional»

Para mais tarde recordar? Portugal dificilmente irá cair – é muito superior às equipas que vão estar no playoff -, mas…

Fernando Santos mantém a convicção que Portugal vai estar no Mundial’2022. mas em entrevista à TVI adiantou que caso falhe esse objetivo deixa imediatamente a seleção nacional. “No dia em que deixar de cumprir um objetivo eu saio sozinho. Ainda não perdi nenhum objetivo, todos foram cumpridos. Não passámos de forma direta mas quantas vezes já estivemos no playoff? Aí nem há conversa. Enquanto formos cumprindo objetivos vamos estando juntos. No dia que deixar de cumprir algum objetivo, eu saio. Se não estiver no Mundial 2022 eu saio por pernas próprias”, afirmou.

39 Comentários

  • Mota00
    Posted Novembro 17, 2021 at 9:07 pm

    Quer dizer que independentemente do resultado do playoff, saímos sempre a ganhar.

  • Totti
    Posted Novembro 17, 2021 at 9:11 pm

    Ou seja, os objetivos da seleção é ir ao Mundial e Europeu e por conseguinte passar a fase de grupos no qual está fechada a loja, estamos bem então.

    p.s. Volta Scolari estás perdoado.

  • BrunoV
    Posted Novembro 17, 2021 at 9:13 pm

    Na minha opinião falhou três objetivos mínimos:

    – Falhou a final da taça das Confederações 2017;
    Ganhou a Alemã B, logo o título era possível

    – Falhou os quartos de final do Mundial 2018;

    – Falhou os quartos de final do Europeu 2020/1.

    Mas superou dois Euro 2016 e Liga das Nações de 2019.

    Na minha opinião devia de sair pelo futebol praticado e pela mentalidade que tem do empate servir.

  • Amigos e bola
    Posted Novembro 17, 2021 at 9:14 pm

    Isto é protelar o inadiável. Vai-nos custar caro.

    As deficiências da estrutura do Fernando Santos são antigas.

    Alguém acredita que a partir de agora ele vai transfigurar-se e pôr Portugal a ter exibições de deixar água na boca?

  • Mongas
    Posted Novembro 17, 2021 at 9:21 pm

    E agora? Assim tás a mexer com a nossa cabeça nandinho. Acho que é preciso uma mudança, e se é preciso ficar fora do mundial que assim seja. Não cai o mundo por se falhar uma grande competição. Os Países Baixos e a Itália que o digam

  • Jan the Man
    Posted Novembro 17, 2021 at 9:27 pm

    Em caso de eliminação nem os santinhos o salvam, logo a saída dessa forma é ponto assente.

    Faltou foi perguntar qual era o objectivo para este Mundial, pois poderia servir como “arma de arremesso” depois da prova. Portugal não pode almejar a menos que o 4os de final da prova.

    • Fireball
      Posted Novembro 18, 2021 at 8:47 am

      Não concordo com isso. Eu detesto “esta” seleção do Fernando Santos, não vejo nenhum jogo, não me identifico com a seleção e acho o Ronaldo uma prima donna. Mas esse objetivo é demagogia.

      Ganhámos o Euro16 porque não apanhámos quase nenhuma seleção de nível, e as que apanhámos tivemos uma vaca que não lembra o diabo (Croácia e França). Se vais ao Mundial, ganhas os 3 jogos dos grupos com goleadas e depois levas por azar com a Espanha nos oitavos, ser eliminado aí não é um falhanço. Ninguém pode “obrigar” Portugal a ganhar à Espanha. Tem sempre que ver com o adversário que calha. No Euro16 por exemplo eu considerava um falhanço épico ter sido eliminado por Polónia ou País de Gales. Mas em 2020 não considero um escândalo ser eliminado pela Bélgica ou passar em 3º num grupo com Alemanha e França. Não foi bom, porque a qualidade de jogo foi como sempre péssima e porque aquele jogo com a Alemanha devia dar despedimento na hora. Mas não foi um escândalo a nível de resultado. Por isso, dizer que Portugal tem obrigação de passar os oitavos sem saber o adversário acho exagero. Se calhas com Alemanha, França, Espanha, Itália, Brasil e caires nos oitavos (mas a dar luta, não com goleadas), não acho que se possa dizer que é um fracasso. É a lei das coisas, o adversário era melhor. Se calhas com uma Polónia, um Senegal, um Chile, ou algo do género, então sim, tens mais que obrigação de passar dos oitavos e será um falhanço enorme não o conseguir. Mas só vais saber isso na altura.

  • Mantorras
    Posted Novembro 17, 2021 at 9:30 pm

    O problema é que o objectivo era entrar directo e falhaste sim.

    O problema é que tudo foi consequencia de erros repetidos ha ja muito tempo.

    Ora, em vez de esperar para ver se isto tera mais consequencias do que ja teve, o ideal era mudar ja e evitar as mesmas… afinal o que esta mal continuara mal a nao ser que FS saia.

  • Kacal
    Posted Novembro 17, 2021 at 9:39 pm

    Pronto por mim tudo bem espero é que cumpra a palavra! Agora objectivos é subjectivo. O objectivo de Portugal não pode ser estar presente no Mundial e no Euro apenas para dizer que lá está, há outras selecções inferiores a nós que marcam presença constante nessas competições. Nós temos que ir o mais longe possível e por aí entendo que falhamos alguns objectivos nas últimas competições. Além disso a mentalidade de equipa pequena e a fraca qualidade (ou inexistente até) do futebol praticado. Mau demais.

    • Estigarribia
      Posted Novembro 18, 2021 at 7:47 am

      Kacal,

      E Portugal até nem se dá lá muito bem em Mundiais, tendo só depois Mundiais em bom nível – 1966 em Inglaterra e 2006 na Alemanha. Nos outros ou caímos na fase de grupos ou no primeiro jogo a eliminar. Senão vejamos:

      Mundial de 1966 – Meias-finais/3° lugar
      Mundial de 1986 – Fase de grupos
      Mundial de 2002 – Fase de grupos
      Mundial de 2006 – Meias-finais/4° lugar
      Mundial de 2010 – Oitavos-de-final
      Mundial de 2014 – Fase de grupos
      Mundial de 2018 – Oitavos-de-final

      Saudações Leoninas

  • masterDC
    Posted Novembro 17, 2021 at 10:09 pm

    O objetivo deveria ser classificarmo-nos em 1.º face à nossa qualidade mas conseguimos consecutivamente falhar essa meta (qualificação para o Euro 2020 e Mundial 2022). Se falhar o apuramento abandona o cargo, mas de que vale apurarmo-nos se já se sabe à partida que não poderemos ambicionar nada? Todos os portugueses estão-lhe gratos pelas conquistas do Euro 2016 e da Liga das Nações 2019, mas há muito que deveria ter saído. Assim será o arrastar de uma situação inevitável, estamos a desperdiçar uma geração talentosa. Se nem o próprio selecionador consegue perceber o que falhou como é que vamos melhorar? A resposta é simples, não vamos.

    Diz que tem cumprido com os objetivos, mas a sua mentalidade retrógada faz com que não sonhemos mais alto. Falhou na Taça das Confederações, falhou no Mundial 2018, falhou no Euro 2020 e provavelmente também irá falhar no próximo Mundial.

    Em vez de esperarmos pelo que irá acontecer deveriamos antecipar um novo desastre, já se sabe que ele não irá mudar e que tudo permanecerá igual. Infelizmente a FPF também não tem vontade de alterar o rumo da situação.

  • Nunop
    Posted Novembro 17, 2021 at 10:12 pm

    Não falhou nenhum objectivo?

    Ah o objectivo era ficar em 3o na Taça das Confederações em 2017?
    O objetivo no Mundial 2018 era ser corrido no primeiro jogo a eliminar?
    E no Euro 2020 tb era ser corrido no primeiro jogo a eliminar?
    E num grupo com Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão, o objectivo não era garantir a qualificação direta?

    Ele ta a falar de que objetivos? É que se eram estes é uma falta de ambição enorme da FPF. Mas isso tb ja demonstram, ao manter este banana há anos sem justificação aparente sem ser o crédito infinito ganho num Euro 2016 que foi um cúmulo de sorte inacreditável.

  • Filipe Ferreira
    Posted Novembro 17, 2021 at 10:30 pm

    «COMPARAÇÃO COM O
    BRASIL? SÓ A CERTEZA QUE NOS
    VAMOS APURAR DIRETAMENTE PARA O MUNDIAL»

    Depois desta já não acredito em nada do que este homem diz. Ontem já era tarde. A 11 de julho de 2016 já era tarde. Obrigado pelo Europeu mas já chega.
    Gratidão não implica subserviência

  • Flavio Trindade
    Posted Novembro 17, 2021 at 11:26 pm

    Deste comentário ficará refém…

    Defendi e continuo a defender o afastamento imediato de Fernando Santos, porque a não ser que haja uma mudança abrupta nas suas convicções e que essa mensagem passe para os jogadores no tempo que falta, acredito mesmo que Portugal não esteja no Mundial.

    Pode parecer catastrofista e pode até parecer que este raciocínio está toldado pelos recentes resultados mas baseia-se em duas situações.

    1. Este playoff ao contrário de outros traz muito mais carga emocional aos jogadores, porque já todos perceberam que a Nação não ficou propriamente satisfeita e que toda a equipa tem que dar bem mais. Os jogadores também já perceberam que o Seleccionador está a prazo, logo os níveis de pressão e propensão ao erro vão ser bem maiores e a nossa tolerância ao mesmo bastante menor.

    2. Junte-se a isso o facto do discurso já não passar.
    Quando Fernando Santos disse no início do Euro que ganhamos que só ia embora de França no fim, passou uma mensagem de ambição à qual todos os jogadores acreditaram. Mesmo empatando muitas vezes o mindset era de vitória.

    Quando se diz que empatar é igual a ganhar e que o empate serve, esse discurso não ecoa no grupo.

    Já foi tempo em que os nossos jogadores jogavam nos 3 grandes ou em clubes medianos.

    E agora não se pode pedir a um grupo que maioritariamente joga nos grandes clubes da Europa e nos grandes portugueses, que ignore toda a mentalidade de vitória que têm um ano inteiro nos seus clubes e que se satisfaça com empates e cim equipas de tracção atrás…

    Dos lote de jogadores mais utilizados por Fernando Santos, só Moutinho, Rúben Neves e William, jogam em clubes que não têm pressão diária de vitórias.

    A mensagem já não passa, os jogadores não a percebem e criam-se divisões…

    Só Ronaldo é que ganha mesmo perdendo porque há sempre um record individual para bater…

    Tudo somado e correndo o risco lá está de parecer dramático, não acredito mesmo que Portugal supere estes playoffs

    • Kafka
      Posted Novembro 17, 2021 at 11:52 pm

      Estás a dramatizar demais, Portugal é muito superior a 10 seleções e a única que nos podia causar dificuldades (Itália), é a FIFA que tratará desse assunto no sorteio porque não lhe interessa ter a Itália e Cristiano fora do Mundial…

      Portanto não só venceremos os 2 jogos, como com à partida até dará para stat padding

      • AndreChaves9
        Posted Novembro 18, 2021 at 7:50 am

        Ja todos sentíamos saudades das verdades absolutas do Kafka…

        • Pipo
          Posted Novembro 18, 2021 at 10:03 am

          É aquela psicologia invertida. Quando ele quer que uma coisa aconteça, diz que vai certamente acontecer precisamente o contrário.

          • Kafka
            Posted Novembro 18, 2021 at 11:05 am

            Sim porque eu cidadão nascido e criado em Portugal, quero que Portugal perca….és um visionário tu

        • Kafka
          Posted Novembro 18, 2021 at 10:27 am

          Sim, porque Portugal não é de muito longe melhor que qualquer das outras 10 seleções…. E de facto a FIFA ao longo da história já nos mostrou que em momento algum haja em função dos seus interesses comercias e como tal, não tem interesse nenhum em que um dos jogadores mais mediáticos do Mundo não vá ao seu último Mundial e que uma potência futebolística com 60 milhões de consumidores directos, mais dezenas de milhões indirectos fruto da sua historia futebolistica não vão ao Mundial não é?

          Epah ya, tens toda a razão, Portugal será goleado pelas outras 10 seleções, e a FIFA fará um sorteio puro sem olhar aos seus interesses comercias, tens razão de facto

      • Keziah
        Posted Novembro 18, 2021 at 8:29 am

        Tendo em conta a quantidade de tiros que atiras fora do alvo ainda fico mais convicto de que com este banana não vamos passar o playoff.

        • Kafka
          Posted Novembro 18, 2021 at 10:22 am

          Que tiros é que foram fora do alvo? De que o Barça a dar mil milhões de euros de receita por ano e a ganhar títulos atrás de títulos iria cair com enorme estrondo e iria chegar ao ponto decadente em que está hoje? Ou foi durante anos ter avisado os Benfiquistas sobre o Vieira?

          • Nome sem Caracteres Ilegais
            Posted Novembro 18, 2021 at 6:14 pm

            Vá lá, Kafka, toda a gente dá tiros fora do alvo. Eu, o Kafka, o Keziah, etc…a única maneira de não dar tiros fora do alvo é optar por não fazer rigorosamente nada.

            No seu caso, o Kafka já errou quando disse (parafraseando) que em Itália não iam desperdiçar a oportunidade(?) de ter CR7 como o melhor marcador da Serie A e que, para esse fim, mesmo que tivessem de marcar X penáltis a favor da Juventus até o campeonato acabar, fariam isso mesmo para CR7 marcar e acabar como o melhor marcador. Isso não aconteceu, pois não?

            Errar é humano.

    • Kafka
      Posted Novembro 18, 2021 at 12:07 am

      Quanto ao teu ponto 2, discordo, o Santos desta vez também garantiu que passávamos directamente, é menagem igual à do Euro 2016

      Se no Euro 2016 a bola da Croácia que bateu no poste na jogada antes do nosso golo tem ido 10 cms para o lado e tem entrado, a mensagem de que ele só ia embora de França no fim teria passado na mesma? É que tínhamos sido eliminados nos 8os final, não fomos por pura sorte do jogador da Croácia ter mandado ao poste… A sorte que desta vez não tivémos tendo o Mitrovic marcado

      O processo sempre foi este, somos a Itália 2.0 da versão antiga da Itália do Cattenacio, jogamos cá atrás à espera do erro do adversário, óbvio que assim estaremos sempre mais expostos aos detalhes, os tais detalhes que umas vezes caiem para o nosso lado (bola ao poste da Croácia em 2016 ou remate do Gignac ao poste nos descontos na final), ou então caem para o lado adversário (frango do Patrício contra a Bélgica em 2021 ou golo do Mitrovic em cima da hora)

      Aceito que queiram o Santos fora, agora não percebo é quem tem essa opinião só agora, porque NADA mudou mesmo quando ganhámos, pois ganhámos EXACTAMENTE com o mesmo processo com o qual desta vez perdemos

      Podem discutir se o processo é bom ou mau, agora o processo SEMPRE foi este…. E como tal sinceramente penso que em Portugal neste momento apenas se está a discutir o resultado e não o processo, porque se fosse para discutir o processo então logo em pleno euro 2016 após vitória sobre a Croácia, devia-se ter pedido o despedimento do Santos

    • Estigarribia
      Posted Novembro 18, 2021 at 7:41 am

      Flávio,

      Também não acredito que Portugal passe o playoff para o Mundial. Ainda ontem comentei com um amigo meu que basta Portugal apanhar Rússia, Áustria ou até mesmo Itália, por exemplo, e vamos de vela em três tempos pela forma como não andamos a jogar nada.

      É preciso mudança no comando técnico e nomes não faltam. Luís Castro, Villas-Boas, Vítor Pereira, Leonardo Jardim, Paulo Fonseca… É só escolher.

      Saudações Leoninas

      • Nunop
        Posted Novembro 18, 2021 at 8:23 am

        A Russia é fraquíssima, e há equipas claramente melhores que a Áustria também.
        Itália e Suécia são os a evitar a qualquer custo.

        • Estigarribia
          Posted Novembro 18, 2021 at 10:57 am

          Nunop,

          Tendo em conta que andamos a jogar uma miséria de futebol, não me espantaria se Portugal fosse eliminado por essas duas seleções que eu mencionei.

          Saudações Leoninas

  • Keziah
    Posted Novembro 18, 2021 at 8:16 am

    Mas o que é isto??? Este homem consegue ridicularizar-se cada vez mais a cada dia que passa… Então não falhou o principal objetivo do apuramento direto ? O objectivo no Mundial 2018 era chegar apenas aos 8os de final e ser eliminado por o Uruguai? O objetivo no último Euro eram os 8os também ? Não admira então o nível que temos apresentado… Falta de ambição no nível máximo. Dá-me asco isto.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Novembro 18, 2021 at 8:51 am

    A declaração mais surrealista da entrevista foi esta:

    “Ronaldo tem total confiança em mim”

    Tudo nesta declaração é o mundo ao contrário, quem era suposto confiar nos jogadores é o seu treinador, e não o contrário. Tudo nesta declaração mostra o estado em que está a FPF, subserviente e submissa aos interesses de Mendes e da Gestifute. Tudo nesta declaração mostra até que ponto Fernando Santos é servil e não tem espinha dorsal, Carlos Queiroz por exemplo tinha muitos defeitos, e teve-os, mas quando Cristiano lhe fez o mesmo que a Fernando Santos( o célebre: “perguntem ao Queiroz”), teve dignidade e respondeu-lhe à letra.

    Estando portanto a seleção está nas mãos de uma prima dona caprichosa, decadente e inimputável, pelo que é basicamente irrelevante a identidade do treinador de Portugal, uma vez que ficou claro quem manda.

  • João
    Posted Novembro 18, 2021 at 8:54 am

    E se passarmos. O que muda? Vamos lá fazer o quê? A jogar assim?
    Detesto gente que não assume responsabilidades e agarrada ao poder.
    Enfim

  • porra33
    Posted Novembro 18, 2021 at 9:54 am

    Fernando Santos deveria ser despedido já. O nível de exigência deveria ser qualquer coisa do género “Se falhar o apuramento para os quartos de final do Mundial demito-me”, qual apuramento… O apuramento deveria ser uma mera formalidade tendo em conta que deveríamos ser uma selecção top 8 mundial.
    Discordo de quem defende que deveria continuar até ao playoff ou até ao Mundial. A questão das selecções é diferente da dos clubes, qualquer que seja o seleccionador não vai ter duas semanas para treinar com a equipa e preparar os jogos, portanto o novo que para lá fosse pior não iria fazer de certeza. Assim é só esperar ou pela desgraça de não ir ao Mundial ou pela desgraça de lá ir marcar presença como as selecções do Qatar ou da Sérvia.

  • Pipo
    Posted Novembro 18, 2021 at 9:54 am

    Mete-me impressão ver um homem que fica satisfeito com a mediocridade enquanto treina a melhor geração de sempre de Portugal. ” Quantas vezes já estivemos no Playoff ? ” Ok… estou a espera daqui a uns meses ouvir um : ” Opah mas então quantas vezes Portugal já falhou apuramentos? ”
    Discurso triste atrás de discurso triste do Engenheiro. No Catar, se lá chegarmos, lá vai conseguir chegar aos oitavos e vai ser “objetivo cumprido”.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 18, 2021 at 10:36 am

    Cumpriu sempre os objetivos? Mas quem é que define os objetivos afinal? O objetivo este ano não era a qualificação DIRETA para o Mundial? Então o nosso objetivo é sempre fazer os mínimos e passar a fase de grupos (e mesmo assim só passámos em 2016 e em 2021 em terceiro lugar, o que em europeus anteriores nem dava para passar)? Ou a federação é muito pouco ambiciosa e se contenta em fazer os mínimos e empatar contra toda a gente, ou ele está a mentir.

  • AdeptoImparcial
    Posted Novembro 18, 2021 at 12:08 pm

    Concordo que Portugal é TEORICAMENTE superior à maioria das equipas do playoff.

    Mas também não somos superiores a todas as equipas do nosso grupo de qualificação? Então, porque é que não passamos?

    Não partilho – nem entendo, sendo sincero – a confiança tremenda que o VM e outros continuam a ter. Mesmo calhando com uma Macedónia no primeiro jogo em casa, basta irmos jogar fora a praticamente qualquer uma das outras equipas e vai ser um sofrimento gigante.

    Eu estou cheio de medo. Vamos lá ver.

    SL

  • Pao com Presunto
    Posted Novembro 18, 2021 at 12:51 pm

    Haja paciência

  • JoaoC
    Posted Novembro 19, 2021 at 5:43 am

    FS deveria sair quer passe ou não o play-off na minha opinião e é necessária uma revolução naa convocatórias. Ronaldo, Moutinho, Danilo, William (este já nem deveria ser convocado há muito) deveriam deixar a selecção.

    Jogadores como Vitinha ou mesmo Fábio Vieira têm de começar a ser equacionados, mesmo que não joguem todos os minutos no seu clube.

    Começar por qualquer coisa deste género:

    GR: Patrício, Lopes, Diogo Costa

    DC: Pepe, Fonte, Dias, Inácio (idealmente Pepe e Fonte deixariam também de ser convocados mas como todos sabemos, as opções para defesa central escasseiam)

    DL: Cancelo, Ricardo, Guerreiro, Nuno Mendes

    MD: Palhinha, Neves

    MC: Matheus, Renato, Vitinha, João Mário

    MO: Bernardo, Bruno Fernandes, Pote

    AV: André Silva, Diogo Jota, Rafa, Guedes, Leão, Neto (caso volte à forma em que estava antes da lesão)

    Para avançado há bastantes opções: Félix (caso comece a ter alguma continuidade e consistência no Atlético), Horta, Jota do Celtic (porque não? tem estado muito bem), Trincão, Podence, Paulinho. A médio prazo talvez Ramos e Henrique Araújo.

Deixa um comentário