Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Se o 1º jogo que estivesse a ver, aos 4/5 anos, fosse do Barcelona a vencer, com toda a serenidade, ia dedicar-me ao ténis» – Klopp

Partilha da visão do treinador do Dortmund? O Tiki-taka do Barcelona afasta as pessoas do futebol?

Em entrevista ao “The Guardian” e antes de um decisivo Borussia-Arsenal, Jurgen Klopp não poupou nos elogios a Wenger e até afirmou que os Gunners nos últimos 10 anos praticaram o melhor futebol do Mundo, pelo meio lançou uma crítica ao estilo do Barcelona.

«Para mim, ele é sir Arsène Wenger, é qualquer coisa. Adoro-o». Ele gosta de ter a bola, jogar futebol, passes…é como uma orquestra. Mas é uma canção silenciosa, não é? Eu prefiro heavy metal, quero sempre tudo alto, no máximo, como uma bomba», disse. «Quando olho para o Arsenal dos últimos dez anos vejo um futebol quase perfeito, mas todos sabemos que não venceu qualquer título. Em Inglaterra, a maioria diz que gosta do futebol do Arsenal, mas têm de vencer alguma coisa. Quem é que vence o campeonato? O Chelsea, mas com um futebol diferente, diria eu.  Para sublinhar a ideia que tem do jogo, Klopp recorre ao Barça: «Se o Barcelona dos últimos quatro anos tivesse sido a equipa que vi quando eu tinha quatro anos, com aquela serenidade, a ganhar 5-0, 6-0…eu tinha ido jogar ténis. Desculpem, mas não é suficiente para mim. O que eu adoro é que há algumas coisas no futebol que permitem a cada equipa vencer a maioria dos jogos.» O alemão continuou. «Não é futebol sereno, é futebol de luta. É disso que eu gosto. Aquilo que na Alemanha chamamos futebol Inglês. Dia de chuva, campo pesado, toda a gente com a cara suja e, quando vão para casa, ninguém consegue jogar durante quatro dias. Isto é o Borussia», frisou Jürgen Klopp.

Equipa de sonho? «Nunca pensei nisso. Para mim eram os Harlem Globetrotters. Não quero estar num clube cheio de dinheiro com 25 estrelas. Se tens 25 estrelas, ficas a torcer todos os dias para que algumas estejam lesionadas, pois é a única maneira de justificares a sua ausência no 11 titular».
Borussia Dortmund? «Vale a pena se apaixonar por este clube, porque é futebol puro. O importante é a ideologia e não o dinheiro, não somos uma peça de teatro como Romeu e Julieta mas queremos lutar contra esses clubes inacreditavelmente ricos».
Ibrahimovic? «Gosto de jogadores como ele, meios loucos. E não sei porquê os jogadores “malucos” adoram-me».

76 Comentários

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:06 pm

    Fui só eu que não percebi o que ele quis dizer?
    Também sem saber do contexto fica difícil perceber.

    • Rodrigo Mesquita
      Posted Novembro 4, 2013 at 3:12 pm

      O Klopp como a maior parte das pessoas acha o estilo de jogo do Barcelona aborrecido, esta era não era assim tão difícil de perceber.

    • Kev
      Posted Novembro 4, 2013 at 3:17 pm

      Ele disse que se estivesse a ver o Barcelona a ganhar, na altura em que ele próprio tinha 5 anos, que se dedicava ao tenis porque ia achar que o futebol era uma seca.

    • Senhor Patrao
      Posted Novembro 4, 2013 at 3:21 pm

      Também não vi as declarações da integra, mas pela citação acima, presumo que seja pelo futebol constantemente assobiado que o Barcelona tem praticado nos últimos anos. Aborrecido, de passe curto no meio campo e defesa, cauteloso, em que minutos e minutos passam à procura de um erro do adversário ou de uma oportunidade, sem brilho, sem grandes rasgos e sem a "magia do futebol" que qualquer adepto do desporto gosta de ver.

      Claro que qualquer adepto gosta de ver a sua equipa a ganhar, e isso gera conflitos de emoções. Eu comecei a ver futebol para "apoiar uma causa, um clube" ou porque "adoro este desporto"? Vale a pena sacrificar o prazer de ver um bom jogo da bola, em prole de uma vitória do meu clube? Se me dissessem que o meu clube (Benfica) poderia ser campeão mas eu não poderia assistir a nenhum jogo dos mesmos esta época, ou que ficaria em segundo e eu poderia assistir a todos, o que é que eu escolheria?

    • gonzab
      Posted Novembro 4, 2013 at 3:21 pm

      Eu também não. Até se pode interpretar como sendo um elogio ao Barcelona, uma vez que teria visto que não tinha hipótese de ser bem sucedido no futebol com o Barcelona a jogar bem. Há muitas interpretações com a frase tirada fora de contexto.

    • Senhor Patrao
      Posted Novembro 4, 2013 at 3:25 pm

      Também não vi as declarações da integra, mas pela citação acima, presumo que seja pelo futebol constantemente assobiado que o Barcelona tem praticado nos últimos anos. Aborrecido, de passe curto no meio campo e defesa, cauteloso, em que minutos e minutos passam à procura de um erro do adversário ou de uma oportunidade, sem brilho, sem grandes rasgos e sem a "magia do futebol" que qualquer adepto do desporto gosta de ver.

      Claro que qualquer adepto gosta de ver a sua equipa a ganhar, e isso gera conflitos de emoções. Eu comecei a ver futebol para "apoiar uma causa, um clube" ou porque "adoro este desporto"? Vale a pena sacrificar o prazer de ver um bom jogo da bola, em prole de uma vitória do meu clube? Se me dissessem que o meu clube (Benfica) poderia ser campeão mas eu não poderia assistir a nenhum jogo dos mesmos esta época, ou que ficaria em segundo e eu poderia assistir a todos, o que é que eu escolheria?

    • Ricardo Veiga
      Posted Novembro 4, 2013 at 8:54 pm

      Ele refere-se ao Barça como sendo a antítese que me levou a mim (e, pelos vistos, a ele) a gostar de futebol.
      Falta-lhe paixão, abnegação. O estilo do Barça nega tudo isso, é demasiado sereno e pragmático. Mesmo que seja eficaz, ninguém o poderá negar.

      Fez-me lembrar da primeira imagem que tenho de um jogo de futebol. A ver TV, com os meus 3 ou 4 anos (80, 81), não mais… tenho a certeza que deveria ser algum jogo importante pois os meus pais nunca foram grandes apreciadores da bola.
      Chovia torrencialmente no campo, lembro-me de ver o Chalana a levantar-se daquilo a que me pareceu ser lama, todo encharcado da cabeça aos pés e com um esgar de esforço e paixão. Não me recordo de muito mais.

      Fiquei benfiquista na hora. ;)

    • gustavo melres
      Posted Novembro 5, 2013 at 10:54 am

      Aborrecido é vê-los vencer 16 troféus em 5 anos. E mais estão a caminho. Isso é que aborrece muita gente. É a vida.

  • Johny'9
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:08 pm

    Eu acho que o Tiki Taka de Guardiola tinha outra maneira de encarar o jogo e não aborrecia tanto os espectadores. Agora este… Mais mastigado que tudo. Está na altura de rever as matrizes deste tipo de futebol.

    • André Silva
      Posted Novembro 4, 2013 at 3:13 pm

      Não concordo! No Tiki Taka do Guardiola havia um massacre muito maior do adversário e a quantidade de passes que se fazia era absurda o que tornava o jogo um tédio de se ver. Já este Barcelona do Tata parece-me muito forte e o futebol não tão aborrecido apesar de continuar a ser o Tiki Taka. Na minha opinião o Barcelona dos últimos anos que gostei mais de ver jogar nem foi o do Tiki Taka mas o do Rijkaard a treinador com Ronaldinho, Deco, Eto'o, etc. Não era tão forte mas ao menos havia mais improviso e mais emoção nos jogos

  • emanuel melo
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:10 pm

    O jurgen quis dizer que o futebol do barça não é apelativa, é enfadonho. Concordo a 100 por cento com ele. Grande tecnico!

  • Mah Med
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:13 pm

    compreendo o que klop quis dizer o barça joga pausado e de forma inteligente o que pode não ser o mais apelativo para quem começa a ver futebol porque o futebol e jogo na base da emoção com golos ataques penaltis golos no ultimo segundo mas o barça não da luta ganha sem do e sem piedade, por exemplo quem não se lembra daquele SCP vs Benfica pá taça que acabou 5-3 que ?

  • Anónimo
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:15 pm

    Acredito que se refira à monotonia com que algumas pessoas enxergam o jogo do Barcelona de então, visão partilhada por Klopp. A mim, particularmente, não incomoda. Mas para muitas pessoas o futebol de toque de bola não tem qualquer emoção.

    Arthur Reis

  • Bernardo
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:16 pm

    Quando fui ver o jogo Benfica-Barcelona na época passada em que ficou 0-2 para os catalães, nunca apanhei tanta seca num estádio de futebol, a partir do 2-0 que penso q foi sensivelmete aos 60min era tudo a pedir para o jogo acabar… esta forma de jogar embora que tenha sucesso dá-me sono, prefiro muito mais o futebol mais rápido aka liga inglessa

  • Anónimo
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:16 pm

    Eu sempre achei o tiki taka do Barcelona a coisa mais aborrecida de se ver.

    Diogo Santos

  • Kacal
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:17 pm

    Eu não sei se o Tiki-taka do Barcelona afasta as Pessoas do futebol, mas, que me afasta a mim de ver jogos do Barcelona e que eu concordo com o Klopp, isso é uma certeza, é verdade que é um "estilo" de futebol que controla e domina os jogos e os adversários, que é simples e eficaz e que o Barça, nos tempos de Guardiola, agora nem tanto, dominava, controla e goleava os adversários, esmagando na posse de bola e nos resultados, ganhando imensos títulos com isso, mas, eu partilho da visão do Jürgen Klopp, é lento, chato e aborrecido ver um jogo do Barça, na era Guardiola era muitas vezes horrível, quando o adversário era fraco ainda pior, o adversário quase nunca tinha a bola, só uma equipa jogava e não havia intensidade nenhuma, até chegou a haver troca de bola em triângulo entre os jogadores do Barça agora o tiki-taka já quase que desapareceu, mas, na altura, eu nunca vi um jogo do Barça, tirando na Champions e contra o Real, por isso, concordo com tudo que o Klopp disse.

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2013 at 7:11 pm

      Se dizes que "nunca viste um jogo do Barça, tirando na Champions e contra o Real" como podes apontar tantos defeitos ao seu jogo?

      Não penses que te estou a criticar, até gostei da análise factual que fizeste, mas não percebo como podem dizer que nos afasta do futebol…

      Obviamente gostos não se discutem, mas como disseste, e bem, o tiki-taka era um estilo de futebol dominador e eficaz, mas era eficaz JOGANDO futebol, para mim, o Barça de Guardiola no seu auge foi o expoente máximo do futebol moderno, dominava os 4 momentos de jogo (defesa, ataque e transições) com uma inteligência tática assombrosa.

      Como devem ter percebido sou adepto confesso do Barça, isso fazia com que eu não pudesse analisar o jogo dum ponto de vista imparcial, estava ocupado a ver onde andava a bola, mas quando podia, voltava a ver o jogo na íntegra e aí, (já sabendo o desfecho do jogo) ao analisar melhor, via combinações, compensações, movimentações sem bola e disposições no campo que me fazem escolher esse Barça como a melhor equipa que vi jogar.

      Obviamente, entendo quem prefira o futebol mais rápido e eletrizante, baseado em transições, mas pareceme exagerada essa desvalorização do tiki-taka

      Abraço
      Daniel

    • Duarte
      Posted Novembro 4, 2013 at 8:15 pm

      Outro aspecto engraçado são comentadores como o Kacal admitem que não vêm o Braça e depois dizem que Ronaldo merece mais a bola de ouro que Messi.

      Eu pergunto, se não vêm jogar as duas equipas como podem comparar os dois jogadores?

    • Kacal
      Posted Novembro 4, 2013 at 11:39 pm

      Daniel, Sim, eu disse que nunca vi um jogo do Barça tirando o Real e na Champions, mas, isso foi mais uma força de expressão, o que eu quis dizer foi que, por vezes, via um jogo e mudava porque não me agrada esse tipo de futebol e não conseguia ver sem me aborrecer, gosto de outro tipo de futebol, gosto de ver o Dortmund, o Arsenal, etc, mas, nunca desvalorizei o tiki-taka, nem foi minha intenção fazê-lo, eu admito que era um estilo de jogo dominante e eficaz e, por vezes, até era mesmo esmagador, mas, é só uma questão de não gostar desse "estilo" de jogo, daí concordar com o Klopp, mais nada.

      Abraço

    • Kacal
      Posted Novembro 4, 2013 at 11:42 pm

      Duarte, eu disse que não via o Barça, mas, foi uma força de expressão, vejo alguns jogos, não vejo muitos porque não gosto do "estilo" de jogo deles, mas, já vi muitas vezes o Messi jogar e admito que é um "et" do futebol, ele e o Ronaldo estão no mesmo patamar e muito acima dos restantes.
      Quanto ao Ronaldo, esse sim, vejo quase sempre os seus jogos no Real, para além dos jogos da Selecção, prefiro o "estilo" de jogador que ele é, muito completo e poderoso fisicamente, para mim, é o meu preferido e é o melhor jogador do Mundo, mas, nunca disse que o Messi fosse mau jogador ou estivesse um patamar abaixo do CR7, são dois "monstros" do futebol e eu prefiro o Ronaldo.

  • Luis
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:20 pm

    eu percebo perfeitamente. o tiki taka podia ser eficaz mas sempre achei o futeblo mais chato do mundo, ver jogos o barça para mim significava um tédio de morte; a certa altura deixei de ter qualquer interesse em ver o barça.

  • Kev
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:27 pm

    Eu gosto é do tiki taka que o Bayern está a fazer este ano, com mais intensidade, mais rápido.
    O do Barcelona conseguia ser secante.

    Mas eu gosto de futebol de posse.

  • slb1994
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:28 pm

    Eu tenho uma opinião idêntica a Klop: ver os jogos do Barça (principalmente com equipas médias) era (como se costuma dizer em português corrente)uma autêntica seca.
    Aliás, foi nessa altura que comecei a ser "Anti-Barça".
    Atenção, com isto não quero tirar mérito ao Barça, bem pelo contrário: uma das principais razões disso era a forma "fácil" como "turturavam"os adversários, com goleadas à moda antiga e com percentagens de posse de bola a roçar o inacreditável entre 2 equipas profissionais.
    Agora, conheço pessoas que gostavam do estilo de jogo, o que aceito.Gostos não se discutem.

    Como adeptos de futebol, adorava ver o Bayern na época transata.

  • João Lains
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:34 pm

    Durante o tempo em que o Guardiola comandou o Barcelona, nunca acompanhei um jogo por inteiro. Os jogos eram entediantes, as equipas rendiam-se e nem davam luta. A prova de que o tiki taka não era perfeito chegou com a meia final da Liga dos Campeões com o Inter de Mourinho, em que vimos um Barcelona, em desvantagem no agregado dos dois jogos, refugiado no seu próprio estilo de jogo e sem armas para conseguir virar a eliminatória.

  • Daniel Vargas
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:41 pm

    À quatro ano atrás tinha 5 anos e devido ao jogo do Barcelona – Rayo Vallecano dediquei-me ao ténis.

  • João Lains
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:50 pm

    "O Borussia Dortmund resume a alegria que é amar futebol" – e muito o deve a este homem!

  • Humberto Silva
    Posted Novembro 4, 2013 at 3:53 pm

    O Klopp é um louco. Quando olho para o jogo do Borussia curiosamente não me parece nada uma equipa inglesa à moda antiga. Gundogan, Reus, Gotze, Aubameyang, Mkhitharyan, etc são mais jogadores de tiki-taka do que de luta…

    • vsn7647
      Posted Novembro 4, 2013 at 8:45 pm

      mas incute os luta não é a toa que ve o Lewandovski a fazer o trabalho defensivo que Messi não faz ou até mesmo o Gundogan e o Mhkitharyan fazem o que Xavi e Iniesta nao fazem .

    • Duarte
      Posted Novembro 4, 2013 at 8:51 pm

      vsn, o Barça é das equipas que melhor pressiona o adversário quando perde a bola e muito desse trabalho é feito por Xavi e Iniesta.

      Messi de fato não trabalha na recuperação mas isso é estratégico para ele estar fresco para decidir as partidas. No Real acontece o mesmo com Ronaldo.

  • HC Marx
    Posted Novembro 4, 2013 at 4:00 pm

    O tiki taka, para mim, foi evoluindo. Teve um pico de espectacularidade, quando estava a ser aperfeiçoado, em que misturava o carrossel holandês (e que Wenger também adoptou desde que chegou ao Arsenal) com uma vertigem no ataque e na recuperação defensiva, e chegou a um ponto quase "italiano", em que a segurança na posse tornou-se a base de um futebol muito mais calculista e em que quase todas as oportunidades criadas se transformavam em golo. Quase como um mestre de artes marciais que só utiliza os movimentos necessários para fazer KO no adversário. Não havendo um concorrente ao mesmo nível nessa arte , Guardiola foi pregar para outro lado.

    Sou fã de Wenger. Comecei a ver futebol mais a sério nos anos 90, e embora já simpatizasse com o Arsenal antes, ele é responsável por fazer dos gunners das minhas equipas favoritas. E, também por isso, Klopp para mim seria o seu sucessor natural. Mas, a bem do futebol e dos seus adeptos, gostaria de vê-los à frente das mesmas equipas durante muitos mais anos.

  • Rafa Rafael
    Posted Novembro 4, 2013 at 4:08 pm

    Borussia Dortmund é Futebol de Ataque, Futebol de espectáculo , grande Klopp!

  • Anónimo
    Posted Novembro 4, 2013 at 4:11 pm

    Boa tarde!

    Klopp resume aqui, em breves parlavras, o que adoro no futebol. Velocidade, pressão, vontade de ganhar… Não sou treinador de futebol, nunca joguei, embora seja o meu desporto número 1. Jamais comigo jogadores que não tentam pressionar um adversário com bola a 2 metros jogariam. Ninguém com verdadeira vontade de ganhar (exceptuando Ronaldo e Ibra) não tentar tirar a bola a 1 jogador que está a 2 metros.
    Klopp é isto, jogadores com muita qualidade, mas que fazem da raça imagem de marca.

    Orquestras, para mim, são enfadonhas…

    Abraço
    Jaime

  • Paulo Miguel
    Posted Novembro 4, 2013 at 4:15 pm

    Há uma coisa que este Senhor referiu e que partilho da opinião a 100% e que ninguém mencionou, o Arsenal a meu ver, é a equipa que pratica o futebol mais bonito e apaixonante desde há uns anos para cá. É verdade que há muito não ganham um titulo (com muita pena minha), mas o estilo de jogo é fantástico.

  • Zapata
    Posted Novembro 4, 2013 at 4:33 pm

    É normal, com 4/5 anos ele queria era emoção. Não é uma criança dessa idade que consegue desfrutar do futebol de Guardiola, por exemplo.

    (não que eu goste particularmente, mas era perfeito. – dominava todo e qualquer adversário e ganhava títulos.)

  • Redceltic
    Posted Novembro 4, 2013 at 4:41 pm

    O que ele fez foi mandar uma «boca« a Guardiola que é seu rival na Alemanha. Escusava era de dizer que gosta de futebol inglês… futebol à inglesa só existe em Inglaterra do meio da tabela para baixo ou no Celtic na Escócia e nunca o Borussia praticou algo de parecido com Klopp… e ainda bem diga-se.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 4, 2013 at 4:50 pm

    Partilho da opiniao do Klopp. De facto, o discurso e a presença deste treinador alemao sao muito peculiares e tambem por isso o admiro bastante.

    Em relaçao ao Barcelona, partilho da opiniao como referi, uma vez que acaba por ser aborrecido ver tantas vezes um dominio tao acentuado de uma equipa sobre as restantes. Ainda assim, nos tempos do Guardiola tenho de admitir que era um modelo de jogo quase perfeito, onde havia um grande dominio sobre a bola e sobre os adversarios e onde os titulos se somavam para o clube catalao.

  • Alfemus
    Posted Novembro 4, 2013 at 4:57 pm

    Eu ando a dizer isto à tanto tempo!! Odeio o estilo tiki-taka do Barcelona… para os que diziam que era o melhor futebol do mundo…

    Concordo com o Sr. Klopp.

  • Pedritxo
    Posted Novembro 4, 2013 at 5:08 pm

    Klopp e claramente um treinador a parte,um fenomeno.

    De facto, eu nao gosto muito de ver o barça a jogar, se bem que agora ja nao ja tanta posse de bola mastigada, mas na altura ja adormeci a ver 2,3 jogos do barça, e um facto, nao tinha interesse nenhum.

  • Anónimo
    Posted Novembro 4, 2013 at 5:08 pm

    não coloco em causa a opinião do Klopp e até é um dos treinadores que mais admiro. Tem gosto pelo futebol de ataque, uma postura apaixonada pelo futebol, é sempre fiel aos seus princípios e valoriza mais a arte do que o resultado, mas isto é tudo muito relativo. o futebol do Barça era avassalador porque o Barça era melhor do que os outros todos. Ora se a minha equipa tem tamanha qualidade na posse que os adversários nunca me conseguem tirar a bola, eu vou entregá-la de propósito só para equilibrar um jogo? os adversários do Barcelona não poderiam ter tentado fazer o mesmo? o tiki-taka é exclusivo do Barça e só os jogadores da cantera do Barça estão formatados para jogar assim? não me parece. o Barça passava 90 minutos no meio-campo adversário e criava facilmente, mais de 20 oportunidades de golo por jogo, enquanto o adversário não saia do seu meio-campo defensivo. mas isso seria culpa do Barça e do Guardiola? não me parece.

    Dragão 86

  • Duarte
    Posted Novembro 4, 2013 at 5:20 pm

    Não concordo. Para mim o melhor futebol que vi foi o do Barça de Guardiola. Quem acha que era secante que vá rever alguns dos clássicos como o 3-6, ou o 5-0. Agora desde que o Guardiola saiu que o futebol do Barça perdeu toda a sua magia: Por exemplo o Benfica-Barcelona do ano passado foi extremamente secante porque o Barça a partir do 0-2 deixou de atacar e simplesmente guardava a bola. Isso na época do Guardiola não acontecia.

    Claro que muitas vezes eram massacres aos adversários, mas o Barça não tem culpa disso. Quando dizem que os jogos do Barça eram enfadonhos de se ver deveriam era culpar as equipas adversárias que se limitavam a por autocarros para aguentar o 0-0 o máximo de tempo possível, um bom exemplo disso é o Barça-Inter.

    Klopp é um bom treinador e tem direito ás suas opiniões, simplesmente não concordo.

    • Tony Montana
      Posted Novembro 4, 2013 at 5:42 pm

      Aqui ninguém põe em causa se o Barça tem culpa ou não, o Barça fez muito bem em jogar assim apesar de ser secante, e não é só por jogar apenas 1 equipa (também ajuda a estragar o espectáculo), mas porque existe muita gente que não gosta de ver 1000 passes na defesa até o Barcelona decidir atacar. Nos tempos do Guardiola achava secante e contínuo a achar, apesar de ser uma equipa fantástica.

      Diogo Santos

    • João Lains
      Posted Novembro 4, 2013 at 5:46 pm

      Um bom exemplo disso é o Barça – Inter? Então que estratégia querias que a equipa de Mourinho adoptasse, a jogar em inferioridade numérica e a defender uma vantagem de dois golos no campo do adversário, que por essa altura era a melhor equipa do mundo. O que se retirou desse jogo foi a imagem de uma equipa presa ao seu modelo de jogo, porque enquanto uma equipa normal naquela situação procurava colocar o máximo de jogadores na frente, o Barcelona continuou com a sua posse de bola e acabou por ficar pelo caminho de forma justa. Foi a maior vitória da carreira de Mourinho e não me lembro de ter sofrido tanto com um jogo.

    • Duarte
      Posted Novembro 4, 2013 at 6:50 pm

      Eu não disse que o Mourinho fez mal, passou logo a estratégia era boa.

      Agora dizer que os jogos do Barça são secantes tem muito a ver com a maior parte das equipas adversárias que não tentam pressionar nem atacar, limitam-se a por o autocarro como fez Mourinho. Isso é que tira a espetacularidade ao jogo, não é o futebol do Barça.

    • João Lains
      Posted Novembro 4, 2013 at 7:56 pm

      Limitam-se a por o autocarro como fez Mourinho. Quantas vezes ele fez isso? Nem preciso de uma mão cheia, por favor, lá que gostes do Barcelona, não te critico, agora fugir à realidade é que não vale a pena.

    • Duarte
      Posted Novembro 4, 2013 at 8:12 pm

      Eu não disse que pôs o autocarro em todos os jogos, estava-me a referir a esse da meia final da Champions.

      O meu ponto não tina nada a ver com Mourinho, só estava a querer dizer que muitos dos jogos do Barça tornavam-se chatos porque as outras equipas, não tentavam atacar nem roubar a bola ao barça quando estavam em desvantagem.

  • António
    Posted Novembro 4, 2013 at 5:23 pm

    Este gajo é um génio!

  • CRF
    Posted Novembro 4, 2013 at 5:35 pm

    nunca tinha pensado nas coisas dessa maneira, mas agora que leio isto.. concordo a 200%. O verdadeiro adepto gosta de futebol vertigionoso, atacante e de risco.
    Todos nós nas nossas aventuras enquanto treinadores em simuladores procuramos uma equipa ofensiva e dominadora, futebol total, e é esse o tipo de jogos que gostamos de ver..
    O do Barça vertigem e risco tem muito pouco..a parte do atacante com o plantel e estatuto que tem não é mais que a obrigação.

    Resumindo, sendo talvez este Barcelona a equipa mais dominadora de todos os tempos não é a mais atrativa nem apaixonante de sempre, nem sequer da sua era!

  • Miguel
    Posted Novembro 4, 2013 at 5:38 pm

    Muitos dizem que Klopp é um génio, mas não passa de um imitador do Jorge Perestrelo… Passo a explicar, Jorge Perestrelo, nas inumeras e geniais frases que citou, num dia de um jogo do Barcelona disse a seguinte frase… "Se este jogo fosse no meu jardim, eu fechava a cortina para não o ver"…
    Como tal Klopp apenas utilizou outras palavras. ehehe
    Alem de um futebol entendiante, tambem são sonsinhos.. Eis o Barça…

    • Duarte
      Posted Novembro 4, 2013 at 5:53 pm

      Não sei se sabe mas o Klopp refere-se ao Barça do Guardiola, o tal tika taka.

      Esse futebol começou em 2008 com a entrada do Guardiola e o Prestelo morreu (infelizmente, grande relatador) em 2005. Logo tem que verificar melhor as suas fontes.

    • Pedro Alves
      Posted Novembro 5, 2013 at 1:14 am

      E se eu dissesse Cruyff?

    • gustavo melres
      Posted Novembro 5, 2013 at 10:49 am

      o barça de cruyff está a milhas da qualidade do barça de guardiola.

  • Rabensandratana
    Posted Novembro 4, 2013 at 5:46 pm

    Eu adorava o futebol do Barcelona quando lá estava o Guardiola, agora nem tanto!!!
    mas verdade seja dita, já vejo futebol há muito anos e nunca tinha visto um futebol tão avassalador como o praticado pelo Pep Guardiola.
    Jurgen Klopp é um grande treinador e tem uma opinião que devo respeitar, o futebol do Arsenal é muito bom, mas para mim é ainda inferior ao do Barcelona de Guardiola.
    Se ele prefere o futebol do "Sir". Wenger é uma questão de gostos e os mesmos para mim não se discutem, aproveitou para mandar mais uma alfinetada no Guardiola agora o seu maior adversário na Bundesliga.

    • Duarte
      Posted Novembro 4, 2013 at 7:06 pm

      O que é engraçado no meio disto tudo é que o futebol mais semelhante ao Barça do Guardiola é precisamente o do Arsenal de Wenger.

      Os princípios são os mesmos, posse de bola e pressão constante.

  • Gabriel
    Posted Novembro 4, 2013 at 6:09 pm

    Realmente, a culpa do jogo entediante era mesmo exclusiva do Barcelona… Talvez fosse diferente se os adversários não se fechassem dentro da área e só jogassem no pontapé para a frente (allô Chelsea), ou se tentassem (ou soubessem) fazer uma pressão alta eficaz e roubar a bola ao Barça… O que eu acho é que o Barcelona era de tal forma superior às restantes equipas que estas se resignavam a tentar defender e perder por poucos. Nos outros jogos critica-se pelo autocarro à frente da baliza, aqui critica-se o outro, o que enfrenta o autocarro. Vá-se lá perceber isto.

    Ah, e o que eu acho que ele quiz dizer era que preferia um jogo mais viril, equilibrado e disputado e não tão tecnicista e desequilibrado. Aliás, acho até que era preciso um esforço suplementar para motivar a equipa do Barcelona de Guardiola. E uma coisa é certa, vai ficar para a história e isso não é para quem quer, é para quem pode.

    P.s.- espero que este comentário seja publicado, já que os últimos 2 não foram, e não sei bem porquê, pois de ofensivo nada tinham.

    • João Lains
      Posted Novembro 4, 2013 at 6:39 pm

      Achas mesmo que o Klopp prefere um jogo mais viril e não tão tecnicista quando o modelo de jogo do Dortmund é precisamente o contrário? Não podem levar à letra o que ele diz, quando ele fala em futebol de luta penso que se refira a partidas disputadas a alta intensidade, com emoção e os jogadores a darem tudo dos dois lados, ao contrário do tiki-taka em que víamos uma equipa procurar mil caminhos para chegar à baliza e uma outra enfiada no seu meio-campo, totalmente resignada.

    • Duarte
      Posted Novembro 4, 2013 at 8:24 pm

      João, esse era precisamente o meu ponto no comentário de cima.

      Que culpa tem o Barça que as equipas se tornem resignadas mesmo quando estão a perder, tentando 'apanhar poucos'? Isso é que por vezes torna os jogos do Barça chatos. Essas equipas que a perder não vão atrás da bola e mantêm o autocarro.

      O Barcelona faz o seu papel, continua a atacar, pelo menos com Guardiola era assim agora admito que por vezes a posse de bola é mais defensiva quando estão a ganhar, mas não pode obrigar a outra equipa a subir…

  • André Raio
    Posted Novembro 4, 2013 at 6:30 pm

    Acho que nesta argumentação toda, o "tema Barcelona" é o menos importante… Percebo e compreendo todas as palavras dele, o futebol é mais que uma bola a entrar na baliza.

  • Santos
    Posted Novembro 4, 2013 at 7:12 pm

    São gostos… eu prefiro o Contra-ataque, e contra-contra-ataque, ao género do Futsal.
    Prefiro velocidade no jogo, que andarem a fazer passes entre os defesas e o primeiro médio. Futebol de posse mas sem risco é secante, o futebol de posse do Arsenal, com risco no passe e é mais emocionante e interessante de ver.

    São gostos, eu deixei de ver o futebol do Barcelona, tal como agora deixei de ver o futebol do Bayern. Basta ver um video do VM no Facebook dos minutos de posse do Bayern contra o City em que maior partes dos passes não têm objectivo de atacar mas apenas de irritar os adversários para sacar os amarelos (muito ao género do Barça contra as grandes equipas). Depois queixavam-se dos "autocarros"..

  • Eduardo Sa
    Posted Novembro 4, 2013 at 7:47 pm

    Acho piada a maior parte dos comentarios, eu gosto de ver os jogos do Barça, é futebol pensado nada de jogar a toa, nada de correr a toa eu acho que e um futebol inteligente e que nao esta alcançe de qualquer um, e tambem acho piada porque quando foi o Mourinho no Inter – Barça muitos simpatizantes reclamavam que o Mourinho meteu o Autoccarro todo la tras e maior parte das pessoas disseram que foi a forma que ele encontrou para ganhar e eu agora digo o mesmo, foi a forma que o Barça encontrou para ganhar estes titulos todos, ha dois anos atras por volta dos 5-0 ao real toda a gente dizia que era o melhor futebol do mundo agora ja estamos nisto, e mais uma vez mostra que o barça é uma equipa consistente nao baixou de forma(baixou mas foi pouca coisa). Não percebo as declaraçoes deste homem, ele ganhou o que afinal com o seu futebol?

    obs: tambem acho piada quando se fala do real do cr e dos portugueses porque eu comecei por ver o Figo, Quaresma, Deco passarem pelo Barça e aprendi a gostar do Clube ao longo dos anos, nao é por estar o CR no real agora que ia mudar, foi um a parte porque ha pessoas que pensam que so gostamos do Barça para ser contra o Ronaldo ou anti portugues

    • Duarte
      Posted Novembro 4, 2013 at 8:20 pm

      Concordo com sigo, em Portugal parece que é crime apoiar o Barça.

      Pois eu desde pequeno por influência de um familiar que vivia em Barcelona e ia constantemente a Camp Nou, aprendi a gostar do Barça e da sua forma de jogar. Naquela altura tinham também o Figo e o Ronaldo…

      Logo o Real,pode ter um 11 só de Portugueses que eu nunca vou mudar o meu clube em Espanha, e não tenho nada contra Ronaldo ou Mourinho…

  • Enak
    Posted Novembro 4, 2013 at 7:54 pm

    Este homem é de facto um génio autêntico! A maneira como chegou ao Dortmund e revolucionou a equipa é qualquer coisa de fantástico!
    Concordo inteiramente com as suas palavras, eu também sou mais adepto de um futebol vertical e claramente ofensivo, sendo que o Dortmund e Arsenal são claramente as equipas que melhor futebol praticar nesse aspecto. Futebol mix-ado entre passe longo e curto e rápidas transições ofensivas, com um meio campo extremamente musculoso e ao mesmo tempo tecnicista, a defesa muito consistente para o modelo de jogo deste Dortmund (Hummels e Pisczek são dos melhores defesas do mundo).

    Quem gosta de futebol ofensivo, tem de gostar deste Dortmund. Creio que já o disse várias vezes e digo novamente: para mim, este Dortmund é a equipa que mais demonstra em campo a paixão que tem em jogar futebol, porque encara todos os lances como se fossem o último e parecem nunca ceder fisicamente. Para além de um futebol muito ofensivo, a nível de pressão sobre o adversário a equipa é soberba igualmente!

    Melhor treinador no mundo actualmente na minha visão

  • Captain Tsubasa
    Posted Novembro 4, 2013 at 8:21 pm

    É simplesmente genial este Klopp, estou de acordo com tudo o que disse e tenho a mesma ideia de futebol que ele…sendo o Dortmund a minha equipa preferida da Alemanha desde que foram campeões Europeus na década de 90, desejo sinceramente que continue por muitos e muitos anos no Dortmund…

    Para mim é o melhor treinador do Mundo da actualidade

  • Diogo
    Posted Novembro 4, 2013 at 8:38 pm

    Acabei de ficar ainda mais fã do Klopp. Também odeio o Tiki-taka, é um tipo de jogo que me irrita profundamente. Jogar ao "meiinho" é so nos treinos, levar isso para o futebol real é uma barbaridade. Nem sei como dizem que é um futebol bonito porque a mim só me dá sono

  • Rui Bastos
    Posted Novembro 4, 2013 at 8:57 pm

    Futebol mais difícil de praticar. No entanto, e apesar de apreciar bastante o Dortmund, isto é como que a picar o Guardiola porque tem tentado aplicar uma pequena percentagem dessa posse de bola contínua no Bayern e está apenas a sentir-se assustado. Normal. Referir ainda que o futebol do Arsenal é bonito (algo que concordo) e que Wenger fez um trabalho excelente (fez com que me tornasse adepto dos gunners) também é natural. Agora, o jogo do Arsenal é em tudo semelhante ao do Barcelona, laterais bastante ofensivos e rasgos pelo meio ou diagonais. Apenas falta um Messi para ser idêntico, logo jogam com um 9 puro mais recuado que nunca se consegue adaptar ao estilo de jogo e daí surge a escassez de golos. Ozil ou Reus para essa posição poderiam ser as soluções, ou mesmo Podolski em vez de jogar a EE. Quanto ao Dortmund, pode ter um futebol mais rápido, mas Gundogan é essencialmente comparado ao Xavi, faz a bola correr e ele (pouco) corre. As diagonais dos extremos e mesmo o trabalho recuado magnifico por parte do Lewandowski também. Ele está apenas a tentar usar os famosos jogos psicológicos do Mourinho, mas não é mestre como o Português. Só não percebe quem não quer.

    • Duarte
      Posted Novembro 4, 2013 at 9:23 pm

      Concordo com tudo, menos com a critica implícita a Giroud, acho que tem feito uma boa época apesar de ter alguns falhanços. Ele é muito bom a jogar de costas para a baliza e a assistir os companheiros, como naquele golo fantástico do Wilshire onde ele fez uma assistência espetacular.

      Gundogan para mim tem mais de Iniesta do que de Xavi.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 4, 2013 at 9:31 pm

      Rui, concordo em grande parte com o teu comentário, mas não considero que sejam jogos psicológicos da parte do Klopp, da ideia que tenho dele, ele é mesmo assim, super natural e diz tudo o que pensa, é um maluco saudável por assim dizer, ao contrário do Mourinho que cada palavra que diz é pensada e tem sempre uma intenção subjacente à mesma

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Novembro 4, 2013 at 10:24 pm

    Eu não sou adepto do tiki-taka, mas quando era praticado da melhor forma (para ganhar e esmagar e não para adormecer) tinha o seu encanto.
    Encanto é ouvir Klopp a falar com desassombro, paixão e conhecimento sobre futebol.
    Quando reclamam a saída do Jesus, apetece-me dizer: "Tragam o Klopp que eu apoio!" ;-)

  • justiceiro
    Posted Novembro 4, 2013 at 11:56 pm

    este klopp calado é um poeta.quantos titulos ganhou o Barcelona? E o dortmund. É bom treinador mas fraco comunicador e demonstra muita azia

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 5, 2013 at 12:28 am

      Justiceiro, acho que não percebes-te as palavras do Klopp, ele em momento algum disse mal do Barça do Guardiola, ele disse sim mal do estilo de jogo do Barça do Guardiola, o que são coisas diferentes, tanto é assim que ele admite a superioridade do Barça do Guardiola na altura pois menciona os 5 ou 6 a zero que o Barça dava sistematicamente na altura…

      Se há coisa que é realmente democrática é o futebol, pois já todos os estilos de jogo e tácticas, desde extremamente atacantes a extremamente defensivas, tiveram sucesso com vitórias em todo o tipo de competições, agora nem todas são agradáveis à vista do espectador, e dou-te um exemplo, a Grécia de 2004 utilizou uma táctica e um modelo de jogo completamente indestrutível e invencível durante aquele mês, agora acredito que não tenha sido uma táctica muito agradável de se ver, mas que foi vencedor foi sem dúvida nenhuma

    • Anónimo
      Posted Novembro 5, 2013 at 12:58 am

      Quando não se percebe o que os outros dizem, e só se lê o título, dá nisto.. Ele não critica o estilo de jogo, apenas diz que não é um fã e que não gosta de ver um tipo de jogo pragmático, baseado sempre no erro do adversário. E a verdade é que se uma equipa que jogue com o Barcelona conseguir defender bem e tenha aquilo que Klopp diz gostar de ver numa equipa, como garra, determinação, luta, como se cada jogada fosse a última da carreira de qualquer jogador, consegue vencer o Barcelona.
      Admito que não sou um fã do estilo de jogo do Barcelona e que a Liga Espanhola nunca pode ser considerada a melhor liga do mundo, pela falta de emoção que existe e pelos resultados mais previsíveis que há. Mas são opiniões, gostos e que não podem ser discutidos, muito menos insultados.
      Para mim, a melhor liga será a Inglesa, para si será a Espanhola, tem o direito como todos de ter essa opinião, sem que ninguém diga que calado é um poeta.

      Tiago

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 5, 2013 at 12:32 am

    Sempre disse o mesmo… o tiki-taka do Barça é "sonolento" e para mim tem pouco de espectacular! No entanto, penso que é preciso dar mérito, que uma equipa com base de formação do próprio clube, crie uma identidade única no futebol mundial!

    Grande Klopp!

  • Ribeiro dos Santos
    Posted Novembro 5, 2013 at 4:10 am

    Fica só aqui uma história:
    Eu, e mais 3/4 amigos aqui do Algarve temos a mania/tradição de irmos ver todos os jogos europeus do Benfica á luz.
    É assim, são sempre tardes bem passadas, umas cervejas, bola, etc

    O unico jogo em que 2/3 elementos abandonaram o barco para ir para o Alto dos moinhos comer uma bifana e beber uma sagres, foi exactamente no jogo com o Barcelona.

    Que qualidade de passe. E que tédio.

    Abraço

  • gustavo melres
    Posted Novembro 5, 2013 at 10:51 am

    curioso como o barcelona faz comichão a tanta gente. É um arsenal-dortmund e o senhor fala do barcelona. E depois do Zlatan que adoraria treinar. Claramente provocações de baixo nível para Guardiola. Não contemplo o futebol com frases deste cariz.

  • mildio
    Posted Novembro 5, 2013 at 11:39 am

    nao concordo com o que dizem do barcelona.. sao gostos e visoes de futebol.. concordo que as vezes o facto de levarem a bola tao controlada ate a area adversaria e depois em vez de se decidirem por um remate ( nao importa se fosse o remate mais disparatado do mundo ) nao.. voltam para tras com a bola controlada, se for preciso ate a chegam a passar ao guarda redes.. isto eu tambem nao gosto.. agora dizerem que isto nao é futebol.. ai ja acho que ha exagero.. o barcelona é futebol.. aquilo é que é futebol.. ou deveria o basrcelona falhar uns passes de proposito para o adversario poder ter bola.. assim é que tinha piada a coisa? se eles sabem ter bola se mexem para ter bola, porque raio nao deveriam ter e fazer uso da qualidade que tem?? irrita sim a indefinicao no ultimo terço.. agora tudo o resto.. por favor.. futebol puro!!
    quanto a este senhor.. bem para mim o melhor treinador do mundo!! amanha vao estar em campo um contra o outro os 2 melhores do mundo.. klopp e wenger.. dois senhores a treinar.. que nao tem vedetas.. nao compram vedetas.. eles criam as vedetas.. sao eles que com a sua capacidade criam transforma boas promessas em autenticos craques.. muito diferente do super treinadores que com mega orcamentos nao conseguem fazer uma equipa de jeito.. o mourinho incluido.
    saudacoes desportivas

Deixa um comentário